Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um português no melhor XI de sempre do PSG para Di María

Ficaram de fora figuras como Ibrahimovic, Navas, Cavani, Verratti, Thiago Silva, Neymar ou Mbappé.

Ángel Di María foi desafiado a nomear o melhor XI da história do PSG e surpreendeu. O extremo escolheu Sirigu para a baliza. Já Dani Alves, Pochettino, David Luiz e Maxwell compõe o quarteto defensivo. No meio campo nomeou Thiago Motta, Nenê, Ronaldinho, tendo colocado o seu nome na posição de extremo direito. Já o português Pauleta e o argentino Carlos Bianchi fecham o ataque.

71 Comentários

  • Gunnerz
    Posted Dezembro 30, 2020 at 12:52 pm

    Difícil era fazer pior di Maria, mas cada um com a sua..

    • AlexanderSearch
      Posted Dezembro 30, 2020 at 1:45 pm

      Pegando na dica, e enfiando um pouco a carapuça, admito que no MEU onze de lendas do PSG colocaria nomes como: Mickael Landreau, Mario Yepes,l Sylvain Armand, Jerome Rothen, Ludo Giuly, Makelele e Guilhaume Hoarau.
      Porque foram esses os nomes que se destacaram quando o PSG era um clube “normal” e que dava gosto acompanhar.

      • Gunnerz
        Posted Dezembro 30, 2020 at 1:51 pm

        E são excelentes escolhas, quanto aos defesas especialmente.

      • Af2711
        Posted Dezembro 30, 2020 at 2:57 pm

        O Rothen nem foi tão bom assim no PSG. Este PSG da década de 2000 quase sempre tinha bons plantéis mas desiludia.
        Um jogador que sobressaía nestas alturas era o Sessegnon. Esse sim era underrated.

        • AlexanderSearch
          Posted Janeiro 1, 2021 at 11:57 am

          Concordo. Para mim não era a questão de desiludir sempre, era que prometia num ano, e no ano seguinte estragava.

          Sessegnon não teve grande continuidade no Paris, mas fora ainda fez uma carreira interessante

    • AlexanderSearch
      Posted Dezembro 30, 2020 at 1:45 pm

      Ah e claro, Marcelo Gallardo

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Dezembro 30, 2020 at 2:41 pm

      Estes onzes são um passatempo e opiniões cada um tem a sua como dizes…. Assim de repente lembro-me do Raí, ainda recentemente eleito o melhor jogador da história do clube, por ex-jogadores. Raí, além da sua elegância e técnica aliava uma característica rara nos 10’s: era letal de cabeça. Apesar de ser uma grande estrela, era low-profile. Coincidiu com Valdo no PSG, outro craque. Ainda passaram por lá na era pré-petrol o terrível Weah, Ginola ou Ricardo Gomes, outro com trajecto no SLB e PSG, além de David Luiz, Valdo e o prórpio Dí Maria. O Dí, que é o meu jogador favorito desde os tempos do Benfica (o JVP é o meu Nº 1 de sempre) creio que atirou com os primeiros que lhe vieram à cabeça :)

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 30, 2020 at 1:11 pm

    Compreende-se que tenha escolhido o Pauleta. Numa altura em que o PSG não tinha o “dinheiro ilimitado” o Pauleta foi um grande avançado no emblema parisiense. E nesse PSG ainda havia o sérvio Danijel Ljuboja.

    Saudações Leoninas

  • Estivela
    Posted Dezembro 30, 2020 at 2:08 pm

    Não percebo o desprezo que Pauleta tem tido pelos “historiadores” do futebol português. Foi um excelente avançado e agora quase nem se fala dele.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Dezembro 30, 2020 at 3:52 pm

      Nunca jogou num grande português e também nunca “deslumbrou” na seleção.

      Se estivesse ligado à história de um dos grandes, “outro galo cantaria”.

      Já se sabe…

      • Miguel SADSC
        Posted Dezembro 30, 2020 at 5:14 pm

        Nem grande português nem grande qualquer. Tirando a curta passagem pelo Deportivo (em que era suplente), todas as outras se remeteram a clubes que no máximo disputavam os lugares europeus em França. Em Portugal, fica sempre na sombra de Nuno Gomes nas fases finais.

        Era um belo avançado com uma carreira curiosa e interessante mas, “excelente” é manifestamente exagerado.

        • AndreCruz
          Posted Dezembro 30, 2020 at 6:37 pm

          Tem mais golos pela seleção que um tal de Eusébio… Como assim na sombra de Nuno Gomes se foi mais goleador que ele?

          • Miguel SADSC
            Posted Dezembro 30, 2020 at 7:22 pm

            Convém ler. Nas fases finais, foi o que disse. Que, de resto, é onde os jogos são a doer.

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Dezembro 30, 2020 at 7:32 pm

            Creio que Pauleta merece mais carinho e reconhecimento sem dúvida (embora não creio que não durma por causa disso) mas a comparação com o Pantera não creio que ajude nesse sentido pois por essa lógica e a título de exemplo Bebeto seria melhor que Rivaldo, ou Passarela (defesa) seria melhor que Mario Kempes por exemplo uma vez que os 1ºs têm mis golos que os 2ºs pelas respectivas selecções. Pauleta marcou 47 em 88 jogos, com muito hattrick contra selecções fraquíssimas (o mesmo aplica-se aos números de CR7 ou Messi ou outro actual) uma vez que os formatos actuais assim o permitem. Eusébio marcou 41 em 64 e em jogos quase sempre a doer e a melhor “colheita” dele foi precisamente no saudoso ano de 1966. Havia anos em que apenas faziam 1 ou 2 jogos de selecção. Os tempos são outros e a agor até se queixa de haver demasiados jogos. Mesmo aqui no VM a malta critica o excesso de amigáveis ou até a liga das Nações. Pauleta não tem culpa, claro, mas acho que a referência ao King deve ser melhor enquadrada. E seria igual se a comparaçao fosse com Manuel Fernandes, Gomes, etc.

          • raze96
            Posted Dezembro 30, 2020 at 8:24 pm

            “Nas fases finais”

          • KCL
            Posted Dezembro 30, 2020 at 9:23 pm

            Acho sempre piada a comparação fácil dos golos que esta gente faz.
            Então:
            Pauleta fez 47 golos em 88 internacionalizações pela seleção A.
            Eusébio fez 41 golos em 64 internacionalizações.
            Ronaldo fez até ao momento 102 golos em 170 pela seleção A.

            Golos por jogo:
            Pauleta – 0,53
            Eusébio – 0,64
            CR7 – 0,60

            Todos grandes jogadores, mas até eu se jogasse 1000 jogos pela seleção era capaz de marcar uns 50 golos.
            Nem Pauleta nem Nuno Gomes foram os melhores PL do mundo mas para a realidade portuguesa eram os melhores da sua geração, na minha opinião.

            • Sporting1906
              Posted Janeiro 1, 2021 at 8:06 pm

              Eu acho que o objectivo da comparação não é defender que Pauleta foi melhor do que Eusébio, o que seria absurdo, mas sim defender que um jogador que marcou mais golos do que Eusébio não pode ter ficado “na sombra de Nuno Gomes”.

    • Dom Ricardo
      Posted Dezembro 30, 2020 at 3:55 pm

      Verdade, talvez por não ter o carisma e/ou a imprensa a ajudar

    • GabCel
      Posted Dezembro 30, 2020 at 4:19 pm

      Talvez porque só servia para marcar ao Luxemburgo ou o Lichtenstein… Nos jogos a sério lá vinha o Nuno Gomes salvar o dia.

    • Joga_Bonito
      Posted Dezembro 30, 2020 at 5:05 pm

      É um caso complexo. Por um lado nunca fez carreira de monta na I liga portuguesa e teve o seu auge no PSG que na altura era um clube que pouco importância tinha na imprensa nacional. Por outro lado, era um típico 9 muito limitado tecnicamente o que não era do agrado de muitos portugueses que sempre gostaram de artistas. A isso juntou-se uma péssima campanha no Euro2004 que o marcou.
      As comparações ridículas com Eusébio também não ajudaram em nada, isto por parte de uma imprensa que só queria era vender.
      O mais injusto disto é que o Pauleta é das pessoas mais humildes que passaram pela selecção, fora do campo 5 estrelas como pessoas, muito humilde e nunca esqueceu as suas raízes, mas estes factores todos juntos levaram a que se o desprezasse.
      Houve ali um momento em que a imprensa quis fazer comparações ridículas com Eusebio, unicamente para vender e essa momentânea sobrevalorização levou mais tarde à sua subvalorização histórica.

      • RuiF
        Posted Dezembro 31, 2020 at 2:10 am

        Eu creio que o seu auge foi mesmo no Bordéus onde em 3 temporadas foi sempre top3 dos melhores marcadores da liga.
        Numa delas marcou 22 dos 34 golos que o clube marcou no campeonato. Superlativo.

    • Tiago Peixoto
      Posted Dezembro 30, 2020 at 5:11 pm

      Concordo. Eu gostava muito do Pauleta quando era miúdo, pelo menos. E chegou a ter números soberbos no PSG e no Bordéus. Mesmo na Seleção, tinha excelentes números. Era um avançado competente e com bons pés. Merecia mais destaque. Se calhar, tal como o MotoqueiroGuti disse, se tivesse jogado num grande teria outro destaque e “respeito” dos adeptos portugueses, o que é pena, porque merecia muito mais do que tem.

      • Estigarribia
        Posted Dezembro 30, 2020 at 6:01 pm

        Tiago,

        E ele ainda foi colega de equipa do sérvio Danijel Ljuboja no PSG, que era outro avançado que eu gostava de ver jogar.

        Saudações Leoninas

    • Khal Drogo
      Posted Dezembro 30, 2020 at 6:53 pm

      Era o meu jogador favorito! Não pela qualidade (não era de topo), mas pela postura e comportamento. Era um exemplo.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Dezembro 30, 2020 at 7:03 pm

        Nisso sem dúvida. Independentemente de se gostar do estilo técnico do jogador ou não, a nível de postura não me recordo de uma única polémica com ele ou algo que se lhe possa apontar o dedo. Sempre recatado, sempre trabalhador por onde passou.

      • AbbasK
        Posted Dezembro 30, 2020 at 7:20 pm

        Nisso certamente, era e é um senhor.

    • AbbasK
      Posted Dezembro 30, 2020 at 7:23 pm

      Acho normal que se fale pouco dele, já que é um indivíduo recatado, que atualmente não tem cargo importante no futebol que se conheça e que também não se destacou no nosso futebol interno. Como jogador, era muito bom, mas não era de elite. O PSG não era o que é hoje e na seleção murchava nas fases finais, mas claro que é recordado com carinho pelos adeptos do PSG e por isso é recorrente que apareça nestes tops. Tendo em conta a imagem pública deixada por ele, não acredito que ele esteja preocupado por falarem pouco dele.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 30, 2020 at 8:08 pm

      É muito subvalorizado em Portugal, talvez por ter feito a carreira toda lá fora e pior ainda sem ser na Premier, La Liga ou Série A. O mesmo se passa actualmente com Guerreiro, um dos melhores jogadores portugueses, que para muitos é um dos pontos fracos da selecção. Se fizessem uma votação por aqui para escolher o melhor PL português da geração de ouro, ainda era possível que o Pauleta perdesse para o Nuno Gomes!

      • AbbasK
        Posted Dezembro 30, 2020 at 9:40 pm

        É ponto fraco, pq é médio-ala esquerdo atualmente, não lateral.

        • Sporting1906
          Posted Dezembro 31, 2020 at 12:22 am

          Normalmente joga a ala esquerdo num esquema de 3 centrais, não é bem a médio. Com dois laterais tão ofensivos e de tanta qualidade como Cancelo e Guerreiro já estava na hora de Fernando Santos experimentar jogar com 3 centrais (Pepe, Dias e Danilo).

          • AbbasK
            Posted Dezembro 31, 2020 at 3:15 pm

            Quando o Borussia joga com uma linha de quatro defensiva, ele joga sempre na segunda linha, a médio.

        • AndreChaves9
          Posted Dezembro 31, 2020 at 8:45 am

          Exatamente. E como defesa é um ponto muito fraco.

          • Sporting1906
            Posted Janeiro 1, 2021 at 8:07 pm

            Um jogador com a qualidade de Guerreiro não pode ser um ponto muito fraco, se for então o ponto muito fraco na realidade é a falta de competência do seleccionador.

  • Julio D26 LOG
    Posted Dezembro 30, 2020 at 6:05 pm

    O pauleta pode nao ser consensual entre os “portugueses”
    deixo aqui dois videos que explicam o fascinio que hà por ele entre os adeptos do PSG da bancada
    (estava 2 metros àcima aquando do mitico chapeu ao barthez)

    https://www.youtube.com/watch?v=Nd-idn8M5YM

    https://www.youtube.com/watch?v=rPgel1Pe_uA

  • Marcio Ricardo
    Posted Dezembro 30, 2020 at 6:16 pm

    Di Maria devia ter mais reconhecimento. Ainda na última Champions se confirmou isso. Deve andar muito satisfeito com os atuais e ex colegas pra fazer um negócio desses com eles. Vamos ser sérios, não dá pra comparar Pauleta com Ibrahimovic, bem sequer com Cavani…

    • Slayer666
      Posted Dezembro 30, 2020 at 9:12 pm

      Pauleta tem lugar no melhor 11 de sempre do PSG e isso é – quase – consensual em todas as votações por lá, aliás, numa votação que foi feita pelo próprio clube já este ano lá estava Pauleta no melhor 11 deles (Ibra também estava).

      Pauleta foi eleito – em 2015 – pelos leitores do France Football o melhor de sempre do PSG (à frente do Ibra e do Weah ) e o terceiro melhor jogador do séc. XXI em França em , só superado pelo Juninho e pelo Ibra.

      • Marcio Ricardo
        Posted Dezembro 30, 2020 at 9:33 pm

        Portanto tu és capaz de afirmar que o Pauleta foi melhor que o Weah ( bola de ouro ) , Ibrahimovic ( um dos melhores 9s de todos os tempos, Cavani, um dos melhores avançados da última década ? Já nem vou falar de defesas e médios como Makélélé, Ronaldinho, Valdo, Raí, Ricardo Gomes, e tantos outros. Isto, só no PSG…

        Eu vi todos estes jogadores jogarem. Não estás a falar com um puto de 15 anos.

        • RuiF
          Posted Dezembro 31, 2020 at 1:50 am

          O facto de todos esses jogadores terem um maior palmarés e currículo, não implica que Pauleta não tenha deixado a sua marca em Paris e tenha tido uma performance superlativa e superior NO CLUBE, pois teve SEMPRE influência direta nas poucas conquistas e alegrias daquele clube na primeira década deste século.
          Daí que seja muito acarinhado e tenha sempre lugar no melhor 11 de sempre do clube.

          É inegável que foi o GRANDE destaque no PSG no seu período mais negro e foi mais decisivo para a história do clube do que a maioria das lendas que mencionas.
          A título de exemplo, sem ele, o PSG tinha acabado na 2ª divisão.

        • Khal Drogo
          Posted Dezembro 31, 2020 at 2:16 am

          O Slayer não fez tal afirmação. Limitou-se a constatar os resultados de uma votação. Está bem explícito no comentário dele.

        • Julio D26 LOG
          Posted Dezembro 31, 2020 at 8:35 am

          O weah era um espetaculo….na liga dos campeos, que no campeonato deixou algo à desejar. era mais interessante no monaco.
          O pauleta individualmente era inferior à todos, até do amara simba …nao era “rapido”, nao tinha drible, na receçao roçava o mediocre, e mal sabia tabelar….mas tinha rasgos de genio, uma inteligencia na desmarcaçao, uma frieza letal na hora de à meter dentro, e nao tinha medo de rematar de qualquer lado e de qualquer forma.é so ver os golaços que ele marcou ao marselha, ou aquele contra o bordeus na final da taça da liga ( jogos pequenos)
          alias,para restabelecer um pouco de justiça no impacto que ele teve na seleçao, é so rever jogos para se aperceber que tinhamos dois solistas nas alas, que se preocuvam mais em ser à estrela da companhia de que à fazer o trabalho de medio ala…centrar e passar para o ponta de lança.
          talvez o Pauleta tivesse mais golos ( e em jogos grandes) do que os que tem .
          tive lugar cativo uns anos no Psg na era Ronaldinho e depois do Pauleta, vi iunumeros jogos dele ao vivo
          e se nao foi o melhor ( e de longe) foi e é uma lenda do clube e qualquer adepto do PSG de mais de 15 anos o prefere ao Ibrahimovic e tantos outros !
          podem nao concordar, mas o parque dos principes nos meses de janeiro e febreiro é um autentico congelador, e nao fosse o Pauleta à nos aquecer e ser o abono de familia de um clube dramatico e perpetualmente em crise, morriamos de tedio e de frio….pauleta for ever !!!

        • Slayer666
          Posted Dezembro 31, 2020 at 4:46 pm

          Eu em lado opinei que o Pauleta era melhor ou pior do que o Ibra, Cavani ou Weah, limitei-te a transcrever factos, factos esses que são reais e com datas.

          Tu estavas a afirmar que não dava para comparar Pauleta com o Ibra ou Cavani, como tal eu apresentei algumas provas (e poderia postar imensas) que de facto Pauleta está na história do PSG como dos melhores que lá jogaram.

          Dizes que viste todos eles jogar, pois…eu também os vi…
          Pauleta continua a ser considerado dos melhores jogadores que jogou no campeonato Francês e está na história do PSG como dos melhores jogadores que lá jogaram.
          O homem era quase um deus para os adeptos do PSG, então depois de marcar o único golo que deu a taça…uuui
          Num pequeno aperte, e agora não sei como é, mas à uns anos, já ele estava reformado, ele foi a um restaurante em Paris, e o homem era interpelado como um deus – num restaurante que não era de tugas – vale o que vale ;)

          Pauleta está na história do PSG como dos melhores de sempre? sim, é um facto e aparece nas votações sempre como tal
          Pauleta está na história da LF como dos melhores que lá jogaram? sim, aparece nos rankings oficiais e nas votações…

          SE podes/podemos discordar ou opinar o contrário? claro que sim, mas não se pode é confundir opinião com factos ou acontecimentos oficiais/reais…

          • Marcio Ricardo
            Posted Dezembro 31, 2020 at 10:28 pm

            Minhas desculpas por te ter interpretado mal..

            Tens razão em dizer que Pauleta está no coração dos adeptos do PSG e está nos melhores da sua história. São fatos.

            Mas tbm são fatos que o nível aumentou nesse clube nos últimos anos. Ninguém dúvida que em termos de valor Weah, Ibra ou Cavani foram superiores a Pauleta. Este tem um nível semelhante ao de Oscar Cardozo, os outros são de outras galáxias, bem distantes.

            Essas votações de que falas são de há anos atrás.. Lembrar que o PSG é dos clubes mais recentes da elite europeia, fundado em 12/08/1970, e facto é, também, que quando o Ibra estava no PSG se falou em mudar o nome do estádio para Zlatan. Só um louco deixa o melhor jogador sueco da história para colocar o Pauleta como titular.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 1, 2021 at 5:16 am

          Ia jurar que ele apenas enumerou os resultados conhecidos e publicos de outras votacoes e concluiu que nao ha assim grande novidade quanto ao Pauleta figurar no 11. Parece-me complicado negar sem fazer nova votacao…

          • Marcio Ricardo
            Posted Janeiro 1, 2021 at 9:04 pm

            Podem votar o que quiserem. Eu sei avaliar e pra mim o Cavani
            , O
            o Weah e o Ibra são superiores ao Pauleta, mas com longa distância…. Podem fazer as votações que quiserem, podem dizer o que quiserem, não mudam minha opinião. Podem ser muitos ou poucos. Comparar a qualidade do português com os outros é coisa de rolo. Não tem comparação. Simples assim.

            • Mantorras
              Posted Janeiro 2, 2021 at 4:00 pm

              Parabens para ti, mas adianto-te que nao tens assim grande capacidade acima danmedia, ja que todas as pessoas ou a maioria irao concordar, incluindo o user que te respondeu antes. Porque Pauleta nunca foi top mundial… a questao e que nao estao a avaliar a capacidade do jogsdor e a comparar directsmente com outros mas sim a perguntsr aos adeptos quem teve mais impacto e quem representou mais e melhor o clube, que foi bandeira.

              Para quem percebe tanto de tudo tas com dificuldade em entender algo simples. Simples assim.

      • Gunnerz
        Posted Dezembro 31, 2020 at 10:19 am

        Portugal é a terceira maior população imigrante em FR, não é difícil que o pauleta tenha votos. Ainda por cima esses mesmos imigrantes são em maioria do PSG e o povo português para se elevar gosta d votar nele próprio. Portanto sim, é fácil ganhar uma votação, mas todos sabemos que qualquer outra pessoa a votar iria ibra ou outro, passe o exagero.

  • Marcio Ricardo
    Posted Dezembro 30, 2020 at 7:23 pm

    O Pauleta era bom jogador, mas nem nos seus melhores sonhos chega a este nível. Isto é para poucos.

    https://youtu.be/ln35qLphK4I

    • PedroAguiar
      Posted Dezembro 30, 2020 at 9:51 pm

      De acordo, Ibra individualmente dá 15-0 ao Pauleta. Mas o Pauleta era excepcional num PSG que não era uma equipa de astros como actualmente, tendo ficado imensas temporadas lá, tornando-se uma lenda do clube. Coisa que o Ibrahimovic não é, para nenhum clube… Talvez o único clube onde ele seja uma lenda seja o Malmo, por ser o melhor jogador que já formaram lol :)

      • Marcio Ricardo
        Posted Dezembro 30, 2020 at 10:14 pm

        Entendo o que dizes, mas o Ibra embora tivesse ficado pouco tempo em Paris, ficou o suficiente pra quebrar o Record de Pauleta . Há tbm esse lado. E Ibra tbm deixou a sua marca no PSG, não foi como em Barcelona, algo fugaz.

        • RuiF
          Posted Dezembro 31, 2020 at 1:07 am

          Mais ou menos. Ibra ainda esteve 4 épocas em Paris. Pauleta esteve 5.
          A diferença não é grande.

        • PedroAguiar
          Posted Dezembro 31, 2020 at 5:59 pm

          Verdade, a diferença foi só uma época, por acaso tinha ideia que eram duas. Os tempos eram diferentes, daí o Pauleta ser um jogador histórico do clube.
          Cumprimentos

        • Wannabie
          Posted Janeiro 1, 2021 at 4:40 pm

          Não se pode comparar o PSG no tempo do Ibra e no tempo do Pauleta. Ele bateu o recorde porque o investimento que a equipa fez ajudou, eram tempos completamente diferentes.

  • Jeremias
    Posted Dezembro 30, 2020 at 8:08 pm

    Taxa de conversão de grandes penalidades:
    Pauleta – 100% (27/27)
    GOAT

  • PedroAguiar
    Posted Dezembro 30, 2020 at 9:48 pm

    Muito honestamente o Zlatan é um dos melhores PL que já vi a jogar, o homem tem tudo. É gigante, tem uma técnica incrível, no seu pico físico não era propriamente lento e tem uma agilidade impressionante para alguém tão grande. Acho genuinamente que só não tem o reconhecimento que o talento merecia porque tem uma personalidade e auto-estima ainda maiores que o talento, não são muitos os clubes e treinadores que conseguem tolerar durante muito tempo um jogador que acha que é maior do que o clube e não disfarça sequer. Nunca ficou temporadas suficientes num clube gigante para poder ascender aonde outros nomes do futebol mundial ascenderam. Fez uma carreira de “globetrotter” e nunca vai ser esquecido pelos seus incríveis skills, highlights e infames tiradas na imprensa, mas nestas coisas de melhores 11s do mundo e melhores 11s de clubes simplesmente não entra nas contas.

  • Valderrama
    Posted Dezembro 31, 2020 at 12:28 am

    Pauleta é muito menosprezado por cá. Comparar a sua qualidade à do Nuno Gomes é só anedótico.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 31, 2020 at 7:51 pm

      Concordo completamente. As comparações com Nuno Gomes só existem por o Pauleta nunca ter brilhado num clube português e o Nuno Gomes ser uma referência do Benfica. Ignorando isso, é óbvio qual dos dois era o melhor, de longe.

      • AbbasK
        Posted Janeiro 1, 2021 at 1:49 am

        Em fases finais de seleções, Nuno Gomes rendeu sempre mais. Isso também conta. Eram tipo de avançados totalmente distintos, Pauleta mais finalizador, Nuno mais combinativo. Atenção que no auge do Nuno na Fiorentina eram jogadores comparáveis. Fica a imagem da segunda passagem pel Benfica em que já era uma versão muito diminuída de si.

        • Valderrama
          Posted Janeiro 1, 2021 at 12:31 pm

          O auge do Nuno Gomes não foi claramente na Fiorentina, foi mesmo no Euro 2000. Estamos a comparar um dos melhores da história do PSG com um avançado que teve muitas dificuldades, na grande maioria das épocas, em ser figura em alguns dos piores Benficas da história

          • AbbasK
            Posted Janeiro 1, 2021 at 12:44 pm

            O Nuno Gomes da segunda passagem do Benfica era já uma versão muito diminuída do ponto de vista físico, já não era o mesmo jogador. De qualquer das formas, continuou a ser titular do Benfica, sentando jogadores como Miccoli. Os plantéis não eram assim tão maus, se formos comparar os plantéis de 2003 a 2007 não eram muito piores que o atual, aliás os melhores jogadores eram melhores que os melhores atualmente (Simão, Tiago, Petit, Miguel, Miccoli, Nuno Gomes).

            • Valderrama
              Posted Janeiro 1, 2021 at 3:49 pm

              O Nuno Gomes da segunda passagem é o grosso da carreira dele no Benfica, tem 9 épocas num total de 12. Na minha opinião há um claro upgrade no Benfica com a chegada do Cardozo e com a passagem do Nuno Gomes para uma opção mais secundária.

              • AbbasK
                Posted Janeiro 1, 2021 at 4:58 pm

                O Cardozo era muito bom. Isso não está em causa e o paraguaio até pode ser considerado um jogador do mesmo patamar do Pauleta, talvez apenas ligeiramente abaixo. No entanto, não esquecer que Cardozo come banco na primeira época de Nuno Gomes e na segunda de Suazo, depois ganha a titularidade com a lesão do hondurenho e volta a perdê-la para Nuno Gomes. Só foi maximizado com Jesus, esse sim o difference maker na realidade e objetivos do Benfica nos anos 2000.

          • AbbasK
            Posted Janeiro 1, 2021 at 1:49 pm

            Basta ver que na primeira passagem pelo Benfica fez 70 e tal golos em 100 jogos e foi transferido por 15 milhões em 2000! O Pauleta anos depois, no seu prime, custou 12 milhões, já depois de ter provado o seu valor no empréstimo no PSG, salvo erro.

            • Valderrama
              Posted Janeiro 1, 2021 at 3:55 pm

              Na segunda passagem pelo Benfica, em nove épocas passou a barreira dos dez golos apenas por quatro vezes, nunca tendo chegado aos vinte golos. A valorização dele deveu-se essencialmente ao excelente euro 2000.
              Já o Pauleta em oito épocas em França só por duas não chegou aos 20 golos (15 e 19) e por duas passou os 30.
              Não acho de facto que haja comparação.

              • AbbasK
                Posted Janeiro 1, 2021 at 4:56 pm

                Não é isso que está em causa. O Nuno de 1997 a 2002 era um jogador comparável ao melhor Pauleta, mas teve um auge bem mais curto. Depois disso, tornou-se um jogador muito lento, perdeu explosão, capacidade física, mas continuou a ser um jogador muito útil pela capacidade em tabelar e combinar com os colegas. O tal falso 9 à la Firmino (obviamente a uma escala inferior) que hoje tanto se gaba. Antes das lesões era um jogador mais explosivo e portanto com maior facilidade de se desmarcar e fazer golos.

                • Valderrama
                  Posted Janeiro 1, 2021 at 5:28 pm

                  Olhando em retrospectiva acho que o Pauleta teve globalmente uma carreira bastante superior à do Nuno Gomes, só isso. Independentemente dos estilos que, concordo, eram muito diferentes.

        • Sporting1906
          Posted Janeiro 1, 2021 at 8:11 pm

          Concordo que em fases finais de selecções Nuno Gomes rendeu sempre mais mas Pauleta rendeu muito mais pelos seus clubes, já para não falar em todos os outros jogos pela selecção da qual chegou a ser o melhor marcador de sempre, e isso conta muito mais.

      • Marcio Ricardo
        Posted Janeiro 1, 2021 at 9:07 am

        O Nuno Gomes que voltou para o Benfica era inferior ao Pauleta, mas o Nuno Gomes que saiu do Benfica para ir jogar em Itália não deve nada ao Pauleta. São dois jogadores distintos..

Deixa um comentário