Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Verstappen volta a dominar; Leclerc ascendeu de 19.º a 5.º

Mais uma para Verstappen, que segue imparável e hoje nem precisou do companheiro de equipa (o carro de Pérez continua sem atinar). Sainz deu uma boa réplica, mas mesmo beneficiando de um safety car que lhe permitiu aspirar à vitória até final, faltou-lhe um ‘bocadinho’ para superar o neerlandês, enquanto Leclerc, que partiu de 19.º devido a uma penalização, foi escalando lugares e ainda terminou num respeitável 5.º lugar (e se Ocon não lhe tivesse feito a vida negra talvez ainda conseguisse melhor). Acabou por ser também uma boa tarde para a Mercedes, que continua em crescendo e voltou a ter os 2 pilotos no Top 4. Já Alonso, que brilhou na qualificação e criou grande expectativa para hoje, fez apenas 7.º.

Max Verstappen conquistou o Grande Prémio do Canadá pela 1.ª vez na carreira e distanciou-se ainda mais na liderança do Mundial de F1. O neerlandês, que partiu na pole, dominou quase toda a corrida e, apesar de ainda ter sido pressionado por Sainz nas últimas voltas, somou a 6.ª vitória da temporada. O espanhol da Ferrari terminou no 2.º lugar e fez a volta mais rápida, enquanto Hamilton fechou o pódio. Já Checo Pérez foi forçado a abandonar (3.ª desistência esta época) e Leclerc, que partiu de 19.º, ainda terminou em 5.º, logo atrás de Russell.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

47 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Junho 19, 2022 at 8:42 pm

    Melhor corrida deste campeonato de Fórmula 1.

    Saudações Leoninas

    • Alexandre Frota
      Posted Junho 19, 2022 at 9:03 pm

      Melhor corrida? Isso foi a sério? Bahrain não existiu, Jeddah não existiu, Catalunha não existiu… Gostava mesmo de saber em que te baseias para dizer isso.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 19, 2022 at 8:46 pm

    Fica a sensação que se fosse o Leclerc em vez do Sainz naquelas 10 voltas finais, o Max não vencia a corrida.. Depois, a Ferrari desta vez não faz borrada mas quando não deve fazer que é quando tem as corridas ganhas é que isso acontece.. os carros acabaram a corrida portanto já houve um upgrade nesse aspeto..
    Triste pelo Alonso não ter conseguido melhor, Hamilton muito bem a fazer P3..
    Leclerc faz uma enorme corrida como já era esperado, Max e Leclerc deviam sair de ultimo para as corridas se tornarem épicas com escaladas até ao pódio ahah

    • Reaper
      Posted Junho 19, 2022 at 8:57 pm

      Parece-me que ia ser igual se fosse o Leclerc, como foi em Jeddah ou Miami, o Max está noutro nível, está a cometer pouquíssimos erros.

      • Filosofo da Bola
        Posted Junho 19, 2022 at 10:36 pm

        Que tem a ver o nível do Verstappen?
        É dos melhores do mundo certo até aqui nada a dizer.
        Mas neste momento tem o melhor motor que lhe dá uma velocidade significativamente maior em reta e hoje teve muito melhor tração.
        Aliás viu-se que o problema do Sainz na perseguição foi a tração! O que ganhava no setor 3 perdia nos outros.
        Neste momento lidera o melhor carro overall. Veremos é se a Ferrari consegue responder como a mercedes respondeu o ano passado.

        • DNowitzki
          Posted Junho 19, 2022 at 11:08 pm

          Em suma, quem manda é o carro.

          • Filosofo da Bola
            Posted Junho 20, 2022 at 12:51 am

            Em suma:
            O carro é 75% do sucesso, 25% depende do piloto

            Sem carro não ganhas. Acho que isso é óbvio. E as diferenças que a red bull tem para a ferrari tendo um piloto como max é obviamente decisivo. Tivesse max na ferrari e sainz na red bull e hoje ganharia o sainz…

        • Reaper
          Posted Junho 19, 2022 at 11:09 pm

          Os carros sendo muito diferentes, são muito parecidos em termos de performance geral. Red Bull é melhor em reta mas a Ferrari melhor em low speed corners, normalmente até costuma ter mais tração, mas isso também depende dos setups de cada fim de semana.

          Apesar de tudo, considero que a Red Bull tem melhor carro em race pace, mas sobretudo tem melhor estrutura em termos estratégicos (nem considero os DNFs, porque já penalizaram tanto a Ferrari como a Red Bull).

          • Filosofo da Bola
            Posted Junho 20, 2022 at 12:52 am

            Neste últimos circuitos a velocidade de reta tem feito muita diferença aliado a uma muito melhor tração da red bull (aqui evoluiu imenso nos ultimos GP).
            Em quali o ferrari consegue arrancar melhor performance mas em corrida nao está a conseguir evoluir o que se esperava.
            Penso que a ferrari tem estado aquém do que prometia. Veremos se Binoto dá a volta

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 20, 2022 at 3:35 am

          O setor 3 era onde o Sainz mais usava o DRS…de resto Verstappen sempre superior.

        • Foge Quim
          Posted Junho 20, 2022 at 9:53 am

          Tem tudo a ver. O grau de maturidade, a experiência e o “kit de unhas” do Max é superior ao do Leclerc e isso é notório.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 19, 2022 at 9:33 pm

      Leclerc não tem vida para o Verstappen, já esteve nessa posição e não o superou.

      • Filosofo da Bola
        Posted Junho 19, 2022 at 10:37 pm

        De rir!!!
        O Leclerc não tem vida?
        Neste momento com carro inferior tanto em velocidade, como fiabilidade e como tração óbvio que fica mais difícil.
        Não estamos a falar de carros iguais em que só o piloto faz diferença

        • FMSM
          Posted Junho 20, 2022 at 12:51 am

          carro inferior … tamanho exagero. O Max nem teve 2 dnf nem nada. O Ferrari nem foi o carro até agora na temporada com melhores mini setores nas low speed corners e melhor em tração nem nada.

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 20, 2022 at 3:35 am

          Sim de rir.
          Nao, não tem vida.

          Abraço

        • Foge Quim
          Posted Junho 21, 2022 at 1:29 pm

          Não tem vida suficiente não.
          Todas as corridas que o leclerc ficou a frente do Max, foi por DNF do Max. O único ponto em que o leclerc está melhor que o Max, é na Qualificação, e mesmo assim…. Mas pronto.
          Em termos de carro são equiparados, ambos estão melhores que o outro em alguns parâmetros mas overall estão “taco-a-taco”.
          O que faz a diferença no final é a maturidade, a experiência, é a capacidade da gestão emocional, é o talento do MAX! E tem apenas 24 anos!
          A Ferrari que apanhe mais calo também (que outrora teve) , e pode ser que para o fim já saiba mais umas coisitas….

  • Tiago Silva
    Posted Junho 19, 2022 at 8:48 pm

    Nota ainda para os pilotos da Alpine que conseguiram sexto e sétimo e os da Alfa Romeo que conseguiram oitavo e nono. Não tivesse Perez desistido e seriam todos os pilotos pontuados distribuídos por 5 equipas.

    Gostei das corridas do Leclerc, do Hamilton e do Gasly penso que foram os 3 que mais se destacaram hoje. Também bem o Sainz e claro o Verstappen a passear.

  • DNowitzki
    Posted Junho 19, 2022 at 9:12 pm

    A questão é: a Mercedes chega às vitórias já este ano?

    O que a Alpine fez com o Alonso foi mauzinho.

    • Filosofo da Bola
      Posted Junho 19, 2022 at 10:34 pm

      Dificilmente a mercedes terá vitórias em condições normais.
      Os excelentes resultados do russell tem-se devido a problemas com red bull ou ferrari.
      Os chasis não dão para mais.

      • DNowitzki
        Posted Junho 19, 2022 at 11:06 pm

        Neste momento, não; o amanhã só a Deus pertence.

        Uma coisa é inequívoca: a Mercedes melhorou imenso desde o início da época, daí a pergunta.

        • Filosofo da Bola
          Posted Junho 20, 2022 at 12:49 am

          Melhorou sim, mas não imenso… Vai tendo melhorias mas que para ser competitiva com ferrari e red bull só mesmo na playstation! Só por milagre conseguem discutir vitorias de igual para igual cim ferrari e red bull! Está a uma grande distancia ainda

          • Sombras
            Posted Junho 20, 2022 at 11:27 am

            Ontem na análise do Pos-corrida da Sporttv falaram nisto. A melhoria da Mercedes existe, mas em termos práticos significou qualquer coisa como deixarem de levar cheirete de 7 ou 8 décimos por volta para os mais rápidos (Ferrari e Red Bull, tanto faz), para passarem a levar meio segundo. É uma melhoria, sem dúvida, mas está longe de garantir competitividade para vitórias.

          • DNowitzki
            Posted Junho 20, 2022 at 6:32 pm

            Melhorou imenso, sim!

            Alemdisso, vamos ver o que a FIA decide a proposito dos saltinhos na pista. Convém não esquecer que quem lá está dentro é o ex-conselheiro do Totó Lobo.

            A Mercedes domina aquela trampa toda. O MM não foi embora só porque sim.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 20, 2022 at 3:33 am

        Acho possível ver a Mercedes a lutar por vitórias no fim do ano.

  • Mota00
    Posted Junho 19, 2022 at 10:47 pm

    Alonso termina em 9º devido a penalização de 5 segundos.

  • Richrad
    Posted Junho 20, 2022 at 12:16 am

    Vai ser um passeio para a Red Bull a presente temporada.
    Contudo não acredito que possamos estar a ver uma nova hegemonia pois a Mercedes mesmo que adormecida está já a apostar no novo ciclo, que será muito curto prazo ( a saída de Hamilton será validada).

    Hoje é daqueles dias que o Alonso noutro monolugar fechada pódio fácil. Com as ferramentas possíveis, penalizações à parte, faz +1 um registo de respeito.

    Sinal novamente mais para Sainz e Russell, não tenho dúvidas que com as certas armas técnicas seriam pilotos de decisão.

    Dia mau para Perez mas que espelha a época da Red Bull: ou se pontua, ou se desiste ( ehehe)

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 20, 2022 at 3:33 am

      “Novamente” e “Sainz” não faz muito sentido, coitado. Juntando ao carro tremido, tem feito asneiras todos os GP quase.

    • Foge Quim
      Posted Junho 20, 2022 at 9:22 am

      Sainz tem sido mais sinal “menos” que propriamente “mais”, não é por ter feito uma corrida boa que apaga os constantes erros ao longo desta época

      Perez e Max juntos, colocaram a RB no topo do Mundial dos construtores e ainda dizes que a corrida espelha a época de forma negativa… Sem contar que Perez é segundo colocado no campeonato de pilotos

      Agora, russel sim, muito bem e continua a ser o único piloto que ate então pontuou em TODAS as corridas

    • Alforreca
      Posted Junho 20, 2022 at 10:12 am

      Não acho nada que Sainz sai com sinal mais. Esperava muito mais dele na fase final no ataque ao primeiro lugar. Em 15 voltas, fez 2 limpas (vi quase toda a parte final a partir do carro dele). Aliás a única volta em que o Max alargou no gancho ele não aproveitou melhor porque tinha feito asneira no sector 2…

      Quanto a Alonso, disparate da Alpine na estratégia. Aceito que não tenham aproveitado o primeiro VSC (muito cedo na corrida), mas não usar o segundo, foi loucura…

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 20, 2022 at 1:30 am

    Não deu hipótese.

    O conjunto RedBull e Max Verstappen estão à data de hoje numa liga à parte.

    As primeiras 3 corridas mostraram uns Ferrari até melhores (eram o melhor carro no cômputo geral), mas daí para a frente, entre decisões bizarras e falta de fiabilidade, Max e o seu RedBull ganharam asas…

    E Max para cometer erros tem que se sentir incomodado, e neste momento não sente, logo a tendência é ganhar ainda mais vantagem.

    Os Ferrari (principalmente Leclerc) continuam a ser muito bons, podem até apertar aqui e ali, mas vai ser preciso um grande alinhamento de chacras.

    A Mercedes é que mesmo com o seu pior carro da década, continua a evoluir devagarinho, e mesmo maus, são super fiáveis (DNFs são raros ou inexistentes).

    Sou menino de apostar em pelo menos uma vitória da Mercedes até ao fim do ano…

    Alpines continuam a evoluir (sem se dar por ela, Ocon tem 39 pontos e está na luta com Bottas e Norris pelo melhor dos outros.

    Os Alfas tirando os RedBull e is Ferrari, são os carros mais smooth deste mundial. Bottas está muito bem, e hoje até Zhou esteve intratável.

    Por fim, que mais acontecerá a Mick Schumacher? É bem melhor que o seu antigo colega russo, mas não tenho grandes dúvidas que Piastri neste Haas já tinha feito uma porrada de pontos.

    • Sombras
      Posted Junho 20, 2022 at 9:43 am

      O Verstapen não comete erros, nem pressionado, nem sem ser pressionado. Só não tem o hype (crédito, talvez, precepção pública) ou os amigos comentadores do Hamilton, se não todos estaríamos aqui a falar em mega talento.
      A verdade é que mesmo o ano passado, em situações similares, Max só perdeu/foi ultrapassado quando não tinha carro – comparativamente com quem ia atrás – ou quando o mandaram às couves.

      É praticamente intransponível em igualdade de circustâncias neste tipo de situação de corrida.

      • Alforreca
        Posted Junho 20, 2022 at 10:04 am

        Ia responder ao Flavio a dizer que o Max comete erros – Barcelona este ano, por exemplo.
        Todos os pilotos fazem um erro ou outro, a diferença é que o Max faz muito poucos (tal como Hamilton, por exemplo). Se há algo que a batalha Hamilton / Rosberg mostrou é que para derrotar este tipo de pilotos é preciso mexer com eles também fora da pista. Neste momento e com esta margem pontual, o Max está em modo “zen” – veja-se a diferença para as primeiras corridas do ano, em que as coisas não corriam tão bem ao nível do carro e a Ferrari parecia ter o melhor carro. E ontem era o piloto “errado” nos espelhos da Red Bull… 3 zonas de DRS com retas algo longas deveria ter feito muito mais o Sainz.

        Quanto à popularidade, acho que tens alguma razão. Não goza / não criou a empatia com público / paddock que lhe permitam ter a popularidade de outros (e o pai juntamente com o Helmut Marko também não têm ajudado). Por exemplo, hoje no pódio só Hamilton tem uma palavra para os adeptos. Por muito bacoco que seja dizer em todo o lado que estes são os maiores e melhores adeptos, é um sinal de respeito por quem lhe permite ser a estrela que é (e para quem já viu GPs ao vivo, sabe bem que não é propriamente o mesmo que ir ver um jogo de futebol, é necessário bastante empenho / sacrifício para ali estar).

        • Sombras
          Posted Junho 20, 2022 at 11:25 am

          Sim, sem dúvida que uma grande parte da culpa da percepção do Verstapen é dele mesmo, com as suas atitudes e declarações, bem como das do pai.

          Mas sem dúvida que o Hamilton (e seguramente o Russell e o Norris eventualmente) são também muito favorecidos pelos opinion makers da Sky, de longe os mais influentes no mundo da F1. Tudo é amplificado e glorificado.

          Até Charles Leclerc sofre um bocado do mesmo que o Max também, não tanto para o público geral – também tem uma figura mais simpática – mas para os comentadores. Tudo o que fazem é muito carro e pouco talento, ao passo que outros é só talento. Opiniões…

      • Sporting1906
        Posted Junho 20, 2022 at 12:01 pm

        O Max é um mega talento tal como o Hamilton, para mim claramente os dois melhores pilotos da actualidade. Mas é normal que o Hamilton tenha uma reputação maior, são muitas vitórias, muitos títulos e muitos anos no topo do mundo.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 20, 2022 at 2:21 pm

        Eu por acaso acho que o hype que o Verstappen tem é ajustado. Ele é incrível e é amado por toda a gente. Normal.

        O Hamilton é já um peso pesado. Recebe imenso hate pela pessoa que é e pelo ativismo que faz.

        • FMSM
          Posted Junho 20, 2022 at 4:27 pm

          amado por toda a gente ? longe disso.

          • Neville Longbottom
            Posted Junho 20, 2022 at 9:12 pm

            O Verstappen? Não estou a falar de haters zés-ninguéns de portugal amigo. Ele tem sempre o orange army ou o que é atrás dele, bem como todos os noticiários da Sky, ESPN F1 e afins, isso é o que importa. Ninguém é 100% amado, se foi isso, de facto tens razão, meu culpa.

            • FMSM
              Posted Junho 21, 2022 at 12:06 am

              prontos tinha percebido mal o que querias dizer mea culpa também xD. Mas agora não concordo com tudo, ESPN e outros não posso dizer mas acompanho pela F1TV e sinceramente dos britanicos só mesmo o Anthony Davidson, o Button quando lá anda e as vezes o Brundle. O resto da malta vesse que ainda está muito atravessada com a temporada anterior, a minima coisa fazem logo uns comentários a tentar rebaixá-lo.
              Agora um Norris ou Russell acabam uma volta e são deuses até é engraçado ahahah.

  • Borsalino
    Posted Junho 20, 2022 at 10:30 am

    É interessante ter visto as reclamações de Hamilton nos treinos livres de sexta-feira a reclamar do quão mau era o carro, e depois, no domingo consegue o pódio e está todo sorridente e a elogiar o trabalho da equipa.

    • Alforreca
      Posted Junho 20, 2022 at 11:55 am

      A Mercedes decidiu fazer testes com as afinações do carro do Hamilton na Sexta feira – altura em que ele se queixou do carro estar impossível de pilotar. Para Sábado utilizaram as configurações do Russel.

      Não é assim tão interessante ;)

    • Sporting1906
      Posted Junho 20, 2022 at 11:58 am

      Se o carro estava tão mau na sexta e no domingo já estava competitivo até faz bastante sentido elogiar o trabalho da equipa

      • Borsalino
        Posted Junho 20, 2022 at 1:22 pm

        Russell tem sido competitivo durante toda a temporada.

        • FMSM
          Posted Junho 20, 2022 at 4:25 pm

          Nem sou o maior fã do Lewis mas ele tem estado sempre a fazer experiencias com novas peças e set-ups radicais para ajudar a equipa. O Russell, que é muito bom claramente, tem tranquilamente afinado os set-ups a maneira dele.

  • Mantorras
    Posted Junho 20, 2022 at 6:03 pm

    Max nao deu hipoteses e acho que foi mais isso que outra coisa, tipo incapacidade do Sainz… Acredito que Leclerc tivesse algo mais no final, em comparacao com o Sainz, mas seria apenas para incomodar mais, talvez tentar e ate conseguir passar para voltar a ser passado rapidamente.

    Max tinha um carro melhor e quando assim acontece fica quase impossivel. Torco para que a Ferrari encontre algo mais ate final e gostava que a Mercedes desse um passo em frente que permitisse uma luta a 3, mas nao acredito.

Deixa um comentário