Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Jorge Jesus e o ataque que tem sido alvo por parte dos treinadores brasileiros

Jorge Jesus falou sobre o ataque que tem sido alvo por parte dos treinadores brasileiros, depois da vitória frente ao Grémio. “Scolari é acarinhado pelos portugueses. Autuori, Rene Simões, Abel Braga… e muitos outros. Quando estiveram lá, tentamos aprender. Não havia essa agressividade verbal que há comigo. Não entendo essas mentes fechadas”, afirmou o treinador do Flamengo.

64 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Novembro 17, 2019 at 10:33 pm

    Nós estamos habituados a conviver com o Brasil CÁ, desde a Gabriela, e a apreciar as coisas que vêm de lá… Já o oposto…

  • Pedro Raimundo
    Posted Novembro 17, 2019 at 10:37 pm

    De facto, desde a chegada de Jesus os treinadores brasileiros, de uma maneira geral, tem tido uma postura de mesquinhez, dor de cotovelo e têm-se mostrado muito pequenos. É pena que um país com tanto potencial humano e com tanta qualidade nos jogadores apresente treinadores tão fracos. Jesus foi educado e disse que não era melhor que ninguém mas o que se tem visto é uma realidade bem diferente dessa! Treinadores muito fracos, sem ideias, sem formação futebolística e que vivem num passado onde o papel do treinado era praticamente só sentar-se no banco e decidir o onze. Arrisco-me a dizer que treinadores banais em portugal como Nuno Manta, Petit e etc são bons treinadores comparados à “nata” dos treinadores brasileiros. Triste.. . podia aproveitar para crescer com JJ e aprender!

  • didinene
    Posted Novembro 17, 2019 at 10:38 pm

    motodologia e Secolari fizeram o meu dia ahahah

  • André Dias
    Posted Novembro 17, 2019 at 10:40 pm

    Estou surpreendido pela positiva com este discurso de Jorge Jesus. Calmo, ponderado e correcto, passou a sua mensagem sem um pingo de arrogância. Esta passagem pelo Brasil está-lhe a fazer bem.

    • Kacal
      Posted Novembro 18, 2019 at 12:21 am

      Penso que o que lhe fez bem foi mesmo a passagem pela Arábia. Ficou longe da família pela primeira vez e da sua zona de conforto. E vi numa entrevista dele ao canal 11 penso eu, ele a falar da passagem pela Arábia e que lá aprendeu algumas coisas. E que ele foi com a atitude que tinha por cá por termos uma cultura diferente e lá foi um choque de realidade, até chegou a ser multado penso eu e avisado pela federação que continuando assim iria ser mandado embora de lá.

      • André Dias
        Posted Novembro 18, 2019 at 10:33 am

        Isso é verdade. Mas na Arábia Saudita era adorado e continuava com aquela postura que nós conhecemos. No Brasil, onde tem sido contestado desde o dia 1, teve que se controlar um pouco mais. Posso estar equivocado porque não acompanho o Brasileirão mas foi a ideia com que fiquei.

        • Kacal
          Posted Novembro 18, 2019 at 2:22 pm

          É adorado pelos adeptos e direcção do Flamengo, isso é certo. Mas não sei até que ponto é adorado pelos adeptos rivais e sabemos que pelos treinadores rivais não é de certeza portanto pode não ser tão linear assim, mas claro que eu não vivo lá, nem fui lá ao Brasil, nunca fui e portanto não tenho ideia certa. Acho que as passagens pela Arábia e o Brasil fizeram-lhe bem e a conjugação ajudou-o a melhorar, já o aceito no meu FC Porto! Eheh

          • André Dias
            Posted Novembro 18, 2019 at 2:33 pm

            Eu gostava de o ver na selecção nacional. Para mim os seus pontos fracos são a abordagem ao mercado, o discurso (fora de campo) e a falta de rotação ao longo da época. A nível de discurso parece estar melhor e ao serviço de uma selecção não teria que se preocupar com contratações ou rotação do plantel. A geração actual orientada por Jorge Jesus dava mais força à possibilidade de conquistar o Mundial.

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 17, 2019 at 10:41 pm

    O Scolari foi do pior que a seleção já teve.

    Quanto aos ataques ao JJ, não se percebe. Não sou fã dele mas esta azia dos brasileiros em reconhecerem a qualidade de um treinador português…

    • Augusto M.
      Posted Novembro 18, 2019 at 1:17 am

      Claro. Um 2o lugar num europeu e um 4o lugar num mundial é efectivamente pouco para um país como Portugal.

    • Gil Rodrigues
      Posted Novembro 18, 2019 at 8:52 am

      concordo… o Scolari, só teve um ponto positivo: a motivação (amor) pela selecção que incutiu em toda a população (que agora o FS está a desbaratar). Em tudo o resto foi miserável, como o resto da carreira dele se encarregou de provar.

      • Xyeh
        Posted Novembro 18, 2019 at 10:27 am

        Também protegeu o “minino” e fez o melhor anúncio de sempre da Caixa Geral de Depósitos.

        • J Silver
          Posted Novembro 18, 2019 at 12:18 pm

          Essa do quase-murro no sérvio e da posterior justificação faz parte dos melhores momentos do nosso futebol.

      • CarlosSL
        Posted Novembro 18, 2019 at 11:15 am

        Sinceramente ia começar pelo “Amigos e bola” mas depois o Gil deixou-me confuso. É que estão a bater provavelmente nos 2 melhores selecionadores. Eu acho piada que as pessoas tendem a esquecer que o objectivo do futebol é, pasmem-se, ganhar! Bate-se no FS como se não houvesse amanhã, o homem já trouxe duas taças para casa, tinhamos zero! Bate-se no Scolari que ficou em segundo no euro com manifesto azar e em 4 num mundial que podia ter ganho com estrelinha. Agora Carloz Queiroz? Paulo Bento? Nelo Vingada? Humberto Coelho?António Oliveira? Isso sim eram tempos mágicos, de futebol encantador e palmarés recheado

        • J Silver
          Posted Novembro 18, 2019 at 12:23 pm

          Humberto Coelho? Não tenho más memórias do Euro 2000… E mesmo o Oliveira fez uma qualificação para o mundial de 2002 esmagadora. O problema que a equipa teve no próprio mundial já foi algo que fugiu às mãos dele.

          As críticas que se fazem a Scolari são, a meu ver, exageradas. O homem fez o essencial num seleccionador, agregou. E a equipa jogava bem (entre 2000 e 2006 a selecção jogou o melhor futebol que lhes vi). Mas Fernando Santos… não o consigo defender. Este último mundial foi o pior que vi a selecção jogar em 20 anos e, ainda por cima, com provavalmente o melhor grupo de jogadores que já tivemos. Mesmo o Europeu ganho, apesar de reconhecer o bom trabalho mental e defensivo, foi a maior vaca a que assisti numa competição internacional de selecções.

          • CarlosSL
            Posted Novembro 19, 2019 at 10:09 am

            Também não tenho nenhuma má memória do Euro 2000! fase de grupos imaculada, jogo contra a Inglaterra está claramente no top 3 da selecção do que vi, foi só pena aquele circo na meia final com a França onde obviamente foi mão do Abel Xavier, aka Faisal! A minha questão é: Jogámos melhor futebol em 2000 do que em 2016? Acho que isso não é sequer uma questão! Só que em 2000 perdemos como sempre, em 2016 ganhámos como nunca :) sinceramente acho que um treinador que faz aquilo que nunca foi feito fica imune a este tipo de criticas, não será eterno, nem a conquista lhe garante o posto vitalicio, mas de momento não é um jogo miserável com o Uruguai que me vai fazer questionar o seu trabalho. Bate-se no Fernando Santos de uma forma que ultrapassa de todo a razão a meu ver

            • J Silver
              Posted Novembro 19, 2019 at 11:13 am

              Fosse só o jogo com o Uruguai… Os jogos com as potências Irão e Marrocos foram confrangedores. Não fizemos 3 passes seguidos. Para além disso é frustrante vê-lo a insistir constantemente em jogadores em baixa forma ou piores que as alternativas, como foi o caso de Cédric, João Mário ou André Gomes em baixo de forma. Enfim, eu só quero é que ele me continue a calar mas sem qualidade de jogo não há prazer em assistir os jogos.

              • CarlosSL
                Posted Novembro 19, 2019 at 12:36 pm

                Eu percebo o que dizes, o jogo com Marrocos foi talvez o pior que me lembro da selecção. A insistência em certos jogadores é aflitiva, mas a questão para mim é a seguinte. Ele trabalha com eles, ele é treinador de futebol, nós temos opiniões, umas melhores que outras. Ele saberá, imagina que há um jogador em super forma mas que ele sabe por A+B que cria mau ambiente? O caso do Baía no euro 2004 é ainda incompreensivel para mim mas suponho que houvesse um motivo. Tudo é subjectivo, há uma adoração pelo João Cancelo neste blog, pessoalmente nunca entendi o que se vê nele e sempre achei que se não fosse bem agenciado estava no Braga. Estou certo? Eu acho que sim, mas provavelmente não estou. É subjectivo

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 17, 2019 at 10:41 pm

    Apesar de o detestar nisto ele tem razão. Não é uma reação da maioria dos brasileiros, é a reação de um grupo em específico (os treinadores brasileiros) que têm medo da avalanche de técnicos estrangeiros que possam entrar seguindo o efeito de JJ.
    Os treinadores brasileiros estão na maioria desactualizados e estavam habituados a ter trutas como Djalminha, Edmundo, Romário, Juninho, etc. Hoje sem esses talentos e com um futebol completamente desactualizado a nível táctico, eles temem que venha uma concorrência contra eles.
    Continuam a pensar que são o grande Brasil com grandes talentos como os que tinham até cerca de 2006 mas já não são.
    Já agora e não resisto a chamar a atenção para os técnicos que JJ mencionou, o Secólare e Ótóri, nem sei como é que ainda não fez explodir os memes no Brasil com português deste “calibre”. Isso sim seriam críticas justas a ele.

  • SenyorPuyol
    Posted Novembro 17, 2019 at 10:43 pm

    Excelente Jesus!!
    Ele não vai ler isto, mas sinto que devo os meus mais sinceros parabéns a esta intervenção de JJ.

    Eu nem tenho acompanhado a sua situação fora dos relvados. Logo, não faço a mínima ideia se essa agressividade existe ou não, se as mentes são fechadas ou não, nem se a motivação de eventuais ataques se prendem com o facto de ser português. Mas aplaudo tudo o que ele disse independentemente de tudo isto.

    Algumas das ideias que transmite também poderiam (e deveriam) servir de exemplo aos que comentamos aqui no blog.

    • Kacal
      Posted Novembro 18, 2019 at 12:32 am

      Concordo totalmente e subscrevo, SenyorPuyol. Em relação à última ideia, era só trocar a palavra trabalhar por comentar e bate certo!

    • Mantorras
      Posted Novembro 18, 2019 at 3:05 am

      Existe sim e tem sido para la dos limites, em termos de agressividade verbal. Nao diria que acontece especificamente por ser Portugues, mas acontece por ser estrangeiro. O sucesso dele tem deixado a nu a distancia entre europa e resto do mundo, no que diz respeito ao treino.

      • SenyorPuyol
        Posted Novembro 18, 2019 at 10:04 am

        Pronto, eu disse que não fazia a mínima ideia. Agradeço pela informação, Mantorras!

        Ainda assim, tal como disse no primeiro comentário, subscrevo a intervenção de Jesus independentemente da situação que esteja a passar. Se está a ser discriminado, o seu discurso está acertado, mas se estivesse a ser bajulado, o discurso estaria acertado também.

        Isto porque, para mim, transmitiu ideias que deviam ser básicas e não se devem aplicar apenas ao futebol, mas também à sociedade em geral. Quer no Brasil, quer aqui em Portugal, onde a postura altiva e sobranceira em relação ao povo brasileiro (e outros) também é bastante notória e até está a ser evidenciada por vários comentários neste post (esta sua resposta não é o caso, atenção).

  • Kafka
    Posted Novembro 17, 2019 at 10:46 pm

    Tudo dito, a pura das verdades

  • Joao X
    Posted Novembro 17, 2019 at 11:02 pm

    Excelente intervenção.

  • Gunnerz
    Posted Novembro 17, 2019 at 11:05 pm

    O keizer tbm foi atacado se formos por aí..
    E o Scolari deixou algum carinho pq estava na seleção. De resto concordo mas é mútuo, não sejam anjinhos.

    • SenyorPuyol
      Posted Novembro 17, 2019 at 11:25 pm

      Importante ressaltar essa questão da mutualidade!! Bem apontado.

    • Diogo Moura
      Posted Novembro 17, 2019 at 11:30 pm

      O Keizer foi atacado tal como foi atacado Rui Vitória. Não teve nada haver com a nacionalidade – se fosse Português o resultado seria o mesmo – mas sim com o mau futebol praticado.

      • Factualista
        Posted Novembro 18, 2019 at 11:22 am

        Keizer foi alvo de xenofobia por uma associação cujo suposto objetivo é defender os treinadores. Não sejamos anjinhos.

        • Diogo Moura
          Posted Novembro 18, 2019 at 11:49 am

          Desconheço essa história, esmiúça lá isso para eu poder ficar a par.

          • J Silver
            Posted Novembro 18, 2019 at 12:16 pm

            Deve estar a falar do sindicato dos treinadores e daquele boneco que manda umas postas de vez em quando. Se bem me lembro criticou o despedimento do Peseiro e a subsequente escolha de um treinador estrangeiro com base no facto de haver talento em Portugal… e desempregados. Mais tarde criticou a escolha do Silas porque não tem o curso acabado. Um boneco autêntico.

            • Fantantonio
              Posted Novembro 18, 2019 at 1:18 pm

              Não foi só o sindicato de jogadores, houve vários treinadores que em entrevistas ou conferências de imprensa, mesmo antes de ver um jogo do Sporting de Keizer repetiram à exaustão que era ridículo/completamente desnecessário contratar treinadores de fora porque a escola de treinadores portuguesa era das melhores e a decisão de despedir Peseiro para contratar Keizer não fazia grande sentido. À cabeça, lembro-me perfeitamente de AVB pronunciar-se acerca disto mais ou menos assim e sei que não foi o único.

        • Gunnerz
          Posted Novembro 18, 2019 at 12:33 pm

          Isto. Obrigado.

      • Gunnerz
        Posted Novembro 18, 2019 at 12:33 pm

        O keizer foi atacado pelo futebol certo, mas mal chegou fartou se de levar bocas isso é factual podes procurar. Então nos programas desportivos foi um fartote.

        • Diogo Moura
          Posted Novembro 18, 2019 at 3:21 pm

          Pois, não sigo minimamente os programas desportivos, daí não me ter apercebido – nem sigo muito as redes sociais. Limito-me a ver somente os jogos e a seguir umas noticias aqui e ali, daí, me ter escapado por completo esse teor de comentários.
          Relativamente ao facto de terem atacado o Keiser é só estúpido.
          A escola portuguesa está carregada de bons treinadores, mas a holandesa também não é nada má, muito pelo contrário. A história assim o dita, Cruyff, Van Gaal, Koeman e mais recentemente, Erik ten Hag, etc.
          Além disso, as opções que o Sporting tinha não seria muitas na altura, aliás, os bons treinadores portugueses não se iriam meter naquele buraco deixado por BdC, a herança seria muito pesada.

    • Mantorras
      Posted Novembro 18, 2019 at 3:08 am

      Nao e mutuo, so pode ser para quem nao acompanha a realidade do que tem sido esta passagem do Jorge Jesus no Brasil. O homem ainda nao tinha dado um treino ja era tido como um Ze ninguem que nao sabia onde se tinha metido. O Keizer foi criticado, mas a diferenca e que o Keizer era criticado com razao… e sim, aconteceu mesmo, o Scolari idem (minha opiniao), nao foi por ser estrangeiro. O Jesus tem sido criticado por ser estrangeiro e porque existe um complexo de inferioridade muito grande para com tecnicos de fora, porque ta na cara que sao melhores… e ve-se ne? Quantos tecnicos brasileiros “vivem” fora do Brasil, em grandes ligas?

      • Gunnerz
        Posted Novembro 18, 2019 at 12:34 pm

        Assim como muitos falaram bem do Jesus lá. E aqui houve quem falasse bem do lopetegui e keizer. É factual que é mútuo, não tenhamos palas. O que não quer dizer q está certo.

        • Mantorras
          Posted Novembro 19, 2019 at 9:47 am

          Eu nao tenho palas, tenho uma opiniao diferente. Nao venha de la com essa soberanceria propria de quem nao sabe o que diz. Eu aceito perfeitamente a tua ignorancia neste assunto.
          O Jesus, na generalidade da imprensa, foi enxovalhado. de forma mal educada e vil ate. Lopetegui foi

    • Xyeh
      Posted Novembro 18, 2019 at 10:24 am

      O Lopetegui sofreu exactamente o que o JJ sofreu no Brasil, temos que ser honestos e admitir que a CS abusou o que quis do Lopetegui e o FCP teve culpas em não proteger um treinador que estava em Portugal pela primeira vez, deixaram-no sozinho a dar o peito às balas, comparado com o Keizer podemos dizer que o Keizer teve um dia no spa.

  • Khal Drogo
    Posted Novembro 17, 2019 at 11:13 pm

    Grande discurso do Jesus. Provavelmente é o alvo a abater porque lá no Brasil não esperavam que ele desse o amasso que está a dar. Não lhes adianta de muito.

    • Kafka
      Posted Novembro 17, 2019 at 11:24 pm

      Não esperavam de todo, e agora estão todos a engolir em seco…basta ver tudo o que foi dito em Junho no Brasil onde os treinadores e opinião publica em geral diziam “que Jesus não teria hipoteses e não vinha acrescentar nada, que era velho etc etc”

      Estão todos a engolir em seco…claro que se dia 23 o Mengão perder, vão novamente sair da toca, como se a derrota na final da Libertadores (algo que o Mengão não chega há 38 anos) apagasse o tremendo trabalho que Jesus tem feito na revitalização do Flamengo

      • Khal Drogo
        Posted Novembro 18, 2019 at 12:16 pm

        Tens toda a razão, claro que vão sair. Mas mesmo que não ganhe a Libertadores, o Brasileirão já não foge, e se não estou em erro o Flamengo já nao ganhava há 10 (?) anos. E mesmo na Libertadores ter chegado à final já foi um feito extraordinário. O trabalho de Jesus já é fantástico, independentemente do que acontecer. Mostrou mais uma vez ser de topo.

  • Hugorr
    Posted Novembro 17, 2019 at 11:19 pm

    Excelente discurso. Bela surpresa.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 17, 2019 at 11:24 pm

    Está-se muito a dizer que os treinadores portugueses estão muitos passos à frente dos brasileiros mas concretamente não vejo ninguém na Primeira Liga portuguesa neste momento com valor para tal. O melhores já estão a trabalhar no estrangeiro, basicamente. Os que ficaram deixam um pouco a desejar.

    • nomenome
      Posted Novembro 18, 2019 at 10:36 am

      Sim, isto é verdade. Talvez o Ivo Vieira la possa chegar. Mas faz falta a maioria dos treinadores do campeonato nacional saber jogar ao ataque. À defesa parece que todos sabem.

    • Nodlehs
      Posted Novembro 18, 2019 at 4:10 pm

      Lá está, os nossos melhores treinadores estão no estrangeiro e alguns em boas equipas ( Everton, Roma, Mónaco, Wolves, Marselha, Shaktar)…

      E os melhores treinadores brasileiros estão onde? Não é por serem sul americanos porque vemos que na Europa há Simeone, Pochettino, Bielsa ( e também cá estiveram Tata Martino e Sampaoli)

      Acho que não há sequer comparação entre os atuais treinadores portugueses e brasileiros

  • nomenome
    Posted Novembro 17, 2019 at 11:44 pm

    Isto era discussão que dava para horas, assim, vou deixar só umas notas soltas:

    – Quem diz que o JJ falou sem um pingo de arrogancia, vejam o inicio (não leio sobre futebol, etc) e o final da conferencia (incluindo fazendo-se ao lugar de selecionador Brasileiro):

    https://www.youtube.com/watch?v=HPf0WQvG9mk

    – A verdade é que os melhores técnicos do ano, por larga margem, no Brasil são os dois estrangeiros: JJ e o Sampaoli.

    – Renato Gaúcho é do mais chorão que há. Impossivel não detestar:

    https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=GRPPza_G6II

    – A bazófia de JJ é tanta que já responde: “Oh querida, é assim!”

    https://youtu.be/HPf0WQvG9mk?t=788

    Força JJ que tens feito mais por Portugal no Brasil em 6 meses que os ministros responsaveis por isso desde sempre.

    • Mantorras
      Posted Novembro 18, 2019 at 12:34 pm

      Nao quero defender excessivamente o JJ, porque todos sabemos que ele tem um ego enorme, portanto…

      1. Ele sempre disse isso de “nao ler sobre futebol, porque aplico sempre as suas ideias, da minha cabeca”. Ja disse isso quando estava no Benfica e acho que ate no Braga. Ao mesmo tempo, tambem dizia que lia/via muito sobre outras modalidades e retirava jogadas “ensaiadas”, movimentacoes colectivas, marcacoes, etc, e tentava aplicar no futebol. Se por um laod pode parecer arrogante “nao ler sobre futebol” (o homem ve tanto jogo que nao precisa de ler assim tanto, ja “bebe” muito assistindo a jogos), acho que e bastante humilde e inovador procurar coisas noutras modalidades.
      2. JJ e Sampaoli sao superiores, e essa evidencia, e “os elogios” que ambos recebem, geram muita “inveja”/”friccao” com os treinadores brasileiros.
      3. Eu acho que o Renato teve “pouca nocao” do que estava a acontecer e da distancia entre ele e o JJ. Ele nunca acreditou que JJ fosse realmente fazer o que esta a fazer, primeiro rejeitou que o Fla jogasse melhor que o Gremio, depois atirou a pressao para eles “porque tinham melhor plantel”, depois da sorte no 1-1 da primeira mao na libertadores apostou tudo no “ainda nao acabou, o Gremio gosta de jogar no Maracana” e que ja tinha virado contra o Palmeiras, depois foram as lesoes que o Gremio teve… e agora foi o penalty. Ele substimou o JJ e achou-se demais, nao teve nocao, agora vai se rendendo as evidencias.
      4. A forma de responder as “meninas” jornalistas e sempre diferente tambem, ele aqui tambem fazia e muitas vezes elogiava e dizia que “estavam bonitas” ou coisas assim… enfim. Da-lhe para isso.

  • Mike-UK
    Posted Novembro 17, 2019 at 11:45 pm

    O brasileiro sofre, desde o século XVI, de um complexo de inferioridade atroz relativamente a Portugal.
    Não tem havido qualquer tipo de paralelo entre os dois países excepto o uso da língua, e mesmo essa eles tratam como português do Brasil. Enquanto for dando para viver sem paralelismos, os brasileiros são felizes pois conseguem sedar os seus complexos, e nesse reduto, o do futebol, foram sempre donos do seu próprio remédio e jamais o Portuga tinha espaço para ali meter o bedelho.
    O contrário, não é hoje nem nunca foi assim, pois apesar de como ex-colónia o Brasil ser, peço desculpa, uma vergonha para a nossa história quase milenar, a verdade é que o brasileiro vive bem e feliz em Portugal, é um elemento integrado e, no futebol, ainda menos espaço para dúvidas existem pois estamos cheios de jogadores brasileiros a quem se dão oportunidades em detrimento de muito miúdo com muito mais talento e margem de progressão.
    O contrário, está a vista. O que se fez a JJ foi um auto de fé miserável ainda o homem não tinha aterrado no Rio de Janeiro, e a mensagem que se tenta passar hoje de ‘não está a fazer mais do que a sua obrigação’ só tem uma resposta:
    Não são campeões há 10 anos
    Estavam com 8 pontos de atraso
    Vão ser campeões
    Estão com 13 pontos de vantagem
    O delta de pontos são 19, divididos entre os 8 que o anterior treinador desperdiçou e os 13 que foi buscar aos outros todos.
    Saudem o Rei. É português.

    • SenyorPuyol
      Posted Novembro 18, 2019 at 10:14 am

      Este comentário está completamente desenquadrado da realidade.

      Pelo menos da minha. Você é completamente livre de pensar assim, mas não nos “venda” a sua visão como um paradigma estabelecido.

      • Catrapower
        Posted Novembro 18, 2019 at 10:53 am

        Olha que a mentalidade dos Brasileiros em Geral, não foge muito do que o Mike diz. Eu vou várias vezes ao Brasil, e de facto ainda se sente um pouco o ressentimento de os termos colonizado. O Brasileiro não tem interesse em saber o que se passa em Portugal, ao contrário do Português que vive apaixonado pelo Brasil. Mas cada caso é um caso. Isto é uma generalização.

        • SenyorPuyol
          Posted Novembro 18, 2019 at 11:35 am

          Pode ser que eu tenha tido bastante sorte com os brasileiros que conheço (quer residentes em Portugal, quer no Brasil). Por isso disse que a minha realidade não era essa que o Mike-UK apresenta.

          Na minha experiência, vejo o povo brasileiro bastante mais aberto ao português que o contrário (e digo brasileiro como posso dizer outros), mas lá está, é a minha experiência, não a vou apresentar como um paradigma generalizado, pois é precisamente isso que aponto ao comentário inicial.

  • nomenome
    Posted Novembro 17, 2019 at 11:47 pm

    Isto era discussão que dava para horas, assim, vou deixar só umas notas soltas (quem quiser provas, veja o video completo da conferencia de imprensa (Fox Sports Brasil):

    – Quem diz que o JJ falou sem um pingo de arrogancia, vejam o inicio (não leio sobre futebol, etc) e o final da conferencia (incluindo fazendo-se ao lugar de selecionador Brasileiro):
    – A verdade é que os melhores técnicos do ano, por larga margem, no Brasil são os dois estrangeiros: JJ e o Sampaoli.
    – Renato Gaúcho é do mais chorão que há. Impossivel não detestar.
    – A bazófia de JJ é tanta que já responde: “Oh querida, é assim!”

    Força JJ que tens feito mais por Portugal no Brasil em 6 meses que os ministros responsaveis por isso desde sempre.

  • Eder26
    Posted Novembro 18, 2019 at 12:08 am

    Ele mencionou o PC Gusmão? O treinador BR que passou pelo Marítimo há duas ou três épocas atrás? Desse infelizmente, não deu para retirar nada de positivo.

  • nomenome
    Posted Novembro 18, 2019 at 8:26 am

    Isto era discussão que dava para horas, assim, vou deixar só umas notas soltas (procurem a conferencia da fox sports brasil, que o VM nao deixa colar aqui o link):

    – Quem diz que o JJ falou sem um pingo de arrogancia, vejam o inicio (não leio sobre futebol, etc) e o final da conferencia (incluindo fazendo-se ao lugar de selecionador Brasileiro):

    – A verdade é que os melhores técnicos do ano, por larga margem, no Brasil são os dois estrangeiros: JJ e o Sampaoli.

    – Renato Gaúcho é do mais chorão que há. Impossivel não detestar:

    Força JJ que tens feito mais por Portugal no Brasil em 6 meses que os ministros responsaveis por isso desde sempre.

    • Ricardo Xavier
      Posted Novembro 18, 2019 at 10:01 am

      Já vi a conferência toda… onde está a arrogância? Sinceramente não encontro… Se é a parte de dizer que é criativo e pensa pela sua cabeça, não acho algo assim muito arrogante de se enaltecer.

  • Vegeta
    Posted Novembro 18, 2019 at 11:36 am

    O rei do Brasil.
    Chegou, viu e venceu, e mesmo que não ganhe a Libertadores vai ficar na história.
    Incrivel como banalizou tudo e todos no Brasil.
    Quando se tem qualidade fica mais fácil, parabéns JJ, tu merecias ???

Deixa um comentário