Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Treinador que venceu o último Europeu de sub-21 apontado ao FC Porto

Boa aposta?
Julen Lopetegui, que há uma semana decidiu deixar o cargo de seleccionador Sub-21 da Espanha por querer dar um novo rumo à sua carreira, está a ser apontado ao FC Porto. Nos 4 anos que esteve ligado à Federação espanhola o treinador de 47 anos venceu um Europeu sub-19 e um de sub-21 (em 2013). VM – Aposta de risco, a sua experiência como treinador de clube é muito curta, mas até se percebe. Depois de um ano em que Fonseca demonstrou ser o pior erro de casting da última década (Castro também não conseguiu fazer melhor) é natural que os azuis e brancos mudem por completo a sua política e neste caso mudar de política é apostar num treinador estrangeiro, de preferência alguém que valorize a formação e consiga potenciar jovens promissores. O problema é a falta de “bagagem” de Lopetegui, apesar do seu excelente trabalho pelas camadas jovens de Espanha a próxima época vai ser uma das mais difíceis dos azuis e brancos nos últimos anos: pelo sucesso do Benfica, por o Sporting estar mais forte, pela menor frescura financeira e até calendário (o play-off da LC vai condicionar a época). E um treinador sem estatuto ao mínimo deslize vai sentir uma pressão extra que poderá não conseguir aguentar. Quem deve suceder a Luís Castro? É inevitável que o FC Porto aposte num estrangeiro (ou há técnicos portugueses no mercado com capacidade para orientar os azuis e brancos)?

0 Comentários

  • JN
    Posted Maio 5, 2014 at 1:37 pm

    Nada a ver com o que o Porto precisa.

    • diogo
      Posted Maio 5, 2014 at 3:06 pm

      e de quem é que o porto precisa ?

    • JN
      Posted Maio 5, 2014 at 3:31 pm

      Acho que quase tudo, menos um Paulo Fonseca que fala castelhano com uma medalha à volta do pescoço.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 5, 2014 at 3:45 pm

      Percebo o ponto de vista do JN.

    • diogo
      Posted Maio 5, 2014 at 4:02 pm

      esclarecedor como sempre.
      mas antes todos gostavam do fonseca, quem garante que será o novo fonseca ? conhece as ideias deste treinador ? não poderá ser o novo vilas boas ?

    • JN
      Posted Maio 5, 2014 at 4:56 pm

      Não sei o que queres que te esclareça mais.

      O novo Villas-Boas não era o Paulo Fonseca? Pois…

      Não tem a ver com ideias. O Luís Castro tem outras ideias também e ainda está a fazer pior.
      Este ainda é um risco maior que o Paulo Fonseca. Treinar selecções jovens, trabalhar 1 vez a cada 2 meses, não é o mesmo do que pegar em homens neste porto, trabalhar quase 24 horas por dia para um clube.

      Este treinador é um risco tão grande que quem está no porto não será incompetente o suficiente para fazer esta escolha. Este nunca será o novo treinador do porto, basta aguardares e vês que quem lá está percebe bem o que afirmei.

    • Pitoxoroglu
      Posted Maio 5, 2014 at 8:31 pm

      Apenas conheci enquanto GK, mas espero que a aposta seja na linha do Moncho Lopez no basketball!

  • realista15
    Posted Maio 5, 2014 at 1:41 pm

    porto a jogar tiki taka :D nada a ver com o que precisa? nao sei. a verdade é que estes bitaites que a malta manda as vezes saem completamente ao lado. por acaso lembro me de ver a espanha jogar nesse ultimo europeu e gostei muito. apesar de ser sportinguista, é bom ver um aumento da qualidade de futebol jogado pelas nossas equipas

    • stanpanan
      Posted Maio 5, 2014 at 2:14 pm

      Concordo que esses bitaites, como fala, não tem grande nexo, mas que nexo tem dizer: Porto a jogar tiki taka? Por acaso esse treinado é responsável por essa forma de jogar?

    • Sergio Velez
      Posted Maio 5, 2014 at 2:22 pm

      Porto a jogar tiki taka? Não viste os mesmos jogos que eu de certeza !
      Mas também não se esperava menos que a vitória de uma seleção que conta com tantas promessas como Deulofeu , Rodrigo , Montoya,De Gea,Muniesa , Inigo Martinez,Carvajal,Koke, Asier Illarramendi , Thiago Alcantara, Isco, Ignacio Camacho, Iker Muniain, Sergio Canales (Valência),Alvaro Morata,Cristian Tello… Entre outros. Mais um pouco e já dava para fazer uma equipasassa para o Mundial deste ano :).

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 5, 2014 at 2:27 pm

      O Tello é que está aí a mais…

    • JN
      Posted Maio 5, 2014 at 4:59 pm

      Sergio faz o favor ao Rúben e tira o Tello e mete o Nolito. Assim é que a equipa fica bem composta!

    • Bruno
      Posted Maio 5, 2014 at 5:53 pm

      pronto não percebeu o que o ruben quis dizer, mas aproveitou logo para mandar a boca ao benfica.
      o ruben diz para tirar o tello pois não o considera grande jogador, não o considera uma promessa.

      percebeu agora ? e sem atacar ninguem, coisa que o senhor condena mas faz todos os dias neste blog

    • DiogoFSP4ever
      Posted Maio 5, 2014 at 6:00 pm

      Pois, não percebi essa indirecta, ainda assim nolito é melhor que qualquer extremo do Sporting e olhem a forma dele!

    • DiogoFSP4ever
      Posted Maio 5, 2014 at 6:01 pm

      Hmmm, sempre o mesmo, mesmo assim não percebi a indirecta, e de qualquer forma nolito é melhor do que qualquer extremo do Sporting e olhem a forma dele…

      Sim JN, estou á espera que digas que os benfiquistas não sabem ouvir verdades mesmo que não saibas qual é o meu clube

  • Marco
    Posted Maio 5, 2014 at 1:45 pm

    Um seleccionador não é bem um treinador… é mais um "olheiro com liderança no balneário", prova disso é o Scolari que como seleccionador é fantástico mas como treinador é básico. Tirando as selecção de promessas nunca esteve em grandes desafios enquanto treinador, o que deixa sempre a desejar uma vez que o FC Porto precisa neste momento de alguém experiente e habituado a grandes clubes e acima de tudo a lidar com situações caóticas.

    • realista15
      Posted Maio 5, 2014 at 1:50 pm

      sim marco, concordo com isso. é o lado racional. mas por vezes o Pinto da costa surpreende-nos com algumas apostas, como ja vimos anteriormente, de treinadores por quem ninguem dava nada e até se sairam bem. resta esperar para ver.. mas sinceramente, duvido um bocado deste interesse do porto. esperaria mesmo que fossem buscar o maro ferreira, por exemplo, do que apostar assim lá fora. nao é muito o estilo deles

    • Marco
      Posted Maio 5, 2014 at 3:31 pm

      realista 15, sem dúvida que o Pinto da Costa tem esse Dom de transformar anónimos em estrelas, mas isso também se devia à forte estrutura do FC Porto e nos dias que correm (pelo que tenho lido), abaixo do Pinto da Costa cada um puxa para o seu lado. O Marco Ferreira, não sei até que ponto não irá ser outro caso Paulo Fonseca, promissor mas ainda sem mãos para o uma equipa que entra em todas as competições para ganhar.

    • MM
      Posted Maio 5, 2014 at 3:47 pm

      Mas qual Marco Ferreira? O árbitro? Não o sabia com conhecimentos para ser treinador de futebol, mas se o Paulo Fonseca conseguiu, porque não tentar?

    • José Tremolinos
      Posted Maio 5, 2014 at 4:05 pm

      Não há dúvida que o Marco Ferreira, Rui Costa, Jorge Sousa, Pedro Proença e outros dariam excelentes treinadores. Chama-se a isso matar dois coelhos com uma cajadada.

      José Tremolinos

    • Marco
      Posted Maio 5, 2014 at 5:47 pm

      Fui induzido em erro e a distracção fez o resto. Queria dizer Marco Silva, Marco Ferreira é o ex-jogador do Fc Porto (não sei se pode ser considerado como tal mas tem uma champions e uma taça uefa coisa que poucos conseguem).

  • jccoach
    Posted Maio 5, 2014 at 1:45 pm

    não conheço o resto do seu percurso profissional, mas contratar um treinador sem conhecimento do futebol português e do Porto (realidade muito específica do contexto português) parece-me não ser a melhor ideia.

  • coja
    Posted Maio 5, 2014 at 1:48 pm

    Arriscado, e há neste momento, TOLERÂNCIA ZERO.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2014 at 1:55 pm

      concordo plenamente,depois desta fraca epoca por parte do porto nao os tou a ver a voltar fazer uma aposta de risco.

      socrates

    • André Pinho
      Posted Maio 5, 2014 at 2:48 pm

      Infelizmente, dado o nível que o Benfica apresentou este ano, e os resultados que são precisos para fazer esquecer o tanto de mau que houve este ano, todas as apostas de treinadores que se possam considerar "sem risco", estão muito além da capacidade financeira do Porto.

  • Rúben Cardoso
    Posted Maio 5, 2014 at 1:48 pm

    Que as selecções jovens da Espanha jogam um excelente futebol? Indiscutível, e também se deve a Lopetegui. Tem um percurso reconhecido como adjunto, mas não sei se seria o melhor para o Porto nesta fase.

  • leugimM
    Posted Maio 5, 2014 at 1:56 pm

    Mas então isto é que é apostar forte no treinador? Mais vale ir para um jovem técnico português.

    O FC Porto precisa de um homem com créditos firmados, com pulso firme.

    Espera que não seja verdade, naturalmente.

  • Logen
    Posted Maio 5, 2014 at 1:57 pm

    Não conhecendo a fundo este treinador, os títulos que conquistou muito se devem á qualidade dos seus jogadores ,a Espanha sub.21 do ultimo Europeu qualificava-se para o mundial do Brasil, quem tem Isco/Morata/Rodrigo/Bernat/Inigo Martinez/Thiago Alcantra etc num plano tão elevado enquanto jovens apenas tem que gerir temperamentos…

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 5, 2014 at 1:57 pm

    Parece-me muito arriscado,uma coisa é um seleccionador já com 50 ou 60 anos que já treinou vários clubes antes,outra é um treinador que apenas treinou um clube durante 1 época na segunda divisão e treinou o Real Madrid B também por 1 época,sem contar com ter interrompido a carreira para ser comentador desportivo.

    Não acredito muito…

  • rui
    Posted Maio 5, 2014 at 2:01 pm

    embora benfiquista, talvez por isso seja um pouco criticado se der a minha opiniao, mas o FCP devia apostar em Jose Couceiro

    • Filopez
      Posted Maio 5, 2014 at 2:11 pm

      Pois, o couceiro até por ja ter andado no Porto acho que é uma carta fora do baralho mas até tinha a sua logica. Mesmo quando esteve no Porto ja chegou a meio mas podia ter feito um pouco mais. Se ele nao tivesse essa passagem até encararia como uma possibilidade.

      Tambem acho que seria estranho um candidato a presidente do SCP ser treinador do Porto mas o Antonio Olivera é capaz de um dia ser presidente do FCP e ja foi treinador e jogador do SCP por isso nunca se sabe

    • stanpanan
      Posted Maio 5, 2014 at 2:20 pm

      Não sei… O J.Couceiro fez uma boa época, mas tem outras épocas em que as equipas que esteve não funcionaram… Não me parece treinador para equipas que querem ser campeãs… Talvez apostasse mais no NES… Ou Sérgio Conceição para a equipa jogar com garra, mas o Sérgio tem alguma limitações…

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 2:35 pm

      Pelo passado duvido que isso aconteça, mas não seria uma má opção.

    • Alfemus
      Posted Maio 5, 2014 at 2:40 pm

      No modo como isto anda, aceitam-se todas as opiniões!!

      Também gosto muito do José Couceiro… Foi uma injustiça como ele saiu na altura…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 5, 2014 at 3:01 pm

      Depois de ser candidato a presidente do Sporting, era engraçado vê-lo como treinador do Porto eheh à primeira derrrota era enviado a pontapé para Alvalade (onde ficava à porta, claro)

  • Trust3r
    Posted Maio 5, 2014 at 2:01 pm

    Muito arriscado. Internamente sem ser os treinadores dos outros dois grandes, apenas Marco Silva parece opção viável. Outra solução seria apostar num treinador com a escola da casa: Nuno Espírito Santo.

    Seria interessante um post do VM sobre os melhores treinadores estrangeiros para os três grandes portugueses. Seria interessante, visto que isto parece uma mudança de paradigma que tem dado resultado nos últimos anos. Até porque o treinador português está muito valorizado.

    • Gonçalo Mano
      Posted Maio 5, 2014 at 3:23 pm

      Nuno Espírito Santo seria uma excelente opção também.

      Trabalho de qualidade no Rio Ave.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2014 at 8:03 am

      Sim se o porto fosse campeão nacional, provavelmente a direção poderia por NES a treinador, mas depois da aposta em PF não os tou a ver a apostar no NES.
      1- falta de experiência europeia.
      2- antes chegar a um grande devia passar por um braga, ou outra equipa que dispute todas as epocas os lugares cimeiros do campeonato.

      Sócrates

  • Gonçalo Mano
    Posted Maio 5, 2014 at 2:08 pm

    Costuma dizer-se que não deve voltar a uma casa onde já se foi feliz, mas neste caso não concordo.

    O melhor treinador para o Porto, neste momento, era o Fernando Santos.

    • jose
      Posted Maio 5, 2014 at 3:03 pm

      ele foi feliz no porto ? no 1º ano aproveitou a equipa montada e foi campeao, nos outros 2 quando foi ele a monta.la foi o flop que foi.

    • Gonçalo Mano
      Posted Maio 5, 2014 at 3:23 pm

      José,

      Não concordo, tem grande capacidade técnica, é um motivador e um homem muito inteligente.

      Além do mais, é conhecida a empatia entre Jorge Nuno e Fernando Santos.

      Penso que seria uma dupla de sucesso.

  • Jose Nuno Alves
    Posted Maio 5, 2014 at 2:11 pm

    Com Ricardo, Quaresma, Licá, Josué, Defour, Varela; Sem Fernando, Martinez e talvez Mangala …
    Ou contratam muito bem ou mandem os nomes que mandarem para treinador nem o Alex Fergusson fazia um bom trabalho.

    O Porto tem o pior plantel desde que me lembro do Porto, faz lembrar o Benfica da era Artur Jorge.

    Um treinador que aposte na formação é necessario, mas se querem lutar em todas as competições onde entram tem de os integrar aos poucos. No Sporting a integração foi de certa forma mais massiva (e mesmo assim, não houve espaço para jogadores como Esgaio, João Mário, Betinho, etc) porque só disputaram competições internas e mesmo assim a certa altura foi evidente que o plantel era curto.

    O Porto tem de abrir cordões à bolsa, contratar bem e de preferencia ter um treinador com créditos firmados que aposte na formação. Para mim embora seja praticamente uma carta fora do baralho, o treinador ideal é o Van Gaal.

    • stanpanan
      Posted Maio 5, 2014 at 2:33 pm

      Acho que está claramente a exagerar… Pior plantel que o do Benfica de Artur Jorge????!!! Isto para nem dizer que o Benfica de Artur Jorge, na teoria, nem era o pior dos planteis do Benfica desde esse ano até hoje… Mas olhe se para a equipa do Porto, 2 laterais do mais caro que já se viu e que são, provavelmente, dos melhores laterias do mundo das idades deles.. Um central dos mais cobiçados do mundo, outro muito bom (Maicon) e um miudo das maiores promessas Mexicanas. No meio campo o melhor médio defensivo em Portugal e talvez dos melhores da Europa, mais 2 médios que juntos custaram quase 15 M (Defour e Herrera), e que são jovens com potencial, mais Quintero (8M), tambem ele dos medios mais promissores na europa… No ataque tem só o melhor marcador do campeonato Portugues… Pior plantel que se lembra??? Parece me é memoria curta…

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 2:34 pm

      Também acho que Van Gaal seria a aposta ideal, daí estar a torcer para que isso não aconteça.

      Será complicado apostar muito na formação com a equipa debaixo de brasas e não há assim tantos jovens da "cantera" com qualidade para assumir de caras um lugar no plantel principal. A não ser que a direcção baixe as espectativas, o que sinceramente não me acredito.

      Mais do que abrir os cordões à bolsa, as contratações terão que ser mais acertadas. Herrera, Guilas, Reyes e Quintero foram investimentos avultados mas até ao momento tiveram pouco impacto na equipa (por diferentes razões).

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2014 at 2:47 pm

      Concordo que van gaal seria uma excelente aposta mas, provavelmente ele será treinador do man United na próxima época.

      Sócrates

    • Gonçalo Mano
      Posted Maio 5, 2014 at 3:21 pm

      Van Gaal?

      Epa desculpem-me a sinceridade, mas desde quando este tipo de treinadores está ao alcance dos clubes Portugueses?

      Os clubes estão falidos e continuamos a viver de quimeras…

    • Jose Nuno Alves
      Posted Maio 5, 2014 at 3:27 pm

      stan, uma das coisas que me irrita é pessoas que tem dificuldade em ler e deturpam tudo o que eu disse. De "tem o pior plantel desde que me lembro do Porto" + "faz-me lembrar o Benfica de Artur Jorge", consegue criar a frase "Pior plantel que o do Benfica de Artur Jorge", então sugiro que abdique dos comentários no VM e se dedique à Politica!

    • stanpanan
      Posted Maio 5, 2014 at 3:54 pm

      Jose Nuno se se irrita tanto podia tomar um cházinho e talvez não comentar porque ao se comentar arrisca se a que alguém lhe responda (Daí o botão responder), e que lhe responda com algo que possa não concordar, inclusive interpretações que podem não ser de acordo com o que quis dizer… Podia tentar explicar se e argumentar, mas preferiu mandar me dedicar á politica… ok..
      Você disse: "O Porto tem o pior plantel que me lembre do Porto. Faz me lembrar o Benfica de Artur Jorge" Realmente não disse que era pior, mas do género, vai bater ao mesmo lado, tudo o resto que eu disse aparentemte já não era importante… E reafirmo, o Benfica do Artur Jorge não foi o pior que o Benfica teve… Isto parto do pressuposto que esta a comparar com o que acha ser o pior Benfica senão aí so mostraria confusão nas suas ideias….
      Agora argumentar porque este é, para si, o pior plantel que você se lembra, (o que só por si é redutor, porque se você só se lembrar do plantel do Porto desde o ano passado então e normal que este seja o pior), é que não… Isso já deve estar ao alcance dos que se dedicam a política…
      Já sei que para a próxima é para não lhe levar muito em conta e não lhe responder certo ?

    • Gonçalo Mano
      Posted Maio 5, 2014 at 4:00 pm

      José,

      Conheço o Stanpanan de outras lides futebolísticas e não seria intenção dele deturpar as suas palavras.

      Mas o José também exagerou um pouco, o Benfica de Artur Jorge era muito pior (Comparando pari passu) do que este Porto.

      Ainda assim, realmente não foi uma boa época.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2014 at 4:04 pm

      O próximo treinador será Fernando Santos, o tio de um amigo meu será um dos ajuntos. A menos que apareça uma oportunidade única como Van Gaal por exemplo, o que nao me parece por razoes económicas, esta tudo apalavrado.

      Pedro Costa

    • Rennie
      Posted Maio 5, 2014 at 4:33 pm

      é melhor dizeres ao teu amigo que o tio ficou sem trabalho.

      Quando O Jogo afirma que este vai ser treinador do porto é porque vai mesmo.

    • stanpanan
      Posted Maio 5, 2014 at 5:34 pm

      Gonçalo Mano ZZ? :) Quem es tu lá para me situar? Já deves ter reparado que deixei de comentar lá

    • Jose Nuno Alves
      Posted Maio 5, 2014 at 7:08 pm

      Stan, vamos lá tentar ser mais claros…
      Achas que os jogadores que enumerei tem lugar numa equipa com os pregaminhos do Porto? Quantos jogadores de classe tem o Porto? Laterais? Sim, são bons… mais ainda tem de provar muito para serem os melhores do mundo para as idades deles. Maicon? Razoavel nem sei se tiraria o lugar ao Jardel. Herrera provou tanto como o André Gomes e Quintero por muita habilidade que tenha ainda não é um jogador formado. Reyes foi o que se viu. Considerando que o Fernando vai sair, quem é esse melhor medio defensivo de Portugal?

      Em resumo, PARA MIM, neste momento e considerando as saidas do Mangala, Fernando e Martinez o Porto tem 1 jogador de classe: Alex Sandro. 2 ou 3 jogadores bons, 2 ou 3 com potencial, mais uns quantos com potencial na equipa B. O resto não tem qualidade para o Porto.

      Portanto reafirmo (sem entrar em comparações para não ser mal interpretado): NA MINHA OPINIÃO o Porto tem o pior plantel desde que me lembro dos planteis do Porto!

  • Super Dragão
    Posted Maio 5, 2014 at 2:12 pm

    A próxima será a mais difícil? Talvez, mas temos muitos "ses". A época não será muito diferente da última em termos de calendário. Temos a eliminatória mas não temos a Supertaça.

    O Benfica continuará forte? JJ vai ficar ou sair? Jogadores como Garay, Gaitan, Markovic, Rodrigo, Salvio, André Gomes são apontados a vários clubes. Ficam todos? Quantos saem? Quem vai para o lugar?

    O Sporting está mais forte? E para o ano, vai aguentar a pressão de jogar para ser campeão e de jogar na Champions? Terá um plantel mais forte que o que tem agora? Jogadores como William, Rojo e Patrício são apontados a outros tantos clubes.

    O Porto terá um treinador com tempo para mostrar trabalho? Serão feitos esforços para melhorar significativamente a equipa? A equipa B será aproveitada? Os dirigentes vão largar o desleixo? Vai-se pensar mais no futebol e nas modalidades e menos nas comissões? É que este ano, em termos de modalidades, fomos à final da Champions de Hoquei, estamos em primeiro com mais 2 adversários (penso eu) na liga. Em andebol, estamos bem encaminhados para o Hexa. Em basket, estamos prestes a conquistar a 2ª liga e voltaremos à primeira liga. Em futebol, foi o único descalabro… Ainda assim, fomos às meias finais das taças e aos quartos da Liga Europa. O campeonato não é para esquecer mas sim para lembrar por muitos anos por motivos óbvios.

    Portanto…Teremos um Porto à Porto ou vamos andar a brincar mais um ano? Treinadores para este Porto só consigo pensar em 2 portugueses. Marco Silva e Pedro Emanuel. Ficava satisfeito com qualquer um deles.

    Os reforços depende da capacidade do treinador em extrair todo o potencial de vários jogadores do plantel que, actualmente, não valem um chavo.

    • Paulo Guerra
      Posted Maio 5, 2014 at 2:17 pm

      Van gaal ou Hiddink também seriam bem vindos. Precisamos de alguém que consiga resistir à pressão que será inevitável no inicio da época

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 2:28 pm

      Jorge Jesus só sai se o Benfica quiser (tem contrato por mais uma época) e não deverão sair muitos jogadores para além de André Gomes e Rodrigo (talvez Garay e Gaitán). O Porto também terá que fazer encaixes financeiros e é quase certo que as baixas terão maior impacto do que as saídas do plantel encarnado, dada a diferença de profundidade em cada um dos planteis – sai Gaitán entra Salvio, Garay por Lisandro…

      Atenção que o Porto não tem equipa de Basquetebol. Dragon Force não é o Futebol Clube do Porto.

    • stanpanan
      Posted Maio 5, 2014 at 2:34 pm

      Van Gaal ou Hiddink parecem me totalmente irrealistas para clubes Portugueses…

    • Hugo
      Posted Maio 5, 2014 at 2:41 pm

      Paga o senhor o ordenado dele?

    • Alfemus
      Posted Maio 5, 2014 at 3:00 pm

      Super Dragão, como adepto do FCP e do Arouca, não concordo com a escolha do Pedro Emanuel já. Isto porque penso que não tem estofo, o que não invalida que poderá vir a ter.

      Começou a época com dificuldades, sim, mas extremamente defensivo, não se lembrando que uma vitória equivale a 3 empates. Na segunda parte da época o Arouca, também devido a alguns reforços, já jogava melhor futebol, com uma boa posse, mas continuava a querer defender muito em alturas que não o deveria ter feito.

      Somando isso, ainda não provou também que consegue potenciar assim tanto os jogadores como o FCP consegue.

      Isto não invalida que, dentro de poucas épocas, não possa assumir um papel preponderante.

      Mesmo assim, e continuando o trabalho desta segunda parte da época, penso que poderia ficar em Arouca mais uma época, arriscando mais desta vez…

    • Paulo Guerra
      Posted Maio 5, 2014 at 3:02 pm

      Também o Bielsa seria para o Marselha… e olha.
      Eu digo que seriam boas apostas, é desse tipo de perfil que o porto precisa. E prefiro pagar bem a quem tem qualidade e uma probabilidade de êxito elevada que andar a atirar no escuro, pagar indemnizações e ver a equipa a jogar miseravelmente. Roberto Martinez ou Pochettino também se enquadram, mas esse definitivamente são irrealistas

    • Super Dragão
      Posted Maio 5, 2014 at 3:08 pm

      Alfemus, percebo o seu ponto de vista mas o Pedro Emanuel adapta-se à qualidade que tem o seu plantel. O Arouca está na sua primeira época na primeira liga. E conseguiu a manutenção. Pedro Emanuel tem a mística, a garra e tem o apoio dos adeptos. Conquistou a Taça pela Académica e penso que todos os anos de Porto lhe deram muita experiência. Acho que será uma boa opção.

    • Super Dragão
      Posted Maio 5, 2014 at 3:10 pm

      Tiago Martins, o último parágrafo serviu para quê, mesmo?

      Quanto ao primeiro, a partir do momento em que diz que Lisandro é quase igual a Garay (estou eu a supor) por mim é tranquilo. Lisandro a titular no Benfica e Licá a titular no Porto. Choque de titãns.

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 3:11 pm

      Também não sei o que Pedro Emanuel poderia trazer de positivo ao Porto.

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 3:15 pm

      Super Dragão, foi apenas um esclarecimento…

      Claro que Garay é muito superior a Lisandro… tal como Matic é em relação a Fejsa.
      Agora, para a realidade do nosso campeonato não acho que terá grande impacto e comparando com as alternativas que o Porto têm…

    • Super Dragão
      Posted Maio 5, 2014 at 3:22 pm

      Cheira-me que as pessoas andam aqui a declarar o declínio ao Porto sem pensar bem naquilo que se passará nas próprias casas… Este Verão veremos coisas engraçadas!

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 3:34 pm

      Em momento algum falei em declínio, não ponhas palavras na minha boca!

      Apenas dei a minha opinião e constatei alguns factos, cabe a quem lê concordar ou discordar.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2014 at 3:35 pm

      não estou por dentro da coisa, mas se o Dragon Force não é o FCPorto, então porque é o site do clube dá noticias sobre esta equipa?

      https://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Dragon-Forcea-uma-vitoria-do-titulo.aspx

      lopetegui

    • Nuno
      Posted Maio 5, 2014 at 5:36 pm

      Não sou adepto do Porto mas apostar no Pedro Emanuel que manteve uma equipa como o Arouca, jogando muitos jogos à defesa para ganhar o pontinho, não será igual à aposta no Paulo Fonseca em que jogou muitas vezes à defesa para ganhar pontos aos clubes maiores?
      O Estoril tinha um pior plantel que muitos nesta liga, pelo menos com menos soluções, e não foi por isso que jogam à defesa para "ganha" o ponto.

      Uma coisa é adaptar-se ao plantel que tem, outra é jogar constantemente à defesa. O Pedro Emanuel com a Académica (que tinha muito melhor plantel que este Arouca) jogava como joga este Arouca, apesar de ter ganho uma Taça de Portugal (mas também o Paços ficou em 3º lugar…).

      Para mim, treinador de equipa grande tem de ser alguém cujo pensamento é atacar e marcar golos e nunca defender para depois tentar alguns ataques. Por isso, treinadores em Portugal, que eu acho que têm este pensamento mais enraizado nas suas filosofias e estejam disponíveis, são o Marco Silva, José Couceiro, Rui Vitória, Manuel Machado e não desgosto do Sérgio Conceição. É óbvio que não são todos iguais e provavelmente nem todos seriam bons no Porto mas é um risco menor qualquer um deste treinadores que colocar o Pedro Emanuel (se o problema se pusesse para o Sporting era assim que eu pensaria).

      Estrangeiro tem alguns riscos porque não acho que o Porto tenha orçamento para os nomes todos que falaram (que são sem dúvida grandes treinadores) e colocar um estrangeiro com pouca experiência pode sair parecido com este ano.

      Sendo que a margem de manobra é pouca eu apostaria alguém que conhece-se bem o nosso campeonato e as suas especificidades e manhosices que alguém de fora que chega com bom discurso e boas intenções mas que depois não se adapta aos lobbys que existem e infelizmente vão existir durante muito tempo (não estou a focar clube nenhum…apenas o futebol no geral). Não me parece que o Marco Silva queira o Porto (senão já tinha ido), que seria de longe a melhor opção, mas eu optaria pelo Vitor Pereira (que está livre desde hoje por razões pessoais) ou Sérgio Conceição numa óptica de alguém da casa ou Rui Vitória, que com um plantel de juniores/Equipa B e uns emprestados e refugo de clubes conseguiu jogos muito interessantes e sempre num futebol positivo (e tal como o Pedro Emanuel ganhou uma Taça de Portugal…). O Fernando Santos também não é uma má opção mas para mim fica atrás destes…

  • Tiago Martins
    Posted Maio 5, 2014 at 2:14 pm

    O Porto está sobre brasas e a próxima época não se adivinha nada fácil – muitos jogadores sem qualidade para o clube e outros com a cabeça noutras paragens – e seja quem for o treinador dos azuis e brancos terá um trabalho árduo (a tolerância dos adeptos é quase nula).

    Não me parece que Julen Lopetegui seja a melhor escolha para suceder a Luís Castro (com o elenco que teve à sua disposição é natural que tenha ganho esses europeus, e treinar uma selecção é completamente diferente de treinar um clube), mas neste momento também não deslumbro grandes opções no que toca a treinadores portugueses (Fernando Santos talvez…).

    Sugestões?

  • Paulo Guerra
    Posted Maio 5, 2014 at 2:14 pm

    Boa aposta para suceder a Vitor Pereira, não a Paulo Fonseca. O Porto não tem muita margem de manobra, neste momento

  • H Soares
    Posted Maio 5, 2014 at 2:17 pm

    Eu sinceramente pensava que isto era um dos muitos nomes que iriam ser associados ao Porto. Acontece que este ganha muita força, pela maneira que saiu da Seleção sub 21 e pela necessidade do Porto ter que começar a preparar a época mais cedo. Depois se a isto juntar-mos alguns nomes que tem sido apontados ao Porto, Tello e Ayoze Pérez ainda faz com que este nome ganhe mais força.
    "O JOGO está em condições de garantir neste momento que, de facto, Lopetegui é uma forte hipótese, mas, segundo apurámos, o acordo não está ainda concluído."
    Partilho a opinião do VM, quando considera que nesta altura fazia falta um outro tipo de treinador, para puder aguentar a pressão. No entanto discordo da frescura financeira, ao colocarem este senhor a treinador principal o Porto irá colocar a sua disposição um leque de jogadores de qualidade, um pouco á imagem do que fez com Vilas Boas.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2014 at 3:41 pm

      Para além de um leque de jogadores de qualidade espero que o Porto ofereça ao treinador, uma boa equipa técnica. É importante que o novo treinador traga alguns elementos da sua confiança, mas q o clube integre na equipa técnica homes da casa com qualidade, como na época do AVB, em que tinhamos homens como o Vitor Pereira e Pedro Emanuel.

      vicente

  • stanpanan
    Posted Maio 5, 2014 at 2:17 pm

    Não conheço minimamente este treinador, portanto não faço ideia se será bom ou mau..
    Mas fica de certa forma admirado pela aposta, depois de uma época que correu mal esperava que o Porto apostassem em alguém mais experiente e mais conhecer do futebol Português… Mas isso não quer dizer nada..
    Uma coisa é certa, o Paulo Fonseca tinha a vantagem de pegar numa equipa campeã, a pressão não era tão alta, como será para o ano, os Portistas vão ser mais exigente com a equipa, e com a equipa Técnica, é preciso ter isso em conta na escolha

  • Diogo
    Posted Maio 5, 2014 at 2:30 pm

    Desconheço este treinador, para ser sincero. Pode ser um perfil de treinador que se adeque ao Porto, deve passar por um treinador que aposte na equipa B e fromação. Ainda assim receio a falta de experiência em clubes de topo e de conhecimento do Porto.

    Como já disse anteriormente, preferia um treinador na linha de Nuno, Jorge Costa ou Domingos ou, a ser estrangeiro, algum treinador com mais créditos e resultados (ao nível de títulos e também de aposta na formação). O treinador será, na próxima época, uma figura mais importante do que tem sido nos últimos anos, é necessário um líder com garra, ambição e que saiba motivar os jogadores!

  • Jose Nuno Alves
    Posted Maio 5, 2014 at 2:31 pm

    Já agora, para quem fala no Marco Silva, penso que a vontade dele será ir para o Benfica.

    No caso do Benfica vencer a Uefa e a Taça de Portugal o JJ terá muito mercado e poderá muito bem sair. Nesse caso o Marco Silva é carta fora do baralho para o Porto. Só acredito que vá para o Porto se for dado como certo que o JJ continua.

    • Gaspar
      Posted Maio 5, 2014 at 3:01 pm

      O Marco é um benfiquista ferrenho e cego que nem uma porta. Sei bem do que falo. Para ir para o Porto, só se for de joelhos de Lisboa. Lá para daqui a 10 anos, ele chega lá.

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 3:10 pm

      É uma forte hipótese…
      – Se ganhar tudo, Jorge Jesus pode sair em grande e ter o seu primeiro desafio fora de Portugal;
      – Marco Silva é benfiquista assumido e certamente ficaria entusiasmado em poder assumir o comando do melhor plantel em Portugal.

    • Slim Shady
      Posted Maio 5, 2014 at 3:41 pm

      Não tenho tanta certeza que seja benfiquista,visto que ele nunca o assumiu(nem pode).Em que se baseiam para dizer isso ?A celebração contra o porto ?
      Slim Shady

    • Diogo Santos
      Posted Maio 5, 2014 at 4:23 pm

      Concordo contigo, Tiago! O benfica é o clube indicado para Marco Silva, melhor plantel da campeonato, atual campeão e seria mais fácil ter sucesso. O JJ se ganhar tudo esta época(muito provável) deve de sair para outro clube para sair pela porta grande e o Benfica continuará muito bem servido.

    • Super Dragão
      Posted Maio 5, 2014 at 4:27 pm

      O JJ pode querer um novo desafio e com mais ambição que o Benfica. Concordo. O Porto, por exemplo.

    • van Basten
      Posted Maio 5, 2014 at 5:28 pm

      Sem dúvida que o Marco Silva seria uma aposta muito interessante também para o Benfica, mas volto a dizer que Jesus sair do Benfica poderá não ser assim tão certo.

    • André Vieira
      Posted Maio 5, 2014 at 6:41 pm

      Marco Silva nunca terá o sucesso que JJ teve no Benfica que até nem foi muito.
      Benfiquistas não se iludam, porque a vosso sorte é possuírem um dos melhores treinadores do mundo, que desde que chegou, o Benfica melhorou substancialmente.
      Para comprovarem isto, é ver como era o Benfica antes de jesus, um cemitério de treinadores e jogadores, que teve 3ºs lugares consecutivos, e até Quartos e Sextos, e foi o pior campeão de sempre em 2005(o FC Porto nesta época miserável tem 58 pontos em 29 jogos, o Benfica foi campeão em 2005 com 65 pontos em 34 jogos, o que me leva a pensar que provavelmente até este FC Porto seria Campeão em 2005).
      Isto são factos, nada disto é inventado e contra factos não há argumentos.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Maio 5, 2014 at 6:56 pm

      Super Dragão, tendo em conta que o Porto está feito em cacos, sem duvida que é um grande desafio, mas se ele fosse só pelo desafio tinha ido para o clube do seu coração. Quanto à ambição com o plantel que têm… nem vale a pena comentar.

  • Leeuw
    Posted Maio 5, 2014 at 2:32 pm

    Na minha opinião, quem vai suceder mesmo ao Luís Castro é o Fernando Santos.

  • NFM
    Posted Maio 5, 2014 at 2:35 pm

    Já começo a ficar assustado com esta noticia, já a li em vários jornais….

    O PC só pode estar a gozar connosco…
    Se querem um estrangeiro que seja o Pochettino, Roberto Martínez, Mircea Lucescu, Juande Ramos…

    Já que Roger Schmidt e Bielsa já arranjaram clube e Spaletti não vingou no Zenit não vejo melhores opções…

    O treinador será fundamental e a margem é curta… Apostar em Lopetegui seria mais um prego no caixão…

    Já chega de erros esta época…. Para isso vale mais apostar no Fernando Santos ou nos estrangeiros que referi…

    PC deixe-se de brincadeiras e ponha o Antero e o Alexandre PC a andar do Porto e não andem a contratar pseudos treinadores só por causa dos empresários… Já chega uma época a dar tiros nos pés…

    Cumprimentos

  • Gaspar
    Posted Maio 5, 2014 at 2:35 pm

    Devo relembrar que este foi o treinador que voltou a por o Rodrigo a jogar à bola na selecção. Enquanto se andava a arrastar no clube, ele andava a dar cartas na selecção. Entretanto, potenciou enormes jogadores… Se é para apostar na cantera e na qualidade individual e na exploração de capacidades, este é o treinador certo. Que belíssimo trabalho e que belíssimo treinador o Porto terá. Vamos ver se funciona. Este treinador tem obra para muitos anos.

    • RuiCosta
      Posted Maio 5, 2014 at 3:17 pm

      E que jogadores é que o Porto tem nas camadas jovens para potenciar?? Deve ser algum infantil ou escolinha porque o resto deve andar escondido!

    • enfim ...
      Posted Maio 5, 2014 at 3:30 pm

      Os outros a que tem talento nas camadas jovens não é? enfim comentario absurdo basta ver o lugar que esta a equipa B do Porto na 2 divisão e o que certos jogadores tem feito por lá como o To-zé, Kayembe, Gonçalo Paciencia, Ivo, Rafa, Mikel, T.Ferreira, V.Garcia.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2014 at 4:25 pm

      O Porto venceu o campeonato das B's e ainda pode ser campeao da segunda liga, com um plantel recehado de jogadores muito jovens. O FCP fez um campeonato bem acima das expectativas!
      MPires

  • Enak
    Posted Maio 5, 2014 at 2:38 pm

    Esta é provavelmente a notícia do ano em termos de comédia… Nunca na vida este será o novo treinador do FC Porto!

    • H Soares
      Posted Maio 5, 2014 at 3:01 pm

      Ao que parece não é, e aconselho-o a ver amanha a capa de "o jogo" de amanha. Recorde-se claro que o jogo é o jornal desportivo mas ligado ao Porto

    • NFM
      Posted Maio 5, 2014 at 3:25 pm

      OJOGO so transcreveu a noticia da Radio Marca como vários jornais desportivos…

      Duvido, e espero que esta noticia seja piada… Não cabe na cabeça de ninguém que este treinador seja a solução….

      Nem sei se hei-de rir ou chorar com esta opção…. Ou o PC perdeu qualidades ou já não manda nada

    • H Soares
      Posted Maio 5, 2014 at 3:59 pm

      NFM

      "O JOGO está em condições de garantir neste momento que, de facto, Lopetegui é uma forte hipótese, mas, segundo apurámos, o acordo não está ainda concluído."

    • Enak
      Posted Maio 6, 2014 at 3:05 am

      Se eu estiver errado serei o primeiro a vir aqui admiti-lo. Depois de agora ver a capa de "O Jogo" de facto já me convenci mais de que pode ser verdade, veremos…

  • Kacal l
    Posted Maio 5, 2014 at 2:40 pm

    O Lopetegui parece ser um bom treinador e é verdade que fez um excelente trabalho nos Sub-19 e Sub-21 da Selecção Espanhola, parece ser um excelente formador de jovens, mas a sua qualidade como treinador ainda deixa duvidas e não tem experiência de clube, não me parece que seja a melhor opção.
    A minha ideia é que se vier algum treinador do estrangeiro, terá que ser um treinador experiente e com nome, caso contrário não vale a pena ir ao estrangeiro, mas é claro que temos qualidade nos treinadores Portugueses, a minha aposta, no mercado interno, seria um treinador jovem, ambicioso, com qualidade e que tem a “mística” do Porto e que é exigente, é um líder e sabe por os jogadores na linha e a “comerem a relva” pelo clube, o seu nome é Sérgio Conceição, acredito fortemente que com ele e alguns reforços podemos criar um colectivo forte e ter sucesso, ele conhece a casa e é um bom treinador, seria a minha escolha no mercado interno, a vir do estrangeiro tem que ser alguém experiente e com nome, vamos esperar e ver quem o Porto vai escolher.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 5, 2014 at 2:59 pm

      Sérgio Conceição? Para isso mais valia o Domingos Paciência…

    • NFM
      Posted Maio 5, 2014 at 3:05 pm

      Dos antigos jogadores do Porto acho que Nuno ES é o melhor e Pedro Emanuel o seguinte

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 3:08 pm

      Por os jogadores a "comer relva" foi o que Luís Castro fez… em parte.
      Daí aquela histeria toda aquando dos primeiros jogos em que esteve no comando da equipa principal.

    • Bráulio
      Posted Maio 5, 2014 at 3:20 pm

      Estou farto de escrever isso nos diversos posts e pouca gente concorda. Mísitca, comer relva e reclamar com os jogadores do início ao fim só vejo mesmo esse nome. Nuno, P.Emanuel, Domingos, Baía, Folha (uns com + outros com – experiência) não têm o pulso necessário para o momento do FCPorto. Por muito que goste do trabalho de Domingos em Braga não me parece que tivesses pulso, o mesmo raciocínio se aplica aos outros.

      O meu sonho era Advocaat, não me parece caro e está de saída de Alkmaar, mas a ser português alguém que dê uns "socos" nos jogadores quando não lhes apetecer correr.

      Mas sinceramente penso que será alguém estrangeiro à imagem de Adriaanse, desconhecido para a maioria, créditos firmados em equipas menores (o dinheiro não abunda) e autoritário

    • Kacal l
      Posted Maio 5, 2014 at 3:26 pm

      LuisRafaelSCP,

      O Domingos é "mole", não tem capacidade de liderança, apesar de ser um bom treinador e também não tem estado bem nos últimos clubes onde teve.
      O Sérgio Conceição é jovem, ambicioso, conhece bem a "casa", tem a "mística", é uma personalidade forte e é um bom treinador, tem feito um bom trabalho na Académica, não vejo o problema.

      NFM,

      Concordo com o NES, mas não gosto do Pedro Emanuel enquanto treinador, prefiro o Sérgio Conceição, mas o NES seria uma boa aposta.

      Tiago Martins,

      Não dessa maneira, o Sérgio Conceição tem mais presença, mais carisma e tem a "mística" de uma forma diferente, conhece a "casa" e já jogou nela, está a fazer um bom trabalho na Académica e é jovem e ambicioso, eu gostava, mas cada um tem a sua opinião, como é óbvio.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 5, 2014 at 3:43 pm

      Sérgio Conceição, Pedro Emanuel ou Domingos Paciência são apostas do mesmo risco que Lopetegui!

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 3:46 pm

      Está a fazer um trabalho positivo na Académica mas nada de extraordinário. Diria que a Briosa nem surpreendeu, nem desiludiu.

    • van Basten
      Posted Maio 5, 2014 at 5:32 pm

      Kacal, de certa forma concordo com o que dizes acerca do Sérgio Conceição, mas penso que ele ainda estará um pouco 'verde' para este salto.

      É verdade que nunca se sabe até se experimentar, mas acho que o Porto já 'experimentou' esta época e a verdade é que não se deu nada bem com isso. Por isso creio que a dimensão do 'risco' terá necessariamente de ser menor na próxima época.

    • Kacal l
      Posted Maio 5, 2014 at 7:21 pm

      porquinhodaindia,

      Sim, mas são Portugueses e conhecem bem a "casa", é bem diferente, jogaram no Porto.

      Tiago Martins,

      Eu não disse o contrário, mas o Villas Boas ficou em 11º com a Académica, ou seja, ainda pior e depois foi o que foi, eu vejo no Sérgio Conceição a força mental e a atitude para triunfar num clube maior e sabe o que significa representar o Porto.

      van Basten,

      O AVB também parecia e depois fez uma época de sonho, há que arriscar, o PF não demonstrou ter pulso com os jogadores, demonstrou ser fraco mentalmente e não tinha a "mística", não o podemos comparar com o Sérgio Conceição que é exigente e líder, tem pulso firme e já jogou em grandes clubes, incluindo no Porto.
      Seria a minha aposta no mercado interno, se arranjarem melhor no estrangeiro, será bem-vindo.

  • NFM
    Posted Maio 5, 2014 at 2:42 pm

    O PC só pode estar a gozar connosco…

    Se querem um estrangeiro que seja o Pochettino, Roberto Martínez, Mircea Lucescu, Juande Ramos…

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 5, 2014 at 3:11 pm

      O Pochettino e o Martínez não são para os bolsos do Porto.

    • NFM
      Posted Maio 5, 2014 at 3:31 pm

      Permite-me discordar

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 5, 2014 at 3:47 pm

      Treinadores que já foram apontados a Barcelona, Arsenal, United, não são para os bolsos do Porto, volto a dizer. Até porque não iriam sair da melhor liga do mundo, de equipas que eles construíram e que lhes trouxeram sucessos, para a Liga Portuguesa.

    • Diogo Santos
      Posted Maio 5, 2014 at 4:15 pm

      NFM tás a gozar certo? achas que o Porto pode pagar Pochettino ou Martínez?

    • Ninja
      Posted Maio 5, 2014 at 4:48 pm

      O benfica paga 4 milhoes por ano ao JJ. Antonio Conte ganha 2. Pochettino ganha 2.5 milhoes. Martinez 3.5 milhoes.

      Nao sabia que o meu clube nao podia investir num bom treinador quando o seu modelo de negocio e a valorizacao de activos.

      A dificuldade de pochettino e martinez e convence los a abandonar a premier. Nao o salario. Se ha salario inacreditavelmente desajustado ao rendimento desportivo e o de JJ. Mas compensa largamente esse facto na valorizacao de atletas. O Porto nao e cego a este facto.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 5, 2014 at 4:55 pm

      A questão de não ser para os bolsos do Porto é precisamente porque o Porto não tem potencial financeiro para garantir melhores propostas do que outros clubes da Premier League.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 5, 2014 at 2:50 pm

    Um erro de casting não deve apagar as outras apostas de sucesso anteriores. Marco Silva tem condições para vingar no Porto…

    • Tiago Martins
      Posted Maio 5, 2014 at 3:05 pm

      Tinha mais condições se tivesse sido aposta esta época…

      E só irá para o Porto se Jorge Jesus se manter no Benfica…

  • Pedro Marques
    Posted Maio 5, 2014 at 3:21 pm

    Fernando Santos vai deixar o comando da grécia e conhece bem a casa.

  • Pedro Marques
    Posted Maio 5, 2014 at 3:22 pm

    Fernando Santos. Vai deixar o comando da grécia e conhece bem a casa.
    A aposta de algum "risco" será Marco Silva.

  • Beatriz
    Posted Maio 5, 2014 at 3:44 pm

    E que tal o Rui Faria????

    • Madureira
      Posted Maio 5, 2014 at 6:18 pm

      Beatriz, o Rui Faria nunca vai abandonar o Mourinho… isso já foi falado e falado e… e ele nunca se dispôs a fazer uma carreira como técnico principal e nem é um objetivo dele!

  • Beatriz
    Posted Maio 5, 2014 at 3:45 pm

    E que tal o Rui Faria????

  • Rennie
    Posted Maio 5, 2014 at 4:03 pm

    Como benfiquista espero que esta noticia se confirme.

    Será a prova final que as finanças do Porto estão pela hora da morte e não conseguem contratar um treinador de créditos firmados e mais uma vez vão ter de "apostar" numa jovem promessa.

    A probabilidade de correr mal multiplica por 20.

    • Super Dragão
      Posted Maio 5, 2014 at 4:14 pm

      Faz sentido. André Villas-Boas, Jesualdo, Vitor Pereira, Mourinho, Fernando Santos, entre outros eram treinadores com créditos firmados. O Porto vai desaparecer se contratar este.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2014 at 4:28 pm

      Sr. Rennie, parabens pelo nome, deve ser do habito… em relacao a treinadores de creditos firmados, estamos conversados, o FCP todos os anos tenta contratar os Van Gaals, Mourinho, Guardiolas, Klops, Wengers e outros que tais desta vida…
      MPires

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 5, 2014 at 4:53 pm

      Para que precisa um auto-intitulado benquista que esta notícia (ou qualquer outra sobre este ou outro clube) se confirme ou não?

  • Rodrigo
    Posted Maio 5, 2014 at 4:21 pm

    Seria uma aposta de risco claramente. Fez um bom trabalho nos escaloes de formaçao da Espanha e poderia permitir ao FC Porto rentabilizar alguns jovens, nomeadamente da formaçao, mas a tolerancia neste momento em relaçao ao novo treinador e 0 e como tal o Pinto da Costa deveria optar por alguem mais experiente e conhecedor da realidade azul e branca.

  • helder
    Posted Maio 5, 2014 at 4:44 pm

    Boa tarde eu acho que a muinta gente aqui que ta longe de ver a realidade em que tão os clubes portugueses,se virem o que porto este ano foi comprar jusues licas Carlos Eduardo da para ver que porto já não tem frescura financeira poderia aqui por outros indicadores daqui para frente tanto porto como outros clubes em portugal vão ter que comprar menos mais barato e apostar na casa p Benfica aínda e o que tem um pouco mais de folga por ter mais adeptos e fazer mais dinheiro em geral.o porto não vai ter capacidade para pagar um ordenado a cima de 2 milhões ao ano ou mais logo não podem pedir um grande treinador e ao mesmo tempo tem que ser um treinador que consiga evoluir jogadores jovens.não sei se este é o perfeito para isso mas é nesta onda que vai ser.bem isto é o que penso.

  • van Basten
    Posted Maio 5, 2014 at 5:00 pm

    De Lopetegui só me recordo de o ver como 3ª opção no Barça quando também lá estava o Baía. Como técnico, não tem propriamente um perfil e currículo que faça os adeptos portistas ficarem descansados. Experiência pouco positiva no Rayo Vallecano e campeonatos europeus sub-19 e sub-21 com as melhores selecções sub-19 e 2ub-21 da altura. Já desde o seu tempo como GR que o acusavam de facilmente acusar a pressão que era jogar num grande, e a não ser que o tempo e as campanhas nas selecções jovens de Espanha lhe tenham feito muito bem, não sei até que ponto esses traços psicológicos não estarão presentes ainda agora.

    No meio disto tudo, também é necessário dizer que a escolha para novo treinador dos dragões não se afigura fácil. Concordo com os que dizem que Van Gaal era a melhor opção estrangeira, e até achava que tal poderia acontecer há um par de meses atrás, sendo que na altura o próprio Van Gaal foi citado a dizer que depois do Mundial com a Holanda iria abdicar do cargo de seleccionador e provavelmente viver em Portugal. O 'desafio Man Utd' não é nada fácil a qualquer treinador de recusar e isso terá feito o holandês repensar a sua decisão. Não vejo, neste momento, mais nenhum estrangeiro que reúna as condições ideais para treinar nas Antas.

    Marco Silva seria a minha aposta portuguesa. Ao contrário de muitos, não teria qualquer problema em ter um benfiquista ferrenho a treinar Porto, o que até lhe poderia trazer alguma motivação extra, uma vez que ao fazê-lo teria sido sinal que o seu clube do coração o tinha rejeitado. Continuo a achar que reúne condições mais do que necessárias para vingar num dito grande português.

    Também acho que não é assim tão líquida a saída de Jesus da Luz. O treinador é por esta altura idolatrado pelagrande maioria dos adeptos, e o seu ego mantem-se intacto, pelo que a conquista da Champions com o clube das águias ainda é algo que ele com certeza não desdenharia. Além disso, ele mais do que ninguém saberá o grande desafio que seria para ele abraçar um projecto estrangeiro, desafio esse decorrente das suas limitações linguísticas e culturais. Perto de completar 60 anos, não sei até que ponto tudo isso não pesará na sua decisão.

    Para ir buscar treinadores como Fernando Santos ou Jesualdo Ferreira, preferiria mil vezes apostar em Pedro Emanuel ou mesmo Sérgio Conceição.

  • Marcio
    Posted Maio 5, 2014 at 5:07 pm

    aposta arriscada esta por nao ter experiencia, treinador o meu favorito ja assinou pelo marselha, por isso luis henrique – celta de vigo(o mais certo é ir para o barça), philippe Montanier – rennes(depois de epoca fantastica na real sociedad, foi para frança mas não correu da melhor maneira, o porto é o clube ideal), michel – olympiakos(muito bom treinador e sabe o que é ganhar ao benfica).

  • Marcio
    Posted Maio 5, 2014 at 5:30 pm

    Depois da época desastrosa que agora finda, é necessário uma quase completa reestruturação do plantel do porto.
    Tem que vender quem está a mais e mudar o chip a quem fica, para não andarem sempre a dormir e desmotivados.
    Vender – bolat(1 milhao), mangala(30 milhões, depois da compra de zouma pelo chelsea este preço ja era muito bom), rolando(5 milhões e fica lá onde estás), abdoulaye

    ba(2 milhoes), danilo(20 milhoes), fucile(1 milhao), fernando(15 milhoes), defour(12 milhoes deve ser titular no mundial deve valorizar), josue(5 milhoes), carlos

    eduardo(3 milhoes), djalma(3 milhoes), iturbe(15 milhoes), izmailov(1 milhao), lica(1 milhao), varela(5 milhoes), kelvin(4 milhoes), walter (6 milhoes), kleber(1

    milhao), ghilas(7 milhoes), jackson martinez(30 milhoes). Total de vendas – 167 milhoes de euros.
    Comprar – bruno alves(5 milhoes, tem de voltar alguem pa comandar a defesa e capitaniar a equipa), gino peruzzi – catania(5 milhoes), ghazal – nacional da madeira(3

    milhoes, grande margem de progressao ja que fernando quando começou a jogar no meio campo do porto não sabia passar a bola do pé direito para o pé esquerdo), danilo

    pereira – maritimo(3 milhoes, este se fosse de outra nacionalidade ja tava num grande mas inda vai a tempo), manuel fernandes – besiktas(custo zero, muita experiencia

    acumulada por onde passou mas muitas noites também, PDC tinha de o formatar para o caminho certo), tello – barcelona(10 milhoes, podiam fazer um negocio tipo carvajal

    quando foi para leverkusen e baixar o preço ao maximo), rafa – braga(12 milhoes, boa relação entre os clubes e podiam enviar 2/3 jogadores tipo licá e ba), alfred

    finnbogason – heerenveen(10 milhoes, matador de 25 anos que em dois anos na holanda leva quase 60 golos), vincent aboubakar – lorient(9 milhoes, portento fisico de 22

    anos e muito rato na area). Total compras – 58 milhoes.
    Lucro de 121 milhoes pa baixar o passivo, e fica uma equipa extremamente competente e com fome de titulos.
    Em relação ao treinador o meu favorito ja assinou pelo marselha, por isso luis henrique – celta de vigo(o mais certo é ir para o barça), philippe Montanier – rennes

    (depois de epoca fantastica na real sociedad, foi para frança mas não correu da melhor maneira, o porto é o clube ideal), michel – olympiakos(muito bom treinador e

    sabe o que é ganhar ao benfica).

    GR – fabiano, helton, kadu
    DD – gino peruzzi, victor garcia
    DC – bruno alves, tiago ferreira
    DC – reyes, maicon
    DE – alex sandro, rafa
    MD – ghazal, danilo pereira
    MC – manuel fernandes, herrera, castro
    MCO – quintero, tozé
    ED – tello, ayoze, ricardo
    EE – quaresma, rafa
    PL- alfred finnbogason, vincent aboubakar

    • van Basten
      Posted Maio 5, 2014 at 5:48 pm

      Admiro o teu esforço de gestão e o trabalho que tiveste, mas nunca na vida o Porto consegue vender os jogadores que mencionas por um total de 167 milhões, há aí valores claramente inflaccionados.

    • diogo
      Posted Maio 5, 2014 at 7:55 pm

      o presidente ou director desportivo que der 1 milhao pelo lica/izmylov merece logo ser condenado a pena de prisao

    • EBITDA
      Posted Maio 5, 2014 at 8:11 pm

      Marcio, para mim o melhor treinador é mesmo o Montanier. Excelente líder e treinador.

      Gosto da composição do plantel e da sua reestruturação.
      Tem alguns elementos de fantástica qualidade como o Finnbogason (parte dos leitores do VM nem conhece e já me criticou por eu dizer que é melhor que o Jackson) e o próprio Peruzzi.
      Apenas não traria de volta o Manuel Fernandes por o achar arruaceiro e mandaria o Quaresma embora pelas mesmas razões.

    • Marcio
      Posted Maio 5, 2014 at 8:14 pm

      pronto vá o porto podia pegar em izma, ba, lica, kleber e vender por 10 euros ao menos dava direito a um cupao pa fatura da sorte…

    • Marcio
      Posted Maio 5, 2014 at 9:19 pm

      ebitda, melhor não sei mas ao mesmo nivel do jackson está de certeza, mas como é 3 anos mais novo, quando tiver a idade que o jackson tem neste momento, ai sim vai ser melhor jogador. Embora o colombiano na minha opiniao seja melhor a jogar de cabeça, o islandes não falha penaltis e tem muito melhor recepção de bola, coisa que jackson continua fraco e nestes dois anos de futebol portugues não conseguiu evoluir.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Maio 5, 2014 at 10:22 pm

      Isto foi mesmo sério?? Nem vou mais longe, Djalma 3 milhões??? :O

  • Rabensandratana
    Posted Maio 5, 2014 at 5:44 pm

    Em relação a este treinador só conheço pelo trabalho desenvolvido na selecção jovem espanhola.

    Se o treinador for português apostaria em prof. Manuel Machado (acho que tem o perfil indicado para treinar), desenvolve muito bem os jovens, tira o máximo proveito de jogadores tais como (Ghazal, Rondón, Mexer, Zanaidine etc) e é um técnico muito versátil, já que actua em diversos sistemas desde o 3-5-2 (primeiros anos em Guimarães) 4-3-3 e 4-2-3-1.

    Marco Silva, sinceramente penso que não seja a melhor opção, já que o Estoril tem muita dificuldade em jogar em casa, já que o seu jogo é baseado em transições rápidas e por esse motivo não gosto muito dele.
    Para isso prefiro mil vezes o NES.

    Se o técnico for estrangeiro apostaria em Míchel, Montanier, Paul Le Guen, sabendo que qualquer um destes treinadores o FCPORTO teria de pagar uma indemnização ao clube.

  • Marcio
    Posted Maio 5, 2014 at 5:48 pm

    É certo que não é fácil, mas o porto precisa de uma revolução e por estes valores ou mais baixos vai ter vender as suas "vedetas", porque não acredito que voltem a estar moralizados para jogar no FCP.

  • André Vieira
    Posted Maio 5, 2014 at 6:09 pm

    Na minha opinião o treinador do FC Porto para a próxima temporada devia de ser Claudio Ranieri.
    Apesar de ser um treinador pouco Titulado, é experimentado, competente e de pulso firme, estando de saída do Mónaco.
    Fez um Grande trabalho no mónaco, conquistado o 2º Lugar na ligue 1(Era muito difícil ser campeão logo no primeiro ano),e não ficando muito longe do PSG, com um plantel que apesar de caro, não era um grande plantel, além de ter ficado privado de falcão a maior parte da época.
    Joga num sistema de jogo que permite tirar partido do talento de Quintero, tal como tirou partido de James(Fez a melhor época de sempre a jogar na posição 10) que é o 4-4-2 em losango, para além de achar que o plantel do FC Porto é mais para 4-4-2, Danilo na posição de médio interior direito podia ter um melhor rendimento, assim como Herrera que podia ter um grande rendimento como médio interior, além de que o FC Porto possui a partir do próximo ano avançados móveis como Ayoze, Ghilas, Gonçalo Paciência cabendo aqui mais uma contratação para colmatar a saída de Jackson.

  • Pitoxoroglu
    Posted Maio 5, 2014 at 8:41 pm

    A minha opção seria o Van Gaal…no entanto o Lopetegui apenas conheci enquanto GK, mas espero que a aposta seja na linha do Moncho Lopez no basketball!

    Seria que nem ginjas!

    Lembro que a um nivel superior o Moncho Lopez veio de uma selecção Espanhola para o Porto e revolucionou o Basketball do FCP e todas as camadas jovens!!

    • Marcio
      Posted Maio 5, 2014 at 9:23 pm

      Também eu gostava mas infelizmente van gaal já disse que ou vai para inglaterra treinar um clube que lute por titulos ou reforma-se do futebol e vem viver para o algarve…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Maio 5, 2014 at 8:50 pm

    Isto deve ser uma teoria da conspiração da minha parte, mas a minha opinião é que algo se está a passar nos bastidores. Digo isto porque acredito que umas das primeiras opções fosse Marco Silva e acho estranho não ser ele o treinador apontado ao dragão.

    Quanto a este treinador, não tenho muita informação sobre ele, mas não me parece que seja a melhor opção no momento actual do porto. Mas posso estar enganado e estarei cá para dar o braço a torçer!!

  • m1950
    Posted Maio 6, 2014 at 12:15 am

    Não me lembro de bons redes que tenham sido grandes treinadores , treinador de sub-21 pode ser um sinal de aposta em jogadores jovens , tanto a nível da equipa B do FCP como de equipas b espanholas do castilla e da masia. Vem também um ponta de lança ou avançado movel do Tenerife da segunda liga espanhola , o FCP vai-se virar para este mercado , quando for confirmado , dou uma opinião mais profunda, mas isto é complicado

  • clough
    Posted Maio 6, 2014 at 1:40 am

    Um seleccionador (de sub-21), com pouca experiência de trabalho diário, ainda para mais num clube de grande dimensão e num contexto difícil como o do Porto nos próximos tempos? Parece-me duvidoso, tal como me parece duvidoso que o aparelho dirigente da SAD azul se meta numa aposta destas. É quase desnorte.

    Fernando Santos seria, a meu ver, a melhor opção. Já por lá passou e ganhou (embora tenha conseguido perder um campeonato, com o Jardel e para o Sporting do Inácio), experiente, é conhecedor da casa e do campeonato nacional. As suas equipas praticam um futebol muito interessante e empolgante (o "seu" Benfica foi de longe o melhor entre 94 e 2009), algo de que o Porto precisa, depois de 3 anos de futebol, no geral, aborrecido, que tem fartado a massa adepta. Embora possa estar já um pouco desactualizado, gozaria de alguma margem de erro. Uma época menos conseguida valer-lhe-ia menos contestação do que a este espanhol ou a outros nomes portugueses.

    É importante anotar ainda que o próximo treinador do Porto começa a época com um desafio de remonta, que é o play-off da LdC, numa altura de reconstrução da equipa. Não é um trabalho para todos.

Deixa um comentário