Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«O Sporting tem o melhor plantel dos três grandes»

Concorda? O clube leonino só em Janeiro investiu mais que o FC Porto e Benfica durante a época toda, mas um grande orçamento nem sempre é sinónimo de um grande plantel.

Vítor Oliveira considera que o Sporting tem o melhor plantel dos três grandes, recordando que já tinha manifestado essa opinião no arranque da época, mas mesmo assim está confiante que o Portimonense pode tirar pontos aos leões. “No início do campeonato, se me perguntassem quem seria o mais sério candidato ao título era o Sporting. Tem o melhor plantel dos três grandes. Por algumas razões que desconheço e outras que conheço, o Sporting não conseguiu e ficou relativamente afastado da primeira posição. Com uma ponta final muito boa, esta equipa está na luta pelo segundo lugar, que é importante pois dá acesso à Liga dos Campeões”, disse o técnico dos algarvios. «As expectativas são sempre positivas, como é evidente. Sabemos do favoritismo do Sporting, que está a fazer uma fase final de época muito boa. Vem de cinco vitória, inclusive com o FC Porto e o Atlético Madrid, o que é sintomático do que o Sporting pode fazer neste momento. Mas vamos jogar tranquilos. Os nossos objetivos fundamentais estão conseguidos e vamos tentar dificultar o favoritismo que é atribuído com legitimidade à equipa do Sporting. Sabemos que vamos enfrentar dificuldades, mas sabemos que em casa somos capazes de fazer uma boa exibição em casa e eventualmente tirar pontos ao Sporting. Estou relativamente otimista pela semana que os meus jogadores tiveram. O ambiente no grupo é bom, é um ambiente de otimismo, de querer provocar uma surpresa e poder ter influência na decisão final do campeonato», acrescentou.

47 Comentários

  • Luis 1 2 3
    Posted Abril 27, 2018 at 1:59 pm

    Obvio que tem o melhor plantel, e melhor 11 acho a unica posição em que o Sporting não tem um jogador top para a nossa realidade é a de lateral esquerdo fica atrás do grimaldo e muito atras do Telles de resto mesmo jogadores como piccini que eu achava que era barrete ja demonstrou ter qualidade, o grande problema do Sporting nao são os jogadores…. Sao os egos do treinador e do presidente.

  • SirFootballer
    Posted Abril 27, 2018 at 2:00 pm

    Não concordo e sou do Sporting.

    Para mim os três plantéis são equilibrados, uns melhores numas coisas e outros noutras, todos com deficiências, todos com virtudes.

    O Sporting foi o que mais investiu este ano mas ainda parte atrás. Foi a primeira vez nos últimos 15 anos que tal aconteceu, não ganha um campeonato há muito e ainda tem deficiências óbvias. Não seria por essa razão que passaria a ser favorito.

    Por exemplo se no próximo ano o Tottenham ou o Liverpool investirem 200M e o City 150M, isso significaria que o Tottenham e o Liverpool teriam obrigação de serem campeões ou que seriam favoritos? Não, porque o City vem de vários títulos nos últimos 10 anos e um progresso de investimento.

    O mesmo com o Sporting. Diria que para ficar no ponto, ainda precisa de mais 2 anos assim, a investir forte e a cobrir o que ainda falta, principalmente a nível de extremos e avançados, que são as posições mais caras.

    O caminho parece-me que será esse, um risco financeiro que obviamente obrigará todos os anos a vendas. Este ano será o caso de William, parece-me. Para o ano provavelmente Gelson ou Bruno Fernandes.

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Abril 27, 2018 at 2:14 pm

      Isso é totalmente diferente, Benfica investiu uns 7 milhões, o Sporting investiu, não sei ao certo quantos o Sporting investiu 45M, 6,42x mais, ou seja, o Tottenham se fizesse um investimento de 642M e o City fizesse de 100M, acho que era claro que tinham a obrigação de ganhar……….

    • Invictus
      Posted Abril 27, 2018 at 2:59 pm

      O City vem de vários títulos nos últimos 10 anos ?

      O Liverpool no séc XXI tem títulos mais importantes que o M.City é já é um grande há mais de 100 anos, o City a uns anos o melhor que tinha era o W.Philips e lutava para não descer.

  • AngeloGJ
    Posted Abril 27, 2018 at 2:03 pm

    Sporting com o melhor plantel dos 3 grandes? Nao acho, é o plantel com mais opcoes sem duvida mas nao é o melhor, é melhor do que os planteis do Sporting do passado mais recente mas ainda nao é o melhor, acho que nao seria injusto dizer que neste momento o Benfica e Porto teem talvez dos planteis mais fracos da sua historia recente MAS mesmo assim o plantel do Sporting ainda nao é o melhor.

  • RodolfoTrindade
    Posted Abril 27, 2018 at 2:04 pm

    Concordo em absoluto e é algo que já digo desde o início da época.

    O SCP só se pode queixar de JJ e ter um lunático a desestabilizar os jogadores.

    • Ze Maria
      Posted Abril 27, 2018 at 3:50 pm

      O Sporting não tem o melhor plantel como é óbvio.

      • Luke
        Posted Abril 27, 2018 at 4:54 pm

        Óbvio? No início da época não era assim tão óbvio… E aliás para mim continua a não ser. Na minha opinião Sporting tem o melhor plantel dos 3 grandes, mas e pior equipa (aliás para mim o Braga está à frente do Sporting como equipa, mas o plantel do Sporting é tão imensamente superior que lá vai disfarçando).

        E eu sei que tu sempre disseste que o Sporting tinha o pior plantel, mas a maioria das pessoas neste blog diziam que tinha o melhor. Basta ver os posts até Dezembro.

        Agora, se treinador não os potencia, se os jogadores não têm motivação, se não jogam em equipa, etc, isso já é outra história.

  • Pulga
    Posted Abril 27, 2018 at 2:08 pm

    Dos 3 grandes, o Sporting tem o melhor plantel e o melhor treinador (diria até, com uma diferença substancial para os outros 2), mas nem os jogadores conseguem atingir o seu potencial nem o treinador consegue impôr a sua ideia de jogo…

    O que raio se passa neste clube?

  • Bardias
    Posted Abril 27, 2018 at 2:12 pm

    Nunca pode ser o melhor plantel quando só tem um ponta de lança.

  • miguelvc
    Posted Abril 27, 2018 at 2:13 pm

    Não me parece que houvesse qualquer dúvida em relação a isso

  • Artur Trindade
    Posted Abril 27, 2018 at 2:15 pm

    Opinião disparatada explicada apenas pela péssima relação mantida com Jorge Jesus.
    Oliveira mata 2 coelhos com uma cajadada.

    Um plantel tão desiquilibrado que na zona onde tudo se decide, no ataque, existe apenas 1 extremo. Raphinha ficou para o ano.
    No centro do ataque o exilado Montero regressou para ser o 2º avançado!?

    Claro que existe sempre a questão da quantidade, No meio campo existem 8 jogadores, e jogam WC e Battaglia e os suplentes são Petrovic e o jovem Wendel. Na esquerda existem Coentrão, Lumor, Acuna e B. César, todos de tração atrás, teve de voltar o renegado Bryan para haver uma opção como EE.

    • Miguel Marques
      Posted Abril 27, 2018 at 3:53 pm

      afirmação com um desconhecimento do perfil de vitor oliveira.

      a relação não é boa, já há vários anos, nem o JJ estava no SLB, mas isso nunca justificaria “mata 2 coelhos”
      Não é feitio do VO, nem nunca será.

      Simplesmente é a opinião dele, que consideras disparatada, ok, mas como verás nos comentários não é o único a afirmar isso.

  • Joao D
    Posted Abril 27, 2018 at 2:17 pm

    Pelo menos é a que tem mais jogadores internacionais pelos seus países.

    • JoaoMiguel96
      Posted Abril 27, 2018 at 3:38 pm

      Isso nada quer dizer. Podíamos ter a seleção indiana no Sporting e o resultado não era igual.

  • ACT7
    Posted Abril 27, 2018 at 2:30 pm

    Concordo, o Sporting têm um grande plantel, fez boas contratações Mathieu, Coentrão, Wendel, Acuna, B.Fernandes, etc. são contratações top para a nossa liga.
    Depois ainda têm jogadores que já cá estavam que também foram contratações muito boas, Bas Dost e Coates, já vinham com experiência de selecção e ligas de top, o que acaba por fazer a diferença no nosso campeonato.
    Há ainda elementos muito importantes como Patrício e William, que muito sinceramente são dos poucos da nossa liga que vejo irem para os campeonatos top 5 e serem estrelas, há ainda Gelson (que para mim falta-lhe muita coisa) já cheira a selecção.
    Depois têm um treinador que dispensa apresentações, um presidente maluco e há a falta de vitórias, mas por incrível que pareça o Sporting este ano podia nem sequer ter hipóteses de lutar pelo 3º lugar, não fosse uns 7 ou 8 pontos que ganharam por erros de arbitragem (há ainda o factor estrela, mas aí pode bater à porta de todos).

  • brunosilva
    Posted Abril 27, 2018 at 2:31 pm

    Uma frase para colocar pressão nos jogadores.
    Obviamente que o Sporting CP não tem a melhor equipa dos três. Para mim a melhor é o SLB. As 3 equipas são muito similares, mas o ataque do SLB é superior ao do FCP e muito superior ao do Sporting CP.
    Num campeonato como o português ter jogadores (avançados) que marquem é meio caminho para vencer.

  • Wonderkid
    Posted Abril 27, 2018 at 2:42 pm

    Nada mesmo. Ao Sporting falta-lhe banco, nunca houve um segundo avançado, um ponta de lança suplente, ou um lateral esquerdo suplente. O Sporting gastou mais que Porto e Benfica, mas estes já tinham plantéis bem superiores ao do Sporting.
    Agora, houve foi muito dinheiro mal gasto pela Direcção e mal rentabilizado pelo Treinador, mas isso já é outra história.

  • Atum10
    Posted Abril 27, 2018 at 2:46 pm

    e dúvidas ? acho que é quase consensual. Assim como o motivo de não vencer também acho que quase todos sabem.

  • Bino Costa
    Posted Abril 27, 2018 at 2:51 pm

    Rui Patrício
    Alex Telles
    Mathieu
    Marcano
    Ricardo
    Danilo
    Herrera
    Bruno Fernandes
    Brahimi
    Gelson
    Jonas
    Penso que seria algo deste género, um 11 dos 3 grandes. Claro que poderia também colocar Fejsa ou Marega (por esta época). O Sporting consegue colocar 4, o Porto 6 e Benfica 1.
    Quanto ao resto do plantel, aí o Sporting e Benfica têm mais soluções de qualidade.

    • Luis 1 2 3
      Posted Abril 27, 2018 at 3:04 pm

      O meu 11 tambem é igual a esse, mas compreendo quem meta Filipe/Coates/Jardel para centrais e Carvalho e Fejsa para médios defensivos.

    • tiagoagm
      Posted Abril 27, 2018 at 3:12 pm

      Uma equipa que não ganha um campeonato á 15 anos nc pode ser considerado favorito a ganhar o campeonato. Além de que nao precisa de ter rivais porque o seu presidente e treinador são autenticas bombas internas.

      • Bino Costa
        Posted Abril 27, 2018 at 4:57 pm

        Nunca considerei o Sporting principal candidato. Aliás, para mim o principal candidato era o Benfica, até porque vinha de 4 seguidos. No entanto, com as perdas de jogadores cruciais e a não compra de substitutos muita gente aviso que era excesso de confiança. Apesar de tudo isso, o Benfica até está a lutar pelo campeonato até ao fim, o que demonstra as fragilidades dos outros grandes, no caso do Porto um bom 11, mas plantel curto, no caso do Sporting, falta de estabilidade emocional e algumas lacunas no plantel.

    • Miguel Marques
      Posted Abril 27, 2018 at 3:56 pm

      A questão terá que ser posta sempre no ínicio da epoca.
      Ou seja o Marega ninguem dava 1 tostão por ele. O herrera era o patinho feio (gozado por todos)….

      Quando poem o plantel do FCP com nível similar do SLB ou SCP eu fico muito satisfeito pelo trabalho do nosso treinador, porque ninguem duvida que o plantel do FCP é o mais fraco ao iniciar a epoca, e que hoje as coisas ficaram mais equilibradas.

      Se criticam o Mourinho por não potenciar jogadores, sejamos justos e critiquem o JJ por não ter potenciado um excelente plantel

      • Artur Trindade
        Posted Abril 27, 2018 at 5:58 pm

        Verdade, o trabalho do Sérgio na potenciação de jogadores deve ser reconhecido, mas no caso de Marega, para mim sempre teve aquele potencial, aliás JJ queria-o bastante. No caso de Ricardo e Aboubakar, vieram de excelentes temporadas, era de esperar o rendimento, Soares já tinha rendido na época anterior. Herrera sim, foi a época de afirmação, tal como Marega, apesar da aposta inicial em Oliver e Soares.

        Mas no caso do Sporting, se havia quem achasse que Iuri iria vingar como alternativa a Gelson, que Acuna seria o EE, quando era fácil de ver que puxava atrás, apesar de ser bom jogador. Bryan Ruiz não estava inscrito, Alan Ruiz não tinha intensidade, então quem sobraria no ataque, para lá dos efetivos Gelson e Dost? Doumbia. Para mim, a desilusão da época, principalmente porque foi contratado para fazer dupla com Dost e cedo se percebeu que não dava, mas 1 golo é muito pouco, mas seriam sempre só 2 avançados. Desta época fica Bruno Fernandes e a sua capacidade de disfarçar as péssimas opções de ataque disponíveis.
        As lesões de Podence e Rafael Leão complicaram ainda mais as coisas.

        Comparar com o Benfica que apesar de ter perdido Mitroglu, entrou com Sferovic a marcar 4 golos em 5 jornadas, Jonas, Jimenéz. Cervi e Salvio a titulares, Rafa, Zivkovic e Diogo Gonçalves como opções. Krovi lesiona-se, Salvio lesiona-se, entra Rafa e Zivkovic passa a meio campo, e nada se passa.

        Os ataques em Portugal resolvem campeonatos, e com este ataque o Sporting não chegava lá.

    • Joao X
      Posted Abril 27, 2018 at 7:27 pm

      Não podes colocar simultaneamente Mathieu e Marcano. Hoje em dia não faz sentido, há centrais que jogam do lado direito e outros do lado esquerdo.
      Sendo assim trocaria Marcano por Coates.

  • Francisco A
    Posted Abril 27, 2018 at 3:14 pm

    Fala um sábio. De facto o SCP tem neste momento o melhor plantel em Portugal mas aquilo que o Mister Oliveira sabe mas não diz é que um plantel por mais forte que seja com BdC está condenado ao insucesso.

    A famosa AG deitou tudo a perder, como já se previa e as aspirações ao título acabaram. Vão perder agora contra o SLB ( alvalade é o salão de festas do Benfica) e na próxima época vão jogar na Liga Europa.

    • João Ramos
      Posted Abril 27, 2018 at 3:35 pm

      E o número do Euromilhões para hoje sabe? Agradecia eheh… Abraço

      • Estigarribia
        Posted Abril 27, 2018 at 4:33 pm

        João Ramos, ainda perder a tempo a responder ao Francisco

      • Estigarribia
        Posted Abril 27, 2018 at 4:34 pm

        João Ramos, ainda perdes tempo a responder ao Francisco A??? Ele fala mais do Sporting do que do seu clube – o FC Porto. O sonho dele era ser do Sporting Clube de Portugal, mas depois é logo deserdado.

        Saudações Leoninas

    • kurt
      Posted Abril 27, 2018 at 8:16 pm

      “Alvalade é o salão de festas do Benfica” diz-me então o número de vitórias de uma e outra equipa no jogo entre ambos em Alvalade.

  • Manchester Is Red
    Posted Abril 27, 2018 at 3:39 pm

    Discordo.

    Foi a equipa que mais investiu mas não tem melhor plantel.

    Pode-se destacar apenas nas posições do GR (Rui), Médio Centro (Bruno) e, quiçá, Extremo Direito (Gelson).

    Em todas as outras posições os rivais conseguem ser melhores ou apresentar o mesmo nível da equipa de Alvalade (com algumas dúvidas no eixo da defesa).

    Piccini não é melhor que Ricardo e até o Almeida tem feito uma época muito boa.

    Coentrão não foi melhor que Telles ou Grimaldo.

    William não foi melhor que Fejsa ou Danilo.

    Acuña não foi melhor que Cervi ou Brahimi.

    Dost não foi melhor que Jonas.

    Coates não foi melhor que Marcano ou até Jardel.

    Mathieu, quanto muito, apresentou-se a um nível semelhante ao do Marcano.

    Battaglia não foi melhor que Herrera e que Krovinovic, no pouco que o Croata jogou.

    Gelson, Rui e Bruno, para mim os 3 destaques “isolados” do Sporting relativamente a Benfica e Porto. Ainda assim, se considerarmos o Marega como extremo direito puro, até o maliano tem números mais interessantes que o Português.

    O Benfica continua, a meu ver, a ser a EQUIPA (leia-se jogadores + capacidade de jogar em conjunto) mais capaz do campeonato, o que diz muito da qualidade do nosso campeonato, quando esta amostra de plantel está a discutir o 1º lugar a 3 ou 4 jornadas do fim.

    • Luke
      Posted Abril 27, 2018 at 4:26 pm

      Percebo esta análise, mas não creio que ao avaliar a qualidade do plantel se possa avaliar a qualidade de jogo apresentada, a qualidade de jogo da equipa, etc. Porque essa é exactamente a diferença entre um bom plantel e uma boa equipa.

      Vejamos: há uma razão para que à partida, no início do campeonato, tanta gente tenha apontado o Sporting como tendo o melhor plantel. E é claro que vai aparecer aqui gente a dizer “eu sempre disse que não blá blá blá” mas a verdade é que a maioria das pessoas dizia que o Sporting tinha a melhor equipa. Basta ver os posts do VM até Dezembro. E isto sim é avaliar um plantel, é pegar na qualidade individual de cada jogador e somá-las a todas.

      Agora se essa qualidade individual se transforma em qualidade de jogo? Isso já é outra história… O facto de o treinador não os potenciar, de não terem motivação, de estarem todos rebentados, etc, não tem a ver com a qualidade intrínseca do plantel.

      Eu sou da opinião que o Sporting tem o melhor plantel do campeonato mas tem a pior equipa. Sou também da opinião que o Benfica é quem tem pior plantel. Basta ver que qualquer guarda-redes suplente dos outros grandes servia para titular do Benfica. Basta ver que se André Almeida, Rubén Dias, Jardel, Fesja, Zivkovic e Jonas se lesionarem não há literalmente NINGUÉM de qualidade para substituir.

      • Manchester Is Red
        Posted Abril 27, 2018 at 5:20 pm

        Percebo e concordo com a sua opinião mas discordo totalmente da última frase.

        É um argumento fácil que se usa por esse mundo fora mas que, a meu ver não faz sentido. Por essa ordem de ideias, se o Real ficar sem Ronaldo, Ramos, Kroos, Modric não tem ninguém que consiga manter o nível; se o Barça fica sem Messi ou Suarez não tem rigorosamente ninguém para lhe substituir… Quando o Sporting ficou sem o Dost, não teve ninguém para fazer golos. Quando Marega não jogou, o Porto perdeu os primeiros jogos para a Liga.

        Argumento fácil mas incorrecto.

  • Artur Trindade
    Posted Abril 27, 2018 at 4:04 pm

    Plantel do Sporting inferior ao dos rivais, essencialmente por ter um ataque claramente inferior, onde pontificam 1 extremo e um PL. O resto é para encher.

    Jogada de Oliveira para menorizar JJ, com quem mantém acesa querela.
    Pelo caminho põe a pressão no adversário e ameniza possível derrota.

  • André Dias
    Posted Abril 27, 2018 at 5:40 pm

    Considero que o FCP tem o melhor 11 titular e que o SCP tem o melhor plantel. E digo isto desde a pré-época. Contudo, isto não desculpa a péssima época do Benfica, tínhamos todas as possibilidades (boa base de jogadores e mais de 100M em vendas) para ter o melhor plantel do país mas a época foi muito mal planeada.

    Se JJ tivesse gerido melhor a equipa em Fevereiro/Março e se o BdC não sabotasse o próprio clube não tenho dúvidas que o SCP seria neste momento o líder do campeonato.

    • ACT7
      Posted Abril 27, 2018 at 6:07 pm

      Acho que com o Mitroglou (eram garantidos 15/20 golos por época) podíamos ter sido campeões com este plantel. E o grego era sempre aquele jogador muito importante nos jogos grandes.

      • André Dias
        Posted Abril 27, 2018 at 6:19 pm

        Concordo. Mitro também desempenhava um papel diferente de Jiménez ou Jonas e a sua saída deixou uma lacuna que não foi preenchida. A sua qualidade nos duelos e na abertura de espaços (aqui complementava-se muito bem com o Pistolas) faz-nos muita falta.

  • M1950
    Posted Abril 27, 2018 at 5:54 pm

    Não tirou o melhor aproveitamento isso é certo , mas teve hipóteses para isso e o treinador geriu muito mal os recursos que lhe foram dados.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 27, 2018 at 6:38 pm

    Sem dúvida. O investimento foi por demais evidente e o plantel está a ser mal gerido pelo Jesus.

  • Number10
    Posted Abril 27, 2018 at 11:17 pm

    Considero os plantéis mais ou menos ao mesmo nível. Mas apesar de algunas lacudas da equipa do Benfica do seu treinador, acho que mais desiquilíbra no Benfica em relação ao Porto e Sporting é fo facto do Pizzi estar a fazer uma má época em relação às anteriores.

  • Mantorras
    Posted Abril 28, 2018 at 2:51 am

    Pelos vistos algum treinador que nao comenta aqui no VM concorda comigo. O melhor plantel… de longe. Mal gerido que doi… mas o melhor.

Deixa um comentário