Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Também o Barcelona ‘pisca o olho’ a João Félix

É mais uma espécie de ‘novo João Vieira Pinto’, que Ronaldo, mas…

João Félix tem sido notícia em Espanha todos os dias, e hoje é o Mundo Deportivo a colocar o craque do Benfica na rota do Barcelona. Os catalães, que apelidam o jovem luso de ‘novo Cristiano Ronaldo’, destacam que o Barça já o segue há muito tempo, acrescentando no entanto que os 120 milhões de euros da sua cláusula de rescisão são um obstáculo. Recorde-se que Félix também está a ser apontado ao Paris Saint Germain, Real Madrid e Manchester United.

57 Comentários

  • MV
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 11:38 am

    Estranho tantos colossos não verem as piscinas que tantos entendidos dizem por aqui. Uma tentativa estúpida de tentar desvalorizar um grande talento do futebol português.
    Um desafio: rever o jogo de ontem e contar a quantidade de cargas faltosas ficaram por marcar a João Félix.
    Espero que LFV só o deixe sair em 2021, mas sei que isso é provavelmente impossível.

  • a-seabra
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 11:42 am

    Só espero que não saia cedo demais. Quem me dera que pudesse ter um percurso melhor que o do Renato, só assim vai poder corresponder ao valor que lhe atribuem. Pode vir a custar um campeonato ao meu clube (Porto) mas sabe bem ver este jogador.

    • Antonio Clismo
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 12:05 pm

      João Felix faz parte de uma das melhores gerações de sempre.

      Qualidade têm, Basta saber se mentalmente tambem sabem ser líderes dentro do campo.

  • w84show
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 11:48 am

    Puro craque, daqueles que não engana. A maturidade que apresenta com a sua idade é mais outro factor, tem uma tomada de decisão já muito evoluída e um QI futebolístico muito avançado. Tipo de jogador que é unânime quer sejas benfiquista, portista (como eu sou) ou sportinguista. Ninguém fica indiferente.

  • Senna
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 11:53 am

    Qualquer jogador luso com muito hype é o novo Cristiano. O Rafael Leão, o Gelson, agora o Félix.
    O rapaz que não se deslumbre pois ontem já teve tiques de mergulho desnecessários.

    • T. Pinto13
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 12:48 pm

      Tem me pareceu que já está a sentir o endeusamento de que tem sido alvo… É um belo jogador mas tem de ir com calma.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 12:00 pm

    Tem que continuar a evoluir com calma. Está no sitio certo para isso.

    O problema é que o joão Felix é que não rende com a maioria dos esquemas tácticos.

    Se jogasse num real Madrid, juventus ou Barcelona iria ficar no banco. Não seria muito util.

  • Manuel Teixeira
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 12:07 pm

    Como é que o Barcelona está interessado no “piscinas”?
    Afinal ontem aquilo foi tudo teatro, não percebo o interesse do Barça.

    • Ricardo Henriques
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 12:39 pm

      Está à vista a nova campanha contra mais um jogador que sai do Seixal

    • R1906
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 1:48 pm

      Muitas das criticas que o João Felix levou ontem, anda o Bruno Fernandes a levar a meses. Mas parece que só ontem dizer tais coisas, passou a ser campanha. Vai é começar a campanha de fingir que existe campanha, isso sim.

      • Fabio Mendes
        Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:18 pm

        Fingir que existe campanha?

        Andas desatento R1906.

        Cumprimentos.

        • R1906
          Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:31 pm

          No jogo de Alvalade que criticas levou?Zero, foi elogiado por toda a gente. Ontem foi criticado por tiques de vedeta = campanha. Ele inclusive fez o que o Risto fez em Setúbal.
          O que o Felix foi ontem criticado neste espaço, é o que muito se critica o Bruno Fernandes, não existe muito por onde fugir aqui. Alias as palavras que meteram aqui do Jorge Andrade estão a fazer o sentido inverso aos jogadores, já que a partir de hoje qualquer falta que sofra irá ser usado como premeditado. Mas já que ando distraído, onde existe essa campanha?

          • Manuel Teixeira
            Posted Fevereiro 7, 2019 at 3:54 pm

            Depois do festival que deu em Alvalade era preciso ter uma grande lata para criticar o Félix.

            • B.Jardim
              Posted Fevereiro 7, 2019 at 8:18 pm

              Então, por essa ordem de ideias, só porque que o Neymar é um dos melhores jogadores do mundo e faz constantemente grandes exibicões, não pode ser criticado por ser fiteiro.
              Faz todo o sentido…

            • R1906
              Posted Fevereiro 7, 2019 at 8:21 pm

              Mas não foi o que eu disse em parte?Em Alvalade jogou muito bem e não teve lances como teve ontem, lances de ontem pelo qual foi criticado e lances que não teve no Domingo e dai só foi elogiado. É simples.

  • Kuiper
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 12:40 pm

    Por muito que, em termos de estilo, seja diferente do Ronaldo e reuna mais traços de Rui Costa e João Vieira Pinto, não é isso que releva quando falam num novo “Cristiano Ronaldo”. Obviamente que o pessoal se refere a uma nova estrela do futebol português para carregar a tocha. Recorde-se, Figo passou a tocha a Ronaldo (o fim e o inicio da carreira de cada um, respetivamente, coincidiu) e Ronaldo passará a alguém, sendo que Félix é um dos maiores candidatos. Se não for ele, quem sabe Jota…

  • Luke
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 12:48 pm

    Exactamente como eu o descrevo! Um jogador com o estilo de João Vieira Pinto, mas com potencial para ter uma carreira 100x melhor! Ambos são claramente um 9.5, que é uma posição pouco usual no futebol de hoje em dia.

    Penso que as comparações com Cristiano Ronaldo é só por serem os 2 bons e os dois portugueses. Qualquer jogador português de posições avançadas que apareça vai ser sempre o novo Cristiano Ronaldo. Mas não acredito que eles achem que o estilo de jogo seja parecido…

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 12:50 pm

    Gostava muito mais de o ver no Barça do que no Real, isso é um facgo

  • LSC
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 1:00 pm

    Há uma coisa que devia de ser alvo de estudo: o porquê de os adeptos dos 3 do costume rebaixarem os jogadores que saem dos seus rivais. É incrível a quantidade de vezes que se vê a criticar por aqui o Gelson, João Mário, André Silva, Renato Sanches,agora o Félix, etc. Parece que sentem conforto em ver outros a falhar

    • SENSEI
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 1:55 pm

      A alegria de ver jogadores de clubes rivais fracassarem é realmente algo que não percebo. Nem percebo a constante vitimização dos adeptos desses clubes, com as constantes teorias de campanhas de X ou Y. Deixem-se dessas coisas, tirem as palas e aproveitem por ver o futebol tal como ele é, que é dentro do relvado.

    • Artur Trindade
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 5:28 pm

      Esse facto que referes é verdadeiro, mas para os Benfiquistas é uma perseguição dos adeptos rivais.
      Já li aqui que o anti-benfiquismo era o principal clube em Portugal.

      • DM
        Posted Fevereiro 7, 2019 at 7:23 pm

        Não é, é muito forte e claramente o segundo maior clube nacional mas felizmente não é superior ao benfiquismo

    • Rambum
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 6:09 pm

      Schadenfreude – o prazer do insucesso dos rivais!! Infelizmente em Portugal grande maioria nao passa disso!! Mas ainda é mais grave quando os jovens saem e mesmo assim nao conseguem passar esse complexo e nao querem qeu vingue… para nao dar merito as camadas jovens do rivais!! Enfim doentio….

    • B.Jardim
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 8:29 pm

      Mas onde é que há algum user a dizer que o Félix não é craque?
      Pode ser craque e apresentar comportamentos de fiteiro, tal como o Bruno Fernandos ou o Neymar, ou não?
      Lembro que o Ronaldo também tinha o mesmo problema no início da carreira.
      Quanto aos jogadores que referiste, nenhum deles é bom o suficiente para sair isento de críticas. Só porque alguém critica um jogador que não é da sua equipa não significa que seja obrigatoriamente por inveja.
      Claro que não disseste isso, mas há muitos users que estão a tentar levar essa ideia falsa avante. Muitos Portistas não gostam do André Silva, muitos Benfiquistas diziam que o Cancelo não sabia defender, etc. Mas como eram do mesmo clube do jogador já não era inveja.
      Isto não significa que não haja invejosos, mas dizer que são todos invejosos é desonesto.

  • OErnestoArnaldo
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 1:03 pm

    Boa comparação do VM.
    Não sou do tempo do JVP mas tenho em conta que ele era um segundo avançado e é aí que o João Félix tem jogado e feito jogar.
    Um verdadeiro craque! Junta aquela técnica típica de um 10 com uma boa finalização, tendo, desta forma, bastante golo. Tal como se tem visto desde que assumiu a titularidade.
    Quanto ao futuro dele, acredito que venha a ser descaído novamente para uma ala mas o que não quer dizer que deixe de se destacar.
    Eu acredito que um bom jogador joga bem onde quer que tenha que jogar.
    Um exemplo disto é o Mbappé que foi desviado pra direita devido ao Neymar e continua a fartar se de marcar golos e jogar muito no PSG.
    Acredito que não seja por aí que o Félix desvaloriza.
    O quê ele tem que fazer é continuar o seu percurso, treinar, manter se no mínimo mais uma época no Benfica pra continuar a ganhar estaleca e depois quando já tiver outra maturidade sim, começar a pensar em vôos maiores que a pobre liga portuguesa.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 1:08 pm

    O “novo Cristiano Ronaldo” no sentido de ser o jovem português mais promissor do momento e a nova coqueluche do nosso futebol, não em termos de características como jogador. Mas é cedo para afirmar tal coisa e ele é sim o “Novo João Félix”, ele é ele próprio. Deixem-no jogar com tranquilidade, evoluir e ter a afirmação completa, depois sim pensar noutros “voos”. Seria precipitado rumar a um dos gigantes espanhóis neste momento, mesmo no fim da época. Nem sequer à selecção chegou, é preciso dar um passo de cada vez. Mas o talento e o potencial são magníficos e estão lá! Só tem de continuar assim, mas convém controlar o seu temperamento de reclamar a toda a hora com os árbitros e ser “fiteiro”, penso que é algo que ninguém gosta e valoriza num jogador, espero que controle isso e continue humilde. Tem tudo para marcar uma nova era do futebol português.

  • Leaoatento
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 1:23 pm

    Tudo o que é demais cansa ou cria deslumbramento. Se no jogo do campeonato já valia 120 M€, na opinião de alguns, ontem fez um jogo fraquinho e revelou-me melhor uns pormenores pouco interessantes, muito ralhar, usar sistematicamente as mãos e os braços nas disputadas de bolas, puxando ou empurrando e umas quantas piscinas no choque, fruto de maus ensinamentos que quanto a mim lhe desciam logo 10 vezes o valor. O rapaz tem bons pés e é inteligente, por isso acredito que vá melhorar tudo isso. Quanto a vir a ser um supercraque, com 1,8 metros e 60 e poucos quilos, tenho muitas dúvidas. Veremos como se porta contra grandes equipas fora da lusitanea ao serviço do SLB…

    • w0bbly
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:07 pm

      O Messi do alto do seu 1,70m e 72 quilos (que foram ganhos mais ao longo dos ultimos anos porque ele quando surgiu não pesava 72 quilos, nunca na vida) manda um abraço. Isso de agora não se poder ser supercraque pela altura e peso é de chorar a rir

      • Kacal
        Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:13 pm

        Ter 1,80 e 64 quilos é demasiado franzino. Pelo menos vejo pelo meu primo que tem dados parecidos e é.

        O Messi tem 72 quilos, mesmo que tivesse os 64 de Félix na altura, tinha 1,70 e portanto ajusta-se mais ao seu peso, é diferente.

        Não que eu ache que a altura e o peso posso impedir um super talento de ser um supercraque, mas não são comparáveis as situações no meu entender e penso que o Félix deverá trabalhar a parte física um pouco também.

        • Fabio Mendes
          Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:29 pm

          Concordo Kacal e julgo que o JF já está a trabalhar essa componente.

        • Empaler
          Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:39 pm

          O JF não tem 64kg. Tem 73kg +-

          • Kacal
            Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:48 pm

            Segundo o Google e a Wikipédia tem 64 quilos, mas no zerozero tem 73, não faço ideia quanto será o peso real dele. Baseei-me no que disse o user Leaoatento. Mas que o Félix me parece muito franzino, lá isso parece, terá que trabalha essa componente de qualquer forma, mas acredito que o faça e até já o esteja a fazer.

      • Fabio Mendes
        Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:17 pm

        Não, não!

        Pelos vistos não pode ser super craque porque é jogador do Benfica. :-D

    • João Ribeiro
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:43 pm

      O teu nickname comprova que não se pode levar a sério o que aqui escreveste.

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 1:26 pm

    O Barça pode ser o pior o Félix pelo efeito do peso de Messi. Ainda que seja distintos tática e posicionalmente, querer fazer de JF o sucessor de Messi é matá-lo. Porque ninguém substituirá Messi, que é dos melhores de sempre. Para substitui-lo, só um novo Fenómeno ou Maradona e Félix não é isso como é claro.
    Talvez o MU fosse bom para ele. O Real seria outro perigo pela pressão brutal a que sujeitam todos.

  • Joao Silvino
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 1:34 pm

    O que JVP não teria feito lá fora, se aquela experiência no Atlético lhe tivesse corrido bem…

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:03 pm

    Remate com pé esquerdo e passe longo poderiam ser melhorados.

    Joao Felix tem apenas 19 anos, muitos já querem que seja capitão de equipa.

    • Peanutz
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 4:19 pm

      remate de pé esquerdo? Não viu o golo anulado que ele marcou contra o sporting?

    • ACT7
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 6:32 pm

      Ninguém pediu o Félix a capitão, aliás o capitão nunca deve ser o melhor jogador da equipa como por exemplo Ronaldo e Messi são. Se há alguém jovem capaz de ser capitão no Benfica é o Rúben Dias e não sei se não fazia melhor figura que o Jardel.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:09 pm

    O Felix é muito novo, que não seja vendido cedo demais.

    Que mature bem o seu jogo no Benfica mais umas épocas e depois pode ir para o clube que quiser e ser estrela. Que não tenha pressa.

    Que se pegue no ordenado do Salvio e se dê a o miúdo para o ir segurando.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:27 pm

    Não queiram aumentar ainda mais a cotação, espero que a fama não lhe vá à cabeça e com muita pena minha isso notou-se um pouco ontem. Ele que fique mais uns aninhos e se forme a sério como um jogador de topo que depois terá o Mundo a seus pés.

  • Leaoatento
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:30 pm

    Fui mal interpretado quanto à relação peso/altura do Félix e a eventual condicionante que isso pode acarretar na sua carreira. Realmente quer Messi, quer Ronaldo são bastante mais equilibrados nesse particular, isto é, sempre foram e melhoraram com o tempo. Félix tem naturalmente um corpo muito diferente mas pode certamente ser trabalhado, está na idade para o fazer e como tem garra isso poderá funcionar como uma ajuda.

  • Kostadinov
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 2:41 pm

    Em termos futebolísticos claro que o vejo mais como um JVP, ou no mínimo um Bernardo Silva, do que um CR7. Penso que aqui está-se a falar em termos de ser o novo grande ‘craque’ em potência do país. Mas sinceramente já se começa a falar muito disto e temo que afecte o jogador. Potencial tremendo mostra uma grande quantidade de jogadores quando são novos, o que os distingue dos verdadeiramente grandes é a força e a disciplina mental para continuar a fazer o que tem a fazer sem se deixar deslumbrar, e aos 19 anos hoje em dia (antigamente haviam muito menos distracções) isso é uma tarefa hercúlea. Espero sinceramente que o João Félix o consiga fazer por ele, já que indirectamente ou mesmo inadvertidamente, o objectivo dos media passa sempre por ‘destruir’ a carreira a estes miúdos com a atenção, o tempo e os comentários ridículos que lhes dedicam mal eles saem do berço e têm uma mão-cheia de jogos bem conseguidos. E jogam num dos 3 ‘grandes’, claro.

  • Cronista
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 3:01 pm

    Espero bem que o João Félix seja forte mentalmente para aguentar ”pressão mediática” e que continue a jogar o seu bom futebol. Eu já vi este episódio em algum lado… Na primeira metade da época vai alternando entre a equipa B e a equipa principal, na segunda afirma-se finalmente na equipa principal com um papel preponderante, o que leva a ser vendido no final da época por um valor bastante aceitável. E depois, foi o que foi…

  • Marcio Ricardo
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 3:23 pm

    É engraçado as pessoas constatarem que o João é um piscinas e passa a vida a ralhar com árbitros por causa de um jogo ( que nem sei se faz muito sentido pois não tive oportunidade de ver o confronto de ontem ), mas ninguém vê que ele anda a ser massacrado com porrada em todos os jogos.

    • hugo7
      Posted Fevereiro 7, 2019 at 4:20 pm

      Não foi so neste jogo. É uma carateristica dele, de facto, provocar constantemente contacto e atirar-se para o relvado à espera do apito. Já tinha reparado nos jogos dos sub21 também. Tem que melhorar nesse aspeto e jogar mais a bola que é o que ele sabe fazer de melhor. A questão de protestar com o arbitro ate eu fiquei surpreendido porque o Felix costuma ser pacato, mas é a simples consequencia do endeusamento à volta dele (adeptos e imprensa).
      Falando sobre o jogador em si, creio que ainda tem muito que evoluir nomeadamente na regularidade exibicional e na tomada de decisão (frequentemente toma as decisões mais complicadas e por vezes nao favorece a dinamica da equipa). De resto tem um potencial fantastico ao nivel do toque de bola, capacidade de passe e finalização (até de cabeça). Mas, calma….

      • ATSAONiNO
        Posted Fevereiro 8, 2019 at 9:59 am

        O Félix melhorar na tomada de decisão ?‍♂️

        • hugo7
          Posted Fevereiro 8, 2019 at 10:40 am

          Sim, rapaz. Já percebi que fazes parte dos que consideram pouco os 120 milhões de cláusula mas tenho uma notícia para te dar lamento: o miúdo não é perfeito, calma. Vê o jogo com mais atenção e vais perceber que a tomada de decisao do Félix ainda deixa a desejar. O timing de soltar a bola, o “dar” um toque a mais, etc. aliás este jogo é paradigmático do que estou a dizer. Tira as palas e vê futebol. Deixa o hype de lado. Félix é um belíssimo jogador no toque de bola, na capacidade de finalização e até de finta, mas a qualidade e regularidade da sua tomada de decisão oscila muito.

  • golias
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 4:13 pm

    o joão félix claramente é um jogador fora-de-série (para a idade que tem) mas ainda mais fora de série é a falta de noção que este tipo de notícias demonstram dá vontade de buzinar aos tipos e dizer “epa tenham lá calma!”… espero é que isto não prejudique o jogador, mas creio que não, parece ser daqueles com a cabeça bem no sítio.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 4:47 pm

    Concordo com o VM, o João Félix “e” muito mais João Pinto do que Ronaldo, com o qual não se parece nada. Contudo, eu espero que ele seja “apenas” João Félix, o que já é muito.
    Também gostava que passasse esta histeria, mais os milhões atirados ao ar, mais as filas de clubes interessados. Enfoque no Benfica, nele próprio, no Campeonato, na Taça e na Liga Europa, é o que conta no momento. Para o resto ainda resta muito tempo.

  • Artur Trindade
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 5:44 pm

    Rafael Leão será o maior candidato a novo Cristiano Ronaldo, ou Mbappé como o apelidam em França.
    Tem todas as condições para isso, menos talvez a mais importante que é a mentalidade.

    Em João Félix falta-me a velocidade, fruto talvez de um corpo em obras, transformação necessário para o dotar de maior capacidade de choque.
    Esta necessidade de esperar o adversário, receber o encosto e ganhar a falta, é fruto da falta de explosão no espaço.
    Acuna faz isso, mas é o melhor jogador que vi a fazê-lo.

    A posição que ocupa em campo, poderá ser um obstáculo, tal como Bernardo Silva expressa-se melhor no centro, numa posição em vias de extinção.
    Apesar de tudo Félix adapta-se melhor como 2º avançado (9.5).
    Bernardo viu morrer a posição 10, onde mais brilhou no europeu de sub-21.

    Não são todos os treinadores que encaixam estes jogadores nas equipas. Para JJ era mel, mas para Vitória era encostado na faixa.
    Tem beneficiado da ausência de Jonas, para continuar a mostrar-se.

    Seferovic é titular e o melhor avançado do Benfica, neste caso o único que dá profundidade.

  • Isabel II
    Posted Fevereiro 7, 2019 at 7:54 pm

    Diogo Jota com 18 anos fez uma época abismal pelo Paços de Ferreira à uns aninhos e não teve tanto hype do que o João Félix que esteve até Dezembro a comer banco e só agora começou a jogar e a fazer o seu trabalho (desiquilibrar).

    Quero vê-lo na Champions a jogar contra os melhores. Aí sim, poderei dizer se é um predestinado ou não.

  • Eagle1991
    Posted Fevereiro 8, 2019 at 10:52 am

    O Félix que não se deixe enrolar por esta onda que quase o endeusa. É um jogador com enorme potencial mas ainda tem muito a crescer. O jogo com o Sporting na luz mostra que será um alvo e que vai levar muita pancada nos próximos jogos. Vamos ver como se comportará nos momentos adversos mas estou confiante que estamos perante um jogador com futuro risonho.

Deixa um comentário