Tanto amor… Se não vai regressar porque razão fala mais do Benfica do que do próprio City? Cada interview lá vem o Benfica á baila, bater no peito e fazer juras de amor, já se percebeu que é muito benfiquista, disco riscado.
Já é rico, podia muito bem ir para o clube do coração, não vai porquê se há tanto amor?
Valentes Transmontanos
Posted
Junho 15, 2023 at
7:32 pm
Campanha para um dia ser presidente. Um pouco como o AVB todos os anos desde que saiu da “cadeira de sonho”.
Knoxville
Posted
Junho 15, 2023 at
8:18 pm
Faz sentido sim, ou dirigente. Mas eu estando numa empresa fica-me mal passar a vida a falar de outra empresa, mesmo que essa empresa não seja uma real concorrência ou ameaça á minha.
Diogo Moura
Posted
Junho 15, 2023 at
7:39 pm
É… O Benfica até tem 80 milhões no bolso direito das calças para comprar o passe do Bernardo ao City e tudo.
O Bernando está sob contracto, não é um jogador livre. Mais noção antes de dizer disparates destes.
Knoxville
Posted
Junho 15, 2023 at
8:15 pm
Esperar pelo final do contrato(?). Que está sob contrato sabes tu e sabe toda gente. Ele que tenha mais respeito pelo clube que representa, devia falar do Manchester City e não estar sempre com o Benfica na boca. Gosta tanto do Benfica mude-se para lá quando acabar o contrato que o liga ao City Mais claro assim?
Diogo Moura
Posted
Junho 15, 2023 at
9:21 pm
Cheira-me só a ressabiamento da tua parte, nada mais. Nem os adeptos, nem os colegas e nem o próprio Guardiola acham que ele falta ao respeito ao City e és tu que vais achar isso?
Kafka
Posted
Junho 15, 2023 at
7:53 pm
E vai-se prejudicar a ele próprio por esse amor? Qual é o sentido de um jogador que é top10/15 Mundial estando no seu prime, prejudicar a sua carreira e abdicar de lutar pela Champions, só porque gosta muito do Benfica?
Knoxville
Posted
Junho 15, 2023 at
8:12 pm
É top 10/15 do City só se for.
Não se ia prejudicar visto que o rapaz não fala de outra coisa que não o Benfica, por isso se que gosta tanto que volte lá, quando acabar contrato com o City claro.
Kafka
Posted
Junho 15, 2023 at
8:49 pm
O Bernardo não é top15 Mundial?
Tu confundes gostar muito de uma coisa, com ter de se prejudicar por essa coisa
O Bernardo vir para o Benfica nesta fase da carreira iria estar a prejudicar-se em termos desportivos (deixaria de lutar pela Champions) e prejudicar-se financeiramente (o Benfica não consegue pagar aquilo que há clubes dispostos a fazer)
Qual é o sentido disto?
AndreChaves9
Posted
Junho 15, 2023 at
8:55 pm
Não. De forma alguma.
Kafka
Posted
Junho 16, 2023 at
6:26 am
Há 15 jogadores no Planeta Terra que jogam na mesma posição do Bernardo melhores que ele?
AndreChaves9
Posted
Junho 16, 2023 at
9:09 am
Isso é outro assunto.
Kacal
Posted
Junho 15, 2023 at
9:01 pm
Aos 29 anos é cedo concordo, mas se vier apenas aos 35-36 já será tarde também, possivelmente. O ideal seria vir até aos 33 anos ou por aí para fazer pelo menos umas 2 épocas num nível alto.
Kacal
Posted
Junho 15, 2023 at
11:22 pm
Mas o dinheiro é tudo na vida? O Bernardo passa fome, não ganhou muito e vai continuar a ganhar? Gostava de saber o que é isso de se prejudicar… é que o Bernardo aos 32-33 anos se tiver o passe na mão, pode assinar por quem quiser e só o dinheiro poderá impedi-lo, mas se ele ama tanto o Benfica e quer vir ainda a grande nível para ajudar então permite que o dinheiro impeça? Não falamos de se prejudicar entre passar fome ou não, mas sim entre ganhar milhões ou muitos mais milhões. Por mais que digam o contrário. Se ele preferir uma Arábia Saudita mais tarde ao Benfica escolheu o dinheiro e não fez o que o seu coração disse. Ponto.
Kafka
Posted
Junho 16, 2023 at
7:19 am
Eu mencionei que seria não só prejudicar-se financeiramente mas também desportivamente, vir para o Benfica significa deixar de poder ganhar a Champions
Ele já ganhou uma, mas pode ter ambição de querer ganhar mais Champions
Kacal
Posted
Junho 16, 2023 at
3:50 pm
Pode claro, mas então vai sempre dar o assunto ao mesmo sitio. Se voltar ao Benfica for mesmo uma vontade sua e uma prioridade ele vai voltar deixando isso de lado.
El Bandido
Posted
Junho 16, 2023 at
12:50 am
Messi, Mbappe, Neymar, Haaland, KDB, Kane, Kimmich, Sané, Vinicius, Cortouis, Lewandowski, Salah, Mané, Bellingham, Modric, Griezmann, Osihmen, Rodri… Acho que qualquer um destes jogadores entra na discussão de ser melhor que o Bernardo, mas sim, ser top 15 mundial não é de todo um “hot take” na minha opinião.
Kafka
Posted
Junho 16, 2023 at
7:20 am
Eu refiro-me à top15 Mundial na posição
El Bandido
Posted
Junho 16, 2023 at
2:42 pm
Ah, isso é mesmo que jogue sem uma perna! Eu acho que podes até argumentar ser um dos 15 melhores do mundo, nem precisas de dizer posição.
Velho do Restelo
Posted
Junho 16, 2023 at
8:05 am
Neymar, Kimmich, Mané, Griezmann neste momento serem melhores que o Bernardo é um pouco estranho… Mesmo o Kane, Sané, Oshimen acho duvidoso.
Mas lá está alguns em posições diferentes, todos em contextos muito diferentes… É dificil fazer estas comparações.
El Bandido
Posted
Junho 16, 2023 at
2:43 pm
Percebo, é tudo subjetivo…
Velho do Restelo
Posted
Junho 16, 2023 at
9:59 pm
Não acho nada subjectivo dizer que o Bernardo é melhor que o Neymar, que kimmich, que Mané e que o Griezmann
El Bandido
Posted
Junho 17, 2023 at
3:12 pm
Tanto é subjetivo que para ti é e para mim não é.
Velho do Restelo
Posted
Junho 19, 2023 at
8:43 am
Para mim é bastantes objectivo que não são melhores, tu é que decidiste dizer que eles entram “na discussão de serem melhores”. Objectivamente não o são, desculpa sr.subjectivo.
Knoxville
Posted
Junho 16, 2023 at
6:17 am
Top 10/15 Mundial na sua posição? Ou estás mesmo a dizer que é um dos 10 melhores do mundo?
Kafka
Posted
Junho 16, 2023 at
7:20 am
Na posição
Knoxville
Posted
Junho 16, 2023 at
11:57 am
Ele com Guardiola já jogou a defesa esquerdo, se for essa a posição a que te referes concordo.
Velho do Restelo
Posted
Junho 16, 2023 at
8:06 am
O Kafka gosta de deixar sempre uma porta aberta para poder voltar atrás no que disse.
Não que discorde do facto do Bernardo poder ser um dos 15 melhores do mundo neste momento, mas é um exercício sempre complicado.
Knoxville
Posted
Junho 16, 2023 at
11:53 am
É um exercício muito complicado os tops, mais difícil se torna quando o próprio jogador não tem uma posição definida, tem muita liberdade no esquema de Guardiola, não é daqueles jogadores com uma posição certa, lá está é uma formiguinha trabalhadora que faz tudo portanto fica difícil a comparação. Em relação a ser top 10/15 Mundial, só na própria equipa tem 5/6 jogadores á frente dele.
Velho do Restelo
Posted
Junho 16, 2023 at
1:59 pm
Se pudesse atribuir uma posição ao Bernardo, seria sempre médio ofensivo. Agora é fazer as contas a quantos médios ofensivos há melhores que ele.
Como “melhor jogador” sim, é bastante discutível, mas afirmar de boca cheia que Neymar (wtf!?), Kimmich, Sané e Griezman são melhores que o Bernardo acho que roça o ridículo.
Knoxville
Posted
Junho 16, 2023 at
4:44 pm
Apesar de achar Neymar (mesmo em part-time) e Kimmich superiores, não fui eu que mencionei esses nomes.
Velho do Restelo
Posted
Junho 16, 2023 at
10:01 pm
São opiniões, o Neymar como disseste é jogador em part-time, não percebo como pode ser considerado melhor que umdos jogadores mais importantes do campeão inglês e europeu… O Kimmich percebo, mas são posições muito diferentes, acho que o português dá mais ao jogo do que o alemão.
Não fui eu que falei dos nomes, foram referidos mais a cima.
GabCel
Posted
Junho 15, 2023 at
8:45 pm
Sabes que eles vão às conferências para responder a perguntas? que culpa é que ele tem de só haver jornalistas com o disco riscado?
Knox_oTal
Posted
Junho 15, 2023 at
9:16 pm
Está visto que vai ser um verão complicado para esses lados… muito nervosismo e agressividade nos comentários!
Tenta uma coisa diferente… tipo acrescentar ou partilhar ideias construtivas! Pode ser giro… pode ser que sejas capaz!
Até lá, muita força nessa luta!!!
Mantorras
Posted
Junho 15, 2023 at
10:49 pm
O Bernardo e benfiquista de nascenca. Socio. Cresceu a ir ao estadio de cachecol com o avo. Jogou no Benfica ate aos seniores e depois saiu.
Ja se manifestou contra o presidente, quando achou que este prejudicava o clube, manchando ate a sua imagem e prejudicando-se.
Logicamente que adora o Benfica e como e um homem livre pode e deve dize-lo sempre e quando quiser, e ignorar todas as criticas que recebe por isso.
Dizer que ama o Benfica faz lhe bem a saude e nao devia incomodar ninguem. Pelos vistos querem que rasgue contratos (de outra forma, como poderia ele vir para o Benfica hoje?), perca imenso dinheiro (nao carece de explicacao) e desca a todos os niveis, menos no coracao, em relacao ao que a sua carreira diz respeito…
Kacal
Posted
Junho 15, 2023 at
11:26 pm
No meu caso não digo hoje, não faria sentido nenhum. Mas imaginemos que assina pelo Barcelona este Verão com 29 anos feitos em Agosto, pode assinar um contrato de uns 4 anos e regressar ao Benfica no fim desse contrato, por exemplo. No fundo o que quero dizer é que ele so não regressará se não quiser.
Kacal
Posted
Junho 15, 2023 at
7:53 pm
Em Agosto já faz 29 anos. O próximo contrato que fizer terá que ser o último antes de regressar ao Benfica provavelmente senão daqui a pouco volta da forma que disse que não queria, ou seja a não ser uma mais-valia. Ou com jeitinho deixa o tempo passar e depois diz “Ah e tal não houve oportunidade”… por vezes mais vale não ser tão politicamente correcto e não criar expectativas nos outros, neste caso nos adeptos do Benfica. E por vezes o Bernardo dá-me “vibes” disso. Poderá ser um bom presidente para o Benfica no futuro ou até politico!
Knox_oTal
Posted
Junho 15, 2023 at
9:32 pm
Não faz muito sentido essa constatação, até porque ainda tem um ano de contrato e o City de certeza que ser recompensado. E é normal o Bernardo, melhor jogador português, e de topo na sua posição e no seu prime aos 28 anos ser ainda ambicioso… sobretudo quando acaba de ganhar a Champions.
E por muito amor que ele tenha ao Benfica, que me parece genuíno diga-se, é uma pessoa ou aparenta ser pelo menos com bom discernimento e muito ponderado nas suas escolhas de carreira. E ele sabe, tu sabes e eu sei, vá toda a gente sabe, que voltar AGORA, além de altamente improvável era também um retrocesso na sua carreira actualmente. E parece-me algo palerma cobrar-lhe esse regresso agora ou mesmo depois (ou mesmo se não se proporcionar de todo), certamente não será dependente exclusivamente de si, sobretudo sem se prejudicar.
Em Portugal mais vale cair em graça do que ser em engraçado… claramente! O Bernardo não será perfeito obviamente, mas será dos jogadores mais à vontade, sem grandes vedetismos e mais genuíno em entrevistas ou outros momentos, fala abertamente e com conteúdo. O que se retira disso?!? Que ele disse que quer/gostava de voltar ao Benfica ainda capaz, logo é um populista, mentiroso… Enfim, não chegava a falta de reconhecimento e ainda vêm com esta lenga lenga agora (esta parte é mais um desabafo geral e não dirigido directamente a ti)!
Já sabemos o que está na origem destes anticorpos todos em Portugal contra um dos mais talentosos jogadores lusos de todos os tempos… mas lá está o rapaz fala o que pensa e sente, que bandido (frontalidade só é apreciada em Portugal quando se “morde a língua”, insulta ou ameaça alguem)! E ainda por cima joga muito… fica difícil!
Saudações desportivas
Kacal
Posted
Junho 15, 2023 at
11:18 pm
Tu podes ser frontal sem insultar ou ameaçar. O Bernardo pode muito bem dizer que gostava de regressar um dia ao Benfica mas que não faz disso uma prioridade e que poderá também não acontecer, que depois logo vê se for possível ou não.
E não, em lado nenhum me refiro à atualidade como é óbvio, mas sim lá para os 32-33. E eu discordo quando dizes que não é uma decisão exclusiva dele. Se ele tiver sem contrato nessa altura ele decide aquilo que quiser. Prejudicar sobre o quê? Dinheiro? Se ele tiver isso em conta então não está a olhar ao coração como diz. Dinheiro já ele ganhou muito e ainda vai ganhar mais, sendo que o Benfica não lhe pagará uma sandes de fiambre de certeza…
Seja como for sei que disseste que o teu comentário não é diretamente para mim, mas acrescento que não é mesmo porque eu não sou contra o Benfica, sempre fui contra essas coisas e não olho ao clube que representou para formar as minhas opiniões. Isso não me importa. Podia ser até do meu clube que diria o mesmo. E gosto do Bernardo na mesma, apenas disse o que me faz parecer por vezes.
Eu até estou a defender o lado do Benfica e dos benfiquistas por acaso portanto até é o oposto do que falas no teu comentário. Concordo que há pessoas que falam e criticam por esses motivos, mas não é o meu caso!
Saudações DesPortistas
Knox_oTal
Posted
Junho 16, 2023 at
8:39 am
Não percebo é a necessidade dele ter que fazer esse acréscimo ao que disse anteriormente ou se justificar! E alguma vez ele disse que era uma prioridade dele ou avançou uma idade específica?!? Ele falou sim do seu desejo, do que gostaria e queria fazer antes de acabar a carreira e, a voltar, ainda com capacidade para ser uma mais valia! Não vejo aqui politicamente correcto nenhum ou criar de expectativas enganadoras…
E tens razão que não falas em voltar já, mea culpa, reli melhor e efectivamente só pões a questão mais tarde. Ainda assim, seria a mesma coisa… por que raio teria a obrigação de se justificar se não vier para o Benfica?!? E se não se identificar com a direcção da altura?!? Ou simplesmente achar que quer outro desafio para si! Para mais só terá o passe na mão para o ano, e mesmo nesse caso obviamente que não dependerá só dele exclusivamente… como tu bem sabes os jogadores têm claro um voto decisivo no que concerne a sua carreira mas à muita gente à volta que influencia ou tenta influenciar, e o próprio Benfica que pode simplesmente não achar oportuna a sua vinda por inúmeras razões (só se o Bernardo para provar seja lá o que tiver que provar, tiver que jogar de borla ou assim, e mesmo assim haveria quem diria que vinha “passear” ou que estava a ser chauvinista)!
E só te focas no dinheiro, mas e o lado desportivo não ficará prejudicado se ele aos 33 anos ainda tiver no pleno das suas capacidades e decidir voltar porque numa entrevista há uns anos disse que queria voltar ai da com pernas e para não ficar mal tem que o fazer?!? Ou mesmo o lado familiar, sabes lá se daqui a uns anos, o que ele hipoteticamente tinha em mente saí gorado porque nesse tem filhos e prefere ficar no estrangeiro para que eles tenham uma melhor qualidade e oportunidades… ele tem que se justificar a quem se for essa a opção?!? Não faz sentido essa cobrança na minha opinião… Se vier de todo, e ainda acrescentar, fantástico! Se não for possível, e nunca o ouvi dizer que era uma prioridade absoluta dele aliás, que faça a melhor carreira que conseguir pois a ele lhe pertence.
E mesmo pegando no dinheiro, por que carga de água é que ele para provar seja o que for relativamente ao Benfica tem que abdicar de 2/3 (sendo optimista) do seu salário num clube de topo lá fora para voltar à Luz, pode fazê-lo claro mas isso é lá com ele e não me parece correcto pôr isso em causa.
E quando falo de anticorpos, certo tem bastante no próprio Benfica pois disse o que pensava do Jesus e do Vieira e claro os cultos de personalidade dentro do clube não gostaram… mas sobretudo no geral, porque sendo um “concorrente” natural e há alguns esta parte do Cristiano enquanto referência número 1 do nosso futebol, isso trouxe-lhe uma certa indiferença da parte de algum jornalismo, uma normalização forçada da Federação quanto ao seu talento e carreira para beliscar o status quo e claro os ódios de estimação de quem tem em Cristiano o sol que guia a sua vida em termos futebolísticos (pelo menos)… E esta história, mesmo depois de uma resposta completamente benigna e coerente, é apenas mais um episódio de uma novela que já vai longa na cabeça de alguns adeptos (pelo menos é aquilo em que acredito, senão fica difícil de entender a falta de reconhecimento e implicância)!
É pena, é o futebol que temos e que merecemos. E mais uma vez para ressalvar, é uma perspectiva alargada e não sobre ti, só aproveitei o teu comentário, ainda assim próprio para debate (ao contrário de outros), para desenvolver um assunto que me faz alguma comichão há algum tempo no mundo do futebol tuga!
Mas tudo bem, concordamos em discordar…
Saudações desportivas
Citizen_Erased
Posted
Junho 16, 2023 at
11:44 am
O Bernardo já é há uns largos anos o melhor jogador português. Mas como não grita com os colegas em campo, nao tem uns abdominais definidos, nem corre muito, nunca vai ter o reconhecimento necessário. Não é preocupante, quem o admira sabe bem o que a casa gasta.
Kacal
Posted
Junho 16, 2023 at
4:09 pm
Na minha opinião cria uma expectativa aos adeptos que pode não corresponder à realidade e agora parece que não tem peso, mas talvez muitos o sintam daqui a uns anos caso ele acabe por não regressar mesmo. Pode não ser o teu caso, mas muitos benfiquistas talvez o façam. O tempo dirá.
E compreendo muito do que dizes, mas no meu caso nunca pus em causa a qualidade do Bernardo, isto que estamos a debater nem tem nada a ver com qualidade em si. E nem ponho em causa o benfiquismo dele porque nem sou benfiquista e isso pouco me importa, sinceramente. É lá com ele. Apenas falo na questão das expectativas que estas declarações de x em x tempo vão criando.
E tenho uma opinião muito própria, tudo na vida que depende de nós só não fazemos se não quisermos. Por mais que existam entraves e obstaculos, por mais que muita coisa muda, se depender de nós só não acontece se não quisermos. E eu aqui o Bernardo tendo o passe na mão daqui a 4 anos ou o que for, só não volta se não quiser. Isto também tem a ver com formas de ver a vida e a minha é esta, que quando queremos e depende de nós, fazemos acontecer dê por onde der.
Seja como for Knox, como dizes concordamos em discordar e amigos como antes. Mas percebo que muita coisa que dizes neste comentário é um desabafo geral como referiste e concordo com muita coisa que dizes sobre as pessoas em geral neste assunto!
Saudações DesPortistas
Knox_oTal
Posted
Junho 16, 2023 at
4:23 pm
Numa coisa concordamos, a acontecer ele tem que querer obviamente… tornaria tudo muito mais fácil!
Bom fim-de-semana!
Mantorras
Posted
Junho 15, 2023 at
10:48 pm
O Bernardo esta a ser politicamente correcto? O Bernardo esta a dizer o que sente, dai ate fazer vai uma grande distancia, se nao nao havia tanto divorcio…
O Otamendi tem 36 e foi uma grande mais valia.
Kacal
Posted
Junho 15, 2023 at
11:12 pm
Otamendi é central todos sabemos que é uma posição onde por vezes o pico até vem mais tarde e duram até muito tarde.
E o Bernardo só não faz se não quiser desculpa lá, assim que ele acabar contrato com um clube pode assinar por quem quiser. O Benfica não pode pagar 80 milhões ao City, mas se o Bernardo quiser não renova e vem cá ter. Isso dos divórcios não percebi. Mas eu não estou a dizer que o Bernardo venha já, nem faria sentido vir. Tem é que continuar num colosso no mais alto nível. Mas também que vir para cá com 35 ou 36 anos poderá já não valer a pena. Ele tem que pensar em vir mais cedo e provavelmente só terá mais um contrato antes de vir se quiser cumprir o seu desejo e aquilo que diz pretender fazer, só isso.
Mantorras
Posted
Junho 16, 2023 at
9:49 am
Eu sei que o Otamendi e central, mas continua a nao invalidar o Bernardo vir para aqui com 32 e ser uma grande mais valia. De todo. O ponto mantem-se.
Isso dos divorcios nao percebi -> entao, vai no sentido de “as pessoas mudam de ideias durante a vida”, ou seja, ha pessoas que casam, e que quando casam e para toda a vida, e depois mudam…
Isso quer dizer que quando disseram os votos e casaram e fizeram promessas eternas estavam a mentir ou a ser politicamente correctos? Estavam a dizer algo que nao estavam a sentir?
Pode acontecer, mas na maioria, dizem o que sentem, fazem o que querem e estao realmente felizes… e eventualmente a vida acontece.
O Bernardo quando diz que quer voltar, diz com sinceridade e amor ao clube. Nao diz com politiquices. Inclusive ja se meteu em trabalhos com criticas ao Vieira em que acabou atacado por todos os lados e isso nao o impediu de, na sua ideia, defender o clube de alguma forma, usando a visibilidade que tem. Eu leio assim, embora respeite as opinioes dos outros.
E quando o jornalista lhe pergunta se “vem ja ontem” ele diz, mais uma vez, com sinceridade total e sem politiquices que “nao vai acontecer”. Isto tem zero de preparacao de terreno ou politicamente correcto. Na minha leitura. Perguntaram e respondeu.
Kacal
Posted
Junho 16, 2023 at
4:01 pm
Mas eu nunca disse que o Bernardo vir com 32 anos seria mau ou não seria uma mais-valia, disse sim vir com 35-36 anos! Daí que tenha dito que o próximo contrato, caso assine por outro clube como parece ser o seu objectivo, deverá ser o último caso queira voltar ao Benfica ainda para ser uma mais-valia e ajudar como ele tanto diz que quer, só isso.
Sobre a parte do divórcio já percebi o teu ponto, mas com todo o respeito acho que não há comparação. Um casamento depende de vários factores para o sucesso e duas pessoas têm personalidades e feitios que podem revelar-se diferentes ou haver mudanças de opinião e comportamento e pensamento. Mas uma paixão por um clube não há divórcio, um clube gosta-se para sempre e independentemente de quem o gere e dos resultados por isso não é comparável. Bernardo pode ter um divórcio um dia da mulher mas do clube, não.
E sim eu concordo que o Bernardo diga que não vem já, nem faria sentido de outra forma. Mas se ele quiser voltar então vai voltar e pode perfeitamente dizer “Sim, correndo tudo bem vou voltar daqui a uns anos ainda para ajudar”, ele pode confirmar isso, é a minha opinião. Até gosto do Bernardo, mas apenas não aprecio que se criem expectativas nos outros em vão e isso pode acontecer aqui.
Mantorras
Posted
Junho 18, 2023 at
10:01 pm
Sobre o segundo paragrafo, ha muitos paralelos, sim. O contexto muda tudo. Uma coisa e gostar, mas isso nunca foi suficiente para nada, nem quanto a jogar no clube A ou casar com a mulher B.
Ha muita coisa em falta, no contexto, para que a coisa se de e depois para que a coisa resulte.
AndreChaves9
Posted
Junho 15, 2023 at
8:56 pm
Ainda faltam muitos anos para que alguém no seu auge queira voltar ao seu clube de coração… Ninguém abdica de qualquer € por isso enquanto está no auge.
porra33
Posted
Junho 16, 2023 at
12:16 pm
Por acaso acho que seria uma boa altura para o Bernardo regressar uma vez que a equipa está órfã da lateral esquerda..
Fora de brincadeiras, se vier com 33, 34 ou 35 anos virá bastante a tempo, e se não vier também ninguém questionará o seu benfiquismo.
Como adepto do Benfica fico contente a ver os nossos a brilhar lá fora, vê-los a regressar como Guedes também é bom, mas homens benfiquistas de elite a brilharem no futebol é o desejo que quase todos os adeptos lhes deixaram quando saíram.
Pablo
Posted
Junho 16, 2023 at
4:44 pm
Só vem qnd estiver de muletas, amor amor nem o Messi ficou ou retornou ao Barcelona qnt mais o Bernardo! Piada…
52 Comentários
Kafka
Obviamente, isso não é assunto sequer
Knoxville
Tanto amor… Se não vai regressar porque razão fala mais do Benfica do que do próprio City? Cada interview lá vem o Benfica á baila, bater no peito e fazer juras de amor, já se percebeu que é muito benfiquista, disco riscado.
Já é rico, podia muito bem ir para o clube do coração, não vai porquê se há tanto amor?
Valentes Transmontanos
Campanha para um dia ser presidente. Um pouco como o AVB todos os anos desde que saiu da “cadeira de sonho”.
Knoxville
Faz sentido sim, ou dirigente. Mas eu estando numa empresa fica-me mal passar a vida a falar de outra empresa, mesmo que essa empresa não seja uma real concorrência ou ameaça á minha.
Diogo Moura
É… O Benfica até tem 80 milhões no bolso direito das calças para comprar o passe do Bernardo ao City e tudo.
O Bernando está sob contracto, não é um jogador livre. Mais noção antes de dizer disparates destes.
Knoxville
Esperar pelo final do contrato(?). Que está sob contrato sabes tu e sabe toda gente. Ele que tenha mais respeito pelo clube que representa, devia falar do Manchester City e não estar sempre com o Benfica na boca. Gosta tanto do Benfica mude-se para lá quando acabar o contrato que o liga ao City Mais claro assim?
Diogo Moura
Cheira-me só a ressabiamento da tua parte, nada mais. Nem os adeptos, nem os colegas e nem o próprio Guardiola acham que ele falta ao respeito ao City e és tu que vais achar isso?
Kafka
E vai-se prejudicar a ele próprio por esse amor? Qual é o sentido de um jogador que é top10/15 Mundial estando no seu prime, prejudicar a sua carreira e abdicar de lutar pela Champions, só porque gosta muito do Benfica?
Knoxville
É top 10/15 do City só se for.
Não se ia prejudicar visto que o rapaz não fala de outra coisa que não o Benfica, por isso se que gosta tanto que volte lá, quando acabar contrato com o City claro.
Kafka
O Bernardo não é top15 Mundial?
Tu confundes gostar muito de uma coisa, com ter de se prejudicar por essa coisa
O Bernardo vir para o Benfica nesta fase da carreira iria estar a prejudicar-se em termos desportivos (deixaria de lutar pela Champions) e prejudicar-se financeiramente (o Benfica não consegue pagar aquilo que há clubes dispostos a fazer)
Qual é o sentido disto?
AndreChaves9
Não. De forma alguma.
Kafka
Há 15 jogadores no Planeta Terra que jogam na mesma posição do Bernardo melhores que ele?
AndreChaves9
Isso é outro assunto.
Kacal
Aos 29 anos é cedo concordo, mas se vier apenas aos 35-36 já será tarde também, possivelmente. O ideal seria vir até aos 33 anos ou por aí para fazer pelo menos umas 2 épocas num nível alto.
Kacal
Mas o dinheiro é tudo na vida? O Bernardo passa fome, não ganhou muito e vai continuar a ganhar? Gostava de saber o que é isso de se prejudicar… é que o Bernardo aos 32-33 anos se tiver o passe na mão, pode assinar por quem quiser e só o dinheiro poderá impedi-lo, mas se ele ama tanto o Benfica e quer vir ainda a grande nível para ajudar então permite que o dinheiro impeça? Não falamos de se prejudicar entre passar fome ou não, mas sim entre ganhar milhões ou muitos mais milhões. Por mais que digam o contrário. Se ele preferir uma Arábia Saudita mais tarde ao Benfica escolheu o dinheiro e não fez o que o seu coração disse. Ponto.
Kafka
Eu mencionei que seria não só prejudicar-se financeiramente mas também desportivamente, vir para o Benfica significa deixar de poder ganhar a Champions
Ele já ganhou uma, mas pode ter ambição de querer ganhar mais Champions
Kacal
Pode claro, mas então vai sempre dar o assunto ao mesmo sitio. Se voltar ao Benfica for mesmo uma vontade sua e uma prioridade ele vai voltar deixando isso de lado.
El Bandido
Messi, Mbappe, Neymar, Haaland, KDB, Kane, Kimmich, Sané, Vinicius, Cortouis, Lewandowski, Salah, Mané, Bellingham, Modric, Griezmann, Osihmen, Rodri… Acho que qualquer um destes jogadores entra na discussão de ser melhor que o Bernardo, mas sim, ser top 15 mundial não é de todo um “hot take” na minha opinião.
Kafka
Eu refiro-me à top15 Mundial na posição
El Bandido
Ah, isso é mesmo que jogue sem uma perna! Eu acho que podes até argumentar ser um dos 15 melhores do mundo, nem precisas de dizer posição.
Velho do Restelo
Neymar, Kimmich, Mané, Griezmann neste momento serem melhores que o Bernardo é um pouco estranho… Mesmo o Kane, Sané, Oshimen acho duvidoso.
Mas lá está alguns em posições diferentes, todos em contextos muito diferentes… É dificil fazer estas comparações.
El Bandido
Percebo, é tudo subjetivo…
Velho do Restelo
Não acho nada subjectivo dizer que o Bernardo é melhor que o Neymar, que kimmich, que Mané e que o Griezmann
El Bandido
Tanto é subjetivo que para ti é e para mim não é.
Velho do Restelo
Para mim é bastantes objectivo que não são melhores, tu é que decidiste dizer que eles entram “na discussão de serem melhores”. Objectivamente não o são, desculpa sr.subjectivo.
Knoxville
Top 10/15 Mundial na sua posição? Ou estás mesmo a dizer que é um dos 10 melhores do mundo?
Kafka
Na posição
Knoxville
Ele com Guardiola já jogou a defesa esquerdo, se for essa a posição a que te referes concordo.
Velho do Restelo
O Kafka gosta de deixar sempre uma porta aberta para poder voltar atrás no que disse.
Não que discorde do facto do Bernardo poder ser um dos 15 melhores do mundo neste momento, mas é um exercício sempre complicado.
Knoxville
É um exercício muito complicado os tops, mais difícil se torna quando o próprio jogador não tem uma posição definida, tem muita liberdade no esquema de Guardiola, não é daqueles jogadores com uma posição certa, lá está é uma formiguinha trabalhadora que faz tudo portanto fica difícil a comparação. Em relação a ser top 10/15 Mundial, só na própria equipa tem 5/6 jogadores á frente dele.
Velho do Restelo
Se pudesse atribuir uma posição ao Bernardo, seria sempre médio ofensivo. Agora é fazer as contas a quantos médios ofensivos há melhores que ele.
Como “melhor jogador” sim, é bastante discutível, mas afirmar de boca cheia que Neymar (wtf!?), Kimmich, Sané e Griezman são melhores que o Bernardo acho que roça o ridículo.
Knoxville
Apesar de achar Neymar (mesmo em part-time) e Kimmich superiores, não fui eu que mencionei esses nomes.
Velho do Restelo
São opiniões, o Neymar como disseste é jogador em part-time, não percebo como pode ser considerado melhor que umdos jogadores mais importantes do campeão inglês e europeu… O Kimmich percebo, mas são posições muito diferentes, acho que o português dá mais ao jogo do que o alemão.
Não fui eu que falei dos nomes, foram referidos mais a cima.
GabCel
Sabes que eles vão às conferências para responder a perguntas? que culpa é que ele tem de só haver jornalistas com o disco riscado?
Knox_oTal
Está visto que vai ser um verão complicado para esses lados… muito nervosismo e agressividade nos comentários!
Tenta uma coisa diferente… tipo acrescentar ou partilhar ideias construtivas! Pode ser giro… pode ser que sejas capaz!
Até lá, muita força nessa luta!!!
Mantorras
O Bernardo e benfiquista de nascenca. Socio. Cresceu a ir ao estadio de cachecol com o avo. Jogou no Benfica ate aos seniores e depois saiu.
Ja se manifestou contra o presidente, quando achou que este prejudicava o clube, manchando ate a sua imagem e prejudicando-se.
Logicamente que adora o Benfica e como e um homem livre pode e deve dize-lo sempre e quando quiser, e ignorar todas as criticas que recebe por isso.
Dizer que ama o Benfica faz lhe bem a saude e nao devia incomodar ninguem. Pelos vistos querem que rasgue contratos (de outra forma, como poderia ele vir para o Benfica hoje?), perca imenso dinheiro (nao carece de explicacao) e desca a todos os niveis, menos no coracao, em relacao ao que a sua carreira diz respeito…
Kacal
No meu caso não digo hoje, não faria sentido nenhum. Mas imaginemos que assina pelo Barcelona este Verão com 29 anos feitos em Agosto, pode assinar um contrato de uns 4 anos e regressar ao Benfica no fim desse contrato, por exemplo. No fundo o que quero dizer é que ele so não regressará se não quiser.
Kacal
Em Agosto já faz 29 anos. O próximo contrato que fizer terá que ser o último antes de regressar ao Benfica provavelmente senão daqui a pouco volta da forma que disse que não queria, ou seja a não ser uma mais-valia. Ou com jeitinho deixa o tempo passar e depois diz “Ah e tal não houve oportunidade”… por vezes mais vale não ser tão politicamente correcto e não criar expectativas nos outros, neste caso nos adeptos do Benfica. E por vezes o Bernardo dá-me “vibes” disso. Poderá ser um bom presidente para o Benfica no futuro ou até politico!
Knox_oTal
Não faz muito sentido essa constatação, até porque ainda tem um ano de contrato e o City de certeza que ser recompensado. E é normal o Bernardo, melhor jogador português, e de topo na sua posição e no seu prime aos 28 anos ser ainda ambicioso… sobretudo quando acaba de ganhar a Champions.
E por muito amor que ele tenha ao Benfica, que me parece genuíno diga-se, é uma pessoa ou aparenta ser pelo menos com bom discernimento e muito ponderado nas suas escolhas de carreira. E ele sabe, tu sabes e eu sei, vá toda a gente sabe, que voltar AGORA, além de altamente improvável era também um retrocesso na sua carreira actualmente. E parece-me algo palerma cobrar-lhe esse regresso agora ou mesmo depois (ou mesmo se não se proporcionar de todo), certamente não será dependente exclusivamente de si, sobretudo sem se prejudicar.
Em Portugal mais vale cair em graça do que ser em engraçado… claramente! O Bernardo não será perfeito obviamente, mas será dos jogadores mais à vontade, sem grandes vedetismos e mais genuíno em entrevistas ou outros momentos, fala abertamente e com conteúdo. O que se retira disso?!? Que ele disse que quer/gostava de voltar ao Benfica ainda capaz, logo é um populista, mentiroso… Enfim, não chegava a falta de reconhecimento e ainda vêm com esta lenga lenga agora (esta parte é mais um desabafo geral e não dirigido directamente a ti)!
Já sabemos o que está na origem destes anticorpos todos em Portugal contra um dos mais talentosos jogadores lusos de todos os tempos… mas lá está o rapaz fala o que pensa e sente, que bandido (frontalidade só é apreciada em Portugal quando se “morde a língua”, insulta ou ameaça alguem)! E ainda por cima joga muito… fica difícil!
Saudações desportivas
Kacal
Tu podes ser frontal sem insultar ou ameaçar. O Bernardo pode muito bem dizer que gostava de regressar um dia ao Benfica mas que não faz disso uma prioridade e que poderá também não acontecer, que depois logo vê se for possível ou não.
E não, em lado nenhum me refiro à atualidade como é óbvio, mas sim lá para os 32-33. E eu discordo quando dizes que não é uma decisão exclusiva dele. Se ele tiver sem contrato nessa altura ele decide aquilo que quiser. Prejudicar sobre o quê? Dinheiro? Se ele tiver isso em conta então não está a olhar ao coração como diz. Dinheiro já ele ganhou muito e ainda vai ganhar mais, sendo que o Benfica não lhe pagará uma sandes de fiambre de certeza…
Seja como for sei que disseste que o teu comentário não é diretamente para mim, mas acrescento que não é mesmo porque eu não sou contra o Benfica, sempre fui contra essas coisas e não olho ao clube que representou para formar as minhas opiniões. Isso não me importa. Podia ser até do meu clube que diria o mesmo. E gosto do Bernardo na mesma, apenas disse o que me faz parecer por vezes.
Eu até estou a defender o lado do Benfica e dos benfiquistas por acaso portanto até é o oposto do que falas no teu comentário. Concordo que há pessoas que falam e criticam por esses motivos, mas não é o meu caso!
Saudações DesPortistas
Knox_oTal
Não percebo é a necessidade dele ter que fazer esse acréscimo ao que disse anteriormente ou se justificar! E alguma vez ele disse que era uma prioridade dele ou avançou uma idade específica?!? Ele falou sim do seu desejo, do que gostaria e queria fazer antes de acabar a carreira e, a voltar, ainda com capacidade para ser uma mais valia! Não vejo aqui politicamente correcto nenhum ou criar de expectativas enganadoras…
E tens razão que não falas em voltar já, mea culpa, reli melhor e efectivamente só pões a questão mais tarde. Ainda assim, seria a mesma coisa… por que raio teria a obrigação de se justificar se não vier para o Benfica?!? E se não se identificar com a direcção da altura?!? Ou simplesmente achar que quer outro desafio para si! Para mais só terá o passe na mão para o ano, e mesmo nesse caso obviamente que não dependerá só dele exclusivamente… como tu bem sabes os jogadores têm claro um voto decisivo no que concerne a sua carreira mas à muita gente à volta que influencia ou tenta influenciar, e o próprio Benfica que pode simplesmente não achar oportuna a sua vinda por inúmeras razões (só se o Bernardo para provar seja lá o que tiver que provar, tiver que jogar de borla ou assim, e mesmo assim haveria quem diria que vinha “passear” ou que estava a ser chauvinista)!
E só te focas no dinheiro, mas e o lado desportivo não ficará prejudicado se ele aos 33 anos ainda tiver no pleno das suas capacidades e decidir voltar porque numa entrevista há uns anos disse que queria voltar ai da com pernas e para não ficar mal tem que o fazer?!? Ou mesmo o lado familiar, sabes lá se daqui a uns anos, o que ele hipoteticamente tinha em mente saí gorado porque nesse tem filhos e prefere ficar no estrangeiro para que eles tenham uma melhor qualidade e oportunidades… ele tem que se justificar a quem se for essa a opção?!? Não faz sentido essa cobrança na minha opinião… Se vier de todo, e ainda acrescentar, fantástico! Se não for possível, e nunca o ouvi dizer que era uma prioridade absoluta dele aliás, que faça a melhor carreira que conseguir pois a ele lhe pertence.
E mesmo pegando no dinheiro, por que carga de água é que ele para provar seja o que for relativamente ao Benfica tem que abdicar de 2/3 (sendo optimista) do seu salário num clube de topo lá fora para voltar à Luz, pode fazê-lo claro mas isso é lá com ele e não me parece correcto pôr isso em causa.
E quando falo de anticorpos, certo tem bastante no próprio Benfica pois disse o que pensava do Jesus e do Vieira e claro os cultos de personalidade dentro do clube não gostaram… mas sobretudo no geral, porque sendo um “concorrente” natural e há alguns esta parte do Cristiano enquanto referência número 1 do nosso futebol, isso trouxe-lhe uma certa indiferença da parte de algum jornalismo, uma normalização forçada da Federação quanto ao seu talento e carreira para beliscar o status quo e claro os ódios de estimação de quem tem em Cristiano o sol que guia a sua vida em termos futebolísticos (pelo menos)… E esta história, mesmo depois de uma resposta completamente benigna e coerente, é apenas mais um episódio de uma novela que já vai longa na cabeça de alguns adeptos (pelo menos é aquilo em que acredito, senão fica difícil de entender a falta de reconhecimento e implicância)!
É pena, é o futebol que temos e que merecemos. E mais uma vez para ressalvar, é uma perspectiva alargada e não sobre ti, só aproveitei o teu comentário, ainda assim próprio para debate (ao contrário de outros), para desenvolver um assunto que me faz alguma comichão há algum tempo no mundo do futebol tuga!
Mas tudo bem, concordamos em discordar…
Saudações desportivas
Citizen_Erased
O Bernardo já é há uns largos anos o melhor jogador português. Mas como não grita com os colegas em campo, nao tem uns abdominais definidos, nem corre muito, nunca vai ter o reconhecimento necessário. Não é preocupante, quem o admira sabe bem o que a casa gasta.
Kacal
Na minha opinião cria uma expectativa aos adeptos que pode não corresponder à realidade e agora parece que não tem peso, mas talvez muitos o sintam daqui a uns anos caso ele acabe por não regressar mesmo. Pode não ser o teu caso, mas muitos benfiquistas talvez o façam. O tempo dirá.
E compreendo muito do que dizes, mas no meu caso nunca pus em causa a qualidade do Bernardo, isto que estamos a debater nem tem nada a ver com qualidade em si. E nem ponho em causa o benfiquismo dele porque nem sou benfiquista e isso pouco me importa, sinceramente. É lá com ele. Apenas falo na questão das expectativas que estas declarações de x em x tempo vão criando.
E tenho uma opinião muito própria, tudo na vida que depende de nós só não fazemos se não quisermos. Por mais que existam entraves e obstaculos, por mais que muita coisa muda, se depender de nós só não acontece se não quisermos. E eu aqui o Bernardo tendo o passe na mão daqui a 4 anos ou o que for, só não volta se não quiser. Isto também tem a ver com formas de ver a vida e a minha é esta, que quando queremos e depende de nós, fazemos acontecer dê por onde der.
Seja como for Knox, como dizes concordamos em discordar e amigos como antes. Mas percebo que muita coisa que dizes neste comentário é um desabafo geral como referiste e concordo com muita coisa que dizes sobre as pessoas em geral neste assunto!
Saudações DesPortistas
Knox_oTal
Numa coisa concordamos, a acontecer ele tem que querer obviamente… tornaria tudo muito mais fácil!
Bom fim-de-semana!
Mantorras
O Bernardo esta a ser politicamente correcto? O Bernardo esta a dizer o que sente, dai ate fazer vai uma grande distancia, se nao nao havia tanto divorcio…
O Otamendi tem 36 e foi uma grande mais valia.
Kacal
Otamendi é central todos sabemos que é uma posição onde por vezes o pico até vem mais tarde e duram até muito tarde.
E o Bernardo só não faz se não quiser desculpa lá, assim que ele acabar contrato com um clube pode assinar por quem quiser. O Benfica não pode pagar 80 milhões ao City, mas se o Bernardo quiser não renova e vem cá ter. Isso dos divórcios não percebi. Mas eu não estou a dizer que o Bernardo venha já, nem faria sentido vir. Tem é que continuar num colosso no mais alto nível. Mas também que vir para cá com 35 ou 36 anos poderá já não valer a pena. Ele tem que pensar em vir mais cedo e provavelmente só terá mais um contrato antes de vir se quiser cumprir o seu desejo e aquilo que diz pretender fazer, só isso.
Mantorras
Eu sei que o Otamendi e central, mas continua a nao invalidar o Bernardo vir para aqui com 32 e ser uma grande mais valia. De todo. O ponto mantem-se.
Isso dos divorcios nao percebi -> entao, vai no sentido de “as pessoas mudam de ideias durante a vida”, ou seja, ha pessoas que casam, e que quando casam e para toda a vida, e depois mudam…
Isso quer dizer que quando disseram os votos e casaram e fizeram promessas eternas estavam a mentir ou a ser politicamente correctos? Estavam a dizer algo que nao estavam a sentir?
Pode acontecer, mas na maioria, dizem o que sentem, fazem o que querem e estao realmente felizes… e eventualmente a vida acontece.
O Bernardo quando diz que quer voltar, diz com sinceridade e amor ao clube. Nao diz com politiquices. Inclusive ja se meteu em trabalhos com criticas ao Vieira em que acabou atacado por todos os lados e isso nao o impediu de, na sua ideia, defender o clube de alguma forma, usando a visibilidade que tem. Eu leio assim, embora respeite as opinioes dos outros.
E quando o jornalista lhe pergunta se “vem ja ontem” ele diz, mais uma vez, com sinceridade total e sem politiquices que “nao vai acontecer”. Isto tem zero de preparacao de terreno ou politicamente correcto. Na minha leitura. Perguntaram e respondeu.
Kacal
Mas eu nunca disse que o Bernardo vir com 32 anos seria mau ou não seria uma mais-valia, disse sim vir com 35-36 anos! Daí que tenha dito que o próximo contrato, caso assine por outro clube como parece ser o seu objectivo, deverá ser o último caso queira voltar ao Benfica ainda para ser uma mais-valia e ajudar como ele tanto diz que quer, só isso.
Sobre a parte do divórcio já percebi o teu ponto, mas com todo o respeito acho que não há comparação. Um casamento depende de vários factores para o sucesso e duas pessoas têm personalidades e feitios que podem revelar-se diferentes ou haver mudanças de opinião e comportamento e pensamento. Mas uma paixão por um clube não há divórcio, um clube gosta-se para sempre e independentemente de quem o gere e dos resultados por isso não é comparável. Bernardo pode ter um divórcio um dia da mulher mas do clube, não.
E sim eu concordo que o Bernardo diga que não vem já, nem faria sentido de outra forma. Mas se ele quiser voltar então vai voltar e pode perfeitamente dizer “Sim, correndo tudo bem vou voltar daqui a uns anos ainda para ajudar”, ele pode confirmar isso, é a minha opinião. Até gosto do Bernardo, mas apenas não aprecio que se criem expectativas nos outros em vão e isso pode acontecer aqui.
Mantorras
Sobre o segundo paragrafo, ha muitos paralelos, sim. O contexto muda tudo. Uma coisa e gostar, mas isso nunca foi suficiente para nada, nem quanto a jogar no clube A ou casar com a mulher B.
Ha muita coisa em falta, no contexto, para que a coisa se de e depois para que a coisa resulte.
AndreChaves9
Ainda faltam muitos anos para que alguém no seu auge queira voltar ao seu clube de coração… Ninguém abdica de qualquer € por isso enquanto está no auge.
porra33
Por acaso acho que seria uma boa altura para o Bernardo regressar uma vez que a equipa está órfã da lateral esquerda..
Fora de brincadeiras, se vier com 33, 34 ou 35 anos virá bastante a tempo, e se não vier também ninguém questionará o seu benfiquismo.
Como adepto do Benfica fico contente a ver os nossos a brilhar lá fora, vê-los a regressar como Guedes também é bom, mas homens benfiquistas de elite a brilharem no futebol é o desejo que quase todos os adeptos lhes deixaram quando saíram.
Pablo
Só vem qnd estiver de muletas, amor amor nem o Messi ficou ou retornou ao Barcelona qnt mais o Bernardo! Piada…