Sporting eliminado, Portimonense faz história na Taça da Liga; Zeegelaar marcou, Jug cumpriu na estreia a titular, Esgaio jogou a médio defensivo, Mané e Schelotto agitaram o 2.º tempo depois de uma primeira parte muito pobre
O Portimonense fez história na Taça da Liga, tornando-se na primeira equipa da segunda divisão a chegar às meias-finais. E de forma inteiramente justa, diga-se, pois os algarvios conseguiram vencer os três adversários da primeiro escalão. Um feito incrível de José Augusto e seus pupilos, muitos deles com talento para mais. Em Arouca, o triunfo do Sporting por 1-0, com um golo de Marvin já na parte final, foi insuficiente para os leões seguirem em frente. Com Esgaio a actuar como médio defensivo e Azbe Jug a dar uma boa resposta na baliza, foi a irreverência de Mané e a profundidade dada por Schelotto na segunda parte que deram os 3 pontos pouco saborosos à turma verde e branca, depois de uma primeira parte paupérrima. Já na Mata Real, o Portimonense, que até esteve a perder por 2-0, deu uma demonstração de força e conseguiu a reviravolta, vencendo por 3-2 e fazendo o pleno no grupo.
Não vai ficar guardado este encontro entre Arouca e Sporting. Num relvado em mau estado e com as equipas praticamente afastadas da prova, assistiu-se a um péssimo espectáculo na primeira parte. O Sporting, a jogar com uma equipa B, nunca mostrou entendimento do meio campo para a frente e teve um Paulo Oliveira muito trapalhão no sector defensivo, oferecendo ao conjunto da casa a única ocasião relevante do primeiro tempo (Jug reagiu bem). Para a segunda metade, as alterações de Jesus fizeram a equipa subir de rendimento, com Gelson e Mané, sobretudo este último, a agitarem a partida. Com Schelotto também mais participativo no ataque, os leões criaram vários lances de perigo, tanto de bola corrida como de bola parada, e justificaram o golo que marcariam mais tarde. Um livre exemplar de Montero obrigou Rui Sacramento a uma grande intervenção, mas Marvin fez o 1-0 na recarga.
Destaques:
Sporting – Já se sabia que o apuramento era difícil e Jesus optou por rodar toda a equipa, deixando apenas o castigado Paulo Oliveira. E o central leva uma nota muito negativa, cometendo erros pouco aceitáveis e mostrando as habituais limitações com bola (tantos pontapés longos para a zona de ninguém). Os laterais também tiveram algumas dificuldades no controlo da profundidade, sobretudo Schelotto, que compensou ofensivamente, bem como Marvin, que se estreou a marcar. As grandes novidades do 11 foram Azbe Jug, que deixou boas indicações (tranquilo, rápido a sair da baliza e mostrou reflexos quando foi preciso), embora o jogo não fosse de grande exigência, e o posicionamento de Ricardo Esgaio, como médio mais recuado. O jovem formado nos leões esteve bom plano, especialmente se tivermos em conta o nível da partida, pautando a sua exibição pela simplicidade e inteligência na maioria das suas acções. Montero e Tanaka passaram completamente ao lado do encontro, mas o colombiano ainda foi a tempo de ter participação decisiva no único golo do jogo. Destaque para Mané, que ofereceu capacidade de aparecer entre linhas e mudar de velocidade, e para Podence, o único da equipa B que foi a jogo.
Arouca – Com nada a perder, a equipa de Lito Vidigal mostrou vontade de vencer o jogo durante a primeira parte, mas perdeu capacidade de chegar ao ataque na segunda metade e acabou por ser derrotada. O meio campo fez um trabalho exemplar, com Adilson e Karl muito competentes, e os extremos Nildo e Mateus exploraram bem as costas dos laterais adversários nas poucas vezes em que o Arouca ameaçou. De destacar também as boas exibições do guarda-redes Rui Sacramento e do central Gegé, muito forte na antecipação.
Jogo sem interesse nenhum sinceramente, deu para ver alguns bons momentos de Jug e pouco mais. Parabéns ao Portimonense pela passagem, e tem aqui uma oportunidade de chegar á final.
Mas volto a escrever que este formato da Taça da Liga, é uma seca, a malta já tem pouco interesse nesta competição e depois esta fase de grupos não lembra a ninguém, que tal logo a eliminar desde o inicio, certamente daria mais emoção á prova.
Anónimo
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:30 pm
As duas primeiras edições foram as melhores…
Ricardo SL
Pedro Jorge
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:32 pm
qual formato qual quê? esta taça é uma inteira palhaçada desde o são Lucílio…a liga já aumentou o nº de equipas, há mais jogos, não há dinheiro para pagar o prémio monetário ao vencedor e para arranjar patrocínios é um ai Jesus..se querem uma coisa em condições façam a tal taça ibérica…isso sim encheria os estádios e o futebol era de muito melhor qualidade
hugo_cortasml
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:48 pm
Se é para continuar com esta taça da carica, e porque nao adoptar o formato ingles? Sempre por eliminatorias, resolvida mais cedo comparativamente a taça de portugal, e com acesso as competicoes europeias ao vencedor/finalista vencido. Tenho a certeza que os clubes começavam a prestar um bocadinho mais atençao a prova e seria mais facil atrair patrocinadores.
João R
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:56 pm
Subscrevo Stalley, seria muito mais interessante.
coach407
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:21 pm
Hugo, isso basicamente é uma competição exatamente igual à taça de portugal mas mais curta (não há equipas dos distritais). Qual é o interesse?
hugo_cortasml
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:10 pm
Coach, de momento esta taça tem 0 de interesse (a nao ser para rodar jogadores), Prémio final é peaners, formato actual condena (embora este ano esteja a surpreender, ou nao, tal o desinteresse) a que os 3 grandes portugueses se qualifiquem (das 8 ediçoes que ja houve, exceptuando a 1º, que mesmo assim tb teve grps, nas outras 7 tiveste sempre pelo menos 2 grandes a qualificar-se). Com o formato puro e duro das eliminatorias igual a taça de portugal, aumentaria a imprevisbilidade e se adicionasses a "carrot on a stick" da qualificaçao para a liga europeia, de certeza que os ditos clubes medios e pequenos quereriam fazer a sua graçola aqui tb.
hugo_cortasml
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:14 pm
So de referir que no 1º ano da taça da liga, em que todos os clubes passaram por eliminatorias, acabaste com um grupo final composto por Sporting, Setubal, Penafiel e Beira-Mar
Anónimo
Posted
Janeiro 27, 2016 at
2:02 am
Ainda bem que desvalorizam esta competição. Mais títulos para o meu Benfica.
Pedro Pereira
Deus Slimani
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:26 pm
Valeu apenas pela vitória. De resto, é-me totalmente indiferente esta competição e digo isto desde o momento em que foi criada portanto sermos eliminados até é bom que é da maneira que nos concentramos no mais importante: o campeonato e a Liga Europa.
Rodrigo Ferreira
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:28 pm
1ª parte horrível, sem descrição possível, mas uma 2ª de total domínio, onde o Sporting fez por merecer a vitória. Azbe Jug esteve bem na estreia, Mané e Podence agitaram no segundo tempo, Aquilani também sobressaiu pela qualidade de passe, enquanto que o Schelotto parece que só consegue embalar nas segundas partes. Por outro lado, Zeegelaar e Montero estiveram no golo, mas o primeiro acumulou alguns erros defensivos e o segundo agarrou-se em demasia à bola por vezes. Já André Martins e Matheus estiveram muito apagados, Tanaka uma nulidade e Paulo Oliveira novamente com vários erros (2016 para esquecer até agora).
Apesar da vitória, a equipa sai da prova, pagando cara a derrota em Portimão. No entanto, o foco está no campeonato, até porque parece claro que as segundas linhas estão muito longe das primeiras e como tal acaba por não surpreender este desfecho na Taça da Liga.
Marco Rodrigues
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:28 pm
Desfechos destes, numa competição como esta, não me deixam minimamente incomodados. Até fico contente pelo Portimonense. Uma autêntica chapada na cara da Liga de Clubes. Ponham agora as equipas com menos argumentos a jogar com uma perna às costas, que como bem diz o Pedro Henriques, é a única coisa que falta fazer para "equilibrar" ainda mais a Taça da Vergonha. Fico a torcer ainda por Moreirense, Rio Ave e Famalicão/ Feirense.
Tiago Martins
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:29 pm
Parabéns ao Portimonense por este grande feito – 9 pontos num grupo em que todos os adversários eram de escalão superior e primeira equipa da segunda liga a atingir uma meia-final da Taça da Liga. No entanto hoje o resultado é completamente enganador (tanto pelo futebol jogado … como pela arbitragem), com o Paços de Ferreira a ser claramente superior na primeira parte (no segundo tempo, a tomada do jogo foi mais equilibrada). Nota para a estreia absoluta de Roger (exibição razoável) e para o primeiro jogo da época do jovem guardião Marco; Bruno Santos somou pontos (pode destronar perfeitamente João Góis), Fábio Martins também deu grande profundidade na ala direita; Bruno Moreira entrou a tempo de falhar três ocasiões de golo (duas delas claras) e Rodrigo António foi sempre um elemento a menos no meio-campo.
Para "coroar" a falta de sorte, o único elemento habitualmente titular lançado no onze … saiu lesionado na primeira parte (Romeu).
Bruno
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:32 pm
Vi os últimos 30 minutos mais descontos. Jogo pobre entre o Arouca e um Sporting B, muita gente nova e assim é difícil fazer muito mais que isto.
Do pouco que vi, gostei do Marvin, do Azbe (muito tranquilo) e o Aquilani pareceu-me o elemento mais, a tentar empurrar a equipa para a frente. Do lado do Arouca, destacar Gegé, que pelo que me apercebi foi provavelmente o melhor em campo.
Estávamos eliminados à partida e a eliminação não é surpresa nenhuma, o JJ fez bem em rodar a equipa, e o Sporting perde aqui uma competição para rodar a equipa, mas fica com menos jogos e pode focar-se mais na Liga.
É como disse o outro, "desta já nos livrámos".
E parabéns ao Portimonense, passagem inteiramente merecida.
SL!
Francisco A.
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:45 pm
sporting B? Sempre a desvalorizarem os fracassos do JJ…
No final da época é que o orçamento é 1/4 ou 1/3 dos rivais.
Quanto ao jogo, o sporting mereceu ganhar, mas, a vitória é insignificante.
Daniel Agostinho
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:52 pm
Um adepto do Porto a vir falar com esta moral, sim senhor.
Fábio
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:52 pm
Hoje em dia como de facto existe equipas chamadas equipa B, muitas pessoas confundem o que é dito, visto que quando se dizia equipa B era jogar sem habituais titulares, mas sim os suplentes…
Diagné como eu disse ha uns dias, já está em Portugal, mas ao contrário do que eu tinha dito, afinal ainda não está certo, falta resolver os detalhes com o jogador(algo que não deve demorar muito nem ser muito dificil, mas é de ficar sempre de pé atrás)
Rodrigo Aleixo
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:13 pm
No final da época?Então mas o orçamento não foi sempre inferior?O que o Sporting está a fazer na liga para quem é racional é estar muito acima das expectativas! Quem começou com o melhor "plantel de sempre" ou o plantel de porcaria onde se investem 9 milhões em ponta de lanças não foi o Sporting. Mas percebo, é querer mandar a pressão para o Sporting.
Drillex
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:34 pm
Sinceramente estou mais chateado com as exibições de alguns jogadores do que não ter passado na competição.Começo a ficar fartinho de ver jogadores como Montero com a camisola do Sporting,tão pouca energia e garra. Gostei de ver o Jug,Schelotto, Esgaio e do Mane, Gelson e Podence que entraram bem.
Tiago Martins
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:34 pm
Sem qualquer tipo de picardia, mas desde a criação da Taça da Liga o Sporting já utilizou algum júnior? Pura curiosidade, tendo em conta declarações passadas do presidente leonino … e ao facto de praticamente todas as formações já terem utilizado pelo menos um jogador desse escalão.
João Vaz
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:44 pm
Jogou a fase de grupos da epoca passada com a equipa B ond por exemplo bateu no afonso Henriques o Guimarães de vitoria.
Ricardo Miguel
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:52 pm
E em que e que esse facto tem resultado exactamente?
coach407
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:26 pm
João Vaz, qual era o júnior (ou juniores) dessa equipa? É que não respondeste à pergunta caso não tenhas reparado. O Porto usou o Ruben Neves e o Benfica usou o Guedes e o Sanches. O Sporting nenhum mas ia jogar a competição com o máximo de juniores/juvenis permitido pelas regras…
Tiago Martins
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:25 pm
Bem, é para informar que estou a falar português. Não perguntei "quantos jogadores o Sporting utilizou da equipa B, C, D ou E", perguntei se já utilizou algum júnior.
Anónimo
Posted
Janeiro 27, 2016 at
11:18 am
Penso que na época passada, Podence tivesse idade de Junior
Carlos
João R
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:35 pm
Devolvam-me estes 90 minutos da minha vida sff.
Destacar Mané, este miudo em termos técnicos é bastante acima da média, para alem disso ainda tem algo que já foi muitas vezes referido aqui no blog e que é raro no jogador português que é o golo, para mim tinha tudo para explodir este ano com JJ, mas para já não aconteceu. Acho mesmo que esta época é derradeira para a continuação de Mané por cá, se não se afirma com JJ, muito dificilmente algum treinador vai fazer dele o jogador que de acordo com as suas carateristicas poderia a vir a ser, mas não o é porque não tem índice de trabalho nenhum durante o jogo, e por isso é para despachar.
Esgaio e André Martins não tem sequer qualidade para o banco do Sporting. Montero irrita-me bastante a sua atitude, mas já falei bastante dele num outro tópico. Gostei também da exibição do Zieglar, que em termos fisicos é top.
Francisco A.
Posted
Janeiro 26, 2016 at
8:52 pm
O Mané será corrido do sporting como muitos outros da formação leonina (Dier, Bruma…), infelizmente…
O Montero, tal como, o WC, brilharam no início devido ao "efeito surpresa", hoje, são dois jogadores medianos no plantel do sporting que só servem para jogos de Taça de Portugal (o WC tem jogado com frequência e é o que temos visto…)
Tomás A.
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:12 pm
São como o Rubén Neves, Andre Andre, ou Aboubakar… surpreenderam no inicio, mas não passam de jogadores mediocres…que como se viu não têm nível para a champions, e no campeonato talvez dê pra dar luta ao braga…
Langas
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:21 pm
Francisco A. efeito surpresa assim como o Ruben Neves, André André, Aboubakar… é que tirando uns jogos engraçados no início de época muito pouco fizeram. Mas já sabemos, o William é banal e o Neves é top mundial.
Miguel'zinho
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:21 pm
Francisco A., tu consegues mesmo acreditar nas coisas que dizes??? É que faz-me confusão… Então se o Sporting queria despachar o Bruma porque é que ainda foi para tribunal por causa do contrato dele? Se tinha tanta vontade em se ver livre dele deixava-o sair logo fácilmente e ele ia a vidinha dele… E nem vale a pena comentar o resto que é mais do mesmo.
ManuelSantosCAS
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:23 pm
Sim sim Francisco, todos sabemos que o Ruben Neves mete o William num chinelo e que todos os medios do Porto sao melhore do que os do Sporting. Fica la com esse trofeu, sempre podes juntar a Taca Suk e a Copa Marega
Langas
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:24 pm
E já agora, onde é que esses jogadores foram corridos do clube? No caso do Bruma o Sporting fez tudo ao seu alcance para renovar com o jogador que estava claramente a ser mal aconselhado pelo seu empresário. E o Dier tinha uma cláusula de 5milhões para clubes ingleses, o Sporting nada podia fazer. Mas é mais fácil falar mal, mesmo que seja mentira. Pode ser que cole…
João R
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:27 pm
Não é uma questão de ser corrido, porque até renovou à pouco tempo contrato, e o caso do Mané é completamente diferente do Bruma ou do Dier, se for "corrido" só se pode queixar dele próprio, quantos não foram os jogos a época passada e também esta época que o Mané se andou a arrastar pelo campo?
Quanto ao Montero teve uns bons 6 meses, e depois desapareceu completamente, e não digo isto apenas pelos golos é mais por aquilo que (não) oferece à equipa, mas como disse no comentário acima, já num outro tópico me alonguei bastante sobre o Montero e não tenho vontade de o fazer outra vez. WC não concordo de todo, acho que tem tudo para ser dos melhores do mundo, está longe de ser mediano, esta época tem estado horrivel é verdade, mas vou-lhe dar o beneficio da dúvida pelo menos até ao final da época, porque os grandes jogadores revelam-se nos momentos mais dificeis e vem ai uns meses completamente decisivos para o Sporting.
joao miguel
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:31 pm
Será corrido Francisco? Vai ser emprestado ao que parece ao Hamburgo para ter minutos. Ele esta época não esteve muito bem, depois teve uma lesão e perdeu espaço e vai ser emprestado para evoluir, qual é o problema?
Sempre essa conversa do William homem, não se cansa? Ele é um excelente jogador, não é o mega craque que querem fazer dele mas em forma é para mim o melhor MD de Portugal. Quanto ao Montero, acho que podia ser um jogador excelente se tivesse metade (nem digo toda) da entrega do Slimani.
joao miguel
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:35 pm
Ah e já agora, Bruma não foi corrido. Se bem se lembra (não sei se a clubite deixa) ele pos o Sporting em tribunal e não quis renovar e saiu para o Gala.
Mas de acordo consigo aposto que também corremos com o Illori que preferia ficar 2 anos sem jogar para poder sair para fazer um numero brutal de minutos nos ultimos 3 anos.
Não ganhe juizo não.
Tomás A.
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:38 pm
São como o Rubén Neves, Andre Andre, ou Aboubakar… surpreenderam no inicio, mas não passam de jogadores mediocres…que como se viu não têm nível para a champions, e no campeonato talvez dê pra dar luta ao braga…
Octávio Alvarez
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:15 pm
Ainda pensei que este período sabático do Francisco tivesse sido aproveitado para reflectir na essência deste blog, mas não… Este destilar de ódio constante relativamente ao Sporting começa a tornar-se algo inexplicável e sem sentido. Mas, a Democracia tem estas exageradas interpretações, logo… Aproveito e antecipo-me, que golaço do Gaitan, continua a fazer-me lembrar Balakov, se fosse mais regular tinha lugar em 99% das equipas.
Anónimo
Posted
Janeiro 26, 2016 at
11:20 pm
Já que estão aqui a comentar a qualidade dos jogadores, quero aproveitar a oportunidade para dizer algo que já penso há imenso tempo: o Paulo Oliveira não é nada de especial. Já fez muitos jogos maus este ano, e o problema dele não se resume, como muitos dizem, em sair a jogar. Não é jogador para o Sporting, muito menos para a selecção.
Bruno
Alexis
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:07 pm
Eu acho muito bonito e poético quamdo leio os adeptos leoninos dizer "somos o 2o clube no Mundo com mais títulos desportivos" (claro que para isso têm de considerar 3os e 4os lugares de tae-kwon-do, 3os e 4os lugares do remo e por aí fora) mas quando se trata de um titulo oficial do desporto que os levou e leva a torcer pelo seu clube, já "não estão interessados"… Ou são sportinguistas porque o clube domina as modalidades como o lançamento da carica com a mão atras das costas, ou a caça à borboleta com rede de pano, ou são sportinguistas principalmente pelo futebol, mas como não têm nenhuma, ja "não a querem"… isto sem falar na receita que a Taça proporciona, que chega quase ao Milhão de Euros…
Bhc
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:15 pm
Mas ainda há pessoas que acreditam nesse mito? É que nunca vi nenhuma notícia em relação a isso
Octávio Alvarez
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:18 pm
Esqueceu-se de outro troféu muito importante que falta no Museu Leonino, um tal de Apito Dourado, esse só um clube teve o mérito de ganhar. Que mania de criticar os adeptos dos outros clubes por tudo e por nada e entrar em provocações que nada têm a ver com o texto. Com a agravante que são sempre os mesmos comentadores, alguns do meu clube…
Alexis
Posted
Janeiro 26, 2016 at
11:13 pm
Octávio, para começar, isto é um blog de opinião. Eu dou a minha, se for aceite pelo VM, o senhor e todos os outros têm 3 opções: a) não lê, visto que pode reconhecer o nome e não querer ler.. b) lê, e se quiser responde… c) lê e se não quiser responder, continua o seu scroll…
Agora explico o porquê do meu comentário: quer a direcção do seu clube, como a maior parte dos sportinguistas, este ano era para "tentar ganhar tudo!".. mais, passam a vida a apregoar que mais titulos que vocês, só o Barcelona.. Mas quando se trata de um título oficial de futebol (supostamente o desporto que nos fez adeptos dos nossos clubes), ja dizem que não a querem… So encontro uma explicação: o museu já está cheio de diplomas de participação em desportos sem qualquer expressão, que não cabem os do futebol…
Octávio Alvarez
Posted
Janeiro 26, 2016 at
11:42 pm
Exactamente por ser um blog de opinião é que falo em Democracia, a mesma que também serve para criticar alguns comentários. Quanto á possibilidade de não ler, faz sentido, por isso é que apesar de ler todos os artigos com atenção, apenas comento e leio os comentários dos do meu clube. O mesmo espaço de opinião e a tal Democracia também me permitiria a mim e a tantos outros leitores ridicularizar outros clubes e seus adeptos, mas não o fazemos, porque formação e saber estar não chegou com Abril, é suposto vir de trás. Em relação á Direção do meu clube, não sendo comentador assíduo, convido-o a ler críticas claras á mesma e á forma como por vezes actua, obviamente seria mais fácil apoiar uma Direção que ganhou muito, mas da forma que todos sabemos, com provas claras e feias e ainda assim assobiar para o lado, mas aí voltamos atrás, á tal formação. Por último, creio que temos todos, ou pelo menos a grande maioria, idade suficiente para perceber que independente de tudo isto, o nosso clube será sempre o nosso clube, mas isso não tem que significar que temos que menosprezar os clubes dos outros. Sou sócio do Sporting desde que me lembro, mas também recordo partir uma cadeira a festejar um golo do Benfica em Leverkusen, ou colocar uma bandeira do meu clube na varanda depois de um mago argelino ter feito magia em Viena, outros tempos que provavelmente nem sabe que existiram, mas também não serei eu a fazê-lo.
Zé Maria
Posted
Janeiro 26, 2016 at
11:53 pm
A mim quem me fez ser adepto do Sporting foi o meu pai, não foi o futebol. Eu sou adepto do clube e não da sua equipa profissional de futebol. Não sei se fui bem explícito.
Ps: o Sporting não precisa de ganhar nada para eu me sentir realizado como adepto. Aliás posso eu ser um sportinguista muito mais feliz do que tu sendo benfiquista. A existência do Sporting por si só basta-me.
Nao sou sportinguista de coração pois esse um dia pára. Sou sportinguista de alma pois essa é eterna.
Passem bem
Rui Tiago
Posted
Janeiro 26, 2016 at
11:54 pm
Ola Alexis. Tocou num ponto importante que é o Taekwondo :) Eu pratico Taekwondo e não entendi a dúvida. O sporting não tem clube de Taekwondo nem nenhum dos 3 Grandes de Portugal tem uma equipa de Taekwondo em competições :) Abraço, Tiago
Alexis
Posted
Janeiro 27, 2016 at
12:37 am
Octávio, e é de salutar que não provoque os adeptos adversários, mas como o senhor disse, só lê os posts do seu clube, logo não lê as provocações e desvarios dos adeptos leoninos. Então agora essa do 2o clube no Mundo com mais títulos tem sido um exagero. Eu também já festejei vitórias dos rivais, em contexto Europeu e vou continuar a fazê-lo, assim como virei aqui ao blog criticar as faltas de coerência dos comentadores, quando a situação roça o absurdo, como é o caso da Taça da Liga e o (des)interesse por parte de adeptos de certos clubes na mesma. Quanto aos outros tempos, já deu para ver que o senhor tem mais de 30 anos – agora uma informação pessoal – eu também (e isso não faz de mim ou do senhor melhor que ninguém)
Zé Maria, gostava de saber a tua assiduidade a ver as modalidades do teu clube, só para saber o seu gosto e conhecimento sobre as mesmas… é que foram essas que vos renderam a maior parte dos titulos que apregoam ter.. P.S: de certeza que não ama e não vibra tanto com o seu clube como eu o meu… quanto muito será pela mesma medida, com o bónus de eu ainda festejar muitos mais títulos que tu (e não, não ligo a modalidades sem qualquer expressão, logo não festejo títulos da caça à perdiz e outras modalidades que tais).
Rui Tiago, se tem neste momento não sei, sei sim que no palmarés do Sporting encontrará lá uns 3os lugares nos campeonatos da Europa de Taekwondo ou de outras artes marciais semelhantes… era isso que estava a criticar/gozar…
De resto, não fiquem muito chateados.. afinal lideram o campeonato (têm reais chances de conquistar o 4o titulo nos ultimos 30 e alguns anos…)
Apesar de não terem passado na Taça da Liga, passem bem o resto da noite…
Zé Maria
Posted
Janeiro 27, 2016 at
10:08 am
Alexis, pelos vistos não fui explícito. Eu festejo o facto de ser sportinguista todos os dias! E vibro muito com o meu clube. E sim vejo muitas modalidades do meu clube, desde atletismo, futsal, hóquei, rugby e andebol. Há problema? O que tem a caça à perdiz? Não tem elevação suficiente para Vossa Excelência?
Alexis
Posted
Janeiro 27, 2016 at
11:00 am
E acho que deve mesmo festejar o facto de ser sportinguista e sentir orgulho nisso. Quanto às modalidades, eu também sigo algumas do meu clube mas não festejo as vitórias de algumas delas, até porque algumas nem dou qualquer tipo de importancia. Mas uma coisa não faria se fosse sportinguista: quando confrontado com o facto de ser "apenas" o 3o melhor e maior clube em Portugal, não ripostaria com a lenga-lenga do 2o clube no mundo com mais conquistas! Muito menos quando, para essa contabilidade, se usam 3os e 4os lugares, e muito menos em modalidades como a caça à perdiz cega, ou outras modalidades do género… Se fosse sportinguista queria ganhar tudo, focando-me nos desportos com alguma expressão a nivel nacional (e esses não são muitos: futebol, futsal, hoquei, basquet, volei, andebol, atletismo, rugby e pouco mais)
Zé Maria
Posted
Janeiro 27, 2016 at
11:53 am
Alexis, pois mas tu não és sportinguista, por isso, não digas o que farias ou não na nossa situação. Deves conhecer o nosso museu de cor e salteado, para saberes que fomos 3ºs na caça à perdiz. Isso apraz-me.
Zé Maria
Posted
Janeiro 27, 2016 at
11:55 am
Rui Tiago, o Alexis quis descascar no Sporting ontem (Terça-feira). Tal como o Francisco A., algum elemento do Sporting (no caso do Francisco A. suspeito do William) deve lhe ter feito alguma. Portanto, trouxe o Taekwondo para a conversa para ver se pintava e deu-se mal, obviamente.
Alexis
Posted
Janeiro 27, 2016 at
2:05 pm
Zé Maria, você é tão sportinguista que nem sabe que o seu clube já teve Taekwondo, e pasme-se conta alguns titulos no palmarés!!! Mas o museu do seu clube tem tão pouco de interesse, que acredito que conseguia ver os titulos relevantes do clube enquanto mexia o açucar no meu café… Mas deixe lá, eu sei que estar tantos anos sem o gostinho da vitória ou sucesso leva as pessoas a um estado depressivo e, não raras vezes, a um descontrolo emocional e intelectual, pelo que não vou entrar mais em picardias consigo, não vá tudo isto levar a problemas cardíacos ou ate vasculares… um abraço. P.s: se aceita uma sugestão, va ler o palmarés que o seu presidente anda a espalhar para se rir um bocadinho…
il _messaggero
Posted
Janeiro 27, 2016 at
2:45 pm
Se me permitem, uma pequena curiosidade acerca de do remate final a um comentário pelo user Zé Maria. A frase original proferida foi: "Não sou Benfiquista de coração porque esse um dia pára. Sou Benfiquista de alma porque essa é eterna." O autor: Júlio Cosme Damião ;)
p.s. nada invalida que a possa adaptar para caracterizar o seu amor pelo Sporting. Mas não deixa de ser engraçado.
Xavier Reis
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:21 pm
Sou benfiquista, e ouvir criticar o Montero para mim é inacreditável. Não tenho acompanhado todos os jogos, nem pouco mais ou menos, mas tecnicamente é dos melhores jogadores do Sporting, acho que faz todo o sentido a jogar com um avançado ao lado (se bem que se a opção for por Ruiz, nada a apontar, é dos melhores do Sporting). Criticam por falta de raça ou lá o que é, nós no Benfica temos o Jimenez que corre muito mas que depois até que faça algo de jeito com bola, é um ver se te havias!
Ele, João Mário e Ruiz eram jogadores que eu gostava de ter no Benfica porque são jogadores acima da média.
Diogo Palma
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:57 pm
O Montero não dá uma para a caixa. É bom tecnicamente? Sim, é. O problema é que se esconde do jogo, tem medo de ir ao choque, perdeu o instinto matador, etc.
Rodrigo Ferreira
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:15 pm
Concordo. Por vezes agarra-se em demasia à bola, mas por norma acrescenta sempre algo ao jogo da equipa com a sua técnica e visão de jogo. Não percebo tantas críticas também. Em tempos a raça não faltava (relembre-se Rinaudo ou Capel) e os resultados eram os conhecidos.
João R
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:35 pm
Se futebol fosse só pela técnica, aquele pessoal que faz videos a dar "cuecas" de 300 maneiras diferentes em 5 minutos estaria na corrida para a bola de ouro. Meter Montero no mesmo lote de Ruiz e João Mário é completamente surreal. A questão da raça ou da intensidade, como quiserem chamar já foi discutida muitas vezes aqui no VM e creio que voltar a esse assunto seria desnecessário pois cada um tem diferentes versões da mesma.
Bruno
Posted
Janeiro 27, 2016 at
12:11 am
Eu gosto muito do Montero e não quero que saia, mas compreendo que não é fácil ao adepto comum gostar dele porque por vezes alheasse muito do jogo. Tecnicamente, é dos mais evoluídos do plantel e da Liga, um craque.
SL!
João G.
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:25 pm
Jogo muito fraquinho por parte do Sporting, principalmente na 1ª parte.
Em relação às exibições individuais:
Azbe Jug pareceu me seguro, bons reflexos, bom com os pés, talvez até sendo desnecessário a contratação de um GR. É o seu primeiro jogo, e gostei bastante do que vi.
Paulo Oliveira e Ewerton. O português desastroso com os pés, e assim dificilmente chegará à seleção, nem se afirmará como patrão da defesa do Sporting. Ewerton, cumpriu, não deslumbrou, mas agora será importante acabarem de vez os constantes problemas físicos, caso contrário não será jogador para manter no plantel.
Schelotto e Marvin. Cumpriram ofensivamente, contudo acho os bastante limitados, ainda é cedo para dizer com certeza o quer que seja, mas a meu ver futuramente não serão opções válidas. Por estar a falar em laterais, quero deixar aqui uma observação, porque não entendo o porquê de despachar ano após ano o Miguel Lopes e ir contratar desnecessariamente. Miguel Lopes é superior ao Schelotto, para além do mais também pode jogar do lado esquerdo.
Andre Martins. Não entendi a sua saída ao intervalo, estava a ser dos mais esclarecidos, com bom toque de bola e a dar seguimento às jogadas coletivas da equipa.
Aquilani. Muito aquém daquilo que eu esperava. Um jogador onde a sua qualidade já foi evidente, mas ainda não fez uma exibição no Sporting que me convencesse. Bom passe longo, mas vejo-o muitas vezes a decidir mal, tudo o que eu menos esperava deste jogador.
Esgaio. Num lugar onde não é o seu, decidiu simplificar e jogar simples, e fê-lo muito bem, melhor até que William esta temporada. Posição onde se pede qualidade de passe, e processos simples, nada de transporte de bola, e muito bem, para mim uma boa surpresa.
Matheus Pereira, Gelson, Pondence, Mané. O brasileiro não esteve muito bem, revela muita qualidade técnica, e é sem dúvida um jogador acima da média, mas não conseguiu dar seguimento às suas jogadas, precisa de minutos. Gelson, endiabrado como de costume, mas mal no último passe, assim desequilibra para nada, precisa de trabalhar este aspeto. Pondence entrou com vontade, bom toque de bola, como de costume. Mané, revolucionou um pouco o jogo do Sporting. Continuo achar que é um jogador de qualidade, que precisa de minutos, e precisa de outro esquema tático, onde possa pôr em prática uma das suas armas, a mudança de velocidade com bola.
Tanaka e Montero. Tanaka não tenho muito a dizer, é um jogador mediano, não faz falta ao Sporting, e acaba por ser mais um para fazer número. Por fim, o colombiano já me convenceu mais, passou ao lado do jogo, completamente, e insiste em dar sempre um toque a mais na bola, em vez de jogar simples, acabando por atrasar as transições ofensivas da equipa, se surgisse uma boa proposta de transferência aceitava.
Pyros
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:37 pm
Quanto ao Miguel Lopes a resposta é simples: GUITO. É um jogador caro, daí, mesmo sendo melhor, é colocado em empréstimos que lhe paguem o salário.
KingLeao
Posted
Janeiro 26, 2016 at
11:43 pm
Schelotto so se for limitadoa a defender porque sao mesmo agora a nivel ofensivo sao bastante completos principalmente o zeeglar gostei bastante do schelotto muito rapido e a desiquilbrar bastante na 2nda parte .
SL
Anónimo
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:27 pm
antes do 1º jogo: "É a competição fetiche do Jorge Jesus". Este ano é para ganhar todas as competições em portugal" "Somos os favoritos, Jorge jesus tem muita experiência na taça da liga"
Depois do 3 jogos e sendo eliminados: "Não é prioridade" "Ainda bem que perdemos".
Isto recorda-me uma fábula de Esopo:
A história de uma raposa que tenta, sem sucesso, comer um cacho de convidativas uvas penduradas em uma vinha alta. Não conseguindo, afasta-se, dizendo que as uvas estariam verdes. Muitas vezes por comodismo e por não querer obter, criando desculpas e justificativas enfadonhas. A moral afirmada no final da fábula é algo como:
É fácil desprezar aquilo que não se pode obter
Ass: Cards
Francisco A.
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:03 pm
Cards, deixa lá, com eles não vale a pena.
São os adeptos mais incoerentes que andam por aí.
Anónimo
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:10 pm
Essas afirmações são uma idiotice, e este comentário não fica muito atrás. Onde é que é alguém com dois dedos de testa acha que uma competição em que só jogam os suplentes, sabendo-se de antemão que o plantel do sporting nem tem lá grande profundidade, pode ser para ganhar? Só serve mesmo para cumprir calendário e dar tempo de jogo aos menos utilizados. Em relação à questão de ser fácil desprezar aquilo que não se pode obter… bem, é sempre bom haver aqui utilizadores com sentido de humor e que acham que a taça da liga tem qualquer importância para os três grandes. ainda se estivessemos a falar da taça de portugal, da qual o sporting já foi eliminado, até podia perceber…
Carlos Silva
Rodrigo Ferreira
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:18 pm
O Jesus disse que a competição era importante.
MosqueteiroSLB
Posted
Janeiro 26, 2016 at
11:45 pm
Carlos Silva o JJ roda a equipa porque a prioridade é o campeonato. Não é por o campeonato ser mais importante que esta competição deixa de ser boa. O JJ também roda a equipa na taça de Portugal, na liga Europa e até na champions. Isto quer dizer que se está a borrifar para as outras competições? Obviamente que não. Ele sabe se meter sempre os mesmos é provável que se cansem todos e não ganhe nada. Se o Sporting chegasse à final o JJ meteria os melhores, simplesmente prefere não arriscar nestas fases. Contra o Portimonense o Sporting jogou com alguns titulares e perdeu. Hoje o JJ rodou mais porque o resultado já não dependia dele. Vai lá ver como é que o Benfica chegou às finais que chegou e verás que a equipa que jogava não era a mesma equipa que jogava no campeonato, no entanto as provas continuavam a valer.
MosqueteiroSLB
Posted
Janeiro 26, 2016 at
11:45 pm
Já agora, o comentário do Cards diz tudo.
SdvrSCP
Posted
Janeiro 27, 2016 at
10:05 am
Já o Francisco é super coerente, sempre a malhar nos Sportinguistas, já cheira a fetiche
Zé Maria
Posted
Janeiro 27, 2016 at
11:49 am
Não Mosqueteiro, o comentário do Cards não diz nada.
Os adeptos do Sporting proferiram TODOS em coro ao mesmo tempo as afirmações que ele colocou entre aspas? Deve ter sido isso, ou então mais uma tentativa inútil por parte dos benfiquistas para colocar palavras na boca de toda a gente. Já ouvi um velhote dizer que o Eliseu era o melhor defesa esquerdo do campeonato. Obviamente ri-me, mas não venho para aqui começar um comentário, após uma exibição desastrosa do português, com:
"ah e tal, o Eliseu é o melhor defesa esquerdo do campeonato, diziam ELES"
O Sporting este ano tem de ser campeão. Embora parta somente como 3º favorito é esse o nosso objetivo. Tudo o resto, é sempre bom ganhar, mas vem por acréscimo. Sim, sim, quero lá saber da Taça da Liga. Custou-me ser eliminado da Taça de Portugal, mas custou-me o triplo ter deixado 3 pontos da Madeira 4 dias depois. Quanto à Liga Europa, na minha opinião devíamos continuar a dar oportunidades a Montero, Gelson, Matheus, Jug (estreia europeia pelo SCP), etc.
Diogo Palma
Posted
Janeiro 26, 2016 at
9:28 pm
A única coisa boa deste jogo foi a estreia do Azbe Jung que mostrou ter capacidade para ser o nº2.
Pedro, o Polvo
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:21 pm
Sim, como eu, noutro dia atirei um monte de papeis em forma de bola para o caixote do lixo a uns 8 metros, de costas..logo posso ir para a NBA ahah. Estou a brincar como é óbvio, mas tudo isto para dizer que o guarda redes é das posições mais difíceis de avaliar .. Não é um jogo, nem dois, nem 3 que provam nada. Isto é verdade para qualquer posição mas os guarda redes ainda tendem a ser mais complicado – vamos deixar estas avaliações para quem os vê todos os dias. Para mim pessoalmente, vejo os guarda redes assim À PRIMEIRA VISTA:
– tem mais de 1.86-1.87m? – foi/é titular nas camadas jovens das selecções do seu país/selecção A? – foi alguma vez capitão?
Caso todas as respostas sejam sim, temos aqui um caso potencial a avaliar .. Depois dentro de campo e em vários jogos vamos ver todas as características interessantes: bolas aéreas (para mim, juntamente com a "concentração", o factor desequilibrador entre um guarda redes de equipa pequena e um guarda redes de equipa grande), agilidade, saídas um-para-um, jogo com os pés etc etc etc…
Não estou a dizer que não haja guarda redes bons que não cumpram aqueles 3 pré-requisitos, obviamente que há, mas para mim, se cumprir os 3, já parte com uma boa apresentação à priori.
Pyros
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:33 pm
Tem 1,91m Sim, foi titular umas 15 vezes pela selecção sub 21 da Eslovénia (e 12 nas selecções mais jovens)
Quanto a capitão… não sei, por acaso, normalmente é referido que não é lá muito desejável que o GR seja o capitão, por ter menos contacto com os jogadores de capo e oportunidade para dialogar com o árbitro.
Pessoalmente, apesar do acima, acho que o Azbe Jug ainda é uma incógnita. A seguir.
Pedro, o Polvo
Posted
Janeiro 26, 2016 at
11:24 pm
Sim Pyros, pessoalmente prefiro um jogador de "campo" a capitão, mas caso um guarda redes tenha sido capitão, mostra que tem grande capacidade de liderança, o que também é um ponto importante na posição – ou seja, indirectamente, verifico uma característica que aprecio.
Quanto ao resto, sabia da altura, para mim, um ponto mais que positivo. Sobre os jogos, pensava que tinha menos até, mas é bom sinal!
Obviamente, o que tentei transparecer é que avaliar um guarda redes por um jogo, ou um par de jogos é errado. O jovem é mais que uma incógnita, no entanto, outros pontos indirectos em que me posso debruçar para avaliar o seu valor são:
– Já tem 23 anos e não é titular no clube actual, nem foi no anterior. Apenas tem um jogos no currículo, num clube do seu país. – Tem o presente e o futuro tapados na selecção – Handanovic e Oblak. – Tem o presente e o futuro tapados no clube – Rui Patrício.
Não são bons indicadores, mas vamos ver dar-lhe a chance claro, se fez uma boa exibição, vamos ver como será no futuro. Pessoalmente não sou apreciador das qualidades de Rui Patrício, e acho que é um guarda redes muito de "fases", portanto, um suplente à altura, é sp um incentivo bom.
André
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:08 pm
Finalmente o Esgaio a jogar mais próximo da sua melhor posição. Mesmo assim, ainda faltou ter sido posto um pouco mais à frente. Já chega de tanto tempo a jogar fora de posição ]DD[.
Rodolfo Trindade
Posted
Janeiro 26, 2016 at
10:50 pm
Gostei da estreia de Jug.
Pena não haver mais competições para o observar.
Valeu mesmo pela vitória do SCP, porque o futebol apresentado foi medíocre.
0 Comentários
- Stalley -
Jogo sem interesse nenhum sinceramente, deu para ver alguns bons momentos de Jug e pouco mais.
Parabéns ao Portimonense pela passagem, e tem aqui uma oportunidade de chegar á final.
Mas volto a escrever que este formato da Taça da Liga, é uma seca, a malta já tem pouco interesse nesta competição e depois esta fase de grupos não lembra a ninguém, que tal logo a eliminar desde o inicio, certamente daria mais emoção á prova.
Anónimo
As duas primeiras edições foram as melhores…
Ricardo
SL
Pedro Jorge
qual formato qual quê? esta taça é uma inteira palhaçada desde o são Lucílio…a liga já aumentou o nº de equipas, há mais jogos, não há dinheiro para pagar o prémio monetário ao vencedor e para arranjar patrocínios é um ai Jesus..se querem uma coisa em condições façam a tal taça ibérica…isso sim encheria os estádios e o futebol era de muito melhor qualidade
hugo_cortasml
Se é para continuar com esta taça da carica, e porque nao adoptar o formato ingles? Sempre por eliminatorias, resolvida mais cedo comparativamente a taça de portugal, e com acesso as competicoes europeias ao vencedor/finalista vencido. Tenho a certeza que os clubes começavam a prestar um bocadinho mais atençao a prova e seria mais facil atrair patrocinadores.
João R
Subscrevo Stalley, seria muito mais interessante.
coach407
Hugo, isso basicamente é uma competição exatamente igual à taça de portugal mas mais curta (não há equipas dos distritais). Qual é o interesse?
hugo_cortasml
Coach, de momento esta taça tem 0 de interesse (a nao ser para rodar jogadores), Prémio final é peaners, formato actual condena (embora este ano esteja a surpreender, ou nao, tal o desinteresse) a que os 3 grandes portugueses se qualifiquem (das 8 ediçoes que ja houve, exceptuando a 1º, que mesmo assim tb teve grps, nas outras 7 tiveste sempre pelo menos 2 grandes a qualificar-se). Com o formato puro e duro das eliminatorias igual a taça de portugal, aumentaria a imprevisbilidade e se adicionasses a "carrot on a stick" da qualificaçao para a liga europeia, de certeza que os ditos clubes medios e pequenos quereriam fazer a sua graçola aqui tb.
hugo_cortasml
So de referir que no 1º ano da taça da liga, em que todos os clubes passaram por eliminatorias, acabaste com um grupo final composto por Sporting, Setubal, Penafiel e Beira-Mar
Anónimo
Ainda bem que desvalorizam esta competição. Mais títulos para o meu Benfica.
Pedro Pereira
Deus Slimani
Valeu apenas pela vitória. De resto, é-me totalmente indiferente esta competição e digo isto desde o momento em que foi criada portanto sermos eliminados até é bom que é da maneira que nos concentramos no mais importante: o campeonato e a Liga Europa.
Rodrigo Ferreira
1ª parte horrível, sem descrição possível, mas uma 2ª de total domínio, onde o Sporting fez por merecer a vitória. Azbe Jug esteve bem na estreia, Mané e Podence agitaram no segundo tempo, Aquilani também sobressaiu pela qualidade de passe, enquanto que o Schelotto parece que só consegue embalar nas segundas partes.
Por outro lado, Zeegelaar e Montero estiveram no golo, mas o primeiro acumulou alguns erros defensivos e o segundo agarrou-se em demasia à bola por vezes. Já André Martins e Matheus estiveram muito apagados, Tanaka uma nulidade e Paulo Oliveira novamente com vários erros (2016 para esquecer até agora).
Apesar da vitória, a equipa sai da prova, pagando cara a derrota em Portimão. No entanto, o foco está no campeonato, até porque parece claro que as segundas linhas estão muito longe das primeiras e como tal acaba por não surpreender este desfecho na Taça da Liga.
Marco Rodrigues
Desfechos destes, numa competição como esta, não me deixam minimamente incomodados. Até fico contente pelo Portimonense. Uma autêntica chapada na cara da Liga de Clubes. Ponham agora as equipas com menos argumentos a jogar com uma perna às costas, que como bem diz o Pedro Henriques, é a única coisa que falta fazer para "equilibrar" ainda mais a Taça da Vergonha. Fico a torcer ainda por Moreirense, Rio Ave e Famalicão/ Feirense.
Tiago Martins
Parabéns ao Portimonense por este grande feito – 9 pontos num grupo em que todos os adversários eram de escalão superior e primeira equipa da segunda liga a atingir uma meia-final da Taça da Liga. No entanto hoje o resultado é completamente enganador (tanto pelo futebol jogado … como pela arbitragem), com o Paços de Ferreira a ser claramente superior na primeira parte (no segundo tempo, a tomada do jogo foi mais equilibrada). Nota para a estreia absoluta de Roger (exibição razoável) e para o primeiro jogo da época do jovem guardião Marco; Bruno Santos somou pontos (pode destronar perfeitamente João Góis), Fábio Martins também deu grande profundidade na ala direita; Bruno Moreira entrou a tempo de falhar três ocasiões de golo (duas delas claras) e Rodrigo António foi sempre um elemento a menos no meio-campo.
Para "coroar" a falta de sorte, o único elemento habitualmente titular lançado no onze … saiu lesionado na primeira parte (Romeu).
Bruno
Vi os últimos 30 minutos mais descontos.
Jogo pobre entre o Arouca e um Sporting B, muita gente nova e assim é difícil fazer muito mais que isto.
Do pouco que vi, gostei do Marvin, do Azbe (muito tranquilo) e o Aquilani pareceu-me o elemento mais, a tentar empurrar a equipa para a frente. Do lado do Arouca, destacar Gegé, que pelo que me apercebi foi provavelmente o melhor em campo.
Estávamos eliminados à partida e a eliminação não é surpresa nenhuma, o JJ fez bem em rodar a equipa, e o Sporting perde aqui uma competição para rodar a equipa, mas fica com menos jogos e pode focar-se mais na Liga.
É como disse o outro, "desta já nos livrámos".
E parabéns ao Portimonense, passagem inteiramente merecida.
SL!
Francisco A.
sporting B? Sempre a desvalorizarem os fracassos do JJ…
No final da época é que o orçamento é 1/4 ou 1/3 dos rivais.
Quanto ao jogo, o sporting mereceu ganhar, mas, a vitória é insignificante.
Daniel Agostinho
Um adepto do Porto a vir falar com esta moral, sim senhor.
Fábio
Hoje em dia como de facto existe equipas chamadas equipa B, muitas pessoas confundem o que é dito, visto que quando se dizia equipa B era jogar sem habituais titulares, mas sim os suplentes…
Diagné como eu disse ha uns dias, já está em Portugal, mas ao contrário do que eu tinha dito, afinal ainda não está certo, falta resolver os detalhes com o jogador(algo que não deve demorar muito nem ser muito dificil, mas é de ficar sempre de pé atrás)
Rodrigo Aleixo
No final da época?Então mas o orçamento não foi sempre inferior?O que o Sporting está a fazer na liga para quem é racional é estar muito acima das expectativas! Quem começou com o melhor "plantel de sempre" ou o plantel de porcaria onde se investem 9 milhões em ponta de lanças não foi o Sporting. Mas percebo, é querer mandar a pressão para o Sporting.
Drillex
Sinceramente estou mais chateado com as exibições de alguns jogadores do que não ter passado na competição.Começo a ficar fartinho de ver jogadores como Montero com a camisola do Sporting,tão pouca energia e garra. Gostei de ver o Jug,Schelotto, Esgaio e do Mane, Gelson e Podence que entraram bem.
Tiago Martins
Sem qualquer tipo de picardia, mas desde a criação da Taça da Liga o Sporting já utilizou algum júnior? Pura curiosidade, tendo em conta declarações passadas do presidente leonino … e ao facto de praticamente todas as formações já terem utilizado pelo menos um jogador desse escalão.
João Vaz
Jogou a fase de grupos da epoca passada com a equipa B ond por exemplo bateu no afonso Henriques o Guimarães de vitoria.
Ricardo Miguel
E em que e que esse facto tem resultado exactamente?
coach407
João Vaz, qual era o júnior (ou juniores) dessa equipa? É que não respondeste à pergunta caso não tenhas reparado. O Porto usou o Ruben Neves e o Benfica usou o Guedes e o Sanches. O Sporting nenhum mas ia jogar a competição com o máximo de juniores/juvenis permitido pelas regras…
Tiago Martins
Bem, é para informar que estou a falar português. Não perguntei "quantos jogadores o Sporting utilizou da equipa B, C, D ou E", perguntei se já utilizou algum júnior.
Anónimo
Penso que na época passada, Podence tivesse idade de Junior
Carlos
João R
Devolvam-me estes 90 minutos da minha vida sff.
Destacar Mané, este miudo em termos técnicos é bastante acima da média, para alem disso ainda tem algo que já foi muitas vezes referido aqui no blog e que é raro no jogador português que é o golo, para mim tinha tudo para explodir este ano com JJ, mas para já não aconteceu. Acho mesmo que esta época é derradeira para a continuação de Mané por cá, se não se afirma com JJ, muito dificilmente algum treinador vai fazer dele o jogador que de acordo com as suas carateristicas poderia a vir a ser, mas não o é porque não tem índice de trabalho nenhum durante o jogo, e por isso é para despachar.
Esgaio e André Martins não tem sequer qualidade para o banco do Sporting. Montero irrita-me bastante a sua atitude, mas já falei bastante dele num outro tópico.
Gostei também da exibição do Zieglar, que em termos fisicos é top.
Francisco A.
O Mané será corrido do sporting como muitos outros da formação leonina (Dier, Bruma…), infelizmente…
O Montero, tal como, o WC, brilharam no início devido ao "efeito surpresa", hoje, são dois jogadores medianos no plantel do sporting que só servem para jogos de Taça de Portugal (o WC tem jogado com frequência e é o que temos visto…)
Tomás A.
São como o Rubén Neves, Andre Andre, ou Aboubakar… surpreenderam no inicio, mas não passam de jogadores mediocres…que como se viu não têm nível para a champions, e no campeonato talvez dê pra dar luta ao braga…
Langas
Francisco A. efeito surpresa assim como o Ruben Neves, André André, Aboubakar… é que tirando uns jogos engraçados no início de época muito pouco fizeram. Mas já sabemos, o William é banal e o Neves é top mundial.
Miguel'zinho
Francisco A., tu consegues mesmo acreditar nas coisas que dizes??? É que faz-me confusão… Então se o Sporting queria despachar o Bruma porque é que ainda foi para tribunal por causa do contrato dele? Se tinha tanta vontade em se ver livre dele deixava-o sair logo fácilmente e ele ia a vidinha dele… E nem vale a pena comentar o resto que é mais do mesmo.
ManuelSantosCAS
Sim sim Francisco, todos sabemos que o Ruben Neves mete o William num chinelo e que todos os medios do Porto sao melhore do que os do Sporting. Fica la com esse trofeu, sempre podes juntar a Taca Suk e a Copa Marega
Langas
E já agora, onde é que esses jogadores foram corridos do clube? No caso do Bruma o Sporting fez tudo ao seu alcance para renovar com o jogador que estava claramente a ser mal aconselhado pelo seu empresário. E o Dier tinha uma cláusula de 5milhões para clubes ingleses, o Sporting nada podia fazer. Mas é mais fácil falar mal, mesmo que seja mentira. Pode ser que cole…
João R
Não é uma questão de ser corrido, porque até renovou à pouco tempo contrato, e o caso do Mané é completamente diferente do Bruma ou do Dier, se for "corrido" só se pode queixar dele próprio, quantos não foram os jogos a época passada e também esta época que o Mané se andou a arrastar pelo campo?
Quanto ao Montero teve uns bons 6 meses, e depois desapareceu completamente, e não digo isto apenas pelos golos é mais por aquilo que (não) oferece à equipa, mas como disse no comentário acima, já num outro tópico me alonguei bastante sobre o Montero e não tenho vontade de o fazer outra vez.
WC não concordo de todo, acho que tem tudo para ser dos melhores do mundo, está longe de ser mediano, esta época tem estado horrivel é verdade, mas vou-lhe dar o beneficio da dúvida pelo menos até ao final da época, porque os grandes jogadores revelam-se nos momentos mais dificeis e vem ai uns meses completamente decisivos para o Sporting.
joao miguel
Será corrido Francisco? Vai ser emprestado ao que parece ao Hamburgo para ter minutos. Ele esta época não esteve muito bem, depois teve uma lesão e perdeu espaço e vai ser emprestado para evoluir, qual é o problema?
Sempre essa conversa do William homem, não se cansa? Ele é um excelente jogador, não é o mega craque que querem fazer dele mas em forma é para mim o melhor MD de Portugal. Quanto ao Montero, acho que podia ser um jogador excelente se tivesse metade (nem digo toda) da entrega do Slimani.
joao miguel
Ah e já agora, Bruma não foi corrido. Se bem se lembra (não sei se a clubite deixa) ele pos o Sporting em tribunal e não quis renovar e saiu para o Gala.
Mas de acordo consigo aposto que também corremos com o Illori que preferia ficar 2 anos sem jogar para poder sair para fazer um numero brutal de minutos nos ultimos 3 anos.
Não ganhe juizo não.
Tomás A.
São como o Rubén Neves, Andre Andre, ou Aboubakar… surpreenderam no inicio, mas não passam de jogadores mediocres…que como se viu não têm nível para a champions, e no campeonato talvez dê pra dar luta ao braga…
Octávio Alvarez
Ainda pensei que este período sabático do Francisco tivesse sido aproveitado para reflectir na essência deste blog, mas não… Este destilar de ódio constante relativamente ao Sporting começa a tornar-se algo inexplicável e sem sentido. Mas, a Democracia tem estas exageradas interpretações, logo…
Aproveito e antecipo-me, que golaço do Gaitan, continua a fazer-me lembrar Balakov, se fosse mais regular tinha lugar em 99% das equipas.
Anónimo
Já que estão aqui a comentar a qualidade dos jogadores, quero aproveitar a oportunidade para dizer algo que já penso há imenso tempo: o Paulo Oliveira não é nada de especial. Já fez muitos jogos maus este ano, e o problema dele não se resume, como muitos dizem, em sair a jogar. Não é jogador para o Sporting, muito menos para a selecção.
Bruno
Alexis
Eu acho muito bonito e poético quamdo leio os adeptos leoninos dizer "somos o 2o clube no Mundo com mais títulos desportivos" (claro que para isso têm de considerar 3os e 4os lugares de tae-kwon-do, 3os e 4os lugares do remo e por aí fora) mas quando se trata de um titulo oficial do desporto que os levou e leva a torcer pelo seu clube, já "não estão interessados"… Ou são sportinguistas porque o clube domina as modalidades como o lançamento da carica com a mão atras das costas, ou a caça à borboleta com rede de pano, ou são sportinguistas principalmente pelo futebol, mas como não têm nenhuma, ja "não a querem"… isto sem falar na receita que a Taça proporciona, que chega quase ao Milhão de Euros…
Bhc
Mas ainda há pessoas que acreditam nesse mito? É que nunca vi nenhuma notícia em relação a isso
Octávio Alvarez
Esqueceu-se de outro troféu muito importante que falta no Museu Leonino, um tal de Apito Dourado, esse só um clube teve o mérito de ganhar. Que mania de criticar os adeptos dos outros clubes por tudo e por nada e entrar em provocações que nada têm a ver com o texto. Com a agravante que são sempre os mesmos comentadores, alguns do meu clube…
Alexis
Octávio, para começar, isto é um blog de opinião. Eu dou a minha, se for aceite pelo VM, o senhor e todos os outros têm 3 opções: a) não lê, visto que pode reconhecer o nome e não querer ler..
b) lê, e se quiser responde… c) lê e se não quiser responder, continua o seu scroll…
Agora explico o porquê do meu comentário: quer a direcção do seu clube, como a maior parte dos sportinguistas, este ano era para "tentar ganhar tudo!".. mais, passam a vida a apregoar que mais titulos que vocês, só o Barcelona.. Mas quando se trata de um título oficial de futebol (supostamente o desporto que nos fez adeptos dos nossos clubes), ja dizem que não a querem…
So encontro uma explicação: o museu já está cheio de diplomas de participação em desportos sem qualquer expressão, que não cabem os do futebol…
Octávio Alvarez
Exactamente por ser um blog de opinião é que falo em Democracia, a mesma que também serve para criticar alguns comentários. Quanto á possibilidade de não ler, faz sentido, por isso é que apesar de ler todos os artigos com atenção, apenas comento e leio os comentários dos do meu clube. O mesmo espaço de opinião e a tal Democracia também me permitiria a mim e a tantos outros leitores ridicularizar outros clubes e seus adeptos, mas não o fazemos, porque formação e saber estar não chegou com Abril, é suposto vir de trás. Em relação á Direção do meu clube, não sendo comentador assíduo, convido-o a ler críticas claras á mesma e á forma como por vezes actua, obviamente seria mais fácil apoiar uma Direção que ganhou muito, mas da forma que todos sabemos, com provas claras e feias e ainda assim assobiar para o lado, mas aí voltamos atrás, á tal formação.
Por último, creio que temos todos, ou pelo menos a grande maioria, idade suficiente para perceber que independente de tudo isto, o nosso clube será sempre o nosso clube, mas isso não tem que significar que temos que menosprezar os clubes dos outros. Sou sócio do Sporting desde que me lembro, mas também recordo partir uma cadeira a festejar um golo do Benfica em Leverkusen, ou colocar uma bandeira do meu clube na varanda depois de um mago argelino ter feito magia em Viena, outros tempos que provavelmente nem sabe que existiram, mas também não serei eu a fazê-lo.
Zé Maria
A mim quem me fez ser adepto do Sporting foi o meu pai, não foi o futebol. Eu sou adepto do clube e não da sua equipa profissional de futebol. Não sei se fui bem explícito.
Ps: o Sporting não precisa de ganhar nada para eu me sentir realizado como adepto. Aliás posso eu ser um sportinguista muito mais feliz do que tu sendo benfiquista. A existência do Sporting por si só basta-me.
Nao sou sportinguista de coração pois esse um dia pára. Sou sportinguista de alma pois essa é eterna.
Passem bem
Rui Tiago
Ola Alexis. Tocou num ponto importante que é o Taekwondo :)
Eu pratico Taekwondo e não entendi a dúvida. O sporting não tem clube de Taekwondo nem nenhum dos 3 Grandes de Portugal tem uma equipa de Taekwondo em competições :)
Abraço,
Tiago
Alexis
Octávio, e é de salutar que não provoque os adeptos adversários, mas como o senhor disse, só lê os posts do seu clube, logo não lê as provocações e desvarios dos adeptos leoninos. Então agora essa do 2o clube no Mundo com mais títulos tem sido um exagero.
Eu também já festejei vitórias dos rivais, em contexto Europeu e vou continuar a fazê-lo, assim como virei aqui ao blog criticar as faltas de coerência dos comentadores, quando a situação roça o absurdo, como é o caso da Taça da Liga e o (des)interesse por parte de adeptos de certos clubes na mesma.
Quanto aos outros tempos, já deu para ver que o senhor tem mais de 30 anos – agora uma informação pessoal – eu também (e isso não faz de mim ou do senhor melhor que ninguém)
Zé Maria, gostava de saber a tua assiduidade a ver as modalidades do teu clube, só para saber o seu gosto e conhecimento sobre as mesmas… é que foram essas que vos renderam a maior parte dos titulos que apregoam ter..
P.S: de certeza que não ama e não vibra tanto com o seu clube como eu o meu… quanto muito será pela mesma medida, com o bónus de eu ainda festejar muitos mais títulos que tu (e não, não ligo a modalidades sem qualquer expressão, logo não festejo títulos da caça à perdiz e outras modalidades que tais).
Rui Tiago, se tem neste momento não sei, sei sim que no palmarés do Sporting encontrará lá uns 3os lugares nos campeonatos da Europa de Taekwondo ou de outras artes marciais semelhantes… era isso que estava a criticar/gozar…
De resto, não fiquem muito chateados.. afinal lideram o campeonato (têm reais chances de conquistar o 4o titulo nos ultimos 30 e alguns anos…)
Apesar de não terem passado na Taça da Liga, passem bem o resto da noite…
Zé Maria
Alexis, pelos vistos não fui explícito. Eu festejo o facto de ser sportinguista todos os dias! E vibro muito com o meu clube. E sim vejo muitas modalidades do meu clube, desde atletismo, futsal, hóquei, rugby e andebol. Há problema? O que tem a caça à perdiz? Não tem elevação suficiente para Vossa Excelência?
Alexis
E acho que deve mesmo festejar o facto de ser sportinguista e sentir orgulho nisso.
Quanto às modalidades, eu também sigo algumas do meu clube mas não festejo as vitórias de algumas delas, até porque algumas nem dou qualquer tipo de importancia. Mas uma coisa não faria se fosse sportinguista: quando confrontado com o facto de ser "apenas" o 3o melhor e maior clube em Portugal, não ripostaria com a lenga-lenga do 2o clube no mundo com mais conquistas! Muito menos quando, para essa contabilidade, se usam 3os e 4os lugares, e muito menos em modalidades como a caça à perdiz cega, ou outras modalidades do género… Se fosse sportinguista queria ganhar tudo, focando-me nos desportos com alguma expressão a nivel nacional (e esses não são muitos: futebol, futsal, hoquei, basquet, volei, andebol, atletismo, rugby e pouco mais)
Zé Maria
Alexis, pois mas tu não és sportinguista, por isso, não digas o que farias ou não na nossa situação. Deves conhecer o nosso museu de cor e salteado, para saberes que fomos 3ºs na caça à perdiz. Isso apraz-me.
Zé Maria
Rui Tiago, o Alexis quis descascar no Sporting ontem (Terça-feira). Tal como o Francisco A., algum elemento do Sporting (no caso do Francisco A. suspeito do William) deve lhe ter feito alguma. Portanto, trouxe o Taekwondo para a conversa para ver se pintava e deu-se mal, obviamente.
Alexis
Zé Maria, você é tão sportinguista que nem sabe que o seu clube já teve Taekwondo, e pasme-se conta alguns titulos no palmarés!!! Mas o museu do seu clube tem tão pouco de interesse, que acredito que conseguia ver os titulos relevantes do clube enquanto mexia o açucar no meu café…
Mas deixe lá, eu sei que estar tantos anos sem o gostinho da vitória ou sucesso leva as pessoas a um estado depressivo e, não raras vezes, a um descontrolo emocional e intelectual, pelo que não vou entrar mais em picardias consigo, não vá tudo isto levar a problemas cardíacos ou ate vasculares… um abraço.
P.s: se aceita uma sugestão, va ler o palmarés que o seu presidente anda a espalhar para se rir um bocadinho…
il _messaggero
Se me permitem, uma pequena curiosidade acerca de do remate final a um comentário pelo user Zé Maria.
A frase original proferida foi: "Não sou Benfiquista de coração porque esse um dia pára. Sou Benfiquista de alma porque essa é eterna."
O autor: Júlio Cosme Damião ;)
p.s. nada invalida que a possa adaptar para caracterizar o seu amor pelo Sporting. Mas não deixa de ser engraçado.
Xavier Reis
Sou benfiquista, e ouvir criticar o Montero para mim é inacreditável. Não tenho acompanhado todos os jogos, nem pouco mais ou menos, mas tecnicamente é dos melhores jogadores do Sporting, acho que faz todo o sentido a jogar com um avançado ao lado (se bem que se a opção for por Ruiz, nada a apontar, é dos melhores do Sporting). Criticam por falta de raça ou lá o que é, nós no Benfica temos o Jimenez que corre muito mas que depois até que faça algo de jeito com bola, é um ver se te havias!
Ele, João Mário e Ruiz eram jogadores que eu gostava de ter no Benfica porque são jogadores acima da média.
Diogo Palma
O Montero não dá uma para a caixa.
É bom tecnicamente? Sim, é.
O problema é que se esconde do jogo, tem medo de ir ao choque, perdeu o instinto matador, etc.
Rodrigo Ferreira
Concordo. Por vezes agarra-se em demasia à bola, mas por norma acrescenta sempre algo ao jogo da equipa com a sua técnica e visão de jogo. Não percebo tantas críticas também. Em tempos a raça não faltava (relembre-se Rinaudo ou Capel) e os resultados eram os conhecidos.
João R
Se futebol fosse só pela técnica, aquele pessoal que faz videos a dar "cuecas" de 300 maneiras diferentes em 5 minutos estaria na corrida para a bola de ouro.
Meter Montero no mesmo lote de Ruiz e João Mário é completamente surreal.
A questão da raça ou da intensidade, como quiserem chamar já foi discutida muitas vezes aqui no VM e creio que voltar a esse assunto seria desnecessário pois cada um tem diferentes versões da mesma.
Bruno
Eu gosto muito do Montero e não quero que saia, mas compreendo que não é fácil ao adepto comum gostar dele porque por vezes alheasse muito do jogo.
Tecnicamente, é dos mais evoluídos do plantel e da Liga, um craque.
SL!
João G.
Jogo muito fraquinho por parte do Sporting, principalmente na 1ª parte.
Em relação às exibições individuais:
Azbe Jug pareceu me seguro, bons reflexos, bom com os pés, talvez até sendo desnecessário a contratação de um GR. É o seu primeiro jogo, e gostei bastante do que vi.
Paulo Oliveira e Ewerton. O português desastroso com os pés, e assim dificilmente chegará à seleção, nem se afirmará como patrão da defesa do Sporting. Ewerton, cumpriu, não deslumbrou, mas agora será importante acabarem de vez os constantes problemas físicos, caso contrário não será jogador para manter no plantel.
Schelotto e Marvin. Cumpriram ofensivamente, contudo acho os bastante limitados, ainda é cedo para dizer com certeza o quer que seja, mas a meu ver futuramente não serão opções válidas. Por estar a falar em laterais, quero deixar aqui uma observação, porque não entendo o porquê de despachar ano após ano o Miguel Lopes e ir contratar desnecessariamente. Miguel Lopes é superior ao Schelotto, para além do mais também pode jogar do lado esquerdo.
Andre Martins. Não entendi a sua saída ao intervalo, estava a ser dos mais esclarecidos, com bom toque de bola e a dar seguimento às jogadas coletivas da equipa.
Aquilani. Muito aquém daquilo que eu esperava. Um jogador onde a sua qualidade já foi evidente, mas ainda não fez uma exibição no Sporting que me convencesse. Bom passe longo, mas vejo-o muitas vezes a decidir mal, tudo o que eu menos esperava deste jogador.
Esgaio. Num lugar onde não é o seu, decidiu simplificar e jogar simples, e fê-lo muito bem, melhor até que William esta temporada. Posição onde se pede qualidade de passe, e processos simples, nada de transporte de bola, e muito bem, para mim uma boa surpresa.
Matheus Pereira, Gelson, Pondence, Mané. O brasileiro não esteve muito bem, revela muita qualidade técnica, e é sem dúvida um jogador acima da média, mas não conseguiu dar seguimento às suas jogadas, precisa de minutos. Gelson, endiabrado como de costume, mas mal no último passe, assim desequilibra para nada, precisa de trabalhar este aspeto. Pondence entrou com vontade, bom toque de bola, como de costume. Mané, revolucionou um pouco o jogo do Sporting. Continuo achar que é um jogador de qualidade, que precisa de minutos, e precisa de outro esquema tático, onde possa pôr em prática uma das suas armas, a mudança de velocidade com bola.
Tanaka e Montero. Tanaka não tenho muito a dizer, é um jogador mediano, não faz falta ao Sporting, e acaba por ser mais um para fazer número. Por fim, o colombiano já me convenceu mais, passou ao lado do jogo, completamente, e insiste em dar sempre um toque a mais na bola, em vez de jogar simples, acabando por atrasar as transições ofensivas da equipa, se surgisse uma boa proposta de transferência aceitava.
Pyros
Quanto ao Miguel Lopes a resposta é simples: GUITO. É um jogador caro, daí, mesmo sendo melhor, é colocado em empréstimos que lhe paguem o salário.
KingLeao
Schelotto so se for limitadoa a defender porque sao mesmo agora a nivel ofensivo sao bastante completos principalmente o zeeglar gostei bastante do schelotto muito rapido e a desiquilbrar bastante na 2nda parte .
SL
Anónimo
antes do 1º jogo:
"É a competição fetiche do Jorge Jesus". Este ano é para ganhar todas as competições em portugal" "Somos os favoritos, Jorge jesus tem muita experiência na taça da liga"
Depois do 3 jogos e sendo eliminados: "Não é prioridade" "Ainda bem que perdemos".
Isto recorda-me uma fábula de Esopo:
A história de uma raposa que tenta, sem sucesso, comer um cacho de convidativas uvas penduradas em uma vinha alta. Não conseguindo, afasta-se, dizendo que as uvas estariam verdes. Muitas vezes por comodismo e por não querer obter, criando desculpas e justificativas enfadonhas. A moral afirmada no final da fábula é algo como:
É fácil desprezar aquilo que não se pode obter
Ass: Cards
Francisco A.
Cards, deixa lá, com eles não vale a pena.
São os adeptos mais incoerentes que andam por aí.
Anónimo
Essas afirmações são uma idiotice, e este comentário não fica muito atrás. Onde é que é alguém com dois dedos de testa acha que uma competição em que só jogam os suplentes, sabendo-se de antemão que o plantel do sporting nem tem lá grande profundidade, pode ser para ganhar? Só serve mesmo para cumprir calendário e dar tempo de jogo aos menos utilizados. Em relação à questão de ser fácil desprezar aquilo que não se pode obter… bem, é sempre bom haver aqui utilizadores com sentido de humor e que acham que a taça da liga tem qualquer importância para os três grandes. ainda se estivessemos a falar da taça de portugal, da qual o sporting já foi eliminado, até podia perceber…
Carlos Silva
Rodrigo Ferreira
O Jesus disse que a competição era importante.
MosqueteiroSLB
Carlos Silva o JJ roda a equipa porque a prioridade é o campeonato. Não é por o campeonato ser mais importante que esta competição deixa de ser boa.
O JJ também roda a equipa na taça de Portugal, na liga Europa e até na champions. Isto quer dizer que se está a borrifar para as outras competições? Obviamente que não. Ele sabe se meter sempre os mesmos é provável que se cansem todos e não ganhe nada.
Se o Sporting chegasse à final o JJ meteria os melhores, simplesmente prefere não arriscar nestas fases. Contra o Portimonense o Sporting jogou com alguns titulares e perdeu. Hoje o JJ rodou mais porque o resultado já não dependia dele.
Vai lá ver como é que o Benfica chegou às finais que chegou e verás que a equipa que jogava não era a mesma equipa que jogava no campeonato, no entanto as provas continuavam a valer.
MosqueteiroSLB
Já agora, o comentário do Cards diz tudo.
SdvrSCP
Já o Francisco é super coerente, sempre a malhar nos Sportinguistas, já cheira a fetiche
Zé Maria
Não Mosqueteiro, o comentário do Cards não diz nada.
Os adeptos do Sporting proferiram TODOS em coro ao mesmo tempo as afirmações que ele colocou entre aspas? Deve ter sido isso, ou então mais uma tentativa inútil por parte dos benfiquistas para colocar palavras na boca de toda a gente. Já ouvi um velhote dizer que o Eliseu era o melhor defesa esquerdo do campeonato. Obviamente ri-me, mas não venho para aqui começar um comentário, após uma exibição desastrosa do português, com:
"ah e tal, o Eliseu é o melhor defesa esquerdo do campeonato, diziam ELES"
O Sporting este ano tem de ser campeão. Embora parta somente como 3º favorito é esse o nosso objetivo. Tudo o resto, é sempre bom ganhar, mas vem por acréscimo. Sim, sim, quero lá saber da Taça da Liga. Custou-me ser eliminado da Taça de Portugal, mas custou-me o triplo ter deixado 3 pontos da Madeira 4 dias depois. Quanto à Liga Europa, na minha opinião devíamos continuar a dar oportunidades a Montero, Gelson, Matheus, Jug (estreia europeia pelo SCP), etc.
Diogo Palma
A única coisa boa deste jogo foi a estreia do Azbe Jung que mostrou ter capacidade para ser o nº2.
Pedro, o Polvo
Sim, como eu, noutro dia atirei um monte de papeis em forma de bola para o caixote do lixo a uns 8 metros, de costas..logo posso ir para a NBA ahah.
Estou a brincar como é óbvio, mas tudo isto para dizer que o guarda redes é das posições mais difíceis de avaliar .. Não é um jogo, nem dois, nem 3 que provam nada. Isto é verdade para qualquer posição mas os guarda redes ainda tendem a ser mais complicado – vamos deixar estas avaliações para quem os vê todos os dias.
Para mim pessoalmente, vejo os guarda redes assim À PRIMEIRA VISTA:
– tem mais de 1.86-1.87m?
– foi/é titular nas camadas jovens das selecções do seu país/selecção A?
– foi alguma vez capitão?
Caso todas as respostas sejam sim, temos aqui um caso potencial a avaliar .. Depois dentro de campo e em vários jogos vamos ver todas as características interessantes: bolas aéreas (para mim, juntamente com a "concentração", o factor desequilibrador entre um guarda redes de equipa pequena e um guarda redes de equipa grande), agilidade, saídas um-para-um, jogo com os pés etc etc etc…
Não estou a dizer que não haja guarda redes bons que não cumpram aqueles 3 pré-requisitos, obviamente que há, mas para mim, se cumprir os 3, já parte com uma boa apresentação à priori.
Pyros
Tem 1,91m
Sim, foi titular umas 15 vezes pela selecção sub 21 da Eslovénia (e 12 nas selecções mais jovens)
Quanto a capitão… não sei, por acaso, normalmente é referido que não é lá muito desejável que o GR seja o capitão, por ter menos contacto com os jogadores de capo e oportunidade para dialogar com o árbitro.
Pessoalmente, apesar do acima, acho que o Azbe Jug ainda é uma incógnita. A seguir.
Pedro, o Polvo
Sim Pyros, pessoalmente prefiro um jogador de "campo" a capitão, mas caso um guarda redes tenha sido capitão, mostra que tem grande capacidade de liderança, o que também é um ponto importante na posição – ou seja, indirectamente, verifico uma característica que aprecio.
Quanto ao resto, sabia da altura, para mim, um ponto mais que positivo. Sobre os jogos, pensava que tinha menos até, mas é bom sinal!
Obviamente, o que tentei transparecer é que avaliar um guarda redes por um jogo, ou um par de jogos é errado. O jovem é mais que uma incógnita, no entanto, outros pontos indirectos em que me posso debruçar para avaliar o seu valor são:
– Já tem 23 anos e não é titular no clube actual, nem foi no anterior. Apenas tem um jogos no currículo, num clube do seu país.
– Tem o presente e o futuro tapados na selecção – Handanovic e Oblak.
– Tem o presente e o futuro tapados no clube – Rui Patrício.
Não são bons indicadores, mas vamos ver dar-lhe a chance claro, se fez uma boa exibição, vamos ver como será no futuro. Pessoalmente não sou apreciador das qualidades de Rui Patrício, e acho que é um guarda redes muito de "fases", portanto, um suplente à altura, é sp um incentivo bom.
André
Finalmente o Esgaio a jogar mais próximo da sua melhor posição. Mesmo assim, ainda faltou ter sido posto um pouco mais à frente.
Já chega de tanto tempo a jogar fora de posição ]DD[.
Rodolfo Trindade
Gostei da estreia de Jug.
Pena não haver mais competições para o observar.
Valeu mesmo pela vitória do SCP, porque o futebol apresentado foi medíocre.