Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Zidane foi melhor que Messi” (Pelé); “Neymar é tecnicamente superior a Messi” (Rivellino); Antigos craques brasileiros criticam sector ofensivo da “Canarinha” e realçam o facto de Messi ter “nascido” em Barcelona, com uma equipa “que joga em torno dele”

Num evento publicitário, Pelé e Rivellino, antigos craques brasileiros, falaram sobre a selecção brasileira e sobre Messi. O tri-campeão Mundial e glória do Santos afirmou que a “canarinha” está “muito bem do meio campo para trás”, mas do meio campo para a frente “fica difícil“, referindo que os craques do brasileirão, nos últimos anos, têm sido estrangeiros (Conca, Montillo e D´Alessandro). Pelé afirmou, que depois dele, como número 10 (no Brasil), vieram Rivellino e Zico, e que actualmente “não existe mais esse jogador”. Rivellino afirmou que Neymar utiliza o nº10 “mais pela importância, menos pelas qualidades técnicas”, referindo depois o que era o nº10 da sua época: “Era o jogador que criava as jogadas, pensava o jogo e marcava golos. Hoje não temos jogadores com essa característica. Neymar é fenomenal, mas é mais um atacante“. A nível internacional, as duas lendas elogiaram Messi, mas consideram que o século XXI teve um 10 mais completo: Zinedine Zidane. Pelé referiu que Zidane foi melhor que o Messi: “Foi excelente. O Messi joga com Iniesta, Xavi… equipa bem montada. Claro que hoje é melhor.” Rivellino reitera o que Pelé disse: “Messi nasceu ali e o Barcelona joga em torno do Messi. Tenho minhas duvidas se jogaria do mesmo jeito noutro clube.” Pelé afirmou ainda que votaria em Messi para a Bola de Ouro… pela sua técnica. Já Rivellino afirmou que Neymar é melhor tecnicamente que Messi e que a Bola de Ouro vai para outro jogador. Concordam com as afirmações dos dois ex-jogadores? Tendo em conta que pelo ataque brasileiro já passaram, entre outros, Garrincha, Pelé, Jairzinho, Bebeto, Falcao, Rivellino, Ronaldo, Romario Ronaldinho e Rivaldo, a selecção de 2014 fica muito atrás do Brasil do passado? Zidane foi melhor que Messi?

PS – Pelé, que se considera o melhor da história, votaria em Messi para melhor do Mundo pela técnica. Então porque se considera a ele próprio como o melhor da história, quando esteve longe de outros prodígios da técnica?

112 Comentários

  • Paulo Miguel
    Posted Novembro 21, 2013 at 9:24 pm

    E quem fala assim não é gago..

  • jp91
    Posted Novembro 21, 2013 at 9:30 pm

    Para mim o Zidane é o melhor de sempre, no entanto respeito as opiniões de outros, exceto quando dizem que é o Messi, Maradona e até mesmo C.Ronaldo. Jogadores ainda em atividade e com muitos anos de futebol pela frente e jogadores brilhantes mas que apenas tiveram algumas (umas quantas ainda) épocas no topo e que depois enverdaram por outros caminho não podem ser tidos em conta, ou pelo menos não sem muita discussão.

    Quanto ao Rivelino, não me parace que tenha razão

  • Roberto
    Posted Novembro 21, 2013 at 9:30 pm

    Ser melhor tecnicamente não quer dizer melhor jogador.

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 21, 2013 at 9:45 pm

    Zidane foi sem duvida o jogador melhor tecnicamente que algum dia vi…Mas isso não faz dele superior a Messi,a técnica está longe de ser o que define o melhor jogador.

  • luis bcn
    Posted Novembro 21, 2013 at 9:46 pm

    O fabio Paim é melhor tecnicamente que o Lica…O Lica esta no FCP o paim esta na III. conhecia um jogar Israelita que creio que jogou na holanda e em Inglaterra que tinha mais tecnica do que o Messi…nem me lembro do nome dele nem sei que é feito dele. Tambem acho estupido dizer que um Medio é melhor que um Avançado (Zidane-messi)…porque nao Helton é melhor que cardozo? Tao a ver como é estupido…

    • Gabriel Esteves
      Posted Novembro 21, 2013 at 9:57 pm

      Concordo plenamente.

    • Filipe Azevedo
      Posted Novembro 21, 2013 at 9:58 pm

      Concordo a 100% luis. Por exemplo o Ronaldinho e sem duvida o jogador com mais tecnica que alguma vez vi jogar, mas apesar de ter uma carreira de bastante successo nao se pode comparar com Messi, Ronaldo, Zidane ou com muitos outros com "menos tecnica" mas que chegaram muito mais longe.

    • Richardi
      Posted Novembro 21, 2013 at 10:11 pm

      Quincy Owusu-Abeyie ?

    • Miguel Rodrigues
      Posted Novembro 21, 2013 at 10:59 pm

      Ben Sahar, certo?

    • luis bcn
      Posted Novembro 21, 2013 at 11:11 pm

      o jogador que falava é o Daniël de Ridder (que afinal é Holandes mas acho que tem dupla nacionalidade). Vejam no youtube<< Daniël de Ridder Arsenal>> a ultima jogada dele é qualquer coisa…nao se vao arrepender. (mas lá esta, foi um jogador que podia ter dado muito mais)

      Richardi esse Quincy Owusu-Abeyie é outro exemplo…lembro-me de o ver no Malaga de Jesualdo a partir tudo…

    • Kev
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:22 am

      A ultima jogada dele nesse video está qualquer coisa. Nao conhecia o jogador.

    • pitoxoroglu
      Posted Novembro 22, 2013 at 10:56 am

      Não conhecia mas acho que me lembro de ver a ultima jogada…Mas não achei fantastico, tem tecnica, tal como tinha o Dani ou o Dominguez…lol…

    • Rafa Rafael
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:45 pm

      A nível técnico não existe como Ronaldinho, e não sei até que ponto não é uma boa solução para esta selecção de Scolari a quem falta um criativo no centro do terreno.

  • Filipe Azevedo
    Posted Novembro 21, 2013 at 9:52 pm

    Tenho sempre muita dificuldade em comparar jogadores que jogam/jogaram em posicoes diferentes. Zidane e sem duvida dos melhores jogadores de sempre, mas Messi tambem o e (ou tem condicoes para o ser se continuar ao seu nivel ate ao fim da carreira, ha muitos jogadores que nao conseguem). Nao consigo dizer que Zidane foi melhor do que Messi, mas o contrario tambem nao e verdade. No entanto, fazer comparacoes entre um jogador que ja terminou a sua carreira e outro que mal vai a meio da sua e sempre injusto.
    Quanto ao Neymar ser tecnicamente superior ao Messi, volto a nao concordar. O Neymar esta na idade "brinca-na-areia", tal como Ronaldo quando tinha a sua idade. O Messi ja evoluiu para um patamar mais pragmatico e de apoio a equipa (mais uma vez como o Ronaldo). Isso nao signifca necessariamente que tenha menos tecnica porque de vez em quando ainda tira uns quantos coelhos da cartola que espanta o mundo. A unica citacao com que eu concordo a 100% e a ultima. O Messi cresceu com aquela equipa a jogar para ele, o que facilita (e muito) a sua evolucao. Nao estou a dizer (como muitos dizem) que ele noutra equipa nao seria ninguem, mas teria de se adaptar a uma outra realidade e teria de se tornar num jogador diferente. Alias, a posicao em que o Messi joga (que e de 9, 10 e extremo em simultaneo e, ao mesmo tempo, sem ser nenhuma destas) nao existe em mais nenhum clube do mundo, ate porque o Barca, goste-se ou nao (eu pessoalmento detesto), nao joga como mais nenhuma equipa do mundo, mesmo hoje em dia com G. Martino.

  • Anónimo
    Posted Novembro 21, 2013 at 9:57 pm

    Se vamos falar em termos de objectividade e falo sem nunca ter visto estes dois senhores a jogar, claro que Messi é Messi e não o consigo comparar a Zidane porque para já jogam em posições diferentes apesar de jogarem com o mesmo nº, é como comparar Maldini (DC) a Gerrard (MC) é muito díficil….
    O maior "erro" que referiram (ou neste caso que se esqueceram de referir) foi o facto de não falarem em Ronaldinho…este sim, o jogador que até hoje me deu mais gozo ver jogar….

    Ricardo Dias

    • Rafa Rafael
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:46 pm

      Esqueceram-se porque olham demasiado para o seu umbigo, é obvio que Ronaldinho merece ser destacado.

  • Chilavert
    Posted Novembro 21, 2013 at 9:57 pm

    A questão é que parece que ninguém consegue opinar sobre o seu favorito sem diminuir os adversários.O que ninguém quer admitir é que os grandes craques deste desporto em termos individuais estão bem mais próximos do que se imagina.As diferenças que dizem que existem é cavada pela oposição(mais forte ou mais fraca) ou pela companhia( rodeado de melhores ou piores jogadores), pelos títulos ( também dependente das ultimas anteriores) e pelo tempo que estão no topo.Messi é um talento especial como o era Maradona mas Ronaldo Fenomeno ou Zidane andam lá perto individualmente.Por exemplo até aos 20 anos o Fenomeno ninguém foi mais capaz do que ele na historia deste desporto, Maradona tem o seu grande auge entre os 24 até aos 30; Pele aperece cedo aos 17 tem um hiato e volta a emergir melhor aos 27.Ronaldinho Gaucho foi um dos mais vistosos jogadores de sempre embora tenha tido pouco tempo(cerca de 3 a 4 anos) de top.Messi tem de 2008 até 2012 uma superevolução mas agora parece ter batido nas lesões enquanto Ronaldo ainda não teve esse infortúnio.Tudo isto são factores mensuráveis que o adepto comum não vê/não quer ver.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 21, 2013 at 9:57 pm

    Afirmaçoes ridiculas.

    1º ponto – O Brasil esta muito mais solido defensivamente com o Scolari, e um facto. Mas do meio-campo para a frente tem excelentes opçoes (Hulk, Oscar, Neymar, Lucas, Damiao, etc), que apesar de nao terem o talento de outras geraçoes dao garantias. Alem disso, Conca, Montillo ou D'Alessandro sao craques apenas no Brasileirao e nao seriam titulares na Selecçao brasileira.

    2º – E claro que hoje o 10 do Brasil nao pode ser igual ao Zico por exemplo porque esse 10 de apenas distribuir, de actuar apenas no ultimo terço e de nao correr ja nao existe. Ronaldinho tambem usava o 10 na mesma posiçao do Neymar e ninguem discutia.

    3º – Messi nao e um 10, pelo que nao e comparavel ao Zidane. Alem disso, mesmo tendo actuado sempre no Barcelona creio que o argentino esta acima do frances em termos globais, embora o Zidane tenha sido um jogador tremendo. Essa discussao do Messi fora da Catalunha ira existir sempre porque nunca ira acontecer.

    4º – Discordo de Rivellino. Messi tecnicamente fortissimo e nao fica a dever nada ao Neymar na minha opiniao, embora o brasileiro tambem seja muito forte nesse aspecto.

    5º – Por fim, se o Pele vota no Messi pela tecnica entao tera de se colocar atras do Maradona, do Messi, do Zidane, etc na lista dos melhores de sempre.

    • Kacal
      Posted Novembro 21, 2013 at 11:52 pm

      Eu acho que no 1º ponto não foi uma afirmação ridícula, até concordo, esta geração é muita mais fraca que as anteriores, o que não invalidade que tenham qualidade, mas, nos outros pontos deviam estar calados e os exemplos dados no 1º ponto também não foram felizes.

  • benficasempre
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:02 pm

    Estes senhores, especialmente o Pelé, não merecem respeito nenhum. Pode ter sido um grande jogador, mas como diz o outro, só diz M****.

  • Joao Lopes
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:02 pm

    Tendo em conta a crescente organização defenfiva , equilibrio e competitividade (entre jogadores e equipas) acho que temos a sorte de poder ver a jogar , ao mesmo tempo os dois melhores jogares da história deste desporto.
    A meu ver são o oposto um do outro, mas por videos e conversas com pessoasmais velhas, nunca ninguém "colou" a bola, e tão frequeentemente, no pé como Messi e nunca houve atleta como o Ronaldo.
    Como já referi, sendo as defesas cada vez mais fortes e organizadas , tendo em conta o número de golos que cada um consegue , mesmo sem ser ponta-de-lança (ou talvez o fetubol moderno dificulte a vida aos matadores e acabe por, consequentemente, abrir espaços para jogadores que não jogam tão avançasdos, talvez, mas ninguém no futebol "moderno" marca como eles), acho que fica dificil não pensar isto de ambos.
    Este ano é do Ronaldo, ganhe ele o trofeu, ou não.

    SD

  • porquinhodaindia
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:02 pm

    Pelé não é a maior lenda mas sim o maior mistério do futebol mundial.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 21, 2013 at 10:08 pm

      Mistério? não é mesmo só a maior mentira da história do Futebol Mundial, um mito inventado pelo Brasil e pela FIFA, que teve de INVENTAR mais de 500 golos para se auto-proclamar o Rei, mas Rei só se fôr o Rei da casa dele para os filhos e netos, porque na realidade não passa de uma farsa

  • Anónimo
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:05 pm

    Se fossemos por esse caminho o melhor do mundo de sempre era o Ronaldinho Gaúcho , já que foi sem dúvida o jogador com mais técnica que já existiu :)

    Cumps
    JMKM

  • Captain Tsubasa
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:06 pm

    O Pelé calado é um verdadeiro poeta, só é pena mesmo quando abre a boca, é uma pena de facto cada vez que ele abre a boca, sai sempre m….

    Ainda estou para perceber com que moral o Pele fala do Messi, do Cristiano ou de seja quem fôr, quando ele não passa de uma autêntica farsa (a maior farsa da história do futebol), ao ponto de ter inventado quase mais 500 golos do que realmente marcou…já que olhando apenas para os números reais e não inventados por ele e pela maquina mediatica que tem atrás dele, até o Puskas e o Eusébio terminaram a carreira com um registo melhor que o dele

    Eusébio: 571 jogos/585 golos (1.02 golos por jogo)
    Puskas: 620 jogos/616 golos (0.99 golos por jogo)
    Pele: 656 jogos/643 golos (0.98 golos por jogo)

    Tendo em conta que tanto o Eusébio como o Puskas fizeram toda a carreira na Europa ao contrário do Pele que jogou sempre no Santos, naqueles "super-mega competitivos" campeonatos estaduais contra os Olarias e afins…Só por aqui já fica morto e enterrado esse mito e essa farsa de que ele marcou 1000 e tal golos, o Pele que esteje mas é calado, porque calado é um Poeta

    • Anónimo
      Posted Novembro 21, 2013 at 10:30 pm

      A título de curiosidade, acrescento Peyroteo: 393 jogos / 635 golos (1.61 golos por jogo). 12 anos de carreira (-3 do que Eusébio, por ex.)

      JV

    • afonso
      Posted Novembro 21, 2013 at 11:02 pm

      Adoraria saber a explicacao para isso. Como e q se inventa 500 golos?

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 21, 2013 at 11:22 pm

      Esqueci-me ainda de outro jogador que não precisou de inventar 500 golos, para ter um registo melhor que a FARSA Pele

      Gerd Muller: 638j jogos/ 617 golos (0.97 golos por jogo), mas uma que fez carreira toda na Europa, ao contrário da Farsa Pele que andou a carreira toda a jogar com essas potências do Olaria, Linense ou o Rio Claro

      dizer que a Farsa Pele foi o melhor de sempre, é no mínimo brincar ao futebol, nem sequer o melhor da geração dele foi quanto mais

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 21, 2013 at 11:39 pm

      afonso, é muito simples, enquanto todos os jogadores que eu mencionei, bem como o Cristiano, o Messi, o Di Stefano e afins, apenas contabilizaram/contabilizam os golos em jogos oficiais, porque são esses que realmente contam, o Pele contou golos em tudo e mais alguma coisa, ou seja, jogos amigáveis, e inclusive jogos treino contra o Santos B e juniores do Santos ou pela equipa militar…valeu tudo e mais alguma coisa naquela contabilização mentirosa…

      Estás a imaginar o Cristiano contabilizar os golos que marcou contra o Real Madrid B quando fazem aqueles treinos à porta fechada contra a equipa B? ou o Messi a mesma coisa? ou o Puskas, o Eusebio..etc?? assim também chegavam aos 1000 e tal golos, era facil…o Pele vergonhosamente fez isso, e mais vergonhoso ainda é as pessoas não se informarem e írem na cantiga dele

      Pele melhor de sempre, é talvez a melhor e maior piada da história da Humanidade

    • Filipe
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:25 am

      Captain Tsubasa tem tambem os registos de Maradona? Ah e nao lhe ficava nada mal referir tambem o Peyroteo, mas creio que é o seu primeiro comentario em que eu concordo a 100%

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 22, 2013 at 10:03 am

      Filipe, se o JV referiu por mim, que sentido faria eu estar a referir de novo? no meu comentário inicial também não mencionei o Muller..quanto ao Maradona, tem valores abaixo dos que mencionei 589 jogos e 311 golos, mas também jogava numa posição mais recuada no terreno, e depois tem uma coisa que mais ninguém conseguiu até hoje, que foi ser campeão italiano com uma equipa pequena como era o Nápoles, e foi ele que fez do Nápoles uma equipa grande…

    • pitoxoroglu
      Posted Novembro 22, 2013 at 11:00 am

      Fantastico…

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 22, 2013 at 11:17 am

      E os 1000 golos do Romário? Acho que até os jogos que fazia com os amigos na favela contaram.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:11 pm

      Ricardo Ricard, sem dúvida nenhuma, esse também foi outra invenção igual à do Pele, o Romário em jogos oficiais, tem 886 jogos/688 golos (um registo fabuloso sem dúvida, mas longe dos 1000 golos que ele diz ter)

    • Filipe
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:08 pm

      Captain Tsubasa, peço desculpa, nao vi o comentário do JV.

    • Anónimo
      Posted Novembro 22, 2013 at 5:54 pm

      Captain Tsubasa, concordo que o Pelé não tenha marcado 1000 golos, mas exagerar ao ponto de referir que o campeonato brasileiro naquela altura era pouco competitivo… Caso não se recorde, o Brasil foi campeão mundial em 1958, 62 e 70, quase sempre com onzes formados por jogadores a atuar no campeonato brasileiro, por isso…

      Fernando

    • Nuno Machado Patronilha
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:08 pm

      Eusébio passou por EUA e Canada e Pele jogou nos EUA tambem…Não sei onde foi buscar os seus dados mas enganou-se um pouco.

  • Joao Pimenta
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:19 pm

    Em termos de técnica não há nenhum como Ronaldinho Gaucho que inventou várias fintas e para mim é o melhor de sempre.
    Zidane foi o melhor 10 e sem duvida melhor que Messi, este só jogou no Barcelona portanto nunca sera o melhor de sempre, só mantendo o mesmo impacto em vários clubes e tbem na sua selecção pode-se considerar um jogador de Top, é assim que penso daí ter a certeza que da actualidade não há ninguem com CR7 que mostra por todo o lado em que passa que deixa a sua marca, uma equipa como o Barcelona que joga toda para o Messi é mt diferente destas lendas que tiveram de carregar as suas equipas temos o exemplo de Maradona que a seguir a Ronaldinho é para mim o 2º melhor de sempre, pq teve o impacto nos clubes e selecção é isto que distingue e é isto que vai estar contra Messi sempre uma vez que ele não vai sair da sua zona de conforto(barça)

    • forpipi
      Posted Novembro 22, 2013 at 1:13 am

      Que fintas ele inventou?

    • pitoxoroglu
      Posted Novembro 22, 2013 at 11:01 am

      Aquelas que se fazem com os pés…:):):):)

    • Euclides!
      Posted Novembro 22, 2013 at 11:29 am

      Épa não me lixem, o Ronaldinho Gaucho foi um grande jogador, muito virtuoso, mas quem viu jogar o Ronaldo fenómeno no seu melhor não tem duvidas nenhumas que foi melhor jogador do mundo depois de Maradona, inclusivamente mellhor que Messi e Cristiano Ronaldo, o Homem tinha uma potência e técnica absolutamente brutais, para quem não viu, vá ao youtube ver as jogadas do Ronaldo, o Ronaldinho Gaucho era bom, mas não tinha o mesmo andamento, diria mesmo que são não fosse as malditas lesões no joelho que o prejudicaram bastante em 2/3 da carreira, seria hoje o melhor jogador da História sem discussão , com ainda mais golos em Mundiais, mais golos por clubes enfim

      o tipo era mesmo um fenómeno, e já foi quase a 15 anos, mas parece que foi ontem, basta ver que ele eclipsava completamente um jogador como o Figo no seu melhor no Barcelona, que era dos melhores jogadores do Mundo e o Ronaldo era o CRAQUE… um domínio no drible como nunca vi, em força, técnica e explosão… meu Deus, só vendo!

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:09 pm

      Euclides, subscrevo, para mim depois de Maradona, o melhor jogador foi sem dúvida o Ronaldo o Fenómeno, aquilo era de outro Mundo, diria que era a actual fusão do Messi (tinha a técnica e velocidade dele) com o Cristiano (tinha a mesma força e sangue frio na finalização que ele)…em suma, o Cristiano e o Messi se fosse um só jogador, seriam o Ronaldo o Fenómeno (em particular o de 96 a 98)

    • Joao Pimenta
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:40 pm

      A virgula por exemplo foi ele que começou por fazer, aqueles passes sem olhar são dois exemplos..
      O ronaldo fenomeno sim concordo que tb esteja no top 10 de melhores de sempre depende tbem dos gostos eu semore adorei Ronaldinho e quando penso em técnica no futebol penso em Ronaldinho

    • Santos
      Posted Novembro 22, 2013 at 1:16 pm

      A "virgula" (ou elástico) foi Ronaldo R9 (fenómeno) que inventou, agora Ronaldinho foi quem a aperfeiçoou, sendo o melhor executante dessa finta.

    • Nuno Cruz
      Posted Novembro 22, 2013 at 1:42 pm

      Essa da vírgula ter sido "inventada" pelo Ronaldinho também é engraçada, talvez uma pesquisa rápida no youtube prove isso mesmo.

      O Fenómeno fazia coisas incríveis, sem dúvida, e é dos melhores de sempre. Mas temos de ver que o futebol evolui, ainda faz uma diferença de 10-15 anos entre as melhores épocas do Fenómeno e de Cristiano Ronaldo. Isto para dizer que pelo que já fez e tem ainda espaço para fazer, o Cristiano, para mim, irá ser melhor que o Fenómeno.

      Dizer-se que o Fenómeno era equivalente à fusão de Messi e CR7 é manifestamente exagerado para mim, já que o brasileiro, a meu ver, não tinha uma técnica tão apurada como o Messi (apesar de ser muito acima da média) nem a força física e o jogo de cabeça de CR7. Estamos a falar de três que entram de caras em qualquer top 10 dos melhores jogadores de futebol que tenha visto jogar, mas a meu ver Messi e Cristiano, a manterem esta luta durante mais alguns anos, vão claramente suplantar o Fenómeno.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:15 pm

      Só para lembrar que todas essas fintas, já o Garrinhca (para muitos Brasileiros é ele o melhor jogador Brasileiro de sempre) as fazia…dizerem que houve fintas inventadas na década de 90, é quase dizerem que antes disso não havia futebol…não há uma finta que seja do Ronaldinho Gaucho, que o Garrincha ou o Maradona não a tivessem feito , portanto nem entrem por aí com essa das invenções…

    • Anónimo
      Posted Novembro 22, 2013 at 7:17 pm

      Quem diz que o Ronaldinho inventou a vírgula, não viu o Sr Garrincha jogar.
      Vejam este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=MYKP4aAknT0

      Pereira

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 22, 2013 at 8:08 pm

      O futebol tem mais de 100 anos de existência, joga-se nas ruas desde aí, e vocês vêm dizer que ao fim de 100 anos o Ronaldinho é que inventou uma finta, por favor…se há coisa que já está mais que inventada é a parte técnica na componente finta, porque essa vem do futebol de rua, e o futebol de rua existe desde sempre…a 70/80/90 anos atrás nas favelas do Rio de Janeiro ou de Buenos Aires, ou nas ruas de Montevideu já havia quem fizesse as fintas do Ronaldinho…

    • eduardo
      Posted Novembro 22, 2013 at 8:33 pm

      Inventar fintas nao afirmo mas executar-las como o Ronaldinho fazia em jogos oficiais nao havia nem ha ninguem como ele ja para nao falar na rapidez que ele as fazia e jogava.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 22, 2013 at 9:26 pm

      ok portanto o Garrincha é ficção então

  • Kacal
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:24 pm

    Eu concordo apenas que esta Selecção Brasileira, a nível individual, é uma das mais fracas de sempre, nisso concordo, no resto, eles calados são uns poetas.
    O Zidane era um excelente jogador, um dos maiores craques de sempre, mas, na minha opinião, não foi superior a Messi, que é muito semelhante ao Maradona (em "estilo" de jogo e em qualidade não fica longe), concordo que ele é o que é também com a importante ajuda de um colectivo forte e unido, com Xavi e Iniesta a ser dois enormes "ajudantes", mas, ele é um excelente jogador, então dizer que o Neymar é tecnicamente superior ao Messi, nem comento, se para eles a técnica for fintas e danças, talvez o Neymar seja superior, senão não é obviamente.

    Quanto ao Pelé considerar o Messi o melhor do Mundo, é a sua opinião e respeito, mas, ele se considerar o melhor da História é porque não tem humildade e deve-se achar o centro do Mundo, os outros é que devem dizer quem é o melhor e não o próprio, mas, o Pelé já nos habituou a afirmações ridículas e ao seu enorme ego, por isso, a palavra dele conta pouco, ainda bem.

  • Saiyan
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:36 pm

    Zidane foi um senhor da bola! Melhor nº 10 que vi jogar. Este Pelé quer é minutos de fama e depois só diz é porcaria. Alem disso comparar jogadores já reformados a anos com jogadores ainda a actuar é ridículo.

  • JN
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:37 pm

    Zidane foi aquele jogador mágico que todos temos a sorte de ter visto e nunca existirá ninguém igual.

    Mas na prática como futebolista, com o que adiciona à sua equipa é óbvio que o Messi é muito superior.

    Da geração do Zidane, Ronaldo Luís Nazário de Lima é o Rei. O melhor FUTEBOLISTA daquele tempo. Conseguiu coisas do outro mundo e ultrapassou uma lesão como secalhar mais ninguém vai conseguir ultrapassar no mundo do futebol.

    • Nuno Cruz
      Posted Novembro 22, 2013 at 1:46 pm

      Dizer que o Fenómeno ultrapassou completamente a lesão não me parece correcto, porque antes dela ele vinha de uma forma incrível. Conseguiu voltar ao mais alto nível mas, para mim, sem o espectáculo de antes. O Ronaldo do Barcelona e dos primeiros anos do Inter parece-me claramente superior ao do Real Madrid. A lesão estragou parte da carreira dele – se ele já é considerado um dos melhores de sempre mesmo com a lesão, imagino se nem se tivesse lesionado…

    • JN
      Posted Novembro 22, 2013 at 5:21 pm

      Nuno, isso é discutivel, a realidade é que o Ronaldo foi considerado melhor do mundo e foi melhor marcador de um mundial no ano em que recuperou da lesão.

      Isto quando a bola de ouro era um prémio para o melhor e não por interesses. Tempo em que ninguém contestava decisões de melhor do mundo.

      Acho que está tudo dito…

  • Icaro
    Posted Novembro 21, 2013 at 10:54 pm

    A minha opinião é muito simples. Messi, ao contrário do que muitos dizem, é um jogador de laboratório. Criado na formação do Barcelona, com qualidade bem acima da média, onde é (e já foi mais) apoiado por um duo maravilhoso. É como se fosse uma "sucessão" de acasos que o tornam tão letal e tão vistoso. Concordo com o ponto em que referem o seu hipotético rendimento noutra equipa. Sou plenamente de acordo, sinceramente apenas dou o braço a torcer nessa altura.

    Aliás o envelhecimento de Xavi e a pequena quebra de Iniesta já se fazem notar no rendimento do jogador, que apesar de outro mundo, não é tão oleado como outrora.

  • Gonçalo_Slb
    Posted Novembro 21, 2013 at 11:10 pm

    para quem diz que ronaldinho não se pode comparar com os demais, não se esqueçam que tem 2 bolas de ouro…o jogador com o melhor drible que ja vi até hoje mas tbm só vejo futebol desde 98.. em relação ao zidane tá no top dos meus jogadores favoritos mas abaixo de messi.. ai vai o meu top 10 – Messi, Ronaldinho, zidane, Cristiano Ronaldo, Ronaldo, Berkamp, Ibrahimovic, Andrea Pirlo, Iniesta, Roberto Carlos.

  • gtm95scp
    Posted Novembro 21, 2013 at 11:16 pm

    zidane melhor que messi, e neymar melhor tecnicamente que neymar bons disparates que estes senhores andam a dizer. ser o melhor tecnicamente não é quem faz mais cuecas ou mais fintas malucas (aqui sim neymar cilindra a concorrência), técnica é velocidade de execução, recepção orientada, drible etc claro que entram as fintas mas isso não faz neymar melhor que iniesta tecnicamente. acho difícil neymar chegar ao nível de cristiano ronaldo e messi pois para isso não é preciso só técnica é preciso velocidade de pensamento inteligência ao nível da colocaçao do remate, do passe, no posicionamento em campo, nos timing de atacar a bola, na hora de acelar, ou na percepção da disposição dos outros jogadores em campo frieza na hora de finalizar ou aparecer nos momentos mais dificeis da equipa e neste capitulo da inteligência há poucos como messi e principalmente CR7. Cristiano Ronaldo é provavelmente o jogador mais intelegente a jogar e refiro-me aos momentos de ataque. Tecnicamente talvez messi seja o melhor Cristiano Ronaldo não é o melhor mas é muito acima da média principalmente com os dois pés é impressionante a facilidade e regularidade com que CR7 chuta cruzado ao segundo poste e sempre colocadissimo com o pé esquerdo aqui não há nenhum melhor que ele nem com o pé que lhe é favoravel e de cabça tambem há poucos ou nenhuns. se votasse o meu voto iria para ele depois para messi depois neymar surpreendeu-me na copa das confederações bale como nao ganhou nada nem o quarto lugar consegui tenho duvidas se se aguenta no papel de estrela de grande clube, ribery vinha logo aseguir mas falta-lhe algo. este trofeu é injusto pois messi e ronaldo não têm concorrencia à altura nem sei se tiveram ou se alguma ves a terão.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 21, 2013 at 11:38 pm

    Isto tudo depende de pessoa para pessoa… parece-me que desta vez não houve nenhuma declaração ridícula (típicas de Pelé), embora hajam algumas discutíveis, mas isso, como referi, já é subjectivo.

    A declaração que mais destaco, é mesmo a do Messi ter "nascido" em Barcelona e o facto de dificilmente jogar a este nível noutra equipa (nomeadamente em Inglaterra, gostaria de ver)

  • Anónimo
    Posted Novembro 21, 2013 at 11:54 pm

    Este aqui é como o Eusébio , não sabe dizer nadinha. Foram bons na altura deles, mas agora pouco sabem, um jogador de futebol(tirando alguns casos) quando diz alguma coisa, pouco acrescenta.
    Gomes

  • hertz
    Posted Novembro 22, 2013 at 12:07 am

    Messi ainda tem uns 10 anos de carreira pela frente, ou seja, ainda só esta a meio da sua carreira enquanto que o Zidane já esta reformado há uns anos. Para alem disso não jogavam na mesma posiçao, logo, para que estar a compara-los?
    O Pele quer é aparecer mas quando abre a boca só sai asneira.

  • Rui Bastos
    Posted Novembro 22, 2013 at 12:09 am

    Neymar – Óscar e Hulk com um Fenómeno9 na frente, arriscavam-se a ganhar o mundial a fazer o pino. Concordo que o Brasil tem uma equipa de eleição mas falta um avançado como foi o Ronaldo. O fenómeno foi um dos mais extraordinários jogadores que vi jogar, mas a magia de Zidane também foi e será (para os verdadeiros amantes do futebol) relembrada para sempre. Messi é mágico e Neymar tem um toque de bola extraordinário, assim como Iniesta, Pirlo etc. São jogadores que dão o maior prazer de ver jogar, pelo menos, a mim. Acredito que jogadores como Hulk, CR7, Bale, sejam eficazes e umas máquinas letais na direcção da baliza, mas a magia não é de todo a mesma que nos jogadores que referi acima. Como diria o Freitas Lobo, a bola ganha vida nos pés deles e contagia os verdadeiros amantes do futebol.

    • Kacal
      Posted Novembro 22, 2013 at 1:04 am

      Rui, é a sua opinião e até concordo, agora dizer que os verdadeiros amantes de futebol não podem preferir o CR7 ou Bale a outros é tentar ter o dom da palavra, cada um tem o seu "amor" ao futebol e eu adorando o CR7 e menos o Messi posso ter tanta ou mais paixão por este desporto que você, o Hulk e o Bale são máquina letais e eficazes, mas, o CR7 é muito mais que isso, 60 golos por época não é ser só eficaz e uma máquina letal, é ser craque no "seu" estilo, cada um tem a sua opinião e vale o que vale, mas, custa-me ler pessoas a dizer que os verdadeiros amantes de futebol só o são se amar certos jogadores ou "estilos" de jogo.

    • pitoxoroglu
      Posted Novembro 22, 2013 at 11:07 am

      O que acho curioso é que o CR7 em puto, mesmo no Manchester era uma máquina de técnica e virtuosismo com a bola nos pés! Depois ganhou massa, corpo, trabalhou e tornou-se uma máquina letal, objectiva e consistente! A técnica deu-lhe visibilidade mas nunca apenas faria dele o melhor do mundo! Abdicou em parte da técnica pela objectividade e tornou-se uma MÁQUINA que faz dele um dos melhores do mundo de todos os tempos. Cada um tem o seu amor tal como alguem já escreveu, no entanto este ano acho que é de todo coerente afirmar que o Ronaldo do ano 2013 tem sido o melhor a todos os niveis!

    • pitoxoroglu
      Posted Novembro 22, 2013 at 11:07 am

      Just my opinion!

    • pitoxoroglu
      Posted Novembro 22, 2013 at 11:09 am

      Tenho um amigo que lhe eu um Pau ainda ele era juvenil que lhe poderia ter acabado com a carreira! Electrico FC (Ponte de Sor) – Sporting CP em juvenis no antigo pelado do velhinho Matuzarense!

    • Rui Bastos
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:20 pm

      Concordo que este ano foi o melhor e merece o prémio. Mas os mesmos que defenderam que a bola de ouro do ano de 2012 foi dada de forma injusta a Messi não podem defender que é justa dada a Ronaldo, apenas porque ambos tem os mesmos factores para o desempate com os outros. Golos e mais golos. Ronaldo era um jogador que eu gostava de ver jogar no Manchester, quando tinha aquela mania de "gingão" quase à brasileira, que me empolgava muito e me fazia no dia seguinte tentar replicar os seus truques no treino. Actualmente é uma máquina, mas nada empolgante, mas isto para a minha visão do futebol. Ou melhor, é empolgante à sua maneira e para certos e determinados gostos e ângulos de olhar para o futebol. Aceito ainda totalmente que considerem jogadores como CR7, Bale e outros mais empolgantes, tudo depende da maneira que vemos futebol, e de como gostamos de o jogar e de sentir. Os diferentes gostos e tomadas de posição estão presentes em tudo no dia a dia e todos nós somos obrigados a tomar decisões. Guerras quotidianas, muitas vezes com amigos sobre coisas insignificantes. Esta discussão existe em todas as gerações e cada pessoa escolhe o jogador que gosta mais. Eu até nem tenho CR7 ou Messi como jogadores favoritos. Ozil e David Silva são os meus jogadores de eleição de momento. Isto tudo depende de como vemos futebol e de que forma o futebol nos toca. Depende também das nossas personalidades.

    • Kacal
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:42 pm

      Exacto Rui, eu não disse que apenas gosto do estilo do CR7, eu adoro jogadores que se distinguem pelo físico, por serem "poderosos", mas, também gosto de jogadores técnicos e virtuosos, o meu jogador preferido e o que mais aprecio é o CR7, pelo seu profissionalismo, pela sua vontade, dedicação, pelo atleta que é e pela qualidade que tem, mas, tenho jogadores que aprecio de diferentes características, adoro o Ozil, está no meu top5 de preferidos, cada um tem os seus gostos e as suas escolhas e nós temos que respeita-las e ter as nossas e eu respeito as suas.

    • pitoxoroglu
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:50 pm

      Plenamente de acordo Rui Bastos.
      Em 2012 até acho coerente terem entregue o premio ao Messi, embora se aceitasse caso tivesse sido o CR7 pois foram dois extra-terrestres do futebol, mas este ano acho que deva ser o CR7, senão o premio caí em descredito a meu ver.
      Depois ha ainda o facto de muitos optarem por votar por amizade ou compadrio em vez de olharem à vertente profissional. Vejamos por exemplo, a meu ver o Mourinho é dos melhores do mundo, mas se alguem votar nele este ano acho que não o fará por coerencia pois esteve uns furos abaixo, por outro lado quem vota no Benitez também não será la muito coerente pois não merece o premio apenas por ganhar a LE…tem de se olhar a todos os factores e so depois escolher. Se o Paulo Fonseca ou o Jesus ganharem a LE este ano (algo que não perspectivo mas poderá ser uma hipotese) não fara deles os melhores…

      Outra coisa, porque é que um prémio que é referente a um determinado ano civil fecha as votações a mais de um mes do final desse mesmo ano?!?!? A meu ver incompreensivel…

  • Santos
    Posted Novembro 22, 2013 at 12:25 am

    Zidane é dos melhores que sempre. Numa época que os golos marcados não contavam para ser "melhor do mundo" mas sim a classe, qualidade e influencia na equipa que tinham. Zidane dominava qualquer bola, tinha um jogo de corpo para mim o melhor de sempre, não precisava de fintas com a bola para tirar ninguém do caminho bastava simplesmente fazer um simulação com o corpo e estava arrumada a questão. Cabeça sempre levantada, e por vezes "olhos nas costas". Se o "10" se pode atribuir a alguém é a Zidane, que sem duvida foi o melhor "10" que vi jogar.

    Eu diria que comparar Messi com Zidane é um crime, porque Zidane era muito mais jogador.

    • David Silva
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:31 pm

      Há aqueles jogadores fantásticos tecnicamente e depois há os jogadores com classe. Pelo menos para mim, Zidane é mesmo o melhor quando se soma os dois tipos. Pena ter brilhado sempre contra Portugal.

    • Santos
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:55 pm

      Verdade, foi sempre o nosso carrasco.
      Euro 2000, Mundial 2006. Nos anos em que podíamos ter chegado à final levamos com Zidane,

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 1:35 am

    Incontornável é que CR7 é o futebolista/atleta mais completo da história!!!Tudo o mais são tretas e vasconcelices! Sendo o melhor dos melhores ainda aparecem alguns a falar em Eusébio…É incrivel.
    Sartana

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 22, 2013 at 9:59 am

      Essa tua certeza absoluta é no mínimo engraçada…presumo que para dizeres isso com tanta certeza, já deves ter uns 70 e tal anos e viste o Puskas ou o Di Stéfano jogarem por exemplo, para dizeres que o Ronaldo é inquestionavelmente mais completo que o Puskas, tiveste de ver o Puskas jogar só pode

    • Anónimo
      Posted Novembro 22, 2013 at 3:12 pm

      Gosto particularmente do "incontornável". Está feito! Amanhã sai em Diário da República!!
      Filipe M

  • manjob
    Posted Novembro 22, 2013 at 5:07 am

    Os brasileiros dizem isso do Messi? Quem diria?

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 9:43 am

    vou dizer isto se futebol fosse só fintas e fintinhas o melhor jogador do mundo até hoje era Ronaldinho …agora eu sempre disse Zinade é de outro classe …parecia que bailava com a bola como uma bailarina de ballet era incrivelmente elegante …mas para mim o futebol é paixão, é vibrar é desporto é ter salero e esse meus senhores para mim a conjugação de todos esses fatores levam me a dizer só me "apaixonei" 2 vezes na vida por 2 jogadores … um por tudo o que fez no futebol pela magia, pelo dom … Maradona e o Outro CR 7 o jogador mais completo mais extonteante que até hoje vi jogar … são gostos e gostos não se discutem … no futebol como no amor …não se percebe quem nos vai fazer saltar da cadeira, emocionar com uma jogada…eles os dois tiveram e tem esse dom … mas confesso que neste momento so existem 2 monstros do futebol CR7 e Messi …são invariavelmente os 2 melhores jogadores do Mundo e é estranho porque o Messi até é parecido com o Maradona mas não me apaixona não me faz vibrar já sei que vão dizer que por ser mulher não percebo nada disto …mas o barça faz me dormir chateia me aquele jogo …para ver jogos do futsal vejo o meu sporting … :) CR7 é tudo salta, corre, finta , velocidade, pe direito pe esquerdo … joga faz jogar impressionante …pronto são gostos …futebol é paixão e as paixões são irracionais … pele calado é um poeta …neymar ainda tem muito que palmar para chegar ao pe de Messi e CR7 até de Xavi ou Iniesta … etc isabel

  • Posted Novembro 22, 2013 at 9:59 am

    Sinceramente, não percebo esta mania do Zidane.
    Um jogador que esteve não sei quantos anos a jogar no Cannes e no Bordeus, antes de ingressar na Juventus e que só foi realmente grande em duas ou três épocas no Real Madrid não pode ser o melhor de sempre. Ou pode?
    O Zidane chegou ao Real Madrid com 29 anos e nos dois ou três primeiros anos que lá esteve foi o melhor do mundo, mas é claramente um exagero dizer que foi o melhor de sempre.
    Aposto que a maioria das pessoas nem o conhecia quando ele tinha 24 ou 25 anos…
    Comparar uma carreira destas com o que fez Pelé, Maradona, Ronaldo (o fenómeno), CR7 ou Messi é, na minha opinião, ridículo.

    • David Silva
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:38 pm

      Agora fez me rir. Diga me la os feitos do Maradona, da sua grande carreira…

      E Zidane foi melhor do mundo na Juve.

    • Anónimo
      Posted Novembro 22, 2013 at 1:12 pm

      Sempre gostei de visitar este blog porque há, quase sempre, comentários muito interessantes intercalados com outros com uma grande dose de humor. Mas caramba, Jô! Dizer que a maioria das pessoas não conhecia o Zidane quando ele tinha 25 anos… Acho que é demais! Isto também não é o Gato Fedorento…
      Filipe M

    • Nuno R
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:05 pm

      o Pele teve uma carreira nos melhores clubes europeus, ao contrário do Zidane.
      Ah, e o Zidane nem foi campeão do Mundo e da Europa, nem nada…

    • Posted Novembro 22, 2013 at 9:49 pm

      Deve haver muita gente a seguir de perto os jogos do Bordéus, de facto…

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 10:35 am

    Parece que ainda estou a ver e foi há mais de 50 anos e mostrado na RTP, um golo do Pelé pela sua equipa o Santos F.C.A certa altura do jogo, recebeu a bola do seu guardião (Gilmar) à saída da sua grande-área e começou a driblar todos os adversários que lhe apareciam e entrou com a abola pela baliza adversária dentro. Foram só 7 adversários! Tinha na altura 18 anos!

    Anos antes, o antigo gardião do Belenenses e da selecção (José Pereira) tinha contado que numa visita do seu clube ao Brasil,(salvo erro em 1956) jogou com um misto dos clubes S.Paulo/Santos e onde foi incluído um menino de 15 anos chamado Pelé, que a certa altura agarrou na bola e driblou 4 até à linha de fundo e como não tinha abertura para o remate, virou-se e correu em sentido contrário, driblou mais 4 e há meia-volta com o pé esquerdo arrancou um tiro e marcou-lhe um golo monumnental.Palavras do José Pereira. Tinha o miudo 15 anos!

    Para mim, ainda não vi jogar outro igual, que soubesse jogar com os 2 pés de forma igual e marcar golos de cabeça e tem 1,68m de altura.

    É preciso saber que na selecção do Brasil era o 3º, guarda-redes, porque tinha aptidões excepcionais para o futebol.

    rodrigues

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 10:53 am

    Então se vamos falar em posições, o CR7 sendo utilizado preferencialmente a extremo, com os golos que marca pulveriza quaquer outro adversário nessa posição…Aí é que ele é mesmo o melhor de todos os tempos sem qualquer rival próximo!
    Estou em crer que se o Bento dos azeites arrepiar caminho, convocar quem merece e se estes fizerem bem o seu trabalho, Ronaldo será o grande protagonista do Mundiial e Portugal estará naturalmente na linha da frente!!!
    Sartana

  • Euclides!
    Posted Novembro 22, 2013 at 10:59 am

    Afirmar estas coisas só pode ser um exercício de passar um atestado de estupidez a ele próprio…

    «Neymar superior a Messi técnicamente»

    Das duas uma, ou este senhor não sabe o que é técnica, ou então pensa que técnica é fazer malabarismos com a bola (em que mesmo assim, duvido que Neymar seja mais técnico que Messi)

    Técnica: recepção de bola, controle de bola, passe, cruzamento, remate…
    Neymar tem mais técnica que Messi? diria que no Barcelona há uns 3 ou 4 jogadores que tem melhor técnica que Neymar… Messi, Xavi, Iniesta… Pedro!

    Enfim, toda gente sabe como funciona este tipo de psicologia, desacreditar jogadores que possam colocar em causa o seu domínio dizendo que nem são melhores que outros o qual a maioria não ousa comparar

    Zidane foi um grande jogador, um dos melhores dos anos final e princípio de século, possivelmente o melhor jogador Francês de todos os tempos, e não tenho duvidas nenhumas que se Zidane fosse teleportado para os anos 70, seria de longe o melhor jogador do Mundo…

    Hoje em dia as pessoas falam em Pele como um Deus, como o melhor da historia, pois eu a dias vi o jogo todo (porque está no youtube) da famosa final do Mundial de 1970. em que o Brazil esmaga a Italia e aquela selecção em que também estava o Rivelino é considerada a melhor equipa da Historia… e digo, depois de ver esse jogo tirei uma conclusão… o Pele hoje em dia seria um jogador Banal, Um avançado eficiente, com físico e oportunismo, não era de todo um jogador muito técnico, como foi maradona em que fazia jogadas de levantar um estádio, Pele era acima de tudo um jogador com golo, bom físico e pouco mais, nem tenho duvidas nenhumas que o Eusébio foi superior a Pele como jogador…

    Espetacular foi o Brazil de 1982… o Brasil de 1970 podia ser de longe a melhor equipa daquela altura, mas quem estiver habituado a ver jogos hoje com uma intensidade brutal, como os da champions e comparar com a final do campeonato do mundo de 1970… que imagine o Messi e o Ronaldo a jogar ali… partiam aquilo tudo… iam por ali fora e marcariam 3/4 golos naquele jogo sem grande dificuldade…

    Para mim o melhor jogador da historia foi sem duvida Maradona, se maradona ainda jogasse hoje a top, seria o melhor jogador do mundo, mesmo com o futebol estando hoje completamente diferente do que foi nos anos 80
    Pele hoje não seria mais do que outros… os melhores jogadores do Mundo actuais e dos anos 90, se jogassem nos anos 70, era a desgraça dos defesas, nem quero imaginar o melhor Ronaldo de 1996 a 1998, que foi possivelmente o único jogador que se aproximou de Maradona, mas num curto espaço de tempo devido as lesões… esse sim o melhor jogador Brasileiro da Historia, Pele, não tinha 1/3 da técnica, nem a força, nem a explosão de Ronaldo…

    Jogadores virtuosos no Brasil sempre houve, já vi Brasileiros que tinham técnica, objectividade e força, Neymar só tem virtuosismo, direi que não irá ter sucesso no futebol Europeu por falta de potência e capacidade para se impor perante defesas organizadas e fortes nos duelos fisicos.

    Actualmente Messi e Cristiano Ronaldo, são de longe os melhores jogadores do mundo, não é por acaso…
    ninguém marca mais golos do que eles ao mais alto nível, e nem são puros avançados…

    • troza
      Posted Novembro 22, 2013 at 11:37 am

      Não podes comparar futebolistas de eras diferentes.

      Os treinos mudaram, o jogo mudou… isto de dizer que o Messi ia aos anos 70 partir aquilo tudo é muito giro de dizer, mas se tirares do messi tudo aquilo que ele ganhou graças ao que os jogadores dessa década (e das seguintes) deram ao futebol… Aí a conversa era diferente.

      O Maradona hoje seria de top? Não sei… com os problemas da droga, imagina a pressão por parte da comunicação social e isso tudo.

      Por isso dizer que o Pele seria um jogador banal hoje em dia é demasiado forte…

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:06 pm

      Euclides, nem sempre estamos de acordo, mas neste caso concreto, concordo com praticamente tudo o que escreves-te, exclente análise

    • revisor
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:26 pm

      O Ronaldo e o Messi, se calhar nem ao Mundial iam em 1970, vão ver como eram as qualificações para os Mundiais na altura! Hoje qualquer entrada por trás é chamada de entrada assassina, á 30, 40 e 50 anos atrás, eram entradas viris, duras, que o futebol não era para meninas! Um Noby Stiles,, hoje jogava 5 minutos! Já imaginaram o Ronaldo e o Messi com 6 operações aos joelhos, já viram a entrada daquele jogador do Bilbao em 83 a Maradona, esteve quase um ano no estaleiro!
      Agora imaginem pegar nos jogadores de hoje e transporta-los para 30, 40 e 50 anos atrás e vice-versa!

    • troza
      Posted Novembro 23, 2013 at 2:04 am

      O pessoal esquece-se que, por mais intemporal que o talento seja, os jogadores são formados e usados para o futebol daquela época.

      O que quer isto dizer? Primeiro… o futebol vai evoluindo e em todas as eras se inventa mais qualquer coisa. Os jogadores de agora já conhecem o futebol a partir da década de 90, já com muitas coisas que em 1970 não existiam/não se faziam. Logo, os jogadores de agora têm uma base muito maior de conhecimentos que os de antigamente (para não falar que antigamente nem todos os jogos davam na televisão e não havia tanta coisa para ver, etc…) o que faz com que joguem já com isso na cabeça desde que começam a dar os primeiros toques na bola.

      Depois há a questão dos treinos de hoje. O Ronaldo e outros são umas máquinas mas será que o seriam sem o conhecimento que há agora quanto a treinos? Não sabemos… podiam ser, mas olha que…

      Depois o que o pessoal diz das entradas duras de agora… é verdade que agora se protege mais os jogadores nesse aspecto mas, por outro lado, puxa-se mais fisicamente por eles (em termos de mudança de velocidade, em termos de jogo físico… antigamente só faziam isso aqueles que eram pré-destinados… agora estamos na época onde a capacidade física de cada um é evoluída de uma forma incrível…).

      Ou seja… isto para dizer o quê… eu acho que os jogadores de topo de hoje serão sempre melhores que os de antigamente. No entanto não implica que não se pense que os de antigamente iriam ser cepos agora… nem invalida o facto de ter havido jogadores que, para a altura deles, estavam muito à frente dos outros a espalhar magia. E veremos se daqui a uns 40 anos não dizem do Messi e do Ronaldo o que nós hoje dizemos dos jogadores de antigamente…

  • bpstp
    Posted Novembro 22, 2013 at 11:00 am

    Depois de ler os comentários todos cheguei a conclusão que o melhor do mundo de todos os tempos é muito subjectivo. Não há nenhum que se possa dizer que foi o melhor de todos os tempos. Depende dos gostos de cada um. Uns preferem jogadores mais tecnicamente avançados outros dão primazia ao jogo de equipa.

    Pessoalmente acho o Ronaldinho é o jogador que mais gojo me deu a ver jogar e que considero melhor de Sempre. Acho que se tivesse um Barcelona de Messi e espirito de trabalho e entrega do Cr7 poderia ser melhor do mundo 5/6 vezes seguidas. Não foi porque foi um jogador desleixado e que gostava de festas.

  • bpstp
    Posted Novembro 22, 2013 at 11:01 am

    Depois de ler os comentários todos cheguei a conclusão que o melhor do mundo de todos os tempos é muito subjectivo. Não há nenhum que se possa dizer que foi o melhor de todos os tempos. Depende dos gostos de cada um. Uns preferem jogadores mais tecnicamente avançados outros dão primazia ao jogo de equipa.

    Pessoalmente acho o Ronaldinho é o jogador que mais gojo me deu a ver jogar e que considero melhor de Sempre. Acho que se tivesse um Barcelona de Messi e espirito de trabalho e entrega do Cr7 poderia ser melhor do mundo 5/6 vezes seguidas. Não foi porque foi um jogador desleixado e que gostava de festas.

  • abcd
    Posted Novembro 22, 2013 at 11:05 am

    A história dos melhores por vezes torna-se ridícula, ao ponto de um único tema desdobrar-se em dezenas de assuntos diferentes, mas com uma coisa em comum: 95% das pessoas falam dos melhores do mundo com base em gostos pessoais e não com a razão toda.
    Pessoalmente, considero que Zidane foi o melhor jogador que vi jogar. Deco foi um dos melhores que vi jogar. Se Deco foi um dos melhores de sempre? Não, claro que não, mas dentro dos meus gostos pessoais e do que CONSIDERO jogadores fundamentais no futebol, considero-o (a nível pessoal) um dos melhores de sempre.
    Também a nível pessoal, digo sempre que quem teve o prazer de ver o fenômeno nos tempos em que pegava na bola a meio-campo, fintava meio mundo num misto de técnica e tentativa de fugir à pancada que levava dos defesas e fazia golo, não pode considerar Messi ou Ronaldinho Gaúcho melhores jogadores que viram jogar. Se Messi e Ronaldinho foram/são melhores que o fenômeno, sem ser pelo lado pessoal, admito que sim.

    Com isto pretendo apenas dizer que o lado pessoal nunca pode ser levado para uma decisão de melhor, pois se a decisão é O MELHOR, não é o mais popular, se não as votações (que são uma pequena fantochada) desapareciam e via-se quem tem mais fãs no Facebook e estava atribuída a bola.

    Quanto à discussão dos (…) DE SEMPRE temos que ver sempre as épocas, circunstâncias e mais uma vez separar o pessoal. Nunca poderemos comparar também jogadores com épocas muito distantes das de outros. Se é verdade que os defesas de antigamente eram muito duros, eu não creio que Pelé mesmo com esses defesas aguentassem a pancada que o Cristiano leva e continua a jogar cada vez melhor, que é a mesma pancada que acabou com a carreira do fenômeno, a mesmo que ia acabando com a carreira de Maradona (para dar uma ideia do que estou a dizer, fica ridículo falar neste nome num comentário com os melhores nomes do mundo do futebol, mas quando Mantorras apareceu, todos diziam que era o novo Eusébio e sem falar nos maus médicos que o acompanharam, não aguentou a pancada que não sabemos se Eusébio aguentaria, pois independentemente dos maus tratamentos, na altura do Eusébio não existiam metade desses tratamentos).

    E pronto, com esta última frase e este nome estraguei todo o meu comentário sobre melhores do mundo. Saudações desportivas

  • Nuno R
    Posted Novembro 22, 2013 at 11:24 am

    Comparar o Eusebio com o Ronaldo é o mesmo que comparar a passarola com um boeing.

    As épocas eram diferentes, a preparação era diferente… duvido que o Eusebio (ou qualquer jogador dessa época) tivesse os cuidados físicos, técnicos e mentais que proporcionam ao Ronaldo.

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 11:57 am

    Acho fantástico o argumento, quase depreciativo, de que o Messi tem uma equipa que joga em torno dele. Parece que o Cristiano não tem…
    Filipe M

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:12 pm

      É que nem tem comparação possível…

    • Anónimo
      Posted Novembro 22, 2013 at 12:30 pm

      Nenhuma mesmo. Aliás basta ver, com um bocadinho de atenção (e dois dedos de testa), os jogos do Real e da Selecção para se perceber o disparate que eu acabei de dizer. Nem sei onde estava com a cabeça. Peço desculpa…
      Filipe M

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Novembro 22, 2013 at 1:49 pm

    Respondendo ao P.S., talvez se considere o melhor porque além da técnica que tinha, marcava golos como um desalmado. Aliás, o Messi também marca e muito.

  • Nuno R
    Posted Novembro 22, 2013 at 2:12 pm

    Um pouco off-topic…
    Eu percebo que os brasileiros sintam nostalgia daquelas equipas com Tostão, Rivelino, e mais recentemente, Sócrates, Zico e Falcão. Aquilos eram máquinas de jogar à bola, e quem acha que o Hulk ou o Lucas teriam lugar nessas equipas, é porque ainda não era nascido, ou tem má memória.
    O facto é que o futebol evoluiu, e o Brasil NUNCA MAIS há-de vencer um campeonato do Mundo com equipas montadas com aquela filosofia. Hoje em dia é necessária uma coesão defensiva que não existia (e que começava a aparecer, como a Itália bem mostrou aos brasileiros), um jogo colectivo em que todos atacam e todos defendem.
    Se bem se lembram, os recentes êxitos foram assim… os 3 centrais (sacrilégio) nos EUA, e uma equipa de tracção atrás, com Ro-Ro a fazer a diferença na frente no Oriente.

    • Anónimo
      Posted Novembro 22, 2013 at 2:41 pm

      O Brasil também jogou com os 3 centrais no Oriente. E não achei que fosse propriamente uma equipa de tracção atrás. Antes pelo contrário: uma equipa com Cafu e Roberto Carlos nas alas actuava, em grande parte do jogo, somente com 3 defesas. Mas concordo plenamente com o teu comentário. O futebol evoluiu muito, e o Brasil, com a filosofia que tinha anteriormente, dificilmente voltaria a ser Campeão do Mundo.
      Filipe M

    • Nuno R
      Posted Novembro 22, 2013 at 3:08 pm

      Jurava que no Oriente jogou em 4x4x2 (ou 4x3x1x2), sendo que três dos médios eram trincos "puros" (gilberto, edmilson e kleberson), jogando apenas o Rivaldo no apoio aos avançados. Mas é verdade, nessa equipa (e na dos EUA, que tinha Jorginho), muito do ataque passava pelos laterais.

    • Anónimo
      Posted Novembro 22, 2013 at 3:48 pm

      O Edmilson jogava a central. Com o Roque Júnior e o Lúcio. Também lá estava o Polga, no banco. O Scolari jogou com 3 defesas no Mundial, bem compensados pelo duplo-pivot. Adiantava muito os laterais, que ao fazerem todo o corredor, possibilitavam os movimentos interiores de Ronaldinho e Rivaldo no apoio ao Fenómeno.
      O Scolari quando veio para cá, no seu primeiro jogo por Portugal, também jogou com 3 centrais.
      Filipe M

  • Ricardo_SCP
    Posted Novembro 22, 2013 at 3:36 pm

    Comentários tristes, e arrogantes, de quem, ao exemplo de Eusébio que se acha também o melhor jogador português de sempre, eram jogadores banais, no futebol atual…

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 4:01 pm

    Peyroteu
    Miguel Garcia
    Travassos
    Damas
    Pedrosa
    Manuel Fernandes
    Tonel
    Figo
    Cristiano Ronaldo
    Afonso Martins

    A ordem é arbitrária, mas diz-me lá: acertei no teu Top Ten?

    Filipe M

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 6:21 pm

    Boas tardes. Quanto ao comentario tantas vezes ouvido que o Messi noutra equipa nao renderia tanto, eu acho uma estupidez brutal. Eu penso que ele de momento esta tao entrosado com a equipa que perdeu um pouco a espectacularidade do seu futebol. Numa equipa nova, nao conhecendo os movimentos dos companheiros, nao sei ate que ponto nao faria mais jogadas individuais, rasgos daqueles que ele tao bem faz. Agora, quem é o melhor do mundo? Para mim, quem devia ganhar a bola de ouro este ano era o Cristiano. Quem é o melhor jogador da actualidade para mim? Messi, sem duvida. Esta epoca uns furos abaixo, mas e um jogador completamente fora do normal. O CR, em termos atleticos nao tem concorrente a altura, penso eu, alem de muito bom finalizador, e sem bola é um mestre. Dou me por feliz poder apreciar estes dois, e outros mais.
    Cumprimentos.

    João

  • João Lemos
    Posted Novembro 25, 2013 at 4:56 pm

    Esta discussão do melhor de sempre tem tanto de interessante como de subjectiva.

    Salvo um fenomeno pouco explicavel na decada de 50 chamado Peyroteo, nunca na história do futebol (pelo menos dos campeonatos "a sério") ninguém tinha méidas de golos sequer parecidas como Messi e CR 7, daí que, até há uns 5 / 6 anos atrás, a escolha do melhor do mundo fosse, de facto, pelo futebol praticado, e não somente ou maioritáriamente pelos golos que marcavam.

    Pra mim o melhor de sempre é aquele jogador de quem tirei mais prazer ver jogar, aquele que marcou momentos que nunca me vou esquercer na vida, seja com um golo, um pormenor, ou uma determinada acção, e não aquele que marcou mais golos, ou ganhou mais titulos, ou quebrou mais recordes…isso é para os livros e para os jornalistas.

    E, seguindo este meu critério, para mim, Zinedine Zidane foi o melhor de sempre. Tenho 27 anos por isso apenas me lembro de ver maradona jogar já na fase terminal (e nao havia SportTV para ver os jogos todos os fins de semanas), mas daí para a frente pelo menos, Zidane.

    Ronaldinho Gaucho representava a magia e o drible mais puro, Ronaldo Fenomeno um poder de explosão e força (e tecnica também é verdade) impares, mas infelizmnete foi traido pelos joelhos, mas Zidane era diferente…. Zidane tinha mais tecnica (e tecnica não é apenas finta) no ombro direito do que 90% dos jogagores no corpo todo, o golo que marca na final da LC ao Leverkusen (e são momentos como estes que ficam gravados na história) é de uma execução tecnica inacreditavel…..quando sai o cruzamento lembro-me perfeitamente de ter ditto "golo!" assim que vejo Zidane a preparar o remate…. ou o dominio de peito que faz contra Portugal no Euro 2000 verdadeiramente assombroso, ou como deita no chão um central do Corunha a 3 metros dele apenas com uma mera simulação de corpo sem tocar na bola…..momentos mágicos que claro que outros jogadores também têm, mas nenhum com a elegancia e classe de Zidane a minha opinião….

    Mas para ser um pouco mais abrangente, de todos os jogadores que vi jogar, e vou excluir Messi e CR por ainda estarem no auge da sua carreira, há 3 jogadores que se destacam dos demais:

    Zinedine Zidane
    Ronaldo Fenomeno
    Ronaldinho Gaucho

  • Gonçalo Vargas
    Posted Novembro 25, 2013 at 9:37 pm

    Honestamente, penso que o que separa os melhores jogadores dos muito bons é a capacidade de decisão e a rapidez de execução associada. Depois vem a regularidade/irregularidade.

    O CR7 e o messi são os melhores porque mesmo numa época "mais ou menos" são melhores que todos os outros. O Ribery, um dos candidatos à bola de ouro não merece ter o mesmo numero de bolas de ouro do ronaldo, porque não estão de facto ao mesmo nível.

    Agora concordo quando se diz que o gaucho foi o melhor tecnicamente. Ele inventou as vírgulas no futebol. Era espantoso vê-lo jogar, espalhava magia.

Deixa um comentário