Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting recusa proposta do Norwich por Wolfswinkel; Ingleses ofereceram 7 milhões (+ 3 por objectivos)

O clube leonino rejeitou uma proposta do Norwich de 10 milhões de euros (7 pelos direitos do jogador mais 3 por objectivos) para a venda de Van Wolfswinkel. Os leões consideraram os valores insuficientes, pretendem pelo menos 13 milhões de euros, mas o actual 13º classificado da Premier League promete voltar à carga (o Newcastle está igualmente na corrida pelo internacional holandês). Recordamos que o avançado foi adquirido por 5,075 milhões de euros em 2011 e entretanto o Sporting já vendeu 50% dos direitos económicos do holandês, por 2,537 milhões de euros, e, posteriormente, mais 15% por 975 mil euros. O emblema de Alvalade, portanto, só detém  35% do passe do “Snipper”. VM – Provavelmente era o único activo do plantel que os leões deviam tentar segurar até final da época. Só ele e Patrício tem estado a um nível positivo, não tem uma alternativa válida no elenco leonino, e apesar das críticas (injustas) que é alvo parece ser mais vítima que culpado em Alvalade (actua praticamente numa ilha, mesmo assim já apontou 11 golos esta época, e num ciclo positivo tem tudo para somar mais na 2ª volta). No entanto, também é evidente que alguns factores podem levar à sua saída: uma boa proposta (o ideal seria 8 milhões pelos 35% do passe), a necessidade dos leões realizarem um encaixe financeiro, e a própria vontade do jogador (denota já algum desgaste pela maneira como é tratado pelo adeptos leoninos). Caso seja transferido, e mesmo com Rubio a justificar há muito uma presença mais assídua na equipa A (o próprio Etock tem características que podiam ser melhor potenciadas no conjunto principal que na equipa secundária), o Sporting será certamente obrigado a ir ao mercado, o que nesta fase é uma tarefa que requer uma visão de mercado muito acima da média: faltam poucos dias para o final da janela de transferências; é sempre complicado contratar um bom avançado, são cada vez menos os que dão garantias de golos, e nesta fase ainda mais; e por último, a saída do holandês obrigaria à aquisição de pelo menos 2 dianteiros. Deve o Sporting vender Wolfswinkel neste defeso de Inverno? Qual o valor de mercado do holandês? Caso seja transferido, quem o deve substituir?

37 Comentários

  • Anónimo
    Posted Janeiro 25, 2013 at 10:29 am

    Só espero que o SCP acautele o que é preciso e quando o Newcastle vier dar os 13 milhões (ou até mais) no dia 31 de Janeiro se consiga ainda fazer os negocios necessários para não ficar sem NENHUM ponta de lança até final da época.

    Paulo Jorge

  • JN
    Posted Janeiro 25, 2013 at 10:45 am

    Eu pergunto é porque é que o Ghilas ainda não está com a camisola de treino do Sporting vestida. É impossivel de entender o que esperam. Nem com o Moreirense conseguimos negociar? Com um bom presidente o Ghilas já cá estava nem que fosse por troca directa com o Pereirinha.

    • João
      Posted Janeiro 25, 2013 at 11:19 am

      Ainda não percebi o que vêem no Ghilas.

      Os adeptos do Sporting falam dele como se fosse o Jardel, mas para mim não é sequer melhor que o Michel. Jogador que não serviu para o Benfica e Braga.

      Se é para vir o Ghilas prefiro apostar no Rubio. Se é para contratar, vão buscar o Dzuba.

    • Nuno
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:01 pm

      Ghilas? Pode ser que sim, pode ser que não… não acho que esteja ali um craque a 100%. Pode dar, tipo Derlei, ou pode ser o novo Wender. Agora, dar mundos e fundos por ele, e depositar toda a fé no homem agora, parece que não.

    • Nuno CF
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:17 pm

      Também não consigo ainda ver grande potencial no ghilas, mas nunca se sabe… Acho que um negócio com moldes semelhantes ao de joãozinho seria muito interessante se bem que não me parece que o moreirense aceitasse… O negócio alternativo seria troca de jogadores e nessa perspectiva pereirinha seria um jogador interessante como moeda de troca, sobretudo para o moreirense!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:35 pm

      Gosto muito do Ghilas… mas o Moreirense também. É provável que venha no final da época, em Janeiro é dificil porque o Moreirense não o quer perder para tentar a manutenção, e o Sporting não quer/pode pagar mais em Janeiro para ter o jogador quando a época está perdida.

    • NoSense
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:47 pm

      Não censuro quem diz que ainda não viu nada em Ghilas…normalmente quem não vê nada nesses jogadores só vêm quando estes assinam pelo Porto ou Benfica (sem disputar um único jogo a mais, mas aí já vêm qualquer coisa).
      Kléber antes de ir para o Porto mostrou menos que Ghilas (é certo que não deu certo no Porto mas quando assinou todos criticaram o Sporting por se ter deixado atrasar), Lima antes de ir para Braga tinha mostrado pouco mais que Ghilas (um hat-trick ao Porto e pouco mais), Éder não jogou metade da época passada e ninguém viu nada nele…
      Outro exemplo que não está directamente relacionado mas pode ser dado: Salomão veio qcom 21/22 anos da II divisão (nem da segunda liga veio) sem ninguem o ver jogar e todos gostaram, Ghilas está na I liga e tem 22 anos também e poucos gostam

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 25, 2013 at 1:07 pm

      Aqueles dos que não veêm nada no Ghilas são os mesmos que não viam nada no Éder…

    • Nuno CF
      Posted Janeiro 25, 2013 at 1:14 pm

      Eu quando digo que ainda não vi grande potencial, também tem a ver com um pouco de ignorância minha, visto que não o vi jogar vezes suficientes, é verdade… Por isso mesmo, e também porque pelo que vi também não me desagradou por completo, admitia que o Sporting o fosse buscar, mas sempre num negócio seguro, porque acho demasiado arriscado dar 3 milhões (valor que já se falou na imprensa como sendo a sua cláusula de rescisão e o único valor pelo qual ele saía em Janeiro) por um jogador que apesar de ser novo e ter características interessantes, ainda não provou totalmente o seu valor. Já para não falar que é muito fácil destacares-te no Moreirense, mas no Sporting a conversa já é outra. Mas tal como já referi, no futebol nunca se sabe, e como o Sporting não tem dinheiro, esta poderia ser uma contratação interessante na relação qualidade/preço.
      SL

    • Nuno CF
      Posted Janeiro 25, 2013 at 1:19 pm

      LuisRafelSCP:
      Apesar de tudo, não posso concordar com a sua lógica de que a época já está perdida… É certo que a época tem sido uma lástima, mas julgo que o Sporting ainda tem objectivos, nomeadamente o 4º lugar e porque não tentar uma graçinha e tentar o 3º (isto se o braga estiver para aí virado).. Para além deste objectivo, parece-me uma altura óptima para começar a preparar a equipa para atacar a próxima época com mais equipa e objectivos, até porque considero a próxima época essencial para saber o que esperar do Sporting nos próximos anos…
      SL

  • Ricardo Manuel
    Posted Janeiro 25, 2013 at 10:57 am

    Vendam este Holandês e comprem Ghilas sem duvida e apostem no Carlão 26 anos e sem contrato dá perfeitamente até ao final da época

  • Bernardo
    Posted Janeiro 25, 2013 at 11:05 am

    Há duas coisas que destroiem os clubes portugueses: esses fundos de alienação desconhecidos e os empresários que impigem aos clubes jogadores sem classe nenhuma como por exemplo Danijel Pranjic. Empresários e fundos são o cancro dos clubes portugueses

  • joao pedro
    Posted Janeiro 25, 2013 at 11:10 am

    O unico jogar do Sporting que neste momento não tem substituto. E que não venderia neste mercado, todos os outros incluindo Patricio têm alguém para a sua posição.
    Mas o Sporting necessita de dinheiro… vamos ver. É provavel que ainda saia alguem por venda, todos os outros foram emprestados sem nenhuma mais valia.

  • Hugo
    Posted Janeiro 25, 2013 at 11:19 am

    8 milhões por 35% do passe seriam qualquer coisa como 23M!
    Não me parece que alguém faça uma oferta desse valor…
    Mas sem dúvida que é dos poucos jogadores que ainda pode valorizar até ao fim da época.

    • Visão de Mercado
      Posted Janeiro 25, 2013 at 11:30 am

      A cláusula do holandês é de 22 milhões de euros. 8 milhões é mais ao menos 35% desses 22.

      Não nos parece exagerado.

      Por outro lado, Godinho afirmou em Setembro que recusou uma proposta de 14 milhões por Wolfswinkel e que só estava disposto a vender o avançado pela cláusula. Daí termos feito a referência aos ditos 8 milhões de euros.

    • seca
      Posted Janeiro 25, 2013 at 11:41 am

      Mas então as notícias dos 13M não têm muita lógica…

    • Hugo
      Posted Janeiro 25, 2013 at 11:42 am

      Mas então as notícias dos 13M não têm muita lógica…

    • Nuno
      Posted Janeiro 25, 2013 at 11:55 am

      Já perguntei isto várias vezes, e ninguém ainda soube responder: o Sporting tem opção de recompra dos passes alienados a fundos?

    • Ricardo
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:02 pm

      Neste caso não posso concordar com vocês, Visão de Mercado. É certo que o Wolfswinkel joga numa ilha, é certo que marca golos e segura bem a bola mas também é certo que é um jogador com uma capacidade técnica muito fraca (ver este jogador a correr com a bola às vezes até dá um nó no estômago), com muito pouca velocidade e mesmo em frente à baliza (mais em situações de um para um e principalmente em situações em que tem tempo para pensar) muitas vezes não se mostra um killer. Por isso acho que 22 milhões pela totalidade do passe é claramente exagerado sendo que no máximo dava 15 milhões por ele.

    • Nuno CF
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:13 pm

      Questão interessante da sua parte Nuno, que também gostaria de ver respondida…

  • JTeodoro
    Posted Janeiro 25, 2013 at 11:44 am

    Dos poucos que gostava de ver continuar com a camisola do SCP vestida, juntamente com Patricio. A proposta até pode ser boa, mas dificilmente o SCP com esse dinheiro compre alguém melhor, por isso prefiro que fique. E no meio de tanta mediocridade esta época já leva 11 golos!

  • Nuno
    Posted Janeiro 25, 2013 at 11:59 am

    O VW não é um PL de excelência, mas duvido que o Sporting tenha capacidade financeira de ir buscar alguém melhor.
    Por outro lado, vender jogadores (dos ditos indiscutíveis) ao Norwich é mau; o Sporting deve ser visto como uma ponte para clubes maiores, e para tal, deve vender jogadores a equipas de topo (nesse aspecto, o Patricio sair para um barcelona era determinante). Ou seja, os jogadores estrengeiros viriam para o Sporting porque tinham a noção de que se iriam valorizar (acontece no Porto), e os jovens não aceitariam a primeira proposta que lhes aparecesse à frente, porque saberiam que ficando 3/4 anos, teriam hipóteses de dar o salto para grandes emblemas. O problema do sporting sempre foi esse… nunca tirar rendimento desportivo da sua cantera. À 1ª chance, fugiam (Quaresma, Viana, e outros), pois sabiam que se ficassem, não se iriam valorizar profissionalmente.

    • João Faustino
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:10 pm

      Muito bem analisado.

    • Nuno CF
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:11 pm

      Infelizmente tem toda a razão… Esperemos que isto se comece a inverter já com Patrício.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:59 pm

      Concordo com esta análise. Penso que o Sporting não deveria vender o Wolfswinkel até porque não vai conseguir contratar um jogador melhor. Acho que de todo o plantel ele devia ser o único jogador considerado como não negociável. A equipa de Alvalade deveria aproveitar esta segunda volta, para um pouco à imagem do Vitória potenciar vários jogadores da equipa B, e fazer algum dinheiro com jogadores com jogadores como o Capel e o Schaars. Quanto ao Rui Patrício caso fosse para o Barcelona, seria muito bom tanto para ele como para o Sporting e até para Portugal, que teria o titular da sua baliza ao serviço das actual melhor equipa do mundo.

  • João Faustino
    Posted Janeiro 25, 2013 at 12:10 pm

    Muito bem analisado.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 25, 2013 at 12:29 pm

    Wolfswinkel, Patrício e Capel, estes 3 homens no período mais negativo do Sporting esta época eram os únicos que mereciam ser respeitados e que acrescentaram alguma vontade e qualidade.
    Wolfswinkel é neste momento o "mal-amado" do 11, imcompreensivelmente, mas é. Não vou estar a falar nos golos, quem não gosta dele não vê estatísticas por isso não vale a pena.
    Penso que deve ser segurado, o Sporting tem apenas 35% do passe e não tem no plantel nem capacidade de mercado para contratar uma garantia de golos como é Wolfswinkel (25 golos a época passada, mais 11 nesta até ao momento, onde só não chegará à mesma marca devido ao momento da equipa e principalmente porque foi eliminada de tudo muito cedo).

    p.s.: A evolução, satisfação, CONFIANÇA e continuidade de Wolfswinkel no Sporting estão em risco, o rapaz já percebeu que faça o que fizer nunca será unânime, os festejos dos golos mostram isso mesmo (muitas vezes quase não festeja, muitas vezes anda sem confiança e pressionado).

  • PedroCastela
    Posted Janeiro 25, 2013 at 12:53 pm

    Não percebo tanta relutancia do adepto sportinguista em admitir o real valor do Wolfswinkel.

    Um tipo que luta dentro das 4 linhas o que ele luta, que marca o que ele tem marcado mesmo jogando sozinho na frente e tendo atrás uma equipa mediocre futebolisticamente falando, com muito potencial devido à sua idade.. E ainda há quem o critique como se fosse algum tosco e o queira ver fora de Alvalade? Lá se ia o abono de familia..

    Neste caso, concordo com o VM. Um valor a rondar os 20 milhões seria ajustado para o holandês. Para o SCP, se sair, seria melhor só no final da época, pois ainda lutam para a manutenção (com olhos na Liga Europa).

    Cumprimentos.

    • Ricardo Manuel
      Posted Janeiro 25, 2013 at 1:03 pm

      Eu sinceramente não é relutância nenhuma, eu pura e simplesmente não gosto do tipo de jogador. E muito menos para jogar sozinho na frente é muito fraco fisicamente e não desgasta minimamente uma defesa contrária. É fraco no jogo aereo , simplesmente não gosto

  • bibooporto
    Posted Janeiro 25, 2013 at 12:55 pm

    O Porto devia emprestar Kleber até ao fim da epoca ao Sporting

    ou podiamos trocar Kleber por um extremo do vosso plantel
    Varela esta em baixo de forma e James lesionado, estamos a precisar de um extremo

    Kleber por Carillo ou Capel era bom para ambas as partes, o que acham ?

  • VG
    Posted Janeiro 25, 2013 at 1:50 pm

    No meu entender só devem ser aceites propostas acima dos 15M, apesar do rendimento deste ano não estar a ser o desejado, é um jogador completo e ainda com margem de progressão. O substituto perfeito seria o Kevin Gameiro do PSG, está completamente tapado pelas estrelas contratadas. Numa primeira fase o empréstimo e no final da época tentar a aquisição do passe. Cumps

  • Pedro
    Posted Janeiro 25, 2013 at 3:37 pm

    Numa altura de crise financeira e com a época perdida 8 milhões por 35% do passe era uma venda fantástica para o clube. Aguardamos por novidades.

  • sano
    Posted Janeiro 25, 2013 at 6:29 pm

    guilas ja ca deveria estar independentemente da saida de ricky, com a sua saida tentaria emprestimo de di santo e seria di santo guilas etock ou rubio

  • leugimM
    Posted Janeiro 25, 2013 at 7:39 pm

    É certo que RVW tem sido dos melhores elementos deste Sporting, apresenta algum potencial e uma margem de progressão considerável, mas na minha opinião o holandês não é, nem nunca será, um "craque". A situação financeira do clube leonino e a urgência em realizar encaixes significativos não permite, de forma alguma, atribuir o "rótulo" de inegociável a quem quer que seja, e como tal, 7 milhões por 35% do passe é indubitavelmente um negócio proveitoso para o Sporting. Noutra perpetiva, a nível desportivo é muito mais discutível, pois neste momento não há uma alternativa efetiva para esta posição, porém, dada a situação desportiva da equipa de Jesualdo Ferreira, penso que Rubio, Etock ou Viola (não é propriamente um ponta-de-lança mas faz a posição) podem ser suficientes até ao final da época. Contudo, uma "visita" ao mercado é neste caso a solução mais lógica, o que não é efetivamente uma tarefa fácil, porque nos dias de hoje é claramente mais difícil encontrar um ponta-de-lança que seja sinónimo de golos e de qualidade na frente de ataque, pelo menos a um preço alcançável aos "grandes" do futebol português. Para mim, o Ghilas, que até já deveria estar a treinar de leão ao peito, é a opção mais interessante mas pouco provável (é um elemento imprescindível para o Moreirense, que está a tentar escapar à despromoção).

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 25, 2013 at 10:09 pm

    Wolfswinkel tem sido o melhor jogador de campo do Sporting esta temporada, conseguindo 11 golos numa epoca completamente falhada e alinhando a maioria dos jogos completamente isolado do resto da equipa. Ainda assim, esta em crise de confiança (falhou 2 penaltys seguidos e no campeonato nao marca desde o Benfica) e a forma (estupida) como e tratado pelos adeptos leoninos a juntar a uma boa proposta (ouve-se 10M por 35% do passe era um bom negocio) poderao faze-lo sair).

    No entanto, concordo com o VM quando dizem que deveria ser dos ultimos jogadores a ser transferido nesta janela de Inverno, embora isso seja um contrasenso, ja que e um dos jogadores mais cotados no mercado. Nao tem substituto a altura no clube (Rubio e Etock ainda estao verdes, Betinho ainda mais) e a entrada de 2 avançados seria necessaria, algo que levaria tempo ate haver um 9 capaz de marcar golos assiduamente.

    Por ultimo, nao e facil arranjarem-se pontas de lança e a preços acessiveis nesta fase da epoca, mas parece-me que Ghilas e um vindo de fora com qualidade eram opçoes interessantes.

Deixa um comentário