Muita ambição de Vieira? O argentino é um dos 6 melhores treinadores do Mundo.
Paulo Futre revelou à CMTV que colocou Luís Filipe Vieira a falar com Mauricio Pochettino na quinta-feira passada, acrescentando como fez a ponte entre o presidente do Benfica e o ex-Tottenham. O antigo extremo disse ainda que o líder das águias só tem 2 treinadores em mente: Pochettino e Jorge Jesus.


80 Comentários
Kacal
Não tenho dúvidas que o Benfica pode construir um plantel para dominar o futebol português, isto caso queira investir. E com esse suposto plantel e Pochettino poderíamos assistir a esse domínio. No entanto, dificilmente o Benfica construirá um plantel que lute pela Champions, é quase impossível. E o Pochettino depois de já ter tido um projecto de médio-longo prazo a construir como teve nos Spurs, culminando numa final de Champions, penso que o seu próximo passo será conquistar titulos importantes como uma Liga “Big5” e a Champions, sendo o treinador que é muito cotado e o trabalho positivo que fez no Tottenham, será um dos primeiros nomes a pensar para suceder a treinadores que saíam de colossos portanto nunca iria meter-se no “Tugão”. Além do salário astronómico que deve pedir e as exigências que deve fazer, claro. É um sonho que não passa disso, sonho! Aceitou ouvir a proposta como aceitariam outras interessantes, mas duvido que aceite.
Jonas SCP
Kacal achas mesmo que o Benfica tem condições para criar assim um plantel como falas? Este tem grandes debilidades e preciso reforçar se e bem. Se bem que claramente tem melhor plantel que Porto e Sporting estes ainda vão ficar muito mais condicionados em reforçar a equipa, o Porto pelo fairplay financeiro e o Sporting como se sabe não tem 1 euro
Kacal
Não, não acho Jonas SCP daí que não acredite na vinda de Pochettino, eheh.
CarlosSL
Porque vês o Benfica com tanta capacidade de investimento? É um clube que vive numa dicotomia complicada, a estrategia da formação pesa no momento de ganhar titulos e construir planteis. Além disso, estão muito dependentes do Mendes nas vendas e na correção dos erros de casting como o RDT. A cereja no topo do bolo foi o adiantar das receitas dos direitos, o emprestimo obrigacionista e o adiamento do pagamento do Pedrinho. Vendo factos e não capas de jornais, não vejo essa pujança toda. Até te digo mais, não fosse o nosso clube gerido por incompetentes adeptos de uma contabilidade ainda mais “criativa” e adivinhava uma crise profunda para os lados da Luz.
Kacal
No pré-COVID falava-se nesse poderio, agora poderá já não ser tão bom mas eu dedico-me a falar do que leio e ouço, não tenho realmente informações especiais nem sei o que se passa dentro do Benfica, mas a ideia era essa. Mas sim, podes até ter razão.
ESC
Provavelmente passou estes 6 dias a analisar os últimos jogos do Benfica, e ninguém quer pegar num grupo que faz a cama ao treinador à descarada.
Tiago Silva
Alguma vez o Pochettino aceitaria pegar no Benfica com o plantel que tem e com o número de clubes que o querem. Qualquer chicotada em Inglaterra ou em Espanha de algum tubarão e ele é logo o nome mais forte para assumir o lugar. E o argentino não deve ter muitas pressas, está a receber muito bem agora.
Quanto ao JJ também acho difícil, ele no Flamengo é um Deus e duvido que queira sair de lá. Mas lá está é um alvo possível. Quanto às outras hipóteses, já ouvi que o Allegri e o Blanc também recusaram, e falam-se nas hipóteses Emery (acho que seria uma bela opção) e de Abel (gosto do Abel mas gostaria que ele viesse se outros alvos não fossem possíveis).
Kacal
JJ tem boa relação com Vieira e por mais que seja um Deus no Flamengo o seu desejo de voltar ao seu país deve continuar grande, ele sente-se confortável cá com a família e tudo mais. Obviamente não iria meter-se no Benfica neste fim de época na situação que está, mas caso tenha liberdade e poder na construção na equipa e lhe garantam reforços, tendo essas garantias, acredito que possa vir para o Benfica no fim da época e começar de inicio. Penso que o JJ sabe que conquistou tudo no Flamengo (faltou apenas o Mundial de Clubes) e poderá sair pela porta grande porque há sempre risco de revalidar os títulos ou ser mal sucedido e portanto sairia em grande, ficaria um Deus eternizado por lá e voltaria ao seu país para assumir um projecto forte. Mas claro que a vir o Vieira terá que lhe pagar o salário que pretende e dar-lhe garantias de poder e reforços a sério.
Tiago Silva
Talvez Kacal, o JJ terá a última palavra e não há dúvidas que ele gosta de treinar em Portugal. Espero que tenhas razão, o Benfica está a precisar dele neste momento.
AlexanderSearch
JJ nao viria, tem de ficar pelo menos até final de 2020 fora de Portugal, caso contrario tudo o que ganhou nas Arabias é tributado. a unica forma de acontecer seria LFV oferecer-se para pagar o que perderia para o fisco, mas isso so o encarecia ainda mais…
Kacal
A sério?! Pois Tiago, como adepto rival não gostaria eheh, mas seria uma ótima opção, mas como o Alexander diz, sendo verdade, não deve vir então.
Nickles
Não é falta de ambição, é mesmo falta de noção. Imagino a conversa..
Poche: Tou?
LFV: Tou? Pochettino amigo, daqui é o Vieira presidente do Benfica, falei com o Fut…
Poche: Desculpe, enganou-se no número * TUH TUH TUH TUH *
Estigarribia
Sinceramente nunca acreditei que o Pochettino viesse para Portugal. Quer dizer, o homem tem a possibilidade de regressar a um campeonato dos Big Five e vinha para o Tugão jogar contra Tondelas e Moreirenses? Penso que existem outros treinadores estrangeiros com qualidade para pegar no Benfica… Arsène Wenger, Marcelo Gallardo, Unai Emery, Ernesto Valverde são alguns exemplos.
Saudações Leoninas
w0bbly
Dizes que o Poch quer voltar a uma liga Big5 e depois das 3 de 4 exemplos de treinadores que treinaram clubes de topo das Big5. LOL
Estigarribia
w0bbly,
Wenger já disse que quer voltar a treinar e o Benfica não perdia nada em falar com o técnico gaulês. Enquanto que Marcelo Gallardo poderia ter no Benfica a sua primeira experiência no futebol europeu depois do excelente trabalho no histórico River Plate.
Em relação a Unai Emery e Ernesto Valverde talvez pudessem ficar como opção de reserva ou algo parecido.
Mas vamos ver como acabará esta novela.
Saudações Leoninas
w0bbly
Wenger ainda aceito mas mesmo assim voltaria muito mais facilmente a uma Big5 (mais propriamente a França).
O Gallardo nao o inclui no meu comentario porque obviamente sair da America para a Europa e sempre mais entusiasmante.
Emery e Valverde podem ser considerados mas havendo propostas de clubes de Big5 acho que as considerariam sempre primeiro (Valencia é o primeiro que me lembro… mas há certamente mais equipas).
Mas aceito a tua opiniao so nao acho que tenha sido explicado com coerencia!
Acnologia
Atualmente o Wenger/Emery/Valverde são opções para substituir algum clube do topo de uma Big 5? É que Pochettino, a par de Allegri, é um dos treinadores que está na pole position caso algum treinador seja despedido num gigante europeu, ao contrário dos outros citados.
Qual é mesmo a dúvida?
w0bbly
Acho que tens de reler o primeiro comentário para esclarecer a tua duvida…
“Quer dizer o homem tem a possibilidade de regressar a um campeonato das Big5”
Ele nao especificou equipas de top das big5. Portanto sim Wenger, Emery e Valverde sao opçoes para clubes das Big5. Eu ate referi que as experiencias a priori destes 3 citados foram em clubes de TOPO das Big5. Dou te o exemplo do Ancellotti que foi para o Everton. Achas que Emery, Valverde, Wenger nao sao considerados para cadeiras como Everton, West Ham (que este ano esta mal mas eram treinados por Pellegrini, ex-Real, ManCity), etc? (porque ha bem mais lugares destes nas outras ligas).
Acho mesmo que nao tem duvida nenhuma :)
André Dias
Mas alguém acredita que um presidente que insiste em Rui Vitória e mais tarde dá o cargo ao treinador da equipa B agora está interessado em Pochettino? Só for como quando estava interessado em Mourinho, provavelmente.
O que vai na cabeça de Vieira deve ser algo nesta onda:
“Deixa-me cá falar publicamente num dos melhores treinadores à disposição. Marcelino ou Blanc? Não, só conheço de nome, ninguém deve saber quem são. Pochettino é o ideal. Foi o antecessor de Mourinho no Tottenham e apareceu bastante nas notícias, de certeza que os benfiquistas o conhecem. Claro que ele não deve ter qualquer interesse em vir mas pelo menos os adeptos ficam a pensar que tenho alguma ambição para o Benfica e pode ser que seja reeleito em Outubro”.
Kafka
Ora nem mais, se houve de facto a abordagem a mesma foi só para ficar bem na fotografia para para fazer passar a ideia que tem ambição e quer o melhor para o Benfica…. Vale o mesmo que eu querer mudar de carro e dizer que vou à Lamborghini ver o que eles lá têm…. Quando já sei de antemão que não tenho 1 milhão de eur para dar por um carro, mas faço um figurão ao demonstrar interesse
coach407
Não precisas de gastar 1M€ para ter um Lamborghini…
Vegeta
Completamente de acordo com os 2.
coach407
Supostamente o Benfica também falou com o Blanc.
Pelo menos confirma os exemplos que vais dar antes de desenvolveres a tua teoria da conspiração senão corres o risco de vê-la anulada muito facilmente…
André Dias
Esse segundo parágrafo depois de utilizares um “supostamente” foi hilariante.
coach407
Mas quem falou de rumores plantados na imprensa fui eu? Se apareceu nas notícias é porque o Vieira tem tudo controlado e disse para dizerem que contactou o Blanc também só para parecer um gajo… um gajo quê? Ambicioso né? Às vezes perco-me em qual é a história que é suposto contar.
Pareço aqueles que começaram por dizer que o rumo Pochettino era só para os jornais, depois já ficou demasiado evidente que era verdade então passou a ser uma verdade, mas só porque os adeptos benfiquistas sabem quem é o Pochettino. Basta ver que outros nomes menos conhecidos não foram falados! Olha o Blanc, ah? Onde está? Desse não falam! Está provado que é só para os benfiquistas ouvirem nomes familiares e acharem que ele é muito bom por… tentar (?)… um treinador.
Depois aparece quem diga “olha que i Blanc foi apontado também”. Ah, mas esse não teve nada a ver com o Vieira, não plantou essa porque esse não é conhecido… isso são os devaneios da imprensa. Nunca disse que só o Vieira é que inventava coisas…. coise.
Claro que assim andamos aqui às voltas e tens sempre razão, é impossível contrariar?
André Dias
Mais uma vez voltas-te a contradizer.
Começas com um “Mas quem falou em rumores plantados na imprensa fui eu?” e acabas por ir buscar várias afiirmações que eu nunca disse.
Claro que assim andamos aqui às voltas e tens sempre razão, é impossível contrariar alguém que se contradiz logo à partida.
Kafka
Isto vale tanto como eu agora ir tentar falar com um stand da Lamborghini, quando já sei de antemão que não tenho dinheiro suficiente para pagar o que a Lamborghini me vai pedir, logo ir falar com eles é só falta de noção ou para fazer figura para a fotografia nada mais
Depois jamais o Vieira voltará a ter um treinador que pense pela própria cabeça, de agora em diante o Benfica terá sempre YES MAN como treinador, portanto jamais o Vieira tentou de facto o Pochettino
Vieira vai ser para sempre (enquanto fôr vivo) Presidente do Benfica e portanto o Benfica vai ter para “sempre” apenas um yes man como treinador, nunca mais o Benfica voltará a ter um treinador de futebol a sério que pense pela própria cabeça e pressione a direcção para contratar jogadores de futebol a sério
Mantorras
Mas deves poder tirar umas fotos no cockpit e sempre da po showoff. Neste caso, basta sair a noticia duma conversa. Mission accomplished.
coach407
Primeiro criticas por ter sido estúpido em tentar.
Depois criticas porque não pode ter tentado porque quer um ‘yes man’.
Decide-te.
1) Ou críticas pelo LFV não tentar o Pochettino porque não o quer, preferindo um ‘yes man’.
2) Ou críticas toda a imprensa que unanimamente afirmou que o Benfica contactou, apresentou proposta, criticas o próprio Futre por estar a mentir, etc.
Agora dizer que ter contactado não vale nada e também criticar não ter tentado é mesmo só para embirrar.
Depois vem a teoria ainda mais rebuscada de que contactou sabendo que ia recusar só para parecer que não quer um yes man e depois contratar um yes man fingindo que não conseguiu melhor.
Essa é a melhor de todas. Claro que assim não te falta por onde criticar. Vira para a esquerda é porque vira para a esquerda. Vira para a direita é porque vira para a direita. Depois ainda vira para a esquerda e parece que finge que vira para a esquerda e depois vira para a direita, chegando ao ponto de afirmar que o LFV não queria um treinador como Pochettino no Benfica… porque não é um yes man e não mete os jogadores que ele quer (??). Porque Vieira quer meter jogadores específicos? Para depois os vender através da negociatas com o Mendes cheias de corrupção e o Benfica nem vê metade do dinheiro a que tinha direito.
E assim se vai construindo narrativas a partir de um simples facto que foi o facto do Benfica efetivamente ter contratado o melhor treinador desempregado, em conjunto com Allegri.
Vegeta
So tu para acreditares nisso, é como a conversa do Mourinho.
Sim ele até pode ter tentado, mas sabia perfeitamente que o Poch ia rejeitar, ele só fez isso para ficar bem na fotografia como sempre, e tu, como tudo o que dizem Pizzi, Vieira, Rv, Mourinho e Cristiano Ronaldo, acreditas, depois quando a conversa é JJ e Messi lá vens tu com as folhas de excel dizer que é mentira isto e aquilo.
Um hábito da tua parte, já não é nada novo.
coach407
Há pouco tempo incluias o Lage no lote onde incluiste o Messi e o JJ.
Recentemente chamei tanto a atenção para os feitos positivos do Vieira como do Lage. Só não tens a lata de incluir o Lage nos meus supostos queridinhos porque tu próprio disseste que eu tinha algo contra o Lage.
Eu sou apenas um moderado. É normal que pessoas como tu que levam tudo ao extremo discordem muitas vezes.
Marcos
As melhores opções para o Benfica seriam Marcelino, JJ ou Emery. Posto isto espero que apostem em Abel Ferreira
coach407
Em relação ao Pochettino, penso que é demasiado evidente que o que foi saindo na comunicação social corresponde totalmente à verdade, mas, como digo desde início, nem é nada de surpreendente. A situação com o Newcastle estava instável e o Benfica limitou-se a tentar perceber se o argentino admitiria vir para Portugal e em que condições. Provavelmente seria recusado, quase certo, mas não se perde nada em confirmar. Seria uma contratação extremamente difícil, seria o mesmo um dos grandes feitos da história do futebol português, o que diz muito sobre a probabilidade de o conseguir.
A acrescentar a isto, depois do chumbo do orçamento e das declarações de LFV como é que o argentino pode confiar no projeto apresentado pelo Benfica quando há o risco de haver eleições em Agosto ou em Outubro o LFV perder ou nem se candidatar? Até podem achar que é tudo mentira e tal, já se sabe que aqui anda tudo muito bem informado, mas o Pochettino não sabe logo não é bom sintoma ver esta instabilidade num clube que, por si só, já seria uma opção de carreira muitíssimo peculiar. Acho que depois destas declarações do Vieira, a juntar ao chumbo do orçamento, seria ainda mais “impossível” trazer o Pochettino.
Depois existem outros fatores como entrar no final da época. Qualquer treinador estrangeiro alegadamente abordado (Poch, Allegri, Blanc ou Emery) e ainda Marco Silva e Leonardo Jardim não parecem muito interessados em entrar agora em Julho num clube quando faltam meia dúzia de jogos para a época terminar e iniciar-se a dança das cadeiras e sabem que sobrará uma para eles se eles quiserem. Pode haver exceções, mas pelo menos nenhum terá propriamente a oportunidade das suas vidas ao ir para um grande português… provavelmente durante toda a carreira deles vão para um grande português quando quiserem.
Todos os últimos treinadores dos grandes, além de Jesus no Sporting, estavam a atingir o pico da sua carreira até ali naquele momento. Vinham todos de clubes menores ou adjuntos.
O único que já vinha de um clube relevante era o NES que vinha do Valencia, mas claramente acusado se dar um passo maior que a perna e de estar ali só por causa do Mendes. Juntando as suas ligações ao FC Porto, foi um caso excecional.
No perfil normal do treinador que costuma ser contratado, Paulo Sousa será o nome mais forte. Os outros nomes normais seriam Renato Paiva, Veríssimo, João Pedro Sousa, Carlos Carvalhal, Ivo Vieira, João Henriques, Rui Faria…
Este é o tipo de treinadores que vai para os grandes. Basta ver Rúben Amorim, Silas, Jesus no Benfica, Sérgio Conceição, AVB, Vítor Pereira, Lage, Rui Vitória, Keizer, Lopetegui… nenhum vinha propriamente do Mónaco, Everton, Shakhtar, Roma e muito menos Tottenham, Juventus ou PSG.
Portanto Jesus, devido à dificuldade da língua para ele, seria o melhor possível, mas acabou de renovar e está muito bem onde está.
Nos restantes é o Paulo Sousa, como referi. Ainda assim, também é um treinador numa fasquia superior ao normal. Naquela lista de treinadores que vieram parar aos grandes que vimos há pouco, nenhum tinha sido apontado à Juventus e treinado clubes como a Fiorentina.
Portanto a minha ilusão é que o Benfica traga um treinador do estatuto do Paulo Sousa para cima (Paulo Fonseca ou Luís Castro). Dentro do habitual (Renato Paiva, Veríssimo, João Pedro Sousa, Carvalhal, Ivo Vieira, João Henriques…) são todos polémicos para o ambiente atual do Benfica que claramente ficariam indignados com qualquer um destes, apesar de já ter mostrado que é o que acontece ‘sempre’, eu optaria pelo Rui Faria.
Ainda assim, acredito que o Benfica tentar o Pochettino fez com que o próximo treinador pareça sempre péssimo aos olhos dos benfiquistas, por comparação.
coach407
Esta do Pochettino é completamente inegável, mas, se olharmos para as fontes de todos os jornais e partirmos do pressuposto que a maioria terá dito a verdade, parece que o Benfica perguntou as condições de todos os treinadores de topo mundial desempregados (Pochettino, Emery, Allegri ou Blanc foram todos falados). Allegri e Blanc, segundo as tais fontes (até aos jornais da noite chegaram), terão rejeitado logo qualquer abordagem nesta altura.
Pochettino e Emery pareceram os que deram mais conversa. O argentino mostrou uma abertura maior do que o expectável então claro que o Benfica tinha obrigação de dar continuidade à primeira abordagem high level. Pode ser apenas uma postura normal do Pochettino de querer ver antes de responder, nada demais.
O Emery parece ter saído um positivo “agora não”. Quer esperar para ver se consegue melhor que o Benfica basicamente.
Pronto foi 1 semana perdida para tentar treinadores de top mundial e podem acusar o Vieira por isso porque pode ter gastado dinheiro extra (Mendes foi enviado para apresentar a proposta ao Pochettino), atrasou 1 semana a apresentação de um novo treinador ou os próximos na lista (Paulo Sousa, Paulo Fonseca, Luís Castro ou Marco Silva) vão sentir que não foram a prioridade, ficando mais reticentes a aceitar.
Há muito por onde apontar, mas o Casillas também parecia impensável com um salário inacreditável e depois lá aconteceu e normalizou-se terem tentado, por exemplo, o Buffon.
O equivalente seria tentar o Wenger ou Blanc, mas o Benfica também tentou o Keylor Navas que é uma espécie de Pochettino dos guarda-redes e que seria quase impossível.
Pá acho que o Benfica deve ir tentando umas trutas. Em jogadores está-se a apontar para Weigl, Koch, jogadores jovens internacionais por seleções poderosíssimas. Um patamar que não estamos habituados. O objetivo será chegar a um Depay quando não estava a vingar no Manchester United.
Agora claro que se não se tenta não vais conseguir.
Fim da oligarquia
Paulo Sousa seria fantástico para confirmar que a pouca vergonha não tem limites.Que refiras só essa hipótese já mostra bem o tipo de visão que tens sobre o clube e a sua génese. Propor para treinador um sujeito que foi formado no clube e deixou o tirado numa das piores fases da sua história para ir para o seu rival sem dar um escudo ao clube e que para além disso nem sequer mostrou um pingo de arrependimento é o chamado fundo do poço.Quanto ao facto de ter interesse da Juventus, daqui a dez anos ainda se deve andar com essa conversa. È tipo a ida do Beto para o Real Madrid que acontecia todos os anos.
Mas apesar de só a hipótese me enojar não descuro que seja uma hipótese para a “estrutura” uma vez que a maioria deles nem sequer era do Benfica nessa altura, por isso não devem ter muitas lembranças do momento.
coach407
Mas quem seria o teu treinador juntando realismo ao restantes critérios que tenhas?
Fim da oligarquia
O Paulo Sousa nem sequer pode estar em nenhuma lista até porque só faria o Presidente perder votos e o seu grande objectivo vai ser a sua reeleição.
Quanto ao futuro treinador, eu penso que o facto dos últimos treinadores terem sido do perfil que anunciaste tem sido precisamente um dos problemas uma vez que nenhum deles consegue ter ascendente sobre a estrutura e como consequência disso vamos na segunda época a trocar a meio.
Quanto ao facto desse treinador não pretender entrar agora parece-me óbvio e não me parece que isso faria o Benfica abdicar de um que desejasse mesmo que fosse só para a próxima época.
Assim para mim opções neste momento interessantes apesar de não ter a certeza que sejam possíveis por diversos factores seriam Sampaoli,Marcelino, e até o próprio Wenger. Sampaoli acabou de chegar ao novo clube não tenho a certeza das condições para se desvincular, já Marcelino não é uma figura cara a Jorge Mendes o que pode fazer com que nem sequer seja hipótese. Nem sequer refiro hipóteses como Paulo Fonseca,Gasperini,Gerrard ou Marco Rose porque não me parecem possíveis neste momento.Além disso uma estrutura profissionalizada deve ter um leque muito mais alargado de treinadores sob observação e portanto haverá com certeza outros nomes interessantes.
Vegeta
Subscrevo fim da oligarquia.
O Coach a sugerir o Paulo Sousa ao Benfica é só mais uma das muitas pérolas que diz todos os dias.
Pelo menos faz rir a malta aqui no trabalho.
Mas pelo menos com esta sugestão tive a certeza que o Coach não conhece minimamente a história do Benfica, dizer que o Vieira é o melhor presidente de sempre do Benfica e sugerir alguém como o Paulo Sousa é de alguém que não conhece nada da história do Benfica.
Ponto final.
Manchester Is Red
Apesar de ser um alvo praticamente impossível, a verdade é que o Benfica não perdia rigorosamente nada em, pelo menos, explorar a disponibilidade do treinador. Nada de errado nisto.
Neste momento, estou a imaginar o Emery no Benfica, o que não era bem o que queria, mas pelo menos a hipótese Marco Silva tem perdido força, o que é sempre uma excelente novidade.
Ainda acredito que o Vieira vai dar tudo pelo JJ. Seria talvez a última hipótese para fazer regressar o treinador, aproveitando o desespero dos adeptos para (tentar) fazer esquecer a forma como saiu. Pessoalmente não fiquei ofendido com o Jesus, porque notou-se que a ida para o Sporting foi bastante emocional e pessoal para ele. Nada contra isso.
Kafka
Emery conseguiu um dos feitos mais difíceis deste século até ao momento, que foi PERDER uma maratona com o PSG… Se fôr ele vai ser a continuidade na mediocridade
Fabio Mendes
Kafka, dentro das possibilidades existentes, quais são para ti, as melhores opções/preferências num panorama o mais realístico possível para o banco do Benfica de modo a melhorar a qualidade da equipa para as prestações europeias?
Kafka
Marcelino por exemplo seria uma excelente opção
Mas é impossível porque o Marcelino pensa pela própria cabeça e jamais é um yes man, por isso saiu do Valência quando o Mendes e os amigos quiseram mandar no trabalho do Marcelino o Marcelino pôs o Mendes e amigos em sentido e claro foi despedido mas não admitiu que se pusessem no trabalho dele….
Logo é impossivel ele vir, porque jamais o Benfica voltará a ter um treinador que não saiba dizer a tudo “sim Chefe”
Fabio Mendes
Subscrevo.
Para mim seria entre o Leonardo Jardim ou o Marcelino mas o mais certo é vir um “yes man” como dizes do tipo Marco Silva..
Francisco Ramos
Emery é mediocre mas o seu palmarés tem 3 Liga Europa com o Sevilla, 1 Campeonato, 2 Taças, 2 Taças da Liga e 2 Supertaças com o PSG.
Marcelino Toral é óptimo mas só tem uma Taça com o Valência.
Kafka
Os títulos internos com o PSG, Juventus e Bayern agora contam para o palmarés?
Francisco Ramos
O que conta para palmarés então para mostrar qual é bom e qual é mau?
MILKA
O Marcelino era o meu sonho.
As restantes opções seriam.
– Leonardo Jardim
-Simone Inzaghi
-Gasperini (seria arriscada, esta aposta).
Santander
As coisas não podem ser vistas de forma tão linear assim… Na época em que perdeu o título o PSG fez 87 pontos e o Mónaco é que fez a alarvidade de 96 pontos…
Vejamos:
Em 2018/2019 chegavam 76 pontos para ser campeão o PSG fez 91
Em 2017/2018 chegavam 80 pontos para ser campeão o PSG fez 93
Em 2016/2017 o PSG faz 87 pontos mas o Mónaco ganha com 96
Em 2014/2015 76 pontos chegavam e o PSG faz 83
Em 2013/2014 81 pontos chegavam para ser campeão o PSG faz 89
Em 2012/2013 71 pontos chegavam para ser campeão e o PSG faz 83
Concluíndo, em condições normais 87 pontos mais que dariam para ser campeão com o PSG, seriam pontos suficientes para conquistar o título em qualquer edição com a excepção da referida época 16/17… Por isso parece-me que acaba por ser injusto dizer que ele é incompetente pois perdeu um campeonato para o Mónaco… Que fez uma pontuação totalmente absurda… Aliás os 96 pontos do Mónaco dariam para ganhar 6 dos 7 campeonatos em questão, apenas se iguala a uma época em que o PSG fez os mesmos 96 pontos… Concluindo, com uma equipa a fazer 96 pontos qualquer outro treinador do PSG teria perdido o campeonato, muito provavelmente
Diogo Moura
O Emery tem o estatuto que tem graças às finais da Liga Europa com o Sevilha, porque desde então pouco ou nada acrescentou nos clubes por onde passou.
Santander
Ele tem duas manchas no CV… A reviravolta contra o Barcelona e o campeonato perdido para o Mónaco… De resto, tem feito sempre trabalhos excelentes, tendo mesmo conquistado 3 Ligas europas consecutivas (fosse um treinador português a consegui-lo e era bajulado por cá)…. Mesmo o ano passado acaba em 5º com o Arsenal mas fica a uns miseros 2 pontos do Chelsea (3º classificado) e ainda vai a mais uma final da Liga Europa… Tudo isto no primeiro ano no pós-Wenger que já não seria uma sucessão nada fácil… Por isso se consideram que Emery não tem CV para o Benfica, sinceramente não sei quem tenha…
André Dias
Quem tem estatuto por ir a finais da Liga Europa é Jorge Jesus. Emery tem estatuto porque venceu três títulos seguidos.
Depois nos outros clubes ganhou 7 títulos em 2 épocas no PSG e no Arsenal fez um trabalho que se pode considerar positivo tendo em conta as circunstâncias.
Incrível como se desvaloriza tanto o espanhol por aqui.
Chico
Não, o JJ construiu o seu estatuto porque quando entrou para o Benfica era o terceiro melhor clube de Portugal e quando saiu era o melhor.
André Dias
Isso foi completamente ao lado do meu ponto.
Manchester Is Red
Pois…
Eu não quis falar disso especificamente por correr o risco de desprezar o feito incrível do Leo Jardim no Mónaco desse ano, mas não deixa de ser relevante.
O único upside do Emery é a experiência da Liga Europa, mas para fazer alguma coisa lá, é preciso ter jogadores…
Mike-UK
O Futre é meio tonto, por isso nao me surpreende que por vezes acabe mesmo por ser completamente tonto.
Dispor-se a isto, meter LFV a falar com o Pochettino, quando se sabe perfeitamente que nem LFV tem dinheiro para ele (salário e tipo de jogadores) nem tem interesse absolutamente nenhum em ir buscar um treinador que o mande calar quando ele estiver a tentar interferir com o trabalho dele. É mesmo a máxima de um pé rapado pedir a um amigo para lhe arranjar uma entrevista no stand da Ferrari da Lapa… fazer os background checks todos e no final dizer “olhem, esqueçam, acho o preço dos pneus um horror”, e fica o amigo a fazer figura de parvo por o ter posto naquela situaçao.
Petético.
Kafka
Ora nem mais Mike-Uk aqui estamos 100% de acordo
Rui Silva
Um nome que não ouço falar e que me parece muito interessante é o Julian Nagelsmann. Tem uma filosofia de jogo interessante, é um treinador da nova geração e poderia fazer boa figura. Claro que tirá-lo do RBLeipzig não é fácil, mas se se pensou no Pochettino…
Manchester Is Red
Diria que o Nagelsmann é ainda mais impossível que o Pochettino…
Richrad
Nem mais…
Além do projeto Leipzig ser mais cativante, colossos como Dortmund e Bayern de certo que estão de olho nos seus serviços.
Goncalo Silva
Esse é ainda mais impossível ahah.
Morgan
É impossível. O pessoal não se lembra que é do Benfica do Vieira que estamos a falar. Mesmo que não fosse o Benfica de Vieira, o Nagelsmann continuava a ser impossível.
Rui Silva
Ahah, o que queria dizer é: maluquice por maluquice, penso que é mais real. Ou seja, é tudo igual em termos de concorrência (há clubes muito mais poderosos interessados nos seus serviços), e de certeza que ganha menos que o Poche. Mas pronto… foi o meu momento LFV.
Nickles
Mas vamos supor que o Pochettino por um devaneio vinha. Um dos treinadores mais cotados do mundo. Um treinador que recusou o Real por exemplo.
Para um projecto minimamente aceitável para um dos treinadores mais cobiçados da actualidade, o Benfica teria que se reforçar de uma maneira que desse para lutar pela Champions. Isto é, teria que ter um plantel suficientemente bom que fizesse frente ao Real, Barcelona, Juventus, Liverpool, Bayern, etc. Ora seguindo esse raciocínio o Benfica teria que contratar pelo menos:
1 guarda-redes de topo
1 central de topo e 1 central com qualidade suficiente para opção a qualquer um dos titulares
1 lateral direito de topo
1 lateral esquerdo de topo
1 médio centro de topo
1 extremo esquerdo de topo
1 extremo direito de topo
1 segundo avançado de topo
1 ponta-de-lança de topo
Portanto, para além do salário milionário do Pochettino, o Benfica teria que gastar no mínimo 400/500 milhões em reforços.
Richrad
Não creio que seja necessário dar um “rim” para conseguir Jesus ou Pochettino.
Aliás nem compreendo tal ação a realizar por Vieira, isto depois das suas últimas declarações, de ter colocado a possibilidade de o mesmo abandonar o barco. Colocará um treinador para que outra direção tenha ali um grande problema?
Leonardo Jardim, Paulo Sousa, Luis Castro… treinadores além de portugueses, corresponderiam a um risco menor em caso de insucesso.
Gunnerz
Como é óbvio nem é a questão do salário, é mesmo que o argentino pode conseguir muito melhor que o Benfica, isto é apenas mais um motivo para rir de um devaneio habitual. Agora o emery sim é possível, ngm o quer portanto..
DiogoC
Acho que o Benfica vai estar num enorme dilema:
1 – Capacidade financeira – Os custos com o Pessoal neste momento no Benfica devem estar perto dos 100M de euros. Para o ano as receitas (bilheteira, publicidade, merchandising) são diminuir e as da Liga dos Campeões são uma incógnita. Mais o Benfica acabou de amortizar Empréstimo Obrigacionista de 50 milhoes (se não estou em erro) e apenas contrai 35M num novo empréstimo o que implica 15M de euros de redução em EO com mais 25M para reembolsar até ao final do ano (a 31/12/2019 tinha cerca de 75M em EO correntes). Tinha 100M em caixa mas entre pagamento de salários (cerca de 7M/mes com Julho x2) , sem recitas de televisão (já antecipadas), baixíssimas receita de bilheteira e merchandising (pandemia), compra de Pedrinho (20M) os cofres na Luz não estão prorpiamente cheiros nem têm perspectivas de enchimento sem grandes vendas (sendo que ninguem sabe como vai funcionar o mercado). Já não ha Jimenez, Taliscas ou Carrillos para vender. Se quiser vender vão ter que sair os melhores jogadores (Ruben Dias). Os outros duvido que nesta altura valham o que o Benfica pagou por eles (Vinicius, Rafa, etc) e jogadores como grimaldo e florentino estão muito desvalorizados. Ou seja o Benfica começa a próxima época com uma folha salarial altissima, e com muitas incertezasa para as recitas (TV já foram antecipadas, Champions uma incerteza, Bilheteria ninguem sabe e o mercado muito incerto sem timings definidos). qual a real capacidade do benfica investir 7-8M ano num treinador e topo? Como consegue reforçar a equipa nessa situação
2 – Parte desportiva – Como atrair um estrangeiro para Portugal se nem a Champions é uma certeza?
Dito isto só vejo duas soluções realistas: Marco Silva e Jorge Jesus se o corona virus tiver impacto nas competições da America do Sul.
Fim da oligarquia
Neste momento os custos são de 90 milhões.Isso é que é inacreditável . Como é que esta equipa risível pode custar tanto. A equipa que venceu tudo a nível nacional e foi finalista da liga europa com o Sevilha tinha custos com pessoal de sessenta e tal milhões. Nenhum desta equipa jogaria nessa. È inacreditável o processo de empobrecimento estrutural em tão pouco tempo e passando quase despercebido.
Manuel V.
x2 em julho devido ao subsidio de ferias? Mas ainda ninguém percebeu que os jogadores não são empregados dos clubes mas sim que passam facturas (sedeadas em offshores) por empresas que os representam?
DiogoC
Isso era o esquema do Jonas. A maioria recebe quase tudo por dentro senão como explicas 46M de euros em custo com o pessoal no primeiro semestre.
Jay-Jay Okocha
Epa… impressionante como o Futre ainda não aprendeu a dizer uma frase em condições- Eu pessoalmente não me acredito nisso e acho que é uma jogada política do Vieira.
Freitas
Gallardo tem uma proposta de jogo muito interessante e está na altura de dar o salto para a europa.
O futebol na Argentina vai parar, aliás vai parar tudo devido ao covid.
Podia vir o Aimar como adjunto.
Com a paragem do futebol na Argentina e a subsequente perda de receitas por parte dos clubes não tarda muito e podem-se pescar uma ou duas trutas em preços de saldo.
Mas o senhor Vieira nem sabe quem é o Gallardo, só se num dos telefonemas diários que faz ao fetiche JJ, lhe perguntar…
Flavio Trindade
E quando pensas que não pode bater mais no fundo, eis que bate…
A ser ridicularizados em praça pública…
Vamos por partes.
1. Perguntar não ofende. Podia perguntar ao Pochettino ou a outro qualquer. Até podia perguntar ao Klopp e ao Guardiola. O que não pode é deixar sair cá para fora que o está a fazer. Ainda para nais de forma intencional.
Isto não passa de uma tentativa de Vieira salvar a própria pele em tempo de eleições ao “sugerir” à imprensa que o Benfica está atrás de um treinador de topo…
2. Enquanto isso, deixa o adjunto do treinador que foi corrido pelos jogadores a tomar conta da equipa…
Primeiro seriam uns treinos, depois já fica até ao jogo com o Boavista, e acabará por ficar até ao final da temporada…
Na realidade que nome vai assumir uma equipa desfeita psicologicamente, só pela perspectiva de ganhar uma Taça de Portugal?
Se correr mal o resto da época (e vai correr) o culpado ainda vai ser o Lage que “pediu para sair”…
3. A rábula do novo treinador.
Qualquer benfiquista com bom senso, percebia que se desse esta época como perdida, e ver o Presidente e a direção a preparar bem a próxima.
O nosso treinador ba próxima época vai ser x, o nosso projecto desportivo é este, o investimento é y, e o novo treinador começa a trabalhar a nova época desde já, desde observar os jogos que faltam, conhecer os jogadores, ver a formação, analisar reforços…
Isto seria o que Vieira deveria dizer aos benfiquistas, e todos certamente perceberiam.
O que vai dizer na realidade:
– Trouxemos um dos melhores treinadores do Mundo, que ganhou X títulos, e que estava ansioso por comecar num clube com a grandeza do Benfica.
Daremos com este treinador um novo passo rumo ao Benfica Europeu que todos queremos…
4. Para finalizar, Vieira não é burro e sabe que só Jesus lhe poderia garantir as eleições. As viúvas de JJ são muitas ainda, e apresentar JJ nem que fosse a ganhar 10M/ano iria fazer as delícias dos adeptos e da imprensa…
Ora, JJ não vem, e então Vieira tem que fazer all in num nome incontestado.
E livres, no mercado só há dois, Pochetinno e Allegri, que como é evidente não virão para Portugal.
Tudo o resto será alvo de crítica. Seja português, seja estrangeiro.
Seja dos adeptos (Emery ou Valverde) seja de Jorge Mendes (Marcelino ou Marco Silva).
A realidade é que Vieira está apertado, não sabe o que fazer, e qualquer solução será de recurso e não pensada a fundo.
5. Ninguém está a discutir o perfil do treinador, nem o projecto desportivo.
Ninguém quer saber (e Vieira não quer) se o projecto desportivo continua a passar pelo Seixal, se sim em que moldes, se não qual o investimento, se há ou não dinheiro.
Se prefere um treinador estrangeiro ou português, se sim porquê, experiente ou não, disciplinador ou não, se aposta na formacão ou não…
Tudo isso é totalmente irrelevante!
O próximo treinador do Benfica vai ser quem Vieira achar que lhe pode garantir as eleições e se possível um grande nome que não levante muitas ondas…
Portanto benfiquistas, não percam tempo, e energia a discutir nomes e preferências porque é tempo perdido.
Knox_oTal
Plenamente de acordo!
Freitas
Concordo com quase tudo.
Sim, é lastimável, estamos a bater no fundo.
É esperar pela tal lista que se está a tentar formar.
Disseram-me ontem dois nomes que aparentemente fazem parte da mesma ou estarão a reunir quem faça e fiquei optimista.
Não fazem parte do establishement do futebol mas são verdadeiros Benfiquistas e diga-se até bastante competentes nas suas áreas profissionais.
Portanto, há Esperança que isto mude.
Flavio Trindade
Freitas,
Isso é que é preciso. Discutir o Benfica com elevação. Venha de lá essa lista alternativa.
Fernandes35
Só um toque no que disseste: catalogar Marcelino como treinador do Jorge Mendes é um bocado rebuscado já que o agente dele é Eugenio Botas, segundo o transfermarket. De qualquer forma, apesar de tudo o que dizes, e bem, seria a minha aposta para o Benfica.
Miguel Caçote
Eu depreendi o oposto do comentário do Flávio Trindade. Penso que o que ele quis dizer é que Marcelino seria alvo de crítica da parte de Jorge Mendes (tendo em conta o que se passou recentemente no Valência).
Flavio Trindade
Quando falei na ligação entre Marcelino e Marco Silva e Jorge Mendes estava a dizer que caso Vieira escolhesse um destes nomes ia-se chatear com JM ou por divergências de agentes ou pelo próprio passado de Marcelino que já criticou JM e muito Peter Lim também parceiro de negócios de Vieira…
opiniaodeadepto
Não sei se é verdade ou não.
Mas acho que LFV terá de arranjar uma grande malha, tendo em conta a aproximação das eleições.
A aposta num treinador sem currículo não será bem aceite, por quase nenhum adepto.
Por outro lado se conseguir jj, apesar de haver aqui muito quem o deseje, pode ser a machada final na sua presidência.
Digo isto, porque acho que jj tem muitos anti corpos entre muitos adeptos do Benfica e um possível mau início de época, rapidamente virará os restantes contra ele …
Fim da oligarquia
Que coisa medonha esta estrutura.Iniciar contactos com um treinador por intermédio de um terceiro que não tem qualquer ligação com o clube e ainda por cima trabalha na TV faz parecer que estamos no século passado altura em que o futebol se profissionalizou para evitar vexames destes.A não ser que o objectivo fosse que a negociação fosse conhecida para iludir os sócios mais uma vez.