Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Todos me perguntam como é que o Rafa ainda não joga na Premier League»

O ex-Braga já devia ter dado o salto? Tem tido um percurso estranho. Parece que demorou demasiado tempo em todas as etapas e não atingiu tudo o que o seu potencial perspetivava, mas também parece ter um perfil que privilegia o seu conforto em detrimento de uma situação competitiva ou financeira superior, o que pode ajudar a explicar nunca ter saído de Portugal.

Jan Vertonghen recordou os seus tempos no Benfica e, quando questionado sobre o companheiro de equipa que mais o surpreendeu, destacou o nome de Rafa: «Rafa é especial. É um jogador que faz a diferença. Todos me perguntam ‘Como é que o Rafa ainda não joga na Premier League?’»

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

37 Comentários

  • Napoleon
    Posted Outubro 15, 2023 at 3:21 pm

    Tudo se deve ao facto de ser horrível na finalização. Melhorou desde que chegou em 2016 mas longe do esperado.

    Claramente se fosse bom nisso já não estava no Benfica, porque é sem dúvida um excelente jogador. A sua velocidade faria estragos na Premier League, mas a falta de golo não lhe permitiu dar o salto.

  • henry14
    Posted Outubro 15, 2023 at 3:26 pm

    É certo que o Rafa não atingiu os patamares que eu achava que fosse atingir e com muita pena minha falta-lhe alguma categoria para jogar nos gigantes da Premier League.
    No entanto, alguém duvida que bastaria a Rafa estalar os dedos (ou o agente) e estaria num Wolves, Leicester, Everton, Fulham ou Palace como os Chermitis, Vinagres, Adriens, Totis, Cavaleiros, Helderes Costas, Domingos Quinas, Andreés Gomes desta vida? Podia continuar a lista de jogadores inferiores a Rafa que tiveram o privilégio de jogar na Premier League mas acho desnecessário.
    Rafa, pelo que se fala, privilegia outras coisas como zona de conforto, família e amigos ao dinheiro. E está no seu direito. Sinceramente até acho que é digno de elogio, não estamos sempre a cascar naqueles que só pensam no dinheiro? Continuo a acreditar que desportivamente é melhor jogar num Benfica do que no Wolves.

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 15, 2023 at 5:05 pm

      Exatamente o que vinha comentar. Mesmo nós “pessoas normais” fazemos muitas decisões baseadas na familia e nos amigos em relação ao dinheiro, porque razão o Rafa não poderia ter essas decisões também? Está no seu direito. Prefere jogar em Portugal perto dos seus num clube que luta por todos os títulos internos e onde joga a Champions do que jogar noutros campeonatos superiores é uma decisão perfeitamente normal.
      _
      Isto assumindo que teve efetivamente ofertas da Premier League, o que pode não ter acontecido. Mas concordo contigo, acho que não é preciso pensar muito para que se esses clubes que referiste se tivessem a oportunidade de contratar o Rafa não pensavam 2 vezes.

    • bpstp
      Posted Outubro 15, 2023 at 6:08 pm

      Topo de BPL não sei se conseguia mas tal como dizes facilmente poderia ir para uma equipa de meio da tabela e ganhar 2 ou 3x mais, inclusive se quisesse dinheiro poderia ir para Turquia ou Arábias.
      Está mais que óbvio que Rafa não priorizar isso. Tem sua zona de conforto. Gosta de estar no Benfica, não teve ambição a nível da seleção nem ambição em ter figura principal da equipa por exemplo ser capitão. Gosta de sentir carinho no seu meio e isso chega lhe e bem. Se críticamos jogares que só querem saber de €$ seria um pouco contraditório criticar um jogador quer recusa ou não vai a procura de melhor contrato financeiramente.

  • Amigos e bola
    Posted Outubro 15, 2023 at 3:28 pm

    Jogador de pouca ambição.

  • Francisco Goncalves
    Posted Outubro 15, 2023 at 3:30 pm

    Tem velocidade mas não tem fraco poder de decisão no último terço. No entanto, há piores jogadores a terem saído para Inglaterra.

  • Carocho
    Posted Outubro 15, 2023 at 3:37 pm

    Resposta qb simples: porque o cérebro (capacidade de decisão) está muito aquém das capacidades extraordinárias físicas (técnica, rapidez de execução).

  • Nickles
    Posted Outubro 15, 2023 at 3:46 pm

    O grande limitador do Rafa é mental. Vê-se pelas arrancadas que faz e que desiste logo do lance quando é minimamente tocado, mesmo tendo hipótese de continuar a progressão tranquilamente.
    Outros problemas como o poder de decisão e compostura também advêm desse bloqueio mental

  • DNowitzki
    Posted Outubro 15, 2023 at 4:10 pm

    Porque lhe falta garra, define mal o último passe e o remate.

  • O Comendador
    Posted Outubro 15, 2023 at 4:49 pm

    Porque na PL não contratam baseando-se nas capas do jornal “A Bola”.
    Não é assim tão complicado perceber…

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Outubro 15, 2023 at 5:51 pm

      E ainda bem para o Benfica que assim é. É sinal que se continua a trabalhar bem no clube, ao nível da formação e scouting, e que o Benfica forma/compra jogadores com qualidade. Quer dizer, tendo em conta que o Benfica tem vendido vários jogadores para a Premier League, saíram pela qualidade e não pelas capas do jornal A Bola, certo?

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 15, 2023 at 6:27 pm

      Diz aí quantas capas A Bola dedicou ao Rafa. E tenta cingir-te ao meu pedido, sem fugas à questão ou começares a falar de outra coisa qualquer.

      Eu encontrei uma de Dezembro de 2021 em que se diz que naquela altura era o melhor Rafa de sempre. Ele está no Benfica desde 2016. Se encontrares mais, avisa. Caso contrário, deixa de aldrabar.

    • Van Basten
      Posted Outubro 15, 2023 at 7:04 pm

      Se calhar foste daqueles que usaste o argumento do hype das capas da “A Bola” para justificar as vendas do Ruben Dias e do Darwin para a PL.
      Se foi esse o caso,bela inversão de marcha porque agora convém escrever o contrário .
      Coerência procura-se quando o assunto é algo associado ao Benfica.

    • Johny45
      Posted Outubro 15, 2023 at 8:29 pm

      Fogo…
      Os clubes da PL deveriam de ir pelo “O Jogo” e aí sim iriam apanhar grandes cracks como o fábio silva!
      Upsss…..

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 15, 2023 at 4:52 pm

    Falta-lhe uma técnica superior, aliado a uma melhor definição das jogadas para jogar nesse nível.

    Não é menos verdade que se vê por vezes numa PL jogadores sem grande nível técnico, mas que compensam com algo mais, nomeadamente no poder de decisão e na componente física. O melhor do Rafa é a aceleração com bola, mas tendo espaço porque sem ele não consegue criar grande impacto. Além disso define mal em vários momentos e desperdiça muitas das jogadas.

  • Anacleto
    Posted Outubro 15, 2023 at 5:04 pm

    Para já, tem o físico de um iniciado. Qualquer contacto automaticamente voa 3 ou 4 metros. Depois tem o grave problema de ter um remate péssimo. E por último até a nível da decisão por vezes deixa a desejar.

    Fora isso, e quando está motivado, é um craque.

    • henry14
      Posted Outubro 15, 2023 at 5:47 pm

      Concordo no remate péssimo.
      Discordo no físico de iniciado. Rafa para ser travado na maioria das vezes tem que ser AGARRADO ou PUXADO à descarada e os jogadores que cometem as faltas sobre Rafa nem protestam e simplesmente limitam-se a fazer um “fixe” ao árbitro. E Rafa aguenta muitas vezes as “massas”, não vai ao chão ao menor toque. Sinceramente físico de iniciado acho que não tem nada. Quem lÊ o teu comentário vai pensar que é fácil tirar a bola ao Rafa quando não é propriamente fácil roubar-lhe a bola.
      Acho que estás a descrever o Trincão ou a camisola nº 10 do FCP.

      • Anacleto
        Posted Outubro 15, 2023 at 8:08 pm

        Não me fiz entender. Eu não quis dizer que era fácil tirar-lhe a bola, bem pelo contrário. Resumidamente discordo é quando dizer que aguenta as massas, acho que é o oposto. Este tipo de jogadores, que não são muito potentes e não é no arranque que têm a virtude (como o Leão, por exemplo), são fortes quando embalam com a bola colada no pé e, a uma grande velocidade, se não têm um grande equilíbrio ou um físico que os sustente (como têm/tiveram Hazard, Messi, etc) vão passar sempre demasiado tempo no chão e tornam-se inconsequentes porque basicamente só ganham faltas e sacam amarelos. O Edwards no Sporting é tal e qual, embora mais cheinho depois não tem a velocidade de ponta do Rafa o que o leva a cair muitas vezes. O Trincão e o 10 do Porto nem a velocidade nem o físico.

        Acho que, no futebol atual, é fundamental evoluir neste capítulo. Eu não conheço nenhum jogador de topo a nível ofensivo (ainda para mais com 30 anos) que seja tão franzino como o Rafa e é estranho que o Benfica nunca tenha trabalhado isso nele.

        • Tiago Silva
          Posted Outubro 16, 2023 at 6:47 am

          Percebo o teu ponto de vista, mas a verdade é que se ele treinasse essa componente fisica, iria perder velocidade e poderia aumentar o risco de lesões porque o maior peso leva ao maior esforço dos tendões quando se está a correr. Veja-se o que aconteceu a jogadores como o Bale ou noutro nível o Renato? Se acontecesse isso ao Rafa iria ter que se tornar num jogador diferente, mais de drible e de pensar jogo como faziam o Messi e o Hazard e não em arrancar com a bola como o Rafa é especialista. Se falarmos no Edwards aí sim faz-me sentido porque o seu estilo de jogo não é de correrias e é mais de bola no pé e de drible curto.

    • Francisco Goncalves
      Posted Outubro 15, 2023 at 6:57 pm

      Se nao voasse, provavelmente seria mais lento porque seria mais pesado.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 15, 2023 at 5:06 pm

    Os defeitos (e as virtudes) enquanto jogadores não são os mesmos, mas parece-me um bocadinho como o Gaitan. Tem que estar confortáveis e sentirem-se queridos para estarem bem em campo. Depois tanto como o outro, teriam as suas debilidades para o alto nível (o Gaitan com a questão física, o Rafa com a questão da decisão) e uma competitividade que talvez não chegasse para um patamar superior (bem como oscilações de rendimento até dentro da própria época).
    Em suma, estão no patamar certo para serem importantes e terem impacto. Subindo o nível, tendo essas especificidades pessoais e mentais para corresponderem em campo, não me parece que fossem jogadores para ter grande impacto.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 15, 2023 at 6:31 pm

      Um Crystal Palace seria um patamar superior ao Benfica? É que no Benfica o Rafa joga na Champions e outros jogos importantes (clássicos), nos quais o Rafa já foi decisivo várias vezes.

      Ir para a Premier League não equivale a ir para o Liverpool, acho que ninguém falou em clubes de topo da Premier League. Por isso, a meu ver, esse argumento do “patamar” não tem muito sentido aqui. Ele quer jogar em Portugal, estar perto da família, ganhar o seu dinheirinho e viver confortavelmente.

      Ou alguém acredita que, numa Era em que todos os jogadores têm propostas e o futebol é um entreposto de “activos”, nunca houve uma proposta pelo Rafa vinda de Inglaterra ou Espanha? Claro que houve.

      • Veridis Quo
        Posted Outubro 15, 2023 at 7:05 pm

        Eu falei em clubes ou em ligas?
        O Rafa obviamente que tinha qualidade para ir para meio da tabela ou até um pouco acima em ligas de topo. Quando falo em subir de patamar, obviamente que são clubes de Champions nessas mesmas ligas de topo. E aí, não me parece que o Rafa fosse ter particular impacto.
        Não percebo honestamente o teu comentário, porque estás a argumentar coisas que eu não disse ou que não me referi. Não disse o que era um patamar superior ao Benfica, não disse que “não houve propostas” pelo Rafa, não disse que ele tinha obrigação de ir, portanto não percebo o teor do comentário.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Outubro 15, 2023 at 10:19 pm

          Assumi que estavas a interpretar as palavras do Vertonghen como um “perguntam-me como é que o Rafa ainda não foi para grandes clubes da Premier League” e que a partir daí comentaste que ele não tem nível para esse patamar, o que eu concordo. Mas se não foi isso que interpretaste das palavras dele, então também não percebi o porquê desse comentário. Que o Rafa não tem qualidade para esse patamar de topo já todos sabem.

  • Foge Quim
    Posted Outubro 15, 2023 at 5:25 pm

    Porque, de uma forma resumida, não tem qualidade para ?‍♂️

  • Pedro Almeida
    Posted Outubro 15, 2023 at 6:29 pm

    O Rafa nunca seria titular numa equipa top 6 na Premier mas teria claramente impacto numa equipa logo a seguir. Faltou-lhe mais ambição e demorou demasiado até ter impacto no Benfica depois de vir do Braga por lesões ou ter o lugar preenchido por outros jogadores.
    Para o Benfica foi fantastico porque ficou com um jogador capaz de decidir jogos de um momento para o outro e mesmo não fazendo assistências ou golos condiciona bastante o adversário.
    O jogo do ano passado contra a Juventus foi um recital de Rafa que mesmo assim podia ter feito ainda mais naquela partida se fosse melhor a definir.

  • João C. Nogueira
    Posted Outubro 15, 2023 at 7:41 pm

    Velocidade e condução de ponta.
    Contudo continuam-lhe sendo apontados os mesmos defeitos já há vários anos, decisão, finalização, remate e último passe. Fossem estes parâmetros ao nível dos dois primeiros que referi, e teria qualidade para muitos clubes relevantes no panorama europeu.
    Além disso, parece alguém que gosta realmente do Benfica e gosta de se sentir bem, acarinhado e estar perto dos seus. Talvez nunca tenha tido verdadeiramente a ambição de querer jogar num clube médio da Premier por exemplo, e acredito que já tenha tido oportunidade para tal. E nada contra, cada qual é como é, nem todos têm de ter a mesma ambição e ganha o Benfica

  • FiliGon
    Posted Outubro 15, 2023 at 9:57 pm

    É um jogador incompleto e que por isso teria dificuldade em ser consistente. Se haveria jogos em que seria incrível, mesmo na Premier league? É óbvio que sim! Também haveria jogos em que seria inútil? É óbvio que sim! E infelizmente acho que seriam mais os jogos onde seria inútil que jogos onde seria útil.

  • Knoxville
    Posted Outubro 16, 2023 at 7:06 am

    É jogador de tugão, ponto. Há jogadores assim, excelentes para a nossa realidade mas curtos para grandes ligas e o Rafa é um desses jogadores

  • batalha34
    Posted Outubro 16, 2023 at 8:55 am

    Porque é bom a bater em mortos mas quando o nivel aumenta ninguem sabe onde ele está em campo

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 16, 2023 at 3:46 pm

      Ya, é bom a bater em mortos como o FCP, a Juventus, o PSG, o Arsenal, o Barcelona, o Sporting, o Braga, o Lyon, o PSV, o Chaves…

      • batalha34
        Posted Outubro 16, 2023 at 7:27 pm

        isso é suposto ser um contra argumento ao que eu disse? A Juventus e o Barça que ele apanhou foram dos mais fracos dos ultimos 10 anos, e não fez nenhum jogo por ai alem o resto que disseste são equipas de medio nivel europeu, até o Sporting eliminou o Arsenal.

        Contra o FCP já fez bons jogos e já fez jogos que ninguem soube onde ele estava em campo, tanto o que o FCP até tem uma esmagadora maioria de vitorias contra o Benfica nos ultimos anos, quebraram este ano contra um plantel miserável do FCP.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Outubro 16, 2023 at 8:19 pm

          Sim, é suposto ser um contra-argumento.

          Portanto, a Juventus e o Barça eram fracos. O Arsenal era fraco. Se ele jogasse em Inglaterra, quantas equipas mais fortes que essas defrontaria? É que mesmo que ele jogasse no Real Madrid, também só teria meia dúzia de jogos por ano em que o nível seria “alto”. Ou o Grnada, o Valencia, o Rayo, o Bétis, o Getafe, o Cádiz, o Villarreal, etc etc etc etc, em Espanha, e o BATE Borisov e outros do género que o Real costuma apanhar na fase de grupos da Champions são mais fortes que essa Juve e esse Barça? O que é para ti “quando o nível aumenta?”.

          Eu argumentei que ele já rendeu no contexto em que jogou a maior nível (Champions e clássicos em Portugal) e tu dizes que essas equipas são fracas. Ora, se o máximo de dificuldade que ele já teve foram adversários fracos, como é que podes dizer que “quando o nível aumenta” ele joga mal? Se nunca jogou a esse nível, não podes dizer isso. Pensa um bocado antes de escreveres, a sério, é que é um bocado doloroso ver argumentações tão fracas, mesmo que o assunto seja apenas futebol.

          O FCP ter vitórias contra o SLB implica que o Rafa joga mal? Que raio de lógica é essa? “Já fez bons jogos e já fez jogos em que ninguém soube onde ele estava em campo”. Mais uma pérola. Isso pode ser dito sobre literalmente todos os jogadores de futebol do mundo. Isto até causa dor nos olhos.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Outubro 16, 2023 at 8:21 pm

          E escrever que o Rafa “não fez um jogo por aí além” contra a fraquinha Juventus no ano passado é mesmo de quem não tem qualquer vergonha na cara.

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 16, 2023 at 9:36 pm

        Grande Chaves!

  • Ricardo10_
    Posted Outubro 16, 2023 at 9:55 am

    O ódio e a inveja que se tem ao Benfica, treinadores, ex-treinadores, jogadores e ex-jogadores, um dia destes terá mesmo de ser considerada doença. A quantidade de comentários aqui a desvalorizar o Rafa é impressionante, como se alguém tivesse dito que o Rafa tinha qualidade para ter ido para um Liverpool ou um City, ou outro qualquer candidato a ganhar a Premier. Como se durante estes anos todos, não tivessem ido para lá jogadores iguais, piores e muito piores que o Rafa. Ainda agora o Everton levou um dos maiores barretes da sua historia por exemplo.
    E eu que nem gosto muito do Rafa, que para mim tem dois problemas: Mau na finalização e muito irregular, tanto faz 10 jogos bons, como 10 jogos maus. Se tivesse sempre entre 75 a 90% do seu real valor, era um jogador extraordinário. O Rafa nunca saiu de Portugal porque simplesmente não quis, ele não é o típico jogador/pessoa que sonha com o estrangeiro e com mais dinheiro. É uma pessoa bastante reservada, tímida e provavelmente sente-se confortável na situação em que está.

Deixa um comentário