Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Van Gaal tratava-nos como miúdos. Até nos dizia como devíamos passar a bola»

O ex-Sporting ainda tem condições para ser figura numa liga de topo?

Nani, que em Fevereiro viu o Fenerbahçe bloquear-lhe a saída para a China, como o próprio admitiu publicamente, tem sido associado ao Everton, e o próprio admitiu, numa entrevista ao Sunday Times, que gostaria de voltar a atuar numa grande liga. “Sinto que tenho algo por acabar em Inglaterra. Gostaria de ter uma nova oportunidade num dos melhores campeonatos“, disse o internacional português. O extremo, de 29 anos, falou também da sua saída do Man Utd e mostrou-se muito crítico em relação a Van Gaal, cuja chegada aos Red Devils, em 2014/15, precipitou o empréstimo ao Sporting. Nani afirma que os métodos do holandês não eram os melhores e que se sentiu tratado como um miúdo. “Quando estamos confiantes até parece que voamos. Ora, ele não me utilizou muitas vezes na pré-época e comecei a sentir que não contava comigo. Ele e o seu assistente passavam a vida a gritar com os jogadores, como se fossemos miúdos. E eu pensava: ‘Esta não é a forma correta de me tratarem, pois sou profissional, treino diariamente e nada estou a fazer de errado.’ ‘Tens que passar a bola assim, vá lá’!, dizia-me ele. Era uma maluquice! Assim, é difícil jogar futebol. Para mim o futebol é instinto, não isto”, referiu. Hoje em dia, vemos o Manchester United jogar e o que vemos… não é o Manchester. A personalidade, a mentalidade e a estrutura são diferentes. Antes, existiam grandes nomes no clube, jogadores experientes que representavam muitos anos de United. Agora, é tudo novo!,”rematou.

0 Comentários

  • Ricardo
    Posted Abril 10, 2016 at 10:44 am

    O mal dos jogadores portugueses é acharem que já sabem tudo. O Ronaldo fez o mesmo.

    De acordo com o El País, Rafa Benítez terá mandado entregar uma pen a Cristiano Ronaldo, contendendo imagens de instruções com as movimentações de desmarcação que pretendia que o madeirense fizesse no novo modelo de jogo ‘merengue’.

    CR7 não esteve com meias medidas, segundo a notícia que agora veio a público em Espanha. Não aceitou a pen e, além disso, ainda enviou uma mensagem com claro destinatário: “Diz a Benítez que serei eu a dar uma pen com todos os meus golos para que ele os estude”. Assim, sem rodeios. A relação entre treinador e jogador nunca foi a melhor e as palavras de CR7, em Janeiro, foram disso um claro sinal: “Temos mais empatia com Zidane do que relativamente a Benítez”. A ruptura entre jogador e ex-treinador do Real Madrid começou com… uma pen.

    • ana sarmento
      Posted Abril 10, 2016 at 10:47 am

      Acho que o desentendimento deles começou quando ele disse que o Bale iria ser a estrela dele na equipa do Real (se nao foi isto foi uma afirmação parecida). Ora, quando se tem o melhor do mundo na equipa e o treinador afirma que outro jogador é que seria a estrela, só poderia acontecer isto.

    • scorpion
      Posted Abril 10, 2016 at 10:52 am

      totalmente de acordo

    • Diogo Palma
      Posted Abril 10, 2016 at 12:11 pm

      Mas quem o Benitez para dizer ao Ronaldo seja o que for?

    • - Stalley -
      Posted Abril 10, 2016 at 12:43 pm

      É o treinador Diogo.

    • Pedro
      Posted Abril 10, 2016 at 1:26 pm

      Treinador que nem é dos melhores do mundo, a dizer ao melhor jogador do mundo como se deve desmarcar? Ao pichichi? Ao bola e bota de ouro? Tenhamos noção sff.. Há treinadores e treinadores.. E eu se fosse o Ronaldo fazia exactamente o mesmo

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2016 at 2:02 pm

      Treinador é treinador. Agora quando o empregado tem liberdade para não cumprir as ordens que o chefe dá, o resultado será sempre mau e está bem à vista.

      Manuel

    • Norberto Mugube
      Posted Abril 10, 2016 at 2:14 pm

      sera que o Ronaldo nao sabe desmarcar? ele é um dos poucos no mundo que sabe desmarcar!

    • Kafka I
      Posted Abril 10, 2016 at 2:17 pm

      A falta de noção de algumas pessoas é surreal, talvez nunca tenham jogado à bola só pode, ou nem sequer trabalhado na vida…agora o Cristiano só pode ser um dos melhores jogadores do Mundo, já não deve fazer o que o treinador lhe manda, até porque presumo que seja então o Cristiano a decidir o modelo de jogo e a táctica é isso?

      Portanto o treinador define um modelo de jogo e como tal diz aos jogadores como devem intrepretar o modelo de jogo, mas depois o Cristiano como é um dos melhores do Mundo tem o direito (para alguns aqui é quase o dever) de NÃO CUMPRIR o modelo de jogo e jogar como lhe apetece

      Esta certo, adorava de ver esta gente ter um emprego, não deviam durar uma manhã no trabalho

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2016 at 2:29 pm

      Kafka, o treinador podia ter mandado Ronaldo para a bancada por essas razões, porquê não o fez?

      Jozef

    • Pedro Fernandes
      Posted Abril 10, 2016 at 2:36 pm

      Mas está tudo louco? Então um jogador, por ser dos melhores do mundo, pode recusar-se a fazer o que o treinador manda? E a noção, onde anda?
      O treinador é o expoente máximo de autoridade dentro do balneário e, por muito que não concordem, os jogadores só têm de fazer o que ele lhes pede, seja ele o melhor ou o pior do mundo já que é ele que mete a equipa a jogar e é ele que trabalha o modelo de jogo.
      É por esses "estatutos" que o futebol está podre, porque os jogadores fazem o que querem e bem lhes apetece, pondo o seu sucesso à frente do sucesso da equipa. Depois admiram-se que os jogadores façam a cama ao treinador, têm a faca e o queijo na mão.

    • Kafka I
      Posted Abril 10, 2016 at 2:38 pm

      Jozef

      Um jogador como o Messi ou Cristiano tem de jogar sempre, o treinador que não o fizer é despedido, pois nem Florentino ou o Bartomeu permitiam uma coisa dessas, porque Cristiano e Messi na bancada os clubes perderiam bastante dinheiro e era mau para o negócio

      Outra coisa completamente diferente é o Messi e o Cristiano não respeitarem o modelo de jogo e tácticas que o treinador define, pois isso não só é uma falta de respeito para o treinador como uma falta de respeito para o resto do grupo e demonstra mau profissionalismo..

      Por muito bons que o Messi e o Cristiano sejam, devem cumprir o modelo táctico estipulados para a equipa…isto acima de tudo é ser profissional

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2016 at 2:47 pm

      Acrescento ainda, um jogo em que o CR7 ficasse na bancada, era como por uma bomba no balneário das "princesas" mimadas e gatalaticas do Real Madrid

      Manuel

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2016 at 2:59 pm

      Kafka, ambos sabemos que um treinado querer ensinar ao Ronaldo a desmarcar-se é o mesmo que um treinador querer ensinar o Messi a driblar, ou o Xavi a fazer um passe.

      Para além de nao fazer sentido, o Benitez enviou a pen por um adjunto para ir entregar ao Ronaldo, nem sequer foi pessoalmente ter com ele para lhe explicar o que quer que fosse.

      E as vezes ser profissional é nao serguir ordens, se por exemplo o gerente do sitio onde eu trabalho me manda fazer algo de forma errada, eu nao o faço, quando ele for explicar o sucedido ao meu patrao (Florentino nesta comparação) ele que decida quem tem razão.

      Jozef

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2016 at 6:35 pm

      Digam-me então somente algo, a equipa ficaria melhor sem Ronaldo?! Há que ter um limite em qualquer posição, o único que tem a capacidade e possibilidades ilimitadas durante um período finito é o presidente. Temos vários casos no futebol que demonstram que dar o apoio a 100% aos treinadores (caso do FCP), pode ser ruinoso. O caso contrario também se verifica ruinoso. Do que se esta aqui a falar é duma skill (capacidade de desmarcação) neste caso dum jogador. Quando temos o melhor jogador do mundo com provas dadas e um dos melhores do mundo com essa skill é de facto insultuoso para qualquer profissional que tenha noção das suas capacidades que lhe seja entregue uma PEN (com conteúdo de como se desmarcar). Se falássemos de posicionamento táctico de acordo ao plano e estratégia táctica seria algo bem diferente. Capacidades e Competências são coisas bastantes distintas.
      Vou dar o seguinte exemplo:
      Se um treinador que detém a capacidade (skill) de se saber relacionar com o a equipa demonstrando isso durante uma década sempre ao alto nível seria de facto insultuoso, caso houvesse alguém (o presidente por exemplo) a querer ensinar-lhe como se relacionar com os jogadores. Porque não estamos a falar da mensagem que o presidente deseja que o treinador passe mas sim a forma como o faz.

      Enmanuel

  • m1950
    Posted Abril 10, 2016 at 10:49 am

    Van Gaal foi um grande treinador que foi ultrapassado pelo tempo , é natural.

    Mas não foi o único a ficar ultrapassado pelo tempo , Nani também , eu lamento porque penso que na relação com a bola é dos mais tecnicistas que existem a jogar por aí. No futebol é preciso cabeça e isso algo muito complicado para um jogador africano , não porque pensa mal , mas sim pelo ambiente que o rodeia , ser filho de uma família de não sei quantos irmãos , e ainda por cima filho cassulo , e sempre que alguém tem um problema : "Pede ao Deus Nani" , assim é complicado.

    As lesões a falta de força mental que levam a uma inconsistência gritante não lhe vão permitir voltar ao topo.

    No que toca à questão do passe , é notório que Nani fica sempre mais tempo com a bola do que é necessário , alguns dirão que está a temporizar , mas nem sempre é verdade , já que o Nani é daqueles jogadores que tem a necessidade de fintar para inchar no jogo , o problema é quando a primeira e a segunda lhe saem mal … ele vai insistir , insistir , insistir… Mais vezes tem a intenção de se exibir do que guardar a bola para tomar a melhor decisão.

    Em Alvalade teve alguns desses lances em que temporizou de facto , mas o resto era mesmo para o seu show off em decisões que em nada beneficiavam o coletivo.

    • João
      Posted Abril 10, 2016 at 12:07 pm

      O ano passado o seu rendimento ficou muito aquém do desejado, principalmente comparando com o Carrillo, que foi claramente o melhor jogador do Sporting.

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2016 at 1:02 pm

      Para mim o decréscimo de rendimento do Nani começou quando ele "roubou" o melhor golo da carreira do Cristiano, frente à Espanha. Aquilo afectou-lhe o sistema, e desde aí, para mim, nunca mais foi o mesmo.

      Rodolfo Pereira

    • KG
      Posted Abril 10, 2016 at 1:43 pm

      Bom comentário, concordo plenamente m1950

  • Pedro Barata
    Posted Abril 10, 2016 at 11:07 am

    Os jogadores de topo, por norma, lidam mal com reparos e indicações puramente técnica. Aquando da passagem de Benítez pelo Real, falava-se muito que o técnico estava constantemente a dizer a Modric que este não deveria fazer passes com o exterior do pé (recurso constantemente utilizado pelo Croata), o que era muito do desagrado do médio. O próprio Zidane fez referência a esta questão, dizendo que a um jogador como Modric "não é preciso dar indicações técnicas".

  • André Dias
    Posted Abril 10, 2016 at 11:22 am

    O último título de Van Gaal foi há 6 anos e o seu período de maior sucesso foram os anos 90.
    Num campeonato tão competitivo como a Premier League, e novo para Van Gaal, é natural que o holandês não esteja a ter sucesso com os seus métodos habituais.

    Van Gaal já não tem idade para se reinventar, tem um currículo que fala por si e não tem necessidade nem (provavelmente) motivação para ganhar mais títulos. Esta será provavelmente a sua última época como treinador.

    • João
      Posted Abril 10, 2016 at 12:06 pm

      O Van Gaal continua a ser um bom mestre, é ver o que tem feito com os miúdos do Manchester.

    • André Dias
      Posted Abril 10, 2016 at 12:43 pm

      João, isso é algo que não me surpreende se olharmos para os 23 que Van Gaal levou ao Mundial. Apostou muito na juventude do campeonato holandês.

      De Vrij (22 anos, Feyenoord), Martins Indi (22 anos, Feyenoord), Joël Veltman (22 anos, Ajax), Terence Kongolo (20 anos, Ajax), Jordy Clasie (22 anos, Feyenoord), Georginio Wijnaldum (23 anos, PSV) e Memphis Depay (20 anos, PSV). 7 jogadores, que na altura tinham 23 anos ou menos, numa convocatória de 23 é algo incomum numa selecção de topo.

    • Anónimo
      Posted Abril 11, 2016 at 2:10 am

      Somando estas declarações do Nani ao rendimento das "estrelas" do Manchester United, percebe-se o porquê de Van Gaal estar a apostar nos jovens.
      Jogadores jovens sem vedetismo parecem mais propícios a aceitar as indicações do técnico, ao invés de se sentirem "insultados".

      Bruno M.

  • Pedritxo
    Posted Abril 10, 2016 at 11:29 am

    Os jogadores supostamente consagrados nao gostam de ser criticados ou que mudem a sua forma de jogar, logo estas declaraçoes acabam por ser normais.

    Van Gaal e Nani tem algo em comum, ja passaram os tempos aureos e ficaram parados no tempo.

  • Diogo Palma
    Posted Abril 10, 2016 at 12:15 pm

    Os jogadores não são máquinas, o van Gaal se quer tratar os atletas como robôs devia jogar playstation que ai já pode por os jogadores a passar como quer, etc.

  • Anónimo
    Posted Abril 10, 2016 at 12:41 pm

    OT: grande vitórica de Pacquiao. Espero que não se retire..

    Bruno

    • Nuno R
      Posted Abril 10, 2016 at 1:01 pm

      Ja se retirou.

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2016 at 2:18 pm

      Pode voltar com a palavra atrás (se quiserem ganhar mais 100 milhoes cada um, um rematch entre Pacquiao e Mayweather seria fantástico). E grande vitória do Joshua também… Fury vai ganhar o rematch contra o Klitschko e depois deve haver um Joshua vs Fury.

      Bruno

    • Nuno R
      Posted Abril 10, 2016 at 3:23 pm

      Sim, pode ser uma decisão irrevogável.

  • Anónimo
    Posted Abril 10, 2016 at 1:29 pm

    O mal de certos treinadores é quererem proibir o que nunca conseguiram fazer. O mal de certos jogadores é não quererem melhorar aquilo que nunca fizeram bem.

    Rui Vasques

  • Anónimo
    Posted Abril 10, 2016 at 2:12 pm

    "Para mim o futebol é instinto, não isto"

    Está explicada a queda de rendimento do Nani, chegar a um alto patamar, e ter esta mentalidade, explica de facto muita coisa.
    Já com o Ferguson começou a ficar no banco, que nao venha dizer q é do Van Gaal

    Manuel

Deixa um comentário