Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«O que mais tenho de fazer para vencer a Bola de Ouro? Ganhei troféus, fui decisivo em momentos importantes…»

Tem uma hipótese este ano? Os franceses, apesar de terem começado tarde, estão a fazer campanha pelo avançado do Atlético, e tem a vantagem de em 2018 não haver um claro favorito.

Griezmann deu uma entrevista ao L’Equipe onde falou abertamente dos títulos individuais, demonstrando alguma surpresa por não estar nos finalistas do prémio “The Best”, acrescentando no entanto que espera estar na corrida pela Bola de Ouro.

“É melhor ano da sua carreira? Sim, pelo menos o que tive mais êxitos. Já tive temporadas em que marquei mais, mas este foi o melhor em títulos.
Quando vês os finalistas do prémio The Best o que pensas? É estranho e uma pena. Se é um troféu FIFA e o mundial foi organizado pela FIFA o natural é que um francês estivesse entre os finalistas. São opções, mas surpreende que não esteja nenhum campeão do Mundo.
Para os jogadores o melhor galardão individual continua a ser a Bola de Ouro. Pensas vencê-la? Sim, penso que estou muito próximo disso. É o prémio mais prestigioso. Há outros, mas não iguais.
Seria injusto se não a recebesses? Não sei, mas pergunto o que mais devo fazer. Ganhei troféus, fui importante em momentos decisivos… e se comparo 2016 com este ano, acredito que devia estar nos 3 finalistas. Em 2016 perdi duas finais e estive nos 3. Este ano ganhei 3 títulos (Liga Europa, Mundial e Supertaça Europeia). Então, o normal seria…”.

46 Comentários

  • Kafka
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:18 am

    Pelo critério dos últimos anos onde não interessou para nada quem jogou mais mas sim quem era o jogador mais mediático da equipa que ganhou títulos, então o Griezman teria de vencer este ano, pois no campeonato e com uma equipa inferior ficou à frente do Real Madrid, depois na Europa o Real Madrid leva vantagem pois ganhou a Champions e o Atl Madrid venceu a 2a divisão europeia, mas depois Griezman volta a ganhar vantagem porque venceu o campeonato mundo e “Campeonato Mundo+2a divisão europeia” é mais importante que “Champions”, e ainda há o extra de no campeonato apesar de não ter ganho, ter ainda assim conseguido ficar à frente de uma equipa muito superior como é o Real Madrid

  • PGDuarte
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:22 am

    Se é para falar de franceses, então primeiro o Varane!

  • T. Pinto13
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:27 am

    Concordo plenamente com Griezmann, no mínimo deveria estar nos 3 primeiros e até com sérias possibilidades de ganhar mas os critérios de escolha não se entendem…

  • hortalica
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:29 am

    quando a equipa precisou do Griezmann na liga dos campeões onde é que ele andou? ganhar a liga europa e supertaça não é nada de impressionante para este prémio, aliás para os tubarões europeus a Liga Europa é uma taça secundária. e se ganhou a supertaça foi graças a uma exibição monstruosa do Diego Costa, mas troféus de 1 jogo não contam para nada quase (para este prémio).

    pode ter ganho o mundial mas quem é que foi a estrela maior da França por boa margem foi o Mbapé e se quer ir pelos títulos o Varane ganhou o Mundial e Champions, só por causa disso merece estar no top 3?

    Ronaldo, Messi e Salah fizeram bem mais que Griezmann, se Messi nem está lá injustamente porque é que este vem chorar? à frente dele ainda estaria KDB.

    • Gunnerz
      Posted Setembro 5, 2018 at 11:28 am

      Esses jogos da liga dos campeões q falas foram em 2017..

      • SenyorPuyol
        Posted Setembro 5, 2018 at 12:02 pm

        Mas neste aspecto em específico, está certo, o The Best é referente à época (é das poucas coisas que deixam claras), a Bola de Ouro é que é referente ao ano.
        Por exemplo, para o The Best, a supertaça europeia não conta mesmo nada, a “janela” de avaliação estava compreendida entre Julho de 2017 e Julho de 2018.

        O resto, já é opinião do hortalica.

        • Gunnerz
          Posted Setembro 5, 2018 at 1:01 pm

          Certo, mas eu tou a falar do griezmann e do q ele disse, que foi referente à bola de ouro e não ao the best

          • SenyorPuyol
            Posted Setembro 5, 2018 at 2:26 pm

            Ah! Completamente certo, sendo assim tem toda a razão! Falha de interpretação minha!
            E obrigado pelo esclarecimento ;)

      • hortalica
        Posted Setembro 5, 2018 at 12:04 pm

        E? A votação já estava encerrada quando foram a maior parte desses jogos da champions (senão todos), e o ano de 2018 indirectamente engloba sempre esse período do ano transacto, por exemplo, metade dos golos do CR7 na champions devem ter sido nesse período mas certamente contou para ele estar no top3.

        Segundo o teu raciocínio então só contam os primeiros 7 meses do ano, estamos no inicio de Setembro e já se sabe quem são os finalistas, ou seja, em Agosto quase não há competição e devem dar pelo menos 1 mês para todos votarem, o que os jogadores fazem nestes últimos 4 meses não conta para nada?

        • Gunnerz
          Posted Setembro 5, 2018 at 1:01 pm

          Eu falo de bola d ouro que foi o q o griz falou

          • hortalica
            Posted Setembro 5, 2018 at 1:31 pm

            É quase igual. Vai ver as datas das votações e quando anunciam os finalistas após as votações. Anda sempre por Setembro/Outrubo/Novembro sendo que a votação realiza-se durante 1 mês pelo menos. Novembro e Dezembro nunca contam nas votações.

  • Silva1921
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:38 am

    Juízo, precisas é de juízo. Ganhou a Liga Europa, a Supertaça Europeia (onde fez um péssimo jogo) e venceu o Mundial, onde nem foi o principal jogador. Enumera ainda que foi decisivo ? Depois vem dizer que a bola de ouro atribuída pela France Football, é mais importante que o prémio atribuído pela FIFA? Surreal.

    • SenyorPuyol
      Posted Setembro 5, 2018 at 11:39 am

      Penso que a Bola de Ouro ser mais importante que o prémio da FIFA é algo inegável.
      De resto, nada a apontar, respeita-se a opinião.

      • Silva1921
        Posted Setembro 5, 2018 at 2:09 pm

        SenyorPuyol, antes de mais, deixe-me que lhe diga que sou um admirador da sua forma de comentar, embora nem sempre concorde com os seus comentários.
        Relativamente, à questão The Best/Bola de Ouro, permita-me fazer-lhe uma questão: Suponhamos que numa situação hipotética Ronaldo vence o The Best e Messi a Bola de Ouro, quem é que fica com o rotulo de melhor do Mundo? Não seria o Ronaldo pois recebeu o prémio do Organismo máximo do futebol mundial? Caso responda afirmativamente a esta questão, como pode a bola de ouro ser mais prestigiante ??

        Cumprimentos;

        • SenyorPuyol
          Posted Setembro 5, 2018 at 3:10 pm

          Desde já, obrigado pelas palavras! :)
          Em relação a discordar, ainda bem que há opiniões diferentes, estamos cá para isso, para debater. E a questão que levanta é, de facto, interessante, não haja dúvida.

          Desculpe-me por esta nota, mas antes de responder, ressalvo que a opinião de cada um sobre o melhor do mundo será sempre independente da atribuição dos prémios, pelo que entendo, concordamos nisso (corrija-me se estiver errado, claro) e a questão que levanta prende-se apenas com o rótulo em si.
          Agora respondendo, em caso que o premiado não seja o mesmo, a designação “melhor do mundo” por si só, estará incorrecta quando se tome por base um dos prémios, penso que a partir do momento em que existe mais do que uma distinção referente ao mesmo (neste caso “o melhor do mundo”), o rótulo tem sempre que incluir “para a FIFA” ou “para a France Football” que era como já se fazia antes da fusão.

          Agora, o que cada um pode fazer é entender um mérito ou um prestígio maior para uma das distinções e aí entram as nossas opiniões. Para mim, perante esse cenário o “melhor do mundo” (tendo que basear essa designação apenas num prémio) seria sempre o detentor da Bola de Ouro, fosse ele Messi ou Ronaldo.
          Veja-se o último caso em que houve discordância entre os dois prémios. 2004, Shevchenko recebe a Bola de Ouro, Ronaldinho o FIFA World Player of the Year, para mim Ronaldinho era melhor, mas se me perguntarem quem foi eleito o melhor do mundo em 2004, responderei Shevchenko.
          A Bola de Ouro, para mim, prevalece sempre e é mais prestigiante por duas razões. Pela antiguidade, o prestígio vem também daí, é um prémio atribuído desde 1956 e tornou-se, ao longo dos anos o expoente mais alto do reconhecimento desportivo, a FIFA apenas apareceu em cena com o seu próprio prémio em 1991, inevitavelmente terá uma história menos rica. A segunda razão, e para mim a mais importante, é o sistema de votação actual e os critérios, estes últimos deixam a desejar em ambos os prémios mas para mim a Bola de Ouro ainda define um perfil mais coerente que a FIFA, depois o sistema de votação da FIFA, quanto a mim, perde ainda mais por dar 25% do peso da eleição aos votos públicos no seu site… Mas claro isto é uma opinião minha, a meu ver, o “voto do público” é um factor que descredibiliza, e muito, esse prémio.

          Cumprimentos! ;)

          • Silva1921
            Posted Setembro 5, 2018 at 4:09 pm

            Muito obrigado pela sua resposta. Está totalmente fundamentada e explicita. Em parte concordo consigo, quando refere que a FIFA não deveria dar 25% dos votos ao publico em geral, pois muitas vezes estes votam no seu ídolo/referencia independentemente do rendimento deste. Ora como diz, e bem, descredibiliza o prémio. Contudo, também penso que nós (amantes do futebol) também temos direito de escolher o “melhor do mundo”, não sendo essa responsabilidade somente inerente a profissionais de futebol/jornalistas, pois é graças a nós que estes existem. O problema reside no facto de a grande maioria dos votantes não votar de acordo com a sua consciência mas sim com o seu gosto pessoal o que leva à tal descredibilização.

  • Pablo
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:41 am

    Como assim? Foi eliminado da champions em que não marcou mais de 3 golos foi na LE jogou vs scp e o mais forte foi o Arsenal e no mundial o melhor da sua equipa foi Mbappé. Então quem ficava fora dos 3?

  • SuperEsteves
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:46 am

    Merecia estar lá. Mas nunca tiraria nem Ronaldo, em Messi. E Modric definitivamente merece uma oportunidade também!

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:51 am

    Bom jogador mas não o suficiente para ganhar uma Bola de Ouro.

  • Pipo
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:54 am

    Nem é o melhor jogador do seu país, quanto mais do mundo…

  • Nodlehs
    Posted Setembro 5, 2018 at 10:56 am

    O Varane manda um abraço hehe

    • Xyeh
      Posted Setembro 5, 2018 at 11:22 am

      Isto, Campeonato do Mundo e Champions deviam dar automaticamente o título pela lógica do Griezmann (que eu adoro e acho que poderia estar no top 3 pela consistência que tem demonstrado ano após ano no Atlético de Madrid).

  • Knox_oTal
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:02 am

    Sendo o The Best um prémio FIFA, os três finalistas quanto a mim seriam Messi (foi quem jogou mais e melhor), Griezmann (pelo o que fez no Mundial e no Atlético) e Modric (pelo o que fez no Mundial e no Real). Se bem que o Cristiano estar não é crime nenhum…

    Para a Bola de Ouro, talvez tivesse uma abordagem diferente pois este prémio concerne as provas europeias, logo os três finalistas seriam Salah (época brutal nos Reds, com enorme impacto), Messi (pelo que joga e faz jogar nos culés) e CR7 (na Champions ele é simplesmente demolidor). Modric também merecia, mas tenho dificuldade em retirar algum dos três primeiros, já Griezmann por ter ganho “apenas” a Liga Europa, coloco-o num patamar mais abaixo destes 4.

    Saudações Desportivas

  • Ze Maria
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:09 am

    Um prémio individual é um prémio individual e não um prémio coletivo.

    Se o melhor do mundo jogar no Aves e o Aves descer de divisão ele não deixa de ser o melhor do mundo por isso e merece ganhar a Bola d’Ouro.

    Exagerei evidentemente, mas de propósito para dar a minha opiniao. É óbvio que o melhor do mundo tem de sê-lo ao mais alto nível e com os melhores.

    Para mim, o argumento de “ganhei a Champions e/ou Mundial” e etc e tal é absurdo. Usaram esse argumento para o Ronaldo em 2016, mas então e o Pepe? Foi igualmente (ou mais) decisivo e venceu o que ele venceu.

    A França não tem mais 22 jogadores? A supertaça europeia não teve mais 13 vencedores?

    Para mim, o melhor do ano foi o Messi! Na minha opinião, se fosse eu sozinho a atribuir o prémio, já seria a 8.ª ou 9.ª Bola d’Ouro. O melhor que eu vi jogar, e digo isto como fanático do Ronaldo.

    SL

  • SenyorPuyol
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:17 am

    Todo este desnorte em relação aos prémios e seus nomeados levaram-me a procurar os meus próprios comentários sobre estes assuntos no final da época. Confesso que fiquei bastante contente por perceber que os meus critérios não mudaram nem um pouco, mas depois caí em mim e lembrei-me que não é muito difícil ter critérios mais definidos que estas organizações.

    Já agora, aproveito para deixar aqui trechos desses mesmos comentários que fiz, pois como disse, continuam a explicar na perfeição a minha opinião sobre este assunto e em particular sobre Griezmann.

    15 Julho de 2018: Modric é anunciado o MVP do Mundial.
    “Na minha opinião o melhor foi Griezmann, mas entendia perfeitamente Hazard ou Modric que eram os “meus” 2º e 3º, respectivamente”

    24 de Julho de 2018: Anunciados os nomeados para o “The Best”.
    “Disclaimer: comentário baseado em opiniões pessoais, as escolhas apresentadas são da inteira responsabilidade do gosto (ou falta dele, como se preferir) do user que o escreveu.

    Pela importância em duas das equipas que chegaram às duas finais mais importantes do ano: Modric.
    Pela influência nos títulos e prestações das suas equipa e selecção: Griezmann.
    Pela qualidade apresentada, aliada à regularidade ao longo do ano: Messi.
    Pelos números: Messi.
    Quem acho que merece o prémio: Griezmann.
    A minha escolha (…pessoal, nada mais que isso): Enquanto jogar como joga: Messi.”

  • Turiacus
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:18 am

    Parece que o conceito deste prémio gira todo à volta de quem ganhou mais troféus mesmo que o jogador que os tenha ganho não tenha sido o mais constante durante o ano, mesmo que não tenha sido o que se apresentou a um nível mais elevado ou que apresente o melhor conjunto de estatísticas possíveis. E por que é que uma competição em que se faz 7 jogos deveria ditar uma presença no top 3 de melhor do mundo? Não consigo perceber, parece que o mais relevante para se ser o melhor do mundo de uma época são os últimos 2/3 meses de competição e o resto é irrelevante (no caso do Mundial seria apenas 1). O Griezzman nem sequer foi o melhor jogador da França na minha opinião, até acho que o Mbappé esteve a um melhor nível por exemplo. Pelo prisma dele quase que poderíamos pensar no Varane, mundial e champions não? Estou a levar isto ao extremo claro.
    Deveria realmente haver uma lista de critérios bem definida para se eleger um prémio deste género, é bom ver o que o VM faz mensalmente como já foi discutido no post dos melhores do mês.
    Sinceramente, não ache que o Griezmann mereça estar no top 3 mas isso também é a minha opinião claro. Acho que o próprio Salah fez uma época bastante superior à do Francês e, curiosamente, não ganhou nenhum título mas em termos individuais fez uma época muito melhor.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:23 am

    Já o disse antes, o Messi e o griz até podem não ganhar mas nos 3 primeiros tinham d estar. As campanhas que se fizeram por Salah e agora modric são totalmente desproporcionadas

    • NunoLFC
      Posted Setembro 5, 2018 at 12:12 pm

      Ninguém fez campanha por Salah. O homem foi o segundo melhor marcador da Europa e segundo melhor assistente da Europa. Ambos atrás de Messi. A sua equipa esteve na final da Champions. Não precisa de campanha, os números falam por si.

      • Gunnerz
        Posted Setembro 5, 2018 at 12:59 pm

        Eu sei os números dele. Não deixa de ser um facto que tem sido feito enorme campanha há algum tempo..

  • Kacal
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:29 am

    Conquistou o Mundial, mas nem foi o melhor da competição. Sinceramente nem acho que tenha sido o melhor da sua selecção. Na Supertaça Europeia fez um péssimo jogo, nem apareceu. E no campeonato conseguiu ficar atrás de um Ronaldo a ser rodado (participou em menos 5 jogos) e também de Aspas e Stuani nos melhores marcadores, sendo ele avançado não é muito positivo (não chegou aos 20 golos). Foi à Liga Europa porque falharam na Champions e ele não esteve bem. Foi sim decisivo na final da competição. Mas nem ficou sequer no top3 dos melhores marcadores e ficou no 4º lugar empatado com mais 5 jogadores. Golos não é tudo, mas ajuda e nessa parte não tem hipótese. E depois no futebol jogado não foi a sua melhor época. Se é pelos títulos, eu posso ir pelo Lucas Hernández ou o Varane também. Podia até ir ao 3º lugar o Griezmann mas nunca vencer, a meu ver.

  • J Silver
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:39 am

    De vez em quando sinto-me impelido a comentar este assunto da Bola de Ouro e do The Best e toda esta miríade de prémios individuais para apaziguar egos. E todas as vezes tenho a mesma opinião: não deveriam existir no futebol, dado o facto de ser um jogo colectivo e sobretudo por causa da diferença enorme que existe entre as posições no campo, onde os jogadores têm funções distintas, TODAS elas importantes para ganhar. Não faz sentido este prémio ser absoluto. No máximo haveria prémios por posições. Acho absurdo todos os anos haver esta discussão e praticamente tudo o que é GR, defesa e médio ser ignorado.

  • Mota
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:42 am

    Não merece. Só está na luta por causa do colectivo.

    Olha-se para a lista dos últimos 20 anos, e n ha duvidas, é só craques. Griezmann nem cheira os calcanhares destes.

  • LevonAronian
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:49 am

    Ronaldo e Messi são Ronaldo e Messi.
    Griezmann ganhou o Mundial e Liga Europa sendo muito importante em ambos.
    Modric não tendo sido brilhante no Real fez um grande Mundial e chegou à final com uma seleção não de topo
    Salah fez uma época brutal, bateu recordes, elevou claramente o Liverpool chegando à final da Champions.
    5 jogadores para 3 lugares, qualquer que ficasse de fora haveria sempre alguém a dizer que era absurdo e injusto

  • André Dias
    Posted Setembro 5, 2018 at 11:55 am

    Para mim o vencedor mais justo seria Messi mas já se sabe que no futebol só se lembram do que aconteceu no último mês. O Mundial, mesmo sendo a prova mais importante do futebol, dá um hype completamente desmedido aos jogadores. Houve vários jogadores a bom nível mas não houve ninguém que fosse brilhante no Mundial. Anda-se a endeusar jogadores por terem chegado à final de uma competição de 7 jogos e a esquecer quem foi brilhante durante a época inteira.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 5, 2018 at 12:09 pm

    Na minha opinião, os eleitos para a Bola de Ouro deveriam ser Antoine Griezmann, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. E passo a explicar porquê?

    Antoine Griezmann – O internacional gaulês venceu a Liga Europa com o Atlético de Madrid, sendo esta a terceira Liga Europa do clube colchonero, ficou à frente do Real Madrid e atrás do Barcelona, e, como cereja no topo do bolo, venceu o Campeonato do Mundo, pela Seleção de França, tendo sido a grande figura da equipa durante o certame na Rússia.

    Cristiano Ronaldo – O craque português e atual detentor da Bola de Ouro venceu a Liga dos Campeões, teve um prestação razoável no Campeonato do Mundo, mas falhou a conquista da Liga Espanhola – um dos grande objetivos do clube merengue, a par da Champions.

    Lionel Messi – Carregou o Barcelona às costas rumo ao título de campeão espanhol, venceu a Taça do Rei e esta época já venceu a Supertaça de Espanha. Mas, no sentido inverso, teve uma péssima prestação na Liga dos Campeões e no Campeonato do Mundo (apesar do Messi ser um dos meus grandes ídolos isto é factual).

    P.S.: Posto isto, Mo Salah e Luka Modric, apesar de terem feito uma boa época nos seus respetivos clubes, têm obrigatoriamente de ficar de fora, mas serão nomes a ter em conta para eleições da Bola de Ouro, caso consigam conquistar títulos mais importantes (sei que Modric ganhou a Champions pelo Real, mas preferi optar por CR7 porque teve mais impacto na conquista dos merengues).

    • SENSEI
      Posted Setembro 5, 2018 at 5:21 pm

      Portanto Ronaldo deve figurar por ter ganho a champions? Isto é um prémio individual, faz mais sentido que se seja candidato quem apresente melhor rendimento individual…

      • coach407
        Posted Setembro 5, 2018 at 6:59 pm

        Ele explicou mal. Ronaldo venceu e foi o melhor jogador da melhor competição de clubes do Mundo com uma diferença GIGANTESCA para o segundo melhor tendo esmagado o PSG ou a Juventus, entre outros, e marcando 15 golos (numa competição em que no máximo fazes 13 jogos – o segundo ficou-se pelos 10 golos) aos quais juntou várias assistências.

        A isto juntou o facto de ter sido decisivo na Supertaça Espanhola apesar de só ter estado 24 minutos em campo. Golaço a desempatar a eliminatória e marcando mais um golo fora para o Real que tornou a tarefa fácil no Bernabeu onde não jogou. No Mundial de Clubes marcou o golo do empate na vitória por 2-1 que deu o acesso à final onde marcou o golo decisivo de livre (1-0). No campeonato foi o 2º melhor jogador “apenas” atrás de Messi e no Mundial, apesar de Portugal ter sido logo eliminado nos oitavos, foi o 2º melhor marcador da competição e entrou na história com uma das melhores exibições individuais de sempre num Mundial.

        Na Copa del Rey o Real esteve miserável mas o Ronaldo nem sequer foi convocado para nenhum jogo dessa competição pelo que não é relevante referir, assim como a vitória do Real na Supertaça Europeia onde só jogou 7 minutos. Isto porque, como disseste, “isto é um prémio individual” e apesar do Ronaldo ter levado a equipa às costas até à Supertaça Europeia a verdade é que não jogou portanto não interessa.

        Posto isto, no global das competições em que esteve inserido: Supertaça Espanhola, campeonato, Champions, Mundial de Clubes e Mundial esteve em destaque em todas (ficar atrás do Messi nos melhores da La Liga não tem nada de mal, sobretudo quando significa que foi melhor que elementos como Griezmann ou Modric que têm sido apontados ao prémio). É só por isso que deve “figurar”.

  • Teixas
    Posted Setembro 5, 2018 at 12:44 pm

    Tem toda a razão. Merecia pelo menos estar no top 3. Mas sinceramente que é que interessa esse troféu de jornaleiros.
    Já há anos que ligo 0. Desde que o Iniesta não ganhou em 2011. Para mim havia o 11 do ano e acabou. Os melhores eram aqueles.

    Este será sempre o ano de Griezmann e da França. Campeões do Mundo querdizer isso mesmo, conquistaram o Mundo.

    Especiais menções para salah e Messi pelo grande rendimento e qualidade.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 5, 2018 at 12:46 pm

    É como a NFL: em 99% das vezes ganha o QB.

    Na NBA ou NHL, percebe-se alguma lógica e os vencedores atacam e defendem.

    Aqui, é um emaranhado de opiniões, “feelings” e “marketing”.
    Mas as coisas sempre foram um pouco assim.
    Quantas vezes ganhou Maradona?
    Como é que o Eusébio não foi o melhor em 1966?
    Quantas bolas não teria ganho Eusébio ou outro jogador de top se fizesse parte de um Real Madrid que limpou as primeiras 5 LC?
    A relatividade destas coisas é enorme. Por exemplo, em 2010 Iniesta e/Xavi… um deles foi roubado. Figo ganhou uma vez, mas deveria ter ganhado um ou dois anos antes (já não consigo precisar a data).

    • Xyeh
      Posted Setembro 5, 2018 at 2:59 pm

      Deco foi roubado de uma também.

    • SenyorPuyol
      Posted Setembro 5, 2018 at 3:25 pm

      Só uma ressalva, Maradona não tinha forma de ganhar nenhum dos prémios.
      A Bola de Ouro nuca foi sequer elegível, uma vez que apenas se abriram as votações a jogadores não-europeus (nessa altura, a jogar na Europa) em 1995, quando ele já estava de volta ao Boca.
      O prémio da FIFA foi criado em 1991, que foi o ano em que o Napoli ficou a meio da tabela, foi eliminado cedo da Champions e o controlo antidoping acusou positivo.
      Depois desde aí até 1997/98 fez apenas 65 jogos.

      De resto, de acordo com o seu comentário.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 5, 2018 at 12:59 pm

    Concordo, merece estar no top-3, principalmente sendo um prémio FIFA.

  • VettelF1
    Posted Setembro 5, 2018 at 2:03 pm

    É simples Griezmann: não falhes um penalty na final da Champions que punha a tua equipa em vantagem

  • Pésquerdo
    Posted Setembro 7, 2018 at 3:41 pm

    Jogador mais overrated que Griezmann só consigo pensar no Dybala. Deve ser dos nomes radicais.
    All aboard the hype train!

Deixa um comentário