Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Villas-Boas: «Situação económica do FC Porto está cada vez pior há muitos anos»

Devia avançar já no próximo ano com a candidatura à Presidência? Enquanto houver Pinto da Costa dificilmente tem hipóteses, mas fazia bem aos Dragões alguma concorrência interna.

André Villas-Boas abordou vários assuntos da esfera do FC Porto, à margem do evento QSP Summit, onde deixou críticas à gestão da atual direção Azul e Branca, bem como voltou a falar da sua própria candidatura à presidência do clube. «Nos últimos anos tivemos uma gestão desportiva desenquadrada das realidades financeiras do clube. E que muito sucesso nos trouxe, fruto de uma pessoa capaz de encarar todos os valores e princípios do FC Porto, e com uma capacidade de exigência e intransigência invulgares. A verdade é que a situação económica do FC Porto está cada vez pior há muitos anos. O futebol tem este sucesso desportivo e sucesso financeiro… O que é sucesso no futebol? São os títulos? É a sustentabilidade do FC Porto enquanto clube de associados para o longo termo? Que é o que os adeptos querem sentir e a confiança que querem ter. Ultimamente falamos muito na entrada de capital estrangeiro nas SAD e começámos já a tocar nessa entrada nos três grandes clubes nacionais. A entrada de capital estrangeiro nos três grandes não se pode traduzir apenas como sucesso e passo de futuro, tem de se traduzir também como falência das gestões anteriores. Os clubes portugueses têm um passivo acumulado absurdo, permanentemente no limbo… E o vender parte do capital a estrangeiros não pode ser visto como um passo para a modernidade.», referiu o treinador. Sobre quando estaria disposto a avançar para a presidência do FC Porto, referiu não ter certezas, mas que era algo que lhe está «destinado». Sou muito vinculado ao destino, as coisas que têm destinadas tornam-se realidade. Em 2015, estava na Rússia, uma pessoa que ainda trabalha no FC Porto enviou-me uma mensagem a dizer: ‘Sei que um dia vais ser presidente do FC Porto.’ Eu nunca tinha pensado no assunto. Mas a forma como aquilo jogou no meu cosmos e alterou as minhas emoções foi algo que senti como um destino que tenho de cumprir. As exigências de ser presidente do FC Porto são únicas, pela responsabilidade de uma pessoa que construiu o nosso portismo, da maior parte das pessoas que estão aqui. O nosso portismo foi reformatado graças a essa pessoa. Portanto, obriga a uma performance que acarreta consigo uma série de desenquadramentos pessoais, que já vivi… No entanto, ela [a presidência] é algo que me está destinado. E eu raramente não cumpro os meus destinos.»

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

67 Comentários

  • Ricardo10_
    Posted Junho 30, 2023 at 10:39 am

    Que o Porto precisa de sangue nova, é um facto. Mas pergunta sincera…Mas quem é este tipo? Porque lhe continuam a dar tanta importância e porque é tão adorado e desejado por adeptos portistas para ser presidente?
    Que experiência de gestão tem? Já foi presidente de alguma coisa? Um tipo que apenas treinou o Porto durante uma época e que foi a única época de jeito que fez na vida? Um tipo que dizia e diz adorar o Porto, e passado um ano fugiu logo mal surgiu uma oportunidade? Um tipo que tem sido despedido de todos os lados com indemnizações milionárias? Um tipo que tem arranjado problemas por onde passa, bastante egocêntrico e arrogante, é por constantemente mandar umas bocas ao Benfica? Um tipo que parece gostar mais de rallys do que de futebol? Sinceramente não percebo e pelo estilo, parece ser mais um cromo para continuar o clima de odio no futebol Português.

    • Il Codino Divino
      Posted Junho 30, 2023 at 11:13 am

      Gostar mais de rally do que futebol não interessa nada para o caso. O Vieira também não percebia nada de futebol e já ouvi dizer que o Pinto da Costa é igual. Eles estão/estavam lá como dirigentes e não como adeptos do desporto. Até porque os clubes não são apenas o futebol.

      Sobre a experiência de gestão: O Varandas tinha alguma? Pergunta sincera, só lhe conheço o passado como médico.

      Sou do Benfica, mas vivo em Gaia e pelo que percebo os adeptos do Porto gostam do Villas-Boas, principalmente porque tem sido dos poucos que questiona a direção de Pinto da Costa neste momento. E como estão a ver que o clube está a afundar-se, veem nele alguém que percebe a realidade e pode fazer frente ao maior nome do clube. Para além disso continua a ser vocal sobre o seu amor ao clube. Ao contrário do meu, não imagino os sócios do Porto a elegerem um presidente que tenha sido sócio do Benfica ou Sporting. Por isso é normal que isso também mexa uns cordelinhos.

    • lipe
      Posted Junho 30, 2023 at 11:29 am

      O Villas-Boas é dos melhores treinadores da história do Porto, tem muitos anos de casa, e acima de tudo, é rico: não depende do futebol para nada.

      Como adepto do Braga espero que nunca chegue a presidente do Porto, porque pode muito bem vir a fazer um excelente trabalho.

      Que experiência de gestão tinha o Rui Costa para ser presidente do Benfica?

      • Ricardo10_
        Posted Junho 30, 2023 at 12:10 pm

        Um dos melhores treinadores da história do Porto por uma boa época? lol
        Ganhou a Liga Europa contra um Braga, depois de jogar contra um Villareal, Spartak de Moscovo,CSKA, Sevilha, e no grupo com Besiktas, Rapid de Viena e CSKA de Sofia, até parece que ganhou a champions contra o Real.
        Eu não falei só da gestão, o Rui Costa não tem experiência nenhuma de gestão mas já trabalhava no Benfica, tendo experiencia como director, administrador e como vice presidente, não caiu propriamente de paraquedas na cadeira de presidente! E tem um amor e uma história com o Benfica de 30 anos! Antes de ser presidente, era claramente um dos 5 mais queridos do universo Benfica de sempre.

        • lipe
          Posted Junho 30, 2023 at 1:31 pm

          O Villas Boas no Porto ganhou tudo, incluindo 1 de 4 títulos europeus do clube, praticando um futebol avassalador. Aliás, a Liga Europa vencida pelo Porto é provavelmente uma das mais convincentes de sempre (o jogo mais complicado até é capaz de ter sido mesmo a final).

          E já tinha estado no clube junto do Mourinho.

          É natural do Porto, está muito longe de ser um paraquedista.

          • Miguel Mendes
            Posted Junho 30, 2023 at 1:42 pm

            Não convenceu frente ao sevilha e braga e não venceu a taça da liga.

            • lipe
              Posted Junho 30, 2023 at 2:44 pm

              Não venceu a Taça da Liga, só venceu tudo o resto, perdão, erro meu.

              Sim, contra o Sevilha passa por golos fora, mas depois vence em agregados de 3-1, 10-3 e 7-4. Se não for a Liga Europa mais convincente de sempre não anda lá longe.

              Eu também não gosto do Porto mas não consigo ser desonesto.

          • Ricardo10_
            Posted Junho 30, 2023 at 2:47 pm

            Ganhou tudo numa época, o Porto tem mais de 100 épocas…Isso é uma ofensa para vários treinadores que passaram pelo Porto. Desde Pedroto, passando pelo Mourinho e até acabando no Conceição, a época foi realmente boa mas não se pode esquecer que foi apenas uma época e tinha jogadores como Fernando, Moutinho, James Rodriguez, Hulk ou Falcao.

            • lipe
              Posted Junho 30, 2023 at 3:39 pm

              Mas eu meti-o acima de alguém? Em quantas épocas é que o Porto venceu um triplete “dos pobres”? Só me ocorrem duas que é a primeira do Mourinho e a única do Villas Boas.

              Para um clube português, fazer a dobradinha e vencer uma competição europeia nunca pode ser uma “época boa”; é uma época incrível, das melhores de sempre.

              Parece-me incontestável.

            • Neville Longbottom
              Posted Junho 30, 2023 at 4:00 pm

              Esses jogadores já estavam todos lá (menos o James que nao era titular, era o Varela). Com o Jesualdo, que foi tricampeao, ficaram em 3° lugar.

              • Aurinegro
                Posted Julho 1, 2023 at 9:02 am

                Para quê falar do Jesualdo?

                • Neville Longbottom
                  Posted Julho 1, 2023 at 11:01 am

                  Porque é meu irmão.

                  • Aurinegro
                    Posted Julho 1, 2023 at 11:13 am

                    Aifnal tu podes dar respostas idiotas mas o Taremi não. Está certo. É o que achar-se superior.

                    • Neville Longbottom
                      Posted Julho 1, 2023 at 2:33 pm

                      Comentários idiotas como os teus merecem respostas idiotas. É assim que se faz com as crianças. A tua resposta ao meu comentário no post to Taremi cheia a obsessão.

                      Não gostas dos comentários, ignora e segue em frente.

                      Foi um gosto falar contigo, não volta a acontecer. Sim, é um comentário típico meu, és o maior.

                      Foi um gosto, até nunca.

            • Syd Barrett
              Posted Julho 1, 2023 at 5:45 am

              Exatamente. Tem 100 épocas e quantos treinadores campeões europeus? Pois.
              Alguém ainda se sente incomodado da época invicta ( campeão sem derrotas), goleadas ao rival e vencedor da Europa league.
              Não me lembro de muitos campeões sem derrotas.
              O AVB é sócio desde criança do Porto. Foi olheiro e treinador do clube.Para se preparar para uma possível presidência foi tirar gestão nos EUA. Não caiu de paraquedas

              • Ricardo10_
                Posted Julho 1, 2023 at 10:06 am

                Mas o Villas Boas foi campeão europeu?
                Incomodado? E porque não azia ou dor de cotovelo? Às vezes pensamos que estamos aqui a discutir seriamente com homens, mas rapidamente nos lembramos que provavelmente são os mesmos das caixas de comentários do facebook. Enfim.

    • Francisco Ramos
      Posted Junho 30, 2023 at 11:46 am

      Que experiência tinha o Rui Costa como presidente antes de ser Presidente? Que experiência tinha o Varandas como presidente antes de ser Presidente? Provavelmente a mesma que tem André Villas Boas.

      Depois, falar do que não se sabe, tem também outros problemas. Mas vamos por partes:

      • Experiência de Gestão? Encontra-se a acabar uma Pós Graduação em Gestão Executiva na Columbia Business School, uma das mais prestigiadas da América (supostamente). Logo secalhar até vai com mais arcaboiço que os restantes.
      • Depois, não é rico. É muito rico, logo todos os Portistas acham que não será um daqueles que necessita de se alimentar da SAD como os que lá andam (pagamos mais em salários à administração que os outros 17 clubes juntos).

      Sobre a sua carreira:

      • Ele não fugiu. Ele teve uma oportunidade de ganhar muito mais, ir treinar na Liga dos Campeões e decidiu aproveitar. Há caminhos que só aparecem uma vez, não é?
      • Sobre indeminizações está o mundo cheio. Culpa dos clubes que pagam salários principescos com contratos longos. Então eu sou despedido e venho de mãos a abanar? Houve Jesus no Benfica, Mourinho por aí fora, entre muitos outros. Faz parte de um contrato de trabalho.
      • Onde arranjou ele problemas? No Marselha por se tentar impor ao presidente? Qual foi mesmo o treinador que não teve isso por aquelas bandas? Ainda agora Tudor saiu pela mesma razão.
      • Rally. Os hobbies de um são o golfe, outros é carros, outra é outra me$%& qualquer. Ele sempre disse que não queria uma grande carreira de treinador, mas cada um sabe como passa o seu tempo livre.

      Mas se ele tem todo este ódio dos adversários, diria que está no bom caminho porque há quem tenha medo de ele ser eleito presidente.

      • Miguel Mendes
        Posted Junho 30, 2023 at 1:44 pm

        Nesse caso por que é que os dirigentes do Porto não pararam de desviar alegadamente dinheiro a partir do momento em que se tornaram ricos?

        • Francisco Ramos
          Posted Junho 30, 2023 at 3:02 pm

          Porque precisam de um pé de meia para fugirem quando saírem do clube tal a quantidade de falcatruas que vão aparecer. O “casamento” de Pinto da Costa com uma brasileira não é de todo inocente!

      • CavacoVezesTres
        Posted Junho 30, 2023 at 1:47 pm

        Grande comentário. Tudo dito.

      • Fireball
        Posted Junho 30, 2023 at 2:26 pm

        Essa ideia de que por ser rico não vai querer ganhar ainda mais é uma piada só pode. Até podes ter razão em tudo o resto, mas esse ponto é só ser anjinho.

        • Francisco Ramos
          Posted Junho 30, 2023 at 3:03 pm

          Ele vai querer tirar a sua parte, como qualquer presidente (ainda agora Varandas pediu aumento), ou qualquer trabalhador. O que ele não precisa de fazer é roubar o clube, tal como Alexandre Pinto da Costa e outros andam lá a fazer!

      • Ricardo10_
        Posted Junho 30, 2023 at 3:13 pm

        Começando pelo fim, se tem algum ódio dos adversários é porque passa a vida a provocar, mas pelos vistos és dos típicos adeptos que vê o futebol com ódio nos olhos. Bom para ti então.
        Que experiência tinha o Rui Costa? 20 anos de jogador profissional, vários anos como director desportivo, administrador e vice presidente, chega?
        Habilitações literárias e formação é uma coisa, experiência é outra. Se tiveres dinheiro e precisares, vais contratar qualquer advogado? É igual um acabadinho de sair da universidade e outro com 10,15 ou 20 anos de experiência na área?
        Muito rico? O que tem ser muito rico? É por isso que é competente ou vai deixar de roubar?! Achas que o Pinto da Costa ou o Vieira são pobres?
        Claro que não fugiu…Depois de dizer que o Porto era o sonho dele e de mal aquecer a cadeira, saiu para ganhar mais dinheiro, só se fosse por pouco dinheiro é que era fugir…Jogar a liga dos campeões? Então e o Porto ia jogar o quê? É aceitável que tenha saído por dinheiro, nada contra, escusam é de vir com merd@s.
        As indemnizações obviamente que é culpa dos otários que pensaram que era o novo Mourinho, ele só tem de fazer maus trabalhos para as ganhar.
        É só pesquisar para achares problemas no Chelsea e no Tottenham, com jogadores e presidentes, e até parece que a sua saída do Porto foi pacífica.
        Um presidente de um grande clube não pode ter hobbies em que arrisquem a sua vida ou a sua integridade física, mas como ele não passa de um puto milionário com um ego do tamanho do Ronaldo ou do Mourinho, mas sem ter nada que o justifique, se calhar acha normal ser Presidente do Porto e andar a treinar para fazer o Dakar.

        • Syd Barrett
          Posted Julho 1, 2023 at 5:59 am

          O argumento do advogado não faz sentido algum. Para o fazer, o Rui Costa precisava de me poder defender em tribunal, que não pode visto não ter curso.
          A experiência dele foi ao servico de (alegadamente) um dos mais corruptos que passou pelo futebol português. Conta que Rui costa também estava associado, mas não lia o que assinava. Ou então não percebia. Faltou as aulas de gestão talvez.
          20 anos como jogador de futebol traduzem se em que em termos de gestão de um clube? O AVB é treinador há 15. E um treinador é nada menos que um gestor de homens. Se formos por aí.
          Quanto aos problema no Marselha foi por recusar jogadores escolhidos com base em comissões e agentes. Assino por baixo que faça isso no Porto. No Tottenham teve o melhor resultado pontual do clube até então. No Chelsea teve problemas com jogadores que estavam habituados a vê ló como o olheiro do clube. Além de que eram mais velhos ou da idade dele. Mais que normal digo eu.

      • henry14
        Posted Junho 30, 2023 at 3:13 pm

        “Ele não fugiu. Ele teve uma oportunidade de ganhar muito mais…”
        Então mas o homem é tão rico e mesmo assim abdicou da cadeira de sonho para ser ainda mais rico? Ai a ganância…

        • Syd Barrett
          Posted Julho 1, 2023 at 6:02 am

          Quando saiu era rico, depois ficou milionário com as rescisões. Eu sou portista e se com 30 anos tivesse ganho o que ele ganhou e me dessem a oportunidade de treinar um dos melhores clubes do mundo, com ambição de vencer a Champions claro que aceitava

      • Escuuuta
        Posted Junho 30, 2023 at 6:41 pm

        Esse comentário é interessante.

        • Começa por confundir os conceitos de Formação e Experiência profissional
        • Considera que alguém ser despedido de vários clubes por onde passa não atesta nada sobre a sua competência.
        • Ignora os problemas que o senhor arranjou no Chelsea e no Tottenham…

        De resto, concordo com tudo!

        • Syd Barrett
          Posted Julho 1, 2023 at 6:08 am

          Ser despedido no futebol atesta o que mesmo? O Mourinho foi despedido do Benfica, Man Utd, Real Madrid, Tottenham, Chelsea p.e Não é dos maiores vencedores da história por isso? Brian Clough durou quanto tempo no Leeds? Se julgamos dessa forma então o Forest nc seria campeão europeu.

          • Escuuuta
            Posted Julho 1, 2023 at 10:52 am

            Mas se fores ver bem, o Taremi foi o melhor marcador na época passada, antecedido pelo Darwin e o Pote… ??‍♂️

          • Neville Longbottom
            Posted Julho 1, 2023 at 11:32 am

            O Mourinho foi despedido do Benfica ponto e vírgula. É verdade na génese, mas na realidade o que aconteceu foi que não era a escolha do novo presidente (creio que o Vilarinho).

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 1, 2023 at 11:29 am

        Mas o facto do Varandas ser um inexperiente é relevante para a eleição do próximo Presidente do Porto?

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 1, 2023 at 6:09 pm

          Homem, respira.

          Eu elogiei o trabalho de Varandas e que a falta de experiência conta pouco quando tens boas equipas de trabalho!

          • Neville Longbottom
            Posted Julho 1, 2023 at 8:55 pm

            Tou tranquilo, não estou a defender o Varandas.

            Não acho é que seja grande exemplo. Há quem ache que ele é um usurpador, os maluquinhos até.

    • Fireball
      Posted Junho 30, 2023 at 2:27 pm

      É adorado porque insulta o Benfica a cada X meses. Exagerando claro, mas no fundo é um bocado isso. Mostra “portismo” e esse tipo de intervenções agrada aos adeptos.

      Também tem a seu favor o trabalho que fez como treinador, que nunca se apaga.

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 30, 2023 at 3:06 pm

        É adorado porque ataca a direção e tem constantemente colocado o dedo na ferida, como ainda agora acabou de fazer. E porque como treinador fez o que fez e como fez, como refere.

  • Nickles
    Posted Junho 30, 2023 at 10:48 am

    Pergunta sincera, quero mesmo saber se o Porto sempre tem de fazer 50M em vendas até às 23:59 de hoje? E se não o fizer o que pode acontecer?

    • CavacoVezesTres
      Posted Junho 30, 2023 at 10:52 am

      Não, afinal tem até 31 de dezembro.

    • Alex1904
      Posted Junho 30, 2023 at 10:58 am

      Suponho que entrará de novo na alçada da Uefa dentro do Fairplay financeiro. E se assim for será que poderá contratar ? Será que haverá castigo em relação às provas Europeias?

    • Alexis
      Posted Junho 30, 2023 at 11:14 am

      Pelos vistos o prazo foi aumentado para 31 de Dezembro. A nivel interno pouco interessa ‘as autoridades competentes que eles continuem a viver bem acima das suas possibilidades – tambem conhecido por concorrencia desleal.

    • Borsalino
      Posted Junho 30, 2023 at 11:23 am

      Fazer, têm de fazer. Agora, não devem é ter propostas nos valores pretendidos ou então, deverão ter penalizações que sejam “suaves” e que não justifiquem a venda de jogadores abaixo do que o clube considera ser o valor justo.

    • Napoleon
      Posted Junho 30, 2023 at 11:28 am

      Entra novamente em incumprimento e fica sobe a alçada da UEFA em relação ao fair play financeiro.

      E sendo reincidente deve ter uma punição acrescida que poderá envolver a exclusão das competições europeias.

    • Mantorras
      Posted Junho 30, 2023 at 5:58 pm

      Foi adiado e afinal eles vao e desatar a comprar.

  • Diogo Cunha Ribeiro
    Posted Junho 30, 2023 at 11:28 am

    O FCP é um dos clubes com mais participações na CL, e passa quase sempre aos Oitavos de final, vende sempre bem os seus ativos, ainda à pouco tempo saiu de uma situação de fair play financeiro, simplesmente não percebo como tem necessidade de fazer 50M€ até à 23:59h de hoje. Acho que isto é demasiado grave para ser um assunto tão abafado pela CS e até pelos próprios adeptos ou figuras do clube, parece que está tudo bem, desde que se fale mal dos rivais com maior ênfase no Benfica.
    O PdC infelizmente vai passar de Herói a Vilão, mas apenas passará a vilão depois da sua morte.
    Quanto a Villas Boas, sinceramente não me parece que vá ter grandes hipóteses num futuro próximo, não goza de grande imagem junto da maior parte dos adeptos e depois tem uma relação com a claque muito má, e todos sabemos que para se ser presidente o apoio da claque é determinante. Villas Boas para mim é uma pessoa incoerente, e um tanto ou quanto indecisa em certos momentos e também por esse lado não me parece uma boa escolha. Se fosse Portista apoiaria no presidente Rui Moreira.

    • Miguel Mendes
      Posted Junho 30, 2023 at 1:41 pm

      Vende sempre bem os seus ativos?

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 30, 2023 at 1:44 pm

      Não vai passar a vilão depois da morte, isso nunca é assim. No máximo sai da presidência, perde um bocado da mística mas quando morrer só se falará de como pegou num clube claramente abaixo dos rivais de Lisboa e o transformou num dos mais vencedores do mundo.

  • Miguel Mendes
    Posted Junho 30, 2023 at 11:30 am

    Para ser sincero, não percebo a ligação que os portistas têm para com o AVB. É verdade que fez uma excelente época mas só esteve essa época no Porto depois de ter dito que era a cadeira de sonho e não teve a coragem de se candidatar contra o Pinto da Costa (pelo menos ate agora).

    • CABONG
      Posted Junho 30, 2023 at 11:50 am

      A cadeira de sonho é tudo o que a ala Pinto da Costa tem a dizer contra AVB e é bem menos grave do que o Administrador Fernando Gomes tem feito ao clube.
      Nem todos os portistas vão pela cegueira do culto de personalidade

      • Miguel Mendes
        Posted Junho 30, 2023 at 1:40 pm

        Do que eu vejo, só nas redes sociais é que apoiam o Villas-Boas.

        • Borsalino
          Posted Junho 30, 2023 at 2:04 pm

          Exatamente. Faço um paralelo com Noronha Lopes, que tinha forte apoio nas redes sociais, e nos mais jovens, mas acabou por perder por não ser um populista que atinge as massas, ou seja, os adeptos mais antigos.

          • Fireball
            Posted Junho 30, 2023 at 2:21 pm

            Mas ele era um populista. O Noronha não apresentou nada. Só sabia dizer aquilo que lia nas redes sociais contra o Vieira. A campanha dele foi ir aos blogs do Benfica, ver o que diziam os críticos de Vieira, e repetir isso nas intervenções.

            O Vieira não saiu mais cedo por falta de concorrência, não é como o Pinto da Costa que tem um legado por trás incomparável. Eu votei particamente sempre em branco nos últimos anos por isso. Não queria votar Vieira, mas não quero meter lá um random populista. Ele queria o tacho. Tanto que nas eleições seguintes como já tinha tacho noutro sítio nem avançou.

            • Borsalino
              Posted Junho 30, 2023 at 3:35 pm

              Tinha um bom programa sim. Agora, concordo que focou-se demasiado em querer atacar LFV ao invés de se forcar no seu programa e isso virou-se contra ele mesmo.
              Quanto ao fato de não se ter recandidatado, o próprio disse que se perdesse não voltaria a se recandidatar… não é questão de tacho.

  • CABONG
    Posted Junho 30, 2023 at 11:48 am

    Não querendo entrar pela aura sebastianica que se quer incutir ao AVB, acho que será benefico para o FCP.
    Há neste momento demasiada incompetência no que respeita aos altos dirigentes do FCP.
    Aquelas contas são a prova mais cabal disso.
    Todos os clubes precisam de reformas ciclicas, faz parte como em tudo na vida.
    Chegou a hora do FCP

  • Vermelhudo
    Posted Junho 30, 2023 at 12:28 pm

    Pois isto no Porto está giro, Pinto da Costa está numa fase avançada e já se enfileiram candidaturas para o trono. Ahah.
    O Tio ouviu de galera portista com mais de 30 anos sempre o mesmo: Pinto da Costa meteu o clube no mapa, Pinto da Costa ficará lá até à morte porque é a maior figura do clube, o maior dirigente desportivo português, o mais titulado dirigente do mundo.

    E portanto eles não se importam que o Porto passe por momentos menos bons, porque o saldo será sempre positivo. Nas palavras deles, só os não portistas é que podem sequer pensar em ver o Pinto da Costa fora do clube.

    E é giro ouvir isso, é giro é, e percebo a ideia.
    Quanto a mim, vou dizer que sem sombra de dúvidas foi no Porto que vi, claramente, as equipas mais bem feitas desde que me lembro de ver bola.
    Independentemente de arbitragens, vi no Porto muito mais organização e planeamento do que no Benfica e em Alvalaahd.
    Não em todas as épocas, claro, mas globalmente o Porto tem alguma vantagem.

    Uma coisa que sempre achei gira no Porto foi aquela ideia que o Presidente era bastante solidário com os seus treinadores, defendendo-os até ao limite. E isso, na opinião do Tio, fez muitas vezes com que os jogadores vedetas baixassem a bola e houvesse disciplina por aquelas bandas.
    Lembro-me do Jorge Costa ter sido emprestado ao Charlton, e era capitão, porque não aceitou bem um substituição e mandou a braçadeira ao chão.
    Era novinho mas ainda me lembro. Era Tionager!
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAahahahahahahhahahaha… Aahahahah! Estou cada vez melhor. Sou uma bomba, acho que até as suas Hatezas reais o admitem lá no fundo! AAAAAahahahahhahah!
    Ca bom!

    Voltando ao Porto… Pois eu acho que o Villas-Boas não se vai candidatar contra Pinto da Costa porque se vai queimar. Ir contra Pinto da Costa é ir contra um legado. Pode-se criticar, mas ir a jogo é diferente.
    Mas isto é o Tio a achar.
    É ver, é ver.
    Ahah.

  • Kacal
    Posted Junho 30, 2023 at 2:27 pm

    Só espero e desejo que AVB seja presidente m breve! Duvido sinceramente que seja já infelizmente, mas acho que seria benéfico e torço por tal. Penso que o meu clube iria passar a estar e ficar mais no caminho que gostava que estivesse!

  • Miguel Lopes
    Posted Junho 30, 2023 at 4:00 pm

    Penso que o André, está a lançar o barro à parede, quando afirma que não sabe se vai ser candidato em 2024 ou 2028.
    E o avanço dele ainda em 2024, apenas depende do cumprimento do fair play financeiro ou não por parte do Porto.
    E digamos em abono da verdade, não estou a ver o Porto a cumprir até 31 de Dezembro os requisitos da UEFA, pelo menos sem baixarem as expectativas de que vão vender pelas cláusulas de rescisão.
    Sim, porque o mercado está louco, mas o único jogador que o Porto tem para vender e que é sinónimo de uma mais valia clara e considerado boia de salvação desta gestão, é o Diogo Costa (e está muito difícil).
    Os restantes jogadores de que se fala, já têm um PDI demasiado avançado para renderem os valores necessários e teriam de vender 3/4 jogadores pelo menos e às “postas”. E não esquecer que o Porto terá de investir para comprar jogadores para substituir os que saíram e os que têm de sair.
    E com isto do prazo ser alargado até 31 de Dezembro, talvez não sejam necessários apenas os 50M€, mas aí uns 70/80M€.
    Mas isto sou eu, num supor supúnhamos.

  • Goncalo
    Posted Junho 30, 2023 at 4:57 pm

    Como não gostar de AVB?

    1- Pessoa rica que não vem para o FC Porto em busca de fortuna ou status social.
    2 – Pessoa extremamente inteligente e bastante conhecedora de futebol ( nem Rui Costa nem Varandas encaixam neste 2 requisitos);
    3 – Com ele o FC Porto praticou o melhor futebol deste século (várias goleadas na europa, banalizou o bom Benfica de Jorge Jesus, etc; Mourinho foi melhor em títulos mas não em futebol praticado) e por isso todos os portistas o têm em consideração.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 30, 2023 at 11:04 pm

      Porquê falar do Varandas?

      • Aurinegro
        Posted Julho 1, 2023 at 8:58 am

        Mas agora ninguém pode falar de terceiros? Tu também só falas de ti? Ou falas do que te apetece, como gostas tanto de responder? A ver se nos próximos posts não referes nenhuma outra pessoa senão tu mesmo.

        Foi a opinião do user e falou do Varandas e do RC para enquadrar o argumento dele, quer se concorde ou não com ele.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 1, 2023 at 11:02 am

          E então? Eu não posso querer saber porque é que ele falou do Varandas é?

          Mas alguém disse que ele não podia falar nele?

          Quero saber só. Relaxa.

          • Aurinegro
            Posted Julho 1, 2023 at 11:11 am

            Típica resposta do Neville quando é apanhado na sua incoerência intrínseca. Pões em causa os outros mas depois faz o mesmo.

        • Goncalo
          Posted Julho 1, 2023 at 2:48 pm

          Falei no Varandas e Rui Costa porque são a nova geração de dirigentes nos rivais diretos.

    • Slayer666
      Posted Julho 1, 2023 at 8:58 am

      como base APENAS na TUA opinião o que dizes sobre o Rui e o Varandas soa estranho, porque se à coisa que o Rui conhece é de certeza o futebol, aliás conhece-o de dentro, como jogador, e fora de campo, como dirigente e o Varandas é médico, o que requer, pelo menos, bastante inteligência para o estudo.

      Eu sei que é uma linha ténue para os comuns mortais, mas ser extremamente inteligente não é o mesmo que extremamente metódico, extremamente estudioso, ou no limite, extremamente rico!
      Tendo isso como base, “extremamente inteligente” não estou a ver o que isso interfere no caso de ser dirigente competente, ou para ti o vale e azevedo não é “extremamente inteligente” e é o que se soube anos mais tarde (e tantos anos depois ainda o é, tanto que a justiça nem o consegue notificar, quando o comum mortal, talvez por não ser extremamente inteligente, basta ver as noticias para saber o bairro exclusivo e até a casa em que ele vive, sabe o carro e se fosse preciso, até reconhecia o motorista privado).

    • Ricardo10_
      Posted Julho 1, 2023 at 10:01 am

      O primeiro ponto já parecia ridículo, basta olhar para o futebol actual onde jogadores que já são milionários, se vendem facilmente por mais milhões para países que nem respeitam minimamente os direitos humanos. Mas depois veio o ponto número dois, Rui Costa não é uma pessoa inteligente e nem conhece o futebol. Há visões surreais.

      • Goncalo
        Posted Julho 1, 2023 at 2:46 pm

        Acho estranho é tanta gente ofendida com uma opinião. Vou dizer novamente para que se perceba: o Rui Costa é uma pessoa com grande conhecimento do futebol e o Varandas parece-me ser uma pessoa inteligente ….agora julgo que nem um nem outro acumulam os dois: extremamente inteligente e muito conhecedor de futebol. O que não invalida que sejam bons presidentes. Apenas reforcei que o AVB reune os dois em comparação com os rivais diretos.

  • Mantorras
    Posted Junho 30, 2023 at 6:11 pm

    Leio que o AVB nao goza de apoio dos portistas, mas eu nao conheco nem um que nao goste dele, e moro no Norte…

    De todos os nomes apontados a presidencia do Porto e o unico que “assusta”.

    • E inteligente (ou parece ser).
    • Esta a formar-se para o cargo.
    • Sabe ser populista/politico (dizem que nao o e, mas para mim as piadolas ao Benfica nao passam disso, e resultam).
    • E bem relacionado, andou por sitios onde chove, ou chovia, dinheiro, Cheslea, Russia, China, etc. Tera ainda outros “contactos” que podem resultar em ajudas preciosas, na hora de resolver dossiers.
    • Sabe muito de futebol, pelos tempos de olheiro e treinador.

    Se entra no Porto com espirito de missao… pode perfeitamente fazer historia no cargo.

    Gostava que nunca la chegasse, sinceramente. Avanca Rui Moreira!

    PS: Fiquei algo confuso com a mistura destino e vontade propria. Pensava que eram incompativeis.

  • Slayer666
    Posted Julho 1, 2023 at 8:32 am

    Não sendo profundo conhecedor, nem quero, da “realidade” eleitoral do clube, mas pelo que amigos e sócios portista ferrenhos me dizem, mais rápido assume o Baia ou o Moreira a presidência que este.

Deixa um comentário