Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Sérgio Conceição lamenta ter sido obrigado a utilizar 2 portugueses

Já todos perceberam que o ideal para o treinador portista era só ter jogadores estrangeiros, com o perfil físico que idealiza. Ainda por cima este lamentar, além de desvalorizar o André Pereira, Bruno Costa, Sérgio Oliveira ou Hernâni, até é algo caricato, tendo em conta o que tem sido a política de contratações dos azuis e brancos.

Éder Militão não se tem conseguido destacar a lateral direito como quando joga a central e Conceição, que aproveitou para lamentar ter sido obrigado a utilizar 2 portugueses na Taça da Liga, reconhece que Corona lhe dá outras coisas ofensivamente quando é adaptado a essa posição. “Sabe que tivemos de utilizar dois jogadores portugueses que nos condicionou a escolha da formação inicial. Não é que o André Pereira não tenha qualidade, mas podia ter mais opções neste setor. Olhando para o jogo em si (contra Benfica e Sporting) tivemos de pôr tudo na balança. As outras equipas não tem culpa, mas nós neste aspecto fomos prejudicados. O que o Militão dá à direita…. pode fazer mais, principalmente em termos ofensivos. No FC Porto os laterais têm de ser mais ofensivos que defensivos”, afirmou o treinador do FC Porto.

72 Comentários

  • J Silver
    Posted Janeiro 29, 2019 at 1:48 pm

    Mais uma pérola.

  • Francisco Torgal
    Posted Janeiro 29, 2019 at 1:52 pm

    É verdade que a qualidade do XI inicial, por lógica, não deve olhar a nacionalidade, mas tendo em conta o contexto competitivo dos jogadores portugueses até acho pouco ser apenas obrigatório usar 2 portugueses de início na Taça da Liga. É a competição ideal para “obrigar” os clubes a apostarem na formação, já que o campeonato não tem regras dessas. Tornaria a aposta em jovens portugueses mais frequente (bom para as Seleções) e criaria competitividade mais próxima entre clubes.
    A queixa é legítima em relação aos jogadores que ele gostaria de usar, mas todos os clubes estavam sujeitos à regra e valendo a Taça da Liga o que vale ao pé dos outros títulos (não desvalorizando a taça), são regras muito oportunas.

  • Filipe Correia
    Posted Janeiro 29, 2019 at 1:54 pm

    Uma regra que visa valorizar o jogador nacional, realmente, em nenhum outro clube se vê esta dificuldade de colocar 2 (DOIS!) jogadores nacionais no 11 inicial, num plantel com cerca de 23/24/25 jogadores, Sergio Conceição não consegue valorizar dois jogadores portugueses, bom é o Marega e o Fernando Andrade e esses jogadores estrangeiros.

  • Kacal
    Posted Janeiro 29, 2019 at 1:56 pm

    André Pereira não tem qualidade nem para estar no plantel parece-me, mas para titular não tem de certeza absoluta. É um jogador normal. E não vejo muito potencial nele, sinceramente. Mas eu pergunto, com Danilo lesionado, porque é que o Sérgio Oliveira foi afastado assim e deixou de contar? Passou de jogar muito utilizado e útil (até era uma espécie de 12º jogador muitas vezes) para encostado, nem jogando quando é necessário e na porta de saída, pelos vistos. Não seria bem melhor jogar ele com Herrera e libertar o André Pereira? Eu acho que sim. Mas o SC usa e descarta os jogadores com uma facilidade incrível e descarta-os rapidamente, não há redenção nem segundas oportunidades com ele, acho isso mal.

    Sobre o Militão, de acordo, continuo a achar que é um bom defesa direita já que jogou nessa posição no Brasil e a sua qualidade é tanta que acaba por cumprir bem, defensivamente e tacticamente faz o seu trabalho, mas para mim é um DEFESA direito, não um LATERAL direito e acho que em jogos mais complicados, sobretudo fora de casa, é uma boa opção para jogar na lateral, mas em jogos mais acessíveis sobretudo fora e em certos momento dos jogos, precisamos de um lateral com outra projecção ofensiva e habilidade técnica. E como disse, é um bom defesa direito e cumpre bem, mas é a central que é DIFERENCIADO e pode ser top, aliás, nunca cometeu erros e demonstrou uma solidez e consistência enormes a jogar a central, impressionou, mas a defesa direito tem estado bem apenas. Acho que a dupla deve manter-se Felipe – Militão e o Pepe terá que esperar a sua oportunidade. E dava uma oportunidade ao Manafá na direita.

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 29, 2019 at 2:31 pm

      Penso que o grande problema tem a ver com a aposta que foi feita nos últimos anos, que deixou de ser o produto nacional e a aposta na formação. Porque eles não precisam de ser portugueses, precisam de ser formados cá (e por isso o Pepe contou como 1 jogador formado localmente). Esta aposta encontra-se em contraciclo com o produto nacional visto que agora temos melhores resultados em termos de selecção, seja as camadas jovens ou a A. Basta lembrar o 11 campeão europeu com Mourinho que dava 6/7 jogadores à selecção nacional!
      Concordo que o André Pereira não conta nem para encher. O SO passou de nada a tudo com SC e voltou ao nada com o mesmo treinador, alguma coisa se passa. Tal como ele, Oliver e outros.
      Eu sempre disse que o Pepe ia ser mais problema que solução, exactamente pelo seu estatuto. Mas vamos ver como corre. É que independentemente de sorte ou azar, a derrota já se avistava há algum tempo pelo futebol produzido.
      Por fim, esta afirmação só veio baixar ainda mais a moral dos jogadores portugueses no plantel. É que Adrian (este não é) e Hernani deixaram de contar após compra de Fernando e eu não vejo potencial em nenhum (em Adrian sim, mas acaba contrato).

      • Kacal
        Posted Janeiro 29, 2019 at 3:40 pm

        Concordo Francisco, deixamos de apostar nos melhores jovens portugueses ou em jogadores interessantes do campeonato que contam como formados localmente, como antes fazíamos. E apostar na formação então é raro. Quando há qualidade e apostamos, acabamos por vende-los rapidamente.

        Jogadores como os Diogo Costa (não faria pior que o Vana fez), os Diogos centrais (Queirós e Leite), Oleg Reabciuk, Romário Baró e Rui Pedro (não é pior que André Pereira) poderiam ter mais oportunidades nas Taças e ir sendo entrosados, mas o problema é que o SC só quer jogadores mais maduros e físicos.

        Talvez possamos apostar em jogadores como Cláudio Ramos (2º GR), Vezo ou Luís Neto (4º central), Pedro Rebocho ou Kevin Rodrigues (alternativa a DE), Pedro Sá, Tozé (gostava de o ver regressar como opção de plantel, quem sabe vindo o Luís Castro com ele), poderíamos ter aproveitado o Eustáquio também, Camacho (Nacional) e Quaresma. Ainda há alguns jogadores que ajudariam nessas regras e completariam o plantel. Galeno conta como formado localmente? Mas não é tão impossível assim.

        De resto, concordo que esta derrota já se avistava há algum tempo e só espero que não seja o principio do fim, quero crer que não, na época passada também tivemos uma quebra mas tudo correu bem no fim, vamos a ver.

        Mas subscrevo o último paragrafo!

        • Francisco Ramos
          Posted Janeiro 29, 2019 at 4:29 pm

          Sobre a aposta em produtos nacionais, também já tinha referido essa do Cláudio Ramos num post acima. Qual seria a diferença entre Marafona e Cláudio Ramos para Vaná ou Fabiano? Se é para fazer banco e o jogador aceitar esta condição, é algo a pensar. É que nunca conseguimos escrever os 8 formados localmente e os 4 formados no clube na CL por causa de “asneiras” como esta.
          Concordo que a aposta na formação deve ser faseada e pensada de uma forma estruturada, mas o que acontece é o jogador acabar por sair, ainda numa fase precoce por saber que não vai ser aposta como seria num Benfica ou Sporting. E os que fazem em sentido contrário é pelos empresários e pelos prémios, não nos convencemos de outra coisa.
          Concordo com as ideias que deixas, mas penso que não será este treinador a fazer essa aposta. E com o dinheiro que está a entrar, também não vejo a direcção a querer também essa aposta. Por isso se continua a gastar “rios de dinheiro” em jogadores de qualidade duvidosa.
          Espero que corra tudo bem, e isto tenha sido o “abre olhos” que houve também na época passada.

          • Kacal
            Posted Janeiro 29, 2019 at 5:53 pm

            Exactamente! Acho que o Cláudio Ramos aceitaria essa condição, iria ganhar mais dinheiro e lutar por títulos, além disso se em vez de Fabiano e Vana tivéssemos ele e outro jovem da B, seria ele o titularíssimo nas duas Taças e portanto teria oportunidades. Seria o ideal, concordo.

            E sobre a formação, apenas quis mostrar que há outros jovens interessantes na equipa B, mas o SC parece só apostar em jogadores com perfil físico do seu agrado e o André Pereira é capaz de ter a única coisa que tem de forte, o físico. Daí a maior aposta. Mas concordo totalmente com o que disseste no paragrafo da formação, na mouche.

            Por fim, também não acredito que seja com este treinador mas e qualquer forma espero que o SC rume a outras paragens, com ou sem titulo e venha um treinador que aposte nos jovens e tenha outra proposta de jogo. Esperemos que corra tudo bem, pelo menos isso!

        • E o que temos
          Posted Janeiro 29, 2019 at 5:48 pm

          O toze vai regressar ao clube em que o apertaram quando jogava pelo Estoril e decidiu ser profissional e marcar um golo ao Porto ? Era bonito de se ver de facto

          • Kacal
            Posted Janeiro 29, 2019 at 8:30 pm

            Não vou entrar por aí, não disse que seria possível ou que irá acontecer, disse que gostava de ver e referia-me à qualidade do jogador. O resto é outras conversas, não debato isso.

    • Apessoa
      Posted Janeiro 29, 2019 at 2:35 pm

      Se ele Quer tanto meter o Corona a lateral, o Pepe a central e o Eder a central, use 3 centrais. Já cansa esta situação. Venderam dois laterais direitos e ficaram com o Maxi para ” tapar buracos”. Compraram dois dispensáveis ( João Pedro e Janko) e agora o Manafá. Sinceramente o Sérgio que culpe a direcção. Nem falo do Layun, que acho que é outro ” tapa buracos” não tem a intensidade que o Sérgio quer imprimir. A culpa é da direcção.

      • Kacal
        Posted Janeiro 29, 2019 at 3:42 pm

        Sem duvida, Apessoa. Militão TEM que jogar a central onde aí sim é um jogador diferenciado e o Pepe tendo que jogar então que seja com 3 centrais. Caso contrário, o Pepe vai jogando mas só seria titular na próxima época saindo o Militão. E Manafá também seria muito útil como alternativa tanto a Corona como Telles nesse sistema. E o Layún não me agrada, a ver vamos. Mas a culpa parece-me de ambas as partes.

  • E o que temos
    Posted Janeiro 29, 2019 at 2:02 pm

    Deviam ser 3-4 no mínimo no onze titular, já estava na altura de ter uma competição que desse oportunidade aos jogadores portugueses.

    • Apessoa
      Posted Janeiro 29, 2019 at 2:31 pm

      Exactamente, no mínimo. Sinceramente é por exemplos como este que a formação do Porto está como está. Em vez de dar o exemplo, chora. Sou defensor do Sérgio, mas é quando tem razão. A politica interna do Porto tem sido miserável, vende Ruben Neves por 18 milhões, e deixa o Herrera sair a custo zero. Dois excelentes negócios dos Srs, enterrem o clube. Gosto que o Sérgio esprema os jogadores, mas sinceramente estes discursos cansam os adeptos.

    • Trofa United
      Posted Janeiro 29, 2019 at 2:32 pm

      Concordo. Aliás, para mim, como 50% / 50% não dá era 6 tugas e 5 estrangeiros. Uma competição para mostrar o que de melhor existe nas camadas jovens dos grandes, uma pequena montra digamos. Mas isto infelizmente torna.se cada vez mais complicado. O SC queixa.se mas a gestão dos jovens do FCP tem sido extremamente danosa. Lamentável. Rúben Neves tem sido de longe o jogador que mais triste me deixou da forma como foi gerido…

  • Hirok "The Truth"
    Posted Janeiro 29, 2019 at 2:07 pm

    Quando Pepe foi contratado como Benfiquista fiquei contente pq Pepe iria sempre jogar nem que fosse pelo estatuto e Eder Militão iria ser colocado a DD onde não rende metade e tem-se visto nos jogos que o lado direito defensivo do Porto é uma auto-estrada. Eder Militão é um autentico craque.. mas a central.
    Em relação aos portugueses, já se sabe que a politica do Porto é o oposto a usar a formação do clube e estas declarações apesar de mais uma vez serem vergonhosas não são de espantar vindo de quem vem.

  • Rev7
    Posted Janeiro 29, 2019 at 2:11 pm

    Bastante fácil. Porto deixa de mandar embora tudo o que seja talento da formação. Ainda agora se falou tanto do Vasco Paciência (nomeadamente paginas ligadas ao clube e da sua venda ao Benfica). Mas isso iria estragar os planos de meter jogador das comissões… Ainda há portugueses que chegam ao plantel principal, mas são logo vendidos…

    No Porto tem de se lembrar que a última vez que o clube foi campeão europeu, o plantel era quase todo português e os estrangeiros contavam-se pelos dedos de uma mão. Pena no ano seguinte ter começado a saga das comissões que dura até hoje…

  • Khal Drogo
    Posted Janeiro 29, 2019 at 2:20 pm

    Não gostei das declarações, mais uma vez. Mesmo que indiretamente, desvalorizou alguns dos seus jogadores.
    Mas que o André Pereira não tem qualidade para o Porto, lá isso é óbvio.

    Quanto à regra de ter de utilizar portugueses, sinto-me sempre dividido. Porque se, por um lado, acho que se deve valorizar os jogadores nacionais (sobretudo os jovens), por outro, por vivermos numa era de globalização, sinto que isso faz cada vez menos sentido. Mas ainda não tenho opinião totalmente formada.

    • CarlosFCP
      Posted Janeiro 29, 2019 at 2:33 pm

      Além do Pepe, nenhum jogador mencionado a negrito tem qualidade para jogar no Porto.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 29, 2019 at 3:03 pm

        O problema é esse mesmo, a mudança da aposta no produto nacional. No ano que Mourinho foi campeão europeu, tinhamos 8 jogadores nacionais no 11, fora os do banco. Agora, o que eu chamo para fazer plantel, é estrangeiro. Marafona ou Claudio Ramos serão piores que Vana ou Fabiano? É um exemplo. Quando vamos tendo os melhores resultados nas camadas jovens em termos de selecção, é quando o porto deixa de apostar na formação, seja ele português ou não. Desde Bruno Alves que não há ninguém das camadas jovens que se afirma no clube (Ruben Neves era suplente e André Silva faz apenas uma época).

        • Khal Drogo
          Posted Janeiro 29, 2019 at 4:05 pm

          O problema são as “negociatas” de bastidores dos agentes e dirigentes. Infelizmente existem, e treinadores e jogadores veem-se incapazes de as contrariar.

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 29, 2019 at 4:23 pm

            Atenção, eu acho que André Silva foi muito bem vendido. Só um louco recusaria 38M! Mas qual é a diferença entre gastar 4M no Janko e 6M no Waris ou em apostas nacionais? É porque dar 4M ao Portimonense é demais por ser o Portimonense, mas podemos dar ao St Ettiene? E quando é para dar dinheiro a sério que seja estrela, ninguém se queixa dos 10M pelo Jackson Martinez! E são estas negociatas de bastiadores que estão a levar à ruína financeira um clube que tinha tido para estar um patamar acima, tal foi o valor obtido pelas participações na UEFA nos últimos 25 anos, como pelas transferências obtidas.

            • Khal Drogo
              Posted Janeiro 29, 2019 at 4:35 pm

              Concordo em absoluto. E nem falemos daquelas compras absurdas de jogadores que, por vezes, nem chegam a calçar e que andam por aí apenas a “rodar”, época após época. Enfim.

          • CarlosFCP
            Posted Janeiro 29, 2019 at 4:28 pm

            Desde a criação da equipa B que as negociatas têm sido uma realidade dentro do clube

      • Khal Drogo
        Posted Janeiro 29, 2019 at 3:11 pm

        Concordo, se bem que até simpatizo com o Sérgio Oliveira.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 29, 2019 at 3:10 pm

      Os países continuam a existir e, pelo menos a maioria, continua a querer manter a sua identidade e soberania.

    • Kostadinov
      Posted Janeiro 29, 2019 at 4:08 pm

      OFF TOPIC (kind of):

      Percebo a dúvida Khal Drogo, eu próprio já a experimentei, mas concordo com o que o Rui referiu em cima. Globalização não implica, ou não devia implicar, abdicarmos da nossa identidade ou deixarmos de ter orgulho pelo que de bom teve a nossa história. Para mim não deixa de ser profundamente irónico que, numa época em que constantemente se apela à importância da diversidade no mundo, se olhe com desdém ou, no mínimo dos mínimos, com desconfiança quando tentamos manter essa mesma diversidade viva. As diferenças só podem existir se diferentes culturas, identidades, povos e etnias forem não só respeitadas como valorizadas e protegidas. A vida em paz e harmonia não tem de ser feita à custa da erradicação da identidade cultural. Confesso que me faz uma grande confusão o cariz quasi-xenófobo que por vezes parece ser dado a qualquer referência que vise preservar culturas (isto não é uma resposta directa ao comentário do Khal Drogo obviamente, é mais um ‘desabafo’ sobre o que se vê hoje em dia).

      • Khal Drogo
        Posted Janeiro 29, 2019 at 4:33 pm

        Como sempre, excelente contribuição, Kostadinov.

        Não tendo opinião formada sobre o assunto, quis deixar aqui uma perpsetiva diferente – precisamente para gerar discussão e “atrair” comentários como o seu.

        É um ponto de vista interessante e, de facto, acabo por não ter como não tender a concordar com o mesmo.

      • Gil Rodrigues
        Posted Janeiro 29, 2019 at 5:00 pm

        Eu nem vejo isto de uma perspectiva sociológica… Acho que a aposta na formação é a única forma de os cubes portugueses sobreviverem e deixarem de viver acima das possibilidades.

        O Benfica já o tenta fazer há uns anos e, apenas, não consegue apostar mais porque o Porto e o Sporting (do BdC) andaram a fazer all-in (consequentemente a endividarem-se) durante os últimos anos.

        Dizem que o LFV sabotou a época passada. Eu acho que fizeram o mais racional… o problema é que os adeptos não são nada racionais, não aceitam o abdicar de um pouco de competitividade em prol do futuro sustentável do clube e, sobretudo, da formação.

  • Amigos e bola
    Posted Janeiro 29, 2019 at 2:23 pm

    Típico discurso de quem acha que só o que é estrangeiro é que é bom.

    A seleção nacional é muito superior ao Porto e só tem portugueses.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 29, 2019 at 2:25 pm

    Engraçado é que quando era o Benfica em Portugal só se falava que o Benfica não usava portugueses…

    Agora com o Porto nem um piu se ouve…

  • LSC
    Posted Janeiro 29, 2019 at 2:29 pm

    Infelizmente isto no Porto é normal. Quando Antero Henrique ainda estava lá disse que a nacionalidade dos jogadores não interessava desde que fossem campeões

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 29, 2019 at 2:30 pm

    O cerne da questão não devia ser se joga A ou B, devia ser o porquê de isto sequer ser um assunto. Numa competição que devia visar maioritariamente promover o jogador português, ter 2 como limite mínimo não é nada. Não percebo qual a utilidade da Taça da Liga se não for para ‘forçar’ os clubes nacionais a mudarem de perspectiva já que a maior parte não vai lá por eles próprios. Nesse aspecto o Porto está particularmente mal. Temos uma história rica de grandes jogadores portugueses ou formados no clube, e de repente ou não apostamos em nenhum deles ou quando apostamos cortamos-lhes as pernas. O próprio Sporting, que era o melhor exemplo da formação em Portugal, viu-a ser delapidada, ou quanto muito ignorada por aquela criatura hedionda que lá pôs os pés. Não faz sequer sentido falarmos em reflexos dos tempos porque o Benfica tem provado que é possível continuar a competir nos dias que correm e ter uma formação a sério. Em França há uma enorme quantidade de clubes que apostam na formação. Se queremos falar de um campeonato semelhante ao nosso em termos de reputação, na Holanda idem. Não são casos únicos felizmente, mas devem ser os mais visíveis. Mesmo a PL que tem sido inundada de jogadores estrangeiros ao longo das últimas décadas mantém uma forte cultura de jogador inglês. Isto não tem nada a ver com ‘joga quem tem mais qualidade’, tem a ver com bom senso. Ninguém vai fazer nada pelo futebol em Portugal a não ser nós. Aliás a Inglaterra é um perfeito exemplo disso, basta olhar para a selecção actual que é das mais fortes gerações da história do país, e isso só é possível porque eles não descuraram a formação. Vivemos constantemente acima das nossas posses e o nosso futebol é um reflexo desse problema. Não tenho a mínima dúvida que seria bem mais lucrativo a todos os níveis se tivessemos uma obrigatoriedade de um número X de jogadores formados no clube ou no país no 11, nos 18 e no plantel. Poderíamos precisar de uns anos de ajuste mas não mais que isso. E o esforço financeiro que se faz muitas vezes em trazer este ou aquele jogador de fora, muitas vezes com prémios de assinatura e comissões absolutamente pornográficas que não se justificam minimamente, seria muito mais bem empregue se fosse usado para investir no jogador português e criar condições para que atinja o seu potencial. Somos dos países com mais sorte do mundo no rácio entre população e talento em futebol, e continuamente deitamos ao lixo essa sorte.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 29, 2019 at 3:08 pm

      Excelente comentário.

      Já as declarações que o despoletaram são ridículas.

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 29, 2019 at 4:12 pm

        Concordo totalmente Rui, mas infelizmente é algo a que já me habituei. O SC trouxe consigo algumas coisas boas, mas postura, discurso ou mesmo honestidade intelectual definitivamente não fazem parte desse lote.

    • Goncalo Silva
      Posted Janeiro 29, 2019 at 3:10 pm

      Concordo Kostadinov. Um número de portugueses no 11 não digo, mas poderíamos por exemplo colocar uma regra de que só se podia inscrever para a primeira equipa um máximo de 15 jogadores estrangeiros que não fossem formados em Portugal. Desta forma a aposta na formação e no jogador português seria bem maior.

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 29, 2019 at 4:10 pm

        Sim, haveria várias formas de fazer isto de forma sustentada (naturalmente o número poderia igualmente evoluir de ano para ano para dar aos clubes possibilidade de se adaptarem). O que ainda torna mais frustrante ver que nada se faz acerca disto a não ser em casos individuais por iniciativa própria como já referi no caso do Benfica, e prevejo que o Sporting volte a fazer com o Varandas na presidência.

    • Pésquerdo
      Posted Janeiro 29, 2019 at 4:26 pm

      Excelente comentário. Concordo em absoluto.

      Acrescentaria apenas que estes negócios com estrangeiros, que ficam longe de render desportivamente o que se paga em salários e prémios, são muitas vezes maneiras de desviar capital para/por presidentes, directores, agentes, fundos, etc.

      Eu já vi isto a acontecer no meu percurso profissional, há toda uma cadeia nestes casos e muitas vezes estes negócios são utilizados como veículos financeiros para outros assuntos que nada têm a ver com futebol! Do género, e passo a exemplificar, jogadores a serem transferidos e o valor da transferência ser um pagamento de uma adjudicação não declarada de uma empresa, imagine-se, de decoração de interiores…
      O futebol é um dos alvos da engenharia financeira de muitas corporações ou indivíduos devido às obrigações fiscais atenuadas e a um reduzido controlo tributário, muitas vezes criando transferências, ou apenas servindo-se delas, como veículos financeiros para evitar tributações, realizar branqueamentos de capital, desviar dinheiro ou até subornos, etc. há mil e uma aplicações para este negócio.

      No meu trabalho, se fizer um pagamento de 1€ à S.A. sem um comprovativo ou declarado no NIF da empresa, no fim do ano a CMVM vem atrás de nós.
      No futebol, se o clube disser que a transferência foi de €5M, desde que entre esse valor ou haja um pagamento planeado em fases que perfaça o valor, tudo bem, mas não têm como saber quanto saiu do outro lado.

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 29, 2019 at 5:13 pm

        100% de acordo Pésquerdo, aliás já várias vezes referi que esse é um dos grandes problemas do Porto, e não é só de agora.

    • Gil Rodrigues
      Posted Janeiro 29, 2019 at 4:50 pm

      Parabéns pela sua lucidez!

    • Antonio Clismo
      Posted Janeiro 29, 2019 at 5:22 pm

      Sérgio Conceição mais uma vez a demonstrar todas as suas limitações no que toca ao desenvolvimento de talento.

      Complexo de inferioridade no jogador português? Será que foi vítima de bullying enquanto esteve em Itália? Isso explica toda a sua efeverscência…

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 29, 2019 at 2:59 pm

    Se o nosso campeonato tivesse um pouco mais de competitividade, este estilo de jogo que Sérgio Conceição utiliza no FC Porto, fazendo uso do físico dos seus jogadores, já teria dado o berro à mais tempo. A sorte do Sérgio Conceição é que o nosso campeonato não tem nem metade da qualidade dos grandes campeonatos e daí um jogador um pouco limitado como é o Marega, por exemplo, conseguir causar danos nos adversários.

    Já em relação a esta questão das nacionalidades, os clubes portugueses, nomeadamente os três grandes, têm cada vez mais que apostar nos jogadores da formação e quando contratarem jovens talentos estrangeiros têm que se certificar que vale a pena o esforço financeiro. Por exemplo, no caso do Sporting, os leões têm praticamente fechada a contratação de Gonzalo Plata, internacional Sub-20 pelo Equador, e que era seguido pelo Manchester City e Barcelona, além de ter sido indicado por José Guilherme Chieira, novo chief scouting do emblema de Alvalade. Pelo que sei, este Gonzalo Plata vale bem a pena o esforço de o contratar.

    Mas voltando ainda ao Sérgio Conceição, o técnico portista ganhando ou perdendo revela uma tremenda falta de educação para com os adversários e foi de uma desonestidade não ter dito aos jogadores que ficassem no relvado para verem o Sporting levantar a taça. Mas as ações ficam com quem as pratica. É por estas atitudes e por outras bem conhecidas que, infelizmente, o Sérgio Conceição nunca há-de treinar um colosso europeu, tipo Chelsea, por exemplo, porque os grandes clubes europeus não olham só para os méritos desportivas e as ideias de jogo, também olham para as atitudes que os treinadores têm no banco e nas conferências de imprensa.

    Saudações Leoninas

    • ordep234
      Posted Janeiro 29, 2019 at 4:28 pm

      O marega manda cumprimentos com o número de golos que já marcou este ano na Champions!

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 29, 2019 at 4:46 pm

        Eu referi-me ao campeonato português. Na Liga dos Campeões, a competitividade é outro nível e aí tem muito mais mérito, claro.

        Saudações Leoninas

      • E o que temos
        Posted Janeiro 29, 2019 at 4:51 pm

        Contra equipas do nível da liga Europa, não venham com histórias que toda a gente na Europa viu o grupo, por alguma razão toda a gente queria apanhar o porto e o schalke de todos os possíveis adversários de pote 1 e 2 respectivamente.

        • E o que temos
          Posted Janeiro 29, 2019 at 4:56 pm

          E antes que comecem com os ataques, sim o Benfica estes ultimos 2 anos também tem sido uma equipa para liga Europa e pouco mais infelizmente. Agora já chega de politicamente correcto e já se começava a “chamar os bois pelos nomes”

        • Francisco Ramos
          Posted Janeiro 29, 2019 at 5:08 pm

          Eu se fosse director da Roma e me perguntassem se queria o Porto ou a Juventus, nem pensava duas vezes. Como se fosse director do City e me perguntassem se queria o Atlético de Madrid ou o Schalke, nem pensava duas vezes. Mas isso era se fosse eu.

  • AngeloGJ
    Posted Janeiro 29, 2019 at 3:22 pm

    Ha muito tempo que a Liga deveria obrigar os clubes a ter um minimo de jogadores nacionais na equipa e no onze titular, desta forma preocupavam-se todas as epocas em reforcar-se com os melhores jogadores portugueses “disponiveis”, nao gosto quando uma equipa independente do pais em que se insere tem mais estrangeiros do que nacionais, penso que retira a alma e verdadeira identidade da equipa, e o FCP a MUITOS anos deixou de querer apostar em jogadores nacionais, ha quem diga que o FCP nao é a seleccao nacional e que tem de se preocupar em olhar para a qualidade e nao para as nacionalidades, mas a verdade é que dos 3 grandes é a equipa que oferece menos jogadores a seleccao, a equipa que se preocupa menos com isso e uma das equipas que mais gosta de mandar bitaites quando os seus poucos jogadores nacionais(que excluindo o Danilo sao fracos) nao sao chamados, enfim espero que daqui a alguns anos este paradigma mude…

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 29, 2019 at 3:33 pm

    Declarações ridículas

  • Niall joaQuinn
    Posted Janeiro 29, 2019 at 3:34 pm

    O Sérgio Conceição tem sido muito infeliz nas coisas que diz nos últimos tempos e esta é só mais uma.

    Sobretudo se tivermos em conta que o Sporting jogou com uma defesa remendada e ainda teve que jogar grande parte do jogo com um médio adaptado a central.

    Por outro lado, fica mal a um clube que se gaba (e, diga-se, com propriedade) de ser o principal representante de Portugal na Europa, este discurso só porque teve que usar dois portugueses numa prova interna.

    Já nem falo dos portugueses do plantel que foram preteridos, que obviamente não terão gostado de ouvir estas declarações…

  • Luis 1 2 3
    Posted Janeiro 29, 2019 at 4:05 pm

    Portugueses de grande qualidade no campeonato, Pepe e Danilo, bons Nani, Félix e Rafa mais nenhum tem qualidade para uma equipa como o porto, o problema é que no Porto, Benfica e principalmente o Sporting teem jogadores estrangeiros com pouca qualidade e no lugar deles deviam estar jovens da formação!!!

    • Luke
      Posted Janeiro 29, 2019 at 4:39 pm

      Rúben Dias e Gedson têm neste momento mais que qualidade para jogarem regularmente no Porto/Benfica. Florentino e André Almeida têm qualidade para fazer parte do plantel.

    • Pésquerdo
      Posted Janeiro 29, 2019 at 5:02 pm

      Exagero.
      Já agora o Bruno Fernandes deve ser brasileiro.

    • Daniel Goncalves
      Posted Janeiro 29, 2019 at 5:13 pm

      o Bruno Fernandes já se foi embora?

    • Wise voice
      Posted Janeiro 29, 2019 at 5:13 pm

      Então o Bruno Fernandes afinal é Russo e não avisou ninguém

    • Antonio Clismo
      Posted Janeiro 29, 2019 at 5:16 pm

      Costa, Queirós, Leite, Romário Baró, etc têm mais potencial e valor neste momento do que o Sérgio Conceição tinha quando apostaram nele na altura…

      Dá para ver que o Sérgio tem complexo de inferioridade em relação a ser português.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Janeiro 29, 2019 at 6:20 pm

      O Bruno Fernandes não tem qualidade para o Porto ou Benfica???!!! Ok ok.

      • Luis 1 2 3
        Posted Janeiro 29, 2019 at 7:28 pm

        Esqueci-me do Bruno Fernanades que está no mesmo patamar de Pepe e Danilo, quanto ao Ruben dias ter qualidade para o porto, peço desculpa se nao me expliquei bem mas estava a falar da equipa “A”

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 29, 2019 at 4:31 pm

    Engraçado.. Em 1997 um jovem jogador que já tinha sido emprestado 3 vezes a clubes inferiores (Leça, Penafiel e Felgueiras) tenta a todo o custo ganhar o lugar no plantel do FC Porto.

    Era um pouco desajeitado mas tinha alguma qualidade técnica. Um novo empréstimo seria a opção mais normal e aquele jogador até poderia vir a ter uma carreira em equipas médias da Liga Portuguesa.

    Pois bem, um senhor chamado António Oliveira decide apostar no miúdo em vez de ir buscar um brasileiro qualquer…

    Tudo o que o Sérgio Conceição tem neste momento deve-o a essa decisão do António Oliveira.

    Sérgio Conceição a demonstrar que não é lá grande treinador..

    • E o que temos
      Posted Janeiro 29, 2019 at 4:50 pm

      Comentário perfeito.

    • Kostadinov
      Posted Janeiro 29, 2019 at 5:12 pm

      Excelente observação. Aquele jogo contra o Milan ‘fez-lhe’ a carreira internacional, mas nada teria sido possível sem o Oliveira a apostar nele e dar-lhe confiança, quer a extremo quer a lateral.

    • Antonio Clismo
      Posted Janeiro 29, 2019 at 5:12 pm

      Se dissesse uma coisa destas enquanto treinava o Nantes teria sido logo obliterado na Ligue 1. Que comentário ridículo. Agora que treina em Portugal já pode tratar os jogadores nacionais como se fossem de uma raça inferior?

      Espero que os filhos do Sérgio, por muito talento que tenham, fiquem sempre tapados por estrangeiros e nunca tenham a oportunidade de mostrar o seu valor por apanharem sempre treinadores com este complexo de inferioridade em relação ao jogador nacional.

      Com base nisto, todos os bons jogadores da formação portista (Diogo Costa, Diogo Queirós, Leite, Romário Baró, etc) sabem o que devem fazer para chegarem a algum lado nas suas careiras. Saltar fora do barco enquanto podem.

    • Niall joaQuinn
      Posted Janeiro 29, 2019 at 5:23 pm

      Percebo o comentário, mas historicamente não está muito correto.

      Na época em.que esteve no Felgueiras e foi treinado por Jorge Jesus, Sérgio Conceição foi um dos melhores jogadores do campeonato e foi a estrela do Felgueiras.

      Nesse ano partiu a loiça toda e o seu ingresso no porto era, mais do que provável, verdadeiramente inevitável.

  • El Pibe
    Posted Janeiro 29, 2019 at 5:06 pm

    Basicamente ele vem dizer que foi vitima das regras da competição. Isto depois de na mesma competição ter jogado fora das regras e ainda deixa a dica do prejudicado. Uma jóia a juntar às outras todas, isto vai dar em tesourinho.

    • Antonio Clismo
      Posted Janeiro 29, 2019 at 5:35 pm

      Se não tem portugueses suficientes no plantel para cumprir com o mínimo de obrigação de entrar em campo com 2 portugueses (mínimo dos mínimos) a culpa é do Sérgio Conceição que planeou a equipa para esta época. Como é que não tem portugueses disponíveis no plantel havendo espaço para nulidades como Janko, João Pedro, Marius Moudalbandi, Jorge, Mbemba, Adrian Lopez, etc etc

      E tendo jogadores tão promissores na equipa B, chegar a esta competição e queixar-se que é obrigado a colocar jogadores portugueses em campo é um atestado de incompetência e e gestão. O que tem ele contra os jogadores portugueses? Será que é pessoal? O facto de se recusar a apostar em jovens portugueses para não fortalecer a selecção nacional, de onde foi excluído sem explicação depois de uma derrota contra a Espanha por 4-0 na preparação para o Euro 2004…

      É por estes complexos de inferioridade que gostaria que todos os 18 clubes da Primeira Liga tivessem treinadores estrangeiros. Pelo menos esses dão mais valor às academias e às formações, porque sabem uma coisa ou outra sobre sustentatibilidade e gestão de um clube.

      Triste.

      • El Pibe
        Posted Janeiro 29, 2019 at 6:53 pm

        É um auto-atestado de incompetência basicamente.
        Quanto a treinadores portugueses vs estrangeiros há de tudo em todo o lado, não me parece que seja por aí.

  • JohnnyOli
    Posted Janeiro 29, 2019 at 5:34 pm

    “as outras equipas não têm culpa, mas neste aspecto nós fomos prejudicados” as regras são só para eles? Não há um jornalista que lhe diga nada? Já vale tudo.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 29, 2019 at 5:48 pm

    O.homem frontal poderia era pôr a equipa a jogar futebol, porque o.modelo dele é muito pobrezinho, mas por cá vai dando.

  • ACT7
    Posted Janeiro 29, 2019 at 6:11 pm

    O Sérgio Oliveira podia muito bem ser titular, mas o SC como o queimou não quis dar o braço a torcer e coloca-lo em jogo.
    As conferências de imprensa deste homem são qualquer coisa…

  • Joaquim O
    Posted Janeiro 30, 2019 at 11:53 am

    Jogadores estrangeiros? Basta compra-los Serginho :)

Deixa um comentário