Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Theo Hernández marca o penálti da vitória e imediatamente os jogadores portugueses correm em direção ao desolado João Félix. Mas um não corre. Em vez disso, ele caminha na outra direção, sozinho, perseguido apenas pelo olhar lascivo da câmara. É Cristiano Ronaldo»

Portugal seria mais forte com outro capitão? Ronaldo nunca foi líder, comparado com Figo, um dos seus antecessores, está mesmo a kms de distância, inclusive parece ser o contrário. Alguém que raramente dá a cara e que também está pouco preocupado com grupo.

A imprensa internacional não poupou Ronaldo depois da eliminação de Portugal no Euro’2024 e Jonathan Liew, no The Guardian”, foi bastante assertivo sobre o capitão da seleção nacional. «Até a sua ausência parece uma espécie de presença. As câmaras continuam a procurá-lo. Os adeptos nas bancadas, com as suas réplicas de camisolas do Manchester United, gritam um pouco mais alto e franzem a testa com um pouco mais de força. Quanto menos ele faz, mais importante ele se torna. Quanto mais ele desaparece neste jogo, mais pesado parece, como um buraco negro a sugar tudo para seu vórtice. E finalmente Portugal também. A sabotagem está completa. Uma das equipas mais talentosas já reunidas neste nível de futebol desaparece naquele mesmo buraco negro. Um ato de Elvis da era de Las Vegas, em última análise, notável apenas pela sua capacidade de nos fazer ficar boquiabertos e continuar boquiabertos (…) Entretanto, Gonçalo Ramos e Diogo Jota estão sentados no banco. (…) Theo Hernández marca o penálti da vitória e imediatamente os jogadores portugueses correm em direção ao desolado João Félix, o único homem a falhar o penálti, e abraçam-no. [Nuno] Mendes corre na direção dele, João Palhinha corre na direção dele, Nélson Semedo corre na direção dele. Pepe deixa de lado a sua própria tristeza — este pode muito bem ter sido seu último jogo — e corre para ele. Ainda há uma equipa aqui e a única tristeza é que nunca conseguimos vê-la. Um homem não corre para Félix. Em vez disso, ele caminha na outra direção, sozinho, perseguido apenas pelo olhar lascivo da câmara. É Cristiano Ronaldo.»

49 Comentários

  • TF
    Posted Julho 6, 2024 at 2:48 pm

    Uiiii que banho de realidade foi escrito… nem à Flash Interview foi capaz de dar a cara, e falar do jogo…

  • Jasomp
    Posted Julho 6, 2024 at 2:55 pm

    Ronaldo nunca será Figo. No talento individual e na capacidade de liderança. Para mim, Luís Figo é o melhor jogador português de sempre.

    Estou farto deste egocentrismo e da indústria Ronaldo. Mas isto também é alimentado pelo público. Há muita gente do público mundial que vai ver o Ronaldo, não a seleção portuguesa. Quantas vezes ouvi na televisão nas entrevistas aos adeptos “good luck, Ronaldo” em vez de “good luck, Portugal”…

    Chegou a altura de Ronaldo sair e haver Portugal e não seleção de Ronaldo. Não sou ele não acrescenta como neste momento só atrapalha. Está um autêntico pino. Condiciona imenso a nossa manobra ofensiva.

    • Citizen_Erased
      Posted Julho 6, 2024 at 4:07 pm

      Das poucas vezes que concordo contigo aqui. O Figo foi um jogador fenomenal na altura dele. Muita pena tenho que só tenhamos um ou dois Figos nesta geração em termos de liderança..

    • VaideMota
      Posted Julho 6, 2024 at 9:26 pm

      A malta está a espumar à toa. O Figo, talento incrível, é uma sanguessuga à maneira dele, não haja aqui equívoco. Mais letrado, mais preparado para o sucesso, dirigiu cedo o Dinheiro para na sombra garantir a ‘eternidade’. Não precisa dos ‘likes’ e dos ‘mikes’ para estender os tentáculos às cadeiras do poder. A história vai contar a estória. Ronaldo nunca será Figo. Figo nunca será Ronaldo.

  • Citizen_Erased
    Posted Julho 6, 2024 at 2:58 pm

    Parabéns à imprensa, demoraram pelo menos 10 anos a descobrir o mito megalómano que a selecção tem como capitão.
    Verdade seja dita grande parte da culpa desta veneração é deles. Quem construiu este culto em que ninguém pode ser criticado, coadjuvado pelo pior esgoto dos últimos anos – redes sociais – foram eles.
    Portugal já teve e continuará a ter excelentes jogadores. Se não se qualificar, azar. Prefiro uma equipa a ir abaixo mas unida do que levar com mais um ano com esta personagem na seleção.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 6, 2024 at 3:00 pm

    Muito bom artigo, irrepreensívelmente escrito. Ainda há bons jornalistas no Mundo, neste caso o The Guardian

    • Jasomp
      Posted Julho 6, 2024 at 3:14 pm

      É incrivel como isto é escrito na imprensa estrangeira e na nacional ninguém falou disto. Os comentadores de futebol portugueses são tão pobres.

      • bpstp
        Posted Julho 6, 2024 at 3:44 pm

        Há dias o Pivô de telejornal da SIC disse “…selecionar é escravo do estatudo do Ronaldo”. A Sofia de CNN rasgou O Ronaldo. Na CS portuguesa ainda há muitos bajuladores do Ronaldo mas há quem já tenha os olhos abertos.

      • Pedro Geraldo
        Posted Julho 6, 2024 at 10:58 pm

        O Ronaldo foi esmagado por toda a imprensa menos a portuguesa. Eu li este texto no site do The Guardian e pensei logo: nunca um jornalista português vai tê-los no sítio para escrever um artigo destes.

  • henry14
    Posted Julho 6, 2024 at 3:05 pm

    É realmente triste.
    Eu já fui um Ronaldete, não tão fanático como tantos outros, mas vivi muito a rivalidade Ronaldo vs Messi. Aqueles Real Madrid vs Barcelona faziam o mundo para para ver o jogo. Mesmo quando ele estava em fase de declínio, defendia-o com unhas e dentes e também estive na fase de negação que muita gente ainda está. Mas abri os olhos. A entrevista que Ronaldo deu a Piers Morgan mostrou -me um Cristiano que sempre existiu mas que por alguma razão eu nunca quis ver. Uma entrevista onde rasga tudo e todos, desde funcionários, ex funcionários, colegas e o clube. O clube que lhe deu tanto. O clube do qual ele tentou fugir na pré época (e mais uma pré época onde Ronaldo decidiu aparecer quando quis), por não ter conseguido atingir a Champions. A partir desse momento, dessa entrevista, acordei para a realidade. Por não ser titular ou por ser substituído, Ronaldo mostrou uma faceta vingativa que eu desconhecia. Ao Cristiano não lhe interessa se fere suscetibilidades, se vai mandar o treinador, os colegas ou o Manchester United para o charco. Só lhe interessa ele próprio.
    Tal como ontem. Ele está -se a cagar para o Félix, naquele momento o que interessava era a derrota pessoal dele próprio.
    Tenho mesmo pena que esta grande história tenha um final tão azedo.

  • Nickles
    Posted Julho 6, 2024 at 3:07 pm

    Foi esta, foi quando a selecção estava a fazer a roda antes dos penalties ou do prolongamento e ele sentado no meio para ser o foco principal da camera, as constantes olhadelas para o ecrã do estádio durante o jogo a ver se está a ser filmado, etc..
    Há dias vi aqui a comparação entre este e o Homelander. Ora estando eu no ep 2 da season 4 de The Boys, posso dizer que o Homelander está num nivel abaixo de narcisismo. Atenção que estamos a falar do Homelander, que ja praticou auto-amor de frente para o espelho

  • Rated R
    Posted Julho 6, 2024 at 3:15 pm

    Banho de realidade fruto da teimosia de uns, das palas do selecionador e dar grilhetas que lhe colocaram.
    Equipa dominada por vicios e por lobbies de pessoas com interesses secundários.
    A culpa n é de ronaldo ou de A ou B é de quem se vê forçado a convocar e por a jogar ronaldo ou A ou B é de quem impinge os seus interesses de forma exaustiva e de quem cede e concorda com isto… Esses são os que destroem o futebol, as seleções e as equipas. Os jogadores podem exigir… mas quem decide n são eles e no momento em que eles são os que decidem… começa o cheiro do podre e do estragado.
    Pena ter sido assim… Mas as vezes tem que doer para se aprender e bater fundo para acordar… e mesmo assim pode ficar tudo na mesma.
    Obrigado ao Pepe esse sim mostrou as garras, pena pelo Gonçalo Ramos que sei que poderia ter feito mais e melhor que o boneco estatico que la estava, Obrigado ao Nuno Mendes pela notável exibição e ao Diogo Costa por todo o trabalho e dedicação… Martinez…. libertate ou sai…

  • OTioVermelhudo
    Posted Julho 6, 2024 at 3:23 pm

    Pois o que estamos assistindo é a típica situação na qual só no momento mais baixo de uma carreira é que alguma malta ataca aquilo que era visível há mais de uma década.
    Nisso, acho todas essas manifestações deploráveis pois, mais do que sinceridade, demonstram muita fraqueza.
    ——
    O Chris é o resultado de tudo o que sempre o rodeou, foi elevado a fa-king God e isso claramente tens as suas consequências.
    Não me admira que tenha uma forma de estar na vida absolutamente auto-centrada, porque essa foi também uma virtude que sempre lhe apontaram.
    Basicamente, toda aquela narrativa do “querer sempre ser melhor e coiso” tem muitas vezes agregada este tipo de postura.
    —–
    E eu não acredito que a malta não tivesse visto isso há mais tempo.
    Sendo assim, não vou bater palminhas a quem só critica no momento em que o cara está no ocaso da carreira.
    Até me causa algum asco, confesso.
    —–
    O Chris é uma máquina de fazer dinheiro, é o cara mais seguido nos Gram da vida. Tudo o que ele alcançou, tudo o que ele representa enquanto atleta e enquanto personalidade tem muita adesão por parte das massas porque as massas, regra geral, querem ser como o Chris. A postura algo arrogante, o “Siii”, tudo teve sempre muita adesão. Malta gosta.
    —–
    Mas o Tio também já disse que “quem muito baba depois muito cospe”, e o cuspo estava guardado para estes momentos.
    O Chris não soube ler os sinais.
    Se quissesse, poderia ser ainda uma figura muito querida na seleção caso tivesse a humildade de perceber que já não é o atleta que foi, mas que teria ainda bastante utilidade.
    ——-
    E agora é aquela parte em que vou cometer uma inconfidência, o Tio já esteve muito perto do Chris duas vezes.
    Estava lá eu e outros Tios, até porque um dos Tios tem uma ligação muito forte ao futebol.
    E eu olhei para ele e tentei perceber se tinha também energia divina como os Tios.
    Tentei perceber se energia etérea o perpassava, se tinha sido escolhido por alguns Deuses.
    Vidar, Loki, Quetzalcóatl, Jano… Tentei perceber se havia ali alguma divindade com a qual não tem ligação, mas cuja energia até consegue reconhecer.
    Não detetei. Mas claramente estava perante alguém especial, de facto, mas não havia ali a marca, a centelha divina.
    E claramente, falo por aquilo que já vi nestes meus 34 anos, é complicado para alguém assim ter tanto poder e preponderância. A malta perde o controlo e noção da realidade, pois quem segue os Deuses tem claramente muito mais noção do que é humano, por muito paradoxal que isso possa parecer.
    ——
    Concluindo, Chris está tendo o reverso da medalha.
    Para o seu ego, é complicado.

    • ohomemdabeirabaixa
      Posted Julho 6, 2024 at 3:51 pm

      Subscrevo na íntegra

    • Quinhas
      Posted Julho 6, 2024 at 4:11 pm

      Excelente!!! Por digo e repito constantemente que a culpa é dos seus fans ,que desculpavam todos os seus actos .Ao sentir esse feedback dos fanáticos ficava na lua ,e mesmo aqui , quando eu criticava situações tão visíveis,era apelidado de hater,que tinha ódio ?
      Abraço TioVermelhudo!!!

  • Ballack
    Posted Julho 6, 2024 at 3:24 pm

    Uma das razões pela qual nunca dei para o discurso do melhor português de sempre vs Eusébio. O que Ronaldo fez desportivamente foi sobrehumano, e talvez nunca tenha reconhecimento suficiente do esforço pessoal e profissional que lhe necessário. Mas a humildade e o respeito dos colegas e do seu país são barómetros intemporais e esse nunca vencerá. Se insistir na ideia do Mundial, apagará muito do bom que fez e serão quase 10 anos de declínio contra 10 a 15 de domínio. Uma nota para o asco da imprensa de hoje, que não põe o dedo na ferida, preferindo aproveitar um penalti falhado por um jovem de 24 anos, que com todos os defeitos que tem, está numa fase crucial da carreira e é o menor dos culpados nesta eliminação.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 6, 2024 at 3:28 pm

    Um escroque, um canalha, um péssimo colega e um capitão horrível. Sempre isto foi óbvio, irreal foi a realidade paralela dos últimos anos, onde só faltava proporem este sujeito para prémio Nobel da paz…

    • Citizen_Erased
      Posted Julho 6, 2024 at 4:10 pm

      Não eras tu que andavas a defender os jogos dele neste euro e a dizer que não havia alternativa?

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Julho 6, 2024 at 4:57 pm

        Defendi-o no primeiro jogo. A partir daí vi o óbvio.

        Mas já que és meu fan tenho que te recordar que por mim ele não tinha sido convocado sequer.

        • Citizen_Erased
          Posted Julho 6, 2024 at 7:05 pm

          Calma, para teres algum fã aqui, ainda vais ter de penar muito.
          Apenas reparei porque tendo em conta o teu discurso nos anos anteriores, e tendo em conta o que ele fez no primeiro jogo (se fosse alguém que não se chamasse Ronaldo seria um jogo medonho, como é ele foi um “bom jogo”), apenas estranhei o teor dos comentários.

  • bpstp
    Posted Julho 6, 2024 at 3:32 pm

    “Cristiano arruinó la competición de Portugal” Jornal AS.

    Já vi alguns artigos estrangeiros a falar algumas verdades (Ronaldetes dirão que é Inveja e ingratidão).

    Ouvi alguém também dizer que Ronaldo precisaria era de uma mulher que o dissesse para parar, uma família para dizer “Basta”, amigos para dizer “já escreveste a tua história na seleção e agora é hora de apoiar por fora”. Mas ao invés disso, Alguns jornalistas, comentadores, familiares e amigos dizem que seleção ainda precisa dele no campo desportivo mas andamos a brincar ou que?

    Ao menos que assumam e digam que ainda anda por lá porque faz diferença receber 1M ou 3M por um jogo amigável com ou sem Ronaldo ou que sem Ronaldo as receita com vendas de camisolas vão reduzir drasticamente principalmente no mercado externo…

    No campo desportivo que é onde importa além de não acrescentar nada retira.

    É a realidade nua e crua.

    Querer arrastar isso é mau para todos inclusive próprio jogador.

    Por isso quando perguntam se Martinez deve sair eu acho que não vale a pena porque ele é só uma figura marionetada e com menos tomates que Fernando Santos.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 6, 2024 at 3:32 pm

    Sempre foi assim. Desde estar sempre a resmungar com os colegas por não lhe terem passado a bola, atirar a braçadeira da nossa seleção para o chão, nunca dar a cara nas derrotas apenas nas vitórias, estar sempre a pensar em si. Ora tudo o contrário do que é ser um líder e do que é ser um capitão. Essa do liderar pelo exemplo é muito bonito e o exemplo que ele passa também não é bom, tirando a forma como ele trabalha o seu corpo (e mesmo assim para pensar no eu).
    *
    Temos lideres tão bons nesta equipa como o Rúben Dias, o Palhinha, o próprio Pepe (apesar de ser um sarrafeiro, preocupa-se muito com a equipa). E depois o capitão é alguém tão egocêntrico como o Homelander. Portugal nunca vai passar disto até que aquele indivíduo e todos os vicios que o rodeiam desaparecerem da equipa.

  • Pablitoaimar82
    Posted Julho 6, 2024 at 3:54 pm

    Desde que ele me fez um manguito por, pasme-se, ser assobiado pelos adeptos da equipa adversária, que ficou apresentado. Agora toda a gente lhe cai em cima, mas ele sempre foi isto. Graças às ronaldetes que não consigo apoiar a seleção desde 2006 e só espero que sejamos eiminados o mais rápido possível para ter descanso dos bacocos todos. Tenho a esperança que o Narciso ganhe juízo e abandone a seleção para finalmente voltarmos a ser uma equipa e não um grupo de adoradores de um homem.

    • Fireball
      Posted Julho 6, 2024 at 8:23 pm

      Também perdi completamente a paixão pela seleção quando deixou de ser Portugal e passou a ser Ronaldo. Vibrei imenso com o Euro 2004 e o Mundial 2006, mas desde que o Ronaldo se tornou a estrela que este culto de personalidade me afastou. Parece que não estou a torcer por Portugal e sim pelo Ronaldo apenas.

    • Artur Trindade
      Posted Julho 6, 2024 at 10:27 pm

      É sempre bom verificar a origem das coisas, e não foste o único representante dessa franja de adeptos, que já referiu aqui que nunca mais poderia apreciar o jogador Ronaldo (a pessoa é indiferente), depois do manguito.
      Foste dos que assobiaram/insultaram um jogador português que brilhava no estrangeiro, apenas porque ele foi formado noutro clube que não o teu? Apenas esses se deviam ter sentido atingidos pelo gesto dele, um gesto feio de um miúdo, a responder ao gesto feio de milhares de miúdos e adultos.

      • Duarte Vader
        Posted Julho 6, 2024 at 11:31 pm

        Espero sinceramente que estejas a ser pago para fazer estas figuras. É que sendo assim pelo menos isso ainda se podia respeitar, mesmo que se continue a gozar.

      • Pablitoaimar82
        Posted Julho 7, 2024 at 1:34 am

        Eu nem assobiar sei, mas espero ver os teus aplausos ao Félix caso ele visite alvalade, visto que não se pode assobiar adversários só por serem portugueses. Nao te esqueças de cobrar a avença do teu narciso

        • Artur Trindade
          Posted Julho 7, 2024 at 9:12 am

          Seria completamente acéfalo se o fizesse, e sou dos que critica quem apupa tipos como Simão ou João Mário, supostos traidores para a tal franja.

          • Slayer666
            Posted Julho 7, 2024 at 1:26 pm

            Simão não faz sentido, porque comprámos ao Barça e vocês com direito de preferência não o fizeram (basicamente $$$…ou a falta dele!).
            O João Mário comprámos ao Inter, em circunstancias literalmente iguais às do Simão.
            Esses nunca seriam traidores, vocês que não os quiseram (ou não tinha $ para) tal como o João V. Pinto não o foi quando o vale o despachou e ele seguiu a sua vida no Sporting.
            Já o paulo sousa…esse traidor!
            Não sei em que mundo vivem, mas no que conheço se assobio os da minha própria equipa não ia assobiar os adversários? só faz sentido àqueles que vão aos estádio para publicar fotos/videos e lives nas redes sociais porque dá “gostos” e viewers.

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 7, 2024 at 2:09 pm

              As pessoas não gostam do Simão não é por isso. É pelo que disse sobre o Sporting. Nao confundas as coisas.

  • Art Vandelay
    Posted Julho 6, 2024 at 4:02 pm

    “o grande líder e grande capitão” ??????

  • Quinhas
    Posted Julho 6, 2024 at 4:17 pm

    Lamento dizer,mas o pior está para vir… quando esta personagem deixar de jogar ,vai ser completamente intragável,tanto em entrevistas como na abordagem dos seus fanáticos,nem para eles vai ter pachorra,cuidado Artur Trindade ???

  • VaideMota
    Posted Julho 6, 2024 at 9:51 pm

    Concordando com a globalidade do texto, e porque as palavras interessam, também não gosto de ver espezinhar por espezinhar. Dizer que no livre (ridículo) que embate na barreira, a bola bateu nos três jogadores que nela constavam, é mentir. É espezinhar só porque se pode e se sabe que se vai ser citado. #jonathanliew monta-te.

  • Duarte Vader
    Posted Julho 6, 2024 at 10:15 pm

    Sempre foi narcisista enquanto pessoa e absolutamente execrável enquanto capitão. Nada de novo.

Deixa um comentário