Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sebastian Vettel é tetracampeão do Mundo de F1; Prova na Índia foi um espelho do campeonato, um verdadeiro passeio para o alemão

Sebastian Vettel tornou-se hoje, aos 26 anos, o mais jovem tetracampeão do Mundo de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio da Índia, 16ª das 19 provas do calendário. Para conquistar o seu quarto titulo consecutivo, o piloto alemão da Red Bull-Renault precisava de terminar apenas no quinto posto no circuito Buddh, em Nova Deli, mas alcançou a décima vitória da temporada, sexta seguida e 36ª da carreira. 

A corrida em si demonstra aquilo que foi o campeonato, competição onde Vettel demonstrou uma clara superioridade sobre os seus mais directos adversários. Com quatro títulos mundiais no seu palmarés, torna-se no terceiro piloto mais titulado da história, a par de Alain Prost, somente atrás de Fangio, com cinco, e de Schumacher, com sete. Tem também um papel principal na conquista do quarto campeonato consecutivo de construtores por parte da Red Bull-Renault, onde também merece referência o trabalho de Adrian Newey. Depois dos Williams de Nigel Mansell, Alain Prost, Ayrton Senna e Jacques Villeneuve, bem como do McLaren de Mika Hakkinen, o engenheiro-projectista, hoje em dia na Red Bull-Renault, é o principal responsável pela construção de um carro completamente dominador. Sebastian Vettel vai bater o recorde de Michael Schumacher?

37 Comentários

  • Hugo
    Posted Outubro 27, 2013 at 11:11 am

    Que autêntico passeio.. Foi pena o Webber ter sido obrigado a desistir.

  • Diogo
    Posted Outubro 27, 2013 at 11:13 am

    Espero que para o ano tenha mais concorrência senão a F1 perde toda a piada.

  • Santos
    Posted Outubro 27, 2013 at 11:33 am

    Acho mais o espelho do investimento e melhor engenharia da RedBull, o piloto é o menos.
    A única equipa que não pára a evolução do carro ao longo da época, que tem uma escola de pilotos e de testes e que investe todos os anos mais que os adversários.

    Gostava de ver a comparação de orçamento da RedBull com a Ferrari ou mesmo Mercedes (que ainda por cima são marcas realmente de automóveis ao contrário da RedBull). Há uns anos falava-se que por cada Mil Milhões de Euros investidos conseguia-se um segundo em relação à anterior versão do carro, se a norma se mantiver está explicado o sucesso.

    Isto não é para tirar mérito algum a Vettel, faz lembrar grandes nomes da F1 com a sua postura agressiva tanto em pista como fora, mas a verdade é que com o melhor carro (tão melhor carro…) ganhar é uma obrigação e passeios destes é normal.

    A mudança de motores no próximo ano poderá mudar alguma coisa, mas é só até a RedBull afinar, porque o resto está lá. Dos melhores chassis, melhor fiabilidade de motores e caixa (nestes motores o melhor rendimento por litro, chegava a alturas que faziam menos 10L que os restantes por prova, onde passeavam na mesma). Uma engenharia de top dos top.
    Para o ano é esperar pelos motores Mercedes, Renault e Honda..

    • Pedro
      Posted Outubro 27, 2013 at 11:50 am

      A Redbull usa motores Renault

    • Santos
      Posted Outubro 27, 2013 at 11:58 am

      Eu sei, mas motores naturalmente aspirados é diferente de motores turbo. A Renault tem bom segmento nestes motores, mas a Honda e Mercedes já andam nestas andanças à mais tempo, muito mais.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:03 pm

      Santos,
      Antes de tentares desvalorizar a vitória mais que justa do melhor piloto da actualidade, utilizando mentiras, vai-te informar sff

      Orçamento das principais equipas em 2012:
      Ferrari: 240 milhões Eur
      Maclaren: 220 milhões Eur
      Red Bull: 180 milhões Eur
      Mercedes: 160 milhões Eur
      Williams: 130 milhões Eur
      Lotus: 130 Milhões Eur

      Orçamento para 2013:
      Ferrari: 245 milhões Eur
      Maclaren: 220 milhões Eur
      Red Bull: 210 milhões Eur
      Mercedes: 200 milhões EUr
      Williams: 120 milhões Eur
      Lotus: 110 milhões Eur

      E pronto Santos, a tua teoria de que ganha a equipa que mais investe, acabou de morrer…

    • Hugo
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:08 pm

      O piloto não é o menos. Acredito que ele seja um excelente condutor. Mas a verdade é que o carro de Vettel é imensamente superior aos outros. Segundo os rumores será porque a Redbull terá conseguido criar uma forma legal de ter controle de tração que o permite acelerar mais cedo ao sair das curvas. Mas isto são apenas rumores..

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:21 pm

      Hugo, mas se é legal qual é o problema? porque usas isso como desculpa para a vitória do Vettel? desde que seja legal até podiam inventar um carro com 10 rodas em vez de 4…a equipa toda está é de parabéns por com um orçamento inferior a Ferrari e Maclaren terem mesmo assim criado mecanismos e funcionalidades que permitissem a evolução do carro…

    • Santos
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:39 pm

      Miguel onde foste buscar os dados?

      Não estou a tentar tirar mérito nenhum a ninguém, aprecio muito a condução e ousadia de Vettel nos "combates" pelas posições, mas quando se tem o melhor carro não há nada a fazer. A F1 sempre foi feita de investimentos avultados, quando o sr.Williams entrou para isto cheio de papel quem ganhou? Quando a Ferrari tinha dinheiro à custa dos contractos dos cigarros quem ganhava? Antes de atirares pedras a alguém tem calminha… a F1 é o desporto mais caro do mundo, e quem tem mais costuma ganhar, ponto.

      A Ferrari ganhou com Schumacher porque tinha o melhor carro, não pelo melhor piloto, na altura o Raikkonen dava-lhe dez a zero, tinha era uma carro mau e que o motor da Mercedes andava sempre a estoirar (lembro-me N vezes de ele ir à frente e ter sempre problemas no carro, seja caixa, motor ou até travões), não fosse isso e Schumacher não tinha feito o que fez, sem falar da máfia da Ferrari onde tudo lhe era permitido, desde usar o 2º piloto como "tampão" a raramente ver a bandeira preta…

      Não vejo F1 à 4 anos, nem Vettel é o senhor condutor melhor do mundo.
      A RedBull foi a primeira a utilizar e melhorar os difusores, que até então ninguém pensou que fosse legal, ganhou o primeiro ano porque só eles tinham a tecnologia e os outros não puderam alterar os carros por já estarem homologados. Ganharam o segundo ano porque para uns é o "ano zero" de difusores e para a RedBull era ano de melhoramento.
      Não brinquemos… a RedBull ganha porque fez o melhor planeamento e investe mais no carro, enquanto os outros andam a brincar no tunel de vento, a RedBull já anda a melhorar essas peças…

    • Anónimo
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:48 pm

      Santos, acho que não sabes bem do que estas a falar.

      Marta Gouveia

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:54 pm

      Continuas a insistir na mentira que a RedBull é a que mais investe, quando apenas tem o 3º maior orçamento como eu já te mostrei, mas pronto se queres continuar a mentir é contigo, eu já desmistifiquei a tua teoria, onde nos últimos 2 anos pelo menos, a RedBull foi apenas a 3ª equipa que mais investiu e mesmo assim venceu, mas se tu queres continuar a mentir é contigo

      https://newspagedesigner.org/photo/f1-team-budgets-2013

    • Euclides!
      Posted Outubro 27, 2013 at 1:00 pm

      Essa de dizer que Schumacher só ganhava porque tinha melhor carro é uma anedota de todo o tamanho… Schumacher desde a morte de Senna que era de longe o melhor piloto da formula 1, mesmo quando havia grande domínio dos Macclaren Mercedes no final dos 90, quando tinham Hakkinen e David Coulthard, shummacher conseguia ser competitivo num Ferrari que éra o menos mau dos outros todos… só a partir de 2000 é que a Ferrari de facto passou a ser mais competitiva e ganhava com facilidade, mas não era só o carro, era melhor que os outros…

      só que nestas coisas a idade também não perdoa, e Schumacher com os anos foi ficando mais lento, o Schumacher que correu nestas ultimas épocas já depois de ter abandonado era uma pálida imagem do que foi antes…

      acho que as pessoas deviam simplesmente olhar para os numeros, porque os numeros provam que schumacher foi o melhor piloto de todos os tempos, estatisticamente, recordes etc etc

      quanto muito aceito que se discuta entre ele e o Senna qual dos dois seria melhor, porque ambos eram muito agressivos em pista, Reis a conduzir na chuva…

      a Formula 1 hoje em dia é muito menos espectacular e exigente do que já foi… os carros hoje estão demasiado avançados em termos tecnológicos, metam os pilotos de hoje em dia a correr em modelos de 89/90 com motores V12 e logo veremos se o Hamilton ou o Vettel teem unhas para bater os melhores tempos daqueles anos num Monaco ou em Imola…

    • Santos
      Posted Outubro 27, 2013 at 1:13 pm

      Eu perguntei-te onde foste buscar os dados, não questionei a autenticidade dos mesmos. Volto a dizer-te para não atirares pedras, porque nem tudo aqui são acusações.

      Já viste o centro de desenvolvimento da RedBull ? O "inside" à fabrica deles? Compara o deles com a Ferrari e até assusta. Enquanto uns vão almoçar ao restaurante, outros ficam a comer nas bancadas de trabalho e a pensar no que vão fazer, uns entram às 9h outros aparecem lá às 10h e ainda vão tomar café… (isto são exemplos "fictícios" mas que não fogem muito da realidade).

      O departamento da box da RedBull trabalha todos os dias, treina todos os dias intensamente para alcançar melhores performances no dia das provas, não é por acaso que é a melhor box da F1. Isso requer orçamento avultado? Investir no carro não é só meter dinheiro lá dentro, é estar constantemente a melhor todos os aspectos da corrida. Já viste os afinamentos e as horas "perdidas" com os pilotos de testes até chegar às mãos do Vettel ? Isso requer orçamento avultado?

      Posso ter ideias diferentes, mas sei minimamente como as coisas acontecem, com ou sem teoria da conspiração aprecio muito o desporto.

    • Santos
      Posted Outubro 27, 2013 at 1:24 pm

      Euclides, concordo em muita coisa contigo, mas dizer que Schumacher era o melhor piloto (e ainda que se discuta entre Senna esse "titulo")… a mim doí-me um bocado.

      Mais facilmente metia Mansell (este pessoalmente) ou Piquet ao barulho que Schumacher.

    • Ricardo Peixoto
      Posted Outubro 27, 2013 at 1:37 pm

      Os orçamentos apresentados aqui são falsos penso que são orçamentos que já forma. E a McLaren neste momento esta com alguns problemas financeiros daí o Hamilton ter saído.
      Mas a Ferrari continua a ter o maior orçamento.

      Euclides, quanto ao que disse, que concordo com quase tudo, só na parte da comparação entre Schumma e Senna é que não. Penso que o Senna era mesmo o rei da chuva. De resto.. É obvio! E eu não sou muito de Ferrari e Shumma. Há que dar o braço a torcer. Foi um dos melhores pilotos de sempre e espero que o Vettel é o melhor da actualidade mas tem pilotos quase ao seu nível ou num patamar mais abaixo como Raikkonen, Alonso, Hamilton e o Webber.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 27, 2013 at 1:38 pm

      Santos, perguntaste-me onde fui buscar aqueles orçamentos e eu deixei-te o site onde fui buscar, mas mesmo assim tu insistes em mentir e dizer que a RedBul investe mais que a Ferrari e que a Mercedes, mas não és capaz de provar isso, em vez disso continuas a mentir e a inventar dizendo que a RedBull ganha porque investe mais, enfim…não vale a pena continuar a discutir contigo, quando tu não és capaz de perceber que 180 mlhões de Eur é inferior a 240 milhôes de Eur (no época 2012), e que 210 milhões de Eur são inferiores a 245 milhões de Eur (na época corrente)

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 27, 2013 at 2:04 pm

      Ricardo Peixoto, eu apresentei os orçamentos com base num site que já deixei aqui para todos verem, e tenho esse site como fidedigno…mas o engraçado aqui é que tu e o Santos se limitam a dizer que o que eu mencionei esta falso, mas não conseguem contrapor e provar isso mesmo, enfim…se estou errado prova isso mesmo

    • Czarli
      Posted Outubro 27, 2013 at 2:57 pm

      Euclides o Schumacher nunca na vida é o melhor piloto de todos os tempos, ainda mais se falas "estatisticamente". Vai ver quantos anos correu o alemão e quantos correu o Senna e o Prost e faz a tua estatística.

      E mesmo a nível qualitativo qualquer um dos Villeneuve, Mansel, Lauda ou Raikonnen foram melhores pilotos.

      O Schumacher está ao nível de pilotos como o Damon Hill, Piquet, Alonso, Hamilton ou Hakkinen.

      E certamente nomes como Fangio, Brabham ou o Fittipaldi nunca serão inferiores, apenas não os adiciono ao lote de melhores do que ele simplesmente porque nunca os vi correr.

    • Hugo
      Posted Outubro 27, 2013 at 4:35 pm

      Miguel Antunes, onde é que eu digo que acho mal que a redbull tenha conseguido criar um sistema legal de controlo de tração? Porque é que respondes logo com pedras na mão? Eu disse que o Vettel era um excelente condutor. Não lhe tiro crédito. Não digo que se ele estivesse noutro carro era menos condutor. No entanto acho que ele tem um carro que lhe dá uma vantagem muito superior se os rumores que disse forem verdade. Falas num orçamento inferior quando os valores que eu vi para esta temporada foram que a Red Bull gastou 280€ Milhões tal como a Vodafone McLaren Mercedes e estes superados apenas pela Ferrari que gastou 300€ Milhões. Gostava mesmo que mostrasses onde é que viste esses valores.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 27, 2013 at 4:58 pm

      Hugo, eu pus o link em cima, é só abrires o link que eu pus…mas mesmo os valores que tu dizes voltam a dar-me razão face ao Santos que diz que a RedBull só ganha porque investe mais que os outros, o que é rotundamente mentira, pois a Ferrari é quem mais investe.

    • Ricardo Peixoto
      Posted Outubro 27, 2013 at 5:51 pm

      Miguel Antunes,

      Eu não disse que eram falsos eu disse qe estavam desactualizados. Completamente diferente!
      E salvo erro só a McLaren e que baixo o orçamento e a Mercedes subiu.
      De resto esta tudo muito idêntico ao passado recente.

  • Miguel Antunes
    Posted Outubro 27, 2013 at 11:39 am

    Vitória justíssima do Vettel…quando o melhor carro e o melhor piloto se juntam, dá um passeio deste género…no entanto para o ano com Raikonen na Ferrari acredito que irá ser muito mais competitivo o campeonato, pois o Raikonen irá fazer subir e muito o nível do carro da Ferrari, algo que já se viu que o Alonso é demasiado limitado nesse aspecto

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 27, 2013 at 11:49 am

    Adoro pilotos alemães nas diversas categorias relacionadas com automóveis (desde DTM, F1, 24 horas de Le Mans).
    Este Vettel é um autêntico prodígio na arte de conduzir, tem um espírito vencedor incutido pela escola alemã , por isso adoro vê-lo acelerar e deixar a concorrência a vários metros de distância.
    Como referi ontem, o alemão ficará na história do automobilismo, sendo um dos mais premiados de sempre, é jovem e quer destronar todos os recordes que ainda estão por bater. Michael Schumacher ganhou 7 campeonatos se não estou equivocado, acredito que o Vettel no mínimo empate com o seu compatriota, mas aponto que consiga ganhar uns 8 ou 9 campeonatos.

  • Gonçalves
    Posted Outubro 27, 2013 at 12:07 pm

    Alguém sabe como é que está a situação do Félix da Costa?

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

    • Suspeito do Costume
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:11 pm

      Não ficou. *money, money, money… pigs*

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:13 pm

      Ao que sei, foi "ultrapassado" pelo Russo Daniil Kvyat, na corrida para a Toro Rosso (mais por questões financeiras que pela qualidade do mesmo), e sendo assim mais um ano que não vamos ter um Português na F1

    • Hugo
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:13 pm

      Ficou de fora para dar lugar a um russo. Ainda não vai ser pró ano..

    • Ricardo Peixoto
      Posted Outubro 27, 2013 at 1:40 pm

      Atenção que o próprio Félix da Costa disse que ia haver novidades nestas semanas e não me admirava nada que ele fosse para a Sauber ou Williams.
      Porque são duas equipas que vão ter algumas mexidas. Uma porque vai perder um piloto importante e a outra porque (penso) vai mudar um pouco a estratégia.

  • Mike-uk
    Posted Outubro 27, 2013 at 12:16 pm

    4 anos a vencer com a benção de Newey, quando o quarto melhor piloto na grelha consegue vencer quatro campeonatos seguidos está explicado o impacto da aerodinâmica, onde Newey é Deus.
    Esperemos que as mudanças para 2014 tornem as coisas mais competitivas.

    • Filopez
      Posted Outubro 27, 2013 at 3:23 pm

      na teoria o vettel e o webber tem um carro identico…tal como o alonso e o massa, o raikonnen e o Grojean mas a realidade mostra que um deles é superior ao outro…ja estava na altura de reconhecer que o seb é sem duvida o melhor e os 4 CAMPEONATOS provam isso.

  • Anónimo
    Posted Outubro 27, 2013 at 12:41 pm

    quantos campeonatos já venceu o Newey?

    ocni

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 27, 2013 at 12:57 pm

      Já venceu 10

      1992, 1993, 1994, 1996, 1997 com a Williams
      1998 com a Maclaren
      2010, 2011, 2012 e 2013 com a Red Bull

  • IAN
    Posted Outubro 27, 2013 at 1:19 pm

    Deixei de ver a F1. o DRS, KERS e limitação de potência rebentaram (na minha modesta opinião) com a F1. Quem viu F1 há 20/25 anos e vê agora, parace o dia e a noite. Não há uma pinga de emoção nestes campeonatos/corridas…

  • porquinhodaindia
    Posted Outubro 27, 2013 at 2:24 pm

    Respondendo à questão levantada pelo VM: claro que sim! Vettel tem tudo para ser o piloto de F1 com mais títulos. A concorrência não é fraca, longe disso, mas está a milhas da qualidade do alemão (o que diz bem daquilo que vale!)

  • José Firmino
    Posted Outubro 27, 2013 at 3:47 pm

    Tem mais mérito o Newey que o Vettel. Hoje em dia o que conta é o carro. O piloto é um boneco.

  • José Firmino
    Posted Outubro 27, 2013 at 3:49 pm

    coloquem o hamilton, alonso na red bull e ganham eles.

  • Anónimo
    Posted Outubro 27, 2013 at 4:00 pm

    Vettel… Shumacher… A F1 acabou no dia em que morreu o Airton. Antes havia pistas como Nordschleife e pilotos com atitude como por exemplo o James Hunt. Neste momento isso que eles fazem com essas coisas a que eles chamam carros não passa de uma valente seca.

Deixa um comentário