Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Seferovic marca, Shaqiri bisa e Suíça complica contas de Portugal

Imagem: UEFA

Vitória normal dos helvéticos perante uma Turquia que voltou a apresentar muitas fragilidades e deixa o Euro’2020 como uma das desilusões da prova. A turma de Şenol Güneş prometia, pelos resultados conseguidos no apuramento (foi a melhor defesa, com apenas 3 golos sofridos) e muito talento ao dispôr (Yilmaz, Söyüncü, Çalhanoğlu, Kahveci, Ünder, etc), mas apresentou uma atitude muito pouco competitiva e foi presa fácil para todos os adversários que encontrou, sendo o guarda-redes Çakır a única nota positiva. Já os suíços hoje contaram com um grande Shaqiri (tinha estado desaparecido nas primeiras 2 partidas), tendo Seferovic também subido de nível e ficam com um pé nos oitavos. Destaque ainda para Züber, que fez as 3 assistências da equipa helvética e repetiu o feito de Rui Costa (2000) e Laudrup (1984).

A Suíça derrotou a Turquia, por 3-1, no 3.ª jornada do Grupo A do Euro’2020 e, apesar de ter terminado em 3.º, fica muito bem encaminhada para seguir em frente na competição. Um resultado que pode complicar as contas de Portugal, que já sabe que, em caso de derrota com a França, ficará atrás dos suíços na classificação dos melhores terceiros. A Turquia até entrou bem na partida, obrigando Sommer a uma grande intervenção nos primeiros instantes, mas foi o avançado do Benfica Haris Seferovic a abrir o marcador com uma excelente finalização logo aos 6′. Ainda na primeira parte, Shaqiri ampliou para 2-0 com um grande golo de fora da área e a Suíça até teve oportunidades para matar o jogo perante uma Turquia perdida em campo. Ainda assim, Kahveci conseguiu reduzir em novo golaço e relançou a partida, mas as esperanças turcas duraram pouco tempo, pois Shaqiri voltou a marcar logo a seguir e meteu os turcos fora do Europeu.

XI Suíça: Sommer; Nico Elvedi, Akanji, Rodríguez; Widmer, Granit Xhaka, Freuler, Zuber; Shaqiri; Embolo, Seferovic
XI Turquia: Çakir; Çelik, Demiral, Soyunçu, Muldur; Ayhan, Tufan; Ünder, Kahveci, Calhanoglu; Yilmaz

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

40 Comentários

  • Khal Drogo
    Posted Junho 20, 2021 at 6:52 pm

    Coisas que têm de acontecer para que Portugal possa ser um dos 4 melhores terceiros classificados mesmo com uma derrota frente à França:

    OBRIGATÓRIO: a Hungria não vencer a Alemanha

    2 DOS SEGUINTES 5:
    – Grupo A: a Suíça não vencer a Turquia X
    – Grupo B: a Rússia e/ou a Finlândia não pontuarem (frente a Dinamarca e Bélgica, respetivamente)
    – Grupo C: a Ucrânia e a Áustria não empatarem entre si
    – Grupo D: a Croácia e a Escócia empatarem entre si
    – Grupo E: a Polónia não vencer a Suécia

    Mesmo que os critérios se cumpram, há um último requisito: perder pela margem mais curta possível frente à França

    • JoaoG
      Posted Junho 20, 2021 at 6:56 pm

      Se Portugal chegar ao último jogo a precisar de apenas não perder por mais do que 1 golo, ainda vamos ver o Fernando Santos a defender esse resultado.

    • Flavio Trindade
      Posted Junho 20, 2021 at 8:58 pm

      Ao contrário da maior parte das previsões acho que neste Europeu Portugal só passa se não perder com a França.

      Se não vejamos:

      A. Suíça já venceu
      B. Russia não perde com a Dinamarca
      C. Ucrânia e Austria vão empatar. Dá jeito a ambos

      D. Este é o único que pode correr bem já que me parece que um deles ganha.

      E. Polónia vence a Suécia.

      Ou seja em caso de derrota com a França, Portugal está fora.

      • Khal Drogo
        Posted Junho 20, 2021 at 9:41 pm

        Flávio,

        No D, haver um vencedor no Croácia – Escócia é mau para nós. Deves estar a fazer confusão, queremos e um empate – que me parece pouco provável.

        No B, basta que entre Rússia e Finlândia UMA DELAS não pontue, portanto até acho que é o grupo que pode correr melhor para nós.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 20, 2021 at 6:57 pm

    Se Portugal ficar pela fase de grupos, os turcos arriscam-se a ser a segunda grande desilusão do torneio.
    Que Europeu para esquecer.

    Já quanto a Portugal, o cenário é cada vez mais adverso.
    Posso estar a ser injusto, e já sei que vão dizer que só falo mal da seleção, mas sinto que a Suíça teve uma vitória que raramente Portugal tem. Bons golos, bons pormenores, vitória tranquila. E jogam com o Seferovic na frente de ataque…

    Cada vez mais acho que o Fernando Santos está a dar cabo da seleção, com a sua incompetência.

    • Kafka
      Posted Junho 20, 2021 at 7:32 pm

      Portugal não vai ficar pela fase de grupos e depois da vitória de hoje da Suíça, tem TUDO para no mínimo ir às meias finais

      • Amigos e bola
        Posted Junho 20, 2021 at 8:21 pm

        Tu tens uma fezada, oh Kafka. Ainda não percebeste que muito dificilmente sequer empatamos com a França, e o mais provável é precisarmos de o fazer.

    • Santos David
      Posted Junho 20, 2021 at 7:48 pm

      So um pormenor, amigos: o grupo
      Poe a Suiça no nosso grupo e as coisas seriam diferentes para eles
      Concordo com o resto do teu comentario

      • Sodogodo
        Posted Junho 20, 2021 at 8:45 pm

        O grupo? Portugal que tivesse feito a sua obrigação e ganho à Ucrânia e à Sérvia. Em 4 desses jogos só ganhou um… foi o único favorito a perder um grupo de qualificação para uma selecção da 3ª divisão europeia…

        Na altura na Ucrânia o João Mário jogou a Médio Ala/extremo… alguém se lembra desse jogo? Mais uma amostra de um engenheiro do futebol defensivo.

  • Barinho
    Posted Junho 20, 2021 at 6:57 pm

    Continua a haver muita margem pra passar com 3 pontos desde que não levemos goleada. E também não vamos dar já essa partida como perdida, alguma coisa temos que ter aprendido ontem.

    E esta vitória da Suíça faz com que se passemos em terceiro e desde que os outros dois terceiros não sejam ao mesmo tempo do grupo C e D , vamos pra lado menos difícil da árvore.

  • Fallen Angels
    Posted Junho 20, 2021 at 6:58 pm

    *Tirando a calculadora do bolso*

    Dos grupos B, C, D e E precisamos que dois dos terceiros acabem com 3 pontos e diferença de golos negativa de forma a ser possível perder com a França e passar à mesma.

    Esta vitória da Suiça pode ser positiva caso isso aconteça. Após este resultado, Portugal ao acabar em terceiro jogará contra a Holanda e nos quartos terá pela frente País de Gales ou o segundo do grupo B (Rússia ou Dinamarca), o que nos deixaria com uma boa possibilidade de chegar às meias.

    Importante amanhã a Bélgica ganhar à Finlândia (por quantos mais melhor) sendo que a Bélgica provavelmente vai descansar jogadores e no Áustria vs Ucrânia que haja um vencedor (por quantos mais golos melhor) sendo que neste último o empate serve às duas equipas por isso esperemos que não acordem implicitamente em empatar.

  • Kafka
    Posted Junho 20, 2021 at 7:00 pm

    Discordo do VM, este resultado da Suíça é o resultado perfeito para Portugal, pois a Suíça passando, mete automaticamente Portugal na parte fácil do quadro com passageira estendida até às meias finais

    Depois e em situação extrema em que nem a Suíça se apure, Portugal para já sabe que precisa apenas do empate contra a França para se qualificar, independentemente de todos os outros resultados, porque Portugal empatando faz 4 pontos ficando com 1 golo positivo, e ficaria no mínimo à frente da Suíça que tem 4 pontos com 1 golo negativo e ficaria à frente do 3o classificado do grupo C, pois Áustria e Ucrânia se empatarem ficam com saldo neutro, logo atrás de Portugal

    Até a França com este resultado da Suíça, fica desde já qualificada desde que perca apenas por 1 golo com Portugal, independentemente de todos os restantes resultados

    Ou seja, Portugal ao dia de hoje já sabe que em último caso para se qualificar só precisa de empatar contra uma França que sabe que só precisa de perder por 1 para se qualificar

    Casquem agora em Portugal e na derrota de ontem, vou-me rir muito quando tivermos a jogar com os bombons da Holanda (8os) e do País Gales/Rússia (4os final)

    • ACT7
      Posted Junho 20, 2021 at 7:03 pm

      Nós a fazer contas para passar com 10 e tu a fazer para passar com 9,5 ahahah

      • Kafka
        Posted Junho 20, 2021 at 7:31 pm

        ACT7

        Estou a apontar a esse 9,5 desde o dia do sorteio há mais de 1 ano atrás…. Quando tivermos a jogar contra a Holanda e depois País Gales/Rússia para chegarmos às meias finais, vais-te lembrar destas minha projecção

        Este é o típico filme caso em que ter 20 (ficar em 1o lugar ou 2o lugar ) é muito pior que ter 9,5

        • ACT7
          Posted Junho 20, 2021 at 9:03 pm

          Sim basicamente vamos faltando aos testes porque estamos a confiar em tirar 9.5 e o recurso ser mais fácil :)

    • Il Codino Divino
      Posted Junho 20, 2021 at 7:11 pm

      Pouco importa “a parte fácil do quadro” se nem passares. E a jogar com a mesma passividade de ontem, arriscamos sofrer vários golos.

      Com um empate entre Suíça e Turquia ficaríamos à frente destes. Era a única certeza que terias. Por isso, obviamente, é um resultado que nos complica as contas. Já pareces aqueles adeptos que não querem festejar títulos no sofá porque é mais giro ganhar na última jornada, num estádio, correndo o risco de ficar a ver navios. Quantas mais certezas tiveres, melhor.

      • Amigos e bola
        Posted Junho 20, 2021 at 7:22 pm

        Nem mais. Acho que o pessoal que vê a seleção não tem noção de que se jogarmos contra a França como jogámos contra a Alemanha, um novo cabaz vem a caminho.

    • Cambiasso
      Posted Junho 20, 2021 at 7:22 pm

      Não se trata de cascar por termos perdido. A questão aqui é a humilhação.
      Se calhar não foram 7-1 porque o Low decidiu dar oportunidade às segundas linhas. Aliás por pouco não perdemos o saldo positivo de golos que pode ser importantíssimo no desempate por um possível 3°. Juntando isso à incapacidade do treinador fazer o que quer que seja, a partir do banco ou na preparação dos jogos não acho que possamos estar satisfeitos mesmo que levemos com os bombons dos grupos C (Holanda), A (Gales) ou B (Rússia)…

    • Hirok "The Truth"
      Posted Junho 20, 2021 at 7:27 pm

      Eu ainda não consegui perceber como se ficar em 3o é melhor que passar em 1o.. a UEFA tem isto muito mal feito em termos de oitavos/quartos, pq pelo que dizes Kafka vir Holanda e depois nos 4s um Gales e Rússia?? Tipo que seleções mais fracas para estarem nuns quartos de europeu, isto devia ser 1os contra 3s, e os dois piores 1os vs 2piores segundos e depois 2s vs 2s restantes

    • Joaquim O
      Posted Junho 20, 2021 at 8:03 pm

      Ainda se tivessemos 4 pontos podiamos fazer esse tipo de cálculos, agora com 3 pontos antes de defrontar a França é ridículo, é o mesmo que tirar à sorte. A França não vai arriscar perder, e vai jogar para vencer, porque para eles a melhor garantia de não perder é mesmo ganhar, e não empatar. A sorte de 2016 não vai acontecer duas vezes seguidas, alias viu-se no Mundial 2018 que essa estratégia não nos leva a lado nenhum.

  • ACT7
    Posted Junho 20, 2021 at 7:01 pm

    Jogo de grandes golos.
    A Turquia é a grande desilusão para já, sempre pensei que iam fazer uma boa campanha.
    Do lado da Suíça, levar 3 da Itália pode comprometer as contas e ficarem pelo caminho. Até gosto do 11 dos suíços, não tem super estrelas, mas tem uma equipa competitiva e bastante bem trabalhada.
    Até ao momento dos 6, 1 já tem mais pontos que nos, no mini campeonato dos 3os estamos em 2o.
    Somos a equipa com mais vantagem nos score e temos a vantagem de jogar a saber os resultados todos. Mas temos a grande desvantagem de jogar com a França.

  • ForsenCD
    Posted Junho 20, 2021 at 7:04 pm

    Tirem-nos deste euro.
    Quem convoca William e ainda o põe a titular merece tudo de mau (futebolisticamente falando), sempre a dar preferência aos seus meninos queridos.

    Tudo o que Fernando fez de bem em 2016, fez de mal em 2021.
    É para meter os jogadores em melhor forma e que melhores épocas fizeram, não esta vergonha.
    Adrien, Joao Mario, Cedric, William são uma sombra do que já foram mas no ano de 2016 em que tinham o chip de Jesus e carburavam a alta intensidade eram então soluções viáveis na altura, porque é que este “treinador” não seguiu esta fórmula em 2021?

  • masterDC
    Posted Junho 20, 2021 at 7:06 pm

    Por um lado a Suíça complica as contas de Portugal já que ficou com 4 pontos, mas por outro esta vitória pode nos ter dado muito jeito. Caso passemos em 3.º a hipótese de apanharmos a Bélgica é muito reduzida, temos uma maior probabilidade de apanhar os Países Baixos, que sem a vitória da Suíça isso não aconteceria. Basta-nos agora é conseguirmos classificarmo-nos como melhor terceiro.

    • Kafka
      Posted Junho 20, 2021 at 7:39 pm

      MasterDC

      Correcto, neste momento só se passasse o 3o do C e do D, é que Portugal iria para a parte difícil do quadro

      Vamos ver, para já tudo bem encaminhado para irmos para a parte fácil

  • DNowitzki
    Posted Junho 20, 2021 at 7:16 pm

    No tintol confiemos.

  • Kafka
    Posted Junho 20, 2021 at 7:27 pm

    Tudo com medo de Portugal não se apurar, quando o mais provável é chegarmos já apurados antes de jogarmos, ou então a precisarmos apenas de empatar ou perder por 1 contra a França

    Mas deixem chegar o bombom dos 8os final e 4os final, que depois quero ver o choro todo por termos uma passadeira completamente estendida para as meias ffinais….

    Para já tudo a correr como planeado desde que vi o sorteio, tal como disse logo na altura do sorteio, tivemos um sorteio de sonho e para já tudo a correr sem surpresas para a ida às meias finais

    • Berdadeiro
      Posted Junho 20, 2021 at 9:16 pm

      Apurados antes de jogarmos? Tu tens noção das coisas que dizes?

      Vamos ver os terceiros classificados neste momento. A Suiça tem 4 pontos, a Finlândia tem 3 e a Áustria 3. Portanto, mesmo que as duas últimas não pontuem, já têm os mesmos pontos que nós, e nunca vamos entrar em campo apurados como melhores terceiros do que eles porque podemos levar 4 da França e ter pior diferença de golos.

      A única hipótese completamente remota de entrarmos já apurados seria se se conjugassem todos estes resultados: Croácia e Escócia empatarem; Espanha perder com a Eslováquia e Polónia não ganhar à Suécia. Só dessa forma é que tinhas 2 terceiros classificados com 2 pontos.

      E mais… Suiça já tem 4 pontos. Se Ucrânia e Áustria empatarem, fazem 4 pontos. Se Croácia ou Escócia ganharem, um deles faz 4 pontos. Se Espanha e Polónia ganharem, o 3º desse grupo (Suécia) faz 4 pontos. Portanto aí tens 4 grupos em que é bastante provável o 3º classificado fazer 4 pontos, o que deita por terra essa ideia estapafúrdia de perdermos por 1 ser suficiente.

    • Jan the Man
      Posted Junho 21, 2021 at 12:22 am

      Nunca vamos entrar já apurados, dado que se a Hungria vencer a Alemanha é nós perdemos com França terminamos em 4o lugar.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 20, 2021 at 7:41 pm

    Muito triste por este resultado por 2 razões:

    1- complica o apuramento de Portugal, esta era uma das maiores esperanças de nós apurarmos mesmo perdendo com a França

    2- Tinha o Shaqiri no meu fantasy nas 2 primeiras jornadas e decido tirar para esta jornada para preparar já terreno nas eliminatórias. Nos 2 primeiros jogos super apagado, hoje com 2 golos ahah, o meu azar já estou habituado. Substitui o Shaqiri pelo Yarmolenko, com a minha sorte irá acontecer o contrário com ele ahah.

    A Turquia desiludiu imenso este Europeu, nunca mostraram competitividade nem organização para este nível.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Junho 20, 2021 at 7:58 pm

    Qualidade e quantidade como não se via ao tempo e temos de andar sempre a fazer contas e a rezar para apanhar as seleções mais fracas, caso passemos a fase de grupos, grande tristeza.
    Só não façam perguntas incómodas ao engenheiro que ele à imagem dos nossos governantes nunca têm de responder por aquilo que fazem. Sl

  • Pikka
    Posted Junho 20, 2021 at 8:07 pm

    Sempre de calculadora na mão, agora vejo porque lhe é chamado engenheiro Fernando Santos

  • OlhodeFalcao
    Posted Junho 20, 2021 at 11:12 pm

    As únicas contas que Portugal tem que fazer é ganhar todos os jogos em que entra em campo. Chega de pensar pequeno nos empates e derrotas, temos de pensar em ganhar à França até para aumentar os níveis de confiança de toda a equipa. Neste momento Portugal se jogar como no último jogo, não vence nem um País de Gales, quanto mais uma Holanda ou Bélgica.

    Naturamente caso se proporcione um quadro favorável no sorteio, seria ótimo. Mas neste momento Portugal tem é que pensar em garantir o apuramento, o que não está nada fácil, e o resultado de hoje colocou Portugal mais longe.

    A França vai jogar para DIZIMAR Portugal, portanto a ideia do 3º lugar ainda está muito complicada, porque é necessário abordar a diferença de golos, além de que as selecões já estão a contar que os 4 pontos chegam para passar.

    Contra a França é jogar para a vitória e o empate seria o mínimo exigido aos Campeões Europeus.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 21, 2021 at 12:03 pm

      Concordo, para jogar assim mais vale ser eliminado já. Temos que pensar como uma equipa grande e lutar pela vitória em todos os nossos jogos, independentemente de jogarmos de forma ofensiva ou de forma defensiva. Se não for assim não vale a pena.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 20, 2021 at 11:30 pm

    Estou contente pelo bom golo do Seferovic e pelos turcos terem sido dizimados. Quanto ao resto, o melhor é aguardar por quarta-feira.

Deixa um comentário