Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um Boavista a copiar o pior Olhanense quando devia imitar o melhor

A época 2014-15 marca o regresso do Boavista ao máximo escalão do futebol nacional. Depois de ter sido despromovido via secretaria, o clube axadrezado regressa assim pela mesma via, disposto a tentar medir forças com os principais clubes do nosso país. Ao leme da equipa vai estar Petit, ele que já orienta o clube desde 2012-13 e viu o seu contrato ser renovado recentemente. 
Começando por esse prisma, a questão do treinador ainda é uma incógnita. Petit, apesar de ser um símbolo do clube e de ter feito uma boa campanha no ano passado, tem pouca experiência, pelo que é uma incógnita perceber se tem “andamento” para comandar uma equipa de primeira Liga. Mas mais que a questão do comando técnico, importa destacar como está a ser feita a constituição do plantel. Até ao momento entraram 16 jogadores novos e nenhum parece ser realmente uma super mais-valia que faça com que a equipa esteja mais próxima de assegurar a manutenção, o real objetivo da equipa. Alguns são de qualidade duvidosa (Daniel Monllor, Diego González, Anderson Correia, Lucas, Anderson Carvalho, Agustín Peña, Francisco López), outros nem eram indiscutíveis em divisões inferiores (Mamadou Ba – irmão de Abdoulaye –, Fábio Ervões, Idris Mandiang, Fábio Lopes, Bernardo Tengarrinha, Diego Lima) e vistas bem as coisas, sobram Mika (muitos jogos realizados na II Liga), Brito (já mostrou qualidade no Gil Vicente) e os jogadores que já estavam no clube, uma mescla entre juventude e veteranos já mais próximos dos 40 do que propriamente dos 30. Em suma, o Boavista conta já com 33 elementos no elenco e ainda precisa de se reforçar. É provável que um ou outro reforço se vá destacar, pois por norma isso é mais fácil de acontecer em equipas medíocres, mas na teoria tinha feito mais sentido o Boavistão “copiar” o modelo do Olhanense de há uns anos atrás, que quando regressou à I Liga aliou-se aos “Grandes” de Portugal com vista a ser um potencial ponto de maturação para os jovens jogadores que não tinham espaço nos seus clubes (e as equipas B estão recheadas de elementos fartos de estarem na II Liga). Em vez disso, os dirigentes do clube do Bessa parecem estar mais apostados em seguir o modelo dos algarvios do ano passado, algo não muito aconselhável tendo em conta o desfecho que acabou por ter a equipa de Olhão.
Em 1966, quando o clube caiu nas profundezas da terceira divisão, poucos acreditavam que passada uma década, o Boavista ia conquistar a Taça de Portugal e sagrar-se vice-campeão nacional (na altura era José Maria Pedroto o treinador). Hoje, passados quase 50 anos, e depois de o Boavista já ter andado em terrenos movediços está de volta à primeira liga e se forem precisos mais 10 anos para que as Panteras Negras voltem a conquistar, serão mais 10 anos que os adeptos com certeza não se irão importar de esperar.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira

0 Comentários

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 5, 2014 at 2:32 pm

    É da maneira que descem rapidamente outra vez e se faz um pouco de justiça.

    • vsn7647
      Posted Julho 5, 2014 at 3:02 pm

      Justiça é perder 6 pontos apenas :D

    • Anónimo
      Posted Julho 5, 2014 at 3:30 pm

      Se houvesse a justiça que o Ricard diz o seu clube já ñ estava na 1ª por isso que se deixe de fazer de santo e criticar o Boavista, deve tar com medodas visitas ao Bessa onde sempre deixaram pts!

      Pancratê

    • leo
      Posted Abril 19, 2015 at 10:55 pm

      Estou certo que se está a fazer justiça nesta altura, com a manutenção assegurada bem antes do campeonato acabar, campeonato esse que tirando as primeiras jornadas foi sempre jogado sem sobressaltos.

  • Diogo Ribeiro
    Posted Julho 5, 2014 at 2:45 pm

    Realmente o Boavista tem contratado ao desbarato e pensei que se iam aliar pelo menos ao Porto e Benfica em busca de jovens valores que actuam na equipa B. Não sei também se Petit estará pronto para esta realidade de primeira liga, mas isso logo se verá quando começar a época.

  • FNSP
    Posted Julho 5, 2014 at 2:46 pm

    Não tenho grandes expectativas para a campanha deste Boavista. Prevejo mesmo uma descida de divisão no final da época, mas quem sabe aconteça uma surpresa. Ainda pensei que fossem apostar nos jovens jogadores dos três grandes que na passada temporada estiveram em destaque nas equipas B's, porém nada disso aconteceu, e com um plantel com mais de 30 jogadores dificilmente acontecerá. A ver vamos…

    FNSP

  • Gonçalo
    Posted Julho 5, 2014 at 2:47 pm

    Façam um protocolo com o Sporting para receberem o Esgaio, Iuri, Betinho, Wallyson, Semedo, Tobias, Riquicho e Ponde. Já que agora no Sporting o que interessa é apostar nos miudos estrangeiros.

    • Diogo Ribeiro
      Posted Julho 5, 2014 at 3:03 pm

      Gonçalo, não me parece que nenhum dos que mencionou podem ser titulares no Sporting actual o que os deixaria sem jogar e a com a sua evolução estagnada. Não entendo a forma como dizem constantemente para apostar neste ou naquele jogador quando na realidade têm 18/19/20 anos e não têm maturidade competitiva para jogar num Grande. O Sporting é um grande e para se chegar a um grande não basta jogar na academia têm que evoluir obter maturidade competitiva e só depois ser aposta. O Betinho nem no Setúbal calçou vai calçar no Sporting? posso também dar o exemplo do Saleiro, onde joga mesmo ele? também era um craque…queimar etapas dá em projectos mal acabados…

    • Anónimo
      Posted Julho 5, 2014 at 3:12 pm

      William, Adrien,André Martins, Cedric, Patricio, Mane são estrangeiros como é obvio.

      Fernandes

    • SD Amares
      Posted Julho 5, 2014 at 3:38 pm

      Fernandes vá ver onde nasceram William, Adrien e Cedric…
      Se o Fernando é estrangeiro esses também são.

    • Anónimo
      Posted Julho 5, 2014 at 5:00 pm

      Viveram quase sempre em Portugal. Fernando lembrou-se de ser português porque viu que não ia ter oportunidades no Brasil.
      Não compare o que não é comparável.

      Fernandes

    • André Gomes
      Posted Julho 5, 2014 at 5:27 pm

      Haha casos super semelhantes SD Amares…

    • Bruno Fonseca
      Posted Julho 5, 2014 at 7:14 pm

      SD Amares se não sabes é melhor não escreveres nada…
      Fernando só se naturalizou português pelo simples facto de não ter oportunidades no Brasil.
      Esses três sempre representaram o nosso país.

  • Pedritxo
    Posted Julho 5, 2014 at 2:48 pm

    post excelente e que reflete a opiniao de varias pessoas, o boavista anda a contratar e contratar e tudo jogadores que nao sao claras mais valias e os mais conhecidos que sao tengarrinha,brito e mika, vamos ver do que eles sao capazes,mika espero muito dele, brito e tengarrinha sao competentes.

    Poderiam apostar em alguns jogadores da B dos grandes,ate um ou outro jogador do braga B tipo o luis silva ou o piqueti

    • Pedritxo
      Posted Julho 5, 2014 at 3:40 pm

      Do benfica poderiam ir buscar(nao todos claro):
      Cancelo
      Helder Costa
      Ivan
      Rui Fonte
      Lolo
      Guzzo
      Bernardo Silva
      Ruben Pinto

      Do Sporting:
      Tobias
      Semedo
      Lluri
      Zezinho
      Esgaio
      Chaby
      Riquicho
      Nuno Reis

      Do Porto:
      Tiago Ferreira
      Quino
      V.Garcia
      Podstawski
      kayembe
      andre silva
      g.paciencia
      caballero

      tanto e bom jogador que poderiam ser uma mais valia para o boavista

    • mv
      Posted Julho 6, 2014 at 1:51 pm

      Sim e os grandes vão mesmo empresta-los ao Boavista ou vende-los. Acho piada a este pessoal que se acha mais inteligente que os dirigentes de todos os clubes. Foi publico que o Boavista por exemplo tentou sem sucesso o empréstimo de alguns Bs do Sporting

  • Rodrigo
    Posted Julho 5, 2014 at 2:52 pm

    De facto, tambem nao estou a apreciar a politica de contrataçoes do Boavista. Todos os dias sao anunciados novos nomes e cada um mais duvidoso do que o outro. O avançado que vem do Paraguai foi aquele que mais entusiasmou, ja que tem numeros interessantes (27 golos em 40 jogos no ano passado creio). Alem desse Francisco Lopez, o Tengarrinha, o Brito, o Idris e o Mika sao as melhores contrataçoes, ja que tem alguma experiencia de futebol portugues. O resto sao meras incognitas.

    Como o Fabio diz, creio que o Boavista deveria aproveitar para fazer como o Olhanense quando regressou a 1ª. Jogadores como Esgaio, Iuri Medeiros, Ruben Semedo, Tobias Figueiredo no Sporting; Helder Costa, Bernardo, Ivan Cavaleiro ou Cancelo no Benfica; ou Podstwaski, Kayembe, Rafa, Gonçalo Paciencia ou Tiago Ferreira no FC Porto precisam de minutos na 1ª Liga e seriam boas apostas do Boavista.

    • Miguel Veríssimo
      Posted Julho 5, 2014 at 3:37 pm

      Se fosse buscar um titular q cada Grande era bom. A titulo de exemplo: Esgaio, Cavaleiro e Paciência seriam um tridente ameaçador e bem interessante!

    • Rabensandratana I
      Posted Julho 5, 2014 at 4:13 pm

      Cancelo por amor de Deus, o homem é um passador a defender, não tem qualidade para ser lateral direito de uma equipa da 1ª Liga. Tiago Ferreira é muito limitado outro que não tem qualidade.

      Os restantes são boas opções mas o Boavista está mais interessado e a meu ver bem contratar jogadores para posteriormente conseguir fazer encaixes financeiros para fazer face à crise que está instalada em Portugal.

  • Kacal l
    Posted Julho 5, 2014 at 2:53 pm

    Excelente post, com boas ideias e bem escrito, e sobre o grande Boavista, Parabéns! Fábio Teixeira. :-)

    Concordo com tudo o que disseste.

    Realmente, o Boavista é uma incógnita completa, para além de ter um treinador inexperiente e que não se sabe ao certo se pode triunfar ou não, depois a constituição do plantel não tem sido a melhor, estão a contratar demasiados jogadores, praticamente "à balda" e de várias nacionalidades, alguns de qualidade duvidosa e outros que não provaram nada, que nunca jogaram juntos e não será nada fácil construir um colectivo forte, muito menos um colectivo forte e de qualidade, ou seja, construir uma grande equipa que seja suficiente para atingir os objectivos, a tarefa não será fácil e correm o risco de fazer uma época miserável e acabar em último lugar, esperemos que não, vamos esperar para ver.

    Quanto ao plantel, também concordo que deviam contratar jogadores dos três "grandes", seja em excedentários ou jovens das equipas B´s, há vários talentos e que seriam jogadores muito úteis ao Boavista e até a outros clubes da primeira liga.
    É verdade que há jogadores que dificilmente estão ao alcance do Boavista (Nelson Oliveira, Kléber, etc, etc), mas há outros que estão (Esgaio, Quino, Bernardo Silva, Tozé, se não tivesse ido para o Estoril, entre outros), depois mais valia contratar jogadores portugueses dos campeonatos inferiores, mas contratar "à balda" para fazer número, com qualidade duvidosa, acho que não é ou não devia ser o caminho a seguir.

  • Anónimo
    Posted Julho 5, 2014 at 2:53 pm

    Um protocolo com o Sporting era benefico para ambos mas era quase impossivel isso acontecer

    Cisse
    Wilson Eduardo
    Iury
    Esgaio
    Tobias

    eram tudo grandes apostas do Boavista

    Mr.Green

  • Pedro Alves
    Posted Julho 5, 2014 at 2:54 pm

    Bobô Sergipano será o melhor marcador da liga, com toda a certeza.

  • Joel
    Posted Julho 5, 2014 at 2:54 pm

    Sempre igual a história. Clube sem dinheiro, clube contrata montes de estrangeiros desconhecidos para tentar segurar o lugar na primeira liga.
    Não há dinheiro, por isso vao-se buscar jogadores estrangeiros duvidosos. A pergunta é, eles vem de graça ou há marosca por trás? Onde se vai buscar o dinheiro para ir buscar estes jogadores? Porque estes jogadores? A base de prospecção destes clubes, falidos, estã muito avançada. Depois tem epocas horriveis, sofriveis e voltam ao fundo, só que com mais dividas.

    • lizardking
      Posted Julho 5, 2014 at 8:35 pm

      Obviamente que isto são jogadas de empresários. Um clube que esteve nas divisões inferiores alguns anos de repente têm relatórios de olheiros pormenorizados sobre jogadores do paraguai ? Não me parece

  • João Machado
    Posted Julho 5, 2014 at 2:57 pm

    Seria sem duvida um bom momento para o Baovista estabelecer uma parceria com um clube grande, falando no meu clube o Sporting jogadores a precisar de rodar na primeira divisao sao muitos e com capacidade para ajudar o Boavista. Depois podia haver a possiblidade de alguns serem cedidos defenitivamente com o Sporting a ficar com uma percentagem dos direitos economicos, como aconteceu com o Vitoria que ficaram com Andre Santos, Balde e Nii Plange defenitivamente.

    • João Machado
      Posted Julho 5, 2014 at 3:27 pm

      Esquema 4-2-3-1
      Gr: Luis Ribeiro
      Dd: Esgaio
      Dc: Tobias
      Dc: Ruben Semedo
      De: King
      Mc: Zezinho
      Mc: wallyson
      Mof: Iuri
      Me: Salomão
      Md:Drame
      Ac: Cisse
      Será que chegava para a manutenção?

    • paalexg
      Posted Julho 5, 2014 at 5:56 pm

      Claro que não. se esse onze nem consegue ficar nos 5 primeiros da segunda liga.

    • João Machado
      Posted Julho 5, 2014 at 7:05 pm

      Este onze não é o Sporting B da epoca passada, o Tobias, o Zezinho, o Salomão e o Cisse foram emprestados, 4 jogadores alem de que o Drame só veio a meio da época e o King passou mais tempo lesionado do que a jogar. Mas se formos por ai o Sporting B da época passada ganhou ao Estoril na pre-época no campeonato de Lisboa e o Estoril acabou em 4°.

  • Kaya
    Posted Julho 5, 2014 at 3:01 pm

    O Benfica bem que podia emprestar o Lindelof e o Ivan Cavaleiro ao Boavista para jogarem com regularidade e mostrar o que valem. Rui Fonte tambem seria uma boa aposta.

  • vsn7647
    Posted Julho 5, 2014 at 3:01 pm

    Bom post no geral no entanto foste um bocado mau para o Tengarrinha e Diego Lima (o 1º acho que até fazia parte dessa equipa do Olhanense) que até são jogadores interessantes .

    Não sei qual é o orçamento do Boavista nem sei se chegaram a receber os ridículos 30M de indemnização da liga mas é notável que não há dinheiro pra jogadores melhores, mas mesmo assim deixo aqui uma lista de alguns jogadores que podiam ser interessantes e reais :

    Gr- posição fechada
    Defesa direito- Eliseu Cassamá(melhor lateral jovem do Cns) ou Ricardo Pessoa que se encontra sem clube.

    Defesa Esquerdo- Quinones emprestado a abrir espaço para rafa ou Diogo Bittencourt emprestado pelo Braga (melhor lateral esquerdo da 2 liga para mim).

    Defesas Centrais- Serginho (o novo pepe como lhe chamam figurou no melhor 11 do Cns) e Diakhate.

    Médios: Lucas Souza (para mim tem muita qualidade) John Ogu e Guilherme ex Braga e Mateus Fonseca.

    Extremos: Hélder Costa e Iuri Medeiros emprestados, Jorge Chula e o Craque Ayrton Preciado do Trofense.

    Avançados- Salim Cissé emprestado, Rabiola, Joeano ou Carlão.

  • Cesk Fazfebras
    Posted Julho 5, 2014 at 3:02 pm

    acredito que o Boavista vai andar a tentar contratar jogadores a título definitivo até ao fecho do mercado…
    Quando chegarem a última semana vao tentar preencher as lacunas com os excedentarios dos grandes e resolver tudo a pressa…

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 5, 2014 at 3:05 pm

    É pena que assim seja, porque podem estar a desperdiçar uma oportunidade de ouro. Pode haver algum critério, mas pelo conteúdo do post não se vislumbra.

  • Sérgio Freitas
    Posted Julho 5, 2014 at 3:05 pm

    Boavista tem feito contratações muito más, na minha opinião tinham duas maneiras de atacar a nova época com esperança de se manterem, uma dela é referida que seria procurar juntos dos Grandes os excedentários e alguns jogadores da equipa B que necessitam de minutos de primeira divisão, a outra seria contratar os melhores jogadores na II Liga(com menos de 30 anos) e ir buscar alguma experiência a alguns jogadores que já jogassem na primeira divisão e contratar 2 ou 3 jovens brasileiros com a ajuda de um fundo,
    Mas nenhuma desta opções foi tomada , e acho que o Boavista será o bombo da festa esta época.

  • André Silva
    Posted Julho 5, 2014 at 3:27 pm

    Se esses jogadores ditos "miudos" das formaçoes de jogadores nao sao bons para esses clubes porque seriam bons no boavista? Eu como boavisteiro prefiro arriscar na minha formaçao e rentabilizar o que é meu ou arriscar numa contrataçao e tentar igualmente rentabilizar.
    Estes comentarios pré competição fazem-me rir…o Benfica antes do passado campeonato ia perder uma vez mais, no final, ganhou e calou os criticos e vice-versa que o porto ia ser campeao facil! Pré Campeoanato do Mundo, Portugal ia passar e tinhamos o melhor do mundo, tudo furado uma vez mais. Secalhar seria melhor esperar e ver…
    Falam de jogadores que nao eram indiscutiveis nas suas equipas para o Boavista? Que tal o Oliver e Tello? Eram titulares nos seus clubes? e falamos de jogadores para um clube grande…isso impede que não tenham qualidade?
    Temos jogadores jovens com qualidade e jogadores das primeiras divisoes no estrangeiro e de principais clubes , por isso algo me diz que houve algum trabalho de prospecção e que não foram feitas do nada e que existe qualidade.
    Sinceramente quem escreveu este artigo devia pensar que a festa se faz no fim? (ex:Kelvin 93min)
    Boa Tarde e pensem nisso

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 5, 2014 at 5:08 pm

      Sabes que a dimensão de clubes como o Atl. Madrid e Barcelona neste momento é maior do que a do FC Porto, não sabes? É que não ter lugar nestes clubes espanhóis não invalida que não se tenha no Dragão.

      E já agora, que estupidez é essa de comparar esta situação com a do Boavista? Se os jogadores não são sequer indiscutíveis numa II Liga ou ainda no CNS achas que isto são contratações bem pensadas para um clube que se quer manter no máximo escalão do futebol português?

      E a forma como começaste o comentário é no mínimo ridícula. Volto a perguntar-te se sabes que o Boavista não está ao nível dos clubes que têm equipa B (nomeadamente os grandes). É que o facto de eles não terem espaço nas suas equipas principais é naturalmente lógico, mas num clube com o estado atual penoso como está o histórico do Bessa, não achas que eles poderiam render? Até te digo mais, as equipas B dos 3 grandes de Portugal devem ter elencos mais fortes do que o Boavista.

      Boa tarde e pensa nisso.

    • Kacal l
      Posted Julho 5, 2014 at 9:22 pm

      André Silva,

      Subscrevo o comentário do Fábio, e acrescento que depois de ver o teu comentário dá a entender que não se pode opinar e assim mais vale "fechar" o blog até meio da época e só depois vir aqui comentar, mas o futebol não é assim e a piada não seria a mesma, mas enfim.

  • Inês Sampaio
    Posted Julho 5, 2014 at 3:27 pm

    Excelente texto! É de facto uma pena quão más as contratações têm sido…
    Bem, nunca pensei ver o Boavista ser campeão nacional e mesmo assim foi. Ainda me lembro de nesse ano os jogadores virem dar autógrafos à minha escola, o Martelinho, o Frechaut, o Duda…
    Parece-me que este ano a subida vai dar em descida, infelizmente. Mas lá está, se tiver de esperar mais 10 anos para ver o Boavista desafiar mais uma vez a lógica e sagrar-se de novo campeão, esperarei isso e muito mais, pois nada se compararia a ter tido de ver o meu clube pelas ruas da corrupção e da amargura durante estes últimos anos.

    • Joel
      Posted Julho 5, 2014 at 6:54 pm

      Cara Inês, todos podemos conjecturar o que quiseres, mas a mais valia das contratações ou a falta dela só será quantificada após a sua entrada em campo. Hoje criticamos os jogadores e as contratações, mas nada os impede de fazerem um grande campeonato e no fim estarmos a elogia-los, esquecendo o que estivemos a dizer hoje.

      Do meu ponto de vista tambem me parece que as contratações tem sido fracas, mas nao podemos ser tao pragmaticos, pois estamos a falar de pessoas.

      Não houve sentença de corrupção válida para o Boavista, logo a última parte era dispensavel. Isso se prova com a sua reintegração no campeonato.

  • Sideshow Bob
    Posted Julho 5, 2014 at 3:32 pm

    Calma! Ainda esta semana fizeram o 1º treino da época e já estão a fazer o funeral??

    Os grandes ainda não definiram as saídas, quando tal acontecer o plantel vai ser melhorado com 3 ou 4 emprestados de valor.
    Agora começar logo a desvalorizar as contratações sem nunca terem visto rigorosamente nada deles parece-me de mau tom. Sejam bons ou sejam maus, o que é certo é que vai ser um terreno onde muitas equipas vão perder pontos, os grandes incluídos.
    Depois quero ver um post só de elogios aos desconhecidos que tornaram em revelações pode ser?

    Um abraço

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 5, 2014 at 5:16 pm

      Ninguém está a fazer o funeral, apenas reforçar uma opinião, que havia muito melhor maneira de preparar o regresso à I Liga do que a que o Boavista tem tomado.

      Pode ainda ser um fase precoce (1º treino da época como dizes), e os grandes podem não ter definido os seus plantéis também, mas nenhum deles também já se desfez do número de jogadores que o Boavista já se desfez e nenhum contratou 16 jogadores já. O clube conta já com 33 jogadores e para se reforçarem com mais 3 ou 4 jogadores ainda se vão desfazer de uma dezena antes.

      Obviamente que estou a desvalorizar as contratações com algum conhecimento, embora pouco, mas isto não deixa de ser um texto de opinião e esta é a minha. Para mim, se continuarem assim, vão ser o principal candidato à descida.

      Quanto aos desconhecidos tornarem-se revelação, já no final da época passada fizemos isso. Naturalmente com a época que vai agora começar findar, será também feito.

      Abraço.

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 5, 2014 at 6:06 pm

      Esqueci-me de dizer que também fiz este artigo porque trabalhar por antecipação é uma coisa que não se costuma ver nas grandes plataformas portuguesas que centram os seus temas no desporto e no futebol em geral. Como se costuma dizer, "falar depois de acontecer é fácil, difícil é prever". Nisso, o VM distingue-se de todos os outros.

    • Sideshow Bob
      Posted Julho 5, 2014 at 8:25 pm

      "Havia muito melhor maneira de preparar o regresso à I Liga do que a que o Boavista tem tomado"

      "Para mim, se continuarem assim, vão ser o principal candidato à descida"

      Fábio, se isto não é fazer o funeral, temos noções muito diferentes dessa expressão!

      Eu valorizo que tenhas esse trabalho de discutir o futuro e o planeamento da época dos clubes (umas vezes acerta-se, outras não), mas menosprezares desta forma o clube parece me excessivo.

      E eu não estou a defender o clube como simpatizante do mesmo, sou benfiquista como deves saber, por isso estou mais do que habituado a toda a desvalorização dos adeptos adversários sobre tudo que envolve o meu clube, desde contratações a planeamento do estágio, passando pelo treinador e acabando na dieta ideal para os jogadores.

      Um abraço

    • Manel Trigueiros
      Posted Julho 6, 2014 at 5:03 pm

      Sideshow Bob, obrigado pelo bom senso!

  • van Basten
    Posted Julho 5, 2014 at 3:46 pm

    O Boavista caminha de mal, com as contratações que se têm verificado, a pior, com a continuação de Petit.

    Sem desprimor para o que foi o atleta, penso que não tem, claramente, qualidades técnicas e um nível de inteligência suficiente para dar cartas como treinador na primeira liga. Acredito que motivacionalmente possa ser uma valia interessante, mas não penso que valha mais que isso, e em alta competição, hoje em dia, isso está longe de ser suficiente.

    Se nada mudar até ao início do campeonato, então o Boavista infelizmente corre o risco de ser um dos piores últimos classificados da Liga dos últimos anos.

  • Rui Pires
    Posted Julho 5, 2014 at 4:08 pm

    Boas, eu como boavisteiro também não estou entusiasmado com estas contratações, muito pelo contrário…

    Mas, quem conhece o Boavista e o q ele já fez com certeza sabe que na época em que fomos campeões, fomos buscar bastantes jogadores de 2ªs divisões, alguns que nem ao menino Jesus lembra, e fomos campeões.

    Na última época em 2008 que estivemos na 1ª contratamos jogadores com nomes bastante esquisitos, Kazmierczak, Grzelak, Linz, Peter Jehle, e se formos a ver acabamos essa época em 8º lugar se a memória não me engana…

    É claro que não estou a dizer que vamos ser campeões ou acabar a época a meio da tabela, o que estou a dizer é que é ainda muito cedo para fazer uma revisão ao plantel, pois (e infelizmente para os adeptos e seguidores do BFC) não sabemos o que cada um irá dar. É esperar para ver!

    Em relação aos empréstimos dos 3 grandes, concordo e não concordo.

    Concordo porque sim existe qualidade nos excedentários desses clubes e talvez um ou dois viessem a dar-nos bastante jeito em algumas posições.

    Não concordo porque o Boavista pode estar como está mas não é a equipa B de nenhum clube, não precisamos de um 11 titular, em que 5/6 são emprestados, preferimos apostar na prata da casa, ou em detrimento dela, em jogadores contratados por nós próprios.

    Em relação ao Petit, outra incógnita. Na minha opinião meteu a equipa a jogar bem no CNS mas o CNS não é mais do que a 3ª divisão portuguesa, a 1ª acarreta um nível de dificuldade bastante mais elevado e, como tal, estou expectante. Não esquecendo que temos um adjunto que já passou pelo Boavista e pelo Salgueiros (Prof. Manuel Gonçalves, que por acaso até foi diretor da minha escola antiga, a EB 2/3 de Leça do Balio).

    O BFC este ano não irá jogar bonito nem marcar4 golos por jogo. Irá sim agarrar com unhas e dentes a oportunidade de se solidifcar na primeira divisão, o que eu espero que aconteça, sendo eu adepto e vibrando bastante com o meu clube.

    É esperar para ver!

    Cumprimentos a todos os leitores do VM. Rui Pires

    • vsn7647
      Posted Julho 5, 2014 at 4:29 pm

      Nessa época de 2008 tinham uma excelente equipa com o Jorge Ribeiro no meio (adaptação estranha na altura) a comandar.
      Ainda me lembro de ir ver ao bessa o meu sporting e sair de lá com uma derrota 2 0 …

    • Kacal l
      Posted Julho 5, 2014 at 9:28 pm

      Rui Pires,

      Como leitor do VM, Obrigado e Cumprimentos para ti. :-)

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 5, 2014 at 4:18 pm

    Já se adivinhava uma missão muito complicada para o Boavista. Pouco dinheiro, muitos reforços necessários e a probabilidade de entrar muita incógnita era grande… pode ser que no meio destas incógnitas surjam bons jogadores, pois só assim o Boavista pode sonhar com a permanência.

    Pessoalmente, acho que o Boavista devia aproveitar alguns jogadores mais conhecidos da 2ª Liga, olhar para alguns jogadores que terminaram contrato com equipas da 1ª liga (como fizeram com Brito, e havia por exemplo o Evaldo), APOSTAR em alguns elementos da FORMAÇÃO, e por fim, meia dúzia de empréstimos dos grandes que fossem mais valias.

    Para empréstimos, sugeria ao Boavista o Cancelo (deviam ter aproveitado a saída de Tony do Paços para a 2ª Liga), Tobias Figueiredo (Sporting), Tiago Rodrigues (Porto), Bernardo Silva (Benfica), Helder Costa (Benfica), André Silva (Porto),

  • CF7
    Posted Julho 5, 2014 at 4:19 pm

    Concordo literalmente com tudo o que está no post… mas eu, ou li mal ou falta uma informação que eu acho importante: o Boavista já foi campeão nacional!…Certo?

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 5, 2014 at 5:20 pm

      Certo, mas isso não tem importância referir. Fiz questão de terminar um texto com uma ligação histórica, porque fala também de tempos em que o Boavista esteve em divisões inferiores. Não foi – de todo – para mostrar o palmarés deste histórico clube.

  • Rabensandratana I
    Posted Julho 5, 2014 at 4:36 pm

    Eu por acaso devo ser dos únicos que acha que o BoavistaFC está a contratar bem, já que não tem dinheiro para gastar em jogadores consagrados como p.e. o SCBRAGA, logo tem de ir aos campeonatos como a Liga2 Cabovisão e recrutar jogadores e os outros necessariamente têm de vir da América do Sul.

    Em relação aos guarda-redes o Boavista está bem servido, Mika e o argentino Monllor são bons guardiões
    Relativamente aos centrais o argentino González e o Ervões são jeitosos e o Lucas já passou por bons clubes apesar dos seus 22 anos, Figueiredo é um defesa competente também, Pedro Costa é muito experiente e apesar de não ser um jogador exuberante consegue com as suas limitações fazer jogos interessantes em ambas as laterais.

    Em relação aos médios, Miguel Cid/ Carraça são jovens jogadores com muito potencial e vontade de ganhar podem proporcionar bons encaixes no final da temporada, Idris fez uma boa temporada em Moreira de Cónegos e é um cão de caça, Tengarrinha é um jogador útil, não é dotado de uma técnica por excelência mas trabalha muito em prol da equipa, Agustín Peña vem com excelentes referências e pode ser uma surpresa na nossa Liga.

    Relativamente aos avançados e extremos os axadrezados têm alguns bons valores, quem não conhece o Júlian que comece a vê-lo jogar eu pessoalmente gosto muito dele, López vem com excelentes referências e marcou muitos golos, Abner é dotado de uma boa técnica, logo poderá fazer estragos, Zé Manel é português e tem raça, parecido na forma de jogar ao Marco Matias.

    Por estes motivos discordo com o Fábio, o Olhanense o ano passado desceu de divisão porque os jogadores e técnicos não recebiam a tempo e horas, muitos meses sem receberem um cêntimo, esse foi o principal motivo, se o Abel Xavier tivesse feito a temporada completa tenho quase a certeza que não desceriam, infelizmente o Isidoro tomou a pior decisão e automaticamente hipotecou as hipóteses de permanecer na 1ª Liga.

  • Anónimo
    Posted Julho 5, 2014 at 4:45 pm

    É incompreensível.

    Porque é que o Olhanense chegou ao ponto a que chegou o ano passado?

    Exactamente porque andou anos e anos a ter jogadores dos outros e não os seus próprios.

    O Boavista está numa situação em que precisa de formar uma equipa quase do zero… isso não se faz com muitos emprestados. (1/2 são bem vindos). Os que tinham de ficar do ano passado ficaram e depois as contratações foram as possíveis, todas a custo zero. Não nos podemos dar a luxos.

    Sinceramente eu acho que voçês pensam como adeptos das vossas equipas, que querem ver a rodar as vossas promessas, sabendo que ainda estao verdes para a equipa principal, mas como Boavisteiro sei que não podemos depender dos outros.

    Ainda falta para fechar o mercado, dos que estao alguns vao sair, outros vao entrar.

    Saudações

    L.C. E.

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 5, 2014 at 5:24 pm

      A Olhanense contratou tudo o que mexia sem critério. O Boavista está a contratar tudo o que mexe sem critério.

      Tentar encontrar jogadores em final de contrato com experiência de I Liga e ao mesmo tempo procurar abastecer o plantel com os melhores elementos de divisões inferiores (Tiba foi achado no Tirsense) e alguns jovens da formação seria estrategicamente bem pensado. Mas os jogadores que o Boavista tem trazido para o seu elenco de divisões inferiores, à exceção do Mika, são tudo jogadores que ou eram suplentes nos seus clubes ou fizeram poucos jogos.

  • Anónimo
    Posted Julho 5, 2014 at 5:05 pm

    Vocês esquecem-se duma coisa.. Se calhar o Boavista até quer emprestados das equipas b, as equipas grandes é que não devem querer emprestar! Porque se emprestam, esse jogadores serão treinados pelo Petit! Ou seja, seria praticamente um ano perdido para esses jogadores, pois jogavam mas não iam evoluir ou aprender o que quer que fosse.

    Fredy

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 5, 2014 at 5:38 pm

    Discordo em absoluto deste post.
    Não é possível comparar o Boavista com o Olhanense.
    Nem em historial nem na massa adepta nem na sua formação.
    A formação do Bessa sempre fabricou talentos e isso continuará a acontecer.
    O Carraça e o Cid são exemplos disso.
    Além do mais o Boavista está a contratar a custo zero, sem risco e de todos estes nomes se dois se revelarem proporcionando os habituais encaixes será optimo.
    Além do mais vejo os grandes mais interessados em meter jogadores no Bessa do que em dar lhes oportunidades.
    O Boavista vai receber lá mais para meados de Agosto 2 ou 3 jogadores dos grandes não mais do que isso.
    Espero também que o Mika se afirme e demonstre toda a sua qualidade.

  • andre
    Posted Julho 5, 2014 at 6:12 pm

    Quem é que vai ser o adjunto do Petit? é que ele nao tem habilitações para ser inscrito como treinador oficial, precisam de um adjunto com o nivel 4…

  • Amaral
    Posted Julho 5, 2014 at 6:14 pm

    E como eu gostava de ver o Boavista como clube satelite do meu Sporting! Podia-se criar uma especie de equipa B na 1ª liga.
    Semedo, Fokobo, Esgaio, Iuri, Chaby.. Ganhar experiencia de 1ª liga e continuarem a jogar juntos para a época que vem lança-los na equipa A.

    E a Rivalidade entre Boavista e Porto ainda seria um extra!

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 5, 2014 at 6:28 pm

      Boavista clube satélite do Sporting? O que o Boavista quer é recuperar a dimensão que já teve.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 5, 2014 at 6:16 pm

    Muito má esta politica do Boavista para já!

    Penso que se estão a deixar levar pelo impulso de comprar muito e ao desbarato, como todos já sugeriram, seria muito mais fácil pegar em 4 ou 5 jovens das equipas B e começar uma equipa com base nesses miudos com uma mescla de jogadores de experientes e com anos de primeira liga. Vamos ver até ao inicio do campeonato de ainda se vão movimentar nesse sentido!

    Penso que jogadores como Esgaio, Hélder Costa, Iuri, Rui Fonte, Tobias Figueiredo, Gonçalo Paciência, etc. Penso que se assegurassem um jogador ou outro deste lote poderia resultar muito melhor.

    Mas vamos ver, alguns dos reforços têm qualidade, tal como Mika e um ou outro!

  • Nuno Rodrigues
    Posted Julho 5, 2014 at 7:51 pm

    Contratações ridículas. Só na segunda liga portuguesa haviam imensos jogadores com qualidade que terminavam contrato em junho e com algum cuidado podiam ir buscar os melhores do CNS. Ao invés preferiram apostar em jogadores estrangeiro desconhecidos que pelo currículo que apresentam nem se perspectiva que sejam mais-valias.

  • Anónimo
    Posted Julho 5, 2014 at 8:20 pm

    É uma anormalidade um clube subir do 3º escalão para o 1º… simplesmente não têm bases ou estrutura para estarem na maior competição nacional. A direcção do Boavista foi gananciosa e quiseram subir logo para a 1ª. Agora estão a contratar a qualquer custo. Vão descer de divisão (este ano são 18 equipas) e podem pagar caro por isso.

    Tiago.

  • Anónimo
    Posted Julho 5, 2014 at 9:13 pm

    Como boavisteiro, estou em choque com a constituição deste plantel.
    Eu pergunto, como é que estes jogadores foram contratados?
    Alguém da equipa técnica os foi observar/avaliar ao vivo?
    Foram contratados através da influência de determinado empresário?
    Foram observados unicamente pela análise de um simples dvd com os melhores momentos do atleta?
    Não penso, contrariamente a muitas opiniões aqui expressas que a constituição do plantel passe pelo empréstimo de atletas jovens das equipas grandes, aliás, alguém já se questionou se essas equipas pretendem emprestar jogadores ao Boavista, é que me parece que não, aliás o FC Porto de certeza que não quer.
    O plantel deveria ter sido preparado com tempo e o Boavista deveria ter um departamento de prospecção capaz, que pura e simplesmente não tem, o trabalho de casa já à muito tempo deveria estar feito e tal não aconteceu, porquê?
    Infelizmente a época será muito sofrida, resta saber quem irá arcar com os protestos dos adeptos, será o treinador ou o Presidente?
    Fary? Pedro Costa? Para transmitirem a mística? Então o Petit não faria isso melhor que ninguém, ou o Alfredo Castro, porquê hipotecar a entrada de dois atletas mais jovens com a inclusão destes dois jogadores?
    Tanto, tanto haveria para dizer que seria fastidioso e a lei da caça às bruxas está implementada para os lados do Bessa.
    É pena…

  • Anónimo
    Posted Julho 6, 2014 at 12:50 am

    Já é tempo de apostarem em jogadores da 2ª liga e que nao pertencem aos chamados grandes. Sao tantos os valores confirmados. Valorizem sem olharem ao clube onde joga. Querem um exemplo. Tiago Mesquita, . Tem 23 anos foi internacional portugues sub 19 e sub 20 em 2010 .Mesquita realizou 40 jogos na liga Cabovisão, sendo deste modo o 5º defesa mais utilizado dos 208 existentes e o 14º mais utilizado dos 707 jogadores que fizeram parte da 2ª liga. Seguro a defender, rápido a decidir e veloz a atacar como o filme no youtube documenta, foi motivo de destaque em diversos orgãos desportivos pelas excelentes exibiçoes e observação por parte de muitas figuras ligadas ao futebol do 1ª liga portuguesa. e ganhou com toda a naturalidade especial simpatia e admiração dos trofenses que recentemente por votação o classificaram como o melhor defesa da equipa, tambem jogador revelação e decorre a votação de melhor jogador do Trofense e ele vai á frente destacadamente. jogador forte fisicamente e intelegente a posicionar-se foi por diversos olheiros colocado na equipa ideal da 2ª liga.

  • Tiago A. Silva
    Posted Julho 6, 2014 at 7:29 am

    Felicito o autor do post por ter dedicado algum do seu tempo a analisar o plantel do boavista.

    Sou boavisteiro e sou um céptico desta direcção/gestão. Penso que a estratégia passarápor contratar 3 dúzias de futebolistas e ter a esperança que alguns sejam jogadores.
    Não concordo nem com esta política, nem com a política dos empréstimos, embora não seja caso virgem a chegada de emprestados nas últimas épocas do boavista da 1^divisão ( H. Almeida, Areias).

    Ainda há a questão do contrato com a sporttv ou outra, que deverá dar um certo alívio financeiro. Penso que isso ainda não esteja resolvido.

    Depois há o factor Petit, que foi um jgador que sempre honrou a camisola e dos poucos do futebol nacional que cumpriu o que prometeu, terminar a carreira no clube de formação, que ainda não tem provas dadas neste mundo. Pode ser que saia um Simeone, em campo eram parecidos hahah

    Cumprimentos e que com tantos tiros no escuro, sejamos capazes de acerta-los todos.

  • Manel Trigueiros
    Posted Julho 6, 2014 at 5:39 pm

    Como boavisteiro, faço minhas as palavras do Rui Pires, do Flávio Trindade e agradeço ao Sideshow Bob. Excelentes comentários.

    Acrescentava que o clube tem vindo a referir que os jogadores estão a treinar, mas se não mostrarem o necessário não ficam (como escreveu o Flávio, são contratados a custo zero, sem risco) e que há muitos miúdos que vão ser emprestados ou jogar pelos júniores. Os grandes também não fecharam os plantéis, nem dispensaram, acham que o Boavista ia começar a pré-época em Julho sem ou com muito poucos jogadores, à espera do que os outros fariam? Então não somos um clube soberano, com autonomia própria, temos de depender dos emprestados dos grandes obrigatoriamente? Isso seria muito mau sinal, muito pior do que a situação em que estamos. O VM defende sempre que não se deve pedir jogadores emprestados e há gente que nos queria ver a pedir meio plantel emprestado. Que mais valias tiraria o clube e que estabilidade no plantel daria essa prática ao clube?
    Acho mal também que façam textos a dizer que os jogadores têm qualidade duvidosa quando não os conhecem. Fábio, adorava saber o que conheces dos reforços do Boavista. Viste o Torneio Clausura do Paraguai de 2013? Por favor… Eu não conheço, portanto não mando textos para o VM, simples. No entanto, naturalmente, estou desconfiado. Mas confio no trabalho de quem lá está, até prova em contrário, embora também não simpatize com esta Direcção. Até pode acontecer que os jogadores tenham qualidade e que a equipa jogue bem e nessa altura cá estaremos para analisar. Considerando a comparação com o Olhanense exagerada, foi o único caso do género nos últimos tempos, não? Se foi, não é representativo, pelo que agora a situação deverá, espero eu, diferente.

Deixa um comentário