Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: A ‘bomba’ de Corona frente aos EUA

Para aguçar o apetite do mercado? Não foi suficiente para o México vencer, mas o extremo, que termina contrato com o FC Porto em 2022, continua a dar mostras da sua qualidade.

Jesús Corona apontou um golaço na derrota do México com os EUA (3-2, após prolongamento). Na 1.ª final da Liga das Nações da CONCACAF, o mexicano desferiu um grande remate de pé esquerdo, que não deu hipótese a Steffen, guarda-redes do Manchester City, logo aos dois minutos, mas Reyna empatou aos 27′. Aos 79′, Lainez recolocou o conjunto mexicano na frente, mas McKennie fez o 2-2 cerca de três minutos depois e levou o duelo para prolongamento. Nos 30′ complementares, Pulisic, de penalti, marcou o golo decisivo, sendo que Guardado, também de penalti, desperdiçou o empate aos 120’+2. Diga-se ainda que a partida esteve interrompida durante três minutos, depois de o árbitro da partida ter ouvido gritos homofóbicos provenientes das bancadas.

29 Comentários

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 7, 2021 at 1:05 pm

    Para vender pelos valores que se têm falado (10M+5M por objetivos), mais vale tentar renovar com ele e fazer dele o mais bem pago do plantel. É um craque, tem uns pézinhos extraordinários. Esta época não lhe correu tão bem, mas notou-se que jogou sempre muito desgastado e devia ter descansado mais.

  • Oakander10
    Posted Junho 7, 2021 at 1:08 pm

    Tenho quase a certeza de que vai sair. É dos jogadores com mais mercado do plantel, na idade certa, na situação contratual certa e sem necessidade da sua vaga ser colmatada.

    É o jogador ideal para ser vendido.

  • Slayer666
    Posted Junho 7, 2021 at 1:10 pm

    Imagino o Steffen: se me acerta, partia-me a cabeça.
    grande golo, mas não chegou porque os meninos da frente dos EUA jogam muito…juntando o fato de Guardado ter desperdiçado um penalti aos 120+4

  • Deco10
    Posted Junho 7, 2021 at 1:12 pm

    A não ser que seja vendido por 20-25 milhões, espero que fique. Mas se ficar espero que não seja para matar o homem até fevereiro para depois se andar a arrastar o resto da época como tem sido hábito.

    • Fantantonio
      Posted Junho 7, 2021 at 8:21 pm

      Sei que essa sugestão pode englobar a idade e o facto de o Porto não ter ganho nada este ano e precisar de vender, mas 25M pelo jogador que Corona é, soa a pouco e não sei se o Porto arranja igual a gastar esse mesmo montante.

      • Deco10
        Posted Junho 7, 2021 at 10:35 pm

        Concordo plenamente, mas os 25 milhões são mesmo a cláusula de rescisão, e deve englobar também a vontade do mexicano que deve querer dar o salto para uma grande liga, experimentar algo novo. Por mim, enquanto adepto, ficava até se reformar.

  • Bamboo331
    Posted Junho 7, 2021 at 1:19 pm

    Tenho dúvidas que o Corona fique no Porto e como tal quero é que ele aproveite para se valorizar na seleção, sabendo sempre que nunca sairá por um valor muito alto. No entanto, no caso de ficar, sinto que é importante melhorar este aspecto do seu jogo. Finalização e até remate de meia distância acho que são evidentemente dos pontos mais fracos do jogo ofensivo do Corona. Desperdiça uma parte do que cria devido a estas lacunas, e outra parte também por falta de confiança e hesitação provenientes dessas dificuldades.
    Posto isto, todos sabemos que não podemos ter tudo e que já assim ao Corona é grande jogador!

  • Yeti Cool Brother
    Posted Junho 7, 2021 at 1:32 pm

    Fico feliz por a seleção dos E.U.A. ter ganho, pois parece-me que a única forma dos cidadãos americanos poderem desenvolver algum tipo de interesse pelo futebol é se os seus representantes começarem a ganhar competições internacionais. Isto porque vi um vídeo de análise à aversão dos americanos para com o futebol e uma das razões prendia-se precisamente com o sentido nacionalista dos mesmos, de orgulho em tudo o que mexe que é americano. Para eles, não faz sentido acompanhar um desporto e apoiar uma seleção que nada ganha, onde não são sequer cogitados para melhores do mundo, e isto mexe com o orgulho deles (sem querendo entrar na armadilha da generalização, os americanos parecem ter um complexo de superioridade em relação ao resto do mundo).

    Esta aversão ao desporto rei está também relacionada com o facto de haver muito menos pontos (golos) durante os jogos que nos desportos americanos – tanto no basket como no baseball e no futebol americano, os resultados atingem duplos dígitos frequentemente. Não só isto, mas a altura e peso médio dos atletas destes três desportos é bastante superior aos atletas de futebol – novamente, esta ideia megalómana americana, da grandeza e de ser tudo em excesso (tanto os resultados, como os atletas e o dinheiro gerado através dos anúncios, os próprios espetáculos a meio dos jogos são também outra forma megalómana exibicional).

    Posto isto, e contradizendo-me, ficaria também “triste” (à falta de palavra melhor, não ficaria verdadeiramente triste) se os E.U.A. começarem a ganhar competições internacionais. Se já têm a mania que são os melhores em tudo, seria do piorio se agora começassem também a dominar o único desporto pelo qual não têm interesse, e o complexo de superioridade dos americanos iria atingir novos níveis de proporção (pelo menos no que toca ao campo desportivo).

    • Abbas
      Posted Junho 7, 2021 at 2:48 pm

      Um atleta de basebol não é muito diferente biometricamente de um de futebol.

      • Yeti Cool Brother
        Posted Junho 7, 2021 at 3:06 pm

        Achava o mesmo até ver este estudo. Não ser muito diferente não invalida que não haja diferenças de qualquer forma. A altura média de um jogador de basebal é de 6f1 ou 1,87m, no caso de futebolistas é de 5f9 ou 1,82m. Pode parecer uma diferença ínfima, mas a verdade é que os jogadores de baseball são, segundo as estatísticas, mais altos.
        Claro que este factor é muito mais visível no basquete e futebol americano, que têm atletas verdadeiramente enormes. Mas não deixa de ser verdade que o jogador de futebol é estatisticamente mais baixo, embora todos saibamos que a tendência actual é dar primazia ao aspecto físico em prol do aspecto técnico.

      • Yeti Cool Brother
        Posted Junho 7, 2021 at 3:12 pm

        Não obstante, e mesmo aceitando que os atletas de baseball são mais parecidos com os futebolistas do que com os atletas dos outros dois desportos, acho que a ideia chave da megalomania que quis frisar mantém-se

    • Fantantonio
      Posted Junho 7, 2021 at 8:19 pm

      Na minha opinião, o futebol só pega nos States pela diáspora. O foco de atenção é muito pequeno no cidadão comum, por isso, jogos de 90 min com 0-0 são impensáveis para um público que está habituado a desportos onde todos os jogos têm pontuação garantida. Só mesmo se começassem a ser candidatos crónicos (até estão a tentar dar alguns passos nesse sentido) ao Mundial é que haveria uma mudança significativa no paradigma

      • El Pipito
        Posted Junho 7, 2021 at 10:48 pm

        Basebol deve ser dos desportos mais secantes que existem. Mesmo o futebol americano, com todas aquelas paragens tem jogos que nem dão vontade de ver.

        • Fantantonio
          Posted Junho 8, 2021 at 8:51 pm

          Depende. Para o que é culturalmente convencional para nós, é aborrecido, mas para eles não. A premissa do beisebol é simples e relativamente fácil de acompanhar, todos os lançamentos têm um outcome e impacto direto no resultado, no futebol não é necessariamente o caso e como não é um desporto tão adotado pela população em geral, é perfeitamente normal que um fã casual não consiga compreender ou explicar um fora-de-jogo ou conceitos mais aprofundados em termos táticos tipo estacionar o autocarro, defender com bola, manter a posse, atacar a profundidade, pressionar em bloco alto, médio ou baixo, etc., logo, pode ser mais difícil de acompanhar e não lhes parecer tão espetacular (e na verdade, já foi mais, agora consegue ser por vezes demasiado tático na Europa mesmo para os europeus).

    • Xyeh
      Posted Junho 8, 2021 at 8:50 am

      Também tens um factor que é os miúdos praticarem vários desportos e acabam por gostar mais de outros do que do futebol. É engraçado mas culturalmente na maior parte dos filmes americanos em que vês os miúdos a irem praticar desporto até é futebol com as “soccer moms” ^^

  • Kacal
    Posted Junho 7, 2021 at 1:35 pm

    Isto é complicado… o básico é ou renova ou sai este Verão para encaixe mas até que ponto vale a pena fazer um encaixe de 15 milhões (máximo), sim porque com 28 anos e a 6 meses de poder assinar a “custo zero” ninguém vai pagar muito mais até porque não é um jogador top apesar da muita qualidade. Sinceramente talvez preferisse manter e deixá-lo sair livre caso ele não renove mesmo ou peça demasiado dinheiro. É que é um craque para a nossa realidade e muito importante na equipa, assim como parece fazer bom balneário e nota-se que já sente o clube e sabe a mística. E a sua polivalência na equipa é um trunfo. É tentar renovar fazendo o máximo de esforço salarial que for possível e ficar com ele ou caso ele esteja mesmo decidido a ir embora pelo menos tentar que ele renove com promessa de ser vendido e aí talvez consigamos uma proposta de 25-30 milhões, quem sabe.

    Posto isto, em último caso que é ele não aceitar renovar nem ser possível fazê-lo por questões financeiras e não surgirem propostas acima de 15 milhões talvez ficasse com ele mais 1 época desportiva e o deixasse sair livre.

    • Xyeh
      Posted Junho 7, 2021 at 2:51 pm

      Vamos ver se o Corona quer continuar no FCP, além de aturar o SC ainda sabe que vai fazer os jogos todos e a levar pau em todos eles, é até rebentar.

      • Deco10
        Posted Junho 7, 2021 at 3:34 pm

        Aturar o SC? Foi simplesmente o treinador que o meteu a jogar o melhor futebol da carreira, por isso não deve ser problema.

        • Xyeh
          Posted Junho 7, 2021 at 4:06 pm

          Também fez o mesmo pelo Sérgio Oliveira e este não deixa de dizer que o SC tem um feitio complicado.

          • Deco10
            Posted Junho 7, 2021 at 10:33 pm

            Também houve vários jogadores a dizer que o Guardiola tinha um feitio complicado no que toca ao futebol, mas, que eu tenha conhecimento, nenhum deles o disse no mau sentido, até foi o oposto.

            Pareceu-me ser o mesmo com o Sérgio Oliveira, que disse que o SC era complicado mas no bom sentido, no sentido de ser chato para os jogadores melhorarem, de não os deixar amolecer.

            • Pao com Presunto
              Posted Junho 8, 2021 at 1:21 pm

              Comparar Sérgio Conceição a Guardiola devia dar prisão… um é o melhor do mundo e um dos melhores de sempre, o outro é uma pessoa que fala bem quando ganha, e berra quando perde

      • El Pipito
        Posted Junho 7, 2021 at 10:46 pm

        O Corona é o 27º jogador da liga com mais faltas sofridas. Se ele sofre muito imagino os outros 26.

        • Xyeh
          Posted Junho 8, 2021 at 8:45 am

          As stats são sempre enganadoras, por teres 26 jogadores que sofrem mais faltas que o Corona não invalida o que eu disse, basta veres um jogo do FCP e consegues ver que o Corona sofre bastantes toques que criam mazelas a longo prazo. Se me disseres que os jogadores do FCP também o fazem aos jogadores das outras equipas eu não digo que não mas acho que está à vista de todos que o Corona é bastante massacrado, felizmente para os espectadores mas infelizmente para ele não é piscineiro se calhar sacava bem mais faltas com os pequenos toques que sofre.

      • Kacal
        Posted Junho 8, 2021 at 12:02 pm

        Concordo Xyeh na parte que precisa de descansar mais e ser melhor gerido para ter uma época ao seu melhor nível e espero que SC tenha isso em atenção esta época caso o mexicano continue cá.

  • Af2711
    Posted Junho 7, 2021 at 3:56 pm

    Acredito que Corona queira ficar, mas é de salientar mais uma vez a incompetência do Porto em deixar um activo chegar ao último ano de contrato.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 7, 2021 at 4:27 pm

    Esta equipa dos Estados Unidos está a tornar-se num caso sério, já com grande nomes e muito futebol. É bom que eles comecem a dar importância ao futebol, porque é um país com potencial muito grande para ser um dos maiores e para formar muitos atletas de elevado potencial!

    • Deco10
      Posted Junho 7, 2021 at 10:31 pm

      Os USA em 2030 são bem capazes de ter uma equipa pronta para fazer uma gracinha, tem vários bons talentos a despontar e o aumento do interesse no desporto no país foi o click que faltava para começar a sair talento das universidades como mais ninguém tem capacidade de produzir.

      É uma pena que em Portugal se negligencie tanto o desporto e se ceda às birras dos sedentários, até Educação Física deixou de contar para a nota há uns tempos (nem sei se ainda assim está). Se mesmo sem ninguém querer saber e dar incentivos para as crianças fazerem desporto conseguimos criar equipas competitivas em vários desportos (futebol, futsal, hóquei, andebol), imaginemos se houvesse incentivos para estudantes atletas…

      • BenDover
        Posted Junho 8, 2021 at 9:27 am

        Infelizmente há incentivos suficientes pois todo o pai acha que tem em casa o próximo CR7 e quem pode paga a escolinha de futebol do moço desde cedo. Qual educação física qual quê?

        Mas concordo contigo. O EUA quando levarem a sério o futebol como levam a maioria dos desportos onde são os melhores, passam a ser um caso sério. Mas para isso é preciso que os seus jogadores também comecem a jogar na europa, não é na MLS que se ganha ritmo para travar selecções europeias e sul-americanas.

  • Pao com Presunto
    Posted Junho 8, 2021 at 1:33 pm

    É verdade que os tempos do fair-play financeiro e do aperta o cinto terminaram, por agora.

    No entanto, o timing de venda por 35-40 M já se perdeu, na minha opinião. A terminar contrato, diria que 10 a 15M não era mal vendido, apesar de ser uma das estrelas da companhia. É importante não cometerem loucuras salariais por um jogador de 26 anos que me parece estar “espremido”, mas também é importante evitar casos como o de Herrera, que se fosse hoje, toda a gente concordaria que sair por 10 ou 15M tinha sido melhor.

    O mexicano parece-me, ao dia de hoje, ser o jogador com maior potencial de uma boa venda, e Sérgio Conceição já mostrou (e deve voltar a mostrar) que consegue montar uma equipa competitiva, mesmo que sem os pilares que tinha anteriormente. O estilo de jogo e o espectáculo podem ficar para segundo plano.

Deixa um comentário