Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Valerá a glória de uma época um período de profunda tristeza?

A Juventus, à procura de estender o seu domínio para o resto do continente, protagonizou um dos mercados mais movimentados dos últimos anos. Agora que o período de transferências encerrou, é possível fazer um balanço da atuação do clube neste espaço de tempo.

Inicialmente, o clube transalpino contratou a custo zero, como tem sido seu apanágio, aproveitando para adicionar qualidade ao plantel com o menor custo possível. Nestas condições chegaram Ramsey, Rabiot e Buffon. Os dois médios vieram para rejuvenescer um pouco o sector, tendo em conta a idade já um pouco avançada de Khedira e Matuidi. Buffon chegou para terminar carreira no seu clube de toda a vida, não se importando com a condição de suplente.

A cereja no topo do bolo foi a contratação de De Ligt, um dos principais jovens talentos do futebol europeu. Tendo em conta que Barzagli se reformou e Chiellini e Bonucci já passaram da fasquia dos trinta anos, era uma compra necessária. Para completar o lote de centrais vieram também Demiral e Romero, que entretanto voltou ao Génova.

Contudo, a chegada do jovem holandês marcou um ponto de viragem no mercado do clube. Assistiram-se a decisões incompreensíveis, principalmente a nível da gestão das saídas e dos seus substitutos. Obviamente a folha salarial da Juventus estava muito sobrecarregada e era necessário realizar vendas. Spinazzola foi um negócio de oportunidade, garantindo ainda a jovem promessa Pellegrini. Mas as saídas de Cancelo e Moise Kean (que tinha apenas mais um ano de contrato) não fazem sentido na perspectiva quer do projecto presente, quer do plano futuro. Cancelo é top 10 mundial na sua posição, no mínimo, e Kean vinha a ter minutos durante a época passada. Mas a incapacidade de o clube transalpino em colocar jogadores como Mandzukic, Higuaín, Khedira ou Matuidi levou a que fossem tomadas tais decisões. Mas tal não explica o facto de Danilo, um claro downgrade, ter sido o escolhido para ocupar o lugar do português, por exemplo. Ou de Dybala, Rugani e Emre Can terem sido oferecidos a clubes, já que são jogadores que podem desempenhar um papel importante no imediato e no futuro.

Todas estas pistas nos levam à conclusão de que a Juventus parece querer tudo ao mesmo tempo: ter os melhores jogadores, equilibrar as contas, vencer a Liga dos Campeões, etc. Contudo, está a revelar-se incapaz de realizar todas estas tarefas e a colocar em causa o seu próprio futuro. Valerá a glória de uma época um possível período futuro de profunda tristeza e indefinição?

Visão do Leitor: Rui M. Teixeira

34 Comentários

  • Post Author
    Visão de Mercado
    Posted Setembro 5, 2019 at 8:30 pm

    Link para quem pretende enviar textos – https://blogvisaodemercado.pt/2019/07/visao-do-leitor-3/

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 5, 2019 at 8:31 pm

    Faltou apenas vender um médio e o Mandzukic, e deveriam ter mantido o Kean e o Cancelo. Assim teria sido o mercado perfeito para a Juventus.

    • TheHunter
      Posted Setembro 5, 2019 at 9:00 pm

      Por mim tinham vendido Higuain e Can/Khedira. Kean e Cancelo nunca deveriam ter saido e mandzukic é fundamental por aquilo que oferece ao jogo.

      • El Pipito
        Posted Setembro 5, 2019 at 11:33 pm

        Era fundamental. Não esquecer que houve uma mudança de treinador e uma consequente mudança de ideias. Higuain tem jogado muito bem e dúvido que tenha mercado depois da última temporada, manter o Gonzalo no plantel, foi a decisão mais sensata.
        Agora vender Kean e Cancelo, isso sim para mim é um “escândalo”

  • Kafka
    Posted Setembro 5, 2019 at 9:55 pm

    A tremenda qualidade da equipa da Juve vê-se na forma como até se dão ao luxo de nem inscreverem Can e Madzukic…. No somatório do triângulo “Jogadores+triângulo+passeio no campeonato que permite descansar os titulares a partir de Fevereiro” a Juve é de longe a melhor equipa da Europa e portanto tudo o que não seja terminar a época como campeões em ritmo de passeio da Série A e vencer a Champions, será um enorme escândalo

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 5, 2019 at 10:46 pm

      A odd da Juventus vencer a liga dos campeões é 11.
      Se é um escândalo vai com tudo.

      • Kafka
        Posted Setembro 5, 2019 at 11:00 pm

        Nunca se vai com tudo nas apostas, sejam elas desportivas ou na bolsa ou num simples jogo de poker, pensava que já toda a gente gente sabia disto…. Muito menos se faz uma única aposta a longo prazo, quando se pode ganhar o mesmo em várias aposta de valor menor e a curto prazo

        Pensava que em pleno século XXI qualquer adulto já tinha conhecimento deste tipo de “regras” nas apostas

        • Bruno Cunha
          Posted Setembro 6, 2019 at 12:52 am

          Na verdade no Poker há uma mão que te garante que não podes perder, e aí deves ir com tudo ;)

          • w0bbly
            Posted Setembro 6, 2019 at 9:52 am

            Em pré-flop? Qual? Só há nuts depois de sairem as cartas. Isso é a mesma coisa que apostar já nos oitavos

    • Kafka
      Posted Setembro 5, 2019 at 10:46 pm

      ***jogadores+treinador

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Setembro 5, 2019 at 10:49 pm

      Sim sim… isso tudo e ainda montarmos a primeira colónia humana em Marte até Maio de 2020…

      Futebol não é ciência exacta…

    • TheHunter
      Posted Setembro 5, 2019 at 11:10 pm

      Outra vez a mesma conversa… Meu caro uma mentira contada muitas vezes não se torna realidade….

      Começo a achar que tu fazes este tipo de comentários apenas em busca de atenção.

    • CHINGLING
      Posted Setembro 5, 2019 at 11:16 pm

      Kafka e a sua saga…
      Então e o Barça não será um escândalo se não ganhar por esse raciocínio? A verdade é que no plantel do barça não cabe um jogador que custou 180 milhões a frente de ataque vai sempre deixar no banco um jogador como o dembelé que custou mais de 100 milhões de euros ou um dos melhores pontas do mundo Suarez ou um dos melhores jogadores do mundo Griezman ou aquele Messi que é só um dos melhores de sempre.
      Contratou um médio por 75 milhões que se vai juntar a um Busquets que ainda é um dos melhores do mundo a um Rakitic que tem sido sempre muito regular e competente e Arthur que foi uma agradável surpresa na última época existindo ainda Vidal ou o próprio Sergi Roberto e o jovem Carlos Alena. Na defesa há Piqué Lenglet ou Umtiti Semedo e Alba e na baliza um dos melhores do mundo.
      Relativamente ao passeio no campeonato não é de agora tanto para a juve como para o PSG e mesmo assim nenhum conseguiu nos últimos anos conquistar a champions.
      O city e liverpool tem também um plantel brutal há ainda Bayern por isso essa afirmação de que a juve tem uma obrigação superior aos outros clubes em vencer a champions não é mais de que uma ideia que tu insistes em defender num dogma que é mais forte que tu por força do seu amor ao Messi e o seu “ódio” ao Ronaldo, o futebol não tem de ser visto assim há espaço para que todos sejam idolatrados e para que o Kafka goste de quem quiser sem que tenha a necessidade de fazer sempre este papel em todos os posts que envolvam o Ronaldo.

    • Andre67
      Posted Setembro 6, 2019 at 10:07 am

      Já temos cantiga para a nova época..

      Como contigo não vale a pena argumentar, só desejo que as tuas previsões se concretizem, tanto esta como a do Ronaldo vencer a bola de ouro já este ano..

      Se tudo for como tu prevês, temos tudo para daqui a um ano estarmos prestes a assistir à conquista da 7a bola de Ouro do Ronaldo, o que seria estupendo..

      Que tenhas razão!!

      P.S: Num campo mais pessoal, boa sorte com isso..

  • aprendamaverabola
    Posted Setembro 5, 2019 at 11:42 pm

    gostaria muito que a Juve ganhasse a Champions dada a a ligação com Ronaldo mas honestamente não acredito que atinjam sequer as meias finais, pelo simples facto que neste momento há : Barça Liverpool City e Psg que estão muito a frente em futebol jogado e qualidade de plantel.

    • Kuiper
      Posted Setembro 6, 2019 at 9:03 am

      Em termos de qualidade de plantel é discutivel, penso que estão todos ao mesmo nível. Mas tocas num ponto interessante, o do futebol. Especialmente esta época, a Juve começa com um novo treinador, cujo as ideias têm de ser implementadas, enquanto que as outras 4 equipas que mencionaste já têm o mesmo treinador desde a época passada (e a maioria, até há 3 epocas, com a exceção do PSG). Daí não perceber de certa forma como alguns users podem dizer ser um escandalo que a Juve não ganhe a Champions, quando há mais 4 planteis na Europa com qualidade equiparável a este clube, mas com treinadores com as suas ideias implementadas há bem mais tempo.

  • Angelberg 1
    Posted Setembro 5, 2019 at 11:57 pm

    Não tinha feito a troca Danilo/Cancelo, tinha vendido khedira e mandzukic (Kean renovava). Ficava com Higuain em vez de Mandzukic porque é mais associativo para o tipo de jogo que o treinador quer. Qualquer 11 da Juve devia ter dois destes : Rabiot/Ramsey/Pjanic.

  • coach407
    Posted Setembro 6, 2019 at 3:06 am

    Considerando 8 candidatos (Real, Barça, City, Atletico, Juve, Liverpool, PSG e Bayern), a Juventus tem no seu 11 base o pior guarda-redes, o pior defesa direito, o pior extremo puro, o pior avançado, um dos piores meio-campos e no ataque só tem o Cristiano de verdadeiro
    topo.

    O que a Juventus tinha de muito bom que distingue positivamente face aos outros candidatos era o Cristiano e a dupla de centrais. Agora só tem o Cristiano porque a lesão do Chiellini destruiu a dupla. Era o 2° jogador mais importante da equipa.

    Claro que é possível conquistarem a Champions, mas é evidente que os outros 7 candidatos têm melhores argumentos se tirarmos o Cristiano da equação. Com Cristiano são sempre claros candidatos.

    • SenyorPuyol
      Posted Setembro 6, 2019 at 10:51 am

      E mais uma vez lá passará pelos pingos da chuva ;)

      Acredito que, aos poucos, lá vai conseguir impingir a sua ideia, você teria um futuro brilhante na imprensa! Falo a sério.

      • coach407
        Posted Setembro 6, 2019 at 12:25 pm

        Podes dizer várias coisas:

        “Acho que o Szczensny é melhor que pelo menos 1 destes: Courtois, Navas, Ter Stegen, Ederson, Alisson, Oblak ou Neuer.”

        “Acho que o De Sciglio/Danilo é melhor que…” (não vou acabar porque é demasiado óbvio que não são melhores nem que os suplentes dos outros 7 como Cancelo ou Nélson Semedo.

        – “Acho o De Ligt melhor que o Chiellini”

        – “Acho que o emprestado da Juve na época passada a equipas inferiores onde não jogou é melhor que Benzema, Suarez, Firmino, Aguero, Lewandovski, Diego Costa ou Cavani/Icardi”
        – Ou “acho que a Juve tem algum extremo puro melhor que Salah, Mané, Dembélé, Sané, Sterling, Neymar, Mbappé ou Coman.

        Enfim, algo que me dê hipótese de refletir se realmente disse alguma coisa de errado e poder fundamentar mais caso ache que faz sentido.

        Agora comentários como esse apenas para incendiar não vale a pena.

        • SenyorPuyol
          Posted Setembro 6, 2019 at 1:46 pm

          Eu desisti de ter debates sérios consigo desde que lhe expliquei por números que houve mais rotatividade na Juve (precisamente) do que no Barça e você leu o que lhe apeteceu até chegar ao absurdo de alegar que eu dizia algo como que havia cerca de 20 jogadores do Barça com mais de 25 jogos.
          Se não conseguiu entender números, não me aventurarei nem em ripostar-lhe conceitos minimamente abstractos.
          Até porque pela amostra que está a dar, só aceitará debater os tópicos que levantou.
          O seu comentário não tem nada de errado na medida que isto que fala são apenas opiniões suas, o que me chama a atenção é a seletividade da sua análise e a forma como desenha conclusões tendo por base apenas esse selecto grupo de tópicos que escolheu.

          • coach407
            Posted Setembro 7, 2019 at 12:16 pm

            Nada contra tu achares que não sou digno de me responderes, mas, se não queres responder com comentários minimamente razoáveis, não respondas. Ninguém te obriga a achares-me digno das tuas respostas, mas caíres no ridículo só porque sim é infantil.

            • SenyorPuyol
              Posted Setembro 7, 2019 at 3:00 pm

              Não é questão de ser digno, é questão da sua incapacidade em entender e manter debates.

              Quanto a ser infantil, nada contra ?

              • coach407
                Posted Setembro 7, 2019 at 4:22 pm

                Pronto vou corrigir: sou digno, mas sou incapaz de discutir. A conclusão é exatamente a mesma: se achas que sou incapaz não respondas aos meus comentários.

      • BrunoV
        Posted Setembro 6, 2019 at 12:36 pm

        Desprezando o Atlético, o que ele escreveu não é mentira, no entanto ele despreza outras variantes que mete a Juventus à frente de um ou outro clube.

        A Juventus não é favorita nem é uma das principais a ganhar.

        O meu top 3 é Barça, Liverpool e Man. City devido à qualidade dos seus planteís.
        Depois por serem clubes eucaliptos no seu campeonato e possivelmente terem uma segunda volta mais soft meto o Bayern, Juve e PSG.
        Real e Atlético não contam para este lote de possíveis vencedores.

        • coach407
          Posted Setembro 6, 2019 at 1:35 pm

          Eu já disse várias vezes que os 3 favoritos são os mesmos do ano passado. Real Madrid, Barcelona e Manchester City.

          Juventus, Liverpool, Atletico Madrid e PSG coloco num segundo patamar.

          Num terceiro patamar coloco o Bayern, Tottenham e assim. Só colocou o Bayern nos 8 candidatos por a maioria considerá-los candidatos, no entanto não vislumbro onde são melhores que o Tottenham quanto mais que os outros.

          Como vês a minha opinião é bastante semelhante à tua. Dou mais peso ao Atletico e menos ao Bayern.

          A principal diferença é o Real Madrid. Acho estranho não incluires uma equipa com Courtois, Carvajal, Varane, Ramos, Marcelo, Casemiro, Modric, Kroos, Bale/James, Hazard e Benzema. É uma super equipa, muito experiente, campeã europeia várias vezes, um treinador que ganhou sempre a Champions, uma estrutura que venceu 3 das últimas 4 Champions. Enfim, está tudo lá e só o City e o Barça têm uma qualidade individual similar. Acho que, no mínimo, deverias incluir no mesmo patamar que a Juve, Bayern e PSG.

        • SenyorPuyol
          Posted Setembro 6, 2019 at 1:50 pm

          Se despreza outras variantes, a análise é incompleta e a conclusão mal sustentada.
          Qualquer um pode fazer isto, mas quando o user em questão adopta a mesma postura de forma consecutiva em diversos posts, trata-se de uma tentativa de impingir ideias. Apenas isso.

          • Vegeta
            Posted Setembro 7, 2019 at 9:11 am

            Subscrevo SenyorPuyol.

          • coach407
            Posted Setembro 7, 2019 at 12:24 pm

            Continua a ser incrível como não dizes absolutamente nada. Ignoro outras variáveis? Esmiuça essas variáveis ou não digas nada. Limitas-te a mandar postas…

            Este post é sobre o mercado e a construção do plantel da Juventus portanto eu analisei meramente o plantel da Juventus.

            Claro que existem outras variáveis (em que muitas a Juventus perde na mesma como o treinador) e, mas eu digo sempre que a Juventus está no mesmo patamar do Liverpool, não considero que seja o 7° ou 8° favorito. Digo sempre que só vejo 3 à frente, claramente: Real, Barça e City. A Juventus, apesar de tudo que eu disse, está no meu top 4-7, juntamente com Liverpool, PSG e Atletico.

            E não deixam ter o pior guarda-redes, lateral direito, extremo (não contando Cristiano como extremo) e ponta de lança. MESMO ASSIM, coloco no MESMO patamar que 3 dos 8 habituais candidatos e ainda à frente do Bayern portanto, apesar de tudo que eu disse, considero na mesma que está num patamar muito bom.

    • Vegeta
      Posted Setembro 6, 2019 at 12:49 pm

      Portanto achas que o Atlético de Madrid, o PSG o Bayern e até mesmo o Real Madrid tem melhor equipa que a Juventus?
      Os teus comentários são uma comédia.
      Quem tem razão é o SenyorPuyol tinhas mesmo futuro na imprensa.

  • Kuiper
    Posted Setembro 6, 2019 at 8:49 am

    Não concordo com o autor do texto. Fico muito com a ideia de que estará a querer dizer que esta é uma época de tudo ou nada, trocando até jovens com futuro por algumas estrelas

  • Kuiper
    Posted Setembro 6, 2019 at 8:59 am

    Não concordo com o autor do texto na parte onde isto é uma época de tudo ou nada. Sim, perder Cancelo e Moise Kean não é das melhores opções no clube, porque ambos têm muito futuro e já têm atualmente uma tremenda qualidade (especialmente o Cancelo), mas temos de ver as entradas. De Ligt e Rabiot são jogadores para muitos anos, Ramsey (sem lesões) ainda é jogador para uns 6 anos ao mais alto nivel em itália. Não acho que, até aqui, tenham perdido. Quanto ao Danilo a substituir o Cancelo, até pode, neste momento, não estar no seu melhor. Mas quem se lembra do Danilo do Porto? Até lhe era reconhecida mais qualidade do que Alex Sandro. Se Danilo voltar a apresentar essa qualidade, não ficaria a Juve bem servida na mesma?
    Quanto aos jogadores dispensáveis ou que a Juve tentou colocar, segundo o texto, talvez seja a parte mais errada dele mesmo. Higuain desde cedo que foi dito que iria ficar, pois é o avançado predileto do Sarri, Khedira é um pilar importantissimo do meio campo desde que chegou e o Matuidi continua a ser usado. Apenas Mandzukic e Emre Can podem ser temas de critica, pois de facto não foram sequer inscritos na Liga dos Campeões. Mas é por estes dois que a Juve tem uma gestão de all-in, sem pensar/abdicando de equilibrio no futuro? Eu não acho. Aliás, a Juve é séria candidata a ganhar a Champions e vemos, todos os anos, este projeto a melhorar como se estivessemos a falar de um clube de FM (e de um bom jogador de FM a saber gerir), tal é a facilidade que têm em fazer entrar estrelas. O dia tinha de chegar em que iam ter estrelas em excesso. Este foi o dia (época), mas, para mim, é só um sinal do quão forte está o clube

  • Vegeta
    Posted Setembro 6, 2019 at 12:58 pm

    Qual a equipa do mundo que se dá ao luxo de deixar Can e Mandzukic de fora ?
    Nenhuma.
    Na minha opinião City e Liverpool são mais fortes mas a Premier exige muito das equipas e não sei se vai acontecer o mesmo que o ano passado.
    Quanto ao Barcelona duvido muito que com aquele treinador consiga o troféu mas quem tem o GOAT pode acreditar em tudo, apesar de não pertencer aos favoritos, não só devido ao treinador mas também por ter vários jogadores que já não rendem o mesmo, (Pique, Rakitic, Busquets, Vidal e Suarez).
    As outras equipas podem lá chegar (Atlético, Real, Bayern) mas acho difícil.
    Em suma, a Juventus tem de ir a final ou meia-final este ano tudo o que não seja isto é um fiasco.

Deixa um comentário