Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Selecção sem imigrantes

A Suíça aprovou no passado domingo a iniciativa do partido de extrema direita União Democrática do Centro/Partido Suíço do Povo (UDC/SVP) com o título “Contra a imigração em massa”. Uma lei que basicamente visa diminuir o nº de imigrantes. Ora, caso esta nova legislação tivesse entrado em vigor, por exemplo, há uma década, parece claro que a Suíça ia ter muitas dificuldades em ser cabeça de série no Mundial 2014. Uma selecção que agora é de 1º nível rapidamente baixava para um 3º ou 4º nível. Vejamos. Dos trinta elementos que foram convocados para a selecção helvética no último ano, 17 têm origem estrangeira. Na equipa titular, nenhum dos elementos fundamentais como Gökhan Inler, Blerim Dzemaili, Tranquillo Barnetta, Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri, Behrami, Diego Benaglio, Haris Seferovic ou Pajtim Kasami é um suíço “puro”. Conclusão: fará sentido esta discriminação? Tal como acontece no futebol, sucede também em muitos outros campos. A emigração e imigração estão já tão enraizadas na nossa mentalidade que se tornaram parte da própria cultura de cada nação — não será perigoso para a identidade de um país tomar medidas de tal forma radicais que podem mesmo mudar a face de um povo? Inler, Barnetta, Shaqiri, etc não são tão suíços quanto os restantes?

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • barinho
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:29 pm

    À Suíça daqui a pouco também só lhes faltava construir uma redoma de vidro à volta do território deles e pronto,mas enfim.Um país que deve tanto a gente vinda de fora.

  • Rúben Cardoso
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:30 pm

    Acho a medida uma autêntica imbecilidade. Parece-me que cada vez mais a Suíça vai ficar afastada do radar da União Europeia. Isto é uma violação clara da livre circulação de pessoas no continente europeu, mas enfim… nunca pensei que uma coisa destas pudesse ocorrer num país tão evoluído do ponto de vista económico.

    • Carlos Silva
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:47 pm

      A Suiça não pertence à União Europeia.

      Imbecilidade é disponibilizar riqueza, conforto, paz, estabilidade, emprego, condições para evoluir, a pessoas que vêm de países que simplesmente geram nas suas sociedades degradação económica e social, desemprego, instabilidade, criminalidade, guerra civil, etc.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:49 pm

      Livre circulação no continente europeu? Há livre circulação entre países da UE (da qual a Suiça não faz parte, e não é por isso que está atrás de qq outro país da Europa), não de todo o continente europeu. Um país que funciona, como a Suíça, saberá o que está a ser feito. Para além disso, a proposta que foi referendada consistia no impedimento da entrada de imigrantes sem contrato de trabalho. Não vão deixar entrar pessoas, para depois irem mendigar para as ruas. Assim sendo, esta selecção deveria ser igual, pois a maioria dos ex-jugoslávos que foram para a Suiça já tinham contratos em fazendas.

      João Silva

    • Bruso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:52 pm

      Podes continuar a circular. Não podes é ficar tanto tempo!!

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:55 pm

      João Silva, livre circulação é para membros do Espaço Schengen e não exclusivamente pertencentes à UE!

      GP.

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:58 pm

      Eu acho que me fiz entender. Sei perfeitamente que não faz parte da UE, mas é um país que tem sempre tido boas relações com a organização. Mas estas medidas vão fazer com que haja maior distanciamento.

      É a mesma coisa que se, no nosso país, impedirmos a entrada de africanos, brasileiros, etc., que muitos deles vêm fazer o trabalho que os portugueses não estão dispostos a fazer.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:03 pm

      Ruben, mas a medida votada no fim de semana passada, não vetou a proibição de entrada de estrangeiros, vetou sim a entrada de estrangeiros sem contrato de trabalho, o que são 2 coisas completamente distintas…basicamente a partir de agora, só se pode emigrar para a Suiça com contrato de trabalho, o que faz todo o sentido, como é obvio…o que estava a acontecer actualmente é que toda a gente ia para lá com trabalho ou sem trabalho, e obviamente isso não é bom do ponto de visto social e económico, porque gera criminalidade entre outras coisas…a partir de agora isso está salvaguardado e só vai para lá quem já tem previamente trabalho…logo na minha opinião é uma decisão correcta…

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:09 pm

      Kafka, eu percebo a medida, mas ainda assim. Imagine que eu sou um imigrante que vou para a Suíça à procura duma oportunidade, porque só posso fazer uma entrevista lá, ou tiro duas ou três semanas para procurar trabalho. Nestes termos, não poderei entrar no país? Eu próprio já fiz isto, fui a Itália durante uma semana à procura de uma oportunidade.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:12 pm

      GP, mas o Espaço Schengen permite apenas a livre circulação por períodos curtos (90 dias no máximo, se não estou em erro), não contemplando questões laborais (ou como importações comerciais, que têm taxas diferentes das da restante UE). Para além disso, nada impede a Suiça de fechar as fronteiras, estando nesse mesmo acordo. Ficou estipulado que em última análise, o membro do ES poderá impedir a entrada no país, se assim o decidir, não podendo, isso sim, impedir a permanência na fronteira ou em aeroportos internacionais no seu solo.

      João Silva

    • Ball8
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:15 pm

      Ponto 1 – o Kafka disse basicamente tudo.
      Ponto 2 – Parabéns Carlos Silva. Deve ter sido o comentário mais racista que vi neste blog até hoje.
      Ponto 3 – A Suiça tinha um tratado com a UE com vista á livre circulação. Esse era um dos argumentos do "não". A Suiça com este referendo passou por cima desse mesmo acordo que tinha com a UE.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:24 pm

      Ruben, mas o visto temporário podes sempre ter, mais que não seja pedes visto como turista e contornas a situação, e penso que como turista podes estar na Suiça até 90 dias senão estou em erro, portanto dá tempo suficiente para procurar trabalho e ir às entrevistas…ao fim de 90 dias ou arranjas trabalho, ou vens embora do País..

    • Carlos Silva
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:28 pm

      Ball8

      Ponto 2

      Generalizei, mas se quiseres posso especificar Portugal.

      Em Portugal há desemprego elevado e simplesmente não querem resolver esse problema, pois é um problema de simples resolução.

      Ora, os suiços devem ter acordado prá vida e não devem estar dispostos a receber portugueses desempregados que iriam beneficiar das condições de estabilidade e riqueza que existe por lá e que por cá não existe.

    • Chilavert
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 1:03 am

      É curioso falar se no futebol visto que os jogadores são descendentes de emigrantes kosovars, albaneses e turcos, paises esses que não tinham qualquer acordo de livre circulação.
      Agora uma pessoa oriunda de um dos paises da UE é para a Suiça igual a um chines, turco, americano ou brasileiro.A Suiça não vai ter problema desportivo nenhum

    • Czarli
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:51 am

      Carlos Silva continua a bater na tecla do racismo sem entender ponta do assunto… Quer dizer então, Portugal tem problemas com o desemprego e a solução para isso seria fechar as fronteiras!! Boa… Fantástico Melga!!

  • Pedro Froes
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:32 pm

    A Turquia tem o problema inverso. Caso todos os Turcos de origem jogassem pela Turquia esta teria uma selecção de top.

  • Drumond
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:33 pm

    "Conclusão:fará sentido esta discriminação?"
    Acho muito elementar estar a basear a sua conclusão sobre este tema verificando se a Suiça tinha ou não uma boa seleção de futebol, visto que este tema envolve muitos outros aspectos (e mais importantes !) que o Desporto. Mas atenção, não quero dizer com isto que seja apologista desta decisão da Suiça, mas cada país tem as suas razões e sabe o que é melhor para continuar saudável não só socialmente, mas principalmente economicamente.

    • Ball8
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:16 pm

      Tudo correto. Mas lembra-se do ultimo referendo na Suiça antes deste? O tal dos gestores de topo e dos seus rendimentos? Se há país onde as desigualdades sociais são mais que evidentes é na Suiça. E

    • Drumond
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 5:30 pm

      Sim tem razão a Suiça é sem dúvida o país dos milionários e desigualdades. E concordo consigo no aspecto das desigualdades pois existe uma espécie de "mito" de que a Suiça é um país completamente igualitário.

  • Pedro R,
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:34 pm

    Aqui se vê é que o Kosovo se vier a formar uma seleção a curto prazo pode vir a ter uma boa equipa

  • joao
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:43 pm

    Os extremos têm mais a tendência a pensar nos fatores prejudiciais que nos benefícios. Acho que os benefícios da imigração são claramente maiores que os prejuízos e não estou claro a falar só de futebol. Já agora os meus parabéns à autora, alias já estive para fazer este parabenizar em outros artigos, já que leio imensos artigos que acho muito interessantes e bem escritos neste blogue e no final a assinatura é quase sempre a mesma. Um bom proveito da hipótese de leitores escreverem aqui no blogue.

  • Jose Nuno Alves
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:44 pm

    Não conheço em detalhe a lei que foi aprovada, mas do que sei não vai entrar em vigor nos próximos 3 anos.

    Eu vivo na Suiça há 2 anos, tenho um autorização de estadia para mais 4 anos.
    Vim para cá devido a uma oferta de emprego. Provavelmente depos deste 4 anos terei uma autorização praticamente permanente.
    Os meus filhos nasceram cá.Os meus filhos (se eu quisesse… mas não quero) dentro de 5 anos podem ter a nacionalidade Suiça. Onde ouviram dizer que um cidadão Suiço não pode ser convocado?

    Sei que a lei aprovada limita os estrangeiros sem autorização.

    No fundo protegem-se contra as resmas de Portugueses (entre outros) que vem para cá sem estudos, sem trabalho e que vivem cá ilegalmente até arrajarem alguma coisa. Enquanto um Suiço não ganha menos que 5000 francos, um qualquer empregado ilegal pode ganhar 2000 ou 3000 francos.

    Afinal onde está mesmo o problema?
    O problema não será os dos emigrantes ilegais, como existe em Portugal e nada se faz?
    Não será por haver tantos emigrantes ilegais em Portugal que ordenados são como são?

    • Fonseca
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:22 pm

      Comentário fundamentado, objetivo e nada partidário. Concordo a 100%!
      "Em Roma sê Romano"

    • Czarli
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:54 am

      Os teus filhos nasceram na Suíça e não têm nacionalidade suíça? Esse sistema é deveras estranho…

    • Patrick
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 11:29 pm

      Pois não. O pior é que se esses imigrantes, nascidos na Suiça, fizerem algum delito (mesmo que nunca tenha ido uma única vez para o pais de origem dos pais) são logo recambiados! Este pais é um exemplo não haja dúvida. Usa os estrangeiros e quando passam a ser um problema deita-os para o lixo!

  • Um Português qualquer
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:48 pm

    Estas ideias de extrema direita sempre me fizeram uma tremenda confusão, porque o problema não está nos emigrantes, está na corrupção daqueles que utilizam a precariedade para tentar lucrar…

    é certo que os imigrantes ocupam cargos e empregos que poderiam estar ao dispor de nativos Suiços, é certo que a maioria dos emigrantes consegue o trabalho por ser mão de obra mais barata, mas a culpa será dos emigrantes ou de quem os contrata?

    Eu creio que o problema está em quem lidera e não nas pessoas, este nacionalismo crescente na Europa irá criar muitos dissabores futuramente, por um lado querem ter as fronteiras abertas e permitir a livre circulação, por outro destrói-se a economia dos países periféricos que estão expostos ao monopólio das economias mais fortes e no final ainda querem impedir os aventureiros dos países pobres que queiram trabalhar em países mais ricos…

    Isto vai correr mal, e um dia a União Europeia desintegra-se…

    • Chilavert
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 1:11 am

      Eu abomino a extrema direita e os seus ideais (a extrema esquerda é igualmente nefasta) mas isto é um reflexo de uma UE mal desenhada e semi federalista(nós próprios estamos com problemas graves que foram ajudados a criar pela UE).
      As culturas, hábitos, visões e principalmente os recursos na Europa impedem que o modelo da UE(optimo no papel) consiga ser efectivamente implantado.
      Para que uma sociedade floresça é preciso começar pela base(educação,formação).Se a principal motivação é economico/monetária mais cedo ou mais tarde acabará por se auto destruir

  • Murat Yakin
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:49 pm

    A limitação da entrada de estrangeiros para trabalhar na Suiça foi uma decisão tomada pelo povo Suiço e vai de encontro às suas preocupações. Não vejo nada de mau nisso. É uma forma de salvaguardarem os seus interesses e o seu bem estar social e económico.

    No que toca à selecção creio que esse seja o menor das preocupações dos Suiços quando votaram no referendo. Em Portugal é que o futebol está no topo das preocupações, nos outros países não é bem assim.

  • Bruso
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:51 pm

    A questão que aqui se coloca vai muito para além do futebol.

    O problema é que o enorme fluxo de emigração para a Suiça tem feito com que o mercado de trabalho fique sobrelotado. Ora os suiços foram muito amigos quando abriram as portas e deram possibilidades a muita gente para ter uma vida melhor, mas agora está (na opinião de 51% do povo) na altura de fechar portas. Com isto vão reduzir o numero de desempregados (já estavam muitos estrangeiros sem trabalho) e também garantir o trabalho dos suiços. Ao que parece também foi aprovada uma lei de obrigatoriedade de preferência pelo trabalhador suiço. O mundo global é todo muito bonito mas o país continua a ser soberano no seu território.

    Ainda para mais quando estamos perante um país que sempre ajudou a União Europeia mas que nunca aderiu.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 3:57 pm

    Não concordo com este Post, até porque o mesmo não aborda com exactidão aquilo que foi aprovado no fim de semana passado pelos Suiços…do que percebi da lei aprovada, a mesma veta a entrada a estrangeiros sem contrato de trabalho, o que é completamente diferente de vetar a toda a gente, logo de certa forma até parece-me uma medida correcta da parte dos Suiços, de só aceitarem estrangeiros que vão para lá, para dar algo ao País e não para irem para o desemprego…simples

  • porquinhodaindia
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:03 pm

    Portugal é por inerência xenófobo. Uma xenofobia hipócrita, escondida sob os desígnios bacocos da nacionalidade, dos valores da portugalidade. Custa-nos tanto a admiti-la como a negá-la.

    • luis bcn
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:37 pm

      Portugal xenófobo???? No continente europeu devemos ser o menos xenófobos…só quem nunca saiu de Portugal é que diz uma barbaridade dessas. Nao estou a dizer que somos perfeitos mas quem derá por exemplo à Austria, à Alemanha ou à Espanha serem como nós (neste sentido).

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 5:52 pm

      Caro luis bcn,

      Não encontro o propósito em medir intensidades de xenofobia. Digo apenas que o somos sendo-me indiferente se o país X, o país Z ou o país W são mais ou menos xenófobos.

      Adoramos exultar com o sucesso dos portugueses "lá fora" mas olhamos sempre de lado quando aqueles estrangeiros malvados vêem para o nosso país.

    • Czarli
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:57 am

      Luis, Portugal é um país xenófobo… só não é tanto comparando esses que referiste, mas não o deixa de ser.

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:24 pm

    Creio que a Suiça vai barrar a entrada a estrangeiros sem contrato do trabalho e nao a todos. Ainda assim, este exercicio e interessante e facilmente se conclui que a Suiça teria uma selecçao muito mais fraca sem estes jogadores que nasceram noutros paises. Alias, se este exercicio fosse feito noutras selecçoes veriamos que haveriam mais que ficariam debilitadas (Alemanha, França, etc).

    • Kafka
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:42 pm

      Rodrigo, como já frisei noutros Post anteriores, o caso da Alemanha e França é um pouco falacioso, ou seja, muitos deles até podem ter ascendentes de outros Países, mas TODOS eles já nasceram em território Francês ou Alemão…

    • Rodrigo
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:54 pm

      E com os suiços nao e igual ?

    • Kafka
      Posted Fevereiro 11, 2014 at 5:09 pm

      Admito que não verifiquei a origem da Selecção Suiça, mas tinha interpretado que tinhas referido local de nascimento e não ascendência, erro da minha parte…

  • Rui Sancho
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:29 pm

    É a primeira vez que não concordo contigo Inês, esta é uma medida justa, especialmente para os nacionais, sim, mas também para quem entra no país. E é assim mesmo que deve ser.
    Quanto à analogia com o futebol… bem, parece que por aqui ainda somos um pouco "fechados" relativamente às naturalizações. Eu até percebo o ponto… não é a mesma coisa e, sinceramente, parece "batota". Mas no mundo moderno as fronteiras tendem a diluir-se e se o jogador x tem os requisitos legais necessários para que lhe seja atribuída a nacionalidade portuguesa, não lhe podemos retirar esse direito. Não podem haver cidadãos de 1ª categoria e cidadãos de 2ª.
    Por outro lado, e especialmente com PB fomos habituados a que nem sempre os melhores sejam convocados, e acho que nunca um seleccionador teve problemas com tantos jogadores ao ponto de os tornar não convocáveis. De certa forma é como se já existissem jogadores de 1ª e 2ª…

  • Victor Aguiar
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 4:48 pm

    Uma medida que faz todo o sentido!
    Eu vivo e trabalho na Noruega e cá , só podes ficar mais de seis meses se tiveres contracto de trabalho !
    O que ajuda a descer imenso a criminalidade , a pobreza e especialmente o desemprego.
    Não tem mal nenhum , alguém que chega para trabalhar,agora , gente que vai á procura de benifícios e rendimentos do estado sem para isso ter que trabalhar ( como acontece com imensas famílias que vão para a suíça ) , obviamente revolta os locais .

  • SwissMan
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 5:02 pm

    Parece que toda a gente so ve o lado negativo desta lei, mas ela nao vai prohibir definitivamente as entradas na Suiça, so as vai limitar.Pois por exemplo durante o ano 2017 por exemplo, o governo podra decidir que 50000 pessoas podrao entrar na Suiça. Pois ao longo do ano 2013 mais de 80000 imigrantes entraram na Suiça o que corresponde a 1% da populacao total, o que é um numero enorme !

    Outro ponto importante é que esta lei so foi aceitada a 50.3 % o que demostra bem que que este pais esta divisido em 2. De um lado temos a suiça alemanica ( que fala françes) que tem o maior numero de estranjeiros e que votaram contra esta lei e do outro lado temos a Suiça alema que tem um numero de immigrantes fraco e que votaram todos para que esta lei seja aprovada. Relaçao que como o vemos é muito interesante porque os alemas demostram um pouco o medo do desconhecido..

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 5:13 pm

    Os fluxos migratórios sempre existiram e existirão. As fronteiras naturais (rios e montanhas) foram ultrapassadas, ficando agora nós com as fronteiras políticas. A questão é adaptar os dois conceitos, sendo que um é natural (do animal em geral e do Homem em particular) e outro é uma criação artificial.
    Bem sei que alguns defendem a livre circulação e portas abertas, mas também não explicam como é que a massa imigrante seria integrada no Sistema Social europeu (que cada vez abrange menos, e menos gente). Ou se os imigantes entram à vontade, e ficam "fora" do sistema.
    Por outro lado, a questão de entrar com contrato de trabalho é relativa. Posso ter emprego na Suíça hoje, mas posso perdê-lo daqui a um ano… ou então ter que "disputá-lo" com um nativo que entretanto perdeu o seu.
    Isto tudo para concluir que o controle populacional sempre foi difícil de gerir… mais complicado se torna quando, para além dos recursos naturais, temos de considerar outros factores tais como, riqueza gerada, empegos disponíveis, etc…

  • José Maria
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 5:37 pm

    entretanto depois deste artigo alguem na redacção do record copiou a ideia:
    https://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/mundial2014/interior_premium.aspx?content_id=867601

    viva este tipo o jornalismo!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 6:42 pm

    Um país não deve tomar decisões e aplicar leis, a pensar primeiro no futebol e só depois na população/estabilidade do país.
    Se como diz o Kafka, a proibição é de não poderem entrar na Suiça aqueles que não tiverem contrato de trabalho, então é apenas uma forma de tentar filtrar os imigrantes de forma a não aumentar o desemprego nacional e quem sabe, a criminalidade.

  • CRF
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 6:58 pm

    pelo que sei, e tenho familiares a viver na Suiça, o problema não é a emigração em si. É a quantidade de pessoas que lá aparecem que gastam as ultimas poupanças numa viagem para a Suiça e para lá vão sem terem a minima perspectiva de emprego.. E apesar de alguns portugueses agora fazerem parte dessa fação a maior parte dessas pessoas nem são de nacionalidades de países da UE.. É uma questão muito complicada, mas acho que a emigração com condições laborais está assegurada, a emigração aventureira é o que se pretende acabar (até para o próprio bem dessas pessoas). E fica mal criticar um país que tem 23% de imigrantes na sua população, quando pertencemos a um país que expulsa os seus jovens e se regozija com isso..

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 11, 2014 at 7:10 pm

    O futebol é um dado perfeitamente colateral nesta questão. Penso que há limites ao nº de imigrante que um país como a Suíça pode acolher, quer por motivos económicos, quer sociais, quer também políticos. Quanto à identidade, ela é criada e cimentada ao longo de décadas e de séculos pela população autóctone. Os países mais antigos têm essa sedimentação identitária, ao contrário de países mais recentes criados com base em fluxos migratórios massivos e contemporâneos como os EUA, Canadá, Austrália, ou Brasil.

  • Fernando Mendes
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 1:57 am

    Perfeitamente normal nos dias de hoje. Eu mesmo tenho duas nacionalidades e estaria disponível para jogar por qualquer uma delas, se tivesse possibilidade. Grande parte da minha família também tem mais do que uma nacionalidade, desde Canadá, USA, Venezuela, Brasil, França, Austrália, Africa do Sul, Inglaterra, etc) O importante é haver amor à camisola e não haver naturalizações com interesse desportivo. Se formos a ver, a selecção do Brasil também seria só composta por estrangeiros, porque poucos são os jogadores descendentes das populações indígenas do Brasil, ou os seus antepassados vieram de África ou da Europa. Falam do exemplo da Suiça com muitos 'estrangeiros', mas a grande maioria deles, cresceram desde pequenos na Suiça, andaram lá na escola, e possivelmente até foi lá onde começaram a dar os primeiros pontapés na bola. No meu caso, cresci na Austrália, em Melbourne, e os meus vizinhos da frente eram chineses, os do lado esquerdo eram chilenos e do lado direito espanhóis. Não vejo qual é o problema. Nem vejo levantarem problemas quando jogadores da selecção suiça mas descendentes de países mais fortes como Espanha (Senderos, Rodríguez), Itália (Diego Benaglio, Barnetta), França e Alemanha, até agradecem. Mas como agora são provenientes de países mais pobres como Kosovo, Bósnia, Sérbia, países do Norte de África, etc já se começa a pensar em restrições. Até a Tina Turner vai renegar à sua cidadania americana para se tornar suiça…

Deixa um comentário