Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ultrapassagem ou Despiste

We are in hell right now, gentlemen

believe me
and
we can stay here
and get the shit kicked out of us
or
we can fight our way
back into the light.
Há momentos assim, que definem uma vida. Ou no caso do desporto, uma temporada. Um indivíduo, ou conjunto de indivíduos, encontram-se perante um desafio decisivo, e o resultado deste transforma inapelavelmente o seu futuro. Com mais ou menos drama, o Sporting encontra-se nessa posição.
A próxima jornada, na qual se desloca ao reduto do Nacional, está longe de ser um jogo de mata-mata. Qualquer que seja o resultado final, todas as esperanças no que ao campeonato diz respeito continuarão intactas. Mas olhando para o passado recente, e para o facto dos dois directos adversários se defrontarem na véspera (jogando eles também, de maneiras diferentes, muitas das suas ambições), é inegável o sentido de urgência com que os leões vão entrar na Choupana. Três vitórias consecutivas e inequívocas, aliadas a um calendário teoricamente acessível e uma vantagem confortável, puseram os adeptos leoninos a idealizar mil e um cenários, mas dificilmente algum deles corresponderia à realidade, que passa pela liderança partilhada com o Benfica. A segunda volta trouxe quatro pontos perdidos, todos em casa, todos frente a oponentes bem mais fracos. Uma equipa que, após dominar o Porto, golear o Setúbal, e bater Braga após remontada épica, parecia lançada para uma sequência positiva, viu-se emaranhada num conjunto de jogos em que os erros foram muitos, e muitas das qualidades (eficácia atacante, coesão defensiva, domínio das operações) desapareceram. Como resultado, foi-se a vantagem, mas acima de tudo foi-se o estado de graça, foi-se a confiança. Perante o Rio Ave, foi visível que os jogadores deixaram de acreditar (ao contrário do que acontecera em Arouca, ou frente ao Belenenses, ambas vitórias mais que sofridas), e que o empate era uma fatalidade inevitável. A questão é saber se a deslocação à Madeira será a continuação das últimas semanas, ou o regresso aos bons velhos tempos. E com o que joga o Sporting?
A favor
Reacção à adversidade: uma semana infernal na véspera da visita à Luz concretizou-se numa vitória concludente na casa do rival. Uma derrota na Madeira, com perda de liderança para o Porto, antecedeu uma vitória frente a este mesmo adversário. E o jogo em Paços, de elevado grau de dificuldade, originou uma das melhores exibições da temporada. Ou seja, os sinais indicam que a equipa lida bem com a pressão, responde à adversidade, e parece preparada para jogos de maior exigência.
Forte contra os fortes: por incrível que pareça, as maiores dificuldades aparecem perante os adversários com menos recursos. O Nacional, longe de estar bem classificado, não se costuma remeter a uma postura defensiva, algo que baralha a estratégia leonina. Um jogo dividido frente a um oponente a quem o ponto não basta pode funcionar como ponto a favor.
Contra
A instabilidade da equipa: quando tudo apontava para que o onze-base estivesse estável, eis que tudo muda. Frente ao Rio Ave estiveram em campo quatro reforços de Inverno, o que não é bom sinal num conjunto treinado por alguém que afirma que o processo de assimilação de rotinas demora tempo. Pior, nos últimos dois jogos, actuaram no total cinco (5!!) defesas centrais; Naldo, Semedo, Ewerton, Paulo Oliveira e Coates. É difícil a um quarteto defensivo ter o mínimo de coesão com tanta cara diferente, isto numa altura em que a maior força da equipa devia ser a consolidação de rotinas.
O barulho: a postura agressiva da Direcção do Sporting tem como objectivo desviar as atenções da equipa de futebol, mas acaba sempre por criar pressão extra. Mal ou bem, o nome do Sporting está sempre nas primeiras páginas, e isso acaba por se intrometer com o grupo de trabalho. Cada jogo é antecedido por drama, casos e novelas, e de bola fala-se pouco. E os jogadores, convenhamos, só percebem é de bola. O esmiuçar de todos casos de arbitragem por parte do clube acaba por atrair focos de atenção para os jogos do próprio Sporting, acabando os seus jogadores por serem escrutinados ao milímetro. E claro, o caso Slimani, até pelo modo como tem sido conduzido, influencia negativamente o jogador, e talvez até os colegas.
O mal está feito, e o tempo não volta para trás, pelo que, mais importante que lamber as feridas ou chorar os pontos perdidos, é hora de saber realmente, se mora ou não candidato em Alvalade. Com o resultado do clássico uma realidade, o jogo de Sábado é fundamental, não somente pelos três pontos, mas como pedra de toque de um percurso. Ascendente ou descendente.

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,’script’,’//www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

ga(‘create’, ‘UA-71200351-1’, ‘auto’);
ga(‘send’, ‘pageview’);

0 Comentários

  • Nuno Pereira
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:11 am

    O Folclore colocado pela direção do Sporting só funcionou no início, porque o alvo (O Benfica) tinha um treinador novo e sem experiência de treinar um grande clube (com o devido respeito ao Vitória de Guimarães). A pressão feita, aliada à péssima pré temporada, treinador novo quando o antigo foi para o rival, levou a que o Benfica tivesse um complexo (pareceu-me) para com o Sporting e isso notava-se na motivação e organização tática. Ora o Rui Vitória adaptou-se, mas o Sporting não. O Vitória começou a responder à altura e deixou de ser um saco de pancada. O Sporting continua com a colocação de pressão externa à equipa. Atirar as culpas das falhas próprias para os outros é meio caminho andado para o insucesso. Neste momento o Benfica adaptou-se, o Sporting não.

    • Iuri Miguel
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 9:53 am

      Não retiro nem um a palavra a este comentário!

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:44 pm

      O grande problema do Benfica foi (e espero que tenha deixado de ser) encarar os jogos com o Sporting, não como um derbi/jogo de 90 min, mas como uma "vingança" contra Jorge Jesus. E isso notou-se claramente no jogo dos 0-3. Quando uma equipa encara 90min numa perspectiva simplista de tentar mostrar ao ex-treinador que a vida continua sem ele, os resultados são aqueles que vimos nos 3 jogos SLB-SCP.

      A partir do momento em que essa visão terminar e se deixar o Sporting (o seu presidente aliás) a "falar sozinho", o SLB pode claramente discutir o resultado com o SCP, independentemente da tabela classificativa.

      Juvenal

    • Nuno Pereira
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 4:13 pm

      Juvenal, tem toda a razão. Acho que nesse momento o Benfica já provou aos restantes que não precisa do JJ para estar a jogar bom futebol e que o JJ já é passado. Acredito que o próximo jogo entre estas 2 equipas seja totalmente diferente dos anteriores. Cumprimentos

  • Rodrigo Aleixo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:14 am

    Repito o que disse no jogo do Rio Ave, na altura do empate com o Tondela disse que se a equipa perde-se mais pontos até ao Benfica vs Porto, perdia muita esperança do campeonato, e mais uma vez em casa perderam pontos, demonstra que falta fibra e mentalidade de campeão naquele plantel…mas basta ver o currículo dos jogadores e facilmente se percebe que de campeões temos o Ruiz pelo Twente, o JP pelo Benfica há mais de 10 anos…

    Nestes momentos tem-se notado esse certo pânico , contra o Tondela foi inadmissível sofrer o golo daquela maneira, foi um claro exemplo da falta de experiência do plantel. Ontem contra o Rio Ave foi as oportunidades que falham descaradas e depois parece que entram em parafuso e jogam mais com o coração que a cabeça e nada sai bem(sendo que JJ não mexeu bem na equipa também).

    A verdade é que um Benfica ou um Porto da época passada(está não digo) tivessem o que o Sporting já teve na mão , o campeonato estava encerrado, e acho que isso sim é o maior desafio que JJ tem neste Sporting, incorporar uma mentalidade e fibra de campeões nos jogadores.

    • Chemahatma
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 9:46 am

      Percebo a mensagem que quer transmitir, eu próprio já acreditei mais neste titulo. (No jogo contra o Sporting Clube de Braga, a perder 2-0 ao intervalo e tinha uma confiança enorme na reviravolta, algo que aconteceu nos jogos anteriores contra FC Porto e SL Benfica, ir confiante para os jogos, algo que à muito não me acontecia) e na tarde de 2a feira estava muito reticente quanto ao que o jogo iria trazer, a quebra emocional começa ai.

      Mas voltando ao inicio, o SL Benfica, com Jorge Jesus no comando, já perdeu uma vantagem de 5 pontos, e usando uma frase do próprio "fantasmas não é perder nas finais, fantasmas é não lá chegar".

    • Rui Magalhaes
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:45 am

      Desculpa lá, não é para te provocar nem tu nem os sportinguistas, mas essa da equipa não ter mentalidade de campeão é absurdo. Pois o primeiro ano de JJ no Benfica aquela equipa tinha mentalidade de campeão? O treinador não tinha nem a equipa, agora no Sporting a equipa não tem mas o mais importante tem um dos treinadores mais experientes da atualidade a treina-los e vem de ser bi-campeão e de estar a criar hegemonia portanto JJ tem mais que capacidade para passar essa mentalidade e ele criou essa de a equipa do Sporting não ter mentalidade de campeão para se refugir de um possível insucesso no campeonato o mesmo que o Benfica criou a volta do RV pois se não formos campeões ele tem a desculpa que apostou na formação no Guedes, Sanches, Semedo (num caso a parte pois não é totalmente formado no Benfica) e agora Lindelof.

      Portanto isso de não ter mentalidade de campeão é absurdo!!!

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:57 pm

      Rui Magalhaes , sim é verdade o que dizes, mas convem ver outros factores da época…é que nessa altura o maior opositor do Benfica foi….o Braga.O Sporting na altura estava uma lástima e o Porto não teve dos seus melhores anos, isto sem tirar mérito obviamente.
      A diferença é que agora o JJ no primeiro ano do Sporting tem ao lado uma equipa muito experiente, vencedora, com QUALIDADE e com mecanismo de 6 anos. Por outro lado está a fazer o mesmo que fez no Benfica na primeira época, a diferença é mesmo os outros factores que estão a demonstrar afectar um pouco a equipa.
      Aliás se fizemos uma comparação desta com a época 2009/2010 vemos que o Sporting actual está IGUAL ao Benfica da altura.

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:28 am

    Os sportinguistas só podem acreditar que a equipa vai melhorar e que dará uma boa resposta no sábado, têm de recuperar os pontos perdidos.

    Ontem o problema não esteve na defesa, embora tenham metido "água" em dois lances onde o Patrício superiorizou-se ou Kayembe.
    Gostei do Coates apesar de algumas atrapalhações mas dominou no jogo aéreo, mostrou qualidade de passe, capacidade de sair a jogar (na 1ª parte teve uma grande jogada onde correu com a bola controlada uns 30 metros e depois fez um passe picado absolutamente maravilhosa a isolar o J. Pereira na ala direita), não me pareceu lento nem preso de movimento como seria de prever para alguém com quase dois metros de altura.
    O Semedo voltou a entrar muito bem, extremamente rápido e ágil, grande qualidade de passe e confiança. Para mim contra o Nacional a dupla devia ser Coates e Semedo (acho que esta dupla pode funcionar e complementar-se) principalmente com as lesões de Oliveira e Naldo.

    Não me parece que o caso Slimani vá dar em alguma coisa ainda para mais agora com o "barulho" que a direção leonina está a fazer com atos parecidos, mas protagonizados por elementos dos rivais, aos que o argelino fez (a agressão do Sanches no Restelo é um exemplo).
    Ontem o argelino esteve perdulario e já não marca golos à duas jornadas (o que não é normal esta época) mas por outro lado gostei do Barcos. Não teve muito tempo em campo mas gostei de alguns pormenores, deu mobilidade, impôs-se no jogo aéreo e soube guardar a bola. Não esperava que ele se mostra-se tão bem fisicamente logo no primeiro jogo, veremos o que faz nas próximas oportunidades.

    • Chemahatma
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 9:50 am

      Não gostei no João Pereira contra o Rio Ave, muito trapalhão, algo que não é habitual, aliás, não tinha sido nos últimos 2meses.

      Agora o Sporting CP esteve muito perdulário, o que demonstra que só não ganhou por ineficácia, portanto nada a temer, era bem pior se tivesse jogado mal e não tivesse criado ocasiões.

    • Pedro Gonçalves
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:00 pm

      Agressão do Sanches…

      "No movimento de corrida atingiu-me com o braço na cara. Não foi intencional e ele pediu-me desculpa. Era falta, mas o árbitro não considerou, talvez para amarelo mas não para vermelho. O jogo seguiu e até tivemos a bola em nosso poder antes do golo…"

      Fábio Sturgeon

      E até porque são mesmo comparáveis…uma cotovelada na nuca quando a bola nem está em discussão com uma braço para impedir um jogador de disputar a bola.

    • Fábio Mendes
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:33 pm

      Pedro Gonçalves, tudo dito!

    • Kaiser
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 11:29 pm

      não interessa se são comparáveis ou não, são ambas agressões. Deviam ser ambas sancionadas com vermelho. E não venhas com palavras do Sturgeon que o plantel do Belenenses é quase o Benfica c

  • m1950
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:28 am

    Excelente texto como é costume.

    Falta união e tranquilidade naquele balneário , e Jesus e Bruno de Carvalho teem sido responsáveis por essa mesma falta de união , com declarações e opções que não teem respeitado os jogadores e até teem unido outros balneários e outros clubes. Hoje foi resolvido um dos problemas , agora é vender quem não quer jogar no Sporting , o treinador não pode colocar em campo um jogador que não tem vontade de estar no Clube e era até ontem o mais bem pago do Clube , desestabiliza toda a equipa não apenas taticamente mas psicologicamente que é o mais importante , o futebol começa na cabeça , não se pode jogar com tranquilidade se houve a sensação que há favorecidos. Um balneário é um jogo de sensibilidades , no caso do Sporting há 27 cabeças e 52 olhos. Olhem para o mesmo e pensem no mesmo.

    É apelar a palavra que os campeões entendem : compromisso!

    No que toca ao futebol , eu não acho que o Benfica seja melhor equipa que o Sporting , estão sim unidos pela comunicação do Sporting que não tem meios nem experiência a este nívele acaba por dar tiros nos pés ( como aquela rasteira onde o Jesus cai e diz que o Vitória não é treinador) , portanto retomado um relacionamento normal do balneário do Sporting e comprometidos com o objetivo do Clube as coisas serão mais fáceis.

    Nota:Jesus gosta mais de um , mas é Matheus Pereira que tem de ser a aposta REGULAR , não terá a explosão de Gelson , mas já tem outra maturidade no perfil de decisão , sendo que é tecnicamente muito acima da média , não sei se está preso e tímido mas claramente tem de jogar mais , porque pode oferecer mais à equipa que alguns titulares inclusive.

    • Luís Rama
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 9:49 am

      Sendo adepto do Benfica concordo em grande parte com o que dizes.
      Relativamente ao SCP ter melhor equipa que o Benfica nao concordo minimamente. Analisando individualmente, para mim os Gr sao de qualidade semelhante e considero slimani, j.mario e adrien teriam lugar no 11 do benfica e nas posiçoes destes 3 o benfica tem mitroglu, pizzi e renato. Por isso nao sei a onde é que ves que o SCP tem melhor equipa, tendo o benfica jogadores como Semedo, Salvio, Carcela, Jimenez, Fejsa e Luisao como suplentes (admitindo que Lisandro ganhou o lugar, para mim é melhor). Quanto ao resto concordo em absoluto, esta estrategia do SCP é dar tiros nos proprios pes. Ate uma criança quando é espicaçada pelo adversario quando está a jogar à bola, os seus niveis de concentraçao e de motivaçao têm tendencia para aumentar. As declaraçoes de JJ a ridicularizar RV só serviram para que os jogadores do benfica se unissem ainda mais para dar uma chapada de luva branca ao seu antigo treinador por este desrespeitar o actual tecnico do benfica.

      Contudo, isto ainda pode mudar tudo. Caso o Benfica nao vença o FCP e caso comprometa a eliminatoria com o Zenit na luz, o Sprting pode ganhar novo alento e as aguias quebrarem este ritmo

    • Chemahatma
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 9:58 am

      Matheus é mais maduro que Gelson, aliás adorei ve-lo no XI inicial contra o FC Porto e fez uma enorme exibição.

      O Teo precisa de confiança, é um jogador com um poder de decisão enorme, que raramente perde um lance quando tem a bola controlada, falta-lhe claramente poder de expulsão, parece que só tem uma velocidade, mas acho que muito do sucesso do Sporting CP esta época pode estar nos pés do colombiano.
      Claro que jogar com Ruiz e João Mário nas laterais quando se defrontam equipas fechadas na sua área é complicado, pois não há muita largura na frente, mas talvez o segredo seja explorar as entradas as "tabelas" pelo meio da área à Barcelona.

    • m1950
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 11:51 am

      Luís Rama por isso escrevi equipa , falo de potencial coletivo , vi os jogos com o Moreirense do Benfica , e alguns jogos desta melhor fase , eu ainda não vi ninguém jogar o que jogou o Sporting em Setúbal ou na Mata Real ( engraçado 2 jogos fora de casa) , portanto parto do pressuposto que o Sporting enquanto equipa pode dar mais até pelo treinador que tem.

      Chemahatama

      O problema do Teo é que ele não quer jogar no Sporting , e claro ele é um ponta de lança. Em relação à decisão , depende também da velocidade e do espaço que temos para decidir e isso varia de futebol para futebol , aqui tem de se jogar mais rápido.

      Concordo plenamente com o futebol como você o descreveu e gosto muito , mas por isso mesmo disse que isso é mais complicado com Teo , Slimani e Adrien no corredor central , um Montero ou um Ruiz teem de estar ali…

      Jesus mudou de fórmula apenas porque achou que tinha de incentivar um jogador que não quer jogar no Sporting e apenas está no Sporting porque Jesus está a forçar , imagino o que pensará o plantel que o viu chegar 15 depois das férias enquanto eles tavam a dar ao chinelo.

      O Sporting consecutivamente tem vindo a dar tiros nos pés e a trazer instabilidade ao balneário sem os 2 elementos principais perceberem sequer que o estão a fazer.

      Esta jornada entramos nos último terço do campeonato , e o Sporting só no máximo do seu potencial coletivo é que pode ser campeão , para isso é preciso união e serenidade por parte de todos e um discurso forte e virado para dentro(!!!)

  • Pedro, o Polvo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:30 am

    Any given sunday, Al Pacino! Lindo!

  • - Stalley -
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:34 am

    Mais um bom post NunoR.

    Já aqui escrevi, este fim de semana, vai ser decisivo para os 3 grandes na luta pelo titulo, o resultado ideal para o Sporting para o clássico é a vitória do Porto, mas já ficava contente com o empate.

    Mas esquecendo o clássico, temos que ganhar ao Nacional, importante reagir a um momento menos bom.
    Eu sinceramente não esperava o Sporting neste ciclo de 5 jogos, 4 deles em casa, o Sporting perde-se os 4 pontos que tinha de vantagem, contra o Paços onde era mais difícil, vencemos e jogamos muitos á bola, mas em casa sem ser contra os tais "fortes", temos ganho sempre a sofrer, tirando um jogo ou dois, o Sporting só está nesta situação com o Benfica á cola, por culpa próprio tínhamos um bom calendário para gerir esta vantagem e desperdiçamos isso.
    A margem de erro a partir de ontem acabou, portanto espero uma resposta forte na Madeira, como já demos esta época, continuo confiante como sempre no Sporting, acredito no titulo esta época.

    Quanto ao barulho, aqui penso que necessário melhorar a comunicação do Sporting, acredito que com o tempo a direcção vá melhorando, porque o que aconteceu a semana no facebook de Bruno Carvalho, é algo que não gosto, as bocas do "Perú" bla bla bla, é algo em que não me revejo, entre outras coisas que por lá escreve, é algo que tem que melhorar.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:41 am

    As análises feitas à pressa por certos adeptos irritam-me. No início da temporada, o Rui Vitória era uma péssima escolha, e o Benfica ia lutar pelo terceiro lugar. Ao início da segunda volta do campeonato, o Benfica tem conseguido uma série de vitórias convincentes e com um futebol que também convence. Começam a surgir piadas por tudo o que sitio ( até mesmo o VM) relativamente aos encarnados terem recuperado terreno ao Sporting nesta jornada passada. Os adeptos Benfiquistas, ao contrário do que diziam no inicio da temporada, quase que já se consideram campeões. Verdade seja dita, o Benfica tem todo o mérito pelos jogos exímios que tem andado a fazer (mais concretamente nesta segunda volta) e, justamente, conseguiu "apanhar" o rival no topo da tabela classificativa. O Sporting, por sua vez, acusou a pressão do benfica ter ganho na sexta-feita por uns expressivos cinco a zero, e empatou em casa em mais um jogo pouco conseguido.
    Muito se diz, diz-se que o Sporting não tem cultura de campeão, diz-se que o Sporting não está habituado a estar no topo da tabela, acusado assim a pressão e perdendo pontos preciosos com rivais considerados, à partida, mais fracos.

    Agora, não nos esqueçemos que o Sporting, dentro do três candidatos ao título (sim, o Porto ainda está na corrida) foi o único que ganhou os clássicos até ao momento. Já venceu o Benfica três vezes esta temporada, sendo uma delas uma vitória por três bolas a zero na Luz, e o Porto por duas bolas a zero.

    O benfica vai ter a sua prova de fogo na sexta-feira, aí é que iremos ver se a equipa está em tão boa forma como tem demonstrado contra adversários que não testa as fraquezas dos encarnados a sério.

    São NESTES jogos que as equipas se assumem, são NESTES jogos que elas são testadas em toda a sua plenitude.

    Foram estes jogos que o Sportting ganhou e de forma muito convincente.

    Cumprimentos

    RPC

    • Rui Magalhaes
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 11:02 am

      Muitos vezes vencer os derbys não quer dizer que irão ser logo campeões, só mesmo ganham margem de 3 ou 6 pontos para os rivais. Mas não esquecer que existe mais 15 equipas no campeonato e não serão 30 vitórias demasiados fáceis para os ditos 3 Grandes.

    • Silvestre
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:00 pm

      Valem mais que 3 pontos? Estes jogos? De que adiantou ao SCP ganhar estes jogos se depois perde os pontos de forma infantil? Não compreendo nem acompanho o seu raciocinio…

      Relembro que o SLB já foi goleado pelo SCP uma época e acabou a campeão….

      Os campeonatos ganham se contra os pequenos….Tudo o resto é fantasia…

      Do meu ponto de vista…se o SLB ganhar ao FCP vai ser campeão…O SCP não vai aguentar a pressão…e o calendário.

    • OVOMALPASSADO
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:19 pm

      Rpc com todo o respeito esse comentário so demonstra que começa a surgir o nervosismo e a falta de fibra, já começam a disparar em todas as direções inclusive o VM.
      NÃO, os benfiquistas não se consideram campeões, já aprendemos que festejar so no fim, ao longo da época mesmo com a provocação de alguns adeptos sempre remetemos as conclusões para o fim da época, a excepção de alguns user ( kafka foi o mais mediático), todos fomos dando o benefício da dúvida, criticando quando assim o entendíamos, o Benfica e os seus adpetos souberam gerir a situação unir as tropas e lutar com tudo. O Benfica repondeu quano entendeu mas manteve os seus jogdores focados.
      Ao contrário do vosso presidente e disse "olhem bem para nós que não vmos sair do 1 lugar", a resposta chegou.
      Quanto a sua tentativa de colocar pressão para o jogo de sexta, e so mais uma manobra que mostra nervosismo, veja la que sem ganharmos derbies somos, primeiros, todo os jogos todos os pontos tudo conta.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:47 am

    Espero uma reacção idêntica à do período seguinte à derrota com o União. O caminho só pode ser esse.

  • Zé Barros
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:51 am

    O Sporting é candidato (todos os anos pelo estatuto de grande, este ano pela qualidade do plantel e principalmente do treinador), disso ninguém tem dúvidas.
    Acho que falta alguma experiência nestas andanças a muitos jogadores do Sporting, falta a tal mentalidade de campeão.

    Espero um final de temporada com uma boa luta pelo título e que no final o Benfica seja tricampeão.

  • Daniel Gomes
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:55 am

    Lida bem com a pressão… viu se na segunda feira

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:03 am

    Todo este ruído em torno do Slimani foi uma grande jogada por parte do Benfica, viu-se claramente nos últimos dois jogos que o jogador tem jogado condicionado, grande manobra.

    Mário

    • Alexis
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:01 am

      Claro.. a direcção mandou o Samaris usar a nuca para agredir o pescoço do Slimani… enfim…

    • Chemahatma
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:03 am

      Não sei se por causa dele ou não, mas tá na pior "seca" da época.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:08 am

      O ruido em torno do slimani ja comecou à muito tempo e ele continuou a marcar.

      Jonathan

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:28 am

      Alexis mas alguém disse isso? Eu concordo com uma suspensão de 1 ou 2 jogos do Slimani, mas teria que ter sido na altura, não é agora passados não sei quantos meses em que não se fala de mais nada, todo este burburinho só prejudica o jogador que neste momento mal se pode encostar aos defesas.
      Mas realço o que disse, uma grande jogada do Benfica, diria que fora do campo estão uns 2 a 1 para o Benfica.

      Mário

    • Rui Magalhaes
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 11:04 am

      Mas em contrapartida o Sporting fez logo pressão sobre um miúdo de 18 anos e ele continuou a seu nível de futebol (seu nível de agressividade). Será que um jogador de 18 anos é mais adulto que um de 27?

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 11:43 am

      Rui Magalhães a única pressão que o Sanches tem é as capas dos jornais dia sim dia sim a colocá-lo quase ao nível do Eusébio. Relativamente a essa pressão que falas não me lembro de ter ouvido nenhum processo ao Sanches, mas também se houver já se sabe o desfecho.
      A pressão que o Sporting coloca são tiros de pólvora seca como se viu no caso dos vouchers.

      Mário

    • Fred
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:15 pm

      Mário,

      Dizer que fora do campo estão 2 a 1 para o Benfica (se entendi aquilo que quer dizer) é absolutamente ridículo.
      Não consigo lembrar-me de uma época em que tenha havido tanto ataque pessoal e institucional como este ano por parte dos dirigentes e pessoas afetas ao Sporting relativamente ao Benfica e seus representantes (e até adeptos). Se no início da época deu resultado (Benfica com um enorme complexo com Sporting por variadas razões), agora já soa a desespero. Constantemente pessoas ligadas ao Sporting (com o seu presidente à cabeça) ataca tudo e todos, muitas vezes desculpando e descorando males internos e incompetências próprias.
      Haja coerência, se o Benfica lançou 3 farpas ao Sporting este ano, já foi visado 10 vezes mais.
      E já que muitas dessas vezes que se ataca de forma gratuita é chamado o tema arbitragem ao barulho (até com exemplos de casos nos jogos do "rival"), ainda temos o exemplo do sr. Otávio Machado, que em representação do sporting, faz o espectáculo que fez em relação a um árbitro que tinha beneficiado o seu clube de forma clara no jogo anterior. Essa cegueira clubística é, para mim, repugnante. E tem sido o "pão nosso de cada dia" com o Sporting este ano.
      (com isto nao digo que nao repugne alguma vez que alguem do Benfica tenha feito/faça comentários idênticos).
      Quero acreditar que a maior parte dos Sportinguistas não se revêm nas atitudes dos dirigentes do seu clube.

      Fred

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:07 pm

      Fred o Benfica lançou 3 farpas este ano?

      Vá ver o que se passava no inicio da época, no dia anterior ou no dia do jogo do Sporting aparecia capas com processos contra JJ, indemnizações, etc. Depois começou a propaganda dos canais de televisões ao tal colinho. A meio disso vemos LFV a dizer em directo que quer que nas capas dos jornais de amanha esteja lá escrito que o que se passou num jogo do Benfica foi uma vergonha.
      Já vamos em vários meses que só as notas dos jogos do Sporting vem a público numa clara manobra de condicionar.

      Vir falar em 3 vezes é absurdo, diria mais que o Sporting visou 10 vezes em conferencias e post de Facebook e o Benfica visou através dos seus meios no CD, arbitragem(Vitor Pereira) , tribunais e comunicação social.

    • Fred
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 4:16 pm

      Rodrigo Aleixo,

      Só referir que quando falei de "3 por 10" foi um mero exemplo de proporção e não casos práticos. E já vi que quer transparecer que tem sido um ataque mútuo e equilibrado de ambas as partes. Não poderia discordar mais de si, mas são opiniões. Está à vista de todos o que foi dito, acusado, suspeitado, instigado. Quem quer ver, vê. Quem não não quer, até baralha as coisas na procura de alguma razão, como o sr. que até fala na campanha do colinho… do ano passado.
      Só não me posso dar ao trabalho de enumerar todas as situações pois só acabava daqui a um mês.

      Fred

    • Fred
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 4:48 pm

      Rodrigo Aleixo,

      Só referir que quando disse "3 para 10" foi apenas uma expressão de proporção e não quanto a factos reais. Já percebi que quer fazer transparecer que tem sido um ataque mútuo e equilibrado de ambas as partes. Não poderia discordar mais de si. Está a vista de todos o que foi dito, acusado, suspeitado, instigado. Quem quer ver, vê. Quem não quer, faz como o sr. que na procura de alguma razão vai buscar exemplos como a campanha do colinho… que foi no ano passado.
      Só não vou enumerar todos os casos e situações porque nunca mais saía daqui.

      Fred

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 8:06 pm

      Fred, se tivesse atento saberia que quando falei do colinho referia-me a propaganda que existia nos meios de comunicação social afectos ou nao ao Benfica , que este o Sporting ia ao colinho devido ao JJ e companhia. Usou-se este tema pelo seu uso constante no passado. No ano passado quando o Benfica ouvia colinho virava-se para os adeptos, este ano quando se falava em colinho já se referia aos arbitros.

      Como disse , está a vista de todos o que o Sporting faz porque vem no facebook e da outro alarido, já o Benfica tem ido por meios que não se ve diretamente, porque nao vem la o seu nome associado diretamente.

  • Bruno
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:08 am

    Boa análise, mais uma, do user Nuno R, a retratar o estado actual do Sporting.

    Infelizmente, o pior cenário confirmou-se, a vantagem foi-se, e acho que é um adeus título por parte do Sporting. A equipa tem tido sempre dificuldades perante equipas que só defendem (e isto será assim até final), em casa ainda pior, mas contra o Rio Ave nem o crer (forças?) de outros jogos se viu em toda a equipa, houve 4/5 que ainda tentaram.

    Em relação ao 11 e reforços concordo em absoluto e tinha referido o mesmo anteriormente, pois tirando Coates que deve ser titularissimo, Barcos ainda precisa de muito tempo. Mesmo assim a defesa não tem sido (surpreendentemente) o problema, não se pode é falhar golos como o Ruiz fez.

    O barulho: Tem sido a táctica utilizada, os adeptos (em geral) gostam, mas acho que é preciso mais bom censo e inteligência, e por vezes o silêncio vale ouro. Acrescentar o castigo mais que esperado a Slimani, que não jogará contra o Benfica.

    Acredito que vamos ganhar à Madeira, e continuar na saga de ganhar onde é mais difícil. Acredito num empate na Luz, sabendo que o ideal seria a vitória Portista.

    Vamos ver, vai ser apertado este ano, pode cair para qualquer lado, mas a perder pontos desta maneira fica difícil.

    SL!

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:13 am

    Boa noite. Há muito que acompanho o blog mas nunca comentei. Aproveito para saudar os autores e o pessoal que por aqui comenta.
    Em relação ao jogo do Sporting na Madeira, penso que a pressão será maior se, como espero e desejo, o Benfica ganhe na 6ª. No entanto tenho a sensação que com pressão extra ou não, vão acabar por ganhar este jogo. Tal como dizem no post, o Nacional não joga muito fechado e tenta jogar, o que favorece o Sporting.
    Se o Benfica ganhar o clássico o Porto deve ficar afastado da luta, pelo que vamos mesmo ter campeonato a dois até ao final, mas ao contrário do que toda a gente achava e dizia, é com o Benfica na luta!
    Abraço

    Mário Rui

  • MIgui VC
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:15 am

    Para mim o jogo do Benfica vs Porto vai ser decisivo para o Sporting, como já vimos no passado, as equipas do Jesus não se dão bem com a pressão.

    • Chemahatma
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:04 am

      Não lidam bem com a pressão ? O ano passada foi a prova disso.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 11:53 am

      Teve algumas dificuldades em lidar com a pressão. Perde em Paços quando podia dar uma machadada quase irreversível no campeonato, empata com o Sporting no fim, perde em Rio Ave depois de estar a ganhar, empata com o Porto num jogo que não tentou ganhar e empata com o Guimarães no dia que se sagra campeão. Em 3 meses não ganha 5 jogos para o campeonato.
      De qualquer forma conseguiu lidar melhor que em anos anteriores.

      JD

    • Pedro Gonçalves
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 12:12 pm

      E as duas anteriores dizem olá, também. Vantagens de 4 e 5 pontos desperdiçadas.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:22 am

    Belo texto, relata o que se tem dito na caixa de comentários, parabéns ao autor
    Vieira

  • joao miguel
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:01 am

    Sendo Sportinguista estou confiante que este será o nosso ano (atenção, estou confiante e não com bazofia, acredito na equipa apenas) e que finalmente vamos quebrar o jejum que dura á 14 anos.

    De facto tivemos uma vantagem alargada de pontos na liderança e agora vemo-nos em igualdade de circunstancias com o nosso rival da Segunda Circular o Benfica. No entanto nunca achei que o campeonato estivesse decidido ao fim da primeira volta ou assim, é impossivel (a não ser na alemanha) e como em todos os campeonatos existem acidentes de percurso. Agora, já quando fomos ultrapassados pelo Porto davam-nos mortos e sem gás e no entanto lá voltamos nós em força e acredito que agora será igual, tem que ser ponto final!

    No entanto acho que temos lidado bem com a pressão á exceção deste ultimo jogo com o Rio Ave (de notar que muitos dos jogadores do nosso plantel nunca foram campeões) e que vamos dar mais uma boa resposta na Madeira.

    Não posso também deixar de concordar também que nos ultimos jogos temos tido algumas lesões e como tal temos sofrido bastante com isso na Defesa fazendo assim em 2 jogos consecutivos 3 defesas novas, a primeira com Zeegeelar, Semedo e Naldo, JP; depois com a lesão de Naldo nesse mesmo jogo colocamos o Ewerton e agora com a lesão de Paulo Oliveira colocamos Semedo e Coates.

    Deixando aqui apenas um pequeno registo do onze que usaria: RP; JP, Semedo e Coates, Zeegeelar; William e Adrien, Bruno Cesar e JM; Ruiz e Slimani.

    Em relação ao barulho, concordo, já é ensurdecedor, tou farto de ver/ouvir aquelas bicadas todas de BdC para todo o lado, como dizia o outro "o caminho faz-se caminhando" e esse caminho tem que se fazer com calma, descrição e muitoooo trabalho e não com esta chinfrineira toda.

    Agora é ir para cima deles com tudo o que temos e dar-mos o nosso melhor por todos nós!

  • Frango lino
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:56 am

    Tudo começou no jogo do Braga, apesar da remontada que o Sporting fez, o Braga com a vantagem que tinha e como tem vindo a jogar nunca na vida desperdiçaria assim aquela vantagem, desconcentraram-se com tamanha vantagem, literalmente. Salvo o jogo contra o Paços o Sporting tem apresentado inúmeras dificuldades desde aí para ultrapassar os seus adversários.

    Jogadores que vinham tendo exibições positivas (Mané, Bruno) passam para o banco, ou nem entram. Pasme-se entra Barcos, com jogadores muito mais capazes de desbloquear um jogo, casos de Mané (velocidade/técnica), Bruno César (remate).

    Depois de 6 anos á frente de um clube grande Jesus tem os seus pés mais assentes na terra, quero com isto dizer já não faz alterações ridículas do seu onze base aquando de um jogo grande (David Luiz vs Hulk) ou só por embirração (Oblak vs Artur). Mesmo assim como comprova este jogo esse traço ainda é algo predominante no mesmo como se pôde comprovar neste jogo.

    Veremos a resposta do Sporting, tem dado resposta de GRANDE como o Nuno R. diz e bem, quando foi preciso, mas é agora que veremos se Jesus aprendeu mesmo com os seus próprios erros ou não, e mesmo com os jogadores do Sporting a querem virar este ciclo menos positivo irá fazer alterações sem nexo no seu melhor onze ou não, e se saberá dar resposta se os jogos não tiverem a correr de feição (substituições).

  • DiogoFSP4ever
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 5:09 am

    Excelente texto NunoR… Gostava de realçar o último paragrafo e vincar o quanto este compromete bastante o Sporting… Quem apoia este presidente bem, devia, deve, bem … Bom texto !

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 6:15 am

    1. Não refere os '1-0's em cima dos 90. São 3 pontos.. mas a sorte não dura para sempre.

    2. Adoro que qualquer direcção barulhenta seja para 'proteger a equipa de futebol' .. por favor.

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 9:57 am

      Claro que não refere os 1-0.
      Alias, nem aponta vitorias à rasca como as sobre Arouca e belenenses.

    • Chemahatma
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:03 am

      Alguns 1-0 aos 90' foram 90' de massacre em que as bolas só não entraram por azar/sorte e tanta vez o cântaro vai à fonte que alguma vez deixa lá ficar uma asa.

  • Zé Maria
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 6:23 am

    Na minha opinião, o principal candidato era o Porto, seguido do Benfica e, em terceiro, o Sporting. Contudo, tenho de me render às evidências e essas apontam para um Benfica mais forte neste momento e para um Sporting que pode correr lado a lado. O Porto nunca se retira das contas, por razões obvias.

    Os jogos que se seguem contra o Zenit e o Porto mostrarão finalmente se o Benfica está preparado para os jogos grandes ou não.

    Quanto ao Sporting, o problema crónico mantêm-se: incapacidade de realizar um jogo tranquilo contra equipas fracas/autocarros. Na Luz, na primeira volta ganhámos 6 pontos, mas só contra Tondelas e Rios Aves já se foram 4, para não falar na derrota ridícula frente ao União.

    O Sporting tem dois desequilibradores no plantel: O Jefferson, lesionado e o Gelson (começou no banco). Entramos para o jogo com o Rio Ave sem extremos. Bem sei que o JJ percebe mais de bola que o Bill Gates percebe de computadores, mas mesmo assim, não achei uma boa estratégia.

    Depois, mete o Barcos, tira o Téo e o Sporting tornou-se inoperante no último terço. 5 Milhões são 5 milhões aqui ou na China, mas não se poderia fazer um esforço para manter no plantel o melhor jogador que tínhamos para jogar entre-linhas, colocar a bola redondinha no espaço e finalizar? Falo do Montero, obviamente.

    Enfim, sexta.feira, na minha opinião, uma vitória do Benfica torna as coisas complicadas para nós. Um eventual empate era o ideal (se vencermos na Madeira o Porto fica a 8 pontos). Uma vitória do Porto põe um travão na euforia do Benfica. Quanto a nós, só espero que não desperdicemos mais pontos antes de receber o Benfica. Seria excelente jogar esse jogo pelo menos em igualdade pontual e, em caso de vitória, iniciar a fuga para o título.

    • Rui Magalhaes
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 11:09 am

      Ai ganharam 6 pontos? Afinal ganha-se pontos para o campeonato na Taça ou Supertaça e ninguém me disse isso? xD

    • Zé Maria
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 5:24 pm

      Rui Magalhães ganhámos 6 pontos, uma vez que o Benfica perdeu 3 e nós ganhámos 3, no mesmo jogo (do campeonato).

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 6:34 pm

      Ahahah, nem sei se a melhor é a de ganhar 6 pontos ou a de uma derrota tirar 3 xD
      Ruben

  • Rodolfo Trindade
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:30 am

    Na Madeira o SCP terá um dos seus jogos mais tranquilos.

    A estrelinha que o SCP teve tantas vezes este campeonato no jogo de segunda não apareceu, antes pelo contrário!!!

    Excelente texto do Nuno que fez uma bela análise.

    P.S. Alguém sabe do Luis Rafael, trabalho ou aulas?

  • ACT7
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:54 pm

    Quero dar os parabéns ao Nuno pelo excelente texto, tenho de admitir que a par do Luis Rafael são dois adeptos rivais que mais aprecio. Conseguem ter sempre um boa visão do seu clube e dos adversários o que nem sempre é fácil quando amamos o nosso clube.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:47 pm

    Aposto que SE o Benfica ganhar ao Porto na sexta-feira, acaba esta jornada sozinho na liderança do campeonato.

    Lopes

Deixa um comentário