Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Se afastarmos a lente da imprensa de Lisboa e olharmos de frente para a realidade vemos cenários diferentes. O Otávio sobre quem há pouco tempo os nossos inimigos garantiam que sairia a custo zero, foi transferido por um valor recorde» 

De onde apareceu este devaneio sobre a saída a custo zero, se ainda tinha mais 2 anos de contrato? Aliás, o que se passou foi o contrário. Pinto da Costa disse que os rumores sobre a transferência eram invenção, o luso-brasileiro também garantiu que ficava, e afinal acabou mesmo transferido.

Pinto da Costa, como é seu hábito, lançou várias farpas no editorial da revista Dragões. “Se afastarmos a lente da imprensa de Lisboa e olharmos de frente para a realidade vemos cenários diferentes. O FC Porto arrancou com um resultado infeliz na Supertaça – apesar de ter sido largamente superior ao adversário durante boa parte do tempo – e depois somou duas vitórias nas duas primeiras jornadas. O nosso plantel foi reforçado com três jogadores que ainda são jovens, mas já exibem qualidades que indiscutíveis que serão naturalmente aprimoradas pelo Sérgio Conceição. O Otávio, de quem todos gostávamos muito e sobre quem há pouco tempo os nossos inimigos garantiam que sairia a custo zero, foi transferido por um valor recorde. E não há registo de qualquer situação relevante de violência, seja dentro do campo ou envolvendo os nossos adeptos, para vergonha dos papagaios que procuram colar-nos os rótulos que – eles sim – têm agarrados à pele”, escreveu o presidente do FC Porto.

40 Comentários

  • bong0
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:03 pm

    Foi escrito a seguir ao copo de água este…

  • É dia de jogo
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:17 pm

    Portistas tirem este indivíduo do Porto, o homem está completamente senil.

  • Niall joaQuinn
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:18 pm

    Sempre que as coisas correm mal, lá vem o discurso anti-imprensa e anti-Lisboa.

    É isso e rebater palavras que nunca ninguém disse.

    Que estratégia mais gasta. Acho que já nem o mais analfabeto dos portistas acredita nisto.

    Se há imprensa que não é isenta (nem disfarça, sequer) é a do Porto.

    Vergonha alheia.

  • Schmeichel
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:23 pm

    Pinto da Costa típico: brandir a bandeira de Lisboa para acicatar os ânimos dos adeptos e estes engolirem a realidade alternativa que ele lhes tenta vender. Esta obsessão com Lisboa é uma arma e simultaneamente uma fraqueza do FC Porto.

  • Sam Tuga
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:24 pm

    Este aqui é daqueles comediantes que esta ultrapassado, as vezes tem alguma piada mas a narrativa é sempre a mesma.

  • Tiago MR
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:30 pm

    Na parte final tenho de concordar com Pinto da Costa. Os nossos adeptos não andam com os foguetes em todos os jogos como os adeptos do Benfica por exemplo. Na Supertaça foi uma vergonha… mas as “lentes de Lisboa” parece que não viram isso. Nem uma noticia. E uma parte do ser Porto, vem disto. Se fossem os superdragões ou o colectivo a andar a dar show pirotécnico e a interromper jogos, o que seria do rumo do futebol português, o drama, o pânico e o horror só visto nos hooligans polacos ou nos subúrbios argentinos..etc.

    Quanto a questão do Otávio e só atirar areia prós olhos pq com Fábio Silva foi um arranjinho do gênero mas isso é o futebol português, não há inocentes ou anjinhos. RDT ou este Arthur são claramente overpriced..por isso somos todos iguais e usamos todos os mesmos artifícios.. é só pra enganar os burros.

    • asdrubal
      Posted Agosto 26, 2023 at 12:48 pm

      Os teus adeptos não andam com foguetes porque comem da mão do papa.
      Que os problemas que existem no futebol português fossem os foguetes. Chama-se atirar areia para os olhos dos que já comem gelados com a testa. Fui vários anos às antas e ao dragão em que a prática normal com “os inimigos” não eram foguetes mas sim pedras, vidros e bolas de golf. Tudo normal no reino de contumil.
      E a questão do Otávio é mesmo a tanga que o papa tenta dar aos beija-mãos com a conversa de que diziam que sairia a custo zero. Tudo tanga uma vez mais para virar o bico ao prego e acicatar a já normal animosidade com “os inimigos”.

    • Goncalo Silva
      Posted Agosto 26, 2023 at 12:57 pm

      Nem uma notícia? Eu vi bastantes por acaso. Notícias a condenar o que esses animais que apoiam o Benfica fazem todos os jogos a prejudicar o clube. E vejo também o Benfica a pagar multas elevadas por isso, e cada vez maiores pela questão da reincidência. Palavra essa que os apoiantes de Pinto da Costa nem devem conhecer, senão também condenavam os castigos ridículos a Sérgio Conceição.
      Quanto ao último parágrafo, estás mesmo a comparar vendas do Porto com compras do Benfica? O que estás a dizer é que ninguém aqui é anjinho mas depois dás exemplos em que o Porto sai claramente beneficiado na trafulhice e o Benfica sai prejudicado. E ainda é cedo dizer que Arthur é overpriced, os avançados são muito caros no mercado atual.

    • Nickles
      Posted Agosto 26, 2023 at 1:13 pm

      Então se somos todos iguais, porque fazes a distinção dos portistas e os “outros” no teu 1° parágrafo? O teu texto é todo ele uma contradição quando no final podias resumir a um “Concordo com tudo, meu presidente”. Mas para não parecer mal tiveste que andar aí a dar voltas

    • Aurinegro
      Posted Agosto 26, 2023 at 1:22 pm

      Nem uma notícia? É o que dá não ler a imprensa dos inimigos de Lisboa, porque eu vi e não foram poucas. Até o valor da multa. Por isso não vale mentir.

    • Kafka
      Posted Agosto 26, 2023 at 2:10 pm

      Esse complexo de inferioridade e ódio visceral q tens a Lisboa, é adorável, tão cutchi cutchi

    • Fireball
      Posted Agosto 26, 2023 at 2:30 pm

      Vocês são todos farinha do mesmo saco.

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:33 pm

    Epa tirem-lhe os microfones da frente e tranquem o homem em casa. Que vergonha alheia…

  • asdrubal
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:34 pm

    Continua a referir-se a “inimigos”, inventa o que nunca ninguém disse e sempre numa de espicaçar a animosidade para com “os outros”. Que tristeza de homem e que tristeza de clube que se vê representado por isto.
    Mas na verdade não foi assim que o FCP cresceu e ganhou a sua atual dimensão? É disto que os verdadeiros adeptos gostam e querem que se perpetue. De desporto, integridade ou respeito, Zero.

    • Fireball
      Posted Agosto 26, 2023 at 2:28 pm

      Isto é Pinto da Costa, isto é o Futebol Clube do Porto. Toda a identidade atual do clube foi construida por Pinto da Costa e estes são os valores do clube. Adeptos do FCP com 40 anos ou menos não têm desculpa para dizer que não concordam com isto, porque tornaram-se adeptos do clube já durante esta fase. Não sei o que era o FCP antes de Pinto da Costa, mas o que o clube é agora e os seus valores, é o mesmo que Pinto da Costa é. Se não concordam mudem de clube, porque estes são os valores do clube que apoiam.

      • GabCel
        Posted Agosto 26, 2023 at 5:14 pm

        exacto

      • Jeco Baleiro
        Posted Agosto 26, 2023 at 5:49 pm

        Isto! Sem tirar nem por.

      • M'difh
        Posted Agosto 26, 2023 at 7:02 pm

        Tu, e qualquer artista de qualquer clube que se pronuncie sobre o que é ser Portista ou ser Porto tem a mesma validade e coerência que um burro a cantar Amália Rodrigues: zurram, zurram, zurram, mas não se ouve nada.

        Depois vêm os cordeirinhos do rebanho, todos a aplaudir: méééé, méééé, méééé.

        Vocês sabem lá o que são os valores do clube e dos adeptos, sabem lá o que a maioria dos Portistas acha desta palhaç*** de direcção. Digo-vos já que muito Portista não se revê neste tipo de atitude e forma de estar. Muitos de nós crescemos com o clube assim, verdade, mas a grande maioria já se fartou desta vitimização e virgem-ofenditismo, muita gente já não suporta quem andem a medir pilinhas contra os mauzões de Lisboa.

        Se em tempos esta forma de estar foi algo “necessária” para nos impormos a nível Nacional, a partir dos anos 2010 já devíamos ter mudado de paradigma. A partir da 2 decada deste milénio devíamos pensar em grande, pensar como um clube de reputação Mundial.

        Aí dou razão a muito adepto: o Porto está cheio de gente sem carácter e sem valores morais que pensam que ainda estão nos anos 90 e como Portista que vive fora do Porto, e que até vive na região centro, não me revejo nada na dicotomia Norte vs. Sul, Lisboa vs. Porto, etc.

        E para acabar em grande, deixo-vos este pensamento: uma das bocas mais foleiras e grosseiras que ouvi contra mim, ao ponto de me sentir algo ofendido, foi ouvir amigos Portistas dizer que do Mondego para baixo é só mouros. Ou seja, para eles lá do Norte, os verdadeiros são aqueles que moram de Coimbra para cima. Esta mentalidade bacoca explica muita coisa que está mal, e nem eles imaginam que se calhar os VERDADEIROS PORTISTAS são aqueles que aprenderam a gostar do clube por representar valores nos quais nos revemos: Atitude, Raça, Ambição e Resiliência.

        Ninguém se revê em Presidentes alucinados e senis, ninguém se revê em Treinadores arruaceiros que têm a mania que são grandes mauzões mas que se forem confrontados escondem-se atrás dos amigos e piam fino. Se eu pudesse, era o primeiro a dizer muitas verdades àquela gente e seria com certeza daqueles que punham o senhor Sérgio “tenho a mania que sou muita mau” Conceição a piar fininho e a justificar as bocas que já mandou aos adeptos Portistas. Era a ele e outros animais que andam a saltar de galho em galho até ao dia em que o ramo partir e… Catra-PUMBA!

        Saudações Desportivas!

        • Portofan
          Posted Agosto 26, 2023 at 9:03 pm

          Excelente comentário! Subscrevo na íntegra.

        • Aboubakar93
          Posted Agosto 27, 2023 at 2:26 am

          Excelente comentário.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Agosto 27, 2023 at 2:21 pm

          “A grande maioria já se fartou”. Mas admites que a aprenderam a gostar do clube assim, como ele é. Por isso não entendo como é que o teu comentário contraria o que o Fireball escreveu.

          Fartaram-se porque, supostamente, o clube está mal financeiramente e já não domina como antes, apesar de ainda ganhar bastante. Festejaram o penta sabendo como foram os anos 90 no futebol português. Festejaram os campeonatos que se sabia terem sido obtidos com corrupção pelo meio (mesmo sendo de longe a melhor equipa em Portugal, o que torna tudo ainda mais ridículo, porque nem precisavam).

          O PdC já era assim. O que mudou?

          Ah, o discurso anti-Lisboa era legítimo até 2010… Errado. Nunca foi. Foi sempre ridículo. Sempre. Nunca precisaram disso para “se afirmarem nacionalmente”. Isto não é a Catalunha contra o centrismo madrileno. A cidade do Porto não fica atrás de Lisboa em nada, simplesmente não são a capital do país, embora sejam a capital do futebol (pelo menos a sede da Liga é no Porto).

          Portanto sim, a menos que tenhas menos de 20 anos, reviste-te nesse discurso e o clube sempre foi assim. Só porque agora há um AVB e parece haver alternativa, têm coragem para vir dizer que não gostam. Quando não havia, era vê-los todos orgulhosos do “nós só queremos ver Lisboa a arder” e afins. Agora lidem e aceitem as críticas e as acusações de hipocrisia.

          • Aboubakar93
            Posted Agosto 27, 2023 at 5:47 pm

            Fartamo-nos porque quem está à frente do clube hoje em dia apenas está preocupado em encher os bolsos em detrimento da saúde financeira/desportiva do clube. Se antigamente compravam-se jogadores com uma estratégia definida para futuro (comprar jovens, potenciar e fazer grandes vendas aproveitando no meio o rendimento desportivo) nos anos recentes vem sendo notória uma falta de estratégia gritante, jogadores a saírem a custo 0 todos os anos, perda de qualidade do plantel e perda consequente de capacidade financeira. Tudo isto porque mais uma vez quem tanto deu ao Porto (tenho 29 anos e já festejei 4 títulos internacionais a cores) nos últimos tempos está mais preocupado com o próprio umbigo do que com o clube. Isto meu caro, é o porquê dos portistas estarem cansados.
            Agora claro, podes tentar criar uma narrativa que quiseres de adepto rival que até pelo discurso deste lado se sente o ódio.

            Cumprimentos.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Agosto 28, 2023 at 11:52 am

              What?… Confirmaste absolutamente tudo o que eu escrevi, então.

              Vocês fartaram-se porque agora já não ganham tanto e o clube está a ser prejudicado. Ou seja, se o discurso fosse na mesma este, as atitudes do treinador, do capitão e daquele que vai ser muito feliz na Arábia Saudita fossem as mesmas e o clube estivesse bem financeiramente, vocês não tinham este discurso.

              Portanto, confirma-se que não têm ética nenhuma, que se estão a borrifar para o discurso de ódio que o clube SEMPRE apresentou e que isso não vos incomoda. Obrigado pela confirmação, só não entendi o porquê de escreveres tanto para dizer o mesmo que eu quando supostamente querias contrariar o que eu escrevi.

              • Aboubakar93
                Posted Agosto 28, 2023 at 6:15 pm

                Não não confirmei e a tua interpretação está completamente errada. Mais hilariante é colares palavras ou apreciações na minha pessoa quando nem sequer falei nisso… A tua narrativa de que o facto de sermos de um clube automaticamente já somos pessoas sem ética ou o que quer que seja diz muito da tua forma de viver o futebol e mais não digo, é só triste esse discurso.

                Mas se não entendeste o que escrevi em cima também não vale a pena perder o meu tempo. Um resto de boa semana.

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Agosto 28, 2023 at 7:51 pm

                  Não disse que são pessoas sem ética. Não vos conheço no dia-a-dia. Simplesmente disse que, no caso do futebol (e eu bem sei que o futebol nos pode toldar o juízo), não querem saber disso para nada. Eu se tivesse crescido portistas se calhar também não o faria. Mas têm de aceitar a visão que os outros têm do vosso clube e mesmo algumas críticas aos adeptos do mesmo.

    • GabCel
      Posted Agosto 26, 2023 at 5:14 pm

      tudo dito

  • Pipinho
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:34 pm

    Este gajo vai continuar a minar tudo e todos até bater a bota, é impressionante como o muito adepto de futebol ainda mantém isto no poder. Que ser mais execrável e corrupto, chega disto.

  • Slayer666
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:40 pm

    mais um moedinha, mais uma voltinha ?

  • Goncalo Silva
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:42 pm

    Eu não percebo como é que ainda há portistas a querer votar no Pinto da Costa. Toda a gente que não tenha palas nos olhos consegue ver que este indivíduo está apenas a prejudicar o FC Porto, o próprio futebol português e até a própria cidade do Porto com todo este discurso anti-Lisboa e gestão danosa.

    Tudo o que sai da boca deste homem neste momento é mentira ou uma clara distorção da verdade. E no futebol não há cá amigos ou inimigos, há adversários, porque o futebol não deveria ser uma guerra mas sim uma competição que entretanha aqueles que gostam de acompanhar o desporto.

    Por favor portistas, está nas vossas mãos acabar com esta pouca vergonha e votem num presidente que retire Pinto da Costa e seus muchachos do poder, incluindo toda aquela esturpe que são os Super Dragões, e recuperem o bem estar do futebol português.

  • Dr. Esgaio
    Posted Agosto 26, 2023 at 12:46 pm

    Grande Pinto da Costa, mais uma declaração acertada, que continue durante muitos anos na direção com esta gestão competente e séria, com os Portistas de Ouro Fernando Gomes, Vítor Baía e Luís Gonçalves ?
    #PdC2024

  • brunosilva
    Posted Agosto 26, 2023 at 1:09 pm

    Que este rato de esgoto continue mais alguns anos e que o treinador que lá está acabe por sair para ver efetivamente o clube a cair como um baralho de cartas.
    O treinador pode ter um feitio de m***** mas é ele que ainda mantém o barco na toina!
    É impressionante quando esse senhor (com letra bem minúscula) tem um revés, neste caso, do seu treinador não ter aceitado o regresso do João Montinho, a tendência desse ‘dinossauro’ e falar de Lisboa, até neste apecto está um velho ga-ga, já não surpreende ninguém!

  • DNowitzki
    Posted Agosto 26, 2023 at 2:00 pm

    Mentiroso, divisionista, falso como Judas, fomentador do ódio: este sujeito sempre foi isto. E fico-me por aqui, porque os outros adjetivos teriam de vir com um advérbio antes.

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Agosto 26, 2023 at 2:09 pm

    Que ninguém contradiga o Salvatore Leone! Têm que o apoiar nas próximos eleições senão não podem fazer parte da claque, nem estar no Estádio.

    Mas o mais engraçado é ver os Portistas todos indignados quando andaram mais de 40 anos a bater palminhas ao Salvatore Leone e fazendo de conta que casos escandalosos como os Quinhentinhos, Apito Dourado, viagens ao Brasil para árbitros pagos pela agência Cosmos, entre outros, não existiam ou eram produto da imaginação dos outros clubes.

  • Fireball
    Posted Agosto 26, 2023 at 2:25 pm

    Os inimigos. Futebol é uma guerra para esta gentalha.

  • Tiago MR
    Posted Agosto 26, 2023 at 2:47 pm

    Ok eu errei quando não comparei situações semelhantes mas na minha cabeça fez sentido. Desculpa. O que quis dizer foi que o Benfica tbm é “obrigado” a comprar estes jogadores, a meu ver, overpriced, quando faz as suas super vendas..ou seja, não há almoços grátis, é o chamado uma mão lava a outra..vendo te este jogador mas tens de me comprar este. No Porto é igual, infelizmente. O prejuízo no porto, vem por outros lados, nomeadamente pela equipa B. Mas é algo tão sistêmico que creio que dificilmente desaparecerá.

    Quanto aos castigos e o aumento pela reincidência, isso não sabia que estava a acontecer e é pena que não seja transversal a todos os castigos. Eu sou adepto do FC Porto, não de personagens por isso sou contra este culto de adorar este e detestar aquele. Nesse sentido, por tudo aquilo que já fez SC, deveria ter sido suspenso de treinar na liga portuguesa por uma época por exemplo. O “crime” está a compensar pq ele tem usado estes castigos e casinhos para concentrar a atenção nele e não neste senhor da imagem por exemplo. Nada é por acaso.

  • yanis
    Posted Agosto 26, 2023 at 3:39 pm

    O facto de ser corrosivo nas críticas acaba por funcionar contra si próprio. Também é verdade que não está muito preocupado com a sua própria imagem no mainstream.

    Quanto ao que escreveu, propriamente dito, não há como negar que existe um viés na forma como a imprensa olha para o fenómeno desportivo. Pessoalmente, não vejo mal nisso, até porque é um reflexo da nossa sociedade. Agora é claro que imparcialidade é coisa que não existe na imprensa desportiva portuguesa e que se busca claramente sempre o sensacionalismo. O FC Porto sempre viveu com isso no passado e continuará a ter de viver no futuro. Para mim, enquanto adepto, é um facto sem qualquer relevância.

    Sobre a questão do negócio Otávio já me parece que mesmo aceitando que é um belo movimento, Pinto da Costa esquece-se de todos os outros elementos que saíram a custo zero nas últimas épocas. A política financeira é sem grandes dúvidas um desastre de todo o tamanho, particularmente, desde que cedeu a Jorge Mendes em 2014 para iniciar o consulado Lopetegui. E só não é pior, porque em 2017 tem o mérito de acertar no treinador, que lhe tem salvo a pele da presidência.

    Quanto aos resultados desta época, também nao concordo com o presidente. Perder um título para um rival em disputa directa é sempre péssimo. E nas duas primeiras jornadas houve duas vitórias, mas existiram muitas pistas do que pode vir a ser a época. E os sinais não foram nada bons.

    Para fechar, o capítulo das entradas no plantel tem sido miserável. E o episódio Moutinho, que o treinador nunca quis, é um tratado de incompetência.

    • GabCel
      Posted Agosto 26, 2023 at 5:05 pm

      mas qual viés?

      Só se for qualquer treta que esta múmia diga ter exposição máxima, que o Porto aproveita para se fazer de coitadinho desde há 40 anos?

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 26, 2023 at 6:31 pm

    Se não fosse o Sérgio Conceição, este graçolas já tinha ido embora a algum tempo e não tinha enchido os bolos à grande para si e para o seu filhote querido nos últimos anos.. quando o Sérgio sair no final da época vai ser bonito vai se este se mantiver lá.. vem tudo abaixo

  • Van Basten
    Posted Agosto 26, 2023 at 7:25 pm

    Chega quase a dar pena.
    Já não tem capacidade mental para defender-se de outra forma, por isso está com o mesmo discurso dos anos 80 e 90.

Deixa um comentário