Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vietto empata Clássico; FC Porto só se preocupou em fazer passar o tempo na 2.ª parte e pagou a fatura; Sporting teve as melhores oportunidades; Pote e Matheus falharam isolados; Palhinha foi o melhor dos leões; Classe de Corona e irreverência de Diaz fizeram a diferença nos azuis e brancos; Pepe esteve intratável; Zaidu assistiu na estreia a titular

Sporting 2-2 FC Porto (Nuno Santos 9′ e Vietto 88′; Uribe 25′ e Corona 45′)

Ninguém se ficou a rir no primeiro Clássico da época. O FC Porto deu a volta ao marcador, depois do golo inicial de Nuno Santos, mas na 2.ª parte até aos 88′ só tentou ‘parar o jogo’ (mal atacou) e pagou a fatura, com Vietto a dar um ponto ao Sporting perto do fim. Num jogo com duas partes distintas (primeira com várias oportunidades e a 2.ª cheia de interrupções), os leões até tiveram os lances de golo mais flagrantes, no entanto revelaram dificuldades defensivas na 1.ª parte e ainda cometeram um erro enorme no 1-2. Já o campeão nacional conseguiu estar mais tempo no último terço nos primeiros 45 minutos, e a seguir ao 2-2 demonstrou que tinha capacidade para incomodar, no entanto a abordagem depois do intervalo foi de gerir em vez de ir à procura do 3-1. Corona e Luis Díaz foram as unidades mais a nível ofensivo, já Pepe teve de valer por 3 na defesa, num jogo em que Zaidu se estreou a titular e Toni Martínez (entrou primeiro que Taremi) e Felipe Anderson somaram os primeiros minutos nos azuis e brancos. Na equipa leonina, Palhinha encheu o campo e ainda foi decisivo no 2-2. Pote também exibiu a sua qualidade, no entanto falhou duas vezes isolado (Matheus também desperdiçou na cara de Marchesín). Já Jovane esteve discreto, enquanto Neto foi um desastre.

Destaques:

Sporting – Os Leões conseguiram salvar um ponto perto do fim e ficam com os mesmos do FC Porto, ainda que com menos um jogo. Rúben Amorim apostou em Palhinha no miolo e em Jovane, Pedro Gonçalves e Nuno Santos no ataque e o ex-Rio Ave acabou por ser decisivo no empate ao marcar um golo importante. Além disso, foi um dos mais esclarecidos no 1.º tempo, acabando depois por sair lesionado. O Sporting de forma algo apática, mas o golo teve o condão de libertar um pouco a equipa, até que a capacidade individual e os ataques rápidos do FC Porto fizeram a diferença e expuseram as debilidades defensivas da turma leonina. Na 2.ª parte jogou-se pouco e os Leões abusaram do jogo directo, mas uma recuperação alta de João Palhinha, um dos melhores da equipa pela sua capacidade de pressão, originou a jogada do 2-2 perto do fim. Além de Palhinha e Nuno Santos, também Pedro Gonçalves esteve muito activo, ainda que, juntamente com Matheus Nunes, perdulário na cara de Marchesín. O brasileiro ex-Estoril assumiu o jogo, conseguiu romper linhas no 1.º tempo, mas foi perdendo gás progressivamente. De resto, os laterais tiveram muita bola, mas não fizeram a diferença e ainda comprometeram no 2.º golo sofrido, enquanto Jovane passou ao lado do jogo. Pouco assertivos estiveram também Coates e Neto, acumulando alguns erros defensivos e perdas de bola, sobretudo o português, que continua a denotar muitas limitações, enquanto Adán mostrou segurança na baliza e fora da grande área. Já Vietto viu-se pouco, mas teve o mérito de aparecer no sítio certo para empatar o encontro e ainda podia ter feito o 3-2, enquanto Plata e Tiago Tomás vieram agitar um pouco a monotonia evidenciada. Nota ainda para João Mário, que teve direito a alguns minutos na parte final da partida.

FC Porto – Os Dragões tiveram os três pontos na mão, mas relaxaram na 2.ª parte, deixaram rolar o tempo, dando a iniciativa ao Sporting, e acabaram por se dar mal nos minutos finais, sendo que o Benfica pode ganhar ainda mais vantagem no topo da classificação. Após uma entrada positiva, o golo de Nuno Santos surgiu como um balde de água fria (e antes Marchesín já tinha negado o 1-o a Matheus), mas a equipa conseguiu reagir, pegar no jogo e partir para cima do Sporting. A reviravolta surgiu com alguma naturalidade, mas no 2.º tempo o campeão em título deixou de atacar, deu a posse ao Sporting (as substituições também não trouxeram nada de positivo) e colocou-se a jeito para sofrer um dissabor. Individualmente, além de Marchesín, nota muito positiva para Pepe, que esteve intratável e resolveu vários problemas no eixo defensivo, enquanto Corona (belo golo) e Luís Díaz foram dois quebra-cabeças para o Sporting pela sua velocidade e capacidade no um contra um. Uribe voltou aos golos e foi o mais esclarecido do miolo, uma vez que Otávio e Sérgio Oliveira estiveram mais apagados do que vem sendo hábito. Nota também para a estreia a titular de Zaidu, que contribuiu com uma assistência, mas acabou por ter alguns problemas na defesa, enquanto Manafá e Mbemba também não estiveram nos seus melhores dias. Também Marega esteve apagado (Toni Martínez não fez melhor), Felipe Anderson estreou-se (tal como Nanu), mas pareceu ainda desenquadrado da realidade, enquanto Romário teve algum espaço para imprimir velocidade nas transições, mas decidiu sempre mal.

XI Sporting: Adán; Neto, Coates, Feddal; Pedro Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Mendes; Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Jovane

XI FC Porto: Marchesín; Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu; Uribe, Otávio, Sérgio Oliveira; Corona, Luis Díaz, Marega

160 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:33 pm

    1. Que jogo horrível! O Sporting teve mais posse de bola, mas tudo muito estéril, sem capacidade de penetrar na defesa do Porto, sem desequilíbrios, etc. O Porto foi o costume: pressão, meia bola e força. Que tristeza!

    2. Após melhor começo do Sporting, o Porto equilibra, o Sporting marca, o Porto toma conta do jogo e vira. Depois disso, Conceição só se preocupou com uma coisa: aguentar o 2 a 1.

    3. Relativamente ao lance mais polémico, (1) não houve penálti, (2) ainda bem que há VAR, (3) não vou questionar a expulsão do Amorim, pois não sei o que disse, mas do outro lado há quem diga o que quer e gesticule feito marioneta e… no pasa nada.

    4. Enfim, mais um clássico muito fraco. Ainda virei uns minutos para o Barcelona, mas a coisa foi igual ou pior. Na perspetiva de um benfiquista, isto é, não diretamente interessado na contenda, foram 90 minutos deitados ao lixo.

    • El Pipito
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:38 pm

      Concordo com tudo.

    • Giuseppe F
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:38 pm

      Era previsível ou não?

    • BrunoAlves16
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:39 pm

      O ponto 3 é mesmo mais polémico da arbitragem. Não sei o que disse o Ruben para ser expulso, mas admito algo que o justifique. Mas do outro lado é impressionante tudo o que dizem e fazem no banco e o árbitro nickles

      • Estigarribia
        Posted Outubro 17, 2020 at 10:50 pm

        Bruno,

        Concordo. O Sérgio Conceição pode dizer tudo e nada lhe acontece. Já o Rúben diz uma verdade e é logo expulso. Parece que dizer as verdades é mau no futebol português ?

        Saudações Leoninas

      • Fantantonio
        Posted Outubro 17, 2020 at 10:52 pm

        Mais polémico para mim, é mesmo o lance do Zaidu sobre o Porro para aí aos 15 minutos, que nem falta assinalou. Mas nem é pela arbitragem que o Sporting não ganha este jogo, por isso, vale o que vale.

    • JoaoMiguel96
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:49 pm

      O melhor do ponto 3 foi ver o Sérgio com um ar de anjo depois do Ruben ter sido expulso.

  • JJoker
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:34 pm

    Ver um campeão jogar a segunda parte de um clássico desta maneira é, seja qual for a desculpa, inaceitável.
    Conceição acredita pouco no plantel e isso é claro no seu discurso, o pior que lhe pode acontecer é começar a acreditar que como treinador consegue fazer a ponte entre a qualidade que falta ao grupo e os objectos a que se propõem.
    Não tens, Sérgio.
    Um problema que me parece existir também no banco da outra equipa: só um louco muito cheio de si deixa Sporar no banco.

  • andresilvac
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:34 pm

    Apraz dizer juntando as 2 equipas não faziam 1.
    Porto a entrar bem podia ter marcado depois o Sporting reagiu e faz o golo, a partir daí o Porto equilibrou e acabou por ser superior acabando por chegar a vantagem.
    Na segunda parte foi um porto a tentar controlar o jogo sem conseguir em alguns momentos e até com alguma felicidade acabava o Sporting por marcar no lance em que menos merecia talvez.
    Destaques Pepe Corona e Diaz, pela negativa Sérgio Oliveira, Marega, Filipe Anderson, Manafa e Toni Martinez que fez a mesma coisa que Marega mas pior.
    Empate que até acaba por ser justo.
    Outra coisa existe pior árbitro em Portugal que o Godinho, é que basicamente não deu uma para a caixa o jogo todo.
    Cumprimentos

  • Consuela
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:34 pm

    Triste o Porto na segunda parte, a dar iniciativa a um Sporting que não sabe jogar à bola e ainda sofre um golo aos ressaltos, é a vida. O campeonato já foi.

    • johnnyp96
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:40 pm

      Um Sporting que não sabe jogar à bola, isto como se o Porto soubesse. Quem te ouvir falar até parece que não houve mérito no lance do segundo golo, é uma recuperação enorme da bola, o Pote coloca muito bem na área para uma excelente execução do Sporar, pena não ter entrado e claro com sorte depois, a bola sobra para o Vietto.

      Falar de borla é fácil.

      • Consuela
        Posted Outubro 17, 2020 at 10:59 pm

        Não disse que o Porto sabia, há que frisar. Houve muita sorte no 2º golo, quer tu queiras quer não, o Porto está a sair em contra-ataque e alguém faz um carrinho com o resultado a ser a bola redondinha no homem do SCP livre para cruzar. É sorte, faz parte do jogo.

        • johnnyp96
          Posted Outubro 17, 2020 at 11:10 pm

          Muita sorte e muito mérito, porque uma recuperação de bola assim aos 90 é preciso ter raça. Isso tem que ser sempre frisado, porque quem não vê o jogo pensa que o lance foi todo sorte.

          Mas é como dizes, sorte faz parte do jogo.

      • andresilvac
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:59 pm

        De todas as oportunidades que o Sporting criou é a que tem mais sorte não é fruto de trabalho coletivo é um carrinho para roubar a bola que acaba num passe a rasgar e um ressalto para o Vietto que está fora do lance não fosse o ressalto a única coisa que não é furtuita é a execução do Sporar tudo o resto é circunstância do sítio certo a hora certa em termos de futebol jogado não tem intenção ou criatividade é golo do sítio certo a hora certa

    • tiagoagm
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:40 pm

      Começa cedo.

    • BrunoAlves16
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:41 pm

      Esse tipo de conclusões à quarta jornada é enjoativo. Seja de quem for

    • Cossery
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:41 pm

      O campeonato já foi?!? Estamos na quinta jornada e o Benfica ainda nem jogou…

    • Liedshow
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:02 pm

      Deixa lá que o teu clube é uma máquina de jogar à bola. Nem sei que dizer de tão ridiculo que é um portista vir falar dos adversários não jogarem nada quando o clube deles próprios joga um futebol do mais horrivel que por ai se vê e que vai dando porque o tugão é fraco.

      • Consuela
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:54 pm

        Pelo facto de o Porto não jogar nada, não posso falar do quão mal os outros clubes jogam? Está certo, faz todo o sentido.

    • Chico
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:32 pm

      O Porto também não sabe jogar à bola e não é por isso que vai em 2 campeonatos em 3 anos. Muitas grandes equipas não sabiam jogar à bola, basta olhar para o Atleti campeão. De resto, dizer que o campeonato já foi pq se perderam quatro pontos é anedótico.

    • Chico
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:32 pm

      Cinco pontos*

  • maregasemtijolos
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:35 pm

    O Taremi em 10 segundos fez mais que o Marega em 50 e tal minutos. É apenas isto.

  • Tiago Pjanic
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:35 pm

    Conhecendo Sérgio Conceição, tao cedo Felipe Anderson não volta a jogar.

    Quer queiram quer não, nao se pode mexer muito no 11 do Porto pois tira a coesão toda, viu-se na 2a parte

  • Dca
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:35 pm

    E o Porto é isto.
    Apanha se a ganhar e na segunda parte nem tentou atacar, foi literalmente tempo a passar. Com a questão que nem bem defendeu (já com o Marítimo igual).
    O jogo do Sporting é sempre muito igual, defesa sai em largura, defesas alas ainda dao mais largura e variam o jogo entre si tendo assim os defesas após a variação tempo e espaço pois a pressão (mal feita) demora a chegar. Após variação e defesa com espaço, 2/3 movimentos de rutura / profundidade, e bola nas costas. O Sporting é muito assim. Por isso é que contra equipas que defendem baixo, tem 0 ideias. Já o Porto nem soube defender alto (pressão ineficaz) e como tem a defesa médio alta, nem baixo defendeu. Resultado: Oportunidades para o Sporting.
    Injusto o empate parece-me.

  • BrunoAlves16
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:36 pm

    Infelizmente este não foi um jogo do nosso campeonato, a tarimba do Porto é muito superior à do Sporting neste momento, falta estaleca, que só se ganha com o tempo. De salientar a atitude na segunda parte que permitiu resgatar um ponto.

    O Neto não pode continuar a jogar, pura e simplesmente não pode. Incrivel a quantidade de erros patéticos que comete num jogo.

  • Totti
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:36 pm

    Neto quando vais embora ?

  • Miguel SADSC
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:36 pm

    Mais um jogo miserável deste campeonato. Luís Godinho é horroroso, parece que os apitos e cartões são aleatórios.

  • Kacal
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:38 pm

    O empate aceita-se. Esta estratégia de estar em vantagem e entregar a posse e iniciativa total ao adversário ou resulta ou dá asneira e hoje deu, mas a maioria das vezes dá asneira. Detesto quando fazem assim. Uma equipa deve procurar ter um 2º golo de vantagem e só depois recuar um pouco. Obviamente não digo atacar com tudo e desleixar atrás, mas também fazer o que fizemos na 2ª parte, não. Sofremos as consequências disso. O Sporting não desistiu, tentou e chegou ao golo. Este ano o Sporting não vai ser “bombo” de ninguém, vai ser competitivo e lutar pelos 3 pontos fortemente em todos os jogos e hoje foi assim. Têm GR no Adán, foi uma excelente movimentação de mercado, traz muito conhecimento e experiência, segurança.

    Não percebi como o SC opta pelo Toni Martínez em vez do Taremi, o iraniano é um ótimo avançado e é bom que comece a jogar mais minutos, tem de ser titular para mim! De resto aquele central de 20 anos chamado Pepe (acho eu?!) continua a grande nível, impecável e em todo o lado. Não sei o que fez nas férias e na pré-época mas começou a época em grande! Felipe Anderson entrou mal, espero mais dele mas é dar tempo. No 2-2 não acompanhou o suficiente o adversário e chegou tarde, depois no 1×1 não conseguiu nas poucas vezes que teve a bola fazer nada. Mas tem qualidade e espero mais. Se o Benfica vencer amanhã, já começa a fugir e esta época não estamos a parecer tão invenciveis como na recta final do pós-quarentena. A ver vamos, venha o próximo.

  • johnnyp96
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:38 pm

    A primeira parte não foi má, houve oportunidades, não existiram tantas paragens e foi agradável de se ver.

    Agora em relação à segunda parte, concordo plenamente, acho que foram 45m deitados ao lixo.

  • Estigarribia
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:38 pm

    Resultado justo. O Sporting não merecia perder este jogo e o empate assenta como uma luva. Mas se o Sporting ganhasse também não seria nenhum escândalo. Rúben Amorim parece que leu o que escrevi sobre o Vietto jogar no ataque ehehe

    Rúben soube ler o jogo e as alterações que efectuou no 2º tempo ajudaram o Sporting a criar ainda mais oportunidades. Pedro Gonçalves merecia ter marcado, pelo menos, um golo neste jogo. Tem muito futebol nos pés.

    Do lado do FC Porto, Zaidu deveria ter visto cartão vermelho depois de ter tido uma entrada dura sobre o Porro ainda na primeira parte. Sinceramente, gostava de saber como é que o VAR não chamou o árbitro à atenção nesse lance…

    Em relação ao Luís Godinho, a sua arbitragem neste jogo é a definição do futebol português em todo o seu esplendor. E como se isso ainda fosse pouco ainda tivemos Tiago Martins no VAR a fazer sabe-se lá o quê.

    Saudações Leoninas

    • Sombras
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:42 pm

      Esses 2 estarolas são da escola Fontelas Gomes. São daqueles que estão sempre colocados para estes momentos chave. Um pouco como o Jorge Sousa e o ASD. São é bem piores.

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:39 pm

    É o Benfica aproveitar isto e ganhar pontos duplamente!

    • Giuseppe F
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:56 pm

      O Benfica não luta com o Sporting. O bom para vocês era termo ganho hoje. Assim foi mais ou menos.

      • Chico
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:31 pm

        O Sporting corre por fora, mas é uma ameaça. Provavelmente não entrará na luta, mas se começam a gerar uma boa série de resultados podem perfeitamente entrar na luta pelo título. Até parece que em Portugal há mais do que três clubes a quem o Sporting não seja claramente superior.

      • Sombras
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:40 pm

        O Sporting só tinha vitórias até aqui, por isso o empate é um bom resultado, ainda que mais tarde possa não ser.

  • cdiogo77
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:41 pm

    Jogo muito disputado mas nem sempre bem jogado. O Porto é uma equipa que não gosto de ver jogar, é um futebol na base da luta e da crença, muitos aos trambulhões, o que é pena porque têm executantes para mais. No entanto Sergio Conceição tem conseguido ganhar campeonatos.

    Em relação ao meu Sporting, não há duvidas da melhoria do plantel em relação ao ano passado e há margem para melhorar.

    Adan – um guarda-redes que dá segurança, felizmente…pena para Maximiano que sem Europa vai jogar menos
    Neto – com bola é demasiado mau, pouco há a acrescentar
    Coates – hoje fez um mau jogo, com bola também não é fantástico
    Fedal – o melhor dos três centrais
    Palhinha – excelente e um dos melhores, fazia falta um trinco deste no Sporting, na primeira parte há uma jogada em que ganha duas divididas seguidas no meio campo adversário e permite recuperar a boal em zona subida. Mas ainda não tá na melhor forma física, como expectavel
    Matheus Nunes – digam o que disserem, na minha modesta opinião até sair foi o melhor jogador do Sporting, aqui sim ele rende, capacidade de romper com bola, de enganar adversários com simulações de corpo, boa condução de bola e bom passe
    Nuno Mendes – é uma pérolo, enquanto teve pilhas esteve muito bem, sobretudo na primeira parte
    Porro – hoje, apesar dos comentários da Sporttv, pareceu-me abaixo do que tem apresentado, melhorou na segunda parte (penso que as dores da entrada de Zaidu fizeram mossa na primeira parte..btw aquela entrada com videoarbitro era vermelho direto em muitos campeonatos)
    Nuno Santos – começam a ficar dissipadas as dúvidas de que é reforço, só lhe falta alguma acertividade no passe e nas combinações com os colegas de ataque, mas pondo a bola na corrida, é muito forte
    Pote – um misto, mostrou muita disponibilidade e foi o mais inconformado, no entanto acho que pode e deve dar mais…na finalização foi péssimo
    Jovane – juntamente com Neto e Coates o pior do Sporting, completamente fora do seu ambiente, não fez absolutamente nada

    Dos que entraram, só realçar que Plata tarda em mostrar mais qualidade, Vietto para mim é muito fraco para o que vale e o que prometia há uns anos…marcou o golo sim mas de resto foi uma nulidade. João Mário trouxe algum do seu perfume, mas claro não dá ainda para um jogo completo. Tiago Tomás boas movimentações mas não se mostrou muito.

    -> É uma pena porque dá a sensação que este Sporting com mais um central de qualidade e um avançado com golo poderia realmente fazer tremer os dois da frente. Percebemos claramente a melhoria quando sinceramente nesta fase não sei quem serão as melhores opções para a posição a frente de Palhinha e os 3 da frente, há muita oferta…Jovane por exemplo é muito melhor a sair do lado direito. Ficam muitas duvidas e dores de cabeça boas para o treinador.
    Há muito para melhorar, sobretudo o comportamento sem bola e as trocas de bola no ultimo terço. Somos demasiado passivos defensivamente e com esta qualidade dos centrais (ou falta dela) não nos podemos expor tanto – sobretudo pelas alas, qualquer jogador cruza a vontade contra o Sporting. Além disso, falta ainda trabalhar muito a parte psicológica. Marcamos o golo e em 3 minutos o Porto teve duas situações que podia fazer golo (remate de Taremi e cruzamento perigoso mesmo a terminar) – a equipa é muito medrosa e não se sabe impor nestas situações

    Uma palavra para a arbitragem que obviamente sem ter influência direta no resultado é muito fraca. Faltas em demasia, muitos lances, alguns deles inclusive limpos que se dá falta sem sentido. Um exemplo é um lance em que Fedal ganha a frente e a bola a meio campod e forma limpissima e marca falta, acaba com amarelo ao jogador do sporting pela frustração ao dar um murro na bola… E o pseudo-penalti, ridiculo, sou do Sporting mas a leguas se percebeu que não há nada, consegue criar à volta daquilo uma palhaçada. Finalmente… umas 9 substituições e só dá 3 minutos de compensação após o golo do Sporting, enfim.

    SL

    • BrunoAlves16
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:52 pm

      Subscrevo na íntegra a tua análise ao mas permite-me uma nota sobre o Feddal: até pode ter sido o melhor dos 3 mas é muito macio. Estamos a defender incrivelmente mal neste momento. Acho que Inácio deve ter uma oportunidade rapidamente. E até o Borja. Pior que o Neto não fazem

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:42 pm

    Analisando o jogo, há duas partes destintas. O Porto por cima até sofrer o golo contra a corrente do jogo, depois o resto da primeira parte é toda do Sporting, com grande dinânima ofensiva. O golo do Porto surge novamente contra a corrente e aí a defesa do Sporting destabiliza-se e sofre o segundo num canto ofensivo. Na segunda parte, após as substituições (que comentarei mais à frente), o jogo é todo do Sporting novamente. Um domínio que foi dado pelo recuar das linhas, em que o Sporting, mesmo sem criar grandes oportunidades, procurou claramente o empate. O Porto manietou o jogo mas sem nunca o ter controlado e isso foi crucial no empate final.

    Individualmente, Zaidu a não acusar a pressão e a fazer um grande jogo, ao contrário de dois colegas da defensiva. Manafá esteve mal em todos os aspectos, quer ofensivos, quer defensivos, mostrando aquilo que realmente vale. Marchesín não garante estabilidade nenhuma, principalmente com o jogo de pés, apesar de quando encaixa ter grandes defesas. Mas por exemplo, apesar do grande golo de Nuno Santos, aquele poste tem que ser dele. Pepe continua intratável no alto dos seus 37 anos. O meio campo continuo a dizer que não acrescentada nada, sendo apenas regular, quer ofensivamente, quer defensivamente. Por exemplo, vi bastantes segundas bolas em frente à área portista serem ganhas pelos jogadores sportinguistas. (Para mostrar o contrário, Palhinha veio só mostrar aquilo que comentei com um user que não concordava comigo. O melhor médio, segurou a equipa e permitiu que outros atacassem com mais critério) Na frente, Otávio não se viu, Corona muito bem até rebentar e Diaz a fazer um grande grande jogo!

    Assim que Sérgio Conceição mexe – já não o via mexer tão mal há muito tempo – os jogadores que entraram nada acrescentaram. Entendia se fosse gerido os internacionais mas nuns casos isso aconteceu e noutros não. Toni Martinez e Filipe não apareceram e Taremi fez mais em 2 minutos que os restantes em 30. Não só não acrescentaram como os jogadores que sairam estavam a ser importantes no nosso jogo.

    Por fim, uma palavra para a arbitragem. Sem ter influência directa no resultado, este árbitro é fraco, fraco, fraco. Amarelos mal mostrados, outros por mostrar. Critérios técnicos péssimos com o assinalar de muitas faltas que não existiam. Aquele pé alto do Toni em Adan é surreal!

    • Liedshow
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:56 pm

      Zaidu fez um excelente jogo o problema é que a meio da primeira parte ja devia de estar no balneário a tomar banho.

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:30 pm

        Liedshow, apenas precisa de ler o meu último parágrafo.

        • Zizaran
          Posted Outubro 18, 2020 at 12:19 am

          Tem influência no resultado uma vez que o 1º golo do Porto nasce de um cruzamento do Zaidu

          • Francisco Ramos
            Posted Outubro 18, 2020 at 10:05 am

            Zizaram,

            Isso é uma opinião sua. Eu também podia dizer que o Feddal devia ter visto o segundo amarelo por falta sobre Otávio a evitar um contra-ataque e com isso jogavam os últimos 20 minutos com 10 jogadores. Ou o pé alto de Toni sobre Adan que não existe e ficava com a baliza completamente vazia.

            O que eu referi, sem ter entrado em pormenores, é que foi uma arbitragem muito fraca em termos técnicos sem ter influência directa no resultado final porque não são jogadas claras de golo.

  • Artista_Diario
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:43 pm

    Mais um jogo fraco do Porto, que desta vez não teve tanta sorte e acabou por empatar. Depois de se ver em desvantagem, forçou e virou o jogo, mas na segunda parte parecia uma equipa pequena. Quanto ao Sporting, aquela defesa mete medo ao susto. O Ferro seria o melhor central do Sporting, de longe. Neto então não pode ser titular numa equipa que tenha como objetivo lutar por títulos. Ponto positivo na equipa do Sporting a aatitude. Não conseguiram criar muitas ocasiões, mas lutaram até ao fim e foram recompensados.
    Quanto ao árbitro, mais uma péssima arbitragem para dignificar aqui o Tugão. O Luís Godinho deve ser dos piores árbitros que já vi, nem dá para entender as decisões.

  • AfonsoA1906
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:43 pm

    Independentemente de o lance do Pedro Gonçalves com o Zaidu ser penálti ou não, porque é que alguns podem dizer o que querem jornada após jornada e outros não podem criticar uma única vez e são logo expulsos?
    SL

    • andresilvac
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:09 pm

      Estas a esquecer um pormenor que até nem pode ter sido isso mas RA não pode dar indicações ou estar em pé no banco porque não é treinador do Sporting

  • Cpt Obvious
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:44 pm

    2a parte absolutamente ridícula por parte do Porto, a única coisa que admira foi não ter sofrido uma batata mais cedo. Lamentável a equipa não conseguir fazer 2 passes seguidos.

    Marega em 60 minutos se tiver tocado 2 vezes na bola foi muito, uma nulidade autêntica e bastou 1 minuto de Taremi para desequilibrar mais que este numa hora. Incrível como não entra de início.

    Enfim. Tudo terrível.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:44 pm

    Das poucas coisas acertadas deste jogo foi o resultado.

    O Porto não merecia ganhar e o Sporting não merecia perder.

    Mas numa análise ainda mais a fundo poderemos dizer que pelos erros dos seus treinadores, nenhuma das equipas merecia os 3 pontos.

    O Porto em plantel e individualmente tem muito mais talento e qualidade do que o Sporting, e não faz o minimo sentido que Sérgio Conceição continue a apostar numa postura sarrafeira e ultra conservadora apenas com Marega na frente quando o Porto tem 3 novos pontas de lança no plantel.

    Curiosamente, foi com base no talento dos seus desiquilibradores, Luiz Diaz e principalmente o mvp da época passada Jesus Corona, que o Porto conseguiu sequer ameaçar um Sporting muito jovem e em construção.

    Muito pobre a exibição do Porto.

    Já o Sporting de Rúben Amorim, pagou o preço de ter dado 45m de avanço ao Porto, usando um 11 extremamente conservador, com zero capacidade ofensiva (tendo Sporar ou João Mário no banco) e que mesmo assim conseguiu criar problemas a um Porto bem fraco.

    Curiosamente ambas as equipas jogaram coxas num flanco.

    Se o Sporting só criava perigo quando era empurrado por Nuno Mendes e Nuno Santos, o Porto tirando Corona, só criava perigo pela esquerda com Luiz Diaz e Zaidu a infernizarem Pedro Porro (sou só eu que acho o espanhol uma banalidade incrível?).

    A segunda parte deu um sono tremendo, mas valeu por Amorim ter tido a audácia de corrigir o erro inicial e ter sido feliz com a aposta.

    O Porto foi inexistente na segunda metade.

    Bom resultado…para o Benfica.

    • Eagle
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:52 pm

      O Porro esteve condicionado a 1ª parte inteira por causa da entrada do Zaidu. E sim deves ser o único que o acha banal.

    • JoaoMiguel96
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:11 pm

      És. Especialmente porque o Porto tem feito excelentes jogos e hoje podia ter ficado arrumado com uma entrada duríssima do Zaidu. Aliás, o Porto criou imenso jogo do lado direito. Inclusive o 1° golo parte de um cruzamento dele.

    • Bruno Cunha
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:31 pm

      Também acho o Porro defensivamente muito fraco principalmente nas bolas aéreas.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 18, 2020 at 10:28 am

      Flavio,

      Em relação ao Porro, o espanhol é bom jogador, tem qualidade e potencial para ser trabalhado. Aliás, o golo do Nuno Santos veio de um cruzamento de quem? Pedro Porro, pois claro.

      Saudações Leoninas

  • 011eleven
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:44 pm

    Mais uma vez se vê o que falta ao Porto, capacidade de saber gerir os jogos e de meter os melhores nos momentos certos. O Conceição parece que só treina as bolas paradas e ignora por completo os outros momentos de jogo. Insiste em entrar com 10 sempre que joga com marega quando tem mais 3 pontas de lança disponíveis… mete o felipe anderson quando o luis diaz estava a jogar bem e adivinhem só… manda o defender. Tudo para correr bem. Taremi a 2 minutos do fim com o jogo empatado também é que é bom para a motivação de um jogador. 2° parte de anarquia e deixada à marcê do sporting. À 4° jornada já podemos ficar a 5 pontos da liderança, excelente trabalho. Ahh e nakajima está a ter uma oportunidade incrível de se mostrar. É por estas que adoro o Conceição, só que não.

  • Gregor Samsa
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:45 pm

    Boa noite, sou do Sporting portanto já estou à espera que venham dizer que estou a chorar porque é sempre assim enfim para muita gente é conveniente dizer isto.

    Hoje foi uma vergonha e uma roubalheira que me deixa muito triste e o quão à descarada é a roubalheira. Há alguns anos atrás vi o João Pereira ser expulso no início dum jogo com o Benfica e na minha opinião foi bem expulso porque só quis ir às pernas do jogador do Benfica, hoje o Zaidu faz o que faz ao Porro (único lateral direito do Sporting na convocatória mais isto também vai ser teoria de conspiração) e não leva vermelho porque? O Porro jogou o jogo inteiro a coxiar e condicionou-se assim um corredor do Sporting… No 2o golo do Porto não há falta do Luís Diaz sobre o Mateus Nunes? Não sei mas a sempre “imparcial” Sportv também não quis mostrar melhor. O penalti sobre o Pote se fosse ao contrário era limpinho, quantos destes já houve sobre Maregas e companhia? Enfim… Hoje morre mais uma parte do meu amor por este desporto infelizmente estou há 25 anos a levar com isto e está mais que claro que o futebol não quer ser um desporto imparcial.

    Fica a grande entrega dos nossos jogadores que estão de parabéns à excepção do Jovane que se não quer jogar que dê o lugar a outro e do Neto que apesar de gostar enquanto pessoa não pode cometer tantos erros mas ao menos tem atitude e corre.

    Peço desde já perdão pelo meu “choro” por um futebol justo e imparcial

    SL

    • Estigarribia
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:54 pm

      Gregor Samsa,

      Parece que não fui único a ver esse lance do Zaidu sobre o Porro. Incrível como o VAR não chama o árbitro á atenção. Para mim o VAR é uma autêntica treta e causa ainda mais teorias da conspiração.

      Saudações Leoninas

      • Gregor Samsa
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:23 pm

        Se o futebol quisesse ser imparcial o VAR seria muito bem vindo o problema é que o VAR só veio ajudar aquele que é o clube que mais rouba desde sempre em Portugal e tem a pior atitude competitiva que conheço, o tal “jogar à Porto”… Um clube com tantos troféus internos e externos que poderia ser um orgulho para o país e mesmo para os apoiantes dos outros clubes tem sempre atitudes destas é só muito mau. Também não percebi porque o RA foi expulso? O Conceição não faz pior em todos os lances que não gosta? E esta falta de respeito pelo SCP na flash interview a dizer que o SCP está feliz pelo empate mas que o Porto não quando o EF tinha dito que não estavam satisfeitos com o resultado? Muito mau…

        SL

    • tiagoagm
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:59 pm

      Concordo. Ao contrário teria sido penalty e expulsão. Se bem que o Zaidu já não estaria em campo neste altura.

    • Eagle
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:06 pm

      O lance do Porro com o Zaidu parece vermelho sim, mas o penalty nunca seria penalty. O Pote sentiu um toque e atira-se para o chão, sou sportinguista e nunca na vida eu marcava penalty ali.

      SL

      • Gregor Samsa
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:32 pm

        Se nas outras jornadas todas marcam penaltis a favor do Porto por coisas muito menores então também têm de marcar penalti aqui é só este o ponto.

        SL

        • andresilvac
          Posted Outubro 18, 2020 at 12:19 am

          Menor tirando na última jornada diga me um penalti que seja menos penalti marcado a favor do Porto nas ultimas jornadas, já estou como o outro diga 1…Nao é penalti obviamente embora Zaidu não possa ter ali a mão porque se põe a jeito, aliás é mais penalti do Coates antes por mao na bola que aquele

    • Flavio Trindade
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:23 pm

      Numa coisa concordo contigo.

      Ao contrário seria penalty.

      Apesar de na realidade não o ser.

  • JoaoMiguel96
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:47 pm

    Saímos vivos. Esteve complicado, o Porto foi gerindo o bem resultado, mas o Sporting teve as melhores oportunidades e o empate ajusta-se.

    Uma primeira parte bastante dividida, oportunidades para os dois lados e bom futebol. Já a segunda parte, o Porto tentou gerir o jogo e foi conseguido, apesar de alguns avanços do Sporting. Call it fate, o segundo golo do Sporting vem de um corte excelente do antigo dispensado Palhinha e de um mal amado em Alvalade, Vietto.

    Individualmente, gostei imenso de Porro, mais uma vez. Sempre a criar desequilíbrios na sua ala e criar oportunidades. Mendes também esteve bem, mas um pouco mais apagado. Adán muito tranquilo e a defender o que pôde. Palhinha a fazer um jogão e a mostrar o que é um 6 a sério. Matheus também bem a espaços, especialmente na condução com bola e no ataque, Jovane (talvez por ter vindo de lesão) esteve muito apagado, Nuno Santos marcou um golaço e teve ótimos pormenores e Pote decidiu bem, fazendo um bom cruzamento para o segundo golo. Para variar, Neto esteve horrível. Os lances que ganha são poucos e são faltas, não sabe fazer um passe nem para o guarda redes.

    Saímos vivos, estamos com os mesmos pontos que o Porto, ficamos á frente do Braga e ainda temos menos um jogo.

  • Liedshow
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:48 pm

    Gostei da atitude da equipa e no geral acho que fizemos por merecer este resultado e com uma pontinha de sorte e uma arbitragem mais isenta podiamos ter vencido. Neto pior que miserável, é um milagre não sofrermos golos à pala deste tronco com aqueles passes e perdas de bola horríveis, Feddal bem nalguns lances e muito displicente noutros (golo de Corona vai à queima), Coates impecável tirando no lance do 1º golo onde falhou na antecipação a Uribe. Palhinha fantástico encheu o campo, Matheus Nunes teve um jogo bastante razoável com bons pormenores mas falta-lhe algo ainda, Nuno Mendes incansável e fez um jogo bastante interessante apesar de algumas falhas defensivas, Porro fez mais um bom jogo, sou fã da velocidade e potência que mete no jogo e de ser bom com bola (faltou ter marcado naquela excelente jogada coletiva), Pote fez um jogo interessante na medida daquilo que se lhe pedia, ser criterioso com bola, criar desequilibrios, apesar daquele falhanço isolado ter custado pontos, Nuno Santos fez o golo numa grande execução mas falta ser mais cerebral, pausar mais o jogo e cruzar com mais critério, Jovane esteve apagado mas também não teve muita bola. De resto, Vietto foi decisivo ao marcar o empate numa fase em que o jogo estava muito trapalhão e confuso, João Mário não teve muita bola mas notou-se falta de intensidade na disputa dos lances e Plata, Sporar e Tiago Tomás nada a dizer porque não tiveram bola.
    Esperemos que a equipa se mantenha na senda do que foi o jogo de hoje e assim estará mais perto de vencer os seus jogos. Venha o Santa Clara.

    SL

  • Mike The Kid
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:51 pm

    A falta do zaidu no porro ser só amarelo é hilário

    • andresilvac
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:07 am

      Nunca deve ter visto futebol em Portugal porque para estar chocado acordou do coma ou nunca viu futebol em Portugal, é que vou informar 95% destes lances são amarelo ou nada erradamente é certo mas no limite é amarelo e uma conversa.

  • Alfred
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:51 pm

    Resultado que me parece justo tendo em conta o que foi o jogo. Tenho apenas 3 pontos:
    – Como é que RA pode preferir jogar com jovane em vez de Sporar? Esta birra já chateia e o Sporting com Sporar parece claramente melhor que sem ele.
    2- Pote a extremo parece me um pouco desperdício da sua qualidade. Não tem tanta mão no jogo e preferia um meio campo a 3 com palhinha, m nunes e pote.
    3- Sérgio Conceição, que há umas semanas criticou Lito Vidigal pelo anti jogo, hoje desistiu dos últimos trinta minutos de jogo e fez uso das faltas e anti-jogo para parar o Sporting… Pois é… Pimenta no #€ dos outros é refresco.

    SL

  • agfonseca
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:51 pm

    Quanto ao jogo em si, acho que não há muito a dizer. Porto muito superior na 1ª parte e na 2ª o SC fez aquilo que sempre fez e que quase sempre resulta – estancar o jogo e ver no que dá, não resultou. A sorte do jogo caiu para o sporting e para a semana há mais

    Quero deixar aqui um reparo quanto a uma questão que foi discutida esta semana e que penso que merece novo destaque.
    Como é que alguém pode afirmar que o Benfica tem o melhor plantel do campeonato? vejamos..
    GK: Vlacho e Marche equivalem-se (e estou a ser bonzinho para o grego que gosta de cometer uns frangos)

    DD: AA não é melhor do que o Manafá, isto não significa que o Manafá seja bom, mas o Porto não está de todo pior servido na lateral direita que o Benfica
    DC: à data de hoje não aceito que digam que Ota & Vertonghen sejam melhores que Pepe & Mbemba (diga-se de passagem que o Luisão com a idade do Pepe estava na reforma, o portista apresenta-se apenas no top10 de centrais em melhor forma da Europa), para juntar a isto vejam-se os golos do PAOK e Farense. Alternativas suplentes do Porto são também melhores
    DE: aceito que digam que à data de hoje o grimaldo é melhor opção que Zaidu, mas só o é, se puder jogar, coisa que já foi mais garantida

    Med. Def: Benfica não tem meio campo defensivo de momento, Samaris no estaleiro e Weigl não faz mal a uma mosca, dependem assim dos atributos de Pizzi nesse capítulo. Porto conta com Uribe, Loum e Grujic que, na pior das hipóteses, estão lá para os virar

    Med.Centro: Gabriel é diferenciado e o Porto não tem nenhum elemento que o equivalha. Taarabt lesionado mas em condições normais o Benfica é superior neste capítulo

    Med. Esquerdo: Benfica conta com Rafa que já passou do prazo, Porto não tem nenhum jogador raíz para esta posição mas acho que em termos de jogador como um todo, Otávio não lhe deve nada

    Med. Dir: Inevitável Pizzi está lá e mete-as lá dentro, quer queiram quer não, Porto não terá ninguém nesses moldes

    EE: nada me faz crer que o Everton seja superior ao Luis Diaz (só se for no preço) – Porto ainda conta com felipe anderson, nakajima….
    ED: Jesus Manuel Corona, estamos conversados

    AC: o alemão é claramente um otimo jogador, Porto não pratica futebol com este elemento em campo mas esta fica para o Benfica

    PL: acho que não é preciso entender muito de bola para perceber que Marega, Toni, Taremi & Evanilson são mais e melhores soluções para o ataque do que Darwin, Gonçalo Ramos e…Seferovic

    Posto isto fico incrédulo ao ler comentários a dizer que o Benfica tem o melhor plantel de longe, já se fazem contas aos pontos que levam de avanço, parece que não aprendem com os erros. e eu, como portista, só vos tenho a agradecer

    • Mouth of the South
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:57 pm

      Parei na parte do Pepe top 10 europeu. Dei uma segunda oportunidade e li que o Diaz era melhor que o Everton. Chega de internet por hoje.

      • agfonseca
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:08 pm

        eu falei no momento de forma, vá, tens a tua segunda oportunidade
        deves ser daqueles que se deitava mais tarde para ver os jogos do grémio quando estava lá o Everton, é que eu nao sou…portanto acredito no que vejo aqui, no nosso campeonato. portanto desafio-te a dizeres porque motivo o brasileiro é melhor

        • Chico
          Posted Outubro 17, 2020 at 11:25 pm

          Dizer que o Everton é pior que o Diaz é completamente surreal. Pode estar a “dssiludir” pq esperava-se que chegasse aqui e rebentasse com tudo, sendo claramente o melhor do Benfica. Ainda não se adaptou totalmente, mas já é dos melhores do Benfica, jogador claramente diferenciado, facilidade enorme no drible, no remate e define os lances com imensa qualidade. Falta ganhar mais dinâmica, mas é superior ao Diaz. Atenção, gosto do Diaz…

        • R. T-Bag
          Posted Outubro 17, 2020 at 11:41 pm

          Em nenhum ponto do teu comentário falaste em momento de forma.. E como é que o Everton pode ter mostrado mais em 3 jogos do que um jogador em uma época inteira + 3 jogos? Comentário com palas do início ao fim..

    • Eagle
      Posted Outubro 17, 2020 at 10:59 pm

      O Benfica tem melhor plantel que o Porto ponto final, isto não tem discussão. Posto isto o que a malta mais fala é do dinheiro que o Benfica já esbanjou, o Weigl custou 20M, ninguém tem culpa que ele não valha os 20M mas custou. Darwin foram mais uns 25M , Cebolinha 18M, Otamendi 15M e por aí fora. Pensando nisto diz-me quantos milhões gastou o Porto e depois vês o porquê da malta andar a falar do Benfica. E eu sou sportinguista, não me interessa de todo esta discussão, mas vendo como um todo e tendo em conta o dinheiro gasto o Benfica tem muito melhor plantel que qualquer clube em Portugal e não sendo campeões é uma falha enorme

      • agfonseca
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:10 pm

        eu não falei em dinheiro, isso não interessa nas contas de quem é melhor ou pior. mas já que tens tantas certezas sugiro que debatas comigo em que posições é que o benfica é superior

      • Cossery
        Posted Outubro 18, 2020 at 8:30 am

        Um bom plantel não tem directamente a ver com investimento. Os jogadores que o Porto recebeu emprestado não foram investimento mas equilibraram a balança. Posição a posição o Porto é claramente melhor na defesa e perde no ataque. Não acho que algum dos plantéis seja assim tão claramente superior mas a estabilidade que o Porto garantiu deveria dar-lhe vantagem. Claro que muitos dos novos jogadores ainda estão a adaptar-se, só quando o fizerem veremos claramente quem tem melhor plantel.

    • Consuela
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:02 pm

      Eu fico é incrédulo quando leio que as opções de avançados do Porto são superiores às do Benfica. Surreal.

      • Eagle
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:08 pm

        Exato, só o Darwin dá um bigode em qualquer avançado do Porto.

      • agfonseca
        Posted Outubro 17, 2020 at 11:09 pm

        Queres desenvolver a tua teoria e tentar desmontar o que eu disse?

        • w0bbly
          Posted Outubro 18, 2020 at 2:07 am

          Facilmente desmontável. Ora vamos por partes:

          – Marega: Muita força, velocidade, capacidade de choque e ataque a profundidade. Tecnicamente mediocre e tacticamente só cumpre em sistemas como o do Porto. Se lhe pedes coisas mais complexas vai-se atrapalhar porque nao tem nivel técnico para acompanhar.

          – Toni Martinez: Podia escrever o mesmo que em cima, muita capacidade de choque, pressão e luta mas tudo espremido… Eu não o acho nada demais mesmo, tecnicamente é banalissimo tem um primeiro toque terrivel (e sim vi vários jogos do Famalicao… Ate jogos dele em Valencia como jovem vi, portanto…)

          Taremi: Talvez (e friso o talvez) o melhor avançado do Porto. Pelo menos é o que tem mais jogo associativo é o que tem mais capacidade de fazer ataque na profundidade e ao mesmo tempo conseguir dar capacidade de fazeres ataque com terceiro homem no corredor central. Tambem penso que seja o melhor finalizador dos 4.

          Evanilson: Ou lá como ele se chama. Confesso não posso falar dele visto que nunca o vi jogar. Supostamente vem bem referenciado mas… nao sei.

          Ora vamos ao Benfica…

          Darwin: Capacidade de choque, bom no ataque a profundidade, consegue fazer jogo associativo, consegue criar para si mesmo e para os colegas (ja tem se nao me engano umas 3 assistencias…), tecnicamente não é um monstro mas é bem superior ao Taremi que é só o melhor avançado do Porto tecnicamente.

          Seferovic: Pessoalmente não gosto dele, leva muito hate aqui no blog mas é melhor que o Toni Martinez a dormir… Consegue associar-se com os colegas apesar de tomar pessimas decisões e de ter pouca técnica individual (ele permitia imensas vezes o terceiro homem ao Felix no sistema do Lage…)

          G. Ramos: Está a surgir ainda não apareceu na equipa principal mas já demonstrou capacidades que deixam certamente augurar algo de positivo. É muito bom entre linhas (foi medio de formação ou seja sabe o que fazer num contexto onde baixa para receber… O tal avançado que puxa jogo que o JJ falou..). Tem boa técnica, finaliza bem, cabeceia bem… Falta jogar num estimulo competitivo mais alto mas penso que é capaz de ainda o fazer esta época.

          E pronto está aqui desmontada a tua teoria. Óbvio que podes não concordar e achar que tudo o que eu disse é 0 mas pronto isso já não posso fazer nada. Mas para fechar este tópico só te digo uma coisa: Tomara o Porto ter o Carlos Vinicius que o Benfica se deu ao luxo de emprestar. Tomara o Porto….

          P.S: Não sou benfiquista, não sou portista, nem sportinguista… Sou da académica, não sou avençado de nenhum estarola e não estou a falar com coração. Estou a dar a minha opinião futebolistica com base nos conhecimentos que tenho e do que vi dos jogadores..

          Espero que tenha sido do seu auxilio! Passe bem meu caro agfonseca

          • agfonseca
            Posted Outubro 18, 2020 at 12:18 pm

            o marega em 3 épocas fez 60 golos, se isto é mau para um jogador que veio do marítimo vou ali e já venho…só cumpre em sistemas como do Porto? Ia jurar que é no Porto que ele joga

            o benfica até podia ter vendido o estádio para jogar no pavilhão, isso a mim nao interessa, se achas que o Vinicius foi despachado por ser o mais fraco dos 3, tenho más notícias para ti….

            • w0bbly
              Posted Outubro 18, 2020 at 1:46 pm

              Ya o Marega fez 60 golos. O Seferovic foi o melhor marcador do campeonato.

              Ambos sao jogadores bons? Nao me parece…

              Nao acho que era o mais fraco dos 3. Mas mais forte que qualquer um do Porto e. Isso e inegavel

    • El Maluquito
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:10 pm

      Realmente, é preciso perceber muito pouco de futebol para dizer que o luis diaz é melhor que o everton…isto só destacanda a bacorada mais óbvia…

    • Freitas
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:21 pm

      Meu caro, nem todos os Benfiquistas pensam assim, aliás já no campeonato passado o SLB não tinha o melhor plantel.
      O plantel do Porto não é nada de extraordinário mas o do Benfica tem fragilidades que mais lá para a frente vão provocar mossa.
      No esquema do JJ, o coração da equipa são os dois médios centro, o 6 e o 8.
      Uma coisa é ter Matic e Enzo, Arão e Gerson, outra é ter Weigl, Adel , Gabriel, Pizzi, Samaris.
      O alemão é médio de 4-3-3, já vimos que assim não dá.
      O marroquino não é 8, nunca foi, resulta com Tondelas e Paços de Ferreira mas em jogos a doer rebenta aos 60 minutos, não tem transição defensiva.
      O Gabriel nos períodos de tempo em que está apto a jogar alterna entre o óptimo e o medíocre, continuo a pensar que um jogador que pisa as posições dele não pode fazer um passe de 40 metros teleguiado e depois está 20 minutos a mandar bolas para fora e a perde-las em terrenos proibidos.
      O Pizzi é o Pizzi, o maior contra os coitadinhos e nos jogos a sério desaparece, além disso não tem intensidade para 8.
      Finalmente o Samaris está naquela fase da carreira em que é o melhor cliente dos fisioterapeutas.
      Portanto, podemos ter o Cebolinha e afins, mas se o motor não carbura….

    • Chico
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:27 pm

      Eu até acho que o Porto tem melhor plantel que o Benfica, um pouco melhor, mas é melhor. Agora este comentário é absolutamente ridículo… Dizer que Everton é pior que Luís Diaz ou que o Benfica tem claramente piores avançados que o Porto é surreal.

    • DFMJ
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:40 pm

      Tas a confundir plantel com equipa e entrosamento. O Benfica tem meia equipa nova, obviamente que vertonghen e ota que não fizeram nenhum jogo juntos terão pior entrosamento que Pepe e Mbemba. E depois dizes que não vias jogos do everton, provavelmente também não vias do Darwin, portanto baseias as tuas opiniões numa avaliação de 4 jogos vs 1 época inteira. Não tem sentido

      • agfonseca
        Posted Outubro 18, 2020 at 12:26 pm

        se não faz sentido eu dizer que o Porto tem melhor plantel porque me baseio em 4 jogos vs 1 época inteira, também não faz sentido dizer que o Benfica tem melhor plantel que o Porto, ou estou em erro?

    • Slayer666
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:45 pm

      Primeiro, existe um tópico sobre este tema, aqui não tem nada a ver com o Benfica ;)

      Segundo, obrigado pela partilha de conhecimento, nunca pensei ler isto, mas agora o Pizzi é MD…. LOL, oPizzi é SÓ o médio que simplesmente NÃO defende – NEM NUNCA DEFENDEU – no Benfica kkkk
      Rafa passou de prazo? WTF
      Cebolinha não é melhor que o Luis Diaz….aqui concordo, ele não é SÓ melhor que o Luis Diaz é só mesmo melhor que todos da frente do Porto kkkk
      Marega, SE comparasses só e apenas com o Seferovic ainda poderia concordar…

      Quais pontos de avanço ou contas? (contas só se for as vossas que ainda nada de relatório, “né”?). Que tem isso a ver com o plantel de ambos?
      O Benfica tem o melhor plantel, caso não percebas isso significa tem melhores jogadores, e isso devia ser bem mais consensual…o que é bem diferente de alguém dizer que isso significa automaticamente ser campeão com toda a facilidade.
      Olha, o Real e o Barça hoje perderam…o Barça em 45´fez ZERO remates em direção da baliza. Querem ver que afinal Messi é pior que Marega?

      • agfonseca
        Posted Outubro 18, 2020 at 12:25 pm

        eu baseei-me nas posições que constam no transfermarkt, se quiseres partilhar outra fonte de informação aqui com a malta, estás à vontade :)
        devia ser mais consensual, estás a querer dizer que uma opinião devia ser mais igual à tua? não achas que isso é um pouco contraditório? :-)

    • andresilvac
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:46 pm

      Realidade paralela é pouco comparar Manafa com AA (e AA não é grande estaca) já diz tudo do comentário mas nem vou por aí, continuando Pepe tem estado bem mas está fora do prazo não se sabe até quando vai durar, Mbemba acabou muito bem a época mas esta época começo a ter saudades de Marcano… Mas relembro que Otamendi foi campeão Ingles a 2 épocas e o Belga foi finalista da Champions na mesma época… Grimaldo/Zaidu para comparar hoje so com mais bebida e já passa das 20h não dá,
      S. Oliveira/Uribe, Weigl/Gabriel/Taarabt Pizzi ou Samaris não há condições para comparar sequer tanto em número como em qualidade.
      Corona/Rafa das únicas posições em que o Porto tem vantagem do outro lado Cervi cebolinha são superiores e de que maneira a L. Diaz no ataque Marega é pior que Seferovic e só o suíço tem mais golos a época passada que os 3 avançados do Porto juntos já nem vou aos reforços.
      Portanto dizer que os planteis são equilibrados só com muito menos tabaco o plantel Do Benfica é muito superior excepto a ED e GR mas neste último não por grande diferença.

      • agfonseca
        Posted Outubro 18, 2020 at 12:20 pm

        vou só focar a parte em que dizes “Cervi é superior e de que maneira a Luis Diaz”, era só isto, bom domingo

        • Mouth of the South
          Posted Outubro 18, 2020 at 2:01 pm

          Tás a ver esse sentimento? Inverte os sujeitos e coloca o Everton em vez do Cervi. Já deve dar para entender.
          Bom Domingo.

        • andresilvac
          Posted Outubro 18, 2020 at 4:06 pm

          Ou não leu ou não quis ler se usa a citação use a toda “cebolinha/cervi são superiores e de que maneira a Luís Diaz e agora a acrescento o melhor Cervi é superior em qualquer aspeto ao Luís Diaz médio, tanto a nível de leitura de jogo como em método de decisão.
          Luis Diaz é explosivo e desequilibrador mas sempre mal a decidir, Luís Diaz não consegue “jogar para dentro” ou fazer diagonais interiores quando vem para dento só em drible, Cervi consegue adaptar o seu jogo mais facilmente ao adversário e geralmente toma melhores decisões, já para não dizer que defensivamente é muito mais disponível que Diaz.
          Agora o melhor Diaz é muito superior ao melhor Cervi, o probelma é que o melhor Diaz so aparece 2 ou 3x ao ano.
          Para rematar ainda me hão de explicar o porquê de na mesma altura os benfiquistas odiarem jogadores como Cervi/Seferovic e andarem ao colo com Pizzi/Taarabt/Weigl e o caso mais gritante RDT o homem com o dobro dos minutos fez 1/4 do que o Seferovic fez menos minutos mas o Lage é que era Burro ou a culpa do RDT não render era do Seferovic até isso li por aqui

    • Ventola28
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:12 am

      Sim o vlacho mete frango, na epoca passada se meteu 2 foi muito! O marchesin nao mete frangos, e nao sao poucos!
      Mas surreal é comparares o rafa com o otavio! Sao dois jogadores completamente diferentes e ainda dizeres que o rafa ja passou do prazo é ridiculo! Olha no fim da epoca vamos ver os numeros do rafa e depois dizes alguma coisa! Otavio é o jogador mais porco a jogar em portugal! E com arbitros em condicoes raramente acaba um jogo, já que na maior parte dos jogos só lhe falta bater no arbitro! Ainda hoje na primeira parte tem uma entrada de sola e nem amarelo leva!

      Outra coisa rafa joga a ED e nao a ME! Pizzi ta a jogar a 8 porque o taraabat esta lesionado, se nao tava no banco!

      Otamendi e vertoghen eram titulares na epoca passada na premier league, e só nao fizeram mais jogos devido a lesao no city e no tottenham.. o mbemba foi despachado do colosso newcastle e é melhor que estes dois! Enfim.. quanto ao pepe é um bom central sim senhor!

      Entre almeida e manafa sao os dois fracos mas mesmo assim o almeida é superior!

      Quanto ao PL o darwin ainda nao teve tempo para mostrar se vale alguma coisa ou nao! Neste aspeto o porto leva vangagem poia contratou o taremi(bom avançado sim senhor) e o tony martinez que na minha opiniao nao tem qualidade pra jogar no porto! O evanilson nao conheço, e pouca gente o deve conhecer!

      Cada um tem a sua opinao é certo, mas um bocado de menos clubismo nao faz mal a ninguem! O que dizes do rafa é surreal mesmo!

      • Chico
        Posted Outubro 18, 2020 at 11:37 am

        O Rafa passou do prazo de validade mas ainda no último jogo foi o melhor em campo. Lê-se com cada coisa.

      • agfonseca
        Posted Outubro 18, 2020 at 12:22 pm

        eu entendo, é um fenómeno cada vez mais recorrente no futebol moderno, jogadores que são titulares e absolutos nas suas equipas do big 6 de inglaterra, no ano seguinte caem em campeonatos periféricos para jogar a liga europa, é completamente legítimo

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:35 am

      Enfim, trata-se de um Sporting – Porto, mas vem dizer disparates sobre o Benfica.

    • Joao X
      Posted Outubro 18, 2020 at 1:03 am

      Ainda estou a tentar descobrir onde é que o rapaz disse que o Luís Diaz é melhor que o Everton. Aqui é só iluminados…

      • Mouth of the South
        Posted Outubro 18, 2020 at 2:04 pm

        Disse que não via nada de melhor no Everton do que no Luiz Diaz. Como o facto de ser titular ou muito perto disso na seleção brasileira, já ter conquistado um título continental, ter sido o melhor marcador de uma competição internacional, and so on. Isto sem entrar noutras pérolas de um comentário sobre o plantel do Benfica no rescaldo de um Sporting x Porto. Mas como sempre, iluminado é o teor dos seus comentários.

    • BENFICA36
      Posted Outubro 18, 2020 at 2:10 pm

      Vlachodimos é mais decisivo que Marchesin , e melhor em todos os parâmetros do jogo menos a sair dos postes , no cômputo geral Vlachodimos é melhor .

      Diogo Costa é melhor que Svilar e Cláudio Ramos é semelhante a Helton Leite.

      2 2 neste momento.

      Almeida é melhor defensivamente mas pior ofensivamente do que Manafa.

      Gilberto é igual a Carraça .

      Diogo Goncalves é melhor que Nanu

      3 2 tendo em conta que Almeida e Gilberto empatam com Manafa e Carraça.

      Nanu perde para Diogo Goncalves mas se entrar aqui Corona, ganha Corona no melhor DD .

      Grimaldo melhor defesa esquerdo do campeonato. Nuno Tavares é melhor que Zaidu que é neste momento o titular do Porto.

      2 0

      A nível de centrais , Vertonghen, Otamendi, Todibo,Jardel e Ferro nada devem a Pepe,Mbemba,Marcano,Sarr e Diogo leite.

      Na defesa Benfica vence na baliza, defesa direito,defesa esquerdo e no centro fica neste momento Pepe e Vertonghen.

      4 1 para o Benfica. Marcano lesionado assim como Jardel, Todibo e Sarr equivalem-se,Otamendi é melhor que Mbemba, um chegou a ser titular do Valência e City ,vindo de 2 anos pobres mas Mbemba vinha de um ano mau no New Castle.

      Ferro neste momento já provou mais que Diogo Leite.

      Pepe e Vertonghen a titulares e Otamendi ,Ferro e Mbemba como alternativas .

      Do meio campo para a frente :

      Pizzi superior a Otávio na direita , Rafa superior a Luis Diaz e Everton é titular da selecção brasileira , 18 internacionalizações , superior a Filipe Anderson .

      Corona vence a MD, Everton a ME mas parece-me que Pizzi,Rafa,Cervi, Diogo Goncalves e Pedrinho são melhores opções que Luis Diaz (grande jogador atenção) Otávio, Baro,Fábio Vieira, Nakajima e Filipe Anderson.

      No meio campo, Weigl, Gabriel e Samaris a 6 (Todibo também conta para aqui) e Pizzi,Taarabt,Chiquinho e mais um ou outro talento da equipa B (Paulo Bernardo, Ronaldo Camará e Rafael Brito) são superiores a Sérgio Oliveira (melhor medio do Porto) Uribe,Loum,Otavio e Grujic

      Gabriel superior a Sérgio Oliveira,
      Weigl superior a Grujic ,
      Samaris superior a Loum,
      Pizzi superior a Otávio aqui também,
      Taarabt superior a Uribe, Chiquinho já fez mais que Fábio Vieira aqui também .

      O Porto para mim perde no GR,Defesa,Meio campo mas no ataque têm mais opções embora o Benfica tenha mais qualidade individual.

      Darwin, Waldsmith,Gonçalo Ramos,Seferovic, Pizzi e Rafa têm mais qualidade que Marega,Taremi, Evanilson,Toni Martínez e Filipe Anderson. Mas aqui entra o jogador mais polivalente do plantel, Corona .

      Acho que um 11 combinado seria algo assim :

      Vlachodimos
      Corona
      Pepe
      Vertonghen
      Grimaldo
      Rafa
      Gabriel
      Taarabt
      Everton Cebolinha
      Filipe Anderson
      Marega

      7 4 para o Benfica.

      Considero Filipe Anderson e Marega melhores neste momento que Waldsmith e Darwin mas no final da época isto pode mudar , quanto às outras posições parece-me mais difícil.

      Luis Diaz teria de melhorar muito ao nivel de decisão,Otavio igual e podia continuar .

      Benfica com melhor 11, plantel e treinador mas não tanto assim, mas é favorito .

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:52 pm

    Que jogo horrível, tudo a realizar chutão por todos os lados, sem qualquer critério, nenhuma quis jogar futebol de posse e de controlo, é incrível. Um dos piores jogos que já vi.

    O Sporting quis mais do jogo, tentou atacar mais (também estava a perder), mas muito à base das bolas longas o que se resumiu em poucas oportunidades para a iniciativa que teve. Pedia-se que o Pote pegasse mais atrás no jogo, quando teve bola esteve bem. Muito bom jogo do Palhinha também, enquanto que o Neto só foi acumulando erros até sair.

    No Porto, viu-se grandes rasgos de Diaz e principalmente de Corona, mas foi isso. Depois Pepe foi adiando o golo, mas o Porto deixou de querer jogar quando estava a vencer, limitaram-se a fechar espaços e a pressionar aos poucos, mas criou muito pouco. Depois como é possível deixar o Taremi tanto tempo no banco e andar a jogar com o Toni Martinez que é muito inferior? Quanto a Felipe Anderson, muito pouco empenhado e sem acrescentar nada, tem que crescer imenso se quiser corresponder às expectativas.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:54 pm

    É rezar para que o Quaresma regresse depressa, porque o Neto deixa mesmo muito a desejar.
    O Sporting tem um grupo interessante e promissor, mas ainda tem muito para crescer e rotinas a ganhar, o que deixa alguma esperança para o futuro desta época.
    Quanto ao lance que dá origem à expulsão do Amorim, é verdade que o pénalti não me parece existir, mas nunca na vida aquele lance devia sequer ter ocorrido, tudo porque o Zaidu já devia estar por aquela altura a acabar de tomar banho.
    O critério dos árbitros por cá é inacreditável, lances da treta onde por vezes os jogadores nem se tocam dão logo falta e por vezes até amarelo, depois uma entrada à canela a partir leva o quê?
    Amarelo também pois claro, grande arbitragem temos por cá. Sl

  • Mabk
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:54 pm

    So ha um resultado justo: Vitoria do Sporting, que devia ter jogado a segunda parte toda contra 10 e com 2-2 desde os 45’.
    Excelente Palhinha. Coates também bem, belos passes (apesar de ser contra o modelo do passe longo ao calhas, ao menos Coates acertava-os). Porro bem também, assim como Nuno Santos. Finalmente temos DD. Parabéns ao Adán pela atitude, gostava de saber quantos jogadores do nosso plantel tinham coragem para abordar aquele lance como ele abordou.
    Já Neto, está na altura de pendurar as botas. Horrível com bola, horrível a defender, grita insegurança.
    Matheus Nunes passeia-se em campo, vedeta autêntica, de vez em quando ainda fez uma coisa ou outra boa mas precisa claramente de ser emprestado a um Guimaraes ou um Braga.
    Do lado do Porto, Pepe (por mais que me enerve) é a definição de player. 37 anos e limpa tudo, impressionante. Luís Dias e Corona a fazerem o que querem da nossa defesa.
    Zaidu a impressionar pela positiva também.

  • Steleao
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:59 pm

    O Mister está a matar o Jovane pondo ele entregue aos centrais. O Sporting perde ainda o seu melhor desequilibrados jogando aí. Não obstante, o Tiago Tomás que está em forma relativamente a Vietto e Sporar , devia ser o avançado centro. Ficando o Jovane e Pote nas alas.

    Matheus Nunes esteve competente, mostra rápida evolução. Mas a reestreia do João Mário deixou muito perfume, mostrando o domínio do jogo organizado, e Rúben Amorim com efeito sobre ele, pois deu para ver ele pressionando o adversário. Com Palhinha intratável será uma dupla perfeita.

    Neto esteve muito bem defensivamente, mas quando saiu Coates passa para meia direita e mostrou o que o Neto deve fazer ofensivamente.

    Adan a iniciar muito bem a carreira no Sporting, muito completo.

    O trio em melhor forma é actualmente

  • Tiago Pjanic
    Posted Outubro 17, 2020 at 11:00 pm

    Felipe anderson pode ter perdido a bola do segundo golo, mas Zaidu é que descompensa a defesa toda ao sair a correr feito maluco a acompanhar a jogada. Horrível.

  • Guentchev
    Posted Outubro 17, 2020 at 11:05 pm

    Vou fazer o meu comentário como se a equipa tivesse perdido 2-1:
    Alguns jogadores com menos rendimento (Pote e Jovane) e Vietto e Plata a mostrarem porque não são titulares (dos poucos a falharem recepções de passes longos).
    A equipa no seu todo tem uma intensidade fora do comum, Amorim incute-lhes uma pressão e uma dinâmica incrível durante o jogo. Vejo os centrais (inclusivamente Neto) a colocarem com facilidade o passe longo, extremos eficazes, muita confiança nos duelos individuais, boas soluções no banco (exceto PL).
    Faltam 2 anos de futebol nas pernas a estes jogadores para vencer este Porto. Lá chegaremos.
    Só uma palavra para Adán – vai tornar-se um ídolo do clube!

  • Fantantonio
    Posted Outubro 17, 2020 at 11:11 pm

    Depois daquelas declarações de SC antes do jogo com o Marítimo do Lito, a 2a parte do Porto é um pouco irónica, no mínimo.
    O Zaidu mostrou-se bem, lapidando algumas abordagens, acho que o Porto arranjou um bom lateral para a esquerda, assim como Pepe que continua na senda de ser o bombeiro de serviço, mas não posso deixar de apontar que é um pouco desapontante a forma como o Porto joga para o abuso de qualidade das opções que tem, principalmente nas alas.
    No Sporting, o Nuno Mendes foi muito permeável a defender, mais do que o costume e Coates fez um jogo a lembrar Polga em alguns momentos. Contudo, as maiores lacunas continuam a ser as que foram apontadas na análise ao plantel do SCP, Neto está muito mal e não pode continuar a ser titular porque já se viu que não é uma questão de momento de forma e não há ninguém para concretizar. A defender, a melhor parte foi mesmo o Adán a dobrar os centrais sempre muito bem, algo que não deveria ter que acontecer com tanta frequência. Matheus Nunes tem feito bons jogos ultimamente e hoje com Palhinha ao lado conseguiu fazer valer os seus pontos fortes até acusar o desgaste na 2ª parte e acho que o João Mário conseguiu dar algum critério como backup, dentro do possível naquela fase do jogo. Mesmo que venha só para rodar, acho que vai ser bastante útil no decorrer da época.
    Tanto uma equipa como a outra estiveram muito mal a sair a jogar, não se jogou bem em largos períodos de tempo, mas houve oportunidades, bons lances de golo e emoção, o empate acaba por ser um resultado justo para os dois lados, RA não se pode queixar porque fez um jogo mais com o coração do que com a cabeça e SC não se pode queixar porque simplesmente se absteve de aumentar a vantagem.

  • masterDC
    Posted Outubro 17, 2020 at 11:11 pm

    Um empate que no fim acaba por ser justo. A 1.ª parte teve muitas oportunidades de golo, já a 2.ª foi péssima, o Porto deu iniciativa ao Sporting mas o problema é que temos dificuldades em criar perigo contra equipas que recuam as linhas.

    Individualmente gostei muito da exibição do Palhinha (o melhor do lado do Sporting), Adán, Porro e Nuno Mendes, apesar de estes últimos dois terem errado no 2.º golo do Porto. Já o destaque negativo vai mais uma vez para Neto (tem que sair do 11 obrigatoriamente), Plata (continua sem mostrar o que nas oportunidades que tem) e Jovane.

    O Amorim esteve bem nas substituições e acabou por ter um resultado feliz. Já nada feliz foi a decisão do árbitro de o expulsar, é incompreensível como ele foi expulso (apesar de não saber o que disse) quando outros treinadores protestam muitas vezes e nada acontece.

  • Mike
    Posted Outubro 17, 2020 at 11:22 pm

    Espero que as experiências do Jovane a falso avançado acabem. Sporar teve rendimento com Rúben Amorim. Porque desapareceu do XI? O próprio Vietto rende mais quando aparece nas costas de um avançado mais fixo. Pode por exemplo partir da esquerda para dentro como fazia na época passada. Pedro Gonçalves e Vietto como elementos mais criativos no apoio a um avançado agressivo e forte fisicamente como Sporar pode produzir bons resultados. Acrescento ainda que o Matheus Nunes a jogar assim é titular de caras.

  • thenotorious
    Posted Outubro 17, 2020 at 11:25 pm

    Jogo entretido, principalmente a primeira parte, intensidade qb mas claramente definida por (n) erros individuais de parte a parte.
    Ritmo claramente mais baixo na segunda parte, esta soluçao das 5 subs também me parece contribuir para isto.. O Porto super conservador na segunda parte , apenas quis ( e quase conseguiu) controlar o jogo , o sporting acaba premiado por nunca ter desistido de procurar mudar o rumo dos acontecimentos.
    Quanto aos ultimos reforços…ainda é cedo para avaliar o impacto que cada um realmente terá, a ver vamos nas proximas semanas

    PS: Que os próximos clássicos tragam mais qualidade ;)

  • Bruno Cunha
    Posted Outubro 17, 2020 at 11:25 pm

    Pergunta para discussão: Palhinha é o melhor medio defensivo da Liga com a saída de Danilo?

    • MM
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:43 pm

      Para mim sim

    • JoaoMiguel96
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:48 pm

      Não querendo ser acusado de criar ou de ser parcial, mas pelo que vi hoje sim. É um Palhinha muito diferente da era de JJ. Esteve em todo o lado, ajudou o Sporting a pressionar alto com a sua capacidade de antecipação e até passes a verticais fez (vide lance do suposto penalty). Até o segundo golo nasce de um lance excelente dele em antecipação.

      Cresceu brutalidades em Braga e acredito que era facilmente titular no Benfica ou no Porto e não percebo como é que o Sporting o quis dispensar. Mil vezes vender o Wendel.

    • Joao X
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:55 pm

      É bem possível.
      Grujic, Weigl e Gabriel têm uma palavra a dizer.

    • andresilvac
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:14 am

      Com o Porto sem “trinco” e Weigl “brando” arrisco a dizer que sim tambem

    • Miguel Carvalho
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:17 am

      Temos que ver o grujic, o benfica o unico trinco que tem é samaris e nem joga por isso n conta.

    • Chico
      Posted Outubro 18, 2020 at 1:19 am

      Sim, claramente, com ênfase no defensivo. Weigl e Gabriel posicionam-se a 6, mas não os descreveria como médios defensivos e mesmo esses dois estão neste momento um patamar abaixo do Palhinha.

    • Mantorras
      Posted Outubro 18, 2020 at 2:00 am

      Falta ver mais uns 2 meses, ha jogadores para se mostrarem e coisas a confirmar.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 18, 2020 at 8:32 am

      Bruno Cunha,

      O Palhinha evoluiu muito como jogador em Braga e possivelmente poderá o melhor médio-defensivo da Liga. Aliás, não seria nada descabido se Fernando Santos o chamasse para algum jogo da Selecção Nacional. Penso que o Palhinha merece ser chamado à Selecção.

      Saudações Leoninas

    • DNowitzki
      Posted Outubro 18, 2020 at 4:25 pm

      Com todo o respeito pelo Palhinha, a ser assim, isso diz muito do que é o futebol português atual.

  • Fabio Rodrigues
    Posted Outubro 17, 2020 at 11:25 pm

    Algumas notas soltas:

    – 5 pontos perdidos ao fim de 4 jornadas é péssimo, mesmo com a atenuante de já termos ido a 2 dos 3 campos mais difíceis da Liga! Hoje o empate foi justo!

    – A quem vangloriar tanto a nossa equipa e ridiculariza o Sporting, fazendo um onze combinado dos 22 jogadores que iniciaram a partida, o Sporting colocava 4 ou 5 jogadores fácil!

    – O Luís Diaz se tivesse metade da capacidade de decisão do Corona era um extremo de nível mundial. Enquanto se limitar em desiquilibrar (com muita facilidade) mas decidir mal, nunca passará de um bom extremo. É um jogador muito individualista! Tem muito a aprender com o Corona!

    – Gostei do Zaidu. Tem várias arestas a limar, mas tem potencial para ser muitíssimo superior ao Manafa. Ainda assim, arriscou um vermelho directo sem qualquer necessidade.

    – Por falar em Manafa, onde andava ele no golo do Nuno Santos? Como sempre, mal posicionado. O Mbemba fartou se de fazer dobras ao Manafa por maus posicionamentos deste. Quando o nível aumenta, as suas limitações defensivas vêm ao de cima!

    – Curioso, mas não surpreendente, o Toni Martinez estar à frente do Taremi na hierarquia dos pontas de lança. O espanhol tem as características que o SC aprecia (é sempre o primeiro defesa da equipa).
    No entanto, se queremos marcar golos, conseguiremos muito mais facilmente com o iraniano do que com o espanhol.

    – O Baró anda sem confiança nenhuma há largos meses! Porque relegou o Fábio Vieira (que é muito mais jogador) para a bancada? Joga a medo…tem um golo cantado já na compensação que nos daria a vitória e acerta nas orelhas da bola! Ridículo!

    – Pela negativa, para além do Manafa, o Sérgio Oliveira, que se fartou de cometer erros e o Marega, que não teve nenhuma ação digna de registo (quantas vezes tocou na bola?)

    • Red Punisher
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:34 pm

      o Bessa é top3 dos campos mais difíceis da Liga? O Braga foi no Dragão..

      Mérito a R.A. e demérito a SC. Finalmente um bom treinador, jovem, no tugão.

      De resto, concordo.

    • Chico
      Posted Outubro 17, 2020 at 11:48 pm

      Não tenho visto o Baró nos últimos tempos mas acredito que o Conceição tenha tentado moldá-lo para um jogador mais contido, queimando-o. Do que me recordo, era um jogador muito forte no transporte, a criar vindo de trás. O estilo do Conceição obriga a médios mais posicionais que arrisquem menos, o que tirou confiança ao Baró. Isto é apenas um cenário hipotético. O mesmo se passou com o Renato no Bayern, quando o tentaram transformar num médio de posse, de passe curto.

    • JJoker
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:02 am

      Alvalade e Bessa.
      Quanto muito, está aí uma deslocação difícil, mas qualquer candidato ao título tem de vencer em ambas.

      • Cossery
        Posted Outubro 18, 2020 at 8:23 am

        Perder no Bessa é mau para um candidato, isso sim, mas empatar em Alvalade já não é bem assim, é o segundo ou terceiro jogo mais difícil do campeonato.

    • Miguel Carvalho
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:16 am

      Por curiosidade o bessa é mais dificil que braga? É que o porto jogou em casa com o braga.

    • Valderrama
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:37 am

      Não percebo a insistência no Baró. Teve muitíssimas oportunidades mas até agora, na equipa A, ainda não mostrou nada que faça acreditar que estamos perante um futuro craque.
      O Vitinha sim, tinha entrado na perfeição para o lugar do Otávio naquela situação.
      De resto concordo com o resto do comentário no geral, embora não concorde que o Bessa deste actual Boavista muito “macio” estivesse nos estádios mais complicados para o Porto este ano

    • andresilvac
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:38 am

      É assim não querendo ser advogado do diabo até porque em parte concordo consigo, quando o Marega sai a defesa do Sporting sobe imediatamente incluindo os laterais/medios ou lá o que eles são, enquanto Marega esteve em campo não digo que fomos superiores no Meio campo mas pelo menos não fomos tão inferiores, com a saída do Maliano o Sporting subiu e acomodou se no nosso meio campo e deixamos de ganhar bola no centro do terreno, Marega faz um mau jogo mas a sua presença permitiu ao Porto ter espaço e controlar ou ganhar bolas no meio campo por obrigar as linhas do Sporting a jogar mais separadas.

    • Fabio Rodrigues
      Posted Outubro 18, 2020 at 7:05 pm

      Foi claramente engano meu. Pensei que o jogo da primeira jornada tinha sido na Pedreira. Obrigado a todos pela correcção.

  • Red Punisher
    Posted Outubro 17, 2020 at 11:46 pm

    Jogo em estilo casamento-divórcio, onde primeiro o marido marca um encontro com a amante e faz-lhe um golo (um filho). Entretanto a mulher descobre e deixa que o vizinho de cima lhe faça igualmente um golo…e antes do intervalo da 1a parte do filme a que assiste no cinema, descobre na app “staycovid” que está afinal à espera de gémeos..Bem,eis que o marido, não contente, vai a tribunal e perde as estribeiras com o juíz, reiterenda o divórcio e mantendo a sua posição, de forma a defender que a casa lhe pertence (Ruben Amorim é expulso) e, em consequência disso, contrata uma barriga de aluguer e informa a sua, já ex-mulher, que está à espera de 2 filhos. E assim temos o resultado final…e a repartição fica entre “paredes”.

  • vaienaovoltes
    Posted Outubro 18, 2020 at 12:09 am

    Jogo interessante com pendor claro para o Sporting… mais objetivo, maior ambição, mesmo sabendo que o Porto é uma equipa feita, mas deu para ver um SCP mais por cima do jogo, com maior inconformismo. Alvo vai muito sobre a análise que estamos a assistir do lance mais importante do jogo a terminar a primeira parte, mão à lado da cada do jogado do Sporting (até um pouco à frente na fase inicial do contacto entre jogadores e dá para ver de forma clara que até apanha e puxa a gola da camisola do jogador do SCP. Não se percebe qual o critério de haver tantos analistas e ex árbitros com esta unanimidade. Eu sou contra este tipo de pareceres quando existe uma evidência clara de contato.

  • Andrezinho14
    Posted Outubro 18, 2020 at 12:47 am

    Os meus pontos.
    Jogo mediano para o fraco das 3 equipas.
    Arbitragem com alguns erros em especial naquilo que é típico em Portugal, aquelas faltinhas. Não vejo intensidade nas costas do Pote4 para ser penalti como o Varandas se queixa. Expulsão do Amorim, acredito que tenha dito algo ao fiscal de linha, acho que não é o primeiro treinador a “ser expulso por ele”, mas num jogo com Sérgio Conceição e Otávio deve ter sido coisa bonita. Felizmente só foram 3 minutos de compensação.
    Porto, a jogar à SC. O suficiente para dar a volta e a fazer aquilo de que se queixa das outras equipas. Equipa física, futebol direto a explorar costas de laterais e com este meio campo, Uribe tem maior liberdade para ser um box to box. Otávio perdido em grande parte do jogo. Rasgos de Luis Diaz e Corona salvaram a noite.
    Sporting à Amorim, em tática e estilo de jogo, mas com este trio de centrais, MEDO! Cada saída de bola parece que vai ser um lance que vão isolar um avançado. E duros de rins, em especial os centrais ‘laterais’ devem ser mais ágeis, na minha maneira de ver uma equipa que sobe tanto os laterais. Perderam muito com a passagem do Mendes para central e com a saída do Nuno Santos (estes bons jogadores que parecem cristal). Percebo o que Amorim pretende com Jovane como avançado mais móvel, mas acredito que Sporar tem tudo para assumir aquele lugar, talvez lhe falte a atitude no treino e o compromisso. Já agora qual é a solução ao Porro dentro do plantel?

  • RicardoFaria
    Posted Outubro 18, 2020 at 1:24 am

    Entramos bem no jogo tendo até uma oportunidade para marcar mas depois o Sporting cria uma boa situação e a equipa fica “as aranhas” até que sofre o golo num bom remate de Nuno Santos.
    O jogo estava entretido e (Alex) Zaidu faz uma grande assistência para Uribe fazer o empate.
    Corona próximo do fim da 1a parte faz um golaço após uma investida de Diáz.
    Na segunda parte fomos horríveis e perdemos o jogo apenas por causa de entregarmos a iniciativa ao Sporting e mesmo a fazer um jogo mau, podíamos ter vencido um rival fora de casa.

    Pepe esteve imperial e foi o homem do jogo.
    Luís Diáz, Corona e Uribe também estiveram em evidência e até acho que começamos a perder o jogo com a saída do extremo colombiano uma vez que Felipe Anderson entrou mal o que acaba por ser normal.
    Zaidu também esteve bem apesar de ainda precisar de limar algumas arestas.
    Marega lutou bastante mas esteve sempre muito sozinho e Otávio esteve muito apagado.
    Manafá que tem vindo a jogar bem, hoje, deve ter sido a pior unidade em campo do lado azul e branco.

    Já perdemos 5 pts e começamos a ficar com pouca margem mas, segundo as palavras do próprio, SC prefere andar no fio da navalha.
    Agora é pensar no City para começar bem na champions sabendo que isso será uma tarefa muito difícil.

    Saudações DesPortistas!

    • RicardoFaria
      Posted Outubro 18, 2020 at 9:40 am

      Esqueci-me de falar de Sérgio Oliveira que fez um jogo horrível tendo estado muito lento a nível da decisão sendo que isso e a fraca exibição de Otávio contribuíram bastante para que o coletivo não fosse tão forte.

      Saudações DesPortistas!

  • AdeptoImparcial
    Posted Outubro 18, 2020 at 1:39 am

    No geral, acaba por ser um resultado justo. Talvez o Sporting tenha tido um bocado de mais “azar” (que na verdade significa falta de eficácia mas pronto), mas já estou a ir a pormenores. Acho o penalty bem anulado pelo árbitro, se bem que se fosse noutros lados com outras equipas. Oh well, não importa.

    Individualmente, Adan a provar mais uma vez que é titularissimo durante os próximos anos se tudo correr bem. Não me surpreenderia se se tornasse o novo ídolo do clube. Bem dito o dia em que acordaram e repararam que com o Max jogos como este nunca dariam empate.

    Porro e Nuno Mendes continuam com falhas defensivas que têm de ser corrigidas, mas mantenho a minha aposta cega no potencial dos mesmos. Repito: Nuno Mendes, se conseguir explodir, ainda chega ao Euro.

    Coates teve talvez o pior jogo da época, mas com um Neto ao lado torna-se difícil. Quaresma ou Inácio ao 11 urgentemente! Feddal até esteve bem.

    Palhinha e Matheus muito bem, com o último a perder gás na segunda parte. Pote esteve bem mas tem de ser mais eficaz. Nuno Santos teve o azar da lesão e Jovane tem de sair de PL, o Amorim tem de perceber que la não vai render nem 1/10 do que pode.

    A verdade é que, do meio campo para a frente, temos imensos jogadores dignos de lutar por titularidade pelos 5 lugares disponíveis.

    Nos dois de meio campo temos: Palhinha, Matheus, JMario mais um Pote que pode facilmente jogar la (assim como Vietto mas duvido muito).

    Na frente, temos: Jovane, Vietto, Pote, Nuno Santos, Sporar, Tiago Tomás.

    Todos já demonstraram ter qualidade para ser titulares consoante a sua forma, por isso, cabe ao Amorim saber aproveitar os melhores em cada altura.

    É verdade que temos um plantel inferior a um Benfica ou a um Porto em termos de qualidade, mas não creio que a diferenca seja tão animalesca como fazem parecer.

    Temos muitos miúdos que, se conseguíssemos manter durante 3 anos seguidos com a mesma equipa técnica, podiam dar ouro e sermos candidatos bem sérios.

    Assim, depende muito da forma e do potencial que alcançam esta época.

    Diria que, num cenário hipotético de todos na melhor forma, que o meu 11 seria algo à volta disto:

    Adan
    Quaresma Coates Feddal
    Porro Nuno Mendes
    Matheus/Palhinha JMario
    Jovane
    Pote/Nuno Santos
    Sporar/Vietto

    Isto na tática que o RA aplica. Considero o JMario e Jovane titularissimos em topo de forma. Entendo quem discorde, mas este meu 11 é um misto do que eu acho melhor e do que eu acho que o RA vai escolher.

    Nuno Santos tem mostrado excelentes detalhes, tal como Pote, mas ambos precisam de me convencer mais um bocado. Sporar e Vietto, para mim, um deles tem de jogar no centro, ponto final. Chega de invenções.

    Que venha uma série de vitórias seguidas para lançar a equipa num boost de moral e tranquilidade que bem precisa.

    SL

    • Ricard Bapt
      Posted Outubro 18, 2020 at 10:47 am

      Boas…
      Excelente analise !
      (ao ver o tamanho do texto pensei q fosse ser uma seca, mas li a segunda vez pois realmente a analise é bem conseguida).
      Apenas discordo (opiniao pessoal), na titularidade absoluta do Jovane, parece me estar fora de posiçao sim, rende mais nas alas e demasiado individualista. As suas caracteristicas sobressaem mais vindo do banco e a explorar o desgaste adversario (nao sei se entrara c mais raiva e vontade de demonstrar).
      Acredito tambem q o Sporar tem mais qualidade pra jogar na frente e ontem em pouco tempo provou isso mesmo.

      • AdeptoImparcial
        Posted Outubro 18, 2020 at 11:28 am

        Sendo totalmente sincero, já fui contra o Jovane durante muito tempo. A sua irregularidade é o pior aspeto, mas acho que com o RA estava a conseguir ser mais impactante todos os jogos.

        Agora, se for para PL, então é para esquecer.

        Se for para as alas, concordo que a titularidade absoluta possa não ser bem bem assim. É o tal misto de o que eu gostava e o que o RA vai fazer. Duvido que o RA meta o Jovane no banco muitas vezes.

        SL

  • Chico
    Posted Outubro 18, 2020 at 1:48 am

    Se o Porto se desligasse dos jogos com o Benfica como faz rotinamente com o Sporting, os clássicos seriam um fartote para o Benfica. No entanto, parece-me que só jogam de raiva contra um mesmo. Só gostava que admitissem isso.

    • Valderrama
      Posted Outubro 18, 2020 at 9:10 am

      Não percebo a surpresa. O Sporting e o Porto não são rivais, um jogo contra o Benfica não é encarado da mesma forma quer pelo Porto quer pelo Sporting

    • Rosenberg
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:31 pm

      Eu gostava de ver o Benfica entrar em campo contra o Porto com a coragem como entra com o Sporting.

    • Joao X
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:55 pm

      Isso e o Benfica aninhar-se de forma absurda perante o Porto.

      • Chico
        Posted Outubro 18, 2020 at 5:30 pm

        Contra o Sporting é comum golear mesmo estando no ninho. O problema é mesmo isso jogar de forma igual contra o Sporting e contra o Porto. O Porto entra para os jogos contra o Benfica como se fosse uma batalha.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 18, 2020 at 7:14 am

    Pela calada o Sporting reforçou-se muitíssimo bem. Caso o Rúben Amorim conseguir atinar com os centrais (ainda falham bastante – Feddal não é nem de perto nem de longe um Mathieu) e consiga arranjar um avançado que faça estragos (ter 3 avançados móveis está a ser muito confuso para os jogadores neste momento) penso que o Sporting terá todas as condições para alcançar os 70 pontos este ano.

    Se o ano passado foi o ano -1 então este é o ano zero do clube e ninguém espera que possam alcançar grande coisa este ano, mas não tenho dúvidas que as bases estão lançadas para o futuro.

    Com apenas 2 ou 3 contratações cirúrgicas, o Sporting ficaria com equipa para lutar pelo campeonato.

    É preciso dar tranquilidade e tempo ao Rúben Amorim porque aparentemente ele sabe o que está a fazer.

    • Filipe Ferreira
      Posted Outubro 18, 2020 at 10:26 am

      Embora concorde que o Feddal tá a anos luz do Mathieu, acho que ontem até foi o central menos errático dos três. Neto e Coates foram uma miséria

    • Ricard Bapt
      Posted Outubro 18, 2020 at 10:34 am

      Boas…
      Nao poderia concordar mais, dar tempo e estabilidade.
      Ninguem em trabalho nenhum apresenta bons resultados a trabalhar sobre brasas a nao ser na playboy…

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 18, 2020 at 9:42 am

    O Rúben que se deixe de teimosias e volte a pôr o Sporar no 11 e o Cabral na ala que o ataque vai render mais faltam descobrir quem será o homem a completar o trio atacante … para mim seria o Pote ou J. Mário por serem mais criativos e cerebrais a pisar os espaços interiores.
    Vejo o Nuno Santos mais como alternativa ao Cabral na esquerda para dar velocidade.
    Veremos como é que o J. Mário estará fisicamente mas não será fácil tirar o Matheus Nunes do 11, eu também não sou grande fã dele e a aposta no brasileiro não me fez grande sentido desde o início mas a verdade é que tem vindo a evoluir imenso e a nível de disponibilidade física e agressividade é um jogador que acrescenta muito principalmente a uma equipa “mole” como a do Sporting.
    Neto só enterra na saída de bola, deviam ter ido ao mercado arranjar um central para o lado direito é que com o Quaresma lesionado só temos o Inácio que ainda por cima é esquerdino.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 18, 2020 at 10:06 am

      Diogo Palma,

      O Sporar veio de lesão do compromisso das selecções, pelo que não deveria estar nas melhores condições para jogar de início.

      Quanto ao Neto, concordo, o homem enterra jogo sim, jogo sim, e espero que o Edu Quaresma recupere o mais depressa possível e que me Janeiro tragam o Lyanco para reforçar a defesa no lado direito do trio.

      Por fim, quando ao Matheus Nunes, eu até gosto do futebol dele e agora com o Palhinha como médio-defensivo isso permitirá que o brasileiro possa explanar o seu melhor futebol e fazer aquilo que o Wendel fazia no meio-campo leonino.

      Saudações Leoninas

    • Joao X
      Posted Outubro 18, 2020 at 12:54 pm

      Sporar não parece ser o tipo de avançado que RA gosta. Ontem esteve muito bem no 2-2. Vamos ver se é para continuar.
      Neste momento, RA tem muito que pensar pois existem muitas possibilidades para formar o meio campo e ataque. Sporar, Jovane e Pote, p.e., parece ser interessante mas onde fica JM e Matheus?

  • vaienaovoltes
    Posted Outubro 18, 2020 at 6:33 pm

    Interessante será perceber a evolução do João Mário nesta equipa do SCP e como será o seu contributo na qualidade de jogo, como será a consistência na dinâmica da equipa no último terço do campo. Outra nota, no seguimento da minha mensagem anterior com alguns lapsos de escrita, volto a salientar um aspecto que considero muito relevante, ou seja analistas que conseguem imaginar a intenção do pote na jogada do penalty, imaginam e defendem teorias inteiras e complexas sobre a intenção do mesmo nessa jogada e o único facto real e objetivo é a mão do jogador no FCP no ombro no jogador do SCP, puxando-lhe inclusive a gola da camisola (vê-se na imagem) mas toda a retórica é permitida, até à não intensidade… O que é óbvio, assim afirmam é ao aspecto mais subjetivo de todos… ou seja a intenção do jogador do Sporting em enganar o árbitro?! Como é que ninguém estranha esta quase unanimidade?! O que poderá fazer com que uma falta tão objetiva possa ter uma posição tal clara sobre a intenção do jogador do Sporting?

Deixa um comentário