Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: A insinuação de Tsitsipas sobre Djokovic: «Foi ao balneário e depois parecia mais leve, mais fresco, começou a antecipar melhor as minhas jogadas»

Stéfanos Tsitsipas venceu os dos primeiros sets frente a Djokovic na final de Roland Garros, mas depois de uma ida do sérvio ao balneário o jogo mudou. Após o encontro o grego, que durante a partida já tinha tido algumas demonstrações de pouco fair-play, puxou o tema, deixando no ar algumas suspeitas.

48 Comentários

  • Xyeh
    Posted Junho 14, 2021 at 10:43 am

    Como rebentar completamente a sua fan base, mesmo que desconfie de algo nunca o poderá dizer assim publicamente.

    • Abbas
      Posted Junho 14, 2021 at 11:41 am

      Eu nem sei é que fanbase que o Djoko ainda pode ter sem ser pelo que faz estritamente em campo. É um indivíduo que dá constantemente plataforma a pseudo-ciência.

      • Xyeh
        Posted Junho 14, 2021 at 12:04 pm

        O Djoko também se queima bastante mas o Tsitsipas caladinho tem tudo para ser o preferido para a próxima década, se continuar com estas insinuações vai acabar por perder o respeito de muitos fãs.

      • Fabio Mendes
        Posted Junho 14, 2021 at 12:14 pm

        O importante é precisamente o que ele faz dentro dos courts e nisso acho que não há dúvidas da qualidade dele.

        Agora se ele acredita ou não nas vacinas, no aquecimento global, nos ET´s, ou noutra coisa qualquer, julgo que isso é indiferente para o Mundo do Ténis.

    • PedroMD
      Posted Junho 14, 2021 at 11:42 am

      O gajo foi parvo. Se me conquistou ontem a jogar, agora perdeu um pouco do meu respeito.

      Se ele se quisesse dopar, ia fazê-lo com 2-0 em sets ou antes do jogo?

      Eu não sou especialmente fã do Novak, mas já chega disto em todos os torneios.

      • hortalica
        Posted Junho 14, 2021 at 12:40 pm

        Concordo contigo, o Djoko às vezes tem umas saídas muito infelizes mas esta perseguição já enjoa.

        – O Nadal vinha a jogar lesionado das costas e era um guerreiro, ele jogou lesionado o Australia Open era um falso. As lesões dele são sempre falsas para mascarar resultados e dos outros é porque são guerreiros.

        – Quando pede paragens (legais) em momentos específicos é acusado de querer quebrar o ritmo ou fazer coisas dúbias quando toda a gente faz o mesmo.

        Há sempre alguma coisa a tentar tirar o mérito ao Djokovic.

        • CapitaoMigas
          Posted Junho 14, 2021 at 4:13 pm

          Nem mais…Qdo é o Novak há sempre qlq coisa, falseou uma lesão, fez fita, foi ao balneário…qdo são os outros coitadinhos …

  • Cacete de Agulha
    Posted Junho 14, 2021 at 10:48 am

    Então mas os intervalos no desporto não são isso mesmo? Mudança de estratégias, “levar na cabeça” do treinador, etc etc?
    Comentário de mau perdedor, ainda para mais num dos desportos mais controlados (e ele sabe muito bem disso) nesse sentido

    • Valderrama
      Posted Junho 14, 2021 at 11:16 am

      Pode estar a falar de coaching e não de doping

      • Kurt1904
        Posted Junho 14, 2021 at 11:36 am

        Eu creio que no Tenis não pode existir coaching correcto? Na altura existiu essa polémica com a Serena.

        Se o treinado não pode dar indicações na bancada também não pode dar no balneário.

        E sendo um pouco contra a corrente, se ele chegou ao balneário e tem um resumo das estatísticas e do que fazer, isso pode ajudar no processo de decisão do set seguinte.

      • hortalica
        Posted Junho 14, 2021 at 12:26 pm

        E o pai do Tsitsipas passa os jogos a fazer o que? Já vários jogadores se queixaram disso, que é uma falta de respeito o que o pai do Tsitsipas faz.

        • Valderrama
          Posted Junho 14, 2021 at 1:10 pm

          Estava só a referir que as declarações do Tsitsipas parecem mais levantar suspeitas de coaching do que de doping. Concordo contigo nos teus comentários em relação a esta notícia e na forma como se tenta denegrir os feitos do Djokovic

        • Kurt1904
          Posted Junho 14, 2021 at 1:43 pm

          Repara, que eu só abordei o que ele disse. Não sigo tenis o suficiente para saber do histórico. Mas se ele fez isso, pelo que percebo é ilegal.

    • Kafka
      Posted Junho 14, 2021 at 1:16 pm

      Cacete

      Olha que a nível de doping não há quase controle nenhum no ténis, pelo menos até há 3/4 anos atrás não havia, só se as regras mudaram…. Eu lembro-me que até há 3/4 anos atrás nem se quer havia análises ao sangue, os tenistas apenas eram obrigados a dar análises da urina…. Ora como sabemos a maior parte das actuais substâncias dopantes já facilmente não aparecem na urina, as análises ao sangue apanham muito mais substâncias

      E com isto não estou a dizer que o Djokovic, Nadal ou Federer estão dopados ou deixam de estar, apenas estou a dizer que pelo menos até há 3/4 anos atrás o controle anti doping era muito soft quando comparado com o que é efectuado no ciclismo por exemplo

      Por outro lado também não me admirava que houvesse doping nas principais estrelas de quase todos os desportos elite e que isso vá passando nos pingos da chuva, até porque isso é bom para o negócio (seria péssimo para o negócio desportivo se assim de repente, Messi, Cristiano, Federer, Nadal, LeBron James, Usain Bolt etc fosse descoberto que estão rodos dopados)….. No entanto o nível de exigência que se atingiu no desporto é tão grande (seja em que modalidade fôr), que isto secalhar já não chega só bifes e massas

      De certa forma os desportistas actuais são os gladiadores do Império Romano, com a diferença que agora não se matam entre eles, mas acaba por ser bom ir alimentando a população com grandes feitos lendários, ora talvez esses feitos só sejam possíveis com doping? Não sabemos…. secalhar acabam por até estarem todos dopados…. Mas por outro lado, se todos tiverem dopados ninguém sai beneficiado

      A questão será, se é possível o actual desporto de elite ser-se de elite não recorrendo a doping? Se calhar sim secalhar não… Mas sinceramente a mim é-me indiferente, prefiro não saber se o fazem com ou sem doping e desfrutar dos feitos lendários que eles vão conseguindo…. Pensar muito nisso e o mesmo que pensares antes de comeres fiambre, se pensares realmente acabas por não comer, que aquilo é uma porcaria autêntica, senão pensares comes e siga…

      • Kafka
        Posted Junho 14, 2021 at 1:46 pm

        Aliás há um episódio interessante sobre isto, em 2008 (ou 2012), já não me recordo a edição, veio-se a descobrir uns anos depois que TODA a gente a equipa da jamaica de atletismo acusou doping nos jogos e então foi-lhes retiradas as medalhas que esses atletas conquistaram nos 100/200 metros estafetas etc…. No entanto só houve UM atleta da Jamaica que não acusou doping….. Quem foi?? O Usain Bolt ???….. Mistérioooooooo…. Foi o ÚNICO atleta da Jamaica que “oficialmente” não recorreu a doping… Hummmm mistério

        Mas lá está, a mim não me faz grande diferença, ver um Ser Humano correr 100 metros em 9.58 segundos é algo de grandioso seja com ou sem doping, tanto é grandioso que NUNCA mais nenhum Ser Humano por muito dopado que possa estar consegui lá chegar

        • BenDover
          Posted Junho 14, 2021 at 5:09 pm

          Não sabia dessa do Bolt. Claramente suspeita. Se fosse outro a deter os records e a ser lenda já podiam afirmar que ele se dopava. Só que isso era “matar” a modalidade tal como aconteceu no ciclismo com o Armstrong.
          Eu, que sou leigo em ciclismo, não consigo dissociar essa modalidade ao doping. Possivelmente era o que acontecia à generalidade do atletismo caso o Bolt fosse dado como dopado.

  • Dca
    Posted Junho 14, 2021 at 10:57 am

    Que mal lhe fica. É dos meus jogadores preferidos, ele e Djoko, mas estas insinuações não são nada, tristeza de declarações.

  • Fabio Mendes
    Posted Junho 14, 2021 at 11:07 am

    Declarações feitas a quente e após um turbilhão de emoções que passou (esteve em vantagem 2-0, soube do falecimento da avó 5min antes de entrar em court, demonstação de falta de fair-play em pleno jogo) mas em nada justifica este “mau perder” e insinuação grave.

    Estas insinuações após o jogo acabam por ser ainda mais hipócritas depois dele mesmo ter dito no discurso de derrotado que via no Nole um exemplo a seguir e depois passados 5min diz isto…

    No desporto por mais que estejamos desiludidos com o resultado, há que saber perder.

  • Falta Ofensiva
    Posted Junho 14, 2021 at 11:08 am

    Quando eu vou à casa de banho antes de um jogo também me sinto mais leve

  • Blaze25
    Posted Junho 14, 2021 at 11:11 am

    Declarações desnecessárias. Não percebo o problema da ida ao balneário como muitos comentam.

  • fsrgio
    Posted Junho 14, 2021 at 11:36 am

    Não vejo qual o problema dos comentários de Tsitsipas, Djoko sempre foi isto. Não digo que tenha tomado algum doping como estes comentários fazem parecer, mas Djoko sempre que esta com problemas arranja sempre uma maneira de parar o jogo e quebrar o ritmo do adversário, quem não lembra das dores de costas? É por isto que por muito bom jogador que seja, para mim nunca será superior a Federer e Nadal.

  • Abbas
    Posted Junho 14, 2021 at 11:43 am

    Se calhar o Djokovic mudou a estrutura química da água e ficou todo energético. Ou isso ou acho que o doping é como o covid, é invenção. Ou então o grego é mau perdedor. Fico ao critério de cada um.

  • filipe19
    Posted Junho 14, 2021 at 11:43 am

    Eu sei que são declarações feitas ao quente e que criam mal estar mas sinceramente já contra o Nadal passou-me a mesma coisa pela cabeça. Ele vai ao balneário e basicamente depois daí vira o jogo. Mas pronto sem provas, sem nada, entramos aqui no mundo das fantasias
    A verdade também é que o Tsitsipas no 3o set perdeu completamente o gás e nunca mais chegou ao nível dos primeiros dois sets, e como todos nós sabemos, ganhar um ou dois sets contra os gigantes por vezes é uma hístoria, fechar o jogo e levar o caneco para casa já é outra. Ainda tem que aprender muito o grego

    • Kacal
      Posted Junho 14, 2021 at 12:15 pm

      Contra Nadal aconteceu também? Não vi esse jogo mas vi contra Musetti e ontem contra Tsitsipas e nesses dois perdeu os dois primeiros sets, foi ao balneário e voltou fortíssimo completamente dia e noite. No mínimo estranho, ninguém pode acusar ninguém nem afirmar nada, mas podemos ter curiosidade em perceber como Djokovic faz isto, o segredo por detrás.

    • Fabio Mendes
      Posted Junho 14, 2021 at 12:16 pm

      Sendo assim, para se derrotar o Rei da Terra Batida, 13x vencedor do torneio, basta ir ao balneário?

      João Sousa, já sabes!!!! :-D

    • hortalica
      Posted Junho 14, 2021 at 12:23 pm

      E achas que há algum produto milagroso que faça este tipo de milagres? Vocês acreditam em cada coisa… Achas que foi dopping? Achas que há algum produto que tenha uma efeito destes tão rápido e dure tanto tempo (eles jogaram mais 2/3 horas no mínimo). Ele foi ao balneário focar-se e resultou. O grego teve foi uma quebra de rendimento tremenda e isso notou-se bem.

      O Zverev contra o Tsitsipas também estava a levar 2-0 e comeu o 2-2, queres ver que o Zverev também fez algo?

      • Kacal
        Posted Junho 14, 2021 at 12:45 pm

        Nisso tens razão hortalica, o Zverev também recuperou do 2-2 portanto a quebra será do Tsitsipas e só ele pode culpar-se.

    • Joaocarmo
      Posted Junho 14, 2021 at 12:31 pm

      ele contra o nadal foi ao balneario quando estava 2.1 e o nadal ja tinha ido antes no 1.1 ,isso sal declaracoes feitas a quente tambem????

    • Aurinegro
      Posted Junho 14, 2021 at 12:47 pm

      Respondendo a ti e aos users em cima que falam no mesmo, a minha questão é: e porque razão o Djoko espera por estar a perder 2-0 para ir ao balneário? Será que antes do jogo ele não poderia passar logo pelo balneário e começar a limpar o jogo desde inicio?

  • Kacal
    Posted Junho 14, 2021 at 12:01 pm

    Não sou expert em ténis, longe disso. E nem acompanho o suficiente, mas ganhei um gosto novo pelo desporto nesta competição de Roland Garros. Acompanhei a maioria dos jogos a partir dos oitavos-de-final e acho que vou continuar a ver mais e informar-me mais, gostei de acompanhar e descobri ali um gosto novo. Posto isto, já contra o jovem Musetti o Djokovic perdeu os dois primeiros sets e não estava a jogar nada de mais e depois foi ao balneário e quando voltou destruiu o rapaz virando o jogo e este até teve que sair no 5º set com 4-0 por problemas físicos. E lembro-me que nessa altura comentei com próximos que o homem foi tomar algo lá dentro porra ahah, isto na brincadeira e achando incrivel como voltou tão diferente e mais forte. Ontem aconteceu o mesmo, não entro em teorias da conspiração e claro que isto fica mal a Tsitsipas caso esteja a insinuar algo que não seja apenas a falar de coaching como já falaram neste post, sem saber o motivo destas declarações não podemos ir já para cima do grego. Mas que é curioso ele falar assim quando eu já tinha reparado nisso é, acho engraçado ahah, mas realmente seja o que for o Djokovic vem daquele balneário “onfire”!

    • hortalica
      Posted Junho 14, 2021 at 1:03 pm

      A Serena/Djokovic/Nadal/Federer gostam dos GS a 5 sets por causa disto mesmo, têm mais margem de manobra. A Serena teve vários destes casos de começar jogos mal e ter esta tal paragem e fazer-lhe bem. Há a famosa paragem para o café, que ela pede a uma das pessoas da organização para lhe trazer um café (inédito) e depois dessa paragem, ela rebentou completamente a oponente.

      O que é que acham que se passou realmente? Um produto milagroso? E como se explica a quebra de rendimento do Tsitsipas? O ano passado em RG, o Djokovic teve a ganhar 2-0 com o Tsitsipas e sofreu o 2-2 por causa da quebra de rendimento, ai não houve suspeitas do grego? Em Roma (há um mês) o Tsitsipas também ganhou o primeiro set e depois perdeu o jogo…

      • Kacal
        Posted Junho 14, 2021 at 1:10 pm

        Eu não acho que se passou nada, atenção. Acho curioso essa “força” extra que Djokovic tem e aconteceu em 2 jogos neste torneio, por exemplo. Mas apenas tenho curiosidade em saber como ele faz, o seu segredo. Mas com o que disseste já me esclareceste melhor, agradeço. Mas sim também já aconteceu ao contrário e com outros jogadores portanto vale o que vale, parece ser normal.

        • hortalica
          Posted Junho 14, 2021 at 2:15 pm

          O Djokovic tem alguma fama de nos momentos críticos se superar e ser mentalmente forte. Também tem fama de antes desses momentos, pedir pausas (em algumas nem ao balneário vai), tipo “medical time” (fisioterapeuta/médico vir ao court) apenas para ter mais tempo para respirar e cortar ritmo ao adversário, mas isto é legal mas há tenistas que não gostam (o Tsitsipas fez isso quando perdeu o set).

          O momento mais épico destes é a última final de Wimbledon (2019), não me recordo se ele pediu paragem antes do Federer servir para ganhar o torneio. Mas fica aqui o final, Federer a servir para ganhar Wimbledon (por norma na relva quem serve tem muita vantagem), parcial 40-15 a favor Federer e o Djokovic consegue dar break e acaba por roubar o título ao Federer. Deve ser a final mais épica de sempre, dois monstro, 5 sets e 3 tie breaks (5º set teve 25 games!). Foi digno de filme.

          • Fabio Mendes
            Posted Junho 14, 2021 at 2:43 pm

            Não pediu paragem, hortalica.

            O Djokovic levou break no seu serviço e o Federer serviu logo a seguir para fechar o jogo (nem sequer foram aos bancos descansar ou beber água).

            Depois foi aquilo que aconteceu :-D

          • Kacal
            Posted Junho 14, 2021 at 2:54 pm

            Sobre essa final, por acaso revi um pouco dela e vi a parte final no dia de ontem, curiosamente. E sim, foi realmente épico mas uma pena que Federer não tenha fechado. Mesmo com o público contra si Djokovic foi fortíssimo.

            Sobre a primeira parte do que disseste, eu como “leigo” da matéria mas a interessar-me mais em querer aprender mais e acompanhar foi muito útil isso que disseste e agradeço, fiquei mais a par da situação. Obrigado!

            • hortalica
              Posted Junho 14, 2021 at 3:39 pm

              O pai do Djoko é muito desbocado (fala muita porcaria), mas ele diz algumas coisas acertadas de vez em quando. Uma delas é que ter constantemente o público contra o filho, acabou por se tornar uma “gasolina”.

              Muito público quer que o “romance” Fedal continue e o Djoko veio quebrar isso. Mesmo que ele jogue com jogadores novos ou menos importantes (caso do Tsitsipas ontem) dificilmente tem a maioria do público do seu lado.

              O ténis há muitas variáveis. Mesmo que jogues dois torneios seguidos em piso duro, pode ser completamente diferente as situações. Há pisos rápidos mais rápidos que outros. Quando é indoor ou pavilhão fechado (amovível) as condições mudam completamente e favorecem certos jogadores.

              O ano passado mudaram as bolas de RG (acho que ficaram mais pesadas) e diziam que favorecia do Djoko em detrimento do Nadal (e o Nadal vinha de lesão e de um torneio horrível em Roma). Falava-se que o Djoko poderia ganhar RG, no final levou 3-0 (claros) do Nadal.

              • Kacal
                Posted Junho 14, 2021 at 3:52 pm

                Sim e também me parece que o Djokovic ganha força com o público contra si, acabou por ter efeito contrário ao pretendido pelo público.

                Pessoalmente o meu preferido é o Nadal isto porque comparo os “estilos” e a rivalidade dele com Federer a CR e Messi, não devo ser o único. Nesse sentido o Nadal (CR) é o meu preferido e o Federer (Messi) é o meu 2º e adoro a rivalidade deles, mesmo acompanhando de fora e só agora estando a ver mais jogos mas a rivalidade deles é conhecida até por quem não vê. Mas há que dar mérito a Djokovic pela sua consistência e conquistas, sinceramente ainda não tenho nada contra o homem eheh porque acompanho pouco, mas dou-lhe mérito porque merece.

                Sobre essas informações mais pormenorizadas não pretendo aprofundar muito porque o meu objectivo não é comentar aqui como futebol, mas sim tentar desfrutar do ténis e torcer pelos jogadores que gosto, talvez mais para a frente me tente aprofundar nisso, mas vejo que tens bom conhecimento e agradeço essas informações porque são sempre úteis!

  • ktc
    Posted Junho 14, 2021 at 12:13 pm

    Sempre gostei do Tsitsipas mas aqui esteve muito mal. Que mau perder incrível, insinuar que um dos melhores da história precisa de doping para ganhar a um zé-ninguém. Há que saber perder, está de cabeça quente tudo bem, respira antes de falar para não dizer estas coisas. TOdos os jogadores vão à casa de banho, nem que seja para descansar um pouco

  • hortalica
    Posted Junho 14, 2021 at 12:33 pm

    Que comentário mais ridículo vindo de um jogador que tem um treinador que é das pessoas mais desrespeitosas do circuito (vários tenistas já o afirmaram) e tem atitudes que roçam a ilegalidade. Tem alguma desculpa pelo momento triste que está a passar (morte da avó) mas não pode nunca ter este tipo de declarações.

    O que é que ele acha que aconteceu no balneário? Coaching? O seu pai está constantemente a fazer isso e não o vejo queixar-se… Dopping? Que substância é que dá “power” instantaneamente e que dura no mínimo 2/3 horas? Acredita em milagres? O problema foi a sua quebra de rendimento, queres ver que o Djokovic lhe meteu algo na bebida…

    • Dennis Bergkamp
      Posted Junho 14, 2021 at 1:34 pm

      Passei aqui só para agradecer o facto de ter a paciência que eu não tenho para refutar estas teorias da conspiração e argumentos absurdos. Há muito que já deixei de ter paciência para esta incapacidade da Fedal fanbase para lidar com a realidade. É uma expressão cliché como tudo, mas acho que “os cães ladram e a caravana passa” nunca se aplicou tão bem a um desportista.

  • Ricksanchez
    Posted Junho 14, 2021 at 1:46 pm

    Ficou amudadinho. Eu não sou fã do Nole, mas é realmente um salto na direção errada levantar estas insinuações. Os supostos meninos que vêm para dominar o ténis que subam o rendimento durante mais tempo no jogo ou que se contentem em ficar com os restos que a Santíssima Trindade lhes deixa até todos se retirarem do ténis. Que olhem para eles e aprendam, em vez de terem momentos de iluminação como estes.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 14, 2021 at 2:33 pm

    Vou ser polémico, mas vou dizer o que penso.

    Todos os tenistas profissionais se dopam, todos. Tal como todos os ciclistas do Pro Tour, as exigências competitivas do tenis profissional enquanto modalidade tornam impossível competir sem doping. Portanto o grego devia era estar caladinho porque tem, como todos têm, telhados de vidro.

    Quanto ao Djokovic é com sabido que ele usa todos os truques sujos desde sempre, fingindo lesões, isto não é uma polémica nova a envolver o sérvio. A culpa não é dele, a culpa é dos regulamentos que permitem este tipo de batota.

  • Indonésio
    Posted Junho 14, 2021 at 2:41 pm

    Provavelmente estava apertado da barriga e afectou o seu jogo. Depois sentou-se na santina e voltou em forma e concentrado. Não vejo nada de estranho.

  • CapitaoMigas
    Posted Junho 14, 2021 at 4:12 pm

    Pela lógica de alguns, se uma equipa de futebol estiver a perder ao intervalo e qdo vem do intervalo vira o jogo e ganha 3-2 quer dizer que vieram todos dopados do balneário! O Nadal tb foi ao balneário na meia final. No ténis a confiança é meio caminho e no caso do ténis quando o jogador sabe que tem melhor jogo é muito capaz de voltar ao jogo e ganhar, porque sabe que o consegue às vees corre mal pq o outro ganha confiança, e quem jogou ou joga sabe disso. O Grego passou o jogo a mostrar marcas de bolas fora qdo estas foram consideradas boas, mas qdo foi ao contrário foi incapaz de dizer foi boa. Demosntra mta falta de fairplay, e pelos vistos fora de campo tb tem…diga-se que já teve atritos com Zverev….ficou-lhe mal…O Grego tb pediu assistência se tivesse ganho já vinham dizer q foi fita e q foi para destabilizar…tenham paciência… :-)

Deixa um comentário