Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Sei que me criticam. Mas não sou um jogador que faz muitos truques e de levantar o estádio»

Vai conseguir dar a volta às críticas? Com Jesus nem tem sido titular.

Julian Weigl, que custou 20 milhões de euros em janeiro último, ainda não se afirmou em pleno no Benfica, mas diz saber conviver com as críticas. “Sei que gerei muita expectativa e que há críticas. Mas não sou um jogador que faz muitos truques e de levantar o estádio. As minhas qualidades como jogador defensivo são outras”, frisou o médio alemão ao jornal “Bild”. Weigl explicou ainda algumas das diferenças entre o Borussia e os encarnados. «O Dortmund também é um grande clube com muitas oportunidades e adeptos incríveis. Mas no Benfica há diferenças… Neste ambiente tens os melhores pré-requisitos para um maior desenvolvimento. Tens de ver como as coisas funcionam aqui quando ganhas títulos. Os adeptos são totalmente loucos. Em muitos jogos fora de casa, 70 por cento do estádio são adeptos do Benfica. Há sempre um ambiente muito quente», sublinhou.

57 Comentários

  • Mastodon
    Posted Novembro 5, 2020 at 11:36 am

    Podia ter dito assim “Não sou um jogador de levantar estádios, nem fazer passes para a frente e muito menos tentar disputar uma bola quando o adversário a tem controlada”.
    Mas claro, as pessoas começam a criticá-lo porque não faz truques! Eu sei que o Benfica atual parece um circo, mas menos Weigl.

    • Chico
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:10 pm

      O que mete mais piada é ele descrever-se como jogador defensivo, quando deve ser dos médios com menos recuperações de bola por 90 minutos da liga.

    • Creed Bratton
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:59 pm

      Mas eu percebo o porquê de Weigl ter dito o que disse. Temos o caso Taarabt no mesmo clube. “Jogador de plateia” que como de vez em quando faz umas brincadeiras engraçadas com a bola passa mais despercebido nas críticas e facilmente é elogiado ou desculpado de erros. Isto quando desequilibra imenso a equipa jogando a 8 da forma que joga.

      • Chico
        Posted Novembro 5, 2020 at 1:55 pm

        Passa despercebido? Por aqui o jogador mais criticado a seguir ao Pizzi no Benfica é o Taarabt.

        • Aurinegro
          Posted Novembro 5, 2020 at 3:01 pm

          Taarabt não está logo a seguir ao Pizzi. Acho que tanto AA e Grimaldo são bem mais criticados que o Taarabt. Já para não falar de Seferovic. E o Ferro não está na lista porque não tem jogado.

        • Creed Bratton
          Posted Novembro 5, 2020 at 3:02 pm

          AA? O próprio Weigl? Seferovic? Mesmo Nuno Tavares?

          O Taarabt deve andar ao nível de um Ody em termos de crítica aqui.

          E eu não escrevi que Taarabt passa despercebido nas críticas. Escrevi que passa mais despercebido. Eu sei que ele também é criticado. Não é é tanto.

  • MuchoG
    Posted Novembro 5, 2020 at 11:40 am

    Gostava de saber onde estaríamos hoje se a direção tivesse feito a vontade ao Lage e tivesse gasto mais 2 milhões no Bruno Guimarães que é o 8 que ainda não temos, mas pronto só o Jesus é que tem direito a ter os jogadores que quer.
    Até ao resto da minha vida vou defender que o Weigl é um excelente jogador com mais que qualidade para jogar no Benfica, mas não podia ter vindo para um pior esquema, basta ver os trincos que tiveram sucesso no nosso 4-4-2 nos últimos 10 anos, Javi Garcia, Matic, Fejsa. E se o sérvio do United era um dos 3 melhores trincos do mundo no seu pico não me digam que o Weigl está furos abaixo do Javi ou do Fejsa.
    Como o Benfica joga quase sempre em 4-2-4 está sempre muito exposto na transição defensiva e pede muito aos 2 médios para cobrirem imenso terreno e que fechem muito bem os espaços, pede-se muitos aos 2 médios fisicamente neste esquema. Agora é ver que a nossa dupla titular é Gabriel+Taarabt a juntar ao facto de jogarem ao lado de jogadores como Pizzi, Gilberto, Grimaldo, Almeida e a malta admira-se que a equipa tenha problemas defensivamente.
    A comparação para o Weigl é Busquets, tendo claro em conta que nunca na vida vai chegar perto do nível do espanhol, mas o Benfica precisa de um Casemiro, Danilo, até o Palhinha seria titular de caras. Enquanto continuarmos a jogar neste esquema o Weigl vai estar sempre em desvantagem porque os pontos fracos dele são os que precisamos mais para a posição, tenho pena porque é um excelente jogador mas ou JJ faz aqui um milagre ou o alemão tem os dias contados.
    Samaris tem de começar a ter espaço porque é o único trinco de raiz no plantel que já teve sucesso a jogar num meio campo a 2, mas olho agora para os convocados para hoje e vejo que não está na lista por isso deve estar fora dos planos de JJ. Até Janeiro ou continuamos a sofrer com Taarabt+Gabriel ou Todibo pode ter de ser opção a 6. A saída de Florentino faz cada vez menos sentido.

    • Chico
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:09 pm

      Com Bruno Guimarães e Luca em Janeiro, o Benfica tinha sido campeão.

      • MuchoG
        Posted Novembro 5, 2020 at 1:39 pm

        O planeamento do ano passado ainda me dói, sai Jonas e Félix para entrarem dois pontas de lança, precisamos desesperadamente de um 8 e contratam um trinco de 4-3-3 para queimar o nosso trinco jovem.

    • Xefe
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:14 pm

      Outro solução seria um meio campo a 3 três, com Weigl + Gabriel/Samaris + Taarabt/Pizzi. O Weigl passava a estar mais protegido num meio campo a três, e o Taarabt ou o Pizzi jogavam numa posição que os favorece mais. Para além disso, o Everton teria um bocado menos responsabilidades defensivas, e talvez mostrasse mais do que tem feito.

      O Waldschmidt já jogou na direita, e num 4x3x3 os extremos têm liberdade para aparecer na área. E ainda se resolvia a questão do extremo direito que tem sido a posição da frente onde não há um claro titular, pois os que têm lá jogado ou não têm as caracteristicas ideais (Pizzi e Pedrinho) ou não têm qualidade suficiente (Rafa).

      • MuchoG
        Posted Novembro 5, 2020 at 1:35 pm

        Sim, o Weigl é jogador de 4-3-3 e gostava de ver o Benfica jogar assim porque acho que temos muitos jogadores que se dariam bem nesse esquema.
        Mas estamos a falar de JJ logo a a chance de isso acontecer é 0, por isso é que não tenho muitas esperanças em relação ao futuro de Weigl no Benfica.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:55 pm

      Exactamente!!

    • Mantorras
      Posted Novembro 5, 2020 at 5:01 pm

      100% correcto.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 5, 2020 at 11:43 am

    Tem que começar a ser titular, é um jogador de outro nível que o Benfica tem que aproveitar. É um jogador pouco agressivo é verdade, mas é um jogador que se posiciona muito bem e que dá uma saída muito limpa à equipa, a jogar ao lado de um 8 agressivo e de nível as suas fragilidades não se notariam tanto. Percebo o porquê de não jogar, mas com o jogo que o Gabriel e o Taarabt fizeram na segunda não espero outra coisa que não a titularidade do Weigl hoje, possivelmente com Gabriel ao lado.

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Novembro 5, 2020 at 11:46 am

    O afamado “mestre da táctica” ainda não conseguiu perceber que o Weigl é o único médio do Benfica que sabe, de facto, o que é… táctica. Para percebermos o porquê de o Weigl ainda não ter “convencido” (o que quer que isso seja) basta vermos a repetição do jogo com o Belenenses: ao minuto 12′, mais coisa menos coisa, o Taarabt pega na bola e faz uma daquelas arrancadas idiotas que ele costuma fazer, com o resultado do costume (perda da bola), colocando imediatamente a equipa em risco e desequilibrada porque, sendo ele o 8 e tendo perdido a bola, o meio-campo ficou automaticamente descompensado e qualquer ideia de transição defensiva foi ao galheiro; nesse preciso momento, o primeiro jogador a chegar ao jogador do Belenenses para recuperar a bola e impedir o contra-ataque foi o Weigl (não recuperou totalmente a bola mas apertou o jogador e impediu a jogada do Belenenses, que certamente traria consequências desastrosas para o Benfica, dada a fragilidade defensiva). Por aquele pequeno momento é fácil entender a dificuldade do Weigl em render neste Benfica: ele tem que estar, não só preocupado com os adversários, com as acções e posicionamentos dos adversários, mas também com os próprios colegas, com as idiotices e posicionamentos dos colegas. É difícil para qualquer jogador de qualidade jogar numa equipa de marretas.
    Enquanto o Benfica não estabilizar um meio-campo onde os jogadores joguem nas suas posições devidas e onde as suas características sejam devidamente utilizadas, não há cá “jogar o triplo” coisíssima nenhuma. O Taarabt não é um 8, nem nunca vai ser, é demasiado burro para jogar nessa posição. O Gabriel não é um 6, nem nunca vais ser, é demasiado mole e tacticamente pouco consistente. O Samaris poderá ser um 6, mas não pode jogar com o Taarabt a 8, porque não tem consistência táctica para compensar o marroquino. O único jogador que pode jogar naquela posição é o Weigl (e teria sido, também, o Florentino). Que um treinador que custa uma porradaria de milhões por ano e se considere um “mestre da táctica” não consiga ver todas estas coisas que estão à vista até de um qualquer Vasco Seabra desta vida… essa sim, é a verdadeira tragédia deste Benfica. Tomara termos mais 7 ou 8 jogadores da categoria do Weigl.

    • Chico
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:08 pm

      E os lances que o Weigl fica a marcar com os olhos?

      • Francisco Parrinha Guerreiro
        Posted Novembro 5, 2020 at 3:18 pm

        Quando está no banco, o que são a maioria das vezes, não lhe resta senão marcar com os olhos. Estando em campo, não tenho visto muitos assim. Tenho visto muitos em que ele circula a bola como mais ninguém no meio-campo e, quiçá, no plantel inteiro. E muitos em que ele tem que correr atrás do prejuízo que os colegas deram, como no caso que descrevi. Mas eu não minto: não percebo por aí além de bola, portanto posso estar enganado.

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:08 pm

      Isto!

    • MikeM
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:22 pm

      O problema do Weigl, do Otamendi e do Vertonghen são os companheiros. O Weigl com um Enzo à sua frente triplicaria de rendimento, o que acho inacreditável foi o facto de um treinador com os conhecimentos e experiência do JJ não ter percebido de antemão que Taarabt não pode ser o número “8”, num meio campo a 2, em nenhuma equipa do Mundo e que Pizzi é ainda pior.
      Não se contratou para as posições que eram realmente as mais deficitárias, as laterais e o médio centro, agora quem paga é quem fica.
      Weigl tem 25 anos e vários a titular numa das melhores equipas alemãs, Vertonghen foi titular no Ajax, foi titular nos Spurs e continua a ser indiscutível numa das melhores seleções europeias, pela qual tem mais de 100 jogos. tem 33 anos, está longe de ser velho para um central e mantém as suas qualidades intactas. Otamendi, além do que fez em Portugal, foi dos melhores centrais do campeonato quando esteve em Espanha e na maioria das vezes titular numa das melhores equipas do campeonato inglês.

      Curiosamente os 3 jogadores mais provados a nível internacional, que já mostraram o seu valor nos melhores campeonatos do Mundo estão a ser dos mais criticados e não servem para o Benfica. E ainda junto o Everton, titular da seleção brasileira, que por não ter chegado e rebentado com tudo nos primeiros 10 jogos, já é um flop.
      Algo estará muito errado.

      Bons são o Pizzi, que é medíocre em 99% dos jogos, o Gabriel, que falha passes um jogo inteiro e o Taarabt, que querem transformar num grande médio centro aos 31 anos, quando nunca o foi.
      Mais o futuro lateral esquerdo da seleção nacional, que não sabe parar uma bola nem tem noção de como se defende.
      Está tudo trocado.

      • Francisco Parrinha Guerreiro
        Posted Novembro 5, 2020 at 3:14 pm

        Sinceramente, até nem tenho ficado desagradado por aí além com os jogos do Pizzi a 8. Os jogos em que fez a posição não foram testes de dificuldade por aí além, e obviamente ele não pode ser o 8 titular de uma equipa como o Benfica pretende ser, mas tem estado mil vezes melhor que o Taarabt, porque não é burro como o marroquino, não sobe à parva, não descompensa a equipa, tem noções mínimas de posicionamento táctico, dos momentos da equipa… O Taarabt é um jogador com bons pés, talvez possa ter um rendimento de bom nível numa ala, num meio-campo a 3, como jogador solto atrás dos avançados, mas bastam 5 minutos para perceber que nunca na vida pode ser um 8 ou formar um meio-campo a 2.
        Aliás, esta ideia de que, num meio-campo a 2, tem que haver um médio “criativo” é, ela própria, absurda. Quando tens dois avançados, dois médios-ala que transportam bem a bola por fora, mas se calhar até melhor por dentro para os laterais terem espaço para subir (e é nisso que são melhores, todos os laterais do Benfica), e depois ainda se quer um (muitos querem dois) médio que drible e cruze e remate e faça trinta por uma linha… Quer dizer, não sei quem é suposto defender: será que são só os dois centrais? Se calhar por isso eles são tão criticados, têm que trabalhar por 3 ou 4. Deve ser isso o “jogar o triplo” que o “mestre” apregoa. O melhor meio-campo para o Benfica esta época teria sido Weigl-Florentino. Não havendo Florentino terá que ser Weigl-Samaris/Gabriel. “Ah e tal, só passam para o lado”. Passam para os colegas, que é isso que devem fazer, não é entregar a bola ao adversário, como o Taarabt e o Gabriel quando pensa que é o Beckham cá do burgo.

        • MikeM
          Posted Novembro 5, 2020 at 4:06 pm

          Epá concordo! Com quase tudo…
          Tiro a parte do Pizzi, realmente é um jogador inteligente, é pena as qualidades físicas e técnicas não acompanharem essa inteligência. Pizzi pensa bem mas executa muitas vezes mal. Falta-lhe a técnica, falta-lhe a capacidade física, faltam-lhes “as ganas”.
          Devia ter sido vendido quando o poderia ter sido, o que não sei se alguma vez aconteceu. Há muito tempo que é mais problema do que solução.
          De resto, serei dos poucos que não pode com o Gabriel, que varia do bom ao péssimo e esses jogadores nunca me agradaram, tão depressa faz um jogo em que o comum dos adeptos diz “sim senhor temos jogador” como faz outro em que não acerta uma. Jogador pouco fiável e displicente, não serve.
          Agora sim, o meio campo mais forte, dos que podiam ficar, seria Florentino-Weigl, emprestaram o primeiro e o segundo fica no banco. Bom bom são é Gabriel-Taarabt, nem um é médio defensivo nem o outro é um “8”. Tudo certo.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:53 pm

      Aí está, subscrevo por completo, mas isso é preciso ver os jogos com olhos de ver, que é coisa que a maioria não vê.

    • Mantorras
      Posted Novembro 5, 2020 at 5:03 pm

      Portanto, o Benfica precisa de um 8, certo? Concordo!

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 5, 2020 at 11:59 am

    Com este rendimento nulo o Benfica nunca o irá conseguir vender por mais do que 10 milhões de euros.
    Não admira que já tenham contactado o amigo Jorge Mendes para ver se ele arranja colocação em qualquer clube da Europa que possa comportar o seu enorme salário.

    • Creed Bratton
      Posted Novembro 5, 2020 at 12:51 pm

      Em relação a primeira frase, RdT estava pior e tinha muito menos valor no mercado por exemplo.
      Em relação a segunda frase, gostava de saber onde saca informações desse tipo.

    • Creed Bratton
      Posted Novembro 5, 2020 at 1:18 pm

      Já vi que se baseou na CS para essa segunda tirada. No caso de Darwin, referiu que tinha sido o SL Benfica a plantar o interesse. Agora, assume como verdade que o SL Benfica andou a oferecer Weigl. Já deu para perceber que linha é que quer seguir.

      Por você o SL Benfica deveria ter ido buscar o Nuno Pina na vez de Weigl…

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 6, 2020 at 12:41 am

        Talvez estivessem melhor servidos em termos de tamponar o meio campo e ainda poupavam 20 milhões e um dos salários mais altos da equipa que aparentemente é dos melhores do mundo a desarmar os adversários… com os olhos e á distância.

  • Mrleinad
    Posted Novembro 5, 2020 at 12:05 pm

    Vamos Julian ! Eu acredito que ainda te vamos ver a dar-nos muitas alegrias …
    Aqui na Tuga critica-se tudo e houveram iluminados que associaram o desaire da época passada à entrada de 1 jogador para a equipa .. Como se o Benfica estivesse a jogar um futebol de grande nível na 1ª metade da época. Também se fez igual ao Pepe quando foi contratado para o Porto a meio da época, o que no minimo é muito redutor…Falar do insucesso coletivo de uma equipa (11 titulares mais restante plantel) culpabilizando apenas 1 jogador ! Muito menos …

  • golias
    Posted Novembro 5, 2020 at 12:17 pm

    Na minha opinião, a dupla de médios deveria ser, até termos um 8 em condições, Weigl e Samaris, ou Weigl e Gabriel. A jogar de 3 em 3 dias não dá para jogar com Gabriel e Taraabt. Muito do sucesso do Benfica ou falta dele, vai ser a forma como JJ irá resolver este problema. A questão é que sem Taraabt a 8 não existe o passe/progressão em verticalidade, ou seja, só há passes para o lado e não existem passes para a frente, o único capaz de algo semelhante é o Pizzi nessa posição, mas convenhamos que Pizzi não serve (continua forte contra os fracos e fraquissimo contra os fortes).

    • Ezio
      Posted Novembro 5, 2020 at 1:29 pm

      Acho que a melhor posição para o Taraabt seria jogar nas alas, em especial do lado esquerdo, técnica e capacidade de desequilíbrio tem, até mais que o Cebolinha que até agora pouco se viu, no entanto também podia jogar como ala direito o único problema é que desse lado há lugar cativo para um “craque” de nome Pizzi.

  • ktc
    Posted Novembro 5, 2020 at 1:04 pm

    O Weigl define-se como um jogador mais defensivo, ora o que ele tem de pior são mesmo as características defensivas !! Para mim , ele só pode jogar na posição 8, neste esquema de Jesus fica difícil ele jogar, ou o meio campo fica muito frágil

  • EagleBond
    Posted Novembro 5, 2020 at 1:12 pm

    Enquanto ninguem perceber que o sistema utilizado não se adequa aos jogadores que o plantel tem não passaremos disto. Os problemas serão sempre os mesmos. Nenhum treinador que esteve a frente do Benfica teve capacidade para ver isto nem o atual tem. É preciso mudar. Poucas são as equipas no mundo do futebol que joga neste sistema, porque será? Muitos podem não concordar mas é apenas a minha visão. Neste momento, o melhor sistema para Benfica seria um 3-4-3. Libertaria os libertaria os lateriais para aquilo que são melhores e fazia sobressair outros. Como disse é apenas a minha opinião.

  • Rui Silva
    Posted Novembro 5, 2020 at 1:33 pm

    Por acaso nos poucos minutos que jogou este ano, achei que esteve francamente bem: passe muito certeiro, mais passes verticais, mais progressão com bola. Acho que vai ser uma questão de tempo até ganhar um lugar.

    • Schwifty
      Posted Novembro 5, 2020 at 10:41 pm

      Tem estado mais intenso e melhor defensivamente. Vamos ver como será a sua evolução com Jesus.

  • Nazgul
    Posted Novembro 5, 2020 at 1:50 pm

    Se alguém der 18/20M pode ir a vontade, não serve para o esquema do Benfica!

    Joey Veerman

  • Bruno Cunha
    Posted Novembro 5, 2020 at 2:02 pm

    O Weigl é o estilo de jogador que vai deixar de existir daqui a uns anos.

    Ao contrário do que muitos defendem não é preciso ser-se um “armário” para jogar futebol, é preciso sim ser um jogador com passada larga. O futebol é jogado cada vez mais rápido e se não fores rápido a reagir e a chegar rápido ao adversário vais passar mal (e Weigl é mesmo muito lento).

    Olhas para o plantel do Benfica e vês que não há maneira nenhuma de encaixar Weigl porque ele nunca vai ter rendimento. Com Gilberto, Nuno, Pizzi,Gabriel e Taarabt a perder bolas o alemão é colocado constantemente na posição que é mais fraco – transição defensiva.

    Enquanto o Benfica tiver bola não há melhor que o alemão,dá fluidez ao jogo, não falhando um passe que é o que se pede naquela posição e não aqueles balões que Gabriel tenta que mesmo que entrem não oferecem nada ao jogo.

    Se Weigl tivesse a rotação que Uribe tem, era dos melhores trincos do mundo. Assim é um médio que só joga se a equipa tiver preparada para proteger o seu jogo.

    • Mantorras
      Posted Novembro 5, 2020 at 5:10 pm

      Nao acredito que isso aconteca. Desaparecer? O futebol pausado e de posse vai sempre existir e a cabeca sera sempre mais importante que o fisico, mesmo que. o fisico continue a ter mais e mais relevancia. Agora, se tiveres dois jogadores praticamente “igualmente” capazes e um for melhor fisicamente, nao ha que enganar.

      • Bruno Cunha
        Posted Novembro 5, 2020 at 9:00 pm

        A cabeça é mais importante mas tens que aliar isso a velocidade. Não digo que jogadores de posse vão desaparecer mas jogadores sem passada larga vão ser cada vez mais raros

        • Mantorras
          Posted Novembro 6, 2020 at 4:48 pm

          Raros sim, mas se forem mesmo melhores vao ter sempre equipas onde sao melhores, jogos onde sao mais “jogadores” e podem fazer mais a diferenca. Mas concordo que vao ser cada vez mais raros, ja ha alguns anos que o futebol virou nesse sentido…

    • Jota Neves
      Posted Novembro 6, 2020 at 2:02 pm

      Concordo em parte. Falta-lhe agressividade mas discordo que seja um jogador lento. O Thiago Alcantara é um jogador com caracteristicas semelhantes ao Weigl e ninguém diz que é “o estilo de jogador que vai deixar de existir”. O problema é que o meio campo está povoado de jogadores que defendem mal, não pressionam ou pressionam mal e erram demasiados passes, sobretudo na transição ofensiva. Vemos muitas situações de jogo em que temos o Weigl para parar saídas rápida de contra ataques adversários provocados por perdas de bola em que a equipa está toda subida (laterais incluidos) em que resta o Weigl e os dois centrais. Como levamos golos assim toda a gente pede milagres ao Weigl e aos centrais. Resumindo, o Weigl precisa de melhorar alguns aspectos (agressividade, ampliar raio de ação, etc.) mas sem outro mix de jogadores no meio campo que dê mais equiloibrio defensico não há milagres, vamos continuar a sofrer.

  • Kacal
    Posted Novembro 5, 2020 at 2:32 pm

    O problema de Weigl é que nem é uma coisa, nem é outra. É um #6? É um #8? Tem capacidade de passe e cultura tática, é inteligente mas não tem muita capacidade física de “encher” o campo, não tem chegada à área, não tem propriamente muita capacidade a progredir com bola. E mesmo no passe nem sempre arrisca muito, joga muito simples. Não deslumbra e num meio-campo a 2 com este tipo de futebol não serve.

    Ele encaixaria num duplo-pivot ao lado de um Kanté por exemplo, num futebol mais dominante e de ter bola no pé. Ter bola e ter que circulá-la mas tendo alguém que faça o “trabalho sujo”.

    • Mantorras
      Posted Novembro 5, 2020 at 5:06 pm

      E um 6. Claramente. Weigl seria optimo num meio campo a 3, como pivot defensivo, ou com um 8 ao lado que entenda o jogo, nao cause mais problemas do que os que soluciona e que defenda muito e bem.

      • Kacal
        Posted Novembro 5, 2020 at 6:46 pm

        Lá está Mantorras, é um #6 e eu concordo. No entanto, a jogar num meio-campo a 2 com um #8 como Taarabt ou Pizzi é impossível ele ser uma mais-valia a #6. Ou o Benfica investe forte nesse #8 que referes e aí o Weigl bem entrosado e trabalhado pode atingir o seu potencial e ser mais-valia, ou então mais vale perder algum dinheiro mas vende-lo e deixa-lo render noutro lado. Caso contrário será mais problema que solução. Obviamente Gerson seria o reforço ideal, mas penso que o Benfica poderia negociar o Mady Camara do Olympiakos, talvez o conseguiam com dinheiro + jogador.

        • Schwifty
          Posted Novembro 5, 2020 at 10:40 pm

          O Mady Camara era um sonho para o Benfica. Há também Matheus Henrique que poderia ser uma espécie de Enzo neste meio-campo do Benfica. Taarabt é muito bom jogador mas não tem intensidade para jogar 90 minutos e Pizzi não é nem 8, nem segundo avançado, nem extremo. Pizzi é jogador de banco com um papel de líder como Samaris. Tendo Weigl/Gabriel e Taarabt/Matheus Henrique ou Mady Camara permitiria gerir muito melhor o plantel e até alternar sistemas táticos em alguns jogos (4-3-3, 3-5-1). Se o Benfica já sofre muitos golos contra equipas teoricamente mais fracas que têm jogadores do estilo do Marega (rápidos mas pouco habilidosos), o que aconteceria se jogasse contra o Liverpool? Além da questão do meio-campo, o Benfica tem de resolver a questão da defesa, contratando laterais que saibam defendem e atacar e pelo menos um central que consiga correr para se poder jogar com uma linha defensiva avançada como Jesus gosta. Enfim, este plantel de planeado não tem nada!

        • Mantorras
          Posted Novembro 6, 2020 at 4:31 pm

          Um #8 era obrigatorio, nao apenas pelo peso que normalmente tem numa equipa, seja ela qual for, mas porque JJ joga duma forma que exige muito dessa posicao. Benfica nao tem laterais que defendem bem, tem centrais lentos e 8s que nao sao 8s e defendem com os olhos… o que esperam do #6? Eu sinceramente nem entendo bem quando batem tanto no Weigl… ele por acaso nao foi sempre este tipo de jogador? Qual e a surpresa? Desde o inicio que todos sabem que falta um #8, e nem Gabriel, nem Samaris, nem mesmo Tino a #6 vao servir para jogos realmente complicados com Pizzi/Taraabt ao lado. Nao da. Nesses jogos vao meter o Gabriel a 8, tudo bem, mas alguem acha que Gabriel e um #8 com nivel para jogar a titular num Benfica? No Leganes talvez, eu nunca fui muito a bola com ele, e parece-me que com JJ ele so calca a #6…

  • Artista_Diario
    Posted Novembro 5, 2020 at 3:56 pm

    Sou fã do Weigl há muito tempo. Gostava muito de o ver no Dortmund e fiquei muito contente de saber que ia para o Benfica. Mas se até eu, que não percebo nada de futebol, sei que o Weigl não é jogador de 4-4-2, não sei como é que a grande estrutura do Benfica o vai buscar e o mete às ordens de 2 treinadores que, pasmem-se, apostavam/apostam no 4-4-2. Weigl a 6 num meio campo a 3 era só o melhor que podia acontecer ao Benfica. Mais Gabriel e Taarabt ou Pizzi ou mesmo Samaris, o Benfica ficava com um meio campo mais robusto defensivamente e com criatividade na mesma. Darwin a PL, Everton e Luca nas alas (com os laterais a fazer o corredor e os alas a vir para dentro) chegava e sobrava e não deixava a equipa tão descompensada. Engraçado que os jogadores mais criticados este ano até agora são os dois centrais, que são quem apanha sempre com as equipas adversárias completamente embaladas pela frente, porque neste meio campo a 2 não há quem defenda. Continuo a ser fã do Weigl e espero sinceramente que não seja despachado nem em janeiro, nem no fim do ano. É jogador para dar muitas alegrias ao Benfica e aos seus adeptos.

  • Marcio Ricardo
    Posted Novembro 5, 2020 at 4:55 pm

    O Weigl se der alguma coisa no Benfica é a 8, jamais a 6… Sempre disse isto, mas ninguém me ouve. .

  • Mantorras
    Posted Novembro 5, 2020 at 5:00 pm

    O pessoal fala mal do Weigl, mesmo sabendo que ele e um “estilo” de 6 que nunca foi trinco de correr muito e encher o campo, tao pouco agressivo e durinho. E um jogador fino, que precisa de gente ao lado capaz de recuperar para nao ficar tao exposto, e que da, acima de tudo, saida de bola a equipa. Ai, meus caros, ele nao e so melhor que os outros todos do Benfica, e MUIITO superior a qualquer outro trinco do Benfica, e quem diz o contrario precisa de aprender a ver o que e realmente necessario naquela posicao, para fazer a equipa jogar. Nao e show off, e fazer a equipa jogar, a bola rolar, como se costuma dizer. Ele nao so entrega bem, como entrega rapido, como o faz quase sempre no sitio certo (onde ha espaco) e tem muito conforto com bola, mesmo pressionado raramente se precipita. Erra muito pouco nesse capitulo… Agora querem um trinco intenso? Pressionante? Tipo polvo que vai a todo lado e a todas? Porque emprestaram o Tino entao? E que o Gabriel nunca foi 6 na vida, nem chega a ser 1/4 do Weigl com bola (jogador com numero de perdas de bola e passes para fora do estadio absurdo para a posicao 6).

    Se o problema fosse intensidade Gabriel tambem nao jogaria, porque essencialmente o Gabriel e mais agressivo e muito melhor que o Weigl a pressionar, escolher o timing e antecipar onde a bola vai entrar… mas no resto? Faz faltas absurdas como poucos, nao vai expulso mais vezes porque nao calha, e estraga jogo que ate da pena… nao sabe jogar simples e correr tambem nao e a cena dele.

    Nem Gabriel, nem Weigl, dao seguranca suficiente a equipa jogando com 2 medios centro e sendo o 8 Taraabt ou Pizzi. Ambos sao insuficientes no momento defensivo, bem se viu o que aconteceu no Bessa… isto ja vem de ha tanto tempo que cega um bocado verem sempre a bater no ceguinho sem entender que o problema e colectivo e de encaixe e nao individual. Mesmo que jogassem com Tino, poderia dar para o campeonato, mas na champions ia ser um fartote.

    O Benfica precisa de jogadores diferentes para a posicao 8, como ja teve, para poder jogar assim, seja com Weigl, seja com o Gabriel, seja com Tino, com Samaris… enfim. Nao da.

  • Miguel Jack
    Posted Novembro 5, 2020 at 6:40 pm

    Nunca tinha visto um “trinco” que em 90min nao faz uma falta. Que tem 1.85cm e nao ganha 1 lance de cabeça….nem é 6 nem 8, nem posição nenhuma!! Posso estar enganado, mas é o nosso Imbula, o Ferrari que anda pelo Guingamp ?

    • Jota Neves
      Posted Novembro 5, 2020 at 8:02 pm

      É verdade que lhe falta agressividade e ser mais físico, já não é verdade que não ganhe lances de cabeça.
      Pelos vistos os treinadores do Borussia Dortmund e o selecionador alemão não percebem nada de futebol. Weigl foi titular, aos 19 anos, no Borussia Dortmund e jgou mais de 140 jogos em 4 épocas na Bundesliga, que é um futebol muito mais físico que a nossa liga. Foi titular 5 vezes pela selecção alemã e muita mais vezes pelas selecção sub19 e sub21. Deve ser porque é mau jogador.
      Como joga simples e não faz malabarismos com a bola já não presta. Se errasse passes uns atrás dos outros e perdas de bola a meio campo, como o Tarravt, Gabriel e Pizzi, já era bom. Para ser bom jogador também é preciso inteligência, decidir bem e não cometer erros em zonas proibidas e aí o Weigl é só o melhor jogador do meio campo.

      • Miguel Jack
        Posted Novembro 5, 2020 at 9:08 pm

        Até concordo em parte….mas se o quisessem lá, não tinha vindo para o Benfica!!! Comparações com o pizzi por exemplo demonstra que nao estamos a falar do mesmo assunto!!

        Com tanta fundamentação para um craque desta estirpe, estou curioso para saber em que posição é que joga, porque a 6 não me parece…..com um 6 em campo não acontecia um golo como o primeiro do PAOK por exemplo…

        Mas tens uma opinião diferente e respeito embora nao concorde ?

        • Jota Neves
          Posted Novembro 5, 2020 at 11:32 pm

          Se bem me lembro o Borussia de Dortmund só o deixou sair por 20 milhões. Para quem não o queria lá, é muito dinheiro.
          O Weigl não é um jogador muito fisico, capaz de varrer o meio campo, tipo Fejsa ou William Arão (como JJ gosta). Jogadores que ganham a bola e entregam curto a quem saiba construir. Mas ainda bem, porque esses jogadores já não existem nas grandes equipas (ver Thiago Alcantara no Liverpool ou Rodrigo no M. City) só que esses jogadores não encaixam no sistema de jogo de JJ.

          • Miguel Jack
            Posted Novembro 6, 2020 at 9:33 am

            20M para o Borussia e neste momento não é nada!!

            Eu gosto de ter alguem que mande no meio campo defensivo…com Weigl nao acontece. Venha outro!!!

            Até o Javi Garcia fazia uma perninha este ano

            Quanto a 6, apesar das limitações tecnicas, e olhando para o plantel, jogava o samaris…golos como o primeiro do PAOK é certo que nao sofria…abraço

  • Jota Neves
    Posted Novembro 5, 2020 at 7:18 pm

    Weigl está a tornar-se, muito injustamente, o bode espiatório dos fracassos da equipa. E isso vê-se em muitos dos comentários aqui neste site.
    É um jogador que tem vários pontos fortes: 1)é muito inteligente e quase sempre decide bem; 2) raríssimas perdas de bola; 3) posiciona-se bem; 4) joga simples e quase sempre ao primeiro toque, dando mais velocidade ao jogo; 5) elevada qualidade de passe, raramente erra um passe;
    Tem alguns pontos a melhorar: 1) falta-lhe maior agressividade defensiva; 2) jogo aéreo; 3)arriscar mais no passe longo e na construção;
    Com um meio campo (Pizzi, Taarabt e Gabriel) que perdem bolas e erram passes imensas vezes Weigl deveria ser imprescindível, mas já se percebeu que Jesus prefere jogadores que deixam frequentemente a equiliba desquilibrada e jogando com a defesa tão subida, levamos com contra ataques perigoso a todo o momento.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 6, 2020 at 12:47 am

      Weigl é o melhor do mundo a desarmar adversários com a visão e á distância.

      Com a quantidade de dinheiro que recebe (é dos mais bem pagos do plantel) o Benfica ainda vai ter de pagar para o vender…

      Pode ser que o tio Mendes arranje uma colocação qualquer num bom clube Europeu cobrando mais uns favores…

  • joaodjesus
    Posted Novembro 8, 2020 at 9:25 am

    Para mim, a melhor dupla do meio campo seria o Florentino e este homem. Pena nao se ter experimentado.

Deixa um comentário