Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Van Gaal é medíocre, destroçou o Barcelona e agora o Man United»; Guerreiro custa 12 ME; Klopp dá nega ao Marselha; José Fonte “senta” Cédric

Para os leitores que pretendem inscrever-se no nosso Fantasy da Premier League, podem ver os códigos aqui).

Até José Fonte aderiu ao Fantasy. O internacional português utilizou o Instagram para divulgar a sua equipa no jogo que está disponível no site oficial do campeonato inglês. Destaque para a presença de Cédric no banco e para forte influência do seu Southampton no elenco, com 3 elementos, incluindo o próprio, mais 5 ex-Saints: Alex Oxlade-Chamberlain, Artur Boruc, Rickie Lambert, Morgan Schneiderlin e Dejan Lovren.

Concorda? – Hristo Stoichkov, antigo craque do Barcelona e um dos melhores jogadores do Mundo na década de 90 lançou duro ataque a Louis van Gaal, e aconselhou Pedro Rodríguez a não juntar-se ao Man Utd. «[Van Gaal] faz os jogadores sofrer. Como foi um futebolista medíocre, está a destroçar todos os jogadores, basta ver aqueles que saíram dos seus clubes por causa dele. Primeiro destroçou o Barcelona, agora gastou 200 milhões no Manchester United e no primeiro jogo na Premier League esteve desastroso. Ganhou 1-0 com um golo na própria baliza e está contente. Se Pedro for para o Manchester United deixa de ser futebolista. Oxalá me possa ouvir e diga que fica no Barcelona», disse o antigo internacional búlgaro.

Com a possível saída de Digne para a Roma o campeão francês está no mercado por um lateral – Raphaël Guerreiro é um dos alvos do PSG para o que resta do Defeso. O internacional português é visto como um boa solução para o lado esquerdo da defesa, mas o Lorient já fez saber que só deixa sair o esquerdino por 12 milhões de euros. «Expliquem-me a razão do Raphaël não valer 12 milhões, quando andam a pedir 25 pelo Digne e Kurzawa? Os doze milhões parecem-me um valor justo», disse Loïc Féry, presidente do Lorient, ao L’Equipe.

Villas-Boas e Zidane também tem sido associados ao clube gaulês – O Marselha está no mercado por um substituto de Bielsa, que se demitiu depois de ter perdido na 1.ª jornada da Ligue 1, mas já levou uma nega. Os marselheses tentaram a contratação de Jurgen Klopp, no entanto o alemão rejeitou o convite. «O Marselha mostrou grande interesse, mas Jurgen [Klopp] entendeu que não chegou o momento para voltar a treinar», afirmou Marc Kosicke, assessor do treinador alemão, ao jornal Bild.

0 Comentários

  • Costa
    Posted Agosto 11, 2015 at 9:57 am

    Concordo plenamente! Ainda digo mais, este senhor devia estar por gestão danosa (não de empresa, mas de plantel)!

    Um senhor que chega ao Man Utd a embirrar com o sistema com 3 centrais, e afirmou que ia demorar o seu tempo a implementar e que a direcção tinha compreendido, aí uns 3 jogos depois mudou para o normal sistema de 2 centrais… what!?

    Um senhor que dispõe de uma equipa com elementos como Di Maria, Falcão, Van Persie. Rooney, Valencia, etc… Mas nenhum lhe chega..

    Assim, mandou toda a gente embora e agora sim, acredita-se que com Depay a equipa esteja muito melhor. Não digo que seja um mau jogador porque não o é, mas comparativamente com a equipa anterior, mandar aqueles elementos embora para ir contratar depay's tenham paciência…. Sublinho para o facto dele ser bastante bom jogador, mas pronto..

    Lembro-me o ano passado que o Rooney estava prestes a passar um record qualquer de golos (agora não me recordo se era da liga Inglesa ou do próprio Man Utd, mas também não interessa para já), e o Senhor Van Gaal conseguiu mete-lo a jogar a médio defensivo -> CORAGEM!

    Estou revoltado porque é a minha equipa em Inglaterra desde que me lembro de ver futebol…

    • Costa
      Posted Agosto 11, 2015 at 10:10 am

      *devia estar preso por gestão danosa..

    • Miguel
      Posted Agosto 11, 2015 at 10:10 am

      So o comentario a cerca do depay era escusado, ate porque valencia e young são bastante inferiores a ele

    • Xaimito
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:20 am

      Imagine se o Mourinho com esse plantel. E vou mais longe, acho que até vilas boas ou Vitor Pereira (Jesus acredito que não) fariam melhor trabalho.

      Um á parte, gostava de ver herrera e alex Sandro no United..

    • João Rodrigues
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:42 am

      O united tb e uma equipa que admiro imenso a minha segundo equipa favorita seguida do meu Sporting.
      Em relacao aos 3 centrais foi uma tatica que poucos resultados, mas tambem houve muitas lesoes na defesa aquilo de jogar com o mcnair e etc foi algo que ja se sabia que ia ser dificil ganhar jogos.

      Quanto a falcao todos vimos que teve imensas oportunidades mas ele nao se esforcava o minimo.
      Di Maria ainda fez uns bons jogos mas na hora de defender nao era aquele interior esquerdo do Real Madrid, depois comecou a ir para o banco e o rendimento foi cada vez pior.
      O valencia e um bom jogador nao um grande jogador. E o RVP teve imensas lesoes.
      O rooney é pau para toda a obra pela sua garra ate a guarda redes jogava se fosse preciso.
      Nao querendo defender Van Gaal que até fez uma primeira epoca decente tendo em conta tudo isto. Esta temporada vai ser decisiva senao vingar penso que Guardiola pode ser o senhor que se segue.

      Mas para este ano ainda falta 1 Pl e um central para este united. Para mim adorava ver Kane e Otamendi ou Varane.

      PS fala-se em biglia para o united quando temos Scheneiderlin,Schweinsteiger, Herrera, Carrick(que ainda pode sair) e Fellaini nao faz muito sentido contratar biglia

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:01 pm

      Xaimito, nem se notou que és portista.Porque não Jesus? Já demonstrou ser um grande treinador. Herrera no United? Para quê? Ficava todo feliz de o despachar, mas já la têm um herrera melhor e nem é indiscutível. Alex sandro para quê? Com Shaw, Rojo e Blind?
      -Cabeço

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:23 pm

      Sim, porque arrumar os estilhaços que o Moyes deixou é tarefa que dois braços resolvem num dia.

      HCaulfield

    • Costa
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:49 pm

      Eu referi que o Depay é um bom jogador, não estou nem pouco mais ou menos a desvalorizar o jogador!

      Relativamente ao Moyes ter deixado o Man Utd de rastos, é verdade que não é fácil de recuperar, mas acho que 200M em investimento deveria resolver para um bom treinador…

      É que este ano já nem existem as desculpas do "primeiro ano" do "consolidar processos"…

      Dá-me a sensação que o treinador do Man Utd, independentemente dos jogadores que tiver, não vai fazer rigorosamente nada…

      Falcão teve muitas oportunidades mas não se esforçava (isso não é ajudado com o treinador? Vamos ver o decorrer da época com o Mourinho), Di Maria fez bons jogos mas depois a defender já não era a mesma coisa.. Concordo, e isso não é trabalho de casa?

      O Rooney jogava a GR se for preciso, o que demonstra a qualidade e garra do jogador, ainda me lembro de o ter ido ver a Braga quando o Man Utd lá foi jogar e é incrível o homem a correr os 90 minutos sempre a bater km's (e não é só correr… corre, mas corre bem!). Mas digam-me uma coisa, eu não critiquei o Rooney.. Faz sentido ele jogar a médio defensivo? Ir buscar o jogo aos centrais e distribuir para um Herrera como se viu o ano passado? Jogar ao lado do Blind? Sinceramente….

      Eu assim também sou treinador, vou para uma equipa e troco as posições todas, depois digo que o Di Maria não me serve, o Van Persie não serve, o Rooney tem de estar na primeira fase de construção de jogo…

      Gostava de ver o Sir Alex Fergunson a mandar embora estes jogadores em vez de os aproveitar…

      Aliás, arrisco a dizer que com o Sir, aquela equipa este ano era candidata pelo menos a ir à final da Champions… Este Man Utd? Vamos ver se consegue passar os grupos…

    • João Rodrigues
      Posted Agosto 11, 2015 at 3:17 pm

      Mas o Sir Alex para mim sera sempre o melhor Treinador/Manager que o Manchest united poderia ter. Ele tomava conta de tudo ele sabia tudo sobres os jovens que eram contratados. Nao tenho duvidas com as equipas que ouveram depois de ele se ter reformado tinham todas lutado pelo titulo ate ao ultimo dia. E nunca viamos atitudes como o di maria ou o falcao porque ai nunca mais jogavam

    • Costa
      Posted Agosto 11, 2015 at 3:43 pm

      Concordo a 100%

      É difícil encontrar um 2º Sir Alex porque provavelmente só existe um desses em cada milénio, no entanto, e reforçando a minha opinião, o Luis Van Gaal é um treinador fraco demais para o Man Utd e para qualquer grande na europa por motivos já referidos aqui, é muito conflituoso, é muito casmurro, arranja discussões com toda a gente, etc etc…

      Um ponto que eu acho dos mais importantes hoje em dia, não só no futebol como em qualquer desporto ou qualquer empresa até, a motivação dos funcionários é um ponto fulcral no rendimento de qualquer função. O Mourinho ganhou o que ganhou precisamente porque é um génio neste aspecto, o Sir Alex Fergunson exactamente a mesma coisa, e há outros que também são bastante bons nisso, como por exemplo o treinador do atlético de madrid.

      Caso tenhas uma equipa motivada, consegues espremer tudo o que quiseres dos jogadores e até mais ainda, e eles vão fazê-lo com todo o prazer do mundo, és conflituoso, acabas por ficar com toda a gente revoltada na tua equipa e podes ter o cristiano ronaldo e o messi porque eles não vão render…

      Um ponto para provar isto é a forma do falcão, ele não perdeu qualidade nem desaprendeu. Um avançado com a qualidade dele não é uma questão de mudar de campeonato e não se adaptar porque, jogadores como ele, não caiem em histórias de adaptação na minha opinião, o problema é a cabeça dele que deve estar com uma nuvem daquelas bem negras!

  • Leão das Avenidas
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:00 am

    Por acaso gosta de ver Klopp a pegar no Marselha e a devolver ao clube alguma da glória que ultimamente não tem tido. Todavia, era um projecto arriscado e deve estar a guardar-se para um dos gigantes de Manchester.

    Pedro no United vai perder-se, tal como Di Maria. A sair, que vá para um clube onde consiga jogar com mais regularidade. Banco por banco mais vale ficar onde está.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:28 am

      Espero que tenha razão! Klopp sempre me pareceu um treinador à imagem do United e que podia ser o verdadeiro sucessor de Sir Alex.
      Vamos aguardar!
      MCastru

  • Kafka I
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:06 am

    Ao dia de hoje não sei como qualificar o Van Gaal, pois digamos que já fez literalmente tudo, ou seja, já roçou a genialidade no seu estado mais puro, como já roçou a pura mediocriade

    Fazendo um resumo rápido da sua carreira:

    – Ajax é talvez das maiores (senão mesmo a maior) obra prima de um treinador, e ainda hoje é de longe o seu melhor trabalho, aquele Ajax encantou o Mundo, era um rolo compressor e tudo isto com uma serie de MIUDOS (o João Dias teria delirado com este Ajax, ah não espera que eles não eram Portugueses ehehe), ao ponto de ser ainda hoje a equipa com a média de idades mais baixa de SEMPRE a vencer a Champions e duvido que algum dia este recorde seja batido

    – Barcelona, para mim fez um bom trabalho, em 3 épocas venceu 2 campeonatos e 1 Taça a um Real Madrid que nesse periodo venceu 2 Champions League e para mim tinha melhor 11 titular que o Barça, na minha opinião

    – Holanda, aqui começa a "queda" ao não se apurar para o Mundial, e se ficar atrás daquela Selecção de Portugal não veio mal nenhum ao Mundo, tinha obrigação de ficar em 2º à frente da ….Rep Irelanda e não conseguiu, portanto um mau trabalho

    – Barcelona, bem esta 2ª passagem foi má demais para tecer algum comentário

    – Alkmaar, não acompanhei ao pormenor esta fase dele, mas se tivermos em linha de conta que o Alkmaar é um clube pequeno e ele conseguiu ser campeão, algum mérito ele teve de ter

    – Bayern Munique, aqui considero que fez um bom trabalho, pois lançou as bases do grande Bayern actual e acabou por ser ele a ressurgir o Bayern que andava um pouco adormecido internacionalmente (já não iam a uma final da Champions desde o inicio do século), portanto qualifico como um bom trabalho

    – Holanda, bem aqui sei que muitos vão dizer que teve sorte (e é verdade, teve alguma), mas também como todos nos lembramos no inicio do Mundial esta Holanda era considerada a pior Holanda dos ultimos 40 anos (e eu concordo, do ponto de vista individual desde 74 até 2014 esta Holanda de 2014 foi de longe a pior de todas), e conseguiu um 3º lugar no Mundial, pelo que com sorte ou sem ela, tem de ser considerado um excelente trabalho

    – United, bem aqui tem sido outro trabalho para esquecer, o United derrete milhões e milhões e não apresenta uma ideia de jogo, nada de nada, a táctica do United é "chutão para a frente", e isto é INADMISSIVEL numa equipa que derrete milhões atrás de milhões de libras

    • Awesome_Mark
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:11 am

      Sou dos que com menor certeza pode falar acerca dos seus trabalhos, visto que comecei a acompanhar o futebol de forma mais assídua exatamante a partir do Mundial 2014 (coincindindo com o conhecer do Visão de Mercado), onde a meu ver foi mesmo o melhor treinador da prova, atendendo às armas que (não) tinha e à forma como foi superando barreiras. Aquilo não foi sorte. Antes disso, para teres uma noção, a única memória que tenho dele é aquela final da Champions perdida de forma indiscutível para o Mourinho. Mais do que Van Genious, parece-me ser um Van Chameleon. E para essa "instabilidade" há dois fatores que me saltam à vista:

      .Taticamente: a obsessão pelos 3 defesas, algo que obviamente não vai correr bem em todos os lugares, e a mania de constantemente estar a exprimentar jogadores a posições contrárias às de origem, e onde melhor demonstram os seus atributos;

      .Socialmente: é demasiado autoritário, mas sobretudo apresenta uma facilidade incrível em construir antipatia com muitos dos seus pupilos.

      Robert Enke – Uma Vida Curta Demais. Não sei se tiveste o privilégio de ler a biografia do ex-gurada-redes do Benfica. Se não, fica a sugestão. Fala de todas as fases do alemão, das passagens por todos os clubes (outro apaixonado por Lisboa) e da forma como desenvolveu a depressão que infelizmente culminou no seu suicídio. Após a leitura do livro, a estadia em Barcelona é um dos capítulos que mais marcam qualquer leitor. E nele fica patente a personalidade complicada do Van Gaal. Que à partida tinha em Enke o número 1 da baliza, e ainda na pré-época muda de ideias e dá a titularidade ao jovem Valdés. E que não teve o mínimo problema em "eliminá-lo" das contas depois de uma exibição menos conseguida para a Taça diante do modesto Novelda (3ª divisão) e que culminou na eliminação dos catalães, numa partida em que todos estiveram mal mas o holandês não teve dificuldades em crucificar o alemão. A partir daí foi tratado com enorme indiferença e não houve a mínima preocupação do treinador em proporcionar-lhe uma saída condigna.

      Acredito que como esta, existiam várias outras "históriazinhas", e que impedem que as equipas de Van Gaal apresentem-se sempre na plenitude das suas capacidades, pois de resto, existem claros méritos ao longo da sua carreira. Por exemplo, isto de mandar o Valdés para os B's em Manchester não passa de um deja-vu. Visto que nessa mesma temporada, em que o espanhol supostamente é colocado à frente de Enke nas preferências para a baliza, de um momento para o outro é mandado para a equipa mais jovem porque deixa de ter lugar. O Victor naturalmente não aceitou de bom grado essa mudança abruta de planos, juntando-se assim ao lote de excluídos do técnico.

    • Kafka I
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:45 am

      Awesome

      Concordo inteiramente com a tua perspectiva, a sua teimosia extrema e o ser demasiado autoritário, leva a que seja "fácil" criar um mau clima no balneário, e isso é meio caminho andado para o insucesso

      A questão tactica também é outra, por vezes parece um treinador um pouco desactualizado, posso estar errado mas pelo menos no United tem parecido um pouco fora de contexto por assim dizer

      Relativamente ao livro do Enke de facto não li, mas vou seguir a sugestão sim :)

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:10 pm

      Van Gal está mais que ultrapassado toda a gente fala do mundial 2014 que ficou em 3º mas sejamos sinceros o único jogo em que esteve bem foi na goleada à Espanha, depois foi vitórias sofríveis contra Austrália e Chile na fase de grupo.
      Nos oitavos de final contou com ajuda de Pedro Proença para vencer o México, nos quartos de final venceu nos penaltis a Costa Rica e nas meias de final perdeu nos penaltis, no 3/4 lugar venceu o Brasil desmotivado animica e fisicamente devido ao jogo contra a Alemanha.
      Com muito menos recursos o Selecinador da Costa Rica fez um melhor trabalho.

      Ass: André

    • PedroCastela
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:14 pm

      Excelente comentário Mark. Deu prazer beber a informação dessa tua visão e a forma como a sustentaste.
      Acredita que ninguém diria que apenas vês futebol de forma regular há apenas 1 ano.
      Obrigado!

    • Ruben
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:15 pm

      O United até teve bons períodos na época passada. Foi mais no início do ano que o futebol era mau. Mas sim, para a equipa que tinham exigia-se muito mais

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:21 pm

      Kafka

      Subscrevo o teu comentário.
      Mas só não concordo com o tempo do Barça porque apesar de ter ganho duas ligas a equipa jogava um futebol de extremos tanto um jogo fantástico como um sofrivel logo a seguir,desliguei me do Barça graças a ele não aguentava a embirrações dele.
      Quanto ao Ajax foi a única equipa da historia invicta e vencedora de todos os troféus.

    • Awesome_Mark
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:26 pm

      Não deixo de ficar surpreso ao reparar que não são tantas assim as pessoas familiarizadas com o livro. Até porque quando saíu em 2012, lembro-me de ser um dos best-sellers da FNAC. Se houver realmente interesse da tua parte, e até por seres de Lisboa (calculo não estar enganado aqui), não deverá ser difícil encontrá-lo. Só te posso dizer que é absolutamente contagiante, e coloca-nos como nunca na posição do jogador de futebol e da pressão que é corresponder semanalemente à expetativa de milhares e milhares de adeptos que se encontram mesmo aí nas bancadas de um estádio. Deixo aqui um cheirinho àqueles que estiverem interessados em ficar a par da história:

      "Uma Vida Curta Demais revela-nos o mistério da morte de Robert Enke. É uma notável reconstituição de uma vida onde a depressão foi sempre escondida, onde os ataques de pânico eram combatidos jogo a jogo. É uma história de infortúnios, jogadas sujas de bastidores, onde vemos desfilar os participantes involuntários no drama, de José Mourinho a Vale e Azevedo, de Louis Van Gaal a Jupp Heynkes. Mas é acima de tudo a história de alguém que todas as semanas, em estádios com milhares de espetadores, se sentia o homem mais solitário do mundo – e que durante cada jogo tentava apenas não pensar na angústia que o dominava, na vida de segredos, na filha que em tempos perdera…"

    • Madrugadas
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:33 pm

      Só gostava de referir que por exemplo, o Jesus ainda é mais arrogante e autoritário, e não é por isso que deixa de ganhar…acho sim que essa "estratégia" não resulta em todos os clubes nem tão pouco com toda a gente, mas aí a culpa não é dele, quem o contrata já sabe o que vai ter e tem de perceber se os seus jogadores responderão bem ou não…

      Acho que o Sr fez um trabalho genial na Holanda, mostrou que há mais para além do 4x4x2 e do 4x2x3x1 à semelhança do que a Itália fez com o 5x4x1 e qualquer treinador que tenta mudar assim drásticamente as coisas, principalmente em clubes/seleções que só conhecem essas táticas padrão, é complicado e leva tempo, aliás passar de 4x3x3 holandês para o 3x4x3 utilizado (com as devidas nuances, claro) também foi complicado, mas considero que o que ele está a fazer ao derreter milhões, basicamente, é a contratar jogadores que se podem adaptar a ele e às suas características e modelo de jogo.

      O Depay, o Bastian (que não era médio até ele aparecer no Bayern) desfez-se do Di Maria que não via a ideia dele, o Shneiderlin, são tudo jogadores que ou já jogaram para ele ou, curiosamete, para um holandês, não sei se por curiosidade, mas ele está, na minha opinião, na fase da tentativa erro.

      Agora se os adeptos do Man Utd lhe vão dar o tempo que ele precisa ou não, isso já é outra coisa, mas se o Wenger tem esse tempo, ele também devia ter, não nos podemos esquecer que, depois da época miserável do Moyes, ele conseguiu apuramento para a Champions, mudando tudo…

      Só para terminar e pegar na questão de usar jogadores fora de posição, eu olho para Alaba (Bayern) e Blind e vejo claramente outra coisa, vejo jogadores que seriam medianos na posição "original" e que, neste momento, se tornaram em talentos que serão, em breve, os melhores do mundo na sua posição, no caso do Alaba até acho que já é…portanto não vejo que seja por aí, acho sim que se trata de uma fase de adaptação, não só ao seu modelo de jogo, mas também à sua maneira de ser e agir.

    • Awesome_Mark
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:40 pm

      Não concordo Ruben. A última temporada foi marcada por períodos de inconsistência em todos os candidatos para além do Chelsea.Tanto City, Arsenal, United e Liverpool limitaram-se a fogachos de bom futebol. Uns maiores do que outros. No entanto, e cingindo ao aspeto exibicional, os Red Devils foram quem a meu ver viveu um período menos duradouro desse bom futebol, apesar de terem ficado à frente do Liverpool. Diria que em apenas uma dezena de jogos valeu realmente a pena ver a equipa. Isto num universo de 38 jornadas. E o final também não foi nada famoso, somando apenas 5 pontos nos últimos 18 possíveis.

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:58 pm

      Para mim não há dúvida nenhuma. Como alguém que já vê futebol desde 97/98 e que pesquisou muito sobre o Ajax, Van Gaal é dos melhores treinadores de sempre. As circunstâncias dos clubes a que se juntou não lhe permite ter um curriculo fantástico mas merece todos os elogios que lhe vou dar e mais.

      Todos os treinadores com uma carreira tão grande como a do Van Gaal têm anos menos bons. É absolutamente normal. Até o Clough teve o seu Leeds. Até o Ferguson esteve a uma derrota de sair do United.

      Vou tentar descrever a passagem de Van Gaal pelo Ajax mas as minhas palavras provavelmente não vão ser suficientes por isso desde já recomendo a quem tiver tempo que vejam um documentário do Ajax de Van Gaal ou façam até uma pesquisa rápida na wikipedia para terem uma melhor ideia do que se passou na altura.

      Na altura, não foi apenas ganhar a liga dos campeões com a equipa mais jovem de sempre (nunca vai ser batido) foi fazê-lo jogando futebol inovador e revolucionário e as influências deste Ajax ainda se notam no futebol nos dias de hoje. um pouco como o Barça de Pep. Não foi apenas ganhar, foi a forma como ganharam. Apenas o trabalho de Van Gaal no Ajax era capaz de o colocar lado a lado com os melhores treinadores de sempre mas juntou a isso um trabalho inacreditável no AZ (que não tem o reconhecimento que merece), um trabalho fantástico no Bayern e bons trabalhos no Barça (primeira passagem) e na Holanda. A segunda passagem no Barça foi uma pedra que ficou no sapato do General.

      Mete-me muita pena que treinadores como Van Gaal (ou Wenger, por exemplo) não tenham o reconhecimento que merecem, não só como treinadores de futebol mas como revolucionários do futebol. Fora de campo, ambos estes treinadores revolucionaram sistemas de treino e de alimentação dos jogadores, juntando resultados muito bons.

      Van Gaal mantém-se como um dos únicos treinadores que ganhou a liga em todos os clubes que esteve e não tenho dúvidas que se lhe derem mais três anos, vai transformar o horrível United de Moyes, na melhor equipa inglesa e uma das melhores da Europa. Não merece as críticas que tem recebido quanto ao trabalho feito no United. Há treinadores que ficam na história não pelo o que fizeram para um clube mas pelo o que fizeram para o futebol em geral.

      Cumps

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:58 pm

      Essa comparação com o Jesus não tem sentido.Fácil ser se arrogante e autoritário com miúdos ou jogadores que ainda não são nada no futebol mundial ser se assim com jogadores de topo com outro carisma é outra coisa.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 1:48 pm

      Awesome Mark, não conheço o livro mas agora certamente que foi procurar, também foi feito um documentário fantástico sobre o Enke que vi há uns anos em espanhol mas agora só encontro em alemão.
      Faz mesmo pensar que lidar com tanta pressão e no meio de milhões a gritar por nós estarmos sós. se encontrarem vejam até ao fim porque dá uma grande visão sobre a depressão.

      RREB

    • Awesome_Mark
      Posted Agosto 11, 2015 at 2:08 pm

      Obrigado eu pelo elogio PedroCastela.

    • Kafka I
      Posted Agosto 11, 2015 at 2:15 pm

      diogoribeiro

      Reitero a tua admiração pelo Ajax de Van Gaal, pois nutro a mesma admiração que tu por essa equipa fantástica, e desde que vejo futebol (fim da década de 80 inicio de 90) continua a ser a equipa que mais prazer e gosto me deu ver jogar …aquela equipa valia cada minuto dos 90 que se perdia a vê-los jogar e ainda hoje de quando em vez revejo alguns jogos (ou parte dos mesmos) dessa equipa, que vou conseguindo descobrir na net

      Não estou a dizer que foi a melhor, nem quero entrar por ai…mas para mim foi e ainda é ao dia de hoje, a que mais prazer dava ver jogar, nem o Barça de Guardiola, o Barça de Cruyff (e o Barça até é a minha equipa favorita a seguir ao Benfica) me fizeram desfrutar tanto do jogo como esse Ajax

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 2:32 pm

      Diogo

      Calma não fizeste bem o trabalho de casa porque essa forma de jogar isto e aquilo foi o Cruyff que o fez no Ajax e depois no Barcelona.
      O Van Gaal acho que ainda foi assistente do Cruyff no Ajax no ultimo ano do Cruyff.
      Foi assistente do Leo Beenhakker e depois foi o treinador principal e jogava com o modelo deixado pelo Cruyff e jogadores que tinham jogado para o Cruyff,no Barça toda a forma de jogar actual tem as bases do dream team do Cruyff não é nada do Van Gaal.
      Fez um grande trabalho no Ajax que fez mas de aí a ter sido inovador e dos melhores de sempre ainda vai um caminho muito longo.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 3:54 pm

      O melhor é muito subjetivo tem haver com o contexto das épocas.
      Essa do Ajax é das minhas preferidas também mesmo a que ganha a Uefa do Bergkamp era fantástica.
      Dos últimos 30 anos as equipas do Liverpool fim de 80 o Dream Team e esse Ajax foram as que mais gostei e vibrei.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 4:15 pm

      Nem tão pouco tu, Filipe Ribeiro, fizeste um bom trabalho, porque essa forma de jogar foi primeiramente implementada por Rinus Michels, mas o que é que isso interessa, o futebol naturalmente evolui em constância com os tempos, é um desporto empirista num mundo em aprendizagem.

      HCaulfield

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 5:24 pm

      Que Rinus Michels mas vais me ensinar sobre historia do futebol?
      Primeiro o Michels saiu em 71 o Ajax ganhou mais duas taças dos campeões europeus sem ele depois o modelo de jogo do Ajaxmudou completamente no fim dos 70 inicio de 80 até o Cruyff ter pegado na equipa e ter começado a jogar em 3-4-3 com a forma de jogar que é tanto dele como do Michels porque vai ver a Holanda de 88 se jogava da mesma forma.
      Isto de ires ao wikipedia não te conta a historia toda.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 9:36 pm

      Caríssimo, cometi o escrúpulo de esquecer que com um historiador futebolístico estava a lidar, cônscio que toda a especulação intelectual seja factual e imutável. Carissimo, isto não se trata de táticas nem de homens de botas da tropa e meias arregaçadas, trata-se dum exercício mental de índole elementar, quase infantil. Se eliminas todo e qualquer fruto do que van Gaal apreendeu dos mecanismos deixados por Cruyff, também terás, tu, de fazer o mesmo exercicio quando ao Cruyff treinador que muito absorveu das ideias de seu mestre e por aí fora, até chegares às raízes do que ao futebol concerne e se mais ávido ainda te demonstrares, descobrirás a verdade absoluta de tudo que te circunda. O treinador holandês teve total mérito das suas conquistas e ultraje é dá-los a outros.

      HCaulfield

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 10:09 pm

      Mas o que tem haver ter sido influenciado com ele ser o inovador?
      Para isso o Rinus também não foi inovador porque aprendeu da escola hungara.
      O que disse foi que o sistema e modelo já lá estava pelo Cruyff de 85 a 88 o Van Gaal ainda foi adjunto dele e continuou o trabalho dele tem muitos méritos mas não foi inovador.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 10:29 pm

      Exacto daí eu ter dito para ires à raízes da coisa. O projeto sempre foi fazer da baliza conjugue da bola, o método foi o que variou durante os tempos consoante o nivel de captação de cada qual e as variantes que jogo manifestou. van Gaal absorveu ideias como todos o fizeram. Não o apregoo como um ousado revolucionário, antes como um discípulo, um bom discípulo, do futebol visto como arte e o seu Ajax a seu lavor se deveu. O que fez foi adoptar e promover o progresso duma filosofia e os resultados que obteve foram gloriosos e na teimosia que muitas vezes o acusam de possuir, encontrou uma virtude. Um bem haja, caríssimo.

      HCaulfield

  • Tpds
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:07 am

    Gostava de ver o Raphael Guerreiro no FCP para substituir o Alex Sandro.
    12M parece um valor acessível que pode ser negociado com cedência de algum jogador ao Lorient e compra de 75% do passe.
    O outro defesa seria o Tiago Ilori que considero uma hipótese mais difícil e irreal.

    • Invictus
      Posted Agosto 11, 2015 at 10:26 am

      Temos 3 defesas esquerdos(sendo que J.Angel deve sair) e ainda querias outro?
      Cissokho vai custar 2,5m e é mais completo na minha opinião, pois defende muito melhor.
      Quanto ao Llori gosto bastante dele e espero que um dia venha para o FCP, mas a prioridade é Rudiger, para ja é o melhor central ao alcance do FCP.

      Para finalizar dizer que Lamela volta a ser associado ao FCP, dizem que o negocio se vai fazer por 7,5m. Lucas Lima cada vez mais longe…

    • Tpds
      Posted Agosto 11, 2015 at 1:35 pm

      Eu disse para substituir o Alex Sandro! Ou seja, o Alex Sandro deverá sair, J. Angel também poderá sair e Cissokho está como empréstimo e o FCP podem nem querer accionar o direito de compra. Por isso a posição de defesa esquerdo no FCP é a maior incógnita a meu ver (apesar de termos 3 jogadores). Infelizmento, acredito que Alex Sandro poderá renovar para sair ainda este mês.

      Falam em muitos clubes para o Alex Sandro desde Atlético Madrid, Juventus, Chelsea, City, PSG. Não me acredito que City precise dele, e duvido que consiga a work permit para ingressar no Chelsea neste momento. A Juve não quer investir 30M e não acredito que o Atlético também invista. Por isso é que o assunto Alex Sandro ainda não está bem definido e o FCP fez bem em precaver-se com uma opção de baixo risco, como foi o empréstimo do Cissokho.

      É provável que o Cissokho seja mais completo, mas graças à sua experiência. O Raphael tem tudo para evoluir da mesma forma que o Alex Sandro evoluiu quando veio para o FCP.Além de ter a vantagem de ser jovem e ser português.

      Ilori é impossível por causa da cláusula do Sporting. Rudiger parece-me irreal neste ano devido ao seu preço.

      Lamela por 7,5M era já sem pestanejar, mas também não me acredito. Tudo irá depende das vendas de Quintero e Adrian. Se forem bons negócios, o FCP poderá ter maior margem de manobra para investir num médio criativo…Se forem apenas empréstimos, não acredito que venha mais alguém de qualidade para o onze titular.

    • Luke Van Diesel
      Posted Agosto 11, 2015 at 4:22 pm

      O Alex Sandro não vai para o Chelsea coisa nenhuma. Baba está confirmado.

    • Tpds
      Posted Agosto 11, 2015 at 4:55 pm

      Só vendem o Baba por 30M. Ora entre dar 30 M por Alex Sandro ou Baba, penso que Alex Sandro seria aposta mais segura. Acho que o Chelsea precisa de um DE para lutar com Azpilicueta pela titularidade, não sei se o Baba poderá fazer isso.

      Mas como já disse, não acredito que este ano o Alex Sandro vá para Inglaterra devido ao work permit.

  • PedroCastela
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:12 am

    Eu concordo só em parte com o Stoichkov. Em parte, porque apesar de achar que o Van Gaal é do mais fraco que pode haver em equipas grandes, também não o acho medíocre.

    Parece-me um louco varrido, que por vezes resulta (Ajax e Holanda), mas que o seu feitio difícil e lunático condiciona a sua qualidade e estabilização em certos (maioria) clubes.

    Deste post, relembrei também o jogador que era o búlgaro.. Fantástico! Deixou saudades..

  • Anónimo
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:13 am

    Van Gaal está desactualizado com o futebol actual

    Permitam-me um off- tpic, Dana White já marcou o combate do ano Aldo e McGregor vão lutar no dia 12 de Dezembro no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas.

    Ass: André

  • Ricardo Ricard
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:21 am

    Foi mais ou menos o que eu disse há pouco tempo e fui criticado…

    Há treinadores que continuam a ser Deuses devido ao que fizeram há 500 anos e a gozarem de um estatuto ridículo,assim como também existem jogadores que continuam a ter mercado e a ganharem vários milhões apesar de já não jogarem nada.

    • Virgolino
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:31 am

      Concordo, Mancini, Ranieri, Benítez… Só pensar que o Klopp está livre…

    • J_daniel
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:45 am

      Não ponhas o Ranieri aí!!!

    • Galileu Galilei
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:57 am

      O Klopp tá livre porque quer… não lhe apetece treinar.

    • Pedro, o Polvo
      Posted Agosto 11, 2015 at 1:34 pm

      Van Gaal > Benitez > Ranieri > Mancini .. Não misturem as coisas, cada treinador tem a sua história, os seus sucessos e insucessos .. É demasiado redutor definirem esses treinadores assim como estão a fazer.

      Van Gaal, não precisa de introduções, é um mestre no que faz .. Tem uma personalidade demasiado conflituosa mas para mim, não deixa de ser dos 10/20 melhores treinadores da actualidade.

      Benitez, não é o meu treinador predilecto, mas já conquistou títulos importantes e lembro-me dos seus tempos de Premier League, qd a par de Mourinho, trouxe processos e métodos de trabalho que colidiram com os habituais britânicos (já na altura, bastante ultrapassados). Agora no RM, tem tudo para conquistar mais uns títulos – por exemplo, imaginem que ganha a Champions, o que não é assim tão improvável, provavelmente toda a gente já vai começar a dizer que é um treinador de topo mundial..

      Rainieri, teve bons projectos para os mais atentos e abriu caminho a outros treinadores com o desenvolvimento de uma série de jogadores, apesar de ser considerado e justamente o "eterno segundo".

      Mancini, este sim, não vejo grande qualidade, apesar de por vezes até ter um surpreendente acerto na abordagem ao mercado!

      Portanto, treinadores completamente diferentes, com méritos e qualidades díspares mas que merecem o nosso respeito.

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 11, 2015 at 3:32 pm

      Custa-me perceber porque é que o Van Gaal é um dos melhores treinadores da actualidade.Antes de vir para o Manchester teve anos onde só fez 26 jogos pela Holanda,na ultima época gastou vários milhões e deixou o United em 4º lugar com um futebol horrível em muitos jogos,esta época voltou a gastar vários milhões para ganhar 1-0 ao Tottenham em casa com um auto-golo e um futebol a roçar o miserável!

  • Awesome_Mark
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:21 am

    Se a Premier League é a melhor liga do mundo, o fantasy então é o melhor jogo interativo atualmente à disposição do público. Essa equipa do José Fonte não creio que tenha pontuado tanto na primeira jornada, mas notam-se claramente algumas tendências. Já eu dou-me por satisfeito pela classifcação nesta minha jornada inaugural, e primeira de sempre. Até ao sabado as coisas estavam negras, mas o Coutinho e o Kompany lá salvaram-me a vida. Terminei na posição 109 da Liga Visão de Mercado, num universo de centenas e centenas de participantes. Curiosamente, somei os mesmos 44 pontos (o primeiro leva 67) que o Kacal, que de resto foi dos poucos que consegui reconhecer. A minha estratégia foi bem simples. Reunir o máximo de talento no 11 e comprar o mais barato possível para o banco. Ainda tenho que adicionar o Aguero e o Alexis ao elenco, que como já esperava, não foram titulares na estreia. Está a ser uma experiência entusiasmante e desejo a maior das sortes a todos os participantes. E que no final, naturalmente, ganhe o melhor. E que o melhor seja eu eheh.

    • Diogo Faria
      Posted Agosto 11, 2015 at 10:45 am

      A defesa do Chelsea esta semana lixou-me, Ivanovic e Terry juntos só 1 ponto, e ainda tinha o Coleman que nem 1 pontos somou. Foi eliminado do Mata-Mata, mas continuo na Liga.

    • Rodrigo
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:06 am

      27 pontos apenas … O Coutinho lá me safou porque de resto muito mau .. Chelsea e Arsenal não me ajudaram nada.

    • Rodrigo
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:37 am

      Afinal fiz 35, pois esqueci-me do Berahino e do Sagna que entrou devido ao Gibbs não ter jogado.

    • Awesome_Mark
      Posted Agosto 11, 2015 at 1:18 pm

      Eu também fui tramado na defesa mas pelo Courtois e pelo Bellerin. O primeiro até acumulou pontos negativos enquanto que o segundo nem calçou. Colocar o Hazard a capitão foi um erro. Para além do Kompany e do Coutinho, o Clyne foi também quem se portou muito bem. Sobrevivi ao Mata-Mata, ganhando a um tal de Ketchup Squizzers. Após este primeiro contacto, acredito que posso somar ainda mais pontos nas próximas jornadas e quiça ganhar nesse sistema de eliminatórias.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 2:39 pm

      Inscrevi.me agora…os pontos que fiz na 1a jornada contam?

      Vitorimo

  • João Dias
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:29 am

    O Van Gaal é um dos melhores treinadores de sempre. Só não vê quem não quer.

    Aquilo que ele fez no Mundial 2014 está ao alcance de muito poucos. Ele pegou numa das mais fracas seleções holandesas e levou-a 3° lugar.

    Por exemplo, o Van Basten com uma seleção muito superior, nunca consegui chegar lá perto sequer.

    • João Lains
      Posted Agosto 11, 2015 at 10:54 am

      E quem é o van Basten treinador? Não é ninguém ao lado do van Gaal. A Holanda do van Basten, que caiu no Mundial 2006 num jogo "atípico" com Portugal, limpou o grupo da morte no Euro 2008. É uma pena que tenham caído logo nos quartos-de-final perante uma também sensacional Rússia, de outro holandês, Hiddink, porque foi um regalo vê-la durante a fase de grupos.

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 11, 2015 at 10:55 am

      Alcance de muito poucos? Selecção das mais fracas mas com Blind,Robben,Sneijder,de Jong,Guzman e Van Persie.

      Goleou uma Espanha já cansada,venceu pela margem minima a Austrália,venceu o Chile e o México e passou a Costa Rica em penaltys. Foi bom mas nada de extraordinário.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:02 am

      A selecção holandesa desse ano estava longe de ser fraca. mediocre mesmo
      joao carreira

    • afonso silva
      Posted Agosto 12, 2015 at 11:41 am

      E um facto que Van Gaal fez um grande trabalho na seleção dos Países Baixos, era realmente uma das piores gerações da Laranja Mecânica, de renome tinha Robben e Van Persie e Sneidjer fora do seu auge o resto foram apostas dele em jovens, maioritariamente do campeonato caseiro… Uma revolução necessária nos Países Baixos e que Portugal devia seguir o exemplo

  • João Dias
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:29 am

    Já agora, quando é que vai ser o particular de Portugal contra a França? Em que estádio?

  • Rodrigo
    Posted Agosto 11, 2015 at 11:11 am

    Esta ideia de ostracizar os treinadores que não foram grandes jogadores continua a fazer-me imensa confusão. Van Gaal já cometeu imensos erros, mas há vários casos de sucesso como Schweinsteiger (Van Gaal tornou-o num dos melhores médios centro do mundo) ou Muller. É um treinador muito agressivo, algo confuso em certas coisas e peculiar noutras, mas é um técnico com qualidade no meu entender. A sua carreira, apesar do fracasso em Barcelona, é boa, nomeadamente o que fez no Ajax, Bayern e na Holanda, sendo que ainda vai a tempo de ganhar muito em Manchester.

    • Virgolino
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:38 am

      O que mais me irrita é a teimosia… Querer adotar o sistema de 3 centrais na premier league é o exemplo disso! Mesmo se tendo visto que praticaram o melhor futebol em 4-4-2!

  • TL
    Posted Agosto 11, 2015 at 11:25 am

    é vender o alex e ir buscar o guerreiro!

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 11, 2015 at 11:28 am

    Não vai ser fácil na minha opinião algum treinador de grande gabarito pegar neste Marselha.

    Uma equipa que perdeu elementos importantes como o Ayew, Payet, Imbula e Gignac por exemplo e que não se reforçou convenientemente, não será visto como um desafio muito aliciante. Ainda para mais numa liga onde está o papa tudo PSG.

    Não me admiraria se a escolha recaísse em Zidane.

  • António Vilares
    Posted Agosto 11, 2015 at 11:45 am

    Espero que Villas-Boas não seja o escolhido. O treinador português tem mais a ganhar em ficar na Rússia, conquistando o título e tentando melhorar a performance nas competições europeias. Depois sim, deverá escolher um clube mais estável e que lhe consiga proporcionar matérias-prima para o português desenvolver o seu trabalho. Além de que no Marselha iria encontrar grandes adversidades. Além da fraca qualidade do plantel actual (perdeu muita qualidade), o clube nunca poderia ombrear contra o PSG pelo que o máximo que poderia ambicionar seria a entrada na Liga dos Campeões. A chegada de Zidane seria um tiro nos pés do Marselha.

    • Kafka I
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:04 pm

      Subscrevo

    • Rafael Vicente
      Posted Agosto 11, 2015 at 2:08 pm

      Antonio, discordo na parte do Zidane.
      Eu acredito plenamente que o Zidane tem tudo e repito tudo para poder ser um enorme treinador. Ele foi porventura o jogador com melhor leitura de jogo de sempre. Com um pouco de estudo sobre treinar (que com certeza já fez) é um treinador com tudo para brilhar.
      E tem a vantagem de todos os jogadores olharem para ele como um ídolo, obedecendo sem questionar, pois sabem que se fizerem o que ele diz é o que fazem melhor pois quem lhe está a comandar é um dos melhores jogadores de sempre.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 2:39 pm

      Então por esse prisma o Rui Costa,Bochini,De La Penã,Platini,Rivera,Antognoni por aí fora davam grandes treinadores,treinadores como o Mourinho,Kloop,Wenger etc que não faziam um passe a 10 metro não davam treinadores.
      Ser jogador bom ou mau nada tem haver com ser treinador não vejo personalidade no Zidane para treinador veremos no futuro.

    • Rafael Vicente
      Posted Agosto 11, 2015 at 3:13 pm

      Sim poderiam dar grandes treinadores se quisessem.
      Além do mais não me viste dizer que quem não foi um enorme jogador poderia ser um bom treinador.
      Pelo contrário! Acho que não é preciso se ser jogador para se poder treinar.
      Mas quem jogou e tinha uma leitura de jogo como Zidane tinha tem sempre potencial para ser um grande treinador!

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 3:59 pm

      Mas não é o elemento principal o Laudrup tinha melhor leitura de jogo que o Zidane e é um treinador banal.
      É a minha opinião ser treinador hoje em dia não é só entender o jogo é bem mais que isso e encontro várias falhas no caracter do Zidane para ser um grande treinador/líder.
      Mas é a minha opinião apenas.

    • Rafael Vicente
      Posted Agosto 11, 2015 at 5:32 pm

      Eu pessoalmente (sendo o Zidane o meu jogador preferido) gostava que ele tivesse uma oportunidade de treinar uma equipa principal. Acho que faria um excelente trabalho.
      Em França então, sendo ele tão respeitado por todos os franceses não seria difícil de ter as características para liderar o Marselha por exemplo.

  • Julio Alves
    Posted Agosto 11, 2015 at 12:00 pm

    O Marselha está com grandes dificuldades financeiras e ao que parece o presidente e a sua equipa técnica não honram os acordos que fazem…

    Espero bem que o Klopp não vá para o Marselha pois caso vá não vai evoluir na carreira, basicamente seria um projeto parecido ao do Dortmund que era ressuscitar o clube.

Deixa um comentário