Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Só deu Espanha mas ninguém se ficou a rir no duelo Ibérico; Portugal ofensivamente só se viu nas arrancadas de Renato; Nuno Mendes ainda ofereceu um golo a Ronaldo mas o capitão pecou novamente na receção; Dupla Danilo-Oliveira teve muita dificuldade com bola; Félix nem se viu; Pote estreou-se

Mais uma exibição penosa do conjunto de Fernando Santos. A seleção limitou-se a ver jogar – nos primeiros 30 minutos nem sequer teve bola -, voltou a  revelar uma enorme inércia a nível ofensivo (o estilo é estar à espera de um erro) e defensivamente agarrou-se à enorme ineficácia dos anfitriões para não sofrer uma derrota, que até podia ter sido pesada. Renato Sanches ainda tentou remar contra a maré com as suas arrancadas, mas esteve sempre mal acompanhado. Ronaldo só se viu num lance (bom cruzamento para Jota) e quando teve a oportunidade de marcar, voltou a denotar as suas dificuldades no domínio/receção. Félix nem se viu (quando joga com CR7 não funciona), o meio campo com Danilo e Oliveira foi muito curto na posse e viu-se a melhoria quando entraram William e Bruno Fernandes. Já na defesa Fonte pareceu quase sempre perdido. A Espanha, por sua vez, foi uma cópia dos sub-21. Muita posse, muitas oportunidades, praticamente não consentiram nada, mas falharam sempre na frente, às vezes de maneira gritante. Sarabia e Ferrán podiam ter feito melhor em alguns lances, mas este jogo vai certamente colocar Morata como principal visado pela imprensa espanhola. O avançado da Juventus falhou umas 4-5 oportunidades, algumas delas de maneira surreal.

Espanha e Portugal não foram além do 0-0 no 1.º jogo de preparação para o Europeu. A La Roja dominou praticamente o encontro todo, teve mais de uma mão cheia de oportunidades claras de golo, mas, como tinha acontecido com os sub-21, voltou a pecar sempre na finalização. Morata esteve particularmente desastrado, tendo até falhado completamente isolado já perto do fim (acertou na barra). Já Portugal só se viu ofensivamente num mau cabeceamento de Jota, e numa situação em que Ronaldo é isolado com categoria por Nuno Mendes, mas nem chega a finalizar devido a uma má recepção. Fernando Santos estreou Pote e ainda lançou William, Bruno Fernandes, Mendes, Rafa e Palhinha.

XI Espanha: Unai Simón; Marcos Llorente, Laporte, Pau Torres, Gayà; Busquets, Fabián Ruiz, Thiago; Ferran Torres, Sarabia, Morata

XI Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, José Fonte, Guerreiro; Danilo, Renato Sanches, Sérgio Oliveira; Diogo Jota, João Félix, Cristiano Ronaldo

96 Comentários

  • BobbyRalboa
    Posted Junho 4, 2021 at 8:23 pm

    « Jogar olhos nos olhos com a Espanha » sim sim mas com olhos de um estrábico faltou precisar isso
    Vai outra vez a contar com nossa senhora de Fátima que nem da faz de grupos passamos

    • RicardoFaria
      Posted Junho 4, 2021 at 8:26 pm

      Alguém se acreditou no que o Fernando Santos disse nessa conferência? Eheh

      Saudações DesPortistas!

  • Farinheira
    Posted Junho 4, 2021 at 8:24 pm

    Não marcamos, mas também não sofrenos…portanto empatamos.

    Não vale a pena esperar mais que este nível no mundial.

  • Jmfelix
    Posted Junho 4, 2021 at 8:25 pm

    Honestamente, não desgostei do futebol praticado. Para um jogo de preparação, viu-se a vontade de criar rotinas e tudo mais. Pouco acrescenta ao facto de sabermos que ainda assim temos que jogar muito mais para não irmos de vela ainda na fase de grupos (o terceiro lugar foi uma vez e não é para repetir). Seja o que Deus quiser…

  • Joaquim O
    Posted Junho 4, 2021 at 8:25 pm

    que miséria. Certo foi um jogo de preparação, mas ainda assim, zero ideias, passes laterais e para trás, e toca a chutar para a frente e perder a bola. Ou seja, o habitual. Não entendi porque é que Sanches jogou tão alto. Alias todo o meio campo continua na mediocridade. Apostar tudo na organização defensiva não chega para ganhar. Na perspectiva do Euro a pobreza do nosso jogo é preocupante.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 4, 2021 at 8:25 pm

    É isto a seleção do Engenheiro do Bombo. Futebol de sapateiro e fé nos rasgos individuais.

    Uns vergonha uma seleção como Portugal apresentar o registo ofensivo que hoje apresentou .

    Félix muito fraco, Jota nem se viu, Ronaldo com as limitações do costume, Bruno Fernandes entrou e mostrou o habitual nivel medíocre que na seleção…

    Enfim. A jogarmos assim vamos ser amassados pelos franceses e pelos alemães.

    • John Travolta
      Posted Junho 4, 2021 at 8:37 pm

      Eu nao vi nada disso, eu vi uma seleção empatar 0 a 0 com a Espanha que meses antes deu 6 à “grande” Alemanha, o que dirão então os alemães às exibições penosas e ridiculas da sua seleção (cheia de qualidade individual e com uma competitivade de cada jogador a niveis muito altos), tendo ainda feito um mundial 2018 para rir completamente. Isto tudo para dizer que temos que ter calma e nao achar que so por termos um nivel grande de qualidade individual temos obrigatoriamente de fazer grandes jogos, isto tem tudo um processo e o nosso é usar essa qualidade individual a espaços e ter sim uma equipa num todo. Pode se ou nao gostar do estilo, aceito isso mas a verdade é que estamos a falar do campeão europeu em titulo e o resto será sempre o mesmo, conversa .

      • Amigos e bola
        Posted Junho 4, 2021 at 9:34 pm

        Vamo-nos agarrar ao título até 2050? Ele pode ser campeão da Europa, mas em quantos jogos com o FS é que ficámos com má impressão de que fizemos uma boa exibição? Em quatro jogos? Cinco?

        Quase sempre é futebol miserável.

        • John Travolta
          Posted Junho 4, 2021 at 10:21 pm

          Não preciso de me agarrar a nada, Portugal tem um campeonato da europa no historial e esse foi ganho com Fernando Santos, isso é inegável, e acredita que eu nao sou o defensor do Fernando e eu proprio nao aprecio o estilo mas os factos serão sempre os factos e maneira como muita gente se dirige a alguém que fez o que ele fez com nomes irónico e palavras menos bonitas, é simplesmente à tuga, nunca ninguém ta satisfeito com nada, o que dirão os alemães volto a perguntar ? O futebol não é por 11 gajos que saibam jogar à bola la pa dentro e ta feito .. Desgostas do estilo, compreendo a sensação de mau futebol, aceito isso, mas acima de tudo aceito vitórias e conquistas e foi ele que nos deu isso. Pergunta aos adeptos do Atlético se estao contentes ? aos do Chelsea (de di Matteo) os do Benfica de Trapattoni, os de Inter de Mourinho, ate ao chelsea acabadinho de vencer a liga dos campeões, com equipas para valer um futebol muito melhor e mais vistoso, mas nao o jogaram e no fim ganharam, por isso é que o futebol é amado e apaixonante .

          • Pactum Santorum
            Posted Junho 4, 2021 at 10:52 pm

            O campeonato foi ganho pelo Fernando Santos? Que teoria é essa? Isso é tão válido como dizer que o Ronaldo se lesionou na final só para o Éder poder jogar.

  • cdiogo77
    Posted Junho 4, 2021 at 8:25 pm

    Constrangedor ver esta seleção a jogar. Pouco mais ha a dizer. Ha zero fio de jogo, parece que nem treinam juntos porque os passes saem sempre em sentido contrario ao movimento.

    Depois duas coisas que me parecem importantes. Sou ultra fã de Ronaldo por isso estou completamente a vontade mas o seu tempo ja passou. O cabeceamento que atira ao lado e o nao dominio ao passe incrível de Nuno Mendes é muito diferente do que ele fazia. Esgotou o prazo de validade. Depois Fernando Santos estamos todos eternamente agradecidos por 2016 mas não tem dedos pra esta viola, nao sabe sequer que esquema usar e o seu tempo tambem acabou.

    Espero estar enganado mas quer-me parecer que vamos ter de sacrificar este europeu com uma má performance para haver alterações a pensar em 2022.

    P.s. Cristiano que ta mais que velho jogar 90 minutos num amigável é pra la de ridiculo

  • GoldenFCP
    Posted Junho 4, 2021 at 8:26 pm

    É incrivel como Portugal nao joga nadinha. 0 de 0. E isto com a melhor geração da sua historia…
    Pergunto sinceramente: ganharemos a uma Hungria a jogar com 67 mil pessoas a apoiar?? Duvido..

  • Pipi Romagnoli
    Posted Junho 4, 2021 at 8:27 pm

    Empate “What else?”. Sl

  • Borsalino
    Posted Junho 4, 2021 at 8:31 pm

    Há alguém aqui que acompanhe regularmente os jogos do Lille? José Fonte de certeza que não joga assim em França. Nos últimos jogos é sempre dos piores em campo.

    O declínio(natural, diga-se) de CR7 é por demais evidente.

  • JJoker
    Posted Junho 4, 2021 at 8:31 pm

    50% da convocatória são avançados e extremos.
    Joga em 4-2-3-1.
    Mas a julgar pelos comentários no tópico do 11 para este jogo, o povo português gosta de mediocridade.

  • jafdfm
    Posted Junho 4, 2021 at 8:31 pm

    O Pepe começou o jogo como central pelo lado esquerdo ou foi só na segunda parte?

  • Miguel SADSC
    Posted Junho 4, 2021 at 8:31 pm

    Danilo já não é médio há muito tempo, tem dificuldades de locomoção gritantes desde o penúltimo ano de Porto.
    Oliveira… enfim. Tendo em conta os médios espanhóis, parecia que estava a jogar outro desporto. Não tem nível para isto.
    Pepe continua a parecer ter 25 anos.
    Semedo foi crescendo, mas só espero que o Ricardo volte à forma rápido.
    Ronaldo continua na senda de estragar em tudo o que toca, basicamente.
    Nuno Mendes é uma jóia.
    Renato, desde que vá jogando, tem sempre lugar na seleção para mim. Características únicas.

    Rui
    Cancelo
    Pepe
    Dias
    Guerreiro
    Palhinha
    Bruno
    Bernardo
    Jota
    Ronaldo
    Silva

    Começaria assim o Euro, sendo que admitia tirar ou Jota ou o AS para colocar o Ruben Neves.

    • Sporting1906
      Posted Junho 4, 2021 at 8:36 pm

      Contra a Hungria gostava de ver esse 11. Mas não vai acontecer, já fico contente se o engenheiro trocar apenas o A. Silva pelo Rúben ou pelo Renato.

    • Cossery
      Posted Junho 4, 2021 at 8:39 pm

      Para mim tem de sair um dos cinco da frente para entrar o Renato, de resto também é o meu onze.

  • N.S.
    Posted Junho 4, 2021 at 8:32 pm

    Isto contra a Franca vai ser um fartote. Imaginar o que faria o Mbappe em vez do tronco do Morata, medo.

  • Estigarribia
    Posted Junho 4, 2021 at 8:34 pm

    Jogo sonolento. Nunca um jogo de Portugal me deu tanto sono. Depois de um jogo de qualidade ontem dos Sub-21, hoje esperava um jogo mais animado, mas enganei-me.

    Individualmente, hoje não gostei de ver Cristiano Ronaldo jogar. Esteve muito trapalhão. Mas espero que esteja a guardar os seus golos para o Campeonato da Europa.

    Outro jogador que também não gostei de jogar foi o William Carvalho. Jogador que pela sua velocidade dá jeito para quem sofre de insónias. Basta vê-lo jogar e uma pessoa adormece ?

    Já do lado espanhol, gostei de ver o Pau Torres. Jogador com uma elegância a jogar incrível. Estou fã dele desde a final da Liga Europa. Estou expectante para ver se fica no Villarreal ou se já dará o salto para um clube maior.

    Posto isto, espero ver melhorias jogo português no desafio com Israel e depois a partir da Hungria no Campeonato da Europa. VAMOS PORTUGAL! SOMOS OS CAMPEÕES EM TÍTULO! ??

    Saudações Leoninas

    • Oldasity
      Posted Junho 4, 2021 at 8:41 pm

      Barça devia investir no Pau Torres e Gaya. São ambos espanhóis, com muitos anos pela frente, têm muita qualidade e maturidade. Além disso não deverão ser muito caros.

      • Estigarribia
        Posted Junho 4, 2021 at 8:58 pm

        Oldasity,

        Concordo. Como fã de Pau Torres, gostaria de o ver a fazer dupla com o Ronald Araújo ou com o Éric García ou como alternativa aos dois. Como eu disse no comentário, joga com uma elegância incrível – além da qualidade individual, claro. Quanto ao Gaya, o lateral do Valência poderia ser uma boa opção. Mas seria preciso ver se o Valencia o aceitava negociar e porque valores.

        Saudações Leoninas

      • Pao com Presunto
        Posted Junho 5, 2021 at 7:02 pm

        Pau Torres é só o vencedor da Liga Europa da corrente época. O muito caro é relativo, porque o Barça não está propriamente a nadar em dinheiro, e o investimento em Aguero já deverá ter sido avultado a nível de comissões e salário. primeiro, precisam de vender

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 4, 2021 at 8:35 pm

    Passando ao lado do jogo em si, notei uma coisa que nos deixa muito atrás de outras seleções do mesmo nível: a saída com bola por parte dos centrais .

    Fonte é horrível com bola, Pepe não acrescenta nada demais e Dias é o único que acrescenta algo. Danilo lá também não ajuda e, depois, se jogarmos com Palhinha ou Danilo no meio campo, perdemos imenso.
    Rúben Neves vai ter que ser titular.

  • Kacal
    Posted Junho 4, 2021 at 8:35 pm

    Que jogo horrível… sem golos e sem espetáculo. Parecia a final do Europeu que ninguém queria perder e então jogaram a medo. Depois Fernando Santos aos 80 e tal minutos a gritar “Calma, segurem a bola” como se estivessemos a vencer a final, ridiculo.

    A Espanha não tenciono ver nenhum jogo deles no Europeu caso a amostra seja esta, podem jogar com domínio e ser eficientes mas é aborrecido mas que aborrecido, passe e passe e mais passe tendo alguma verticalidade no último terço sim, mas porra… já Portugal nem isso faz é só passe atrás na defesa e quando tentavam algo mais individualmente estivemos um desastre. Falhas de recepção, falhas de passe, sempre a cairem o chão devia estar encharcado… mau demais. Defensivamente continuamos dificil de bater embora hoje até tenha sido mais azelhice dos avançados da Espanha, mas na construção de jogo e transição ofensiva é um desastre. Depois aquela que Nuno Mendes isola CR e ele faz aquilo o que nem costuma acontecer mas hoje aconteceu, ele por vezes domina mal a bola sim mas quando está isolado por norma consegue ser eficiente. Gostei da dinâmica do Nuno Mendes em contraste com o Guerreiro nos poucos minutos que jogou. Para mim o Guerreiro tem que jogar a médio ala ou até no meio-campo, mas não me agrada como DE numa linha a 4.

    É frustrante porque temos qualidade individual mas não jogamos à grande, jogamos a defender e na expectativa. Não conseguimos ter bola. No meio-campo usar Sérgio Oliveira com Danilo para quê? E ainda por cima com Renato também, ele que fisicamente é potente e na condução de bola é fortíssimo, mas no passe tem limitações e não é jogador de ter bola, mais cerebral. Rúben Neves, Bruno Fernandes e Bernardo é um meio-campo muito mais capaz nesse aspecto. Até pode jogar com Palhinha/Danilo atrás, mas os outros dois têm que ser Bruno Fernandes e Bernardo.

    • Sporting1906
      Posted Junho 4, 2021 at 9:07 pm

      O jogo foi aborrecido mas a culpa não é da Espanha, que foi a única selecção que tentou jogar futebol hoje

      • Kacal
        Posted Junho 4, 2021 at 11:02 pm

        Uma coisa é qualidade de jogo, outra é a atratividade desse futebol. A Espanha é dominante no jogo, é eficiente e tem qualidade de jogo, mas simplesmente a mim aborrece-me imenso. Prefiro outro tipo de futebol. Mas nós jogamos mal, é diferente.

        • Marques
          Posted Junho 5, 2021 at 2:55 am

          Partilho da tua opinião , cada vez me aborrece mais o tiki taka estéril.

          • Kacal
            Posted Junho 5, 2021 at 9:44 am

            Pronto Marques já não sou o único ahah, o que vale é que no Europeu há várias selecções com diferentes tipos de futebol mas de igual qualidade e que podemos desfrutar, mas da Espanha duvido que vá ver muitos, os nossos verei pelo apoio ao meu País, mas só.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 4, 2021 at 9:32 pm

      Eu já me resignei a que sejamos um Tondela a jogar contra estas seleções. Havia qualidade para mais, mas não há selecionador para mais. O FS é fraco.

      • Kacal
        Posted Junho 4, 2021 at 11:03 pm

        Sim é melhor eu fazer o mesmo também, é pena. Mas bom futebol vamos ter que aguardar mais tempo para tal, é esperar que a estratégia corra bem e tenhamos resultados pelo menos.

  • tiagoagm
    Posted Junho 4, 2021 at 8:35 pm

    Jogar para não perder. È assim Portugal de Fernando Santos. Quantos foras de jogo teve o Ronaldo? Ninguém vê que o homem já devia acabar a carreira? Ele só la está para bater o record de golos. Se não vai a bem vai a Penaldo. Um dia normal

  • lipe
    Posted Junho 4, 2021 at 8:38 pm

    Ganhar o Euro 2016 foi a melhor e a pior coisa que podia ter acontecido a esta selecção. Melhor porque ganhamos um título, pior porque vamos levar com isto por mais algum tempo.

  • poborsky7
    Posted Junho 4, 2021 at 8:39 pm

    Nada de surpreendente neste jogo..o futebol do costume e o resultado do costume, raramente perdemos mas também raramente praticamos um futebol bonito. Foi um jogo sem qualquer ligação entre sectores, não houve ninguém que se destacasse, talvez pepe e sanches fossem os menos maus.

    Felix, Ronaldo, Jota quase nem se viram. O nosso meio campo foi uma tristeza.. provavelmente vou ser polémico mas william, sérgio oliveira e danilo não têm nivel para estar na selecção.

    • Pao com Presunto
      Posted Junho 5, 2021 at 6:23 pm

      Não me parece nada polémico… Danilo a central ainda safa, agora William fez 2 jogos a titular para a LaLiga em 2021, SO é só ler os restantes comentários

  • Fantantonio
    Posted Junho 4, 2021 at 8:41 pm

    O Danilo teve muitas dificuldades para se virar de frente para o jogo, parecia o Euro 2016 outra vez, a diferença é que agora a culpa é mesmo do selecionador porque o homem mal joga a médio-defensivo no clube. Isso e insistir com o Félix na ala. O Sérgio Oliveira nem dei por ele em campo e se não fosse pelas bolas paradas também mal notava que o Bruno Fernandes esteve em campo. O Renato a melhorar a defender sem bola e um pouco na definição de certos lances no último terço era indiscutivelmente dos melhores mundo no seu papel. Ronaldo mais uma vez 90 min em campo para o record, o André Silva nem nos particulares, como não adorar. O Palhinha, o Pote e o Rafa não entraram mal, mas também só acabamos por equilibrar o jogo a meio-campo, não tivemos acutilância quase nenhuma na mesma.

    E para aquela bazófia toda de responder aos críticos no pré-jogo, o engenheiro acabou mm por meter o William e acabar com 2 trincos em campo “a jogar para o pontinho” à FS, coisa linda de se ver.
    A defesa, fora um ou outro calafrio, tipo o buraco na bola à trave do Morata e a escorregadela do Pepe logo a abrir a 2ª parte, esteve bem, não tenho muito a apontar. É factual que Portugal é difícil de bater, mas também é factual que não joga nadinha para os jogadores que tem e escusava de fazer tantos jogos de coração nas mãos ou a pautar-se pela mediocridade.

  • Mabk
    Posted Junho 4, 2021 at 8:45 pm

    Acho que se eu tivesse oportunidade de bater 1 pênalti a cada duas jornadas talvez também tivesse sido convocado. O hype do SO é constrangedor.

  • Crux100
    Posted Junho 4, 2021 at 8:46 pm

    Alguem que diga ao Rui Patrício que os nossos eram os de branco! Eu acho que 90% das suas reposições de bola ou foram pra fora, ou diretamente para o adversário (inclusive o seu GR) ou para onde não tava ninguem. Até me deu ânsias.

    De resto, por mim podiam enviar num contentor de volta pra casa o Danilo e o Sérgio Oliveira. Que completas nulidades. O Danilo então esteve sempre mal defensivamente e com bola nunca foi capaz de se virar de frente para o jogo.

    Resta rezar para que quando for a sério joguem mais, mas isto não deixou nada boas sensações

  • zebenfas
    Posted Junho 4, 2021 at 8:48 pm

    Jogo fraco e esperado da selecção.
    Para mim, os melhores :Pepe, Renato , Semedo e Danilo quando jogou a Central.
    Os piores Sergio Oliveira, Joao Felix, Bruno Fernandes(que entrada tão má no jogo…) e também o Cristiano fez um jogo pobre.
    O Danilo com bola nos pés ,tem meia dúzia de lances, que se levante a cabeça e verticaliza o passe(que não eram assim tão difíceis de executar) ,deixava em equipa em boa posição de realizar ataques, o que fez sempre ?cabeça no chão e passe para trás. Já nem me lembrava o que mal joga o Fonte com a bola nos pés . O Patricio sempre foi o seu ponto fraco.
    É compreensível o estatuto de” prima-dona” da selecção por parte do Ronaldo, agora do Bruno e do felix??!!
    Pior em jogo, António Tadeia…Consegue ter uma exibição mais pobre que a exibição da própria selecção

  • spinfas
    Posted Junho 4, 2021 at 8:49 pm

    Gostava mesmo de ter palavras para as exibições de Félix, Semedo, Oliveira e Jota, mas felizmente o nosso dicionário ainda não acolhe tal atrocidade (ressalva especial para Sérgio Oliveira: nunca enganaste ninguém…)

    Valeu para ‘nós’ e qualquer português que tenha dois dedos de testa e perceba o mínimo dos mínimos de futebol para ver o que está mal e o que está bom. Pena é que FS desde que chegou à seleção não consiga ver isso e como já aqui li, seja o que Deus quiser e agarremo-nos à cruz e Nossa Senhora :/

    p.s. O Nuno Mendes é muito muito bom. Bora miúdo!!

    • AndreChaves9
      Posted Junho 4, 2021 at 9:34 pm

      E palavras para o CR há?

      • spinfas
        Posted Junho 4, 2021 at 9:48 pm

        Há pois, se há. Está velho e por consequência da indecisão e incompetência de FS em escolher um 11/esquema tático, não faz peva em campo. Mas odiando mais ou menos, não lhe podemos negar a qualidade e que de quando em vez decide jogos por nós, decide.

        Contudo, concordo a 100%. Esteve péssimo como tem estado nos mais recentes jogos da seleção.

        Abraço!!

  • fsrgio
    Posted Junho 4, 2021 at 8:50 pm

    O Sérgio Oliveira não tem nível para isto a sério deixem o homem em casa que ridículo…. Danilo -1 está tao rápido como William. Ronaldo, obrigado por tudo mas já chega pff. Assim daqui a umas semanas vai ser giro vai….

  • golias
    Posted Junho 4, 2021 at 8:56 pm

    Nuno Mendes na esquerda e Guerreiro no meio para ontem, por favor, FS tu próprio sabes disso!
    Melhor melhor, seria Ronaldo como arma secreta a partir do banco, o melhor de sempre já não tem nível para ser titular indiscutível e jogar os 90 minutos de todos os jogos.

  • tiagoagm
    Posted Junho 4, 2021 at 8:57 pm

    Jogar com Danilo e o Sérgio Oliveira è morte do artista. Palhinha tem de ser titular è melhor que todos eles. E como è que o Sérgio Oliveira è chamado à seleção? È mediano nos seu melhores dias. È de longe o pior médio chamado.

    • Estigarribia
      Posted Junho 4, 2021 at 9:28 pm

      tiagoagm,

      Sérgio Oliveira é mediano? Foi o melhor do FC Porto na época que agora terminou e merece a chamada ao Europeu. Menos clubismo, se faz favor.

      Saudações Leoninas

      • tiagoagm
        Posted Junho 4, 2021 at 10:00 pm

        Teve a melhor época da carreira mas queimar uma chamada para este jogador entrar è mau. O tem haver clubismo com o que eu disse? Não disse que o palhinha devia ser titular? Podes não aceitar a minha opinião e è justo, agora não venha com isso do clubismo.

      • Abbas
        Posted Junho 4, 2021 at 10:23 pm

        Ahah o Pizzi já foi eleito o melhor da liga e é um jogador medianíssimo. É começar a ver futebol.

        • tiagoagm
          Posted Junho 5, 2021 at 3:53 pm

          O Pizzi nem no Benfica é bom. Por isso longe da seleção.

          • Abbas
            Posted Junho 5, 2021 at 6:41 pm

            Repara no que escrevi. No passado o Pizzi já foi eleito o melhor jogador da liga, não deixou de ser mediano por isso. Com o Sérgio é a mesma coisa, quando sair vai ser um flop colossal, felizmente para ele vai ficar a ser treinado pelo Sérgio até aos 30 e tal anos.

      • RuiCosta10
        Posted Junho 4, 2021 at 11:43 pm

        O Oliveira é um jogador bom em pressão e intensidade defensiva. Marca uns livres jeitosos também. De resto não compromete. Curto para a seleção.

    • Marques
      Posted Junho 5, 2021 at 2:52 am

      Tens toda a razão, só o Renato Sanches consegue ser pior que ele.

    • Kacal
      Posted Junho 5, 2021 at 9:45 am

      Concordo. Para mim o meio-campo tem que ser Palhinha/Rúben Neves (a rodarem conforme a exigência e características do jogo) com Bruno Fernandes e Bernardo. Isso sim é um meio-campo de ter bola e jogar.

  • BrunoAlves16
    Posted Junho 4, 2021 at 8:58 pm

    A pátria de Butrageño, Raul, Villa e Torres ter de jogar agora com o Morata deve dar umas dores de barriga aos “hermanos” que nem imagino. Até o Julio Salinas (que deve ter perto de 60 anos) na actualidade deve finalizar melhor que ele.

    Quanto à selecção portuguesa esteve no registo habitual: absolutamente entediante. Aliás, estes particulares de selecções são isso mesmo, autênticas odes ao tédio.

  • JimmyZoSo
    Posted Junho 4, 2021 at 9:00 pm

    Os jogos ganham-se no meio campo e Portugal não tem meio campo. Danilo e Sérgio Oliveira foram horríveis com a sua passividade, lentidão, fraco posicionamento e falhas nos passes. O Renato também não conseguiu ajudar na gestão da posse mas foi dos poucos a conseguir criar algo no jogo ofensivo, com a sua velocidade no transporte de bola. Portugal gosta de adotar uma postura mais defensiva em jogos de maior dificuldade mas hoje foi concedido muito espaço entre linhas aos espanhóis, principiante entre os laterais e os centrais. A culpa, neste caso, é do meio campo, principalmente do Danilo e do Sérgio. Aliás, a culpa acaba por ser do treinador. Os laterais pouco ou nada acrescentaram ofensivamente. Para Raphael Guerreiro isso é grave porque o seu jogo é maioritariamente caracterizado pela sua qualidade ofensiva. Semedo começou mal mas acabou por cumprir defensivamente. Nuno Mendes entrou muito bem, oferecendo um golo ao melhor do mundo que não sabe dominar uma bola. Os centrais, quase com 80 anos somados, estiveram sempre em evidência e acabaram por cumprir, tendo em conta os inúmeros lances de perigo criados pela Espanha. Patrício é muito fraco de pés e a sair da baliza. Falta-nos um grande guarda redes. Jota teve a melhor oportunidade do encontro para Portugal mas pouco se viu. Félix não se viu mesmo jogando em casa. Ronaldo nada acrescenta no jogo da equipa e já não apresenta a mesma qualidade na finalização que o caracterizou nestes últimos 15 anos. Pote também pouco se viu. Rafa fez uma ou outra arrancada. Bruno fez um jogo ao seu nível (a nível de seleção). Palhinha e William não mostraram muito mas pareceram melhor que a dupla que começou o jogo (não era difícil). Portugal tem que melhorar muito se quer chegar longe no europeu, e até mesmo passar a fase de grupos. Os jogadores têm qualidade, a equipa está é mal trabalhada pelo engenheiro. Parece me que não tem arte nem engenho para pôr esta equipa a jogar aquilo que ambicionamos e acreditamos ser possível. Não se admite que uma equipa com jogadores como a nossa seleção não consiga fazer três passes seguidos no meio campo adversário. Obviamente que Cancelo, Dias e Bernardo fazem falta, mas a sua ausência não explica tudo. Já com eles em campo em jogos anteriores, não se via grande qualidade de jogo. Mas já vimos que temos potencial para fazer muito melhor, por exemplo no jogo em que ganhámos 4-1 à Croácia. Esse jogo parece que foi já há 10 anos…

    • Kacal
      Posted Junho 5, 2021 at 9:46 am

      Com Rúben Dias, Cancelo e Bernardo é logo outra coisa, mas eu apostaria em Nuno Mendes em vez do Guerreiro que até gostava de ver no meio-campo.

  • Abbas
    Posted Junho 4, 2021 at 9:08 pm

    Quando é que o pessoal vai perceber que qualquer médio-centro que seja intenso e corra para onde lhe mandam parece craque no sistema do Conceição?

    • El Pipito
      Posted Junho 4, 2021 at 10:50 pm

      A única diferença do Sérgio Oliveira desta época para a época anterior é que bate penaltys. Incrível como se leva tanto em conta estatísticas, em convocatórias. Em que é que o Sérgio é melhor que um André Gomes?

      • Abbas
        Posted Junho 4, 2021 at 11:07 pm

        Resposta: em nada. O André Gomes é superior em tudo. O Sérgio Oliveira só lhe ganha em berreiro mesmo, já nem em comprimento capilar o bate.

  • Nando V
    Posted Junho 4, 2021 at 9:09 pm

    Estava-se mesmo a ver que ia ficar 0-0. A Espanha domina mas tem dificuldades na finalização, e não é de agora. Os 6-0 à Alemanha foram um bocado anómalos, porque acontece em muitos jogos é isto: 70% de posse de bola, muitas oportunidades e pouco end-product. Ao que se viu ontem, os sub-21 possivelmente padecem do mesmo mal.

    Portugal não pode ter CR e Félix na frente, pois eles não fazem pressão nenhuma. O Renato Sanches, a meu ver, ganhou muitos pontos hoje para ser titular no Europeu. Com a falta de jogo colectivo com bola que temos, precisamos de alguém como Renato Sanches com esta energia para galgar metros e perfurar linhas, e assim criarmos desequilíbrios. Ótima estreia de Pote, na minha opinião. Nuno Mendes merece a titularidade, também. Nelson Semedo estava tremido no início, mas foi melhorando com o jogo.

    Mas, ao fim e ao cabo, a linha defensiva foi o melhor sector da equipa, e com Rúben Dias ficaremos não sei quantas vezes melhor. Já se percebeu qual é a estratégia (e, já agora, o resultado) que Fernando Santos sonha contra a França. Hasta el empate, siempre! Foi assim que fomos campeões há 5 anos, para quê mudar??

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 4, 2021 at 9:09 pm

    Não tenho dúvidas que este Europeu vai ser o fim da linha para alguns jogadores na seleção como José Fonte, João Moutinho ou Pepe. (CR7 seguramente ainda vai ao Mundial 2022 daqui a um ano e meio antes de se retirar da seleção). Rui Patrício também não tem muitos mais anos pela frente e só está ainda de pedra e cal na seleção porque os clubes portugueses não apostam muito em GR portugueses, senão já teria aparecido alguém a um nível mais elevado. Mas a sua experiência ainda conta bastante a este nível.

    Aproveitemos os últimos momentos da carreira destes grandes jogadores ao serviço da seleção de Portugal.

    • Kafka
      Posted Junho 4, 2021 at 9:21 pm

      Cristiano ainda deve ir ao Euro 2024 e depois abandona a Selecção em 2024…Até porque ele não pode ir ao Mundial 2026 porque se vai realizar nos Estados Unidos e ele sabe que se põe os pés nos Estados Unidos é preso

  • Nunop
    Posted Junho 4, 2021 at 9:19 pm

    Passar Guerreiro para o meio campo e dar a lateral esquerda ao Nuno Mendes, era meio caminho andado para evoluirmos muito.

    Desperdiçar esta geração com o engenheiro é absurdo. O que se passou em 2016 nunca mais se vai repetir na história. Passar em 3o num grupo com Hungria, Austria e Islândia, a Islandia marcar um golo aos 93 que nos manda para o lado fraco do bracket, marcar aos 120 contra a Croacia num contra ataque de um jogo onde nao tivemos oportunidades, ganhar a Polonia nos penaltis, ganhar ao Pais de Gales sem os melhores jogadores e ganhar uma final onde fomos claramente inferiores, com um milagre.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Junho 5, 2021 at 11:49 am

      Sem dúvida, o Euro16 foi uma mentira e eu trocava na hora pelo de 2004 que esse sim era tão justo para nós.. e aquela geração merecia, Figo Rui Costa, Costinha, etc etc todos eles mereciam, foi ali que começou a melhoria de qualidade do futebol português

  • JimmyZoSo
    Posted Junho 4, 2021 at 9:32 pm

    Depois do jogo de hoje, este parece-me o 11 mais próximo de apresentar resultados no futuro imediato. Sei que as hipóteses de Portugal entrar em campo com este 11 é próximo de zero %, mas vale o que vale.

    • Joaquim O
      Posted Junho 4, 2021 at 10:25 pm

      Gosto desse 11. Talvez colocaria o Renato no lugar do Bernardo.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Junho 5, 2021 at 11:46 am

      Renato tem de ser sempre titular na seleção é um médio brutal que oferece coisas que mais nenhum outro consegue

    • Pao com Presunto
      Posted Junho 5, 2021 at 4:49 pm

      Presumo que Guerreiro e Bernardo tenham as funções de médios-ala, se for para centro são inúteis, nem sabem jogar assim.

      Assumindo então que são médios-ala, quem assume a despesa no meio campo é o Bruno sozinho? Interessante, porque Palhinha é realmente um tampão mas íamos ter tanta bola como ontem, ou seja, perto de zero.

      A dupla de ataque é interessante, mas a pressão de tirar do 11 um Golden Boy recém-campeão espanhol é demasiada.

      • JimmyZoSo
        Posted Junho 5, 2021 at 10:04 pm

        Sendo um losango, os médios laterais (neste caso Bernardo e Guerreiro) têm liberdade para jogar mais perto da linha lateral ou mais para o centro, consoante aquilo que o adversário apresente defensivamente. Guerreiro e Bernardo são inteligentes e fortes no jogo interior vindos da lateral e têm ambos grande qualidade técnica, tanto no passe como no drible. Por isso, penso que Portugal teria muito mais qualidade na posse de bola. São jogadores de grande criatividade, na descoberta de colegas no último terço, assim como aparecem muito bem em zonas de finalização (Guerreiro, por exemplo, marcou 5 golos na Bundesliga). Para além disso, são jogadores com relativa elevada work rate, ajudando a equipa no momento defensivo. Neste sistema, seria muito importante que Raphael ajudasse o Nuno e Bernardo o Cancelo. Bernardo joga nesta posição no City, e Raphael já chegou a jogar mais adiantado no Dortmund, pelo que não me parece descabido de todo que este sistema pudesse ser implementado. O mais importante de tudo: Bruno Fernandes jogaria como um verdadeiro #10. Bruno tem jogado como um #8 na seleção, ficando longe das zonas de decisão aonde é muito forte. Não tem tantas hipóteses de fazer assistências para colegas ou fazer golos com o seu poderoso remate. Além disso, o Bruno não é muito forte na retenção da posse de bola porque falha imensos passes, o que um #8 não deve fazer. No caso de precisarmos uma equipa mais ofensiva, ainda se pode substituir o Guerreiro por Renato, retirando um pouco de qualidade na posse mas dando mais verticalidade e explosão que o Sanches oferece. O Engenheiro é que não está virado para estas “invenções”. Ele aposta naquilo que conhece e não se tem dado muito mal. Mas este Euro tem tudo para correr mal, se continuarmos assim. Espero que as coisas melhorem, claro.

  • Freitas
    Posted Junho 4, 2021 at 10:17 pm

    No futebol tudo pode acontecer mas previsivelmente isto de europeu vai correr muito mal.
    Temos um grupo de jogadores de excelência mas temos problemas que são tão visíveis que dá dó, uns vêm de dentro da selecção outros vão de fora e assim torna-se muito complicado.
    Começa numa federação

    • Pao com Presunto
      Posted Junho 5, 2021 at 4:47 pm

      Pode elaborar, por favor? Tanto quanto sei, nunca uma federação portuguesa teve tanto sucesso NA HISTÓRIA como esta.

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 4, 2021 at 10:21 pm

    Agora já compreendem porque é que tanto bato no Guerreiro? É o elo mais fraco do 11 titular, não é que seja mau, mas um ala que defende tao mal e que fica obrigado a não subir tanto como ele gosta é uma inutilidade. Além disso não tem a explosão necessária para apoiar os ataques como o Cancelo ou o Nuno Mendes. Tecnicamente é evoluído, mas a lateral na seleção é menos um

  • Ss
    Posted Junho 4, 2021 at 10:44 pm

    Vamos ser campeões outra vez. Tenho dito.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 5, 2021 at 8:09 am

    Exibição muito fraca, só não perdemos porque a Espanha fartou-se de falhar à frente da baliza, é mesmo um caso de estudo esta Espanha, falta-lhes um grande 9 para finalizar o que criam.

    Da nossa equipa, aquele duplo pivô pareciam 2 baratas tontas, fartaram-se de abrir buracos entre a defesa e o ataque e a Espanha aproveitou para colocar ali muita gente entre-linhas e explorou aquele espaço à vontade. Em termos ofensivos, a nossa saída de bola é muito pobre e depois não temos ninguém para segurar a bola quando se joga longo. Só quando o Renato ia atrás buscar a bola e conduzir é que criámos perigo. Temos que melhorar imenso se quisermos fazer alguma coisa no Europeu!

    • marquess
      Posted Junho 5, 2021 at 11:49 am

      Eu dito quer-se alguém se chama João Mário, mas infelizmente não foi convocado.

      • Tiago Silva
        Posted Junho 5, 2021 at 4:13 pm

        Seria uma solução, mas penso que o problema se pode resolver de forma interna. Basta pedir a um dos médios, seja Bernardo ou Bruno principalmente que baixe e consiga ligar com os colegas mais à frente. O próprio Renato fez isso várias vezes e conseguiu sair a jogar em condução, e foi por aí que Portugal conseguiu criar mais perigo.

    • JimmyZoSo
      Posted Junho 5, 2021 at 10:06 pm

      Gerard Moreno poderá ser o finalizador que eles precisam. Muita qualidade tem ele.

      • Tiago Silva
        Posted Junho 5, 2021 at 11:03 pm

        Totalmente de acordo, passou um pouco despercebido por não jogar num tubarão, mas ele fazia quase tudo naquele ataque do Villarreal, um craque. Diria que foi top-10 mundial esta temporada.

  • Nazgul
    Posted Junho 5, 2021 at 9:34 am

    Guerreiro não pode ser lateral, vai ter de ser o cancelo à esquerda!

    Sergio oliveira na seleção è de rir, ele e o Pizzi são jogadores “bons” apenas no tugao e nos clubes onde estão fora disso é para esquecer!

    Patrício
    Cancelo Ruben pepe Nelson
    Renato Danilo Bruno Bernardo
    André + CR7

    • Hirok "The Truth"
      Posted Junho 5, 2021 at 11:45 am

      O Sérgio Oliveira é muito fraco não é de agora.. o que vale é que isto foi amigável pq naquele meio campo só Renato é acima da média e o Bruno Fernandes quando lá joga, uma vez que na seleção joga sempre como médio interior esquerdo

    • marquess
      Posted Junho 5, 2021 at 11:50 am

      Cancelo à esquerda? Não seria mais aconselhável o Nuno Mendes?

      • Nazgul
        Posted Junho 5, 2021 at 12:07 pm

        Marques, para mim o miúdo é o jovem mais promissor do mundo nessa posição, mas o miúdo além de jovem só jogou no tugao …

        Muita gente pode achar isto clubite, mas os jogadores do sporting só conhecem o Benfica, Porto e depois tondela etc …

        Além disso o mendes vem de uma defesa com 3 centrais e o cancelo fez muitos jogos no city a esquerda!

        Mas se me perguntarem mendes ou guerreiro? Claramente preferia arriscar no miúdo!

  • Pao com Presunto
    Posted Junho 5, 2021 at 4:45 pm

    William está (mais) pesado.

Deixa um comentário