Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting de Pontes começa mal; Bruno Fernandes (que viu vermelho) evitou a derrota mas leões criaram poucas oportunidades; Bolasie foi o mais inconformado; Plata acusou a estreia a titular; Jesé também entrou mal; Wendel voltou a estar apagado; Boavista esteve sempre fechado

Boavista 1-1 Sporting (Marlon 7′; Bruno Fernandes 62′)

O Sporting voltou a marcar passo na Liga ao não ir além do 1-1 no Bessa. Os leões, na re-estreia de Leonel Pontes, tiveram muitas dificuldades em desbloquear o bloco defensivo do Boavista, e apesar de terem melhorado na 2.ª parte não conseguiram dar a volta ao marcador. Bolasie (claramente o mais inconformado) mesmo assim deixou boas indicações, já Bruno Fernandes (que esteve desastrado no passe) evitou a derrota, mas borrou a pintura ao ser expulso em cima dos 90, num jogo em que Plata (apesar de algumas melhorias no 2.º tempo) não conseguiu fazer a diferença, e que mostrou um Jesé ainda muito lento. Já a turma de Lito Vidigal esteve sempre muito fechada como é habitual (consentiu poucas oportunidades), mas essa postura não permitiu aproveitar os espaços que o clube leonino ia dando.

Resumo da partida:

Boavista – Resultado positivo mas dá a sensação que a Pantera podia ter tirado mais do jogo (havia espaço para outro tipo de postura). Marlon marcou um golaço e a equipa fechou bem linhas, dificultando a vida aos criativos do Sporting, mas faltou ousadia ofensiva. Stojiljkovic deu muita luta, o meio-campo dominou as operações e a linha defensiva cumpriu, sendo apenas traída num lance fortuito. Ainda assim, nota negativa para Sauer e Yusupha que não conseguiram desequilibrar.

Sporting – Os Leões marcam passo em mais uma exibição fraca e sem chama. Sem avançados Bolasie foi aposta a 9 e foi um dos melhores, enquanto Bruno Fernandes marcou mas esteve desastrado no passe e ainda foi expulso. Jesé e Plata por seu turno estiveram mal, Borja foi uma nulidade e Acuña não desequilibrou. Nota ainda para a estreia positiva de Rosier. Por outro lado, Wendel somou mais uma exibição pouco conseguida e a linha defensiva sentiu dificuldades.

XI do Boavista – Bracali; Fabiano, Neris, Ricardo Costa, Marlon; Carraça, Rafael Costa, Yaw Ackah; Gustavo Sauer, Stojiljkovic e Yusupha

XI do Sporting – Renan Ribeiro; Rosier, Luís Neto, Mathieu, Borja; Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes; Plata, Marcos Acuña e Bolasie

95 Comentários

  • Dca
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:02 pm

    Do que vi, jogo lento, poucas oportunidades e mais uma vez só dá Bruno Fernandes. Pontes tem poucos dias entre jogos para preparar a equipa, não vai ser fácil.

  • Olheiro
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:02 pm

    Wendel muito muito fraco mesmo… Esperemos que Battaglia volte rapidamente para termos meio-campo.

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 15, 2019 at 10:09 pm

      Confirma-se que o Sporting está perdido no abismo quando se confia no Battaglia para vir salvar o nosso meio campo.

      • Fantantonio
        Posted Setembro 15, 2019 at 10:34 pm

        Fala-se no Battaglia porque é o primeiro que surge no plantel com as caraterísticas necessárias neste momento, um meio-campo com Doumbia e Wendel a pressionar é de papel. Entre Eduardo e Battaglia para destruir jogo, acho que a escolha seria o segundo, sem grandes dúvidas.

        • Filipe Ferreira
          Posted Setembro 15, 2019 at 11:06 pm

          Enquanto se tratarem os jogadores como trabalhadores das obras (com todo o respeito). Uma equipa precisa de um recuperador de bolas, nao é de um trator louco a correr atrás da bola. Anda um rapazito bem interessante emprestado no estoril, que foi agora aos sub21 da seleção. E atenção a um tal de Matheus Nunes (curiosamente veio do Estoril) a passear nos sub23 também. Veja-se o caso de Florentino Luis, com aquele físico quem diria que é um excelente médio defensivo? Mas recupera imensas bolas, não tem que ser um destruidor de jogo para ganhar bolas.

          • DICAS
            Posted Setembro 15, 2019 at 11:52 pm

            Tal e qual, o jogo do Daniel Bragança foi novamente de grande qualidade ! Impressionante como não se aposta neste jogador! Um craque da cabeça aos pés

          • Badman1993
            Posted Setembro 16, 2019 at 9:27 am

            o Daniel nao e um recuperacoes de bolas mas sim devia ter ficado no plantel , mas nao ia jogar por isso o emprestimo foi muito bom .

            • DICAS
              Posted Setembro 16, 2019 at 2:55 pm

              O problema é que o Wendel e o Dumbia também não são ! Alias nesse aspecto são péssimos (Dumbia porque está sempre mal posicionado e não é agressivo a defender e o Wendel nem sei, não tem impacto a ninvel de recuperações mas nem consigo dizer muito bem porque )

        • Fantantonio
          Posted Setembro 15, 2019 at 11:42 pm

          Mas destruir jogo da equipa adversária pressupõe recuperar bolas. Não se trata de uma questão de estampa física porque o Battaglia não é um Koulibaly, trata-se do facto de o Sporting precisar de alguém intenso e nem Daniel Bragança seria esse médio, caso tivesse ficado porque é muito mais talhado para outros aspetos do jogo, mais à semelhança de Ruben Neves, basta ver a forma como joga nas equipas onde atua.
          Florentino pressiona bastante e ganha muitas bolas porque é exímio a defender, na ocupação de espaços tem um grande raio de ação e tem grande capacidade de desarme, no plantel do SCP atual não há ninguém que faça isto ao nível que é preciso (Doumbia tem potencial, mas é verde, no pun intended), a não ser o Battaglia que eu também não acho que seja um prodígio, mas é por isso que se espera que seja ele a assumir. Isto também porque ter alguém que dê solidez a defender, permite que a equipa se organize melhor a atacar e o Sporting bem precisa que os seus médios fiquem soltos porque o jogo interior da equipa já teve melhores dias.

          • Filipe Ferreira
            Posted Setembro 16, 2019 at 8:05 am

            Aceito a tua opinião, gostei de ler, bem estrutura, contudo não concordo, acho que o Battaglia não tem nível para o Sporting (quer dizer, não deveria ter, para o Sporting que vamos vendo, já não espero nada), é intenso é verdade mas com essa intensidade disposiciona-se muito, é fácil de abrir o bloco do Sporting com Battaglia. Depois quanto a recuperação de bolas, ele fá-lo quase sempre recorrendo ao seu físico, o que muitas vezes vai acabar em falta.

            Agora te digo, acho o Doumbia um jogador interessante, mas com o que se tem visto ultimamente também não é ele que vai pegar naquilo (sempre defendi que ele não é um 6). A maior ausência encontra se no banco. Um treinador. Faz alguma diferença. Os adeptos do Flamengo que o digam

          • DICAS
            Posted Setembro 16, 2019 at 2:58 pm

            O jogo interior da equipa é inexistente

            Só houve um jogo (quando Vietto e Bruno jogaram juntos numa espécie de carrossel central) que vi bom jogo interior.

    • David Gomes
      Posted Setembro 16, 2019 at 6:33 pm

      O problema não é do Wendel, o problema é que não temos um treinador que o saiba ensinar quando e para onde correr. Quando não há um treinador com qualidade é fácil dizer que os jogadores não a têm. Da mesma forma que quando o treinador é bom é fácil dizer que os jogadores são bons. Veja-se o caso do JJ no flamengo em que agora são todos bons jogadores mas os jogadores continuam a ser exatamente os mesmos e com as mesmas qualidades, estão é potenciados de forma diferente.

  • Joao X
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:02 pm

    Há que melhorar.
    Foi dada uma parte de borla ao colocar Borja e Acuna no 11.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:03 pm

    Empate justo. Sporting desaparecido durante a primeira parte, contudo, reagiu na segunda. Como sempre, Bruno Fernandes no melhor (golo) e no pior (expulsão) mas, de novo, ou há Bruno Fernandes ou não há nada no Sporting. Que dependência…

    Nota de destaque deste jogo? Expulsão de Bruno Fernandes. O problema é ser algo inédito…

    • Nuno Pereira
      Posted Setembro 15, 2019 at 10:09 pm

      A verdade é que comentei o mesmo com o meu pai. O Bruno Fernandes foi expulso!! Parece mentira!

    • Kallstrom
      Posted Setembro 15, 2019 at 10:26 pm

      Pois. Quando se ganha a fama já nem interessa se a expulsão é justa ou não. O que interessa é que “já devia ter sido expulso no outro jogo”…

      • DICAS
        Posted Setembro 15, 2019 at 11:55 pm

        Tal e qual mas já se viu que aqui no blog o que interessa é cascar no Bruno melhor jogador dos últimos dois anos Fernandes.

        Vira o disco e toca o mesmo

  • Pipi Romagnoli
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:04 pm

    O Sporting para esta época arranjou um plantel de jogadores, só faltou criar uma equipa equipa, mas também já não é agora nestas condições que isso vai acontecer.
    Ora esta semana, vamos jogar com quem? Vejamos… PSV fora e o líder do campeonato destacado em nossa casa:

  • mcthespecialone
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:06 pm

    Nem as chicotadas psicológicas funcionam no Sporting. Somos um clube especial até nisto. Parece que o Keizer ainda está a treinar a equipa. Qual foi a última época em que perdemos 7 pontos nas 5 primeiras jornadas? Surreal.

    A manutenção do Leonel Pontes durante mais do que uns dias foi o início do fim para o Varandas. Pensava que um treinador que desceu à quarta divisão espanhola ia ser o novo Lage. Não percebe nada de futebol mas acha que merece receber mais. É uma questão de tempo até cair. Próximo jogo em casa contra a sensação Famalicão sem o nosso melhor jogador parece ser o cenário ideal para novo mergulho numa crise profunda que tem tudo para culminar na destituição deste CD/eleições antecipadas.

  • Chico
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:12 pm

    Será que Keizer com Bolasie e Jesé não faria melhor do que o Leonel fará? Mesmo assim acho que foi o treinador holandês a tomar a iniciativa de saltar do barco.

    Finalmente, BF expulso. Tal como todos os jogadores de nomeada dos três grandes, costuma ter carta branca para fazer as faltinhas e barafustar aquilo que lhe apetecer. O Bruno não se coíbe claramente de o fazer e há que por travão a isso. Hoje houve coragem para o fazer. Falta continuidade. Mas verdade seja dita que na maioria dos países também é assim. Até na NBA é assim. Talvez a Premier League seja a exceção mais óbvia.

    • masterDC
      Posted Setembro 15, 2019 at 10:31 pm

      Porque é que não me surpreende que fosse ver por aqui um comentário teu deste género? Finalmente expulso, alguém teve coragem, mas viste a expulsão ou melhor viste bem a forma como foi expulso? Não me parece.

      • Chico
        Posted Setembro 16, 2019 at 12:23 pm

        Levou um amarelo por protestos, finalmente. E depois um jogador que faz 4/5 faltas por jogo merece um amarelo por acumulação de faltas, mesmo que na maioria dos casos não faça faltas muito graves.

      • Nuno Pereira
        Posted Setembro 16, 2019 at 8:24 pm

        Foi para compensar das outras vezes que não foi.

  • Reaper
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:14 pm

    Com bola, 2 equipas que deixam muito a desejar. Jogo entediante, demasiada luta e pouco futebol.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:16 pm

    Que vergonha de arbitragem, sinceramente! Ainda dizem que Jorge Sousa é o melhor árbitro português!!! Realmente dá vontade de rir quando dizem isso. Aliás, as arbitragens de três dos jogos de hoje (Boavista vs Sporting, Portimonense vs FC Porto e SC Covilhã vs Leixões) levantam sérias dúvidas quanto à imagem fraca da arbitragem em Portugal.

    Passando ao que interessa, este foi um jogo muito fraco do Sporting, mas espero que não comecem a pedir a cabeça de Leonel Pontes como já é hábito na maioria dos Sportinguistas. Como eu já disse, o pior inimigo do Sporting é o próprio Sporting. Ainda há muito a melhor e Roma e Pavia não se fizeram num dia. Temos que dar tempo e não exigir muito à equipa.

    Individualmente, gostei de ver o Bolasie (o extremo congolês desequilibrou bastante, mas a pontaria é que podia ter sido melhor), o Renan Ribeiro (sem culpas no golo do Boavista e evitou outros tantos em todo o jogo), o Bruno Fernandes (grande golo, exibição qb e expulsão ridícula. Se aquilo é para expulsão, já vi coisas piores nos nossos relvados), o Luís Neto (o central português esteve bem durante todo o jogo e espero que se mantenha) e o Rosier (finalmente temos um lateral-direito de qualidade para ser titular na equipa principal).

    Por outro lado, pela negativa, não gostei de ver o Gonzalo Plata (ainda está muito ‘verdinho’ para ser titular e perdeu algumas bolas que não se devem perder), o Wendel (mais um jogo ao lado da parte do brasileiro e que já começa a pedir banco. Como fã dele costuma-me dizer isso) e o Mathieu (o francês está uma sombra daquilo que fez nas duas épocas anteriores e já não vai para novo).

    Já do lado do Boavista, a equipa de Lito Vidigal marcou cedo, limitou-se a ‘estacionar o autocarro em frente à baliza’ e andou a distribuir fruta o jogo inteiro em tudo o que era jogadores do Sporting sem verem um único cartão vermelho. Já para o Sporting vale cartões amarelos e vermelhos, é uma festa. É por estas e por outras que o nosso futebol português já não tem credibilidade nenhuma.

    Saudações Leoninas

    • Dca
      Posted Setembro 15, 2019 at 10:34 pm

      Porque é que não há de ser expulso? A primeira perna não parece causadora de amarelo, mas a segunda que ele mete/levanta já acho que possa ser amarelo. Não acho que seja por aí. Aliás, há jogos em que faltou levar bastantes amarelos, fez lhe bem.
      Em relação ao resto do jogo, pareceu me uma arbitragem pacífica mas posso estar errado.

    • guardiao.da.falacia
      Posted Setembro 16, 2019 at 1:03 am

      Grande golo do Bruno Fernandes? Por amor de Deus! Não ser considerado auto-golo já é uma sorte, visto que a trajectória da bola foi completamente desviada pelo jogador do Boavista… Não tenho nada contra o moço, mas não se pode dizer que foi um grande golo

  • Junior
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:17 pm

    Jogo fraco. Dá pena perder tempo a ver esta miséria.
    Sinceramente nem dá para perceber o que Leonel Pontes quer taticamente, a inércia dos jogadores do Sporting é algo incrível. Não dá para falar da falta de qualidade, porque vontade e querer são zero.
    O Sporting nunca mais vai ter a mentalidade vencedora que os outros dois rivais têm… se são os adeptos, os presidentes, treinadores ou jogadores que têm culpa não sei. Eu como adepto estou mais que resignado e sei que tão depressa não vejo o Sporting campeão.

  • masterDC
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:18 pm

    Estivemos melhor na 2.ª parte, começar o jogo na esquerda com Borja e Acuña não se percebe, o argentino não é extremo nem desequilibra. O golo do Boavista nasce num erro do Wendel que mais uma vez fez um péssimo jogo, espero que o Batta volte a ser opção no meio campo o mais rápido possível.
    O Bolasie foi dos melhores e o Plata deveria ter saído mais cedo. Quem também não esteve bem no jogo foi a dupla Neto-Mathieu. O francês a par do Coates estão irreconhecíveis e continuam a cometer erros, o Coates foi expulso no último jogo e hoje a outra dupla também não esteve nada bem, muito lentos e a não conseguirem sair bem a jogar com bola.

    Uma palavra para a expulsão do Bruno que acho ridícula, bom se aquilo é expulsão depois da quantidade de faltas que sofreu tanto ele como o resto da equipa, quando o Boavista fez 22 faltas e só teve 2 cartões não se percebe.

  • DavidDop
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:19 pm

    Que jogo miserável.. de todas as equipas intervenientes.
    Começando pela equipa da casa, apresentou-se apenas e só para não deixar o Sporting (Bruno Fernandes) jogar, matando o jogo com uma pressão altíssima (faltas constantes) ao portador da bola.
    Equipa do Sporting.
    Borja é fraco, teve esta oportunidade, duvido que tenha outra, foi menos um. Wendel esteve mal, plata foi latão o jogo todo. Bolasie vai ser o extremo esquerdo no futuro, sem dúvida nenhuma, fez um bom jogo fora de posição. Bruno Fernandes foi alvo de atentado neste jogo, apanhou fruta o jogo todo, e na primeira falta que faz é expulso. Tá bom. No global, o Sporting deu 45 minutos se avanço, reagiu nos 45 seguintes, mas sem um avançado, e a jogar contra um Boavista todo atrás, era difícil.
    Equipa de arbitragem.
    Porra já cansa, a sério aborrece fim de semana sim, fim de semana sim levarmos com isto. Como é que o nível de artitragem em Portugal está tão ruim.. como é que uma equipa passa o jogo todo a distribuir fruta como o Boavista e o árbitro deixa o jogo todo? Não houve lances capitais mal ajuizados, mas muito da culpa deste jogo ter sido paupérrimo é do arbítrio. Terrível.

  • Mabk
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:20 pm

    Wendel a precisar de banco urgentemente!!!
    Gostei do Bolasie e do Rosier, de resto mais um jogo terrível do Sporting… mas ao menos já não fico desiludido, o Sporting hoje em dia é isto.

  • Nickles
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:23 pm

    Mais um MVP. Muito bom.
    Próximo jogo será outra vez, mesmo estando a cumprir a castigo.

    • JoaoMiguel96
      Posted Setembro 15, 2019 at 10:33 pm

      Não tens mais que fazer? Por acaso o Bolasie até foi o homem do jogo, mas como não sabes mais do que isto…

      • Estigarribia
        Posted Setembro 15, 2019 at 10:40 pm

        João,

        Esquece isso. O ódio ao Bruno Fernandes é tão grande que nem sabem que o Bolasie é que foi o MVP do jogo e com grande justiça.

        Saudações Leoninas

    • Filipe_Carvalho
      Posted Setembro 15, 2019 at 10:40 pm

      Para que mentir??? O MVP foi o Bolasie.

    • Ramon y Cajal
      Posted Setembro 15, 2019 at 10:49 pm

      surpreendente como teve coragem para ver este futebol tão deprimente. não tem nickles mais interessante para fazer?

  • Nuno Pereira
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:23 pm

    E adivinhem lá quem foi o Homem do Jogo :)

  • ACT7
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:24 pm

    Resultado natural. Quem é que entra em Setembro com a ideia de vamos apostar no treinador da B só par acabar isto e ver no que dá? o Benfica fez isto mas em janeiro e era preciso ser prefeito (o plantel dava para isso).
    O Sporting está neste momento em Julho, com a diferença que as outras equipas já estão 2 meses à frente.
    O grande derrotado é apenas e só Varandas que não quis vender o BF por menos de metade do Félix e arrastou a equipa para esta situação.

    • Chico
      Posted Setembro 15, 2019 at 10:32 pm

      Tudo resumido. Época lixada pelo complexo de inferioridade face ao vizinho. Não vende para não parecer inferior, mas depois copia à descarada a estratégia de troca de treinador do rival há 9 meses atrás.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Setembro 15, 2019 at 10:43 pm

        Essa acusação é injusta. Antes de LFV ter feito o que fez com Laje, Varandas já o tinha feito com Tiago Fernandes. Falam do despedimento do Keiser como se fosse um atentado. O Holandês é horrivel. E sim, obviamente que Pontes não pode ser o treinador de futuro do Sporting.

        • Estigarribia
          Posted Setembro 15, 2019 at 10:59 pm

          Filipe_Carvalho,

          Uma pequena correcção: Soares Franco já havia contratado Paulo Bento, em 2005/2006, para o lugar de José Peseiro. Logo, Soares Franco foi imitado por Vieira, que imitou Frederico Varandas e Varandas imitou Vieira.

          Saudações Leoninas

          • Filipe_Carvalho
            Posted Setembro 15, 2019 at 11:04 pm

            Eu apenas falei no passado recente de Sporting é Benfica. Isto já aconteceu milhares de vezes no futebol.

          • oMeuUserName
            Posted Setembro 16, 2019 at 10:27 am

            Luís Castro no Porto, Abel Ferreira no Braga, só para falar de casos recentes… Mas não, o Vieira é que descobriu a pólvora

  • Pedritxo
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:26 pm

    Jogando com Acuna e Borja na esquerda, essa ala fica um bocado coxa e sem espaço para muita coisa, porque ambos sao limitados ofensivamente, principalmente no desiquilibrio,
    Este Sporting ou joga com 3 centrais ou Acuna tem que jogar a defesa esquerdo.
    Doumbia esta a desiludir, muito trapalhao nas suas acçoes.
    No proximo jogo talvez testasse:
    Renan
    Neto Coates Mathieu
    Rosier Eduardo Battaglia Acuna
    Plata Bolasie Jese

    Se Vietto estivesse bom saia Jese e entrava o argentino.

    Se nao quissese jogar com 3 centrais, apostaria em:
    Renan
    Rosier Neto Mathieu Acuna
    Eduardo Battaglia
    Plata Vietto Bolassie
    Jese

  • Bruno_Costa
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:30 pm

    Gostei da defesa pelo menos… Rosier bem, Neto certinho, Acuna muito melhor na 2a parte (não percebo quem diz que ele é extremo).

    Depois, um meio campo novamente frágil. Espero que Battaglia rapidamente entre na equipa. Pode não ser técnico, mas daría outro pulmão ao meio campo.

    Depois a frente de ataque… é caso para dizer “Ai Jesus”. Tenho sérias questões sobre o planeamento no mercado. Tivemos mais de 70% de posse e 2 ou 3 remates. Não digo que é preciso um Dost como pinheiro, mas Jese é um barríl. Precisamos duma referência na frente.

  • Fantantonio
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:30 pm

    É o primeiro jogo do Sporting tanto do mister Leonel Pontes como para muitos dos jogadores que jogaram a titular aqui, por isso, não quero crucificar ninguém, mas se Batta estiver bem, será titularíssimo com Doumbia ou Wendel a saltar para o banco, sem qualquer dúvida. Pedro Mendes vai fazer falta, principalmente se Jesé não for capaz de um ritmo maior do que o que apresentou hoje na ausência de Vietto e Luiz Phellype e se Plata entrar sempre como na primeira parte, é melhor que fique no banco até se ambientar à pressão porque foi paupérrimo. Acuña a extremo num jogo sem ponta-de-lança, tendo em conta que a sua melhor caraterística a atacar é o cruzamento, é inútil. Rosier e Bolasie têm claramente qualidade, sendo que não esperava sinceramente que o segundo tivesse tanto impacto no jogo ofensivo da equipa de imediato, ainda por cima fora da sua posição. Também concordo com a titularidade de Neto nesta fase.
    Em suma, houve dificuldades na circulação, falta de concentração, excesso de jogo faltoso, falta de referência ofensiva, discernimento e no final, talvez “tomates”.
    Se a equipa estiver entrosada e não se inventar muito assim que houver opções disponíveis em todas as posições, acho que o Sporting pode vir a subir o nível, mas defender o resultado contra uma equipa que joga como o Boavista joga, independentemente das condicionantes após a expulsão de BF, mostra que os índices de confiança não estão assim muito altos e o calendário que se avizinha não é o mais fácil. Veremos se há competência ou, pelo menos, sorte porque senão pode passar mal nos próximos jogos.

  • DQuinta
    Posted Setembro 15, 2019 at 10:46 pm

    Este treinador entrou com um ataque totalmente novo. Neto faz o primeiro jogo a titular, Wendel, BF, Borja, Acuna e Plata estiveram nas seleções. Alguns deles chegaram na quinta feira. Épa, isto era mais que previsível.
    O Boavista tem duas linhas defensivas muito juntas que abusa do jogo físico. Estiveram muito bem a interceptar linhas de passe, nomeadamente os de rotura. No ataque pouco se viu.
    No Sporting ainda não houve tempo para trabalhar as novas ideias. Ponto. Só isto. Sem mais histeria.

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 16, 2019 at 9:38 am

      Este mesmo treinador teve 2 semanas para preparar o jogo com os jogadores que lá tinha. Não tinha Wendel jogava Eduardo, não tinha Borja jogava Nuno Mendes, não tinha Acuna jogava Jese, não tinha Plata jogava Joelson. Não teve tempo de preparar a equipa com estes jogadores é um facto, mas teve duas semanas e sabia desta situação, devia ter preparado com outros então. Não serve de desculpa

  • BruceIshizaki
    Posted Setembro 15, 2019 at 11:03 pm

    Para reflexão:
    Nos últimos 54 jogos fora para a Liga o Sporting venceu 29 (!) partidas. Significa isto que ganhar na condição de visitante (53,7%) é quase tão provável como não o fazer.

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 16, 2019 at 9:36 am

      É realmente caso de estudo este “problema” do Sporting com os jogos fora. Também é notável a sucessão de jogos fora em que sofremos golos. Já em casa, no campeonato passado fomos das equipas mais fortes. Como explicar isto?

  • Vietkong
    Posted Setembro 15, 2019 at 11:26 pm

    Pela positiva, temos defesa direito. Rosier é máquina.

  • DICAS
    Posted Setembro 15, 2019 at 11:50 pm

    De bom, o Sporting não deu 20 chances ao adversário neste jogo para marcarem golo. foram umas 2/3 (a contar com o livre que o Boavista não volta a marcar até ao ao natal … é sempre estas inspirações contra o Sporting impressionante)

    De mal, o Sporting não tem meio campo nem numero 9.
    Principalmente no meio campo o Dumbia e o Wendel não desequilibram em nenhum dos momentos do jogo. Ambos são péssimos a defender, e ambos não oferecem nada ao jogo ofensivo.
    O Battaglia não é prodigio mas tem de jogar a 6. Para já o 8 seria o Eduardo.

    Porém ver o Daniel Bragança a destruir tudo na 2 divisão (controlo de bola, noção dos momentos do jogo, passes em desmarcação (4), e capacidade de decisão) e não ter ninguém que acrescente o mesmo que ele no plantel principal é triste.

    Bolasie e Rosier (ainda a baixo ritmo) mostraram ser reforços.
    Plata e Jése não acrescentaram

    Por fim, a equipa de arbitragem … mais do mesmo, o Sporting sofreu entradas, faltas, empurrões e tudo e mais alguma coisa e nem amarelos saiam porem quando era ao contrário, era logo a primeira falta.

    Incrível como semana após semana, ano após ano, o Sporting dos três grandes é SISTEMATICAMENTE o mais prejudicado. Assim é complicado.

    • bmcrl
      Posted Setembro 16, 2019 at 12:12 am

      Essa conversa do coitadinho já chateia. Só na época passada tiveram claramente mais grandes penalidades que todas as restantes equipas da Liga, e alguns deles bem ridículos.
      Queixarem-se das arbitragens é ridículo tendo em conta o futebol que têm produzido, ao nível de um Peseiro, Sá Pinto ou Pontes.

      • DICAS
        Posted Setembro 16, 2019 at 2:50 pm

        Já que aparentemente, na sua opinião, é recorrente eu falar de arbitragens diga-me lá qual é a percentagem dos meus comentários que falam sobre esta ?!

        É que atirar uma ” outra vez a mm conversa” quando eu evito falar de arbitragens é de louvar.

        E já agora volta a reforçar ! O Sporting não tem jogado nadinha desde o inicio da temporada (mesmo já desde o final da ultima) mas tem sido CLARAMENTE prejudicado em relação aos dois outros grandes ! É que é jogo atrás de jogo e reforço mais uma questão amigo …
        Eu sou dos que vê os jogos dos três grandes quase todas as jornadas (mais a BPL e outros jogos pontualmente quadno foco numa equipa de campeonato periférico)

        Não estou a comentários a toa !

        Veja um jogo do Sporting (os resumos do Boavista e Rio Ave são elucidativos de uma dualidade de critérios gritantes! ) depois falamos

        • bmcrl
          Posted Setembro 16, 2019 at 3:11 pm

          Eu não me dirigia a si em específico, mas ao mundo sportinguista no geral. Queixam-se demasiado das arbitragens, tendo ou não razão. Têm de mudar essa mentalidade.
          Quanto aos jogos, eu infelizmente vejo-os e não têm sido assim tão prejudicados (na época passada até achei que foram algo favorecidos, mas sem qualquer materialidade no resultado final). Ontem o Boavista deveria ter visto mais cartões, é verdade, mas Bruno Fernandes é bem expulso e não existiu nenhum lance escandaloso. Mas não é por aí que têm perdido muitos pontos.
          Na jornada anterior houve um penalty duvidoso que eu não marcaria, mas é o único lance capital.

    • tiagoagm
      Posted Setembro 16, 2019 at 9:40 am

      Sporting não joga nadinha, mas a verdade é que ontem sofreu muitas faltas. O Boavista só destruiu jogo na segunda parte. O arbitro ( que não é grande coisa) deveria ter mostrado mais amarelos ao jogadores do boavista. Vermelho bem mostrado ao Bruno Fernandes.

      • DICAS
        Posted Setembro 16, 2019 at 2:51 pm

        Sim pode ser vermelho mas depois de ter levado 20 pontapés bem mais graves da outra equipa …

        • tiagoagm
          Posted Setembro 16, 2019 at 3:11 pm

          Sem dúvida. Alias refiro no meu comentario que os jogadores do boavista fizeram muitas faltas para matar o jogo. Mas o bruno fernandes ja vem a pedir um cartao vermelho á muitos jogos. A maneira como fala para os arbitros não é de acordo com um jogador do estatuto dele. Acuna é a mesma coisa.

    • Pésquerdo
      Posted Setembro 16, 2019 at 9:59 am

      Boa análise do que se passou do jogo. Continuo a insistir que Doumbia + Wendel é meio campo para meio da tabela.
      Rosier pareceu mostrar alguma qualidade sim, faltou a disponibilidade física apenas; Bolasie mostrou raça, qualidade e força, faltou jogar na posição dele.

      Não desgostei do posicionamento da equipa em campo, a pressão foi bem exercida e os momentos defensivos bem feitos, mas isso também se torna fácil contra um Boavista de Vidigal, que jogou nos limites do fechado desde que marcou e nem tentava sair a jogar.
      Se tivéssemos meio campo tínhamos vencido o jogo, mas continuo a dizer que Doumbia é bom jogador para um Vitória de Setúbal e o Wendel não mostra dar o salto para poder assumir num Sporting que queira vencer no Bessa indiscutivelmente.

      Relativamente à arbitragem, parece-me que o Jorge Sousa usou dois critérios sim. A quantidade de pisões e entradas aos joelhos dos nossos avançados passou do aceitável, para os amarelos mostrados aos jogadores do Boavista.
      O vermelho ao Bruno não me pareceu de todo justificável ontem, já houve vários jogos em que era bem mais justa a amostragem dessa cartolina, mas o árbitro parecia vir decidido antes do jogo a fazer o que fez ao Bruno.
      Também não acho que seja justificável com a arbitragem o empate no Bessa.

  • Ryovanni
    Posted Setembro 16, 2019 at 1:53 am

    Quando metem um treinador fraquinho a comandar uma equipa como a do Sporting, mais resultados destes aparecerão. Tudo isto para aceder a certos caprichos que têm de ser cumpridos.

  • rmmop
    Posted Setembro 16, 2019 at 9:14 am

    BF expulso?!? Só acreditei qdo vi o resumo.

    E q bela atitude teve ele, após levar o cartão, dirigindo-se ao Jorge Sousa como se de um “amigo” se tratasse e ao colega do Boavista, convidando-o para ir beber um copo….meio jogo de castigo para BF :)

    Do resumo tiro também q o Boavista é a imagem de sempre de Vidigal…futebol de tirar pessoas dos estádios. Anti-jogo constante, futebol de chutão sem nexo e sempre com 11 defesas a correr muito!
    Do Sporting, igual a sim próprio…bola no BF…resolve sff, pq n sabemos o q fazer com ela.

    ro

  • Pésquerdo
    Posted Setembro 16, 2019 at 9:29 am

    Não sendo apologista de que Pontes se mantenha, eu não iria já colocar o homem na cruz como vejo tanto sportinguista a fazer. O jogo correu mal, não se pode deixar uma equipa como um Boavista de Lito Vidigal marcar antes de nós porque eles vão fechar-se fechadinhos até ao fim do jogo.

    O Leonel Pontes foi anjinho, quis meter Acuña + Borja de um lado e do outro lançar o Plata com as melhores das intenções, quando o miúdo claramente não está pronto nem para um empréstimo para a primeira liga.
    Bruno Fernandes, embora tenha marcado, esteve irreconhecível. A equipa que jogou é quase toda nova e não tem entrosamento.

    Agora há que admitir o que tenho dito, a época foi preparada ruinosamente, o jogo de ontem foi a maior prova disso e a direcção tem de assumir o erro e arcar com as consequências… vamos assumir que é ano para lutar pelo 3º lugar.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 16, 2019 at 10:32 am

      Pésquerdo,

      Em relação às equipas do Lito Vidigal, essas sempre foram assim: estacionar o autocarro em frente à baliza e rezar para que o adversário esteja desinspirado. Não sei como é que treinadores fracos, como o Lito Vidigal, continuam ter oportunidades atrás de oportunidades para treinar na 1ª Liga. E como uma arbitragem decente, o Boavista tinha acabado o jogo com 9 jogadores, tal foi a fruta que deram no Bruno Fernandes e nos outros jogadores do Sporting.

      Já sobre o Sporting, na próxima jornada gostava de ver Battaglia a médio-defensivo e Wendel a médio centro, já que o argentino dá mais protecção ao internacional brasileiro (até sou fã do Doumbia, mas o o costa-marfinense ainda precisa de mais trabalho de laboratório e ser melhor trabalhado, pelo menos, na parte defensiva).

      Por fim, em relação ao Leonel Pontes, é muito cedo para crucificar já o treinador, mas infelizmente já vejo muitos Sportinguistas a fazer isso mesmo. O nosso problema vai sempre ser isso mesmo: nunca damos tempo ao treinador e à direcção para tornarem o Sporting mais forte. E vamos andar neste ram-ram até Maio e as claques a insultar toda a gente e sem sofrerem represálias (espero que Frederico Varandas acabe de ver com as claques já que as claques não trazem nada de bom ao futebol, são tóxicas, espalham violência gratuita nos estádios e afastam as pessoas do futebol).

      Saudações Leoninas

      • Pésquerdo
        Posted Setembro 16, 2019 at 11:51 am

        Estigarribia não sou fã das claques e sou o primeiro a criticar, mas ontem tive oportunidade de ver o meu Sporting na cidade onde habito de momento (por acaso quase em frente ao estádio) e devo dizer que, à excepção dos flares atirados para o relvado no início, o petardo do golo que me ia furando um tímpano e pôs a minha namorada com vontade de fugir para casa, o ambiente vivido num estádio do Bessa a meio gás era fenomenal.

        É verdade, eles trazem tudo isso que apontas, são tóxicos sobretudo para o próprio Sporting, mas penso que simplesmente “acabar com as claques” não é solução. Tem de haver é uma mudança de paradigma e de regras. O Varandas já acabou com muitos dos facilitismos que eram dados às claques, e muito bem.

        • Estigarribia
          Posted Setembro 16, 2019 at 12:55 pm

          Compreendo o teu comentário e aceito a tua opinião, mas eu não consigo olhar para as claques da mesma maneira depois do ataque à Academia à um ano. Dá-me nojo vê-los a apoiar o Sporting, como se nada se tivesse passado e depois de tudo o que fizeram.

          E, sim, concordo, e bem, que Frederico Varandas tenham acabado com os facilitismos que as claques tinham e se querem ver o Sporting a jogar então que paguem bilhete como um adepto normal, como tu e eu, e não bufem.

          Saudações Leoninas

  • Napoleon
    Posted Setembro 16, 2019 at 9:50 am

    Tanto queriam o Plata que aí o tiveram. A jogar nos sub-23 contra pinos piores que o Seferovic claro que brilha. Sporting acabar com a equipa B foi um erro tremendo. Os putos perderam uma excelente forma de ganhar competitividade. Vê-se a diferença dos miúdos do Benfica e do Porto para os do Sporting. Jogando na segunda liga iam ter muito mais ritmo, mas sem isso a competitividade que vão apresentar na primeira liga vai ser como esta exibição sofrível por parte do Plata.
    Em relação aos outros reforços, Bolasie e Rosier deixaram boas impressões, já Jesé se apresentar sempre este ritmo não vai ser grande reforço.
    Engraçado ver o treinador a contrariar o presidente em relação a Jesé. Varandas naquela entrevista a dizer que Jesé vinha como avançado centro e hoje, sem um PL de raiz, começa no banco e quando entra é para jogar encostado à linha

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 16, 2019 at 12:51 pm

      O problema não está na utilização do Plata. O problema está em achar que, de imediato, ele cumpriria até melhor que o Raphinha.
      E não foram poucos os que acharam. Acredito que o jogador tem capacidade, e até pode surpreender, mas Raphinha tinha outra experiência e estava a jogar muito bem.

      Jesé? Corre o risco de ser outro Bojinov: muito bom toque de bola, mas capacidade física muito em baixo. É natural: consta que vem de uma série de épocas muito fracas e de uma incursão pelo mundo da música. Dificilmente será o jogador que se esperava.
      Varandas tem a opinião dele, e não coincide com a minha. Pontes, se também não concorda, fez bem em ser fiel aos seus princípios. É a ele que cabe escolher a equipa em concordância com as suas ideias. Boas ou más.

      Bolasie não surpreende. Veio de um final de época muito interessante na Bélgica. O problema está no seu posicionamento em campo. Continuo a achar que é na esquerda que pode acrescentar. Contudo… o que fazer com Vietto? Banco? Bruno Fernandes é intocável.
      Ok, até poderíamos baixar o Fernandes para “8” num esquema muito ofensivo. Mas… sem golos o seu valor de mercado vai diminuir.
      Além disso, e até pela cabeça quente que tem mostrado, temo que um Bruno Fernandes mais defensivo leve mais cartões…

      Há muito, mas muito, para Pontes gerir.

      Quanto a Rosier… é bom de bola. Mas para ser bom de futebol é necessário mais. Não vi o suficiente. Mas espero que esteja à altura do que custou.

      • Napoleon
        Posted Setembro 16, 2019 at 1:12 pm

        Concordo. Acredito que a venda de Raphinha, a curto prazo, foi um erro. Plata poderá ser muito superior e render mais mas no imediato não dá ao jogo e ao Sporting o que Raphinha dava. Jesé é incógnita mesmo, veremos nos próximos jogos. Bolasie acho que pode render bem, jogando na esquerda e adaptando a tática a tal. Porque não fazer como o Benfica e apostar num 4-2-4? Defesa igual, Batta a 6 e descer Bruno para 8 (treinando a parte mental para ter mais calma nos 90 minutos), colocar Bolasie na esquerda com Plata na direita (também não vai errar todos os jogos e deve começar a carburar) com Jesé e Vietto na frente ou então Vietto e LP, visto Jesé ser a maior das incógnitas. Sporting pode jogar assim ofensivo visto o nível das equipas do campeonato. Num contexto normal domina 90% dos jogos, tirando contra Benfica e Porto e talvez Braga e Guimarães fora podem ser mais complicados.
        Quanto a Pontes ter muito para gerir, será que vai ser ele o timoneiro da equipa? Primeiro teste correu mal, temos de admitir. A equipa jogou pouco e teve duas semanas para preparar a equipa e acho que não perdeu assim tantos titulares para as seleções durante esta pausa e agora tem uma deslocação na quinta algo complicada e depois recebe um Famalicão motivado e a jogar um bom futebol. Veremos como corre mas acho que Varandas devia já estar algo precavido, mas cada vez mais me parece que foi Keizer que apresentou a demissão e não a direção a tomar a decisão

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Setembro 16, 2019 at 1:32 pm

          Percebo essa tática à Benfica mas… o Battaglia não me parece ser aquele jogador tipo Fejsa ou Florentino. Sempre foi um jogador box to box muito aguerrido. Até quando jogou (e bem) a lateral direito, demonstrou gostar muito de subir. Era assim no Braga e no Chaves. E foi assim com Jesus.
          Além disso, tanto o Rosier como o Acuna são jogadores que gostam de subir.
          Pode até dar resultado mas, à partida, parece algo desequilibrado. Faz-me lembrar um período dos Galáticos só com jogadores muito ofensivos. Bastou sair o Makekeke para aquilo cair.

          Vamos aguardar.

      • Joao X
        Posted Setembro 16, 2019 at 1:17 pm

        Plata: exatamente. O Raphinha já tinha muita experiência de 1a Liga enquanto que o Plata tinha experiência nos sub23.. já se sabia que ia ser muito difícil pegar de estaca. Mas de qualquer forma 1 jogo não é suficiente para avaliar. Maior parte das pessoas auguram-lhe um futuro melhor do que o do Raphinha. Vamos ver como corre.

        Jesé: é só mesmo a questão física e o mindset que traz porque bastou uns minutos para perceber que é jogador doutro nível. Aliás em condições ideais é de longe o melhor do plantel.

        Acho que é possível coincidir todos (ou quase todos) no mesmo 11. Podia-se eventualmente experimentar um meio campo com Battaglia e Bruno. A valorização é o menos.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Setembro 16, 2019 at 1:43 pm

          Battaglia e Bruno parece ser interessante mas há alguns aspectos a serem ponderados. Terá Battaglia as características, e a vontade, para ser um jogador limitado às questões defensivas? Ficará Bruno satisfeito por estar mais longe do golo? É que com mais tarefas defensivas o jogador não tem a mesma disponibilidade.

          Isto que eu disse até pode não fazer qualquer sentido, mas são algumas dúvidas que tenho. Há um excesso de virtuosos no plantel do Sporting. Há demasiado jogador que gosta “mazé” de bola no pé e de sair a jogar. Praticamente todos destros.
          Vamos ver se há lugar para todos ou se, com uma rotatividade inteligente, o Pontes os mantém motivados.

          Jesé? Em condições ideais… talvez… mas essas podem até nem ocorrer…

          Vamos aguardar.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Setembro 16, 2019 at 3:07 pm

          Só mais um ponto, Joao X.

          A valorização de Bruno Fernandes é, na minha opinião, uma questão fundamental. Varandas não se pode dar ao luxo de vender o jogador por menos do que os Spurs ofereceram este ano. Será uma nódoa gigante.

          Há quem diga que com a ajuda de alguns empresários a coisa pode dar-se. Ok, mas não seria surpreendente se, por via dessa ajuda, o Sporting tivesse depois a obrigação de aplicar parte dessa verba em jogadores agenciados por esse mesmo empresário. Jogadores que podem, até, ter pouco ou nada a ver com as ideias do treinador. Já aconteceu em alguns clubes. “Uma mão lava a outra”.

          Concluindo: Bruno Fernandes será, muito provavelmente, o nosso Cristiano Ronaldo. Ou seja: a equipa terá de ser construída com o objetivo de tirar o melhor do jogador.
          Era o que eu desejava? Não. Mas acho que é o que vai acontecer.
          Se der resultado, óptimo.

          Cá estarei para ver.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 16, 2019 at 1:02 pm

      Só para acrescentar: Plata não é, neste momento, nem melhor que Iuri Medeiros nem melhor que Matheus Pereira.

      Sporting começou com um excesso de opções para o lado direito, mas hoje está limitado a uma plata que, se não for bem tratada, vai oxidar rapidamente. Basta o rapaz não lidar bem com o facto de fazer exibições pobres para entrar naquilo a que eu chamo de “espiral depressiva”. Já aconteceu a muitos jogadores lançados precocemente na equipa principal.

      Cada caso é um caso: há jogadores que comem a relva e há jogadores mais finos, com outra personalidade. Espero que o Plata se aguente e que vá melhorando aos poucos.

  • Primo do Mendes
    Posted Setembro 16, 2019 at 1:31 pm

    Esta equipa inicial do Sporting foi um pedido para todos os adeptos Sportinguistas que pensaram que o Plata ia chegar ver e vencer. A jogar no campeonato sub-23 o Yuri Ribeiro para o Roberto Carlos. O puto tem ali alguma coisa, mas não é melhor que outros extremos do Sporting.

    Rosier parece bom reforço, Jésé vai ser flop.
    Curioso Leonel Pontes, já a ser posto em causa. O sporting não tem um jogador acima da média tirando o BF (MVP 4 EVER), Bolaise pode vir a ser o segundo melhor jogador. Tirando isso, defesa tem Mathieu, meio-campo BF e Wendel, Ataque… Vietto???

    Não podem pedir ao homem que faça ovos sem omoletes. Ao menos o Lage tinha ali matéria prima de fartura.

  • mcthespecialone
    Posted Setembro 16, 2019 at 1:43 pm

    Só há um treinador (dos que tenham vontade de treinar em Portugal) capaz de salvar o Varandas e impedir a sua saída antes do fim do Mandato: JJ.

    Leonel Pontes, Leonardo Jardim, Pedro Caixinha, Carlos Carvalhal, Silas e outros seriam todos carne para canhão tendo em conta a falta de qualidade da estrutura para o futebol (Varandas e Hugo Viana à cabeça). O novo treinador tem de ser alguém com ideias muito próprias e que goste de fazer as coisas à sua maneira sendo quase um treinador-manager. Alguém com um estatuto e um ego suficientemente grandes para não dar ouvidos a duas pessoas que não percebem nada de futebol como são Varandas e Hugo Viana.

  • Wonderkid
    Posted Setembro 16, 2019 at 2:57 pm

    Únicos pontos positivos: Bolasie e Rosier parecem ser reforços.
    Jesé mostrou porque não foi aposta inicial e que realmente só pode jogar no meio, pois já não tem velocidade para jogar na ala.
    Plata mostrou que ainda está verdinho e foi pena que Camacho não o tenha rendido mais cedo para se perceber se o Português será solução a curto prazo.
    De resto, muito azar em LP e Vietto se terem lesionado ambos para este jogo e muito azar com uma arbitragem com um critério muito estranho (to say the least).
    Leonel Pontes tem muito trabalho pela frente, se se quiser manter ao leme do Sporting.

Deixa um comentário