Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

10 verdades que ficam do Sporting-FC Porto

Deu Sporting no Clássico, e de maneira clara. Os leões superiorizaram-se ao FC Porto conseguindo assim recuperar a liderança na Liga com mais 2 pontos que os azuis e 4 que o Benfica. Um duelo que permitiu vincar a qualidade de Jesus, que a cada jogo vai consolidando o seu estatuto, até pela maneira como até deixa rendidos os rivais, e agravou a situação de Lopetegui no Dragão, que poderá ter consequências a médio prazo. Mas ignorando a futurologia ficam 10 ideias sobre a vitória do Sporting frente ao FC Porto, na 15.ª jornada da Liga:


1 – Ir a Lisboa voltou a ser um pesadelo para os Dragões – Há muitas décadas, antes do FC Porto se erguer como potência dominante do futebol Lusitano, os Azuis e Brancos tinham clássicas dificuldades para jogar a Sul do Mondego, e nomeadamente na Capital do país. Agora essas dificuldades estão a ressurgir, como se prova pelo facto da última vitória dos Dragões em Lisboa datar da época 2011/2012, quando o Porto de Vítor Pereira derrotou o Benfica na Luz. Desde esse desafio, são já nove as deslocações a Lisboa sem conhecer o sabor do triunfo.
2- William Carvalho não só não deu o salto que se esperava (para um jogador capaz de encher o meio-campo e ser decisivo no curso das partidas), como parece ter regredido – Os sucessos que o futebol Leonino tem obtido recentemente não podem apagar o óbvio: William está num péssimo momento, contando-se pelos dedos das mãos as exibições claramente positivas que realizou nos últimos meses, talvez até 2 anos. Passes errados, recepções falhadas, displicência com bola e pouca capacidade de ser dominante na sua área de acção foram pecados que voltaram a ser visto no Clássico, começando a ser demasiado recorrentes para que sejam apelidados somente como consequência de um mau estado de forma. É caso para perguntar: o que se passa com William?
3 – Falta um organizador a este FC Porto – Os Portistas até podem ter o melhor plantel do campeonato, mas entre as lacunas do mesmo está, claramente, a falta de um organizador. No meio-campo há elementos musculados como Danilo, há homens com um raio de acção amplo e chegada à área como André André ou Herrera, há um médio com a capacidade de passe de Ruben Neves, nas alas há um driblador como Brahimi, mas não há nenhum homem com capacidade para pausar o jogo, para o pensar, que consiga perfumar o futebol da equipa e que faça todo o colectivo jogar melhor, de forma mais fluida. Recorde-se que a melhor versão do FC Porto de Lopetegui surgiu quando, na época passada, contou com Oliver, um futebolista que, justamente, possui as qualidades acima descritas.
4 – Super-Sli dá-se bem com Clássicos – O Argelino tem sido um dos nomes maiores da época em Portugal, juntando à sua capacidade de luta, de desgastar as defesas adversárias e inconformismo na frente a registos goleadores como ainda não tinha apresentando no nosso País (já marcou mais quatro golos que na época de estreia e está apenas a um do total alcançado na passada campanha). A acrescentar a isto, Slimani começa a tornar-se num papa-clássicos, tendo, nos últimos meses, tido papel essencial na Luz (ao marcar o segundo golo e participar no terceiro) em Alvalade contra o Benfica (ao marcar o golo decisivo no Prolongamento) e contra o FC Porto (ao bisar), o que faz com que tenha um registo (sem grandes penalidades) de  4 golos ao Benfica (em 7 jogos) e 3 golos ao FC Porto (em 6 jogos), o que se torna ainda mais impressionante se virmos se estes 7 golos em 13 Clássicos são, na verdade, 7 golos em 878 minutos de utilização, o que dá uma média de um tento a cada 125 minutos de jogo.
5 – FC Porto arrisca-se a perder a Liga por “falta” de Ponta-de-Lança? – No início da época chegou a parecer que os Dragões estavam muito bem servidos na Dianteira, já que contavam com um Aboubakar em estado de graça (6 golos nos primeiros 5 jogos) e tinham ainda Osvaldo, que parecia cotar-se como alternativa válida, e André Silva, que não parava de marcar na equipa B. No entanto, hoje a realidade da frente de ataque Portista é bem distinta: Aboubakar baixou bastante a média goleadora (5 golos nos últimos 17 golos) e tem-se distinguido mais pelos falhanços, Osvaldo foi-se embora e André Silva parece estar ainda um pouco “verde” para ser o Salvador (aliás, foi bastante surpreendente que Lopetegui promovesse a estreia do jovem na Liga num jogo de tamanha importância e num contexto adverso). Face a este cenário, não será de admirar que a SAD vá ao mercado em busca de um Ponta-de-Lança.
6 – Afinal João Pereira não é o patinho feio – Contratado pelo Sporting após uma época em que praticamente não jogou, o Internacional Português rapidamente foi visto como o elo mais fraco da equipa, somando prestações medíocres, nas quais pouco contribuía a atacar e era presa fácil para os rivais a defender. No entanto, JP tem dado muito bem conta do recado nos jogos grandes, fazendo valer a sua experiência para sair a ganhar nos confrontos frente a Gaitán ou Brahimi, numa clara subida de forma que tem sido bastante importante para JJ na luta pelo título.
7- A mediocridade dos centrais do FC Porto na construção – Os Dragões até parecem ter a intenção de sair a jogar através dos seus homens mais recuados, mas a verdade é que estes comprometem constantemente no momento com bola. Indi soma más decisões e imprecisões técnicas, Maicon bate quase sempre a bola na frente sem qualquer critério, Marcano está num péssimo momento e por aqui passam grande parte das dificuldades dos Azuis e Brancos na construção, que quase nunca conseguem servir em condições o seus homens mais perigosos, obrigando-os muitas vezes a jogar “sozinhos contra o mundo”.
8 – Jesus continua a fazer História – O técnico é mesmo o Homem do momento do futebol Português, e depois do Bicampeonato conquistado na Luz, parece mesmo apostado em encher de glória a sua passagem por Alvalade, a qual vai já tendo vários registos que contrariam o passado recente do clube. Depois de liderar o Sporting a três vitórias consecutivas no Derby Lisboeta pela primeira vez desde 1954, Jorge Jesus iguala agora o feito de Cândido de Oliveira, que em 1948 também guiou os Leões a quatro vitórias consecutivas em Clássicos do Futebol Português.
9 – Adrien está no melhor momento da carreira – Muitas vezes criticado pela falta de precisão no passe, pela incapacidade em fazer a diferença no plano ofensivo ou por ser demasiado faltoso, a verdade é que desde que chegou às mãos de Jorge Jesus o médio formado no Sporting deu um salto de qualidade brutal, o qual teve o seu expoente máximo no Clássico em Alvalade. Rigoroso tacticamente, incansável na pressão, o Internacional Português rouba bolas, tem mais critério do que nunca na posse e consegue mesmo chegar ao último terço para finalizar (acertou no poste de Casillas), e toda esta exuberância tem ainda mais mérito se somada ao mau momento de William, que está longe de “ajudar” Adrien.
10 – Lopetegui tem falhado sempre nos momentos decisivos – O FC Porto até costuma ter como traço de identidade a contundência com que afrontava os momentos cruciais das temporadas, agigantando-se perante os mesmos. Mas com o técnico Espanhol no banco essa é uma realidade bem distante, já que a equipa falhou em todos os momentos chave, quer na temporada passada quer na presente campanha. Com efeito, veja-se como no ano transacto os Azuis e Brancos perderam com o Sporting, no Dragão, para a Taça, foram eliminados aos pés do Marítimo na Taça da Liga e não aproveitaram os deslizes do Benfica no campeonato (o caso mais flagrante deu-se na vigésima sexta Jornada, quando o Benfica perdeu com o Rio Ave e o FC Porto não foi além de um empate na Madeira frente ao Nacional). Já esta época, o cenário parece continuar idêntico, com os homens de Lopetegui a sucumbirem em casa frente ao Dynamo Kiev, quando bastava um empate para seguir em frente na Champions League, e agora, uma jornada depois de terem conquistado a liderança isolada pela primeira vez no consulado do Basco, ao invés de aproveitarem para consolidarem essa mesma liderança viram-no ser imediatamente perdida.

Pedro Barata

0 Comentários

  • João D
    Posted Janeiro 3, 2016 at 11:55 pm

    Jorge Jesus: "Comigo o William vai jogar o dobro do que joga"…

    Até ver…

    • Gonçalo Duarte
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:06 am

      Matic,demorou um ano
      Samaris chegou a sair ao intervalo,nos primeiros meses o William teve uma lesão longa por isso,vamos esperar um pouco sim?

    • Amaral
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:08 am

      Não Joga o William, mas jogam todos os outros o dobro!

    • Pedro
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:12 am

      Até ver está a ser verdade, pois o dobro de 0 continua a ser 0.

    • Anacleto
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:18 am

      O William tem é de agradecer ao Porto por ter desviado o Danilo, senão o caso estaria muito mais mal parado do que o que está, porque está mais do que claro que com Jesus era o Danilo que jogava, e o William estaria completamente tapado.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:28 am

      Defensivamente Danilo está a léguas de William, houve pelo menos 3 lances onde Adrien ou Ruiz tinham tempo de ir tomar um café à baixa,ler um jornal e depois voltar e decidir,um deles Ruiz ,rematou por cima,outro foi ao poste,no outro foi o 2-0
      William falhou e esteve mal,sim, Danilo fez melhor?Claro que não

    • Anónimo
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:30 am

      Esse seu ódio ao JJ é simplesmente fenomenal…então não é que dizia que ele não apostava nos jovens então o que me tem a dizer sobre o Gelson e o Matheus? Ah já percebi, você disso não quer falar, denegrir o JJ só porque não aposta nos seus fetiches é que está bem.

      Miguel Oliveira

    • Carlos Franco
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:37 am

      A melhoria da segurança da equipa com a entrada do William foi por demais evidente.

      Continua dos melhores na ocupação de espaços e recuperação, bem como na pausa na saída tão importante nas transições ofensivas das equipas do JJ. É esta primeira virtude que permite a liberdade para o Adrien chegar à área contrária. Percebo que seja difícil de perceber na televisão sendo que quem percebe da coisa, não prescinde dele. O resto é conversa.

    • Anacleto
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:43 am

      Gonçalo, o Danilo fez melhor? claro que sim!
      Isso nem é discutível.
      A diferença é que o Danilo conseguiu jogar bem numa equipa onde muitos estiveram a um nível horrível, o William esteve mal jogando numa equipa onde todos os outros estiveram bem, alguns até a um nível brilhante.
      Só isto diz tudo!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:46 am

      A sério que querem comparar o Danilo a William? Seja com bola ou a nível de ocupação de espaços, o William continua a dar 10-0 ao Danilo, mesmo que não passe do que é actualmente.

    • JDias
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:59 am

      Nao vamos falar de Patricio então…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:18 am

      Ontem Danilo foi o melhor do Porto (já o tem vindo a ser no último mês, sempre que é chamado e salvo raras excepções).
      Se ontem fez melhor que William? Óbvio que sim!
      Se pode estar em todo o lado? Claro que não.

      Era de certeza isto que o Gonçalo queria dizer porque viu o mesmo jogo que nós.

      Tiago Pinto

    • hortalica
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:29 am

      o WC veio de lesão e perdue a pré época, ainda não tinha recuperado o ritmo e voltou-se a lesionar. ele precisa de ritmo para voltar ao que era. agora compararem o Danilo ao WC deve ser para rir. o que é que o Danilo já fez mesmo? não me digam que vão falar do mundiald e sub20 em que o Nelson era um craque e agora é o que é.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:31 am

      Carlos Franco,

      Melhor comentário neste tópico. Disse o que não está perceptível a todos os olhos que gostam de ver futebol..

    • Filipe
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:39 am

      JDias, o teu ódio ao Rui Patricio já satura.

    • Daniel Gomes
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:59 am

      Carlos franco, isso do perceber da coisa é relativo. Quem percebe da coisa preferiu sempre o Artur (até se lesionar) ao oblak, o emerson ao capdevilla, o javi Garcia ao matic, o bruno César ao nolito, o André Almeida ao cancelo, o amorim ao André Gomes, o jara ao Nelson Oliveira, o ola john ao Bernardo Silva e podia estar aqui até amanhã…

    • Sebastião América
      Posted Janeiro 4, 2016 at 3:04 am

      Ele não está ao nivel que lhe é exigido. Mas também não está num nivel miseravel e continua a ser muito influente no Sporting. Tanto que tirando o jogo com o Braga para a taça (com uma arbitragem vergonhosa, em que o WC é acusado de falhar numa jogada que deu golo jogada essa onde ele é pisado), o Sporting ganhou os jogos todos do campeonato sempre que ele foi titular (e nesses jogos incluo o Benfica e o Porto). E alem destes dados estatisticos relevantes temos também a súbdita subida de forma do João Mário, da dupla (tripla) de centrais, do João Pereira, do Slimani e principalmente do Ruiz e do Adrien no ultimo mes e meio.
      Concluindo, ele não está a brilhar não, principalmente porque dele pede-se isso, que brilhe. Mas está a ser decisivo no Sporting e na qualidade do seu futebol. Acredito que com o tempo superará a lesão que o atormentou no Verão e que vai voltar a dar os shows que habituou os sportinguistas a esperarem dele sempre exibiçoes monstruosas, e vai voltar a boa forma que tanto enerva e frustra os benfiquistas e portistas.
      Um ultimo à parte, comparar qualquer trinco do futebol portugues com o William é o mesmo que comparar um Mahrez com um Hazard, mesmo em melhor forma o Mahrez é inferior (e muito, diga-se) ao Hazard. A forma de um jogador não define a sua qualidade, e assim como ja vimos do Hazard o suficiente para sabermos que o que está a passar é momentâneo temos que ser intelectualmente honestos para reconhecer que com o William se passa exactamente o mesmo.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Janeiro 4, 2016 at 7:59 am

      Não pode estar em todo o lado,claro que não mas convém saber onde se tem de estar, e aqueles lances podiam ter ditado um resultado mais expressivo

    • Anónimo
      Posted Janeiro 4, 2016 at 8:33 am

      hortalica,

      E o que é que o WC fez? Uma taça de Portugal e chegar à final de um campeonato Europeu de Subs 21 (onde foi melhor jogador) e em que o vencedor foi a toda poderosa… Suécia?
      Para um jogador que joga há vários anos num grande….

      Tiago Pinto

    • Carlos Franco
      Posted Janeiro 4, 2016 at 9:03 am

      Daniel Gomes,

      entre a opinião dele e a sua não há relatividade nenhuma.

    • Mongul Veloso
      Posted Janeiro 4, 2016 at 9:21 am

      Gostaria de sugerir ao mundo dos adeptos do futebol portugues o seguinte exercicio (que e' muito simples):
      Comparar o numero de golos que o Sporting sofreu em jogos com William no 11 com o numero de golos que o Sporting sofreu em jogos com William no 11.
      Nao e' um mero exercicio de estatistica, e', simplesmente, factual.
      Querer comparar o que Danilo e' com aquilo que William e', nao e' mais do que uma inocencia infeliz.

    • Rafa
      Posted Janeiro 4, 2016 at 10:19 am

      A sério que se compara o William com o Danilo? É que ter o Danilo na fase de construção é jogar com menos 1.. E mesmo defensivamente só o músculo o safa… Esta campanha para o por a jogar na selecção sinceramente já satura. Ao menos façam campanha pelo Rúben Neves, esse sim bom jogador

    • Rafa
      Posted Janeiro 4, 2016 at 10:29 am

      A sério que se compara o William com o Danilo? É que ter o Danilo na fase de construção é jogar com menos 1.. E mesmo defensivamente só o músculo o safa… Esta campanha para o por a jogar na selecção sinceramente já satura. Ao menos façam campanha pelo Rúben Neves, esse sim bom jogador

    • Chemahatma
      Posted Janeiro 4, 2016 at 11:18 am

      Pessoal que sabe ver futebol imparcialmente, escusam de tentar , aqui em Portugal os jogadores estão sempre colados a uma cor clubistica para 99% das pessoas , e toda a gente que não é do Sporting CP diz que o William é fraco, todos os Portistas dizem que o Danilo é o melhor do mundo, e o Ruben o 2º melhor e todos os benfiquistas elegem o Guedes como o melhor extremo do século.

      Isto é que me entristece no publico português, não saber apreciar o que de bem se tem aqui.

      Quanto ao William resta-me pedir para consultarem o nº de golos sofridos pelo Sporting CP com ele em campo, e façam o contrário com o Danilo e tiram daí quem é melhor defensivamente.

    • PedroL
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:21 pm

      Comparação ridicula Mongul Veloso.

      Até posso comparar os jogos em que o Benfica sofreu golos com Ola Jon no 11 titular e sem Ola Jon e assim concluia que o Ola Jon dava consistência defensiva à equipa. É a mesma lógica frágil.

    • PedroL
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:22 pm

      "Todos os benfiquistas elegem Guedes como o melhor extremo do século"

      Escusas de inventar para tentar ganhar razão no teu ponto…

    • Fernando Alvega
      Posted Janeiro 4, 2016 at 9:40 pm

      William Carvalho esteve na fase final do Campeonato Europeu de sub 21. Praticamente não teve férias.

      O jogador esteve parado algum tempo por lesão.

      O jogador esteve em dúvida até há última hora para participar no clássico.

      Eu pergunto quem é que fez parte do 11 base no europeu de sub21, está a render mais que o William? Tirando o João Mário que até jogou menos tempo.

      Expliquem lá o que jogou este grande fenómeno chamado Ruben Neves?

      E o que dizer da exibição do André André que tal como o William veio de uma lesão?

      Mas terá sido tão negativa assim a exibição dele? Não me parece.

      Mas OK, só me apetece dizer bendito Sporting que a jogar com um William tão fraquinho, consegue em 5 meses vencer 3 derbys e 1 clássico. Agora calculem o que seria com um grande William.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 4, 2016 at 11:43 pm

      Gosto de ver estes comentários…
      O coitado do William e as lesões… Teve uma lesão após o euro e isso desculpou-o até Janeiro. Lesionou-se outra vez e isso desculpou o jogo frente ao Porto… agora veremos até quando dura a desculpa.
      Infelizmente também se lesionou a época passada e isso desculpou as más prestações.

      Dizer que o William fez melhor que o Danilo no clássico é de rir. O William foi um dos piores. O Danilo oferece dois golos ao Aboubakar. Simplesmente o Danilo foi um dos poucos que jogou no Porto. No Porto os centrais estiveram fracos, os médios igualmente e ele teve que fazer o trabalho todo.

      Se defensivamente só o músculo safa o Danilo, então o que dizer do William…

      Depois, compararem o Sporting antes e depois do William faz pouco sentido. Antes jogava o Adrien a trinco, e o Adrien não é trinco. Além disso a defesa ainda se estava a habituar ao modelo de JJ e é normal ter mais golos sofridos no início. E nos últimos jogos o William sentou, simplesmente volotu a jogo porque com Aquilani não correu bem e o Sporting não tem uma alternativa válida. Se têm contratado Danilo o William andava pelo banco ainda mais tempo.

      Por fim usar como argumentou que com William venceram 3 derbys e 1 clássico (além de errado…ai a lesão do William) é falacioso. Além do mesmo não ter feito exibições decentes, nunca se esqueçam que o Benfica foi campeão com o Eliseu a defesa esquerdo o que não faz dele melhor que os outros, por exemplo, Alex Sandro que jogava no Porto.

      Se querem falar de factos, falemos. O William tem uma época relativamente decente em Portugal. O Danilo está a fazer a segunda época consecutiva onde se tem apresentado a um nível superior ao William.

    • Sebastião América
      Posted Janeiro 5, 2016 at 2:41 am

      Mosqueteiro analisando o jogo concluimos que o Sporting teve todo o espaço do mundo no meio campo do Porto, e o Porto não teve. Dessa conclusão tiramos que o William e o Adrien fecharam, e bem o meio campo do Sporting não permitindo desequilíbrios, e que o meio campo do Porto (onde o Danilo joga) não fechou bem nunca, aliás o segundo golo (e a bola ao poste do Adrien) nascem do espaço e tempo que o trinco portista deu ao Bryan e ao Adrien para passarem ou chutarem. Mas e para não parecer que estou a dizer que o Danilo jogou pior que o William no clássico, porque jogou melhor, deixe me dizer que ofensivamente o Danilo esteve monstruoso, e fez me lembrar o bom William, mas não me venham é com a história de que defensivamente também esteve bem porque não esteve. Aliás defensivamente o William esteve bem melhor…
      Quanto à comparação dos 2 jogadores, são incomparaveis porque o William é melhor em todos as fases do jogo e em todos os aspectos do jogo, e tirando este ultimo mês jogou sempre melhor que o Danilo, mas enfim, como é do Sporting é para desvalorizar e quando penso nisso penso num só nome que tem calado muita gente, Adrien Silva.
      Só para acabar, o William fez uma época excelente (levou o Sporting às costas, e foi o melhor jogador do campeonato), uma boa (a do ano passado foi uma boa época, superior à do Danilo por exemplo) e esta está a ser fraquita (não horrivel, nem péssima), especialmente porque ofensivamente o WC tem estado muito abaixo daquilo que consegue e sabe fazer, e claro que a lesão não explica tudo, mas ajuda…

  • Anónimo
    Posted Janeiro 3, 2016 at 11:57 pm

    Pedro Barata os meus parabens por dizer aquilo que muitas pessoas ainda não entenderam.
    William apesar da baixa de forma é bom jogador mas não é jogador para ser titular num colosso europeu,tenho dito.
    Já agora Pedro Barata sei que falou só de forma mas acha mesmo que William tem potencial para ser titular num colosso europeu?
    Daniel Vieira

    • Pedro Barata
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:25 am

      Potencial acho que sim. Tem muita coisa para isso. Agora cada vez menos acredito nisso. Vendo de forma racional, é um jogador que vai a caminho dos 24 anos e tem uma grande época (ainda assim, não isenta de maus jogos, ou pelo menos de maus momentos). Veremos, acredito muito que JJ o possa fazer crescer (e acredito que ele também acredita, daí estar a apostar nele, e talvez achar que este mau momento se deve à baixa de forma pela lesão).

      Veremos, o futuro próximo será chave.

    • Nuno R
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:04 am

      A falta de pré-época explica algo, mas não tudo.
      Ainda assim, quando um jogador joga "mal" e faz o que tem feito, diz algo sobre a sua qualidade.
      O William esteve bem defensivamente, tapou bem os espaços, e não acho que tenha estado mal ao nível do passe. Onde falhou, e muito, foi nas recepções de bola (se bem que pode ter a "desculpa" de lhe passarem à queima, e de alguns passes serem autênticas pedradas). Perdeu várias bolas num aspecto em que ele forte, a protecção de bola, ontem deixou antecipar, os adversários meterem o corpo, deixava bolas escapar, etc…

    • hortalica
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:33 am

      o Mangala tem potencial para estar num colosso europeu? o Mangala no Porto só enterrava, o Otamendi também enterrava muito, o Rojo na última época do SCP fartava-se de cometer infantilidades e levava os vermelhos mais estúpidos. e depois temos jogadores como o Falcão que eram uma máquina e gajos como Danilo, Fernando e Javi Garcia que foram contratações que foram ou estão a ser muito contestadas (2 deles foram consideradas as piores contratações da liga em que estavam).

      falar é fácil, mas os melhores às vezes acabam por cair, e aqueles que mais são criticados cá por vezes são os que mais brilham.

    • José Miguel
      Posted Janeiro 4, 2016 at 7:39 am

      Penso que é importante que as pessoas entendam o contexto em que William se destacou – na epoca de Jardim. Isto para mim é a chave pois Jardim ao contrario de MS e JJ tem um estilo de jogo muito mais defensivo com linhas recuadas e constantemente aposta na pressao, no deixar o adversario assumir o jogo para matar no erro.

      Creio que este é precisamente o factor decisivo para William se ter afirmado tanto nessa época, numa equipa que precisava de roubar várias bolas e depois sair a jogar com precisao e temporizacao.

      Com Silva ou Jesus, as coisas que se pedem a William sao muito diferentes e ou por falta de vontade/relaxamento ou por falta de compreensao ele ainda nao atingiu aquilo que o treinador pretende.

      Mas Jesus como sabedor que é está com certeza a trabalhar este aspecto, senao muito em breve William irá dar a vaga a Adrien na posicao 6.

  • Eduardo Miranda
    Posted Janeiro 3, 2016 at 11:59 pm

    falta uma, o brahimi não passa de um brinca na areia. A meu ver, mesmo falhando no ultimo passe (talvez por falta de presença de gente na área) o Corona deu muito mais que Brahimi neste jogo (e não só) e mostra que é muito melhor que ele.

    • The Monster
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:08 am

      Concordo, Corona é um génio, e que junta a isso uma capacidade de decisão muito forte, para além de outros predicados.
      O Brahimi peca muito na decisão, na minha opinião precisava de um treinador como Jorge Jesus para moldá-lo como fez com Gaitan, o Gaitan nas primeiras épocas também tinha uma capacidade de decisão muito fraca, e era o rei da irregularidade, apesar da evidente qualidade técnica.

    • André M.
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:10 am

      O Corona deu muito mais que o Brahimi no Clássico? O Porto foi Brahimi. O Corona teve um jogo, quanto a mim, péssimo. Exibição completamente atabalhoada, bem como o mesmo com a bola nos pés (neste jogo, porque já se viu noutras exibições, é um excelente jogador).

    • Anónimo
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:36 am

      O Brahimi é um craque, a bola parece que tem cola nas suas botas, é verdade que a nível de decisão não é muito bom, se assim fosse também não estava na nossa liga.

      Mário

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:39 am

      Não concordo. Vi pela primeira vez o Brahimi ao vivo e fiquei com a mesma ideia que tinha… é de outro nível em relação aos restantes colegas. Delicioso. Corona é o outro elemento mais (como referi no post do resultado do jogo), e apesar de mais objetivo e com mais golo, o Brahimi parece-me ter talento para níveis mais altos!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:44 am

      André M.

      Nao concordo que Corona tenha estado atabalhoado. Foi também ele um jogador que deu critério… agora fico descansado por ver que alguém viu o mesmo que eu. O Porto foi e é muito o que vem dos pés do Brahimi, é um diabo à solta e tem uma qualidade técnica fora do comum.

    • Diogo JR
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:23 am

      Brahimi tem tudo para jogar num colosso europeu, menos um treinador que saiba o que fazer com ele. Se tivéssemos alguém à frente da equipa capaz de meter disciplina na equipa e todos os jogadores soubessem o seu papel dentro do campo, com certeza teríamos um Brahimi em grande durante 80-90% da época, mas infelizmente temos alguém que lança 11 jogadores lá para dentro e eles que se desenrasquem.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:36 am

      O Brahimi precisa de alguém que lhe explique 30 mil vezes onde melhorar na decisão. E não vai ser o Lopetegui que lhe vai ensinar…
      E é essa mesma pessoa que "irá" corrigir os problemas do Brahimi que vai resolver os problemas do ponta-de-lança e convincentemente uma finalização digna para as acções do Corona.

      Bruno M.

    • hortalica
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:36 am

      o Brahimi é tão bom que nos jogos contra Benfica e Sporting ainda não fez nada, passa sempre o jogo ao lado. os extremos do porto abusam das individualidades e o Brahimi faz sempre a mesma jogada já todos sabem, finge que vai centrar e vem para o meio tentar rematar, faz isto todo o santo jogo.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 4, 2016 at 8:36 am

      hortalica,

      É tão óbvio que o Brahimi consegue driblar sempre 2/3 jogadores e estatisticamente vai mais à linha do que para o meio para finalizar.

      Haja visionários.

      Tiago Pinto

    • Anónimo
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:51 pm

      O brahimi precisa de uma bola só para ele. De resto super talentoso, com uma capacidade de desequilíbrio bíblica.

      Bekiu

  • Maxi
    Posted Janeiro 4, 2016 at 12:10 am

    Adrien realmente cresceu muito. Não tinha qualidades para além da raça e pulmão, tecnicamente é bastante normal, fisicamente idem (para além da resistência), taticamente era muito overrated e deixava avenidas autenticas entre os colegas por não saber onde tinha de estar ou onde compensar.
    Com Jesus a coisa mudou.
    Como médio mais recuado tem pés suficientes para fazer o transporte, e não sendo um recuperador fantástico, só o facto de saber onde tem de estar ou onde fazer pressão, faz uma diferença enorme.

    William cheira-me que não se deve dar bem com os berros de JJ. Quando fizeram a tal oferta dos 30 e tal milhões, obviamente era para vender. 30 milhões são uma pipa de massa que teria sido muito importante, e a carreira de um jogador pode mudar numa lesão até num treino.
    Continuo a achar que tem tudo para voltar ao que era, nunca sendo aquele super-jogador que fizeram dele (diziam até que era top 3 médios defensivos do mundo, mas já é habitual devaneios desse nível).

    • Luís Caixinha
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:19 am

      Curioso que eu nunca li essa conversa do top 3 medios defensivos do mundo, li sim, muitas vezes, que tinha potencial e qualidade para um dia ser um grande medio defensivo.
      Secalhar o meu amigo está a fazer confusão com os craques do estado lampianico

    • Maxi
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:43 am

      Se calhar o meu amigo sabe o que eu li ou deixei de ler. Não, não estou a fazer confusão, e aqui já li barbaridades do género "Wilson Eduardo é melhor que Markovic", "o Ronaldo no Porto nem calçava", ou "O Mauricio era titularissimo no Benfica". Haja paciência.

    • CM à pala
      Posted Janeiro 4, 2016 at 11:20 am

      a melhor que ouvi foi quando me disseram que o Fernando Reges é o melhor trinco do mundo ahahah

  • Luís Caixinha
    Posted Janeiro 4, 2016 at 12:10 am

    Dói só de pensar que o Adrien esteve a um passo de ser escurraçado do Sporting após a época do famoso 7º lugar. Graças a deus que o Jardim deu uma oportunidade ao rapaz. Que máquina.

  • Edge
    Posted Janeiro 4, 2016 at 12:18 am

    Verdade que o William não está a jogar ao nível da primeira época mas acho que a nivel de ocupação de espaços e em termos de execução de passes, apesar de estar a falhar muitos, está melhor

    • solidsnake274
      Posted Janeiro 4, 2016 at 3:55 am

      O William sem bola continua muito bom agora com ela nos pés piorou bastante..

    • Chemahatma
      Posted Janeiro 4, 2016 at 11:25 am

      William tá pior ao nível da recepção e transporte (Acho-o muito lento e muito confiante), o resto tá a máquina do costume.

    • Edge
      Posted Janeiro 4, 2016 at 2:25 pm

      Verdade está mais lento e os adversários estão a cair mais em cima dele. Aquilo q se pede a um trinco está lá. Mas com esta táctica q o JJ tá usar seria bom ele acertar quando tem a bola nos pés

  • hdff
    Posted Janeiro 4, 2016 at 12:25 am

    Tudo dito. Regredimos e agora o Porto passa a ponte arrabida e parece que ja vai derrotado quando se desloca a Lisboa. Faltam 2 centrais e um ponta de lança que saiba fazer golos porque no banco nao temos opçoes e a titular o Aboubakar nao sei se esta em ma forma ou se começou em excelente forma desperdiça as poucas oportunidades que se criam.

    4 reforços obrigatorios: centrais, goleador e meio campo um desiquilibrador ou pensador de jogo

  • Mah Med
    Posted Janeiro 4, 2016 at 12:31 am

    O problema do futebol clube do Porto está essencialmente na maneira como começa a sair a jogar e com quem começa a sair a jogar , Danilo não passa de bom/normal jogador , ocupa bem o espaço recupera algumas bolas mas não passa disso , não consegue dar fluidez ao jogo do Porto , vejam o tempo que Porto perde naquelas triangulações marcano-maicon-Danilo , dando todo tempo do mundo aos adversários para se recomporem defensivamente , sem ninguém que organize de trás a equipa fica limitado a opção mais fácil , bombar na frente .
    William Carvalho, tem 23 anos tem que decidir se quer o rei de Alvalade ou o Rei da Noite , desde que chegou a estrelato a sua presença na noite tem virado rotina algo que na profissão que exerce não pode acontecer , ou pode mas terá que pagar a factura .
    Com a sua qualidade de passe a maneira com faz passes entre linhas , a fluidez que dá a saída de bola e a circulação poderia chegar ao topo , mas como está pesado lento e pachorrento pode acabar por morrer na praia , Balloteli podia ser melhor 9 do mundo mas não é , está nas mãos dele .
    Se o Jesus fez isto do Naldo o que não faria com o Tiago Ilori , era bom que o Tiago que se chegasse à frente e tentasse o regresso , saiam todos a ganhar , ele o SPORTING e a seleção
    Bryan Ruiz , umas das melhores contratações do futebol português dos últimos tempos , não sabe jogar mal , domina futebol em todos os momentos , o melhor jogador desta primeira volta discutivelmente , no top 3 Indiscutivelmente.
    João Mário ,a cada passe , cada recepção percebesse que o seu futebol acabará longe do José Alvalade , a sua classe , técnica , visão de jogo , recepção ,passe etc… Desfrutar até que alguém bata a nota para levar este craque .
    Slimani , o avançado mais importante do nosso campeonato , sem ter dados concretos arrisco-me a dizer que o jogador que dá mais pontos nosso campeonato , trabalha por 10 e mete-as lá dentro, o que pedir mais ao argelino ?

    • hortalica
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:42 am

      concordo, mas o João Mário tem de melhorar o capítulo do remate, ele muitas vezes remata mal a bola. para um médio ofensivo com a qualidade dele peca muito na finalização. este ano já podia levar um bom número de golos se não esse ponto fraco.

    • João Cacelas
      Posted Janeiro 4, 2016 at 2:16 am

      Concordo com tudo. O único ponto bizarro aí é o tema das saídas do William.

    • Nuno Quitério
      Posted Janeiro 4, 2016 at 9:29 am

      A vida é feita de momentos e se o João não tivesse vindo para o Vitória…. Quando cá estava perguntava, como é que ele não jogava no Sporting, mas estava contente com ele em Setúbal! :)
      Naturalmente é agora títularissimo no Sporting! E tem de ser na nossa selecção! Um craque!

      O Slimani concordo, jogador fantástico, a par do Suk, são os avançados mais importantes do campeonato até agora!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 4, 2016 at 12:36 am

    Como as coisas mudam… o Adrien voltou a ser "Rei". Enfim, as pessoas guiam-se pelas marés, não conseguem ter opinião própria e ver além dos momentos de forma (do lado oposto, está William a sofrer do mesmo mal).

    1- Não tinha ainda dado conta deste registo do Porto em Lisboa nas últimas épocas. É mais um reflexo da perda de domínio total dos azuis e brancos no futebol português.

    2- William esteve parado. Tem tido algumas sequelas e nem me parece que esteja a jogar completamente recuperado… muitas vezes as explicações estão além do que os nossos olhos de meros adeptos podem ver. A espaços, no clássico conseguiu ora com bola ora na recuperação da mesma, mostrar que é fundamental. Desde que William voltou, o Sporting ganhou muito maior consistência a nível defensivo e na madeira sem ele por exemplo, o Sporting saiu derrotado. Não são coincidências, apesar de ser evidente que não está num bom momento!

    3 – A falta de um médio ofensivo, um criativo foi identificado desde a pré-época dos azuis e brancos. A saída de Oliver não foi colmatada… falhada a contratação de Lucas Lima, o Porto devia ter procurado outra solução. Veremos se é algo corrigido nesta reabertura de mercado!

    4 – Para Sli já não tenho palavras. Não há muitos estrangeiros, nem sequer jogadores nacionais a dar-se assim a um jogo e a um clube como faz o Argelino. Para mim, será provavelmente a melhor (ou uma das melhores) contratação de SEMPRE na história do Sporting tendo em conta a relação preço/rendimento desportivo.

    5 – Aboubakar é bom, não tenho qualquer dúvidas. É uma ameaça constante à baliza adversária… mais um elemento que atravessa um período de menor fulgor mas que não deixa de ser um jogador que dá garantias, se tanto ele como a equipa estiverem bem. Com a saída de Osvaldo é no entanto necessário ir ao mercado, porque André Silva não deve arrancar já com tamanha responsabilidade sobre as costas (embora necessite de continuar a somar minutos na equipa A).

    6 – João Pereira está a subir de forma, efetivamente, mas isso era algo esperado. Já não é o mesmo aquando da sua primeira passagem (alguém que estava em piques constantes para o ataque, está também menos quezilento), é neste momento um elemento que cumpre, mas não o considero uma mais valia clara no 11 inicial.

    7 – Sem Marcano o problema agrava-se. Não é de agora..

    8 – JJ é realmente um mestre no nosso futebol. E que bom é vê-lo a bater recordes.. desta vez do nosso lado! Não está, de todo, a defraudar qualquer expectativa.

    9 – Com Leonardo Jardim vimos um Adrien perto desta versão. Com Marco Silva quebrou um pouco mas quem me acompanhou neste blogue durante a época passada terá reparado que sempre tratei e falei de Adrien como um elemento fundamental a todos os níveis no Sporting, seja a nível humano seja desportivamente. Aquele aplauso de pé no clássico aquando da substituição, fez-me ficar arrepiado. Ele merece.

    10 – Lopetegui está cada vez sob maior pressão. Isso agrada-me. É fraco na leitura de jogo e isso tem valido alguns dissabores ao Porto. Sinceramente só a enorme qualidade individual que tem ao seu dispõr o impede de estar fora de mais objetivos.

    11 – VAMOS SPORTING!!!!!!

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:02 am

      Acrescento um dado ao ponto 6. A quantidade de faltas escusadas que o João Pereira faz perto da área – uma das suas bandeiras na primeira passagem por Alvalade – também diminui imenso.
      Vamos ver o que oferece Schelotto, mas JP está claramente melhor do que no início da época (o que é natural, tendo em conta que, no ano anterior, esteve parado meio ano no Valência e só fez 5 partidas no Hannover).
      SL

    • Maxi
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:15 pm

      Quando JJ sair do Sporting, o Adrien muito provavelmente vai voltar ao que era, um jogador mediano muito overrated.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 4, 2016 at 12:54 am

    Concordo que o Porto tem dificuldades para sair a jogar com os centrais mas não concordo que Maicon só faça "chuto para a frente".

    No jogo com o Sporting, Maicon fez o pior jogo que me lembro e, na saída de bola, foi horrível. Mas, antes deste jogo, jogou muito bem e, por jogo, fazia sempre passes a mais de 40 metros para os extremos e com uma precisão muito grande.

    A verdade é que, enquanto os outros dois centrais saem sempre com passes curtos, o Maicon sai sempre com passes longos. Deduzo que seja um pedido do treinador.
    E, na minha opinião, são passes com muito critério e muito bem medidos. Se isto traz algumas vantagens na construção? Provavelmente, não. Apenas não acho justo limitar a saída de bola do Maicon ao "chuto para a frente".

    João Silva

    • Bruno
      Posted Janeiro 4, 2016 at 3:23 am

      O Maicon (ainda) é um patinho feio.
      Pessoalmente acho o Maicon o melhor do Porto e dos melhores da Liga, apesar de vez em quando inventar.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 4, 2016 at 5:09 pm

      O Maicon é só o pior jogador do Porto, dá dó ver aquele homem jogar ao vivo, apenas sabe fazer 2 coisas, ou passar para trás ou mandar bicas para a frente.

      Rui Ribeiro

  • Nuno R
    Posted Janeiro 4, 2016 at 12:58 am

    Há que destacar a capacidade defensiva do Sporting de Jesus, em que raramente um jogador fica sozinho contra um adversário. Há sempre uma dobra, há sempre mais gente na zona da bola. O Corona e o Brahimi ganharam vários duelos individuais, mas aparecia sempre um segundo homem no caminho. Verdade seja dita, a lentidão de processos colectivos do Porto permitiu que o bloco nunca se desorganizasse. As poucas vezes que a bola mudou de flanco com critério, o jogador que a recebia tinha de esperar uma eternidade por um apoio, e quando este chegava, já lá estava a ajuda defensiva.

    Dos centrais do Porto, está mais que visto que a qualidade de construção é reduzida. O Maicon é conhecido pelas fífias que vai dando, o Indi é meio tosco, e o Marcano manda parafusos suficientes para montar um móvel do Ikea. Numa estratégia que privilegia a troca de bola… faz diferença. E o pior é que o Maicon às vezes tenta inventar… pelo menos o Paulo Oliveira tem consciência das suas limitações, e manda uns charutos se sentir o bafo do avançado, o Maicon vai-se divertindo de quando em vez a sair a jogar com bonitos, e a coisa sai mal.

    Não querendo fazer a defesa de Lopetegui (se bem que a esta altura é difícil saber onde acaba a incompetência do treinador e começa a falta de vontade dos jogadores), a verdade é que lhe sangraram a equipa do ano passado, e em termos de 1 titular, não ficou tão a ganhar quanto isso. Defesa esquerdo, pior… trinco, ela por ela, avançado, bem pior, médio ofensivo… zero. Podem dizer, mas veio o Imbula… mas o Imbula é um "8", tal como Herrera, Andre Andre, Ruben Neves. Embora com características diferentes, mas jogam mais ou menos na mesma posição, e nenhum deles tem capacidade para organizar jogo e ficar lá na frente nas costas do avançado.

    Essa questão de passar o Douro não é de hoje. Terá existido algum amolecer daquela filosofia de ver Lisboa a arder, fruto das circunstâncias, mas a verdade é que a estratégia de ter mercenários (todos jogam por dinheiro, mas há quem tenha algum brio profissional e veja um clube como um mero degrau numa escada maior) de elite a soldo da equipa tem efeitos na denominada mística. Simplificando, o Jorge Costa ou o Paulinho santos eram tipos para ficarem f%%$%$s depois de perderem em Alvalade, para estes é igual ao litro.

    Uma palavra final para o Ruiz, que é um enorme jogador. Pensa, vê, executa. Este tipo de jogadores faz toda a diferença, e com todo o respeito para o Nani, o Marco Silva não teve um Ruiz na sua equipa, teria feito a diferença em alguns jogos.

  • Artimanhas
    Posted Janeiro 4, 2016 at 1:17 am

    Nenhum Sportinguista sabe onde anda o William Carvalho da primeira época. Aquele William que sabíamos que ia recuperar a bola de maneira magistral em que o adversário ficava a pensar como é que aquilo aconteceu. Aquele William que fazia passes longos certinhos (qual Iniesta), a desmarcar os colegas. Aquele William que sabíamos que era ele e + 10, sem discussão. Este William trapalhão, pachorrento, que não entrega a bola em condições e que já não enche o campo não é o William, é uma sombra do mesmo. As jornadas passam e o momento prolonga-se, será mesmo uma má fase ou uma clara regressão? Esta época, no que toca a boas exibições do William, lembro-me do jogo contra o Guimarães em casa e pouco mais. Precisamos do regresso do Rei.
    SL

  • Tomas W
    Posted Janeiro 4, 2016 at 1:19 am

    Depois de tudo o que li na análise ao clássico só posso chegar a uma conclusão: o Adrien é o melhor jogador do nosso campeonato.
    Senão vejamos:
    É consensual que o William foi uma nulidade.
    É consensual que o melhor jogador do Porto neste jogo foi o Danilo.
    É consensual que o Sporting foi superior ao Porto no miolo.
    Então, se um mais um são dois, é consensual que o Adrien sozinho chegou e sobrou para o trio do Porto, aonde esteva o seu melhor jogador. Como não conheço mais nenhum jogador que sozinho supere três adversários, só posso chegar a conclusão que o Adrien é o melhor jogador de Portugal…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:34 am

      Ou então o William mesmo "sobrevalorizado", em "má forma", continua a ser melhor do que alguns médios defensivos de excelência que por aí andam! :D

    • Celso Araujo Martucho
      Posted Janeiro 4, 2016 at 7:02 am

      Tomas W, não sei se concordo consigo ou com o LuisRafael mais que as duas podem ser verdade ai podem

    • Mário Caixeirinho
      Posted Janeiro 4, 2016 at 7:47 am

      Outra vez comparações disparatadas com o Ruben. Já chega ainda não percebeste que o hype que puseram ao william já o rotula de floop enquanto que o Magistral Ruben vai migalha a migalha e semana a semana crescendo e tornando-se o futuro da selecção?

    • Tomas W
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:36 pm

      Celso
      Eu e o Luis estamos a dizer o mesmo

  • m1950
    Posted Janeiro 4, 2016 at 1:41 am

    Adrien fez a melhor exibição de rampante ao peito.

    O Adrien a nível de decisão fez um jogo incrível , embora a certa altura o jogo tenha tido espaço nomeadamente na segunda parte , mesmo assim esteve muito forte em espaços curtos , e fez o que tem de fazer sempre jogou simples. De notar também que a equipa oferece condições para ele decidir melhor. Não sei quem o corrigiu mas até a rematar está melhor.

    Já o disse uma vez no dia em que perceber que não é um grande jogador será um bom jogador , foi soberba a sua exibição e dou-lhe como homem do jogo.

    Em relação ao William , penso que a renovação estará a prejudicar a sua cabeça e a aumentar a ansiedade , convém também que se foque apenas no futebol , é a única chance de não se perder e impor-se como um jogador de classe mundial , visto que o potencial está lá.

    Não sei se repararam que quando o Sporting sofre o golo em Braga , o William responsabilizou-se , e começou a jogar o dobro e a dar completamente tudo…revejam o jogo que fez depois do golo do Braga que foi culpa dele. É uma questão de mentalidade e concentração , tem de trabalhar mais o seus índices físicos , porque a posição pede agressividade. No clássico surpreendeu-me por ter falhado com bola , onde costuma ser muito forte. Espero que não encoste ao estatuto e dê ao chinelo , tem o treinador perfeito para aprender a defender e neste capítulo esteve bem na minha opinião.

    O João Mário não tem classificação já , não vale a pena.

    Em relação ao João Pereira , foi competente , mas vejo-lhe muitas dificuldades em ligar com João Mário quando estão os 2 na mesma ala , o João Mário pensa uma coisa e ele não entende porque não é tão desenvolvido , já vi o João Mário temporizar e ele a não progredir … não sabe ele que o João Mário tem olhos na nuca como todos os carecas.

    Outro dado que achei positivo foi o Slimani.

    Não participou na construção do jogo , apesar de ter ajudado a defender , nunca foi solicitado para dar apoios nas saídas rápidas para o ataque , esteve na frente sempre a dar referência e hipótese do SCP esticar o jogo , e muito forte a pressionar os centrais. Uma palavra: PERFEITO! Se Jesus precisa sempre de um homem para o fazer no corredor interior que seja Ruiz. Os treinadores teem de ter os seus modelos para maximizar as qualidades dos seus jogadores e esconder as suas fraquezas.
    Devia ser sempre assim…

    O comportamento da linha defensiva do Sporting também merece destaque para um Porto que na segunda parte a única solução de jogo que tinha perante os bulldozers do meio campo leonino era lançar para a profundidade.

  • m1950
    Posted Janeiro 4, 2016 at 1:45 am

    Em relação ao Porto , se os centrais são maus a construir porque tirou o Lopetegui o Rúben Neves ?

    Eu não quero criticar o Lopetegui portanto fico-me por aqui na minha análise ao FC Porto.

    • Bruno
      Posted Janeiro 4, 2016 at 3:21 am

      Talvez porque o miúdo estava a jogar zero, aliás, nem sei se chegou a entrar em campo?

      Mas verdade seja dita, o Andréx2 não fez muito melhor.

  • Ballack_13
    Posted Janeiro 4, 2016 at 2:23 am

    O que se passa com william é muito básico…Meio campo a dois. a Área que tem de cobrir no meio campo a dois elementos é muito maior no que toca a posicionamento…no que toca aos passes falhados também é explicada pela mesma razão ter uma unica opção de passe quando está sob pressão acaba por torna-lo num jogador previsível e lento e só tem mais opções de passe quando se vira para trás ou quando o segundo avançado leonino recua no terreno para ocupar o terreno do tal 3º médio ou um dos extremos ocupa essa mesma vaga. As qualidades do William estão lá e sempre estiveram…e, pelo menos para mim, sempre foi óbvio que o william nunca foi nem é intenso o suficiente para um meio campo a dois onde o seu raio de acção é quase dobrado.

  • Bruno
    Posted Janeiro 4, 2016 at 3:19 am

    1 – Ir a Lisboa, mais concretamente a Alvalade, não tem sido tarefa fácil para os Dragões, com ou sem Lopetegui, não me lembro da última vitória do Porto em Alvalade.

    2 – William, seja por que motivo for, isso não é problema meu, é neste momento uma nulidade, uma mediocridade que se arrasta pelas quatro linhas, e este jogo não foi excepção, pior unidade em campo, acrescentou zero e a titularidade foi um erro.

    3 – Quem investe aquilo que o Porto investiu, bem.. nem comento sequer.

    4 – Papa clássicos, elas contam é lá dentro e nisso Super-Sli é mestre. Mesmo fazendo um jogo abaixo do normal em termos de descer e pressionar, foi o homem do jogo com um bis, o poste negou-lhe o hattrick.

    5 – Outra vez, quem investe tanto.. ainda sou do tempo em que o Osvaldo ia rebentar com tudo.

    6 – JP tem evoluído, ou melhor, tem recuperado do físico porque esteve parado muito tempo, mas isso não invalida que é, de muito longe, o elo mais fraco do 11 titular, e em condições normais, não passa de um suplente razoável. Ainda neste jogo deu bastante espaço nas costas, qual avenida, não houve foi quem aproveitasse do outro lado.

    7 – Isto vem do treino, quando os centrais não são nenhuns "Piques" é preciso que o 6 (ou alguém) desça e ajude na construção. No Sporting os únicos com boa saída de bola raramente jogam, por motivos diferentes.

    8 – Quem sabe, sabe, e quem não sabe, paciência.
    JJ é de muito longe o melhor técnico em Portugal, conhece a liga como ninguém, e como bónus tem ainda a ajuda de Lopetegui e RV.

    9 – Ainda sou do tempo que lutava quase sozinho contra os haters do Adrien, os mesmo que dizem que só agora é que melhorou, o que é mentira. Adrien sempre foi bom jogador e o motor do Sporting, e já o é desde a época de LJ, sempre pecou na decisão, no soltar a bola (prendia muito o jogo) e na ocupação de espaços. Com JJ ao leme melhorou nestes 3 aspectos e está mais jogador e a sua renovação era para ontem, mas aqui, neste aspecto, o Sporting gosta de sofrer e teima em não aprender. Veremos.

    10 – Lopetegui é fraco, isso não é novidade, o Porto joga zero, absolutamente ridículo, e o facto de ainda estar na luta deve-se exclusivamente ao mega-plantel que tem nas mãos, plantel esse que chega para os Aroucas e Tondelas desta vida, mas em jogos grandes, perderá 9/10, o mesmo é válido para o professor RV.

    SL!

  • Sequeira
    Posted Janeiro 4, 2016 at 3:36 am

    Falta mesmo um elemento com as características de Oliver no plantel do porto…em relação a William Carvalho apesar de estar uns furos abaixo do normal continua a ser um tremendo jogador e um elemento fundamental no plantel leonino… Pois a sua presença e de Adrien permifim a jogadores como Ruiz e J.Mário terem maior liberdade dentro do campo

  • Zé Maria
    Posted Janeiro 4, 2016 at 4:17 am

    Faltou a magia de Aquilani neste clássico. De resto, muito satisfeito!

  • Celso Araujo Martucho
    Posted Janeiro 4, 2016 at 7:14 am

    Os jogadores do Sporting não sao os melhores do campeonato nas suas posições, mais em termos de equipa, são de longe.
    O maior problema do Wiliam ha meu ver tem a ver mais com a forma fisica e relachamento do que com outra coisa, que ele é um grande jogador isso é mais parece muitas vezes desligado do jogo e esta com falta de vontade pois ve-lo a perder bolas como esta a perder nao se trata de aprender ou deixar de saber, trata-se sim de vontade, ou o nome de Rei lhe subio as ideias ou nao nao gosta muito de levar berros, mais se quer ser um Sr como nós Sportinguistas o chamamos deve demostrar a cada jogo/lance/minuto.
    Mas mesmo não estando tão bem Wiliam continua a ser muito importante para a equipa pois tem uma leitura na oucupação de espaços muito elevada e dificilmente é batido em velocidade.

  • Diogo Palma
    Posted Janeiro 4, 2016 at 7:43 am

    Os três "patinhos feios" (J. Pereira, Adrien e Slimani) estão de facto a render muito mais com JJ mas eu sempre vi qualidade neles e muitas das criticas que lhes fizeram no passado não foram merecidas.

    J. Pereira: Gostei muito da sua primeira passagem por Alvalade onde era um excelente lateral do processo ofensivo e tinha várias lacunas na defesa (mas num "grande" é preciso ter um lateral assim nos jogos contra os "autocarro"), esta época nota-se que no inicio não estava bem fisicamente mas com o passar dos jogos foi melhorando tornando-se hoje um lateral competente na defesa mas penso que regrediu no ataque.
    É um jogador útil mas espero que o Schelotto se torne numa opção mais viável para o 11, dará mais centimetros à defesa e outra frescura fisica tal como mais qualidade no ataque (o mesmo pode acontecer com Jefferson vs Zeegelaar).

    Adrien: Desde que apareceu que fiquei rendido a este verdadeiro leão mas com JJ deu um salto brutal no seu jogo sendo para mim de longe o melhor "8" a atuar em Portugal merecendo até uma chamada à seleção.
    Tanto a "8" como a "6" cumpriu, no processo defensivo pressiona exaustivamente os adversários fazendo faltas cirurgicas que travam terigosos contra golpes (no passado sofremos farios golos por não haver ninguém a limpar o meio campo, havia muita displicência), também e bom na construção de jogo vindo buscar a bola a trás e fazendo a ligação entre sectores, visão de jogo e qualidade de passe são outros atributos embora menos exuberantes mas no ataque o que o torna ainda mais decisivo é a sua meia distância e a qualidade ao bater os penaltys.

    Slimani: Que evolução do argelino! Isto só vem desfazer o mito criado por jogos como o FM que os jogadores só evoluem até aos 24 anos, o ser humano está sempre a evoluir e com trabalho isso nota-se.
    É um prazer ver este jogador em campo e mais inacreditavel é a sua força e condição fisica. Sinceramente espero que tanto ele como o Adrien fiquem por cá durante muitos e bons anos, são a par o Bryan Ruiz os meus jogadores favoritos deste Sporting sem desprimor pelos restantes.

  • Diogo Palma
    Posted Janeiro 4, 2016 at 7:46 am

    O William pode não estar no seu melhor mas não está tão mal como muitos dizem, aliás basta ver que com ele em campo o meio campo ganha outra dimensa e presença na defesa.
    A maior diferença que vejo nele é a regressão que tem mostrado quando a equipa tem bola porque defensivamente tem estado a um bom nivel.

  • Flávio Rodrigues
    Posted Janeiro 4, 2016 at 9:16 am

    Eu aconselhava a verem as estatisticas de william no clássico. Apesar de perceber o que o autor quer dizer r concordar em parte. Mas nao me parece que william esteja nas melhores condições

    • José Soares
      Posted Janeiro 4, 2016 at 1:49 pm

      Não está nas melhores condições, mas só se forem psicológicas. Isto porque, de acordo alguns dados do clássico, William foi o jogador do Sporting que mais correu.

  • Diogo Palma
    Posted Janeiro 4, 2016 at 9:20 am

    Isso de o William render menos por o Sporting jogar com apenas dois médios é uma falácia e só quem não percebe de futebol é que pode acreditar nisso.
    Só no papel é que o William e o Adrien estão sozinhos no meio campo porque tanto o Ruiz como o J. Mário privilegiam o jogo interior dando linhas de passe e apoios aos dois médios tanto no ataque como na defesa.

  • Kafka I
    Posted Janeiro 4, 2016 at 10:37 am

    Faltou só acrescentar 1 verdade

    11 – Onde anda o user Ricardo Ricard que dizia que o Jesus era um treinador medíocre e que o Sporting se ia enterrar com o Jesus e que depois do Sporting jogar contra Benfica e Porto falaríamos…

  • Sakui
    Posted Janeiro 4, 2016 at 10:58 am

    Acho que muitos dos pontos tem tudo a ver com o mesmo o Lopetegui.
    Desde que chegou jogos fora complicados é para empate ou derrota daí ver o que se passou época passada na madeira e idas a Lisboa, Estoril, Belenenses etc.
    Querer e só ter um modo onde os centrais tem que sair a jogar obrigando os mesmos a mandar chutões para a frente … adversários agradecem. Desorganização do meio campo/ alas que originam um futebol sem organização quando já tá cá há 2 épocas.
    Capacidade para "destruir" jogadores psicologicamente ao maximo quase.
    Medo de arriscar quando precisa de ganhar tira avançado e mete avançado … ou pior joga sem avançados.
    enfim já tá a mais e vai ser um arrastar até ao final da epoca, é normal os adversários o quererem por lá sabem que assim o Porto não se levanta mesmo e a qualquer altura perde pontos facilmente.

  • Wonderkid
    Posted Janeiro 4, 2016 at 11:38 am

    Gostaria apenas de realçar o ponto 9. Para mim, os jogadores que (até agora) mais beneficiaram da chegada de JJ ao Sporting foram Adrien e Slimani, estão ambos num incrível momento de forma e aparentam ter 4 pulmões pelo que correm em campo.

  • Peper Prospar
    Posted Janeiro 4, 2016 at 12:06 pm

    A maior verdade é que o Sporting é neste momento a melhor equipa Portuguesa, algo impensável há 4 meses atrás. Se juntarmos a isso o facto de ser o clube financeiramente mais saudável, está tudo dito.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 4, 2016 at 12:25 pm

      Impensável? só se fosse para ti

      Em Junho avisei aqui que o Sporting era um sério candidato ao titulo e que muitos dos jogadores iriam crescer e evoluir bastante nas mãos do Jesus e que o Sporting iria beneficiar do Benfica e Porto não terem treinadores de futebol…

      O que esta a acontecer era demasiado previsivel, tal como em Junho/Julho eu avisei, não percebo essa do impensável mas ok…

    • DiogoFSP4ever
      Posted Janeiro 4, 2016 at 2:30 pm

      Clube financeiramente mais saudavel? Explica la isso sff

  • coach407
    Posted Janeiro 4, 2016 at 1:10 pm

    Ainda há pouco via aqui comentários a dizer que o Maicon era o central que saía melhor a jogar no campeonato e depois via os mesmos a dizer que o Lisandro é um tosco. Não há como não rir.

    De qualquer forma quem me enche as medidas é o Boly.

    Quando o William venceu o prémio de melhor jogador do Euro Sub-21, disse queo Danilo tinha mais potencial. Claro que aparecem sempre génios "mas que provou o Danilo até hoje num nível alto??" Como se isso importasse para falar do potencial de um jogador.

    Mas isto nem significa que eu tenha razão porque as opiniões que são aqui publicadas nem sempre vão de encontro à minha opinião e mesmo que sejamos da mesma opinião nenhum de nós pode ter razão até…

    Por exemplo quando numa publicação do VM diziam que o Ewerton tem sido provavelmente o melhor central da Liga. Óbvio que nesse caso não concordei porque mal tem jogado (era como dizer que o Semedo tem sido o melhor lateral do campeonato) nem acho que seja o que tem mais qualidade.
    Já agora aproveito para repetir: o Boly é um jogador….

    • coach407
      Posted Janeiro 4, 2016 at 3:47 pm

      E continuo a dizer que o Pizzi era titular de caras no Porto e que faz imensa falta naquela equipa. Agora já devo ter quem acredite mais nisso.

      Mas já sei que, por orgulho, vão continuar a dizer que preferiam o Herrera 1000 vezes ao Pizzi. E eu continuarei a rir-me, o que é sempre bom :)

  • João S
    Posted Janeiro 4, 2016 at 1:47 pm

    9 – Só gostava de ver, tanto Adrien como William, a acertar mais vezes na baliza de meia distância…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Janeiro 4, 2016 at 2:33 pm

    Excelente post!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 4, 2016 at 2:43 pm

    A única derrota do Sporting com William em campo foi em Braga.
    De resto, nunca fomos derrotados com William em titular esta época.
    Isto diz bem da sua importância na equipa, mesmo sem estar em grande forma.
    Se tivesse jogado na madeira, o Sporting teria mais um ponto no mínimo.
    Afonso

  • JSC
    Posted Janeiro 4, 2016 at 5:55 pm

    William Liga Portuguesa:
    9 jogos 8 vitórias 1 empate 0 derrotas 17-2 golos marcados – golos sofridos 668 minutos, duas vez suplente utilizado curiosamente uma dessas vezes foi o empate no Bessa.

    Sporting liga portuguesa sem William:
    6 jogos 4 vitórias 1 empate 1 derrota 9 – 5 golos marcados – golos sofridos

    Coincidências….

Deixa um comentário