Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

William Carvalho: o bom, o mau e o vilão

2157187_w2
Imagem: UEFA

Sergio Leone realizou, em 1966, um filme chamado O bom, o mau e o vilão. É um western no qual são apresentadas três personagens principais, sendo cada uma delas definida por uma das palavras do título. Perto do final, os três homens encontram-se, protagonizando uma cena de tensão. É neste momento que se compreende que nunca existiu um bom, um mau e um vilão. Estes três adjectivos coexistem em todas aquelas personalidades.

William Carvalho é semelhante às personagens deste filme de Leone. Outrora visto como um dos pilares do Sporting, durante as últimas semanas tem sido profundamente criticado pelas suas exibições. Não é coincidência que o nível da equipa e de William tenha baixado a partir do momento em que Adrien se lesionou. Este oferecia consistência ao meio campo leonino, ao mesmo tempo que era um dos melhores a fazer transições (defensivas e ofensivas), conseguindo ainda pôr à prova os guarda-redes com a sua chegada à área e potente remate. Sem ele, observa-se a olho nu que William é um dos principais afectados. Para além de ser o responsável por iniciar a construção do ataque, como era habitual, vê-se que agora também tenta avançar, com bola e sem bola, até zonas mais adiantadas do campo. A sua baixa velocidade e aceleração não lhe permitem recuperar terreno caso ele ou a equipa percam a bola.

As estatísticas, apesar do senso comum dizer que não mentem, são seleccionadas de acordo com a história que se pretende contar. Olhando para os números (via Squawka) de William na liga (até à jornada 8) em comparação com os dos dois médios mais defensivos dos outros grandes (Fejsa e Danilo Pereira), é possível tirar algumas ilações muito interessantes. William é o jogador, dos três, que mais minutos soma na liga portuguesa (720 min, por oposição a Fejsa – 717 min – e a Danilo – 529 min) mas, ao contrário do que tendencialmente se pensa, é o que tem a menor percentagem de acerto no passe (88%, contra os 89% e 92% de Fejsa e Danilo, respectivamente). Poder-se-ia dizer que esta discrepância acontece porque Danilo e Fejsa apenas distribuem a bola em passes curtos, enquanto William arrisca mais. Na verdade, este último tem a distância média de passe mais baixa dos três (18m, por oposição aos 19m de Fejsa e aos 20m de Danilo). Contudo, há uma diferença enorme em relação aos três a nível do número de passes: William tem 606 passes, Fejsa 462 e Danilo 343. O jogo do Sporting passa muito mais pelos pés de William do que pelos de Fejsa ou Danilo. A probabilidade do jogador do Sporting errar é muito maior. As duas assistências que conseguiu também ajudam a medir a importância deste no jogo leonino (Danilo e Fejsa não conseguiram nenhuma).

A nível defensivo verifica-se que William cometeu mais faltas que Danilo e Fejsa (15, contra 9 e 12, respectivamente), o que pode indicar o facto de não conseguir efectuar uma recuperação eficaz e limpa, vendo-se na necessidade de recorrer à falta para travar os adversários. Contrariamente ao que Jorge Jesus afirma, o seu jogo aéreo é bom ao nível de bolas divididas: venceu 73% dos duelos aéreos que disputou. Além disso, conseguiu ter mais intercepções de bola que Danilo ou Fejsa (22, contra 17 e 20, respectivamente), o que prova a sua boa leitura de jogo. Por fim, apesar de ter mais minutos que os outros dois, é o que possui menos alívios de bola (7, por oposição aos 9 de Fejsa e aos 8 de Danilo), o que demonstra a sua preocupação em sair com a bola jogável.

William é um jogador como qualquer outro, com as suas qualidades e defeitos. Como no filme de Sergio Leone, todas as características já lá estão, embora os espectadores seleccionem apenas as que lhes interessam. É necessário ter em conta o contexto deste jogador na equipa. As qualidades do jogador sobressaem quando a equipa joga de uma determinada forma, nomeadamente quando é colocado a par de Adrien, que complementa os seus defeitos. Quando este falta é obrigação da equipa técnica encontrar uma solução que permita que William e a equipa joguem confortavelmente, dispensando este jogador em específico de fazer as duas funções que lhe têm sido atribuídas nos últimos jogos, com visíveis resultados negativos.

Não há necessidade de crucificar William pelos seus maus jogos, nem necessidade de o endeusar quando joga a um bom nível. Como qualquer atleta de alta competição vai ter picos de forma, vai acertar e errar decisões. Ronaldo, Messi, Maradona e Pelé não foram/são perfeitos, nem jogaram sempre ao mesmo nível. Tal como William, a dado momento foram bons, maus ou vilões.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Rui M. Teixeira

VM
Author: VM

52 Comentários

  • Kacal
    Posted Outubro 28, 2016 at 5:28 pm

    Pessoalmente prefiro o William entre os três. Sem bola acho que é inferior aos outros dois, embora a diferença também não seja assim tão grande, mas acho que compensa com a sua qualidade e capacidade com bola. Eu prefiro ter o William e um médio que o complemente como o Adrien, até pode ser um médio com uma qualidade superior com bola em relação ao Adrien e que complemente o William na mesma, do que ter um médio forte sem bola mas não tão bom no resto e ter que ter um médio mais dotado e ofensivo à sua frente. No entanto, dos três, até acho que o Danilo é o mais equilibrado.

    • jrvsantos
      Posted Outubro 28, 2016 at 8:40 pm

      Subscrevo completamente

    • JGomes
      Posted Outubro 28, 2016 at 11:59 pm

      Parece-me que o problema do WC é um pouco o mesmo do Ruben Neves. São medios defensivos que tratam bem a bola, o que é raro, mas que por causa disso têm tendencia a expor-se mais que o recomendado a um jogador na posição deles. O ideal é terem ao lado um medio que esteja bem entrosado com eles e que saiba o momento em que deve compensa-los. No caso do WC esse médio é o adrien, no caso do RN não há tempo (nem paciencia dos adeptos) para o Nuno andar a testar soluções ao lado dele, ainda para mais com a dupla danilo/oliver a dar boa resposta..

      JGomes

      • Kacal
        Posted Outubro 29, 2016 at 12:24 am

        Subscrevo. No caso do Rúben poderia ser o André André ou mesmo o Herrera mas o primeiro não tem o nível e consistência do Adrien e o segundo também é 8 ou 80. No entanto o William tem a altura e poderio físico a mais em relação ao Neves também.

  • Palmiere
    Posted Outubro 28, 2016 at 5:30 pm

    Há muito que William deixou de ser aquele trinco posicional da época de Leonardo Jardim, num meio campo a dois está mais exposto, mas também ganhou outras capacidades, a equipa é que tambem tem de reagir na pressão com e sem bola pois ele não é aquele tipo de trinco/medio defensivo como DAnilo e Fedjsa que destroem mais do que constroem, tudo depende do moemnto de forma da equipa, como não é boa neste momento é muito facil apontar estes defeitos.

    Também tenho culpa nisso, no ultimo jogo estava a fazer de treinador de bancada a gritar para os jogadores se mexerem, o futebol é uma paixão ahaha

  • GroovyTony
    Posted Outubro 28, 2016 at 5:36 pm

    Concordo inteiramente com este texto. Muito bom Rui. Para alguns ele é um dos melhores trincos do mundo. Para outros ele é uma tartaruga que acha que sabe passar a bola. Para mim ele é um bom jogador. Da mesma maneira que há aquele avançado convencional que só mete-as no fundo das redes, há também aquele que não marca tanto mas auxilia o jogo da equipa. O mesmo serve para o William ou para jogadores como o João Mário (na ala).

  • João Pedro
    Posted Outubro 28, 2016 at 5:43 pm

    Grande texto. O que comprova o que venho a dizer. O William continua o mesmo jogador que era antes do adrien sair. A diferença é o jogador que o acompanha, que não oferece nem metade da entrega do nosso capitão. Ao contrário do que foi afirmado pela vm aquando da possível saída de adrien em Agosto, adrien é tudo menos um jogador facilmente substituível. É o motor daquela equipa, e, como se consegue perceber, faz muita falta a toda a equipa e não só a William.
    Dito isto, só tenho a dizer que William é um grande jogador que oferece coisas que nenhum outro jogador português consegue oferecer, e que bem utilizado pode ser um dos melhores médios defensivos do mundo, com os defeitos e as qualidades que todos lhe reconhecemos.

  • bmcrl
    Posted Outubro 28, 2016 at 5:58 pm

    Não há necessidade de o crucificar, correcto. Mas não tentem fazer do William o que ele não é. Esta história é igual à de BdC, que constantemente quer fazer do Sporting algo que o clube não é. É incomparável ao Benfica e ao Porto, em termos históricos, mas tenta colocar o Sporting num patamar acima. Com o William passa-se o mesmo. Cada comentário que comece com “Sir William” não merece ser lido.

  • Pedro o Polvo
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:03 pm

    Gostei do texto! Essencialmente pelas estatísticas! Sem dúvida que William é bom jogador, a questão é que muita gente viu nele um potencial tremendo. Eu gosto dele mas sendo portista não o trocava pelo Danilo. Tem coisas melhores e coisas piores, mas não trocava. Como se calhar havia sportinguistas que também não o trocariam pelo Danilo. É natural e ainda bem que é assim.

  • Alex
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:13 pm

    Sinceramente, acho que o vilão é o Elias que tem recuado demasiado a tentar ser um segundo médio defensivo, o que força o William a tentar levar o jogo para a frente devido à ausência do Elias na parte mais ofensiva do meio campo, e ultimamente até tem optado por passes de longa distância para as alas.
    Também tem sido comum ver o Elias antecipar-se ao William durante a primeira fase de construção, e novamente leva à inexistência de um médio ofensivo e saturação da zona defensiva.
    Resumidamente, o Elias não tem sido consistente nas suas abordagens, às vezes apetece-lhe jogar mais defensivo, outras vezes apetece-lhe ser mais ofensivo, e no final acaba a baralhar o William (e o resto da equipa dada a importância desta posição, mas não é esse o foco deste post).
    O Elias ainda precisa de muito trabalho de casa apesar da suposta experiência que possa ter, espero que hoje não jogue de início com o Nacional em detrimento de Bruno César/Bryan Ruiz.

  • Gomes
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:14 pm

    Excelente texto.

    Arriscaria a dizer que se o Meli tiver as condições físicas que tem no FM e se o Jesus o souber ensinar tacticamente, é o perfeito substituto do Adrien. Até Elias terá de servir, mas que se esmero é só o que lhe peço!

    Cumprimentos

    SL

  • Jozef
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:31 pm

    Nas intercepções de bola é fácil ter conseguido mais 5 que Danilo, visto o ultimo ter menos 200 min de jogo que o William, em 200 min facilmente o Danilo ultrapassa o William nas intercepções.

    • Luís Pires
      Posted Outubro 28, 2016 at 11:50 pm

      Fazendo rapidamente as contas de cabeça, com menos tempo de jogo, o Danilo faz ligeiramente mais intercepções, uma a cada 31 minutos, contra uma a cada 32 minutos do William (Slow Motion) Carvalho ;)

  • Cecilio88
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:32 pm

    Bom texto e que espelha a realidade.

    William é bom jogador, sem dúvida. Tem um controlo de bola notável, distribui muito bem o jogo, mas sem Adrien tenta fazer mais do que lhe compete e por vezes corre mal. Falta ganhar músculo que, por exemplo, Inglaterra pode dar.

    William é o cérebro do jogo quando Adrien está em campo. Não tenho dúvidas que os dois juntos completam-se e quando um dos dois não está ficam aflitos e querem fazer tudo.

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:38 pm

    O William nunca foi um enorme jogador como muitos o quiseram fazer. Deve ter tantos jogos maus e medíocres como bons. Existiram a brincar 10 médios defensivos superiores ao William nos últimos anos em Portugal.

    • SENSEI
      Posted Outubro 28, 2016 at 7:39 pm

      William também não é o jogador medíocre que muitos o fazem passar. Quando apareceu era medíocre porque só lateralizava, agora é medíocre porque sabe sair a jogar e não sabe defender. A virtude está sempre no meio.

    • Dr.TF
      Posted Outubro 28, 2016 at 7:56 pm

      Concordo plenamente contigo, o endeusamento e a atribuição de “qualidades”( ficticias) lembra me a altura em que consideravam o Rinaudo como o melhor medio defensivo… mas contra palas não há argumentos que façam tirar, o William e um jogador razoável que serve para o nosso campeonato mas nunca no big 4 teria lugar….

    • DiogoP
      Posted Outubro 28, 2016 at 9:03 pm

      Matic
      Fernando
      Fejsa
      Javi Garcia
      Danilo
      Paulo Assunção
      Adrien
      Mais algum? Não estou a ver mais

    • MargaridaMendes
      Posted Outubro 28, 2016 at 10:04 pm

      Matic, Fernando e… ?

    • Diogo JF
      Posted Outubro 28, 2016 at 10:09 pm

      Ok conta-me tudo… Dá-me esses tais 10 médios. 3 já sei que vão constar aí: Fejsa, Melí e Danilo. Quero ver é se tens a distinta lata de pôr os do Benfica B. Provavelmente tens…

    • Diogo JF
      Posted Outubro 28, 2016 at 10:11 pm

      Celis*

  • Stalley
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:39 pm

    O William, está a chegar a uma fase que ou vai ou racha, e o “racha” é estagnar…tal como aconteceu com outras pérolas do Sporting nos últimos anos.

    Estamos a falar de um jogador que em Portugal já não tem muuuito por onde evoluir, já conquistou o seu espaço no Sporting, tem um salário alto, campeão da Europa, é “rei” porque aqui.

    Claro que falta o ser campeão (era bonito se fosse este ano), mas isso só vai ser uma equipa, portanto não vamos “prender” os jogadores até sermos campeões, “ah e tal manter a base”, correcto mas á certos jogadores que não dá para “segurar” e o William é um deles, com certeza já ouve proposta entre os 20M ou 25M na altura do Jardim ou mesmo na altura do Europeu sub-21, mas optaram por não vender.

    Está época tem sido bastante fraca (não só de William), mesmo a sua atitude, deixa muuuito a desejar como capitão, agora como Sportinguista espero que a malta que anda lá dentro melhor o rendimento já hoje frente ao Nacional, porque só assim pode ser, já são 5 pontos para o 1º e 2 pontos para o 2º, de relembrar que para a semana temos clássico.
    Se isso não acontecer as criticas vão continuar, como é óbvio.

    • Jorge Santos
      Posted Outubro 28, 2016 at 7:00 pm

      O William é dos poucos médios defensivos que constróem jogo com qualidade. Por exemplo Fejsa e Danilo só lá estão para cobrir terreno e estancar os adversários.

      Se era apenas para defender até o Palhinha servia e não se tinha mandado para o Belenenses, onde até está a fazer uma belíssima época até agora.

  • Muratori
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:54 pm

    Melhor western movie de sempre!!

  • Jorge Santos
    Posted Outubro 28, 2016 at 6:55 pm

    Ainda bem que pegas nos dados do Sqwaka pois aí se vê a mediocridade dos treinadores portugueses. A Liga portuguesa deve ser a única onde apenas 4 equipas conseguem ter nota positiva no capítulo da posse de bola.

    Se analisarmos o agregado de todas as equipas europeias constatamos que nestes 3 capítulos as equipas portuguesas não estão assim tão bem cotadas.

    ATAQUE:
    1. Barcelona
    2. Liverpool
    3. Real Madrid
    ()
    19. Benfica
    20. Sporting
    25. Porto

    DEFESA
    1. Arsenal
    2. Nice
    3. Villarreal
    4. Porto
    7. Benfica
    27. Sporting

    POSSE DE BOLA
    1. Bayern
    2. Napoles
    3. Real Madrid
    ()
    23. Porto
    24. Sporting
    28. Benfica

    Não sou fã do uso desmesurado da estatística no futebol mas uma coisa é certa, contra factos não há argumentos.
    Quando 80% das equipas da Liga não sabem o que fazer quando têm a bola, isso quer dizer muito acerca da qualidade dos treinadores da nossa liga. E não venham com desculpas de orçamentos, porque isso são desculpas de treinadores que gostam de usar já produtos feitos em vez de serem eles a arregaçar as mangas e fazerem eles esse produto.

  • Ricardo Santos
    Posted Outubro 28, 2016 at 7:06 pm

    Gostei muito,

    Mais que comparar estatísticas, este texto tem a sua moral.
    Não vale a pena referir pois é demasiado claro.
    Parabéns.

  • JSC101
    Posted Outubro 28, 2016 at 7:17 pm

    O squawka é provavelmente o melhor.site análise estatística de futebol. É fantástico que este ano tenham a liga portuguesa também. Os dados não são tudo, mas são sem dúvida uma óptima maneira de analisar jogadores e as suas características. No futebol actual já têm um papel muito importante e que não lhes liga vai ficar parado no tempo.

  • Francisco A
    Posted Outubro 28, 2016 at 7:22 pm

    Aqui há uma questão que já foi levantada e que merece ser de novo discutida.

    WC com e sem Adrien não é o mesmo.

    Ora, um grande jogador precisa que outro o complemente?
    Não estou a falar de alguém que leve a equipa às costas, mas, sim, de uma dependência a um outro jogador.

    Ronaldo sem Bale, deixa de ser o grande Cristiano? Messi sem Neymar e Suarez não é o mesmo?
    Jonas sem Mitrogou não continua a ser o melhor Pl em Portugal? Etc Etc
    Repito, estou a cingir-me ao desempenho individual.

    Tratam-no por Sir, quando o jogador mais influente de LONGE do Sporting é o Adrien, que, pelos adeptos tinha sido corrido no Verão.

    • joao
      Posted Outubro 28, 2016 at 10:03 pm

      todos os jogadores precisam que outros os complementem, não fosse o futebol jogado com 11 de cada lado. Right?

    • joao
      Posted Outubro 29, 2016 at 1:19 am

      Que exemplo estapafúrdio esse do Ronaldo. Se há jogador que necessita que o complementem é exactamente o Ronaldo, que não defende, e precisa que outros façam a sua parte. Não deixa de ser o Grande Ronaldo por isso.
      Este tipo de comentário é recorrente no blog e não só. O FUTEBOL É JOGADO POR 11 JOGADORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! que juntos fazem uma equipa, que é maior que a soma das partes. Será assim tão dificil de perceber?

  • Dca
    Posted Outubro 28, 2016 at 7:57 pm

    Apesar de apreciar as estatísticas, pela curiosidade delas em si, olhando para a estatística parece que o Fejsa e um jogador mediano. Que não é. Mas bom post.

  • Pedro Jorge
    Posted Outubro 28, 2016 at 7:58 pm

    O melhor jogador que já vi jogar com a verde e branca. Sir William!

    • DM
      Posted Outubro 28, 2016 at 9:11 pm

      Que idade tens e com que idade começaste a ver o Sporting?

    • Francisco A
      Posted Outubro 28, 2016 at 9:27 pm

      Depois sou eu quem fica com a fama de deitar abaixo o Sporting.

    • Dr.TF
      Posted Outubro 28, 2016 at 11:02 pm

      Ok tipico comentário de quem não pensa no que escreve… que falta de noção, conheces o Jardel? André cruz? Pedro Barbosa? Sou benfiquista mas é triste ver esse comentário desvalorizando mil jogadores que já passaram pelo Sporting que foram ou são mil vezes melhor do que o “Sir” que tanto falas bem…

  • Nickles
    Posted Outubro 28, 2016 at 8:01 pm

    Tentar fazer do William um Busquets. Chega a uma altura que a tecla despega de tanto insistir nela…

  • Dr.TF
    Posted Outubro 28, 2016 at 8:02 pm

    O Adrien tem tanto futebol que tenho pena que o tenha como colega o tal “Sir William”, jogador banal que precisa de um jogador como o Adrien ou que tenha competências similares para esconder os seus defeitos… até o Adrien a 6 joga muito melhor mesmo sem rotinas que o seu colega…

  • joao
    Posted Outubro 28, 2016 at 8:10 pm

    Este texto é o meu comentário de há uns dias desenvolvido num texto. Portanto, concordo com tudo.

    • joao
      Posted Outubro 28, 2016 at 11:25 pm

      Por coincidencia, claro está. Vim agora lêr de novo o meu comentário e percebi que poderia haver interpretaçoes diferentes daquilo que eu queria transmitir.

  • cb31
    Posted Outubro 29, 2016 at 2:23 am

    Se diziam que o renato Sanches tinha 30 anos… O William só pode ter 40

Deixa um comentário