Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

UEFA: Os três nomeados para melhor jogador do Ano

Quem deve vencer? Messi foi o melhor marcador da Europa e da Champions, Van Dijk venceu a prova milionária e a Supertaça Europeia, já a presença de Ronaldo é algo surpreendente, tendo em conta que a Juventus foi eliminada logo nos quartos pelo Ajax, mas o português goza de um marketing único na história do futebol. Quem pagou a factura foi Sadio Mané, que realizou uma super-época, mas não tem o mesmo peso mediático.

Cristiano Ronaldo integra a lista de três candidatos ao prémio de Jogador do Ano da UEFA 2018/19. O avançado português, da Juventus, tem a concorrência de Leo Messi (Barcelona) e Virgil van Dijk (Liverpool).

54 Comentários

  • Manchester Is Red
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:27 pm

    Alisson Becker ou Sadio Mané.

    2 alternativas perfeitamente válidas a CR7 durante este ano.

    Estas instituições continuam a enterrar-se e a retirar toda a credibilidade destes prémios.

  • Kacal
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:29 pm

    Messi. Penso que o argentino seria o justo vencedor, era merecido. Quem quero que ganhe? CR7 all the way. Van Dijk seria também um vencedor justo e merecido já que conquistou Champions e Supertaça Europeia, sendo que o Liverpool fez mais de 90 pontos na Premier e a Holanda chegou à final da Taça das Nações, não são troféus mas são bons feitos e o Van Dijk foi, claramente, o melhor central do ano.

  • FSantos01
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:43 pm

    Naturalmente, Messi. Melhor marcador, maior artista, maior desequilibrador, melhor jogador. A nível coletivo Barcelona acaba por ser “apenas” semi-finalista, o que poderia ser o maior argumento para uma não vitória do argentino, mas a sua contribuição para a chegada até aí, inclusive durante a meia-final, é inquestionável. Concordo plenamente com Van Dijk a assumir-se como maior candidato ao 2º lugar, desde logo por fazer parte da equipa vencedora, pela gigante época que fez, por acumular a esse título um outro (Supertaça) e ainda a final da Liga das Nações, mas penso que, apesar de na sua posição ter sido de longe o melhor, não é suficiente para vencer o prémio. Mesmo assim, quase ao mesmo nível do holandês, colocaria Mané e Alisson, talvez, a par do central, o trio que mais se destacou no campeão europeu. Ronaldo fez uma boa campanha (claro que, inclusive a nível coletivo, muito abaixo do que nos vem habituando), estar neste lote não é totalmente descabido, mas na minha opinião não é o mais justo.

  • Joao X
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:44 pm

    Bernardo e Sadio Mané, pelo menos, deveriam ter ficado à frente (mas muito à frente) de Ronaldo.
    Enfim, que tristeza.

  • TugadaBola
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:45 pm

    O troféu está ser disputado apenas entre Messi e van dijk
    Messi teve uma influência incrível mas no Barcelona e no campeonato espanhol como está não se torna muito difícil.
    Van dijk em todas as competições onde participou esteve incrível (coisa que não aconteceu com o argentino)
    Acho que o holandês irá receber o troféu
    Em 3° lugar por mais que eu goste que o Cristiano esteja no pódio não é merecido.
    Alisson Mané Bernardo silva Sterling e mbappe fizeram mais que Cristiano este ano. Mas como diz o Vm. É uma questão de marketing.

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:46 pm

    Surreal, nem sei que dizer…

  • Nickles
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:46 pm

    Já dizia Einstein “Duas coisas são infinitas: o universo e o Ronaldo estar no top 3 da UEFA”
    Óbvio que é marketing. Mérito para o Ronaldo que trabalhou muito bem nesse ponto. Aliás uma coisa que não se pode negar é que o Ronaldo é um visionário. Ou ele ou quem lhe aconselhou. Ao contrário de muitos jogadores, este abriu a pestana e até uma pareceria com um grupo hoteleiro tem, para além da sua marca de cuequinhas (que dá sempre jeito) e de um aeroporto com o seu nome.
    Chamem-lhe burro.

    Bom, e até porque já me desviei um pouco do assunto, claramente que quem merece ganhar é o Messi. Tudo o que for o contrário será um escândalo. Mas também é só mais um, portanto a UEFA está-se nas tintas.

    • Joao X
      Posted Agosto 15, 2019 at 3:11 pm

      Não será um escândalo se Van Dijk ganhar. Somou vários títulos e foi um dos 3 melhores jogadores da época. Tal como Messi esteve intratável a criar e marcar golos, o van Dijk esteve intratável na defesa.

      • Oldasity
        Posted Agosto 15, 2019 at 7:52 pm

        Para mim, qualquer coisa que não seja o Messi a vencer é que é um escândalo tendo em conta o quão superior é ano após ano. Para mim, à exceção de um ano ou dois, que é no máximo bastante discutível, o Messi seria o vencedor de todos os prémios individuais. Mas atenção, eu sou super suspeito.

  • auba14
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:47 pm

    Eu sou fã do CR7, mas este ano não deveria estar no top3…

  • Joao X
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:50 pm

    Já agora, devia ganhar o Messi mas aposto que vai ser o Van Dijk.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Agosto 15, 2019 at 1:59 pm

    Surpreendido? Não
    Desiludido? Sim, bastante.
    Marketing é uma ferramenta bastante poderosa e há quem a saiba aproveitar

  • Khal Drogo
    Posted Agosto 15, 2019 at 2:02 pm

    Entre Messi e van Djik, aceito qualquer um dos dois. Preferia que ganhasse Messi, mas sinceramente não tenho argumentos que consigam pôr o argentino claramente à frente do holandês.

    • Oldasity
      Posted Agosto 15, 2019 at 7:54 pm

      Queres um argumento? Que devia ser suficiente? É o melhor jogador do mundo, sempre foi. E é isso que supostamente se devia premiar.
      Mas como já muitos disseram, incluindo jogadores (acho que até Van Dijk o referiu), não é preciso Messi ganhar isto, ou qualquer prémio deste género, para saberem que ele é o melhor.

      • Khal Drogo
        Posted Agosto 15, 2019 at 9:24 pm

        Eu digo isto porque, no outro dia, em conversa com amigos, disse que Messi deveria vencer. Um deles retaliou, dizendo que deveria ser van Djik. E não consegui desmontar os argumentos que ele utilizou, basicamente porque não sou capaz de comparar um defesa a um médio/avançado.

        Se fosse eu a escolher, ganhava o Messi. Mas não sou.
        Quanto ao interesse do prémio em si, concordo.

  • masterDC
    Posted Agosto 15, 2019 at 2:11 pm

    É injusto sim, deveria estar outro português que infelizmente não teve o reconhecimento pela sua grande época. Neste top para mim o Mané era 3º ou o Alisson.
    Sendo assim
    1 – Messi
    2 – Van Dijk
    3 – CR7

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 15, 2019 at 2:20 pm

    Muito fácil.. Van Dijk e com um avanço considerável..
    Não só foi o melhor defesa da época como venceu o maior título a nível de clubes da UEFA

  • Gunnerz
    Posted Agosto 15, 2019 at 2:23 pm

    Para mim era sterling ou mane em 3. O cr nem no top 10 estaria até pq falta o Bernardo. Penso q ganha van dijk

  • Gunnerz
    Posted Agosto 15, 2019 at 2:24 pm

    Aliás corrijo, o cr até podia ficar no top 10 tendo em conta q não acho q mereça menos q o hazard.

  • Mota
    Posted Agosto 15, 2019 at 2:36 pm

    Messi, depois da fantochada do ano passado (4º), tudo que não seja uma vitoria absoluta do argentino será mais um escândalo para a colecção.

    Quanto a Cr7 há meses que anda a fazer propaganda, dizendo várias vezes que foi uma das suas melhores épocas xD
    De salientar ainda a bofetada de luva branca a todos que defenderam com unhas e dentes que o Cr7 só ganhou as bolas de ouro que tem por causa do RM.

    Quanto ao marketing, não é o único que goza deste. Bola de ouro de 2010 e ter sido o melhor jogador do Mundial de 2014 são 2 exemplos.

    • Tiago Silva
      Posted Agosto 15, 2019 at 2:48 pm

      Não acho assim tão escandaloso vencer o Van Dijk. Foi monstruoso! E seria bom ganharem defesas para variar.

      • SenyorPuyol
        Posted Agosto 15, 2019 at 3:06 pm

        Essa lógica do “seria bom variar” foi o que deu os prémios ao Modric o ano passado… Penso que repetir o mesmo não seria positivo, mas é apenas a minha opinião.

      • Mota
        Posted Agosto 15, 2019 at 3:13 pm

        Messi carregou a equipa, Van Dijk teve uma performance individual soberba, mas também fez parte de um grande colectivo, por outro lado a Champions pesa muito.
        Não me surpreendia se ganhasse o holandês, mas (para mim) não deixava de ser escandaloso.

  • Red Punisher
    Posted Agosto 15, 2019 at 2:57 pm

    Gostaria que ganhasse VVD ou MSalah por tudo o que o Liverpool proporcionou a época anterior, com o culminar ontem da Supertaça.
    De qualquer modo, a bola de Ouro (em Dez/Jan?) terá protagonistas diferentes, estou crente.

  • Sobe Alges
    Posted Agosto 15, 2019 at 3:04 pm

    Messi merece ganhar este ano.
    E com todo o respeito ao Ronaldo, mas que pouca vergonha ele estar ali no top 3. Parece que tem lugar cativo na bola de ouro. Completamente ridículo. Houve N jogadores a fazerem uma época bem melhor que ele.

  • johnnyp96
    Posted Agosto 15, 2019 at 3:22 pm

    O Ronaldo já estar no top 10 é uma palhaçada, então isto é o cumulo.

    É um jogador medíocre com bola nos pés que só marca com bolas a cairem-lhe para a cabeça.. Quando dizem que ele é melhor que o Messi tenho que me benzer.

    Saudações

    • auba14
      Posted Agosto 15, 2019 at 3:43 pm

      Médiocre com a bola nos pés?
      Nasceste ontem?

    • namondor
      Posted Agosto 15, 2019 at 3:48 pm

      Um jogador medíocre? Podemos não gostar, ou não apreciar um jogador, agora dizer que um jogador é medíocre quando ganhou 5 bolas de ouro e 5 champions e que só “marca com bolas a cairem-lhe para a cabeça”.. Eu, na minha inocência, sugiro que vá ver futebol.

      • johnnyp96
        Posted Agosto 15, 2019 at 4:14 pm

        Penso que fui claro no que disse, no geral não disse que era mediocre, disse que com a bola nos pés é…

        Eu na minha inocência, sugiro que saiba ler tudo ;)

        • namondor
          Posted Agosto 15, 2019 at 4:44 pm

          Eu li tudo, meu caro. Dizer que o Ronaldo é “medíocre com a bola nos pés”, peço desculpa pela frontalidade, mas é de quem não sabe olhar para o jogo. Por uma razão muito simples. Todos nós aqui, ou a larga maioria, já viu o Ronaldo realizar pormenores técnicos de elevada complexidade. Ao nível da finta, ao nível do passe, etc. Pode dizer que, de alguma forma, tem perdido a espetacularidade, e que neste momento se concentra a meter a redonda lá dentro, ou até que realiza esse tipo de pormenores não tantas vezes como o seu arqui-rival, Messi, mas não pode dizer que ele é medíocre com uma bola nos pés.
          Cumprimentos

          • johnnyp96
            Posted Agosto 15, 2019 at 6:05 pm

            Amigo eu estou a falar do Ronaldo atual, se quer falar no passado viaje no tempo. E sim, o Ronaldo atual é mediocre com a bola, não faz mais do que um drible bem sucedido por jogo, cada vez é mais lento com a bola nos pés e no passe é mediano. No geral é um jogador muito bom, mas à medida que o tempo passa ele é apenas um goleador de área. O tempo passa por todos, amigo.

      • Quinhas
        Posted Agosto 15, 2019 at 4:19 pm

        Bolas de Ouro não são atributos individuais!!!Tal como algumas pessoas/fans dizem,mesmo não merecendo gostariam que ele ganhasse…acho isso de uma desonestidade e falta de ética desportiva(…) Tremenda!!!Depois lá passa o tempo e já só conta como vitória e esquecem a forma como ganhou,enfim…

        • namondor
          Posted Agosto 15, 2019 at 4:47 pm

          Claro que não. E sei também que muitos dos users defendem que algumas das bolas de ouro que ele recebeu não foram merecidas, maior parte afirmando que deveriam ir todas para o Messi. Ora, eu acho que quando o Ronaldo recebeu esses prémios, fez épocas extraordinárias para os olhos do comum mortal (tal como o Messi). Portanto, quando eu enunciei as bolas de ouro que ganhou, foi para responder ao user acima, pois um rapaz que ganha tanto prémio individual não merece ser chamado “medíocre com a bola nos pés”, porque senão coitados daqueles que realmente o são.

          • Quinhas
            Posted Agosto 15, 2019 at 5:44 pm

            O trabalho de pés é só um reflexo do que pensamos…e a grande debilidade dele reside em não ter a Inteligência de jogo que o faça ter noção do tempo/espaço ,sendo assim a sua visão periférica é nula,o que ocasiona perdas de bola incríveis ,notório quando quer fazer incursões e tirando um adversário perde a noção do movimento dos outros e geralmente adianta a bola e perde e isso acontece em todos os jogos.Agora não confundir com desmarcacões no último terço ,que ele é forte mas que são movimentos que todos fazem e requer uma leitura simples e óbvia .Além do mais dá para ver como falha certas recepções orientadas .

        • Artur Trindade
          Posted Agosto 15, 2019 at 6:50 pm

          Não é isso que se passa com o adepto comum? Os títulos que se ganha sem jogar melhor que os adversários, são celebrados com menos contentamento, ou não são de todo?
          Até as decisões duvidosas/erradas dos árbitros são invariavelmente defendidas, quando são favoráveis ás nossas cores.

    • RSepol
      Posted Agosto 15, 2019 at 3:49 pm

      Também daqui a um bocado é um Marega branco..
      Haja um bocado de noção.

    • Kacal
      Posted Agosto 15, 2019 at 4:01 pm

      Há opiniões e depois há os exageros…

    • johnnyp96
      Posted Agosto 15, 2019 at 4:13 pm

      Sim mediocre com a bola nos pés, é mentira? o homem nem um drible consegue fazer..

      Mas pronto ver futebol está quieto..

    • Oldasity
      Posted Agosto 15, 2019 at 8:05 pm

      Não acho isso tão linear como queres fazer parecer.

      Há jogos que as coisas não lhe saem tão bem a nível de passe, drible, progressão com bola, mas de forma geral, ele continua a ser bom nesses atributos. A certa altura essas eram as suas principais armas, hoje em dia não, por isso não vale a pena ir buscar isso. Ele agora destaca-se pelas desmarcações, pela finalização (que apesar de marcar muito, falha muito também), pelo CARISMA e muitas outras valências.
      A meu ver não é comparável ao Messi, principalmente esta última época, mas continua a ser muito bom jogador e esses atributos continuam a ser bons da parte dele.

  • SenyorPuyol
    Posted Agosto 15, 2019 at 3:35 pm

    Entendo que Ronaldo esteja no top-3, mas eu não o colocaria e penso que esta até foi a época onde menos justificou a presença.
    De resto, Messi e Van Dijk já seriam esperados.

    Como já tive oportunidade de dizer aqui no blog, o meu top-3 este ano seria
    1. Messi
    2. Bernardo
    3. Mané

    Agora, com os 3 jogadores que efectivamente aparecerão,
    1. Messi
    2. Van Dijk
    3. Ronaldo

    O que eu acho que vai acontecer…
    1. Van Dijk
    2. Messi
    3. Ronaldo

  • Quinhas
    Posted Agosto 15, 2019 at 3:49 pm

    O que uns têm de mais,outros têm de menos…
    Injustiça tremenda sobre Sadio Mané,que merecia estar no pódio juntamente com MESSI e Van Dijk,mas enquanto uns são Sobrevalorizados ,ele está indiscutivelmente no Top dos Subvalorizados!!!Hoje em dia as Performances individuais pouco ou NADA contam,nem muito menos os 9 meses de competição interna…são como um bônus em relação a Final da Champions,MAS ,NUNCA subestimar um vídeo,uma entrevista,as férias etc porque isso para alguns também conta como jogadas para troféus individuais,enfim,MARKETING!!!
    Van Dijk fez uma época extraordinariamente imaculada!!!
    MESSI fez o que nos tem habituado,Melhor jogador da La Liga e das 5 principais Ligas,tal como Melhor marcador de TUDO,Liga,BotadOuro e Champions e jogador mais vezes nomeado como MVP na Champions!!!
    cr ,que não merecia estar nestas contas,mas que ganharia facilmente se tivesse o que mencionei anteriormente de MESSI(obviamente com excepção as Performances)!!!

  • Artur Trindade
    Posted Agosto 15, 2019 at 4:08 pm

    Orgulho pela presença de Ronaldo neste ranking, mesmo admitindo o óbvio, esta época com a mudança de país foi a mais fraca dos últimos 15 anos.
    Aceita-se a vitória de Messi ou do grande central holandês, vencedor da Champions.
    Mas como acontece em geral, aceitamos sempre a vitória dos nossos, mesmo jogando pior.
    Ouve-se falar novamente na mitológica equipa de marketing, assunto exclusivo de Portugal.Será que o atropelamento ao Atlético ou os golos na liga das nações foram fruto de marketing? Como consegue este português escapar ao fraco peso intrínseco inerente á nossa nacionalidade? Ao que parece Fernando Santos não se enganou na campanha que fez por Ronaldo e nāo fez por Bernardo.

  • JoseRibeiro
    Posted Agosto 15, 2019 at 4:27 pm

    Acho que quando Ronaldo acabar a carreira, vamos todos apercebermo-nos do quanto fomos enganados pela sua máquina de Marketing. Até lá, vou continuar a apreciar o VERDADEIRO futebol e não o futebol do Excel onde até o Bruno Fernandes é bom.

    • T. Pinto13
      Posted Agosto 15, 2019 at 5:08 pm

      Não gostar do seu estilo de jogo agora, até consigo entender mas em Manchester era um regalo.

      Vamos é continuar a aperceber-nos que a inveja é algo complicado.

  • LageBall
    Posted Agosto 15, 2019 at 4:35 pm

    Se o Messi não ganha e uma roubalheira

  • Tranquilo
    Posted Agosto 15, 2019 at 6:05 pm

    Por mais que goste dele (sou fã ate) cr7 este ano nao poderia estar neste top 3 quando foi claramente o ano em que foi menos decisivo e onde se esperava mais da sua equipa. Messi claro candidato a vitoria pelas magníficas exibições que fez este ano apesar do montro VVD também ter estado a um nivel sublime.
    Mas agora dizer que cr7 é mediocre com a bola nos pés é de se rir.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 15, 2019 at 7:04 pm

    O Ronaldo alia os golos que marca a uma brutal máquina de «marketing». A esse nível, ninguém lhe chega aos pés.
    Já digo isto há alguns anos: ele é um Jardel dos tempos modernos, com maior foco, vida equilibrada e objetivos claros, mas é um Jardel do século XXI.
    Acabei de ouvir o Rui Pedro Braz, por acidente, afirmar categoricamente que Ronaldo merece vencer este prémio, dizendo que foi o campeão italiano, vencedor da SP e da Liga das Nações, além de ter marcado dois «etetriques». Ignorou claramente Messi: melhor marcador da LC, campeão espanhol, vencedor da SP e melhor marcador espanhol. Sobre o holandês, ninguém passou por ele o ano todo, ganhou a LC, a SP europeia, chegou à final da LN, mas não chega.
    Vamos a Bernardo Silva? Campeão inglês, vencedor da Taça, da ST, da Liga das Nacões, tendo sido eleito o MVP da competição. E depois temos o selecionador nacional a defender CR sobre BS. Esta gente não tem um pingo de verticalidade e são uns culambistas. O culto da personalidade é de uma fragilidade imensas.
    A seguir os critérios de sempre, dos últimos anos, o central holandês tem de ganhar todos os prémios, mas, quando um Iniesta ou Xavi campeões do mundo perdem para o colega Messi, estamos conversados.
    Estes prémios são uma absoluta vergonha, porque não têm qualquer critério e são comandados pelo que se lê nas redes sociais e pelo marketing.
    Façam uma folha Excel, coloquem lá números e… pronto.

  • Santander
    Posted Agosto 15, 2019 at 7:24 pm

    A unica coisa que acho piada é que um jogador que joga numa equipa com um modelo de jogo que o favorece e super ofensivo em que realiza 50 jogos e faz 26 golos é considerado uma época fenomenal outro que muda de clube vai para uma equipa que em todo o ano apresentou um futebol ofensivo miserável que marcava o primeiro aos 10 minutos e geria jogo e faz 28 golos em 44 jogos e apresenta uma influência direta entre golos e assistências de quase 45% do total da sua equipa em todas as competições faz uma época medíocre.. Claro que para aquilo que Ronaldo nos habitou a fazer época apos época e depois desta última menos conseguida até considero exagerada a sua inclusão neste top 3 mas não deixa de ser curioso a existência de dois pesos e duas medidas quando se trata de analisar a época de diferentes jogadores..
    Apesar disso acho que em todos os prémios individuais a luta vai ser sempre entre Van Djik e Messi

  • Rakise
    Posted Agosto 15, 2019 at 8:04 pm

    Na minha opinião acho que o Ronaldo não merece estar neste Top3.
    Tendo em conta de grandes exibições / títulos, Messi / Mané / Bernardo / VVD seriam os principais candidatos.
    Mas daquilo que vi e acho, existe um jogador (que nem gosto assim dele) que teve uma enorme época e ganhou bem coletivamente que foi o Alisson, acho que sinceramente merecia até pq a meu ver carregou muito bem o Liverpool também.

  • Vegeta
    Posted Agosto 16, 2019 at 9:21 am

    O troféu devia ser disputado entre Messi, Bernado Silva e Van Djik.
    A partir do momento que o Bernardo não está, está tudo dito sobre a justiça deste prémio.
    Gosto muito do Cris, mas em quantos jogos se destacou este ano?
    1 mao vs Ajax
    2 mao vs atlético de Madrid
    Final da liga das Nações.
    Por 3 jogos está nomeado ?
    Não consigo perceber.

Deixa um comentário