Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Venham daí essas curvas

2015 parecia destinado a ser o ano da décima. Porém, Valentino Rossi foi adiando o óbvio, e a hipótese de quebrar o jejum esfumou-se com o episódio com Marc Marquez. E, assim, um ano que prometia ser de glória, acabou por se revelar polémico e amargo para o piloto Italiano. Tendo, este incidente, ainda ofuscado a vitória de Jorge Lorenzo, que se justifica, atendendo à ponta final de campeonato que o Espanhol realizou.

Acabou o mundial, e com ele cessaram as trocas de galhardetes entre Márquez e Rossi. No entanto, a novela parece querer reaparecer. A poucos dias do começo de época no Moto GP, o circuito de Losail no Qatar será novamente palco da abertura, e o paddock já aquece. Rossi e Márquez voltaram das respectivas férias com vontade de dar espectáculo, dentro e fora das pistas.
2016 promete. Por todos estes motivos, mas também pela incerteza nas apostas de quem se sagrará o vencedor final. Bem posicionados nesta corrida, encontram-se os 3 primeiros classificados do último campeonato: Jorge Lorenzo, Valentino Rossi e Marc Márquez, que completaram, por esta mesma ordem, o pódio do último mundial. Juntos, estes 3 homens somaram 7 vitórias, nos últimos 10 mundiais. Apenas Stoner e Hayden quebraram a sua hegemonia.
Lorenzo, por ser o campeão em título, e continuar na Yamaha, surge como o principal candidato, ainda que com pequena vantagem face aos outros dois campeões. Além disso, Lorenzo poderá beneficiar de possíveis quezílias entre os rivais, Rossi e Márquez.
Ironia ou não, Il Dottore (Valentino Rossi) e Márquez, partem lado a lado. De tanta rivalidade, só se espera que os dois pilotos surjam com ainda mais vontade de serem campeões. O Italiano quer finalmente obter o tão desejado décimo ceptro (7 vezes campeão na prova rainha, 1 vez campeão em 250cc e outra em 125cc). Ao passo que o Espanhol pretende provar que pode ser mais que (apenas) um sério candidato a melhor piloto de sempre.
Numa segunda linha de possíveis vencedores surge Dani Pedrosa. Há muito que este piloto espanhol, da Honda, companheiro de equipa de Márquez deixou de ser uma promessa. E, embora, nunca se tenha conseguindo afirmar como campeão, consegue obter bastantes pódios, e umas tantas subidas ao seu lugar mais alto.
Referencia ainda para os dois Andreas da Ducati: Iannone e Dovizioso. Longe de serem fortes candidatos ao título, estes Italianos revelam-se interessantes animadores das corridas. Sempre em busca de pódios, prontos a subir a lugares mais altos, e a complicar as contas dos principais candidatos.
Uma ressalva ainda para o campeonato secundário, Moto 2, onde se estreia Miguel Oliveira. O piloto Português procura fazer uma boa época, sabendo que são poucas as hipóteses de repetir ou superar o feito alcançado em 2015 (segundo classificado em Moto 3, a 6 pontos do Britânico Danny Kent). Ainda que vá encontrar reconhecidas dificuldades, certo é que não há impossíveis, e podemos esperar ver o craque de Almada lutar por pódios ao longo da época.
Está dado o mote para mais uma temporada que promete ser escaldante. Se as épocas de 2013 e 2014 foram facilmente dominadas por Marc Márquez, o último Mundial revelou-se competitivo e imprevisível, deixando os amantes da modalidade com água na boca.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Gil Novo

0 Comentários

  • Fernando
    Posted Março 18, 2016 at 12:25 am

    O Rossi desperdiçou a última oportunidade, este ano vai ser o Marquez a dominar.

  • Jordan
    Posted Março 18, 2016 at 12:33 am

    Compreendo perfeitamente a atribuição do favoritismo a Lorenzo, mas para mim quem parte na frente infelizmente é o Marc Marquez. É claramente o piloto mais forte e se não partir em falso como na época passada tem tudo para ser campeão.

    Relativamente ao Moto2 é um ano de transição para o Miguel e para a própria equipa portanto não se pode pedir muito, apenas que vá evoluindo para na época seguinte tentar lutar pelos primeiros lugares. Seria um orgulho vê-lo na categoria raínha.

    • Bruno Fonseca
      Posted Março 18, 2016 at 10:26 am

      Jordan, respeito a tua opinião mas discordo. Não acho que o Márquez seja claramente melhor que o Lorenzo. É certo que em 2014 o Marc dominou mas em 2013 o título só foi decidido na última prova entre ele e o Lorenzo e no passado ano o Lorenzo superiorizou-se ao seu compatriota, apesar de que o Márquez abandonou muitas vezes.
      Nos testes de pré-época o espanhol da Yamaha foi superior á concorrência e na primeira sessão de treinos livres de ontem foi novamente superior. As Hondas parecem estar em dificuldades mas ainda é muito prematuro fazer prognósticos pois ainda estamos numa fase muito embrionária do campeonato, ainda nem as corridas começaram.

      Cumprimentos

  • Rui Sousa
    Posted Março 18, 2016 at 9:15 am

    Para mim o favorito à partida é o Lorenzo. Obviamente que só quando começarem as corridas a sério (ou seja, nos testes os pilotos "mostram" o que querem) é que se vai ter noção como está a capacidade de cada moto, porque se formos exclusivamente pela qualidade/forma dos pilotos, tem-se numa primeira linha Marquez e Lorenzo e numa segunda linha Rossi e Pedrosa.
    O Marquez (infelizmente para mim porque não gosto muito do estilo), está destinado a ser provavelmente o melhor de sempre, não só pela qualidade que tem mas também pela experiência que tem com uma idade tão precoce. Mas o que hoje é verdade amanhã é mentira….vamos ver se estes episódios (aliado à "fraca" temporada que teve) no final do ano passado não mexem com ele e afectam a forma de estar e conduzir…..e a vamos ver como se comporta a mota. Fazendo o paralelismo para a F1, o Vettel foi tetracampeão e de um ano para o outro a Mercedes aparece com um super carro e de repente o Vettel já não é assim tão bom (não é a minha opinião. Eu acho que ele é muito forte).

    Prognósticos:

    1º Lorenzo
    2º Marquez
    3º Pedrosa
    4º Rossi (gostava de colocá-lo em primeiro, mas em circunstâncias normais será esta a realidade).

    Se cerca de metade das provas for disputada em condições adversas coloco o Rossi para 1º ou 2º. Em termos técnicos é difícil alguém igualá-lo nessas condições.

    Nota de destaque ainda para o Viñales, que na minha opinião este ano vai fazer umas gracinhas logo a seguir ao big4. Ele que ainda há 4/5 anos era um dos rivais do nosso Miguel nas categorias inferiores (entenda-se inferiores a Moto3), tendo ambos a mesma idade.
    Quanto ao Miguel, espera-se um ano de adaptação ao Moto2. Conforme ele tem dito em muitas entrevistas a moto é muito diferente, mais pesada e requer adaptação. Não seria descabido fazer uma temporada em crescendo como a temporada passada. Meia época de adaptação, meia época de pódios e qui sa vitórias (à partida terá moto para isso).

    Finalmente começa a época dos motores :D

    Cumps,

    • Kafka I
      Posted Março 18, 2016 at 10:20 am

      Rui SOusa

      Concordo com praticamente tudo, só trocaria no prognóstico Marquez pelo Lorenzo, porque acho que como dizes e bem o Marquez é um grande piloto (mesmo não sendo de todo um piloto que goste ou me identifque, prefiro o Rei Rossi ahaha)

      Tocas ainda num ponto, que a meu ver será muito interessante de observar esta época, que é como o Marquez ira correr este ano e de agora em diante, porque ele o ano passado teve algumas quedas (quedas essas que lhe vieram a custar o campeonato pois perdeu bastantes pontos ao inicid derivado disso), ora isso no subconsciente do piloto pode vir a pesar, e de agora em diante podemos passar a ter um Marquéz não tão agressivo e mais comedido, menos atacante…será interessante de observar

    • GN2193
      Posted Março 18, 2016 at 10:35 am

      Compreendo o teu prognóstico, mas custa-me acreditar que o Rossi será quarto. Longe vão os tempos da Ducati.
      Concordo quando referes que o Márquez está destinado a ser o melhor de sempre, mas ainda terá concorrência por alguns anos. As Hondas não realizaram grandes testes de pré-temporada e o Lorenzo provou estar muito forte.
      Volto a concordar contigo quando dizes que em condições adversas o Rossi é melhor que a concorrência. Fazendo um paralelismo com a F1, o Rossi é tão bom na chuva tal como o Senna era.

      Vinãles este ano já estará mais habituado à classe rainha e será um claro outsider em busca de pódios, mas acho que o Espanhol está mais próximo de ser um dos Andreas, do que ser um dos Marc’s. Isto quer dizer que será mais difícil para ele, assumir-se na classe rainha, tal como foi para o Italianos da Ducati. Contrastando assim, com a qualidade/resultados apresentados por Márquez e o falecido Simoncelli (saudades de o ver correr) quando começaram a aparecer.

      GN

    • Rui Sousa
      Posted Março 18, 2016 at 10:43 am

      Também estou curioso para ver como é que o Marquez vai reagir. Aliás, essa incógnita é um dos motivos pelo qual coloco o Lorenzo como favorito. Por isso e porque nos últimos anos a Honda tem perdido terreno para a Yamaha no que diz respeito à capacidade da moto. Vamos ver como vai ser este ano.
      Pessoalmente prefiro o Rossi a todos os outros, mas não podendo ser o Rossi prefiro o Lorenzo, que também acho um grande campeão (atenção que "só" tem 28 anos e tem 5 títulos mundiais, 3 dos quais na classe rainha), que tem mostrado uma grande capacidade de se "reinventar", basta ver que não é daqueles campeões que ganhou os 5 títulos de uma assentada, foi ganhado perdendo, ganhando perdendo etc….

      Bom bom, era se os rumores que andaram no ar de um possível regresso do Stoner à competição se tivessem confirmado (ele sempre negou) –> Esse era/é outro fora de série que dava gosto ver nas motos.

      No meio disto tudo é engraçado ver que o Rossi ainda anda lá. Disputou títulos com Lorenzos, Marquez, Stoners, Haydens, Biaggi, Melandri, Gibernau, etc. Uns vêm e voltam, ele vai ficando. Um bocado como o Federer no Ténis (Embora menos que os big4 do Ténis já andam há MUITOS anos sem mudar. Mas no início as disputas eram com Agassis, Juan Carlos Ferreros, Roddick's, etc's).

      Cumps,

    • Rui Sousa
      Posted Março 18, 2016 at 10:57 am

      GN (Gil Novo?) Pois é, o malogrado Simonecelli, era um espéctaculo vê-lo a correr, mas quem acompanhava com regularidade o Moto GP sabe que (obviamente não digo tão grave como foi) uma situação destas era expectável dado o estilo dele de conduzir, muito agressivo, sempre no risco (a quantidade de abandonos que tinha depois de fazer super recuperações é inacreditável). É pena que gostava dele, EMBORA a maioria do paddock não gostasse da forma dele estar na pista precisamente pelo "perigo" que causava.

      Quanto ao Viñales também concordo contigo, não acredito que alguma vez venha a ser (a não ser que cresça ainda mais estes anos) um candidato real sequer, porque está mais no nível dos pilotos que disseste do que dos melhores.
      Num posto mais abaixo também referi essa questão das Hondas estarem mais fracas, mas mais para colocar o Lorenzo como favorito ao título este ano.

      Há algum piloto que vejas num futuro próximo a poder bater-se com os melhores (seja de Moto 3, 2 ou GP)? E não vale responder o Marquez Júnior ahahah

      Cumps,

    • Bruno Fonseca
      Posted Março 18, 2016 at 11:26 am

      Rui Sousa respeito a tua opinião sobre o Viñales mas não concordo. Ele foi campeão em Moto3, subiu a Moto2 e só esteve um ano na categoria intermédia passando logo para a categoria rainha. Fez bons resultados no ano passado, numa equipa que tinha regressado depois de 3 ou 4 anos ausente dos GP's e também queiramos quer não não tem os meios de Yamaha e Honda. Eu acho que o Viñales vai lutar pelas vitórias e títulos, não digo este ano, mas sim posteriormente se rumar a uma Honda ou Yamaha.
      Quanto ao Simoncelli, gostava dele mas vejamos: ganhou alguma prova em Motogp? fez uns pódios é certo mas ainda era um piloto inconstante. Por isso acho que o Maverick tem mais potencial do que o que tinha o malogrado italiano, não esquecer que o italiano perdeu o título no último na categoria de 250 para o Hiroshi Aoyama que nunca foi um grande piloto nem de perto.

      Cumps,

    • GN2193
      Posted Março 18, 2016 at 11:28 am

      Exacto, GN de Gil Novo.
      O Simoncelli era outro showman, tal como o Rossi, aquele cabelo à Fellaini sempre a sair do capacete era mítico. E sim concordo com tudo o que disseste sobre o mesmo.

      Falaste do Stoner, e honestamente confesso que fiquei na expectativa se ele voltava ou não, apesar de o mesmo sempre ter dito que não o iria fazer. O homem era uma máquina, e foi o piloto que melhor soube aproveitar a velocidade das Ducatis

      Confesso que me ri com a do Márquez Júnior. A minha aposta pessoal vai para o Álex Rins, da geração do Vinãles e Oliveira.

      Cumprimentos

  • Rodolfo Trindade
    Posted Março 18, 2016 at 9:36 am

    Gostava muito que Rossi voltasse a ser campeão e já este ano.

    É o seu último ano?

    • GN2193
      Posted Março 18, 2016 at 10:36 am

      O Rossi entrou naquela fase em que só no final do ano é que decide se participa no ano seguinte ou não. Isto depois do incidente que protagonizou com o Márquez.

      GN

  • Kafka I
    Posted Março 18, 2016 at 9:46 am

    Infelizmente acho que o ano passado foi a última grande oportunidade para o Rossi…se bem que por outro lado, depois do que aconteceu na última época, pode estar mais motivado do que nunca…veremos, apesar de não ter grande esperança no titulo

    Quanto ao principal candidato ao titulo, discordo em certa parte, pois de apesar de neste momento me parecer que a Yamaha esta substancialmente melhor que a Honda, acho que o Marquez é que é o favorito, até porque é melhor piloto que o Lorenzo

  • Sombras
    Posted Março 18, 2016 at 10:20 am

    A quezília tem sido muito mais levatnada pelo Rossi que pelo Marquéz, e Il Doctore tem muito mais a perder com isso do que o Espanhol.

Deixa um comentário