Com o empate na Luz frente ao Benfica o Estoril praticamente assegurou a sua presença na Liga Europa. Tem 3 pontos de vantagem sobre Sporting e Rio Ave e dois jogos, em princípio, acessíveis (Beira-Mar e Gil Vicente). Cenário, que afasta praticamente os leões das competições europeias. Algo que no contexto do panorama futebolístico nacional e respeitando o que Estoril e Vitória fizeram para lá chegar, é negativo: as hipóteses de uma boa representação – mais pontos para o nosso ranking – diminuem sem a presença do Sporting, equipa que na última década foi a uma final da LE e na temporada passada às meias-finais. No âmbito do clube leonino, convém tentar perceber quais as vantagens e desvantagens para o Sporting enfrentar uma temporada sem uma participação nas provas uefeiras.
Aspectos negativos:
1) A ausência de um projecto desportivo arrojado. Nenhum clube poderá alegar ter um projecto desportivo de topo quando à partida está fora de uma das principais provas na Europa. Apesar da sua evolução recente, a Liga Portuguesa dificilmente será suficiente para atrair jogadores à procura de lançar a sua carreira (será certamente um defeso complicado para os leões no que a aquisições diz respeito).
2) Falta de verbas. Se é verdade que a Liga Europa não paga aos clubes o mesmo que a Liga dos Campeões, também é verdade que na situação dos Leões “tudo o que vier à rede é peixe”. Alem dos prémios de jogo o Sporting desperdiça a oportunidade de fazer algumas receitas de bilheteira importantes.
3) A necessidade de reestruturar o plantel actual. Além dos elementos excedentários o Sporting poderá ser forçado a vender quer jogadores com salários altos quer elementos que sintam que a sua carreira lhes exige uma mudança de ares (pouco motivados para jogar apenas o campeonato português sem a montra da LE ou LC).
Por outro lado poderão existir alguns aspectos positivos:
1) Controlo de custos. Esta situação poderá ser a desculpa perfeita para a nova direcção leonina “arrumar a casa”, dispensando e vendendo jogadores excedentários, jogadores com salário demasiado alto, e jogadores que permitam um encaixe significativo (seria uma péssima e ridícula política de mercado vender elementos como Carrillo, Dier, Rojo, Ilori, Labyad, ou Viola, mas neste cenário Bruno de Carvalho vai conseguir atenuar as eventuais críticas). Além disso, com a equipa B e um calendário mais leve o Sporting poderá ter um plantel bem mais pequeno na próxima temporada.
2) Lançar Jovens sem pressão. Com apenas 30 jornadas mais os jogos da Taça, Jesualdo (se for ele o próximo treinador leonino) poderá lançar jovens e dar minutos a outros de uma forma mais controlada, sem que estes apareçam durante o jogo ou a titular com a pressão de terem de substituir um lesionado ou castigado sénior, como aconteceu muitas vezes esta temporada (essa pressão é por vezes fatal aos jovens da Academia).
3) Encurtar (em termos pontuais) o fosso para os rivais no campeonato. Ficando fora da Europa, não será fácil criar um plantel competitivo, mas o objectivo para a próxima temporada resume-se apenas a um dos 3 primeiros lugares na Liga (que dão acesso à LC) e tentar conquistar uma Taça. E o facto de não ter de disputar uma fase de grupos poderá dar ao Sporting uma oportunidade de, pelo menos até Dezembro, ganhar algum terreno às 6 equipas que participem nas competições europeias (nos últimos anos tem sido nesta 1ª parte da época, Agosto/Setembro, que os leões tem perdido o campeonato, pois por norma ficam logo com uma desvantagem pontual irreversível).
Resumindo, o Sporting terá certamente dificuldades em criar um plantel competitivo, o factor da atracção perdeu-se (não será fácil convencer jovens promessas, ou elementos já com qualidade, a assinar pelos leões), poderá perder jogadores importantes e terá de arranjar forma de se livrar de alguns jogadores que ainda pertencem aos quadros leoninos. No entanto, poderá conseguir ter uma época mais tranquila, apostando em força nas competições internas (principalmente o campeonato), lançando alguns jovens e mantendo um plantel mais curto (com uma folha salarial inferior aos últimos anos). Que outras vantagens e desvantagens poderá ter o Sporting na próxima temporada se não se apurar para a LE? A próxima época poderá permitir um “reset” ou apenas atrasará a recuperação dos leões desportiva e financeiramente?
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Vasco Galhofo
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Vasco Galhofo



84 Comentários
André Filipe
Acho que tb é um bom abrir de olhos e uma pagina negra que todos nos vamos recordar… isso sera bom para o club crescer e se levantar novamente :)
Rodrigo
Fica fora da Liga Europa, algo cada vez mais real, sera bastante negativo para o Sporting, sobretudo porque perde a capacidade de mostrar os seus jogadores na montra europeia, porque tem menos receitas, porque sera mais dificil atrair jogadores com qualidade e, por fim, porque podera ter necessidade de vender jogadores importantes do plantel principal.
Enquanto nao se renovarem com os jovens continuo a temer que sejam aliciados e que saiam no Verao, uma vez que elementos como Dier, Bruma ou Ilori começam a ter bastante mercado e as suas saidas, neste panorama financeiro e desportivo, poderao acontecer.
Alem disso, elementos bem cotados como Rojo, Labyad, Carrilo e Patricio poderao abandonar Alvalade, enfraquecendo bastante o plantel.
Por fim, espero que o presidente Bruno de Carvalho consiga aguentar o barco, atraves da renovaçao dos jovens da Academia que serao bastante importantes ja na proxima epoca e vendendo os elementos que menos fazem falta a equipa e/ou que ao mesmo tempo poderao render ou bom dinheiro ou apenas para libertar a massa salarial do plantel (Boulahrouz, Jeffren, Capel, Patricio, Rinaudo e Adrien)
Santos
Concordo com grande parte.
Seria um bom Reset.
Apostar nos jovens será a solução, bons ou menos bons é apostar neles e criar uma equipa sólida sem 'vedetas' e balneário unido e sem egos.
Agora é só esperar, nada mais a fazer.
Apenas um reparo: O Sporting Clube de Portugal não é apenas Futebol! Espero de BdC não se esqueça do resto que tantos títulos têm dado ao clube.
Anónimo
Um Sporting não-europeu é sempre mau mas pode ser o inicio para um novo ciclo no Sporting. Como diz o velho ditado, "às vezes é preciso dar um passo atrás para dar dois à frente". Como diz o artigo do Sr. Vasco, este Sporting não-europeu permite um controlo de custos, o que é sempre bom nesta altura de crise, lançar jovens sem pressão, o que é sempre bom para a Academia e encurtar (em termos pontuais) o fosso para os rivais do campeonato, e, eventualmente, ganhar uma Taça, o que seria excelente.
Ass.: José Henrique
Pedro Vieira
Devia funcionar como um reset para daqui a duas epocas começar a marcar presença assidua na LC…era muito bom
Ricardo Ricard
Sinceramente os contras pesam muitíssimo mais que os prós,de longe mesmo.
Muito menos receitas;muito menos visibilidade europeia,torna-se muito menos apetecível um bom jogador vir para um clube que fica em 7º 0u 8º lugar e não vai à Europa;motivação para os melhores jogadores e as melhores promessas ficarem no clube…vai ser bonito vai…
Anónimo
Ficar fora da "europa" é um reset, mas é para o Sporting se tornar um clube de meio da tabela! Está tudo doido?! Andam os clubes de vão de escada a esfalfar-se para ir à "europa" e há quem consiga ver coisas positivas em o Sporting não estar presente?! Eu pasmo!
R. Fonseca
Rui Amaral
Reset! como ja foi dito em cima talvez seja a melhor altura para recuar 1 passo para no fututro darmos dois ou tres :) em frente!
Força Sporting
Emigra
nao estar na Europa e' mau. ponto.
o reset a acontecer, tem efeitos nefastos que e' obrigar a vender os principais activos. Nao ha' montra.
João Lemos
Isto.
João G.
Não entrando na Liga Europa um dos primeiros passos é despachar alguns ativos, como Capel, Jeffren, Rinaudo, o próprio Labyad.
Quanto a contratações, a única opção será comprar na liga portuguesa, tendo em conta o que se passa ninguém quer vir jogar para o Sporting. Equipas como Paços e até o próprio Estoril têm jogadores que podem dar muito jeito ao Sporting, são os casos de Josue, Steven Vitória, Licá…
É importante promover o regresso de alguns jogadores emprestados e alguns jogadores da B, como João Mário, Mica Pinto, Esgaio, Betinho, e até quem sabe um possível empréstimo de Agostinho Cá de forma a ganhar minutos.
É certo que é um risco uma equipa bastante jovem, mas não indo à liga Europa pouco mais podemos fazer, contratar jogadores que têm a mesma ou pior qualidade que os jogadores que temos na academia não vale a pena.
A manter: Cedric, Miguel Lopes, Ilori, Rojo, Steven Vitoria, Nuno Reis, Mica Pinto, João Mário, Adrien, Schaars, André Martins, Hugo Viana, Josue, Lica, Betinho, Bruma, Esgaio, Wilson Eduardo…talvez algo deste genero…
Pedro Jorge
vender Labyad porquê??
só porque na 1ª época nao correspondeu às expectativas??o míudo tem 19 ANOS (DEZANOVE)
é mais novo que o Ilori por exemplo…um ano mais velho que o Bruma e que o Eric Dier…mas andamos malucos? :S
primeira época fora do país dele, sem familia nem amigos a apoiá-lo nos momentos mais dificeis
um dos 15 jogadores com mais futuro enunciados pelo VM..e querem-me despachar este gajo??por quanto?2 ou 3 milhões??ele tem potencial para ser vendido por 10 vezes mais do que dão por ele actualmente..consiga o Jesualdo potenciar as suas qualidades técnicas
prefiro despachar o adrien que nao tem vontade nenhuma de cá estar do que o Labyad..e o adrien ganha bem mais certamente
João G.
O Adrien n sei quanto ganha, mas o Labyad ganha 900mil, é dos saláris mais elevados, Andre Martins deve receber muito menos e faz o triplo, ter um jogador no banco a ganhar 900mil, ah é assim mesmo, haja dinheiro!!
Pedro Jorge
o adrien quando renovou contrato ficou a ser dos mais bem pagos do plantel..nao deve ganhar menos que o Labyad e este tem mais margem de progressão e é mais novo
deixa-o fazer ume pré-época com o Jesualdo..se mesmo assim nao render então sim na proxima época vende-se
Santos
Comédia!
Despachar Labyad? Deve ser do tipo de adepto que fez disse o mesmo quando Patrício deu imensos frangos na era Paulo Bento.
Para o comum dos mortais errar e ser inexperiente é algo que não pode ser admitido.
Fábio
O Adrien é o 2º que mais recebe do plantel, logo a seguir a Rui Patricio que é o que mais recebe
Unknown
sei que o patricio é 170 e o capel 120..nao sei mais… e o patricio é mesmo o mais bem pago e o capel é para vender
Bernardo
Isto é o que o Bruno de Carvalho quer.
Assim já tem desculpas para deixar o Patricio, Rojo, Carrillo irem embora.
Ele antes do jogo contra o Paços já tinha dito que o Sporting ia vender os melhores jogadores. Algo vergonhoso.
Mudar de direcção era para sermos mais fortes, não vender os melhores e lutar contra o Gil Vicente pelo 8º lugar.
Estamos condenados.
LuisRafaelSCP
Não foi Bruno de Carvalho que nos colocou a disputar o 8º lugar, por isso o seu comentário é ridiculo em meter as culpas no Bruno..
André Filipe
já acabou a campanha eleitoral…. ele nunca disse que íamos vender os melhores
Pedro Jorge
é exactamente isto que o Bruno de Carvalho quer
aliás…foi o Bruno de Carvalho que nos conduziu a esta situação
triste comentário..enfim
Steve Pimenta
Também concordo que será a desculpa perfeita, mas no entanto será o único caminho depois da negociação com a banca (ainda estou para perceber onde estão os investidores) Quero também entender quando é que se começa a preparar a próxima época, começando por exemplo pela renovação de Jesualdo, a ideia de BC de colocar o actual treinador do Moreirense como director desportivo cheira me a esturro, um pouco mal estruturado na minha opinião, o Sr. BC gosta é de mensagens populistas para os socios andarem todos contentes a ouvirem o que querem, mas até agora ainda não vi nada, será o maior erro não renovar com Jesualdo, e se ele n aceita por questões de hierarquia, será certamente por poderes atribuidos a Inácio, aquele senhor que n serve no Vaslui, mas no Sporting Clube de Portugal é imprescindível. Vergilio também n sei o que anda a fazer entre tantos outros tachos. SL
Diogo Amorim
Fantástico este post! Concordo a 100 % com tudo o que foi dito e penso que um Sporting "não europeu" poderá ajudar imenso a equipa na próxima época para encontrar a tão desejada estabilidade no clube. Bruno de Carvalho pode e deve sob este pretexto da Europa vender jogadores com os salários mais elevados, como por exemplo o Jeffren, Capel, etc. Deste modo a equipa ficaria com uma situação financeira menos complicada e que daria espaço a uma clara aposta na formação e nos seus jovens que tanto talento tem.
Como é óbvio nem tudo é um mar de rosas e este não apuramento irá trazer consequências para o clube mas como já li aqui nos comentários ás vezes é necessário dar um passo atrás para dar 2 em frente no futuro.
Penso que o Sporting deveria apostar essencialmente em jogadores já ambientados ao futebol português, onde por exemplo Paços Ferreira e Estoril possuem jogadores que seriam bastante úteis para a próxima época.
Diogo Amorim
André Raio
"Reset" ou, como já aconteceu com Salgueiros, Farense, Estrela da Amadora, o início do fim. Tenho dito.
Pedro Filipe
Bernardo….faça um favor ao mundo e cale-se. Quem o ouir parece que perdemos o 5o lugar…quando nunca lá estivemos! Acorde!
Pedro
Excelente análise. A visão do leitor está a mostrar ser um sucesso no VM. Analisando o artigo nunca pensei que fosse tão positivo como negativo ficar fora das competições europeias. Neste contexto que o Sporting está a recomeçar acho mesmo depois desta análise fantástica que ficar de fora é mais bom do que mau. Continuem o bom trabalho. Parabéns Vasco por este artigo.
Anónimo
Se calhar nunca percebeu que era tao positivo ficar fora das competições europeias porque… não é!
tem um ou outro ponto positivo (como um calendário mais acessivel), mas daí a ser tão positivo como negativo? ficar de fora ser mais bom que mau? o Senhor está bem?
João Malaquias
josé fonseca
para este sporting o melhor é não ir a europa vou explicar:
1º tinha de fazer um jogo oficial logo no inicio de agosto pois tinha de fazer uma pré eliminatória
2º a sic vai ter de dar jogos em sinal aberto e não estando nós vai ser divertido ver as audiências dos jogos pois este ano deram todos os jogos do sporting
3º preparar um aequipa para ganhar em portugal só depois pensar em europa ( exemplo ano do braga em que lutou pelo titulo e nem a fase de grupos da LE chegou)
Vila Verde
essa da sic foi bem apanhada. mas a sic pode-se dar por muito contente com a liga europa. desde que transmite a competição, teve praticamente só jogos de equipas portuguesas. No primeiro ano benfica até aos quartos, depois foi o ano da final porto vs braga, o ano passado teve o sporting até às meias e este ano benfica até a final. Para o ano terá um estoril-videoton ou um paços de ferreira-aik solna
Jorge
só uma pergunta
caso o guimarães fique num dos lugares europeus e perca a final da taça (tanto num caso como noutro o clube vai à liga europa) o Sporting acabando em 7º, cenário pouco provável mas ainda assim real, não vai também à liga europa ocupando uma das vagas do guimarães? :S
Gepeto
O 6º lugar so da acesso à liga europa caso o vitoria fique em 5º, por isso se o vitoria ficar em 6º o lugar disponivel já foi para o 5º. em resumo não
miguel
Sem dúvida que é negativo. Caso contrário as equipas escolhiam não ir à Europa e que eu saiba isso nunca aconteceu…
Agora, assumindo o negativo de não ir à Europa como um facto, pode ser uma boa oportunidade para cimentar a equipa para os próximos anos.
O facto de termos mais dificuldade em atrair jogadores vai levar a que, em traços gerais, o plantel seja curto e com a maior parte a ser jogadores que transitam já desta época. O lado positivo disto é ganhar tempo para construir uma equipa mais forte.
Agora positivo claro que não é. O ideal seria ir à Europa com a consciência de que o próximo ano era um ano zero e tratá-lo exactamente da mesma forma como o trataríamos caso fôssemos à Europa: com expectativas baixas, sem pressão, sem vedetismos e com muito trabalho e humildade.
Para além de tudo isto há o que para mim é o PRINCIPAL factor negativo desta classificação: atingir um novo patamar mínimo na história do clube (pior que 5º e fora da Europa pela primeira vez), que infelizmente rebaixa o pior momento da história do nosso clube para um nível semelhante ao que tiveram os nossos dois rivais.
Mesmo assim, é preciso perceber que esta época não é passado e o Sporting vai continuar muito abaixo do nível que sempre teve durante mais algum tempo. Mas também é preciso ver que o Sporting não perde nem um bocadinho da força que tem e sempre teve enquanto potência futebolística mundial e que, apesar da época desastrosa que teve, continua a ser um dos muito poucos clubes que se podem gabar de que o pior momento da sua história foi um (apenas um) 6º, 7º ou que for (gostava de saber quantos clubes no mundo ficaram SEMPRE nos 5 primeiros, se é que existe algum).
SL
CratoSempre
Antes de mais referir que a 2 jornadas do fim da Liga ainda não é certa a classificação final de nenhuma das equipas o que por si só deve deixar sentimentos positivos relativamente à competitividade da mesma, logo é uma hipótese factual, aquela que apresentam!!! Evidente que o SCP neste momento tem remotas possibilidades de ir à Liga Europa, mas o nosso campeonato não tem sido fértil em surpresas?
A mais recente, claro está, o empate dos canarinhos na Luz!!! Fala-se certamente muito bem do Estoril, mas será que os profissionais do Beira-Mar não são credores do respeito de todos? É assim tão certo que sejam derrotados na Amoreira vindos de boa exibição e ótima vitória frente aos insulares do Marítimo? Será que os mesmos não precisam de pontos para fugir à despromoção?
Depois terão de ir a Barcelos, num jogo certamente que será decisivo para o Gil, caso não pontuem esta jornada em Vila do Conde.
Enfim, creio que há ainda demasiados ingredientes surpreendentes e muitas contas a fazer.
Na eventualidade do SCP não conseguir o apuramento para a Liga Europa, é grave, triste, desmotivante, chamem-lhe o que quiserem mas não é nada com que não se possa sobreviver. Aliás, o Sporting não tem sido nada valorizado nem as suas finanças têm tido boa saúde mesmo com as sucessivas participações nessa competição. Fui a época passada a Bilbao para carimbar-mos a passagem à Final, caímos a 1 minuto do fim. Quem se lembra disso hoje? Quais os milhões que conseguimos com isso?
O prestígio da Liga Europa é 0, vou repetir é ZERO!!!
Saudações
joao
Não há aspectos positivos em ficar fora da europa ainda para mais quando parece que é a primeira vez que o faz. Tudo o resto são somente paliativos criados pelos próprios para amenizar as dores de alma
André Filipe
não… por acaso até faz sentido a analise. Quando o braga lutou pelo titulo nem à europa foi
Filipe
Creio que foi..mas foi eliminado pelo Elfsborg numa das primeiras eliminatórias…
LeoMaster1906
Para ser eliminado pelo Elfsborg mais valia não ter ido a europa :)Eu digo que há males vem por bem. O Sporting certamente será capaz de dar volta a situação.
Não é preciso milhões para ganhar (certo que ajuda)mas sim garra e isso não se compra, ganha-se.
Eu prefiro ver uma equipa portuguesa a jogar com portugueses. Não sou racista mas ir a finais da LE sem jogadores portugueses em campo (não falo só do Benfica pois o FCPorto foi a mesma coisa).
Formar jogadores e Homens é o futuro…pensem bem (sem qualquer tom de ofensa).
SL
Jpc
LeoMaster1906, para quem diz que o Benfica vai a finais ad LE sem jogadores portugueses em campo, não viu o André Almeida na esquerda da defesa, pelo menos na meia final.
Jpc
LeoMaster1906, para quem diz que o Benfica vai à final da LE, não viu o André Almeida no lado esquerdo da defesa, na meia final. Mas digamos que sim, o Benfica tal como o Porto têm "déficit" de portugueses.
Che
Muito boa análise sim senhor. Parabens!
Quanto aos jogadores não virem para Alvalade, se é para virem Bolos de Arroz, Pranjic, Gelson, Rinaudo, Jeffren e etc prefiro que se arrisque nos jovens e nos jogadores do nosso campeonato…
Para a próxima época, até podemos dar ao luxo de ter um plantel com 18 mais 4 ou 19 mais 3. Pois Tobias, Fokobo, Iuri e Mané têm de ser os nossos grandes reforços para a época de 2014/2015. A duvida prende-se na questão do Fabrice pois ele pode já muito bem ser o trinco do nosso Sporting a lutar pelo lugar com o Zezinho.
Considero importante mantermos o Sr Jesualdo mas, caso ele não continue, penso que a solução seria tentar o Rui Faria.
Relativamente a jogadores, claramente que Patricio vai sair e vamos ver a despedida dele no sabado frente ao Olhanense. E era perfeito despachar todos os emprestados e coxos do nosso plantel. Alguns deles até têm mercado como o Capel por exemplo.
O nosso plantel, a meu ver, tem de ser constituido assim:
GR: Boeck e Golas LD: Cedric e Esgaio DC: Dier e Ilori + Tobias LE: Rojo e João MD: Zezinho + Fokobo MC: Adrien e Mário MO: Martins e Labyad EX: Bruma + Medeiros AV: Carrillo + Mané PL: Rubio e Viola
Claro que por questões tácticas ou mesmo contratações que possam ser feitas, esta não será a equipa até porque falta um jogador e porque o Viola não é ponta de lança mas sim avançado ou extremo, tal como Rubio é avançado, Carrillo é extremo mas considero que poderia ser uma mais valia a avançado, Esgaio é um grande extremo mas poderá ser um gigante lateral.
Depois ter dois centrais mais um chega pois o Tobias pode ter umas oportunidades e o Rojo ou Fokobo também fazem essa posição. Joãozinho seria mais vezes suplente do que titular obviamente e penso que actualmente não arranjamos melhor.
Acho que o Sporting se vai reforçar com empréstimos de alguns jogadores. Penso que seja essa a ideia do Bruno de Carvalho saindo assim elementos como Rubio, Viola e quiçá Labyad e Adrien.
Jpc
Não sei se o Joãozinho sai, ainda em Janeiro chegou. Mas se ele saísse via com bons olhos o Jefferson (Estoril) ou Rúben Ferreira (Marítimo) no lugar dele.
miguel
Alguns exemplos:
Semi finalistas da CL deste ano:
Bayern – Já ficou em 16º (desceu de divisão) e ainda nos anos 90 ficou em 10º e 6º.
Barcelona – Já ficou em 12º e várias vezes em 9º. Entre 2000-2003 ficou em 4º,4º e 6º mas desde aí em 10 anos ganhou 6 campeonatos, 3 vice-campeonatos e ficou 1 vez em 3º.
Real Madrid – Até o poderoso Real Madrid já ficou em 10º, 9º, 8º, 7º várias vezes. Entre 1994-2004, em 10 anos, ficaram 5 vezes de 4º para baixo.
Dortmund – Algumas descidas de divisão, 11 vezes abaixo do 10º lugar. Entre 2004-2010 ficaram SEMPRE de 5º para baixo, incluindo 9º e 13º. Em 2011 e 2012 foram campeões.
Outros clássicos:
Arsenal – 29 vezes abaixo do 10º lugar, incluindo um 20º e descida de divisão. 10º e 12º ainda nos anos 90.
Manchester United – 28 vezes abaixo do 10º lugar, incluindo 5 descidas de divisão. 4 vezes abaixo de 8º nos anos 80.
Chelsea – Dezenas de vezes abaixo de 10º lugar, 5 descidas de divisão, 6 vezes abaixo de 10º nos anos 90, 6º em 2012.
Liverpool – Para quem não sabe foi durante dezenas de anos (até 2010 se não me engano) o clube com mais títulos em Inglaterra. 27 vezes abaixo de 10º, 3 descidas de divisão. Desde 2010-2013 ficou 4 vezes de 6º para baixo.
AC Milan – 8 vezes abaixo de 10º e 2 descidas de divisão. Em 96-98 ficou 2 anos abaixo de 10º.
Inter – Pelo menos 2 vezes abaixo de 10º e 8º em 1999 (não encontrei a história toda).
Juventus – Clube mais bem sucedido em Itália. Uma vez 12º, 1 descida de divisão, vários 9º, 8º, 7º (incluindo 2010 e 2011).
Marselha – Clube mais bem sucedido francês (a par do Saint-Éttiene…). 16 vezes abaixo de 10º, 4 descida de divisão, 10º em 2012.
Outros franceses com mais títulos – Nantes, Monaco, Lyon (todos desde 2002), Stade de Reims, Bordéus… Não vale a pena explicar mais.
Porto – 6º, 7º, 9º, vários 5ºs.
Benfica – 4 vezes em 5º num período de 10 anos (duas consecutivas, das outras duas acabaram em 3º no ano seguinte), 6º em 2001.
Sporting Clube de Portugal – 4 vezes em 5º (3 vezes campeões no ano seguinte, 1 vez vice-campeão no ano seguinte).
Para terem noção da grandeza do clube e do significado desta (previsível) classificação:
– Os 3 clubes portugueses são os únicos dos grandes campeonatos europeus que se podem gabar de nunca terem acabado uma época com uma classificação com 2 dígitos.
– O Sporting era (até este ano) o único clube nos campeonatos de topo europeu que se podia gabar de nunca ter acabado um campeonato abaixo de 5º.
– O Sporting é, ainda hoje, o único clube na Europa que se pode gabar de em nenhum período da sua vida ter sido um clube de meio de tabela.
SL
Che
Obrigado Sr Miguel!! É de sportinguistas como você de que o nosso clube é feito e por isso nunca mas mesmo nunca nos irão derrubar!!!!
joao paulo
O Benfica nunca acabou no 5º lugar…de resto, bom raciocinio
https://www.zerozero.pt/equipa_competicao.php?op=titles&id_equipa=4&id_comp=3
Pedro Jorge
grande comentário miguel…obrigado pela tua paciência em ir pesquisar essa informação toda ;)
só faltou referir uma coisa:
o Sporting é o único clube da Europa que nunca falhou uma competição europeia, seguido de Real Madrid e Barcelona
Ricardo Ricard
E o Sporting tem uma participação quase ridícula na mais importante competição europeia,tem mais derrotas do que vitorias e empates,nunca foi bi-campeão Europeu,nem sequer campeão Europeu,imagine-se até que só passou aos oitavos de final uma vez e para quê? Para sofrer das maiores goleadas de sempre da prova.
É realmente um grande feito nunca ter acabado em 6º lugar…Mas ter ficado em 3ºlugar 25 vezes,em 4ºlugar 12 vezes e em 5º lugar 4 vezes é um feito ainda maior,ou seja,já ficaram mais vezes em 3º,4º e 5º do que em 1º ou 2º,muito bom mesmo.
Continuem-se a gabar de coisas que não têm mérito nenhum,que foi o que sempre fizeram e sempre o haverão de fazer.
Anónimo
Só para avisar os nais distraidos que o SCP ficou fora das competições europeias em 76/77. É só procurar a informação. Eu sei que isto é talvez o maior argumento dos sportinguistas, que possivelmente desconhecem a história do próprio clube (como se pode ler nos vários comentários feitos constantemente por adeptos do SCP)
Holmes
LuisRafaelSCP
Não concordo que a Liga Europa fosse fundamental na construção e competitividade do plantel da próxima época.. a Liga Europa podia atrair a atenção de jogadores com outra qualidade? Sim.. mas faltaria sempre o dinheiro para os contratar, além disso o Sporting não pode mais contratar jogadores que precisam da Liga Europa para jogar no Sporting (Mais Jeffrén, Pranjic's, Gelson e Boulahrouz?).
Como disse, o Sporting tem a formação como base para a próxima época, e a esses 15/16 jogadores que me parecem mais ou menos seguros deverá juntar jogadores do mercado nacional, que conhecem o Sporting, o campeonato e que não precisam de aliciantes europeus para representar o Sporting, até porque esta época em especial há vários jogadores em Portugal com qualidade (Roberge, Jefferson, Steven Vitória, André Leão, Josué, Carlos Eduardo, Licá, Luis Leal, Ghilas, Suk, etc.)
O meu plantel seria mais ou menos isto:
GR: Patrício (se não surgir proposta no minimo de 12 milhões), Boeck
DD: M.Lopes, Cedric
DC: Ilori, Rojo, Onyewu, Roberge/Steven Vitória, (Dier)
DE: Jefferson (mais barato e melhor que Joãozinho), King, (Rojo)
Mdef: Rinaudo, Dier, Schaars, Zezinho
MC/MO: André Martins, Labyad, João Mário
Extremos: Bruma, Capel, Carrillo, Viola, (Esgaio)
PL: Ghilas, Suk, (contratação), (Viola)
Plantel de 24 jogadores (sendo que Esgaio, João Mário, Zezinho podiam alinhar pela equipa B em alguns jogos) chegaria perfeitamente…
Jogadores como Boulahrouz, Jeffrén e Adrien seriam as "vendas"/Dispensados juntamente com os outros emprestados como Gelson, Pranjic, etc.
Claro que jogadores como Patrício, Capel, Rinaudo ou Schaars podem ser sempre vendidos, mas tudo depende dos valores, porque para mim não fazem obviamente parte da lista de "dispensados" como Boulahrouz ou Jeffrén.
João G.
Onyewu para quê?? Para ter no banco?? Era uma estupidez meter agora Ilori ou Rojo no banco, para além disso Eric é central e o americano é daqueles que tem salário elevadíssimo! Resumindo e concluindo, Onyewu é só para ocupar espaço…
João G.
E gostava de saber o que o King é mais do que o Mica Pinto. Ah já sei, o Mica Pinto é português, é pelo cheiro, já me estava a esquecer que para alguns só o de fora é que é bom.
Rufiny
A meu ver "do teu plantel" vendia shaars,rojo,onyewu,capel.
Contratava rosales a custo zero, para meio campo o "deco" brasileiro do meio campo do estoril, trocava rolando por labyad ou adrien e tb contratava s.vitoria custo zero, e o jefferson, caso o valencia ñ aceitasse a troca de cissoko por jeffren ou rojo.
Subia 2 jogadores interessantes que podiam jogar pelos b, chaby e tobias figueiredo.
Faltando assim 1 medio 1 ponta de lança e um extremo esquerdo.
Che
Sr Luis admiro imenso o seu sportinguismo por muitos comentarios que faz mas, Oguchi? King? Rinaudo? Capel?
Pedro Jorge
Joao G.
ok..o Luis pode ter preferido o king em vez do mica pinto…ou por esquecimento ou porque o king parece-me ter mais experiência…não o podes é criticar de nao apoiar os portugueses uma vez que metade do plantel é constituído por jogadores portugueses e da formação
o Onyewu é verdade que ganha muito…mas também é verdade que o ano passado nos deu pontos sobretudo nas bolas paradas…lembro-me de ter marcado 2 golos em cantos que nos deram 6 pontos (um deles foi contra o rio ave fora em que ficou 3-2)
além disso é preciso alguém experiente a acompanhar a actual dupla de centrais titular..mas sim..é um jogador caro para se ter no banco
vsn
João eu explico lhe : King é mais rapido , tem um pontapé mais forte e ataca bastante melhor . Tanto ele como o Mica tem bastantes debilidades defensivas , mas o King nao é tao mau a defender como o mica que para mim é o lateral mais fraco defensivamente que vi no sporting o que é normal pois ele era extremo , mas antes de falar veja os jogos da b e repare que nao há um jogo que o mica nao seja comido meia duzia de vezes !
LuisRafaelSCP
Vejo jogos da equipa B e King é bem melhor que Mica Pinto, bem melhor ofensivamente, mais forte fisicamente (Mica Pinto é muito frágil) e como já referiram ambos têm fragilidades defensivas a corrigir (e por isso coloquei também Rojo como alternativa na esquerda para os jogos mais dificeis.
Quanto ao Onyewu, eu próprio tenho dúvidas se será uma boa opção manter, por um lado sim, experiente, alto, fez uma boa temporada de estreia e sendo que o seu passe pertence ao Sporting seria sempre uma opção segura no plantel e iria jogar bastante (3 centrais pelo menos são sempre muito utilizados), por outro lado há a questão dos salários e de ser suplente… mas ficar com Boulahrouz ou ir buscar outro estrangeiro a custo 0 para "suplente" do Ilori e Rojo não ficará ao mesmo preço ou mais caro?
Por fim, para quem fala em Rinaudo e Capel, não vou discutir o assunto todas as semanas, por mais que uma vez já disse que são jogadores de garra, com qualidade e que têm todas as condições para fazerem parte do plantel do Sporting. Tal como referi na ultima linha, se houverem boas propostas até podem sair, mas senão não podem ser incluidos no "pacote" do Jeffren, Pranjic, etc. de serem vendidos a todo o custo!
ANNO 1906
Gostei muito deste artigo de opinião do VM.
resolvi então dar tambem a minha opinião.
Em primeiro lugar era mais do que previsivel que este seria o desfecho para a epoca miseravel que infelizmente SCP fez. a minha convicção é de que os erros de casting de vieram culminar neste desfecho tem origem nas eleições (que bem ou mal) elegeram Godinho Lopes para preseidente do nosso clube. eu compreendo os sportinguistas que votaram nele, não por ele mas pela quantidade de ilustres sportinguistas e idolos do clube que enchiam as fileiras da sua lista, percebo esse encanto, percebo tambem que os nomes Duque e Freitas vendiam uma ilusão de competência, mas o tempo veio provar que toda essa direcção da sad foram o "Vale e Azevedo" do Sporting. Não quero agora apontar tudo o que correu mal, mas achei por bem fazer aqui uma introdução para dar enquadramento a esta miseravel epoca e fazer opinião sobre o futuro do Sporting. Obviamente que falta de liderança e visão tiveram na origem primeiro do despedimento de Domingos mais tarde de Sá Pinto e finalmente do terrivel erro de casting que foi Vercauteren, tenho para mim que se Jesualdo tivesse entrado em Dezembro para os destinos da equipa estariamos já com a Europa assegurada. Enfim não sendo assim, e já conformado com o destino eis aquilo que penso que provavelmente irá acontecer. O VM tem razão que será dificil atrair atletas promissores ou jogadores de maior craveira para uma equipa que estará ausente das competições da UEFA, algo que acontece pela primeira vez na historia do SCP, julgo tambem que não é intenção de Bruno de Carvalho investir significativamente no plantel pelo que os jogadores livres estaram tambem fora de hipoteses pois são a nivel de vencimento mais caros, alias BdC já tem um tecto estimado para valor salarial médio do SCP fixado em valores a rondar os 50 mil euros mensais, ora tendo noção dessa realidade qualquer sugestão que vocês façam em relação a jogadores livres como Milevski, Honda, Ricardo Carvalho ou outros está completamente desajustado da realidade, aliás eu diria que iremos ver mais saidas do que novidades de entradas. veremos certamente o regresso de alguns emprestados que teram alguma utilidade e certamente que o maior investimento do SCP será suprimir a venda de Van Wolfswinkel, alias até como o proprio Jesualdo já afirmou o Sporting independentemente de tudo tem de ter um avançado condizente com o seu estatuto, pelo que podemos esperar apenas novidades nesse sector. quanto aos outros sectores acho sinceramente que devemos nos virar para o mercado interno. a unica vantagem de estar ausente da UEFA e ai tambem concordo com o VM, é poder nos concentrarmos no campeonato e poder gerir de forma mais planeada e segura os (poucos) 30 jogos de liga e assim ter uma competição para onde o foco esta concentrado. sendo assim fica aqui o meu exercicio de futurologia devido por sectores, e não me julguem pessimista, o meu exercicio tem apenas um raciocinio realista. vou enviar esse raciocino de seguida e espero a aprovação do VM pois devido a limitação de caracteres tenho de fazer desta forma…
ANNO 1906
…continuação
Guarda-redes:
SAIDAS
Rui Patricio: é um guarda redes com mercado mas não pelos valores que se falam de 12 milhoes de euros, ira certamente sair por um valor entre 4 e 7 milhoes, infelizmente o campeonato miseravel fez baixar a cotação de todos os atletas
FICAM
Marcelo Boeck: será titular certamente
Vitor Golas: sera 2ª ou 3ª opção
ENTRAM
apenas possibilidade, fala-se de Douglas do Vitoria, é bom guarda redes. eu particularmente gosto do Ricardo da Academica, seria mais acessivel a nivel de vencimento é português e tem muita experiencia
DEFESAS CENTRAIS
SAIDAS
Bouhlarouz… um erro de casting de ordenado elevadissimo e propenso a lesões, sai a custo zero
Onyewu… infelizmente a idade não perdoa num jogador onde o fisico era muito importante, perde pelos rins que tem e pelo elevadissimo ordenado, sai a custo zero
FICAM
Ilori: vai renovar certamente pois tem mais 2 anos de contrato e a não ser que apareça uma oferta irrecusavel certamente não quererá ficar encostado por dois anos numa idade onde precisa de jogar
Dier: apesar de jesualdo insistir na posição de médio acho que Dier é um tremendo defesa central e é ai que vai brilhar, ele certamente irá renovar pois ja demonstrou que o quer fazer.
Rojo: a partida irá ficar apesar de ter um vencimento elevado, é um dos poucos que tem mercado mas como tem margem de progressão enorme em virtude de ter apenas 23 anos será certamente aposta do SCP para o futuro
ENTRAM
aqui existem muitas incognitas, central é uma posição fundamental para a estabilidade da equipa, infelizmente não há verbas para investimentos altos, falou-se em Roberge mas é um atleta muito aliciado e tem propostas para vencimentos muito superiores aos tais 50 mil euros do SCP certamente não virá, fala-se em Felipe Lopes mas não sei até certo ponto isso não será apenas especulação, se fosse eu a sugerir seria Steven Vitória mas já sabemos que será atleta do Benfica, existe tambem uma promessa de fazer refressar Mexer que tem feito uma carreira de altos e baixos no Nacional da Madeira mas a vir seria sempre uma alternativa aos titulares. os Sportinguitas falam sempre de Nuno Reis, mas sinceramente é um central muito baixo para as necessidades do SCP.
Fokobo é muito interessante tambem
ANNO 1906
DEFESAS LATERAIS
SAIDAS o SCP está bem servido de laterais direitos, tem Arias, Miguel Lopes e Cédric, eu tentaria vender Miguel Lopes pois tem algum mercado alem de vencimento alto e apostaria em Cédric e Arias no proximo ano. esquerda a situação é pior, só há Joãzinho e não acredito que o SCP cumpra a clausula de compra assinada com o Beira-Mar por isso vaticino que Joãozinho irá sair e no proximo ano estará no Braga.
Pranjic… que terrivel contratação é um jogador que deveria ter terminado a carreira aos 30 anos pois precisa de estar bem fisicamente para poder contribuir para uma equipa como o SCP, ordenado altissimo sai a custo zero se alguem o quiser
FICAM Miguel Lopes ou Cédric
Arias
ENTRAM na minha opinião Jeffreson era uma boa aquisição para a esquerda,tal como para mim seria muito bom resgatar Ruben Ferreira ao Maritimo mas desconfio que não seria tarefa facil visto Carlos Pereira ser um negociador muito dificil
MEDIOS CENTRO e OFENSIVOS
SAIDAS Adrien… certamente apesar de ser um bom medio, é algo inconsequente e tambem aufere um vencimento altissimo para um jogador que passa metade da epoca a aquecer banco.
Schaars… eu até acho um jogador util, mas tendo em conta o historico de lesões e o facto de ter um vencimento alto acho que era de aproveitar ser um atleta com algum mercado e fazer um encaixe numa venda entre 1 milhao a 2 milhoes de euros
Labyad… este é o atleta mais sobrevalorizado de sempre desde que leio o VM, talvez haja talento ali, mas deve estar muito escondido, nem quero acreditar que este atleta aos 19 anos de idade é um dos jogadores mais bem pagos da historia do Sporting, tem de sair nem que seja por emprestimo se possivel vendido por um valor a rondar os 4/5 milhoes
FICAM Rinaudo, obviamente fica um jogador que encontra identificado com o clube e é apesar de tudo util e tem vencimento aceitavel
André Martins, acredito muito no andré que com a rotação dos jogos ira começar a demonstrar o pequeno grande jogador que é
Zezinho, acho que provou que é bom jogador e so precisa de ir ganhando ritmo e experiencia João Mário, é um atleta com talento tem de ser testado para percerbemos o que vale
ENTRAM obviamente que há lacunas que temos de preencher, precisamos de alternativa a Rinaudo, eu apostaria em Rafael Miranda do maritimo pois ta em fim de contrato e faz bem o lugar
o regresso de André Santos é obvio que está a ser questionado, talvez Jesualdo consiga tirar melhor partido deste atleta
eu gostaria de ver um treinador conseguir fazer de Renato Neto um 6 moderno pois penso que teria potencial para isso
naturalmente que se André Martins conseguir dar dimensão ao jogo ofensivo do Sporting ao nivel do passe e da rotação da bola talvez seja bom esperar em reforçar a posição e esperar uma boa oportunidade, no entanto a posição 10 deveria ser reforçada (que saudades do intermitente Matias Fernandez)
ANNO 1906
FICAM
Rubio… tem de ser o ano de afirmação de Rubio, é um avançado de 442 tem mais dificuldades no 433 pois gosta muito de andar na cabeça de area e penetrar, é baixo e como tal o 433 implica ter um bom cabeçador no entanto se afirmar o talento que tem pode começar a se tornar um jogador importante
ENTRADAS
pois esta a posição mais carenciada e mais importante a ser reforçada devido ao que todos já sabemos. não nos podemos iludir que virá um Milevski o outro nome conhecido, o mais provavel é um investimento na America do Sul nos paises menos conceituados quase que esperando uma perola desconhecida que faça um milagre e seja um matador da noite para o dia, é a realidade que vivemos. em Portugal so queria Ghilas que ja sabemos irá certamente render um dinheiro ao moreirense com ofertas que o Sporting não poderá cobrir
Slimani Islam parece-me realmente muito interessante podera ser um bom negocio, e tido em maior conta que ghilas na Algeria. naturalmente acho que devemos contratar pelo menos 2 avançados centro e como tal BdC tem um missão muito dificil pela frente.
Portanto cá fica a minha opinião, por favor comentem as minhas idiotices, gostava muito que me dissessem o que pensam do meu raciocinio, comentem a vontade
Saudações Leoninas
ANNO 1906
EXTREMOS
SAIDAS
Jeffren… obviamente pelas razões que se conhece, jogador de cristal, com enorme talento mas sem capacidade mental e atitudde competitiva, isso aliado a um vencimento alto devera obrigar a sua saida, felizmente parece ter mercado pois é internacional espanhol e jovem, uma venda entre os 4 e os 6 milhos seria ja muito boa.
Capel… eu sou fã de Capel, sei do seus enormes defeitos mas tambem reconheço as suas qualidades, tenho imensa pena se for vendido mas julgo que o Sporting podera fazer um encaixe importante na ordem dos 6/7 milhoes penso ser possivel é internacional espanhol jovem e tem mercado
Bruma… parece-me obvio que irá sair, eu diria que MAN utd será o destino, processo de renovação está destruido pelo facto de ter um empresario-mercenario a espera do lucro facil sem qualquer interesse pela carreira do atleta, se for o MAN utd a fazer negocio podemos esperar uns generosos 5 milhoes todas as outras equipas europeias faram ofertas inferiores aproveitando-se da situação dificil que o Sporting se encontra.
ANNO 1906
FICAM
Carrillo… o peruano não pode sair, este atleta é o maior investimento que o Sporting pode fazer no seu futuro, custou apenas um milhao de euros e se for bem orientado estimado e acarinhado podera render muito no futuro e ser um jogador decisivo e render tambem uma soma consideravel, aconselho vivamente BdC não ceder este atleta independentemente das dificuldades a nivel de atitude e comportamento que possa ter.
Esgaio… gosto muito do portugues, é rapido, de tecnica aceitavel, bom tacticamente e faz varios lugares, tem atitude de leão, acho que o veremos fazer muitos jogos no proximo ano
Viola… não é bem um extremo é um avançado que descai para as faixas mas que encaixa bem num 433 ou 442 acho que tem enorme margem de progressão
ENTRADAS
Não acredito que o Sporting para alem das dispensas mexa muito neste sector, poderá haver o aproveitamento dos emprestados, principalmente como alternativa aos titulares, como Diogo Salomão ou Wilson Eduardo, se pudesse contratar teria os meus olhos postos em oportunidades como Bruno Gama, Salvador Agra ou Pizzi, não sou grande fã de Bébé apesar de ser Sportinguista assumido mas é provavel que venha incluido no negocio de Bruma
AVANÇADOS
SAIDAS
Van Wolfsinkel… ja todos sabemos o negocio ruinoso que foi a sua saida, não adianta chorar temos de arranjar alternativa e melhor
Bojinov… não compreendo como Freitas achou que valeria os 3,5 milhoes que demos por ele, que desastre, tem de sair a custo zero mas sera certamente atraves de uma muito onerosa rescisão de contrato
FICAM
Rubio… tem de ser o ano de afirmação de Rubio, é um avançado de 442 tem mais dificuldades no 433 pois gosta muito de andar na cabeça de area e penetrar, é baixo e como tal o 433 implica ter um bom cabeçador no entanto se afirmar o talento que tem pode começar a se tornar um jogador importante
ENTRADAS
pois esta a posição mais carenciada e mais importante a ser reforçada devido ao que todos já sabemos. não nos podemos iludir que virá um Milevski o outro nome conhecido, o mais provavel é um investimento na America do Sul nos paises menos conceituados quase que esperando uma perola desconhecida que faça um milagre e seja um matador da noite para o dia, é a realidade que vivemos. em Portugal so queria Ghilas que ja sabemos irá certamente render um dinheiro ao moreirense com ofertas que o Sporting não poderá cobrir
Slimani Islam parece-me realmente muito interessante podera ser um bom negocio, e tido em maior conta que ghilas na Algeria. naturalmente acho que devemos contratar pelo menos 2 avançados centro e como tal BdC tem um missão muito dificil pela frente.
Portanto cá fica a minha opinião, por favor comentem as minhas idiotices, gostava muito que me dissessem o que pensam do meu raciocinio, comentem a vontade
Saudações Leoninas
Anónimo
Boa noite. È a primeira vez que escrevo no blog, apesar de ser um leitor assíduo.
Já á algum tempo que me debato com uma duvida, que acredito que me seja explicada aqui.
Partindo dum presuposto que o guimarães assegurará o 5º lugar, e por ventura se o SCP conseguisse o 6º, será que esse mesmo 6º lugar não daria direito ao SCP de participar na liga europa,uma vez que o Guimarães já tem uma vaga assegurada por via da taça de Portugal?!
Desejo muito sucesso para o Visao de Mercado, que merece de fato todos os créditos pelas melhores noticias desportivas publicadas em Portugal!!
Pedro Santos
VG
Olá Pedro,
Neste momento o Vitória já assegurou a Liga Europa, fique em 5º, 6º ou 10º, pois qualificou-se através da Taça de Portugal (pois mesmo que seja o Benfica o vencedor a vaga vai para o finalista, uma vez que o Benfica já se apurou para a LC). A questão é que neste momento o Estoril tem uma posição sólida no 6º lugar (3 pontos de vantagem e dois jogos acessíveis) e será complicado perder esses pontos até ao fim (até porque tem vantagem no confronto directo com o Sporting.
Vasco Galhofo
nando
Os jogos do Estoril não são assim tão acessíveis como parecem pois vão defrontar o B. Mar e o Gil Vicente, que são duas equipas que necessitam de pontos como pão para a boca.
O Sporting está numa situação idêntica mas, pode vir a tirar proveito da sua maior experiência.
Tenho quase a certeza absoluta que nos próximos jogos aos jogadores do Estoril a bola até parece que queima.
Por fim não esquecer que basta o Sporting vencer os seus 2 jogos e o Estoril empatar os seus dois, para que mude mude de figura.
Mas como Sportinguista digo que o Estoril por tudo o que fez até agora, merece ir à Liga Europa.
nando
Dava.
C8s
Mas agora ficar fora da europa tem prós? Não vão por ai!
Gonçalo Bastos
Creio que o Presidente está a fazer aquilo que é preciso e bem pois está a fazer aquilo que nenhum outro teve a coragem de fazer e com isso todos tem ajudado a afundar o Sporting.
Este será um ano zero para o Sporting preparar o futuro e não ir à Europa não será um golpe baixo será sim o resultado de muita má gerência durante largos anos.
Plantel para a próxima época:
GR: M. Boeck, V. Golas e L. Ribeiro (jogaria na equipa B)
DE: Mica e uma contratação (Ruben Ferreira, Silvio, Jefferson, Antunes)
DC: Eric Dier, Tiago Ilori, Nuno Reis e uma contratação (Steven Vitoria ou Roberge)
DD: Santiago Arias e Cedric Soares
Trinco: Zezinho e Fokobo (Embora aqui ponderasse qualidade/preço a contratação de Andre Leao)
MC: João Mario, Renato Neto e William Carvalho
MO: Andre Martins e uma contratação (Hugo Viana ou Josue)
Extremos: Iuri Medeiros, Esgaio, Wilson Eduardo, Bruma e mais uma contratação (Sami ou um outro extremo que seja titular)
Avançados: Rubio, Betinho e uma contratação (aqui teria de ser investido um bom montante num bom avançado)
Creio que poderíamos ter um plantel jovem, com talento, com muitos portugueses e lutar por uma presença na Liga Europa
Foi uma ambição desmedida que nos atirou para esta situação por isso convém ter os pés bem assentes na terra.
Patricio, Rojo, Miguel Lopes, Boula, Onyewu, Pranjic, Bojinov, Rinaudo, Schaars, Adrien, Labyad, Jeffren, Carrillo, Capel, Wolfswinkel devem ser negociados para bem do clube.
nando
É verdade, o presidente está a fazer aquilo que nenhum outro teve coragem de o fazer.
Durante a campanha eleitoral disse que era o único dos candidatos que já tinha reunida a verba para fazer frente ao resto da temporada.
Aonde anda essa verba????
Também durante a campanha disse que tinha investidores e que os apresentaria logo que fosse eleito.
Mas ele ainda não foi eleito??? Aonde andam os famosos Russos????
Ainda durante a campanha disse alto e bom som que cortaria com os bancos.
Aonde é que ele tem ido bater à porta.
Como se pode ver o homem sozinho vai conseguir afundar o Sporting mais rápido que todos os outros juntos.
Quanto ao plantel que é apresentado, acredito que ele já foi assim construído para jogar nos distritais.
Anónimo
Acho que é bom para reestruturar. Ultima vez que isso aconteceu 75/76, conseguiram no ano a seguir ser 2ª classificado e no outro serem campeões, portanto, só vejo vantagens. Ha sempre jogadores, pelo menos portugueses ou a jogar em Portugal que trocariam qq clube, dito não grande, pelo Sporting, por que penso que é sempre um salto na carreira.
Nuno
Anónimo
"só vejo vantagens".
Não vou comentar mais nada, porque não vale a pena.
João Malaquias
Carlos Alves
Também não acredito que o Sporting vá à Liga Europa. Espero é que este novo possa unir os Sportinguistas uma vez por todas e lançar bases para um projeto sustentável com resultados (campeão) daqui por 2 ou 3 anos.
a não classificação para as competições europeias terá como resultado a venda dos jogadores com salários mais elevados.no entanto o Sporting deveria fazer um esforço para manter o Rui Patricio e o Rojo.
Assim o plantel na próxima época seria o seguinte:
GR- Patrício,Boeck
DD – Cedric, Arias
DE – Joaozinho, Jefferson
DC: Rojo, Ilory, Steven Vitoria, Fokobo
MDF – Dyer, Zezinho, André Santos
MOF – Labyad, André Martins, Jusué,
EXT – Carrillo, Bruma, Esgaio, Diogo Salomão,
AV – GILLAS, Viola, Rubio, CORNELIUS (Dinamarca) ou GUIDETTI (Manc City)
nando
Continuo sem perceber as razões de continuarem a teimar com o Rojo a central quando ele é lateral esquerdo como joga e muito bem na selecção Argentina.
Depois o Jefferson. Não digo que não seja um jogador agradável mas daí até ter valor para jogar no Sporting ainda vai um longo caminho.
Se a contratação seria até agradável, já a inclusão de Fokobo não é muito aconselhável. Deixem lá o jogador rodar mais 1 ano na equipa B, e fazer umas exporádicas entradas na equipa principal.
E agora voltamos ao mesmo. Dyer é central e não médio defensivo. Com esta de continuarem a teimar em colocar o miudo a médio defensivo, ainda estragam um bom central e não conseguem que o miudo não passe de um médio defensivo banal.
André Santos é outro dos jogadores que nada vem acrescentar ao plantel do Sporting. Eu até sou admirador do miúdo mas é um jogador que estagnou no tempo não conseguindo evoluir como se esperava. A péssima temporada dele assim não o engana.
Jusué é outro para encher chouriços.
Diogo Salomão, idem idem, aspas, aspas.
Nota final: É muito bonito apostar nos jovens mas, um plantel, deve ter uma mescla de jovens e de jogadores mais experientes.
Anónimo
Gostaria que me respondessem a uma questão, se o Sporting mantiver o 6° lugar vai à Liga Europa?
Rodrigo
Ricardo Ricard
Mantiver? Para o manter tinha que estar em 6º.
nando
Rodrigo, o 6º lugar pode dar desde que o 5º classificado seja o Vitoria de Guimarães.
Rodrigo
GR: Marcelo, Golas, Luis Ribeiro (B)
DD: Miguel Lopes, Cedric
DE: Joaozinho (negociar por 500M), Jefferson
DC: Ilori, Dier, Rojo, Nuno Reis
MDF: Andre Leao, Zezinho
MC: Schaars, Joao Mario, Andre Martins
MO: Labyad, Josue
E: Carrillo, Bruma, Esgaio, Viola
PL: Vossen, Ghilas, Rubio
Contrataçoes: Jefferson, Andre Leao, Josue, Vossen, Ghilas
Vendas: Patricio (10-12M), Boulahrouz(O), Adrien (3M), Rinaudo (3M), Capel (6M), Jeffren (2-3M) e os emprestados (Onyewu, Bojinov, Wilson Eduardo, Elias, etc).
Emprestimos a 1ª Liga: Betinho, Arias e Mica Pinto
Unknown
para a próxima época não se pode emprestar jogadores na 1ª liga… por isso…
pedro lx
nando
Ponha lá o Rojo no lado esquerdo da defesa que é o seu habitat, e esqueça lá o André Leão e o Josué.
Carlos D
O que eu estou a ver até a data (e espero que me engane):a) Renovação com Jesualdo Ferreira: está a ser tudo feito para não se renovar com o professor; faz algum sentido formar um plantel sem dar "cavaco" ao suposto e futuro treinador? nenhum técnico competente se sujeita a tal; no fim surgirá a desculpa que o técnico nao quis renovar; b) Bruma, Esgaio, Dier, Llori e outros: porque não se renova com qualquer um deles? Em primeiro lugar dizer que a primeira responsabilidade é do anterior presidente. Parece-me óbvio que o timing certo para a renovação com os atletas teria sido antes de os mesmos passarem da equipa B para a A. Quer-me parecer que um ordenado de 500.000 euros ou 600.000 euros/ano chegaria para renovar com qualquer dos atletas. Seria um investimento com sentido e que teria retorno futuro para o clube (ou será que é preferível que os mesmos sejam transferidos por uma quantia sofrível?) Porquê não foi tal ainda feito? é absolutamente vital para o Sporting que este processo chegue a bom termo. VITAL. É preferível e porventura até aconselhável que o plantel para o próximo ano seja curto a nível de equipa principal, com a possibilidade de chamada de elementos da equipa B à principal, até partindo do pressuposto mais provável de não ida á Liga Europa. c) Fala-se de Bruma… o atleta tem demonstrado sempre bom senso e amor clubistico. E percebe que a sua carreira tem de ser construída de forma gradual e sem saltar etapas.As sua declarações vão nesse sentido. d) Espero sinceramente enganar-me e que o presidente cumpra uma das suas promessas eleitorais: renovar com os jovens formados no clube (toda a gente sabe quem são). Os sócios não irão entender se tal não for feito.
Anónimo
O Sporting deve deixar-se de vaidades ocas e ser humilde e dialogante. Para inicio de conversa a 1ª época era assim: (como se percebe Patrício, Capel entre outros teriam necessariamente de sair por equilíbrio financeiro)
* Douglas
* M. Boeck
* V. Golas
* Cédric
* Miguel Lopes
* Eric Dier
* Sídnei emp./Geromel
* Rolando emp./Henrique
* T. Ilori
* M. Rojo
* Sílvio emp.
* Rinaudo
* A. Santos/Zezinho
* Adrien/João Mário
* Schaars
* A. Martins
* Labyad
* Carrillo
* Pizzi/Esgaio
* Bruma
* Bébé emp.
* C. Benítez/R. Mora emp.
* V. Viola
* Wilson Eduardo
* Kléber emp.
ass: José Gonçalves
nando
Ó meu amigo, acha que o Benfica e o Porto alguma vez emprestariam algum jogador ao Sporting? Para o fazerem tinham que vir cá buscar algum craque.
Depois pergunto porque é que o Sporting e que categoria tem jogadores como o Sidney, Geromel, Rolando, Henrique, A.Santos, Adrien, Pizzi, Bébé, Wilson Eduardo etc. para jogarem no Sporting?
Mas ok, é a sua opinião e eu respeito-a.
Anónimo
Não sei se o senhor é sportinguista, mas caso seja é daqueles que acham que com os miúdos se vai vencer a champions. É triste ver gente que não percebe nada sobre o que diz a comentar, mas vejamos: Geromel é um central como não tem em Portugal, Rolando? Espere, o Bolo de arroz é que é craque. Pizzi? É fraquinho é, é só o craque do Depor e só ele e Geromel precisava de uns 10M a negociar por baixo. Henrique duvido que conheça, um dos melhores centrais do brasileirão e dos quadros do barça, Bébé tem um potencial tremendo, saiba usá-lo. Os restantes? Fique sua clarividência sabendo que uma equipa/plantel não se faz só de titulares. Mas ok, é a sua opinião e eu respeito-a.
Ass: José Gonçalves
Paulo
Cada uma tem a sua opinião e temos de respeitar, mas nessa equipa não apostava.
Geromel, é um central normal não acrescenta nada ao SCP.
MAs deixando os jogadores de lado, So Sportinguistas e dos que paga as cotas, e não quero o SCP campeao para o ano, e depois mais 15 anos sem nada, quero um projecto, queo ambição, quero um projecto, como o do barça, (por exemplo), quano MESSI;XAVI; INIESTA apareceram o Barça tambem não ganhou nada, mas construiram a equipa que tem e uma idenidade propria.
AO qual nos temos todas as condições para sermos uma equipa auto-sustentavel. Formamos dos melhores do mundo e so temos de aprender e criar uma estrutura para os lançar…
O que ná minha opinião é altura idial para o fazer..
e não pedir joadores emp. a clubes para os valorizar e depois eles os venderem…
Anónimo
Geromel é um central normal? O Paulo não deve ver a liga alemã, assim como não deve ter visto a liga portuguesa quando ele jogava no Vitória. Mas lá está, é a sua opinião. Errada, mas ainda assim a sua opinião.
Ass: José Gonçalaves