Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Verstappen aumenta vantagem no Mundial de F1

Já começa a ser uma boa margem? Ainda faltam 5 GP’s, mas a pressão está toda do lado do campeão do Mundo.

Max Verstappen venceu o GP dos EUA, regressando assim às vitórias depois de 3 provas em que não conseguiu festejar. O neerlandês, que largou da pole, até viu Hamilton largar melhor, mas levou a melhor na luta nas Boxes, e, apesar do piloto da Mercedes ainda se ter aproximado nas últimas voltas, segurou a liderança até final. Max tem agora 287,5 pontos, mais 12 que Hamilton.

Imagem

32 Comentários

  • Cortisso
    Posted Outubro 24, 2021 at 9:52 pm

    A vantagem ainda é muito curta, basta um GP para tudo mudar! Mas começa a criar uma diferença pontual que dá outra tranquilidade

  • DNowitzki
    Posted Outubro 24, 2021 at 9:54 pm

    Ainda há 80 pontos em disputa, portanto nada está decidido nem perto disso… poderia estar se… 3 ou 4 episódios não tivessem acontecido e a balança pendido para Isabel II de alguma forma.

    Grande gestão do holandês após a última troca de pneus.

  • TLFlow
    Posted Outubro 24, 2021 at 9:55 pm

    Estratégia audaz da Redbull que resultou. Tiveram um pouco de sorte na entrada da ultima volta quando o Max teve DRS por dar uma volta ao Haas e isso fez com que o hamilton não tivesse DRS. Se isto não tivesse acontecido o Hamilton tinha apanhado o Max e depois seria uma ultima volta incrível.

    Grande corrida dos dois e boa vitória do Max, sendo que esta vantagem pode ser decisiva no final do campeonato.

    • disturbed17
      Posted Outubro 24, 2021 at 10:15 pm

      Teve DRS mas perdeu tempo, fez várias curvas atrás do piloto da Haas, enquanto que Hamilton passou-o na reta, travei é que o Max perdeu 3 décimas (se não estou em erro) nessa volta.

    • Obrigado Eder
      Posted Outubro 24, 2021 at 10:29 pm

      Essa sorte foi relativa porque o Max acabou por perder tempo porque o Mick não o deixou ultrapassar logo quando devia

    • Alforreca
      Posted Outubro 25, 2021 at 11:15 am

      Não vás por aí, não foi o Mick que deu a vitória à RedBull.

      O Raikonen levou com bandeira preta e branca por não ter obedecido às bandeiras azuis quando tinha o Max atrás dele. Na dobragem desses 3 carros o Max perdeu cerca de 3 a 4 segundos para o Hamilton, portanto no tráfego acho que o Max foi mais prejudicado do que o Hamilton. No limite podes dizer que nenhum teria DRS, nunca o Lewis teria e o Max não…

      A chave da defesa do Max foi a curva 8 e 9, onde foi sempre muito superior à Mercedes, conseguindo safar-se do DRS e a capacidade de saída da curva 11 para a reta oposta. Nesse ponto sim, caso Hamilton tivesse DRS era “game over” para o Max.

  • Kafka
    Posted Outubro 24, 2021 at 9:55 pm

    Boa margem só com 27 pontos de avanço… como já se viu esta época, a Mercedes não tem problema nenhum em mandar o Max para fora da corrida, até por que sabem que estão acima das regras e portanto não são penalizados como já se viu esta época… Logo até ao fim há grandes probabilidades de voltar a acontecer e o Max ser mandado fora pelo Botas ou se fôr preciso pelo próprio Hamilton, para o Hamilton ganhar 26 pontos “limpinhos” ao Max

    • Horudini
      Posted Outubro 24, 2021 at 11:29 pm

      Não são penalizados?
      Opa, eu adoro isto.
      Fica-te pelo futebol Kafka. Está visto que de fórmula 1 não percebes nada…
      Eu sei que pode parecer incrível, mas é complicado ser-se expert em tudo.

      • Gunnerz
        Posted Outubro 25, 2021 at 9:37 am

        Fica-te pelo futebol? Não digas isso por favor xD

      • Kafka
        Posted Outubro 25, 2021 at 10:54 am

        Dizeres q as regras são iguais para a Mercedes e para os restantes é no mínimo dos mínimos brincar ao faz de conta

      • Eagle
        Posted Outubro 25, 2021 at 11:19 am

        Nem pelo futebol, é melhor ele ficar pela pesca. É impressionante como o homem opina sobre tudo e não sabe sobre nada. Deve ver os desporto por canais de televisão diferentes de toda a gente de certeza.

        • Kafka
          Posted Outubro 25, 2021 at 11:50 am

          Mais impressionante ainda é que tu dizes que eu não percebo nada de nada, mas NUNCA consegues contra-argumentar nada do que eu digo, o que torna super engraçada a tua afirmação, porque nunca consegues apanhar-me a dizer algo de errado, mas está certo percebesse tu ??

      • Louco de Lisboa
        Posted Outubro 25, 2021 at 11:30 am

        Em tudo? Não entendi.

    • NoSense
      Posted Outubro 24, 2021 at 11:37 pm

      Impressionante mais um comentário conspirativo, como quase todos os que fazes… todos aqui a elogiar a corrida, o próprio Max já falou sobre a rivalidade e disse que ambos se excedem, e, pessoalmente e muito sinceramente, depois de Perez ter corrido na Belgica e da ajuda que tentaram dar ao Perez na Austria, que depois o karma se encarregou de resolver, não sei no que te baseias para dizer que a Mercedes está acima das regras…
      Menos futebol na F1, por favor… não sou fã de Hamilton, reconheço o talento de Max (talvez o mais talentoso do pelotão) apesar de não gostar de tudo o que fizeram a todos os que passaram naquela equipa para favorecer o Max, mas entrar com teorias da conspiração numa competição onde andam a 300 e muitos kms/hora e qualquer deslize pode correr mal para um ou para outro (o próprio incidente em Silverstone, claramente culpa de Hamilton, mas que poderia perfeitamente partir uma suspensão a Hamilton), é só algo que não faz qualquer sentido, tal como o fanatismo futebolês nesta competição…

      • jafdfm
        Posted Outubro 26, 2021 at 1:59 am

        O incidente em Silverstone, culpa do Lewis, projectou o Max a mais de 300 km/h, numa das curvas mais perigosas de todo o campeonato, com mais de 50G. Folgo em saber que um acidente desta gravidade, não fosse a segurança dos carros de hoje em dia e podia ser mortal, podia partir a suspensão do Lewis…
        Graças a esse “incidente”, com o prémio de poder ir às boxes de graça reparar algum dano e uma penalização ridícula, conseguiu ganhar 25 pontos ao adversário e fazer figura de idiota naquela celebração enquanto o ríval que tinha mandado para o Hospital via de lá.

        • NoSense
          Posted Outubro 26, 2021 at 11:29 am

          Tirar só essa conclusão do meu comentário, é só pouco, para não me alongar muito…
          Diz-me, então: na tua opinião foi completamente propositado e premeditado o que o Hamilton fez?

          • jafdfm
            Posted Outubro 26, 2021 at 10:45 pm

            Não foi premeditado, mas podia ser evitado.
            A penalização devia ser muito simples, foste imprudente? Mandaste um colega contra o muro por causa disso? Desqualificado!

            Agora ganhar 25 pontos a um adversário daquela forma foi vergonhoso, ainda mais depois a celebração. E em relação à penalização que sofreu, mais valia não ter levado nenhuma porque o resultado era o mesmo e não precisavam de fingir.

            • NoSense
              Posted Outubro 26, 2021 at 11:24 pm

              Concordo que foi um grande circo tudo o que se passou naquele final de corrida com toda aquela celebração e que a penalização foi curta, mas desclassificar todos os que causam dnf por imprudência, não sei nem tenho opinião sobre essa possível medida…

    • charles eclair
      Posted Outubro 25, 2021 at 12:07 am

      Com essa lógica só com uns 80 pontos fr vantagem é que o Max podia estar descansado, porque o Bottas podia espetar-se duas ou três vezes contra o Max. Mas fEsse fanatismo contra o Hamilton e contra a Mercedes é doentio.
      Este ano tem havido uma grande rivalidade, com alguma polémica e com corridas mais limpas que outras mas nada do que descreves aconteceu.
      Aproveita mas é o campeonato que está a ser das melhores lutas pelo título dos últimos anos.

    • jafdfm
      Posted Outubro 25, 2021 at 1:02 pm

      Sou obrigado a concordar com o kafka. Depois do que aconteceu em Silverstaone e Hungaroring que fez o Lewis ganhar em duas corridas 41 pontos em corridas em que arrumaram o Max na primeira volta, pode acontecer a qualquer momento algo semelhante.
      Isto para não ir ao início do campeonato buscar a bandeira vermelha quando o Lewis saiu de pista em Imola e lhe permitiu mudar os pneus sem perder tempo e recuperar até ao segundo lugar.
      Só de pensar no campeonato monstruoso que o Max está a fazer (8-5 em vitórias em GP’s e só acabou abaixo de segundo quando foi abalroado, quando o pneu rebentou em Baku e quando ele passou por cima do Lewis) e depois ver que, graças a um acumular de situações bizarras (para não ir mais longe) só tem 12 pontos de vantagem…

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 24, 2021 at 9:58 pm

    A corrida nem foi tão espetacular como se previa, mas os dois candidatos apesar de só se terem cruzado no arranque onde Lewis foi mais forte, deram uma masterclass de condução.

    Só um super piloto como Hamilton conseguiria ir buscar Max com um carro pior, mas só outro super piloto como Max se conseguiria defender de um Mercedes com pneus mais frescos.

    A não ser que haja algo de anormal, Max será campeão do mundo porque neste momento os Red Bulls são melhores e as próximas pistas serão favoráveis.

    Muito bem também a Ferrari que parece ter vindo para a última metade do campeonato em grande forma.

    • FMSM
      Posted Outubro 24, 2021 at 10:07 pm

      A diferença entre os 2 carros não é assim tão grande … a Mercedes tinha pelo menos uns 15km/h de vantagem nas retas sobre os RedBulls.

      • carlos costa
        Posted Outubro 24, 2021 at 10:31 pm

        Para não falar no sistema da asa traseira, se tivesse em qualquer outro monolugar dava desqualificação certa.

        • Flavio Trindade
          Posted Outubro 24, 2021 at 11:11 pm

          Já me constou Carlos.

          Não sou entendido em specs e do que é permitido ou não mas é corrente que a Mercedes costuma “inovar” bastante.

      • Eagle
        Posted Outubro 25, 2021 at 11:18 am

        Nem pelo futebol, é melhor ele ficar pela pesca. É impressionante como o homem opina sobre tudo e não sabe sobre nada. Não sei que raio de canais de televisão ele usa para ver os desportos, mas são diferentes de toda a gente de certeza.

    • Alforreca
      Posted Outubro 25, 2021 at 11:10 am

      A corrida foi espetacular, especialmente pelas lutas, que acabam por ser pouco mostradas – McLaren vs Ferrari e Alpine vs Alfa.

      Na frente tivemos emoção até ao fim!

      Discordo de ti quando afirmas que a RedBull tem o melhor carro. Neste momento é impossível dizer quem tem o melhor carro. Claramente a Mercedes tem o melhor carro em pistas, como Sochi, ou Monza e por exemplo e a RedBull terá melhor carro para Mexico e Brasil.

      Teoricamente este até era território Mercedes, mas a RedBull volta a mostrar que tem um carro com muito ritmo numa volta (e que o Max consegue espremer ao máximo), mas em corrida a Mercedes continua a ter a melhor abordagem (parece ter melhor ritmo de corrida e poupança de pneus).

      A chave desta vitória esteve na penalização de Bottas e no bom primeiro terço do Perez. O que o Max “sofreu” nos últimos anos em que basicamente tinha os dois Mercedes à perna, sem qualquer tipo de apoio, sofreu hoje o Hamilton. Perez forçou a Mercedes a fazer a primeira paragem um pouco mais cedo do que previa e isso acho que fez alguma diferença.

      Depois são dois pilotos do caraças! A RedBull tinha o carro muito bem afinado para se defender da Mercedes (apesar da diferença massiva de velocidade) na reta oposta, conseguindo abrir quase sempre espaço suficiente na curva 8 e 9, para se “safar” do DRS e mostrou uma abordagem muito boa à curva 11, saindo sempre com mais velocidade do que Hamilton.

      Nota ainda para a gestão de pneus do Verstappen, claramente que poupou os pneus traseiros para as últimas voltas, deixando o Hamilton entrar no ar turbulento e começar a patinar para depois melhor se defender. Apesar disto tudo Hamilton vendeu bem cara a “derrota”.

      Não acho que isto esteja “fechado” a Mercedes ainda não lançou a toalha ao chão e não me admirava se ainda tivermos novidades tecnológicas nas próximas corridas (há semelhança do que aconteceu com a nova suspensão traseira e a capacidade de baixar).

  • Pedro pintarolas
    Posted Outubro 24, 2021 at 10:08 pm

    Belíssima corrida. Não espectacular mas com dois pilotos brilhantes. Não concordo que a Mercedes tenha um carro pior, tem até mais velocidade de ponta e esta pista era feita à medida deles. Lewis perde ao não obter a pole (mesmo ganhando a posição de imediato, a RB consegue acreditar que é possível) e na última ida as boxes, onde acredito que com pneus médios ganhava a corrida. Super Max com pneus 8 voltas mais gastos segura Lewis. Veremos o que acontece, Lewis está tenso e a lidar mal com a concorrência. Se Max ganha no México e Brazil, só com DNF é que Lewis tem chances.
    Alonso a mostrar o seu “mau feitio” (pena que não tenha terminado a corrida) e Giovinazzi não sei se não perde lugar hoje ao fazer mais uma corrida normal e a desobedecer às ordens da equipa. S

  • andresilvac
    Posted Outubro 24, 2021 at 10:10 pm

    Uma grande corrida dos “homens da calculadora” e que a estratégia da RB falhou em parte porque acho que a ideia seria “convidar” a Mercedes a calçar pneus medios no final e a Mercedes os surpreendeu com o andamento com os pneus duros.
    Independentemente disso os pilotos estiveram no seu melhor e cumpriram um furo acima pareceu me Max mas Hamilton vendeu caro a derrota.
    Muita pena por Gasly Alonso e Kimi o erro do finlandês no final estragou a boa corrida, A suspensão partir arruinou mais uma grande corrida do Espanhol e Gasly pelo mesmo motivo termina muito cedo uma corrida que estava a ser promissora.
    Ferrari a subir claramente o nível nas últimas corridas estes novos motores foram buscar muitos cavalos para os italianos.
    A vantagem é interessante mas longe de ser decisiva embora arrisque dizer que a RB e Max teem o título na mão, mas com 5 corridas pela frente e a ameaça de nova troca de motor de Hamilton diria que teem 70% de hipóteses mas uma má corrida uma corrida a chuva pode mudar tudo.
    Em condições normais Mexico e Brasil são corridas favoráveis à RB, temos 1 corrida nova que ninguém sabe o que virá e Abu Dhabi não costuma fazer muita diferença, mas a troca do motor de Hamilton pode vir mudar isto até porque a cada motor novo a Mercedes tem melhorado com velocidade em recta mas se Max vencer no México e Brasil fica claramente entregue.
    Cumprimentos

  • julioflores
    Posted Outubro 25, 2021 at 3:42 pm

    Corrida interessante, ainda vi p caso mal parado com a estratégia da Red Bull mas acbou por correr bem.. Penso que a Mercedes nao estava a espera que Verstappen parasse tão cedo e de certa maneira perdeu um pouco o timming.. Ainda assim quando o engenheiro da Mercedes diz que a corrida pode ser ganha nas ultimas 3 voltas acertou sem duvida, boa defesa por parte de Max e Hamilton a não “apanhar” DRS o que ajudou bastante tambem… Bom duelo entre Bottas, Carlos e Riccardo tambem… Faltam 5 corridas e penso que tudo se pode decidir nas proximas duas, Red Bull em vantagem para Mexico e Brasil. No entanto se a Mercedes tiver bons resultados nestas duas diria que Abu Dhabi vai ser a derradeira corrida

Deixa um comentário