Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Fez um grande trabalho no Sporting, com menos jogadores que Jesus, mas no final disseram que era preciso mais»

visaodemercadoO madeirense merecia mais reconhecimento? O seu estilo de jogo não encanta, mas tem conseguido resultados, valorizado jogadores e a actual época até ao momento está a ser um sucesso, com a passagem aos oitavos-de-final da Champions e luta pelo título da Ligue 1. 

Em Portugal só se liga ao Mourinho, Ronaldo e aos três grandes“. A afirmação é de Costinha, actual treinador da Académica, que falou ao L’ Equipe sobre Leonardo Jardim. O “Ministro”, que foi jogador do Mónaco nos anos 90, afirmou ao jornal francês que o técnico dos monegascos não tem muito reconhecimento, apesar de realizar sempre trabalhos positivos. «Aqui só estão interessados no Benfica, no FC Porto e no Sporting, além de José Mourinho e Cristiano Ronaldo. Se ele ganhar o campeonato com o Mónaco, talvez isso mude. Mas há treinadores que se amam de imediato, outros não, talvez por não sorrir muito», referiu, antes de recordar o que se passou com Jardim no Sporting: «Aqui fez um grande trabalho no Sporting, com menos jogadores que o atual treinador [Jorge Jesus], e terminou no segundo lugar do campeonato, em 2014. Mesmo assim, as pessoas disseram: ‘Precisamos de algo mais’. O que é isso? Um pouco ridículo…», rematou.

98 Comentários

  • JoseRibeiro
    Posted Novembro 30, 2016 at 12:57 pm

    Ninguém disse que seria precisava mais!! Não havia nenhum Sportinguista que quisesse a saída do Leonardo Jardim e ele sempre foi tremendamente elogiado. Não sei de onde o Costinha foi tirar essas ideias.

    • andré balada
      Posted Novembro 30, 2016 at 6:23 pm

      sinceramente, acho que o jardim tem certas limitações no que toca ao jogo ofensivo. já no defensivo é dos melhores em portugal.

  • Rui Costa
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:02 pm

    Totalmente mentira, o Jardim era suposto continuar no Sporting, mas preferiu ir para o Monaco, foi elogiado por ter chegado ao segundo lugar, mas também não podem pedir aos sportinguistas que fiquem a chorar a saída de jardim, se se pode criticar o Sporting, é na saída de Marco Silva que foi mais uma das evidências da falta de nível de Bdc!

    • bmcrl
      Posted Novembro 30, 2016 at 1:16 pm

      É verdade que era suposto continuar, mas queriam que lutasse pelo título (BdC começou logo a dizer que na próxima época era para serem campeões). Mas tal como aconteceu com Marco Silva, o investimento feito no plantel não pode ser sequer comparado ao que foi feito com Jesus.

      • Rui Costa
        Posted Novembro 30, 2016 at 2:33 pm

        Acho legítimo que se peça o título e até que Jesus pelo seu currículo, tenha mais orçamento que outros treinadores, mas a humilhação que o Marco sofreu é que é inadmissível, Bdc foi prepotente com o Marco, tendo sido o único treinador que ele destabilizou claramente!

        • ilcalcioedichiloama
          Posted Novembro 30, 2016 at 4:39 pm

          Se concordo e não me revejo, como Sportinguista, na maneira como Marco Silva foi afastado do clube, acho também que ele não deve ser assim tão santinho como faz passar. Mais uma vez, acho que foi uma atitude deplorável do Sporting.

      • DiogoC
        Posted Dezembro 1, 2016 at 1:17 pm

        Desde que Jesus está no SCP quanto é que foi gasto e quanto é que foi feito em vendas? Se calhar houve desinvestimento

  • TheBrightDuck
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:03 pm

    Era preciso mais mas não necessariamente de outra pessoa, aliás o leonardo jardim saiu para um projecto financeiramente mais atractivo que o sporting não foi de todo empurrado, e o sporting foi contratar o marco silva, nessa altura ninguém sonhava que o jesus fosse para o sporting.

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:10 pm

    E quem diz o Leonardo diz o Marco Silva que ao menos venceu um Taçinha de Portugal.

    • The Sporting Fan
      Posted Novembro 30, 2016 at 4:04 pm

      JJ é bem melhor.

      • Ricardo Ricard
        Posted Novembro 30, 2016 at 4:42 pm

        Claro,até no Português! Resta saber quantos anos tem de ficar no Sporting sem ganhar campeonatos para pensarem o contrário.

        • JoaoMiguel96
          Posted Novembro 30, 2016 at 5:51 pm

          O homem pode não ter ganho no ano passado mas isso tira-lhe qualidade? Bateu o record de pontos no campeonato do Sporting, aumentou a qualidade de jogo do Sporting como já não se via há imenso tempo, fez de nós a melhor defesa do ano passado e aumentou a qualidade dos jogadores do ano passado.

          Tenho quase a certeza que se tivessemos LJ ou MS João Mário não tinha saido por 40 milhões ou Slimani por 30.

        • The Sporting Fan
          Posted Novembro 30, 2016 at 7:08 pm

          Nunca pensaremos o contrário nem que ele fique 100 anos sem ganhar no Sporting.

        • The Sporting Fan
          Posted Novembro 30, 2016 at 7:08 pm

          Ah, o Marco Silva, que ficou a 20 pontos do Benfica e fora do título em Janeiro é que é bom! Esse rei!

    • JoaoMiguel96
      Posted Novembro 30, 2016 at 5:26 pm

      Se não estou em erro o Sérgio Conceição também ganhou uma Taça e então?

      • Ricardo Ricard
        Posted Novembro 30, 2016 at 5:33 pm

        E então sopas. O midas,o deus,o único,o top 10 do mundo em 7 épocas a treinar grandes conquistou uma taça de Portugal. Fantástico.

        • DiogoC
          Posted Novembro 30, 2016 at 6:35 pm

          O Jorge Jesus pegou no Benfica abaixo do 30 lugar do ranking Europeu e deixou o no 7 lugar (podem estar errados os lugares mas andam lá perto). Mas os outros é que eram bons

          • Ricardo Ricard
            Posted Novembro 30, 2016 at 6:55 pm

            Os jogadores que teve no plantel e os camiões de outros que teve e mandou embora não interessam para nada.

          • DM
            Posted Novembro 30, 2016 at 8:24 pm

            Essa história contasse tantas vezes mas nunca se diz que entretanto saíram duas épocas quase nulas por parte do Benfica da contagem.
            Pessoas que se fartavam de dizer “ganham aqui ao colinho mas na Europa não ganham a ninguém”, JJ em 6 anos, 5 de fase de grupos da LC, passou uma vez! (se bem que houve um ano em que caímos para a LE com 10pts, mas o que conta é que caímos…) Para terem noção, o RV, na sua primeira participação na LC, igualou o melhor registo de JJ.
            Para ser mais concreto:
            JJ 38J 13V 8E 17D 39GM 46GS
            JJ 38J 34%V 21%E 45%D 1.03 x 1.21 G/jogo
            RV 14J 7V 3E 4D 23GM 19GS
            RV 14J 50%V 21%E 29%D 1.64 x 1.36 G/jogo

            analisem e tirem as vossas conclusões, é que ao Jesus sempre lhe deram equipas de Champions e ele sempre gostou mais de Liga Europa, importante realçar isso quando falamos da subida do Benfica no ranking, o Benfica reforçou e muito a sua equipa nesses anos e mesmo assim não passávamos a fase de grupos, fosse qual fosse o grupo.

          • Di Santi
            Posted Dezembro 1, 2016 at 12:37 pm

            Mentira!!

  • M4R7UCH0
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:15 pm

    Concordo com essa afirmação, mesmo Marco Silva fez um trabalho notavel, o JJ pode aproximar mas vezes a equipa do titulo, mas tambem gasta muito mais.

  • JoseRibeiro
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:16 pm

    Acho curioso também a necessidade de comparar Jardim com JJ em vez de comparar com Marco Silva que foi quem lhe sucedeu.

    • kurt
      Posted Novembro 30, 2016 at 1:31 pm

      Compara-se o passado com o presente acho normal…até porque quis realçar as diferenças do nível de investimento e o trabalho apresentado.

      Não percebo a questão. Daqui a pouco comparava o Jardim com quem esteve antes dele.

      • JoseRibeiro
        Posted Novembro 30, 2016 at 1:44 pm

        Mas comparação com o antecessor faz-se sempre (mesmo sem ser propositado). O trabalho de Jardim no Sporting é elogiado em grande parte devido às diferenças com o passado.
        E compararmos com o JJ parece-me um bocado desonesto porque são duas realidades completamente distintas. O 2º lugar de Jardim é completamente diferente do 2º lugar de JJ.

      • The Sporting Fan
        Posted Novembro 30, 2016 at 4:03 pm

        JJ apresentou um trabalho claramente superior, mas também melhores condições que o JJ. Já o Marco Silva foi o pior dos 3.

  • bmcrl
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:19 pm

    Mentira. Em Portugal gosta-se muito de futebol, a descrição que ele faz é da comunicação social, não dos portugueses.
    Quanto ao assunto Leonardo Jardim, por cá quase todos reconhecem que é um grande treinador. Saiu do Sporting por dois motivos: BdC pedia-lhe mais do que o que era possível (nem ele nem MS tiveram o que JJ tem à sua disposição); chegou uma proposta e um projecto muito tentador.
    O Jardim é um grande treinador, ainda muito jovem (40 e poucos, acho eu). Se não está ao nível do JJ, está lá perto.

    • Rui Sousa
      Posted Novembro 30, 2016 at 2:23 pm

      Por acaso não concordo. Acho que Portugal se acha um país de futebol, mas na realidade não o é. Aliás, basta ver 90% dos estádios da 1º e 2º liga para ser perceber isso. O Ministro refere, e bem, que em Portugal praticamente só se quer saber dos três grandes. ISso vê-se nas lotações dos estádios, nos programas televisivos, nos jornais, nas conversas de café, etc etc.
      Alemanha, Espanha, Inglaterra e mesmo França são países com uma cultura de vivência futebolística muito superior à nossa na minha opinião.

      Cumps

      • Rodrigo A.
        Posted Novembro 30, 2016 at 3:31 pm

        Concordo com isto. Se a comunicação vende este tipo de noticias e se os canais de televisão tem estes programas é porque o consumidor consome.

        A partir do momento em que nos canais televisivos os únicos programas de “desporto” tem que estar lá representados 1 de cada grande diz tudo.

        Apenas a Sporttv foge um pouco a isto com alguns convidados diferentes…mas que maioria das vezes lá estão porque irão jogar ou jogaram com um dos 3 grandes.

    • Nuno R
      Posted Novembro 30, 2016 at 6:50 pm

      Em Portugal gosta-se tanto de futebol que, quando se discutem os direitos televisivos, fala-se do nº de adeptos do clube x ou y, e nunca de adeptos de futebol.
      E não me refiro aos dirigentes, que poderão defender a sua dama.

  • PEPE66
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:24 pm

    Memória curta, o Leonardo infelizmente saiu porque quis, porque foi para um projecto altamente aliciante para um treinador! Infelizmente para ele esse projecto mudou radicalmente logo após ter assinado e mesmo assim tem feito um excelente trabalho.

  • Maradona
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:38 pm

    Olhar para essa fotografia e lembrar-me que o plantel do Sporting tinha essa qualidade há um par de anos…

  • Crital
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:40 pm

    Revejo nas declarações do Costinha.
    O Jardim é um grande treinador, por onde passou fez sempre grandes trabalhos e sim acho o melhor que o Jesus, tivesse o Jardim esta equipa já teríamos sido campeões! Mas foi ele que decidiu sair e em 3 anos tem feito um grande trabalho em França, onde tem sido devidamente reconhecido, espero que este ano seja campeão.
    SL

    • José Lopes
      Posted Novembro 30, 2016 at 1:49 pm

      Não me recordo de “ele é que decidiu sair”. Do que me lembro, foi e bem empurrado

      • chemahatma
        Posted Novembro 30, 2016 at 2:18 pm

        O Mónaco pagou a cláusula e ele quis ir ! Normal no mundo do futebol.

      • M1950
        Posted Novembro 30, 2016 at 2:19 pm

        Sim e o Mónaco até pagou 3.5M para o levar.

        Foi empurrado ?? Por quem ? Jorge Mendes?

      • Matemático
        Posted Novembro 30, 2016 at 2:27 pm

        Nem tu nem ninguém.

      • Simoes
        Posted Novembro 30, 2016 at 3:25 pm

        Empurrado por quem? LJ saiu porque recebeu uma proposta super tentadora do Monaco, que na altura investiu em Falcao e James, dificil rejeitar. O proprio Sporting recebeu 5M, que nao e pouco dinheiro por um treinador, ainda por cima nas condicoes em que o clube se encontrava.

      • André N.
        Posted Novembro 30, 2016 at 3:27 pm

        Veja lá que ele foi tão empurrado que o Monaco até pagou 3M para o levar. Se falarmos do Marco Silva sim foi empurrado de maneira muito feia agora o Jardim foi embora porque quis e porque pagaram para o levar

      • Crital
        Posted Novembro 30, 2016 at 3:36 pm

        Não, o Mónaco estava disposto a pagar mais que o que recebia no Sporting, por isso saiu decidiu sair. simples.

  • Nickles
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:46 pm

    Aqui dá-se preferência a pessoas com uma personalidade excêntrica, mesmo que ganhem bola. No final o que interessa é as figuras que fazem.
    Um exemplo: Rui Vitória é o treinador do tri-campeão nacional, neste momento está em primeiro na liga, mas quem faz capas de jornais?! O mesmo vale para Bruno de Carvalho…
    Em Portugal gosta-se é de polémica, futebol é secundário.

    • Greenman
      Posted Novembro 30, 2016 at 2:18 pm

      Caro Nickles, ganha bola mas bateu o record de pontos da liga na época passada, entre muitos outros recordes. Infelizmente, não chegou porque houve um super-Benfica, tal como está a acontecer este ano, que ainda nem a meio vai.
      E isto com cerca de 70% do orçamento do clube rival.
      O ódio que os benfiquistas sentem pelo JJ é qualquer coisa de impressionante…

      • Nickles
        Posted Novembro 30, 2016 at 2:31 pm

        Festejas-te os 86 pontos? Para quê ganhar titulos, enquanto podemos festejar recordes… porque isso é o que realmente interessa.

        • The Sporting Fan
          Posted Novembro 30, 2016 at 4:02 pm

          Eu festejo o Sporting. Festejo o Sporting todos os dias, muito mais do que qualquer titulo.

        • Manuel
          Posted Novembro 30, 2016 at 6:47 pm

          O que interessa é apreciar. Ou somente os vencedores têm direito a ser felizes?
          Os de Liverpool ou Bilbau devem andar de cabeça baixa? O Totti deve envergonhar-se da sua carreira?
          Bendito país, cheio de pessoas de mentalidade vencedoras. Devem ser todos os maiores nas suas áreas.

      • Observador
        Posted Novembro 30, 2016 at 2:39 pm

        É isso e fazer comentários sem isenção. Jardim saiu de livre e espontânea vontade. Ódio inexplicável pelo treinador que mais títulos lhes deu.

        • DM
          Posted Novembro 30, 2016 at 4:59 pm

          Depois do que disse e diz do Benfica não percebo o porque de ainda não lhe terem construído uma estatuto ao lado do Eusébio, este Benfica é uma vergonha.

        • DM
          Posted Novembro 30, 2016 at 5:00 pm

          Já o Marco Silva que nunca veio dizer mal do Sporting, motivos não lhe deviam faltar, foi o último treinador a ganhar algo relevante pelo Sporting e é idolaterado por todos os sportinguistas

          • Observador
            Posted Novembro 30, 2016 at 9:04 pm

            A Supertaça é um troféu oficial e como tal relevante. Sim, foi Jorge Jesus. Não o vi falar mal do Benfica até terem dado aquele espectáculo depois de assinar pelo Sporting. Eu, pessoalmente, se fosse benfiquista, estava-lhe grato pelo excelente trabalho. Mas isso sou eu. Marco Silva não é assim tão idolatrado, dividia algumas opiniões, era um bocadinho mosca morta no banco, parecia pouco assertivo. Contudo, gostei dele. Mas se a direcção achou por bem seguirem caminhos diferentes, quem sou eu para questionar? São eles que lá estão todos os dias. Se Jesus merece uma estátua, isso é com vocês, agora acho que merecia outro respeito da parte dos adeptos benfiquistas. Mas, são opiniões, valem o que valem.

            • Di Santi
              Posted Dezembro 1, 2016 at 12:34 pm

              Quem é JJ ao lado do Benfica?? Uma migalha da calçada… Temos 35 campeonatos que julgo apenas 3 tenham sido com ele a treinador. O Benfica é que lhe deu nome e condições para ele ser conhecido. Agora que vá à vida dele e que esteja bem longe… não por ódio mas por desprezo e por vezes pena, até, pena por ele…

              • Observador
                Posted Dezembro 2, 2016 at 1:11 am

                Mas alguém comparou Jorge Jesus à instituição Benfica? Tu é que comparaste. O que ganhava o Benfica antes de Jorge Jesus? Bola. Merece outro respeito, é a minha opinião. Ainda bem que seguiu a vida dele, está bem onde está. Tens pena de Jorge Jesus? Dá para soltar uma gargalhada isso! Que aches piada às pérolas dele, quem não acha?

      • Di Santi
        Posted Dezembro 1, 2016 at 12:30 pm

        Ódio?? Menosprezo sim, ódio não. Adorámos as tiradas do homem e sabemos que no meio daquele futebol de ataque está um ego que não se deixa melhorar nem evoluir. Vale-lhe as máquinas…

    • Francisco Magalhães
      Posted Novembro 30, 2016 at 4:02 pm

      O RV ganhou um título de campeão nacional. O Jorge Jesus ganhou dois…mas convém dizer sempre que ganhou bola né?
      O RV ganhou contra o Sporting é um Porto moribundo a partir de certa altura.
      O Jesus ganhou contra a equipa tricampeã nacional e o grande LJ(?), e outro contra o grande MS(?) e o maior orçamento de sempre do meu FCP. Não cuspam em que vos deu de comer (tal como o JJ não devia cuspir no prato onde comeu).

      No fim do dia eu só queria o JJ no norte dos país…ou ele ou um Paulo Sousa desta vida

      • Nickles
        Posted Novembro 30, 2016 at 4:48 pm

        Na época passada o Jorge Jesus ganhou o quê? Agora porque deu titulos ao meu clube não pode ser criticado? Tenho que lhe prestar vassalagem?
        Jesus foi campeão 3 vezes no Benfica, mas tambem perdeu o titulo 3 vezes, e contra uma equipa a entrar em decadência (como se está a confirmar). Apesar de ter o nome do seu filho, ele não é Deus, não é perfeito para estar isento a criticas.

        • Observador
          Posted Novembro 30, 2016 at 9:08 pm

          Perdeu 3 títulos?! Mas eles já são adquiridos ou são disputados? Não os perdeu, não os conseguiu foi ganhar! São coisas diferentes. Em 6, ganhar 3, vocês deviam vir mal habituados do passado…ou então,não.

      • DM
        Posted Novembro 30, 2016 at 8:06 pm

        O Jesus ganhou 3 campeonatos e com muito mérito num deles, o favorito era claramente o Porto e o Jesus conseguiu vencer, todo o mérito.
        O Jesus perdeu 3 campeonatos e 2 deles com muito desmérito, repito 2 campeonatos em que o Jesus perdeu vantagens de 8 e 5 pontos, isto não é nada! Dois anos em que tinha de longe a melhor equipa, um dos anos contra um adversário que jogava com o Janko a ponta de lança… Sou o primeiro a reconhecer um grande mérito ao Jesus, mas, não tentem fazer dele a última bolacha do pacote, se me dessem a oportunidade de trocar RV por JJ, recusava na hora. E fui dos reticentes aquando da sua entrada, a verdade é que eliminamos os 3 primeiros meses do ano passado e pouco ou nada lhe podemos apontar, depois por mais que tentem mudar isto, este Benfica que temos visto não fica a dever nada ao melhor Benfica do JJ
        Mas Jesus é um treinador muito bom que só não é excelente porque pensa que é excelentíssimo

    • Jonas, o Barbudo Bíblico
      Posted Novembro 30, 2016 at 5:15 pm

      É a prova é este comentário.
      Excentrico, polémico e sensacionalista. Conteúdo, é secundário.

      Agora seria a hora dos coerentes virem responder que os jornais fazem capa do que vende, por isso preferem uma manchete da churrascada do Gaitan a uma vitória do Porto. E o jesus vende mais que o rui vitória (por enquanto).

  • Gunnerz
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:54 pm

    Por uma vez concordo com o ministro. Gosto do jardim e acho que trabalha sempre bem. So nao teve ainda em nenhuma situaçao onde realmente pudesse ser campeao ja que partiu sempre em desvantagem.

  • Gulherme
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:55 pm

    Não precisamos de ir tão longe..
    Com Leonardo Jardim o futebol do Sporting era mais fraco do que era com o grande MS.
    Este sim fez um trabalho de louvar com muito menos do que o actual treinador, quando cortou-se em tudo o que se podia cortar, e ainda se exigiam resultados.
    Relembro épocas onde o SCP acaba com 10 empates, criávamos muitas oportunidades, mas sempre que eles iam lá uma vez, sofríamos….
    Sempre rezei para que não acabasse no benfica ou porto

    • Simoes
      Posted Novembro 30, 2016 at 3:31 pm

      Secalhar os empates e o “cada vez que la iam sofriamos” foi culpa do treinador tambem? O sporting de MS não era uma equipa que defendia bem, e muitas vezes jogava com os sectores separados de mais. Acho MS um excelente treinador, mas ainda é jovem e demonstrou muito a melhor no Sporting. Não é o deus que muitos de voces fazem querer parecer. Não é por ter ganho uma taça toda aos trambolhões que é tão bom com JJ, que apesar ter ter tido mais orcamento(mais este ano do que o ano passado), pos o Sporting a dominar os jogos e a vencer de uma forma que não conseguia no passado de forma consistente.

  • Palmiere
    Posted Novembro 30, 2016 at 1:58 pm

    Bonita foto, quando os outros clubes gostavam mais do Sporting que alguns Sportinguistas (tirando o André Santos)

  • Greenman
    Posted Novembro 30, 2016 at 2:10 pm

    Declarações sem sentido nenhum… Será que se lembra que o Leonardo Jardim foi comprado pelo Mónaco, saindo por livre vontade e por opção própria, deixando cerca de 3M€ nos cofres de Alvalade?

  • Wilco
    Posted Novembro 30, 2016 at 2:11 pm

    O Leonardo Jardim é um grande treinador e fez um trabalho fantástico no Sporting. No entanto só saiu para o Mónaco por sua própria vontade, pela vontade do Bruno de Carvalho ele tinha continuado, mas preferiu ir ganhar mais dinheiro, compreensivelmente. Portanto a última parte das declarações do Costinha não fazem sentido. Wilco

  • M1950
    Posted Novembro 30, 2016 at 2:14 pm

    Tenho muito respeito e consideração por Leonardo Jardim , a meu ver tal como Bruno de Carvalho e Inácio está na história do Sporting pela sua recuperação dos escombros em 2013 , sendo que Jardim veio para o Sporting em sentido de missão aceitando um salário abaixo do que ganhava no Olympiakos num momento em que os treinadores consideravam o Sporting um cemitério.Os tempos foram tão críticos , que cheguei a ver um indivíduo nomeado Carlos Azenha a dizer que pensaria bastante e que exigiria muitas condições para ser treinador do Sporting , algo que pensamos hoje e vemos o quão ridícula era a situação. O Paulo Fonseca chegou a ir com o Paços a Alvalade e ganhar para a Taça da Liga e no fim do jogo disse isto: “O Sporting causou-nos algumas dificuldades”.

    O mérito da ascensão do Sporting ( que terá de se confirmar com um título) não passa só por Bruno de Carvalho , para mim Jardim e o seu futebol resultadista foram a chave , valorizou um plantel que valia pouco mais que zero , é certo que errou na dispensa ao Arias mas de resto fez todos os possíveis.

    O Benfica tinha um plantel muito superior e seria campeão na mesma , mas Jardim só caiu em Setúbal a 7 jornadas do fim com uma banhada do senhor Vasco Santos.

    Quebrou muitos recordes negativos do Sporting como os jogos fora de casa , o Clube leonino tinha feito quase 1 ano sem ganhar fora de casa , e passou a ser muito forte a partir desse momento. Sem falar em diversos pesadelos dos sportinguistas como as bolas paradas , já ninguém se lembra mas canto ou livre contra o Sporting era ai Jesus para todos os sportinguistas e o Sporting passou a ser uma das equipas mais fortes a defender bolas paradas onde Jardim é mestre. Sendo que assim que colocava Carlos Mané ou o Slimani o Sporting podia ganhar um jogo a qualquer momento , como fez penso que teve 6 reviravoltas no marcador e uns 7 jogos a marcar em cima da hora.Hoje o Clube é estabilizado e a memória é curta.

    Slimani , William Carvalho , Adrien nasceram com ele. Os 3 não valerão menos de 90M ao Sporting.

    Serei eternamente grato.

  • Nuno R
    Posted Novembro 30, 2016 at 2:26 pm

    Bons tempos, em que não havia tantas críticas à política de contratações do Sporting. Era só craques.

    Leonardo Jardim foi em busca de um futuro ($$) melhor, quando saiu o Mónaco teria à sua disposição um saco de dinheiro sem fundo. As coisas mudaram entretanto.
    Outro treinador teria batido com a porta, LJ por lá ficou. Vai fazendo o seu trabalho.
    Mas isso não invalida que pudesse ter ficado em Alvalade em outras circunstâncias. Não duvido que lhe tenham pedido, não exigido, mas pedido, a conquista do campeonato. E que ele tenha respondido ser impossível. Daí que se tenha juntado a fome à vontade de comer.
    Para mim, o treinador ideal para o Sporting.

  • Rodrigo A.
    Posted Novembro 30, 2016 at 2:31 pm

    Discordo completamente..até acho que 90% dos sportinguistas ficou bastante surpreendido com o que o L. Jardim conseguiu fazer. Convém é não esquecer que a partir de Janeiro o Sporting jogava MAL, e isso ia sendo admitido por todos aqui que bem me lembro mas as criticas pouco passavam em querer que a equipa jogasse melhor…e penso que isso não é nada por ai além, porque o mesmo se passou com ele no Mónaco.

    No final da época recebeu um convite do Monaco que na altura prometia investir mundos e fundos e foi e ninguem o criticou, apenas agradeceu.

    Ja na análise que faz a Portugal, concordo plenamente…é a realidade, em Portugal não se gosta de futebol, gosta-se de ganhar. E ontem o futebol provou-nos que não se trata apenas de ganhar.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Novembro 30, 2016 at 2:36 pm

    Quem é que disse que era preciso mais? Que eu me lembre o Leonardo Jardim saiu porque quis… O próprio veio dizer que o Mónaco era uma proposta irrecusável…

  • RodolfoTrindade
    Posted Novembro 30, 2016 at 2:47 pm

    Parece-me que terá sido Leonardo Jardim a decidir que queria sair, talvez por ser confrontado com isso que diz o Costinha, mas acho que ninguém o empurrou.

    Fez de facto um trabalho do outro mundo no ano em que esteve no SCP e Bruno Carvalho deve-lhe muito!

    • José Leal
      Posted Novembro 30, 2016 at 7:28 pm

      Rodolfo, desculpa o meu preciosismo mas não é o Bruno de Carvalho que deve muito ao Leonardo Jardim mas sim o Sporting. Quando muito os sportinguistas… Isso do deve e haver entre presidentes e treinadores tem muito que se lhe diga. Se por um lado o presidente deve ao treinador os bons resultados o treinador deve ao presidente o facto de ter apostado nele.

  • Wonderkid
    Posted Novembro 30, 2016 at 2:49 pm

    Quem disse que “precisamos de algo mais”?! O Jardim saiu para o Mónaco porque quis, tendo inclusivamente o Mónaco pago ao Sporting para o compensar… não conheço nenhum Sportinguista que tenha achado que o Leonardo Jardim tenha feito um mau trabalho ao serviço do clube.
    Eu gostava que voltasse no futuro para ver o que faria com um plantel com outras armas.

    • Pepe6
      Posted Novembro 30, 2016 at 4:11 pm

      Isto! É o mesmo que dizer que o Mourinho e o AVB saíram do Porto porque os adeptos pediram mais. Ridículo! Se ele não tivesse sido tão bom, ao ponto de o virem comprar, muito provavelmente ainda seria o treinador do Sporting com todos os adeptos a gostarem dele.

  • Pedro Soares
    Posted Novembro 30, 2016 at 3:17 pm

    Ponto prévio: Leonardo Jardim é um grande treinador, um dos melhores da última década em Portugal, e o seu trabalho merecia mais reconhecimento público que aquele que tem. Nisto temos que dar razão a Costinha.

    Do seu CV consta uma passagem brilhante e fulgurante pelo Sporting Clube de Portugal, que achou num sétimo lugar depois da pior época da sua história centenária, equipa que num ano deixou na Champions, tendo sido eliminada das restantes provas pelo Benfica na Luz para a Taça( num jogo com uma arbitragem antológica), e da Taça da Liga pelo polémico atraso de um relógio no Dragão. Nota: o problema da comunicação do Sporting é que chora muito quando muitas vezes não tem razão para isso, e depois quando tem o efeito da mensagem dilui-se por força de tanto pranto…

    Dificilmente alguém podia fazer ou pedir mais, e no final do ano parecia claro que o projecto iria continuar, mas simplesmente apareceu o Mónaco a acenar com 3 milhões limpos para o Leonardo e contra isso nada a fazer. Pode de facto questionar-se porque misteriosa razão em 2014 não havia massa para gastar no salário de um treinador que estava a fazer um trabalho a todos os títulos notável, e um ano volvido apareceu massa para tudo, desde rescindir com o treinador que fez o Sporting aos títulos( Marco Silva), a pagar um salário milionário e proibitivo ao treinador actual, Jorge Jesus. Pode de facto questionar-se que tipo de gestão desportiva é esta, mas o que me parece inquestionável é que Leonardo saiu porque quis, e não porque foi empurrado. Quis sair porque naturalmente o projecto desportivo que lhe apresentaram( uma equipa que se iria reforçar com jogadores como Berbatov, Falcao, Moutinho, Ferreira Carrasco, Bakayoko, Abedennour, Ricardo Carvalho, Bernardo Silva…) era absolutamente irrecusável, era a oportunidade de uma vida para qualquer treinador nas suas circunstâncias. Daí que esta última parte da declaração de Costinha não faça o menor sentido.

    Cumprimentos

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 30, 2016 at 3:18 pm

    O Costinha tem alguma razão. O Jorge Jesus teve tudo o que pediu e é ele que gere todo o futebol do Sporting. O Leonardo Jardim e o Marco Silva tiveram muito menos condições que tem agora o JJ.

    Quanto ao Leonardo Jardim, potencia bem jogadores e obtém bons resultados apesar do seu futebol não ser o mais atrativo. Já o Marco Silva é o melhor treinador dos 3 e fez o Sporting jogar muito com muito pouco.

  • O Sportinguista
    Posted Novembro 30, 2016 at 3:26 pm

    Fica sempre a ideia que estas pessoas fazem mais elogios a Jardim para criticar Jesus…
    ainda ontem se viu o mesmo discurso por parte de Jesualdo Ferreira, o Sporting em 2013 vinha de uma situação financeira complicada, e se na altura Jardim não teve melhor recursos foi porque não era possível, fez um excelente trabalho e não foi o Sporting que quis que saísse, foi Jorge Mendes que pediu ao seu pau-mandado Luís Campos, então director desportivo do Monaco para despedir Ranieri que tinha ficado em segundo lugar só atrás do PSG para contratar Leonardo Jardim que estava a começar um trabalho muito interessante no Sporting.

    Mas é incrível como se teimam em fazer elogios que não passam de pescadinhas de rabo na boca, Jesus na primeira época no Sporting bateu o record pontual do clube a 34 jornadas, não foi campeão por mero acaso e toda gente reconhece que o Sporting foi de longe que Benfica e Porto na época passada pois dominou amplamente os adversários nos classicos, quer em casa quer fora, foram vergados com derrotas pesadas, 0-3 na Luz, 1-3 no Dragão, em que o Benfica só por mera sorte e mero acaso lhe caiu do céu aquela vitória em Alvalade, caso contrário não estaria agora ai muita gente com tanta demagogia…

    E nó próximo derby vamos ver quando é que não ficar o resultado, porque uma coisa é o Benfica golear equipas subalternas e outra coisa é defrontar adversários a sério… vamos ver não lhes passa uma locomotiva por cima em pleno estádio da luz.

    • R. T-Bag
      Posted Novembro 30, 2016 at 5:33 pm

      O Sporting foi de longe melhor que Benfica e Porto? Uma mentira dita muitas vezes não passa a ser verdade! Melhor é quem no fim faz mais pontos! Dão a entender que fizeram um campeonato que vai ficar para a História, junto com o Brasil de Pelé, a laranja mecânica de Cruyff temos agora também o Sporting de Schelotto! Poupem-me..

      • DM
        Posted Novembro 30, 2016 at 7:56 pm

        Também gosto do Cota do Bigode e das idiotices que diz xD
        Mas também acho que o Sporting não foi melhor, o Sporting foi melhor na fase inicial da época e na recta final, mas o Benfica foi muito melhor na fase intermédia e ser melhor e não ganhar… É que no fim vamos a ver e é uma prova por pontos, e o Benfica (falando de cor e números ao acaso) foi a melhor equipa da liga da jornada 13 à 27, por isso não vale a pena continuar com essa lenga lenga do de longe melhor… Enquanto o pessoal se lembrar do campeonato do ano passado não vai pegar, tentem daqui a uns anos como “Benfica, o clube do regime”, aí o pessoal não se lembra e é capaz de cair, no mínimo aqueles com menos capacidades cognitivas, como agora, diga-se de passagem

  • Bruno
    Posted Novembro 30, 2016 at 3:34 pm

    O Costinha é meio parvo dai estas declarações ridículas, porque ele não sabe aquilo que os Sportinguistas sabem/pensam/sentem.

    Fazer um grande trabalho é ser campeão.

    Eu não conheço um sportinguista que desgoste do LJ, aliás acho que é unânime que fez, de todos os treinadores da era BdC, o trabalho mais equilibrado tendo em conta o investimento/qualidade/expectativas. Foi ele que pôs o Sporting na champions e não o MS, como tanta gente gosta de tentar fazer crer. LJ é um grande treinador que fez um bom trabalho (na altura) e será sempre bem vindo a Alvalade. Querer distorcer isto para arranjar um biscate em França isso sim ridículo.

    • Dwight
      Posted Novembro 30, 2016 at 4:44 pm

      Então o JJ não fez um grande trabalho, afinal de contas, não foi campeao. Aliás não foi campeão nem ganhou nada, o Marco Silva lá ganhou uma taça de portugal, logo fez melhor trabalho que JJ?

      • crebelo777
        Posted Novembro 30, 2016 at 11:23 pm

        Questão nº 1: quem está em causa, LJ? MS? ou JJ ?
        O LJ fez um óptimo trabalho no SCP, Foi uma das maiores transferências/€ de treinadores portugueses.
        MS: O processo de dispensa foi mal “conduzido por BC”? sim!!! talvez!!!! ….mas perante a “oportunidade “JJ””….foi a melhor! SCP sempre…..

    • R. T-Bag
      Posted Novembro 30, 2016 at 5:29 pm

      Então por essa lógica o trabalho do JJ no ano passado foi fraco? é que o JJ tambem não foi campeão, e “Fazer um grande trabalho é ser campeão.”

  • Stalley
    Posted Novembro 30, 2016 at 3:57 pm

    Entre Leonardo Jardim e Marco Silva, escolheria o primeiro.
    Entre Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus escolheria o terceiro.

    Leonardo Jardim fez um excelente trabalho para aquilo que era proposto e lhe foi exigido, chegou ao final da época, apareceu o Mónaco com outras condições e ele foi á vida dele, tudo normal para mim.

    Isto de comparar épocas, ainda para mais num clube que levou uma limpeza como aconteceu com a chegada de Bruno Carvalho, não me parece muuuito correcto, o Sporting de 2013, não tem nada a ver com o Sporting de 2016, são épocas diferentes, “momentos” bem diferentes.
    O momento em que chega Jorge Jesus é bem diferente do que chega Leonardo Jardim, já para não falar do estatuto/respeito ou então “moral” (palavra que tanto adoram por aqui) que chega Jorge Jesus, treinador Bi-Campeão e como um dos “melhores do mundo” ao Sporting.
    O processo que foi mal conduzido foi de Marco Silva, não por ele ter saído mas sim como saiu, aí sim pode-se criticar, agora a saída de Leonardo Jardim e a chegada de Jorge Jesus foram normais, para aquilo que o clube pretendia seguir.

    Agora para finalizar não sei onde quer chegar o Costinha com estas declarações de que só interessa o “Mourinho, Ronaldo e os 3 grandes”, até parece que o rapaz nunca “comeu” disso também, está a criticar um “sistema” onde ele andou e jogou e não me pareceu nada chateado por em Portugal só “falar” dos 3 grandes e Mourinho e Cristiano Ronaldo.

  • António Teixeira
    Posted Novembro 30, 2016 at 4:10 pm

    Ridícula declaraçao de costinha… o trabalho de Jardim foi muito apreciado em alvalade e o motivo da sua saída foi puramente económica.

    No entanto o perfil de Jardim como treinador está para mim longe do que se pede a um treinador de um grande mas acredito que se lhe for pedido um jogo mais ofensivo ele se saiba adaptar.

    • Karenina
      Posted Novembro 30, 2016 at 7:15 pm

      Hoje em dia é o melhor ataque da Europa.

      • DM
        Posted Novembro 30, 2016 at 7:48 pm

        Mas isto mudou este ano, também sempre achei o Jardim um treinador resultadista, este ano ainda não vi um jogo completo do Monaco, eles têm sido equipa de instalar no meio campo ofensivo?

  • Silva_PT
    Posted Novembro 30, 2016 at 4:24 pm

    O Leonardo construiu a equipa do 0. Mas há só um pequeno pormenor…
    Foi ele que decidiu sair, ninguém o criticou ou mandou embora.

    • Miguel da silva
      Posted Novembro 30, 2016 at 11:56 pm

      Verdade.saiu porque quis.senao teria ficado c muito gosto da direcção e dos sportinguistas geral.grande treinador.

Deixa um comentário