Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Se escolhes o caminho do bom futebol, ter Ronaldo não é bom»

As equipas onde estão o português, talvez por ter um jogo pouco associativo, sempre se caracterizaram por apresentarem um futebol pobre.

Antonio Cassano voltou a deixar críticas a Cristiano Ronaldo no programa de Vieri.  «A Juventus mandou embora um treinador [Sarri] que nos últimos 20 ou 30 anos mostrou o melhor futebol em Itália e grande problema era um: Cristiano Ronaldo», começou por dizer. «Era para Sarri e é para Pirlo. A Juventus já sei queimou o ano passado, porque o Sarri não conseguiu encontrar a química certa com ele e os outros jogadores e o que fizeram? Contrataram outro treinador que gostava de jogar futebol, mas que ainda tem o Ronaldo a impedi-lo», acrescentou o ex-Roma ou Real Madrid. «Se escolhes o caminho do bom futebol, Ronaldo não é bom. Ele é alguém a quem tens de passar a bola porque marca golos a pensar nos recordes individuais. Ronaldo já não é o que era há quatro anos. Contrataram-no para ganhar a Liga dos Campeões e falharam… Se dás um Ferrari a um recém-condutor, tens de dar-lhe as melhores condições. Como treinador, Pirlo é um novato e não podes colocar o jogador mais mediático do mundo na sua equipa porque ele pode criar problemas. O Kulusevski, por exemplo, é muito condicionado pelo Ronaldo, está sempre à procura dele», atirou.

63 Comentários

  • Mastodon
    Posted Março 23, 2021 at 9:33 pm

    O problema do Real para ganhar as Champions que ganhou, a culpa também foi do Ronaldo! Sinceramente estou um pouco farto destas opiniões do Cassano todas as semanas.

  • Mantorras
    Posted Março 23, 2021 at 9:43 pm

    Aceito quem o leva a serio e ve verdade nas palavras dele… mas este rapaz e apenas um ressabiado que sabe que se falar no Ronaldo, e quanto mais agreste melhor, vai ser falado.

    O Sarri tambem teve Ronaldo no Chelsea pelos vistos. E ja agora, dizer que Sarri mostrou o melhor futebol em Italia nos ultimos 20 ou 30 anos e ridiculo. A Juve de Allegri e Conte foi melhor, o Inter de Mourinho foi melhor, o Milan de Ancelloti foi melhor e ate a Atalanta de Gasperini e melhor, se a ideia e jogar bonito e nao ganhar “nada”.

  • Af2711
    Posted Março 23, 2021 at 9:45 pm

    O Cassano foi um craque, daqueles que dava gosto de assistir jogar, mas anda a falar muita groselha. Pode-se dizer que se escolhes um bom balneário, ter o Cassano no plantel não era uma boa ideia haja visto os problemas de indisciplina, com o peso, etc.

  • O Rúben
    Posted Março 23, 2021 at 9:46 pm

    Penso que é uma questão de difícil análise e conclusão. Com certeza será um exercício longo e árduo de fazer tendo com vários desfechos.

    Desde logo não concordo no tópico do Sarri. O Ronaldo estava no Chelsea?

    Em relação ao próprio Ronaldo, acho que a virtude dele chega a um ponto em que começa a virar-se contra ele, como uma parábola. A alta auto confiança, alta auto motivação, alta competitividade e alta ambição, conforme ele próprio vai reconhecendo as suas limitações individuais que lrestrigem o coletivo que o rodeia e, onde ele próprio se insere,  passam a tornar-se em excesso e tudo o que é em excesso…

    Depois tem outra agravante, aliás, consigo identificar mais do que uma. Desde logo o jogo pouco associativo que por vezes confunde-se com individualismo e egoísmo que, por sua vez, estará conectado a uma ampulheta biológica. Ele tem noção que está em contagem decrescente e tenta tirar o máximo partido das capacidades que ainda detém, para poder bater os recordes enquanto é possível. Sinto que nesta época, sempre que o vejo jogar e isso não são todos os jogos, atenção, sempre que recebe a bola remata, quer esteja em situação vantajosa e privilegiada, quer tenha poucas hipóteses de sucesso e isso leva-me a outra condicionante, o reconhecimento que poucos companheiros podem contribuir para isso, o excesso de auto responsabilização.

    Ou seja, a minha conclusão dentro das imensas que podem ser feitas , é que o Ronaldo parece estar a deixar crescer em si um estado de ansiedade por nesta fase da carreira encontrar-se numa equipa que não lhe consegue garantir sucesso coletivo, por se sentir gradualmente mais diminuído nas suas capacidades fruto do inevitável avançar da idade, levando a que simplifique cada vez mais o seu processo e fugindo constantemente do contacto com a bola e interação com os colegas procurando excessivamente para momentos solitários de finalização. 

    É como um gráfico com algumas variáveis em que o crescimento de umas é o o decréscimo proporcional de outras.

    • Mantorras
      Posted Março 23, 2021 at 11:52 pm

      Concordo contigo. A analise tem que ser mais profunda, e se o for, o culpado do pobre futebol da Juve nunca pode ser Ronaldo. Nem vou falar de outros jogadores individualmente, e havia muito para dizer, mas por isso mesmo vou-me focar so no resto.

      Ponto previo, as limitacoes do Ronaldo e o seu excesso de individualismo nao sao nada de novo no seu jogo. O que e novo, e ele nao estar rodeado de “elite” em tudo o que mexe a sua volta, como esteve tanto nos seus tempos no United, como em Madrid.

      A ideia de que a culpa e do Ronaldo (que ele “estraga tudo”), e um pouco idiota, porque sendo assim, se o treinador o mantem a jogar e:
      a) concorda com Cassano, falha por nao o conseguir enquadrar de outra forma ou nao o tirar da equipa.
      b) nao concorda, ou seja, e tao fraco que nem consegue ver o que Cassano ve…
      c) Ve, concorda, mas nao se consegue impor.

      Se as pessoas que mandam na Juve pensaram que “so Ronaldo”, sem que tudo o resto fosse “de elite”, bastava para vencer a champions, entao a culpa e de quem pensa assim, nao e do Ronaldo. Apostaram tudo para ganhar a champions, e escolheram os “colossos” Sarri e Pirlo para treinadores? E nao bastava terem contratado Sarri depois do falhanco no Chelsea, ainda tiveram a brilhante ideia de o despedir para meter la o Pirlo? E a culpa e do Ronaldo?

      Quantos dos seus treinadores o elogiaram como profissional? Talvez todos. E no entanto o Cassano quase passa a ideia de que ele tem atitude de diva e nao aceita ser corrigido.

      Deixou-se “moldar” com Ferguson, nao por obra do espirito santo, mas porque Fergie lhe mostrou, por A + B, quais eram os problemas do seu jogo. Se calhar tinha razao e isso fez com que fosse facil perceber, e melhor ainda, resultasse, porque quando nao se acerta, o jogador pode fazer tudo direito e nao resultar. Acabou a dizimar a Premier.

      No Real teve varias fases, mas entre maior comprometimento defensivo (quando tinha de ser) com Mourinho, a descansar (sair, sentar e ficar de fora da convocatoria) com Zidane e Carlo, evoluiu tambem taticamente (e dentro da area) tendo passado a jogar como Extremo/Avancado, ou como 9 (sozinho) em 433, ou em 442, a par de Benzema.

      A atitude dele pode ser focada em recordes, mas a base de tudo nao e isso, e a vontade dele em “querer sempre ser melhor”, sabendo que as duas coisas estao ligadas. Essa foi essa a receita da sua carreira. E por isso, cabe ao treinador enquadrar alguem na equipa e vice versa, passar-lhe o QUE ELE TEM que fazer (para poder jogar), seja individualmente ou colectivamente, e tambem cabe ao treinador estar certo… porque isso ajuda bastante a demonstrar algo a alguem, a essa pessoa entender, e finalmente, a que a coisa resulte.

      Eu costumo dizer que para se ser bom gestor nao basta saber de gestao, tambem e preciso ter tomates.

      • Ico
        Posted Março 24, 2021 at 3:39 pm

        Eu acho isto uma questão muito simples. Se tens um jogador da magnitude do Ronaldo, o melhor, na minha opinião, seria criar uma equipe em sua função, foi o que real Madrid de Zidane fez. Vamos ser honestos, Ronaldo não tem um estilo de jogo curto, ele é muito, muito bom em transições.
        Se o Ronaldo não se adapta às ideias da Juventus, a Juventus que se adapte ao estilo de Ronaldo, afinal, eles querem ganhar e Ronaldo é um ganhador. Não acho a declaração de cassano esteja errada, Ronaldo é um problema para o futebol bonito, mas não um problema para Juventus. Alguém imagina Messi ser o Messi no estilo de Mourinho?

        • Mantorras
          Posted Março 24, 2021 at 5:42 pm

          Eu entendo o teu ponto, mas acho que nem e preciso tanto. Ronaldo e mais forte em certos momentos do jogo, tudo bem, isto nunca foi novidade, mas nao e incapaz de fazer certas coisas, certamente nao sera tao incapaz como Morata, por exemplo, e para se poder falar em Ronaldo ser o problema, se a ideia era jogar diferente, entao mostrem la 11 jogadores da Juventus actual capazes disso, sem Ronaldo,. Ele pode perfeitamente ter outras nuances no seu jogo, tanto dentro e fora da area, e ser um 9 diferente para a equipa, mas nem sequer e isso que lhe pedem. Primeiro de tudo, a equipa tiha que saber ser forte em ataque continuado, e nem sequer podemos afirmar isso, para dizer que “nao resulta” por causa de Ronaldo. Futebol fluido? Ai queriam fazer isso e nao conseguiram so por causa de Ronaldo? Entao e estavam a pensar fazer isso com quem mesmo?

          Se a Juve fosse uma equipa suficientemente capaz em organisacao ofensiva, entao ai poderiamos discutir se Ronaldo e o problema deles ou nao, ou se beneficiavam de ter outro tipo de jogador na frente, so que isso ainda esta por provar nem sequer tem ninguem que o possa substiruir e dar a equipa aquilo que ele nao da nesse aspecto.

          Tudo o que se diz, por comparacao com a seleccao nacional por exemplo, esta por provar na Juventus…

          • Ico
            Posted Março 24, 2021 at 9:31 pm

            Concordo contigo, Ronaldo não é o problema, ele não tem futebol de toques curtos, claro, mas ele é eficaz. A Juventus tem que criar um projeto vencedor começando em fazer mudanças no plantel, porque aqueles que estão lá, na minha opinião, só Chiesa tem algo de bom a dar. Ronaldo é bom em finalizar e ele raramente faz isso, mesmo com a péssima equipa ele continua fazer aquilo em que ele muito bom.

      • Ico
        Posted Março 24, 2021 at 4:03 pm

        Não acho que Ronaldo seja um problema, a Juventus está a ser um problema para si mesma e para Ronaldo também, não é preciso ser um especialista para saber que Ronaldo não tem um futebol de bonito (nisto, cassano tem bastante razão), uma vez que se conhece as características do jogador da magnitude do Ronaldo, constróis uma equipe em torno dele. A equipe do Real Madrid de Zidane foi construída em função de Ronaldo e não é atoa que ganharam 3 champions. Agora a Juventus não quer futebol bonito, do contrário, não o teriam contratado, eles queriam ganhar por isso eles o contrataram porque ele é um ganhador. Sem esquecer que ele já está nos seus últimos anos de carreira de modo que é quase impossível mudar o seu estilo de jogo, tenho certeza que se colocar Messi numa equipe que joga em transições, Messi não seria Messi. A Juventus tem que mudar seu sistema, se adaptar ao estilo de Ronaldo e terão a sonhada liga dos campeões.

  • Diogo Cordeiro
    Posted Março 23, 2021 at 10:09 pm

    Ja cansa! O Real ganhou tres champions consecutivas com quem mesmo? Os italianos continuam a fazer o Ronaldo de bode expiatorio. Nada de novo…

    • Oldasity
      Posted Março 24, 2021 at 10:01 am

      Sinceramente não vejo o que está de errado com estas declarações.
      Cassano fala em jogar futebol, bom futebol. E Ronaldo, goste-se ou não, marcando muitos golos ou não, não contribui para bom futebol, que, mais uma vez, é o que Cassano fala.
      No Real também não contribuiu para bom futebol.

  • Miguel Lopes
    Posted Março 23, 2021 at 10:37 pm

    Não falo do Cassano porque ele não é exemplo para ninguém, mas relativamente aos treinadores que trabalharam com o Cristiano têm de ter noção que ele não oferece defensivamente o que outros avançados dão em campo.
    No entanto, se querem ter alguém que marca 30/40 golos por época com 36 anos de idade têm de ter uma tática com 2 avançados, em que um será o “escravo” do CR7 e ele não pode jogar como extremo, a equipa perde ofensivamente e defensivamente.
    É como colocar o Zlatan a extremo, devia ser lindo. Se não querem ter outro tipo de futebol, não podem ter um CR e contratam outro tipo de avançado.
    Quando vejo a Juventus, clube que sempre gostei desde o tempo do Boniek e Platini, faz impressão o fato de serem tão lentos no ataque, tudo muito pastoso e sempre as mesmas jogadas de tentar ir à linha e centrar para a área. Normalmente, as defesas adversárias estão de cadeirinha à espera dos centros. São raras as situações que saem em ataque rápido, e quando acontece é tudo tão precipitado, parece que não sabem o que fazer com a bola.
    Para mim, falta muito trabalho nesta Juventus e Pirlo (pequeno grande jogador) devia ter começado por baixo e talvez ter sido adjunto de um “treinador” como Allegri, porque uma coisa é jogar outra é orientar/mandar.

    • Xyeh
      Posted Março 24, 2021 at 9:14 am

      É curioso dizeres isso porque a Juventus chegou a ser considerada a melhor equipa do mundo em ataque rápido com Allegri, a descida de forma de Alex Sandro e as mudanças constantes de lateral direito rebentaram com essa transição super rápida, já antes de Ronaldo chegar a equipa se arrastava em campo, o Ronaldo foi uma solução de recurso quando deviam ter pensado em criar um projecto para renovar a Juventus.

  • DNowitzki
    Posted Março 23, 2021 at 10:57 pm

    Até a seleção nacional joga melhor futebol quando ele não está dentro do campo. Quem não se recorda da forma compacta e organizada, com laivos de bom futebol e COLETIVO?

    O problema é que um jogador deste calibre goleador e passado jamais poderá ser deixado de fora. Agora, que é giga-egoísta e que condiciona todo o jogo das equipas pelas quais atua é verdade há muito tempo. A sua ida para a Juventus foi uma «catástrofe», passe a hipérbole, para o clube italiano, porque ficaram longíssimo do objetivo atingido, jogaram sempre um péssimo futebol e liquidaram quaisquer hipóteses de contratar jogadores de qualidade a partir daí. Ronaldo sugou e suga uma fatia substancial dos proventos do clube e isso tem-lhe cortado as pernas. O madeirense só os colocou mais longe do sonho de ganharem a Champions.

    • Oldasity
      Posted Março 24, 2021 at 10:03 am

      Subscrevo a 100% é mesmo isto.

    • Mantorras
      Posted Março 24, 2021 at 2:33 pm

      Coisa que nao acontece na Juventus. E tirar o Ronaldo e deixar la o Morata e ver no que da. Ou chamar o Higuain de volta. Ou meter o super consistente Dybala… baralhem e deem as cartas como quiserem a ver se o problema da Juve e Ronaldo. Boa sorte.

  • Marcio Ricardo
    Posted Março 23, 2021 at 11:23 pm

    Bom, vamos lá desmontar isto…

    Em primeiro lugar, a única coisa que se pode dizer é; Cristiano Ronaldo é sempre Solução e não problema.

    Depois, os treinadores italianos já não são o que eram. Sarri colocou as suas equipes a jogar o melhor futebol em Itália ? E o que aconteceu em Inglaterra ? O que é que o Pirlo já provou como treinador para se colocar a culpa no Ronaldo ? A Juventus melhora os resultados quando Ronaldo não joga ? Não. Não melhora. Nem resultados nem futebol.

    Se a Juventus joga mal e porcamente e Ronaldo segue batendo records, o que não seria se a Juventus jogasse futebol a sério ?

    Dizer que as equipes de Ronaldo praticam um futebol pobre também é discutível. Que disputam um futebol artístico pobre é uma coisa, que disputam futebol pobre é outra. Não me parece que seja possível uma equipa jogar um futebol pobre e ser tetra campeã europeia em apenas cinco anos. Não me parece que uma equipa joga um futebol pobre e ganha uma das suas únicas 3 Champions de sua história, sendo um dos clubes mais poderosos do mundo.

    Perguntem ao Pep Guardiola se o Cristiano Ronaldo teria lugar no seu melhor Barcelona ou em qualquer esquipe que ele já treinou..

    • Xyeh
      Posted Março 24, 2021 at 9:10 am

      Tenho a certeza que Guardiola adoraria treinar o Ronaldo só para ver o que conseguia extrair dele, por um lado perdíamos a história maravilhosa de Ronaldo vs Messi mas por outro imaginar os dois juntos a dominar na mesma team seria algo extraordinário.

  • Fr_Baresi
    Posted Março 23, 2021 at 11:27 pm

    O que o Cassano diz é verdade e para mim nem é uma critica ao Ronaldo, mas sim à direção da Juve. Todos sabem que as equipas onde Ronaldo joga, para potênciar as suas qualidades, jogam no erro do adversário e em transição: o Real Madrid de Zidane, a seleção portuguesa, e a Juve.
    A Juve abdicou de uma ideia, que para mim era boa (com Allegri) para se adaptar a Ronaldo. Não funcionou. Depois disso, em vez de contratar um treinador que partilhasse essas ideias, foi buscar Sarri, que é totalmente o oposto mas, em vez de ser Ronaldo a adaptar-se às ideias de Sarri … foi o contrário. Por fim Pirlo, nem sequer sei quais são as ideias dele mas não se parece sentir confortavel com este estilo de jogo. Saliento que com isto, a Juve “abdicou” do seu melhor jogador Dybala, que é um jogador que também precisa de um estilo de futebol diferente para mostrar todo o seu potencial.
    Quer Zidane que Fernando Santos conseguiram ser inteligentes e jogar de uma forma com Ronaldo e outra sem Ronaldo. Não é por acaso que muitas vezes se diz que a seleção joga melhor sem Ronaldo e é verdade (não quer dizer que seja mais forte, mas indicutivemente joga melhor). No primeiro titulo da La Liga de Zidane, Ronaldo ficou de fora muitas vezes e o Real jogava o melhor futebol que o vi jogar nos últimos anos: bola no pé e a dominar os jogos do inicio ao fim, a tirar partido da técnica dos seus craques Kroos, Modric, James, Isco, Asensio, Kovacic, Benzema, Marcelo

    Acredito que com um Mourinho (que já esteve livre entretanto), Simeone ou Ancelotti tudo tivesse sido diferente nestes 3 anos de Juve

    • Xyeh
      Posted Março 24, 2021 at 9:08 am

      A Juve não abdicou da ideia do Allegri para se adaptar ao Ronaldo, o Ronaldo ainda foi treinado pelo Allegri mas este saiu porque a Juve já estava a jogar um futebol triste, 2 anos antes de Ronaldo ir para a Juve toda a gente gabava a transição ofensiva que seria a melhor do mundo na altura mas 1 ano depois isso desapareceu e o Ronaldo ainda não estava lá, os laterais desceram o nível de forma incrível. A Juve começou a cair e não foi com Ronaldo, o Ronaldo foi uma tentativa de impedir essa queda e aí sim podemos debater se não teria sido melhor apostar num treinador e noutros jogadores para impedir essa queda. Sinceramente acho que está lá a mais, fez grandes jogos pela Juventus mas não gosto de o ver em Itália, gostava de o ver em Inglaterra outra vez ou no PSG com Mbappé.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 24, 2021 at 12:44 am

    Isto de certos tipos que andaram no futebol e nunca foram nada andarem a falar mal dos melhores só para serem falados é algo que me incomoda..
    O Real não jogava nada realmente, só ganhou 3 Champions seguidas coisa pouca…
    A Juve não joga nada não é pelo Ronaldo, é muito pelo treinador e depois por alguns jogadores que não têm categoria para um clube desta dimensão, já para não falar que duas das lendas do clube Bonucci e Chiellini já não valem metade do que foram..

  • Leandro
    Posted Março 24, 2021 at 1:33 am

    Mas quem é este e porque tem tanto tempo de antena? Não foi este que ficou gordo no Real Madrid a comer latas de nutella?

    • DM
      Posted Março 24, 2021 at 10:08 am

      Foi, também foi este futebolista que este em 4 fases finais de torneios de selecções e jogou num dos melhores clubes do mundo depois de ter partido a louça toda num dos melhores clubes italianos. O que é que o Leandro já fez na sua carreira para criticar alguém que esteve nos 1% melhores da que desempenhava?

      • Pablo
        Posted Março 24, 2021 at 1:58 pm

        Se fores por essa lógica não podes criticar nenhum jogador do Benfica. O Seferovic foi o melhor marcador da liga portuguesa, o que é que o DM já fez na sua carreira?

        • DM
          Posted Março 24, 2021 at 3:40 pm

          Não considero a minha carreira na área que desempenho inferior à do Seferovic e ainda tenho mais uns 25 anos pela frente, infelizmente ainda tenho que pedalar muito para atingir um nível Cassano e não tenho assim tantas esperanças de o atingir, mais uma vez infelizmente. Depois quando me vir perguntar quem é este numa notícia sobre um jogador que toda a gente sabe ou devia saber quem é está no seu direito de me falar assim.
          Agora eu dizer que o Seferovic não tem a qualidade que um avançado do Benfica devia ter é comparavél? É que acho que deve ter sido o único insulto que fiz ao Seferovic, jogador trabalhador e esforçado, faz o que pode com aqueles pés e aí nunca vou criticar um jogador quanto muito a direção por não o substituir ou dar à equipa um titular a sério.

          • Mantorras
            Posted Março 24, 2021 at 5:28 pm

            O Seferovic e titular da seleccao Suica. Tu, na tua area, se fosses Suico, estarias entre os top11 do pais?

            E perfeitamente possivel, atencao, apenas estou a colocar a questao de outra forma (e tambem nao e muito importante, so achei piada).

            • DM
              Posted Março 24, 2021 at 6:54 pm

              Não sei, por acaso nunca tive curiosidade de ir para a Suiça ou saber como é o mercado lá mas se a concorrencia fossem só dos nascidos na Suiça, estou a brincar, não deveria ser mas num país em que a área estivesse menos desenvolvida talvez fizesse parte de um top11, mesmo assim seria difícil. Mas sou bom profissional pelo menos é o que antigos colegas/chefes dizem, já integrei grandes projectos, também já liderei alguns, trabalhei em multinacionais por isso se fosse comparar os objectivos que posso/podia alcançar na carreira e os que o Seferovic alcançou/pode alcançar não me sinto muito diminuido nem assim tão atrás em termos de sucesso na carreira. Não me importava de estar na pele do Seferovic, até porque já estaria a gozar a reforma dourada depois de ter jogado pelo Benfica mas visto que não deu para ser futebolista não me sinto mal com os meus feitos.
              Mas nem era esse o ponto, só o usei para frisar que o Cassano foi realmente alguém marcante no mundo do futebol

        • DM
          Posted Março 24, 2021 at 3:41 pm

          Isto era a quase a mesma coisa que alguém vir aqui perguntar quem é o Ronaldo? Se não era aquele gordo que jogou no Milan e depois foi engordar mais um pouco para o Brasil

    • Abbas
      Posted Março 24, 2021 at 10:56 am

      Um dos melhores jogadores italianos do século.

  • ThatMan
    Posted Março 24, 2021 at 9:02 am

    Pelos vistos à pessoas que não leram o que está escrito.
    Cassano não disse que o Ronaldo é um problema, disse que é um problema PARA jogar futebol bonito.

    Onde é que está o erro aqui? Há quanto tempo o Real não tinha o futebol bonito? Na Juve, a bem dizer, nunca o teve.
    Até parece crime dizer que para potenciar Ronaldo ao máximo, não pode haver futebol bonito. Tem de ser um futebol na base das transições.

    • Oldasity
      Posted Março 24, 2021 at 10:05 am

      Finalmente alguém que perceba o que o Cassano disse. É isto mesmo.

    • ThatMan
      Posted Março 24, 2021 at 10:47 am

      *há pessoas

    • Santander
      Posted Março 24, 2021 at 10:47 am

      Eu li o que Cassano disse e continuo a achar uma babuseira.. A equipa do Real de Mourinho dos 100 pontos não jogava um futebol bonito? A equipa do United de 2006 a 2009 não jogava um futebol bonito? O real de Ancelotti não jogava um futebol bonito?
      O facto de a Juve não jogar um futebol bonito deve se sobretudo ao treinador que não existe e em segundo lugar a uma equipa que está em claro fim de ciclo..
      Vamos por partes..
      Na baliza tem um GR razoável, mas que ao contrário da opinião geral, está para mim muito longe de ser um GR de topo.. Na defesa o grande patrão está a clara decadência pondo em hipótese terminar carreira este ano e Bonucci é um grande central não nunca teve o carisma de líder sendo sempre que teve que assumir esse papel o seu rendimento caiu a pique.. basta ver o que não jogou em Milão.. Depois de anos a ter DD de topo a Juve tem num extremo de 32 anos a melhor opção para o lugar e do outro lado está um DE que já baixou drasticamente de rendimento há muito tempo.. faz me lembrar o que aconteceu no porto.. um período inicial top mas quando saiu na estava aquém há muito tempo dando até a ideia que era inferior ao Danilo.. Por fim meio campo mediano e veja se o exemplo do Pjanic que era um jogador perfeito para um futebol associativo mas que chega a um clube como o Barcelona e não calça.. e por fim Morata.. um avançado medíocre desde que saiu da Juve.. um avançado gozado por todos e que era pior que o seferovic o ano passado (coitado do Félix) e este ano já parece de topo e querem que o homem que não tem ponta de capacidade técnica jogue um futebol associativo.. E para finalizar Ronaldo… A grande questão e é única em que concordo que nesta fase Ronaldo acaba por ser pouco flexível é na posição que ocupa.. Ronaldo já não tem pujança para jogar como extremo mas também não tem características para jogar como avançado ou PL de referência.. para mim ele rende mais nesta fase como 2 avançado com liberdade total de movimentos mas que joga com alguém que saiba ser referência já frente..

      • ThatMan
        Posted Março 24, 2021 at 2:10 pm

        Bem, estás a dizer que o Ronaldo de Manchester jogava futebol bonito? Isso é verdade, mas esse Ronaldo já não existe há muito tempo.
        O Real do Mourinho jogava o futebol bonito? Discordo. O Mourinho a partir do Real sempre jogou futebol de transições. Aliás, no único jogo que não quis jogar em transição contra o Barça apanhou 5-0 em Nou Camp.

        Jogar bonito é diferente de ganhar muitos jogos. O Atlético de Simeone não tem um futebol bonito (nunca teve) e está em primeiro, já ganhou um campeonato, foi a duas finais de Champions e ganhou (salvo erro) duas Liga Europa.

        Há vários estilos diferentes, lá porque Ronaldo rende mais (indiscutivelmente) num futebol mais de transição não é “malhar” no Ronaldo. Nem tudo é ataques ao homem.

      • troza
        Posted Março 24, 2021 at 3:10 pm

        O Ronaldo de hoje não é de perto o Ronaldo de 2007 a 2012. E nem o de 2014.

        Não concordo com o Cassano mas dizer que está errado porque em 2010 havia futebol bonito com Ronaldo em campo é o mesmo que dizer que o Brasil com Pelé em campo hoje em dia quase sem se mexer pode jogar futebol bonito porque em 1970 o fez.

        De resto concordo que o que a Juve tem feito desde que contratou o Ronaldo parece que não vai ao encontro do All in feito para ter Ronaldo. Se vais buscar o Ronaldo tens duas hipóteses… ou continuas a tua estratégia mas agora com um jogador da qualidade do Ronaldo no plantel ou fazes um all in. A Juve fez uma espécie de nem um nem outro com bocadinhos dos dois à mistura… acontece.

        Mais engraçado é que com arbitragens justas ninguém estaria a falar desta situação porque ainda estariam na champions e iriam jogar contra o Chelsea.

    • Tiago Silva
      Posted Março 24, 2021 at 10:50 am

      Completamente de acordo, o Cassano com futebol bonito quis claramente dizer um futebol associativo e com combinações curtas, algo que não é o estilo do Ronaldo. Não lhe criticou a sua qualidade, apenas disse indiretamente que a Juve não pode jogar esse tipo de futebol com Ronaldo e acabo por concordar.

    • Mantorras
      Posted Março 24, 2021 at 5:22 pm

      Cassano e que sabe.

      – Morata, Deus do jogo associativo e prodigio das tabelinhas ao nivel de Nuno Gomes, so falta o cabelo. PL nada invejoso e qualquer colega deve sentir-se feliz com ele ao lado (Felix?).
      – Antes havia Higuain, um criativo que faz com os pes aquilo que Antonio Tadeia nao faz com palavras e tambem ele conhecido por passar a bola. Poupem-me.
      – Dybala, ou Pedrinho da Juve, tem tanto perfume que Higuain teve que sair porque os dois juntos intoxicavam os colegas que pensavam que estavam a jogar a porta do Boticario. Para o ano vai finalmente explodir e pulverizar todos os recordes de criatividade com o seu talento indomavel. Dificilimo de anular, a nao ser que joguem contra seniores, conseguiu ser o unico jogador do mundo com dificuldades em jogar ao lado de Messi (na seleccao).
      – Bonucci foi a Milan rejuvenescer no Milan Lab e a verdade e que voltou um menino (hoje e metade do que foi).
      – Alex Sandro, juntamente com Bonucci vao ambos para novos, devem ir no mesmo autocarro e tudo. Novos deve ser uma localidade ali nos Alpes. Se para o ano forem com o Bale jogar golf nao se perde nada.
      – Danilo, um senhor lateral conhecido pela capacidade ofensiva. Ate hoje ninguem sabe qual e o pe forte dele, so e pena nao ser pelos melhores motivos. Uma inspiracao para outros Manafas.
      – O meio campo titular e inferior ao do Porto, mas pelos vistos so nao criam mais, ao ponto de vencer a champions, diga-se, porque Ronaldo nao deixa. Arthur afirma-se como sucessor de Pjanic a jogar de maos nos bolsos, embora Pjanic nao tenha rival no comodismo depois de hoje ser suplente de “meio Busquets”. Podemos juntar Rabiot e concluimos facilmente que sem o egoismo de Ronaldo a castrar a equipa, estes magos fartar-se-iam de ganhar champions.

      Havia muito mais para “pegar”, mas nem vale a pena.

      Ninguem no mundo tem dificuldades em interpretar o que esta escrito, ja que a noticia nao esta em hebraico, e (pasme-se!), isto e tao novidade que devem haver edicoes da MARCA de 4 ou 5 anos atras isto ao Ronaldo, e ainda umas 100 edicoes de jornais desportivos tugas a dizer o mesmo acerca da seleccao. Mas claro, o problema nao e ser mentira (ou discordar), e mesmo nao perceber… right… JJ as vezes tambem acha que descobriu a polvora, mas nao costuma colar tao bem assim…

      Primeiro, Sarri e Pirlo teriam de ser treinadores com nivel para um candidato a vencer a champions, segundo, metade dos colegas teriam de ter nivel para ali estar (quanto mais para vencer a champions), e terceiro, os potenciais substitutos do Ronaldo teriam de dar a equipa aquilo que o acusam (bem!) de nao dar, para que as 2346545 declaracoes do Cassano a atacar Ronaldo nos ultimos meses fossem verdadeiras.

      O problema nao e o que ele aponta ao Ronaldo ser falso, o problema e extrapolar isso e fazer disso o bode espiatorio, mais uma vez, parece o JJ com o covid e a epoca do Benfica… e mentira? Nao. Foi esse o problema?

      Bastaria ver que a equipa nao joga um charuto quando Ronaldo nao joga para saber que ate o argumento “ve-se na seleccao nacional” nao se aplica na Juventus. Alias, Portugal, se fizesse um amigavel com eles (ambos sem Ronaldo), amassava facilmente a Juve.

      Ronaldo sempre foi elite e sempre esteve rodeado de elite (colegas e treinadores), mas nunca foi propriamente um criativo. Se alguem pensa que ele rodeado de 3 ou 4 bons, mais um monte de jogadores que se calhar nao jogavam num Leipzig, deve vencer a champions, mesmo tendo o Paulo Bento a treinador…

      I rest my case, e agora sim, admito, nao e facil entender isso.

      PS: Sim, tambem ha varios craques na Juventus, so que a Juve ja teve equipas cujo meio campo eram Pirlo, Pogba e Vidal, e eram treinados por Conte(!), e tambem nao chegou para vencer a champions, sendo que na altura, um dos problemas apontados… tambem era nao jogarem bonito ;)

  • OlhodeFalcao
    Posted Março 24, 2021 at 9:26 am

    Tutorial para ficar famoso como comentador: criticar CR7 directa ou indirectamente todas as semanas.
    Nos últimos 5 anos só ouvi falar do Cassano por críticas ao Ronaldo nos piores momentos da sua carreira. Nesta última linha junto também Fabio Cappello.

    • Nedved_88
      Posted Março 24, 2021 at 10:38 am

      Só se ouve falar de Cassano e Capello pelas críticas ao Ronaldo porque em Portugal só se fala nisso, não postam nem fazem notícia cá de outros comentários que façam.
      Mas era bom que Portugal apostasse também em comentadores ligados ao futebol e não em advogados, professores, médicos, etc… como se faz na televisão pública portuguesa.

  • Oldasity
    Posted Março 24, 2021 at 9:56 am

    Eu por acaso concordo bastante com estas declarações, até porque era a minha opinião antes de Cassano falar, já desde a época passada com Sarri na verdade.

    A culpa não é de Ronaldo, mas é por causa dele que os treinadores não conseguem praticar bom futebol. E também como já tinha referido, enquanto o português lá estiver, o Guardiola não irá assumir a Juventus.
    Penso que seria melhor Allegri voltar a assumir a equipa e aí Ronaldo encaixaria melhor.

    E tenho a certeza que se Ronaldo sai, na próxima época o Pirlo é campeão na Juve.

    • Pablo
      Posted Março 24, 2021 at 1:54 pm

      Seria assustador se não concordasses. O Dybala e o Morata são os melhores da Juventus, o Chiesa tá lá perto tbm.

    • Santander
      Posted Março 24, 2021 at 2:08 pm

      Não concordo mas tudo bem, mas já agora gostaria de ver quem é que o Guardiola ia aproveitar desta Juve mesmo que Ronaldo saísse.. não me parece ter muitos jogadores a encaixarem na sua ideia de jogo

  • Santander
    Posted Março 24, 2021 at 10:07 am

    Mais uma falácia contada tantas vezes… A Juve jogava futebol bonito antes do Ronaldo? Nem pensar… O Chelsea de Sarri jogava um futebol bonito? Nem pensar… O Real de Ancelotti em 4-4-2 com Bale Modric Kroos James Benzema e Ronaldo, não jogava um futebol bonito? Mesmo com o Real já era este discurso quando saiu.. Ia ser ótimo porque iam começar a jogar muito mais e afinal o Real começou a jogar ainda pior.. Ganhou foi uma consistência defensiva superior e é por isso que vai ganhando.. Não e por apresentar um futebol espetacular..
    Esta época da Juve foi tudo mau.. porque já não bastava o Pirlo ser ainda fraco e nem teve direito a pré época… Continuo a não entender como é que esta Juve com este plantel não joga num 3-5-2 declarado ..

    • O Rúben
      Posted Março 24, 2021 at 1:10 pm

      Não me leves mal, mas este é o extremismo que me incomoda.

      Os fãs do Ronaldo não aceitam qualquer tipo de comentário que não seja um elogio. É que o comentário do Cassano nem é propriamente uma crítica.

      Relativamente ao Sarri, completamente de acordo. Implicação. Foi uma miséria no Chelsea e o Ronaldo não tava lá.

      Mas agora como é possível achar que o Ronaldo é peça influente e decisiva para a equipa jogar bom futebol? O Pirlo é o Ancelotti? É o Ferguson? O que muda aqui é o entorno à volta do CR7 e o maestro que os está a comandar.

      Mas o Ronaldo sempre foi uma figura condicionante do jogo coletivo de uma equipa, mas agora as restantes figuras não ajudam, coisa que antes acontecia. Estando bem mais exposto agora.

      Basta ver o exemplo da seleção onde é mais fácil fazer esse exercício. Sem o Ronaldo a equipa fica muito mais fluida nos seus processos e mais homogénea.

      Vocês estão é a puxar para o lado de se indignarem porque acham que o Cassano o está a culpar por tudo isto. Lá está, extremismos.

      Eu não o faço e sempre foi esse o meu registo.

      • Santander
        Posted Março 24, 2021 at 1:40 pm

        Extremismo? Sou o primeiro a criticar extremismos e o único que vejo neste post e dizer que Ronaldo e bom futebol é incompatível..
        Isso que dizes é verdade a 100% mas qual é a equipa que não se adapta ao seu melhor jogador? Bruno Fernandes no United, Messi no Barcelona, Lewandoski no Bayern, Kane e Son nos Spurs.. A coisa mais trivial e usual e as equipas adaptarem o seu estilo de jogo ao seu melhor jogador.. Apenas vejo isso como inteligente.. Quanto as críticas basta veres aquilo que disse em baixo em resposta a outro user .. neste momento não vejo Ronaldo com capacidade para ser extremo porque não tem a técnica nem a velocidade adequadas nem como PL porque não sabe jogar como pivot.. Apenas vejo uma posição possível para ele para continuar a ser de topo e isso entendo que e criticar mas sem cair num extremo de dizer que não e possível combinar Ronaldo e o bom futebol.. até porque o conceito de bom futebol é por si só já bastante discutível

        • Ico
          Posted Março 24, 2021 at 4:13 pm

          Finalmente alguém que entendeu o problema da Juventus. Se tens um jogador como Ronaldo, adapte-se à ele, simples assim.

        • O Rúben
          Posted Março 24, 2021 at 4:35 pm

          Não acho que seja incompatível. Acho é que ele condiciona essa intenção/ideia de um treinador.

          A única posição viável para ele é entre um extremo e um avançado que façam o trabalho que ele já não consegue fazer e o problema é mesmo esse. Antes tinha. Agora não tem, ou seja, oferece cada vez menos a um treinador em tudo aquilo em que não seja finalizar, movimentar-se nos últimos 30 metros e desmarcar-se entre os centrais, logo esta a condicionar as mecânicas de uma equipa.

          Não tem, também, um treinador que queira ouvir consiga moldar a equipa ao seu redor.

      • Mantorras
        Posted Março 24, 2021 at 2:42 pm

        Extremismo e o que faz Cassano quando abre a boca para falar do Ronaldo. A Juventus caiu a pique por varios motivos, e tem treinadores fracos, repito, FRACOS. Sarri, nem no Napoles para mim era nada de mais, ate fui aqui “colocado no lugar” so porque o Guardiola o elogiava quando jogava contra ele… mas vamos vendo e aprendendo ne? O tal bom futebol nao ganhou nada nem a ninguem, e agora, pelos vistos, so nao resultou na Juve porque Ronaldo o impediu de colocar o seu bom futebol em pratica? Isto e ser extremista… e ser extremamente ridiculo, no caso.

        A Juve passou de elite para entulho, e a culpa nao e do Ronaldo.

    • Quinhas
      Posted Março 24, 2021 at 2:17 pm

      Ao Real Madrid só faltou fazer uma substituição directa,com a saída do cr só teriam que ir buscar um outro goleador,Kane ou Lewandovski ,tudo o resto são teorias de conveniência!!!

      • Santander
        Posted Março 24, 2021 at 3:25 pm

        Então porque? Não ia o Benzema começar a marcar barbaridades de golos sem o Ronaldo? E não houve uma substituição direta com o Hazard? Teorias baratas para contrariar teorias de conveniência nunca da bom resultado.. Basta ver que só nos ultimos anos temos Coutinho, Griezmann, Kaká, Bale ou Hazard todos a ficarem aquém do que se esperava por isso essa futurologia barata vale o que vale!

        • Quinhas
          Posted Março 25, 2021 at 12:41 pm

          Está assim tão complicado entender o que escrevi???E Hazard não é uma substituição directa não,porque isso acarreta mudança de esquema da equipa,porque sendo Lewandovski ou Kane ,Benzema continuaria a fazer o que melhor faz sem a necessidade da procura do golo como uma obrigação .
          Teoria barata,futurologia??? ?desculpa isso não deve ser para mim,sou o 1° a dizer que adoro os”acertadores do Euromilhões a quarta e sábado”?o vento nada interfere nas minhas convicções na bola!!!

  • Bio
    Posted Março 24, 2021 at 10:34 am

    Adoro que o Ronaldo seja sempre o culpado de tudo.
    O único argumento que me faz sentido é o económico. Ele é muito caro e condiciona a criação de um plantel mais forte. Agora, ele também é de longe o jogador com mais impacto da equipa, por isso não venham falar de qualidade ou beleza do futebol. Ele é o melhor marcador da Serie A e segundo melhor da Europa, aos 36 anos. Se a equipa não ganha, não é por ele não fazer o papel dele.

    Mas eu entendo, um homem faz tudo quando se acaba a nutella.

  • Aurinegro
    Posted Março 24, 2021 at 11:26 am

    Sarri apresentou o melhor futebol em Itália nos últimos 20 ou 30 anos ?? Eu nem vejo futebol desde 1990, mas vi o Milan de Ancelotti e não tenho duvidas de quem escolhia como o melhor futebol em Italia dos ultimos 20 anos.

  • Macaco
    Posted Março 24, 2021 at 1:44 pm

    Ronaldo se ficar vai entrar em decadência mais rápido.
    Vai se expor demasiado
    Vai queimar a sua imagem
    Vai ter prejuizo pessoal e desportivo.
    Ja deu na Juve o que tinha a dar.

  • T. Pinto13
    Posted Março 24, 2021 at 4:50 pm

    Acho que o MUN jogava bom futebol.
    E mesmo o Real mas todos temos direito à nossa opinião.
    Ronaldo é de facto um matador não alguém para jogar bonito.

  • Francisco Torgal
    Posted Março 24, 2021 at 6:54 pm

    Esta perseguição e procura de bode expiatório é absurda. Está a tomar proporções ridículas. Este e o Messi ganham tanto e dão-nos tanto e recebem em troca a mesma dose de polémica e críticas infundamentadas (algumas fundamentadas claro).

Deixa um comentário