Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Há 22 anos Ronaldo fez isto num ‘batatal’

Foi a 14 de Abril de 1998 que Ronaldo, ‘o Fenómeno’, apurou o Inter para a final da Taça UEFA com um recital em Moscovo. Tikhonov até tinha adiantado o Spartak, que na 1.ª mão perdeu 2-1 em Milão, mas Ronaldo deu a volta ao marcador com um bis, sendo que num dos golos, mesmo em condições adversas, demonstrou toda a sua qualidade, pela maneira como aguentou a carga de um opositor e depois ainda passou por dois defesas e pelo guarda-redes. Na Final, frente à Lazio, voltou a fazer a diferença, com dribles incríveis e um dos golos mais famosos na história da Taça UEFA.

47 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Abril 14, 2020 at 9:53 am

    Que jogador este. Este e Messi de 0-100 foram os únicos que atingiram o 100 no pós Maradona. Depois sim o Messi ficou por lá muito mais tempo.

  • Kafka
    Posted Abril 14, 2020 at 10:01 am

    Ainda as primas donas de hoje em dia se queixam quando a relva está alto ou havia um buraco ou outro no relvado, loool… O Fenómeno, Maradona, Cruyff, Eusébio ou Di Stefano riem-se das primas donas actuais, neste relvado alguns dos meninos que são idolatrado hoje em dia como se fossem de outro mundo nem a bola conseguiam controlar

    Queria ver alguns dos denominados (por estas novas gerações que acham que o Mundo começou há 10 anos atrás ) melhores de sempre a jogarem em batatas destes, muitos pseudo-lendas actuais caiam por Terra pois nem controlar a bola conseguiam

    • Goncalo Silva
      Posted Abril 14, 2020 at 10:43 am

      Nem é preciso dizeres o nome dele, já sabemos que te referes ao Cristiano Ronaldo. Epá é a tua opinião, já a percebemos logo ao teu segundo post que o Cristiano é horrível, não precisas de repetir 1000 vezes.
      O Cristiano é o maior barrete da história, já percebemos, até o Quagliarela é melhor que ele, pronto.
      Ninguém sensato no mundo do futebol acha isso, mesmo o próprio Messi diz que Cristiano Ronaldo é dos melhores da história, mas ele não deve perceber nada disto.
      Eu também acho Messi melhor, mas as pessoas esquecem-se que o futebol não é só qualidade técnica, nem 8 nem 80. E em muitos aspetos o Cristiano é mesmo dos melhores, e tem a seu favor o facto de ter ganho muita coisa em vários sítios e com estilos totalmente opostos num e noutro lado.

      • Kafka
        Posted Abril 14, 2020 at 12:53 pm

        Cristiano? Mas quem é que falou no Cristiano? Vocês vivem obcecados pelo Cristiano

        O Cristiano é um dos melhores jogadores da história, e é o 2o melhor jogador da sua geração, qual é a dúvida quanto a isso?

        O meu comentário é para todos aqueles meninos que hoje em dia usam o termo “melhor de sempre” à mínima coisa, e não me refiro ao Cristiano mas sim a várias outros jogadores que hoje em dia dão 2 toques num bola e lá vem a conversa de “um dos melhores de sempre” loool…. As palavras “melhor de sempre” foram banalizadas não só no futebol como nas restantes modalidades e quem as usa não tem critério algum nem faz os devidos contextos

    • guardiao.da.falacia
      Posted Abril 14, 2020 at 11:36 am

      Consegues dizer o teu top 5 de melhores jogadores de sempre?

    • Khal Drogo
      Posted Abril 14, 2020 at 12:53 pm

      Duvidas que o Messi não desse na mesma recitais em batatais destes? Eu não duvido nada. Davas-lhe uns meses para se adaptar e depois disso já andava aí a partir tudo na mesma.

      • Kafka
        Posted Abril 14, 2020 at 1:26 pm

        Eu não duvido que o Messi faria isso, tem técnica para isso…. E tu também dúvidas que o Fenómeno nos relvados actuais é com 20 anos de evolução médico/científica e com leis do jogo a protegerem-no onde actualmente ninguém o pode tocar (diferente da década de 90) seria um estrondo ainda maior?

        Por isso é que o termo “melhor de sempre” não pode ser usado por tudo e por nada como hoje usam porque é preciso contextualizar tudo

        • Khal Drogo
          Posted Abril 14, 2020 at 10:25 pm

          Tenho a certeza que sim. Mas tenho sérias dúvidas que conseguisse igualar Messi.

        • Bruno Cunha
          Posted Abril 15, 2020 at 1:32 am

          Concordo a 100% mas porque é que quando o tema é Basket defines o Jordan como o melhor de sempre indiscutivelmente?

          • Filipe Ribeiro
            Posted Abril 15, 2020 at 11:44 am

            Fácil, o Jordan dominou coletiva é individualmente a melhor competição de Basquetebol desde sempre, ao contrário do futebol, que as competições não tiveram sempre o mesmo peso nem as mesmas regras de participação.

            • Bruno Cunha
              Posted Abril 15, 2020 at 3:18 pm

              Isso também o Bill Russel dominou e as regras de participação tambem eram bastante diferentes do que são hoje.

              E em termos de regras de jogo o Basket secalhar ate mudou mais que o futebol.

              Sou da mesma opinião do MJ neste aspeto. Melhor de sempre é ser injusto para quem jogou noutras eras.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Abril 15, 2020 at 5:20 pm

                Bill Russell não dominou individualmente, dominou num colectivo muito superior aos outros onde ele era a referência defensiva da equipa, o Jordan foi o melhor jogador ofensivo desde que entrou na liga, dos melhores senão o melhor defensivo e dominou uma década colectivamente, isso mais nenhum o fez.
                Regras de participação foi que disse não do jogo, seres o melhor jogador do mundo em qualquer altura jogaria na NBA, no futebol seres o melhor do mundo não te garantia jogar na Champions todos os anos, são contextos bem diferentes.

                • Bruno Cunha
                  Posted Abril 15, 2020 at 5:57 pm

                  Continuo a achar que não faz sentido definir o melhor de sempre, o estilo do desporto mudou muito (sou novo para ter visto MJ jogar mas tive oportunidade de ver o ultimo quarto das ECF contra os Magic de Shaq no youtube e para quem só está habituado a ver NBA atual é um choque).

                  Será que Wilt Chamberlain seria capaz de marcar 50 pontos por jogo nos dias de hoje?
                  Será que o Iverson não seria o melhor jogador da NBA nesta era dominante de “guards”?
                  Se colocasses o Jordan na NBA atualmente não faria ele mais pontos? Shaq teria dificuldade a adaptar-se ao facto de os postes terem de saber lançar de 3 pontos ou continuaria a ser um dos jogadores mais dominantes de sempre?

                  No mundo do futebol para mim é o mesmo. Mencionas a Champions mas o Ronaldo ganhou 3 champions seguidas e para mim continuava a não ser o melhor do mundo e tenho a mesma opinião na NBA em que o melhor jogador não é decidido pelo sucesso do coletivo.

                  • Filipe Ribeiro
                    Posted Abril 15, 2020 at 6:59 pm

                    Isso é tudo “ses” e achismos, basear no contexto histórico que qual jogador dominou a sua era e modalidade individualmente e colectivamente o seu desporto foi o Jordan.
                    No futebol isso não existe porque são contextos diferentes, não se pode comparar os feitos do Ronaldo e do Pelé por exemplo porque nem disputaram as mesmas competições.
                    Melhor jogador de futebol de sempre engloba um sem número de competições ao longos dos tempos com importância diferente ao longo dos anos, no basquetebol não, a melhor competição do mundo foi sempre a mesma,nessa competição não houve nenhum jogador a ter os resultados individuais e colectivos do Jordan.

                    • Bruno Cunha
                      Posted Abril 15, 2020 at 7:06 pm

                      Então se o Chamberlain e o Bill Russel trocassem de lugar o Wilt era o melhor jogador de sempre? É que seria o melhor jogador estatisticamente de sempre (é que nem há ninguém perto do nível dele) com a equipa mais titulada de sempre.

                    • Filipe Ribeiro
                      Posted Abril 15, 2020 at 8:36 pm

                      Acabaste de responder a ti mesmo, “se”, mas não foi, o que aconteceu é o que aconteceu e com isso é que podes julgar, no futebol não é a mesma coisa,porque são diferentes competições.
                      O Ronaldo foi melhor que o Maradona na Champions, o Maradona superior ao Ronaldo em mundiais, como vais avaliar? Por técnica? Capacidade física? Já sería tudo subjectivo aos gostos e importância que cada um dá aos seus feitos.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 14, 2020 at 2:41 pm

      Acrescento que quando se falam dos defesas actuais como sendo melhores e que portanto os Fenómenos se iam borrar todinhos com os grandes centrais de hoje, que supostamente caiem em cima, eu rio-me com isso. É que hoje, com excepção de Messi, Neymar, pouquíssimos jogadores colocam grandes desafios em termos de drible. Há muitos craques hoje, mas com o poder de drible de dantes diria que hoje há um terço. Dantes levavam com Mágicos Gonzalez em equipas pequenas por exemplo. Queria ver alguns dos centrais de hoje a levar com aqueles virtuosos que davam cabo dos rins de um Nesta ou Baresi. Do que vi do Fenómeno ele tinha uma capacidade física aliada à técnica que ninguém anda igualou, portanto hoje transportado para este futebol dava cabo do que lhe aparecesse. Por muito bom que seja VVD queria vê-lo a parar esta besta que foi Ronaldo entre 1996-1998, levava cada nó cego!

    • Af2711
      Posted Abril 14, 2020 at 2:43 pm

      Acho que pegaste um exemplo ruim. Messi aos 10, 11 anos já espalhava classe em terrenos ruins da Argentina, há diversos vídeos no Youtube mostrando.

    • troza
      Posted Abril 14, 2020 at 2:53 pm

      Nem mais.

      E acrescento ainda outra coisa: toda a gente fala da longevidade dos jogadores de agora (Messi e Ronaldo são os mais visados) e tu falas na protecção que os jogadores têm hoje pelas regras, o conhecimento médico… E este revaldo é outra razão para a longevidade poder ser muito maior hoje! Isto deviam ser dias penosos onde o medo de lesões devia ser real.

      E ainda bem que houve a evolução.

      Já agora, este é o melhor jogador que vi jogar. Uma mistura de Ronaldinho, Messi e Cristiano Ronaldo quase perfeita… só derrotada por lesões e mesmo uma versão muito fustigada por lesões foi suficiente para ser dos melhores do mundo entre Figo, Zidane, Rivaldo e outros… o que mostra o nível monstruoso nesses anos entre 96 e 98.

  • André Dias
    Posted Abril 14, 2020 at 10:04 am

    Quem domina a bola desta forma num relvado destes está apresentado. É o melhor 9 que vi jogar.

    É pena que tenha sido tão afectado por lesões. Gostava de o ver no futebol actual em que os jogadores são mais protegidos, seria ainda mais difícil pará-lo e certamente a sua carreira a alto nível teria uma duração maior.

  • Kafka
    Posted Abril 14, 2020 at 10:07 am

    Bem mas adiante, fala-se muito da técnica de Ronaldinho Gaúcho, mas eu mantenho que do ponto de vista técnico o Fenómeno em nada fica a dever ao Ronaldinho, então quando foi para o Inter que na altura a Série A era de longe a melhor e mais difícil liga do Mundo (nada a ver com a actual) o Fenómeno subiu ainda mais o nível do ponto de vista técnico… O Ronaldinho acabava por ser mais espalhafatoso e ficava mais na retina mas o Fenómeno em nada lhe ficava atrás na questão técnica… A nível global então aí nem há discussão possível o Fenómeno é melhor, mas isso é demasiado óbvio, agora analisando apenas a questão técnica muita gente esquece a brutalidade que era o Fenómeno

    • André Dias
      Posted Abril 14, 2020 at 10:13 am

      Concordo. Ronaldinho dava nas vistas com a sua vírgula mas Ronaldo fazia dribles de outro mundo e tinha um controlo de bola único. Conseguia correr dezenas de metros com marcação cerrada e lances faltosos (era um poço de força também) e levava a bola sempre colada ao pé.

      Só faltou acrescentar que apesar de ser um 9 Ronaldo não ficava plantado na área à espera de um passe. Era comum vê-lo recuar até ao meio campo para ele próprio iniciar o ataque.

      • FutebolPuro
        Posted Abril 14, 2020 at 10:33 am

        Atenção que uma das virgulas que tenho sempre na memória e a virgula do ronaldo o Fenomeno!
        Adorava ver este jogo : Messi e ronaldo VS ronaldo e Ronaldinho. O resto dos onze de cada equipa podia ficar ao critério de cada um mas que ia haver espetáculo, la isso ia haver!

    • Valderrama
      Posted Abril 14, 2020 at 10:22 am

      Totalmente de acordo, ninguém na história do futebol aliou desta forma a parte técnica com a parte física. Claro que com as lesões a componente física do seu jogo perdeu-se um pouco mas desenvolveu ainda mais a sua letalidade na grande área. Sem quaisquer dúvidas, um fenómeno

    • Valderrama
      Posted Abril 14, 2020 at 10:22 am

      Totalmente de acordo, ninguém na história do futebol aliou desta forma a parte técnica com a parte física. Claro que com as lesões a componente física do seu jogo perdeu-se um pouco mas desenvolveu ainda mais a sua letalidade na grande área. Sem quaisquer dúvidas, um fenómeno

  • B.Jardim
    Posted Abril 14, 2020 at 10:14 am

    Não esquecer que esta jogada ocorreu num jogo da 2a divisão europeia como alguns users lhe chamam e que, portanto, fazer esta jogada na 2a divisão não tem comparação a fazê-la na primeira divisão.

  • Valderrama
    Posted Abril 14, 2020 at 11:29 am

    Já agora, camisola mítica do Inter, vão fazer um remake de homenagem no próximo ano

  • BrunoFernandes14
    Posted Abril 14, 2020 at 12:47 pm

    Um extraterrestre com joelhos de plástico! Dos melhores jogadores que vi jogar, uma pena as inúmeras lesões!

    Este relvado hoje em dia seria um atentado a qualquer clube grande que lá fosse jogar! De certeza que haveriam recusas…

    • Catrapower
      Posted Abril 14, 2020 at 5:26 pm

      Joelhos de plástico ou muita sarrafada que levou ?

      • Chico
        Posted Abril 14, 2020 at 6:03 pm

        Não, era demasiado potente e pesado para os sprints que faziam. Rompeu o tendão rotuliano, que é algo que não se faz com “sarrafado”, mas sim com muito stress acumulado. Os joelhos não aguentaram a conjugação daquele estilo de jogo com o peso e massa muscular. O Jorge Andrade teve o mesmo problema: muito atlético, muitos saltos no jogo áereo e muito peso. É uma lesão mais frequente na NBA (“jumper’s knee”), porque são geralmente atletas mais pesados e atléticos que fazem mais sprints e saltos. No entanto, também acontece no futebol.

        • Joga_Bonito
          Posted Abril 14, 2020 at 6:23 pm

          Isso só serve para mostrar que mesmos os ETs são humanos, nunca se pode ter tudo a 100%. Duvido que apesar de tudo R9 trocasse aquele início fantástico de carreira por ser um jogador mais lento e menos espectacular que hoje não seria tão recordado, mas que tivesse durado mais tempo.

        • dabide23
          Posted Abril 14, 2020 at 6:34 pm

          o tempo passado no PSV em que a sua massa muscular aumentou de forma significativa aliado ao facto de em criança não ter conseguido ter uma alimentação muito sustentada fez com que a sua “estrutura” não conseguisse aguentar todo aquele peso!

          um camião com rodas de bicicleta…

          infelizmente, porque me lembro bem do seu impacto na minha pré-adolescência!

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 14, 2020 at 12:57 pm

    Simplesmente genial. Não há palavras.

  • Af2711
    Posted Abril 14, 2020 at 2:41 pm

    Sem as lesões, Ronaldo poderia estar num top-5 até de forma clara dos maiores de sempre.
    Muito evoluído.

  • Mantorras
    Posted Abril 14, 2020 at 3:00 pm

    Nao havia uma unica crianca que nao idolatrasse Ronaldo. Ninguem achava que o “melhor avancado” era outro qualquer. Nada disso. Qualquer puto colava a ver este rapaz serpentear… Aquela finalizacao… nao e a toa que Queiroz diz que foi o melhor finalizador que ja viu… ele metade das vezes sentava o GR e “entrava pela baliza dentro”. Saudades do que nao vivemos, por causa das inumeras lesoes.

  • Zedane
    Posted Abril 14, 2020 at 3:13 pm

    O meu jogador preferido de todo o sempre juntamente com o Zidane. Era de facto um fenómeno, era imensamente completo.. técnica, drible, explosão, potência, jogava e marcava golos com os dois pés de forma excelente. Podem me bater mas nesta época dava gosto ver futebol e haviam jogadores de alta qualidade incluindo defesas com uma categoria brutal e que não entravam em campo para brincadeiras. Acreditem que se Messi e Ronaldo dos tempos áureos jogassem em Itália naquela época, não durariam 3 anos ao mais alto nível.
    Hoje em dia boa parte dos jogadores fartam se de ganhar dinheiro e fazem birras quando lhes apetece, são na sua generalidade mais fracos mentalmente e esses aspetos não ajudam a elevar as suas qualidades.

  • Vegeta
    Posted Abril 15, 2020 at 9:10 am

    O meu jogador preferido de sempre!
    Que qualidade!

  • M'difh
    Posted Abril 15, 2020 at 1:38 pm

    Tenho lido alguns comentários acima sobre a comparação e a dificuldade de ser futebolista antigamente e não consigo deixar de concordar. Cada vez que oiço alguém falar no Sérgio Ramos ou no Marcelo como os “melhores de sempre” na respectiva posição até me vêm náuseas à cabeça. Não têm 1/10 da inteligência e da classe do lote dos ilustres e existem dezenas de jogadores à sua frente nas respectivas posições, tanto é, que Marcelo é Defesa Esquerdo e é horrível a defender (um defesa que não sabe defender), e Ramos apesar de todas as qualidades técnicas que se lhe reconhecem, inclusive eu, é um defesa central muito temperamental, demasiado faltoso e conflituoso, sendo de vez em quando tem falhas gritantes na abordagem aos lances, acabando por prejudicar a sua equipa. Teve uma brilhante carreira e ganhou tudo o que havia para ganhar, ninguém o pode negar, mas tem de comer muita sopa para ser considerado ao nível de Baresi, Beckenbauer, Koeman, Maldini, Passarella, etc. Outros como Ronaldo e Van Basten teriam tido certamente melhores carreiras (ainda) com as condições que as divas de hoje têm, porque fazem toda a diferença: os relvados, as chuteiras, as bolas, as leis do jogo e o mais importante de tudo: a evolução dos métodos de treino (tácticos, físicos e técnicos), da medicina do desporto e da própria ciência desportiva. Estes últimos pontos permitem que cada vez mais os atletas de diversas modalidades consigam estar ao mais alto nível anos a fio e sem lesões graves. Um exemplo disso é o André Gomes, que no final de 2019 fracturou o tornozelo e volvidos 4 meses já estava a jogar em excelente condição física. Uma lesão destas nos anos 90 limitava a carreira e a mobilidade do jogador para o resto da vida, e sorte era se isso acontecesse. Muitos terminavam as carreiras, fosse no imediato ou após serem fustigados por mais lesões durante anos. As divas de hoje em dia que se preocupam mais com os likes do Instagram e com o penteado nem sabem da sorte que têm.

Deixa um comentário