Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Se este é o plantel mais equilibrado do FC Porto? Quando cheguei tinha o Casillas, Maxi, Brahimi…»

Sérgio Conceição foi questionado, no lançamento do jogo com o Gil Vicente, se este era o elenco mais equilibrado desde que está no FC Porto, e recordou que quando chegou ao Dragão tinha jogadores de outro patamar.

9 Comentários

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 23, 2021 at 1:06 pm

    Neste caso concordo com o SC.

    O plantel em termos individuais e colectivos tem vindo a diminuir de qualidade ao longo do tempo. O primeiro plantel de SC tinha Casillas, Sá, Ricardo Pereira, Maxi, Filipe, Marcano, Reyes, Telles, Layun, Danilo, Sérgio, Herrera, Oliver, Corona, Otávio, Brahimi, Marega, Soares e Aboubakar. Havia opções para todos os lugares, ao contrário de hoje e o valor de mercado individual de cada jogador era superior (se fossem vendidos ahah).

    Neste momento temos vários jogadores de nível elevado e muitos com elevado potencial (isto sim faltava na altura).

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 23, 2021 at 3:20 pm

      Penso que é um bom exercício para comparar os plantéis.

      Na baliza penso que na altura era superior Casillas e Sá da altura eram superiores a Diogo Costa e Marchesin agora.

      Para laterais, penso que o

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 23, 2021 at 3:36 pm

        Desculpa enviei o outro antes de acabar. Como estava a dizer Ricardo e Maxi são muito superiores a João Mário e Manafá, e na esquerda Telles e Layun também são superiores a Wendell e Zaidu. Penso que aqui é que houve um decréscimo de qualidade grande, parece que o Porto tem medo de apostar forte em laterais, havendo sempre algum desenrasque do treinador (no Benfica é o mesmo).

        Para centrais há Felipe, Marcano e Reyes vs Pepe, Mbemba e Marcano. Penso que é ela por ela, o Marcano atualmente é já bastante inferior ao da altura, mas Pepe é superior a Felipe e Mbemba muito superior ao Reyes. Talvez a de hoje em dia seja melhor até.

        No meio-campo temos Danilo, Sérgio Oliveira, Herrera, Oliver vs Grujic, Uribe, Sérgio Oliveira, Vitinha. Penso que a dupla titular antes era melhor ou seja Danilo e Herrera, mas em termos de profundidade atualmente é superior. O Uribe de hoje não é muito diferente ao Herrera da altura, Danilo era superior ao Grujic, Sérgio Oliveira cresceu e portanto atualmente é melhor e o Vitinha com o Oliver é ela por ela, talvez algum ascendente para o português. Também muito equilibrado, não é por aqui que o Porto perde qualidade.

        Para extremos/médio ofensivo, temos Corona, Otávio, Brahimi vs Corona, Otávio, Luis Diaz, sendo que ainda há Pêpê. Atualmente é muito melhor, Luís Diaz é bastante superior ao Brahimi da altura e Corona e Otávio cresceram imenso ao longo dos anos. Ainda há o Fábio Vieira mas vou contar no ataque.

        Finalmente no ataque temos Marega, Soares, Aboubakar vs Fábio Vieira, Taremi e Toni Martinez. Novamente muito ela por ela na minha opinião, sendo que ainda há Evanilson atualmente penso que até é superior. Taremi e Aboubakar naquela altura são mais ou menos do mesmo nível, Soares é superior ao Toni Martinez e o Marega apesar de muito diferente do Fábio Vieira, talvez dou aqui algum ascendente ao maliano pela importância que tinha na equipa apesar do Fábio Vieira ser muito melhor jogador.

        Concluindo, o Sérgio apanhou um plantel na altura superior principalmente na baliza e nas laterais, sendo que agora tem mais poder de ataque que antes. Antes tinha um XI titular bem fixo e bem trabalhado, mas agora tem uma profundidade maior.

        • Francisco Ramos
          Posted Setembro 23, 2021 at 4:03 pm

          Tiago,

          Concordo com tudo.

          Acho que o plantel da primeira época tinha melhores jogadores (em termos individuais), mas acho que agora tem mais profundidade no meio campo. Além de que há jogadores da altura que ainda estão (estupidamente diga-se mas é o que temos) e com isso temos maior maturidade em Corona, Otávio ou Sérgio Oliveira.

          E se olharmos meramente para o ataque, os do passado eram melhores que os do presente (quer pela qualidade individual, quer pela importância que o treinador lhes dava no colectivo).

          Uma ressalva, não acho o Diaz muito melhor. O Diaz tem o que Brahimi nunca teve, aperfeiçoou o último toque (passe ou finalização), coisa que antes não tinha, tal como nunca teve o argelino (o problema é que este já não queria aprender). E verdade seja dita, já é a 3ª época cá, pelo que estava na altura de começar a diferenciar-se dos demais.

          O problema é que são as defesas que ganham campeonatos como tem mostrado o vencedor das últimas edições, e aqui não estamos pior, acho que estamos muito pior.

        • Valderrama
          Posted Setembro 23, 2021 at 9:49 pm

          Tiago, concordo em termos gerais com as tuas avaliações com duas ressalvas.
          Em relação aos guarda redes estou claramente em desacordo, acho que o Marchesin apresentou mais no Porto do que o Casillas e também acho o Diogo Costa superior ao Sá.
          Em relação ao Brahimi e Díaz também prefiro o colombiano mas acho uma comparação algo injusta. Embora partam mais ou menos da mesma posição de extremo esquerdo dificilmente haverá dois jogadores com funções tão diferentes em campo. Enquanto que o Díaz é um jogador vertical e de último toque, forte na finalização e que na prática funciona quase como um avançado, o Brahimi tinha um desequilíbrio muito mais focado na manutenção da posse, punha até alguma pausa no jogo vertiginoso do Porto e funcionava mais como médio com participação na construção.

          • Tiago Silva
            Posted Setembro 23, 2021 at 10:46 pm

            Valderrama acabo por concordar, em termos de qualidade na baliza achei muito ela por ela, mas acabei por ir mais para o lado de Casillas e Sá pela experiência que o espanhol dava que era importantíssimo para a equipa.

            Quanto ao Brahimi vs Diaz concordo também, são jogadores muito diferentese é difícil compará-los, um é melhor numas coisas e outro é melhor em outras, mas o Diaz está agora num patamar à parte em relação ao Brahimi, agita mais o jogo e acaba por oferecer mais em termos práticos. Juntando a isso tem também mais golo.

  • ktc
    Posted Setembro 23, 2021 at 2:09 pm

    Este Luis Diaz é superior a qualquer extremo que tínhamos na altura. Temos também agora o Pepe que é uma referência mundial. As laterais são claramente inferiores. Mas de resto não acho assim tanta diferença. Nem percebo o porquê do SC queixar-se sempre. Ele todos os anos se queixa.

  • Abbas
    Posted Setembro 23, 2021 at 2:12 pm

    O Maxi não era de outro patamar, especialmente nessa fase, e até sentaste o Casillas em prol do Zé Sá.

  • Kacal
    Posted Setembro 23, 2021 at 4:43 pm

    A única posição superior da altura era os laterais, de resto não vejo uma diferença abismal volto a repetir. E mesmo nos laterais é diferente ter João Mário e Wendell em vez de Manafá e Zaidu, já conseguimos melhorar essa posição também e acredito que tendo continuidade ambos vão elevar o nível da posição a médio prazo.

    Para mim Brahimi não estava ao nível deste Luis Díaz actual, certo que era um jogador com grande controlo de bola e até algum virtuosismo, mas não tinha a velocidade do Díaz e em termos práticos não acrescentava o mesmo.

    Se me disserem que o XI da altura era superior na altura, posso concordar, mas considero o plantel ela por ela pelo menos.

Deixa um comentário