Paulinho está num grande momento e Artur Jorge considera que o avançado merecia ser chamado à selecção. O treinador do SC Braga mostrou-se ainda convencido que o ponta-de-lança vai ser o melhor marcador do campeonato.
A concorrência também não é muita com André Silva, Gonçalo Paciência, Éder, Dyego Sousa…
Portanto claro que pode aspirar a um lugar na selecção
Antonio Teixeira
Posted
Julho 14, 2020 at
1:59 pm
Por norma o FS só convoca 2 PL, obviamente que paulinho é um nome forte para ser convocado mas sinceramente acho os 2 PL do Frankfurt superiores.
Nesse grupo de avançados incluía tb o nelson Oliveira que está a fazer uma epoca interessante na Grécia.
Muska
Posted
Julho 14, 2020 at
2:08 pm
Rafael Leão…
Antonio Clismo
Posted
Julho 14, 2020 at
2:27 pm
O Rafael Leão ainda não é unânime nos sub21 quanto mais na equipa principal… Ainda tem que estabilizar o seu jogo e evoluir em muitos aspectos.
Sinceramente nos sub21 o Dany Mota dá muito mais ao jogo do que o Rafael Leão.
Artur Trindade
Posted
Julho 14, 2020 at
4:43 pm
Ao Rafael Leão falta o click e taticamente é um sucessor natural de CR7, partindo da esquerda com liberdade para fazer a frente.
Mas compará-lo com Mota que tem 22 anos e joga na série C, ou com Pedro Mendes dos sub-23 do Sporting é desanimador para todos.
Rafael Leão com a sua indolência, é ainda assim um jogador à porta de qualquer colosso, por via do seu enorme potencial.
Red Punisher
Posted
Julho 14, 2020 at
4:46 pm
tem toques de muita classe no Milão, mas depois faz lembrar RDT. Quer ser vedeta quando ainda não o pode ser. Precisa de maturidade. Mas claramente que FD no próximo Mundial (vai lá estar porque renovou..aquilo não é o meu Benfica) deve ter uma frente de ataque qualquer coisa como Rafael Leão, André Silva, João Félix, Fábio Silva e, o Veterano na altura.. Paulinho. Ah falta Ronaldo, para marcar até aos 40 e não só penalties..
Joaopcalves
Posted
Julho 14, 2020 at
2:00 pm
Neste momento só é possivel, sendo razoável, estar atrás do André Silva. E mesmo assim…
Kacal
Posted
Julho 14, 2020 at
2:17 pm
Éder e Dyego Sousa são inferiores, a meu ver. E não os vejos a regressar à selecção por enquanto. André Silva tem sido titular no Frankfurt e está em boa forma, merece ser chamado. O Gonçalo tem tido uma ou outra lesão e acho que o Paulinho está em vantagem no momento. Diria que merece ser chamado como é óbvio e é, a par do André Silva, a melhor opção para ser chamado, neste momento.
Knox_oTal
Posted
Julho 14, 2020 at
2:20 pm
Obviamente que é de selecção!!! Aliás tem sido algo injusta a indiferença dada aos jogadores do Braga nestes últimos dois anos por parte de Fernando Santos.
Em termos de 9, ou seja excluindo nomes como Guedes, Félix, Diogo Jota ou o Cristiano, para mim temos uma pool de 3 com esse tal nível de selecção: André Silva (para mim o que terminou a época em melhor momento), Gonçalo Paciência e Paulinho! Éderzito, apesar de lhe agradecer imenso, penso já estar fora do radar e não faria muito sentido a sua chamada no futuro, Dyego Sousa nem devia se ter estreado sequer e Rafael Leão ainda tem muito a provar na minha opinião antes de se dizer que é uma opção para os A’s (e ele nem é um 9 puro, tem perfil próximo de Rashford e Martial).
Logo, havendo critérios sensatos e lógica nas convocatórias, Paulinho tem que estar (em condições normais) na próxima convocatória.
Saudações Desportivas
Bruno Cunha
Posted
Julho 14, 2020 at
2:26 pm
O melhor PL a jogar em Portugal tem de ter lugar na seleção.
Tiago Silva
Posted
Julho 14, 2020 at
2:47 pm
Parece-me claro que tem lugar na seleção, é o melhor marcador do campeonato, numa grande equipa e a sua melhor característica não é a finalização, mas sim o que dá ao jogo coletivo da equipa, recua imenso no terreno para combinar com os colegas, é muito inteligente e juntou a isso o golo.
Se deveria ser chamado já tenho mais dúvidas, porque muitas vezes convocamos apenas um avançado, tendo outras opções como o Ronaldo, o Diogo Jota ou o Félix que podem jogar nessa posição, e na lista de pontas de lança deverá estar atrás do André Silva que tem feito também uma grande época. Mas neste momento está em segundo e se o Fernando Santos preferir convocar 2 avançados, o Paulinho é uma opção muito boa.
Filipe Ferreira
Posted
Julho 14, 2020 at
2:54 pm
A posição de PL vai ser sempre ingrata enquanto Ronaldo for à seleção, pois por norma FS costuma chamar apenas 1 ou eventualmente 2. Não sendo apreciador de André Silva, se houvesse uma convocatória neste momento e ele fosse chamada em detrimento do Paulinho não me chocava. Acho mais provável ver Ricardo Horta na seleção, já que andamos com falta de extremos de qualidade. Rafa, Pedro Neto e Jota eventualmente, Guedes, Gelson, posso estar a esquecer-me de alguém, mas o único que é 100% certo se tiver bem fisicamente, é o Bernardo.
Louco de Lisboa
Posted
Julho 14, 2020 at
3:01 pm
Paulinho aparenta ser o melhor número 9 português neste momento, com André Silva relativamente perto – pessoalmente não sou grande fã de nenhum dos dois.
O resto dos PLs que existem (Eder, Paciência, Dyego, Leão – este último com um perfil diferente) não parecem ter tipo épocas merecedoras de uma chamada à seleção, mas não deverá faltar muito até que Rafael Leão se torne uma presença assídua nas convocatórias do Engenheiro.
De todos estes nomes, se tivesse que escolher apenas um para ir à seleção, iria Paulinho, uma lógica puramente meritocrata, tendo em conta o momento atual de cada um.
BrunoAlves16
Posted
Julho 14, 2020 at
3:03 pm
Se analisarmos a qualidade apenas para a posição neste momento, está atrás de Rafael Leão, Gonçalo Paciencia e André Silva, é inferior a estes 3 a meu ver. Se merece uma oportunidade na seleção? A meu ver sim, pelo momento de forma, agora dizer que seria indiscutível na seleção, ou titular, parece–me exagerado. Se o selecionador convoca por norma 2 PL’s de raiz, eventualmente no máximo 3 (algo nunca visto com Fernando Santos) e se ele será eventualmente o quarto na hierarquia (discutível claro) não me parece que estejamos na presença de um escândalo. E não estou a incluir jogadores que, não sendo PL podem fazer a posição como CR, Felix, Guedes, Rafa, etc…
Quanto a ser o melhor PL a jogar em Portugal, não é por ter feito 3 golos em Paços na ultima jornada, em que 2 foram de penalti e um uma oferta incrível da defesa, que ja é um dado adquirido. Esta em boa forma? Óptima, sem dúvida. É o melhor PL a jogar em Portugal? Não, para mim, apesar de tudo, continua a ser Vinicius, apesar de, la está, estar em ma forma.
Teria lugar nos grandes? Neste momento claramente no Porto e no Sporting, no Benfica não.
Gosto do Paulinho e acho-o um bom avançado, sinceramente, mas não é nem o melhor português, nem o melhor a jogar em Portugal.
Estigarribia
Posted
Julho 14, 2020 at
3:35 pm
Claro que é jogador de Selecção Nacional. Todos nós, aqui no VM, já vimos isso e só o Engenheiro Nando é que ainda não percebeu. Em Portugal parece que é preciso ter o “selo dos três grandes” para se ser convocado para a Selecção jogando no campeonato português.
Saudações Leoninas
coach407
Posted
Julho 14, 2020 at
3:50 pm
Ponto prévio: se há pessoa aqui a falar do Paulinho durante toda a época fui eu. Quando o jogador foi contratado, diziam que deveria começar pela equipa B e eu disse logo que o Paulinho era claro candidato a titular e ia ser dos melhores avançados da I Liga logo desde o início. E foi. Claro que eu o conhecia melhor que praticamente todos aqui porque ele foi contratado ao Gil Vicente portanto obviamente eu conheço bem a sua qualidade há muito tempo. A questão é que “de repente” o homem desatou a marcar golos, estava completamente fora da luta pela Bota de Prata, marcou 7 golos nos últimos 4 jogos quando o Braga marcou uns inacreditáveis 15 golos e “do nada” passou de “apenas” 10 golos para 17. Claro que o hype também disparou e o meu papel aqui passou a ser colocar água na fervura e lembrar que não estamos a falar do novo Cristiano Ronaldo e ainda está longe de ser indiscutível na seleção.
Aparentemente, o André Silva acaba por ser incontestável.
Arrumou com facilidade com o Bas Dost ou com o Gonçalo Paciência sendo que ambos no topo de forma mostraram melhores caraterísticas que o Paulinho para o nível da seleção.
Por mais que o público goste de mudanças, não estou a ver o Fernando Santos a abdicar de um jogador que se destacou no FC Porto e ainda tem experiência na Série A, La Liga e Bundesliga em clubes muito interessantes e também muita experiência internacional na seleção (e com um sucesso interessante) para convocar o Paulinho que corre o risco de ser um Dyego Sousa daqui a uns tempos.
Apesar de não ver o Fernando Santos a abdicar do André Silva como n° 1, a verdade é que Paulinho é, sem dúvida, um candidato a número 2 caso o FS queira outro avançado fixo nos convocados.
Ainda assim, existe algumas contrariedades:
– Com elementos como Rafael Leão, Jota, Podence, Félix, Rafa ou Guedes pode haver tendência para o Fernando Santos jogar com 2 jogadores móveis na frente e leva apenas um ponta de lança mais fixo para o banco (André Silva).
– Mesmo levando 2, há outro português em grande com melhores caraterísticas que o Paulinho que é o Nélson Oliveira que já tinha feito uma excelente 1a volta que o levou ao radar do Wolves (falava-se em 7M€), teve uns problemas físicos, mas está a fazer uma fase final espetacular, tem sido o MVP em praticamente todos os jogos e parece ter tudo para levar o AEK às costas à Champions (provocando a grande surpresa de deixar o PAOK de Abel de fora) e está na luta para ser o 2° melhor marcador do campeonato grego. Claro que apanhar o El-Arabi é impossível dada a superioridade do Olympiacos que vai com uns 20 pontos de avanço, a equipa é tremendamente superior a qualquer outra.
O Nélson Oliveira já apresentou a candidatura para melhor jogador da fase final do campeonato grego e atenção que não estamos a falar de jogar contra o Paços de Ferreira e marcar 2 de penálti e mais 1 golo oferecido. Na fase final só joga contra as 5 melhores equipas do campeonato (Olympiacos, PAOK, Panathinaikos, Aris e OFI). Nos 8 jogos desta fase leva 5 golos e 2 assistências, mesmo estando a ser gerido com pinças para jogar até ao fim da época (vai ter de ser operado no final da época e tem jogado com dores), o que leva a que esteja a ser substituído em todos os jogos ou até comece do banco.
Em termos de golos, o Paulinho e o Nélson Oliveira estão num patamar semelhante esta época (precisam de 137,5 minutos para marcar 1 golo, aproximadamente). São 2 jogadores fortes tecnicamente e que sabem o que é jogar em posições mais de apoio ao avançado, mas o Nélson Oliveira acaba por ser mais completo porque é um avançado mais explosivo, forte no ataque à profundidade, joga muito bem com os 2 pés (a maioria dos golos dele até devem ter sido de pé esquerdo) e isto tudo são pontos fracos do Paulinho que é lento, limitado na profundidade e, apesar de ter uma grande canhota, o pé direito serve só de muleta para não cair, o que o limita bastante.
Claro que a maioria dos portugueses não acompanha o campeonato grego e deve achar óbvio que o Paulinho merece mais, mas a realidade não é assim tão nítida, duvido que algum clube da Premier League hesite entre o Nélson Oliveira e o Paulinho em favor claro do 1° e o Fernando Santos acompanha o campeonato grego com olhos de ver e sabe bem que o Nélson está a fazer uma grande época portanto certamente está debaixo de olho.
Ainda assim, qualquer um pode ser chamado, há muita pressão para chamar o Paulinho, as constantes choradeiras do Braga ajudam, mas nunca se sabe.
O que é certo é que a chamar 2 avançados mais fixos ao dia de hoje seria André Silva e Paulinho/Nélson Oliveira que acabam por estar num patamar, atualmente, muito superior ao Paciência, Éder ou Dyego Sousa que nem devem estar dentro do radar nesta fase.
Ainda assim, a minha opinião é que as opções a acompanhar o Cristiano deverão ser André Silva, Rafael Leão e outros jogadores ainda menos “avançados” como Diogo Jota, João Félix, Gonçalo Guedes ou Rafa.
touny71
Posted
Julho 14, 2020 at
4:09 pm
Não concordo, se alguém falou do Paulinho toda a época fui eu.
coach407
Posted
Julho 14, 2020 at
4:20 pm
É uma forma de dizer.
Kacal
Posted
Julho 14, 2020 at
4:29 pm
Levem os dois a Taça. Eu é que não falei do Paulinho a época toda porque nem o conhecia, mas também não falo dele há 2 semanas ou 1 mês. Fui vendo um ou outro jogo, fui vendo o rendimento e já falo dele há mais tempo. Ninguém deve falar de algo sem ver rendimento ou sem o ver jogar portanto não iria falar dele no inicio da época sem o conhecer. Mas acho que ninguém aqui pede o Paulinho na selecção há 1 mês, já pedem há mais tempo.
Depois não é nenhum CR7, mas ninguém aqui pediu para ele ser convocado e titular indiscutível com estatuto de intocável e capitão. Pedimos sim a sua convocatória e a OPORTUNIDADE de ir porque já fez por merecer e nesta fase é dos #9s portugueses em melhor forma. Por avançado refiro-me a André Silva, Gonçalo Paciência, Paulinho, Éder, Dyego Sousa e Nelson Oliveira. E dentro destes, tendo em conta que Paulinho joga num patamar competitivo superior a Nelson Oliveira (SC Braga e Liga NOS para AEK e Liga Grega) e o Nelson já teve a sua oportunidade antes e que só vejo o André Silva numa forma tão boa ou melhor que o Paulinho no momento, acho que chamando 2 PL mais posicionais diria que André Silva e Paulinho deveriam ser os escolhidos na próxima convocatória caso continuem assim e o Paulinho merece a chamada, nada mais.
coach407
Posted
Julho 14, 2020 at
4:46 pm
Isso foi um ponto prévio para esclarecer que sempre elogiei o Paulinho e até tive aqui discussões porque estavam a dizer que não acrescentava nada ao jogo, além de golos, quando é claramente o avançado que mais o faz.
Portanto era um ponto prévio para explicar que já conheço o Paulinho desde os tempos do Santa Maria, sempre o admirei e elogiei, no entanto… ver resto do comentário sobre a minha opinião que é apenas e só a minha opinião.
coach407
Posted
Julho 14, 2020 at
7:20 pm
Em relação à parte do comentário que dizes que o NO já teve oportunidade e o Paulinho não… O único motivo para perceber isso é simplesmente o que eu disse antes: “por mais que o público goste de mudanças (…)”. Não acho que faça sentido convocar o Paulinho porque é fixe ver caras novas ou pelo menos que isso seja utilizado como argumento para jogadores que tiveram muitas oportunidades sérias na seleção e não conseguem acrescentar nessas imensas oportunidades sérias e recentes. Caso de um André Gomes, por exemplo. Na dúvida poderia ficar de fora por isso.
Agora o Nélson que só foi chamado com regularidade há 7/8 anos? A última vez que foi chamado foi há 3 anos, só jogou 9 minutos e mesmo assim marcou 1 golo portanto nem se pode dizer “há 3 anos foi convocado e não fez nada”. Por acaso até fez na oportunidade incrível de 9 minutos.
Isto tudo para dizer que não é pelo que um jogador fez ou não há 7/8 anos na seleção quando era um miúdo então o resto da carreira na dúvida fica de fora porque o Paulinho nunca teve oportunidade de tirar uma selfie com o Ronaldo (passe a ironia como argumento, com todo o respeito, é só para não ser só conversa séria ahah).
O Paulinho vai ser convocado se dentro do campo mostrar um rendimento superior ao Nélson Oliveira com o devido enquadramento no grau de dificuldade em que foi obtido essa performance porque jogar contra o top 6 da Grécia não é a mesma coisa que jogar contra o Paços de Ferreira ou Tondela e, por outro lado, jogar na Liga Europa não é o mesmo que na Taça da Grécia. Ser alimentada por uma equipa que marca 15 golos em 4 jogos como o Braga também é mais fácil para o avançado que marcar golos no AEK já que o Braga tem tido mais capacidade para criar oportunidades e tem tido jogos super partidos. Depois o Nélson está a brilhar a nível de MVP em quase todos os jogos quando tem de ser operado para “ontem” e está limitado fisicamente, a agravar a lesão todos os dias e a correr o risco de ter de parar a qualquer momento durante muito tempo para ajudar o AEK a um feito fantástico de conseguir ir à Champions, empurrando o campeão PAOK para um patamar inesperado. Diz muito da diferença do rendimento dele para os outros e da sua capacidade de sacrifício pelo coletivo, algo que pode ajudar a mostrar as diferenças do miúdo talentoso, mas individualista de há 7/8 anos para o Nélson Oliveira de hoje que parece um homem novo dentro do campo, está com uma raça incrível, parece que quer comer a relva em todos os jogos, algo nunca visto antes.
Por outro lado, o Paulinho está na luta para melhor marcador quando está numa equipa claramente inferior a Benfica ou Porto. Claro que o Benfica tem rodado o seu avançado e os do Porto estão atipicamente pouco goleadores, mas 17 golos é muito bom e a este ritmo ninguém lhe tira a Bola de Prata. Por outro lado, tem as caraterísticas para um patamar superior? É que Dyego Sousa fez o mesmo e não foi à seleção fazer nada.
Tudo questões a ser ponderadas simplesmente. Há muitas, mas certamente não é o fator não ter brilhada há 7/8 anos que vai fazer com que alguém não seja convocado em 2020 até porque é tudo diferente, até o próprio esquema tático com dois avançados favorece mais o estilo de jogo do Nélson Oliveira e a própria qualidade no pressing e ser aquele jogador “chato” defensivamente como o Fernando Santos gosta é mais uma caraterística do Nélson que do Paulinho que é muito mais “molengão”, joga mais de cadeirinha. Não estou a dizer que tenha um mindset mau. Simplesmente por mais que um Paulinho se queira esforçar nunca pode ser um Seferovic, Vinícius ou Jiménez no pressing porque não tem velocidade nem aceleração para isso, nem vale a pena cansar-se porque o tempo que demora a chegar no pressing faz com que a defesa reaja e saia na mesma. É um bocado aquele pressing à Bas Dost, mais a direcionar o passe do adversário que propriamente a recuperar bolas.
O Nélson tem outras “ganas”. É muito agressivo, ainda no último jogo cai em cima do defesa com uma intensidade que o moço nem sabia onde se meter. Roubou a bola e finalizou com categoria. Vê o golo. E o AEK fez mais uns 4/5 golos assim com o pressing do Nélson Oliveira a recuperar a bola, uma caraterística bastante rara já que um avançado recuperar a bola a um central em situação que crias logo uma clara oportunidade de golo em que ficas isolado é muito rara. Um Benfica ou Porto devem ter uns 2 golos assim na época toda e nem deve ter sido o pressing do mesmo jogador.
Mas já me alonguei demais: claro que há argumentos a favor do Paulinho, mas nenhum pode ser o que o Nélson jogou ou não há 8 anos.
A minha opinião é que nenhum deles deve ir, mas a ir é aceitável os 2 sendo que eu acho que o Nélson Oliveira tem melhores caraterísticas e pode dar muito mais ao jogo, sobretudo se jogarmos com 2 avançados.
Kacal
Posted
Julho 14, 2020 at
8:28 pm
Nada nos garante que o Nelson Oliveira faria melhor que Paulinho cá, nem o contrário. São suposições. Mas acho que é unânime que o patamar competitivo de SC Braga e Liga NOS é superior ao AEK e Liga Grega. Mesmo na Liga Europa o Paulinho não teve nada mau rendimento, esteve bem até.
De resto, realmente alongaste-te imenso e fugiste do ponto base, mas pronto. Para mim tem mais valor o que Paulinho tem feito cá que o Nelson Oliveira tem feito lá, sendo que o argumento que dei de já ter sido chamado foi no sentido de já saber as características de Nelson e querer ver o Paulinho a ser testado. Não nego que ambos mereçam, mas acho que o Paulinho merece um pouco mais pelo menos, a meu ver.
coach407
Posted
Julho 15, 2020 at
1:09 pm
Estarei atento à futura coerência quando te vir a dizer que o José Sá merece menos que o Max, Rúben Semedo merece menos que o Quaresma ou o David Carmo ou o Podence também não merecia porque jogam na Grécia como se tivéssemos a falar do Chipre e não de um campeonato onde realmente o AEK deu luta ao Benfica, o Olympiacos ainda agora eliminou o Arsenal e ao longo dos anos tem feito muitas vezes melhor que qualquer equipa portuguesa, inclusive o Olympiacos eliminou da Champions o Benfica que mais tarde foi à final da Liga Europa.
Jogar num grande da Grécia ou da Turquia ser inferior a jogar no Braga é claramente questionável, mas vou aceitar.
Agora dizer que o tugão proporciona aos jogadores um patamar competitivo superior é esquisito. Os grandes são melhores, mas o Braga não joga sempre contra Benfica e Porto. A maioria dos jogos são contra os “outros” (Aves, Tondela, Paços, Marítimo, Setúbal, Belenenses…) e esses “outros” são do mesmo patamar ou até inferior aos “outros” de países como a Grécia e a Turquia, mas sobretudo são MUITO inferiores ao top 6 da Grécia né. É que na Grécia só jogas meia época contra as equipas banais como em Portugal. A partir daí só jogas contra o top 6, o que é um patamar competitivo superior ao português.
Ou seja, na 1a volta podes achar que o nível médio de competitividade é superior, mas na 2a volta é inquestionável que jogar no AEK tem um grau de exigência, pressão e dificuldade superior. Praticamente todos os jogos são grandes jogos. Era como se o Braga jogasse sempre contra Famalicão, Rio Ave, V. Guimarães, Sporting e Benfica/Porto (na Grécia só o Olympiacos está nesse nível portanto não seriam os 2). Jogos destes a segunda volta toda. Aí sim, poderias dizer que o Paulinho teve um grau de dificuldade superior no Nélson Oliveira.
Basta olhar para o calendário do AEK. Último jogo foi o dérbi de Atenas contra o Panathinaikos, próximo jogo é contra o campeão PAOK e depois joga DUAS vezes contra o Olympiakos. Isto é um calendário na Grécia.
Já o Braga jogou agora contra o Aves e o Paços de Ferreira, a seguir joga contra o Belenenses, depois contra o Tondela e finaliza contra o Porto. Queremos mesmo comparar o nível de dificuldade dos jogos e do quão difícil é destacares-te em cada equipa?
Mas atenção que eu não quero entrar pelo nível de competitividade. Acho óbvio que a 2a volta é muito mais difícil na Grécia, mas não vou usar isso como argumento para levar um jogador de uma equipa dessas em vez de um Braga.
Por vezes parece que o Braga não é aquela equipa que não vai à Champions há 8 anos… quando se usa jogar no Braga como argumento é bom que os outros joguem no Tondela, Polónia, Chipre ou assim… Contra os grandes da Grécia ou da Turquia não faz sentido falar em nível competitivo (seja para que lado for).
Artur Trindade
Posted
Julho 14, 2020 at
4:57 pm
Análise correta, mas demasiado importância para Nélson Oliveira, que admito que não vejo jogar há muito, mas AEK? campeonato grego?
É demasiado irrisório para este nível.
Sem dúvida que André Silva e Leão estão no topo, mas Paulinho deve estar acima de Paciência.
Existe muitas opções como Diogo Jota e Guedes ou até mesmo Neto e Trincão que estão em alta, seria estranho chamar os atuais Rafa, Bruma ou Gelson, continuo a desgostar do Horta que para mim é demasiado curto.
Mas como encaixar o Jovane no panorama da seleção (sub-21 ou A?) e principalmente na cabeça do adepto de futebol?
Continua a ser desvalorizado por quem adora o recorte técnico, mas está em rápido crescimento e tem muito peso em golos, assistências e no contributo para o esforço da equipa. É só esperar que as lesões não o assombrem e que mantenha a cabeça no lugar.
coach407
Posted
Julho 14, 2020 at
5:47 pm
O nível médio da fase de apuramento de campeão do campeonato grego (média das 6 melhores equipas da Grécia) é claramente superior à média do campeonato português todo.
Não tive problemas em ver que José Sá é o n° 2 sem Anthony Lopes, o Rúben Semedo também é opção para a selecção, o Podence também foi convocado e se o Nélson Oliveira concluir a época como candidato a MVP da fase de apuramento de campeão que une o top 6 da Grécia então é evidente que mostrou qualidade num patamar médio mais elevado que a Liga NOS e deve ser ponderado.
Como, até ver, o Paulinho é apenas um jogador do Braga e não do Real Madrid então é evidente que não é por aí.
Estivela
Posted
Julho 14, 2020 at
4:19 pm
Até pode não ser de Selecção Nacional, mas oportunidades merece concerteza.
MM
Posted
Julho 14, 2020 at
4:53 pm
Isto. Nao garanto que prove qualidade para la estar em continuo, ate porque nos jogos grandes as pernas ainda lhe tremem um bocado, mas que merece uma oportunidade de tirar uma selfie com o CR7, ninguem duvida (excepto o eng…)
Kacal
Posted
Julho 14, 2020 at
8:30 pm
Sinceramente não acho que trema nos jogos grandes. Ainda no jogo do Dragão marcou o 2-1 demonstrando confiança.
Wawrinkas
Posted
Julho 14, 2020 at
4:41 pm
Nem devia ser discussão, Paulinho e André Silva são os avançados que deviam estar presentes na próxima convocatória
29 Comentários
Antonio Clismo
A concorrência também não é muita com André Silva, Gonçalo Paciência, Éder, Dyego Sousa…
Portanto claro que pode aspirar a um lugar na selecção
Antonio Teixeira
Por norma o FS só convoca 2 PL, obviamente que paulinho é um nome forte para ser convocado mas sinceramente acho os 2 PL do Frankfurt superiores.
Nesse grupo de avançados incluía tb o nelson Oliveira que está a fazer uma epoca interessante na Grécia.
Muska
Rafael Leão…
Antonio Clismo
O Rafael Leão ainda não é unânime nos sub21 quanto mais na equipa principal… Ainda tem que estabilizar o seu jogo e evoluir em muitos aspectos.
Sinceramente nos sub21 o Dany Mota dá muito mais ao jogo do que o Rafael Leão.
Artur Trindade
Ao Rafael Leão falta o click e taticamente é um sucessor natural de CR7, partindo da esquerda com liberdade para fazer a frente.
Mas compará-lo com Mota que tem 22 anos e joga na série C, ou com Pedro Mendes dos sub-23 do Sporting é desanimador para todos.
Rafael Leão com a sua indolência, é ainda assim um jogador à porta de qualquer colosso, por via do seu enorme potencial.
Red Punisher
tem toques de muita classe no Milão, mas depois faz lembrar RDT. Quer ser vedeta quando ainda não o pode ser. Precisa de maturidade. Mas claramente que FD no próximo Mundial (vai lá estar porque renovou..aquilo não é o meu Benfica) deve ter uma frente de ataque qualquer coisa como Rafael Leão, André Silva, João Félix, Fábio Silva e, o Veterano na altura.. Paulinho. Ah falta Ronaldo, para marcar até aos 40 e não só penalties..
Joaopcalves
Neste momento só é possivel, sendo razoável, estar atrás do André Silva. E mesmo assim…
Kacal
Éder e Dyego Sousa são inferiores, a meu ver. E não os vejos a regressar à selecção por enquanto. André Silva tem sido titular no Frankfurt e está em boa forma, merece ser chamado. O Gonçalo tem tido uma ou outra lesão e acho que o Paulinho está em vantagem no momento. Diria que merece ser chamado como é óbvio e é, a par do André Silva, a melhor opção para ser chamado, neste momento.
Knox_oTal
Obviamente que é de selecção!!! Aliás tem sido algo injusta a indiferença dada aos jogadores do Braga nestes últimos dois anos por parte de Fernando Santos.
Em termos de 9, ou seja excluindo nomes como Guedes, Félix, Diogo Jota ou o Cristiano, para mim temos uma pool de 3 com esse tal nível de selecção: André Silva (para mim o que terminou a época em melhor momento), Gonçalo Paciência e Paulinho! Éderzito, apesar de lhe agradecer imenso, penso já estar fora do radar e não faria muito sentido a sua chamada no futuro, Dyego Sousa nem devia se ter estreado sequer e Rafael Leão ainda tem muito a provar na minha opinião antes de se dizer que é uma opção para os A’s (e ele nem é um 9 puro, tem perfil próximo de Rashford e Martial).
Logo, havendo critérios sensatos e lógica nas convocatórias, Paulinho tem que estar (em condições normais) na próxima convocatória.
Saudações Desportivas
Bruno Cunha
O melhor PL a jogar em Portugal tem de ter lugar na seleção.
Tiago Silva
Parece-me claro que tem lugar na seleção, é o melhor marcador do campeonato, numa grande equipa e a sua melhor característica não é a finalização, mas sim o que dá ao jogo coletivo da equipa, recua imenso no terreno para combinar com os colegas, é muito inteligente e juntou a isso o golo.
Se deveria ser chamado já tenho mais dúvidas, porque muitas vezes convocamos apenas um avançado, tendo outras opções como o Ronaldo, o Diogo Jota ou o Félix que podem jogar nessa posição, e na lista de pontas de lança deverá estar atrás do André Silva que tem feito também uma grande época. Mas neste momento está em segundo e se o Fernando Santos preferir convocar 2 avançados, o Paulinho é uma opção muito boa.
Filipe Ferreira
A posição de PL vai ser sempre ingrata enquanto Ronaldo for à seleção, pois por norma FS costuma chamar apenas 1 ou eventualmente 2. Não sendo apreciador de André Silva, se houvesse uma convocatória neste momento e ele fosse chamada em detrimento do Paulinho não me chocava. Acho mais provável ver Ricardo Horta na seleção, já que andamos com falta de extremos de qualidade. Rafa, Pedro Neto e Jota eventualmente, Guedes, Gelson, posso estar a esquecer-me de alguém, mas o único que é 100% certo se tiver bem fisicamente, é o Bernardo.
Louco de Lisboa
Paulinho aparenta ser o melhor número 9 português neste momento, com André Silva relativamente perto – pessoalmente não sou grande fã de nenhum dos dois.
O resto dos PLs que existem (Eder, Paciência, Dyego, Leão – este último com um perfil diferente) não parecem ter tipo épocas merecedoras de uma chamada à seleção, mas não deverá faltar muito até que Rafael Leão se torne uma presença assídua nas convocatórias do Engenheiro.
De todos estes nomes, se tivesse que escolher apenas um para ir à seleção, iria Paulinho, uma lógica puramente meritocrata, tendo em conta o momento atual de cada um.
BrunoAlves16
Se analisarmos a qualidade apenas para a posição neste momento, está atrás de Rafael Leão, Gonçalo Paciencia e André Silva, é inferior a estes 3 a meu ver. Se merece uma oportunidade na seleção? A meu ver sim, pelo momento de forma, agora dizer que seria indiscutível na seleção, ou titular, parece–me exagerado. Se o selecionador convoca por norma 2 PL’s de raiz, eventualmente no máximo 3 (algo nunca visto com Fernando Santos) e se ele será eventualmente o quarto na hierarquia (discutível claro) não me parece que estejamos na presença de um escândalo. E não estou a incluir jogadores que, não sendo PL podem fazer a posição como CR, Felix, Guedes, Rafa, etc…
Quanto a ser o melhor PL a jogar em Portugal, não é por ter feito 3 golos em Paços na ultima jornada, em que 2 foram de penalti e um uma oferta incrível da defesa, que ja é um dado adquirido. Esta em boa forma? Óptima, sem dúvida. É o melhor PL a jogar em Portugal? Não, para mim, apesar de tudo, continua a ser Vinicius, apesar de, la está, estar em ma forma.
Teria lugar nos grandes? Neste momento claramente no Porto e no Sporting, no Benfica não.
Gosto do Paulinho e acho-o um bom avançado, sinceramente, mas não é nem o melhor português, nem o melhor a jogar em Portugal.
Estigarribia
Claro que é jogador de Selecção Nacional. Todos nós, aqui no VM, já vimos isso e só o Engenheiro Nando é que ainda não percebeu. Em Portugal parece que é preciso ter o “selo dos três grandes” para se ser convocado para a Selecção jogando no campeonato português.
Saudações Leoninas
coach407
Ponto prévio: se há pessoa aqui a falar do Paulinho durante toda a época fui eu. Quando o jogador foi contratado, diziam que deveria começar pela equipa B e eu disse logo que o Paulinho era claro candidato a titular e ia ser dos melhores avançados da I Liga logo desde o início. E foi. Claro que eu o conhecia melhor que praticamente todos aqui porque ele foi contratado ao Gil Vicente portanto obviamente eu conheço bem a sua qualidade há muito tempo. A questão é que “de repente” o homem desatou a marcar golos, estava completamente fora da luta pela Bota de Prata, marcou 7 golos nos últimos 4 jogos quando o Braga marcou uns inacreditáveis 15 golos e “do nada” passou de “apenas” 10 golos para 17. Claro que o hype também disparou e o meu papel aqui passou a ser colocar água na fervura e lembrar que não estamos a falar do novo Cristiano Ronaldo e ainda está longe de ser indiscutível na seleção.
Aparentemente, o André Silva acaba por ser incontestável.
Arrumou com facilidade com o Bas Dost ou com o Gonçalo Paciência sendo que ambos no topo de forma mostraram melhores caraterísticas que o Paulinho para o nível da seleção.
Por mais que o público goste de mudanças, não estou a ver o Fernando Santos a abdicar de um jogador que se destacou no FC Porto e ainda tem experiência na Série A, La Liga e Bundesliga em clubes muito interessantes e também muita experiência internacional na seleção (e com um sucesso interessante) para convocar o Paulinho que corre o risco de ser um Dyego Sousa daqui a uns tempos.
Apesar de não ver o Fernando Santos a abdicar do André Silva como n° 1, a verdade é que Paulinho é, sem dúvida, um candidato a número 2 caso o FS queira outro avançado fixo nos convocados.
Ainda assim, existe algumas contrariedades:
– Com elementos como Rafael Leão, Jota, Podence, Félix, Rafa ou Guedes pode haver tendência para o Fernando Santos jogar com 2 jogadores móveis na frente e leva apenas um ponta de lança mais fixo para o banco (André Silva).
– Mesmo levando 2, há outro português em grande com melhores caraterísticas que o Paulinho que é o Nélson Oliveira que já tinha feito uma excelente 1a volta que o levou ao radar do Wolves (falava-se em 7M€), teve uns problemas físicos, mas está a fazer uma fase final espetacular, tem sido o MVP em praticamente todos os jogos e parece ter tudo para levar o AEK às costas à Champions (provocando a grande surpresa de deixar o PAOK de Abel de fora) e está na luta para ser o 2° melhor marcador do campeonato grego. Claro que apanhar o El-Arabi é impossível dada a superioridade do Olympiacos que vai com uns 20 pontos de avanço, a equipa é tremendamente superior a qualquer outra.
O Nélson Oliveira já apresentou a candidatura para melhor jogador da fase final do campeonato grego e atenção que não estamos a falar de jogar contra o Paços de Ferreira e marcar 2 de penálti e mais 1 golo oferecido. Na fase final só joga contra as 5 melhores equipas do campeonato (Olympiacos, PAOK, Panathinaikos, Aris e OFI). Nos 8 jogos desta fase leva 5 golos e 2 assistências, mesmo estando a ser gerido com pinças para jogar até ao fim da época (vai ter de ser operado no final da época e tem jogado com dores), o que leva a que esteja a ser substituído em todos os jogos ou até comece do banco.
Em termos de golos, o Paulinho e o Nélson Oliveira estão num patamar semelhante esta época (precisam de 137,5 minutos para marcar 1 golo, aproximadamente). São 2 jogadores fortes tecnicamente e que sabem o que é jogar em posições mais de apoio ao avançado, mas o Nélson Oliveira acaba por ser mais completo porque é um avançado mais explosivo, forte no ataque à profundidade, joga muito bem com os 2 pés (a maioria dos golos dele até devem ter sido de pé esquerdo) e isto tudo são pontos fracos do Paulinho que é lento, limitado na profundidade e, apesar de ter uma grande canhota, o pé direito serve só de muleta para não cair, o que o limita bastante.
Claro que a maioria dos portugueses não acompanha o campeonato grego e deve achar óbvio que o Paulinho merece mais, mas a realidade não é assim tão nítida, duvido que algum clube da Premier League hesite entre o Nélson Oliveira e o Paulinho em favor claro do 1° e o Fernando Santos acompanha o campeonato grego com olhos de ver e sabe bem que o Nélson está a fazer uma grande época portanto certamente está debaixo de olho.
Ainda assim, qualquer um pode ser chamado, há muita pressão para chamar o Paulinho, as constantes choradeiras do Braga ajudam, mas nunca se sabe.
O que é certo é que a chamar 2 avançados mais fixos ao dia de hoje seria André Silva e Paulinho/Nélson Oliveira que acabam por estar num patamar, atualmente, muito superior ao Paciência, Éder ou Dyego Sousa que nem devem estar dentro do radar nesta fase.
Ainda assim, a minha opinião é que as opções a acompanhar o Cristiano deverão ser André Silva, Rafael Leão e outros jogadores ainda menos “avançados” como Diogo Jota, João Félix, Gonçalo Guedes ou Rafa.
touny71
Não concordo, se alguém falou do Paulinho toda a época fui eu.
coach407
É uma forma de dizer.
Kacal
Levem os dois a Taça. Eu é que não falei do Paulinho a época toda porque nem o conhecia, mas também não falo dele há 2 semanas ou 1 mês. Fui vendo um ou outro jogo, fui vendo o rendimento e já falo dele há mais tempo. Ninguém deve falar de algo sem ver rendimento ou sem o ver jogar portanto não iria falar dele no inicio da época sem o conhecer. Mas acho que ninguém aqui pede o Paulinho na selecção há 1 mês, já pedem há mais tempo.
Depois não é nenhum CR7, mas ninguém aqui pediu para ele ser convocado e titular indiscutível com estatuto de intocável e capitão. Pedimos sim a sua convocatória e a OPORTUNIDADE de ir porque já fez por merecer e nesta fase é dos #9s portugueses em melhor forma. Por avançado refiro-me a André Silva, Gonçalo Paciência, Paulinho, Éder, Dyego Sousa e Nelson Oliveira. E dentro destes, tendo em conta que Paulinho joga num patamar competitivo superior a Nelson Oliveira (SC Braga e Liga NOS para AEK e Liga Grega) e o Nelson já teve a sua oportunidade antes e que só vejo o André Silva numa forma tão boa ou melhor que o Paulinho no momento, acho que chamando 2 PL mais posicionais diria que André Silva e Paulinho deveriam ser os escolhidos na próxima convocatória caso continuem assim e o Paulinho merece a chamada, nada mais.
coach407
Isso foi um ponto prévio para esclarecer que sempre elogiei o Paulinho e até tive aqui discussões porque estavam a dizer que não acrescentava nada ao jogo, além de golos, quando é claramente o avançado que mais o faz.
Portanto era um ponto prévio para explicar que já conheço o Paulinho desde os tempos do Santa Maria, sempre o admirei e elogiei, no entanto… ver resto do comentário sobre a minha opinião que é apenas e só a minha opinião.
coach407
Em relação à parte do comentário que dizes que o NO já teve oportunidade e o Paulinho não… O único motivo para perceber isso é simplesmente o que eu disse antes: “por mais que o público goste de mudanças (…)”. Não acho que faça sentido convocar o Paulinho porque é fixe ver caras novas ou pelo menos que isso seja utilizado como argumento para jogadores que tiveram muitas oportunidades sérias na seleção e não conseguem acrescentar nessas imensas oportunidades sérias e recentes. Caso de um André Gomes, por exemplo. Na dúvida poderia ficar de fora por isso.
Agora o Nélson que só foi chamado com regularidade há 7/8 anos? A última vez que foi chamado foi há 3 anos, só jogou 9 minutos e mesmo assim marcou 1 golo portanto nem se pode dizer “há 3 anos foi convocado e não fez nada”. Por acaso até fez na oportunidade incrível de 9 minutos.
Isto tudo para dizer que não é pelo que um jogador fez ou não há 7/8 anos na seleção quando era um miúdo então o resto da carreira na dúvida fica de fora porque o Paulinho nunca teve oportunidade de tirar uma selfie com o Ronaldo (passe a ironia como argumento, com todo o respeito, é só para não ser só conversa séria ahah).
O Paulinho vai ser convocado se dentro do campo mostrar um rendimento superior ao Nélson Oliveira com o devido enquadramento no grau de dificuldade em que foi obtido essa performance porque jogar contra o top 6 da Grécia não é a mesma coisa que jogar contra o Paços de Ferreira ou Tondela e, por outro lado, jogar na Liga Europa não é o mesmo que na Taça da Grécia. Ser alimentada por uma equipa que marca 15 golos em 4 jogos como o Braga também é mais fácil para o avançado que marcar golos no AEK já que o Braga tem tido mais capacidade para criar oportunidades e tem tido jogos super partidos. Depois o Nélson está a brilhar a nível de MVP em quase todos os jogos quando tem de ser operado para “ontem” e está limitado fisicamente, a agravar a lesão todos os dias e a correr o risco de ter de parar a qualquer momento durante muito tempo para ajudar o AEK a um feito fantástico de conseguir ir à Champions, empurrando o campeão PAOK para um patamar inesperado. Diz muito da diferença do rendimento dele para os outros e da sua capacidade de sacrifício pelo coletivo, algo que pode ajudar a mostrar as diferenças do miúdo talentoso, mas individualista de há 7/8 anos para o Nélson Oliveira de hoje que parece um homem novo dentro do campo, está com uma raça incrível, parece que quer comer a relva em todos os jogos, algo nunca visto antes.
Por outro lado, o Paulinho está na luta para melhor marcador quando está numa equipa claramente inferior a Benfica ou Porto. Claro que o Benfica tem rodado o seu avançado e os do Porto estão atipicamente pouco goleadores, mas 17 golos é muito bom e a este ritmo ninguém lhe tira a Bola de Prata. Por outro lado, tem as caraterísticas para um patamar superior? É que Dyego Sousa fez o mesmo e não foi à seleção fazer nada.
Tudo questões a ser ponderadas simplesmente. Há muitas, mas certamente não é o fator não ter brilhada há 7/8 anos que vai fazer com que alguém não seja convocado em 2020 até porque é tudo diferente, até o próprio esquema tático com dois avançados favorece mais o estilo de jogo do Nélson Oliveira e a própria qualidade no pressing e ser aquele jogador “chato” defensivamente como o Fernando Santos gosta é mais uma caraterística do Nélson que do Paulinho que é muito mais “molengão”, joga mais de cadeirinha. Não estou a dizer que tenha um mindset mau. Simplesmente por mais que um Paulinho se queira esforçar nunca pode ser um Seferovic, Vinícius ou Jiménez no pressing porque não tem velocidade nem aceleração para isso, nem vale a pena cansar-se porque o tempo que demora a chegar no pressing faz com que a defesa reaja e saia na mesma. É um bocado aquele pressing à Bas Dost, mais a direcionar o passe do adversário que propriamente a recuperar bolas.
O Nélson tem outras “ganas”. É muito agressivo, ainda no último jogo cai em cima do defesa com uma intensidade que o moço nem sabia onde se meter. Roubou a bola e finalizou com categoria. Vê o golo. E o AEK fez mais uns 4/5 golos assim com o pressing do Nélson Oliveira a recuperar a bola, uma caraterística bastante rara já que um avançado recuperar a bola a um central em situação que crias logo uma clara oportunidade de golo em que ficas isolado é muito rara. Um Benfica ou Porto devem ter uns 2 golos assim na época toda e nem deve ter sido o pressing do mesmo jogador.
Mas já me alonguei demais: claro que há argumentos a favor do Paulinho, mas nenhum pode ser o que o Nélson jogou ou não há 8 anos.
A minha opinião é que nenhum deles deve ir, mas a ir é aceitável os 2 sendo que eu acho que o Nélson Oliveira tem melhores caraterísticas e pode dar muito mais ao jogo, sobretudo se jogarmos com 2 avançados.
Kacal
Nada nos garante que o Nelson Oliveira faria melhor que Paulinho cá, nem o contrário. São suposições. Mas acho que é unânime que o patamar competitivo de SC Braga e Liga NOS é superior ao AEK e Liga Grega. Mesmo na Liga Europa o Paulinho não teve nada mau rendimento, esteve bem até.
De resto, realmente alongaste-te imenso e fugiste do ponto base, mas pronto. Para mim tem mais valor o que Paulinho tem feito cá que o Nelson Oliveira tem feito lá, sendo que o argumento que dei de já ter sido chamado foi no sentido de já saber as características de Nelson e querer ver o Paulinho a ser testado. Não nego que ambos mereçam, mas acho que o Paulinho merece um pouco mais pelo menos, a meu ver.
coach407
Estarei atento à futura coerência quando te vir a dizer que o José Sá merece menos que o Max, Rúben Semedo merece menos que o Quaresma ou o David Carmo ou o Podence também não merecia porque jogam na Grécia como se tivéssemos a falar do Chipre e não de um campeonato onde realmente o AEK deu luta ao Benfica, o Olympiacos ainda agora eliminou o Arsenal e ao longo dos anos tem feito muitas vezes melhor que qualquer equipa portuguesa, inclusive o Olympiacos eliminou da Champions o Benfica que mais tarde foi à final da Liga Europa.
Jogar num grande da Grécia ou da Turquia ser inferior a jogar no Braga é claramente questionável, mas vou aceitar.
Agora dizer que o tugão proporciona aos jogadores um patamar competitivo superior é esquisito. Os grandes são melhores, mas o Braga não joga sempre contra Benfica e Porto. A maioria dos jogos são contra os “outros” (Aves, Tondela, Paços, Marítimo, Setúbal, Belenenses…) e esses “outros” são do mesmo patamar ou até inferior aos “outros” de países como a Grécia e a Turquia, mas sobretudo são MUITO inferiores ao top 6 da Grécia né. É que na Grécia só jogas meia época contra as equipas banais como em Portugal. A partir daí só jogas contra o top 6, o que é um patamar competitivo superior ao português.
Ou seja, na 1a volta podes achar que o nível médio de competitividade é superior, mas na 2a volta é inquestionável que jogar no AEK tem um grau de exigência, pressão e dificuldade superior. Praticamente todos os jogos são grandes jogos. Era como se o Braga jogasse sempre contra Famalicão, Rio Ave, V. Guimarães, Sporting e Benfica/Porto (na Grécia só o Olympiacos está nesse nível portanto não seriam os 2). Jogos destes a segunda volta toda. Aí sim, poderias dizer que o Paulinho teve um grau de dificuldade superior no Nélson Oliveira.
Basta olhar para o calendário do AEK. Último jogo foi o dérbi de Atenas contra o Panathinaikos, próximo jogo é contra o campeão PAOK e depois joga DUAS vezes contra o Olympiakos. Isto é um calendário na Grécia.
Já o Braga jogou agora contra o Aves e o Paços de Ferreira, a seguir joga contra o Belenenses, depois contra o Tondela e finaliza contra o Porto. Queremos mesmo comparar o nível de dificuldade dos jogos e do quão difícil é destacares-te em cada equipa?
Mas atenção que eu não quero entrar pelo nível de competitividade. Acho óbvio que a 2a volta é muito mais difícil na Grécia, mas não vou usar isso como argumento para levar um jogador de uma equipa dessas em vez de um Braga.
Por vezes parece que o Braga não é aquela equipa que não vai à Champions há 8 anos… quando se usa jogar no Braga como argumento é bom que os outros joguem no Tondela, Polónia, Chipre ou assim… Contra os grandes da Grécia ou da Turquia não faz sentido falar em nível competitivo (seja para que lado for).
Artur Trindade
Análise correta, mas demasiado importância para Nélson Oliveira, que admito que não vejo jogar há muito, mas AEK? campeonato grego?
É demasiado irrisório para este nível.
Sem dúvida que André Silva e Leão estão no topo, mas Paulinho deve estar acima de Paciência.
Existe muitas opções como Diogo Jota e Guedes ou até mesmo Neto e Trincão que estão em alta, seria estranho chamar os atuais Rafa, Bruma ou Gelson, continuo a desgostar do Horta que para mim é demasiado curto.
Mas como encaixar o Jovane no panorama da seleção (sub-21 ou A?) e principalmente na cabeça do adepto de futebol?
Continua a ser desvalorizado por quem adora o recorte técnico, mas está em rápido crescimento e tem muito peso em golos, assistências e no contributo para o esforço da equipa. É só esperar que as lesões não o assombrem e que mantenha a cabeça no lugar.
coach407
O nível médio da fase de apuramento de campeão do campeonato grego (média das 6 melhores equipas da Grécia) é claramente superior à média do campeonato português todo.
Não tive problemas em ver que José Sá é o n° 2 sem Anthony Lopes, o Rúben Semedo também é opção para a selecção, o Podence também foi convocado e se o Nélson Oliveira concluir a época como candidato a MVP da fase de apuramento de campeão que une o top 6 da Grécia então é evidente que mostrou qualidade num patamar médio mais elevado que a Liga NOS e deve ser ponderado.
Como, até ver, o Paulinho é apenas um jogador do Braga e não do Real Madrid então é evidente que não é por aí.
Estivela
Até pode não ser de Selecção Nacional, mas oportunidades merece concerteza.
MM
Isto. Nao garanto que prove qualidade para la estar em continuo, ate porque nos jogos grandes as pernas ainda lhe tremem um bocado, mas que merece uma oportunidade de tirar uma selfie com o CR7, ninguem duvida (excepto o eng…)
Kacal
Sinceramente não acho que trema nos jogos grandes. Ainda no jogo do Dragão marcou o 2-1 demonstrando confiança.
Wawrinkas
Nem devia ser discussão, Paulinho e André Silva são os avançados que deviam estar presentes na próxima convocatória