Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Varandas destaca feito do Sporting nos sub-21 de Portugal: “Destruir é fácil e rápido. Construir demora tempo”

Leões estão no bom caminho? Há claramente um projecto e uma ideia para o futuro, veremos é se haverá tempo para a aplicar.

Frederico Varandas recorreu às redes sociais para destacar o “número recorde de jogadores do Sporting numa convocatória dos sub-21 na última década”. O presidente sublinha o “resultado de muito trabalho, de uma nova metodologia de desenvolvimento, muito investimento e de um treinador da equipa A com coragem que aposta no talento jovem”.

https://www.instagram.com/p/CEl35p5nUtT/?utm_source=ig_web_copy_link

26 Comentários

  • R10UELME
    Posted Setembro 1, 2020 at 5:28 pm

    Incrível o que foi destruido na formação do Sporting. Mesmo neste caso, o número de jogadores é elevado, mas qualidade dos mesmos caiu e muito, Pedro Mendes, Max e Miguel Luis mesmo estando numa fase inicial da suas carreiras, não me parecem de todo com qualidade para se afirmarem numa equipa como Sporting se o objectivo for construir uma equipa para lutar pelo titulo.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 1, 2020 at 6:10 pm

      Tens razão, neste momento não parecem ter qualidade para chegar muito longe (tirando Max que acho que já dá garantias sólidas).

      Não nos podemos esquecer que nos sub21, jogadores como Rui Silva, Domingos Duarte, José Fonte, Nélson Semedo, Mário Rui nunca contaram muito para os sub21 e deram muitas fífias nessa idade… Engraçado que estão todos na selecção nacional neste momento..

      • R10UELME
        Posted Setembro 1, 2020 at 10:02 pm

        Sem dúvida que há jogadores que amadurecem mais tarde e conseguem ver carreiras muito interessantes, mas também não podemos pôr de parte que, por exemplo, os jogadores que referiste são todos de caracteristicas defensivas onde a maturidade e experiencia consegue muitas vezes sobrepor-se às qualidades técnicas que me parecem claramente em falta, já nesta fase, no Miguel Luis e no Pedro Mendes.

  • BrunoAlves16
    Posted Setembro 1, 2020 at 5:29 pm

    Jovens do Sporting na selecção sub-21 não devia ser notícia, deveria ser o normal. Tudo bem que durante um determinado período a formação foi descurada e fomos vendo menos elementos do SCP nas selecções, mas ter agora lá muitos não tem de ser motivo de regozijo mas sim ser encarado como algo normal num clube com a dimensão do Sporting.

  • Rambo13
    Posted Setembro 1, 2020 at 5:39 pm

    Em vez de andar a vangloriar-se por ter colocado 8 jogadores numa convocatoria, deveria comparar a qualidade dos mesmos com os 6 de Porto ou Benfica e perceber a figura que está a fazer.

    Este foi o problema de BdC que penso ser geral nos sportinguistas, não interessa ser bom, interessa é ter em quantidade!

    • Joao X
      Posted Setembro 1, 2020 at 5:57 pm

      Não pode valorizar os feitos mas ser criticado já pode?
      Embora tenhas razão sobre a qualidade dos jogadores, não vejo qual o problema de valorizar o que está a ser feito, ainda para mais quando é extremamente criticado.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 1, 2020 at 6:05 pm

      Devido ao profundo desinteresse do Bruno de Carvalho pela formação esta geração do Sporting (1998 – 2001) claramente é constituída por fornadas bem inferiores ao Benfica e Porto. Especialmente a geração 1999 do Benfica era brutal no meio campo e a do Porto na defesa. Já a de 2000 era quase tudo Porto.

      Engraçado que com a chegada do Varandas uma das primeiras coisas que ele fez foi apostar forte na equipa de juvenis na altura (geração de 2002 e 2003) na ânsia de começar a colher frutos disso em poucos anos.

      Apenas 2 anos depois, já tem na equipa principal Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Joelson, Tiago Tomás, etc e muitos outros estão a ser trabalhados para serem aposta nas próximas épocas.

    • DavidDop
      Posted Setembro 1, 2020 at 6:18 pm

      Maximiano, titular do Sporting.
      Nuno Mendes, titular do Sporting, 18 anos.
      Quaresma, titular do Sporting.
      Daniel Bragança, melhor jovem da segunda liga época passada.
      Pote. Melhor jovem primeira liga época passada. Compara estes.
      Se só olhas te para Miguel Luís e Pedro Mendes, nem te devias dar ao trabalho de comentar.

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 1, 2020 at 6:32 pm

      Não faz muito sentido esse comentário.

      Daqui a 3 anos o Sporting arrisca-se a nesta convocatória a ter o melhor GR,Defesa, Médio e Avançado.

      Aliás em termos de talento eu até acho que já tem o melhor defesa e avançado.

  • Richrad
    Posted Setembro 1, 2020 at 5:39 pm

    Em contraste aos A em que desde 90’s que o Sporting não ficava em branco na convocatória( e nomes como Bruno Fernandes nem formados eram), o que demonstra e bem a falta de investimento e atenção que foi dada à academia.
    São factos estes números nos sub-21, mesmo que “falsos”( É uma surpresa enorme Joelson aparecer, Miguel Luís recordista de internacionalizações nem sequer é aposta de Amorim a passos idênticos também o Pedro Mendes) que demonstram o caminho a seguir pela estrutura do clube.
    Não se ganha só com miúdos mas para perder também não é preciso ser só graúdos. E é na formação que está o ADN do Sporting e deveria primeiramente aos resultados desportivos, o objetivo n°1 do clube.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 1, 2020 at 5:40 pm

    Falou bem o Varandas, mas também há vários jogadores que não deveriam estar aqui, falo do Pedro Mendes e do Miguel Luís. Depois a chamada de Joelson também foi apressada e só se deveu à indisponibilidade de Embaló e Rafael Leão. Mas sim o Varandas tem razão, tem que ser esse o caminho, o Sporting está numa grave crise financeira e hoje em dia podem ganhar muito em apostar em jovens da formação que não custam muito e que rendem muito dinheiro, jogam uns 4 ou 5 jogos e ficam logo muito valorizados. É aproveitar todas estas altas expectativas para fazer grande lucro e depois apostar nos melhores. Tem que ser esse o caminho cá em Portugal.

  • Farinheira
    Posted Setembro 1, 2020 at 5:52 pm

    De salientar. Mas destes 8, provavelmente só um jogará, Pote.

  • Wonderkid
    Posted Setembro 1, 2020 at 5:56 pm

    O caminho tem de ser este, sem dúvida.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 1, 2020 at 5:59 pm

    O Varandas está a investir nas zonas certas para que o clube possa voltar ao topo a médio prazo. (Depois de Bruno de Carvalho nunca na vida teriam condições para tal, era o mesmo do que exigir o título de campeão ao Rio Ave tal o estado em que o ex-presidente deixou o clube… aliás, mais um ano de Bruno de Carvalho à frente do Sporting e hoje o clube certamente não existiria, tal era o desespero na altura).

    Obviamente que foram cometidos alguns erros como as contratações de Rosier ou os empréstimos caríssimos de Jesé ou Bolasie, mas na altura também se colocou muita esperança num treinador que não tinha o que era preciso para estar neste nível (Keizer… depois Silas não fez melhor).

    Depois da venda do Bruno Fernandes o Sporting ficou com um dos piores plantéis da sua história em termos de valor (plantel estava avaliado em apenas 95 milhões na sua totalidade, ou seja quase um quarto do valor do plantel do Benfica na altura – 350 milhões). O que é que o Varandas fez? Apostou tudo no Rúben Amorim e na sua ideia de jogo e não podia ter acertado mais uma vez que com a aposta no Max, Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Jovane, Joelson, etc conseguiu valorizar fortemente estes jogadores e o plantel do Sporting em poucos meses já está valorizado em 170 milhões e com tendência a subir (aqui entra o trabalho e os resultados do Ruben Amorim na próxima época). Ou seja o sucesso do Varandas está dependente do sucesso do Rúben Amorim.

    A equipa parece muito mais sólida atrás do que no ano passado mas na frente parece-me ainda muito macia e frágil. Não sei se vai haver investimento neste sector da equipa mas se o dinheiro do Palhinha e do Acuña entrar deveriam ser contratados jogadores para a frente de ataque.

    Há no entanto ainda muitos jogadores para colocar. É preciso colocar jogadores que custaram muito dinheiro ao clube em contextos onde se possam valorizar (Camacho, Rosier, Plata, Eduardo Henrique etc). É ainda preciso desfazerem-se de jogadores que já nem deviam estar no clube como o Matheus Oliveira, Miguel Luís, Diaby, André Geraldes, Bruno Paulista, Budag Nasirov, Leonardo Ruiz, Edu Pinheiro, de Wit, Marco Túlio, etc

    E depois é preciso também reforçar a equipa sub19 com pelo menos 5 ou 6 novos jogadores com potencial porque com a criação da equipa B e o aproveitamento de vários jogadores jovens na equipa principal o Sporting ficou com uma equipa sub19 fraquíssima e sem opções de relevo, uma vez que os melhores jogadores estarão todos nos sub23, pelo menos. Não há jogadores com qualidade para abastecer todas as equipas que o Sporting vai ter, e se quiserem continuar a colher frutos no futuro é preciso continuar a aposta.

    Quanto a estar a lançar foguetes por ter não sei quantos jogadores convocados aos sub21 de Portugal, é bom não esquecer que Quaresma e Nuno Mendes não são deste escalão e não passam à frente de David Carmo e Nuno Tavares, em condições normais.

    Miguel Luís não passa à frente de Filipe Soares.

    Joelson não passa à frente de Trincão.

    Daniel Bragança não passa à frente do Gustavo Assunção.

    Em relação à composição do plantel, tem apenas 4 semanas para conseguir arrumar a casa e dar mais algumas prendas ao Rúben Amorim para que a equipa não passe as vergonhas que passaram no ano passado.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 1, 2020 at 8:01 pm

    Um náufrago a agarrar-se a todos os pedaços de madeira que encontra.

    Sem querer menosprezar a tradição do Sporting na formação, a verdade é que, durante as décadas de 90 e os largos anos iniciais do século XXI, quer Benfica quer Porto descuraram essa área do futebol, daí o Sporting ter dominado. Hoje, as circunstâncias mudaram e Porto, Benfica, Braga, Guimarães apostam imenso na formação de jogadores, pelo que os verdes têm mais dificuldades em impor a hegemonia que durou anos.

    Dito isto, a formação, «per se», não dá títulos, exceto para quem não ganha verdadeiramente dentro das ditas quatro linhas.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 1, 2020 at 8:55 pm

      O homem tem feito as coisas certas. O Covid19 tem beneficiado o Sporting porque sem os adeptos acéfalos das claques sempre a querem desestabilizar a equipa e a serem incendiários a equipa até teve melhores resultados como se viu nas últimas 10 jornadas.

      Mesmo assim ainda podem (e devem fazer melhor) quer no plano defensivo quer no plano ofensivo.

  • JoaoMiguel96
    Posted Setembro 1, 2020 at 9:20 pm

    Mas não é a ter jogadores como Miguel Luís ou Pedro Mendes que vamos lá. Mesmo o Joelson também só foi chamado por lesões.

    Desses todos, assíduos nos Sub-21 poderão ser, para mim, o Max, Nuno, Quaresma, Bragança e Pote.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 1, 2020 at 10:02 pm

      Matheus Nunes também tem passaporte português e ainda tem idade para ser chamado. Quem sabe se o Rui Jorge não o inclui na convocatória nos próximos meses para o testar no modelo dele.

  • DQuinta
    Posted Setembro 1, 2020 at 9:42 pm

    Eu sou sportinguista e sócio. Não sou seguidor de ninguém. Não fiquei satisfeito com o quarto lugar da época passada além disso reconheço que esta direção tem feito uma fraca gestão da sua comunicação. Ainda paira no ar a dúvida relativa à questão das dívidas à Clubes e agentes, algo que na minha opiniao já devia ter sido contundentemente esclarecido. Além disso cometeu erros (despedimento de Keizer e contratações de última hora na época passada) desportivos (dores de crescimento) mas…
    – A direção parece ter aprendido a lição relativamente à abordagem do mercado, pelo menos pela amostra até agora.
    – Apesar de uma comunicação pouco exuberante/entusiasmante, não tem alimentado falsas esperanças e não tem entrado em conversas de taberna com outros agentes do futebol (mesmo quando espicaçada)
    – investiu e continua a investir na modernização das infraestruturas e no valor humano da academia – porque já percebeu que no futebol moderno a importância da performance física é decisiva e essa é trabalhada a num nível técnico onde é necessário material e know how de ponta.
    – Apesar de tudo a redução dos custos da equipa profissional de futebol que nos custou toda a equipa dos tempos de BdC excepto Acuna, Mathieu e Coates, bem como a reestruturação financeira do clube, se não tivesse sido feita, o Sporting provavelmente hoje em dia não conseguia pagar salários…
    – O investimento nos jovens da formação é real. Vejo neste momento uma equipa que com 2 anos de competição junta pode ter jogadores de alto nível com 5-6 titulares da formação.
    Assim sendo, e vendo a sucessivas manifestações da mesma meia dúzia de intervenientes anti Varandas (que teve a coragem de pôr fim ao “monstro” em que se estavam a tornar as claques) suportados por argumentos facilmente refutaveis pergunto-me. Quais os verdadeiros motivos destas pessoas?
    Eu, como disse, sou sportinguista, não sigo presidentes… Mas caramba acho que este trabalho tem, pelo menos, uma lógica que vai ao encontro do que foi prometido em campanha eleitoral.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 1, 2020 at 10:01 pm

      Concordo. Tem que haver muito mais por trás. As claques não fariam tanto barulho apenas por terem perdido os bilhetes de época.

      O Bruno de Carvalho sempre quis ser um mini Pinto da Costa que sempre usou os SuperDragões como guarda pretoriana e deu poderes a mais aos chefes das claques que facilmente controlam milhares de cabeças acéfalas que os seguem religiosamente.

      Nos últimos jogos com público deste ano a situação estava completamente sem controlo. Para já o ambiente mais parecia um comício do Chega. Depois passavam os 90 minutos com cânticos contra o Varandas. A festejar os golos dos adversários e a virar-se de costas quando o Sporting marcava golo… Uma vergonha um clube ter claques assim

  • Louco de Lisboa
    Posted Setembro 2, 2020 at 10:20 am

    Até me parece que a declaração de Varandas faz bastante sentido, e é visível que existe um processo para a preparação do futuro do Sporting.

    O problema é quando Varandas diz “O futuro do SCP está garantido”. Não está, depende de muitos fatores, nomeadamente da efetiva afirmação dos jovens, que pode passar pelo rendimento desportivo na equipa principal ou por boas vendas (ou por ambas em sucessão).

    Varandas não é um mestre da comunicação, mas parece-me alguém bem intencionado e que procura recuperar um Sporting que tem andado à deriva. Precisa de tempo, mas, no futebol, a paciência é curta (que o diga Keizer).

  • Estigarribia
    Posted Setembro 2, 2020 at 10:50 am

    Frederico Varandas pode ter errado na preparação da época anterior e no timing da saída de Marcel Keizer ou nas escolhas de Leonel Pontes e de Silas, mas tem que se lhe dar mérito na recuperação que está a fazer naquele que é e sempre foi, desde que sou Sportinguista desde que nasci, o símbolo do Sporting: a sua formação.

    Durante cinco anos e meio, Bruno de Carvalho entupiu a formação do Sporting cheia de entulho só para ganhar título nos escalões e “cagou” por completo para a formação dos jogadores. Na cabeça de BdC o que interessava era ganhar troféus, fosse de que maneira fosse, só para mostrar e alimentar os acéfalos que o seguiam/seguem. E como se isso fosse pouco, ainda acabou com a equipa B quando desceu da 2ª Liga para o Campeonato de Portugal. Mas, felizmente, Frederico Varandas soube recuperar a equipa B e está a saber fazer renascer das cinzas, qual fénix, a formação do Sporting, formação essa que deu ao mundo do futebol craques como, por exemplo, Paulo Futre, Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, Luís Figo, João Moutinho, Miguel Veloso, Nani, Rui Patrício, Gelson Martins ou Rúben Semedo.

    Posto isto, espero que seja dado tempo a Frederico Varandas para que este seu projecto dê frutos e que dentro de três/quatro anos possamos ter uma equipa totalmente “made in Alcochete” misturada com alguns elementos experientes e de qualidade inequívoca. E, além de estar fazer renascer a nossa formação, Frederico Varandas foi o 1º presidente do Sporting a conseguir acabar com as regalias das claques, que têm mais amor ao dinheiro do que ao Sporting, e metê-las no sítio (para ser sincero, quando soube dessa medida de FV temi que as claques fizessem uma loucura contra o presidente de todos os Sportinguistas).

    Saudações Leoninas. E de uma vez por todas espero que todos os Sportinguistas se unam em torno da equipa e do Rúben Amorim.

Deixa um comentário