Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: A ‘boca’ de Fábio Silva a Sérgio Conceição

Fábio Silva falou sobre a saída do FC Porto em entrevista ao Canal 11 dando a entender que a direção queria que continuasse, mas que Sérgio Conceição, que cortou a sua evolução, optou por outra decisão.

13 Comentários

  • Berdadeiro
    Posted Julho 24, 2021 at 11:51 am

    O Fábio tem tão pouca cabecinha que até dá pena, percebe-se claramente pelo discurso.

    Depois… Fábio… Com 17 anos, com a concorrência de Marega, Tiquinho, Zé Luís, Aboubakar, ainda fez 21 jogos. Repito, com 17 anos, ACABADOS DE FAZER!

    Se estava à espera de ser titular, principalmente depois de não ter aproveitado as oportunidades que teve, e de parecer um peixe fora de água sempre que jogava, das duas uma: ou tem de baixar o ego ou tem de subir a noção.

    • andreb
      Posted Julho 24, 2021 at 12:27 pm

      Desculpa-me, mas estás a ser demasiado injusto com o Fábio.

      Primeiro é muito jovem, teve um grande percurso na formação e como ele diz sempre sentiu apoio da direcção.

      Depois ele é o jovem e qualquer corpo técnico, tem que se saber adaptar aos seus jogadores. Isto de ser mauzão, tratar todos por iguais, se calhar há muitos anos funcionava melhor nos mais jovens, que tinham uma estrutura de jogadores com muito mais referência e perfil de lider que hoje em dia, mas hoje em dia o treinador e o corpo técnico tem que saber lidar com as expectativas dos jovens.

      Depois, Zé Luís foi carta fora do baralho depois da primeira parte da época, e sempre que entrava tbm acontecia o mesmo que falas do Fábio de parecer fora de água. O Abouba não era opção devido a sua debilidade física, que sempre que entrava em campo ao fim de uns minutos parecia que tinha acabado de correr uma maratona. Em boas condições seria sempre de longe o melhor pl do elenco. O Soares fartou se de jogar e ficou claro que era o fim da linha. Começou a perder partes das coisas em que era bom, resistência, capacidade de choque e desgastar a defesa adversária, tendo dificuldades gritantes em dar seguimento a bola quando a mesma lhe chegava aos pés e perdido capacidade de arranque. A única coisa que era ainda de nível para o Porto era no jogo de cabeça. Ponto.

      Ou seja o único que não vou trocidar é o Marega, que todos nós sabemos as limitações que tem.

      O Sérgio é casmurro e não sabe lidar com os miúdos. O Fábio tem um grande potencial, mas ainda era um peixe fora de água. Obrigação do treinador? Tentar rentabilizar o jogador, identificar a melhor forma de evoluir a todos os níveis e gerir as expectativas e garantir que o mesmo não se sente preso nem estagnado.

      Na minha opinião merecia mais daquilo que jogou, mesmo visto todas as falhas atuais. Faz parte do ADN do Porto aproveitar os seus e ajudar a crescer os seus dragões.

      Diogo Costa, Esteves, Fábio Silva, Fábio Vieira, Vitinha, Fábio Vieira, Diogo Leite, Diogo Queirós, o vosso futuro está nas vossas mãos. Lutem, aprendam com os mais velhos, com os vossos treinadores, mas se sentirem encorralados, vou torcer por vocês nem que se juntem aos rivais. Não concordo como um porto falido desaproveitar uma geracao de ouro como esta.

      • Berdadeiro
        Posted Julho 24, 2021 at 1:15 pm

        Concordo até certo ponto. Vamos por partes.

        Primeiro, o que ele fez na formação só é relevante até certo ponto. O que não falta são casos de miúdos que partem tudo na formação, chegam aos séniores e desaparecem. Nem precisamos de ir muito longe: o Rui Pedro tinha claramente condições para ser muito mais jogador do que o Fábio, mas por um ou outro motivo não deu. Isto para dizer que o Fábio ser bom nos júniores não lhe dá qualquer garantias de vir a ser aposta regular na equipa principal, sobretudo depois de nem sequer ter passado pela equipa B.

        A questão do saber lidar com os jogadores, é verdade. Mas o Fábio nunca refere que a equipa técnica não soube lidar com ele, em momento algum refere que foram “mauzões” para ele. Apenas que a direção queria muito que ele fosse aposta, mas quem manda e tem o lugar em risco é a… equipa técnica. E depois, não concordo exatamente que tenha que ser o corpo técnico a adaptar-se aos jogadores e não o contrário. Sim, é importante os treinadores saberem lidar com as diferenças de personalidade dos seus atletas, mas os jogadores não podem estar à espera que lhe façam a papinha e as vontades. Há que trabalhar e ser humilde.

        Quanto aos “rivais” dele… Marega era intocável; Tiquinho, apesar do ciclo estar a terminar, ainda era um jogador importante, fez 19 golos; depois havia Abou (cujos problemas físicos continuam a ser um mistério, tendo em conta a época que acabou de fazer no Besiktas) e Zé Luís que, mesmo tendo baixado o rendimento na segunda metade da época, era mais jogador do que o Fábio e tinha que provar o porquê de ter sido aposta do treinador. Repito, o Fábio tinha 17 anos feitos em Julho… Que jogadores a nível mundial são titulares, ou sequer têm muitos minutos numa idade destas? Só tinha que ser forte mentalmente, trabalhar e continuar a evoluir para aproveitar as oportunidades que teve, o que não aconteceu.

        Continuando, a obrigação de um treinador não é rentabilizar um miúdo de 17 anos, nem de 18, nem de 19, nem de 20. É ganhar. Se o Sérgio apostar no Tomás, F. Vieira, Vitinha, Romário, D. Leite, Chico, D. Costa e ficar em 2º ou 3º, é despedido. Um treinador não é avaliado por lançar miúdos. É avaliado por ter resultados. A partir do momento em que esta é a visão dos clubes e não há projetos a longo prazo, os treinadores só têm que zelar pelo seu emprego e fazer o que conseguirem para ganhar no imediato. Agora, podes dizer que o Fábio tinha capacidade para dar mais à equipa do que os concorrentes dele, como por exemplo o Vitinha tem, na minha opinião, neste momento. Isso é outra questão, mas é subjetivo.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 24, 2021 at 12:18 pm

    Ainda não sei bem que pensar deste miúdo. Por um lado, é um miúdo e pode evoluir, mas o que dele se viu não impressiona. Contudo, há uns 2 anos atrás, não faltava gente a dizer que era um Félix 2.0 e que ia valer dezenas de milhões e que o Benfica tinha cometido um erro ao deixá-lo sair. Agora fala-se dele como um pino autêntico.
    Não sei que pensar, ou enganou muito quando estava na formação, ou foi um produto de marketing ou então ainda está verde e tem de explodir. Para já não justificou o hype nem os 40 mendilhões que por ele o Wolves pagou.

  • Romeu Paulo
    Posted Julho 24, 2021 at 12:32 pm

    O Fábio Silva, com 17 anos, integrar logo a equipa A foi uma jogada apenas para mostrar que o clube o treinador apostavam na formação, ainda por cima quando os juniores tinham vencido a Youth League.

    Com isso tudo, o Fábio perdeu uma época, em que pouco evoluiu na equipa A, e onde poderia ter sido bastante importante para o seu crescimento e mesmo para o clube se jogasse na equipa B.

    Na formação, sou contra o saltar etapas, o Fábio (principalmente desde que saiu do Benfica para o Porto) jogou quase sempre acima do seu escalão.

    Quando era juvenil de 1° ano estava nos juvenis A (onde normalmente estão integrados os juvenis de 2° ano), correspondeu e no ano seguinte estava nos juniores (penso que o Porto só tem uma equipa de juniores), voltou a corresponder e no ano seguinte deveria integrar os seniores B, até poderia estar lá pouco se desse uma boa resposta, mas nunca deveria passar diretamente para os seniores A.

  • Joao_F
    Posted Julho 24, 2021 at 1:38 pm

    Acho que o Fábio Silva está com um ego a fugir para o exagerado!!
    Ainda que na formação tenha sido máquina, nunca mostrou na equipa principal o mínimo de qualidade para ser aposta … o que era natural pela tenra idade que tinha!!
    Acho que tem potencial para ser um bom jogador, mas não mais do que isso!! Não é particularmente rápido, forte, agressivo, não ataca a profundidade. É um avançado demasiado posicional.
    Ainda que na altura não apreciasse particularmente, acho q por exemplo o André Silva quando começou na equipa principal mostrou bem bem mais!!
    O SC até lhe deu muitas oportunidades para aquilo que ele mostrou!!

  • AndreChaves9
    Posted Julho 24, 2021 at 2:06 pm

    O problema deste jogador é bem visível. Não tem nada em que se destaque… Mas pronto 40M e o resto é conversa.

  • Kacal
    Posted Julho 24, 2021 at 4:04 pm

    Todos sabem que não sou o maior defensor e fã do SC, mas aqui discordo do Fábio. Defendo sempre a aposta na formação e no talento português mas neste caso o Fábio não fez por merecer mais oportunidades, a meu ver. A concorrência era forte até e nas oportunidades que teve não me entusiasmou, confesso. Penso que no estilo de jogo e contexto do SC não iria destacar-se e afirmar-se. O que não significa que noutros casos isto que ele disse do SC não se verifique. Caso Vitinha fique no clube e não seja aposta séria e contínua de SC para mim desisto.

    • Kacal
      Posted Julho 24, 2021 at 4:08 pm

      Mas uma coisa aplaudo no Fábio, disse o que pensa e foi sincero. Muitas vezes acusamos os jogadores de serem “robots” e dizerem todos o mesmo, aqui ele disse o que pensava e foi directo. E não foi agressivo nem insultou ninguém, apenas falou. Se concordamos com ele ou não é outra história.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 24, 2021 at 6:11 pm

    Alguém que ofereça um curso de Gestão de Expectativas ao miúdo.

    Queria subir 2 ou 3 lances de escada apenas com uma passada? Tinha tudo para correr mal.

    Já o Rui Pedro de 1998 pensava assim também e olhem onde está agora.. Se calhar não tinha as pessoas à volta a dizerem as verdades em vez disso rodeiam-se de amigos que só servem para dar palmadinhas nas costas e dar moral. Ninguém cresce e evolui assim.

  • Zerobola
    Posted Julho 24, 2021 at 11:46 pm

    O Sérgio Conceição só segue as pisadas do seu mestre que com ele aposta zero na formação não precisam ser titulares os da formação mas podem fazer vários minutos . Este caso até a exceção acho que este jogador foi subvalorizado pra venda e pra alguém ganhar umas luvas.

    • Kacal
      Posted Julho 25, 2021 at 7:08 pm

      O JJ tem apostado forte no Gonçalo Ramos nesta pré-época, claro que teremos que aguardar para ver se a aposta se mantém na época oficial mas tudo indica que sim.

  • tupac
    Posted Julho 26, 2021 at 6:47 pm

    40 milhões foi mais do que bem vendido, porém só 30 entraram no clube. Qual foi a justificação?
    Não se livraram do Sérgio mercenário e o Pinto, quase senil, continua a não dar sinais de deixar o cargo.
    E assim vai o nosso clube, a acumular dívidas, passivo, maus negócios, com uma terrível gestão. Futebol feio, faltoso e conflituoso, zero fair play, sem respeito por adversários ou árbitros, plantel repleto de jogadores medíocres, sempre a deixar fugir as pérolas da formação ou ativos a custo zero. Dói ser portista nestes dias!
    – desabafo de um antigo sócio

Deixa um comentário