Vítor Baía aproveitou uma entrevista a Luiz Felipe Scolari, no Canal 11, para fazer uma pergunta “que vale um milhão de euros”. Por que motivo o na altura selecionador nacional deixou o então guarda-redes do FC Porto fora da convocatória para o Euro’2004? Baía no entanto recebeu uma resposta ‘enrolada’ do actual treinador do Palmeiras.
Baía confronta Scolari: «Quer falar sobre a minha não convocação para o Euro’2004?»pic.twitter.com/ym1eeWx8hl
— Visão de Mercado (@visaomercado) August 19, 2019


103 Comentários
TheHunter
Merecia ter estado, inclusive tinha condições para lutar pela titularidade.
Deco10
Tinha condições para lutar pela titularidade? O Baía dava 100-0 ao Ricardo, só Scolari percebe porque jogava o Ricardo em vez de um dos melhores guarda redes portugueses de sempre
Lapin
O melhor gr da Europa da altura tinha condições para lutar pela titularidade com o Ricardo? Ok
Rev7
Melhor GR da Europa porque jogava no Porto, que defendia com autocarros na Champions… 2 anos antes no Mundial da Coreia e Japão, viu-se bem o que o Baía valia.
RuiCosta10
É incrível como ainda dizem que o homem era o melhor guarda redes da europa. Levava com cada frango que pior só mesmo o Roberto. Sem o Ricardo Carvalho à frente dele queria ver como tinha sido.
Deco10
Meter o segundo guarda redes mais titulado de sempre, incluindo uma Champions e uma Taça UEFA, ao nível do Roberto demonstra bem a tua capacidade de avaliação do Baía.
Uma coisa é não o achares tão bom quanto o resto do pessoal acha, outra é o ódio que tens ao homem.
paulopinheiro
Baía foi eleito o melhor guarda redes da Europa da época 2003/04. Em condições normais, seria o titular indiscutível daquela selecção, até porque de entre as suas valências, Baía já tinha rotinas com todos os jogadores daquele XI.
TheHunter
Minha nossa se ele não foi convocado foi porque o scolari achou que não merecia. Para mim também era titular calma.
O objectivo era dizer que mesmo que o scolari não o quisesse para numero 1 ele seria sempre a melhor alternativa.
Agora tenham é calma, nunca tirei mérito ou qualidade ao VB.
PedroS
Como falar sem dizer nada. Lição nº1 de Scolari.
paulopinheiro
Com franqueza, Scolari sempre foi evasivo quando confrontando com as não convocações de Alex, Marcelinho Carioca, Romário e VB.
Amigos e bola
Na altura foi um escândalo.
À custa disso perdemos a final com a Grécia em casa com aquele disparate do Ricardo no lance do golo da Grécia. Baía era muito superior.
Treinador fraquíssimo. Destrui as nossas camadas jovens e conseguiu a autêntica proeza de perder 2x em casa contra a Grécia, com um das melhores seleções do mundo ao seu dispor.
Mas como defendeu um pénalti sem luvas já dizem que foi herói.
hferreira
Nos perdemos o jogo com a Grecia porque fomos piores, ponto final. O Ricardo falhou ali, mas é impressionante como o Baia tambem e isento de qualquer possiveis culpas que poderia fazer… como se houvesse uma bola de cristal que adivinha-se que com o Baia ganhavamos o Europeu. Se calhar perdiamos com outro golo diferente, ou ate nos penalties. Perdemos essencialmente porque a equipa nao soube arranjar maneira de ganhar a Grecia (assim como muitas outras na altura)
GuGu
Ou nem à final chegaríamos…
paulopinheiro
Caro user, lembra-se do jogo entre Alemanha e Portugal no Mundial de 2006? Coitado do Ricardo, mais debilidades dele ficaram expostas.
Rev7
Olha aí defendeu 3 penaltys, mas contra a Inglaterra. Baía não era assim tão bom. Existe um mito que o Baía era grande redes, quando nunca foi nada de especial. Isso viu-se em Barcelona. Estar sempre atacar o Ricardo que teve grande momentos, é ser desonesto. Não se pode esperar mais de certas pessoas…
paulopinheiro
Uma andorinha não faz a primavera. São contáveis as falhas de Ricardo em jogos da selecção, ponto. Baía foi um grande guarda-redes e no Barcelona foi encostado por lesões e um implacável Van Gaal que sempre manifestou a sua preferência nacionalista por onde treinou. É explicável que o melhor guarda-redes da europa daquela época tenha falhado o Euro 2004? Não. Se os motivos foram manobras dos bastidores, estas deviam ter sido reveladas.
RuiCosta10
Melhor guarda redes da europa? A europa ia muito mal então. Basta ver o frango que levou contra o Benfica em 2004, poucos meses depois do Euro.
RuiCosta10
E que tal culpar o Costinha que estava quase sentado enquanto o seu marcador directo cabeceava para o golo? Ah espera, era do FCP, não convém. A culpa é do Ricardo.
O Comendador
O Soclari enrolou-se todo!! Ah ah ah!
Muito bom…
A verdade é que Scolari deu um grande impulso à nossa Selecção e estaremos sempre agradecidos por isso.
Curioso foi que teve de ser um estrangeiro a apelar ao nosso sentimento nacional.
Curioso e um pouco triste, mas é o retrato fiel de um povo, de um país, de uma cultura.
SL
paulopinheiro
Deu? É que Scolari teve a espinha dorsal do FC Porto campeão europeu há então poucas semanas atrás. Bastava-lhe substituir o Jorge Costa (retirado) e adicionar Jorge Andrade e na frente colocar Luís Figo, Pauleta ou mesmo o rotinado Hélder Postiga. A não conquista do Euro 2004 é um dos maiores escândalos na história das seleções, ponto final.
troza
Não esquecer a saída de Paulo Ferreira por Miguel… se calhar usar tudo o que era da equipa do Porto da altura não era a melhor solução…
Aliás… equipa do 1º jogo que todos criticam e a selecção que todos queriam perderam por 1 golo contra a Grécia…
josediogo
Deu sim, claramente.
Não me refiro, e acho que o Comendador também não, aos jogadores e futebol jogado, mas sim à paixão, acompanhamento, e envolvência de todo um país em volta da seleção.
BrunoV
Claro que deu, bem como o facto do Euro ser em Portugal!
Para o euro de 1988 Portugal tinha jogadores do Porto campeão europeu em 86/87 e o que fizeram na fase de qualificação? Ganharam 2 jogos em 8 possíveis… O selecionador na altura não se lembrou de convocar durante a fase de qualificação os jogadores portugueses do Porto e para desgraça empatou com a Malta.
Essa podia ter sido a altura para nos apurarmos e darmos um avante à seleção como o Scolari fez à nossa, mas não aconteceu e felizmente veio a geração de ouro com o Queiroz em 89 e 91.
Ponto final só se for para ti, dado que o teu conhecimento é nulo! Isto para não dizer ignorância!
O Jorge Costa já não ia à seleção desde do Mundial de 2002, ou seja, não era opção por escolha própria, como tal o Scolari está insento de culpas.
Adicionar Jorge Andrade?! Ele foi TITULAR ao lado do R. Carvalho!
Na frente, estava a jogar Ronaldo, Figo e o Pauleta! Quem tiravas?
Figo o melhor jogador português na altura?
Ronaldo o míudo maravilha que desmanchava os defesas?
Pauleta o melhor ponta de lança da seleção?
Heldér Postiga rotinado na seleção em 2004 desde quando com 45 minutos de jogo em todo europeu?
Na altura tinha 22 anos… Nessa época só marcou 2 golos pelos Spurs… A sua primeira grande competição a nível de seleções. Ele só se estreou em 2003.
Em suma de rotinado não tinha nada!
O Postiga vinha de uma má época e nesse euro tinha o Pauleta e o ponta de lança que marcou o golo à Espanha que nos deu a passagem às eliminatórias – Nuno Gomes. Esse sim rotinado.
Nós eramos o superhomem e a Grécia a nossa kryptonite, é aceitar e seguir em frente… Agora estar a por culpas por isso que enuncias mais vale estar calado!
Tens maiores escândalos que o nosso!
E para mim este é o maior de todos…
Final do mundial de 1950… Brasil x Uruguai…
Brasil a ganhar 1-0 quando faltavam 25 minutos para acabar o jogo
O Uruguai dá a volta e ganha 2-1.
Isto no Estádio Macaranã, no Rio de Janeiro perante 200.000 pessoas.
Ou seja, final de um mundial, em casa, a ganhar e no jogo mais visto de sempre num estádio, permitem a reviravolta e perdem!
Podes procurar por “El Maracanazo” ou “Fantasma de 50″… Ainda hoje se fala disso!
Queres mais um ou dois exemplos mais chocantes que o nosso?!
troza
Aliás… a Grécia eliminou a equipa campeã da Europa em título, o anfitrião e a equipa que melhor futebol praticou no Euro… caminhada mais épica para o título não há… talvez a Dinamarca em 92? Mesmo assim tem menos um jogo…
Tiago Peixoto
Engraçado. Talvez a principal razão por não termos vencido o Euro 2004. O Baía era o melhor GR da Europa, tinha vencido a Champions com o Porto, não fez o menor sentido não ter convocado o Baía.
O Scolari a mostrar com esta declaração mostra que não tem justificação para o que fez, falou tanto e não disse nada.
hferreira
Ou se calhar nao tinhamos chegado a final porque o Baia nao tinha defendido tantos penalties como o Ricardo contra a Inglaterra. Tudo tem a sua perspectiva.
Pipo
Entrando na saga dos “se”. Fica na memória os Ricardo tirar as luvas e defender aquele pénalti. Mas na verdade esse foi o único que defendeu, e foi o 7º batido pelos ingleses ( o primeiro o Beckham mandou para as nuvens). Portanto até podemos argumentar que SE o Baía lá estivesse, até podiamos ter arrumado o assunto mais cedo, ou até nem passavamos, quem sabe? A verdade é que perdemos uma final em casa contra a Grécia, o que ainda está entalado na garganta de toda a gente.
Chico
O Baía se calhar não tinha sofrido aquele golo ridículo do Rooney nesse jogo.
Rev7
Baia não era assim tão bom.
Tiago Peixoto
Se calhar com o Baía nem precisávamos de ter ido a penaltys nesse jogo.
RuiCosta10
Se o Costinha soubesse defender em vez de estar quase sentado no chão, o grego também não cabeceava à vontade. Basta ver um vídeo do lance para um gajo se perguntar o que é que se estava a passar na cabeça do Costinha.
troza
Nem mais. Ricardo saiu mal? Sim… mas no primeiro poste Costinha tinha de ganhar essa bola.
Aliás… sofremos 3 golos depois dos grupos (se me lembro bem não sofremos contra a Holanda), dois deles erros incríveis do Costinha…
André Dias
Scolari tinha um fetiche com Ricardo. Não me recordo que jogo foi mas houve um encontro entre Portugal e outra selecção em que Ricardo fez uma exibição monstruosa e a partir daí Scolari tornou-se no seu fã nº1. Não importava que Baía brilhasse no FCP e que Ricardo tivesse falhas escandalosas, Scolari nunca mais lhe tirou a titularidade.
Fica aqui uma das provas da imunidade que Ricardo tinha com Scolari (desculpem a má qualidade mas foi o melhor que encontrei).
https://www.youtube.com/watch?v=2BPbK_zOo6E
Julio Dantas
O que me ri com esta fífia!
Rev7
Isso é tão desonesto. Esquecer que o Baia foi titular no Mundial 2002, depois de um ano a mamar frangos no Porto é que não te lembras, certo? Queres pegar nas exibições do Baía no Barcelona e vamos ver coisas piores. Isto é ser desonesto e transformar o Baía num redes que nunca foi. O melhor ano dele foi aquele com Mourinho, em que o Porto defendia bem e protegia bem mais.
André Dias
O que é que o Mundial de 2002 tem a ver com o Euro 2004? Dos 23 que estiveram nesse Mundial apenas 9 estiveram no Europeu que ocorreu dois anos mais tarde. No futebol tudo muda rapidamente.
Em 2002 o seleccionador era António Oliveira, alguém que nunca teve competência para assumir o comando de Portugal e até o próprio admitiu que só conseguiu o cargo por nepotismo. Ninguém rendeu naquela selecção, não faz sentido responsabilizar Baía em particular.
FCP foi campeão europeu em 2004 e toda a espinha dorsal da equipa foi convocada à selecção: Paulo Ferreira, Nuno Valente, Ricardo Carvalho, Costinha, Maniche, Deco e Postiga (que nem sequer era o titular). Faltou Jorge Costa (que não era melhor que Couto, Carvalho ou Andrade) e Baía que segundo a tua opinião até fez o seu melhor ano e é praticamente unânime que era um GR superior a Ricardo. Era sabido que Scolari tinha um problema com Baía e um fetiche com Ricardo, basta ver a forma como reagia cada vez que um jornalista questionava a sua decisão em relação à baliza.
Desonesto és tu ao ires buscar o Baía do Barcelona para tentar justificar a sua ausência do Euro 2004 quando ele já nem sequer jogava na Catalunha há 5 anos. Haja algum bom senso, se faz favor.
RuiCosta10
Desonesto é vires dizer que o Baia de 2004 era melhor que o do Barcelona ou de 2002, quando ele levava frangos completamente surreais (Coreia e USA em 2002, Benfica – Porto em 2004).
André Dias
Não disse isso em parte alguma do meu comentário, aprende a interpretar.
paulopinheiro
Frangos contra os EUA e Coreia do Sul? Não os vi. Não vale a pena forçar. A selecção de 2004 tinha a maioria dos quarteto defensivo do clube campeão europeu. Todos tinham rotinas de jogo com o Vitor Baía, logo a sua inclusão seria uma mais valia. Acresce que VB tinha mais qualidade nos restantes quesitos (reflexos, saída, jogo de pés, posicionamento, controlo aéreo, etc)
czarli
Esse ódio faz mal, Felizmente há o youtube e nele encontra-se factos que comprovam que não fosse o Baía e contra a Coreia tinhamos levado o saco cheio – Não consigo meter aqui o link mas procurem “Vitor Baia, O Culpado…”
czarli
BrunoV
Agora mete os penâltis contra a Inglaterra, por favor
André Dias
Vamos sempre parar ao mesmo quando se fala no Ricardo. Defendeu 1 de 7 nessas grandes penalidades. Eu sei que a emoção fala mais alto que a razão quando nos lembramos desse jogo mas não vamos fingir que Ricardo fez uma boa exibição só porque tomou decisões peculiares (defender sem luvas e marcar um penalti). O vídeo que partilhei foi apenas um exemplo do tipo de erros que Ricardo cometia e que no entanto não o faziam perder a titularidade.
Não sei que idade tens mas parece que não te lembras que Scolari era extremamente contestado por continuar a apostar num GR tão fraco quando tinha Baía disponível. Eu lembro-me perfeitamente.
Estigarribia
Isto foi uma conversa na boa entre duas excelentes pessoas. Scolari lá teve as suas razões para deixar o Vítor Baía de fora, mas o próprio Vítor Baía disse que para ele é um assunto arrumado. Mesmo sendo o Ricardo um guarda-redes ligeiramente inferior ao Vítor, ambos foram dois grandes guarda-redes que passaram pelo futebol português, por duas das grandes equipas portuguesas e pela Selecção Nacional.
Saudações Leoninas
Filipe Ferreira
Ligeiramente?
Chico
Ligeiramente? Estamos a comparar um dos melhores GRs da Europa na década (facilmente top 10) com um GR que era para muitos insuficiente para o Sporting! O Ricardo era fraquíssimo nas saídas e banal em muitos aspetos. O jogo contra a Inglaterra criou um mito de que era um guarda-redes, mas não o era. O Rui Patrício é muito melhor que o Ricardo e nem é dos melhores da Europa atualmente. O Baía era.
RuiCosta10
O Baia era tão fraco como o Ricardo. A única coisa que fazia de jeito era ir buscar bolas 1 metro dentro da baliza e dizer ao arbitro que “não entrou”. O Patricio é melhor que qualquer um dos 2 foi.
Kacal
Acho que as pessoas exageram… na altura foi escandaloso, sim. O Baía vinha de conquistar campeonatos, Taça UEFA e Champions tendo sido dos melhores GR da Europa nessa época. Seria o óbvio #1. Perdemos a final por causa de Ricardo? Concordo. Mas e chegamos lá por causa de quem? Não fosse o Ricardo, nem lá chegaríamos também. E depois o Baía não era propriamente um “às” na saída dos postes pelo ar, podíamos perfeitamente ter sofrido o golo do Charisteas na mesma, de uma forma algo diferente, mas o Baía era menino para o sofrer também. Concordo que foi escandaloso, mas vistas as coisas após ter acontecido, não acho que fosse tão certo que o Baía fizesse melhor. Mas sim, o Scolari enrolou-se todo, eheh.
Pipo
Desculpa discordar Kacal, mas se havia coisa em que o Baía era bom, era sair dos postes para agarrar cruzamentos. Agora se estás a falar em saídas em profundidade ( à Neuer/Ederson) nisso tens razão, até porque estamos a falar de um GR clássico.
Concordo que é injusto culpar o Ricardo, saiu-se mal a um cruzamento…ok. Mas os avançados fizeram o quê durante os 90min ?
Kacal
Não acho que ele fosse tão forte assim a agarrar cruzamentos, recorria muito ao soco e por vezes complicava. Por acaso a fazer a “mancha” pelo chão é que o achava bastante forte. Mas sim, era um GR clássico mas não é certo que com ele fizéssemos melhor no Euro 2004.
Se tivéssemos ficado pela fase de grupos ou quartos com imensos “frangos” e erros do Ricardo, ok. Aí dava toda a razão. Agora chegamos à final e perdemos por 1-0, o Ricardo errou mas também foi graças a ele que lá chegamos. Naquele lance o Baía poderia perfeitamente não ter feito melhor. Tivesse a bola não entrado e nós marcarmos 1 e éramos os maiores e nem se falava disto. Mas concordo, foi uma falha colectiva.
Valderrama
Por acaso algo que distinguia o Baia de todos os guarda redes portugueses que vi jogar era mesmo a capacidade de sair a cruzamentos e amarrar a bola, raramente socava. Tinha outros defeitos (golpe de vista, demasiada confiança e alguma incapacidade para reverter ciclos menos positivos) mas nesse tipo de bolas era muito muito forte. Curiosamente esse era claramente o ponto fraco do Ricardo
TheHunter
Finalmente alguém com um comentário sensato. Se o baia merecia ir? Claro e tinha condições e qualidade para ser titular mas se calhar nem a final chegávamos.
Kacal
Ora nem mais, TheHunter. Totalmente de acordo, até porque o Ricardo era muito forte a defender penaltis. Vale o que vale. Chegamos à final.
paulopinheiro
É estranho o processo de santificação de Scolari no comando da seleção portuguesa. O início, salvo o jogo com o Brasil no Dragão, foi temeroso (a derrota frente à selecção espanhola por 0-3 no D. Afonso Henriques serviu para fazer soar o alarme generalizado). Scolari tinha ao seu dispor quase todo o XI da equipa campeã europeia de clubes. Um XI rotinado e preparado para o jogo de estreia no Estádio do Dragão. Mas o que fez? Não convocou Vitor Baía – e antes havia lançado uma ofensa pública com a convocação do Bruno Vale -, apostou num XI com o veterano Fernando Couto e Rui Jorge (quando tinha um defesa central campeão europeu de clubes e melhor defesa do ano para a UEFA, Ricardo Carvalho e o lateral campeão europeu de clubes Nuno Valente). No meio campo tinha ao seu dispor o mágico Deco, este que viria a ser eleito o melhor médio da Europa pela UEFA, futebolista do ano para a UEFA e Bola de Prata para a France Football e mais outras premiações domésticas e internacionais. Posteriormente, fez incluir, nos jogos subsequentes, Ricardo Carvalho, Miguel (lateral direito do Benfica), Nuno Valente e Deco, etc. Ou seja, em plena competição é que faz mea culpa e reforma o XI, quando todos os portugueses o reivindicavam há meses.
A passagem deste senhor pela selecção foi muito infeliz. Mas como é do conhecimento público, já na selecção brasileira havia sido contestado com a não convocação daqueles que eram, em 2002, os dois melhores médios a actuar no Brasil (Alex e Marcelinho Carioca) e, em menor medida, do já veterano Romário.
troza
Todos falam que era óbvio meter os jogadores do campeão da europa mas por o Miguel no lugar do Paulo Ferreira foi das melhores coisas que nos aconteceu.
Além disso… Costinha, do campeão da europa, fartou-se de enterrar… contra Inglaterra e contra a Grécia (o Ricardo ficou mal na fotografia mas o Costinha também se deixou antecipar no primeiro poste).
E a suposta incompatibilidade de Deco e Rui Costa foi das maiores palhaçadas… craques daqueles claro que poderiam jogar juntos. Não digo todos os jogos mas contra a Grécia não seria melhor um meio campo mais ofensivo com os dois? A verdade é que depois da lesão de Miguel só voltámos a criar perigo com a entrada de Rui Costa.
Se criticamos Scolari, podemos engolir o nosso orgulho? Portugal vs Grécia com a selecção que todos criticaram ficou 1-2… com a selecção que supostamente todos queriam ficou 0-1. Alguma diferença? Se calhar não…
Por fim… se embirrar com alguma coisa é a utilização excessiva do Pauleta. Nuno Gomes na selecção sempre fez mais que Pauleta até quando tinha menos minutos… euro 2000, o golo à Espanha no euro 2004… não que seja fã de Nuno Gomes mas nunca tivémos estilo para o Pauleta…
Amigos e bola
O Pauleta tinha o problema de desaparecer contra as seleções de nível.
Aliás, creio mesmo que entre o 2004 e Mundial2006 só marcou 1 golo, contra a potência Angola.
Sem querer desvalorizar a lenda da seleção e do PSG que foi.
paulopinheiro
Concordo que o Miguel acrescentou mais à equipa, tal como Rui Costa e Deco eram compatíveis. Mas o que aqui está em causa:
1. Scolari apenas definiu um XI capaz de ganhar no decorrer do Euro 2004, mesmo após os êxitos do FC Porto daquela época (constituído sobretudo por jogadores portugueses);
2. A nebulosa que existe em torno do «problema» Vitor Baía. Um user mencionou que a não convocação deste foi uma imposição da FPF no pós-Coreia/Japão 02. A ser assim, deveria ter sido do conhecimento público ou, pelo menos, do próprio Vitor Baía. Porque todos sabemos que aquele VB dava muitas mais garantias do que Ricardo.
3. A contratação de Scolari foi um erro. As selecções brasileiras sempre foram, salvo excepções como Telê Santana, orientadas por técnicos que apenas geriam egos – assim de repente, Parreira em 1994, quando convocou Romário à última da hora e não apenas lhe valeu a qualificação para o Mundial, como também a vitória; o velho Zagallo que numa das suas célebres tiradas mostra toda a sua competência: “Para mim, todos são Laudrup. Então marquem todo mundo”, isto antes de um Brasil x Dinamarca em 1998. E depois de interregnos como V. Luxemburgo, chegamos a Scolari que, após muitas dificuldades, fez uma “família” que agregou a melhor seleção de individualidades no pós-1982 e conquistou aquele mundial.
Caso tivessemos Mourinho a comandar a selecção naquele Europeu, o desfecho teria sido outro.
troza
“Scolari apenas definiu um XI capaz de ganhar no decorrer do Euro 2004”.
1º jogo: Portugal 1-2 Grécia
último jogo: Portugal 0-1 Grécia.
Qual a diferença? Não estará aqui um bocadinho um mito da mudança que foi um 11 vencedor?
paulopinheiro
Até ao Euro 2004 (em 2003 e 2004), a selecção de Scolari não conseguiu ganhar nenhum jogo de dificuldade média e elevada. Perdeu com a Itália (x2) e Espanha (neste foi humilhado). Empatou com a Grécia, Holanda, Inglaterra e Suécia. Com um XI melhor, lá conseguiu ganhar à Holanda e Espanha (não incluindo a Inglaterra).
Joga_Bonito
O que fez? FezPortugal jogar e vibrar e blindou o balneário a interesses pouco claros, ao contrário de hoje onde se vê coisas estranhíssimas na selecção.
Era obrigado a ganhar o Euro quando as outras equipas eram tão ou mais fortes que Portugal?
Afastou Romári porque este mentiu a ele quando decidiu faltar a um jogo do Brasil, dizendo que estava lesionado e depois se viu que foi realizar um amigável por um bruta caché marimbando-se para a selecção. A partir daí foi afastado como qualquer um seria. Eu adorei o Romário como jogador, mas sempre foi insuportável no grupo e sempre se achou mais do que o foi (ainda me rio quando quis dizer que foi melhor que o Fenómeno).
Dizer que o selccionador que fez Portugal vibrar com a selecção teve uma passagem infeliz, isso sim é que é ser infeliz, deixemos as palas clubísticas de lado.
Baía não foi afastado por Scolari. Ele, mais JVP (que até é um dos meus ídolos) fez parte de uma lista que a FPF elaborou após o mundial de 2002, que dizia os jogadores que não deveriam mais jogar pela selecção, depois de mau comportamento na Coreia.
Essa é que é a verdade, pura e dura. Querem explicações peçam a Madaíl, porque foi ele que estabeleceu isso. Fosse Scolari ou qualquer outro, jamais JVP, Baía e outros seriam chamados.
E quem não tiver memória curta e se lembrar como ambos fizeram pressão pública para jogarem no mundial, percebendo-se que mandavam no treinador, não pode senão estar surpreso.
Eu admiro muito JVP, nunca esquecerei o que deu ao Benfica. Mas que ele se portou mal na coreia (a expulsão no 3º jogo foi apenas uma da várias questões que se passaram lá) portou, ele e Baía. Apenas alguns fingem é que não vêem e insistem no mito de culpar Felipão por aquilo que ele não decidiu.
Amigos e bola
Que equipas que Portugal defrontou nesse Euro eram mais fortes?
Joga_Bonito
Eu disse tão ou mais fortes, ou seja equipas idênticas ou superiores. Holanda, Inglaterra e Espanha eram de nível idêntico e ganhamos-lhes. Perdemos contra a Grécia porque sempre claudicamos contra os mais pequenos e acusamos a pressão.
paulopinheiro
Curioso, em jogos anteriores a seleção de Portugal havia ganho (ou empatado) com essas seleções (Holanda em 2000 e 2001, incluindo uma vitória incontestável por 0-2) e Inglaterra (3-2). Mas a selecção de 2004 era muito mais forte do que a de 2000-2002.
Joga_Bonito
sim, ganhou à Holanda em 2001 para fazer as vergonhas que víamos em 2002 ou as já míticas fases de apuramento em que nem nos apurávamos, haja noção.
Fantantonio
James, Neville, Campbell, Terry, Cole, Lampard, Gerrard, Beckham, Scholes, Owen, Rooney (Carragher, Hargreaves, Joe Cole, Butt, King, Vassell, etc como opções)
Van der Sar, Reiziger, Stam, Heitinga, Van Bronckhorst, Cocu, Davids, Seedorf, Robben, Overmars, Van Nistelrooy (Kluivert, Makaay, Van der Vaart, Sneijder, Van der Meyde, etc como opções)
Casillas, Puyol, Helguera, Marchena, Capdevila, Baraja, Albelda, Vicente, Joaquin, Morientes, Raul (Valeron, Luque, Xabi Alonso, Torres, Xavi, Etxeberría, etc como opções)
Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Ronaldo, Figo, Pauleta (F. Couto, Simão, Tiago, Rui Costa, P. Ferreira, Postiga, Nuno Gomes, etc etc como opções)
Destas acho que pelo menos ombro-a-ombro estavam, sem problema. E Portugal não foi a única destas seleções a perder com a Grécia, que também conseguiu eliminar a França e a República Checa que no papel eram muito superiores.
paulopinheiro
Relatas versões de histórias que não foram oficialmente comunicadas e até os próprios visados – Romário, JVP e VB – ignoram e, inclusive, apresentam as suas versões.
A selecção de Scolari nunca empolgou. Mas o que esperar de um técnico que invoca a intervenção divina em seu favor e tem a ousadia do comunicar? Talvez o maior responsável de algumas boas vitórias tenha sido Mourinho, até porque a maioria dos jogadores lhe havia passado pelas mãos.
À FPF e a Scolari, os portugueses devem pedir explicações para tal fracasso.
Joga_Bonito
As histórias que circularam saíram de dentro da federação e fazem todo o sentido, basta que se tenham memória daquela vergonhosa Coreia. E não têm menos direito a ser acreditadas do que as histórias que contou PC que queria impingir que Scolari tinha algo contra o Porto, isso já era crível não?
Queres que recorde aqui neste blog as míticas entrevistas dada por JVP ou Baia, antes dos jogos cruciais do mundial, a colocarem pressão no treinador para jogarem? Isto foi público! Ou o incidente de Baía com Mourinho, ainda em 2002, quando este colocou NES a titular durante uns jogos e o próprio admitiu que houve uma discussão acirrada entre ele e Baía, sendo que este até ficou suspenso por uns jogos, isto pouco depois do mundial! O Baía e o JVP eram vistos como problemático, toda a gente sabe , vamos parar de fingir que não vemos! Quanto ao Romário acho que no toca a indisciplina nem é preciso dizer nada.
Você é que não vê só porque lhe custa admitir que Scolari tenha feito frente aos seus ídolos.
Scolari nunca decidiu sobre Baia ou JVP, isso foi decidido já antes, qualquer um sabe e vê isso, só não vê quem não quer.
O segundo parágrafo é de rir não? Scolari ter fé é mau porquê? Fé tem-na o Fenómeno, Kaká e o Mourinho que citas e a quem dizes que Portugal deve alguma coisa todos os dias lê a Bíblia, acreditando que isso o ajuda e vai a Fátima quando pode, aí já está certo? Já chegamos a isto contra Scolari, agora nem rezar pode, quando todos os outros fazem!
PedroS
Podes por as entrevistas? Ou o seu conteúdo? Gostava de saber.
Outra dúvida: O JVP e o VB não jogavam sempre? Por pressão para que?
Joga_Bonito
Foram entrevistas na tv. Era em 2002, penso que não estarão no youtube.
Qualquer pessoa se lembra, desde que tenha mais de 20 anos. A do JVP foi na roda de imprensa antes do jogo crucial com a Coreia. A do Baía foi antes de partirmos para a Coreia, onde após Ricardo ter feito toda a fase de apuramento, Baía faz um particular contra a China e começa a campanha para a sua titularidade, em detrimento de Ricardo, que estava numa superforma, ao contrário do Baía, que vinha de lesão e que se viu que estava muito mal, quando frangou contra os EUA. O normal era ter sido Ricardo o titular.
Não, nem JVP nem Baía eram titulares sempre. JVP não jogava sempre por conta de ter Rui Costa a 10 e Portugal não se decidir se jogava em 4-3-3 (com Rui Costa a 10, excluindo JVP) ou um 4-4-2, onde já jogavam os dois.
A menos que sejas muito novo, eu recordo-me e bem da entrevista colectiva que deu JVP antes do jogo contra a Coreia onde atacou a imprensa por esta debater se devíamos jogar em 4-3-3 com Rui Costa a 10 e que excluía o JVp que era um 2A, ou se devíamos jogar em 4-4-2. Após o descalabro contra a Coreia especulou-se muito se devíamos jogar em 4-3-3, porque a equipa tinha sido passado a ferro ena defesa e com 2 trincos eramos mais fortes nesse sentido. JVP assim dificilmente jogava, é que havia Rui Costa para esse lugar e nunca na vida ele sentava Rui Costa aí, que além de ser um puro 10, era de classe mundial. JVP tinha feito uma época fantástica no Sporting e percebeu que era sua chance de jogar. Jogou a cartada usando a imprensa para pressionar o treinador. E deu resultado, claro, porque o Oliveira era um fraco. Exactamente a razão pela qual foi trucidado, foi porque após ter exigido jogar perante todo o país, deixa-se expulsar estupidamente num jogo crucial. Foi por isso que foi queimado, caso contrário ninguém daria metade do destaque. Ele tinha 30 anos, era agora ou nunca a chance de brilhar numa grande fase. Tentou pressionar o treinador e deu-se mal, foi por isso que foi linchado à posteriori.
O JVP atacou a imprensa dizendo qualquer coisa como “não sei porque é que que sempre que sai um 11 e alguém tem de sair dele dizem que sou eu. Eu pela época que fiz mereço jogar e não sei porque pedem sempre que eu saia”. Disse isto num tom de ultimato ao treinador. Isso deu muita polémica na altura, tens de ser muito novo para não te lembrares.
Resumindo e concluindo. Os dois jogadores foram afastados por questões de balneário e disciplinares. Não foi Scolari quem não convocou Baía, porque ele nem era convocável à partida, após estar na lista da FPF, junto com JVP, daqueles que nunca seriam chamados. Se se sentem prejudicados têm é de perguntar ao Madaíl, não a Scolari, que nunca teve voto na matéria.
Essa de que o Scolari nunca quis convocar o Baía ou o JVp é um mito, eles foram excluídos à priori, fosse qual fosse o treinador após a demissão de Oliveira.
Se foi ou não justo, as explicações têm de ser dadas por quem o fez e não estar a atormentar Scolari com perguntas sem nexo.
PedroS
No mundial 2002 tinha 7 anos, por isso não me lembro desses pormenores de conferencias e titulares. Por isso é que tou a perguntar. Mas em conversa com os meus amigos mais velhos, eles confirmaram que JVP e VB nunca iam ser convocados, nem por Scolari ou por outro treinador qql, mas não por problemas no balneário. A razão que eles apontam é que JVP e VB foram testemunhas de António Oliveira no processo contra a FPF, e por isso nunca mais foram convocados por ordem de Madaíl.
PedroS
Tinha 6 anos no mundial, não estava muito atento a conferências e titularidade. Por isso é que perguntei. Agora, em conversa com amigos mais velhos, disseram-me que JVP e VB nunca mais iam ser convocados independentemente do seleccionador, mas não por causa de problemas no balneário. A razão foi por serem testemunhas de António Oliveira no seu processo contra a FPF, e assim Madaíl nunca mais deixou convocá-los.
Joga_Bonito
Se foi essa a razão ( a somar à barraca que o JVP deu e aos rumores sobre o Baía ser indisciplinado) nunca se saberá inteiramente. Mas é Madaíl que terá de dar explicações, Scolari não teve nunca voto na questão.
Amigos e bola
Um seleção que juntava Figo, Ronaldo, Deco, Rui Costa e Ricardo Carvalho (fora todos outros) perder 2 x em casa contra a Grécia é vergonhoso.
Joga_Bonito
Quando tínhamos planteis de luxo e nem ao mundial íamos é que era bom não?
Fantantonio
Final do Euro e 4º lugar do Mundial. Neste momento, as segundas melhores atuações da nossa seleção de sempre nessas competições, foi só isso que Scolari fez. Como é que a passagem dele pela seleção foi infeliz? Na seleção brasileira, foi contestado, mas foi o último a ganhar o Mundial com o génio Anderson Polga no plantel, certo? Certo, basta comparar o Euro de 2004 de Portugal com o Mundial de 2002 e comparar os resultados da seleção brasileira de 2006 com um super plantel no papel.
Sempre tivemos jogadores de qualidade, mas nem entre 92 e 2002 se conseguiu fazer melhor, em situações anteriores a esse período com plantéis de valia semelhante ou superior chegávamos a nem ir a fases finais.
Scolari nem era um génio da tática, mas fez os portugueses acreditarem que era possível, tinha um carisma que nem FS consegue propriamente igualar e a pior coisa que podia ter acontecido em 2008 foi ter sido anunciado como treinador do Chelsea a meio da competição, foi a pior decisão dar um murro no estômago na moral do plantel naquela altura.
As decisões de não convocar este ou aquele ou colocar em campo fulano ou não, foram as que ele terá achado melhor para o grupo na altura e a verdade é que foi dando resultado, enquanto durou. Salvo a meia-final em 2012 no Euro em que até poderíamos ter ido mais longe, até 2016 nem exibições, nem resultados, nem convocatórias em condições tivemos, nem sempre por falta de qualidade.
paulopinheiro
Scolari conseguiu essas proezas com uma equipa campeã europeia de clubes. E mau grado, ainda ergueu dificuldades ao elencar no XI jogadores como Fernando Couto (já veterano), Rui Jorge (limitado para nível internacional) e o próprio Ricardo (à época, o terceiro melhor guarda-redes português, atrás do VB e do Quim).
Após a fantástica campanha no Euro 2000 (a par da Holanda, o melhor futebol do torneio) e o desastre de 2002 (convenhamos, uma selecção com Frechaut, Beto, Rui Jorge ou Paulo Bento, não podia aspirar a muito), a FPF decide fazer uma aposta séria tendo em vista o Euro 2004. Na forja, emerge uma geração dourada por José Mourinho que coleta e revitaliza talentos que formam o período mais dourado na história do FC Porto. Então, ao invés de haver uma aposta séria num seleccionador que caldeie qualidades teóricas e técnicas, acaba por apostar num indivíduo com competências rudimentares e cujo aspecto mais positivo seja a componente psicológica (motivacional). Com Scolari, a selecção e todo o projeto adstrito, nomeadamente camadas jovens, não deu o passo em frente. Agradeçamos a Mourinho que mascarou as limitações de Scolari, isso sim.
O Brasil de 2002 teve um período turbulento na qualificação – avé Vampeta -, mas com uma selecção que contava com alguns dos melhores jogadores da história do Brasil, o sucesso foi atingido. Qualquer um dos três guarda redes convocados para aquele mundial seria titular na seleção portuguesa – Marcos, Dida e R. Ceni. Para além disso, Scolari tinha dois dos melhores laterais/alas da história do futebol, um meio campo competente (surpreendeu o desempenho de Kléberson é certo, no lugar do lesionado Emerson) e o ataque reuniu alguns dos melhores da história: Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho. No banco havia jogadores muito competentes e ainda teve a possibilidade de ignorar, entre tantos outros, Alex, Marcelinho Carioca, Djalminha, Juninho Pernambucano, Romário, Amoroso, Ewerthon, Edu Gaspar, Guilherme, Belleti, Marcelinho Paraíba, Jardel, Dedé, Evanílson, Élber, António Carlos, Aldair, Sylvinho, Sonny Anderson, entre tantos outros). Estes jogadores poderiam formar uma seleção capaz de ganhar um Mundial!
Pedro Almeida
Quim em 2004 e 2006 não era melhor que Ricardo. No máximo era do mesmo nível a partir de 2006 é que superou Ricardo e até era para ser o titular no Euro 2008 mas lesionou-se durante o estágio.
Fantantonio
Quim não era melhor que o Ricardo em 2004, aliás, ainda havia tantas dúvida sobre quem deveria assumir a baliza do Benfica que até foi com o Moreira para a convocatória, ia assumir a titularidade mais, mas tal como o Pedro Almeida referiu, não foi possível por fatores que não são controláveis. Trocar Miguel por Paulo Ferreira foi das melhores decisões que tomou e Fernando Couto poderia estar fora do seu auge, mas tinha qualidades, não é muito anormal selecionadores portugueses levarem algum tempo a abdicar de centrais veteranos e com peso no balneário, mas sem dúvida que Jorge Andrade e Ricardo Carvalho foram muito provavelmente a dupla mais sólida que vi na seleção, sem querer desrespeitar Pepe.
Eu já colei em cima as seleções com quem Portugal se bateu no Euro 2004. Sim, muitos dos nossos jogadores foram campeões europeus e com excelentes carreiras, mas estamos seriamente a dizer que era seleção para limpar tudo sem qualquer dúvida? Vamos com calma. Fosse quem fosse o selecionador, não obteria assim tão facilmente resultados. Como Ricardo não era o melhor GR do torneio, Costinha não era o melhor 6 (muito menos Petit), Nuno Valente não era definitivamente o melhor LE (competente, mas nós simplesmente não tínhamos mais ninguém, para além do Rui Jorge que pudesse estar perto do mesmo nível de exigência) e Pauleta que sempre se eclipsou nos momentos importantes não tinha PL melhor que ele no banco. Éramos fortes, mas em profundidade nem éramos a última bolacha do pacote nesse torneio, nem comparativamente com planteis que temos tido nos últimos anos, se for preciso.
Quanto ao resto, mais uma vez, vai ser preciso colar aqui a convocatória do Brasil de 2006 e a fase onde saíram? É que os nomes são dos melhores jogadores do mundo na sua posição na altura, mas não jogaram ponta todos juntos. Tal como referi, Scolari não era nenhum génio da tática, mas era um bom comandante de homens e, ao contrário FS, por exemplo, não prendia os criativos, não me lembro de ver a seleção jogar um futebol sofrível no seu legado, só mesmo a espaços já no Euro 2008, sinceramente e não era nem tão mau como agora. A única coisa que se pode apontar ao Scolari foi a maneira como saiu, na minha opinião porque sabotou a moral a meio da fase da final do torneio e não houve planeamento de transição após isso, o caminho para 2010 e o mundial em si foram uma casa a arder.
masterDC
O Baía não só tinha de ter sido convocado como seria titular. Na memória fica o grande erro de Ricardo na final frente à Grécia, em que foi o grande culpado da nossa derrota, mas também se não fosse ele nos quartos de final frente à Inglaterra talvez nem à final tivessemos chegado.
Esta derrota custou muito, incrível como é que a seleção da Grécia elimina a França e a República Checa e nos ganha em casa na final. Foi talvez a vitória mais surpreendente do futebol. Preferia ter perdido a final contra os checos que tinham uma excelente equipa e um dos meus jogadores preferidos, o Nedved. Esta final tinha de ter sido obrigatoriamente ganha, não só tinhamos uma das melhores seleções do mundo como jogávamos em casa.
Amigos e bola
Ainda hoje estou para perceber o que deu aos gregos naquele ano de 2004… Do nada limparam tudo.
A vitória da Grécia no Euro2004 e o título do Leicester foram para mim os maiores milagres da história do futebol.
Daniel Goncalves
Dinamarca 92!
andresilvac
Esse foi mesmo milagre que nem se conseguiram classificar…foram repescados
Sergiomig
Portugal em 2016. O futebol esteve ao nível da Grécia embora tivéssemos uma equipa infinitamente superior
Empaler
O erro é mais do costinha que falha a marcação que do Ricardo
disturbed17
Mas o Costinha jogava no porto é a diferença
Eder26
O Baía jogava no SLB?
Rev7
Não, a diferença é que os portistas gostam de se esquecer que Costinha e Carvalho estiveram envolvidos no lance do golo. Também gostam de se esquecer que 2 anos antes o Baía foi titular e um dos piores no Mundial 2002 por amizades com António Oliveira, quando na altura o Ricardo é que deveria ter sido titular. Aliás é com a entrada dele na fase de qualificação que Potugal consegue o apuramento para Mundial.
paulopinheiro
Baía tinha sido um dos melhores no Euro 2000, mesmo com todas as limitações físicas (lembremo-nos que só voltou a jogar no último jogo da época 1999/2000, na finalíssima da Taça de Portugal contra o Sporting).
Que falhas enumeras no Mundial 2002? Não me alongarei. A selecção teria sido muito mais forte, em 2004, com Vitor Baía.
Mantorras
Maiores que? Isso e porque nunca viste os meus saves de championship manager com o Varzim xD
Kafka
Com Nikiforenko a meter as bolinhas redondinha para To Madeira e para o GOAT Tsigalko o céu era o limite
RLuz
A mim parece que o Baía não “enterrou” completamente o assunto da não convocação para o euro2004.
Quanto à resposta de Scolari, basicamente falou, falou, falou mas não disse nada!
Eder26
Eu acho engraçado o Baía ainda ter isto na garganta. “É um assunto encerrado” mas pergunta em direto ao selecionador. Está enterrado mas não está morto, pelos vistos.
Mota
Que deselegância….
DICAS
A sério que o pessoal aqui está culpar o Ricardo pela final ?
O homem levou-nos à final fazendo um Europeu de classe (nas competições seguintes não foi bem assim).
O Baia foi muito bem sentado devido a miserável performance pela seleção antes de Ricardo o susbtituir.
A Grécia ganhou porque lá está, foi daquelas que estava destinado a ser o underdog a ganhar (não esquecer que os gregos arrumaram para canto antes de nós duas seleções fortissimas).
Agora culpar o Ricardo …. por favor
Pedro Almeida
O Ricardo esteve bem no Mundial 2006. No Euro 2008 é que esteve mal apesar de só ter sido titular porque o Quim que tinha feito uma boa época, se lesionou no estágio antes do Europeu.
No jogo contra a Alemanha falhou em 2 golos de bola parada.
BiBota
Estes 2 minutos e 9 segundos permitiram-nos perceber duas coisas: 1) Baía ainda não ultrapassou a exclusão da convocatória para o Euro 2004 (foi ridícula, mas ficou-lhe mal encostar assim Scolari à parede, acrescento eu) e 2) Scolari não é (nem nunca foi) capaz de explicar a ausência de Baía.
Na minha opinião, Baía era à época o melhor GR português e devia ter sido convocado e titular. Mesmo que Scolari preferisse Ricardo, era “impossível” considerar que Baía não estava no top-3. Mas o que lá vai, lá vai, Baía já se retirou, Scolari está fora da Selecção há mais de 10 anos e não vale a pena alimentar esta discussão, muito menos pondo-a como uma espécie de Porto-Benfica. Já temos guerras actuais que chegue, não vale a pena alimentar esta com 15 anos!
Flavio Trindade
Gosto da pessoa Vitor Baía.
Sempre foi um senhor e é uma pessoa afável e de bom trato.
Nunca achei contudo que Vítor Baía fosse o guarda redes extraordinário que toda a gente em Portugal julgava ser.
Era um bom guarda redes, mas não era extraordinário, longe disso.
Baía teve o posto mais fácil do futebol português durante duas décadas. O de guarda redes do Porto, com o clube no auge e numa altura em que ser guarda redes do Porto era equivalente a fazer meia defesa por jogo…
Ainda assim a pergunta à questão era simples.
O motivo pelo qual Baía não foi convocado para o Euro 2004 numa das suas melhores épocas individuais, foi o mesmo que o levou dois anos antes a ser o titular de Portugal num mundial de má memória quando não o merecia de todo.
Critérios.
RuiCosta10
Que falta de classe da parte de Vitor Baia. É isto o que faz um dos maiores símbolos portistas das últimas décadas?
É óbvio que não foi convocado por 2 motivos. O primeiro foi porque ia destabilizar o Ricardo, que era o titular.
E o segundo porque o Scolari deve ter chocado com alguém que lhe tentou impor que o Baia fosse titular. E aí o Baia pagou a factura.
De qualquer forma, o Ricardo fez boa figura, e para levar frangos com remates pelo meio das pernas como contra as coreias deste mundo, não valia a pena o Baia ir.
joaolmaio
Estás no gozo, certo?
Fábio Carvalho
Justificas a tua opinião com dois pressupostos. O 1º nem é válido, qualidade num grupo traz muita mais competitividade, seja qual for o elenco. Mesmo que o Ricardo fosse titular, em caso de lesão teríamos o Baía no banco, e não o Bruno Vale, Quim, ou quem fosse. O 2º motivo nem consegues bem explicar, lanças o barro à parede sem saber bem o que dizer. Pressão dos clubes naturalmente houve e sempre haverá porque isso potencia os seus ativos, é um negócio e nesse ponto eu até concordo. Mas o Vitor Baía não creio que necessitasse desse empurrãozito, tinha acabado de ser campeão europeu e a seleção soube apresentar a base de jogadores do Porto naquela altura, juntando também Figo, Rui Costa e Cr7 que dispensam apresentações. Foi simplesmente casmurrice do Scolari para se impor e dizer “eu mando aqui”, ou então acatou ordens da FPF e nunca mencionou ninguém. O afastamento do Baía nos dias de hoje seria o mesmo que afastar o Rui Patrício.
Analista Especialista
Aquela seleção era brutal, imaginem que Felipão convocava os melhores 23 disponíveis: Baía, Ricardo, Quim, Miguel, Paulo Ferreira, Couto, Meira, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Rui Jorge, Costinha, Petit, Tiago, Maniche, Deco, Rui Costa, Figo, CR7, Simão, JVP, Nuno Gomes, Pauleta. Bestial!
cratera
Vindo do jogador que sem merecer de forma nenhuma foi convocado e sentou o Ricardo em 2002, e’ de rir. Thank you, next.
opiniaodeadepto
É evidente que foi um bocado incompreensível, porque o Baía era de longe o melhor GR português e um dos melhores do mundo!
O Ricardo (apesar do brilharete contra a Inglaterra) nunca teve metade da classe do Baía!
Mas pronto é daquelas coisas que nunca será bem entendida!
A minha opinião é que o Scolari quis mostrar uma posição de força, mostrando que quem mandava era ele!!
Podia, porém, tê-lo deixado de fora alguns jogos e depois voltava a convocar!! Assim foi mera teimosia!!
Mas se calhar “o burro sou eu”!!! LOL