Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uma lufada de ar fresco na posição mais débil do futebol atual

Poucas dúvidas surgem quando a tarefa é nomear aquela que é a posição mais fragilizada do futebol nos dias de hoje.

Os guarda-redes são e serão sempre os mais desvalorizados no futebol, mas na baliza não há nem de perto nem de longe a escassez de qualidade que há na lateral direita. Lahm é porventura o expoente máximo da posição, mas nem é legítimo categorizá-lo como lateral quando passa a maior parte do tempo no centro do terreno. Fruto disso não surpreende vermos hoje o Transfermarkt – um conceituado meio de avaliação de jogadores – rotular César Azpilicueta como o defesa direito mais valioso da atualidade. Ora, os grandes laterais já estão quase todos na casa dos 30 (Zabaleta, Juanfran, Ivanovic, Lichtsteiner, Debuchy, Piszczek, Dani Alves, Glen Johnson, Srna…) e exceção feita a Aurier, Danilo, Azpi, Carvajal, Kyle Walker, Coleman e Jung, que são jogadores bastante fortes no mercado, não há nenhum outro lateral que se destaque (Rafael, Chambers, De Sciglio, Montoya e Darmián ainda são projetos de jogador). E um nome que não é quase falado e que tem sido individualmente dos melhores da Europa é o do brasileiro Mário Fernandes. O jogador do CSKA é talvez um dos laterais mais completos do panorama mundial, no ano passado não fosse uma lesão e tinha cumprido o ano todo a alto rendimento e este ano pelo que defende (também pode jogar a central) e ataca vai ser certamente um lateral a ter em conta para uma futura mudança de clube, especialmente porque os grandes colossos com tão pouca abundância de qualidade no mercado vão procurar alguém que possa render no imediato.


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira

0 Comentários

  • Andre Costa
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:24 pm

    Corchia, lateral direito do Lille? Foi adquirido este ano. Ontem jogou a extremo direito e esquerdo contra o Porto e surpreendeu-me nessa posição.

    • Bruno Ferraz
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:36 pm

      a obsessão que a blogosfera tem pelo Corchia, no mínimo, já chateia. Não vale metade do que o pintam…

    • benficasempre
      Posted Agosto 21, 2014 at 3:37 pm

      Nunca o vi jogar.. Só sei que é muito bom nos ultimos 3 ou 4 FMs, por isso é que tem a popularidade que tem… Agora se corresponde à realidade não faço a mínima

    • Mané
      Posted Agosto 21, 2014 at 5:01 pm

      São os efeitos do Football Manager bruno ferraz….

    • Diogo
      Posted Agosto 21, 2014 at 6:20 pm

      Pode não ser nenhum craque, mas seria um jogador util a muitas equipas, então no Benfica e no Sporting era titular de caras.

  • Rúben Cardoso
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:25 pm

    Adoro o Mário Fernandes. Excelente jogador, e não tardará em chegar a um grande clube europeu.

    Para essa posição, realmente começam a escassear opções. Aliás, as laterais têm sido uma das maiores lacunas em termos globais.

    • Gustavo Carvalho
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:42 pm

      Felizmente que em Portugal temos o André Almeida para o futuro.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:50 pm

      Caro Gustavo Carvalho é preciso ter calma… Miguel Lopes poderá ser uma opção válida para os próximos 2/3 anos (senão tiver mais lesões), embora não seja um lateral de top na minha ótica é superior quer a Cédric quer ao rufião João Pereira.
      E para finalizar, não se esqueça que o João Cancelo foi para o Valência.
      Como já referi ontem quer Cancelo quer Bernardo Silva vão ter muitos minutos ao longo desta época, o que pode levar à afirmação destes jogadores.

    • Fábio Mendes
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:52 pm

      Ou o Cédric……

    • Anónimo
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:55 pm

      Isso é uma piada? Cedric, Silvio e Cancelo são o futuro e presente da selecção. O André Almeida é uma jogador medíocre.
      Ramos

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:24 pm

      Por muito que custe,o Cedric não é melhor jogador do que o André Almeida.

    • Pedro Meireles
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:35 pm

      Mediocre?
      Não percebe nada disto, o jogador tem escola (e com distinção) do benfica, limpou tudo nos escalões de formação. se ele é mediocre, o que será do resto?

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:52 pm

      O André Almeida nem ao Maxi tira o lugar…

    • Mr.D
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:53 pm

      Pedro Meireles, o André Almeida foi formado no Belenenses, tendo sido posteriormente adquirido pelos encarnados…

    • Kacal l
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:53 pm

      Não esquecer o Sílvio, para mim será o titular, não tenho duvidas que o João Pereira será arrumado em breve, e se o Sílvio não tiver mais azares com lesões e jogar com regularidade, coisa que tem que acontecer com Miguel Lopes, igualmente, serão os dois laterais da selecção, o Cédric e o André Almeida não convencem tanto.

    • Fábio Jesus
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:53 pm

      O Cédric não é melhor que o A.Almeida?Ok…

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:08 pm

      Pelo menos melhor lateral-direito é.

    • cacazz
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:14 pm

      Resumidamente o Cédric e o A. Almeida estão no mesmo nível são os dois medíocres e o Cancelo a mesma coisa.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:16 pm

      Nem ao Maxi? Até parece que ele é fraco.

    • Luke Van Diesel
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:39 pm

      O André Almeida nem ao Maxi tira lugar… É alguma insinuação que era o Cédric que tirava? Só por acaso, claro

    • Anónimo
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:41 pm

      Gente, o Sílvio é um excelente jogador. Provou o ano passado ao tirar o lugar ao Maxi Pereira. Tenham lá calma que a selecção com o Sílvio, Miguel Lopes e Diogo Figueiras tem o lugar acertado. Podem naturalizar o Maicon e colocar à direita, não acho descabido.

      Ass: Luís Cunha

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:54 pm

      Não é fraco, é razoável.

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 21, 2014 at 3:12 pm

      "nem ao Maxi tira lugar" ???

      Vou-lhe contar um segredo: Maxi Pereira é melhor que Cédric Soares, mas não diga a ninguém!

      No campeonato português apenas é superado por Danilo.

    • Jonas
      Posted Agosto 21, 2014 at 3:13 pm

      O Andre Almeida nao tira o lugar ao melhor DD da liga Portuguesa? Nao. E o Cedric tirava? Nao. ,

      Para os que falam mal do Andre Almeida gostava de ver as falhas que lhe apontam, com provas em video se as tiverem, mas parece-me que o unico problema que veem e a cor da camisola dele.

      Jonas

    • Fábio Mendes
      Posted Agosto 21, 2014 at 3:59 pm

      Mas alguém ainda não percebeu que o André Almeida não é lateral direito. É médio defensivo e médio centro ou médio 6 ou médio 8 como lhe quiserem chamar. Mas ainda há quem teime e faça comparações ridículas com outros laterais direitos portugueses. André Almeida jogando a trinco é competente e não é por acaso que jogando ao lado de Amorim ou Enzo até faça bem o papel apesar de não ser um jogador de se lhe tirar o chapéu como é evidente. Agora a lateral direito é muito fraco quando joga grandes jogos e isso é inquestionável. Posto isto, em relação a laterais direitos portugueses neste momento Silvio, João Pereira e Cédric são os melhores mas não significa que são bons….

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 21, 2014 at 4:05 pm

      Alem do Maxi ser fraco ainda conseguem dizer que o Cedric é melhor…Às vezes a loucura não tem fim!

    • Nuno Dias
      Posted Agosto 21, 2014 at 4:33 pm

      Loucura,loucura è dizer k A Almeida é melhor k o Cedric,mas ok cada louco com a sua…ha k abrir os olhos e deixar as palas…

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 21, 2014 at 5:26 pm

      Ainda bem que não sou louco porque tanto um como o outro são medíocres a lateral.

    • Anónimo
      Posted Agosto 21, 2014 at 7:16 pm

      Ó duplo Ricardo, por muito que custe é a si, que tem que proferir essa ideia milhentas vezes para tentar ser verdade. Sabe, uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade.

      Não percebo, tem jogadores tão interessantes no seu clube, mas é obcecado em tornar todo e qualquer jogador medíocre melhor que os dos outros clubes.
      Daqui a nada está a dizer que aquele central que veio do Bragança e que foi emprestado ao Belenenses, o qual eu desconhecia a sua existência, é melhor que todos os centrais do rival.

      A maior prova da qualidade do André Almeida, é que apesar de ter ido à seleção no Mundial, não conheço um único benfiquista, que o quisesse como titular do Benfica para esta época, em qualquer das inúmeras posições que dizem que ocupa.

      Leandro

    • Luke Van Diesel
      Posted Agosto 21, 2014 at 8:09 pm

      E Leandro isso tem a ver o quê? Eu vou explicar, hipoteticamente.

      O Cédric era um 6.
      O André Almeida um 7.
      O Maxi, Eliseu e Ruben Amorim um 8. O André Almeida é "melhor" que estes 3 das posições dele? Não. Se continua a ser melhor com o rapaz a quem o comparam tanto? Sim.

  • Jorge
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:28 pm

    Penso que poderia ter sido mencionado o Sakai, do Estugarda

  • Da Robelink
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:32 pm

    Metem o Chambers mas não metem o Clyne que é mesmo muito superior a ele? É melhor que o Danilo, Walker,Aurier etc.

    • António Tonga
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:50 pm

      Clyne não tem imprensa nenhuma mas chambers evoluía na sombra deste, a meu ver clyne já tem nível de selecção e faz as duas laterais incrível jogador.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:33 pm

      Concordo que o Clyne é bem melhor que o Chambers!

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:53 pm

      O Chambers ganha em ser incrivelmente versátil. Joga em ambas as laterais, no centro da defesa, e tem características para jogar a médio mais recuado do meio-campo.

    • Da Robelink
      Posted Agosto 21, 2014 at 5:44 pm

      O Clyne também faz as 2 laterais mas estamos a avaliar enquanto DD por isso o Clyne é mesmo muito superior ao Chambers, o André Almeida também faz essas posições todas e não é por isso que é melhor jogador.

  • van Basten
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:33 pm

    Assim, de cabeça e de repente, parece-me que também enfrentamos os mesmos problemas na lateral esquerda. Os grandes LE são de facto mais novos, mas em termos de opções de grande qualidade não encontramos muitas.

    • Da Robelink
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:39 pm

      Concordo, como adepto do Manchester United deposito as minhas esperanças no Luke Shaw.

      Em Portugal temos o Rafa que tem potencial para ser um DE muito bom.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:55 pm

      Caro Van Basten a posição de lateral direito têm menos "esperanças" que a posição de lateral esquerdo, onde se pode destacar, Moreno, Alaba, Luke Shaw, Jetro Willems e Ricardo Rodriguez.
      Na posição de defesa direito só vejo Aurier, Chambers como jogadores capazes de serem top. (Atenção apenas considerei jogadores com idade igual ou inferior a 21 anos).

    • Kacal l
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:51 pm

      Não concordo van Basten, há imensos DE de qualidade entre jogadores de créditos firmados, jovens promissores e até veteranos.

    • van Basten
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:44 pm

      Kakal, admito que possa estar errado (e atenção que volto a dizer que estou a falar em qualidade pura e não em idade, já que também concordei acima que há de facto, entre os excelentes, mais novos na faixa esquerda do que na direita), mas mais uma vez assim de repente, lembro-me dos seguintes (algumas escolhas serão sempre discutíveis, e também não estou a incluir as promessas que ainda não mostraram grande coisa):

      LD
      Zabaleta
      Azpilicueta
      Flanagan
      Debuchy
      Ivanovic
      Kyle Walker
      Kyle Naughton
      Janmaat
      Clyne
      Coleman
      Aurier
      Lahm
      Rafinha
      Jung
      Piszczek
      Fabian Johnson
      Glen Johnson
      De Sciglio
      Dani Alves
      Srna
      Juanfran
      Danilo
      Carvajal
      Lichtsteiner
      Jonathan
      Cuadrado (já sei, mas faz perfeitamente a posição)

      LE
      Filipe Luis
      Clichy
      Kolarov
      Ben Davies
      Danny Rose
      Gibbs
      Santon
      Shaw
      Baines
      Digne
      Alaba
      Luis Filipe
      Moreno
      Alba
      Marcelo
      Coentrão
      Ricardo Rodriguez
      Evra
      Siqueira
      Alex Sandro
      Blind
      Flanagan (tem feito a esquerda por isso parece-me justo contar para os dois corredores)

      Alguns nomes têm, claro, muito mais qualidade que outros, mas de memória é esta a lista que me ocorre. Claro que aceito que me possa estar a esquecer de vários.

      Portanto em termos de opções de valor até consigo encontrar mais nomes na lateral direita, em termos de opções actuais.
      Agora sim, fruto da idade das opções, iremos provavelmente ter mais DE de qualidade daqui a 3/4 anos, se entretanto ninguém aparecer.

    • Kacal l
      Posted Agosto 21, 2014 at 5:09 pm

      van Basten,

      É uma boa lista, não faltam assim tantos nomes, mas podemos concluir que se compararmos os DE de top são superiores aos DD de top, em ambas a listas, a meu ver.

      E há jovens DE de potencial superiores aos DD.

      Mas é só a minha opinião.

  • Rúben Gomes
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:34 pm

    A partir do momento em que o César Azpilicueta é o lateral direito mais valioso vê se a escassez de Laterais direitos de qualidade.

    Quanto ao Mário Fernandes é um jogador que tem muita qualidade e sempre gostei dele. É muito alto, 1.86, bom técnicamente, cruza bem, é de facto muito completo, e só tem 23 Anos, é pena estar na Rússia mas penso que não irá demorar muito tempo para ir para um grande, por volta dos 13-15 milhões fariam os russos de Moscovo aceitar a sua transferência.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:34 pm

    Sinceramente acho que a lateral esquerda até tem mais escassez de qualidade no presente e provavelmente no futuro do que a lateral direita.
    O Corchia também é um lateral muito interessante. Também há o Danilo…

    Em relação ao Mário Fernandes, a lesão tirou algum protagonismo, apesar de não acompanhar o campeonato russo, sei que é jogador para voos mais altos, e provavelmente será já no fim da temporada, se não tiver lesões. Até porque um jogador que desempenha central e lateral praticamente com a mesma qualidade, é sempre valorizado e não há muitos..

    • Rui
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:49 pm

      Por acaso até não, assim de cabeça lembro-me para o presente Alba, Beria, Moreno, Shaw, Alaba, Alex Sandro, kolorov,felipe luis, coentrao, marcelo, schmelzer, constant, criscito.

    • Anónimo
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:52 pm

      No presente tem Coentrão, Marcelo, Alba, Filipe Luís e Alaba. Para o futuro tem o mesmo Alaba, Bernat, Shaw, Ricardo Rodríguez… No presente ainda posso concordar, no futuro não. Mas todas as opiniões são válidas, ainda para mais quando falamos da posição de lateral nos dias de hoje.

      Rodrigo Martins

    • Daniel Alexandre
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:18 pm

      Para a lateral esquerda ainda há o Gayá, o Bernat, o Erik Durm (apesar de ser destro), até mesmo o Siqueira, o Ansaldi, etc.

    • Renato
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:27 pm

      Há muitos e bons jovens laterais esquerdos atualmente. Alguns serão grandes figuras nas suas equipas como Alaba, Ricardo Rodriguez, Shaw, Bernat e muitos outros.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:30 pm

      Para o presente está equilibrado, mas com ligeira vantagem para a direita na minha opinião: Dani Alves, Zabaleta, Lichsteiner, Azpi (apesar de jogar na esquerda, é lateral direito), Ivanovic, Juanfran, Piszczek, etc.).

      Para o futuro, com Alba, Alaba, Patrício Rodriguez, Shaw, talvez tenham razão, e haja mais potencialidade do lado esquerdo!

    • Kacal l
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:51 pm

      Não concordo Luís, há imensos DE de qualidade entre jogadores de créditos firmados, jovens promissores e até veteranos.

    • Mr.D
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:55 pm

      Portugal pelo menos, estará bem servido de laterais esquerdos no futuro.
      Tanto Rafa, como o Guerreiro têm bastante potencial…

    • van Basten
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:53 pm

      Pois Luis, é mesmo essa a minha impressão também.

      Estive a fazer a lista que postei acima e sinceramente não acho que, no presente, a ala esquerda tenha mais qualidade. Tem é mais potencial.

    • Kacal l
      Posted Agosto 21, 2014 at 5:11 pm

      van Basten e Luís,

      A minha opinião é a seguinte:

      Os DE de classe mundial são superiores aos DD de classe mundial, aqueles que consideramos como tal.

      Os DE de futuro têm mais potencial que os DD de futuro.

      No entanto, acho que há mais DD de qualidade que DE se comparamos as várias opções (actualmente).

  • Miguel Guerreiro
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:59 pm

    Há uma escassez quer no presente quer no futuro (no espaço de 4/5 anos). Prevejo que muitos laterais direitos resultem de adaptações. Há cabeça sub-21, só me lembro de Aurier, Chambers como jogadores capazes de atingir o top-mundial.

  • Anónimo
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:59 pm

    Ambas as laterais são as posições mais carenciadas do futebol actual.

    O Porto teve de pagar caro, mas bem, visto que ficou com dois dos mais promissores laterais do mundo de cada lado.

    Luis Freitas

  • Rodrigo
    Posted Agosto 21, 2014 at 1:04 pm

    Merecia Selecção brasileira como referi a dias.

  • J. Silva
    Posted Agosto 21, 2014 at 1:10 pm

    Se não me engano o Jamie Carragher disse uma vez :" ninguém quer ser um gary neville quando crescer ".. E disse depois que os defesas laterais são defesas centrais falhados ou então extremos falhados.

    *escrevo dum telemóvel xd

    • Pedro Fernandes
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:22 pm

      Creio também ter lido isso e realmente faz sentido, principalmente no que toca à adaptação de extremos a lateral.

    • afonso615
      Posted Agosto 21, 2014 at 3:01 pm

      Disse sim, e até certo ponto tem razão. Basta vermos que os dois titulares da selecção são adaptações de extremos.

      https://www.youtube.com/watch?v=VypkQKVl7yo

    • Jonas
      Posted Agosto 21, 2014 at 3:16 pm

      Acho que ninguem quer ser conhecido como um Jamie Carragher tambem. Foi um optimo exemplo de um mau jogador que so teve alguma fama por jogar num clube popular. De resto, nao percebia futebol dentro de campo e agora que esta fora ainda e mais claro que nao sabe o que sao os principios de jogo.

      Jonas

  • João Dias
    Posted Agosto 21, 2014 at 1:16 pm

    Quando se nomeia o Azipilicueta como o jogador mais valioso na sua posição está tudo dito quanto à escassez de jogadores de qualidade nesta zona do terreno…

    O Mário Fernandes tem tudo para ser o melhor jogador do mundo na sua posição. A concorrência não é muita mas a qualidade está lá.

    Um jogador a acompanhar.

    • Anónimo
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:49 pm

      Se o Mário Fernandes for quem eu penso, ele sempre foi mais central do que lateral, isto se tiverem a falar do jogador que era do Grémio. No entanto, ele também se safava bem na lateral direita.
      Mais, ainda ele tinha 18/19 anos (sem grande valorização monetária na altura) e era o central que eu queria para o Sporting.
      Miguel Lopes

    • Kafka I
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:07 pm

      A escassez de defesas direitos é um facto sem dúvida, agora o transfermarket também não é um site que valha grande coisa, diga-se…

      Primeiro nem sequer põem o Lham na posição de defesa direito quando a posição dele é defesa direito (não é por ter jogado uns jogos a médio com o Guardiola que passou a ser médio) logo por aí se vê o quanto este site é fraco…depois põe o arruaceiro Sergio Ramos como Central mais valioso do Mundo (que tremendo lool)…portanto este site acha mesmo que o Sérgio Ramos é o melhor central do Mundo, está certo, é um site muito fidedigno de facto, não haja duvida nenhuma…

      Depois tem ainda outros brilharetes como Iniesta com 30 anos a valer 45 milhões de eur, está certo, é mesmo isso tudo, porque alguém ia mesmo dar 45 milhões de eur por um jogador de 30 anos…

      Podia continuar mas acho que não é preciso…

      Agora voltando ao cerne da questão, sem dúvida nenhuma que há uma escassez de defesas direitos, agora usarem o transfermarket como referência, é que por favor…

    • van Basten
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:54 pm

      Também não acho que as avaliações do Transfermarkt sejam de fiar.

    • Kacal l
      Posted Agosto 21, 2014 at 5:13 pm

      Concordo Kafka, o Transfermarkt não é um site assim tão fiável, e o Lahm é um DD, a meu ver, é aí que rende mais e onde as suas qualidades sobressaem, mas admito que não consiga utilizar toda a sua inteligência de jogo (que é muita) na lateral.

    • Anónimo
      Posted Agosto 22, 2014 at 3:14 pm

      No que diz respeito aos valores teóricos dos jogadores, o Transfermarkt é o site mais fiável que existe. É impossível dizer ao certo quando custa um jogador… são situações difíceis de avaliar.
      (especialmente nos últimos anos, onde se vende um Garay por 6M e um Mangala por 50M)

      O valores no Transfermarkt são estipulados pelos centenas de milhares de users no site (a maioria deles alemães) mas os valores dos jogadores da liga portuguesa são estipulados pelos users que seguem a Liga Portuguesa todas as semanas (a maioria deles Portugueses que vivem na Alemanha… como eu)

      Filipe

  • Che
    Posted Agosto 21, 2014 at 1:21 pm

    Um dos motivos para os treinadores apostarem cada vez mais no esquema táctico 3x4x3. Creio q daqui a 3/4 anos já vamos ver muitas equipas a jogar assim.

    • Pedro Fernandes
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:20 pm

      Para um esquema desses, ou se tem alas com uma capacidade física fora do comum ou tem de haver um desdobramento da equipa a defender com 4 defesas porque, para mim, jogar ao mais alto nível, atualmente, sem uma dessas duas coisas é meio caminho andado para o fracasso (como por exemplo a Juve de Conte).

    • Kacal l
      Posted Agosto 21, 2014 at 5:15 pm

      Concordo Pedro, como a Colômbia que podia perfeitamente jogar em 3-5-2, com Zapata, Yepes e Balanta, e depois Cuadrado e Armero (fisicamente dotados) nas laterais.

  • Gauss
    Posted Agosto 21, 2014 at 1:48 pm

    DeAndre Yedlin, lateral direito chegado ao Tottenham e que ainda vai dar que falar

  • Kacal l
    Posted Agosto 21, 2014 at 1:49 pm

    Concordo, a posição de DD tem escassez de jogadores de classe mundial e mesmo jovens com potencial, e o Mário Fernandes é algo desvalorizado, mas também se deve a estar num campeonato como pouca visibilidade e reputação, mas é extremamente completo, junta capacidade física a cultura táctica e segurança defensiva, sendo que consegue dar profundidade ao corredor, pena a lesão que teve, mas se conseguir exibir-se novamente ao seu melhor nível e não tiver azares, mas sim alguma regularidade, tem tudo para dar o "salto" para um campeonato de top e um colosso, e a chegada à selecção, seja brasileira ou russa, é apenas uma questão de tempo, subscrevo.

    E vamos ver como o Cuadrado se adapta à lateral direita, parece-me que é onde vai jogar, seja no Barcelona ou no Man Utd, e depois há outros nomes como: Yedlin, Clyne, Vrsaljko, Janmaat, Corchia (embora seja utilizado várias vezes na ala), Abate e Sagna, que são bons laterais, uns mais jovens, outros mais velhos, uns com potencial e outros de créditos firmados, mas são bons jogadores, agora concordo que não são de classe mundial (talvez só mesmo o francês).

    Acrescento que não concordo com quem diz, não me parece que seja o teu caso, que na lateral esquerda há maior escassez, nem perto, basta ver nomes como: Coentrão, Marcelo, Alba, Kolarov, Clichy, Schmelzer, Alaba, Alex Sandro, Filipe Luís, Baines, depois num patamar abaixo nomes como: Gibbs, Nagatomo, Santon, Criscito, Siqueira, Cissokho, José Enrique, Strinic, Blind e Mathieu, depois veteranos (Evra e Ashley Cole) e jovens promissores como: Shaw, Ricardo Rodríguez, Alberto Moreno, Bernat, Alex Telles, Ben Davies, Digne, Dodô, etc, etc, de certeza que faltam vários nomes, mas dá para entender onde quero chegar, mas é só a minha opinião.

    Bom trabalho Fábio. :-)

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Agosto 21, 2014 at 2:22 pm

    Este post fez-me lembrar que o VM, salvo erro há dois anos, quando fazia posts em que respondia a questões dos leitores, a uma questão minha sobre quem achavam que poderia reforçar o Benfica, sugeriram precisamente o Mário Fernandes. E tornaram a fazê-lo noutro post posterior. Volvidos dois anos está completamente fora do alcance do Benfica….

  • Anónimo
    Posted Agosto 21, 2014 at 2:40 pm

    Mário Fernandes será grande reforço para a selecção Russa. Excelente jogador.

    Ass: Carlos Barbosa

  • Fama_Scp
    Posted Agosto 21, 2014 at 3:00 pm

    Depois do Mundial que fez, sou o único a achar o Uchida um "excelente" defesa direito? Mesmo na CL, tirando os jogos contra o melhor do Mundo (leia-se CR7), mostrou ser um lateral bastante competente, super fiável e principalmente de alta rotação.
    E só tem 26 anos.

    Saudações desportivas.

  • Anónimo
    Posted Agosto 21, 2014 at 3:18 pm

    O Mario Fernandes tem problemas mentais e falo isso de verdade.
    Quando ele foi contratado pelo Gremio, ele simplesmente fugiu, desapareceu no mundo por varios dias, só depois de um bom tempo ele apareceu para assinar com o clube, falou que estava com problemas.
    Depois jogando pelo Gremio, ele foi convocado pela seleção e disse que não queria ir, por que tinha problemas para resolver. Hahaha
    Ele é um jogador bem excêntrico! Vamos ter cuidado, pois se a cabecinha dele não mudou, não duvido nada ele abandonar a carreira a qualquer momento.

    Natan Fox

    • Dirceu
      Posted Agosto 21, 2014 at 3:41 pm

      Natan Fox, não ir à selecção não é nenhum problema, aqui temos o Ruben Alves (17 anos) que não foi à selecção e passou à frente do Tomás Podstawski (19 anos).

      Ruben é titular na equipa principal do Porto e o Tomás joga na equipa B do Porto.

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Agosto 21, 2014 at 5:03 pm

      Dirceu,

      Rúben Alves também é do FC Porto mas é avançado. Quem está na equipa principal é o Rúben Neves. E ele foi à selecção (escalão sub-17) e foi – é – o capitão.

    • Kacal l
      Posted Agosto 21, 2014 at 5:15 pm

      Dirceu,

      *Rúben Neves.

  • Anónimo
    Posted Agosto 21, 2014 at 4:27 pm

    O que mais me admira é considerarem o glen johnson um grande lateral… Nao fosse o clube onde esta, ninguem falava nele e estava numa 3ªdivisao inglesa: mas como os ingleses se contentam com tao pouco porqque acham que sao os melhores ( selecionador ingles disse que fizeram mundial e jogaram la como a alemanha

    Nuno

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Agosto 21, 2014 at 4:59 pm

    Afirmou-se como lateral? Sempre o vi como defesa central. E acho que era aí que jogava no Grêmio.

  • duduprec
    Posted Agosto 21, 2014 at 5:23 pm

    Douglas do São Paulo F.C?

    Hahahaha, estou brincando! Sou torcedor do São Paulo e ainda não acredito que vão pagar 6 milhões por ele, ainda mais o BARCELONA!

Deixa um comentário