Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting 2021-22: Defender o título com a mesma receita

Dá para o…?

O Sporting parte para esta época com o estatuto de campeão, algo que não acontecia desde 2002. Os leões, que tiveram um ano de sonho, conseguiram ainda vencer a Taça da Liga e Supertaça. Ou seja, melhor era quase impossível. Mas no futebol tudo é muito efémero, e basta uma temporada menos conseguida para esse sucesso ser esquecido. Como tal, e por Amorim saber isso melhor que ninguém (está sempre a vincá-lo nas conferências), os leões vão certamente querer ter um 2021-22 de nível alto, mantendo a equipa a lutar por tudo, para que, mesmo que os troféus não surjam, o clube se mantenha neste patamar. Para isso contam praticamente com o mesmo plantel do ano passado, a excepção é a saída de João Mário, sendo que ainda ficou reforçado com as entradas de Esgaio, Esteves ou Vinagre, além de nesta fase elementos como Inácio, Mendes, Matheus Nunes ou Pote estarem num degrau competitivo superior. Por outro lado com RA é garantido que o clube leonino vai manter os ideais de união, humildade e competitividade, que foram determinantes para a conquista da Liga. Mas nem tudo são rosas. A Champions vai provocar um maior desgaste físico e psicológico. E em ano de eleições é normal que a pressão externa continue.

48 Comentários

  • Miguel SADSC
    Posted Agosto 3, 2021 at 9:29 pm

    Espero que não saia Matheus e Jovane. A sair alguém, que seja o Nuno Mendes que já tem substituto no plantel e não se mexe em duas posições (que não têm alternativa tão forte). Entrando Ugarte, um central para o lado direito e um PL, pode dar para voltar ao título. Sem isso, acho que vai ser complicado. Para mim, uma boa época é lutar pelo título até à última, apuramento direto para a Champions e uma taça. Se isto acontecer, já seria bom. É importante manter a consistência, estar perto das decisões sempre e continuar a ir à Champions. Só assim dá para consolidar.

  • EternoMessi
    Posted Agosto 3, 2021 at 9:42 pm

    Acredito que o Sporting vá contratar mais 3/4 jogadores, um médio, um PL e um central devem ser certos que vai contratar, depois um extremo se surgir um bom negócio. E penso que com esses jogadores, e se for com o critério que têm sido, acho que o Sporting fica com um plantel bastante forte. Continuo a não gostar do plantel do Benfica, e penso que o Porto parte à frente do Benfica.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 3, 2021 at 9:43 pm

    No início do mercado estava convicto que o Nuno Mendes iria sair, mas agora espero que não saia ele, nem o Matheus Nunes. A nível de contratações gostei novamente da abordagem ao mercado cujos jogadores encaixam todos na ideia de jogo que o Rúben implementou na equipa desde a época 19-20 e na época passada.

    Quanto ao futuro nas competições, no campeonato será sempre jogo a jogo, e vamos ter que voltar a suar agora para defendermos o nosso título; na Champions espero que façamos uma boa fase de grupos, consoante o grupo em que ficarmos; e, por fim, nas taças é lutar por elas em cada eliminatória – já agora espero que Sporting e SC Covilhã fiquem no mesmo grupo na Taça da Liga, se não for pedir muito ?

    Posto isto, espero uma época positiva e com bom futebol para os lados do meu clube e agora com os adeptos no estádio tudo a remar para o mesmo lado como se viu na Supertaça de Portugal frente ao SC Braga.

    Saudações Leoninas. E bom campeonato a todas as outras equipas e que não hajam polémicas extra-futebol se não for pedir muito ?

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Agosto 3, 2021 at 10:20 pm

      Por um lado acredito numa época mais difícil porque terão mais competições, mas penso que, com cabeça, a coisa faz-se uma vez que dependendo de como as competições começarem também pode ajudar a galvanizada. A nível de opções parece-me mais capaz na defesa do que no ataque e no meio, mesmo que venha Ugarte, que é bom jogador, é muita juventude e se isso pode por um lado dar irreverência, por outro, pode faltar um pouco mais de experiência.

      Os rivais também estão mais avisados do que SCP é capaz e têm de andar da perna. Conto obviamente com um Benfica campeão mas obviamente, ao contrário dos últimos anos em que a preocupação era maioritariamente com o FCP, o SCP tem de ser encarado como uma ameaça maior que nos recentes anos.

      Quantos aos pedidos vou ver o que posso fazer relativamente ao grupo da Taça da Liga mas o segundo está totalmente indeferido: vai haver polémica extra-relvado :D

  • Fallen Angels
    Posted Agosto 3, 2021 at 9:55 pm

    Dá para ganhar ao Vizela. Até esse jogo não há nada depois. Foi a mentalidade da época passada e tem de ser igual este ano.

    Mas se me perguntassem agora em que lugar o Sporting vai ficar acredito que seja mais provável o segundo ou terceiro lugar do que o primeiro. Tudo o que não seja no mínimo o terceiro lugar é obviamente uma época para esquecer. O resto depende das circunstâncias e do que os rivais fizerem também por isso não deve preocupar nenhum sportinguista.

    Vamos ter outra época dos jornalistas a pressionarem o Amorim em todas as conferências de imprensa sobre os objetivos do Sporting para a temporada.

  • BrunoAlves16
    Posted Agosto 3, 2021 at 10:05 pm

    Ainda falta um médio (Ugarte?), um central destro e um avançado que faça maior sombra a Paulinho. Se não vier este último reintegrava Sporar, não é o melhor finalizador do mundo mas também não é jogador para estar encostado, é competente, movimenta-se e associa-se bem e pode desbloquear jogos. Além disso custou 7M, pode perfeitamente render desportivamente, encostado nem desportiva nem financeiramente.

    Quanto aos objectivos é garantir a Champions, tentando disputar o título novamente. Candidato a mas não favoritos, sendo que o apuramento directo para a CL é o objectivo inicial. Depois Vencer a Taça de Portugal, a Taça da Liga para mim é um troféu menor mas titulos não ocupam lugar. Na Europa é ser competitivo e dependendo do grupo pode-se definir uma meta, o que é certo é que não temos tarimba de Champions pelo que o terceiro lugar e acesso às eliminatórias posteriores da Liga Europa pode ser uma meta razoável.

  • Pormenor Tatico
    Posted Agosto 3, 2021 at 10:15 pm

    Neste momento dá provavelmente para o 2º, estando muito perto do 1º(Porto).

    Mas ainda é muito cedo, falta 1 mês para o mercado terminar, nem percebo porque o VM publicou já este post, se vier Ugarte, 1 central para o lado direito, 1 ala e ponta, não tenho dúvidas que somos bicampeões e faremos uma época ainda melhor que a anterior, agora sem estes reforços, aliado a uma época mais desgastante e com menos sorte, será improvável o título, mas uma coisa é certa, o Sporting será sempre muito competitivo.

    Ainda assim em comparação com o Benfica, coloco-nos à frente, temos um plantel mais equilibrado, mesmo com -talento e um treinador superior, acredito que os rivais estejam mais fortes, especialmente o Porto, mas acredito que consigamos pelo menos um top 2 e 1 taça, na Champions depende do sorteio.

    • Pao com Presunto
      Posted Agosto 5, 2021 at 12:44 pm

      A culpa nem é do VM. É sim uma parvoíce as competições arrancarem sem o mercado fechado. É algo que vários treinadores já criticaram (JJ, Mourinho, Klopp só assim de cabeça), e que condiciona os trabalhos.

      Mas quando se atinge o nível de indústria, o dinheiro torna-se o centro das atenções.

  • Mantorras
    Posted Agosto 3, 2021 at 10:25 pm

    O Sporting e o principal candidato ao titulo.

    Manteve as principais pecas (ate ver), e tem uma equipa mesmo muito dificil de bater. A mescla de jovens e experientes esta muito bem feita e a mentalidade que o Ruben passou nota-se… zero divas, todos correm, todos lutam, ninguem desiste e defendem 11… e assim nao e facil bater nenhuma equipa. O Benfica nao tem isto, e o Porto, mesmo tendo isto, tem algum desgaste acumulado e nao tem o estado de graca entre treinador e grupo que parece reinar em Alvalade.

    Alem disso, o Sporting tem este ano alguns jogadores que me parecem que vao dar mais, casos de Jovane (que me pareceu sub aproveitado o ano passado, e este ano creio poder mais, ja disse aqui que e dos poucos que RA nao espremeu), Paulinho, que nao rendeu o que se esperava e pode agora vir a faze-lo, e Plata, que deve ter aqui o seu derradeiro ano… ou vai ou racha.

    A incognita aqui e ver como reagira a equipa a jogar uma competicao europeia, de grande responsabilidade e desgaste, e como isso afectara a epoca. Sinceramente, acho que o plantel precisa de 2/3 jogadores para ficar completo, um deles e Ugarte que vem compor o meio, depois eu ainda tentaria um PL e um DC… nao podem e ser jogadores que nao acrescentam, e se for assim mais vale nao mexer… E preciso virem com a atitude certa.

    Nao vejo jogadores como Adan, Coates, Porro, Nuno Mendes, Palhinha e Pote, por exemplo, a cairem de rendimento e imagino que farao, pelo menos, uma epoca parecida a anterior (talvez Coates desca porque deve ser impossivel manter xD), e pelo que vi na supertaca a equipa continua muito solida e muito dificil de bater (o Braga a perder uma parte inteira nao teve um lance de perigo praticamente).

  • Joao X
    Posted Agosto 3, 2021 at 10:30 pm

    Com o plantel atual, a correr bem dá para o 2° lugar.

    A minha previsão é ficar em 3° e para mim o principal candidato é obviamente o Porto. Enquanto SC andar por cá, para mim, será sempre o candidato n° 1.

    Gostava que o Sporting contratasse 3 ou 4 bons jogadores para tentar o bicampeonato, caso contrário é mesmo muito difícil. De qualquer forma, o mais importante é garantir a Champions.

    • JM888
      Posted Agosto 3, 2021 at 11:09 pm

      Concordo a 100%. O Sporting partiria da pole position com 3/4 bons reforços.

      Ter banco para lidar com tantas frentes e tão exigentes é fundamental. Se bem que acho que um bom central pode enviar Inácio para a esquerda e tirar Feddal. Um bom extremo pode roubar o lugar a Nuno Santos e Jovane.

      Creio que o que está a bloquear tudo é a necessidade de uma venda. A proposta por Nuno Mendes não chegou (ou pelo menos na quantia desejada) e neste momento qualquer jogador do plantel dá mais garantias desportivamente que aquilo que pode render em dinheiro.

      Acredito no projecto, no potencial que temos e no caminho que vamos seguir. Se a direcção e equipa técnica seguem assim para a temporada só tenho (temos) que confiar. É altura de apoiar ao máximo e do crer estar em cima da dúvida ou da crítica. Não há milagres mas grandes orçamentos não ganham sempre, que o diga qualquer sportinguista que ainda não se esqueceu da época passada.

      Onde vai um vão todos.

  • ACT7
    Posted Agosto 3, 2021 at 10:47 pm

    Têm uma boa base, é candidato se correr tudo dentro do normal. Existem jogadores chave que não têm substitutos – Coates, Palhinha e Pote.
    Vai haver a Champions o que vai exigir mais da equipa física e mentalmente o plantel não é propriamente longo. Atacar Champions e Campeonato com o Paulinho e TT parece-me curto, se o TT é capaz de dar luta e cansar os adversários, o Paulinho parece-me curto para uma equipa como o Sporting. Mas enquanto o Pote faturar como têm feito e disfarçar os problemas que o Sporting têm na frente está tudo bem.
    Gosto da equipa, gosto do treinador, presidente e da atual postura do clube.

  • Mik6
    Posted Agosto 3, 2021 at 11:14 pm

    Acredito que o título é possível mesmo com o desgaste das competições europeias mas neste momento a equipa mais forte é o porto.
    Precisamos claramente de soluções, defesa, médio e um avançado.
    Gostava de Domingos Duarte, Ugarte e o Samuel Lino.

    SL

  • cmche1111
    Posted Agosto 3, 2021 at 11:14 pm

    O plantel do Sporting tem um problema, é curto, basta ver na imagem, conta apenas com 22 jogadores, para uma época que terá no mínimo 45 jogos é muito pouco.
    Um ponta de lança e um central seriam as posições a reforçar no meu entender.
    Acredito que acabaremos por ter Ugarte, mas o Famalicão está a esticar a corda, porque o Sporting tem um “problema”, que é não ter segundas opções, Ruben Amorim não queria um ponta de lança, queria Paulinho, Ruben Amorim não queria alternativas aos alas, queria Esgaio e Vinagre, os clubes vendedores sabendo disto, esticam a corda, mas têm rendido, daí o problema ser entre aspas e enquanto assim for, tudo bem.

  • Silvarinni
    Posted Agosto 3, 2021 at 11:34 pm

    Estou a gostar desta constante desvalorização do Benfica. Neste momento não trocava o plantel de nenhum dos outros candidatos pelo o do Benfica.
    Quanto ao plantel do Sporting, continuo a achar ser suficiente para lutar pelo Campeonato, mas muito curto. Veremos se o treinador vai conseguir manter os índices motivacionais que tão importantes foram na época passada. Este ano irá haver mais desgaste físico e mental mas estou curioso com este Sporting.

    • DICAS
      Posted Agosto 3, 2021 at 11:56 pm

      What ??? Mas quem é que anda a desvalorizar o plantel do Benfica ?

      Só se for os próprios adeptos.

      Os Sportinguistas na grande maioria tem noção que o plantel do Benfica é Claramente superior (uns bons níveis) ao do Sporting e Porto.

      Tal como no ano passado o Benfica tem Toda a Obrigação de limpar o campeonato.

      Não venham para aqui dizer mentiras. A opinião de um aspeto não pode ser generalizada para toda a nação de um clube.

      Arranje outra que nessa ninguém cai …

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Agosto 4, 2021 at 2:03 pm

        Anda a ver mal, senão sabia que vários dos seus colegas de clube esrevem que o 2º lugar atrás do Porto é possível e desejável senão não conseguir o título. Provavelmente aparecerão outros a dizer que o 3º lugar será disputado entre o Belenenses e o Marítimo.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Agosto 4, 2021 at 4:04 pm

          É lidar companheiro! Mais acima ele já disse que o SCP e o FCP vão ter de lidar com a pressão da imprensa + Conselho de Disciplina e por isso será difícil para ambos… O Benfica já tem isto ganho com erros de arbitragem a favor e perseguição aos rivais…

        • Miguel Lopes
          Posted Agosto 4, 2021 at 4:14 pm

          Se leres bem, comparam com o plantel atual do Benfica, que tem muito bons jogadores em algumas posições e depois é deficitária noutras, ou seja, não é um plantel equilibrado.
          Se o Benfica reforçar as posições em que está deficitário, o Sporting terá muitas dificuldades para para conquistar o título e até conseguir o segundo lugar, mesmo reforçando o plantel com central direito, um médio e um PL.
          No entanto, parece-me que a união existente no seio do plantel do Sporting pode fazer que o campeonato se torne mais equilibrado.

    • Jorge Deus
      Posted Agosto 4, 2021 at 1:38 am

      Nem mais! Vão todos manter ou subir o rendimento menos os do Benfica, gosto que pensem assim.

  • Alex03
    Posted Agosto 3, 2021 at 11:46 pm

    Pegando na notícia que causou tanta revolta pelas declarações do Ruben Amorim , isto e claramente o maior candidato em Portugal.

    Um plantel sem um substituto do Coates, do Palhinha e do Pote. Com apenas 2 ponta de lanças, sendo um deles um junior.

    Sporting precisava de mais um 1 central, um ponta de lança , médio e um extremo daqueles que façam a diferença no imediato.

    Aí tinha plantel para esta época longa que vai vem.
    Quanto ao objetivo é ir outra vez a Champions League.

  • Ricardo Lopes
    Posted Agosto 3, 2021 at 11:53 pm

    As alternativas para a posição de defesa central não me inspiram confiança nenhuma (mesmo que sejam as mesmas que no ano passado, excepto Quaresma). Além de Ugarte é obrigatório contratar um outro elemento para o eixo central, sendo interessante algum nome do nosso campeonato ou já com uma passagem por aqui. Além disso há que tomar atenção aos jovens da posição que existem nos escalões inferiores e poderá haver alguma promoção durante a época. Mais jogos vão exigir uma rotação maior. Não vão ser os mesmos três a efetuar os jogos todos que se esperam, por muito que se lesionem. De resto, acrescentaria um ponta de lança a este plantel, estando na minha mente, desde o início do mercado, o nome de Rafa Mir. Paulinho não vai estar sempre em boa fase e Tiago Tomás pode jogar nas costas do 9, fazendo aquela posição de extremo interior/avançado interior que Pote, Nuno Santos e Jovane tantas vezes fazem. O espanhol apresentaria outras qualidades interessantes, podendo encaixar na tática. Depois destes Jogos Olímpicos o seu valor vai aumentar consideravelmente, tornando esta transferência menos viável. Já perdemos também a oportunidade de contratar o Mario González, aproveitando bem o SC Braga. Sendo assim apostava em Cassierra, devido ao valor exorbitante pedido por Beto. Sem vender mais ninguém, não devemos estar em condições de gastar mais do que 5/6/7 milhões na posição, ou então um empréstimo (como pensava por Mir).
    O objetivo deverá ser a entrada direta na Champions. O SL Benfica tem um bom plantel que ainda deve ser mais recheado e o FC Porto manteve a base, podendo chegar mais jogadores, como um lateral esquerdo e um avançado estilo Marega. É normal que os adeptos queiram de novo o título, mas vão haver mais competições, mais jogos e os rivais estão com sede de vencer. Rúben Amorim tem de adotar um discurso com cautela, como no ano passado, embora sabendo que fez um grande feito (tendo praticamente crédito ilimitado).
    Um ponto essencial é o apoio dos adeptos na bancada, evitando uma cisão nos adeptos e que os poucos que possam estar no estádio estejam 90 min a apoiar, deixando de lado os cânticos contra certas figuras do clube. Se todos remarem para o mesmo lado, tudo fica mais fácil.

  • DYI
    Posted Agosto 4, 2021 at 12:06 am

    Tendo em conta o plantel atual e a distância existente para o Porto e Benfica em termos de capacidade de investimento e profundidade de plantel, ficaria satisfeito com um segundo lugar e uma passagem para a liga Europa em terceiro na Champions passando pelo menos uma eliminatória. Óbvio que quero mais mas se há alguma coisa que o Rúben nos ensinou é que é preciso manter os pés assentes na terra e ser realista. Não temos o melhor plantel, não somos os mais experientes e não somos os mais ricos. Esta época vai ser tão ou mais dura que a anterior e é preciso estar preparado para as coisas não correrem tão bem.

  • DICAS
    Posted Agosto 4, 2021 at 12:20 am

    Jogo a jogo. Mas se me perguntarem em que lugar o Sporting fica, sei que não será o Primeiro lugar por várias razões.

    Perdemos:
    1) efeito surpresa última época
    2) as equipas já conhecem a nossa forma de jogar
    3)o médio com mais experiência do clube que garantia qualidade em qualquer jogo

    Vamos continuar:
    1) conselho da disciplina + imprensa nacional a tentar pressionar o clube ao longo do campeonato ( o Porto também vai sofrer com isto)
    2) uma parte dos adeptos contra a direção que agora já se pode. Ouvir no estádio quando as coisas não correrem bem
    3) a ser o pior dos 3 plantéis (sendo o do Benfica claramente o melhor para mim)
    4) arbitragens condicionadoras de jogos

    Adicionamos:
    1) Champions (tentar fazer boa figura – obriga jogadores como pote coates e palhinha a não apresentarem o mesmo nível no jogo seguinte da liga)
    2) pressão de termos de defender o título

    Continua a faltar:
    1) um central – para mim só coates e Inácio garantem qualidade
    2) um médio defensivo para backup do palhinha – espero bem que não seja o Ugarte (genuinamente não vejo grande coisa nele. Tecnicamente não me parece nada do outro mundo. A nível de passe é competente, mas nada de extraordinario. Só se for nos cortes mas mesmo aí não o achei acima da média. Parece me um Battaglia com mais técnica. Nada de transcendente)
    3) ponta de lança mais fixo para jogos fechados (ex: Slimani, Mitroglou)

    Nem tudo é mau mas acho mesmo que por todos estes fatores realisticamente o Sporting não vai voltar a ganhar o campeonato.

    O objectivo principal tem de ser garantir Champions directamente. Já seria uma época boa.

    Várias épocas a garantir Champions é o que o clube precisa. Mas há muita gente que não quer que isso aconteça e vai fazer de tudo ( corrupção, jornalixo, pressões de órgãos ligados ao desporto e política) para que isso não aconteça.

    Mas um leão não desiste !! E estamos aqui para elevar o nosso clube respeitando as grandes instituições como o Benfica e o Porto ( não as pessoas que os dirigem).

    Sporting Sempre !!

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Agosto 4, 2021 at 4:01 pm

      No tópico “Vamos Continuar”, Ponto 1: Conselho de Disciplina + imprensa nacional a tentar pressionar o clube ao longo do campeonato (o Porto também vai sofrer com isto) dá para desenvolver e fundamentar?

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 4, 2021 at 12:39 am

    Tal como há 1 ano atrás também poucos davam alguma coisa por júniores como Nuno Mendes, Inácio, Tiago Tomás ou outros que tinham vindo da Segunda Liga ou da Liga Revelação como o Bragança ou o Matheus Nunes, acredito que a solução do Sporting para esta época vai passar muito por manter a actual estrutura, e ir aproveitando jogadores que se vão destacando pela equipa B.

    Há muito talento na formação do Sporting e não tenho dúvidas que em poucos meses jogadores como Nazinho, Esteves, Tiago Mamede, João Daniel Santos, Joelson ou mesmo o Chermiti podem estar a ser titulares contra um Braga ou um Benfica cumprindo o seu papel com eficácia.

    O Sporting não tem dinheiro para ir ao mercado (nem sequer consegue colocar os excedentários sorvedores de salários).. A solução passa por desenvolver jogadores dentro de casa, identificados com o clube e com a estratégia do Rúben Amorim, com calma, treino a treino, jogo a jogo.

    • coach407
      Posted Agosto 4, 2021 at 1:07 pm

      Há 1 ano ninguém dava nada pelo Nuno Mendes? O Nuno Mendes já tinha acabado a época anterior como titular, o Tiago Tomás também já lá estava e o Matheus Nunes também.

      Há 1 ano era COMPLETAMENTE evidente que o Rúben Amorim contava com o Nuno Mendes para titular indiscutível, com o Tiago Tomás para lutar pela titularidade e ser utilizado quase sempre e com o Matheus Nunes para 12º jogador, assim como contava com o Eduardo Quaresma para lutar pela titularidade, algo que não confirmou, e com o Daniel Bragança para alternativa.

      Este era o cenário há 1 ano. O único jogador que passou de estar de fora das opções para ser uma solução foi o Gonçalo Inácio que realmente ocupou a vaga que deveria ser do Eduardo Quaresma e bateu o Neto.

      Não digo que não possa existir um “Gonçalo Inácio” nesta época do Sporting, mas para isso é preciso sair alguém, tal como “saiu” o Quaresma que foi encostado. Se houver lesões ok, se o Nuno Mendes sair pode subir o Nazinho, ok, o Joelson/Tiago pode ganhar o lugar ao Plata, ok…

      Neste momento, não existem jogadores na posição que estavam o Nuno Mendes, o Tiago Tomás, o Matheus Nunes, o Eduardo Quaresma ou o Bragança. Não existem, ponto.

      O único que faz parte do plantel, neste momento, é o Gonçalo Esteves e está numa posição muito mais complicada do que estava, por exemplo, o Eduardo Quaresma que era o suplente direto. Diria que o Gonçalo Esteves está na posição que estava o Gonçalo Inácio, ou seja, está na linha de sucessão, mas ainda parece longe, mesmo que o titular quebre não é ele que assume. Pode chegar lá? Pode. O Porro está lesionado, basta o Esgaio desiludir (ou lesionar-se) e ele entrar com tudo, assume e tal… E pronto. Pode acontecer, mas teoricamente nem é o suplente da posição.

      Se o Nuno Mendes sair, aí sim, tanto o Gonçalo Esteves (já foi testado à esquerda) como o Nazinho podem ganhar outro tipo de protagonismo, um deles pode ficar como o suplente direto da posição na sombra do Vinagre e ir sendo utilizado que já seria fantástico para a idade deles.

      Mesma coisa caso o Plata saia (fala-se no empréstimo ao Vitória SC). Pode surgir aí uma vaga para alguém.

      Mas repito: a situação desses miúdos não é nada igual ao Nuno Mendes, TT ou Matheus Nunes há 1 ano. Esses já tinham a sua aposta séria mais do que assegurada por esta altura. Esses estão cheios de “ses”.

  • Sporting1906
    Posted Agosto 4, 2021 at 12:41 am

    Ainda é preciso contratar pelo menos um central para o lado direito e um médio (Ugarte?). Um extremo para ser titular de caras também era bem-vindo. Quanto ao muito falado ponta-de-lança, acho que não há dinheiro para contratar um que seja claramente uma mais-valia, por isso provavelmente mais vale não contratar nenhum. Tenho esperanças que o Paulinho justifique o investimento feito nele e que o TT e o Sporar sirvam para alternativas, e há sempre a hipótese de jogar com Jovane ou Pote a falso 9 muito esporadicamente.

  • Jorge Deus
    Posted Agosto 4, 2021 at 1:36 am

    Estou a gostar da constante desvalorização do plantel do Benfica, pode ser que tenham uma surpresa.
    Gosto que haja o sentimento de que todos os activos vão manter ou subir o rendimento menos os do Benfica.

    É o segundo ano de JJ e o primeiro sem Vieira, os reforços já são escolhidos com critério e a máquina parece-me bem mais oleada, temos um plantel bem mais extenso e com várias opções para cada posição (mais do que suficientes para 90% dos jogos na liga).

    Espero um campeonato bem competitivo com menos casos covid e com público nas bancadas.

    • Stromp1906
      Posted Agosto 4, 2021 at 9:08 am

      Desvalorizar o plantel mais caro de Portugal? Só se forem os próprios, que depois de gastarem o que gastam continuam a falar em reforçar a posição X, Y e Z.
      Muito respeito pelo Benfica e pelo FCP que serão sempre os principais Candidatos ao título

      • Jorge Deus
        Posted Agosto 4, 2021 at 9:22 am

        Certamente os mais de 100M não foram investidos a pensar apenas no campeonato nacional.
        Finalmente este ano “descobriram” que as laterais e o meio campo precisava de ser reforçado, podiam ter gasto 200M que se continuassemos com os Gilberto desta vida não dava para ambicionar grande coisa na Europa.

    • Joao X
      Posted Agosto 4, 2021 at 1:50 pm

      Essa narrativa de desvalorização do plantel do Benfica é criada pelos próprios benfiquistas.

  • Nunop
    Posted Agosto 4, 2021 at 1:40 am

    Na minha opinião falta um 8 que será Ugarte, e se o Matheus Nunes sair para o Everton, falta mais um 6/8 (é decidir onde Bragança rende mais), e faltam ainda dois elementos para a frente (um extremo e um ponta), sendo que pelo que se sabe, o Rúben Amorim gostaria de contar com o Beto do Portimonense mas o presidente do Portimonense já disse que não vai sair, pelo que vão ter de optar por outras opções.

  • Chomate
    Posted Agosto 4, 2021 at 2:43 am

    O Sporting tem dois problemas:
    -Plantel demasiado curto para as competições que vai participar;
    -Incapacidade para se reforçar sem antes vender, ou seja, ainda vai perder um ou dois jogadores importantes, porque os excedentários ou não valem nada no mercado (ex Eduardo, Illori, Camacho), ou não têm propostas (Sporar, Battaglia)

    Pelo que se diz, Matheus Nunes deve ser o sacrificado. Se esse cenário se verificar, o Ugarte (que é uma novela que já irrita) a meu ver não chega. Seria preciso ainda mais um médio. Depois um defesa central destro e um avançado. Ou seja, 4 reforços com 15/20M para gastar (venda de Matheus Nunes).
    O Benfica e o Porto gastam isto num só jogador frequentemente, por isso, não exigo mais que … ganhemos o próximo jogo , depois logo se vê.

  • JJoker
    Posted Agosto 4, 2021 at 9:16 am

    Pelo que se viu na supertaça, o Sporting deve conseguir o terceiro lugar, mas será sempre um ano penoso para os adeptos.
    Presidente, treinador e nucleo duro parecem todos muito lúcidos acerca do que é possível efectivamente fazer, mas é inevitavel que os adeptos queiram mais.
    Acredito que em 24/25 o Sporting volte a estar na luta pelo titulo, e seria importante que entre 21/22 e daqui a 3 anos o clube mantivesse alguma cadência de taças e prestações dignas na champions pois é imperativo que o perfil europeu suba.
    Agora, independentemente de tudo isto, penso que o plantel está mal construído. Entre começar a epoca com 2 pontas de lança medianos e começar com os 2 pontas medianos mais um que pode ajudar (Pedro Marques), teria sempre sido preferivel a segunda opção, e essa decisão, juntamente com outras (falta de reforço do centro da defesa por exemplo) parece-me muito errada.

  • Filipe Ferreira
    Posted Agosto 4, 2021 at 9:45 am

    Somos candidatos a ganhar todos os jogos e eventualmente o campeonato, quanto mais não seja por sermos os campeões em título e por (até agora) termos mantido praticamente a base inteira. No entanto não somos os favoritos, na teoria até estamos mais fracos, já que perdemos um titular e não o substituímos até ao momento.
    O objetivo principal será garantir a fase de grupos da champions uma vez mais, para garantir um encaixe de forma regular.
    Quanto ao plantel ser curto, eu acho que é nestes plantéis que surgem oportunidades para fazer crescer os jovens da formação.
    O Dário Essugo, irá ter poucos minutos, mas penso que irá ser o 5º elemento do meio campo, no caso de alguma lesão ou suspensão, poderá ser convocado.
    Este plantel tem muita polivalência e esse é um dos grandes trunfos.
    Só temos 2 pontas de raiz, mas em caso de necessidade temos o Jovane que pode fazer a posição, ou podemos subir o Skoglund ou Chermiti. Nas alas temos Pote, Plata, Jovane e Nuno Santos sendo que Vinagre e Esgaio podem fazer a posição ou podemos subir o Mamede ou Joelson.
    Nas laterais estamos bem servidos.
    Acho sinceramente que falta um central, até porque não vejo ninguém na formação que possa assumir o lugar em último recurso, acho que a melhor opção seria o Chico Lamba, que ainda está muito verde. Mas uma vez mais, em último recurso temos o Nuno Mendes e o Palhinha que podem fazer a posição.

    Num plantel destes, todos são importantes, até os jovens da formação e é assim que se cria o ambiente que temos visto no balneário.
    Para trazermos alguém capaz de subir o nível do XI, vamos ter que vender alguém. Não vindo ninguém, acho que podemos dar o plantel praticamente como fechado, faltando apenas assinar Ugarte e eventualmente um DC de reserva.

  • coach407
    Posted Agosto 4, 2021 at 9:49 am

    O plantel de hoje é, sem sombra de dúvidas, melhor do que o plantel da época passada.

    Primeiro há uma grande diferença por terem chegado Esgaio, Vinagre e Paulinho que substituem João Pereira, Antunes e Sporar. Logo aí já se vê um enorme upgrade em 3 posições.

    Depois, e ainda mais importante, é que todos os jogadores evoluíram durante este ano. O Gonçalo Inácio, o Nuno Mendes, o Porro, o Tiago Tomás, o Palhinha, o Matheus Nunes, o Pote, o Jovane, o Nuno Santos… Não são os mesmos jogadores de há 1 ano. Hoje são bem melhores.

    Com a previsível chegada do Ugarte e ainda os “reforços” Jovane e Paulinho (agora mais entrosado na equipa) parece-me evidente que o Sporting tem um plantel muito forte e com condições para cumprir os objetivos em todas as competições.

    • Estigarribia
      Posted Agosto 4, 2021 at 10:43 am

      Coach,

      Excelente comentário. Nunca pensei ler um comentário teu tão bem construído sobre o meu Sporting.

      Ainda assim, apesar de até concordar com o teu comentário, gostaria de ver ainda mais um defesa-central e um ponta de lança contratado. E se ainda der mais um médio além do Ugarte seria perfeito.

      Como Sportinguista confio plenamente no Rúben Amorim e sei que ele fará tudo para dar mais alegrias aos Sportinguistas nesta nova época.

      Saudações Leoninas. E que o teu Gil Vicente tenha também uma boa época menos sofrida.

      • coach407
        Posted Agosto 4, 2021 at 12:36 pm

        Estigarribia, obrigado. Sim, claro que dá sempre para limar um pouco mais as arestas. Um central como o Fábio Cardoso numa 2ª linha a pressionar os titulares já daria outra segurança, por exemplo. Um Morita para o meio-campo já daria outras opções e seria mais fácil rodar a equipa.

        Isto pegando em reforços relativamente económicos.

        Mas, enfim, acho que é factual que este Sporting que parte para 2021/22 é, teoricamente, muito mais forte individualmente do que o Sporting que arrancou para 2020/21. O “único” problema é que os adversários conhecem melhor o Sporting, houve equipas que conseguiram condicionar muito bem a equipa na época passada, sobretudo na 2ª volta e em 3x4x3, e portanto é natural que comecem a perceber melhor como bater o Sporting, mesmo tendo uma equipa mais forte individualmente.

        Diria que este conhecimento e maior respeito dos adversários é a maior ameaça do Sporting, além da parte física dada pela Europa, mas é o preço que se paga pelo sucesso, é uma condição que o Benfica e o Porto estão habituados a ter todos os anos e não é por isso que deixaram de ganhar ao longos dos últimos largos anos.

        Em relação ao Gil Vicente, depois do que vi contra o Paços de Ferreira estou super confiante numa boa época. Diria até que, com um bocado de sorte com as lesões e em alguns resultados (como teve o Paços na época passada), o Gil Vicente pode dar luta na Europa. Estou ansioso pelo jogo de 2ª feira e espero que abra logo com uma goleada contra o Boavista, mas vamos ver. A verdade é que a equipa está super dependente do Vítor Carvalho. Se ele se lesiona voltamos a ser uma equipa de luta pela manutenção.

        • Estigarribia
          Posted Agosto 4, 2021 at 2:55 pm

          Por acaso, acho que o Samuel Lino até é era um avançado que poderia ser uma opção interessante para o ataque do Sporting. Mas talvez seja ainda muito cedo para dar já um salto para um dos grandes.

          E ainda em relação ao Gil Vicente, estou expectante para ver qual será o impacto do Fran Navarro no emblema gilista. Jogador muito interessante. E outro jogador que acho que pode ter impacto no Gil é o Bilel Aoucheria. Já o conheço desde os tempos do SC Covilhã, onde fez parte da equipa dos leões da serra que falharam a subida por um ponto, e tem escola do Saint Etienne.

          Saudações Leoninas

  • ShowMeDeMane
    Posted Agosto 4, 2021 at 9:52 am

    – GR estamos salvaguardados;
    – Centrais falta 1 para a direita. Poderá Esgaio jogar lá, ficando Gonçalo Esteves como suplente de Porro?;
    – Alas estamos bem servidos, podendo inclusive vender Nuno Mendes, uma vez que temos Vinagre pronto para titular, Matheus Reis para suplente (ou Flávio Nazinho);
    – No meio campo, Palhinha e Matheus Nunes parecem ter bastante mercado pelo que fica a faltar 1 médio com grande raio de ação (mesmo já contando com Ugarte em Alvalade). Pode ser que Rodrigo Fernandes ou Essugo já contem para suplentes nessa situação. Doumbia poderia ser uma surpresa agradável;
    – Temos Tabata e Bragança para mudar um pouco o estilo de jogo, seja a MC ou no lugar de Jovane (gosto de ambos, especialmente de Bragança, mas falta-lhes físico para jogar num meio campo a 2, pelo que deverão ser jogadores para entrar em jogos fechados e que precisamos de golos);
    – Substituto de Jovane será Plata ou Joelson. Aqui, caso a venda aconteça, devemos ir buscar alguém como p.e. Edwards para facilitar a transição/inclusão dos jovens jogadores;
    – Substituto de Pote será Nuno Santos e também poderá Tiago Tomás encaixar nessa função;
    – Falta um substituto de Paulinho, que deverá acontecer quando se libertar espaço com a venda do Pote e possível consequente mudança de posição de TT. Será Pedro Marques? Luiz Phellype poderia ser uma surpresa agradável;

    Claro que é curto para uma LC, até para o Bicampeonato, mas um passo de cada vez. Este ano, as contratações foram para “suplentes” de jogadores com mais mercado (Nuno Mendes, Palhinha e Porro), mostrando que “apenas” estamos a precaver-nos e a consolidar o projeto. À primeira análise, são jogadores preparados a assumir a titularidade. Após essa consolidação, podemos começar a comprar para ter um maior e melhor leque de opções.
    Para além disso, o forte da equipa é o coletivo e não as individualidades, daí achar que p.e. NS poderá substituir Pote, apesar de, em termos individuais, ser mais curto.

    SL e jogo a jogo ??

  • Greenman
    Posted Agosto 4, 2021 at 10:15 am

    Bem, vejo aqui tanto comentário negativo (especialmente o do JJoker) que mais parece que o Sporting foi campeão o ano passado por acaso e não por mérito próprio…
    Uma equipa com excelente harmonia, união, qualidade técnica, misto de experiência e juventude, com um treinador e direção sérios e capazes. Porque raio não pode esta equipa ser candidata ao bicampeonato?
    Alguém viu os jogos da pré-época e Supertaça? Vejo uma equipa cada vez melhor face ao que se jogava no ano passado…
    Se vamos ganhar o campeonato novamente? Não sei. Ganhar as Taças? Talvez. Fazer um brilharete na Europa? Quem sabe. Mas dizer que Sporting parte atrás de Benfica e Porto só porque os rivais têm sido os crónicos campeões dos últimos 30 anos não faz sentido. O futebol joga-se época a época, plantel a plantel, a história de pouco vale.
    SL e que este seja um excelente campeonato, limpo e com muito espectáculo!

  • Steleao
    Posted Agosto 4, 2021 at 10:24 am

    A meu ver nesse 11:

    Plata deve ser emprestado para ganhar visão colectiva de jogo, o seu jogo é ainda muito individual e com poucos minutos dificilmente irá perceber o ‘jogo’. Nessa posição devia estar o Tabata como substituto.

    Bragança não é médio de recuperação de bolas, é organizador puro de jogo, a confusão é que ele elabora com a mesma classe em qualquer posição que esteja em campo, o que o torna útil a ser lançado ao longo do jogo no ‘tudo por tudo’ na vez de Palhinha, a imagem do que o mister faz uso do Reis na vez do Feddal. Punha o Essugo como o substituto ‘menor’ de Palhinha, assim como mo Esteves esta para o Porro, até que chegue um reforço.

  • ForsenCD
    Posted Agosto 4, 2021 at 10:37 am

    Há uns dias, no post do Ruben Amorim não se considerar favorito ao título , os users Sportinguistas foram linchados em praça pública porque estavam a ser demasiado sonsos e cínicos ao afirmarem que este ano não eram candidatos ao título.

    Hoje estes mesmos Sportinguistas são acusados surrealmente de estarem a desvalorizar fortemente o Benfica.

    Eu estou pasmado com esta bipolaridade ao sabor do vento por parte de alguns users aqui.

    Benfiquistas decidam-se, é que duvido que os adeptos Sportinguistas tenham a capacidade de estar em posições opostas simultaneamente, o chamado adepto de schrodinger.

  • hortalica
    Posted Agosto 4, 2021 at 11:17 am

    O plantel parece curto demais para a quantidade de jogos que temos garantida até ao final do ano, iremos praticamente jogar de 3 em 3 dias, excluindo uma ou outra semana, o que obrigará a uma rotação muito superior à época transata.

    Em termos de qualidade/experiência do plantel, mesmo com a chegada do Ugarte (se confirmar-se), a qualidade/experiencia é demasiado curta para a Champions. Por exemplo, no meio campo e ataque não temos quase ninguém com experiência em jogos contra tubarões/equipas médias altas (Palhinha e Paulinho devem ser os mais experientes e é uma experiencia muito pobre) e ao mais alto nível isto poderá fazer a diferença (internamente não é preocupante).

    Outro ponto que me preocupa é o meio campo, perdemos o elemento mais experiente em jogos grandes(JM) e vamos compensar com jogadores com experiência nula em jogos europeus com dificuldade máxima (Matheus, Bragança, Tabata e Ugarte?). O Matheus está a evoluir e se não sair será titular (dependendo de quem chega), Bragança mostrou que não está preparado para ser titular e Tabata não é aquilo que o SCP precisa no meio campo (vem duma época super fraca e não é agora que irá mostrar futebol para ser titular no SCP). Vamos jogar contra tubarões europeus com Palhinha + Matheus + Tabata/Bragança (ou trocar um deles por Ugarte) parece demasiado curto para as dificuldades que vamos enfrentar.

    Contratar um médio e um extremo experientes, colmataria a falta de qualidade (acima da média) nesses sectores e iria acrescentar a experiencia que falta e que poderia equilibrar melhor a equipa (nos tais jogos difíceis na europa). O Amorim pode muito bem transformar o SCP num Ajax mais modesto (não digo chegar às meias finais da champions mas surpreender contra uma equipa média alta) mas esse Ajax só não foi mais longe porque denotou uma enorme falta de experiência (principalmente no meio campo) na altura do aperto. Com um elemento mais experiente no meio campo a história poderia ter sido bem diferente para o Ajax, a inesperiencia veio ao de cima e custou-lhes a ida à Final da Champions.

  • Pyros
    Posted Agosto 4, 2021 at 2:09 pm

    O primeiro ponto a frisar é que os plantéis agora não são os plantéis finais. Apesar deste ano aparentemente haver um mercado bem mais calmo do que nos tempos pré pandemia (menos dinheiro), as coisas podem mudar depressa quando os “tubarões” fecharem as suas equipas.

    Mas partindo destes plantéis, penso que o SLB tem o melhor conjunto de jogadores, mas desequilibrado nas posições (LD ). Mas será a equipa que mais melhorará face ao ano anterior. O FCP tem o segundo melhor plantel, mas com umas laterais, diremos, “melhoráveis”. O SCP tem o terceiro melhor plantél, um pouco inferior ao dos rivais, nomeadamente à frente, e, acima de tudo, é curto no banco. No 11 titular é melhor na defesa mas não tão capaz no ataque.

    E lembremo-nos que no ano passado o plantél do SCP não era considerado inferior ao dos rivais, mas sim muiiito inferior (ela por ela com o Braga). Tal não significa que a história se repita, mas sim que o SCP é e vai ser uma equipa competitiva, com algumas debilidades, e que vai enfrentar desafios adicionais. Mas pelo que se viu na supertaça, está preparada para os enfrentar.

    Daí que ache que o resumo do VM muito bem conseguido, mas só uma nota para a pressão externa: em Portugal, quem ganha tem razão, pelo que, savo alguma hecatombe pouco previsível, vai ser um ano descansado em termos externos.

  • Miguel Lopes
    Posted Agosto 4, 2021 at 4:15 pm

    Este comentário era para o Rui Miguel Ribeiro.

  • Park the Bus
    Posted Agosto 4, 2021 at 11:03 pm

    Como Sportinguista fico triste de ver um descrédito total à nossa equipa. Estes rapazes sabem jogar à bola como poucos em Portugal, e merecem a nossa confiança e a possibilidade de nos mostrar o seu valor na CL.

    Claro, fazia falta alguma experiência para colmatar possíveis lesões e segurar as pontas em alguns jogos de dificuldade maior, acredito que, como já disse em outros comentários/publicações, é decisivo continuar a cultivar o Sportinguismo e a cultura de guerreiro, de remar contra o a polarização no futebol do nosso país.

    Para isso, contrataria Nani, Daniel Carriço e Miguel Veloso. Qualidade, experiência, Sportinguismo e um prémio merecido para 3 leões. O primeiro teria um salário avultado? Teria que ser negociado, os outros vinham tranquilamente.

    Sou fã de Slimani, e adorava voltar a ter SuperSli, mas relação preço / benefício parece me ficar aquém (dado o salário) e não acredito que encaixe a 100% no que RA quer.

    Todos estes estão em final de carreira mas ainda com rodagem suficiente para acrescentar valor, e todos iriam ver com bons olhos um regresso a casa e poder jogar à Champions.

    Nota final: Ugarte não faz sentido sem saída de Palhinha, ainda por cima com Battaglia que acaba de fazer 36 jogos a titular e a jogar bem (embora o ideal seria vender devido ao salário). Mas devemos de olhar para todos os dossiers por resolver como oportunidades para o banco, não só de negócio. Doumbia bem treinado poderia ser opção, Diaby não é terrível para o banco, Misic sai quando poderia ser banco, os restantes parecem me ser fracos demais, e devem ser usados como moedas de troca ou vendas decentes (a venda de Rossier foi ridícula por aqueles valores).

    Saudações Leoninas

Deixa um comentário