Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Só Isco supera Bernardo Silva

Estes estudos valem o que valem, mas este reconhecimento permite que o ex-Benfica comece a consolidar um estatuto internacional.
Bernardo Silva é o 2.º melhor médio ofensivo na Europa, entre os jogadores sub-23, de acordo com o estudo do CIES/Observatório do Futebol, que elaborou um ranking com base em seis critérios: remate, oportunidade de golo, iniciativa, distribuição, recuperação e rigor; e considerando apenas elementos que nasceram em ou depois de 1992. O jovem do Mónaco, que este ano já apontou 9 golos, só é batido pelo espanhol Isco, do Real Madrid. Superando, com aquilo que tem entregue ao conjunto de Jardim elementos como Koke, Coutinho, Çalhanoğlu, Eriksen ou Gotze. No que diz respeito às outras categorias. Phil Jones (algo que não parece fazer muito sentido já que não tem sido sequer indiscutível), de acordo com os critérios do CIES, foi o melhor central sub-23 este ano à frente de Giménez (Atlético), Varane (Real) e De Vrij (Lazio); Kurzawa, outro elemento do Mónaco, superou Ricardo Rodriguez, Alaba e Bernat na posição de lateral; Verratti, do PSG, tem sido o melhor médio defensivo. Enquanto que na frente Felipe Anderson, que tem estado em destaque na Lazio, supera Neymar, N’Jie, Fekir, Dybala, Kane, Sterling ou Vietto.

0 Comentários

  • Hélder Correia
    Posted Maio 5, 2015 at 1:23 pm

    O N'Jie pouco joga, nem sei porque está aí. Falta um critério importante: o rácio do nº de jogos a combinar com os critérios que estão aí e aí as estatísticas seriam diferentes pois um jogador que faça apenas 3 ou 4 jogos e se tiver muito bem nesses jogos então fica numa boa posição. Um exemplo disso é o Jones.

  • João Magalhães
    Posted Maio 5, 2015 at 1:28 pm

    E o estudo restringe-se aos 5 principais campeonatos, pelo que me parece. Deixa de fora bons jogadores sub23 a jogar em Portugal e na Holanda, principalmente.

    E esse dado do Bernardo Silva obviamente não é condizente com a realidade do jogo dele. É um jogador com qualidade, que está a ser embalado pelos golos que tem marcado, alguns com felicidade, mas que ainda se afasta um pouco do jogo. É natural pelo contexto da sua carreira, uma vez que é a 1º época a jogar a um nível de 1º divisão, mas julgo que tem de ser dado muito mérito ao LJ pela aposta que está a fazer nele.

    • RR
      Posted Maio 5, 2015 at 3:00 pm

      Sim porque em Portugal o que não faltam é jogadores sub-23 melhores que o Bernardo Silva…

      Eu acho piada aos benfiquistas que agora que o Bernardo Silva esta a mostrar a sua qualidade já o tentam desdenhar, antes era ao contrário, crucificavam o Jesus por não apostar nele, elogiavam a sua qualidade, agora que já não é jogador do Benfica e que ficam mal vistos por terem-no oferecido ao Mendes como moeda de troca de uma divida já o desdenham os por todos os lados…

    • Kafka I
      Posted Maio 5, 2015 at 3:25 pm

      RR

      Tirando o teu ódio visceral e inveja ao Benfica, o Benfica e os Benfiquista são chamados para este post a que propósito mesmo?

  • Anónimo
    Posted Maio 5, 2015 at 1:31 pm

    Acho que falta muitos parâmetros a avaliar que alterariam drasticamente a tabela. Além do mais se avaliarmos o grau de competitividade dos campeonatos (o campeonato Francês não é de todo dos mais competitivos) a importância que se daria a cada fator de avaliação seria diferente (tal como existe no fator de atribuição à bota de ouro).

    Manuel

    • João Magalhães
      Posted Maio 5, 2015 at 1:35 pm

      Mas seria sempre insuficiente qualquer classificação, porque os parâmetros são sempre curtos face ao que se passa num jogo futebol.

      E o campeonato francês é bem competitivo, pelo menos na minha opinião. As equipas que são supostas fazer corpo presente, conseguem dificultar os jogos e baterem-se bem. Têm bons jogadores, com presença física e que costumam dar o salto para outros campeonatos.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2015 at 1:41 pm

      Se fosse só pela competitividade que tanto fala para depreciar o campeonato frances tinhamos só o mercado Espanhol e Inglês..O campeonato frances tem uma boa competitividade com bastantes jovens, não percebo essa desvalorização…

      José

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 5, 2015 at 1:46 pm

    Afinal o Jesus é que sabia…O Bernardo é só o 2º melhor da Europa,isso não é nada! O Benfica é um clube do mundo! Nem no banco tinha lugar!

  • João Lains
    Posted Maio 5, 2015 at 1:47 pm

    A temporada de de Vrij, actualmente a contas com uma lesão, tem sido melhor do que a de qualquer um dos outros defesas mencionados. É verdade que não é um central muito rápido, mas compensa com um excelente sentido posicional e tem aquele espírito de liderança que lhe é inato.

    Sem dúvida, uma das melhores contratações da temporada, pela necessidade da Lazio em encontrar um patrão para a sua defesa, necessidade essa, que se arrastava há tantos anos. Quem é que não se lembra do Marchetti com os braços no ar, muitas vezes estupefacto com os erros que os seus companheiros cometiam, e ele, refém, nada podia fazer?

  • Anónimo
    Posted Maio 5, 2015 at 2:03 pm

    O Bernardo está apenas a confirmar e consolidar todo o potencial que todos lhe reconhecem. Em pouco tempo será fundamental também na selecção.
    SL
    Ricardo miguel

  • José Miguel Carvalho
    Posted Maio 5, 2015 at 2:09 pm

    Grande menção para N'Jie, um avançado que apesar de marcar poucos golos (6), se farta de trabalhar e de lutar pela equipa, como provam as suas assistências (7), considerando que é um avançado centro são elevadas. Trata-se de um jogador que não é titularíssimo, com 15 jogos a titular e 14 vindo do banco e que está a fazer a primeira época com minutos regulares, servindo, juntamente com Fékir e Ferri, Lacazette para grande parte dos seus golos. Grande fornada do Lyon que completada com Tolisso além dos já minimamente experientes Lacazette e Umtiti, optimamente orientada por Fournier tem feito imensos estragos na Ligue 1.

  • Awesome_Mark
    Posted Maio 5, 2015 at 2:10 pm

    Um outro dado, que também vale o que vale. É um dos nomeados, o único desportista, aos Globos de Ouro (português) na categoria de Revelação do Ano. Manco não pode ser… Quanto ao Isco, enfim. Só me vem dar razão que não deve ser o favorito ao banco naquele meio-campo do Real.

    • Fábio Sousa
      Posted Maio 5, 2015 at 4:19 pm

      E tiras quem para pôr o Isco a titular?

    • Kacal I
      Posted Maio 5, 2015 at 4:32 pm

      Com Modric, Kroos, James, Bale, Ronaldo e Benzema a 100% é complicado o Isco ser titular e não podemos "crucificar" o Ancelotti.

      No entanto, neste momento Modric e Benzema estão lesionados e portanto acho que o Isco deve ser titular e o Chicharito suplente.

    • Rui Sancho
      Posted Maio 5, 2015 at 5:47 pm

      Tirava o James fácil. Isco já mostrou o suficiente para ser indiscutível.

    • Rui Valente
      Posted Maio 5, 2015 at 5:53 pm

      Awesome,

      O Nélson Oliveira já esteve, salvo erro, nomeado para o mesmo prémio que o Bernardo Silva. Com isto não quer julgar o valor dos dois.

    • Kacal I
      Posted Maio 5, 2015 at 6:50 pm

      Discordo Rui Sancho, o James é um craque e cheio de classe, além disso é um facto que o Real sem James ganha menos jogos.

    • Rui Sancho
      Posted Maio 5, 2015 at 8:49 pm

      Kacal I eu não desvalorizei o James, que tem sido importante. Mas eu tenho visto alguns jogos e o Isco, à imagem do Modric está um jogador mais completo, mais intenso e que participa no momento defensivo. O James tem outras características e está a jogar bem, mas se tivesse que escolher, escolhia o Isco.

      Por outro lado esta discussão é inútil quando reparamos que existe Bale. Talvez esteja na altura de o devolver à lateral esquerda.

    • Kacal I
      Posted Maio 5, 2015 at 10:28 pm

      Sim Rui Sancho, eu percebi, apenas acho que o James é indispensável na manobra ofensiva do Real e sem ele ficam mais fracos, concordo que o Isco deve jogar sem o Modric mas com o croata disponível prefiro o James.

      Quanto ao Bale, acho que está na altura de o devolver mazé a Inglaterra e deixa-lo jogar na esquerda ou então no meio com liberdade, gostava de vê-lo no Man Utd.

  • Mário Rebelo
    Posted Maio 5, 2015 at 2:11 pm

    Onde está o John Stones nos centrais?

  • Kacal I
    Posted Maio 5, 2015 at 3:50 pm

    Estes rankings valem o que valem e há critérios em falha e jogadores que nem deviam estar aí, no entanto só demonstra a qualidade do Bernardo e essa nunca esteve em causa, fico contente por ele ser português e ter um potencial enorme e um futuro risonho pela frente, a selecção também vai "lucrar" com esta sua evolução e ascensão.

    De resto, há aí jogadores que vão dar o "salto" em breve como De Vrij, Kurzawa, Ricardo Rodríguez, Fekir, Felipe Anderson e Dybala falando apenas em jogadores no Top5/6 de cada posição, de resto destaco o Michael Keane que estava por empréstimo no Burnley e foi contratado em definitivo em Janeiro e tem sido titular e está a fazer uma boa época.

  • Anónimo
    Posted Maio 5, 2015 at 4:01 pm

    E nem joga na posiçao dele… É um tipico 10 para jogar no meio a organizar e entrar com a bola dominada no ultimo terço em drible para passar ou marcar. Tem grande visao, passe, dá-se bem em espaços curtos e povoados, é jogador de equipa, ocupa bem os espaços, etc.
    Está na primeira época de 1º divisão, é muito jovem e tem muito para se desenvolver, principalmente fisicamente. Quando ganhar cabedal e pedalada vai ser um caso serio, podendo muito bem atingir o nivel de um iniesta ou jogar na posição do Zidane com dois avançados pela frente.
    Ah, e tem uma mentalidade muito boa, sem querer desenvolver.
    Joao

  • António Tonga
    Posted Maio 5, 2015 at 4:26 pm

    Estudo bastante interessante, para quem acompanhou o CAN não é novidade nenhuma a inclusão de Abdul Rahman Baba nesta lista, ainda julgo que se tratá de um jogador que poderá estar dentro da realidade benfiquista(cada vez menos).
    De destacar outras boas alternativas para as laterais como vrsalijko e lazaar.

    • Kacal I
      Posted Maio 5, 2015 at 5:02 pm

      O Rahman Baba está a ser apontado ao Dortmund há algum tempo e acho que vai mesmo acabar aí ou noutro "grande" da Alemanha no fim da época.

    • António Tonga
      Posted Maio 5, 2015 at 5:35 pm

      É uma pena Kacal I, este jogador em Portugal seria uma grande mais valia, mas visto doutra perspectiva fico feliz, pois considero-me uma grande simpatizante do Dortmund, e Rahman Baba dará nova vida àquela lateral esquerda dos de Westfalenstadion, a confirmar-se será uma grande movimentação do novo Borussia.
      De qualquer das formas obrigado pela afirmação, que assim deixo de sonhar na aquisição senhor lateral.

    • Kacal I
      Posted Maio 5, 2015 at 6:54 pm

      Sim, é uma pena porque o Benfica ficava com um excelente DE (os benfiquistas agradeciam) e acrescentava qualidade ao campeonato.

      Eu não tenho certezas mas o Dortmund está interessado e já foi apontado ao clube, contudo a minha convicção é que acaba mesmo no Dortmund ou até pode ser o substituto do Ricardo Rodríguez no Wolfsburgo, este que é cobiçado e pode sair no fim da época, por aí, para Portugal é que não vem de certeza, é realmente uma pena.

      Não tens de quê, sempre às ordens. :-)

  • João Lemos
    Posted Maio 5, 2015 at 4:49 pm

    Independentemente do potencial/qualidade do Bernardo Silva, o Coutinho, o Gotze e o Kovacic (entre outros) não conseguem parar de rir.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 5, 2015 at 5:48 pm

      O Gotze apesar de ser um jogador fabuloso e com uma qualidade incrível e um potencial ainda enorme,não querem correr com ele de Munique?

  • Mike-UK
    Posted Maio 5, 2015 at 5:03 pm

    Claro que os estudos deste tipo valem o que valem e considerando o que li por aqui os critérios são bastante questionáveis. O Bernardo é, contudo, um jogador com um futuro brilhante pela frente e felizmente tem merecido aposta de LJ e nem sempre a jogar no centro que é onde, a meu ver, rende mais e podemos observar a magia do seu futebol, o toque de bola quando a redondinha lhe chega não deixa dúvidas quanto ao virtuososmo e qualidade agora precisa de calo para ser acima de tudo consistente e se assumir como o potencial grande jogador que é.
    Quanto aos comentários de benfiquistas aqui que desvalorizam ate o próprio jogador, são perfeitamente normais… Não são em nada diferentes de comentários de Sportinguistas sobre Bruma por exemplo. Doi-nos os calos por não termos os putos a jogar em casa mas a verdade é que em nenhum dos casos os putos tem culpa de não estarem a jogar em casa nesta fase (muito menos o Bernardo) mas são comentários que muito me entristecem e que me fazem lembrar uma mítica frase do enorme Pedroto….
    Deviamos ser todos muito mais justos, é o que tenho a dizer!

    • Rui Sancho
      Posted Maio 5, 2015 at 5:52 pm

      Nunca vi um benfiquista a falar mal do Bernardo. A dizer que ele não jogava no Benfas ainda vá, agora dizer mal dele…

  • karabatic13
    Posted Maio 5, 2015 at 8:42 pm

    Neymar tem estado acima de todos eles.

Deixa um comentário