Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting emite comunicado: «Bastou uma sequência de vitórias para haver erros inexplicáveis»

Em Portugal os clubes ‘estão obrigados a chorar’? Infelizmente enraizou-se esse tipo de cultura e depois dá a sensação de que quem não o faz fica em desvantagem.

O Sporting  emitiu um comunicado após o empate sem golos em Moreira de Cónegos, onde aponta os erros da equipa de arbitragem chefiada por Tiago Martins e que teve Jorge Sousa no VAR.

Comunicado do Sporting:
“Árbitro: Tiago Martins
VAR: Jorge Sousa

Minuto 3: pontapé de penálti por marcar sobre Jovane Cabral. Tiago Martins e Jorge Sousa não viram.
Minuto 49: falta para segundo cartão amarelo de Abdu Conte. Tiago Martins não viu.
Minuto 92: falta grosseira sobre Sebastián Coates na área do Moreirense FC. Tiago Martins não vê, Jorge Sousa alerta e Tiago Martins continua a não ver.

Bastou uma sequência de vitórias do Sporting Clube de Portugal para os árbitros começarem a ter erros inexplicáveis. Já sabemos que quanto mais fortes estivermos, mais pedras vão colocar no nosso caminho. Hoje, foi um desses dias, mas continuaremos a trilhar o nosso rumo e cada vez mais fortes”.

40 Comentários

  • deus_Ex_machina
    Posted Julho 7, 2020 at 9:04 am

    Claramente o Benfica/Porto/Braga a condicionarem as arbitragens. O Sporting é sempre um coitado.

    Que raio de mania dos clubes de fazerem este choradinho…

    • Gunnerz
      Posted Julho 7, 2020 at 9:12 am

      Eu n concordo com este comunicado nem com nenhum mas o teu comentário é só parvo. Todos andam a fazer estes comunicados, portanto são todos uns coitados.

      • hortalica
        Posted Julho 7, 2020 at 9:20 am

        Concordo contigo. O Benfica/Porto mal acaba o jogo do rival estão constantemente a anotar os casos. O Salvador passa a época a fazer-se de coitadinho e a dizer que não fala mais de arbitragens e depois fala sempre. O Carvalhal só fala quando lhe convém, em Alvalade na primeira volta em 3 penaltis, 2 não eram nem abriu o piu.

      • deus_Ex_machina
        Posted Julho 7, 2020 at 9:27 am

        Mas é tal e qual isso. São todos uns coitados porque basta terem algumas decisões contra eles e armam-se logo em vítimas seja SLB/FCP/SCP/SCB.

        Chamar comentário de parvo está no teu direito mas pff mantém a elevação ok?

  • Giuseppe F
    Posted Julho 7, 2020 at 9:25 am

    Embora o Sporting tenha razão nos “casos” em que se queixa, não gosto de ver o meu clube emitie comunicados destre género. Mas de facto, parece que surtem efeito.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 7, 2020 at 9:47 am

    É tudo uns coitadinhos é impressionante. O Sporting até tem razão nos casos, mas toda esta choradeira não lhes fica bem, aliás não fica bem a ninguém porque todos o fazem. O pior é que resulta…

  • Pablo
    Posted Julho 7, 2020 at 9:51 am

    É a frase “Quem não chora não mama”. Os grandes fazem isso constantemente, por estas coisas e mais algumas é que o futebol cada vez mais caminha para ser esquecido.

  • Nickles
    Posted Julho 7, 2020 at 9:52 am

    Muito bem o Sporting.
    Darwin tinha uma frase, que aparentemente não foi ele que a disse mas as pessoas acham que sim, e portanto vou deixar aqui porque é uma frase que gosto bastante: “Não é o mais forte que sobrevive mas o que melhor se adapta às circunstâncias”

    Esta frase é gira pelo seguinte… imagina que és um tubarão (até pode ser o Megalodonte), dos maiores predadores da história conhecida pelo ser humano. Na água és o maior, um ser poderoso e respeitado por esses mares afora, que se alimenta de tartarugas marinhas como mero petisco. Não há ninguém que te faça frente. Ninguém!
    Já fora de água a história é outra. No maximo viras uma sopinha boa ou um simples enfeite de parede. E o que não se aproveita vai parar ao lixo, onde acaba rodeado de moscas.
    Um ser que um dia já foi temido por muitos.

    Portanto, se queres viver no lixo tens que te adaptar. Comportar-te como uma mosca por exemplo, ser um animal desprezível e nojento de maneira a sobreviver naquele ambiente.
    Não tentes ser um tubarão.

    PS: A frase do Darwin que afinal não é do Dawin pode estar levemente adulterada. Por mim.

    • Kafka
      Posted Julho 7, 2020 at 3:34 pm

      Essa frase é perfeita e por isso as batatas ainda cá andarem e os dinossauros já terem ido à vidinha deles, no entanto o dinossauro é imensamente mais forte que uma barata, só que para uma barata tudo é pequeno almoço, até uma guerra nuclear seria um petisco para elas

  • Giuseppe F
    Posted Julho 7, 2020 at 10:09 am

    O foco devia ter sido o teatro patético do treinador e GR do Moreirense. Para mim isto é muiro grave no desporto. Soud a opinião de uma suspensão exemplar para estes casos. Puramente ridículo e anedótico o que se passou. Uma expulsão aos 51 minutos deu um livre aos 55 ou 56…

  • André Dias
    Posted Julho 7, 2020 at 10:12 am

    Se existissem multas (pesadas) cada vez que alguém fala de arbitragens o nosso futebol era outro, mas nem com um árbitro na presidência da liga isto melhora. Estar lá o Proença ou um espantalho é a mesma coisa.

    Costuma-se elogiar as arbitragens em Inglaterra. Injustificadamente, na minha opinião. Os árbitros por lá também erram, às vezes de forma bem grave, e no geral não são superiores aos portugueses. O próprio VAR pode ser mais rápido a decidir mas por vezes não toma a decisão certa. A grande diferença é que na PL ninguém fala nisso (porque não pode) e é só resta falar de futebol. O ambiente é logo outro, seja em flash interview, conferência de imprensa ou até no típico programa de paineleiros.

    • Estigarribia
      Posted Julho 7, 2020 at 10:29 am

      André,

      Comparares o Proença com um espantalho é uma falta de respeito para com… o espantalho. O espantalho de certeza faria melhor figura ehehe

      Quanto às multas, todos nós aqui no VM já defendemos aqui isso, mas há um problema com isso: são os clubes que aprovam ou reprovam qualquer alteração nos regulamentos. E não me parece que estejam dispostos a acabar com isso.

      Saudações Leoninas

    • SV Lima
      Posted Julho 7, 2020 at 11:54 pm

      Concordo com tudo o que escreveste , mas não podemos ver apenas um lado do problema. Os árbitros costumam cometer imenso erros , mas são praticamente intocáveis e saem sempre como vitimas , por exemplo este árbitro sempre que apita um jogo do Sporting acaba por ser o maior protagonista , costuma ter um critério bastante duvidoso , mas sempre sai incólume. Por isso , concordo contigo quanto a sancionar quem fale da arbitragem (mas deve-se fazê-lo de forma imparcial , para todos de forma igual) , mas também punir os árbitros que falhem de forma sistemática.

  • RomeuPaulo
    Posted Julho 7, 2020 at 10:23 am

    Enquanto os clubes não forem devidamente punidos por declarações/comunicados como este, o futebol português nunca vai conseguir evoluir.

    Não vi o jogo nem os lances e o Sporting até pode ter alguma razão, mas existem canais próprios para mostrar a sua indignação, estes comunicados só servem para agradar às massas, principalmente àqueles acéfalos que só vêem verde à frente (o mesmo poderia aplicar-se a outros clubes).

    • josediogo
      Posted Julho 7, 2020 at 10:45 am

      Estou de acordo que estes comunicados são de evitar.
      Muitos nem têm razão, pese embora o Sporting ter neste caso, nem se devia falar.
      Contudo, para evitar estas declarações, deviam as entidades responsáveis (os canais próprios que indica) funcionar e responsabilizar quem erra.
      O erro é normal acontecer, contudo a diferença está no que se faz para melhorar e rectificar esse erro para que não volte a acontecer.
      Por aqui, a federação, liga, conselhos de arbitragem, fecham-se na rua “redoma” e devem dizer para eles mesmos “This is fine” até faz lembrar o meme do cão dentro da casa a arder.
      A nossa liga é deprimente e ver os dirigentes fechados na sua casa a achar que está tudo bem é ridiculo.
      Sou sportinguista, mas antes gosto de ver desporto. Joguei andebol muito tempo e a modalidade é fantástica porque não “discutimos o sexo dos deuses”. Lutamos, corremos. Queremos intensidade e espectáculo.
      Volto a bater na mesma tecla, para quando se analisar o tempo útil de jogo no nosso futebol?
      Lembro-me de ser pequeno, mas ver, no final dos anos 90, sensivelmente, existir a contagem do tempo útil de jogo.
      Contudo, porque isso levantava problemas que não se queriam aceitar e/ou falar, deixaram de falar nisso.
      O futebol português cresceu e é mais falado devido aos treinadores e jogadores que estão lá fora e pela nossa seleção.
      Contudo, a qualidade aqui na tuga deixa muito a desejar e não acompanha quem vai lá para fora. Seria altura de pensar os porquês e querer crescer com qualidade.
      As instituições até me fazem lembrar, com a devida comparação, o governo PS que diz que está tudo bem, quando isto se prepara para mais uma crise.

    • Factualista
      Posted Julho 7, 2020 at 11:46 am

      Sem ser no site oficial do clube, que “canais próprios” são esses para mostrar a indignação?

      • Factualista
        Posted Julho 7, 2020 at 1:34 pm

        Entendi agora que (provavelmente) o canal era sobre uma eventual queixa e não o canal de comunicação. Sendo assim, de acordo.

    • Maestro10
      Posted Julho 7, 2020 at 12:21 pm

      Percebo o que dizes Romeu Paulo mas enquanto os verdadeiros responsáveis assobiarem para o lado, fica complicado.

      Hoje de manhã, no máximo até ao 12h00, deveria sair a suspensão do Ricardo Soares e Pasinato. Sem mais delongas. Sem mais análises, sem demoras, sem hipótese de contestação. Foi à vista de todos. Em flagrante! Acabou! É uma vergonha!

  • josediogo
    Posted Julho 7, 2020 at 10:33 am

    Para quando a responsabilização dos árbitros?
    Se antes podiam não ver, porque no momento é dificílimo, verdade, agora não é bem assim.
    Com o VAR a ajudar, mais a possibilidade de, em caso de dúvida, ir ver os lances, espanta-me ver o árbitro do dia de ontem não marcar penalti no último lance sobre Coates.
    Se o uruguaio se aproveita no final? Sim. Contudo, o jogador do Moreirense agarra claramente o Coates. Aquilo não pode ser considerado um lance normal dentro da área. Normal é contacto físico, mas não a agarrar e puxar camisolas. Alias, agarrar camisola é sempre falta, porque o jogador interessa-se apenas e só, desde logo, em parar o adversário à margem da lei.
    Apitou tudo fora de área, cada contacto, até faltas a pedir, mas para penalti, calma.
    Alguém me explique esta ideia dos árbitros que, para ser penalti, parece que a falta tem que ser mais grave do que fora da área.
    Pior do que tudo, o treinador do Moreirense, que até nutria de consideração, manda o GR atirar-se para o chão e o jogo fica parado mais de 5 minutos até entrar o S. Vitória. Ninguém na Liga castiga esta gente?
    Já dizia o outro, mas é por estas coisas, entre outras, que não passamos da cepa torta. Evolução de jogo, zero.
    Até o Vitor Oliveira contra o meu Sporting disse e tinha razão em questionar, qual o tempo útil de jogo em jogos da liga portuguesa? Qual o tempo em que a bola efetivamente está a correr?
    Ontem foi um jogo típico cá na tuga. Lento lento, erros de arbitragem, equipa com fair play zero. E não vale apena dizerem que jogaram com as armas que tinham. Errado, perder tempo daquela forma é só uma ideia hipotetica que estão a fazer. Empataram, verdade, contudo, para o crescimento do nosso futebol é uma miséria.
    O que querem os adeptos do desporto? Ver espectáculo. Intensidade. Jogo sempre a andar.
    É por isso que a liga inglesa é a melhor. Não é pelos erros, que também existem, mas que por lá joga-se, corre-se e priviligia-se o espectáculo. Que venha a NBA para ver espectáculo de verdade.

  • Goncalo Silva
    Posted Julho 7, 2020 at 10:35 am

    A meu ver quem ganha o prémio de maior choradeira da época ainda é o Rio Ave por causa de Carvalhal. Como é que podem dizer que ele é um senhor do futebol quando está sempre a chorar ao mesmo tempo que diz que não fala de arbitragens?
    A meu ver (esta época):
    1° Rio Ave
    2° Braga
    3° Porto
    4° Benfica
    5° Sporting

    Todos os outros clubes se comportam de uma maneira mais ou menos razoável (há casos espontâneos mas nada de grave). Estes 5 é que são os reis do choro, e por acaso até à jornada passada eram os 5 primeiros classificados.

  • Mike
    Posted Julho 7, 2020 at 10:54 am

    Não é uma questão de chorar ou deixar de chorar. Basta ver os lances. Pelo menos, o lance do Jovane é penálti claro. Típica falta que seria apitada em qualquer outra zona do campo. Há um VAR pelo que não há razão para deixar isto passar.

    Não sei se sou o único mas estou sempre à espera deste tipo de arbitragens quando vejo Tiago Martins em jogos do Sporting. Parece que se sente condicionado. O mais grave é ninguém em posições de decisão perceber isto ou então percebe e aproveita-se.

  • Estigarribia
    Posted Julho 7, 2020 at 11:12 am

    O futebol português, aos poucos, vai perdendo adeptos dia após dia. Aquela triste figura do Ricardo Soares, treinador que eu tinha em boa consideração até ao dia de ontem, a mandar o Pasinato mandar-se para o chão, fingir que se lesionou só para queimar tempo vai ser a marca do futebol português desta época. Para quando punir quem faz este tipo de anti-jogo? Eu aceito que uma equipa mais pequena jogue com dois autocarros e um porta-aviões à frente da baliza, mas um treinador mandar um jogador atirar-se para o chão só para queimar tempo é anti-jogo e tem de ser punido exemplarmente para que outros treinadores não tenham a infeliz ideia de repetir.

    Quanto ao árbitro do jogo, Tiago Martins já nos habituou a estes tristes espectáculos e não nos podemos esquecer que este é o mesmo árbitro que disse que foi agredido por uma moeda de 2 cêntimos. Dois penaltis por assinalar e um vermelho por mostrar ao Conté são mais três casos para o reportório do Tiago Martins. E em relação aos dois penaltis, o VAR teria que chamar a atenção do árbitro no lance entre o Jovane e o João Aurélio e no do Coates tinha de o marcar, depois de ter ido ver, já que o penalti é clarinho como a água.

    Por norma, não gosto de falar de arbitragens, mas o jogo de ontem ficou manchado pela péssima prestação do Tiago Martins mais o VAR Jorge Sousa. Para quando penalizações a sério para os árbitros ou uma reformulação nos quadros da arbitragem (não só no CA mas também nos próprios árbitros)?

    Saudações Leoninas

    • Maestro10
      Posted Julho 7, 2020 at 12:16 pm

      Estigarribia,

      Não vou falar da arbitragem de ontem porque ficou à vista de todos.
      Achava eu que com o VAR, era impossível haver erros grosseiros. Estava redondamente enganado.

      Agora, fico é bastante incomodado é com o comportamento do Ricardo Soares e Pasinato.

      Em Inglaterra estavam os dois suspensos, HOJE!

      Não podemos tolerar isto! Temos que proteger o nosso futebol!
      Isto é a liga do país campeão da Europa em título e vencedor da Liga das Nações. É uma verdadeira vergonha! É que ninguém, da Liga, diz nada!

      • Estigarribia
        Posted Julho 7, 2020 at 12:34 pm

        Maestro10,

        Em relação à situação do Ricardo Soares, tudo dito. O problema é que a Liga, presidida pelo boneco do Pedro Proença, não faz rigorosamente nada e anda, apenas, à mercê dos clubes que fazem o que bem lhes apetece. Esta situação do Ricardo Soares e do Pasinato vem reforçar a ideia que continuo a defender: se queremos um futebol português mais transparente, então que se extinga a Liga de Clubes e que se passe tudo da 1ª e 2ª Ligas para as mãos da Federação Portuguesa de Futebol.

        Enquanto não se punirem estas atitudes baixas dos treinadores e jogadores, o futebol português não elevará o seu nível. Com estas atitudes, como a do Ricardo Soares e do Pasinato ontem, parece que estamos ao nível do futebol do Botswana.

        Saudações Leoninas

    • Spartacus
      Posted Julho 7, 2020 at 12:38 pm

      Quando são as outras equipas a chorar, já não costumas referir que o jogo ficou manchado pela arbitragem, só dizes que é choro. Vamos lá a ser coerentes. Está errado chorar, mas ninguém chora só porque sim. Não se pode é condenar quando determinadas equipas choram (Braga) e depois outras “ah e tal mas Tiago Martins já nos habituou………).

  • f0ra de Jogo
    Posted Julho 7, 2020 at 11:20 am

    Errado não está…
    Para além destes casos poderiam também ter mencionado a cena lamentável do “treinador” pedir ao GR para fingir lesão.
    Terão de começar a aplicar multas mais pesadas aos intervenientes do futebol, incluído os árbitros, de modo a que a responsabilidade seja atribuída a alguém

  • MiguelRosa
    Posted Julho 7, 2020 at 12:04 pm

    Não concordo com esta postura do meu clube. Não ganhamos o jogo porque fomos lentos.

    • PauloDybala1O
      Posted Julho 7, 2020 at 1:57 pm

      Verdade, mas os penaltys estão lá na mesma, o árbitro tem de marcar e ponto.

      Abraço e SL !

  • Ulisses O.
    Posted Julho 7, 2020 at 12:21 pm

    É verdade que estes comunicados não deviam de existir, por princípio. Mas por outro lado, se em Portugal estas são as regras do jogo, seria no mínimo incompetente se o Sporting não fizesse o que os outros fazem.

    Posto isto, realmente, o jogo de ontem se fosse com um SLB ou com um FCP, teríamos conversa para 1 mês. Dois penalties claros, uma expulsão clara por marcar, a rábula do treinador que mandou o GR simular lesão (atenção que na minha opinião devia ser lance para análise de VAR, pois deveria dar vermelho direto ao GR, que até já tinha amarelo, e ao treinador), e o critério das pequenas faltas que foi sempre uniforme, mas para o mesmo lado.

    Devíamos ter ganho o jogo independentemente dos erros do árbitro, mas lá que fica muito mais difícil, fica.

  • JoaoMiguel96
    Posted Julho 7, 2020 at 12:52 pm

    Detesto queixar me das arbitragens, mas ontem não consegui deixar escapar.

    É que não foi só o penalty sobre o Jovane (o único claro para mim) ou isto ou aquilo. Foi o jogo todo. Foram faltas assinaladas ao mínimo sopro, foi o Conté a partir o Plata umas 5 vezes e a levar só um amarelo, foi aquele vermelho do Haliche estranho, foi a situação do Ricardo Soares a mandar o Pasinato atirar se para o chão (já tinha amarelo e nem sei se podia ser expulso, é uma simulação), enfim…foi tudo tão mau, tudo.

    Se podíamos e devíamos ter ganho? Sem dúvida, temos jogadores que custaram mais que o orçamento do Moreirense. Agora, os árbitros em Portugal têm que ser responsabilizados pelos erros que cometem. São muitos e muitos deles até grosseiros. São árbitros de fraca qualidade e têm que ser chamados à atenção.

    Quanto ao comunicado, era evitável. Deixem isso para o Braga, que aparentemente até já tem efeitos.

    • Estigarribia
      Posted Julho 7, 2020 at 1:43 pm

      João,

      O problema é que se for só o Sporting pedir que os árbitros sejam chamados à atenção, depois os árbitros fazem greve aos jogos do Sporting como já aconteceu não há muito tempo, na época 2011-2012, no célebre Beira-Mar – Sporting.

      Saudações Leoninas

      • JoaoMiguel96
        Posted Julho 7, 2020 at 5:01 pm

        Saudades desse jogo. Foi das cenas mais lamentáveis que já vi, mas já nos habituaram a tudo.

  • Nazgul
    Posted Julho 7, 2020 at 2:08 pm

    Já vão poder dizer no fim que não alcançaram o 2 lugar porque foram roubados …

    Até se podiam queixar mas dizer “bastou uma série vitórias” parece que eram a equipa mais temida de Portugal e ainda iam ficar em 1!

  • Kacal
    Posted Julho 7, 2020 at 2:17 pm

    Realmente o Sporting até me pareceu ter razões de queixa. Talvez tivesse vencido ontem com uma arbitragem mais assertiva, mas também é verdade que não fizeram um grande jogo e podiam ter feito mais quase a 2ª parte toda a jogar contra 10. E o problema aqui é irão ter a mesma coerência quando forem beneficiados, irão falar nesse momento? Pois.

    • Estigarribia
      Posted Julho 7, 2020 at 2:57 pm

      Kacal,

      O problema é que os três grandes são todos farinha do mesmo saco. Quando são prejudicados berram o mais alto quem podem, mas quando são beneficiados calam-se bem caladinhos. Nisso, e há que admitir, está tudo em sintonia. Não desafinações.

      Quanto ao jogo de ontem, o Rúben teve de gerir a parte física com pinças, visto que na sexta-feira avizinha-se um jogo complicado com o Santa Clara, que já foi à Luz espetar 4 batatinhas. Se o Sporting podia ter jogado melhor? Podia. Mas jogadores como Wendel, por exemplo, já vinham sendo titulares e poderia-se correr o risco do brasileiro se lesionar devido a fadiga (Wendel é peça importante no meio-campo leonino e uma lesão do brasileiro deita tudo a perder).

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Julho 7, 2020 at 4:57 pm

        Lá está Estigarribia, eu concordo que os três “grandes” são todos iguais e em sintonia nesse aspecto, sem dúvida. Mas depois acaba por ser hipocrisia apenas, daí ter dito que sem coerência perde-se a credibilidade. E ontem com ou sem erros de arbitragem, o Sporting devia ter feito mais porque jogou quase toda a 2ª parte com mais 1.

        Sobre o resto, concordo que o plantel do Sporting tem pouca profundidade em qualidade e quando se troca certas “peças” fica mais complicado e ontem notou-se, mas faz parte.

        Saudações DesPortistas

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Julho 7, 2020 at 4:35 pm

    Concordo que façam o comunicado, mas acabou, não vale a pena continuar a chorar.
    A exibição do Sporting foi péssima, tal como a actuação do árbitro e do vídeo árbitro, agora nada a fazer.

    Há a fazer sim e de forma a proteger o futebol, é punirem o circo de Ricardo Soares e Passinato, aquilo não é nada e só prejudica o futebol português, já de si fraco.

  • Chico
    Posted Julho 7, 2020 at 4:37 pm

    A mesma postura desde que me lembro. Sempre alheios de responsabilidade e prejudicados por fatores externos. Não é que os outros sejam melhores, mas isto é só ridículo e de uma arrogância brutal.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Julho 7, 2020 at 5:50 pm

      Os árbitros também devem começar a assumir a responsabilidade pelas suas falhas, não é cometerem erros atrás de erros e no fim chorarem por serem justamente criticados.
      Depois sim, tanto Clubes como adeptos, devem começar a acabar com o hábito de se queixarem com o intuito de receberem dividendos da arbitragem, método que os Clubes mais fortes usam muito mais do que os mais pequenos, e não é exclusivo do Sporting, a diferença é que quem não ganha vai chorando mais vezes.
      Porto e Benfica vão dividindo os Títulos entre si à vontade e basta estarem um ano sem ganhar para chorarem tanto ou mais que o Sporting ou até mesmo o Braga, que é um clube que vai crescendo cada vez mais.
      Clubes e adeptos devem de facto mudar, mas a arbitragem precisa de levar uma grande reforma, se querem que exista uma melhoria do ambiente que se vê no futebol Nacional. Sl

      • Chico
        Posted Julho 7, 2020 at 8:29 pm

        Não há nenhum país onde a arbitragem seja perfeita. Sinceramente não vejo a portuguesa a ser melhor ou pior que as outras, até é mais rigorosa que as do norte da Europa, excessivam nte rigorosa inclusive. É mesmo da nossa cultura portuguesa. Somos um milagre, um exemplo a seguir, quando estamos bem, enchemo-nos de soberba e rapidamente voltamos ao fundo do poço. Lá bem no fundo do poço, atiramos sempre a responsabilidade pelo estado de coisas para terceiros. Há um crise de responsabilidade na sociedade ocidental e vai ser o início do nosso fim

Deixa um comentário