Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Sou o jogador mais completo que já existiu. Jogo bem de cabeça, marco bem faltas, remate de esquerdo e direito, sou rápido e forte…»

Concorda? Completo é técnica, receção, finalização, criatividade, capacidade defensiva, noção de tempo e espaço, etc, mas…

Cristiano Ronaldo considera que é o melhor jogador da história e também o mais completo que já existiu. «Acho que sou o jogador mais completo de todos os tempos. Finalizo bem com a cabeça, bato faltas, chuto bem com o pé direito e com o pé esquerdo. Dizer que o Cristiano não é completo é uma mentira. Nunca vi ninguém como eu», afirmou o português, numa entrevista ao amigo Edu Aguirre.

114 Comentários

  • dzs
    Posted Fevereiro 3, 2025 at 11:52 pm

    Ronaldo e sem duvida o jogar mais completo, bate faltas para as bancadas, marca golos por bluetooth(roubando a alguem daqui no outro dia), realmente estatisticas nunca antes feitas por jogar nenhum

  • Fantantonio
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:20 am

    Se dissesse dos avançados mais completos, acho que pouca gente discordaria. Agora, dos jogadores mais completos quando passou pelo menos os últimos 12 anos a jogar a maior parte do tempo só no último terço, é irrisório. A de bater bem faltas então… nem sei que diga.

  • Antonio Clismo II
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:25 am

    Cristiano Ronaldo foi um extra-terrestre em muitas vertentes do jogo (potência, remate, velocidade, força, impulsão, mentalidade) mas acho que ficará apenas na história pela sua ética e capacidade de trabalho, nisso acho que não houve mais nenhum igual a ele.

  • Veridis Quo
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:57 am

    Vão ser uns 40/50 anos “à Pelé”.
    Não deixa de surpreender alguém que ganhou tanto, tem tudo, fez a carreira que fez e ainda se sente pequeno e menorizado o suficiente ao ponto de ter que estar sempre com conversas do género. Em parte percebe-se, é um complexo que não desaparecerá, porque na cabeça de alguém tão obcecado com ser o número 1 e que fez tudo para o ser… saiu atrás de outro na sua geração. A paz de alma que Messi terá em relação a isto e a não necessidade de reforçar o que fez, o que jogou, o que ganhou diz mais do que o Cristiano repetir milhares de vezes que foi o melhor. Nada descreverá melhor o término da rivalidade que a postura, mesmo fora o resultado final, de ambos pré e durante o Mundial. Um em silêncio focado em trazer o Mundial para casa, outro em entrevistas a fantasiar acordado com a possibilidade de ganhar ao eterno rival na final com um hattrick seu.
    O Cristiano vai ter um pós-carreira chato, cheio de constantes declarações do género, marketing à volta do que fez e a engrandecer a lenda, quando é provavelmente um dos jogadores da história que menos precisa. Menos precisa para toda a gente… menos para ele.
    ‘Any man who must say, “I am the King”…‘

  • beterrabapragmatica
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 1:42 am

    Podem discordar dele, e de facto quando era mais novo era um jogador pouco equilibrado. Muito forte no 1×1, ágil, boa finalização e bolas paradas, mas egoísta, fraco nas tarefas defensivas, trabalho de equipa e por vezes inconsequente com as suas fintas.
    Mas felizmente, com a idade, conseguiu colmatar esta lacuna, e tornou-se uma completa nulidade em todos os aspetos e fundamentos do jogo.

  • Gndias
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:13 am

    Ouch

  • Rosa Melano
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:54 am

    Afirmação ousada porque o futebol não começou ontem e teríamos que analisar milhares de jogadores, mas sim, Cristiano é super completo, faz/fazia tudo bem excepto bater livres, no qual é horrível nesse capítulo. Mas provavelmente até tem razão.

    PS: Acho o Lionel superior.

  • Tiago Abreu
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:24 am

    Acho que ninguém ligaria às barbaridades que ele diz, se não fosse pelos Tristiano Penaldo Fans que criam a sua própria realidade em função do que ele diz. Inclusive inventam mentiras para desvalorizar o Messi. Pois no final, todo o mundo sabe que o Cristiano, está muito longe do Messi.

  • ACT7
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:33 am

    Também o Ronaldo não ajuda o VM, fecho de mercado e toda gente quer espreitar as contratações e opiniões e este gajo vem com estas para entupir o site.

  • offtopicguy93
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:37 am

    Mais completo a finalizar, porque mais completo a jogar nem há discussão da diferença que o messi dá aos outros.

    • mickpeters
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 8:49 am

      Messi é igual. Avançado mais completo. Mas mesmo o Messi discordo de ser mais completo que Ronaldo. Nao concordo. Messi tem pior jogo de cabeça, pior finalizaçao dentro de area, e pior pe contrario.

      O que Messi tem é uma inteligencia de jogo e mobilidade fora do normal. Dribla, desequilibra, cruza, e assiste e marca como ninguem. Mas nisto tudo, ve Messi fora do Barcelona. Nao foi o mesmo, nem fez a diferença que se fala tanto.

      • Guinha10
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:44 am

        Não concordas e no segundo parágrafo dizes o porquê de Messi ser o mais completo ???
        O Messi é campeão do Mundo e não é bi porque o Higuaín a finalizar isolado parecia ontem os centrais do Porto ???

      • AndreChaves9
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:07 am

        Pior finalização dentro de área? Post do ano

      • oMeuUserName
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:12 pm

        JOGADOR completo vs. REMATADOR completo.
        Encontra as diferenças…

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:41 am

    Várias pérolas.

    Primeiro foste um tremendo jogador, não aquilo que imaginas no teu delírio narcisista mas um grande, mas és um palerma e um burro, porque fazes do auto elogio o teu modo de vida, e ao fazê-lo vais menorizar e muito o teu legado na história do futebol. Quem teria que dizer isso de ti eram outros, ao vir da tua boca soa a presunção. Mas enfim é só mais uma estupidez a sair daquela boca, não é sequer surpreendente, da dele e do bando de tontinhos que ainda o seguem, os aguirres desta vida.

    Segundo falas no presente, como se ainda fosses esse jogador. Não é apenas não teres noção, é bateres no peito para a galeria, quando estás velho e decadente,

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:43 am

    (cont) e jogas nos camelos.

    Terceiro viveste na era do jogador mais completo da história, e sabes disso, portanto sabes que estás a mentir.

  • Art Vandelay
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:43 am

    Ele enganou-se, mas é normal pois ele não sabe falar inglês…o que ele queria dizer era “que era o jogador com mais falta de noção da história” mas baralhou-se com o Inglês

  • AndreChaves9
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:48 am

    Mais do mesmo. Não acerta uma. Infelizmente teremos de continuar a levar com ele na seleção

  • LevonAronian
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 8:24 am

    Está opiniao do Cristiano não me aquece nem arrefece.
    O que me chateia é o martinez concordar

  • mickpeters
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 8:45 am

    Acho que ele nao esta errado, mas falta uma palavra ali. Foi o avançado mais completo e eficaz que existiu. Acho que as pessoas estao a comparar o Ronaldo dos ultimos 5-7 anos, mas que avançado voces conhecem que continua em alta forma perto dos 40. Dos 35 aos 40 ainda a golear e a marcar.

    Diria que sim, esta certo, mas falta contexto. E ele foi o mais completo na fase do Real Madrid e Manchester. Era rapido, marcava de cabeça, marcava livres bem na altura, remate de pe esquerdo e direito.

    • Art Vandelay
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:08 am

      Eficaz? Isso já foi esmiuçado mais que uma vez aqui, da falta de eficácia do Aveiro, já provei isso aqui e antes de mim o Motoqueiro Guti também já o tinha provado aqui que o Aveiro era dos avançados menos eficazes desta geração
      **
      Eficaz é o Messi, que com menos oportunidades de golo e menos remates tem ainda assim uma média de golos por jogo na carreira superior ao Aveiro

    • oMeuUserName
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:11 pm

      Parece difícil atingir que marcar golos de muitas maneiras não te faz completo. Faz-te competente numa coisa: marcar golos. Mas como um jogo de futebol é muito mais que rematar, ser completo envolve outras coisas…

      • Artur Trindade
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 2:54 pm

        Pessoalmente acho muito inestético (e muitos o desvalorizam por isso) as macacadas que o Nuno Santos (do Sporting) faz, para evitar o pé direito. Seria mais completo se não tivesse aquela aversão.
        O Pelé falava nisso em relação ao Messi, a não utilização do pé direito e cabeça, e receber no espaço, coisa que Messi evitava, também por jogar em equipas dominadoras, e que lhe montavam a teia de jogadores (ainda hoje na sua seleção) que lhe permite receber com a defesa colocada, e depois resolver em futebol apoiado, tabelas. Para quê explorar os espaços, receber no espaço? Dizer também que ele não tinha especial apetência física para isso, mesmo que o quisesse fazer.
        Ronaldo e Messi, dois grandíssimos jogadores, destacados com Pelé no topo de sempre, com características totalmente distintas, logo dificilmente comparáveis.
        O mais completo era Pelé, pé esquerdo, pé direito, cabeça (muita impulsão para os seus 1,74), criatividade e finalização fora e dentro da área e livres.

        • Tiago Abreu
          Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:17 pm

          O Messi tem mais golos de cabeça numa final da liga dos campeões do que o Tristiano Penaldo. ?

          • Artur Trindade
            Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:50 pm

            Estás a referir-te assim ao melhor jogador europeu de sempre?
            Já viste por aqui algum user a tratar o genial Messi dessa forma acriançada?
            Quantos anos tens?

        • oMeuUserName
          Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:49 pm

          Até podia ser coxo… O Messi é 10x mais completo porque é muitíssimo mais competente em muitos mais parâmetros dum jogo de futebol. É tao simples quanto isso! A quantidade de pés que ele usa para o fazer é irrelevante e não diz nada sobre ser completo ou deixar de ser.

  • Artur Trindade
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 8:54 am

    Não mentiu, existiu um que lhe era superior nestas ferramentas de trabalho, por juntar mais criatividade que se chamava Pelé, mas Ronaldo não o viu jogar.
    Ronaldo foi extremo criativo, antes de se tornar o único avançado total da história, aquele que usava literalmente todos os metros da frente de ataque (sendo igualmente o grande avançado que mais tempo passava fora da área) com todas as ferramentas que o jogo permite (direito, esquerdo e cabeça), tendo meios únicos de velocidade, agilidade e altura que o permitiam fazer, foi obviamente agraciado pela natureza para tal.
    Para lá dessa bênção da natureza que lhe permitiu também não se lesionar ao longo da carreira, a sua ética de trabalho é tal que aos 40 anos continua a jogar, marcar e assistir todas as semanas, enquanto o seu grande companheiro de jornada, Messi, o Deus argentino de quem Pelé dizia que fazia tudo de pé esquerdo, continua à sombra da bananeira (justamente) com os seus zero J+G+A durante meses.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:52 am

      Tu consegues dizer isso tudo sem te rires… Messi companheiro de jornada, eh eh eh. É o mundo ao contrário.

    • Antonio Clismo II
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:01 am

      Essa de que o Pelé foi o melhor de sempre é um mito do caraças…

    • Art Vandelay
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:05 am

      Mentiu sim, porque ele nem sequer é o jogador mais completo da sua geração, quanto mais dá história do futebol

      • Artur Trindade
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 2:35 pm

        Tens ideia quando é que o Messi vai quebrar o jejum de J+G+A, que se prolonga por alguns meses?
        Ronaldo tem sido bem mais constante nesta fase da carreira, apesar de ser mais velho 2 anos e meio, que o Deus argentino

    • ZeNando
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:53 am

      É difícil bater a falta de noção do Ronaldo, mas tu consegues bater isso facilmente. Parabéns.

    • oMeuUserName
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:09 pm

      Não te engasgues!

    • Ricardo10_
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:21 pm

      O fanatismo no seu melhor.

    • Quinhas
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:52 pm

      O Artur Trindade e os seus devaneios ?ele não mentiu????tu é que acreditas em tudo e ainda crias cenários,tal como no segundo parágrafo,”O único avançado total da história,usa todos os metros da frente de ataque”???eu já expliquei -te isso ,ele faz em equipas “dominadoras” ,com a sua “táctica individual” (INDIVIDUALISTA),devido a carência e incapacidade de fazer um trabalho de leitura de equipa e incapacidade de desenhar jogadas ,jogar de costas e ler os movimentos colectivos,porque é incapaz de desenvolver algo quando marcado e rodeado principalmente estando de costas , então opta por essas movimentações fora da área,que são ABSOLUTAMENTE INCONSEQUENTES,e com o único objetivo de aparecer para finalizar ,mas tu insistem em cenários da carochinha ???
      E mais,como avançado completo como dizes,erra uma barbaridade de passes que não sejam frontais,em tabelas é um autêntico desastre,em tabelas é mais certeiro o pé direito de MESSI, que o direito do teu Idolozinho, quanto a remates ,os tais esquerda ,direita e cabeça,era bom se fossem certeiros ,o que não é o caso atendendo o número de tentativas,mas sim uma questão de lotaria?o mata palomitas ????

      • Artur Trindade
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 2:24 pm

        Quinhas, já te expliquei que o jogar em espaços curtos e jogar em espaços longos tem o mesmo valor facial para a equipa. Ronaldo explora todos os metros do meio campo adversário porque PODE, o Benzema se o conseguisse (capacidades físicas e técnicas) teria todo o interesse em tê-lo feito mais vezes, para como dizes “aparecer para finalizar”. Como é possível que desvalorizes o gesto mais importante no futebol, “aparecer para finalizar”, e consegui-lo (922 vezes)? Não conseguirias colocar o Benzema e o Messi a fazer movimentos de rotura no espaço, e está tudo bem, não são menores (nem maiores) por causa disso, são diferentes.
        Por algum motivo o futebol valorizou essa capacidade (5 BO) e os clubes valorizaram essa capacidade (contratos leoninos).
        Desvalorizas a simplicidade, quando o mais difícil é ser simples, aproveitar todos os metros do campo para ultrapassar as defesas e marcar golos, olha a lata destes jogadores, deviam esperar pelos adversários para poderem estar rodeados e aplicar belas noções espaço-tempo, juízo.
        Existe espaço para todos Quinhas, desde que consigas alargar horizontes.

        • Quinhas
          Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:57 pm

          Quando é que vais perceber que espaços curtos e longos NÃO TÊM O MESMO VALOR???
          1° Quem não sabe jogar em espaços curtos , obrigatoriamente não tem Noção Tempo/Espaço
          2°Quem não tem Noção Tempo/Espaço,JAMAIS RECEBE A DESIGNAÇÃO DE GÉNIO!!!
          3° GÊNIO= INTELIGÊNCIA SUPERIOR+ TÉCNICA APURADA (o teu ídolo não reúne ambas)
          4° Por acaso conheceste o Benzema do Lion???era explosivo e sempre fez as duas tarefas!!!
          Viste os primórdios de MESSI a jogar na profundidade???acho que não…mas quando alguém é muito superior aos restantes , tanto na criação como desequilíbrios , é natural com o passar dos anos desenvolver e contribuir mais nessas facetas.
          5°Uma coisa é andar em várias zonas do terreno e outra coisa é ser produtivo nestas mesmas zonas .
          6° Não desvalorizo o facto de ele marcar ,mas realço o facto de ele sem golos ser uma nulidade ,por não ter FERRAMENTAS para mais.
          7° E quando não se tem FERRAMENTAS para mais,a PROPAGANDA e CAMPANHA vai somente nesse sentido.
          SABES O QUE SÃO FERRAMENTAS???
          ****MESSI****
          * MELHOR DRIBLADOR
          *MELHOR CRIADOR
          *MELHOR DESQUILIBRADOR
          *MELHOR PLAYMAKER
          *MELHOR ASSISTENTE
          *MELHOR FINALIZADOR
          Ainda podes adicionar o que mais o distingue dos restantes:
          *INTELIGÊNCIA INCOMPARÁVEL
          *RACIOCÍNIO RÁPIDO (não humano?)
          *TÉCNICA APURADA E IRREPREENSÍVEL!!!
          NOTA: Pé esquerdo/direito, cabeça e saltar muito ,nunca fizeram ninguém completo,isso foi implementado por Jorge Mentes!!!

          • Artur Trindade
            Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:45 pm

            Quinha, são minhocas na tua cabeça, preconceitos, se quiseres formas de ver o futebol complexadas.
            Quando um GR controla a profundidade, tem uma extraordinária noção tempo/espaço, e repara que esses até são os mais valorizados no futebol atual, os defesas idem aspas.
            Podes ser um génio, e seres pior que um grande jogador, ou poderes ter essa ideia, porque não existe opiniões absolutas, é perigoso essa presunção.
            Gullit, Stoithchkov e Henry eram “apenas” grandes jogadores na tua concepção de futebol, não podiam ser geniais, mas ainda assim eram superiores aos geniais Hagi, Scifo ou Okocha, mas não tem mal nenhum apreciares acima de tudo a arte de um belo playmaker, o seu toque de bola, mas não te esqueças que o Milan de Sachi nunca preferiria colocar o Maradona dos últimos anos em Itália em detrimento de Gullit, que seria uma espécie de monstro ao pé da beleza de Maradona, ou sequer tiraria o lugar de Matthaus no Inter. Mas espera, Maradona não era um génio aos 27, 28 e 29 antes da paragem pelo doping? Mas um génio não conseguia jogar nas melhores equipas do futebol moderno da época?
            A dicotomia Stoithckov/Balakov era engraçada, o “catalão” era apenas um explorador de espaços, um mestre da agressividade, um finalizador, mas suplantou como é óbvio o genial Balakov10.
            Chama-lhe futebol moderno que descontinuou os génios sem explosão, que não é o caso de Messi que é um extraordinário híbrido, daí ter jogado até ao dia de hoje com a camisola 10.
            As ferramentas do futebol moderno são bem diferentes do antigamente, e como paraste de certa forma no tempo, faz-te tanta confusão a extrema importância que se dá (no futebol moderno) ao ataque ao espaço de Ronaldo (ou de Mbappé), à movimentação sem bola única, que lhe dá o estatuto de avançado total, que lhe permite poder ser um dos maiores assistentes na história, vê lá tu, o ataque ao espaço não serve apenas para “aparecer para finalizar”, mas também para ter o máximo contributo para a equipa que é ASSISTIR, e para aprenderes todas as assistências são GENIAIS.

    • oMeuUserName
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 1:14 pm

      O companheiro de jornada anda à sombra da bananeira a fazer destas, por exemplo:
      https://www.instagram.com/reel/DFpoxxDIOp6/?utm_source=ig_web_copy_link

      • Artur Trindade
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 3:45 pm

        Algum jogo-treino? Já não era sem tempo, tem sido muito escasso para os adeptos do seu grande futebol, deve vir cheio de força, sabes quando é o 1º jogo?
        Até ao mundial de clubes, deve ser gerir com cuidado, para não repetir as longas ausência dos últimos tempos.

        • oMeuUserName
          Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:45 pm

          Portanto, o melhor é o que faz mais jogos? Excelente critério… Quanto ao lance que te mostrei, desafio-te a mostrares algo parecido do Ronaldo nos últimos 10 anos, nem que seja num treino. Um lance onde engana 3 adversários e faz um passe a rasgar a isolar um colega…

          • Artur Trindade
            Posted Fevereiro 5, 2025 at 10:59 am

            Lá está o preconceito, arranjo-te muitas corrida nas costas, remate e golo (feitos contra equipas não-amadoras, como este), lance impossível em Messi, agora vai da tua valoração, valorizas mais a finta com progressão limitada no terreno? Messi dar-te-á isso até aos 40 anos, espera, ainda teremos de ver se com as ausências prolongadas aos 37, como chegará aos 40?
            PS: Claro que a quantidade de jogos define parte do valor dos jogadores, não devia ser necessário explicar-te isso.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:41 am

    Ja so faltam 79!

  • 6.Mik
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:02 am

    Que declarações tão pobres de uma lenda.
    Pouco respeito e falta de humildade, tem a necessidade de se andar a vangloriar porque faz golos num clube que não ganha nada desde que chegou. Andou a ser oferecido a meia Europa e ninguém o quis pq os clubes acima de tudo querem ganhar e sabem que com ele estão mais longe desse objetivo.
    Como n 9 é horrível, mas como colega de balneário deve ser intragável.
    SL

  • Quinhas
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:07 am

    Isso é “plágio” ao seu “amigo”Jorge Mentes ,que aparecia com esses EDITORIAIS e A SEITA FUNDAMENTALISTA foi absorvendo,e como digo sempre,a culpa é dos seus fans que fazem a vénia a todas as barbaridades criadas a volta do Tronco.
    Há “PREDICADOS INDIVIDUAIS” fundamentais para a designação de jogador completo,em que este Tronco nem Top 100 é,e ele lança estas barbaridades ?esquerda ,direita , cabeça e salta muito ???? então,em que lugar se encontra quanto ao CRITÉRIO, INTELIGÊNCIA, VISÃO DE JOGO, NOÇÃO TEMPO/ESPAÇO???factores esses,NUNCA mencionados ,mas sim desviados da atenção da dita SEITA FUNDAMENTALISTA para continuarem no obscurantismo ?‍?
    O foco ((OBSESSÃO)deste mero goleador ,reside em ser considerado o GOAT ,e não olha a meios para atingir esse fim ,arquiteta esse tipo de entrevistas ,alimenta a Seita com essas mentiras enquanto vai de PENALDO em PENALDO até ao golo 1000,que passará a ser a maior epopeia futebolística ???

  • Slayer666
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:06 pm

    whaaaat ?
    Qual é mesmo a percentagem de golos Vs faltas marcadas? é para um amigo que disse isso sem se rir ?

    • Veridis Quo
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:49 pm

      66 para Messi vs 64 para Ronaldo.
      775 livres batidos pelo Messi vs 907 batidos pelo Ronaldo.
      *
      Retirando os EUA e Arábia da equação e ficando só com a carreira deles no topo:
      63 para Messi vs 59 para Ronaldo.
      741 livres batidos por Messi vs 853 livres batidos pelo Ronaldo.

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:16 pm

    O grau de ridículo não tem não fim. Vai continuar nisto porque o que lhe resta é montra uma campanha para se vender como o melhor de sempre, recorrendo a falsidades como estas se for preciso…
    Não é o melhor de sempre em aspeto absolutamente nenhum, a não ser se o ego foi chamado para estas contagens, assim como o estilo azeiteiro…
    Com os dois pés como diz houve quem fosse bem superior, por exemplo, R9 e não é preciso acrescentar que o que ele acha que é ser bom com os dois pés e saber encostar ou marcar de ressalto com o pé esquerdo, algo que tem zero de dificuldade para qualquer profissional. Driblar, passar, rematar de longe em qualidade e n de vezes com o esquerdo é que está quieto…
    Já para não falar das recepções quase cómicas para quem ganha tanto. Isto vai ser como o Pelé e a treta dos 1000 golos, repetido ad nauseaum pela imprensa sua amiga a ver se cola…
    Contudo, o tempo acabará por fazer justiça…

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:48 pm

      Sabes no futuro muito provavelmente a comunidade Gay vai fazer dele uma bandeira, e vai tentar impô-lo como falso GOAT. No dia em que ele sair do armário assumidamente tenho a certeza absoluta que isso irá acontecer, e que ele fará isso se vir que pode ser um bom golpe de markting, que suspeito venha a ocorrer, mais tarde ou mais cedo.

      Tudo nele é falso, fictício e gerido em função da imagem e de ganhar mais dinheiro, o importante para ele é, e sempre foi, ganhar dinheiro, conseguiu ser ele a sair do Real Madrid, o maior clube do mundo, e do United, o clube que realmente o projetou e onde teve o seu auge como jogador, unicamente para ganhar dinheiro. Sempre foi o dinheiro aquilo que realmente o motivou, mas agora com a decadência futebolística tornou-se ainda mais.

      • Quinhas
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 1:14 pm

        Por isso digo que é o substituto de Beckham como “Ícone Gay” , que mesmo nos Galácticos era o super rei “fora das 4 linhas” ???agora,se esse menino saísse do armário…teríamos um tsunami social ??

      • Joga_Bonito
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 1:23 pm

        O dinheiro será uma motivação mas creio que o ego dele é algo de descomunal, nem se manca das figuras que faz ao dizer isto, ele nunca conseguirá admitir que Messi o superou por completo e vai tentar criar alguma narrativa para negar o óbvio. Os trolls pagos na Net vão proliferar nos próximos tempos.

      • Joga_Bonito
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 3:30 pm

        Eu já tinha dito que uma boa parte do público de CR é constituído por mulheres e gays que não gostam de futebol mas sim dele. O Aguirre é disso o maior exemplo, as figuras tristes que faz só se entendem à luz de que ele deve ser apaixonado por ele.

  • Ricardo10_
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:27 pm

    A loucura é tanta que além de falar na terceira pessoa, fala no presente…Tal como as irmãs e companhia, o Ronaldo quase de certeza que continua a pensar que é o melhor jogador do mundo na actualidade, no mínimo deve achar que é Top3. No fundo é uma pessoa triste, tem milhões que nunca mais acabam, tem saúde, tem uma família, tem uma carreira incrível e mesmo assim continua a ser um triste que é completamente obcecado pelo seu ego e com medo da verdade.
    Dizer que bate bem os livres é a cereja no topo do bolo.

  • Rosa Melano
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 1:27 pm

    Que comichão faz este homem a muita gente lol

    Onde é que Messi foi mais completo que ele? Ora bem, segundo o priberam, o significado de completo é “a que não falta nada” e realmente não faltou nada ao Cristiano, apesar de não saber marcar livres (aí esteve mal a dizer que foi bom lol, com a quantidade de livres que bateu devia ter marcado 10x mais golos).

    Messi foi superior a ele mas tem um jogo de cabeça e pé direito fracos, de resto óbvio que foi exímio, mas completo envolve todas as vertentes.

    • Fantantonio
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 3:48 pm

      O Messi é mais completo pelo simples facto de jogar e fazer jogar. Não é um finalizador de último toque nos últimos 20/30 metros do campo, dribla melhor, passa melhor, organiza melhor, entende melhor os tempos de jogo e a ocupação de espaços na extensão de todo o campo, marca golos sem precisar de tantas tentativas como o Ronaldo, por exemplo, bate melhor bolas paradas, é muito mais versátil (joga a extremo, falso 9 – basicamente uma inovação que matou o chamado 9 tradicional nas equipas grandes – a 10, 9,5, 8…). Isso é ser um jogador de futebol completo, o que o Ronaldo descreveu é ser um finalizador completo, a finalização é apenas uma faceta do jogo.

    • SilvadasAguas
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 3:56 pm

      o Messi so nao foi mais completo a marcar golos por bluetooth, aí ninguem lhe bate

    • 6.Mik
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:35 pm

      O Messi até fisicamente foi um jogador melhor que o Ronaldo. Em algumas alturas da carreira conseguiu carregar a equipa, o Ronaldo tem de ter uma equipa a correr para ele e quando as coisas não lhe correm bem vão andar a enaltecer a sua impulsão que tem com esta idade mesmo que não dê golo.
      Só foi o melhor numa coisa, a mais importante talvez, golos.
      Tudo o resto é possível encontrar melhores.
      SL

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:48 pm

      Toda a gente entende a definicao da palavra completo, mas depois ha duas formas de entender o que pode ser “nao faltar nada” a nivel futebolistico:
      – Uma, que dizes fazer comichao a muita gente, e aquela da qual o CR fala, trata de atributos individuais ao servico do individual, que sao os atributos basicos: ser rapido, forte, chutar bem com os dois pes, saltar bem e cabecear bem.
      – Outra, que e aquela que faz comichao ao resto das pessoas, e aquela que vai mais alem dos atributos simples, e tem que ver com tecnica, creatividade, visao de jogo, capacidade de drible, passe, remate, QI futebolistico, leitura de jogo, etc.
      —-
      Voltando a uma analogia ja colocada neste espaco, o que e ser o pintor mais completo? Aquele que pinta todo o tipo de quadros, desde paisagens a retratos, etc, ou aquele que pinta com a mao esquerda e com a mao direita?

      • LANDERS
        Posted Fevereiro 5, 2025 at 2:59 pm

        Excelente analogia

      • Artur Trindade
        Posted Fevereiro 5, 2025 at 4:32 pm

        Depende, se andares a pintar num andaime, dá-te muito jeitinho utilizares as duas mãos, e acredita que a altura também vai fazer a diferença.
        O seres ambidextro é relevante em qualquer actividade física, não é propriamente pintar um quadro sentadinho no teu estúdio.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 6, 2025 at 9:09 am

          A analogia era com pintor de quadros, como e obvio, e o ponto da mesma, era pensar em como isso se traduz para o futebol para decidir o que e ser completo. Nao era chatear ninguem.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 6, 2025 at 10:27 am

          Outra coisa, se quiseres usar a mesma analogia para pintores de paredes, pois podes pensar que ha varios tipos de parede, e varias tecnicas para pintar, com rolo, com pincel, ha tectos, ha sprays/pistolas, ha madeiras, vernizes, ha que saber quantas maos de tinta tens que dar, que tipo de tinta usar, etc. Entao, o que e ser mais completo? Saber pintar uma parede de cimento, mas faze-lo do alto dos seus 2m e com as duas maos, ou pintar todas as superficies e dominar as diferentes tecnicas? Era isso.

          • Artur Trindade
            Posted Fevereiro 6, 2025 at 2:07 pm

            Ainda assim Mantorras, a introdução dos andaimes ou escadotes, necessários para pintar paredes, tetos, de divisões, prédios, ou monumentos tem mais analogias com um campo de futebol com muitos obstáculos, e nesses cenários mais dinâmicos (atividades físicas de alta competição ou não), vai fazer muita diferença as ferramentas físicas que tens no desempenho da tua profissão, no mínimo tão importante como saberes (melhor) as técnicas.
            Aquela ideia da vida corrente “é muito jeitoso, mas tem que ter tudo a seu jeito, senão despacha lentamente”, e conheço alguns casos desses.

            • Mantorras
              Posted Fevereiro 6, 2025 at 4:23 pm

              Ambos tem as mesmas analogias, na minha opiniao, a questao nao era se esses aspectos eram importantes, era o que significa ser mais completo, no contexto do futebol, era isso que estava a ser discutido.
              —-
              Para mim isso foi sempre muito claro. E mais importante ser muito bom, nao apenas “funcional”, mas muito bom, em praticamente todos os aspectos do jogo ofensivo, do que ser ambidestro, alto, etc, que tambem sao qualidades importantes, como e obvio.
              —-
              Eu acho que qualquer pessoa que tenha acompanhado a carreira de Messi e Ronaldo entende, sem problemas, quem dava mais ao jogo, quem participava e contribuia mais para o jogo da sua equipa, porque a diferenca era muito grande, entre um e outro, nesse aspecto. Isso, a meu ver, resulta precisamente de ser mais completo, e por isso que faz mais coisas dentro do jogo.

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 5, 2025 at 8:31 pm

      O pe direito do Messi, que meteu uma chapelada ao Neuer da forma que meteu, é fraco?

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 6, 2025 at 4:28 pm

        Esse mesmo. As pessoas confundem um pouco forca com precisao. O pe direito do Messi ate era bastante funcional, principalmente para a habilidade que ele tinha no esquerdo, nao tinha potencia como o Cristiano tem no esquerdo, mas tinha bastante precisao para ser o pe fraco.
        —-
        Ele tem varios golos de chapeu de pe direito e varios passes/cruzamentos decisivos tambem. A questao e que e algo em que inegavelmente o Cristiano e muito forte, entao tambem faz parte agarrar-se a isso e tentar fazer a diferenca gigantesca, porque nao ha muito mais a que se agarrar.

  • BP
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:56 pm

    Este egomaníaco nem sequer foi o melhor jogador do seu tempo – foi sempre o segundo melhor -, quanto mais o mais completo de sempre…

    CR7 é um dos melhores finalizadores da história do futebol, mas a finalização é ‘só’ a última etapa de um dos quatro momentos do jogo…em tudo o resto, ele é medíocre. Tem recepções de bola confrangedoras, por exemplo.

    Para mim, não está nem no top 50 dos melhores jogadores de sempre. Aliás, para mim nem é o melhor jogador português de sempre. Eusébio, Fernando Chalana, Paulo Futre, Luís Figo, Rui Costa. Qualquer um destes tinha muito mais futebol do que este madeirense complexado.

    • Artur Trindade
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:08 pm

      Até o Kokcu está à sua frente na história do futebol.

    • BP
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:34 pm

      PS. E mesmo na finalização, Messi foi superior: em 2012 marcou mais de noventa golos…o egomaníaco burgesso nunca passou dos setenta golos marcados, no mesmo ano civil.

      • Veridis Quo
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:36 pm

        E a média de golos por jogo ou por minuto do Messi também é superior.

      • Veridis Quo
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:41 pm

        E tirando EUA-Arábia da equação das suas carreiras, as stats mais fiáveis do duelo Messi-Ronaldo dão 3676 remates para o Messi e 4326 para Ronaldo.
        Em termos de remates à baliza, temos para Messi 1696 e 1741 para Ronaldo.
        O Messi com 46% de remates enquadrados contra 40% do Ronaldo.
        A diferença de golos é 816 para Messi e 836 para Ronaldo
        20 golos de diferença com mais 650 remates… diria que mais eficaz não será.
        Como diz o Ronaldo, é ver os números.

        • BP
          Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:10 pm

          Wow que arraso. Obrigado pelo serviço público. E isto é só na finalização, o único sub-momento de jogo em que são sequer comparáveis. Porque em todos os outros, o Messi está a galáxias do CR7…em organização ofensiva, o impacto que o Messi tinha no jogo, o que jogava e fazia jogar, na primeira fase de construção, na segunda fase de construção, na fase de criação ui ui nem de telescópio o robô goleador o consegue vislumbrar…

          De resto, vamos falar mais do quê? Criatividade? ? Técnica de recepção, de passe e de drible? ? Tomada de decisão ?

          As “recepções orientadas” do CR7? ?

        • Quinhas
          Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:13 pm

          Goleadores há muitos ,Finalizadores há poucos.
          E MESSI é sem dúvida alguma o melhor finalizador!!!

    • Lickass
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:39 pm

      O único que se senta á mesma mesa do Eusébio foi o Vitor Batista.

      • BP
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 6:25 pm

        De acordo. Aquela minha lista não é para pôr todos no mesmo plano: é só uma lista de jogadores portugueses que eu acho que tinham mais futebol que o robô goleador. Não vi jogar o Vítor Baptista, só mencionei jogadores que vi jogar + Eusébio.

      • Paulopes
        Posted Fevereiro 6, 2025 at 7:13 am

        Mesa para 2…e lá em cima ahahah

  • Veridis Quo
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 7:16 pm

    Indo verdadeiramente a números, vamos ver as métricas relevantes tirando EUA e Arábia do plano.
    *
    Golos – Ronaldo com 836 (vs Messi 816)
    Assistências – Messi com 316 (vs Ronaldo 238)
    G+A – Messi com 1132 (vs Ronaldo 1074)
    G+A em finais – Messi com 50 (vs Ronaldo com 25)
    Minutos para golo – Messi com 105.2 (vs Ronaldo 113.2)
    Minutos para G+A – Messi com 73.0 (vs Ronaldo com 88.1)
    Golos por jogo – Messi com 0.78 (vs Ronaldo com 0.72)
    Conversão de Penaltis – Ronaldo com 83.3% (vs Messi com 77.7%)
    Livres – Messi com 63 (8.5%) vs (Ronaldo com 59, 7.0%)
    Golos fora da área – Messi com 89 (vs Ronaldo com 61)
    Golos dentro da área – Ronaldo com 566 (vs Messi com 556)
    Key passes (A pass that immediately creates a clear goal scoring opportunity for a teammate.) – Messi com 1811 (vs Ronaldo com 1110)
    Big Chances Created – Messi com 499 (vs Ronaldo com 200)
    Duelos aéreos – Ronaldo com 912 (vs Messi com 152)
    % de remates à baliza – Messi com 46,1% (vs Ronaldo com 40,2%)
    Dribles bem sucedidos – Messi com 3743 (vs Ronaldo com 1815)
    Prémios de homem do jogo – Messi com 395 (vs Ronaldo com 195)
    *
    Messi – 13 vs Ronaldo – 4
    *
    Os números, estes que me parecem os mais relevantes, não mentem. É só ir ver como diz o Ronaldo. Se é mais completo, que tivesse melhor % de livres certeiros, que driblasse mais, que criasse mais ocasiões, que assistisse que fosse mais vezes o melhor da sua equipa em campo, que marcasse mais de fora de área, que enquadrasse mais remates à baliza e precisasse de menos minutos para marcar ou assistir.
    Se é mais completo, tenho muitas dúvidas como é que há alguém que faça tanta coisa mais e melhor.
    *
    O Ronaldo tem um argumento, ainda que acho que não o ganhasse, mas era que a sua melhor versão (ou os seus picos enquanto jogador completo) fossem mais duradouros. O Ronaldo até podia ter debate (mesmo que não o ganhasse) se o jogador que era em 07/08 ou em 11/12 durasse mais tempo e existisse num espaço de tempo mais prolongado da sua carreira. Os últimos 10 anos da carreira do Ronaldo no topo, enquanto jogador de topo, se resumem aos golos e a pouco mais. A muitos golos, verdade, mas o resto não chega para combater a barbaridade que era Messi. Porque esse marcava na mesma cadência e ainda fazia tudo o resto, no que ao ataque diz respeito, melhor que ninguém.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 8:52 pm

      Isso é uma demonstração numérica do fenómeno. Qualquer pessoa com olhos na cara sabe quem foi o melhor dos dois, é simples.

    • Quinhas
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:07 pm

      Excelente!!!
      Quanto aos Prêmios de homem do jogo(MVP) é de realçar o seguinte:
      *Sempre que marca é MVP
      *Quando é MVP,NUNCA é o melhor em campo
      *Quando não marca,NUNCA é MVP

    • Artur Trindade
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:58 pm

      Veridis, esta discussão aparece essencialmente (pelo menos no que me concerne) do facto de haver um fanatismo em relação a Ronaldo (neste blog é contra) que é patente em diversos users, como pode ser verificado no caso do BP, que considera haver dezenas (eventualmente centenas) de jogadores superiores a Ronaldo, inclusivé 4/5 portugueses.

      Concluis pelos números que apresentas, que Ronaldo está em termos médios com talvez menos 10/15% dos números de Messi, logo como dizes é só ir ver, os números não mentem, portanto e numa análise grosso modo, a distância de Ronaldo para o 3º classificado, será talvez 30/40% e por aí fora. Nessa lógica o fanatismo está do lado de quem ousa colocar Ronaldo abaixo de 30/20/10 ou até 5 jogadores que sejam, porque é só ir ver, os números não mentem, se aparecer aí alguém a dizer que Ronaldo está fora do top 5 mundial de sempre, apresentamos-lhes os números.

      Especificamente no comparativo que apresentas, existem realidades que não estão refletidos, e aspectos que são rebatíveis, ou seja, colocar de fora os números extra-Europa faria sentido se algum deles estivesse num patamar competitivo díspar, quando na realidade os números estão ao alcance dos 2, o patamar competitivo é o mesmo, e assim estaremos a ignorar a vantagem que Ronaldo tem tido desde que ambos saíram da Europa, aliás desde que Messi saiu de Espanha que os números são inferiores, inclusivé quando Ronaldo jogava na liga mundial mais forte, comparada com a 5ª (França), sendo o português mais velho.

      Estaremos a ignorar igualmente que Ronaldo jogou as primeiras 5 épocas no MU como extremo puro, inclusivé nas 2/3 primeiras como ED, com dificuldades em vir para o centro rematar, não era sequer um falso extremo de pé trocado, e se reparares nos números até Ronaldo ter 25 anos, terás uma diferença grande que Ronaldo abateu completamente daí para a frente.

      Se comparares apenas as 9 épocas em que ambos conviveram na mesma liga, em equipas de nível semelhante, não existe diferença nos números, existindo mesmo uma média de golos total superior a 1 golo por jogo de Ronaldo, acima da média de Messi.
      Na CL, Ronaldo tem melhores números individuais (para lá dos títulos) que Messi, inclusivé de assistências, um reduto histórico do playmaker Messi.
      Não faz sentido dizer que os últimos 10 anos foram apenas golos, quando na última época em Madrid com 33 anos, a BO esteve unanimemente entre Ronaldo e Modric, como apenas golos dava para estar acima de Messi?
      Como ignorar que as épocas de Messi pós 34 anos, desde que saiu de Espanha foram fracas, sobrando apenas os 5 jogos bons no mundial do Qatar, e isto deve ser dito quando és incorreto com as 10 épocas só de golos de Ronaldo.
      Não é absurdo considerar que Ronaldo está abaixo de Messi, mas é absurdo achar que Ronaldo está abaixo de outros jogadores (com excepçáo de Pelé), quando os números estão aí, é só ir ver, nunca poderiam enganar tanto assim, entre Messi e Ronaldo ainda estarão dentro da margem de erro, fora desses 2 (retirando Pelé), a diferença é bastante grande.

      • Veridis Quo
        Posted Fevereiro 5, 2025 at 6:08 pm

        A questão de Ronaldo estar fora do top 3 ou top 5 também não entretenho. Do que vi, primeiro é Messi. O Ronaldo, obviamente, vem logo atrás pela enormidade de números, anos a ser decisivo no topo e consistência. Se vem 1 lugar atrás, 2 lugares atrás, 3 lugares atrás já será uma discussão difícil pelos tempos que separam ele de Pelé e Maradona. Mas naturalmente que não pode cair mais que isso, muito menos para entreter outros jogadores portugueses acima dele.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:55 pm

      E depois ha o “eye test”, e nesse, o algodao nao engana: nem com muita boa vontade!!

      • Veridis Quo
        Posted Fevereiro 5, 2025 at 3:56 pm

        Se no eye test a coisa fica clara, o ponto a seguir é os números, como diz o Ronaldo.
        E como se vê, nem esses estão a seu favor.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 6, 2025 at 9:08 am

          Sim, os numeros foram sempre a tabua de salvacao que restava, porque o “eye test” nem os mais fanaticos tinham coragem de negar, e com o tempo essa tabua de salvacao foi-se. No entanto, na minha modesta opiniao, Messi nao precisava, nem de igualar/superar Ronaldo em numeros de G/A, nem de ganhar o mundial, para ser melhor jogador de futebol do que Ronaldo. Isso ja estava claro aos 23/24 anos.

    • Quinhas
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:57 pm

      Goleador”mata palomitas vs Finalizador GEN10

  • psychomantis
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 9:58 pm

    Muitos vão odiá-lo, mas os verdadeiros fãs de futebol sabem!
    Além das controvérsias, além das entrevistas e dos artigos de sucesso da comunicação social, sabemos… no fundo! Sabemos que este homem inspirou uma geração a assistir a este belo desporto e a sonhar por algo maior.
    Mais do que um passe ou um remate de longa distância, vimos um homem manifestar o desejo eterno de superar a nossa forma humana básica e ascender para algo maior! Uma visão, e crença, um excelente exemplo da nossa força de vontade. Arte aliada à força… disponível apenas para quem consegue ver… a dança entre um arco-íris e um tornado.

    • João
      Posted Fevereiro 5, 2025 at 8:31 am

      Isso

    • beterrabapragmatica
      Posted Fevereiro 5, 2025 at 10:01 pm

      Cuidado nao sujes o tampo da mesa enquanto escreves. Que fantasia que aí vai. É com cada uma. Tanto inspirou uma geraçao que a criançada que cresceu no seu auge, entre 2008 a 2014 pouco liga a futebol. Arranja-me miúdos dessa altura que sigam futebol (nao estou a falar de ver jogos do porto, sporting e benfica) como os da geraçao de 80 e 90 que cresceram a ver zidane, ronaldinho, ronaldo, etc…
      A obcessao ridicula por goats e números, fomentada principalmente pelo Cristiano e comitiva (nunva vi Messi a falar disto) estragou e muito a beleza deste desporto. Agora vêem-se jogos em tabelas de excel e goalpoints.

  • batalha34
    Posted Fevereiro 5, 2025 at 10:23 am

    Estas questōes absolutas sāo uma parvoice de se discutir. O que é um jogador completo? Se o Messi ou o Ronaldo forem jogar a lateral direito ou a medio defensivo quem é o melhor?

    O Messi foi o jogador mais completo no papel dele em campo e o Ronaldo foi o jogador mais completo no papel dele em campo que sāo terrenos do campo tāo diferentes que podiam ter perfeitamente ter jogado juntos.

    Eu nao fazia uma equipa com 11 Messis nem uma equipa com 11 Ronaldos

    • Artur Trindade
      Posted Fevereiro 5, 2025 at 4:27 pm

      Canso-me de repetir isto, eles literalmente são complementares, com características totalmente distintas, jogariam facilmente na mesma equipa, aliás ainda nesta entrevista foi referido o interesse do Barça nele quando tinha 17 anos, podiam ter coincidido na mesma equipa, e se tem acontecido o que teria sido o domínio do Barça naquela década e meia.

  • Zanjose
    Posted Fevereiro 5, 2025 at 2:59 pm

    CRITÉRIOS DESPORTIVOS PARA COMPARAR MESSI E RONALDO
    —————————————————————–
    A. HABILIDADES TÉCNICAS
    1. Drible e finta
    2. Remate (longa e curta distância)
    3. Definição (último passe)
    5. Jogo aéreo
    6. Penalty (tentativa + acerto)
    7. Livre (tentativa + acerto)
    8. Assistência
    9. Primeiro toque
    10. Genialidade (magia, perfume, requinte, virtuosismo, etc.)
    ———————————————————–
    B. HABILIDADES TÁTICAS
    1. Criação de jogadas
    2. Criação e finalização
    3. Finalização
    4. Golo
    ————————————————————-
    C. HABILIDADES TÉCNICO-TÁTICAS
    1. Arranque e finalização a solo
    ————————————————————–
    D. HABILIDADES PSICOLÓGICAS
    1. Inteligência (no jogo)
    2. Consistência (na performance)
    3. Resiliência
    4. Liderança
    5. Longevidade
    —————————————————————-
    E. HABILIDADES PERCEPTIVO-COGNITIVAS
    1. Visão
    2. Percepção
    3. Tomada de decisão
    —————————————————————–
    F. PERFORMANCE EM GRANDES JOGOS E PALCOS
    1. Clássicos
    2. Dérbis
    3. Copa do Mundo
    4. Euro
    5. Copa América
    6. Champions League
    —————————————————————–
    G. CONQUISTAS COLETIVAS
    1. Seleção
    2. Clubes
    —————————————————————–
    H. CONQUISTAS INDIVIDUAIS
    1. Ballon d’Or
    2. The Best
    3. UEFA player
    4. Bota de ouro da UEFA
    5. Man of the match
    6. MVP da Liga (nacional)
    7. Bota de ouro da liga (nacional)
    8. Assistente da liga (nacional)
    9. MVP do torneio (internacional)
    10. Bota de ouro do torneio (internacional)
    11. Assistente do torneio (internacional)
    ***

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Fevereiro 5, 2025 at 4:14 pm

      Certo, boa grelha de análise. Na qual o Messi vence em quase todos os aspectos, empata nalguns e perde nos penaltys e no número de golos. É esta a tua opinião?

      Bom o moranguinho faz 40 anos hoje e, por mais parvalhão, idiota, egocentrista e burro que ele seja, e é, merece os parabéns por ter chegado aos 40 anos. Pedir-lhe que cresça da idade mental de oito é difícil, mas enfim que pelo menos cale a boca de vez em quando para não conseguir o que tanto se tem esforçado por fazer nos últimos anos- manchar a imagem de uma carreira brilhante e do grande jogador que foi.

      • Stromp1906
        Posted Fevereiro 5, 2025 at 5:48 pm

        Agarrando na frase “crescer na idade mental”, concordo que o devia fazer. Mas se ele tinha que o fazer, o que dizer de ti, do Quinhas, do ex Kafka e de tantos outros? Não lês o que escreves? Não percebes que estes registos um dia serão lidos pelos teus filhos e netos e que apenas vão ver um ser humano toldado pelo ódio a outro?

      • Zanjose
        Posted Fevereiro 6, 2025 at 9:08 am

        Realmente! Grosso modo, acho o Messi melhor do que Ronaldo. É o jogador, quiçá da história, com o maior arsenal ofensivo que os meus olhos já viram. Deixemos os gostos de lado e tenhamos três neurónios na cabeça para constatar os fatos objetivos.
        ***
        Contudo, o Ronaldo não é um tosco como depreciativamente o tratam neste blog. Nisso, os haters não se diferem do próprio Ron. E até fazem pior do que as suas declarações e comportamento.
        ***
        É um soberbo jogador que ajudou a elevar o futebol para um patamar inigualável no que ao desporto mundial diz respeito.
        ***
        Para os verdadeiros apreciadores do Resporto Rei, só temos de nos dar por satisfeitos e sortudos por termos visto essas duas lendas vivas.
        ***
        Obrigado a ambos por tudo que nos proporcionaram no gramado como nunca antes visto! ???

    • Luis 1 2 3
      Posted Fevereiro 5, 2025 at 8:04 pm

      Messi ganha quase em tudo

  • asdrubal
    Posted Fevereiro 5, 2025 at 4:14 pm

    O magnânimo espétaculástico CR7 esqueceu-se de referir a sua principal característica: “sou muito humilde”.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 5, 2025 at 4:20 pm

    No seu prime não acho descabido estar nesta discussão. Mas depende da opinião de cada um. Se formos a ver completo como alguém que é bom num pouco de tudo, talvez. Agora claro que houve jogadores melhores que ele num aspecto específico como acontece com todos. Mas diria que possivelmente foi o atleta mais completo se sempre no futebol, jogador é mais discutível. Talvez avançado tenha sido. Seja como for é um dos melhores de sempre nem que seja top5 e isso ninguém lhe tira!

Deixa um comentário